jornal dos bairros 15 agosto 2013

8
ACESSE: www.jornaldosbairros.tv e fique por dentro das últimas notícias ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 16 DE AGOSTO DE 2013 | ANO XII | Nº 663 Complexo Portuário apresenta projeto da nova bacia de evolução PÁGINA 4 Programação do III Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha tem peças, oficinas e palestras Pescadores industriais manifestam contra o descaso do Ministério da Pesca PÁGINA 5 Novo secretário de Turismo é empossado PÁGINA 7 Itajaí terá profissionais do programa federal “Mais Médicos” PÁGINA 7 Nelson Robledo Ronaldo Silva Jr Divulgação Divulgação Divulgação PÁGINA 7

Upload: editora-bittencourt

Post on 09-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal dos Bairros 15 Agosto 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal dos Bairros 15 Agosto 2013

ACESSE: www.jornaldosbairros.tv e fique por dentro das últimas notícias

ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 16 DE AGOSTO DE 2013 | ANO XII | Nº 663

Complexo Portuário apresenta projeto da nova bacia de evolução

PÁGINA 4

Programação do III Festival Brasileiro

de Teatro Toni Cunha tem peças,

oficinas e palestras

Pescadores industriais

manifestam contra o descaso do

Ministério da Pesca

PÁGINA 5

Novo secretário de Turismo é empossado

PÁGINA 7

Itajaí terá profissionais do

programa federal “Mais Médicos”

PÁGINA 7

Nelson Robledo

Ronaldo Silva Jr

Divulgação

Divulgação

Div

ulga

ção

PÁGINA 7

Page 2: Jornal dos Bairros 15 Agosto 2013

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 663 - 16 de AGOSTO de 2013 | Ano XII | Página 2

Page 3: Jornal dos Bairros 15 Agosto 2013

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 663 - 16 de AGOSTO de 2013 | Ano XII | Página 3

O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Jorge Mattos, 15 – Centro – Itajaí –SC.Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv | Twitter: @jornalbairros

Diretor: Carlos Bittencourt | [email protected]: Marcelo Nunes, Neide Uriarte e Hélio RebelloJornalistas:Leonardo Thomé - DRT SC 04607 JPRenara Almeida – DRT SC04030 JPDiagramação: Solange Alves | [email protected] Comercial: (47) 3344.8600Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas:

[email protected] | [email protected] Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos artigos assinados pelos seus colaboradores ou de matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa CatarinaRua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090Fone (48) 3029.7001 - e-mail: [email protected]

EXPEDIENTE

&Política

CaféCom

LeiteHélio [email protected]

REBELO & ZENDRONADVOGADOS

Rua Dr. Pedro Ferreira, 155, sala 1502 15º andar - Centro - Itajaí

Fone: (47) 3398.1165 | (47) 9923.7503

MINIRREFORMA POLÍTICA PRÁ QUÊ?

MAIS MÉDICOSItajaí recebeu duas inscrições para o Programa

Mais Médicos do Governo Federal. Dessas duas inscrições, apenas um confirmou seu interesse em vir trabalhar em Itajaí. Os trabalhos começam em setembro e aqueles que se inscreveram e confir-maram suas inscrições, terão uma ajuda de custo de R$ 10.000,00 pagos pela União. A ideia é que seja um contrato fechado de 3 anos.

FISCALIZAÇÃO DO TRÂNSITOA volta da fiscalização eletrônica às ruas de

Itajaí foi de muito trabalho para os órgãos de trân-sito. Nesses primeiros dez dias, 162 veículos foram pegos em blitz com o equipamento OCR — que identifica se o documento do veículo (licenciamen-to anual ou IPVA) está vencido. Todos os carros e motos com esse tipo de problema foram levados para o Pátio de Recolhimento, de onde só saem com o pagamento da multa e do licenciamento. O coordenador Willian Gervasi avalia o retorno dos radares de forma positiva, mas destaca que ainda é preciso avançar muito na educação dos condutores.

E A TAINHA?A safra da tainha já encerrou e infelizmente

com um dos piores resultados dos últimos anos. Levantamento preliminar do Grupo de Estudos Pesqueiros da Univali (GEP) indicam que 1.050

toneladas do peixe foram capturadas pela pesca industrial em Santa Catarina. O professor Paulo Ri-cardo Schwingel Pesquisador do GEP, diz que os dados ainda podem ser alterados, mas dificilmente vão ultrapassar as 1,5 mil toneladas capturadas no ano passado. O resultado da pesca não era tão baixo desde 2006, quando 1.080 toneladas de tai-nha desembarcaram no Estado.

CARREATA E BUZINAÇO DE QUARTA-FEIRAPescadores de Itajaí e região protestaram quar-

ta-feira contra algumas determinações do governo federal quanto à pesca industrial. Eles se mobiliza-ram diante do Centreventos, em Itajaí, e saíram em carreata pela BR-101, causando lentidão no trân-sito. A manifestação terminou próximo ao meio-dia. As principais reivindicações são a redução da importação de pescados, especialmente sardinha, aposentadoria especial e seguro desemprego para pescadores industriais. Os trabalhadores também querem o fim do descarte de pescado, obrigatório quando são capturadas espécies ameaçadas de ex-tinção. A categoria promete novos atos na semana que vem.

CELESC: MAIS SERVIDORESConselho de Administração da Celesc apro-

vou acordo que o presidente Cleverson Siewerdt encaminhou com os sindicatos dos eletricitários. A empresa vai contratar mais 98 trabalhadores já concursados, entre engenheiros, técnicos e eletri-cistas. E outros 18 profissionais.

ELEIÇÕES 2014 OU NOVOS PARADIGMAS?O governador Raimundo Colombo encami-

nhou à Assembleia Legislativa projeto de lei que cria o Conselho Estadual de Lésbicas, Gays, Bisse-xuais, Travestis e Transexuais. A proposta foi lida na sessão de ontem e iniciou a tramitação.

PROFESSORES LEIAM ISSOA Justiça determinou a chamada imediata de

todos os aprovados no concurso do magistério es-tadual de Santa Catarina de 2012, ainda não no-meados. Das duas mil vagas abertas, 1.661 foram preenchidas. Outros 339 professores esperam ser chamados.

A decisão do juiz Hélio do Valle Pereira está valendo e dá um prazo de 60 dias para que os do-centes aprovados sejam convocados, nomeados e comecem a trabalhar. Se descumprida cabe multa não fixada. Desde março desse ano, o Sindicato dos Trabalhadores Educação (Sinte), que entrou com a ação coletiva pedindo isso, aguardava uma resposta. Porém, sempre tem um porém, cabe re-curso.

PT: POLARIZAÇÃOAs eleições do novo diretório estadual do PT

contarão com cinco candidatos à presidência e oito chapas. A disputa ficará polarizada entre o prefeito de Brusque, Paulo Eccel, e o ex-deputado Cláudio Vignatti. Os deputados Pedro Baldissera e Ana Paula Lima, que anunciaram participação, não se inscreveram. A eleição será em novembro.

A bem da verdade, ninguém esperava mila-gres imediatos, em função das manifestações de rua que inundaram o Brasil, mas alguma coisa de-veria ter acontecido. Ao que tudo indica, nossos políticos não se sensibilizaram, nem se intimida-ram, e tudo continua como dantes: a mesma in-sensibilidade, as mesmas práticas usurpadoras de poder, o mesmo clientelismo.

Veja o texto da moção de repúdio que a ABRACCI - Articulação Brasileira Contra a Corrup-ção e a Impunidade está divulgando, da qual tam-bém fazem parte o Observatório Social do Brasil e o Observatório Social de Itajaí:

MAIS UMA VEZ NOSSOS PARLAMENTARES VIRAM AS COSTAS PARA OS CIDADÃOS ELEI-TORES

Está em tramitação, no Congresso Nacional, um projeto de chamado de “minirreforma eleito-ral”. A ABRACCI - Articulação Brasileira Contra a Corrupção e a Impunidade - vem expressar seu repúdio em relação a este projeto, que significa um verdadeiro retrocesso para o regime democrá-tico brasileiro e para a luta contra a corrupção e a impunidade. Nossos políticos insistem em não escutar as vozes das ruas.

A proposta em discussão, que foi apresentada pelo deputado Ilário Marques (PT-CE) e elaborada por um grupo de trabalho liderado pelo deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), será votada em Ple-nário nas próximas semanas. O Projeto não corri-ge de forma alguma as distorções do sistema po-lítico e ainda atenta contra a Lei da Ficha Limpa, autorizando a candidatura de quem teve as contas rejeitadas pela Justiça Eleitoral. O texto reduz os mecanismos de controle e a transparência do pro-cesso eleitoral, é tolerante com a corrupção e fa-vorece o abuso do poder econômico. Tal proposta foi formulada sem transparência e sem qualquer participação da sociedade civil que deixou claro querer participar diretamente e ser informada. Os parlamentares vão na contramão do que pede a sociedade ao aprovarem esse projeto.

A ABRACCI é contra esta proposta e convida as organizações da sociedade civil e todos os ci-dadãos e cidadãs a se manifestarem contra o Pro-jeto de Lei 5735/2013, a “minirreforma eleitoral”, e pressionarem os parlamentares para rejeitarem a proposta e votarem contra.

Uma verdadeira reforma política só é possível com transparência, ética e participação da socie-dade.

Reforminhas e reformetas de nada adiantam. Além de uma boa e honesta reforma política glo-bal, o que é preciso é uma grande reforma de Edu-cação Política para o povo, de ética, consciência e compromisso com o País. Minirreforma prá quê?

Jonas Tadeu NunesObservatório Social de Itajaí

Page 4: Jornal dos Bairros 15 Agosto 2013

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 663 - 16 de AGOSTO de 2013| Ano XII | Página 4

Na contramão dos índices registra-dos pelo Brasil, que alcançaram 7,37% de inadimplência no comércio varejista nos cinco primeiros meses do ano, em Itajaí a tendência do segmento varia de 4 a 5%. Em alguns períodos do ano, esse número fica ainda menor.

Essa realidade do comércio local, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajaí, está ligada ao fato de a cidade registrar bons índices de emprego. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, de janeiro até maio de 2013, já foram contabilizados 3.695 registros de emprego formal, con-tra 2.417 do ano passado inteiro. O dire-tor de crédito da CDL Itajaí, explica que “quando o trabalhador está empregado, ele automaticamente consegue cumprir com os seus deveres, pagando as contas.

Essa é uma tendência”. Para os próximos meses, a expec-

tativa do comércio é um aumento sig-nificativo nas vendas, motivadas pelo pagamento da primeira parcela do 13º salário aos servidores públicos da região. Em Itajaí, o valor pago no final de junho, segundo a secretaria da Fazenda do mu-nicípio, é estimado em torno de R$ 30 milhões. A última deve ser paga até o dia 20 de dezembro.

A pesquisa nacional foi feita e di-vulgada no mês de junho deste ano, pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigen-tes Lojistas (CNDL). De acordo com o relatório, o aumento do custo de vida, ligado basicamente à alta da inflação, registrada no primeiro trimestre do ano, resulta nesse dado da inadimplência no país.

Já começou a contagem regres-siva para o III Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha, que ocorre de 31 de agosto a 07 de setembro, em Ita-jaí. E para quem quiser se agendar, foi divulgada a programação do festival que, além das apresentações teatrais, tem oficinas, palestras e exposição. Todas as novidades estão no endere-ço eletrônico http://3festivaltonicunha.blogspot.com.br.

O III Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha reúne 14 peças teatrais, sendo oito nacionais e seis locais. A abertura, no dia 31 de agosto, fica-rá por conta do Teatro Didático da UNESP & Teatro de Brancaleone, de São Paulo, com o espetáculo “O Rio”, às 20h, no Teatro Municipal. Também no sábado (31), ocorre a abertura da exposição fotográfica “Reflexos”, de Julian Souza, no hall do teatro. Os in-gressos custam R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia (para estudantes, idosos e

para quem levar um litro de leito longa vida). A venda inicia na próxima se-gunda-feira (19) na bilheteria do Teatro Municipal.

OficinasDuas oficinas serão ministradas

durante o festival. A de confecção e manipulação de bonecos articulados será ministrada pelo Teatro Didático da UNESP & Teatro de Brancaleone, nos dias 01,02 e 03 de setembro na Casa da Cutlura Dide Brandão. Já a oficina de produção e gestão de grupos tea-trais, que será ministrada por Rogério Mesquitta do Grupo Bagaceira, ocorre nos dias 04 e 05 de setembro, tam-bém na Casa da Cultura. Quem quiser participar das oficinas deve se inscre-ver através do email [email protected]. No assunto, deve colocar o nome da oficina que deseja participar, e no corpo do email nome completo, RG e telefone para contato.

Promover a acessibilidade às ar-tes e reviver memórias e vivências em Grupos de Idosos através de apresen-tações do Músico Daniel Montero e de registros fotográficos envolvendo aspectos históricos da cidade, é isso o que pretende o Projeto “No Ritmo do Idoso”.

Aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e patrocinado pela empresa Coletivo Itajaí, o projeto será realizado em 16 locais de convivência dos idosos do município. No repertó-rio, vão estar canções conhecidas pelo público como Fascinação, Carinhoso, Índia, Beijinho Doce, Chalana, To-

cando em Frente e Bandeira Branca.Paralelamente, será realizada

uma apresentação de fotos de marcos históricos da cidade de Itajaí. As ati-vidades terão 01h30 de duração, com o objetivo de estimular a memória e melhorar a qualidade de vida dos idosos, através do acesso às expres-sões artísticas e culturais da região e da vivência de sua própria identidade cultural. A ação espera, ainda, forta-lecer a relação da pessoa idosa com os aspectos culturais e históricos do município de Itajaí, oferecendo-lhes o contato direto com a arte e a cultura regional.

Encerram-se no dia 18 de agosto as inscrições para bolsas de intercâmbio pelo Programa Bolsas Ibero-Americanas, do Santander Universidade. A Universi-dade do Vale do Itajaí (Univali) selecio-nará dez alunos de graduação para inter-câmbio de seis meses em universidades da América Latina ou Europa.

Além de custear os estudos, a bolsa fornece transporte aéreo, hospedagem, seguro internacional com cobertura mé-dica e despesas pessoais, e uma ajuda de custo no valor de 3 mil euros.

Os estudantes interessados poderão escolher, dentre seis países, em qual uni-versidade conveniada pretende fazer in-tercâmbio. São ofertadas duas bolsas em Portugal, uma na Espanha, uma no Uru-guai, duas na Argentina, duas no México e duas no Chile.

Para concorrer, os candidatos de-vem ler atentamente o edital, em univali.br/intercambio, entregar a documentação solicitada e submeter-se ao processo de seleção. O resultado será divulgado no dia 6 de setembro.

Inadimplência do consumidor em Itajaí está abaixo da registrada no país

Programação do III Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha tem peças, oficinas e palestras

No Ritmo do IdosoProjeto busca resgate das raízes culturais e identidade local

Inscrições para bolsas Ibero-Americanas terminam neste domingo

Divulgação

Divulgação

Page 5: Jornal dos Bairros 15 Agosto 2013

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 663 - 16 de AGOSTO de 2013 | Ano XII | Página 5

O Complexo Portuário do Itajaí iniciou o segundo semestre com grandes perspectivas. O otimis-

mo é embasado na movimentação regis-trada em julho, de 1,19 milhão de tone-ladas e 103,04 mil de TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés). Recordes históricos que dão a autoridade portuária a expectativa de encerrar o ano de 2013 com aumento de até 12% na movimentação de contêineres, atingindo a marca de até 1,2 milhão de TEUs.

“Os números verificados em ju-lho, aliados ao indicativo de retomada da economia européia, criam um cená-rio bastante positivo para o Complexo do Itajaí”, comemora o diretor Executi-

Itajaí inicia segundo semestre com boas perspectivasvo, Heder Cassiano Moritz. Segundo o diretor, há um crescimento expressivo nos embarques e desembarques, po-rém, as importações vem superando as exportações.

No acumulado do ano a APM Terminals Itajaí e cais comercial movi-mentaram 227,28 mil TEUs, com recuo de 9% com relação ao igual período do ano passado, enquanto a Portonave Terminal Portuário Navegantes operou 393,89 mil TEUs, com crescimento de 18% sobre os sete primeiros meses do ano passado.

Os números foram apresentados durante a reunião do Conselho de Au-toridade Portuária (CAP) do Porto de Itajaí, no início desta semana.

Divulgação

Uma série de reclamações levou os pescadores de Itajaí às ruas da ci-dade para protestar, na última quarta-feira, 14. As manifestações foram con-tra algumas determinações do governo federal no que diz respeito à captura de pescado tanto em águas rasas como

profundas. Os pescadores, na manhã de quarta, se mobilizaram diante do Cen-treventos, em Itajaí, e saíram em car-reata pela BR-101, deixando o tráfego lento. A manifestação terminou antes do meio-dia, mas a categoria promete novos atos na próxima semana.

Redução da importação de pescados e fim do descarte geram protestos dos pescadores de ItajaíDe acordo com o presidente do

Sindicato dos Trabalhadores nas Empre-sas de Pesca de Santa Catarina (Sintra-pesca), Manoel Xavier, o Maneca, as principais reivindicações são a redução da importação de pescados - especial-mente sardinha - aposentadoria especial, seguro desemprego para pescadores in-dustriais, falta de seguro defeso para os pescadores profissionais e a retirada da aposentadoria especial dos mesmos, entre outros. Os trabalhadores também querem o fim do descarte de pescado, obrigatório quando são capturadas espé-cies ameaçadas de extinção.

“A pesca industrial tem sido tra-tada com total desrespeito por Brasília. Estamos indo a falência, mas não iremos tombar sem reclamar. De nada adian-ta sairmos pra alto mar e trazer de lá apenas dívidas. Queremos respeito ao pescador, por isso vamos esperar algu-ma posição dos órgãos competentes. Se não, vamos fechar a BR, o canal da barra e invadir o Cepsul e o MPA em Florianópolis”, avisa Maneca.

Ao saber do protesto, os represen-tantes dos Ministérios da Pesca e Aqui-cultura (MPA) e Meio Ambiente (MMA) chamaram os presidentes do Sitrapesca e Sindipi (Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região), Manoel Xavier e Giovani Monteiro, res-pectivamente, para conversar sobre as reivindicações do setor. Em respeito à demonstração de interesse do MPA e do MMA em resolver as questões apresen-tadas, a paralisação da Barra foi suspen-sa.

Ainda de acordo com Maneca, os pescadores podem fazer novas mani-festações na semana que vem caso não tenham resposta a algumas das 17 rei-vindicações entregues ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Os protestos podem ser retomados entre quarta (21) e quinta-feira (22). Estão programados o fechamento do Rio Itajaí-Açu, da BR-101, em Itajaí, e ocupação do Ministé-rio da Pesca e do Centro de Pesquisa e Extensão Pesqueiras do Sul (Cepsul), em Florianópolis.

Divulgação/Sindipi

Page 6: Jornal dos Bairros 15 Agosto 2013

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 663 - 16 de AGOSTO de 2013 | Ano XII | Página 6

Neide [email protected]

9977.2390

em DestaqueSociedade

Baile de Aniversário de 57 Anos da Sociedade

Recreativa e Cultural da Fazenda

No dia 3 de agosto, a Diretoria da Sociedade Recreativa e Cultural da Fazenda promoveu um grandioso baile, para as-sociados e convidados comemorarem os 57 anos de fundação deste clube tradicional em Itajaí. O baile foi animado pela “Banda Açú”, que deu um show, apresentando um repertó-rio bem diversificado e animado. A “Banda Açú” é formada por músicos da antiga “Banda Quarta Redenção”, que mui-tos bailes tocou nestes anos todos, na Sociedade Recreativa e Cultural da Fazenda.

Grande Vocalista: Fabiano Morisco Jacinto - o “Chiclete”

O amigo Fabiano Morisco Jacinto - o “Chiclete” retor-nou aos palcos como vocalista, no Baile do 57º aniversário da Sociedade Recreativa e Cultural da Fazenda, junto com a “Banda Açú”. Ele tem um vozeirão que encanta a todos. Fabiano esteve afastado, em tratamento médico, depois que sofreu um enfarte. Graças a Deus, ele está muito bem de saú-de e bastante animado, com o seu retorno como vocalista. Ele

estava acompanhado de sua noiva e seus pais, que estavam no Baile para assistí-lo cantando, que é o que ele mais gosta de fazer. Desejamos muito sucesso a ele que merece, pois tem muito talento!

Aniversário do “Ika”

Um abraço especial ao amigo “Ika” - Luiz Henrique Za-bot, que comemorou aniversário no dia 4 de agosto e recebeu uma linda e emocionante homenagem dos amigos da “Banda Açú”, durante o baile em que eles tocavam. O “Ika” estava lá desde cedo, ajudando na montagem do palco, atendendo os músicos e cuidando do camarim. Ele é muito prestativo com todos os grupos musicais, artistas, etc... Admiro muito o “Ika”, que é conhecidíssimo na cidade, pois está sempre pre-sente nos eventos e ajudando no que for preciso. Para o “Ika” desejamos que Deus o abençoe e proteja sempre!

Formatura de Rodrigo Leonardo Silveira

No dia 9 de agosto estivemos prestigiando o jantar es-pecial em homenagem a formatura de Rodrigo Leonardo Sil-veira. Recebi o convite e fiquei muito emocionada com a lembrança, pois fui professora do Rodrigo no Jardim de Infân-cia do Colégio São José. A noite estava linda e emocionante, como ele merecia, depois de tantos anos de dedicação aos estudos. Agradeço o carinho e atenção do formando Rodrigo, seus pais Yêda e Clóvis Silveira e seu irmão Juliano. Rodrigo Leonardo Silveira colou Grau em Direito, pela Univali.

Pedágio Beneficente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Itajaí A Presidente da Rede Feminina de Combate ao

Câncer de Itajaí, Maria José Watzko, diretoria e voluntá-rias agradecem as pessoas que mais uma vez colaboraram com o Pedágio Beneficente, que foi realizado no último sábado, dia 10 de agosto. Graças a ajuda e doação de cada um de vocês, poderemos continuar atendendo as Pa-cientes, que nos procuram diariamente, para realizarem seus Exames Preventivos do Câncer do Colo Uterino e do Câncer de Mama. Este mês estamos realizando a Cam-

panha “Agosto Azul”, realizando Exames Preventivos do Câncer de Próstata e estamos satisfeitas com a procura dos homens, que preocupados com sua saúde, tem ido marcar e realizar o seu Exame na “RFCC” de Itajaí. A co-leta do sangue para o Teste do PSA é feita por um técnico do “Laboratório Flor” de Itajaí. Agradecemos a atenção, carinho e dedicação do Médico Urologista: Dr. Sebastião Westphal, que está nos apoiando e orientando com sua experiência.

Page 7: Jornal dos Bairros 15 Agosto 2013

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 663 - 16 de AGOSTO de 2013 | Ano XII | Página 7

O Complexo Portuário do Itajaí, que inclui a APM Terminals, a Portonave e outros terminais ao

longo do Rio Itajaí, apresentou na ma-nhã da última quarta-feira (14), o projeto da nova bacia de evolução, necessária para que navios maiores manobrem e atraquem nos terminais do Complexo.

O projeto prevê agora uma nova ba-cia de 530 metros de diâmetro nas pro-ximidades da foz do rio Itajaí-Açu, em frente ao Saco da Fazenda. A atual bacia, com 400 metros de diâmetro, permite que apenas navios de até 294 metros al-cancem os terminais locais. Com a obra,

o Complexo, poderá receber as maiores embarcações que circulam na costa bra-sileira, com 366 metros. A proposta de localização da nova bacia de evolução levou em consideração a segurança da operação, os estudos da engenharia, o baixíssimo impacto social e a possibili-dade de redução do prazo de execução da obra.

Os estudos para a definição do pro-jeto devem ser concluídos até outubro. “Vários estudos estão sendo analisados há meses e esse projeto é o que menos impacta na comunidade”, afirma Antô-nio Ayres, superintendente do Porto de

Das dez vagas solicitadas por Ita-jaí, cinco foram homologadas pelo Mi-nistério da Saúde e, conforme boletim informativo encaminhado pela Coor-denação Nacional do Programa, todas as vagas foram preenchidas. Até o mo-mento, apenas um médico selecionado entrou em contato com a Secretaria de Saúde e está preparando documenta-ção.

Os profissionais receberão bolsa federal de R$ 10 mil, paga pelo Minis-tério da Saúde e farão especialização em Atenção Básica durante os três anos do programa. A Prefeitura de Itajaí pa-gará despesas de moradia e alimenta-ção.

“Estamos aguardando o contato

dos outros quatro médicos para com-pletarmos as vagas, elaborarmos o contrato e então darmos início a esta parceria que, para os usuários do SUS em Itajaí, fará grande diferença, tendo em vista a pouca procura dos profissio-nais quando abrimos processo seletivo e concurso público”, informa o Secre-tário de Saúde, Paulo José da Silva. A data para chegada dos médicos em Ita-jaí já está marcada: brasileiros em 02 de setembro e estrangeiros no dia 16.

O ministério da Saúde selecio-nou 28 cidades de Santa Catarina para participar da primeira fase do projeto. Dessas, apenas Florianópolis, Itajaí e Brusque receberão mais de um médico pelo programa.

O Prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, empossou nesta semana o novo Secre-tário de Turismo do Município, Agnal-do Hilton dos Santos, que assume com a missão de ter criatividade e persistên-cia para buscar novos horizontes. “O turismo é fundamental para o desenvol-vimento econômico de Itajaí, pela im-portância que o setor tem não só para a cidade, mas para a região. Por isso, além da equipe técnica, precisávamos fazer mais”, explicou o prefeito.

Ele destacou, ainda, o início das obras da Marina de Itajaí, na Baía Afon-so Wippel (Saco da Fazenda) e disse que

Complexo Portuário apresenta projeto da nova bacia de evolução

Novo secretário de Turismo é empossadoespera receber embarcações em 12 me-ses.

E, ao enaltecer a capacidade e o conhecimento do novo secretário, Jan-dir Bellini deixou a ele o desafio de am-pliar a rede hoteleira do município, que está inserido no segmento de turismo de eventos ao sediar, praticamente todas as semanas, diversas feiras e convenções no Centreventos. E que deve receber um expressivo incremento de visitantes com a inclusão de Itajaí no roteiro do turismo náutico.

“Vamos, em conjunto com a equi-pe técnica da Secretaria de Turismo,

trabalhar para tentar superar as expectativas. Temos muito que fa-zer, precisamos começar a pensar no Natal de 2013, no Carnaval do próximo ano, nas regatas que estão chegando”, disse Agnaldo Hilton dos Santos.

Além disso, o novo secretá-rio revelou que pretende também, explorar o turismo rural e atuar para “mudar o perfil do turismo de Itajaí”. Ele assume a função que vinha sendo ocupada interi-namente pela funcionária de car-reira Maria Valdete Orci de Cam-pos, que passa a responder pela Coordenadora Técnica da Secre-taria de Turismo.

Ronaldo Silva Jr

Nelson Robledo

Itajaí terá profissionais do “Mais Médicos”

Itajaí, porque não prevê a remoção de famílias do bairro São Pedro, em Nave-gantes, como avaliava o anterior.

Orçada em R$ 300 milhões, a obra vai garantir a competitividade do Com-plexo Portuário, segundo maior movi-mentador de contêineres do País, e todas as atividades econômicas relacionadas ao segmento – despachantes, portos se-cos, transportadoras, além dos negócios comuns, como farmácias, mercados e serviços em geral, que são impulsiona-dos pela força econômica gerada da mo-

vimentação de cargas.

Risco de redução de movimentaçãoO impacto da não realização da

obra será brutal para toda a região que envolve o Complexo Portuário. Estima-se a perda de R$ 30 milhões mensais a partir do próximo ano, com a queda de aproximadamente 75% no movimento de entrada e saída de navios e a deban-dada dos armadores para outros portos que comportem embarcações maiores.

Page 8: Jornal dos Bairros 15 Agosto 2013

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 663 - 16 de AGOSTO de 2013| Ano XII | Página 8

O lutador de Karatê, Ruan Freitas Dias, 16 anos, conquistou no dia 10 de agosto o 1º lugar no estilo “Kumite”, na 3ª Etapa Estadual de Ka-

ratê, realizada em Jaraguá do Sul, além de alcançar o 1º lugar no estilo “Kata”, acrescentando mais duas medalhas ao seu acervo de vitórias.

“É sempre difícil de vencer as competições, mas como luto há 5 anos, ficou mais tranquilo. Consigo li-dar com a ansiedade sem perder o foco no objetivo”, comenta Dias.

Os títulos conquistados pelo karateca também foram resultado do incentivo do treinador e mestre Eritan José Messias, a quem o adolescente agradece pela dedicação durante os treinos semanais.

AuxílioApesar da vitória, Dias enfrenta hoje um adver-

sário maior do que os atletas: a falta de patrocínio. O adolescente ainda tem mais três anos de competi-ções antes de conseguir a faixa preta, nível máximo do Karatê. A família de Dias, no entanto, possui uma renda modesta e pede contribuições para que o atleta continue a conquistar títulos.

“É muito difícil arcar sozinho com os gastos, mas, como mãe, sei o quanto é importante incenti-var um filho a praticar esportes, porque isso também educa para a vida”, explica a mãe do atleta, Maria Cristina Freitas.

Interessados em ajudar Ruan Dias nas próximas competições podem entrar em contato com Maria Cristina Freitas, pelos telefones 3248-4059 ou 9650-4364.

Baln. Camboriú – Oscar Sch-midt, ex-jogador de basquete, pales-tra nesta sexta-feira (16), às 19 horas, no Centro de Eventos do Campus da Universidade do Vale do Itajaí (Uni-vali), em Balneário Camboriú. Na ocasião, o ex-atleta, que luta contra um tumor no cérebro, abordará o tema “Desafios e Superação”.

O evento integra o progra-ma “Encontros com a Assembleia”, desenvolvido pela Assembleia Le-gislativa de Santa Catarina (Alesc). Qualquer pessoa pode participar das palestras, mas é necessário inscrever-se antecipadamente no Portal Alesc (www.alesc.sc.gov.br/encontros). As inscrições são gratuitas, mas o nú-mero de vagas é limitado.

Karateca de Itajaí ganha duas medalhas de ouro em competição estadual

Oscar Schmidt realiza palestra gratuita nesta

sexta-feira em BCDivulgação

Divulgação