jornal dos bairros - 12 de setembro de 2014

8
ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | DE 12 DE SETEMBRO DE 2014 | ANO XV | Nº 709 17º Festival de Música de Itajaí encerra hoje com show de Leo Gandelman Projeto de Itajaí é indicado a prêmio internacional de arquitetura Ginásio Ivo Silveira está pronto para os JASC Moradores do Espinheirinhos finalmente são atendidos pelos Correios e recebem cartas em casa Pequeno Anjo abre seleção para residência médica Organização de Ambientes Domésticos será tema de palestra PÁGINA 5 PÁGINA 5 PÁGINA 5 PÁGINA 7 PÁGINA 3 PÁGINA 4

Upload: editora-bittencourt

Post on 03-Apr-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal dos bairros  - 12 de setembro de 2014

ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | DE 12 DE SETEMBRO DE 2014 | ANO XV | Nº 709

17º Festival de Música de Itajaí encerra hoje com show de Leo Gandelman

Projeto de Itajaí é indicado a prêmio internacional

de arquitetura

Ginásio Ivo Silveira está pronto para os JASC

Moradores do Espinheirinhos finalmente são atendidos pelos

Correios e recebem cartas em casa

Pequeno Anjo abre seleção para residência médica

Organização de Ambientes Domésticos será tema de palestra

PÁGINA 5

PÁGINA 5

PÁGINA 5

PÁGINA 7

PÁGINA 3

PÁGINA 4

Page 2: Jornal dos bairros  - 12 de setembro de 2014

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 709 - DE 12 SETEMBRO de 2014 | Ano XV | Página 2

Page 3: Jornal dos bairros  - 12 de setembro de 2014

O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Jorge Mattos, 15 – Centro – Itajaí –SC.Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv | Twitter: @jornalbairros

Diretor: Carlos Bittencourt | [email protected]: Marcelo Nunes, Neide Uriarte e Hélio RebelloJornalistas:Leonardo Thomé - DRT SC 04607 JPRenara Almeida – DRT SC04030 JPDiagramação: Solange Alves | [email protected] Comercial: (47) 3344.8600Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas:

[email protected] | [email protected] Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos artigos assinados pelos seus colaboradores ou de matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa CatarinaRua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090Fone (48) 3029.7001 - e-mail: [email protected]

EXPEDIENTE

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 709 - DE 12 SETEMBRO de 2014 | Ano XV | Página 3

EM BUSCA DA INDEPENDÊNCIA

O que é bom e importante deve ser comemora-do. Os avanços da democracia em nosso País, os avanços da cidadania. Quem faz parte des-

sa luta, sabe muito bem do que estamos falando: de uma nova consciência, que cresce a cada dia, de um grupo cada vez maior de pessoas, que buscam, com sinceridade, soluções para os enormes desafios que nos cercam.

A história e o percurso de nossa democracia são, realmente, bastante curtos. Há muito ainda que cami-nhar, porém, já estivemos mais longe. Somos um país jovem. Os 192 anos de “independência” pouco signi-ficam em termos de evolução democrática e cidadã. O sete de setembro está aí para não nos deixar esquecer tais limitações.

O grito do Ipiranga, na realidade, somente con-solidou a separação política do Brasil de Portugal, que já havia ocorrido catorze anos antes, quando D. João VI declarou a abertura dos portos brasileiros às nações amigas (entenda-se Inglaterra).

O processo histórico da independência brasileira se deu no contexto de independização de outros países latino-americanos. O que acontecia, porém, na Amé-rica Latina, era que os países, juntamente com a inde-pendência, se tornavam repúblicas. No Brasil não foi assim, e este já é um traço profundo da nossa cultura elitista e patrimonialista. O Brasil independente con-tinuou sendo uma monarquia. E porque foi assim? A resposta não é difícil de encontrar, e está nos livros de História.

A independência do Brasil não rompeu com os processos da nossa história colonial, pelo contrário, tudo foi muito bem arranjado pelas elites rurais da épo-ca, para que as coisas continuassem como estavam, e que fossem garantidos os seus privilégios. A aristocra-cia rural tinha muito medo da recolonização do País. Quando D. João VI foi obrigado a voltar para Portugal, as cortes portuguesas passaram a exigir que o Príncipe Regente D. Pedro também retornasse, e que o Brasil voltasse à condição de simples colônia. Nossas elites tinham medo, também, de que essa ruptura com Portu-gal lançasse o Brasil num processo revolucionário, que o transformasse numa república, como acontecia em outros países ao nosso redor. Obviamente, se isto acon-tecesse, haveria uma quebra significativa nos lucros que obtinham com a escravidão, com as monoculturas e os latifúndios que mantinham.

Os interesses egocêntricos e capitalistas dessas eli-tes fizeram com que o processo de nossa independência significasse apenas uma ruptura política com Portugal, nada mais.

De qualquer forma, estamos aqui, construindo uma nação que ainda nem terminou de pagar à Inglater-ra a dívida de dois milhões de libras esterlinas, obtidas por empréstimo, para pagamento a Portugal pelo re-conhecimento de nossa independência. Caminhamos, contudo. Enfrentamos toda sorte de dificuldades, mas vamos adiante.

Ninguém nasce independente, nem consegue esse status com um simples grito. Independência se alcança com esforço e muita garra. Sou dos otimistas, e acho que isto nunca faltou à brava gente brasileira.

Jonas Tadeu NunesObservatório Social de Itajaí

Na manhã de terça-feira (09), fiscais da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí atenderam uma denúncia no bairro Cabeçudas. Segundo o denunciante, um morador local estava utilizando uma britadeira para quebrar o costão em frente à sua residência. A mesma denúncia já havia sido constatada há 45 dias e na

oportunidade, os fiscais orientaram o morador a interromper a atividade. A fundação autuou o denunciado, em-bargando a obra e realizando a apreensão da ferramenta. O local exato da ocorrência e o nome do denunciado serão preservados.

Entenda melhor a importância da proteção dos costõesO costão rochoso é um ecossistema de transição/interface entre o ambiente marinho e o ambiente terrestre.

São ambientes heterogêneos, constantemente sujeitos à ação das ondas, correntes e ventos, formados por aflo-ramentos de rochas cristalinas na linha do mar que acompanham a sinuosidade do relevo paralelo ao oceano e representam um importante substrato de fixação e locomoção para diversos organismos.

Possuem características próprias de acordo com a complexidade do ambiente, apresentando uma diversidade de espécies que se estabelecem em faixas diferentes, transformando o local em micro-habitats. •

O Hospital Infantil Pequeno Anjo está com inscri-ções abertas para seletivo de residência médica. Gradu-ados em medicina podem inscrever-se até o dia 15 de outubro. Duas vagas, na área de pediatria, estão sendo ofertadas. O edital completo está disponível pelo www.univali.br/editais - link: Seleção de Médico Residente - Hospital Pequeno Anjo.

A residência médica constitui modalidade de en-sino de pós-graduação, sob a forma de cursos de espe-

FAMAI autua morador de Cabeçudas por britar Costão

Pequeno Anjo abre seleção para residência médica

cialização, caracterizada por treinamento em serviço, em regime de tempo integral, regulamentada por lei e por resoluções da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.

REBELO & ZENDRONADVOGADOS

Rua Dr. Pedro Ferreira, 155, sala 1502 15º andar - Centro - Itajaí

Fone: (47) 3398.1165 | (47) 9923.7503

DIVULGAÇÃO

Page 4: Jornal dos bairros  - 12 de setembro de 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 709 - DE 12 SETEMBRO de 2014 | Ano XV | Página 4

Pablo Trindade é um dos profissionais mais conhecidos

na história do Festival de Música de Itajaí. Ele co-meçou a ministrar ofici-nas na terceira edição do evento, no ano 2000 e desde então, esteve pre-sente em praticamente todos os anos. Suas ofi-cinas são sempre muito procuradas e um detalhe que chama a atenção é o fato de que a maioria dos alunos já são músicos profissionais.

Com esta fidelida-de, ano após ano, novos temas são tratados e apro-fundados. Pablo vê uma melhoria enorme no con-ceito do som e no concei-to da música popular. “O festival oferece esse en-contro que além de ser in-telectual quanto a música, é também um encontro de amizade, de fraternidade e de compreensão sobre o que é a música para cada

pessoa”, destaca.Paulo Roberto Do-

mingues participa das ofi-cinas oferecidas desde o primeiro festival de músi-ca, em 1997 e já esteve em várias capacitações com o professor Pablo. Ele con-ta que através do evento, muitas amizades se for-maram e que carrega con-sigo boas recordações. O aluno diz que ficou muito feliz com a volta do fes-tival a uma data especial pra si próprio, não mais uma junção com outros eventos que ocorrem na cidade. E ressalta também a importância do festival para a cultura musical da região.

OficinasPablo Trindade mi-

nistra neste ano de 2014, duas oficinas no Festival de Música de Itajaí. Em ambas, o cantor traba-lha com os conceitos da música. Ele tem como

prioridade a valorização da criatividade dentro da música popular.

A primeira oficina comandada por ele é a de “arranjos para coros”, onde age de uma forma mais densa, pois é dirigi-da a pessoas que já têm uma formação musical que possam entender um trabalho de harmonia e de composição. O curso é voltado as possibilida-des criativas na produção de um arranjo.

E na oficina de “coro de música popular”, que acontece no período na tarde, também frequen-tada por cantores profis-sionais, as pessoas vêm para se aprofundar. “Aqui trabalhamos a música popular em uma estética diferenciada, não é so-mente um coro de musica popular, é um coro que faz música popular, o que é uma grande diferença”, afirma Pablo. •

A Karma Cia. de Teatro, de Itajaí, vai oferecer, até

o dia 1º de novembro, o “Curso de Iniciação Teatral”, destinado a todos que buscam uma formação inicial na arte. Ensinamentos básicos do teatro com foco no de-senvolvimento de habili-dades para os primeiros passos na interpretação, exercícios e jogos dra-máticos, consciência corporal e vocal, ritmos, concentração, memo-rização e improvisação serão alguns dos conte-údos abordados pelos ministrantes.

O curso abrirá duas turmas, no período no-turno, as quintas-feiras, das 19h às 21h30 e no período vespertino, aos sábados, das 14h às 16h30. Qualquer pessoa

com idade a partir de 13 anos pode participar, e o custo é de R$ 70,00 mensais. As atividades acontecerão na Acade-mia do SESC-Itajaí, lo-calizada na Rua Hercílio Luz, 122, Centro (acima das Lojas Marisa). As ins-crições já estão abertas e devem ser feitas pelo e-mail [email protected]. É importan-te que os participantes vistam roupas leves que permitam movimentos corporais.

A companhiaA Karma Cia. de

Teatro foi fundada em 2013, na cidade de Ita-jaí, e nasceu enquanto ideia quando Mauro Fi-lho decidiu quais seriam os rumos de sua primeira incursão no ramo da di-reção teatral profissional.

Junto com Laura Osório, Leandro Cardoso e Pietra Garcia, formou a Karma Cia. de Teatro que bus-ca uma linguagem pró-pria e autoral. Em maio deste ano, estrearam o espetáculo “Em Respeito à Dor”, no Teatro Muni-cipal de Itajaí.

Turmas• Período NoturnoQuintas-feiras das 19h às 21h30Número de vagas: 25Idade: Adultos e ado-lescentes a partir dos 13 anos

• Período VespertinoSábados das 14h às 16h3013/09 à 01/11Número de vagas: 25Idade: Adultos e ado-lescentes a partir dos 13 anos

Chegar em casa de-pois de um dia de trabalho e ter todos

os móveis, roupas, sapa-tos, bolsas e utensílios em seus devidos lugares pare-ce ser um sonho distante, não é mesmo? Ainda mais quando imaginamos não ter espaço para colocar tantos materiais e que não temos tempo para deixar tudo arrumado. Ações para otimizar seu tempo e seu espaço vão ser trata-das no próximo dia 23 de setembro, em uma pales-tra realizada pelo Senac de Itajaí, sobre Organiza-ção de Ambientes Domés-ticos. A apresentação será às 19h30, com a Personal Organizer Luciana Zani-ni, no Grand Hotel.

Para Luciana, a su-gestão dada durante os trabalhos aos donos das residências é o uso de materiais que eles já pos-suem em casa, como po-tes de plástico e latas de biscoitos, por exemplo. De acordo com a profis-sional, em todas as mo-radias é possível adaptar os métodos ensinados por ela, sem gastos extras com

materiais. Essas atitudes podem ser aplicadas no dia a dia, no trabalho ou na vida pessoal.

“Organização e lim-peza são quesitos indis-pensáveis para a obtenção de sucesso diante da velo-cidade que a vida moder-na nos impõe atualmente. “Tempo” passou a ser ar-tigo de luxo e a otimiza-ção dele através de técni-cas e disciplina, refletem positivamente em todos os âmbitos da nossa vida, em destaque para saúde e bem estar”, explicou a Personal Organizer.

Como a rotina da população mudou e cor-rer contra o relógio tem se

tornado comum, o Perso-nal Organizer tem capa-citado domésticas e dia-ristas que podem agregar mais uma prestação de serviços às donas de casa e o público em geral para conseguir sozinhos, orga-nizar e manter a própria residência.

Se você também quer aproveitar o seu tem-po e deixar seu lar com um toque diferente e mais organizado, tem a opor-tunidade de participar da palestra. As pessoas inte-ressadas devem se inscre-ver gratuitamente, no Se-nac de Itajaí ou através do telefone 3348 0410.

Festival proporciona amizade entre alunos e professores

Karma Cia. de Teatro oferece o Curso de Iniciação Teatral

Palestra gratuita sobre Organização de Ambientes Domésticos em Itajaí

Victor Schneider

Page 5: Jornal dos bairros  - 12 de setembro de 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 709 - DE 12 SETEMBRO de 2014 | Ano XV | Página 5

Moradores do Espinheirinhos são atendidos pelos Correios e recebem cartas em casa

O morador Andrino Alcides de Freitas já não precisa mais se preocupar com as correspon-

dências que não chegam. Agora, os moradores da localidade Espinheiri-nhos, em Itajaí, recebem as cartas em casa. Um serviço simples, mas que era reivindicado há muitos anos pelos mo-radores da Rua Clarindo Sebastião da Cunha.

Antes, as cartas eram deixadas em uma caixa improvisada na mercearia do bairro e eles buscavam no decorrer da semana. Algumas correspondências chegavam com atraso e prejudicava o pagamento de faturas, por exemplo.Há mais de um ano, os moradores uniram forças com o vereador Márcio José Gonçalves – Dedé, em busca de uma solução. Dedé apresentou o caso

na Câmara de Vereadores de Itajaí e durante o uso da tribuna, disse: “Esse é um serviço pago, ninguém está fa-zendo favor para ninguém. Eu vou continuar trabalhando com foco nesse assunto, porque eu não admito a gente ficar um ano para garantir a entrega de uma correspondência na casa de um cidadão”, comenta o vereador.

Após a vitória junto aos correios, o vereador Dedé busca a implantação da rede de água do Semasa, no bair-ro. O objetivo é levar água potável e encanada para todos os moradores do Espinheirinhos, já que nessa loca-lidade, eles usam água de cachoeira. Vários requerimentos e indicações já foram encaminhados para que o Se-masa instale a rede de distribuição de água. •

O renomado saxofonista Leo Gan-delman se apresentará nesta sexta-feira (12) no 17º Festival

de Música de Itajaí. O show está previsto para começar às 21h no Teatro Munici-pal, com ingressos a R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia entrada). Quem levar um quilo de alimento não perecível também paga-rá meia entrada.

VIP VOP é o novo show do saxo-fonista Leo Gandelman que alcançou um patamar inteiramente único no Bra-sil como instrumentista. É adorado pelo grande público jovem e pop e também pelos fãs de MPB. Da mesma forma, associou seu nome à excelência e ao virtuosismo da música de concerto, em performances como solista de orquestras consagradas e em recitais de câmara. Na

verdade, Leo Gandelman ultrapassa as fronteiras entre clássico e popular a bor-do da qualidade de seu instrumento.

Festival de MúsicaO Festival de Música de Itajaí ocor-

re anualmente na cidade e é considerado o maior evento do gênero do estado e um dos maiores do país. O evento con-sagra Itajaí como um importante polo de discussão e produção musical. Além de trazer à cidade nomes consagrados da música brasileira, o evento se destaca pela oportunidade de troca de experiên-cias e aprendizado entre os profissionais da área. Em 2014, por exemplo, em sua 17ª edição, o Festival de Música disponi-bilizará quase mil vagas, em mais de 33 oficinas.•

17º Festival de Música de Itajaí encerra hoje com show

de Leo Gandelman

Mais um ginásio que irá rece-ber os 54º Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) está

totalmente reformado para a compe-tição. Localizado no Bairro Fazenda, o Ginásio de Esporte Governador Ivo Silveira teve, na última semana, os úl-timos detalhes acertados. O local irá sediar as disputas do voleibol.

Para a competição, o ginásio teve a cobertura trocada, além da pintura interna e externa, melhorias na ilu-minação, nos vestiários e banheiros. Conforme o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), professor Alvaro Provesi, a reforma foi feita da melhor forma para que todos possam acompanhar os grandes jogos de volei-bol dos JASC.

Ainda segundo Provesi, as obras nas demais praças esportivas estão

ocorrendo bem, dentro do prazo es-tipulado pelo prefeito Jandir Bellini, para que no dia 30 de setembro sejam entregues.

Já estão prontos também para receberem disputas o Ginásio Jucílio de Castro Fernandes (futsal), no Bairro Cordeiros; a Cancha de Bocha, no Par-que do Agricultor Gilmar Graf; a sede recreativa Sociedade Fazenda (xadrez e punhobol); a Sociedade Tiradentes (bolão 16 e 23), no Bairro São João; o Ginásio do Colégio São José (volei-bol) e o Ginásio de Esportes da Univali (handebol), no Centro; além das ins-talações do Itamirim Clube de Campo (natação e tênis de campo).

Os 54º JASC irão acontecer de 15 a 25 de novembro, reunindo cerca de seis mil atletas, dirigentes e imprensa durante os dias de disputas. •

Ginásio Ivo Silveira está pronto para os JASC

Thomas Rangel

Page 6: Jornal dos bairros  - 12 de setembro de 2014

Neide [email protected]

9977.2390

em DestaqueSociedade

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 709 - DE 12 SETEMBRO de 2014 | Ano XV | Página 6

A Festa dos Amigos A Festa dos Amigos do Itamirim Clube de Campo,

que já se tornou tradição, aconteceu no último sábado, dia 6 de setembro, na quadra de esportes do clube, com muita comida e bebida. Foram montadas dezenas de barracas administradas pelos feirinos, que participam do dia a dia do clube. A participação dos associados e dependentes, além de alguns convidados especiais, foi marcante e mostrou mais uma vez que essa é uma das melhores festas que acontece na região, principalmente pelo fato de reunir num único local milhares de pessoas que convivem no clube em diversas atividades esporti-vas e de lazer. De parabéns a toda a Diretoria, na pes-soa do presidente Gelcir Bellini, o Pirão, que acabou de ser reeleito para um mandato de mais dois anos. Veja algumas fotos do evento.

Page 7: Jornal dos bairros  - 12 de setembro de 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 709 - DE 12 SETEMBRO de 2014 | Ano XV | Página 7

Um projeto moderno e inovador que sugere um novo plano arquitetôni-

co para o centro urbano de Itajaí foi selecionado para o Prêmio Archiprix Internacional Madrid 2015. O trabalho, apresentado na conclusão de curso do arqui-teto Arnon Rodrigues, com orien-tação da professora Lisete Assen de Oliveira, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), fará parte de uma exposição e será avalia-do por um júri internacional. A cerimônia de premiação será em maio do ano que vem, em Ma-dri, na Espanha.

O prêmio, que acontece a cada dois anos, é um dos mais reconhecidos entre os arquite-tos recém-graduados. Todos os participantes indicados partici-parão de oficinas das Archiprix internacionais, com designers de destaque, e irão abordar temas relevantes para a arqui-tetura, urbanismo e paisagismo no século 21. Os fina-listas, ainda terão suas produções publicadas em um livro, que será editado pela Archiprix Internacional de Rotterdam.

“Para quem está começando na carreira, como eu, ser selecionado para um prêmio como este é muito

Projeto de Itajaí é indicado a prêmio internacional de arquitetura

bom. É a possibilidade de sair com um portifólio impor-tante e mostrar a minha capacidade”, comenta Arnon Rodrigues.

Conheça o projetoO projeto urbano “Nova Centralidade em Itajaí –

SC” propõe para Itajaí a implantação de um plano ar-quitetônico moderno, em uma área subutilizada dentro

da cidade. O espaço público é o elemento que conecta o projeto, que conta com núcleos de produção e de disseminação de cultura, para fomentar e atrair mão de obra criativa e inovadora. No ano passado, o mesmo projeto venceu o 1º Prêmio para Estudantes Graduan-dos em Arquitetura e Urbanismo do Estado de Santa Ca-tarina, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, de Santa Catarina (IAB/SC). •

Page 8: Jornal dos bairros  - 12 de setembro de 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 709 - DE 12 SETEMBRO de 2014 | Ano XV | Página 8

ANUNCIE 3348.3040

A equipe PPV/Web Clan Informáti-ca/FMEL Itajaí conseguiu bons resultados na Copa Pró-Bike, disputada neste fim de semana, em Campo Largo, no Paraná. Esta competição foi válida pelo Brasileiro de XCO Cross Country.

Com uma prova diferente, os ci-clistas mostraram toda técnica em várias situações, superando as adversidades e elevando o nome de Itajaí. O melhor resultado da equipe foi conquistado por William Alves Ciceri com a 4ª coloca-ção na Super Elite e campeão na Sub-23; Magno Antonio Ciceri, que lidera o

Ranking Brasileiro na categoria Master C1, fez uma prova cautelosa para manu-tenção do ranking terminando na terceira colocação. Rafael José Rossi, competindo na categoria Junior (jovens 17-18 anos), terminou na terceira colocação.

“Devido a algumas situações, fomos a esta prova com uma equipe reduzida, pois já é final de temporada e somente alguns ainda brigam pelo Brasileiro, mas, todos estão de parabéns porque supera-ram todas as adversidades e conquista-ram bons resultados”, analisou o técnico Magno Antonio Ciceri.

As atletas do Handebol feminino de Itajaí voltaram para o município com uma grande conquista. As garotas foram campeãs na etapa regional da Olesc, dis-putada em Rodeio. A eletrizante final, disputada na última terça-feira (09), foi contra a equipe de Jaraguá do Sul, com o

placar final em 21 a 17, na prorrogação.Para a treinadora Kátia Apel, a con-

quista foi significante. “Ficamos muito fe-lizes pelo título e teria sido ainda melhor se todas as outras equipes itajaienses na dipsuta conquistassem o primeiro lugar”, disse.

Também estiveram em quadra nas finais des-ta terça-feira as equipes de handebol masculino e vo-leibol masculino. Apesar de não terem sido campeãs da etapa regional dos Jogos da Juventude Catarinense, as modalidades já estão classi-ficadas à fase estadual, que acontece entre os dias 20 e 27 de setembro, em Crici-úma.

O jovem tenista João Mene-zes, da equipe ADK Tennis/FMEL, de Itajaí, conquistou

um ótimo resultado para o Brasil. Ele e o também brasileiro Rafael Matos conquistaram o vice-campeonato de duplas do torneio juvenil do US Open, quarto e último Grand Slam da temporada 2014, disputado em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Menezes e Matos foram supera-dos na grande final pelo australiano Omar Jasika e o japonês Naoki Naka-gawa por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/6(8). Para chegar à decisão, os brasileiros estrearam vencendo os norte-americanos Michael Mmoh e Francis Tiafoe por 2 sets a 0. Na segunda rodada, passaram pelo ja-ponês Sora Fukuda e o sul-coreano Chan Yeong Oh também por 2 a 0. Nas quartas de final, vitória suada so-bre o australiano Marc Polmans e o sul-coreano Duck Hee Lee por 2 sets a 1. Por fim, triunfo na semifinal so-bre o norueguês Viktor Durasovic e o

romeno Nicolae Frunza por 2 a 0.O vice-campeonato de duplas

no US Open foi importante para o tê-nis brasileiro, que teve pelo segundo Grand Slam seguido uma dupla do país disputando a final juvenil, com quatro tenistas diferentes – Marcelo Zormann e Orlando Luz conquista-ram o título de Wimbledon.

Atual número 22 do ranking da Federação Internacional de Tê-nis (ITF), Menezes comemorou o re-sultado. “Eu estava com uma ótima expectativa e o vice-campeonato foi excelente. Faltou pouco para o títu-lo, mas valeu muito essa semana nos Estados Unidos”, destaca o tenista de 17 anos.

A ADK Tennis tem o patrocínio de Ega Logística Especializada, Prefei-tura de Itajaí / FMEL, Promenac / Ca-mvel e Correios. Também conta com apoio de Tretorn, Unimed Litoral, Dicave, Unificado, Univali, Pontual Auto Vidros e Ferplan Construtora e Incorporadora. •

Ciclismo de Itajaí conquista bons resultados na Copa Pró-Bike

Tenista de Itajaí é vice-campeãode duplas do US Open

Handebol feminino é campeão regional da Olesc