jornal dos bairros 14 março 2014

8
ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 14 DE MARÇO DE 2014 | ANO XII | Nº 689 Associação Náutica de Itajaí seleciona jovens para as equipes de remo e vela Educação convoca profissionais ACT’s Moleque Bom de Bola está com inscrições abertas 8 8 Aulas de Dança de Rua da parceria entre Grupo Poly e Tríade beneficiam mais de 60 alunos Itajaí participa de feira de cruzeiros em Miami Sessão solene da Alesc, em Itajaí, homenageia os 50 anos da Univali 4 5 5 3 4 Fruta de origem boliviana pode ser esperança contra o câncer Produção de pescado movimenta a Costa Verde & Mar na Quaresma 5

Upload: editora-bittencourt

Post on 23-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal dos Bairros 14 Março 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal dos Bairros 14 Março 2014

ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 14 DE MARÇO DE 2014 | ANO XII | Nº 689

Associação Náutica de Itajaí seleciona jovens para as equipes de remo e vela

Educação convoca profissionais ACT’s

Moleque Bom de Bola está com inscrições abertas

8

8

Aulas de Dança de Rua da parceria entre Grupo Poly e Tríade beneficiam mais de 60 alunos

Itajaí participa de feira de cruzeiros em Miami

Sessão solene da Alesc, em Itajaí, homenageia os 50 anos da Univali

4

5

5 3 4

Fruta de origem boliviana pode ser esperança contra o câncer

Produção de pescado movimenta a Costa Verde & Mar na Quaresma

5

Page 2: Jornal dos Bairros 14 Março 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TVJornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 689 - 14 de MARÇO de 2014 | Ano XII | Página 2

As seis tragédias gregas do dramaturgo considerado o criador do teatro mundial serão apre-sentadas gratuitamente na cidade portuária nos dias 19, 20 e 21 de março. A Cia Club Noir é quem responde pelo projeto Peep Classic Ésquilo, que apresenta todas as tragé-dias do autor. Serão duas peças por dia, totalizando as seis do projeto. Esta é a primeira vez no Bra-sil (e também no âmbito internacional) que uma companhia encena todas as obras do primeiro autor da história do teatro. O projeto foi contemplado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultu-ra 2013-2014 e, além de Itajaí, irá circular por oito

A Universidade do Vale do Itajaí (Univa-li) está com inscrições abertas para acadêmi-cos interessados em fazer intercâmbio na Europa e América do Norte, pelo Programa de Intercâmbio de Alu-nos (PIA). São 109 bol-sas de estudos, distribu-ídas em universidades de Portugal, Espanha, Alemanha, Canadá, EUA, França, Holanda, Itália, República Tche-ca e Suíça.

As inscrições são aceitas até o dia 31 de março. A oportunidade é exclusiva para alu-nos da graduação, que poderão ficar de um a dois semestres no exte-rior, a partir do mês de setembro. Os estudan-tes interessados devem consultar o edital, no site www.univali.br/editais, e conferir os cursos e áreas ofereci-das nas universidades estrangeiras.

A entrega da do-cumentação deve ser feita na Coordenadoria de Assuntos Internacio-nais, situada no hall da Biblioteca Central, do Campus Itajaí. A sele-ção será feita por meio de prova e entrevista. O resultado será divul-gado no dia 8 de abril.

Itajaí recebe seis peças de Ésquilo, pai do teatro mundial, em apresentações gratuitas

cidades brasileiras. O pa-trocínio é da Petrobras e do Governo Federal.

Os espetáculos terão entrada gratuita e serão re-

alizados no Teatro Munici-pal (Rua Gregório Chaves, 110, Fazenda), sempre a partir das 20h30min. “As obras serão apresentadas

de uma maneira surpre-endente, que potencializa radicalmente a pesquisa da companhia: todas as obras serão encenadas

Univali oferece 109

bolsas de estudos na

Europa e América do

Norte

dentro de um cubo forma-do por linhas metálicas, sem trilha sonora alguma, explorando as inúmeras modulações e texturas das vozes dos atores, e tendo como iluminação apenas uma única lâmpada flu-orescente, que delineia tenuemente a imobilida-de das figuras em cena”, explica o diretor Roberto Alvim.

O projeto Peep Clas-sic Ésquilo pretende pro-porcionar ao público uma experienciação estética imprevisível e autônoma, através do diálogo com obras de arte que se lo-calizam fora de qualquer tempo específico ou con-texto cultural.

Divulgação

Page 3: Jornal dos Bairros 14 Março 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Jorge Mattos, 15 – Centro – Itajaí –SC.Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv | Twitter: @jornalbairros

Diretor: Carlos Bittencourt | [email protected]: Marcelo Nunes, Neide Uriarte e Hélio RebelloJornalistas:Leonardo Thomé - DRT SC 04607 JPRenara Almeida – DRT SC04030 JPDiagramação: Solange Alves | [email protected] Comercial: (47) 3344.8600Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas:

[email protected] | [email protected] Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos artigos assinados pelos seus colaboradores ou de matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa CatarinaRua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090Fone (48) 3029.7001 - e-mail: [email protected]

EXPEDIENTE

ÉTICA E PROBIDADE

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 689 - 14 de MARÇO de 2014 | Ano XII | Página 3

Os temas relacionados com a Educação para a Ci-dadania são, quase sempre, complicados e mis-teriosos, para maioria das pessoas. São sempre

temas de grande profundidade e abrangência. Não é fácil conceituar, ou explicar para uma criança, por exemplo, o que seja contrabando, sonegação, corrupção, transparên-cia e outros assuntos dos quais se ocupa esse tão importan-te ramo da Educação.

Como falar, por exemplo, de probidade, de morali-dade ou de improbidade administrativa? Como esmiuçar esse tipo de conteúdo? Como tornar interessante a apren-dizagem da Lei da Improbidade Administrativa para pesso-as que não a usam como instrumento de trabalho no seu dia-a-dia?

Falando especificamente sobre a Lei de Improbidade Administrativa, percebe-se o quão relevante é o seu con-teúdo para todos os cidadãos, pois é ela que dispõe sobre as sanções e se refere ás condutas de agentes públicos que enriquecem ilicitamente, que causam danos ao patrimônio público, ou que violam os deveres básicos de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade, próprios de quem é servidor público.

O trabalho desenvolvido pelo Observatório Social de Itajaí é um incentivo a que todo cidadão exercite sua cidadania, e procura contribuir para a formação de uma sociedade civil mais consciente e mais engajada em co-brar do administrador, do agente público e dos políticos a adequada qualidade na aplicação do dinheiro arrecadado pelos impostos.

A improbidade, contudo, não é um defeito que ocor-re, única e exclusivamente, no meio público. O compor-tamento ético é próprio de todo ser humano, e está dire-tamente ligado à natureza e à dignidade das pessoas. O ser humano não se diferencia dos demais animais somente pela racionalidade, mas, principalmente, por característi-cas como a integridade, a honradez, o senso do bem. São essas virtudes, dentre outras, que transformam um indiví-duo numa pessoa, num ser mais humano.

A ética, portanto, é intrínseca ao ser humano, tanto em seu comportamento individual, quanto em sua conduta social e pública. Na família, por exemplo, é de fundamen-tal importância o exemplo dos pais no cumprimento exa-to de seus deveres. Mais do que tentar ensinar aos filhos certas condutas, é importante dar-lhes o exemplo, mostrar em toda a sua amplitude a dignidade do ser humano, que não se atém somente aos direitos, mas, também, ao cum-primento dos deveres de cidadão, que passam, necessaria-mente, pela probidade. É velho, e sempre válido, o dito de que educação é algo que se traz de casa, do berço.

O mesmo ocorre nas instituições e entidades da so-ciedade civil organizada, no comércio, nas fundações, nas empresas, nos clubes, nos partidos políticos, ou nas esco-las. Em qualquer lugar a ética e a probidade devem ser a regra. Fora disso, todo comportamento é marginal e repro-vável. O que dizer das empresas que, em nome da com-petição e dos negócios empregam meios absolutamente incompatíveis com a conduta ética? O que dizer daqueles que se esquecem, ou que deixam em segundo plano a dig-nidade, a vergonha, a probidade, colocando na frente de tudo, os interesses mesquinhos da ganância?

O que pensar daqueles que, guindados à honra do serviço público, se entregam ao favoritismo político, aos negócios incompatíveis com a dignidade da função públi-ca, às maracutaias e atos escusos e paralelos, ao tráfico de influência, ao clientelismo, ao conluio e ao desvio do dinheiro que não lhes pertence?

Probidade e ética andam juntas, de mãos dadas com a transparência e a honestidade. Os desafios dessas con-quistas nos atingem a todos.

Jonas Tadeu NunesCoordenador do Observatório Social de Itajaí

Você pode não saber, mas Itajaí conta com uma rádio que funciona 24 horas por dia a disposição dos pescadores, familiares e empresas pesqueiras, que transmite dicas de saúde e segurança, e avisos mete-orológicos de hora em hora, com objetivo de estabe-lecer uma ferramenta de comunicação essencial para quem está em alto mar. Trata-se de um convênio com o Município de Itajaí e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que inclui o repasse financeiro, cabendo à Univali a responsabilidade pelas contratações e mão de obra da rádio.

Somente no último mês foram realizados quase 2 mil atendimentos, entre eles, os principais serviços fo-ram: 196 boletins meteorológicos, 12 transmissões so-licitadas pelo SITRAPESCA e 15 a pedido da Marinha. Além disso, foram registrados nesse período, 13 recados comerciais e três recados particulares das embarcações, uma solicitação de saúde e segurança, e 196 testes de rádios com as embarcações.

O responsável pela Rádio Costeira, Jairo Ferracio-li, explica que somente duas rádios fazem este trabalho em Santa Catarina, uma no município Passo de Torres que fica aproximadamente a 260 quilômetros de Floria-nópolis e a outra em Itajaí, mas a inspiração foi buscada por outros estados que utilizam este mesmo serviço.

“Itajaí tem a maior frota pesqueira do sul do país e a Prefeitura tem um compromisso com os trabalhadores desta área devido à importância do setor na economia da cidade e região. A Rádio Costeira através de sua equipe auxilia os embarcados e principalmente seus fa-miliares”, explica.

Jairo ainda explica que o serviço foi uma solução para problemas com o funcionamento dos aparelhos de celular que geralmente ficavam fora de área de servi-ço.

Nesta semana o Brasil se mobilizou para implanta-ção da vacina contra o HPV no calendário do Ministério da Saúde. Em Itajaí, meninas entre 11 e 13 anos pode-rão ser vacinadas nas unidades básicas de saúde ou na escola que estuda. Os pais serão os grandes parceiros nesta iniciativa que objetiva imunizar 4.568 meninas. As escolas municipais, estaduais e particulares interes-sadas em receber as equipes de vacinadores, devem agendar com a unidade de saúde mais próxima.

Com a data marcada, pais e alunos serão infor-mados antecipadamente, pois é obrigatório estar com a carteira de vacinação em mãos. Caso os pais optem por vacinar na unidade de saúde, é preciso preencher o termo de recusa à vacina e entregar na secretaria da escola. O material informativo sobre a importância da vacina e o termo de recusa já estão sendo entregues.

“Temos uma meta a cumprir em trinta dias, um curto espaço de tempo. Por isso ressaltamos a neces-sidade do apoio dos pais nesta mobilização, conver-sando e ressaltando a importância da vacina. Os pais podem levar com suas filhas na unidade de saúde ou autorizar a vacinação na escola”, ressalta a Diretora de Vigilância Epidemiológica, Rachel Marchetti.

A campanha encerra no dia 10 de abril.

Segunda doseA enfermeira da Gerência de Imunizações, Andréa

Bittencourt explica que a eficácia da vacina depende da aplicação da segunda dose a partir do mês de setembro deste ano, também disponível em todas as unidades de saúde. O Ministério da Saúde recomenda ainda uma terceira dose cinco anos após a primeira, em 2019.

A Rede Municipal de Saúde é composta por 27 unidades básicas. Todas possuem sala de imunização e estão abastecidas com a vacina contra o vírus HPV, que até então era ofertada apenas na rede privada.

Conforme o Ministério da Saúde, a eficácia da va-

Rádio Costeira auxilia pescadores e empresas pesqueiras da região

Secretaria de Saúde realiza vacinação contra o vírus HPV

cina é comprovada em pessoas que ainda não iniciaram a vida sexual, ainda assim, não elimina outras ações de prevenção, tais como o exame Papanicolau e o uso da camisinha nas relações sexuais.

A Secretaria de Educação de Itajaí convoca profissio-nais para a 12ª Chamada Pública de 2014. Inte-ressados em atuar na Rede Municipal de Ensino,

por meio de Admissão em Caráter Temporário (ACT), de-vem comparecer na Secretaria de Educação, amanhã. Esta chamada convoca profissionais para atuação na Educação Infantil, Educação Integral professor de Ciências e no En-sino Fundamental (séries iniciais), professores de Língua Portuguesa, Educação Física, História e Arte. O edital com todas as informações está disponível no Portal da Educação (educação.itajai.sc.gov.br), no Banner “Departamento de Gestão de Pessoas (DGP)”, no Link “Publicações 2014”.

A Secretaria Municipal de Educação está localizada à Av. Vereador Abrahão João Francisco, 3855 – bairro Car-valho.

Educação convoca profissionais ACT’s

Page 4: Jornal dos Bairros 14 Março 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TVJornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 689 - 14 de MARÇO de 2014 | Ano XII | Página 4

O bacopari boliviano (Garcinia achachairu), uma fruta comestível de ori-gem boliviana, muito apreciada e produ-zida em solo catarinense, pode ser uma nova esperança no combate ao câncer. Pesquisadores do curso de Farmácia e do programa de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em parceria com pes-quisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), divulgaram artigo em que apontam que compostos isolados da planta demonstraram bons resultados in vitro contra várias linhagens celulares cancerígenas analisadas, especialmente em casos de próstata, mama e rim.

O estudo está sendo capitaneado por pesquisadores da Univali que inte-gram a Rede Iberoamericana de Investi-gações em Câncer (Ribecancer). A Rede, que tem apoio do Programa Ibero-ame-ricano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (Cyted) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), estabelece cola-borações multidisciplinares de estudos sobre o câncer e seu controle, com foco na descoberta de novos agentes terapêu-ticos a partir da biodiversidade terrestre e marinha iberoamericana.

“Testamos vários extratos de dife-rentes partes da planta e encontramos

os melhores resultados com os galhos, sendo isoladas e identificadas duas subs-tâncias raras da classe das xantonas que parecem ser as responsáveis pelo efeito biológico evidenciado”, explica Rivaldo Niero, um dos pesquisadores responsá-veis pela pesquisa. Ele alerta, no entanto, que, embora os resultados sejam muito promissores, ainda exige-se cautela em relação ao uso desta planta em humanos, em função da necessidade de estudos so-bre os possíveis efeitos tóxicos. Segundo Valdir Cechinel Filho, coordenador da rede Ribecancer, e pesquisador da Uni-vali, o estudo deverá continuar, em par-ceria com o Centro de Investigação em Câncer da Universidade de Salamanca, na Espanha, em modelos in vivo, para elucidar os mecanismos de ação dos princípios ativos evidenciados.

Como chegar até a Lua? O que é preciso possuir ou fazer para um as-tronauta realizar essa viagem? Quais tecnologias desenvolveram-se para ser possível realizá-la? Que caracte-rísticas físicas foram identificadas em nosso satélite até o momento? Estes questionamentos irão permear a Mos-tra Viagem à Lua, um projeto desen-volvido pelo SESC, será apresentado na Casa da Cultura Dide Brandão, localizada na Rua Hercílio Luz, Cen-tro.

A exposição segue até o dia 15 de abril e tem curadoria da equipe do Baú de Ciências, onde serão utiliza-dos equipamentos de mídia, peças de exposição, banners, jogos de tabulei-ro e experimentos. Um ambiente em formato de estações interativas des-tinado à divulgação da ciência, que instigue e proporcione a participação de escolares, professores, mediadores e o público em geral.

A Lua exerce fascínio na huma-nidade, seja para admiração de sua beleza, como objeto de respostas aos eventos cotidianos (corte de cabelos, plantações, pescaria, nascimento de bebês entre tantos outros) e como objeto de investigação da ciência. Vi-

sitar nosso satélite natural em busca de mais detalhes e esclarecer dúvidas é algo desejado pela humanidade há séculos, intensificando-se a partir de Galileu Galilei, com a construção de seu telescópio que apontou imperfei-ções (crateras) na Lua.

A exposição é gratuita e é aber-ta à comunidade. As escolas, centros de educação infantil e unidades de ensino devem agendar a visita com antecedência através do Projeto Co-nexão Arte Escola, uma parceria entre a Secretaria Municipal da Criança, do Adolescente e da Juventude com a Secretaria da Educação e a Fundação Cultural de Itajaí. As visitas devem ser agendadas com a professora do pro-jeto Cátia Teixeira nos telefones (47) 9675-0577 / (47) 3349-1214.

Mostra Viagem à Lua abre segue até 15 de abril na Casa da Cultura

Fruta de origem boliviana pode ser esperança contra o câncer

Aulas de dança de rua da parceria Instituto Grupo Poly e Tríade beneficiam mais de 60 alunos

As aulas de Dança de Rua gratuitas da parceria entre o Instituto Gru-po Poly e a Tríade Cia. de Dança

de Rua já ultrapassaram as expectativas dos organizadores. Atualmente estão ins-critos mais de 60 alunos, jovens menores de 16 anos, que estão se beneficiando do projeto comunitário de acesso livre e gratuito, planejado para envolver as crianças da comunidade com foco no desenvolvimento psicomotor, interação social, promoção da disciplina, respeito e valores morais, aprendendo a respeitar diferenças, além de estimular a prática de um exercício físico a partir de uma atividade que envolve a expressão cor-poral e verbal.

“Estou bem contente com o número de interessados em fazer minhas aulas”, comenta o professor Allan Douglas. Ele informa que muitos já foram seus alunos no ano anterior, e que quiseram continu-ar com ele, nesta nova parceria entre a Tríade Cia. de Dança de Rua e o Instituto Grupo Poly.

Estas aulas estão acontecendo na sede do Centro Educacional Cordeiros, no bairro Cordeiros de Itajaí, todas as quartas-feiras das 17h:30min. até às 19h. Totalmente gratuitas, tendo somente uma única exigência para participar: idade máxima de 15 anos.

Tríade Cia. de Dança de Rua – Como surgiu Tríade Cia. de dança de Rua existe

desde agosto de 1999, fazendo um tra-balho sério junto às crianças e jovens de nossa cidade, tendo como diretor e core-ógrafo Paulo Gelinsky.

Em 2005 foi fundada a Associação de Dança Tríade, com o intuito de orga-nizar os grupos que fazem parte do Pro-jeto Tríade, podendo assim buscar mais recursos junto ao poder público e priva-do para dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito. Conquistaram em 2006 o título de UTILIDADE PÚBLICA DE ITA-JAÍ, concedido pela Câmara dos Verea-

dores. Reconhecimento de seu trabalho de levar a arte da dança de rua às crian-ças e jovens de Itajaí.Durante estes anos foram conquistados vários prêmios nos mais renomados festivais do País totali-zando 26 primeiros lugares, 21 segundos lugares, 28 terceiros lugares e três títulos de MELHOR GRUPO de um festival.

No ano de 2012, a Tríade Cia. de Dança de Rua conquistou o título de ME-LHOR GRUPO DO FESTIVAL nos seguin-tes eventos: no XXII Festival de Dança de Salete, em Salete/SC e no 10°Blumenau em Dança, em Blumenau, também em SC.

Em 2013, a Associação de Dan-ça Tríade geriu o Programa Arte Bair-ros, da Prefeitura Municipal de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí, valor de R$ 390.000,00/ano, superando todos os objetivos do projeto que era de atingir 700 alunos, fechando o ano com mais de 1.200 alunos, 13 professores contra-tados, 26 pontos de atendimentos em 14 bairros (Brilhante II, Centro, Cidade Nova, Cordeiros, Espinheiros, Espinhei-rinhos, Fazenda, Imaruí, Itaipava, Mur-ta, Salseiros, São João, São Judas e São Vicente).

Instituto Grupo Poly – Como surgiu O Instituto Grupo Poly foi inaugu-

rado em março de 2012, aqui em Itajaí. Hoje, conta com a parceria de algumas empresas e apoia instituições de cunho social, cultural, educacional e esportivo, tendo como foco às crianças.

Objetiva agregar a Itajaí maior in-tegração social, espírito voluntário, de-senvolvimento humano, capacitação de crianças e jovens, a partir do incentivo à iniciativa privada, visando à colaboração por um mundo melhor, a partir da respon-sabilidade social das empresas parceiras e de seus voluntários. Mais informações: (47) 9103.3224 - (47) 9948.3179 - (47) 3346.9313 ou por e-mail: [email protected].

Page 5: Jornal dos Bairros 14 Março 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TVJornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 689 - 14 de MARÇO de 2014 | Ano XII | Página 5

O Secretário de Turismo, Agnal-do Hilton dos Santos, e a Coordena-dora Técnica, Valdete Orci, participa-ram da Cruise Shipping Miami. A feira é considerada a principal do setor no mundo. Foiram quatro dias de confe-rências e rodadas de negociações com armadores de navios das grandes redes mundiais. “Nossa meta é atrair novas empresas de cruzeiros para Itajaí e re-

gião. Grandes companhias como Car-nival, Royal Caribbean e Norwegian, que detém cerca de 80% deste merca-do participam da feira”, fala o Secretá-rio de Turismo.

Além de Itajaí, a comitiva de San-ta Catarina é formada por representan-tes da Secretaria de Estado de Turismo, Santur, Embratur e da prefeitura de São Francisco do Sul.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) fará uma sessão solene em homenagem aos 25 anos de reconhe-cimento da Universidade do Vale do Ita-jaí (Univali) e 50 anos do ensino superior em Itajaí. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorre no dia 21 de março, às 19h, no Anfiteatro Adelaide Konder, no Campus da Univali, em Itajaí.

A sessão solene foi proposta pelo deputado estadual Serafim Venzon (PSDB), que destacou a contribuição da instituição para a formação dos catari-nenses: “Ela ajudou a construir a história de Santa Catarina e mudou a realidade das regiões onde se instalou. Além da formação profissional e produção de co-nhecimento, se destaca pelas pesquisas e serviços prestados à comunidade”, apon-tou o parlamentar.

A data da realização do evento, 21 de março, marca os 25 anos de instalação da Univali como universidade, após seu reconhecimento, no dia 16 de fevereiro

de 1989. Na ocasião serão homenagea-das personalidades que contribuíram e fizeram parte da história da instituição.

Sobre a história da UnivaliA história da Univali tem como

seu marco mais importante o dia 22 de setembro com a criação, em 1964, da Sociedade Itajaiense de Ensino Superior que se tornaria, mais tarde, a Fundação Univali.

Já, no dia 16 de fevereiro de 1989, ocorreu o reconhecimento federal da instituição como universidade. A instala-ção, como tal, ocorreu no mês seguinte, no dia 21 de março, com o nome Uni-versidade do Vale do Itajaí.

Desde então, a Univali tornou-se uma das maiores e mais importantes uni-versidades brasileiras. Ela está presente ao longo do litoral Centro-Norte de Santa Catarina, em Balneário Piçarras, Balneá-rio Camboriú, Tijucas, Biguaçu, São José e Florianópolis.

Dados do Grupo de Estudos Pesqueiros da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) apontam os muni-cípios litorâneos da região como os de maior destaque na pesca nacio-nal. Itajaí e Navegantes são os locais de maior desembarque, seguido de Porto Belo. E no período em que os cristãos vivem a Quaresma, essas ci-dades e sua atividade econômica ga-nham ainda mais força. Locais como as colônias de pescadores e os mer-cados públicos lotam de pessoas em busca dos pescados para esse período religioso.

Representantes da Igreja Católi-ca afirmam que o costume de comer

peixe é ligado a uma forma de prati-car o jejum e a abstinência, uma prá-tica, ao lado da caridade e esmola, indicada pela Igreja como devoção tí-pica do tempo de Quaresma. A carne representa o mundo material, as pai-xões, pecados, egoísmo, ganância; e o peixe simboliza alimento de vida e símbolo da ceia eucarística. Por isso, para o catolicismo, o importante é que o jejum seja acompanhado de oração, caridade e penitência.

Para acompanhar a movimenta-ção, uma dica de pescado simples e fácil de fazer. Vale para esse período religioso, mas também para qualquer outra época do ano.

Itajaí participa de feira de cruzeiros em Miami

Produção de pescado movimenta a Costa Verde & Mar na Quaresma

Sessão solene da Alesc, em Itajaí, homenageia os 50 anos da Univali

Na próxima quarta-feira (19) acon-tece na sede da Intersindical Patronal de Itajaí a apresentação do Programa BRDE Inova, uma iniciativa do BRDE e a Fe-deração das Indústrias de Santa Catari-na – FIESC, através da Vice-presidência Regional da Foz do Rio Itajaí. O pro-grama conta com um financiamento á longo prazo, com tarifas diferenciadas para empresas interessadas em investir em projetos de inovação. O BRDE do Bando Regional de Desenvolvimento do

Extremo Sul – BRDE pretende estimular o desenvolvimento e a competitividade dentro da indústria no sul do Brasil.

Os recursos podem ser usados na criação de novos produtos, processos ou serviços, aprimoramento do que já existe dentro das empresas, além da parte de inovação em marketing ou no ambien-te produtivo. A apresentação do BRDE Inova está marcada para às 19h. Podem participar empresas de todos os portes e setores.

Programa BRDE Inova será apresentado a empresários de Itajaí

Nelson Robledo

Page 6: Jornal dos Bairros 14 Março 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Neide [email protected]

9977.2390

em DestaqueSociedadeWWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 689 - 14 de MARÇO de 2014 | Ano XII | Página 6

Aniversário de Suzete Macedo Bellini

Agradeço o gentil convite das amigas Dra. Gla-dis Pitol e Neli Passos, para participar do Jantar em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que foi realizado no dia 8 de março, no Restaurante Keamuka, em Itapema. Presença de grandes amigas, mulheres que se destacam dentro da sociedade. Foi um jantar cheio de surpresas e homenagens. Este grupo de mulheres, se reúnem há 16 anos, no Jantar do Dia Internacional da Mulher.

Dedico a coluna desta semana à querida amiga e aniversariante, Suzete Macedo Bellini, que comemo-rou aniversário, no dia 10 de março. Parabéns, Suze-te! Feliz aniversário! Que Deus lhe abençoe e proteja sempre! Abraços da colunista e toda equipe do Jornal dos Bairros.

Almoço de aniversáriodo Sr. Jorge Hauck

No dia 4 de março, o Sr. Jorge Hauck completou 80 anos de vida. Reuniu seus familiares e amigos mais íntimos, para um almoço festivo no Bistrô Itamirim. Sr. Jorge Hauck é um dos pioneiros em Barbearia de Itajaí. Ele continua trabalhando como barbeiro, no salão ane-xo à sua residência. Sr. Jorge Hauck, receba os nossos sinceros cumprimentos, extensivos aos seus familiares.

REBELO & ZENDRONADVOGADOS

Rua Dr. Pedro Ferreira, 155, sala 1502 15º andar - Centro - Itajaí

Fone: (47) 3398.1165 | (47) 9923.7503

Jantar do “Dia Internacional da Mulher”

Page 7: Jornal dos Bairros 14 Março 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TVJornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 689 - 14 de MARÇO de 2014 | Ano XII | Página 7

Movimentação de contêineres cresce 14% em 2014A movimentação de cargas no

Complexo Portuário do Itajaí foi considerada excelente em

fevereiro de 2014, Juntos, o Porto Pú-blico e demais terminais instalados às margens direita e esquerda do rio homônimo operaram 89,29 mil TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit – uni-dade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés). O avanço, em relação a fevereiro do ano passado, foi de 17%. No entanto, os volumes movimentados no segundo mês do ano superaram, inclusive, as cargas de ja-neiro em praticamente 3 mil TEUs, o que elevou significativamente a média diária, de 2,37 mil TEUs, no primeiro mês do ano, para 2,71 mil TEUs, no último mês.

O acumulado de cargas no pri-meiro bimestre do ano ficou em 169,93 mil TEUs, com crescimento de 14% sobre a movimentação registrada em igual período do ano passado. “O avanço no volume de cargas operado já é reflexo na melhoria das condições de acesso e das profundidades alcan-çadas pela dragagem de manutenção”, explica o diretor Executivo do Porto de Itajaí, Heder Cassiano Moritz.

Do total das cargas operadas no bimestre, o Porto Público e APM Ter-

minals Itajaí (APMT) movimentaram 66,19 mil TEUs, com avanço de 14%. Já a Portonave Terminal Portuário Navegan-tes 103,73 mil TEUs. Com relação ao fluxo das cargas, 51% das operações foram importações e 49% foram exportações. Os frangos lideram a pauta de exportações do Complexo, enquanto as importações são lideradas pelos produtos me-cânicos e eletrônicos.

“Os números registrados no primeiro bimestre geram um cenário bastante positivo para o Complexo Portuário do

Itajaí no ano de 2014, quando devemos operar aproxima-damente 1,2 milhão de TEUs. No entanto, é necessário que fiquemos atentos a continuidade dos investimentos progra-mados para o Porto de Itajaí, que são as obras de reforço e retificação dos berços 3 e 4, a construção de nova bacia de evolução e adequação dos acessos e as dragagens de manu-tenção, para nos mantermos competitivos nos mercados re-gional e nacional”, diz o superintendente do Porto de Itajaí, engenheiro Antonio Ayres dos Santos Júnior.

Page 8: Jornal dos Bairros 14 Março 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TVJornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 689 - 14 de MARÇO de 2014 | Ano XII | Página 8

As inscrições do Moleque Bom de Bola já estão abertas. Os garotos interessados em mostrar o seu talento precisam ter menos de 14 anos e se inscrever na Secretaria de Desenvolvi-mento Regional, na Rua Jorge Mattos, 21, Centro até o dia 1º de abril.

O Moleque Bom de Bola, realizado pela Fesporte, é um campeonato catarinense escolar que acontece na modalidade de Futebol de Campo, nas categorias masculino e feminino, para crian-ças com idade entre 12 e 14 anos. Promovido desde 1992, tem o objetivo de valorizar o esporte amador, a educação para a cidadania e o desenvolvimento humano.

A etapa microrregional será entre os dias 1º de maio e 27 de julho.

Moleque Bom de Bola está com inscrições abertas

Nos dias 18 e 20 de março, acontecem as penei-ras para a seleção de atletas que irão compor as equipes da Associação Náutica de Itajaí (ANI)

nas modalidades de remo e vela. Os testes serão realiza-dos durante todos os períodos dos dias, na sede da ANI, na Beira Rio. Podem participar jovens, preferencialmen-te em idade escolar que estejam matriculados na rede municipal de ensino.

Durante a seleção, os treinadores Lucas dos Santos e João Pedro Martins, de remo e vela, acompanharão os candidatos para observar o desempenho de cada um. Tanto na peneira, quanto nos treinos periódicos, serão

fornecidos pela própria associação todos os equipamen-tos necessários para a prática dos esportes e de segu-rança. Os pré-requisitos para fazer parte dos times da ANI, além de gostar muito do mar, é preciso dedicação, aptidão e, é claro, ter bom desempenho escolar.

A equipe de remo será formada com atletas de idades entre 12 e 17 anos. Os treinos acontecem de segunda a sábado, com possibilidade de horário para os períodos matutino e vespertino. Já para o time de vela de rendimento, serão aceitos candidatos a partir de 10 anos. Eles serão divididos em dois grupos, com treinos de segundas e quintas-feiras nos períodos da manhã e

à tarde.Os times são treinados para participar da disputa

de títulos com equipes de diferentes cidades. Na com-petição mais recente em que a ANI participou, o time de vela conquistou o primeiro lugar no Encontro Inter-nacional de Optimist, realizado em Buenos Aires, na Argentina, em dezembro do ano passado.

Para mais informações, o telefone é (47) 9918-1618. A Associação Náutica de Itajaí é uma instituição que incentiva a cultura náutica, a cidadania e os espor-tes náuticos. Está localizada na Avenida Ministro Victor Konder, a Beira Rio, nº 1001.

Associação Náutica de Itajaí seleciona jovens para as equipes de remo e vela

Cinco atletas da Associação Náutica de Itajaí (ANI) participaram da primeira competição de vela do ano, em Florianópolis, no último final de semana da 1ª etapa da tradicional Copa Veleiros de Monotipo, realizada todos os anos no Iate Clube de Santa Catarina, na raia de Jurerê.

A preparação para as provas desse ano começa-ram cedo e são uma das estratégias para estrear em rit-mo competitivo. “Todos os cinco atletas estão treinando muito e estão muito focados para os campeonatos deste ano”, adianta o treinador da equipe, João Pedro Martins.

Eles partirão para a capital do estado no sábado de ma-nhã e serão os únicos representantes da região no esporte náutico.

Nesta semana, a atleta da classe laser, Carolina Co-pello, retornará à Florianópolis para uma nova regata. Ela vai disputar a Copa da Juventude, que serve de etapa classificatória e pode garantir vaga para o Mundial da Ju-ventude em Portugal. A disputa acontece entre os dias 19 e 23 de março, na mesma raia das disputas desse final de semana.

Velejadores da ANI disputam Copa Veleiros de Monotipo em Florianópolis