jornal dos bairros - 12 fevereiro 2016

8
Itajaí, 12 de fevereiro de 2016 | Ano XXI | N° 777 Feito para todas as classes Na Câmara Vereadora quer reabrir processo contra ex-vereador Zé Alvercino Ferreira | Pág. 8 Neide Uriarte Festa transporta participantes para o Havaí | Pág. 6 Proteção via WhatsApp Programe-se para pagar o IPTU com 15% de desconto Pág. 5 Geral Pág. 5 Dengue: agentes vistoriam mais de 49 mil imóveis em Itajaí Geral Pág. 4 Bárbara Damásio inicia nova turnê no Teatro Municipal Variedades Temendo assaltos e furtos, moradores de Itajaí criam grupos em aplicativo de mensagens para se prevenir | Pág. 3 Proteção via WhatsApp

Upload: editora-bittencourt

Post on 25-Jul-2016

216 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal dos Bairros - 12 Fevereiro 2016

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal dos Bairros - 12 Fevereiro 2016

Itajaí, 12 de fevereiro de 2016 | Ano XXI | N° 777Feito para todas as classes

Na CâmaraVereadora quer reabrir processo contra ex-vereador Zé Alvercino Ferreira | Pág. 8

Neide UriarteFesta transporta participantes para o Havaí | Pág. 6

Proteção via WhatsApp

Programe-se para pagar o IPTU com 15% de desconto

Pág. 5

Geral

Pág. 5

Dengue: agentes vistoriam mais de 49 mil imóveis em Itajaí

Geral

Pág. 4

Bárbara Damásio inicia nova turnê no Teatro Municipal

Variedades

Temendo assaltos e furtos, moradores de Itajaí criam grupos em aplicativo de mensagens para se prevenir | Pág. 3

Proteção via WhatsApp

Page 2: Jornal dos Bairros - 12 Fevereiro 2016

Ano XXI - edição 777 - 12 de fevereiro de 2016

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

2 Opinião

Diretor: Carlos Bittencourt | [email protected]: Neide Uriarte, Alexandre Balbino e Mariana LeoneEdição: Marjorie Basso | [email protected]

Diagramação: Solange Alves [email protected]

Departamento Comercial: (47) 3344.8600

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: [email protected] | [email protected]

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa CatarinaRua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro,Florianópolis, CEP 88.015-090Fone (48) 3029.7001 e-mail: [email protected]

O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425Centro – Itajaí –SC.Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos

artigos assinados pelos seus colaboradores ou de

matérias oriundas de assessorias de imprensa de

órgãos oficiais ou empresas particulares.

Expediente

Imagem da semanaDivulgação

Alexandre [email protected]

facebook.com/aschmitbalbino

(47)3241.6338

Bebeu água? Tá com sede?

No último sábado, dia 6, a TraumaTran, com apoio da SKD Judô, realizou uma ação de conscientização aos motoristas que passaram pelo semáforo do Asilo Dom Bosco. Cada motorista recebeu um copinho com água mi-neral com a seguinte frase: “MOTORISTA, NO TRÂNSITO O MELHOR COM-BUSTÍVEL É A ÁGUA”.

Estávamos em período de Carnaval, festa que lembra muita alegria, gen-te reunida e, é claro, lembra bebida alcoólica. Não estamos aqui para cri-ticar ou entrar no mérito de quem bebe ou não. Estamos aqui para ir con-tra os motoristas que insistem em dirigir alcoolizados. Foram entregues aproximadamente mil copinhos de água mineral. O público foi o mais di-versificado, desde os mais jovens aos mais idosos, alguns adora-ram a ideia. Mas teve também aqueles que já estavam sob efeito do álcool e não curti-ram muito a ideia.

O trânsito brasilei-ro tem matado mais do que muitas guer-ras ou catástrofes que chamam a aten-ção do mundo todo, são aproximadamen-te 60 mil mortes por ano. E o que deve ser feito para mudar estes números? Será que o governo não vem fazendo sua parte implantando políticas de combate a esses núme-ros, investindo em infraestrutura nas estradas? Ou será que falta ainda a consciência de cada envolvido no trânsito, seja ele pedestre, ciclista, mo-tociclista, motorista ou passageiro?

A TraumaTran nasceu em Itajaí em julho do ano passado com o intuito de atuar na conscientização no trânsito. Somente assim será possível al-cançar menores índices da imprudência que aflige todos os envolvidos.

E você que tem acompanhado nossa coluna, qual sua opinião a respeito do trânsito em nossa cidade? Em seu ponto de vista, o que pode ser feito para melhorá-lo. Gostaria muito de ter o seu feedback. E por falar em feedback, nesta ação que fizemos houve um caso interessante. Ao receber um copinho com água um motorista ficou tão feliz com a ideia que soltou uma dica bacana: “poxa, na próxima vocês poderiam fazer algo com rela-ção à utilização do celular ao volante”. Maravilhoso, aguarde Itajaí, pois aí vêm mais ideias!

Fique atento e pratique a educação no trânsito. Uma nova direção para muitas vidas começa com você.

Michel, o CoringaPor Hélio Rebello, cientista político

Foi chantagem, sim, sem dúvidas que foi, porém, além do embasamento político, o jurídico também tem o mesmo peso no processo que pede o impedimento da presidente Dilma.

Assim como o lunático Jânio Quadros, o incrédulo Collor de Mello, Dilma, a entristecida, se apega ao populismo para justificar uma estada mais longa no Palácio do Planalto. “O povo me colocou aqui e somente o povo poderá me tirar”.

Essa justificativa é tão frágil e inconsistente quanto as dunas que se movimentam ao sabor dos ventos. Naquele momento, naquele contesto, cada qual em sua época, a fotografia do momento lhes conferiu uma maioria que legitimou suas chegadas ao poder. Porém, a di-nâmica sociedade é, como diria o poeta, uma metamorfose ambulante, então se apegar na cantilena é ato que não se sustenta ao menor sinal que coloque o eleito diante de fatos que o levem a ser abatido em um processo de impeachment.

A hora é de reunir-se e se articular, a hora é de conversar repetidamente e quantas e quan-tas vezes forem necessárias e aí reside um grande problema. A presidente Dilma tem sérias dificuldades em se articular; ela não tem bom trânsito nessa área. Muitos a consideram ar-rogante, então ela joga todas as suas fichas na confiança (que ela diz ter) no vice-presidente Michel Temer, que por sua vez é tão enigmático quanto o Charada, inimigo do Batman.

Tudo em Michel soa como charada. Suas falas, seu sorriso, sua seriedade, seu silêncio ou suas ações. Michel Temer é o fiel da balança, contudo, eles têm flertado com a oposição com a mesma tranquilidade de quem se encontra com um grande amigo e isso deixa o PT inquie-to e fazem os companheiros pensarem “quando ele está conosco ou contra nós?”.

Situações relevantes como os ilustres presos em Curitiba, o estrago do Rio Doce, Passadina, o rombo na Petrobras, a Lava Jato, o desemprego galopante e a estagnação da economia serão assuntos relegados a segundo plano e aqui cabe uma pergunta: até quando esse go-verno irá se segurar?

Cunha acatou o pedido de impeachment em documento assinado por Hélio Bicudo (um dos fundadores do PT), o jurista Miguel Reale Júnior e a doutora em direito penal, formada pela USP, Janaína Pachoal.

É uma trinca de respeito, porém, quem acatou o pedido de impedimento não é tão respei-toso e reto quanto os signatários. Cunha está longe disso, mas aí é coisa da política brasileira que atira a pedra seja em qual for o telhado.

Alguns dizem que Michel Temer já tomou sua posição, mesmo que não tenha manifestado qual posição tomou. Ele é enigmático e um coringa.

O Carnaval de Itajaí começou animado já na sexta-feira com música no Mercado Público e a presença de personagens como a Mulher Maravilha, a festa continuou nos clubes no feriadão

Artigo

Page 3: Jornal dos Bairros - 12 Fevereiro 2016

3WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Ano XXI - edição 777 - 12 de fevereiro de 2016 Geral

“Vi uma pessoa desconhecida rondando a rua”, “tem movimentação no terreno do fulano”. Talvez estas sejam as frases mais en-viadas por vizinhos em grupos criados no WhatsApp. Em Itajaí, o aplicativo de men-sagens instantâneas virou uma espécie de arma para os moradores no combate aos frequentes roubos e furtos em residências. É com a tecnologia que os vizinhos trocam informações sobre tudo o que acontece em determinada rua ou bairro.

Há dois meses, o grupo “SOS Vizinhos”, criado no WhatsApp, reúne mais de 20 pes-soas, todos moradores do Centro de Itajaí. Eles se dividem entre as ruas Alexandre Fle-ming, Almirante Barroso e Anita Garibaldi e possuem algo em comum: a sensação de insegurança. O grupo foi criado pela pro-fessora Neide Pasold Uriarte, 55, depois de a moradora ser vítima de um assalto na rua.

É por meio do aplicativo de mensagens que os vizinhos trocam informações sobre qualquer movimentação desconhecida nas ruas. O aplicativo até aproximou os morado-res do “SOS Vizinhos”, que hoje prestam um tipo de serviço voluntário uns aos outros:

_ É como um sistema de segurança, mas que não funciona 100%. Apesar disso, é bom trocar informações com os outros vizinhos e, agora, não cuidamos só da nossa casa, mas das demais _ comenta a técnica em segu-rança de trabalho Anelise de Lima, 23.

Outra moradora, que preferiu não se iden-tificar, diz que os furtos e roubos nas três ruas são corriqueiros. A ocorrência mais re-cente foi a uma loja de cortinas na rua Almi-rante Barroso. A moradora desconfiou dos barulhos e movimentações, ligou para a Po-lícia Militar (PM) e, depois, avisou ao grupo:

_ Fiquei muito nervosa. Eles estavam fur-tando a loja de madrugada. No dia seguin-te, os proprietários viram a mensagem que deixei no grupo e agradeceram. O grupo funciona assim: nós comunicamos e temos

esse cuidado em cuidar das casas de nossos vizinhos.

Mesmo sendo um forte aliado, os grupos no WhatsApp podem aumentar ainda mais a sensação de insegurança. Para a moradora, que preferiu o anonimato, o medo faz com que os moradores tratem qualquer pessoa desconhecida como ladrão:

_ Há muitos andarilhos nas ruas do Centro e nós sentimos medo. É por isso que avisa-mos sobre qualquer movimento estranho. Se alguém vai viajar ou ficar fora por um tempo, os vizinhos já sabem e ficam de olho na casa que ficará vazia.

Virou rotinaA vizinhança da rua Menina Rosana da

Silva, no bairro São João, também usa a tec-nologia em favor dos vizinhos. O grupo foi criado no início deste ano após um assalto à mão armada e furtos em duas residências. Agora, qualquer movimento é motivo de preocupação entre eles, que antes conside-ravam a rua como um ponto de tranquilida-de.

Além dos alertas diários, o grupo possibili-ta o envio de fotos de suspeitos. Em janeiro, um adolescente foi apreendido em flagrante após furtar uma residência na rua. O melian-te arrombou o portão e se escondeu dentro de um armário. A foto, compartilhada no Facebook da PM, foi parar no grupo dos vi-zinhos.

Efetivo está longe de ser o ideal

Furtos e roubos são registrados quase to-dos os dias em Itajaí. A vítima deve sempre procurar a delegacia de polícia ou a Central de Plantão Policial para registrar o fato. Se-gundo a assessoria de imprensa do 1º Ba-talhão de Polícia Militar de Itajaí, o número de ocorrências de furto ou roubo é grande devido à falta de efetivo.

Moradores de Itajaí apelam à tecnologia para evitar roubos em residênciasNo WhatsApp, os vizinhos trocam informações sobre movimentações e supostos ladrões que rondam os bairros

Insegurança toma conta das casas e dos celulares

Fernanda Vieira

Dicas de segurança• Tranque sempre portas e portões de acesso à casa. Não os deixe abertos inutilmente, ainda que por poucos momentos. Os delinquentes se valem de nossos descuidos.• Arrombamentos são mais frequentes através dos acessos dos fundos das casas, então tranque as portas intermediárias.• Roubos em residências têm grande incidência nos horários das 7h às 9h ou das 18h às 20h.• Não exiba joias, celulares, câmeras digitais ou dinheiro. Seja discreto.• Não saia com grandes quantias de dinheiro ou cartões de crédito se não houver necessidade.• Não abra a carteira ou a bolsa na frente de estranhos.• Ao retornar para casa, evite transitar em ruas ou praças mal iluminadas.• Se sentir que está sendo seguido, entre em algum estabelecimento comercial ou atravesse a rua.• Ao sair sozinho, procure sempre ficar no centro da calçada e na direção contrária ao trânsito. Fica mais fácil perceber a aproximação de um suspeito.• No caso de furto ou qualquer ocorrência policial, não perca tempo, comunique imediatamente à Delegacia de Polícia mais próxima da área.• Procure conhecer seus vizinhos e combinar com eles medidas de auxílio mútuo. A solidariedade é importante nos momentos de perigo.

Page 4: Jornal dos Bairros - 12 Fevereiro 2016

Ano XXI - edição 777 - 12 de fevereiro de 2016

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

4 Variedades

A programação cultural de Balneário Cam-boriú também está recheada neste mês. Du-rante todo o mês, a loja Saccaro abre o es-paço para o artista plástico André Muráh. O público pode conferir as telas vibrantes do artista carioca, que também estarão à venda no local. No Teatro Municipal Bruno Nitz, a comédia invade o palco e promete muitas gargalhadas com “As Velhas Virgens”.O artista carioca André Grega Perez, o Mu-ráh, retorna à Balneário Camboriú com uma exposição na loja de móveis Saccaro. A arte de André traz traços simples e tons vibran-tes nas obras, instigando o observador a um olhar profundo. Muráh faz uma reflexão sobre a percepção humana, promovendo um olhar mais alegre da vida.

André Muráh teve suas obras expostas em mais de seis estados brasileiros, entre São Paulo Rio de Janeiro e Espírito Santo, e em Nova Iorque. Em Balneário Camboriú, as obras podem ser contempladas e compra-das de segunda à sexta-feira, das 9h às 19h e aos sábados, das 9h às 13h. A loja Saccaro fica na avenida do Estado, número 1340.

O ator Wendel Amorim traz para Balneário Camboriú o espetáculo “As Velhas Virgens”, no sábado, 20. A peça será encenada no Tea-tro Municipal Bruno Nitz, às 20h. A comédia conta a história de duas idosas que são tran-cadas, acidentalmente. Os ingressos serão

O Teatro Municipal de Itajaí abre as portas para a cantora Bárba-ra Damásio neste domingo, às

20h30. Junto com o quarteto, ela apre-senta o show “Você é mesmo essa flor”, composto de músicas de compositores catarinenses na voz de Bárbara. A cantora aproveita para lançar a turnê, que passará por 26 cidades de Santa Catarina.

O show tem participação dos músicos Arnou de Melo, nos contrabaixos, Willian Goe, na bateria, e Davi Sartori no piano. Bárbara Damásio desenvolve um trabalho genuinamente brasileiro e busca uma es-tética sofisticada, aprimorando a concep-ção musical na junção da música instru-mental e vocal.

Em Itajaí, as apresentações são gratuitas e seguem até o dia 19 de março no Teatro Municipal. O show “Você é mesmo essa flor” foi selecionado pelo Circuito Sesc de Música 2016. A cada ano, três expoentes musicais do Estado são escolhidos para apresentar seus shows gratuitamente:

_ É uma alegria ter sido selecionada. Po-dermos levar o nosso trabalho em todas

as regiões catarinenses. É uma oportu-nidade ímpar para os artistas _ comenta Bárbara.

Segundo a cantora, o propósito do show é a valorização e divulgação do trabalho de compositores catarinenses. “Você é mesmo essa flor” preserva e for-talece a cultura popular regional, abrindo um novo leque de músicos e poetas de Santa Catarina. O Circuito Sesc de Música ocorre em forma de mini festival, com três concertos em cada município.

“Você é mesmo essa flor” teve participa-ção especial de Guinha Ramires (violão), Rubens Azevedo (sopros) e da cantora Elza Soares. O cenário é um grande mural feito pela artista plástica Ryana Gabech, em parceria com o coletivo Laava, de Flo-rianópolis. O figurino é de Lélia Machado de Melo, com direção artística de Bárbara Damásio e direção musical de Arnou de Melo e Willian Goe.

Bárbara é cantora, educadora musical e jornalista. Natural de Itajaí, mas residente em Balneário Camboriú, sempre teve for-te atuação artística nas duas cidades.•

Bárbara Damásio lança nova turnê com show gratuito no Teatro Municipal de Itajaí

Cantora foi selecionada para o Circuito Sesc de Música

Exposição de arte e espetáculos teatrais estão na programação cultural de Balneário Camboriú

Divulgação

André Muráh mostra seus trabalhos vibrantes em galeria de loja

vendidos a R$ 40, com promocionais a R$ 25. A censura é de 16 anos.

O elenco é composto de Wendel Amorim e Grego Lira. A dupla sobe ao palco para nar-rar uma noite de aventuras entre duas irmãs dentro de uma biblioteca. O espetáculo traz um conceito dinâmico para o teatro, com a participação de um espectador ao longo da peça. O Teatro Municipal Bruno Nitz está lo-calizado na avenida Central, número 50, no Centro de Balneário Camboriú.•

Page 5: Jornal dos Bairros - 12 Fevereiro 2016

5WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Ano XXI - edição 777 - 12 de fevereiro de 2016 Geral

Seguem os trabalhos de construção da ponte da Jacob Ardigó, que ligará os bair-ros Dom Bosco e Cidade Nova. Após a co-locação das cinco vigas do vão central, a ponte começou a receber as pré-lajes e a armação fixa que antecedem a concreta-gem do vão central.

A construção da ponte segue para a eta-pa final. Ela terá 80 metros de extensão por 16 metros de largura, 35 metros de vão livre, duas pistas para veículos, com cinco metros de largura cada uma, e passeio de três metros de cada lado para pedestres e ciclistas. •

Quem quer economizar com a taxa de IPTU deste ano deve se agilizar. Nesta se-gunda-feira, dia 12, vence o prazo para pa-gamento em cota única com desconto de 15%. No dia 15 de março também será pos-sível fazer o pagamento em cota única, mas nesse caso o desconto cai para 10%.

Também em 15 de março é o vencimento da primeira parcela, sem desconto. O con-tribuinte que pagou o imposto do ano pas-sado em dia, ganha 10% de desconto. Para quem aderiu ao programa Itajaí mais Linda o

desconto é de 40%. Neste ano o reajuste do IPTU será de 9.92% de acordo com o IPCA. A meta é arrecadar R$ 45 milhões.

Conforme já noticiado, neste ano não há pontos fixos para entrega do carnê. Os con-tribuintes receberão o carnê em casa ou po-derão baixá-lo via internet acessando o site da prefeitura. O imposto já está disponível para download. Basta acessar itajai.sc.gov.br e clicar no banner “IPTU 2016”. É preciso ter em mãos o número do CPF ou do Cadastro de Imóvel.•

O combate e prevenção ao mosquito aedes aegypti continua sendo uma das principais metas de Itajaí, as-

sim como em boa parte do país. Tanto que em 20 dias de atuação dos agentes comu-nitários e agentes de endemias, foram vis-toriados mais de 49 mil imóveis na cidade.

Durante o período em questão foram visi-tados ao todo 49.112 imóveis, outros 14.123 estavam fechados e houve 433 recusas. Agora, equanto equipes atuam nas visto-rias para fechar os imóveis que faltam ser verificados no Centro, outras equipes atuam na Barra do Rio, Fazenda, Cidade Nova, São Vicente e Cordeiros em busca de recuperar os imóveis que, na passagem dos agentes, estavam fechados.

Tipos de resíduosEm relação aos tipos de resíduos identi-

ficados e eliminados dos imóveis durante as verificações, os números de quarta-feira foram os seguintes:

• TIPO B: 34 - pequenos depósitos móveis (vasos / frascos com água, pratos, garrafas retornáveis, recipientes de degelo em gela-deiras, bebedouros em geral, pequenas fon-tes ornamentais, materiais em depósitos de construção e objetos religiosos)

• TIPO D1: 26 - lixo (recipientes plásticos, garrafas PET, latas, sucatas e entulhos de construção)

• TIPO D2: 03 - materiais rodantes (pneus, câmaras de ar)

Recipientes / depósitos tratados com lar-vicida: 262

Recipientes / depósitos de difícil acesso inspecionados: 00 (caixas, lajes, calhas)

Com isso, o total parcial de resíduos elimi-nados soma:

• TIPO B: 4.571 - pequenos depósitos mó-veis (vasos / frascos com água, pratos, gar-rafas retornáveis, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais, materiais em depósitos de construção e objetos religiosos)

• TIPO D1: 5.602 - lixo (recipientes plás-ticos, garrafas PET, latas, sucatas e entulhos de construção)

• TIPO D2: 138 - materiais rodantes (pneus, câmaras de ar)

Recipientes / depósitos tratados com lar-vicida: 15.537.899

Recipientes / depósitos de difícil acesso inspecionados: 222 (caixas, lajes, calhas)

O trabalhoO primeiro ciclo de visitas aos imóveis

em áreas de infestação em Itajaí iniciou no dia 12 de janeiro e conforme estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde no Pla-no Estadual de Intensificação das Ações de Mobilização e Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, deve ser concluído até 12 de feve-reiro.

Um segundo ciclo de inspeções deverá ser realizado até 11 de março, com repeti-ções bimestrais entre a segunda quinzena de março e junho de 2016.

Inicialmente, a meta de Itajaí era vistoriar 57 mil imóveis por ciclo, considerando as visitas em prédios até o terceiro andar, no Centro e nos oito bairros infestados (Cordei-ros, São Vicente, Cidade Nova, Barra do Rio, São João, São Judas, Vila Operária e Fazen-da). No entanto, após o início do trabalho de campo, o município decidiu verificar a totalidade dos imóveis verticalizados, o que aumentou o universo a ser atingido na ação para 63.862.•

Combate à dengue: em 20 dias, agentes vistoriam 49 mil imóveis em ItajaíPrimeiro ciclo de vistorias foi concluído com 433 recusas em receber os profissionais, o que prejudica o trabalho

Primeiro pagamento do IPTU com desconto vence nesta segunda-feira

Pré-lajes da ponte da Jacob Ardigó começam a ser colocadas

EDITAL DE CONVOCAÇÃO EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA PARA

ELEIÇÃO DA DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO DO CÂNCER AMOR PRÓPRIO A Associação do Câncer Amor Próprio, com sede nesta, à rua Brusque, nº 329, bairro Centro, através de

sua Diretoria, devidamente representada por sua Presidente Sra. Nilza Maria Martins, CONVOCA através do presente edital, todos os associados e voluntários da Associação do Câncer Amor Próprio, para As-sembleia Geral Ordinária, que será realizada às 14 horas, do dia 18 de fevereiro de 2016.

A Assembleia Geral instalar-se-á em primeira convocação às 14 horas, com a presença da maioria dos associados e voluntários com direito a voto e, em segunda e última convocação decorridos trinta minutos da primeira, com qualquer número.

Itajaí, 11 de fevereiro de 2016. NILZA MARIA MARTINS PRESIDENTE

Page 6: Jornal dos Bairros - 12 Fevereiro 2016

Ano XXI - edição 777 - 12 de fevereiro de 2016

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

6 Especial

Neide Uriarte

Cantinho da Saudade: João Valério Fernandes, o JocaNossos sinceros sentimentos de pesar aos familiares de João Valério Fernandes, o Joca, que faleceu na última terça-feira, dia 9, vítima de um acidente de automóvel em Balneário Camboriú. Todos conheciam o Joca da risada gostosa e inigualável, que foi professor de educação física e se dedicou à Federação Catarinense de Handebol. A veia esportiva herdou do seu falecido pai, Sr. Jucílio Fernandes, que se destacou na natação.

Niver da Gaby Dedico a coluna desta semana à linda

aniversariante do dia 9 de fevereiro Gabrielly Andrade. Parabéns, Gaby! Super feliz

aniversário! Continue sendo sempre esta jovem exemplar, estudiosa, amiga de todos e

que só traz orgulho aos pais Fabiane e Jorge e ao irmão Gregory.

Reinício das atividades na RFCC As atividades da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Itajaí reiniciaram na segunda feira, dia 8. Já estão sendo agendados os exames preventivos, para manhã e tarde, no horário das 8h às 11h30 ou das 14h às 17h. Estamos também fazendo a entrega de exames que foram realizados no ano passado e que muitas pacientes não foram buscar.

Gente do bem que merece destaque: Valcir e Paulo O casal Valcir e Paulo Tietjen está merecendo um descanso. Além de trabalhar arduamente no disque gelo do Pirú, poir dar conta de atender a clientela nesta temporada de verão não é fácil, ainda arruma tempo para a solidariedade. Valcir e Paulo atendem famílias haitianas que chegam em Itajaí. Arrumam alojamento, alimentos, vestuário, etc... Eles se destacam por serem pessoas do bem, que contribuem para deixar o mundo melhor. Que Deus os abençoe e proteja sempre!

Page 7: Jornal dos Bairros - 12 Fevereiro 2016

7WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Ano XXI - edição 777 - 12 de fevereiro de 2016 Especial

[email protected]

Neide Pasold Uriarte

(47)9977.2390

Noite do Havaí Na segunda-feira de Carnaval o casal Simone e Vânio

Victorino reuniu familiares e amigos para uma festa do Havaí em sua residência. Teve decoração temática feita

com muito capricho, buffet de salgados e frutas, bebidas, flores e muita música comandada pelo DJ Jr. Agradecemos o convite para participarmos desta linda festa. Estava uma

noite perfeita, com o clima quente e alegre!

Segundo aniversário de Bernardo Bellini Fiorin Quem comemora aniversário de 2 aninhos neste dia 11 de fevereiro é o lindo e esperto Bernardo

Bellini Fiorin. Ele é filho do casal Greici Bellini Fiorin e Valdir Fiorin Filho e irmão do Matheus. Parabéns, Bernardo! Feliz aniversário! Beijinhos especiais da amiga tia Neide.

Niver JordanaQuem também aniversaria no dia 12 é a lindíssima Jordana Jessica Gomes. Ela é filha do casal Juarez Gomes e Luzia Alves. Parabéns, Jordana! Que Deus sempre ilumine seu caminho.

Page 8: Jornal dos Bairros - 12 Fevereiro 2016

Ano XXI - edição 777 - 12 de fevereiro de 2016

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

8 Política

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Codetran caminha para a reta final. A CPI apura fatos investigados na

Operação Parada Obrigatória, como fraudes na Coordenadoria de Trânsito (Codetran) de Itajaí. O ex- vereador José Alvercino Ferreira (PP), é um dos principais envolvidos no caso. Apesar da estar perto de ser encerrada, o parecer do relator sobre a apuração ainda é um mistério. Os membros tentarão que haja consenso para não haver votos contrários.

De acordo com o presidente da CPI, vereador Thiago Morastoni (PT), o relatório final pode ser entregue até o dia 16 de março. Apesar do prazo, o objetivo da comissão é entrega-lo em duas semanas. Segundo o parlamentar, ainda há necessidade de aparar algumas arestas para que haja unanimidade:

_ Nossa ideia sempre foi construir um relató-rio em consenso. Fizemos um trabalho em con-junto entre todos os vereadores da comissão, sem posições de divergência ou bloqueios. Es-pero que possamos concluir desta forma.

O relatório final aguarda conclusão do re-lator da CPI da Codetran, vereador Fernando Pegorini (PP). Segundo informações de Thiago, o documento está 90% concluído, mas ainda faltam detalhes. Os procedimentos de instru-

Relatório final da CPI da Codetran será entregue em no máximo duas semanasMembros da comissão esperam haver consenso, por isso se reunirão nesse meio tempo

ção foram concluídos ainda no ano passado e a apresentação só depende da emissão do relatório e da entrega de documentos pen-dentes:

_ Faremos uma reunião com todos os mem-bros da comissão antes de finalizar o relatório.

A reportagem não conseguiu contato com o vereador Fernando Pegorini. Ele está ausen-te da Câmara de Vereadores de Itajaí devido um acidente automobilístico na semana pas-

sada. A assessoria de imprensa da câmara não pôde confirmar o estado de saúde do verea-dor, pois aguardava uma nota oficial.

Os fatos apurados pela CPI da Codetran partem de investigações do Grupo de Atua-ção Especial de Combate ao Crime Organiza-do (Gaeco). A comissão ganhou o nome de CPI da Codetran por envolver agentes ligados à coordenadoria na época em que os crimes eram investigados.•

Vereador segue apto a se candidatarNesta semana a vereadora Anna Caro-

lina (PSDB) solicitou o desarquivamento do processo da cassação do ex-vereador José Alvercino que corria na Comissão de Ética da Câmara. A ação foi arquivada porque no entendimento dos membros da comissão, perdeu a essência uma vez que Zé perdeu o mandato em 2015.

Com o processo arquivado pela co-missão, o ex-parlamentar está apto para concorrer nas próximas eleições. De acordo com o vereador Clayton Ba-tschauer (PR), membro da comissão na época da instauração, as chances de rea-brirem o processo foram descartadas. O processo corria por quebra de decoro parlamentar e caso fosse aprovado, Zé Ferreira poderia ficar inelegível:

_ Não chegamos a votar, estávamos no processo de defesa quando o pro-cesso foi arquivado. Estávamos na me-tade do caminho.

O ex-vereador foi cassado pela Mesa Diretora, no fim de 2015, por ultrapassar o limite de dias fora da câmara previsto no Regimento Interno e na Lei Orgâni-ca Municipal. Na época, Zé Ferreira foi preso na Operação Parada Obrigatória, deflagrada pelo Grupo de Atuação Es-pecial de Combate ao Crime Organiza-do, e tinha pedido licença parlamentar.•