jornal dos bairros 26 de setembro de 2014

8
ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 26 DE SETEMBRO DE 2014 | ANO XV | Nº 711 Família Schurmann se despede de Itajaí e parte para volta ao mundo Univali realiza baile comemorativo pelos seus 50 anos Prefeitura de Itajaí: Administração e Habitação têm novos secretários Volvo Ocean Race: Bochecha adere à campanha “Eles Estão Voltando” No último dia da Ginástica Artística, Itajaí é ouro em quatro provas Sexta-feira tem diversão garantida no Teatro Municipal 46° ENCONAMPE traz Arnaldo Jabor e Fernando Scherer a Itajaí PÁGINA 5 PÁGINA 5 PÁGINA 4 PÁGINA 8 PÁGINA 8 PÁGINA 4 PÁGINA 3

Upload: editora-bittencourt

Post on 04-Apr-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal dos bairros 26 de setembro de 2014

ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 26 DE SETEMBRO DE 2014 | ANO XV | Nº 711

PÁGINA 8

Família Schurmann se despede de Itajaí e parte para volta ao mundo

Univali realiza baile

comemorativo pelos seus

50 anos

Prefeitura de Itajaí: Administração e

Habitação têm novos secretários

Volvo Ocean Race: Bochecha adere

à campanha “Eles Estão Voltando”

No último dia da Ginástica

Artística, Itajaí é ouro em

quatro provas

Sexta-feira tem diversão garantida no

Teatro Municipal

46° ENCONAMPE traz Arnaldo Jabor

e Fernando Scherer a Itajaí

PÁGINA 5

PÁGINA 5PÁGINA 4

PÁGINA 8

PÁGINA 8

PÁGINA 4

PÁGINA 3

Page 2: Jornal dos bairros 26 de setembro de 2014

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 711 - DE 26 SETEMBRO de 2014 | Ano XV | Página 2

Page 3: Jornal dos bairros 26 de setembro de 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 711 - DE 26 SETEMBRO de 2014 | Ano XV | Página 3

A TRANSIÇÃO PARA UMA DEMOCRACIA SEM PARTIDOS

O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Jorge Mattos, 15 – Centro – Itajaí –SC.Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv | Twitter: @jornalbairros

Diretor: Carlos Bittencourt | [email protected]: Marcelo Nunes, Neide Uriarte e Hélio RebelloJornalistas:Leonardo Thomé - DRT SC 04607 JPRenara Almeida – DRT SC04030 JPDiagramação: Solange Alves | [email protected] Comercial: (47) 3344.8600Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: [email protected] | [email protected]

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos artigos assinados pelos seus colaboradores ou de matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

EXPEDIENTE

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa CatarinaRua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090Fone (48) 3029.7001 e-mail: [email protected]

A que partido político pertence aquele candidato? Não sei. A qual partido pertence aquele outro? Não sei. Ninguém sabe. Estamos em plena campanha eleitoral, e as siglas par-tidárias são detalhes insignificantes na propaganda política. Nas rádios, e até na televisão, alguns recitam os nomes dos partidos que compõem as coligações, de forma veloz e inin-teligível, como o fazem algumas marcas de remédios, se houver suspeita de dengue.

Porque estamos vivenciando isto? Porque os partidos perderam a força de representação? Porque o desprezo ge-ral? Obviamente, este fenômeno não é de agora, nem privi-légio brasileiro. Isto tem raízes profundas. A História, como mestra da vida nos mostra muito bem como vem se desen-volvendo este processo.

Vamos dar uma voltinha pelo Dicionário de Política, e ver o que diz o verbete “partidos políticos”, um dos or-ganizadores da obra é Noberto Bobbio, que dispensa apre-sentações. Lá, na página 898 começa uma viagem sobre o assunto.

Vamos pegar o berço da coisa. 1832, na Inglaterra, a legislação permitiu que as camadas industriais e comer-ciais também participassem da política, juntamente com a aristocracia local, ampliando o número de votantes. Este foi um passo histórico importante para o amadurecimento da democracia. Começaram a surgir, então, associações locais promovidas por candidatos ao Parlamento.

Cientistas políticos dividem os regimes democráticos modernos em três estágios históricos: a) a democracia de elites, b) a democracia de partidos, e c) a democracia de público. A democracia de elites, praticada até o século 19, não tinha partidos, somente a aristocracia participava das eleições, os “notáveis” eram eleitos pelo nome. Quando co-meçou a se desenvolver e aumentar o sufrágio universal, esse cenário mudou bastante. Aí, já era preciso organizar a sociedade, pois a corrida eleitoral já estava começando. Foram então aparecendo as siglas como resposta a essa nova necessidade; essas siglas estavam fortemente ligadas à classe que representavam. Essa foi a democracia de partidos, que já estamos vendo se acabar.

A partir da metade do século passado, os meios de comunicação de massa eliminaram o monopólio que tinham os partidos na conscientização política. Os partidos já não mais doutrinavam. O povo foi buscar informações em ou-tros canais, e não mais nos partidos, como ainda acontecia. A maioria dos novos políticos, até então pessoas bastante simples, começaram a se transformar em comunicadores de massa, usando a mídia, para falar com o grande público. Este novo fenômeno da comunicação deu origem ao que se chama hoje de democracia de público. Com tudo isto, é claro, os partidos não deixaram de existir, porém, perderem sua importância, a política foi ficando cada vez mais perso-nalista, até chegarmos ao cenário que hoje vemos nas cam-panhas. Os partidos sequer são citados pelos candidatos.

Manifestações de rua, como as que presenciamos recentemente, são a revelação deste fenômeno em nossos dias. O descrédito aberto aos partidos, como estruturas so-ciologicamente mortas; não representam a ninguém, nem a mais nada, a não ser os interesses privados das pessoas e grupos que os compõem.

De qualquer modo, esta é a voz do povo. O fim da democracia de partidos sempre esteve previsto, nesses últi-mos duzentos anos. A alternativa que surge com força, não somente no Brasil, é que novas organizações da sociedade civil preencham o vazio deixado pelos partidos. Organiza-ções como os Observatórios Sociais começam a surgir por todos os lados, trazendo uma nova mensagem, e uma nova esperança de reorganização da sociedade, em bases mais legítimas, mais representativas, menos patrimonialistas e menos corruptas, fazendo política com as próprias mãos.

Jonas Tadeu NunesObservatório Social de Itajaí

Conhecido nacionalmente por textos e opiniões polêmicas, o jornalista e cineasta Arnaldo Jabor será um dos palestrantes do 46º Congresso Ca-

tarinense das Micro e Pequenas Empresas e do Empre-endedor Individual (ENCONAMPE), evento que vai de 26 a 28 de setembro, no Hotel Sandri, em Itajaí, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Emprego e Renda.

O Congresso deve reunir em Itajaí, empresários e empreendedores de todo o estado de Santa Catarina. O evento é promovido pela FAMPESC – Federação das Mi-cro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais de Santa Catarina, AMPEs, Sebrae/SC com o apoio do

Município de Itajaí.A palestra de Jabor será nesta sexta-feira, às 20h30,

com a palestra “Perspectivas do Brasil Contemporâneo” em que ele comenta fatos da história do país desde sua formação colonial até os tempos de hoje. Com o foco “O ser humano faz a diferença”, essa edição do Con-gresso também conta com o atleta Fernando de Queiróz Scherer, o Xuxa da Natação, que ao longo da vida dri-blou adversários, conquistou muitos títulos e a admira-ção do povo brasileiro. A palestra de Fernando Scherer, “Ser campeão é um desafio de vida”, será no sábado, dia 27, às 17h30.

Sessão denegócios O Congresso Catari-

nense das Micro e Peque-nas Empresas e do Empre-endedor Individual deve reunir cerca de 400 parti-cipantes e promete muitas novidades. Entre elas, a sessão de negócios com empresários de todo o Es-tado. A sessão de negócios promove novas oportuni-dades entre as empresas participantes. Em formato de reuniões comerciais, empresários de diversos segmentos apresentam produtos e serviços aos demais, com o objetivo de criar uma rede de rela-cionamentos e até mesmo fechar novos negócios. •

46° ENCONAMPE traz a Itajaí Arnaldo Jabor e Fernando Scherer

Page 4: Jornal dos bairros 26 de setembro de 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 711 - DE 26 SETEMBRO de 2014 | Ano XV | Página 4

As Secretarias Municipais de Administração e Habitação de Itajaí têm novos titu-lares. Na Secretaria de Administração, tomou posse na última terça-feira (23), Onézio Gonçalves Filho. E Sadi Antônio Pires foi empossado na segunda-feira (22) como novo Secretário de Habitação.

Onézio Gonçalves Filho é técnico em Contabilidade, corretor de imóveis e gradu-ado pela Faculdade de Estudos Sociais, Filosofia Ciências e Letras da Univali, em 1994.

Atuou por mais de 25 anos no setor bancário. Na es-fera pública, a partir de janeiro de 2009, assumiu a função de Diretor da Secretaria de Desenvolvimen-to Econômico Emprego e Renda. Desde o início de 2013 até setembro de 2014, respondeu pela pasta. E a partir deste dia 23 de setembro de 2014, é o Se-cretário de Administração do Município. Ele assume no lugar de Nelson Abrão, que é servidor efetivo do Município e retorna à sua função de origem.

Sadi Antônio Pires tem experiência de mais de duas décadas de atuação na área de vendas e de administração nos setores supermercadista e de co-mércio de veículos. Desde o início de 2013 a junho de 2014, respondeu pela Coordenadoria Regional de Atendimento ao Cidadão do bairro São Vicente. Entre 24 de junho e 25 de agosto, assumiu o posto de vereador e a partir desta semana, é o Secretário de Habitação de Itajaí. •

O trabalho executado na área de saúde pelo Mu-nicípio de Itajaí é reconhecido em nível nacional. O Se-cretário de Saúde de Itajaí, Marcio Silveira, está entre os 50 gestores municipais de saúde do país selecionados para receber o Prêmio Dr. Carlos Chagas, que será en-tregue durante o 10º Encontro Nacional de Secretários Municipais de Saúde, no mês de outubro.

A premiação, organizada pela Premium Brasil, le-vou em conta os seguintes critérios: projetos e obras municipais na área da saúde; destaque do município por meio de comunicação; análise dos recursos de 15% da verba pública; índice de mortalidade infantil e aná-

lise das medidas gerais de proteção à saúde da popu-lação. Para esta avaliação foram pesquisadas as fontes associadas à Saúde Pública em nível municipal e esta-dual; páginas abertas à saúde em nível municipal e es-tadual; principais meios de comunicação relacionados à Secretaria Municipal de Saúde.

“Nós nos sentimos muito honrados com esse prê-mio, pois é o reconhecimento do conjunto de ações que estão sendo realizadas na Saúde de Itajaí. E, dentre elas, um dos destaques é a queda na mortalidade infantil, que conseguimos reduzir em 53% do ano passado pra cá”, ressalta o secretário de saúde. •

O Teatro Municipal apresenta nesta sexta-feira (26), um show de Stand Up Comedy com o comediante Rudy Landucci. O espetáculo tem início previsto para as 21h, com 1h20 de dura-ção. A entrada custa R$ 50,00 mas na compra antecipada fica por R$ 40,00. O ingresso pode ser adquirido na bilheteria do teatro ou nas lojas Multisom em Itajaí, Balneário e Brusque.

Rudy Landucci, o Mano Brownson do pro-grama Altas Horas, é comediante, radialista, ator e redator. Começou a carreira como estagiário em uma das rádios mais importantes do país, a Transamérica FM, em São Paulo. Em poucos me-ses, o dom artístico aflorou e ele passou a apre-sentar um dos programas com maior índice de audiência na época, o “Transalouca”. Na TV o primeiro trabalho foi no “Show do Tom”, com destaque no quadro “O Curral Três”, sátira do programa “A Fazenda Três”, interpretando o per-sonagem Sergio Mulambo (Sergio Mallandro).

Atualmente, Rudy se divide na função de humorista fixo do programa Altas Horas, exibi-dos todos os sábados na TV Globo, e compõe a bancada do Estádio 97, da Rádio Energia 97.

Além disso, o comediante se apresenta com seu show solo “Não Seja Rudy”, que mes-cla Stand Up Comedy, imitações e música. Rudy traz seu show de humor para Itajaí pela primeira vez, e a risada é garantida. •

Secretaria de Saúde de Itajaí recebe prêmio nacional

Administração e Habitação têm novos secretários

Sexta-feira tem diversão garantida

no Teatro Municipal

Jonnes David Jonnes David

Foram concluídas as obras nos banheiros públicos da Praça Genésio Miranda Lins e nos Molhes da Atalaia. O Município assumiu a conclusão dos sanitários, através da Secretaria de Obras, que executou a instalação de vidros, louças sani-tárias, torneiras e telhado, fez reparos hidráulicos, instalou e pintou os brises de madeira. A meta é abrir o local nos próximos dias. O funciona-mento será das 07h às 19h.

Na Praça Genésio Miranda Lins, o sanitário tem 111,65m² e além dos sanitários irá abrigar um posto da Secretaria de Se-gurança no piso superior, com sala, banheiro privativo e um depósito. O banheiro dos Mo-lhes é semelhante ao da Praça Genésio Miranda Lins, sendo que no piso superior irá funcio-nar a Rádio Costeira. •

Concluídas as obras dos novos banheiros públicos

Nelson Robledo

Sadi é o novo secretário de habitação

Nelson Robledo

Onézio é o novo secretário de administração

Page 5: Jornal dos bairros 26 de setembro de 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 711 - DE 26 SETEMBRO de 2014 | Ano XV | Página 5

Foram mais de 1800 dias de muito planejamento, mais de 43 mil horas de preparação para uma nova volta

ao mundo. Nesses cinco anos, um novo propósito para percorrer 29 países, cinco continentes e 30 mil milhas náuticas: te-riam os chineses descoberto a América, 71 anos antes de Colombo? No último fim de semana, o primeiro dos cerca de 50 portos foram riscados da lista da Fa-mília Schurmann. O veleiro Kat partiu de Itajaí com 12 tripulantes, pouco antes das 16h. A Vila da Regata ficou lotada de espectadores, que foram ao local desejar uma ótima viagem. Esta é a terceira volta ao mundo dos comandados de Vilfredo Schurmann. A “Expedição Oriente” deve durar dois anos e três meses. Foi a pri-meira vez que a Família Schurmann par-tiu de Itajaí.

“Itajaí está se consolidando cada vez mais como um polo náutico no Bra-sil. A escolha da cidade apenas reforça o que o município representa nesse ce-nário. Ser escolhido para a largada da

“Expedição Oriente” é muito gratificante para todos nós. Desejo a Família Schur-mann uma ótima viagem”, comentou o prefeito Jandir Bellini.

A previsão é de que os Schürmann tenham a primeira parada após uma se-mana, em Punta Del Este, no Uruguai.

“Devemos percorrer de 180 a 200 milhas náuticas por dia. Estudamos mui-to bem cada local, pois em determina-dos lugares do planeta temos que passar quando é inverno ou quando é verão, por causa das condições dos mares e do tempo”, esclareceu o comandante Vilfre-do Schurmann.

“Estamos muito confiantes com essa teoria e acreditamos que podemos encontrar evidências físicas que com-provem a história do comandante Zheng He. Desta vez vamos viajar com muito mais tecnologia, eu por exemplo vou fi-car em terra, junto com uma equipe de 30 pessoas. Acho que vamos ter histórias muito boas para contar”, explicou David Schurmann.

A Fundação Universidade do Vale do Itajaí (Univali) realiza, no sábado (27), o Baile de Ani-versário em comemoração aos seus 50 anos de his-tória. O evento, para convidados, terá inicio às 22 horas, com animação da banda Açu, e ocorre no Maria’s Itajaí Convention, em Itajaí.

A celebração marca a passagem do aniver-sário da criação, no dia 22 de setembro de 1964,

da Sociedade Itajaiense de Ensino Superior que, mais tarde, tornou-se a Fundação Univali, uma das maiores e mais importantes universidades brasilei-ras presente ao longo do litoral Centro-Norte de Santa Catarina, em Balneário Piçarras, Balneário Camboriú, Tijucas, Biguaçu, São José e Florianó-polis.

A instituição oferta mais de 70 cursos de gra-duação entre bacharelados, licenciaturas e tec-nólogos, compreendendo quase 26 mil alunos, oferecendo ensino desde a educação básica até a pós-graduação, destacando a oferta de nove mes-trados e seis doutorados.

Nesse universo atuam grupos de pesquisas e projetos de extensão, o que movimenta não só a comunidade acadêmica, mas também a popula-ção do seu entorno. Além disso, a fundação man-tém o Hospital Infantil Pequeno Anjo, a Rádio Univali FM, a TV Univali, uma editora, e convê-nios com universidades em todo o mundo.

Família Schurmann se despede de Itajaí e parte para volta ao mundo

Veleiro KatA embarcação é o maior veleiro

de aço já construído no Brasil. Com tecnologia de ponta e foco na sustenta-bilidade ele possui 80 pés de compri-mento e 6,65 metros de largura, quilha retrátil de 18,5 toneladas e peso total

de cerca de 67 toneladas. Também será o primeiro veleiro do país com quilha retrátil, o que vai permitir que o barco navegue em baias com pouca profundidade, e ao mesmo tempo en-care condições extremas de navegação como na Antártica. •

Univali realiza baile comemorativo pelos seus 50 anos

Gravuras do artista Wencesslauw são escolhidas para homenagear os 50 anos da Univali

As obras do artista plástico Wencesslauw foram esco-lhidas pela Univali para presentear os homenageados na ocasião do cinquentenário da instituição. As gravuras foram entregues em Sessão Solene, que concedeu o título de Dou-tor Honoris Causa aos professores Mahabir Prashad Gupta (Índia) e Maurizio Oliviero (Itália), realizada nesta semana, no Anfiteatro Adelaide Konder, Campus Itajaí.

“Busquei imprimir nas obras, as diversas representa-ções da universidade. Os elementos construtivos utilizados nas obras, simbolicamente falam dos acessos principais (frente e lateral) como portais do conhecimento, entrada para o universo de crescimento pessoal e as possibilidades que a universidade oferece”, argumenta Wencesslauw.

O reitor da Univali, Profº Mário Cesar dos Santos, destacou a importância da proposta ter sido realizada por um professor da oniversidade. Wencesslauw é professor da Univali nas disciplinas de Antropologia aplicada à gestão; Inovação e criatividade; Seminários de estudos em adminis-tração; e Empreendedorismo. •

Page 6: Jornal dos bairros 26 de setembro de 2014

Neide [email protected]

9977.2390

em DestaqueSociedade

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 711 - DE 26 SETEMBRO de 2014 | Ano XV | Página 6

REBELO & ZENDRONADVOGADOS

Rua Dr. Pedro Ferreira, 155, sala 1502 15º andar - Centro - Itajaí

Fone: (47) 3398.1165 | (47) 9923.7503

Aniversário de 36 anos da RFCC de Itajaí

No dia 28 de setembro, a RFCC - Rede Feminina de Combate ao Câncer de Itajaí, comemorará 36 anos de existência. A data foi comemorada na última quinta-feira, 25 de setembro, com a missa às 19h30min, na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento. Em seguida houve jantar de confraternização no Bistrô Itamirim. Aproveito para agradecer, em nome da presidente da RFCC de Itajaí, Sra. Maria José Watzko, e todas as vo-luntárias, o apoio que sempre recebemos de todos os nossos amigos. Sem a força de cada um de vocês, seria impossível continuarmos o nosso trabalho voluntário! “Sempre fica um pouco de perfume, nas mãos que ofe-recem rosas. Nas mãos que sabem ser generosas!”

Aniversário de Amanda Ferreira de Lima Gom

A querida amiga: Amanda Ferreira de Lima Gom, fez aniversário no dia 23 de Setembro - (terça-feira). A tão importante data será comemo-rada nesta sexta-feira, dia 26 de Setembro, na Barraca Sabiá do Itamirim Clube de Campo. Ela e seu esposo Maurício Gom estão organizando a “Festa Brega”, que promete ser inesquecível. Os convidados já estão usando de sua criatividade, para prepararem seus trajes cafonas. Parabéns, Amanda! Feliz Aniversário! Na sexta-feira estare-mos com vocês para festejarmos!

Lançamento da Coleção de Verão 2015 na Loja Ana Vargas

Na noite do dia 18 de setembro, a empresária e amiga Ana Vargas recepcionou familiares, convidados e clientes, para o lançamento da Coleção de Verão 2015, na loja que leva o seu nome Ana Vargas. Presen-ça ilustre da modelo e atriz, Fiorella Matheis, que deu um brilho especial ao grande evento de moda. Mane-quins desfilaram pela Loja, apresentando os novos mo-delitos lindos da coleção. Vale à pena ir pessoalmente na loja Ana Vargas, para conferir de perto as novida-des, que são muitas!

Festa do 2º Aniversário de Breno Adão CoelhoFoi realizado no último sábado, 20 de setembro, a festa do 2º aniversário do lindo garotão, Breno Adão Coelho, que é filho de Juliana Adão Coelho e Cristiano Coelho. A animada Festa dos Cachorrinhos foi realizada no Salão de Festas, do edifício onde residem seus avós maternos. Parabéns, Breninho! Que Papai do Céu lhe abençoe e proteja sempre!

50 Anos de História da UnivaliNo dia 22 de setembro, a Univali comemorou 50

anos de Ensino Superior em Itajaí. Tão importante data foi celebrada, com uma cerimônia de gala no Anfitea-tro Adelaide Konder Bornhausen, na Univali em Itajaí. Noite de homenagens e entrega dos títulos de “Honoris Causas” a dois professores estrangeiros, que realizam trabalhos de Pesquisa e Extensão com a Universidade de Itajaí. Parabenizamos o Magnífico Reitor, Professor Doutor Mário César dos Santos, professores, acadêmi-cos e funcionários da Univali!

Page 7: Jornal dos bairros 26 de setembro de 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Page 8: Jornal dos bairros 26 de setembro de 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 711 - DE 26 SETEMBRO de 2014 | Ano XV | Página 8

Nesta semana, os atletas do Oliveira Ta-ekwondo Clube/FMEL representaram Itajaí no 5º Campeonato Brasileiro Interclubes,

em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.Segundo o treinador Lenoir de Oliveira, a

equipe se saiu muito bem na competição. “Não é qualquer um que consegue ganhar medalhas nesses

torneios, nós tivemos um bom resultado, tanto que todos ficam de olho na bandeira de Itajaí”, conta.

Ao todo foram nove de medalhas para a ci-dade. A atleta Claudia Carolini Silva conquistou o bicampeonato brasileiro interclubes adulto e trou-xe para o município a medalha de ouro. Natana Kelly e Civa Caurio também conquistaram ouro na

competição. As medalhas de prata ficaram com os cadetes João Victor Souza Diniz e Arthur Pereira, no Sub-21 a prata foi para Leonardo Teixeira e na categoria Junior, Willian Gonçalves foi o vice-cam-peão. Os atletas João Victor Souza Diniz e Ianca Olga de Almeida trouxeram a medalha de bronze para casa. •

Um dia após garantir a segunda colocação nos Jogos da Juventude Catarinense, a Olesc, a ginástica artística de Itajaí entrou em ação mais uma vez, agora na disputa indi-vidual por aparelhos, e recebeu, também, o troféu da competição.

Nas disputas por aparelho, o destaque itajaiense foi Robert Willian Ribeiro. Ele conquistou ouro no solo, cavalo, salto e parelelas. Além disso, o atleta foi segundo na barra fixa. Outro destaque no último dia da modalidade foi Emerson Anderson da Costa, que ficou em primeiro no solo, cavalo, argolas, além de ser terceiro no salto.

Com o resultado, a ginástica artística fechou a participação na Olesc com a segun-da colocação e garantiu oito pontos para o município no quadro geral de pontuação.

Itajaí conquista nove medalhas no Brasileiro Interclubes de Taekwondo

No último dia da Ginástica Artística, Itajaí é ouro em quatro provas

O único velejador brasileiro participante da Volvo Ocean Race 2014-15, André Fonseca, o Bo-checha, aderiu à campanha “Eles Estão Voltando”. Bochecha, que permanece em solo catarinense até a sexta-feira, recebeu do presiden-te do Comitê Central Organizador do Itajaí Stopover, Alexandre An-tonio dos Santos, uma camiseta da campanha.

De Florianópolis, Bochecha parte para Alicante, para os prepa-rativos finais para a regata. •

Volvo Ocean Race: Bochecha adere

à campanha “Eles Estão Voltando”

Diego C

ardoso