jornal dos bairros 04 outubro 2013

8
ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 4 DE OUTUBRO DE 2013 | ANO XII | Nº 670 Três projetos turísticos de Itajaí são premiados pela ADVB/SC 1º Salão Náutico Internacional de Itajaí é lançado na França Obras na Marina seguem no cronograma Educação entrega mais tablets aos alunos da Rede Municipal 1ª Escola municipal carbono zero do país é de Itajaí Aprovado o fim do voto secreto na Câmara de Vereadores de Itajaí Secretaria de Educação abre Concurso Público PÁGINA 5 PÁGINA 3 PÁGINA 4 PÁGINA 5 PÁGINA 4 PÁGINA 7 PÁGINA 3 JONNES DAVID NELSON ROBLEDO

Upload: editora-bittencourt

Post on 17-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal dos Bairros 04 Outubro 2013

TRANSCRIPT

ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 4 DE OUTUBRO DE 2013 | ANO XII | Nº 670

Três projetos turísticos de Itajaí são premiados

pela ADVB/SC

1º Salão Náutico Internacional de Itajaí

é lançado na França

Obras na Marina seguem no cronograma

Educação entrega mais tablets aos alunos da Rede Municipal

1ª Escola municipal carbono zero do país é de Itajaí

Aprovado o fim do voto secreto na Câmara de Vereadores de Itajaí

Secretaria de Educação abre

Concurso Público

PÁGINA 5 PÁGINA 3

PÁGINA 4 PÁGINA 5 PÁGINA 4

PÁGINA 7 PÁGINA 3

JONNES DAVID

NELSON ROBLEDO

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 670 - 4 de OUTUBRO de 2013| Ano XII | Página 2

Quando nos atre-vemos a falar sobre te-mas como participação cidadã e controle social, estamos nos referindo, é claro, a todo um pro-

cesso de construção co-letiva do público. Não é possível construir o público de maneira iso-lada ou individual; esta é uma construção ne-

PARTICIPAÇÃO CIDADÃ E CONTROLE SOCIAL

cessariamente coletiva, feita a muitas mãos.

É com base nesse princípio que os Ob-servatórios Sociais se constituem em lugares públicos de construção da democracia e da ci-dadania. Evidentemen-te, a participação dos cidadãos na vida social, está na base de todo este processo, de modo muito especial no exer-cício de um eficiente e consciente controle so-cial das ações de gover-

no da Cidade.O controle social

contribui para tornar real um dos maiores fundamentos da demo-cracia contemporânea, que é este: a construção de um efetivo estado democrático de direito exige que o poder seja público, isto é, que o poder seja exercido às claras, com transpa-rência e lisura, ante os olhos de todos.

O controle social propõe a participação

imediata da sociedade nos destinos do Muni-cípio, como uma forma de participação dire-ta, que complementa a democracia represen-tativa. Nesse sentido, o controle social vai muito além da simples fiscalização dos atos da administração pública, pois está presente nas diversas possibilidades de participação social, desde a formulação até à aplicação das políti-cas públicas.

A ação do Obser-vatório Social de Itajaí se enquadra no âmbito do público não estatal, pois presta relevantes serviços à sociedade como um todo. Públi-co, portanto, não é so-mente aquilo que faz o estado ou o governo, mas tudo o que visa ao bem comum. Público não estatal é toda in-tervenção dos cidadãos nos assuntos públicos.

O controle social é uma forma de participa-ção cidadã que permite às pessoas e às institui-ções influir no modo, no tempo e no lugar onde se desenvolve a gestão pública. É atra-

vés do controle social que podemos orientar, corrigir, ou mesmo re-tificar decisões sobre a adequada aplicação dos recursos públicos. O controle social se faz através de observa-ções, monitoramentos, sugestões, intervenções e, quando necessário, através de denúncias.

Para que a demo-cracia participativa seja uma realidade em nos-sa Cidade é preciso que haja uma tomada de ati-tude por parte dos que nos governam e, tam-bém, por parte da so-ciedade, é preciso uma nova postura de todos. É preciso construir rela-ções harmônicas entre o Município e a socie-dade, que ajam em mú-tua interação, é preciso construir um ambiente no qual o público seja assunto das conversas diárias de funcionários e também de cidadãos. Corresponsabilidade na construção do público, esta é a palavra chave.

Jonas Tadeu Nunes

Observatório Social de Itajaí

A Secretaria Muni-cipal de Desenvolvimen-to Social (Sedes) realizou na última terça-feira, (01) uma missa em homena-gem ao Dia Nacional do Idoso. O evento aconte-ceu na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, em Itajaí. Na quarta-feira (2) a comemoração foi no Itamirim Clube de Cam-po com diversas ativida-des de lazer, das 9h às 17 horas.

Os grupos de ido-sos que participam das atividades de convivên-

cia nos Centros de Arte e Lazer (CAL) e Centros de Múltiplo Uso (CMU) do município marcaram presença no evento. Pela manhã o programa Itajaí Ativo proporcionou ativi-dades físicas e recreativas e também houve uma gincana de perguntas e respostas. No período da tarde, aconteceu o baile, bingo e jogos de mesa, como dominó e canas-tra. Além das atividades recreativas foi proporcio-nada alimentação para os participantes.

Dia Nacional do Idoso é celebrado no Clube Itamirim

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 670 - 4 de OUTUBRO de 2013 | Ano XII | Página 3

O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Jorge Mattos, 15 – Centro – Itajaí –SC.Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv | Twitter: @jornalbairros

Diretor: Carlos Bittencourt | [email protected]: Marcelo Nunes, Neide Uriarte e Hélio RebelloJornalistas:Leonardo Thomé - DRT SC 04607 JPRenara Almeida – DRT SC04030 JPDiagramação: Solange Alves | [email protected] Comercial: (47) 3344.8600Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas:

[email protected] | [email protected] Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos artigos assinados pelos seus colaboradores ou de matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa CatarinaRua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090Fone (48) 3029.7001 - e-mail: [email protected]

EXPEDIENTE

REBELO & ZENDRONADVOGADOS

Rua Dr. Pedro Ferreira, 155, sala 1502 15º andar - Centro - Itajaí

Fone: (47) 3398.1165 | (47) 9923.7503

Santa Catarina vai sediar em 2014 mais um grande evento internacional no se-tor náutico: “Le Salon”, que será reali-

zado em Itajaí. O lançamento internacional foi realizado na França, na cidade de La Rochelle. O Itajaí Le Salon foi oficialmente apresentado no Grand Pavois, uma das cin-co maiores feiras náuticas internacionais e flutuantes do mundo.

O Itajaí Le Salon será realizado de 11 a 16 de fevereiro de 2014, coincidin-do com a chegada da Regata Velas Latino América na cidade. Reunindo cerca de 100 expositores mundiais e mais 70 embarca-ções expostas na água, o salão promoverá os produtos dos profissionais do setor náu-tico brasileiro e internacional, expondo-os em terra e na água. O evento também con-tará com uma programação paralela à feira, com fóruns e debates.

O salão tem apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, do Ministério do Turismo, da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) e da Associação Catarinense de Marinas, Garagens Náuticas (Acatmar).

“O Le Salon seguirá os moldes do seu ‘irmão’ Grand Pavois e certamente entrará para o calendário mundial dos eventos do setor, explica o diretor geral da

Associação Grand Pavois”, Christophe Vieux, uma das principais referências mundiais do setor,

Segundo Vieux, Itajaí foi a cidade escolhida para a primeira edição brasileira de um evento da organização devido ao seu grande potencial náutico e localização estratégica. “Itajaí é a capital do setor náutico e o Le Salon será o primeiro salão de porte internacional. Cer-tamente, iremos alavancar o desenvolvimento não só da cidade, mas de toda Santa Catarina”, destaca Vieux.

O projeto “Itajaí Mais Verde – Plante esta Ideia” desenvolvido pelo IBRA – Instituto Brasil Am-biental que conta com a parceria da Prefeitura

Municipal de Itajaí através da FAMAI é um dos finalistas da 5ª edição do Prêmio ODM - Objetivos de Desen-volvimento do Milênio. No total foram 1090 projetos inscritos, sendo 804 de organizações e 286 de prefei-turas.

A próxima etapa será a visita por técnicos do Ins-tituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e de Ministé-rios para avaliar na prática o projeto. A partir das visitas técnicas haverá uma nova rodada de avaliação pelos jurados para a definição das 30 práticas vencedoras da 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil, cujo resultado será publicado em fevereiro de 2014.

Esta é a primeira vez que o IBRA - Instituto Brasil Ambiental participa do Prêmio ODM, está entre os 60 finalistas. “Estamos felizes em saber que nossas ações contribuem para transformar o Brasil”, ressaltam os co-ordenadores do IBRA, Alex Sandro da Rocha e Lucima-

1º Salão Náutico Internacional de Itajaí é lançado na França

Projeto Itajaí “Mais Verde – Plante esta Ideia” é finalista em prêmio nacional

ra Pimentel Guzzati.O projeto “Itajai mais Verde – Plante esta Ideia”

engloba um conjunto de ações que visam à pesquisa, conservação, preservação, recuperação de matas cilia-res e nascentes, educação ambiental e gestão de Unida-des de Conservação.

Já o Prêmio ODM contempla projetos, ações e ini-ciativas que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Cada projeto passa por critérios de avaliação como: contribuição para o alcance dos ODM, impacto no público atendido, parti-cipação da comunidade, existência de parcerias, poten-cial de replicabilidade, complementaridade e/ou articu-lação e integração com outras políticas públicas.

Obras da Marina seguem no

cronograma

Apesar das fortes chuvas que ocorreram na re-gião no final de setembro, as obras de cons-trução do Complexo Náutico e Ambiental da

Marina do Saco da Fazenda seguem de acordo com o cronograma preestabelecido. A primeira parte da implantação da marina compreende obras de dra-gagem e de aterro hidráulico.

De acordo com informações do diretor técni-co do Porto de Itajaí, engenheiro André Pimentel, a contenção do aterro é realizada diretamente pela empresa Viseu, através da utilização de “enroca-mento” – dispositivo amortecedor formado por es-trutura executada em pedra, destinado à proteção de taludes e canais.

Segundo Pimentel, trabalham atualmente na obra duas dragas de sucção bombeando areia para o aterro – que será a parte seca da marina – aumen-tando a profundidade na área molhada para a cota de 4 metros de profundidade. Outras dragas, tipo autotransportadora, em conjunto com dragas de sucção e de recalque, estão depositando material nos bota-foras marítimos já utilizados na dragagem de manutenção do porto.

Por questão de segurança, a área em obra foi cercada temporariamente para evitar acidentes e acesso de pessoas não autorizadas.

ImpactosA engenheira ambiental da Gerência de Meio

Ambiente do Porto de Itajaí, Médelin Pitrez dos Santos, explica que coletas de água e sedimento fei-tas durante e depois da dragagem são examinadas e os resultados encaminhados para a Fatma (Funda-ção Estadual do Meio Ambiente) a fim de verificar potenciais impactos ambientais do projeto.

O Complexo Náutico e Ambiental da Marina do Saco da Fazenda, que vai abrigar o Porto Es-portivo de Itajaí, ocupará 20,8% da área do saco da Fazenda e pretende revitalizar a orla fluvial do Município naquela região.

NELSON ROBLEDO

NELSON ROBLEDO

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 670 - 4 de OUTUBRO de 2013| Ano XII | Página 4

A Escola Básica Yolanda Ardigó, localizada no Bairro Praia Brava, irá neutralizar toda a emissão de carbono emitida por suas atividades. Com isso, a unidade será certificada este ano, com o Selo Prima Mudanças Climáticas, tor-nando-se a 1ª Escola Municipal Carbono Zero do Brasil.

“O objetivo não é só neutralizar esse gás, que é um dos maiores contri-buintes para o efeito estufa. Mas sim, despertar a consciência da comunidade escolar para a necessidade de mudança da postura individual e comunitária acer-ca dos padrões de consumo”, enfatiza o Secretário de Educação, professor Edison d’Ávila.

Ao receber a outorga do “Selo Prima Mudanças Climáticas”, a escola demons-trará a sua participação efetiva no com-bate ao aquecimento global, bem como oferecerá um exemplo claro e concreto de educação para a sustentabilidade.

“A Escola Yolanda Ardigó assumi-rá o posto de primeira escola municipal dentro do país a alcançar esse mérito, tornando-se um modelo a ser replicado pelos seus pares”, acrescenta o Secretá-rio.

O projeto de neutralização do car-bono na Escola Yolanda Ardigó já come-çou. Alunos e professores estão dedicados à compostagem dos resíduos alimenta-res, criação de uma grande horta, coleta de água da chuva, de pilhas, de óleo e de canetões. Além de todas essas ações, serão plantadas mudas de árvores nati-vas; já que elas realizam a fotossíntese e, portanto, incorporam o carbono livre na atmosfera em sua biomassa.

“O mais importante desse projeto é o envolvimento de toda a comunida-de escolar. Todos estão participando do processo. Estamos muito satisfeitos”, res-salta a diretora da escola, Márcia Santos Polinski.

Quem passou pelos pontos tu-rísticos de Itajaí nesta semana, notou algo diferente. A iluminação está rosa. O motivo é que, neste mês, será rea-lizado mais uma edição do Outubro Rosa, movimento mundial que alerta as mulheres sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. E Itajaí aderiu mais uma vez à campa-nha, mudando a iluminação dos pon-tos turísticos.

A iniciativa é da Secretaria de Obras, que instalou lâmpadas na cor rosa em lugares como Bico do Papa-gaio, Centreventos, Morro da Cruz, Casa da Cultura Dide Brandão, Igreja Imaculada Conceição, Terminal de Pas-sageiros Guilherme Asseburg, Mercado Público Municipal e Igreja Matriz.

“Em todo o mundo, as cidades que aderem ao Outubro Rosa, ilumi-

nam seus pontos turísticos. A luz rosa simboliza a luta contra o câncer de mama, que é o que mais mata mulhe-res em todo o mundo” conta o Secretá-rio de Obras, Tarcízio Zanelato.

Outubro RosaO movimento Outubro Rosa co-

meçou nos Estados Unidos, onde ha-viam várias ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso America-no, o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

O Outubro Rosa chegou ao Brasil em 2008 por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). O movimento prevê ações durante todo o mês em várias cidades do País.

Já estão abertas as inscrições para o Concurso Pú-blico da Secretaria Municipal de Educação. Ao todo, 79 vagas estão sendo disponibilizadas. O requisito obrigatório é possuir ensino médio ou ensino superior. Interessados devem se inscrever diretamente pelo site: www.univali.br/concurso até o dia 29 de outubro de 2013. Os salários chegam a R$ 3.347,00.

Para quem tem ensino superior estão disponíveis vagas para bibliotecário, instrutor de informática, intér-prete de língua brasileira de sinais e professor de ensino religioso (ensino fundamental).

Já quem tem ensino médio, pode se inscrever para a vaga de técnico em atividades administrativas e edu-cacionais. E quem possuir ensino médio na modalidade magistério, pode se inscrever para a vaga de agente de

1ª Escola municipal carbono zero do país é de Itajaí

Outubro Rosa: Pontos Turísticos de Itajaí ganham nova iluminação

Secretaria de Educação abre Concurso Públicoapoio em educação especial.

Vale ressaltar que serão reservadas 5% das vagas

para pessoas com deficiência nas categorias cujas atri-buições do cargo sejam compatíveis com a deficiência de que seja portador.

O concurso terá duas etapas, prova objetiva, no dia 24 de novembro, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), campus Itajaí e a prova de títulos, que devem ser entregues na Univali, conforme datas divulgadas no edital. A divulgação preliminar do resultado do Concur-so será no dia 06 de dezembro de 2013.

O Concurso Público tem validade de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resul-tado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração pública.

Dúvidas referentes ao edital devem ser retiradas com a Univali, entidade organizadora do processo, pelo telefone gratuito 0800-723-1300, de segunda a sexta-feira, das 08 às 20 horas.

JONNES DAVID

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 670 - 4 de OUTUBRO de 2013| Ano XII | Página 5

Por sete anos consecutivos, Santa Catarina foi eleita o melhor destino do país. Visando valorizar as iniciativas que contribuem com o crescimento do turis-mo no estado, a ADVB/SC - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina entregou na noite desta terça-feira (01) o prêmio Top Turismo 2013. A premiação foi realizada no Parque Beto Carrero World.

Dos nove projetos premiados, Itajaí foi a cidade catarinense que teve mais iniciativas reconhecidas, totalizando três projetos: Itajaí Stopover – Volvo Ocean Race 2011/2012 desenvolvida pela Asso-ciação dos Municípios da Foz do Rio Ita-jaí (AMFRI); o Cicloturismo Costa Verde & Mar do Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar (CITMAR), que passa por Itajaí e é o único projeto de cicloturismo do país que une litoral e interior; e o Carnaval 2013 reproduzido pela RIC SC Itajaí. Este último, também recebeu o prêmio Top 1, o mais votado

de todos os premiados.“Para Itajaí é o reconhecimento de

todo o esforço do município em reali-zar a Volvo Ocean Race, que projetou a cidade e o estado internacionalmente, incentivando o crescimento econômico. Além do cicloturismo e do carnaval que também começam a atrair turistas para a cidade” fala o Prefeito Jandir Bellini. Para o Secretário de Turismo, Agnaldo Hilton dos Santos, as expectativas para a pre-miação do ano que vem são ainda me-lhores. “Isto porque iremos nos inscrever em 2014 com duas regatas: a Volvo Oce-an Race e a Jacques Vabre” conta.

Segundo o presidente da ADVB/SC, Juarez Beltrão, a participação de grandes projetos destaca a importância da pre-miação e do setor turístico em Santa Ca-tarina - são mais de 40 bilhões de reais gerados por ano, o que representa 12,5% do PIB estadual e ajudam a colocar o es-tado entre os melhores roteiros nacionais e internacionais.

Na próxima segunda-feira (7), a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) recebe a palestra de Adalberto Tokarski, superintendente de navegação interior

da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O evento será às 19h15, no Anfiteatro Adelaide Konder, no Campus Itajaí.

A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou nesta semana o fim do voto secreto. Com a aprovação, o Legis-lativo Itajaiense torna-se uns dos pri-meiros do Brasil a tornar totalmente transparentes as deliberações da Casa. Estudo para reduzir o número de vere-adores, programa de neutralização do Carbono e implantação do Programa ISO integram o conjunto de práticas que visa moralizar e profissionalizar o Legislativo Municipal.

O fim do voto secreto partiu do Projeto de Emenda a Lei Orgânica (LOM) nº 3/2013, proposto pela Mesa Diretora da Câmara.

“O assunto entrou em pauta du-rante as manifestações populares, que ocorreram em todo país neste ano. Nós escutamos os manifestantes e de-cidimos iniciar a mudança pela própria casa”, afirma Gern. “Ser transparente é obrigação da Câmara, uma instituição que existe justamente para fiscalizar os órgãos públicos, garantindo a morali-dade não poderia andar na contramão de seus princípios”, completa o presi-dente.

O Projeto de Emenda foi delibe-rado em dois turnos e, em ambas as oportunidades, recebeu o voto favorá-vel de todos os vereadores presentes.

Aprovado o fim do voto secreto na Câmara de Vereadores de Itajaí

Prêmio Top Turismo: Três projetos de Itajaí são premiados pela ADVB/SC

Palestra aborda transporte de cargas na próxima segunda-feira

A temática será “Transporte de carga no Brasil: o que é necessário para uma maior utilização dos rios”. Na oportunidade, o convidado esclarecerá o Plano Nacional de Integração Hidro-viária (PNIH), lançado pela Antaq no início desse ano.

Adalberto Tokarski é engenhei-ro, com experiência profissional nos setores público e privado. Já assumiu a presidência do Comitê Pró Hidrovia Tocantins Araguaia, foi representan-te nas câmaras técnicas do Conselho Nacional de Recursos Hídricos e presi-dente da Agência de Desenvolvimento

Sustentável do Corredor Centro Norte. Também presidiu o Conselho de Au-toridade Portuária (Cap) dos Portos da Companhia Docas do Pará e liderou comitivas internacionais que tratavam da navegação interior na Bélgica, Ho-landa e EUA.

A palestra na Univali é voltada para estudantes, empresários, dirigen-tes e lideranças da área aquaviária e interessados na temática. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site univali.br/eventos - link Gestão, no va-lor de R$ 10,00, ou no local do evento, a R$ 15,00.

Presidente Osvaldo Gern afirma que “ser transparente é obrigação da

Câmara”

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 670 - 4 de OUTUBRO de 2013 | Ano XII | Página 6

Neide [email protected]

9977.2390

em DestaqueSociedadeCantinho da Saudade...

Feijoada do Santo Grill na Rakene Neste sábado, dia 05 de Outubro será realiza-

da mais uma edição da Feijoada do “Santo Grill”, que este ano será na “Rakene”, na Praia Brava - Ita-jaí; a partir das 11:00 horas. Os convites custam: R$ 40,00 (mulheres) e R$ 60,00 (homens) e podem ser adquiridos no “Restaurante Santo Grill” em Ita-jaí, na Avenida Ministro Víctor Konder - Beira Rio. A Feijoada contará com a participação de Grupos Musicais e Dj.

Com profundo pesar, no dia 1º de outubro faleceu nossa amiga e voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Itajaí, Sra. Jandyra Moreira Pereira, aos 90 anos. Um dos seus filhos, o médico, Dr. Eliziário Pereira, é proprietário do Laboratório, onde são feitas as análises dos Exames Preventivos da RFCC, desde a sua fundação. Durante muitos anos ela foi uma gran-de parceira, sempre participando de nossos pedágios, almoços beneficentes, bingos, etc... Que Deus acolha “Dona Jandyrinha” em seus braços! Nosso abraço a to-dos os seus familiares.

Camisetas da “Campanha Outubro Rosa 2013”

O mês de outubro é conhecido internacionalmente como “Outubro Rosa”, onde são desenvolvidas diversas atividades alusivas à Prevenção do Câncer de Mama. A “Rede Feminina de Combate ao Câncer” de Itajaí lan-çou suas camisetas, que foram um grande sucesso, tan-to é que o estoque chegou ao fim, já nos primeiros dias de vendas. Já foram feitos novos pedidos de camisetas, à Fábrica responsável pela produção das mesmas. Pe-dimos desculpas aos nossos amigos, que fizeram seus pedidos e não conseguiram receber as suas encomen-das. Na próxima semana, na quarta-feira devem estar prontas as novas camisetas encomendadas. Contamos com a compreensão de todos. Não estávamos esperan-do esta procura tão grande. Isso nos deixou felizes, pois muitos amigos estão abraçando a nossa “Campanha do Outubro Rosa 2013”. Só que, infelizmente acabou fal-tando camisetas para todos os pedidos. Desde já agra-decemos a atenção de todos vocês.

Aniversário de Rafaela Wolf Russi

No dia 6 de outubro, a jovem Rafaela Wolf Russi comemora seus 16 anos. Ela é filha do casal Karla Wolf Russi e Edson César Russi. Parabéns, Rafaela! Feliz ani-versário! Que você seja sempre muito feliz, ao lado de sua família e amigos!

Aniversário de Odete Ramos Gomes

Um abraço à querida amiga Odete Ramos Gomes, que aniversariou no dia 30 de setembro e comemorou tão importante data ao lado de seu esposo “Mazinho”, seus filhos Ivana e Alberto, mais o genro, nora e netos. Que Deus lhe abençoe e proteja sempre!

Aniversário de Jaime do Nascimento

No dia 30 de setembro, o empresário do ramo de Seguros Jaime do Nascimento comemorou mais um ano de vida. Parabéns, Jaime! Que você tenha sempre em sua vida muito: amor, paz, saúde, alegrias e prosperi-dade!

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 670 - 4 de OUTUBRO de 2013| Ano XII | Página 7

A Secretaria Municipal de Educação contempla mais três unidades com entrega de tablets. Desta vez os equipamentos fo-ram entregues às Escolas Básicas Francisco Celso Mafra, Arnaldo Brandão e Pedro Pau-lo Rebello, que irão incorporar esta nova tecnologia a rotina escolar da Educação Infantil e Ensino Fundamental, nos Espaços de Vivências em Alfabetização (EVA).

Como um dos principais papéis da es-cola é o de ensinar a pensar, quanto maior o número de ferramentas disponíveis, me-lhor pode ser o estímulo. E é por isso, que a Secretaria de Educação, por meio da Asses-soria de Informatização, está empenhada na implantação de inúmeros projetos que envolvam o suporte tecnológico. Já que os recursos digitais podem ajudar a aprendi-zagem e o desenvolvimento de habilidades e competências de um futuro cidadão digi-tal. A primeira unidade a ser contemplada com o projeto, foi o Centro de Educação Infantil Professora Diva Vieira Abrantes,

que recebeu da administração pública, 25 tablets no dia da inauguração. A entrega dos tablets aos alunos da Rede Municipal de Ensino integra um projeto piloto da Se-cretaria de Educação. Após o projeto ser avaliado será replicado nas demais unida-des da Rede Municipal.

Lap topsEm abril deste ano, todos os estudan-

tes e professores da Escola Isolada Maria Perpétua Pereira, na comunidade rural da Paciência, ganharam um laptop da Secreta-ria de Educação do Município de Itajaí. O equipamento, que até então não fazia parte da rotina de mais da metade das crianças, está sendo utilizado em sala e levado para casa. Este é o Programa do Governo Fe-deral com adesão do Município de Itajaí, denominado “Um Computador por Aluno” (PROUCA), que deve ser replicado em ou-tras unidades, priorizando as unidades iso-ladas.

A Secretaria de Educação lança o edi-tal para matrícula e rematrícula dos alunos da Rede Municipal de Ensino para o ano letivo 2014. Os pais ou responsáveis dos quase 28 mil alunos matriculados na Rede devem ficar atentos ao prazo da rematrí-cula.

E para aqueles interessados em matri-cular seus filhos em uma das unidades de ensino, devem se atentar para o cronogra-ma do edital, cada modalidade de ensino possui uma data específica para efetivação da vaga.

O edital completo está disponível no Portal da Educação (www.educacao.itajai.sc.gov.br), no Banner DG DIGITAL – no

link Publicações 2013 – Edital de Matrícula da Rede Municipal de Ensino 2013/2014.

RematrículaA rematrícula dos alunos da educação

infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, educação integral e edu-cação especial está condicionada à confir-mação pelos pais ou responsável ou pelo próprio aluno, quando maior de idade, en-tre os dias 14 e 18 de outubro de 2013, nas próprias unidades de ensino.

Para a rematrícula não é necessário apresentar nenhuma documentação, exce-to para aqueles que tiveram mudança de endereço.

Educação entrega mais tablets aos alunos da Rede Municipal

Outubro é o mês das matrículas e rematrículas dos alunos

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 670 - 4 de OUTUBRO de 2013 | Ano XII | Página 8

Atletas e Técnicos de Itajaí sagraram-se cam-peões mundiais de Handebol em Cadeira de Rodas (HCR). Eles integraram a Seleção Brasileira de HCR que disputou o primeiro Mundial da modalidade, que encerrou neste sábado (28) em Curitiba (PR). O Brasil além de sediar a competição, garantiu o título de Campeão Geral, vencendo todas as cate-gorias disputadas.

O Mundial de HCR contou com a participa-ção de seleções da Argentina, Austrália, Bolívia,

Chile, Colômbia, Uruguai, Venezuela e Brasil. A competição promovida pela Associação Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas foi disputada em sete categorias e em seis delas havia um jo-gador de Itajaí, da FMEL/Clube Roda Solta. Veja as categorias realizadas e os itajaienses campeões mundiais presentes nelas:

Com esses resultados e com a eleição do pro-fessor Decio Calegari como Presidente da Fede-ração Internacional de Handebol em Cadeira de

Rodas (IFHWC) o Brasil se consolida como maior força na modalidade a nível internacional.

A nível nacional, por sua vez, Itajaí se consa-gra como força no esporte com o grande número de campeões mundiais e por ser daqui o novo pre-sidente da Associação Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas (ABRHACAR), o professor Jean Carlos Reinert.

A segunda edição do mundial já está agenda-da. Será em 2015, na Austrália.

Na última semana, judocas de Itajaí disputaram os Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC), em Brusque, na catego-ria de 15 a 17 anos. Matheus Henrique de Matos Pio (Meio Leve) e João Paulo Gonçalves (Pesado) venceram em suas categorias na etapa estadual. Agora, eles integram a equipe que irá representar o estado na etapa nacional dos Jogos Esco-lares, que ocorre de 07 a 16 de novem-bro, em Belém (PA).

A cidade - representada pela Aca-demia Zamboneti Judô/Associação Judo-cas de Itajaí/ FMEL/Globovel/Espumar/Rogério Philippi/Q-LOG, já tem novos desafios. Neste sábado (28), uma parte da equipe viaja para Criciúma, para mais uma edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Já os atletas de 06 a 17 anos disputam, em Curitiba (PR), a Copa Paraná 2013, onde estarão atletas dos es-tados de SP, RS, PR e SC.

Começaram no último sábado (28), as competições da 26ª edição dos Jo-guinhos Abertos de Santa Catarina, em Criciúma. Itajaí que participa com uma delegação de mais de 200 atletas, está em 4º lugar no quadro parcial de meda-lhas com cinco ouros, uma prata e três bronzes.

O maior número de medalhas foi conquistado pelo Atletismo, com dois ouros no masculino e no feminino um ouro, uma prata e dois bronzes. O atle-tismo também garantiu quebra de recor-de neste domingo (29). Rodrigo Pereira do Nascimento, que completou 19 anos na última quinta-feira, conseguiu uma vi-tória emocionante na prova mais nobre

do atletismo, os 100 metros rasos. Ele cravou o mesmo tempo de Ricardo Ma-rio de Souza, de Criciúma (10s67), mas no visual os árbitros deram a vitória ao atleta de Itajaí, que com a marca superou o recorde anterior da prova, que era de 10s93 e pertencia justamente a Ricardo, agora vice-campeão. O bronze foi para Jonatan Chaves, de São José.

As outras medalhas de Itajaí foram conquistadas pelo Judô masculino, que garantiu dois ouros e um bronze. Os ou-ros ficaram com Alexandre Ferreira de Lima na categoria super ligeiro (até 55kg) e para Willian Pereira na Leve (até 73kg), já o bronze ficou com Willian Jorge no meio leve (até 66kg).

Atletas de Handebol em Cadeira de Rodas de Itajaí são campeões mundiais

Itajaí está em 4º lugar no parcial de medalhas nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina

Dois judocas de Itajaí se classificam para fase nacional dos Jogos Escolares

ACESSE: www.jornaldosbairros.tv