jornal dos bairros - 21 novembro 2013

8
ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | DE 15 A 22 DE NOVEMBRO DE 2013 | ANO XII | Nº 675 5 Transat Jacques Vabre entra em sua semana decisiva Cerca de 20 barcos devem chegar a Itajaí até a próxima sexta-feira Luzes do Natal são acesas e viram atração em Itajaí Tênis de Itajaí vai atrás do bicampeonato dos Jogos Abertos de Santa Catarina 8 8 Eclésio da Silva é o novo presidente da ACII Sexta-feira tem Monobloco na Vila da Aventura 4 3

Upload: editora-bittencourt

Post on 22-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal dos Bairros - 21 Novembro 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal dos Bairros - 21 Novembro 2013

ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | DE 15 A 22 DE NOVEMBRO DE 2013 | ANO XII | Nº 675

5

Transat Jacques Vabre entra em sua semana decisiva

Cerca de 20 barcos devem chegar a Itajaí até a próxima sexta-feira

Luzes do Natal são acesas e

viram atração em Itajaí

Tênis de Itajaí vai atrás do

bicampeonato dos Jogos Abertos de

Santa Catarina 8

8

Eclésio da Silva é o novo presidente

da ACII

Sexta-feira tem Monobloco na Vila

da Aventura

4

3

Page 2: Jornal dos Bairros - 21 Novembro 2013
Page 3: Jornal dos Bairros - 21 Novembro 2013

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Jorge Mattos, 15 – Centro – Itajaí –SC.Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv | Twitter: @jornalbairros

Diretor: Carlos Bittencourt | [email protected]: Marcelo Nunes, Neide Uriarte e Hélio RebelloJornalistas:Leonardo Thomé - DRT SC 04607 JPRenara Almeida – DRT SC04030 JPDiagramação: Solange Alves | [email protected] Comercial: (47) 3344.8600Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas:

[email protected] | [email protected] Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos artigos assinados pelos seus colaboradores ou de matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa CatarinaRua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090Fone (48) 3029.7001 - e-mail: [email protected]

EXPEDIENTE

O QUE SÃO DADOS ABERTOS?

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 675 - De 15 a 22 de NOVEMBRO de 2013| Ano XII | Página 3

Dados abertos (open data) são dados que po-dem ser livremente utilizados, reutilizados e redistri-buídos por qualquer pessoa. Esta é a definição que já corre o mundo todo, formando uma nova consci-ência na sociedade da informação em que vivemos. Essa é uma tendência da qual não se pode mais fugir; o mundo caminha para isto.

Uma característica dos dados abertos, que acompanha a velocidade das atuais mudanças, no ritmo da tecnologia, é que eles pressupõem que sua publicação e difusão sejam feitas pela internet, sem limitação de acesso ou de uso, isto é, que sejam compartilhadas em formato eletrônico e aberto.

O fato de ser aberto faz com que seja possível a combinação de conjuntos de dados de diferentes ori-gens, permite sua reutilização e difusão de maneira livre e de forma automatizada.

Quando um dado é considerado aberto? Um dado é aberto quando existem:

•Disponibilidadeeacesso:odadotemquees-tar integralmente disponível na internet, sem limita-ções de acesso.

•Reutilizaçãoepossibilidadederedistribuição:o dado tem que ser oferecido em condições e em for-mato convenientes, que permitam sua reutilização, combinação, difusão e redistribuição. Isto quer dizer que para um dado ser aberto deve ser, preferencial-mente, processável por máquina, em formato não-proprietário, e livre de exigências que possam limitar seu uso.

•Participaçãouniversal:nãopodehaver limi-tações de uso, todos devem poder usar, reutilizar e redistribuir a informação.

Que tipo de dado pode ser aberto? Qualquer tipo de dado pode ser aberto. Normalmente, têm in-teresse na abertura de dados: governos, empresas, instituições de ensino e pesquisa, dentre outros.

E, o que vêm a ser os dados governamentais abertos? Segundo a CEPAL, são todos os dados pro-duzidos pelas administrações públicas, são dados públicos, são aqueles gerados em decorrência as fun-ções de governo. São dados financiados, gerados ou coletados com dinheiro público. A informação con-tida nesses dados, portanto, é pública, e deve estar à disposição de qualquer cidadão, e para qualquer fim.

É exatamente nessa linha, que a Lei nº 3.343, de 27 de novembro de 1998, sancionada pelo Pre-feito Jandir Bellini estabelece que consideram-se documentos públicos municipais, para efeitos desta Lei, todos os registros de informações gerados, em qualquer tempo, pelo exercício das atribuições dos órgãos que compõem a Administração Pública Di-reta e Indireta da Prefeitura do Município de Itajaí e Câmara Municipal de Itajaí.

Um dado sozinho ou isolado, porém, de pouco serve. É preciso que seja possível sua combinação com outros dados. Um dado não pode ser inútil, ou não servir para nada. Há muitos exemplos de dados que podem ser de grande valia para pesquisadores, acadêmicos, analistas e programadores. Deles po-dem sair bons aplicativos, informando, por exemplo, o destino que se dá ao nosso dinheiro, informando endereços públicos, ruas, rotas de trânsito, serviços de saúde, etc.

Jonas Tadeu NunesObservatório Social de Itajaí

Uma Assembleia Geral Ordinária elegeu nesta se-gunda-feira, dia 18, a diretoria da Associação Em-presarial de Itajaí (ACII) para a gestão 2014/2015.

O diretor de Relações Institucionais da Multilog, Eclésio da Silva será o presidente da ACII em eleição de consenso e terá ao seu lado a empresária da pesca, Maria de Fátima Santos Silva como vice-presidente.

A diretoria executiva aclamada tem 15 nomes, dos quais apenas quatro não permanecem os mesmos do man-dato anterior: Marcelo de Almeida Heusi, da Heusi Co-missaria de Despachos assumirá a vice-presidência de As-suntos do Porto e Comércio Exterior; Luiz Alves Mendes, da Mendes & Sibara ocupará a função de Secretário Geral; José Humberto Côrtes da Brasfrigo será o 1º secretário e José Carlos dos Santos da Ativa – Invest Assessoria ocupará o cargo de Tesoureiro Geral.

A eleição ocorreu por aclamação e a comissão elei-toral foi composta pelo vice- presidente de assuntos Legais e Governamentais, Gaspar Laus, que presidiu a comissão, pelo presidente da OAB-Subseção Itajaí, João Paulo Ta-vares Bastos Gama, pelo representante de todos os ex-presidentes da ACII, Marco Aurélio Seára Júnior, pelo re-presentante do Conselho Fiscal e também associado mais assíduo da entidade, Reinaldo José Wanderherc e pelo re-presentante de todas as entidades e instituições, o reitor da Univali Mário Cesar dos Santos.

Todo processo eleitoral foi conduzido seguindo o estatuto da entidade e foi acompanhado por mais de 80 pessoas, entre associados, diretores e conselheiros. A ce-rimônia de posse da nova diretoria da ACII acontecerá no dia 24 de janeiro na Sociedade Guarani.

Nova diretoria Eclésio da Silva - Presidente - Multilog Maria de Fátima Santos Silva - Vice-Presidente – Riopesca Carlos Roberto Carvalho de Holleben - Vice-Presidente Assuntos da Indústria - Petrobras Samuel de Miranda Heusi - Vice-Presidente Assuntos do Comércio e Turismo – Tripservice

Aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores de Itajaí, a audiência convocada pela Comissão de Segurança Pública do Legislativo, composta pelos

parlamentares Carlos Ely (PPS), Thiago Morastoni (PT) e José Ferreira (PP), com os moradores do loteamento Santa Regina, no bairro Espinheiros. O intuito foi debater ações para tentar dar um basta à crescente onda de furtos e rou-bos a residências na localidade.

A reunião, prestigiada por mais de 100 pessoas, contou com a presença do deputado Maurício Eskudlark, presidente da Comissão de Segurança da Assembleia Le-

Eclésio da Silva é o novo presidente da ACII

Otílio Emílio “Lola” Dalçoquio - Vice-Presidente Assuntos de Prestação de Serviços - Dalquim Jucélia Ferreira - Vice-Presidente Assuntos da Pesca – Femepe Captura de Pecados Marcelo de Almeida Heusi - Vice-Presidente Assuntos do Porto e Comércio Exterior – Heusi Comissaria de Despachos Valter Néis - - Vice-Presidente Assuntos Micro e Pequenas - Dinâmica RH Maria Izabel Pinheiro Sandri - Vice-Presidente Assuntos de Segurança, Meio Ambiente e Responsabilidade Social - Credifoz Mércio Jacobsen - Vice-Presidente Assuntos de Órgãos de Cooperação - Univali Gaspar Laus - Vice-Presidente Assuntos Legais e Governamentais - Laus Holtz Advogados Associados Luiz Alves Mendes – Secretário Geral – Mendes & Sibara José Humberto Côrtes – 1º Secretário – Brasfrigo João Carlos dos Santos – Tesoureiro Geral – Ativa-Invest Assessoria Jair Bondicz – 1º Tesoureiro - BRF

Moradores do Santa Regina pedem mais policiamento e rondas à Comissão de Segurança da Câmara

gislativa de Santa Catarina, dos parlamentares Rafael Dezi-deiro, Osvaldo Mafra, Anna Carolina Martins, Neusa Ge-raldi e Giovani Felix, além de Nuno Rodrigues, presidente da Associação de Moradores do Santa Regina.

Medidas imediatas foram propostas para diminuir a criminalidade, como policiamento ostensivo, aumento de efetivo, colocação de câmeras de monitoramento e barrei-ras policiais na entrada do bairro. O deputado Maurício Eskudlark se comprometeu em auxiliar os vereadores a co-brarem ações urgentes do Governo do Estado, responsável pela segurança pública, para a resolução dos problemas.

Conforme Carlos Ely, foi constatado por todos que a situação é emergencial, pois a violência contra o patrimô-nio e as pessoas, através dos criminosos, chegou ao limite. “Foram tomadas posições de urgente atitude de reivindica-ção junto às autoridades competentes e, caso nada venha a ser resolvido, a comunidade irá tomar providências no sentido de se fazer ouvir”, alertou o vereador.

“No Santa Regina temos moradores que saem para trabalhar e retornam com suas casas arrombadas, muitas vezes grandes furtos à luz do dia, uma situação atípica. Nosso objetivo é trazer mais policiais, com urgência, e di-minuir os índices de criminalidade nessa região da cidade, que se tornou alvo por ficar distante dos demais bairros”, enfatizou Zé Ferreira.

Thiago Morastoni destacou que, neste momento de total insegurança, a união de autoridades e comunidade é fundamental. “O governo catarinense e a Polícia Militar precisam dar um basta nessa situação, e vamos cobrá-los mais uma vez. A comunidade do Santa Regina não aguen-ta mais ser refém da bandidagem, isso tem que acabar”, ressaltou.

Page 4: Jornal dos Bairros - 21 Novembro 2013

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TVJornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 675 - De 15 a 22 de NOVEMBRO de 2013| Ano XII | Página 4

REBELO & ZENDRONADVOGADOS

Rua Dr. Pedro Ferreira, 155, sala 1502 15º andar - Centro - Itajaí

Fone: (47) 3398.1165 | (47) 9923.7503

Sexta-feira: 22/11SEGUNDO TEMPOHora: 14hLocal: Área do Show Nacional / Palco 1Descrição: Atividades esportivas, desenvolvidas pela Funda-ção Municipal de Esportes, que proporcionam aos estudantes da Rede Municipal de Ensino práticas esportivas e sociais. Durante todo o evento funcionará de segunda a sexta-feira na Vila da Aventura.

CINEMA 3DHora: 14h às 21h | Local: Centreventos

PLANETÁRIO DIGITALHora: 14h às 21h | Local: Vila da Aventura

ESPAÇO SESCHora: 14h às 21h | Local: Vila da Aventura

CONTÉM CULTURAHora: 14h às 21h | Local: Vila da Aventura

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITOHora: 14h às 21h | Local: Vila da Aventura

BETO CARRERO WORLDHora: 14h às 22h | Local: Vila da Aventura

A MÚSICA PEGA O ÔNIBUSHora: 17h | Local: Av. Sete de Setembro

ITAJAÍ ATIVOHora: 18h | Local: Área do Show Nacional / Palco 1

AZARAÇÃOHora: 19h | Local: Palco Brasil

SHOW DO MONOBLOCOHora: 21h | Local: Vila da Aventura - Centreventos.

RODA DE CHOROHora: 22h | Local: Mercado Público de Itajaí

Sábado: 23/11A MÚSICA PEGA O ÔNIBUSHora: 11h | Local: Av. Sete de SetembroDescrição: Apresentações em vários pontos da cidade vão levar o Festival de Música para o cotidiano das pessoas.

BANDA CANOINHASHora: 11h | Local: Rua Hercílio LuzDescrição: A banda vai percorrer o trajeto da Hercílio Luz até a Vila da Aventura.

FÁBIO E RANGELHora: 13h | Local: Palco Brasil

Programação para este fim de semana na Marejada: Aventura pelos Mares do Mundo

CÉLIA PEDROHora: 13h | Local: Palco Portugal

FELIPE COELHOHora: 13h | Local: Palco Espanha

GIZA CARLAHora: 13h | Local: Palco Itália

LOUISE TRIOHora: 13h | Local: Palco França

1º GRAND PRIX APM TERMINALS DE CICLISMO E MOUNTAIN BIKEHora: 14hLocal: Largada em frente à Vila da Aventura (Centreventos).

REGATA NÁUTICA ANI (ASSOCIAÇÃO NÁUTICA DE ITAJAÍ)Hora: 14h | Local: Vila da Aventura

CINEMA 3DHora: 14h às 21h | Local: Centreventos

PLANETÁRIO DIGITALHora: 14h às 21h | Local: Vila da Aventura

ESPAÇO SESCHora: 14h às 21h | Local: Vila da Aventura

CONTÉM CULTURAHora: 14h às 21h | Local: Vila da Aventura

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITOHora: 14h às 21h | Local: Vila da Aventura

BETO CARRERO WORLDHora: 14h às 22h | Local: Vila da Aventura

BANDA TRÊS BARRASHora: 15h | Local: Palco 2 Festival de Música

BANDA DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE ITAJAÍHora: 16h | Local: Palco 1 Festival de Música

SHOW DE TITO LYS & TRIO MANARIHora: 20h | Local: Vila da Aventura - Centreventos.

ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA DE CAPOEIRA DE ITAJAÍHora: 20h | Local: Pela festa

BOCA DE SIRIHora: 21h | Local: Palco Brasil

CÉLIA PEDROHora: 21h | Local: Palco Portugal

FELIPE COELHOHora: 21h | Local: Palco Espanha

GIZA CARLAHora: 21h | Local: Palco ItáliaLOUISE TRIOHora: 21h | Local: Palco França

JAM SESSIONHora: 22h | Local: Mercado Público de Itajaí

Domingo: 24/11RIBEIRÃO DA CAETANA E NATÁLIA PEREIRA

Hora: 13h | Local: Palco Brasil

GIZA CARLAHora: 13h | Local: Palco Portugal

DANIEL MONTEROHora: 13h | Local: Palco Espanha

LOUISE TRIOHora: 13h | Local: Palco Espanha

CRISTIANO MENDONÇAHora: 13h | Local: Palco França

REGATA NÁUTICA ANI (ASSOCIAÇÃO NÁUTICA DE ITAJAÍ)Hora: 14h | Local: Vila da Aventura

CINEMA 3DHora: 14h às 21h | Local: Centreventos

PLANETÁRIO DIGITALHora: 14h às 21h | Local: Vila da Aventura

ESPAÇO SESCHora: 14h às 21h | Local: Vila da Aventura

CONTÉM CULTURAHora: 14h às 21h | Local: Vila da Aventura

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITOHora: 14h às 21h | Local: Vila da Aventura

BETO CARRERO WORLDHora: 14h às 22h | Local: Vila da Aventura

CURTISAMBAHora: 15h | Local: Palco 1 Festival de Música

BOI DE MAMÃO CANTORES DA PAZHora: 17h | Local: Palco 1 Festival de Música

TERSAMBAHora: 18h | Local: Palco Brasil

GIZA CARLAHora: 18h | Local: Palco Portugal

DANIEL MONTEROHora: 18h | Local: Palco Espanha

LOUISE TRIOHora: 18h | Local: Palco Itália

CRISTIANO MENDONÇAHora: 18h | Local: Palco França

CANÇÕES DO MARHora: 20h | Local: Palco 1 Festival de Música

CIRCUITO SESC DE CORRIDA E CAMINHADA 2013Hora: 8h | Local: Em frente ao Centreventos.Descrição: Valor da inscrição: Comerciário R$ 10,00 / usuário r$ 20,00Kit corredor: camiseta poliamida, sacola esportiva e medalhaPara mais informações acesse: portal.sesc-sc.com.br/circuito

CINEMA 3D

MONOBLOCO

1º GRAND PRIX

Page 5: Jornal dos Bairros - 21 Novembro 2013

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TVJornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 675 - De 15 a 22 de NOVEMBRO de 2013| Ano XII | Página 5

A catraca da “Marejópolis” – a Mini-cidade do Trânsito da Secretaria de Segurança não para. Só nesses três primeiros dias de festa 4 mil e 700 pessoas já visita-ram o espaço, uma média de 1.500 por dia. O lugar se tornou ponto de referência para as crianças, que apren-dem sobre o trânsito, recebem a primeira habilitação e têm ainda contato direto com semáforos, parquímetro, entre outros.

Em uma área de 1.200 m², adultos e crianças se-guem um percurso. Primeiro eles têm acesso a Expo-sição Histórica fotográfica da Marejada, na sequência entram na autoescola para retirar a Habilitação familiar. É neste espaço que recebem informações sobre placas de regulamentação, sinais de apito, além de cores do semáforo, faixa de pedestre e parquímetros. Logo após, todos são encaminhados para a foto oficial da Carteira

A diversão é garantida nesta edição da Mareja-da: Aventura pelos Mares do Mundo. Quem passa pelo pátio do Centreventos confere diversas atrações para a criançada e também para o público adulto. Uma delas é o Planetário Digital que funciona diariamente a partir das 14 horas, com projeções de filmes relacionadas a ciência e ao meio ambiente. O local tem capacidade para até 40 pessoas por sessão, sendo que 20% dos lugares são destinados aos credenciados como VIP So-lidários.

Quatro filmes estão em cartaz no planetário: A Viagem no Céu, que fala sobre estrelas, constelações e cometas, “Filhos do sol”, que aborda sobre o planeta no sistema solar, “Água e Mata” que conta a história de uma espécie de planta carnívora que conversa com o público sobre a Amazônia e os cuidados com o meio

Marejópolis: a Mini-Cidade na Aventura pelos Mares do Mundode Habilitação.

O próximo passo e o mais divertido fica na ala externa da Marejópolis onde pais e alunos colocam em prática o que aprenderam durante a aula. De triciclo ou bicicleta percorrem o trajeto respeitando obrigatoria-mente semáforos, radares e faixas. A Mini-cidade tam-bém conta com voluntários que simulam o trabalho dos Agentes de Trânsito e organizam o percurso.

A Marejópolis atende crianças de todas as idades. Para os pequenos que ainda não podem transitar pela Mini-cidade foi criado outros lugares de diversão como Espaço Kids, Sala de vídeo e o Ludo gigante. “Estamos alcançando nosso objetivo que é integrar toda a família nesta diversão educativa. As crianças estão adorando passar por aqui, elas brincam e aprendem mais sobre o trânsito”, completa a Secretária de Segurança de Itajaí.

Primeiro Planetário Digital do sul do país está na Aventura pelos Mares do Mundoambiente e o “O Banquete do Sentido”, sobre bio-logia e o corpo humano.

Diferente das atrações que foram locadas, o planetário, fabricado pela empresa Hiperlab, de Minas Gerais, foi adquirido pelo Município de Itajaí e será um entretenimento permanente na ci-dade. Segundo um dos responsáveis pelo Planetá-rio, André Pereira, o equipamento será um espa-ço aberto para visitação e voltado para atividades educativas.

Além dos filmes, o atrativo conta com softwa-res que podem ser manuseados com um controle remoto ou com um iPad. “Estamos fazendo em tor-no de 13 sessões por dia e, dependendo da procu-ra, poderemos fazer algumas sessões extras. Nossa expectativa é atrair 7.500 pessoas”, comenta.

A cidade de Itajaí começou a rece-ber, nesta semana, os primeiros barcos da Transat Jacques Vabre, uma das prin-cipais regatas oceânicas do mundo. Até o fim desta semana, os vencedores de to-das as classes devem ser conhecidos após quase 10 mil quilômetros de viagem que iniciou em Le Havre, na França.

A primeira vitória na Transat Jac-ques Vabre 2013 em Itajaí é do Edmond de Rothschild que coroou o trabalho da dupla Sebastien Josse e Charles Caudre-lier. Os franceses fizeram o percurso de Le Havre, na França, até Itajaí, no Brasil em 11 dias. A ewmbarcação vice-cam-peã, Oman Air, não demorou a aparecer para a alegria do público que lotou a Vila da Regata na segunda-feira (18). A dife-rença entre os dois barcos foi de apenas cinco horas.

Já Os primeiros colocados da classe Multi50 podem chegar à cidade nas pri-meiras horas da manhã desta sexta-feira

(22) depois do trajeto de quase 10 mil quilômetros desde Le Havre, na França.

O multicasco FenêtréA Cardinal, que lidera a sua categoria, mantém mé-dia de 19 nós de velocidade (35 km/h) faltando menos de 900 quilômetros para o Porto de Itajaí. Porém, muita coisa pode mudar. Seu principal adversário, o Actual, conseguiu tirar em menos de três horas uma vantagem de quase 20 quilô-metros. Yves Le Blevec e Kito de Pavant se aproximaram do litoral do Espírito San-tos para pegar o mar mais plano e rajadas mais estáveis.

“A estratégia do Actual se aproximou mais da ideal, ou seja, em linha reta com o destino final, que é Itajaí. O FenêtréA Cardinal fez várias manobras (jibes) para achar o vento e acabou perdendo terre-no”, explicou Sylvie Viant, diretora de prova da Transat Jacques Vabre.

AcirradoO duelo entre os dois multicascos

Transat Jacques Vabre entra em sua semana decisiva

deve continuar na passagem por Cabo Frio (RJ) e na entrada de Santa Catarina. A baixa pressão pode re-sultar em ventos instáveis no litoral do Rio de Janeiro até São Paulo. A partir daí, ventos de média para fraca intensidade serão tendência, princi-

palmente na aproximação a Itajaí e Florianópolis.

O fim de semana também terá a chegada dos primeiros colocados na classe IMOCA. Cinco barcos devem terminar a aventura pelo Oceano Atlântico até o domingo (24).

Jean-Marie Liot

Page 6: Jornal dos Bairros - 21 Novembro 2013

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Neide [email protected]

9977.2390

em DestaqueSociedadeWWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 675 - De 15 a 22 de NOVEMBRO de 2013| Ano XII | Página 6

Abertura da Temporada das piscinas no Itamirim

Estivemos visitando a Vila da “Regata Transat Jacques Vabre”, monta-da especialmente ao lado do “Centreventos de Itajaí”. Que maravilha que está! Ficamos encantados com a organização, limpeza, segurança e atra-ções gastronômicas e musicais. Itajaí mais uma vez é palco de um evento esportivo de muita importância e que projeta a nossa cidade, para o mundo todo. Parabenizamos o Coordenador do Evento: Dr. Amílcar Gazaniga, que tão bem comanda todos os preparativos e não mede esforços, para oferecer sempre o melhor!

No último sábado, dia 16 de Novembro de 2013, o Itamirim Clube de Campo teve a Abertura Festiva da Temporada das Piscinas. Os associados prestigiaram o evento, mesmo que o tempo não tenha colaborado. Houve apresentação de Dj e música ao vivo com o “Grupo 171”. Na hora do almoço, o “Bistrô do Itamirim” serviu uma deliciosa Paella, preparada com muito carinho e capricho, pelo Chef Vânio Victorino e sua equipe de trabalho. Até o Departamento do Clube esteve com muito movimento, das 10:00 as 12:00 horas, o Médico Dr. Eduardo Coelho atendeu mais de 100 associados, que foram realizar o Exame Médico, para poder frequentar as piscinas.

Aniversário de Manoel Perácio Morgado

No dia 18 de Novembro de

2013, o proprietário do “Restaurante e Petiscaria Bokerão Du Pêra”: Manoel Perácio Morgado,

mais conhecido como “Pêra”,

comemorou mais um ano de vida. Parabéns! Feliz

Aniversário! Que Deus lhe abençoe e

proteja sempre!

Regata Transat Jacques Vabre

Page 7: Jornal dos Bairros - 21 Novembro 2013
Page 8: Jornal dos Bairros - 21 Novembro 2013

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TVJornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 675 - De 15 a 22 de NOVEMBRO de 2013| Ano XII | Página 8

Itajaí tem o objetivo de figurar entre as primeiras colocadas na 53ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), que começou na noite de quarta-feira e segue até o dia 30 de novembro, em Blu-menau. E uma das esperanças de título para o município do litoral é o tênis de campo masculino, que tentará o bicam-peonato. A cidade será representada pe-los atletas da ADK Tennis, que treinam no Itamirim Clube de Campo.

A equipe, capitaneada pelo técnico Ivan Kley, terá como principal destaque o experiente Marcos Daniel, de 35 anos, que já alcançou a 56ª posição do ranking mundial e enfrentou alguns dos melhores tenistas do mundo, como o suíço Roger Federer e o espanhol Rafael Nadal. Atu-almente, Marcos Daniel é um dos coor-denadores técnicos da ADK Tennis.

“Vou tentar levar um pouco de ex-periência para nossa equipe. São jovens com bastante potencial, e essa mescla é importante para passarmos tranquilida-de a eles. Ano passado, em Caçador, a disputa foi bastante equilibrada, e neste ano, em Blumenau, esperamos a mesma dificuldade para alcançarmos o bicam-peonato”, destaca Marcos Daniel. Os outros tenistas da equipe são Fernando Romboli, 24 anos, Bruno Sant’anna, 20,

João Menezes, 16, e Arthur Fagundes, 17.

O tênis masculino de Itajaí estreia nos JASC nesta quinta-feira (21), contra o vencedor do confronto entre Lages e São Miguel do Oeste. Os jogos aconte-cem no clube Bela Vista e serão disputa-dos em quadras de saibro. A modalidade tem previsão de término na segunda-feira (25).

Ivan Kley, capitão da equipe ita-jaiense e também coordenador técnico da ADK Tennis, conta que os princi-pais adversários deverão ser Blumenau, Florianópolis e Joinville. “Essas equipes chegam fortes, credenciadas ao título, mas nossos atletas estão bem preparados para vencer. Queremos repetir o feito do ano passado para tentar o tricampeonato em casa, uma vez que em 2014 os Jogos Abertos serão disputados em Itajaí”, frisa Kley.

Meninas também buscam o títuloO tênis feminino de Itajaí também

será representado pela ADK. A equipe, vice-campeã em Caçador, será capitane-ada pelo técnico Clóvis Bueno e terá as atletas Bárbara Gueno e Silvia Mazzeo em quadra nesta edição dos JASC. O

Tênis de Itajaí vai atrás do bicampeonato dos Jogos Abertos de Santa Catarina

objetivo, assim como no masculino, é conquistar o título da modalidade. As meninas estreiam amanhã, contra Cri-ciúma.

A ADK Tennis tem o patrocínio de

Ega Logística Especializada, Prefeitura de Itajaí / FMEL e Correios. Também conta com apoio de Tretorn, Unimed Litoral, Dicave, Promenac / Camvel, Unificado, Univali e Pontual Auto Vidros.

Rita Munhoz

Ao ritmo das canções natalinas do Coral da Uni-vali e da mensagem do Papai Noel, foram acessas as luzes de Natal de Itajaí. A decoração deste ano foi pre-parada pela Secretaria de Obras. Ruas do centro da ci-dade estão iluminadas, árvores ganharam adereços, um pinheiro gigante feito de ferro e com luzes surpreende quem passa em frente à Praça da Igreja da Matriz. O tra-dicional presépio também integra este cenário. Um dos diferenciais da decoração deste ano é dos Chafarizes, da Matriz e ao lado da Casa de Cultura Dide Brandão, que ganharam uma iluminação, com um tom azulado.

Durante a cerimônia que aconteceu em um palco montado em frente a Casa de Cultura, na rua Hercílio Luz, o presidente da CDL, Hamilton Sedrez, elogiou o desempenho da secretaria de Obras e o cuidado que teve com a decoração deste ano. Para ele esta é uma das decorações mais bonitas que Itajaí já recebeu. O prefeito Jandir Bellini, também participou do evento, agradeceu a presença do público e lembrou que no dia 30 deste mês, acontece uma solenidade para marcar a chegada oficial do Papai Noel a cidade. O bom velhi-nho vai chegar de barco na Vila da Aventura.

Luzes do Natal são acesas e viram atração em Itajaí

Mesmo com a chegada oficial marcada para o dia 30, o papai Noel participou do evento, subiu ao palco, deu as boas-vindas aos participantes e recebeu o cari-nho dos pequenos que estavam na rua Hercílio Luz. Depois, seguiu em caminhada até a sua casa. A resi-dência oficial do bom velhinho em Itajaí foi montada

no Container Cultural, que funciona ao lado do Banco Bradesco. Lá, ele continuou recebendo o carinho das crianças que aproveitaram para adiantar os pedidos de Natal e uma foto com o Papai Noel. Ficou até difícil ver o bom velhinho dentro da sua nova casa. A residência do papai Noel segue aberta até a véspera do Natal.