jornal dos bairros - 02 outubro 2015

16
Itajaí, 02 de Outubro de 2015 | Ano XX | N° 761 Feito para todas as classes Geral Pág. 6 Ratos dominam os molhes, ponto turístico de Itajaí Social Pág. 10 Casal Forbeci comemora bodas de coral Política Pág. 4 Sadi Pires sente reflexos da imagem desgastada Oficina do bairro São Vicente conserta e modifica acordeões para principais gaiteiros tradicionalistas do sul do Brasil | Pág. 7 Políticos tidos como forasteiros negam movimentação pensando em pré-candidatura Pág. 5 Outubro chega trazendo a cor da conscientização para a prevenção do câncer de mama | Pág. 3 Com investimento de R$ 55 milhões, rede Bistek inaugura primeira loja em Itajaí | Pág. 14 Décio Lima muda o domicílio eleitoral e movimenta o cenário político itajaiense

Upload: editora-bittencourt

Post on 23-Jul-2016

240 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Jornal dos Bairros - 02 Outubro 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal dos Bairros - 02 Outubro 2015

Itajaí, 02 de Outubro de 2015 | Ano XX | N° 761Feito para todas as classes

Geral

Pág. 6

Ratos dominam os molhes, ponto turístico de Itajaí

Social

Pág. 10

Casal Forbeci comemora bodas de coral

Política

Pág. 4

Sadi Pires sente reflexos da imagem desgastada

Oficina do bairro São Vicente conserta e modifica acordeões para principais gaiteiros tradicionalistas do sul do Brasil | Pág. 7

Políticos tidos como forasteiros negam movimentação pensando em pré-candidatura Pág. 5

Outubro chega trazendo a cor da conscientização para a prevenção do câncer de mama | Pág. 3

Com investimento de R$ 55 milhões, rede Bistek inaugura primeira loja em Itajaí | Pág. 14

Décio Lima muda o domicílio eleitoral e movimenta o cenário político itajaiense

Page 2: Jornal dos Bairros - 02 Outubro 2015

Ano XX - edição 761 - 2 de outubro de 2015

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

2

Mês da conscientização

Opinião

Diretor: Carlos Bittencourt | [email protected]: Neide Uriarte, Alexandre Balbino e Mariana LeoneEdição: Marjorie Basso | [email protected]

Diagramação: Solange Alves [email protected]

Departamento Comercial: (47) 3344.8600

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: [email protected] | [email protected]

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa CatarinaRua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro,Florianópolis, CEP 88.015-090Fone (48) 3029.7001 e-mail: [email protected]

O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425Centro – Itajaí –SC.Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos

artigos assinados pelos seus colaboradores ou de

matérias oriundas de assessorias de imprensa de

órgãos oficiais ou empresas particulares.

Editorial

Expediente

Outubro chegou e com ele trouxe a cor de rosa para monumentos, símbolos e camisetas. É o Outubro

Rosa celebrado no mundo todo para lembrar as mulheres sobre a importância de se prevenir contra o câncer de mama, um dos que mais mata mulheres em todo o mundo. Na região será inúmeras atividades para marcar a data.

A Univali está promovendo uma exposição fotográfica no térreo do Itajaí Shopping du-rante todo o mês. “Mulheres sob a ótica do Pictorialismo” é um ensaio que teve como lo-cações o Palácio Marcos Konder, atual Museu Histórico de Itajaí, e o seu entorno, bem como a Casa da Cultura Dide Brandão e a igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, em Itajaí.

A Secretaria Municipal de Saúde está pro-movendo ações educativas nos postos e pedá-gios em avenidas importantes dos bairros para

distribuição de material informativo. Os locais dos pedágios estão disponíveis em itajai.sc.gov.br. Mas essas são apenas algumas ações.

Ao longo de todo o mês de outubro o rosa vai tomar conta da cidade. Mas tão importante quanto contribuir com os pedágios e prestigiar as ações de instituições é conscientizar as mul-heres próximas de você para a importância da prevenção. Há 95% de chance de cura quando o câncer de mama é diagnosticado cedo.

No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama também é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, exceto na região norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a primeira posição. Para o ano de 2014 foram estimados 57,1 mil casos novos, que representam uma taxa de in-cidência de 56,1 casos por 100 mil mulheres.

Ontonti rodei o São Viça inteiro atrásh duma tal de Claudeci que comprô trêx creme di mim e não pago. Velhaca comigo não se cria porque ninguém tira farinha cá minha cara. Já saí de casa enfezada, loca pra cruza com os córno dessa miserávi e falá umas verdade na cara dela. Peguei minha zika e saí embaixo duma torrera de sol atrásh dessa tal de Claudeci. No que eu chego na Estefano, cai a cor-rente da minha zika bem na hora que eu peguei embalo pra pedalar. Meu pé ishcapuliu do pedal e eu dili com o minguinho no aro da zika... Guria, eu fiquei vesga da dor.

Isso só me deixou mash atazanada. Como não tinha nenhuma sacolinha pra bota-lhe a mão den-tro e arrumar a corrente eu meshma, chamei um gurizinho que passava por ali e pedi pra ele arru-mar pra mim. Dei dox pilinha pra ele chupá um sacolé e me carquei atrás da velhaca.

Rodei, rodei, rodei até que achei a casa dela. Bati

palma um tempão na frente da casa dela e nada. Nisso, desisti e voltei, mas antesh parei na Sônia. Lá eu nem chamo. Enquanto vô abrindo o portão já vô avisando que tô entrando. Pôsh quando eu entro na cozinha... guria... Adivinha com quem eu dô de cara? Com a tal da Claudeci! Sentada mandriando com a Sônia. Eu nem sabia que elas se conheciam, nega! No que ela me viu arregalo-se o zólho! Foi logo tirando o dinheiro da bolsa e pedindo dish-culpa pela demora pra me pagar. Eu fiquei quieta porque nem sabia que ela era conhecida da Sônia.

Tu acredita que assim que me deu o dinheiro ela teve a cara de pau de perguntar se eu tava com o catálogo alí pra encomendar mash coisa? Falei que tinha deixado em casa. Dei um bejo na Sônia e carquei.

Olhó.... vê se pode. É muita cara de pau. Aham, nega. DEX catálogo que eu tenho pra ti. Pode ish-pera sentada, sua cambacica!!!

Cambacica velhaca

Zamara Roberti “Esse óculos dela me dá agonia coloca ele no lugar. Mas adoro os vídeos” (30-09-2015)Sobre a estreia da coluna da Déte Pexera

Cesar Fernandes “Sem querer defender ninguém deveriam fazer uma cpi em todos os vereadores de Itajaí pra ver o que iria sobrar pra contar histórias dali se escapa muito pouco” (01-10-2015)Sobre o protesto contra a posse de Sadi Pires (PMDB)

Araci Dos Santos Paiano“É muito triste tudo isso!!” (25-09-2015)Sobre o pedido de cassação do vereador Tonho da Grade (PP)

Imagem da semana

Concluída em 60%, as obras de revitalização da avenida Reinaldo Schmitausen, no Cordeiros, serão paralisadas neste mês para a conclusão das desapropriações

Divulgação

Jornal dos Bairros

www.jornaldosbairros.tv

@jornalbairros

Tá na rede

Page 3: Jornal dos Bairros - 02 Outubro 2015

3WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Ano XX - edição 761 - 2 de outubro de 2015 Esportes

Mariana [email protected]

Cancercomalegria

facebook.com/cancercomalegria

O outubro chegou e os tons de rosa inva-dem as nossas ruas, cidades e colorem as nos-sas vidas...Tudo fica rosado, com a consciên-cia mais ligada na prevenção do câncer.

Outubro Rosa é uma campanha de consci-entização, que tem como foco principal, aler-tar a sociedade feminina sobre a importância da prevenção e tem como símbolo principal, o laço cor de rosa, que simboliza mundial-mente a luta contra o câncer de mama.

O movimento começou a surgir em 1990 na Corrida pela Cura, realizada em Nova York, quando o laço cor de rosa, foi lançado pela fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da corrida. Desde então, promovida anualmente na ci-

dade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas para a conscientização, prevenção e diagnóstico precoce da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações.

A ação conhecida popularmente como Outubro Rosa ocorre em todo o mundo, estimu-lando a participação da população, empresas e entidades. Posteriormente com a aprovação do congresso norte-americano, outubro se tornou o mês nacional de prevenção do câncer de mama e passaram a enfeitar as cidades, como locais públicos e privados, com os laços rosa.

Logo o movimento foi se expandindo e outras ações começaram. Surgiram corridas, desfiles de moda com sobreviventes do câncer, campeonatos de boliche, bem como ilu-minação de prédios, monumentos, pontes e teatros com a cor rosa. No Brasil, o primeiro monumento com essa iluminação foi o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, no ano 2002.

E assim, o Outubro Rosa foi ganhando o mundo de forma feminina, bonita e elegante, motivando todos os povos a unir-se em torno da tão nobre causa.

Isso faz com que os tons de rosa assumam um importante papel, tornando-se identi-dade visual compreendida em qualquer lugar no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, o câncer é hoje a doença que mais causa mortes entre mulheres no Brasil, e segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por mais de 20% dos novos casos a cada ano. Relatos indicam que no Brasil o câncer de mama mata mais do que em outros lugares e estamos acima da média mundial de óbitos, porque aqui os casos são detectados tardiamente o que dificulta a cura.

É preciso que haja mais atenção com a prevenção e diagnóstico precoce, para que pos-samos alterar essas estatísticas, evitando mortes e diminuindo os sofrimentos. O nosso papel como cidadão é contribuir com as campanhas, para evitar que uma mulher chegue a desenvolver um câncer de mama. É necessário que a população acompanhe os avanços da medicina. No meu entendimento o Outubro Rosa promove discussões, engajamento social e estimula o público feminino maior de 40 anos a participar mais ativamente das ações de prevenção, realizando regularmente a visita ao médico para fazer o exame clínico de mama e a mamografia, bem como o preventivo de câncer do colo de útero, disponíveis em centros e postos de saúde. E para aquelas com histórico de câncer de mama na família, o ideal é realizar o exame 10 anos antes do caso ocorrido com o familiar. Mas é importante também lembrar que todas as mulheres com vida sexual ativa podem e devem fazer o exame regu-larmente. O quanto antes se prevenirem, maiores são as chances de cura.

Não podemos esquecer que muitas brasileiras não sabem que esses exames são ofereci-dos gratuitamente e que são importantes, não só para prevenir o câncer de mama, mas, principalmente, para aumentar as possibilidades de cura e de sobrevida, entre aquelas que já desenvolveram a doença.

O basquete feminino teve seis atletas e o técnico da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL)/ABI convocados para in-tegrar a Seleção Catarinense Sub-17, que está disputando o Campeonato Brasileiro de Seleções. A competição ocorre de 28 de setembro a 5 de outubro, em Poços de Cal-das (MG).

Estão na seleção Raquel Furtado, Vitória Stefanie Vieira, Jessica Elizei Dande, Ana Carolina Costa da Silva, Luiza Buch e Amanda Lins, além do treinador Gustavo Bussmann. Todos os representantes da equipe itajaiense participaram, em julho, da campanha do vice-campeonato da mo-dalidade nos Joguinhos Abertos. •

Itajaí será palco, a partir deste sábado, da 7ª edição da Copa Santa Catarina Inter-nacional de Tênis, realizada pela ADK

Tennis, Itamirim Clube de Campo (ICC) e Federação Catarinense de Tênis (FCT). O tor-neio infanto-juvenil integra os calendários da Federação Internacional de Tênis (ITF), Gira Cosat (Confederação Sul-Americana de Tênis) e Confederação Brasileira de Tênis (CBT), e vai reunir até o dia 10 de outubro cerca de 300 atle-tas de 18 países.

A disputa acontece nas categorias 9 e 10 anos, 11 e 12 anos, 14 anos, 16 anos e 18 anos, nos naipes masculino e feminino. Estarão presentes nas quadras de saibro do Itamirim tenistas de várias partes do mundo, como Brasil, Argentina, Colômbia, Peru, Estados Unidos, Inglaterra, Rús-sia, Portugal, Suíça, Noruega, Espanha e Egito.

A Copa Santa Catarina é Grade 4 e tem boa pontuação para o ranking da ITF, aos tenistas da 18 anos. Os atletas das categorias 14 anos e 16 anos somarão pontos importantes na Gira Cosat, enquanto os da 9 e 10 anos e 11 e 12 anos

irão pontuar pela CBT. O evento tem entrada franca para o público que for ao Itamirim.

A ADK Tennis entrará em quadra com uma equipe forte, de 26 atletas: Arion Santinho, Eduardo Ribeiro, Gabriel Busiki, Renan Bar-ros, Fernando França, André Cezar e Antonio Pruner (18 anos); Mateo Reyes, Victor Pilla, Lu-cas Bundyra, Rodrigo Lourencin, Felipe Viana, Bruno Deschamps e Felipe Ferrer (16 anos); Benjamim Poli e Pedro Schereiner (14 anos); Caíque Castro, Nícolas Espíndola e Rafaela Almeida (11 e 12 anos); e Tomás Arnold, Rafael Schiewe, Gabriel Moura, Guilherme Almeida, João Barros, Higor Chung e Maria Vanzuita (9 e 10 anos).

_ Nossa expectativa é de que os brasileiros possam ir bem, especialmente nossos tenistas, e que somem pontos importantes nos rankings mundial, sul-americano e brasileiro. Ano pas-sado tivemos vitória brasileira e esperamos que o fato se repita _ destaca o coordenador técnico da ADK Tennis e um dos organizadores da com-petição, Ivan Kley.•

7ª Copa SC reúne tenistas de todo o mundo em ItajaíCerca de 300 competidores passarão pelas quadras do Itamirim Clube de Campo a partir deste sábado

ADK Tennis terá 26 atletas na disputa

Divulgação

Basquete feminino tem convocados para a Seleção Catarinense

Page 4: Jornal dos Bairros - 02 Outubro 2015

Ano XX - edição 761 - 2 de outubro de 2015

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

4

Alexandre [email protected]

facebook.com/aschmitbalbino

(47)3241.6338

Conselho Tutelar

Política

Acontece neste domingo, dia 4, das 8h às 17h, na Apae de Itajaí, a eleição para o Conselho Tutelar da cidade. Para votar você deve levar um documento com foto e o título de eleitor. E o que é o Conselho Tutelar? É um órgão permanente e au-tônomo (órgão público, sujeito e subordinado ao ordenamento jurídico do país), não jurisdicional (não julga, porém encaminha), encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos na Lei Federal 8.069 de 13 de julho de 1990, que entrou em vigor no dia 14 de outubro de l 990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Ou seja, o Conselho Tutelar é um órgão criado pelo ECA composto por cinco conselheiros, formados pelas seguintes categorias: direito, serviço social, pedagogia, psicologia e membro da comunidade.

A lista de atividades do conselheiro tutelar é enorme. Compete a ele receber e encaminhar casos de crianças vitimizadas ou em risco, aconselhar pais, apurar denúncias, abrigar ou colocar em famílias substitutas crianças e adolescentes, en-tre outras funções. O conselheiro tutelar é uma autoridade que não tem perfil re-pressivo, sua atuação deve priorizar a possibilidade de superação e a importância da convivência familiar saudável. Pelo exposto, fica claro que a função pública de conselheiro é de grande relevância na defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente. Então, sem dúvida é um instrumento nas mãos dos cidadãos para zelar, promover, orientar, encaminhar e tomar providências em situações de vulnerabilidade pessoal e social das crianças e adolescentes, como abandono, negligência, exploração, violência, crueldade e discriminação.

Pelas atribuições do conselheiro se tem a noção da importância do mesmo, o artigo 136 do ECA elenca um rol de atribuições. Eis algumas: atender as crianças e adolescentes nas hipóteses previstas nos artigos 98 (situação de risco) e 105 (práti-ca de ato infracional), aplicando as medidas previstas no artigo 101, I a VII (medi-das protetivas); atender e aconselhar os pais ou responsável, aplicando as medidas previstas no artigo 129, I a VII; promover a execução de suas decisões, podendo para tanto requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço so-cial, previdência, trabalho e segurança, representar junto à autoridade judiciária nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberações; encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente; encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência. Imagino que o papel do conselheiro tutelar não seja nada fácil, lidar com problemas e questões familiares com frequência, inclusive estar de prontidão a qualquer momento em que for convocado para lidar com as diversas situações.

Vale ressaltar também que em uma eleição para conselho tutelar o voto não é obrigatório e ai você vai sair do conforto do seu lar em um domingo para fazer este ato de cidadania? Não deixe de participar!

Você pode acessar a lista dos candidatos habilitados à vaga de conselheiro tu-telar no site da prefeitura: www.itajai.sc.gov.br. Não poderia deixar de citar tam-bém, o evento que marcou o último dia 25 no Teatro Municipal de Itajaí, que foi a gravação do DVD da banda Stauros. A gravação foi em comemoração aos 20 anos de existência da banda de rock e heavy metal cristão, que além de tudo é da nossa terra. Aproveito aqui para deixar um forte abraço a todos os músicos da Stauros que faz um belo trabalho, em especial ao amigo Renatinho e Alessandro, parabéns!

A situação não está fácil para o PMDB em Itajaí. Com a prisão do vereador Afonso Arruda na operação Dupla

Face do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), quem assumiu a vaga na Câmara de Vereadores de Itajaí foi o su-plente, vereador Sadi Pires, também do PMDB. O problema é que Pires também é investigado e já foi preso na mesma operação. Assim, houve retaliação por parte da maioria dos parlamen-tares e o caso chegou à Comissão de Ética.

Sadi Pires tomou posse na sessão da Câmara do dia 29 de setembro. Em protesto, a maioria dos vereadores se retirou. Após a posse per-maneceram no plenário apenas a vereadora Anna Carolina Martins (PRB), que presidia a sessão, e a vereadora Neuza Girardi (PMDB). A falta de quórum inviabilizou a continuidade da sessão, encerrada, conforme prevê o Regimento Interno.

Em nota a câmara informou que a mesa dire-tora “lamenta profundamente o ocorrido, e es-pera que o PMDB reavalie a situação, indicando outro suplente para assumir a vaga, consid-erando o envolvimento de Sadi Antônio Pires na operação Dupla Face”.

Na mesma noite, Anna Carolina protocolou uma denúncia contra Pires na Comissão de Éti-ca da casa. Anexo à petição, a parlamentar en-viou as reportagens produzidas pela imprensa e trechos do inquérito da operação Dupla Face, em que Sadi é investigado por corrupção.

O vereador foi preso no dia 24 de agosto e lib-ertado pouco tempo depois. Acabou exonerado do cargo de Secretário de Habitação do governo municipal. Como o inquérito não foi concluído, Pires ainda não foi indiciado. Anna Carolina

destacou que o vereador também é citado na operação Parada Obrigatória, quando teve uma ligação gravada em que pedia favores ilegais ao também vereador (licenciado) José Ferreira (PP), que segue preso.

_ É insensato que uma pessoa investigada por corrupção assuma o cargo cuja principal função é justamente fiscalizar o uso das verbas munici-pais _ afirma a parlamentar.

Caso a denúncia seja recebida pelo presi-dente da Comissão de Ética, o vereador Fabrí-cio Marinho (PPS), seus membros terão 90 dias para analisar o caso.

Até o fechamento desta edição, Sadi Pires se pronunciou apenas por meio de nota. Disse que foi citado na operação Parada Obrigatória, mas não foi indiciado. Sobre a operação Dupla Face preferiu não se pronunciar justamente porque o caso corre em segredo de Justiça.

_ Jamais me furtei a prestar qualquer es-clarecimento, mas durante a investigação, não poderei responder perguntas sobre o tema e as-sim que a Justiça permitir estarei esclarecendo com total tranquilidade _ informou por meio da nota.

Presidente licenciada do PMDB de Itajaí, Eliane Rebello pediu que os vereadores que abandonaram a sessão tenham “prudência jul-gamento dos outros”. Ela entende que as inves-tigações precisam ser encerradas e os envolvi-dos denunciados para que se possa fazer o que chamou de pré-julgamento. Contudo, disse que o partido não tem poder de decisão quando o suplente é convocado pela Câmara.

_ O que o partido faz é aconselhar, mas não podemos nos meter na decisão do vereador _ complementou. •

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) permanece concen-trado nas investigações da operação Dupla Face, que investiga fraudes na expedição de alvarás para empresas se instalarem em Itajaí. Durante a semana três pessoas presas preventivamente foram libertadas com parecer favorável do Ministério Público.

O vereador Afonso arruda (PDM), preso no dia 14 em decorrência das investigações con-tinuava detido até a tarde de quinta-feira. O

advogado dele, Claudinei Fernandes, entende que a soltura deveria ter sido extensiva a Arruda. Sua alternativa foi entrar com pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça e um pedido de liberação na comarca.

Somente com a conclusão do inquérito por parte do Ministério Público é que a Justiça poderá aceitar ou não denúncia contra os inves-tigados. Isso, por enquanto, ainda não tem data para ocorrer e novos cumprimentos de manda-dos não estão descartados. •

PMDB é retaliado na Câmara de VereadoresParlamentares abandonaram sessão e vereador acabou denunciado para a Comissão de Ética

Divulgação

Somente a presidente da sessão e a companheira de sigla permaneceram com Sadi Pires

Investigações da Dupla Face prosseguem

Page 5: Jornal dos Bairros - 02 Outubro 2015

5WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Ano XX - edição 761 - 2 de outubro de 2015 Política

Chegamos a outubro, falta pouco mais de um ano para as eleições municipais e Itajaí ainda não tem

pré-candidatos declarados para a prefeitura. No entanto, nenhum dos possíveis postulan-tes disse que não concorreria e mesmo que ainda esteja cedo, sabe-se que há muita gente correndo pelas beiradas. Caso dos “forastei-ros”, como estão sendo chamados os que mu-daram o domicílio eleitoral para a cidade.

A mudança mais recente foi a do depu-tado federal Décio Lima (PT), que alterou o domicílio eleitoral de Blumenau para Itajaí na semana que passou. Fato que, apesar de aguardado, voltou a remexer o cenário políti-co. Agora, os entendedores da área, contam com dois forasteiros para se preocupar, Dé-cio Lima e Paulo Bornhausen (PSB).

Apesar de serem vistos por muita gente como intrusos, os políticos seguem tentan-do firmar uma relação com a cidade. Décio Lima faz questão de lembrar que foi funda-dor do PT em Itajaí, onde mantém escritório de advocacia e onde os pais moram. Diz-se itajaiense e por isso fez a mudança:

_ Em decorrência da não eleição do Volnei Morastoni, como deputado estadual, tivemos a responsabilidade de guarnecer área que fi-camos desguarnecidos. Então a Ana cuida do Médio Vale e nós cuidados de Itajaí e toda a região da Foz do Rio Itajaí-Açu _ comen-tou, lembrando a esposa, a deputada estadual Ana Paula Lima (PT), que será candidata à prefeita de Blumenau.

Décio Lima diz que a mudança foi um pedido do partido e de entidades, muito em função da ida de Volnei Morastoni, ex PT, para o PMDB. A intenção é reorganizar o partido em Itajaí. Mas mesmo sendo um possível candidato, o deputado destaca a ne-cessidade de esforço coletivo.

_ O momento reúne um ambiente que ex-ige união de todos pela coletividade. Isso é necessário para superar as dificuldades do

porto e enfrentar outros desafios, por exem-plo, de mobilidade, Itajaí merece um trans-porte público de excelência _diz.

Paulo Bornhausen, que aparece nas redes sociais como morador de Itajaí, de fato, tam-bém segue se movimentando nos bastidores. Sem se dizer candidato, participa de inaugu-rações de empresas e sempre faz postagens celebrando os investimentos em Itajaí. É vis-to pelos principais líderes políticos da região como pré-candidato certo.

As siglas aguardam as alianças que serão feitas com o PSB para então se fortaleceram. O PMDB, agora com Volnei e Thiago Moras-toni, é um possível aliado, assim como o PDT de Níkolas Reis. Já o PSDB tem tudo para en-trar na briga contra os grandes, mas ainda é cedo para descartar qualquer cenário.

Coordenador do Observatório Social de Itajaí, Jonas Tadeu Nunes acredita que a ci-dade perde com candidatos de fora e diz que apesar de muitas lideranças municipais ser-em jovens, acredita que Itajaí tem condições de ter candidatos que fizeram carreira na cidade.

_ Com o orçamento que Itajaí tem vai cho-ver urubu de fora, todo mundo querendo administrar a cidade. O Luiz Henrique fez isso em Joinville, o Raimundo Colombo fez isso em Lages e ambos foram governadores _ recorda.

Em 2014, o Observatório em parceria com a OAB e outras entidades promoveram uma campanha para que os itajaienses votassem em candidatos da cidade. Nunes acredita que seria o caso de outra campanha nesse sentido para 2016. Mas a Ordem dos Ad-vogados entende que a situação é diferente.

_ Acredito que a OAB não vai se posicion-ar em relação a isso, os políticos precisam ter um ano de domicilio eleitoral para se can-didatar em Itajaí _ esclarece o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB Itajaí, Augusto José Wanderlinde.•

Nesta semana, a vereadora Anna Caro-lina Martins (PRB) encaminhou ao Poder Executivo a proposta de alteração na lei número 5.105, de 2008. A solicitação da parlamentar é de que o prazo de regulari-zação e pagamento da tarifa seja ampliado de duas horas para 48 horas. A proposta aguarda por consentimento e aprovação do prefeito do município, Jandir Bellini (PP).

Até o dia 26, os usuários tinham 48 ho-ras para regularizar o pagamento da tarifa depois que fossem notificados. A empresa concessionária Hora Park diminui o tem-po de regularização para duas horas. De acordo com a vereadora, não cabe ao Poder Legislativo a alteração em leis de trânsito. O projeto não pode ser votado pela Câmara

de Vereadores, mas aguarda aprovação do prefeito:

_ Esse projeto é encaminhado ao prefeito a título de indicação. Nós [vereadores] não podemos alterar uma lei de trânsito. Quan-do recebemos reclamações da comunidade, cabe a nós apenas enviar essa solicitação ao executivo, com fundamentos, como um pedido popular.

Segundo Anna, o Executivo ainda não respondeu à proposta sobre o estaciona-mento rotativo. Ela diz que geralmente o prefeito leva cerca de 20 dias para respond-er. Para a vereadora, a mudança na lei não causa prejuízo à empresa, que trabalhava com o prazo de 48 horas para regularização nos últimos cinco anos.•

Mudança de domicílio eleitoral cresce a especulação para 2016“Com o orçamento que Itajaí tem vai chover urubu de fora, todo mundo querendo administrar a cidade”, diz o coordenador do Observatório Social

Décio Lima diz que a alteração foi para guarnecer a cidade e a região

Divulgação

Após mudança, vereadora sugere alteração no prazo de regularização do estacionamento rotativo

Page 6: Jornal dos Bairros - 02 Outubro 2015

Ano XX - edição 761 - 2 de outubro de 2015

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

6cio de novembro. No dia 25 de outubro, os vele-jadores partem da cidade de Le Havre, no norte da Fraça, rumo ao litoral catarinense. A regata e a Marejada – Aventura Pelos Mares do Mundo ocorrem simultaneamente na Vila da Regata en-tre os dias 3 e 15 de novembro.

Quarenta e dois barcos rumo ao Brasil

A largada acontece no fim de outubro, dividida em quatro classes, entre monocascos e multi-cascos. A Transat Jacques Vabre é uma regata disputada em duplas. A partida é sempre em Le Havre, cidade portuária da França. Essa é a seg-unda vez que a competição terá Itajaí como che-gada. Na última edição, em 2013, o evento reuniu mais de 590 mil visitantes entre Le Havre e Itajaí.

A 12ª edição conta com a única dupla brasilei-ra participante da competição náutica. A dupla brasileira tem os velejadores Edu Penido e Rena-to Araújo, a bordo do veleiro Zetra. Nesta edição, a meta dos velejadores é ganhar experiência.

Serão 5,4 mil milhas náuticas, cerca de 10 mil quilômetros, até o litoral catarinense. O percur-so será feito em um barco da Class40, categoria famosa na Europa. Para Edu Penido, primeiro campeão olímpico de vela do Brasil pela classe 470, a dupla é novata, mas vai encarar a com-petição como forma de aprendizado em alto mar:

_ São barcos novos e as tripulações são bastante experientes. Quanto a nós, somos novatos, mas temos um bom barco.

Em 2013, o barco Zetra foi campeão com os velejadores franceses Sébastien Rogues e Fabien Delahaye, com o nome GDF Suez. A vela ganhou a bandeira brasileira no início deste ano. A regata francesa será um desafio para os velejadores bra-sileiros, avalia o medalhista olímpico Lars Grael:

_ Depois do veleiro Brasil 1 [primeiro barco brasileiro que disputou a regata de volta ao mun-do], a dupla fará o projeto mais impactante da vela oceânica brasileira

Oitenta e quatro velejadores vão encarar a mais extensa travessia transatlântica. A previsão é de que os barcos cheguem ao litoral catarinense 10 dias após a largada. Após a chegada, os vele-jadores participam de uma regata in-port, reali-zada próximo à costa de Itajaí. A público poderá acompanhar de perto as provas e as movimen-tações dos barcos com velas içadas.•

Geral

Sacos plásticos, restos de comida, caixas de isopor, garrafas de bebida e montanhas de lixo amontoado. A quantidade de sujeira atrai até ratos ao estacionamento do Molhe do Atalaia, no bairro Cabeçudas, um dos pontos turísticos de Itajaí. Para quem caminha e não olha para os cantos do espaço, as ratazanas até passam des-percebidas, escondidas embaixo de sacos de lixo. Mas basta observar mais atentamente que lá es-tão os roedores.

Até então, era comum encontrar gatos ao re-dor dos molhes. Agora, a invasão é de ratos. Há uma semana, uma postagem na página “Itajaí da Deprê” rendeu comentários de moradores indig-nados com a sujeira acumulada no Molhe. “Tem mais rato do que pessoas”, “tem ratos piores fre-quentando esse lugar”, comentaram.

Mas nem isso surtiu efeito. Nesta semana, a re-portagem do Jornal dos Bairros esteve no local e encontrou o acúmulo de lixo espalhados pelo chão, próximo ao estacionamento. De acordo com o comerciante Sérgio Balbino, 58 anos, a su-jeira e os sacos de lixo são deixados em um canto pelos garis da prefeitura de Itajaí.

_ O nosso lixo é recolhido sempre pela Am-biental, nunca tivemos problema. Aqueles sacos de lixo, geralmente, são trazidos da areia da praia quando os garis passam para limpar _ conta.

Segundo Sérgio, o acúmulo de lixo também é resultado dos frequentadores do molhe. Muitos visitantes veem a sujeira em um canto e fazem do espaço um depósito para o lixo. Garrafas, sa-colas e outros resíduos também são deixados no gramado próximo ao rio, o que facilita a invasão de ratos no local.

A informação sobre a sujeira era desconhecida na Secretaria de Obras, pelo menos é o que diz o secretário interino, Marcelo Schilikmann. Ele ga-rantiu que uma equipe será enviada ao local para fazer a coleta dos resíduos e limpar o espaço. A empresa Ambiental, que faz o serviço de coleta de resíduos no município, também seria notifi-cada para fazer a limpeza dos sacos de lixo.

_ Reforçamos a necessidade de a população nos avisar quando encontra esse tipo de irregu-laridade no município. Eu não sabia sobre esse lixo. Essa fiscalização da população é importante porque não temos olhos para toda a cidade _ de-fende.

A Secretaria de Obras atende denúncias en-volvendo coleta de lixo, arborização, jardinagem, praças e outras irregularidades de infraestrutura. O contato pode ser feito pelo telefone (47) 3348-0202, de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h, ou pessoalmente na rua José Pereira Liberato, no bairro São João.•

Acúmulo de lixo no Molhe do Atalaia atrai infestação de ratos

Em pouco tempo de observação é possível flagrar ratos fazendo a festa na sujeira

Jornal dos Bairros

Faltando um mês para a abertura dos portões da Vila da Regata, a Secretaria de Turismo de Itajaí ainda estuda os

serviços que serão oferecidos de comida, bebida e lazer dentro da vila. De acordo com o secre-tário de Turismo, Agnaldo Hilton dos Santos, o objetivo é garantir que o evento seja acessível para qualquer visitante. A intenção é de que o ci-dadão consiga comer e beber com apenas R$ 10.

_ O que está definido por enquanto são alguns estandes de gastronomia. Decidimos seguir com os mesmos restaurantes participantes do Festival Gastronômico Porto de Sabores [realizado pela prefeitura em agosto]. O que mudará é o cardá-pio oferecido por cada restaurante.

Serão dois pavilhões de gastronomia, um

estande de cervejaria artesanal, feira de negócios e artesanato. Na parte gastronômica a secretaria também quer destinar o espaço do restaurante internacional, no píer, para os organizadores da transat. A ideia é ter culinária francesa no local. Os valores dos itens de toda a festa serão divul-gados junto com a programação, na próxima se-mana.

A secretaria recebeu as propostas tanto nos setores de gastronomia, bebida, artesanato e feira de negócios. Tudo foi passado ao Conselho Mu-nicipal de Turismo, que ficou responsável em avaliar cada proposição:

_ Eles nos direcionarão para as melhores propostas para o evento, tudo que seja em ben-efício ao município. Não somos nós que escolhe-

mos as empresas, o conselho tem autonomia para escolher.

O nome da empresa de cerveja artesanal não foi divulgado, mas está confirmado para esta edição. No segundo piso do Centreventos, uma mostra de telas e quadros também integra a pro-gramação. A exposição terá curadores franceses, junto à Câmara do Comércio da França.

Na área de lazer estão confirmados o funciona-mento do Planetário e do Marejópolis. A Secre-taria de Turismo não soube informar o quanto será arrecadado com a Marejada – Aventura Pelos Mares do Mundo, mas ainda busca patrocina-dores para o evento.

A previsão é de que os barcos da regata francesa Transat Jacques Vabre cheguem em Itajaí no iní-

Turismo quer garantir valor mínimo de consumo durante a Jacques VabreEvento integra a programação da Marejada – Aventura Pelos Mares do Mundo, em novembro; dados oficiais serão apresentados na próxima semana

Planetário e Marejópolis estão confirmados para integrar a Vila da Regata, assim como na edição passada

Divulgação

Page 7: Jornal dos Bairros - 02 Outubro 2015

7WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Ano XX - edição 761 - 2 de outubro de 2015 Geral

A paixão pelo trabalho é visível até no tom de fala. “Aqui eu tenho instru-mento de todo o Brasil. Esse é do

Mato Grosso”, aponta. A casa de dois andares no bairro São Vicente, em Itajaí, inspira e respira música 24 horas por dia – principal-mente ao som de um único instrumento, o acordeom. O amor pela gaita e pela música tradicionalista é refletido em quadros e en-feites dentro da oficina Rancho Novo, espe-cializada na restauração do instrumento.

Há quase 20 anos, consertar e restaurar acordeões é o trabalho do músico Roney de Oliveira, 31. Músico, Oliveira é a típica pessoa feliz no trabalho. Conseguiu fazer do gosto pessoal uma profissão. A ideia de montar uma oficina de acordeom surgiu daí:

_ Eu e meu irmão tocávamos na banda Ho-liver Show e nos apresentávamos em jantares dançantes, festas e outros eventos. Um dia, o acordeom do meu irmão quebrou e eu conser-tei. A partir desse dia eu tive a ideia da oficina.

Enquanto ele conversa com a reportagem, em outra sala cerca de 15 acordeões aguardam na fila para restauração. Hoje, com quase 20 anos de oficina, Oliveira atende clientes de todo o Brasil. Entre eles estão gaiteiros de gru-pos conhecidos como Chiquito e Bordoneio, Tchê Garotos e Garotos de Ouro.

_ Meu cliente não é a banda, mas o gaiteiro e tenho a sorte de meus ídolos serem meus cli-entes _ brinca.

Na página da empresa no Facebook, o gaiteiro da dupla Thaeme e Thiago, Juninho Kroth, parabeniza o trabalho de restauração de um acordeom. Segundo Roney Oliveira, a clientela chega conforme indicação de colegas e outros músicos.

O envolvimento dele com a música motivou até o sogro Sidney José Potter, 57, a aposentar a estrada e deixar a profissão de caminhoneiro no passado. Há dois anos, Potter trabalha na oficina na parte de acabamento e polimento. O carinho no trato com os acordeons traduz a felicidade em fazer parte de um trabalho único no município:

_Eu já o ajudava quando era caminhoneiro. Vinha para a oficina nas minhas horas de folga porque gostava de fazer isso _ conta.

InovaçãoA oficina Rancho Novo não se destaca ap-

enas por ser a única em Itajaí. Oito anos atrás, Oliveira conseguiu dar cara nova aos instru-mentos, introduzindo uma nova ferramenta no interior de um acordeom.

_ Desenvolvi um sistema de microfonação, que são microfones instalados no instrumento

para que ele possa ser ligado na caixa de som. Muitos músicos nos procuram para instalar esse sistema _ explica.

O acordeom, conforme explica o especial-ista, é um instrumento musical acústico e não pode ser ligado em caixas de som. A criação do sistema é um diferencial da empresa e um dos trabalhos mais procurados por gaiteiros, uma vez que facilita e aumenta a saída de som do aparelho.

Trabalho artesanalAo ver fotos de acordeões restaurados, o

trabalho parece fácil e rápido. Diferente desse pensamento, cada instrumento tem um tem-po único para reparo. Em média, são 15 dias para consertar todo o aparelho, passando por um trabalho de afinação, polimento, pintura, troca de teclas, instalação do sistema de mi-crofonação e novos foles. O preço para uma restauração completa é de cerca de R$ 5 mil.

Todos os reparos, desde a nova pintura à in-stalação de microfones são trabalhos minuci-osos. A oficina disponibiliza materiais de alta qualidade, desde tampas de modelo italiano, com detalhes característicos, até alças para o instrumento, produzidas por Roney Oliveira. Todos os materiais, segundo o músico, são ex-clusivos e de alto nível no mercado.•

Conheça a singularidade do consertar acordeõesOficina Rancho Novo, de Itajaí, é referência nacional em restauração do instrumento e tem uma lista de clientes famosos, como Chiquito e Bordoneio

O que pouca gente imagina é que o trabalho feito na pequena oficina é quase raro

Jornal dos Bairros

Chá beneficente No dia 28 de outubro, a Combemi –

Ação para a juventude realiza um chá beneficente no Itamirim Clube de Cam-po, em Itajaí. O evento tem início às 16h e segue até às 20h. Os ingressos estão à venda por R$ 30. No dia haverá desfile, sorteio de brindes aos participantes e um bazar de Natal. Para mais informações, o interessado deve entrar em contato pelos telefones (47) 3349-8146 ou (47) 9736-7019.

Corrida de rua A prática da corrida de rua conquista

cada vez mais adeptos. Seja em grupo ou individual, as pessoas buscam melhorar o condicionamento físico e cuidar da saúde. Por isso neste domingo será realizada em Itajaí a 3ª Corrida Gomes da Costa. Nesta edição, 1,5 mil pessoas se inscreveram e vão concorrer a R$ 6 mil em prêmios.

O incentivo ao esporte conquistou os funcionários da empresa, que conta com 350 colaboradores inscritos para a com-petição. Serão 5 km de corrida e 3 km de caminhada. A largada será em frente ao Centreventos Itajaí, na Beira-rio, e está di-vidida em três estapas. Às 7h55 será dada a largada para cadeirantes, às 8h será a vez dos funcionários da Gomes da Costa e demais corredores. Haverá também uma caminhada com largada prevista para 8h05. Um dia antes da corrida, os inscri-tos receberão um kit com uma camisa promocional, sacola, squezze, número de peito e brinde da Gomes da Costa.

A principal proposta da Corrida Gomes da Costa é estimular hábitos saudáveis, aliados a uma boa alimentação. A missão da empresa é incentivar o hábito saudável de fazer esportes e envolver colaboradores e a comunidade de Itajaí e região nessa proposta.

Gata desaparecidaA gata Sofhie sumiu no bairro São Vi-

cente no último dia 22. Ela é da raça persa, e está com o pelo baixo porque foi tosa-da recentemente. No dia em que sumiu usava uma coleira vermelha e plaquinha de identificação, mas até agora ninguém ligou informando o paradeiro da gata. Patrícia Regis, dona da gata, oferece uma recompensa para quem localizá-la. Quem tiver informações pode entrar em contato pelo telefone (47) 8823-0952.

Page 8: Jornal dos Bairros - 02 Outubro 2015

Ano XX - edição 761 - 2 de outubro de 2015

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

8

Jornal dos Bairros - Inicialmente a rede Bistek trabalhava com novidades vindas de São Paulo é isso mesmo? O primeiro passo para se tornar uma rede de supermercados começou na década de 80?

Walter Ghislandi - Nosso pai era comerciante de uma loja de secos e molhados e comprou um minimer-cado em Nova Veneza e nos deu. O diferencial na época era trazer coi-sas de são Paulo, Porto Alegre. No início da década de 1980 foi quando demos pequenos passos em comu-nidades pequenas, nosso grande so-nho era entrar em Criciúma e isso só foi possível no início dos anos 1990. Foi a partir daí que nós deslancha-mos. Criciúma foi a terceira loja, sen-do a primeira de porte. [E cada um dos irmãos sempre teve uma afi-nidade para determinada área?] Sim. Talvez esse tenha sido o grande segredo. Essa complementariedade entre os nossos talentos que no todo funcionou bem.

Jornal dos Bairros - O Bistek surgiu

de certa forma inovando, em um mer-cado novo. Hoje é muito mais difícil inovar em termos de produto e a con-corrência é enorme. Como a rede dri-bla esses fatores?

Walter Ghislandi – Giassi e Ange-loni já eram os vovôs do segmento. Nós temos 35 anos, o Giassi deve ter mais de 55 e o Angeloni está perto dos 60. Nós já surgimos com concor-rência e incomodando os grandes, sempre fomos bem menores. O mo-delo de supermerca-do que se faz em San-ta Catarina é exemplo em todo o Brasil. Prova disso é que as grandes redes de supermercados não conseguem ter suces-so aqui. Se você vai a Porto Alegre todos os grandes como Car-refour e Walmart es-tão lá. Santa Catarina tem algumas unida-des do Walmart, mas

sem funcionar bem. Não apresen-tam competitividade pelo grande destaque dessas redes locais, Giassi, Angeloni, Bistek. Aqui ou você tem mérito para conquistar o cliente ou você está fora, qualquer outro méri-to não vai ter resultado. É qualidade mesmo. [Como a rede Bistek dribla a concorrência até com mercados menores?] Diferencial e nós vamos ver bastante isso em Itajaí, estamos trazendo uma revolução para a ci-

dade. Vamos tentar estar sempre ligados com as necessidades básicas do nosso consumidor. Ten-tar atendê-las e, o que é mais importante, desco-brir aquelas que ainda não estão latentes, que são subjetivas. Isso só se consegue com pesquisa, com leitura do compor-tamento do cliente. Só estando aqui no balcão é que se consegue des-cobrir. Aí você tem que ir

Novato na cidade, Walter Ghislandi aposta alto em Itajaí

O feeling para o comércio entrou na veia do administrador Walter Ghislandi, como

ele mesmo diz. Foi graças ao pai que abriu para os filhos, quando Walter tinha 22 anos,

o que viria a ser uma das maiores redes de supermercados de Santa Catarina. Aos 58

anos, o diretor comercial da rede Bistek concretiza um sonho, abrir uma loja em Itajaí.Nitidamente se familiarizando com a cidade,

o empresário já tem a nova unidade como uma menina dos olhos. Ela representa o

maior investimento na história da rede, R$ 55 milhões. Tudo para fazer jus à cidade

que, segundo o Ghislandi, é uma gigante no cenário catarinense e se manterá em

crescimento mesmo diante dos próximos meses, que serão sim de crise em todo o Brasil.

Natural de Nova Veneza, no sul do Estado, o empresário também se espantou com a

receptividade itajaiense, falou sobre como o e-commerce interferiu no varejo de modo geral e como o diferencial tem feito as redes catarinenses se manterem fortes em relação

às multinacionais.

O modelo de supermercado que se faz em

Santa Catarina é exemplo em todo o Brasil. Prova disso é

que as grandes redes de

supermercados não conseguem ter sucesso aqui

EntrevistaWalter Ghislandi

Itajaí está na frente

por ter esses investimentos

que vão manter as atividades nesse um ano e meio que se imagina que

será de muita dificuldade

Entrevista

para o Ceajesp trazer uma fruta dife-renciada, para Holambra trazer uma flor, importar um azeite, um vinho. Procurar ser diferente. Atender as necessidades básicas e avançar um pouquinho, tentar gerar o impulso psicológico do consumidor. Quando você vai ao supermercado com uma lista de 10 itens e compra 13, esses três são quase que subjetivos.

Jornal dos Bairros - Você estava fa-lando de necessidade básica. O setor supermercadista sempre atendeu a essas necessidades. Apesar de crise, as pessoas nunca vão deixar de comprar. Daí é que surge a estabilidade pratica-mente eterna do setor quando não há crescimento?

Walter Ghislandi - Foi um dos se-tores que mais evoluiu também. Pro-va disso é que na década de 1980 se trabalhava com 6 mil itens em um supermercado, hoje é entre 18 mil a 20 mil. Em 1990 nós trabalhávamos com cinco cortes de carne, hoje são 200. São micro necessidades que fo-ram aparecendo, do cubinho de filé pronto, bife de picanha, que levou a essa imensidão de respostas. [Mas isso se deve também a um pouco de talento, porque esses itens que você está me falando não são de necessidade básica] Hoje tomar uma garrafa de vinho em algum mo-mento vai ser uma necessidade, al-guém tem que atender isso. A venda de vinho em um supermercado re-presenta em torno de 1% a 1,5%, é bastante.

Todos os outros segmentos de varejo sofreram uma interferência muito grande do e-commerce. Hoje você não vai para uma loja comprar um aparelho de som sem antes con-sultar o preço na internet em lojas especializadas. Qualquer segmento comercial sofre uma influência mui-to grande e o supermercado ainda não. Então ainda se usa esse encan-tamento do chão de loja para ao in-vés de vender 10 itens para o cliente vender 20.

Jornal dos Bairros - Como o Bistek enxerga o mercado itajaiense? Há quanto tempo vinha-se planejando entrar na cidade?

Walter Ghislandi - Pelo menos cin-co anos, temos o terreno há três. Era uma cidade que vínhamos monito-rando há 10 anos. Surgiu a oportu-nidade de aquisição desse terreno cinco anos trás e a partir daí o pro-

Page 9: Jornal dos Bairros - 02 Outubro 2015

9WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Ano XX - edição 761 - 2 de outubro de 2015 Entrevista

jeto digno de Itajaí co-meçou. Temos que en-tender que a Itajaí de cinco anos atrás não é a Itajaí de hoje, mas rapidamente adequa-mos projeto e atuali-zamos a proposta por-que Itajaí deu um salto muito grande. Hoje chegamos na cidade em conformidade com a posição da cidade.

Jornal dos Bairros - Apesar de ter sido uma cidade que se desenvolveu muito nos últimos anos, alguns espe-cialistas já apostam que Itajaí viverá um cenário de estagnação. Isso de al-gum modo preocupa a rede?

Walter Ghislandi – Não temos pre-ocupação com isso por dois fatores. Existe em curso uma série de inves-timentos para a cidade, o que não acontece com outras cidades. Isso vai formar um colchão para enfren-tar a crise que todo mundo já está enfrentando e Itajaí está na frente por ter esses investimentos que vão manter as atividades nesse um ano e meio que se imagina que será de muita dificuldade. Itajaí já é uma re-alidade para investimentos. Toda a questão de infraestrutura logística e a própria recepção da comunida-de para investimentos torna Itajaí sempre como segundo ou terceiro local para se investir no Estado. Itajaí

tem uma identidade e usou isso muito bem, que é a logís-tica, será sempre um setor de grandes in-vestimentos. Itajaí já foi o maior centro distribuir de alimen-tos, por exemplo.

A cidade tem indi-cadores muito fortes

com relação a PIB, crescimento po-pulacional, tudo é gigante. As em-presas de fora vêm aqui e se adap-tam de uma forma fácil. As pessoas apoiam, incentivam os investimen-tos, não criam problemas como em outras cidades.

Jornal dos Bairros - Qual foi o valor investido na loja de Itajaí, em quanto tempo vocês preveem o retorno?

Walter Ghislandi – Essa loja custou R$ 55 milhões. O retorno disso virá em torno de seis ou sete anos. Foi o maior investimento da nossa his-tória em uma unidade. A gente não tem que considerar só a unidade, é um complexo todo com 45 lojas de apoio, só na praça de alimentação são 13.

O que existe de mais moderno no mundo hoje em equipamentos de supermercados está na loja de Ita-jaí. Todo nosso equipamento de re-frigeração é fechado, é a única loja de Santa Catarina que é 100% assim. Isso traz redução de 60% no consu-

A cidade tem indicadores muito fortes

com relação a PIB, crescimento

populacional, tudo é gigante

mo de energia e aumenta em 30% o resfriamento do produto. Isso com car-nes, frios, peixes, conge-lados, traz uma qualidade enorme para os produtos.

Temos uma rotisseria inédita em Itajaí com pratos prontos para levar para o micro-ondas. Nossa adega tem espaço privilegiado com 800 rótulos de 13 países e com atendi-mento personalizado. Itajaí vai ter a melhor carne de Santa Catarina. Nosso açougue tem 200 cortes e toda essa carne vem de um frigo-rifico próprio. Toda a produção é acompanhada pelos nossos vete-rinários e nossa equipe de saúde. Nossa carne moída é embalada em atmosfera modificada, não tem contato com o ar e se torna imune a bactérias.

Jornal dos Bairros - Quantos em-pregos são gerados em toda a rede atualmente? Existe algum programa de capacitação de mão de obra?

Walter Ghislandi – São 3,2 mil em-pregos diretos em toda a rede. Essa unidade vai gerar em torno de 350 empregos diretos, o que significa mil empregos no total. Trouxemos de fora alguns cargos que tivemos dificuldade aqui e que vêm da pró-pria rede, postos estratégicos. Mas o objetivo sempre é desenvolver as pessoas daqui e fazer com que no futuro o Bistek Itajaí seja tocado por itajaienses. Isso em termos de custo é bem menor. Programas de capaci-

tação das pessoas, desenvolvimento, formação de lide-ranças, cursos de trainee, vagas de trainee são cons-tantes na rede. Su-permercados pre-cisam de pessoas,

então tem de se estar trabalhando isso mais do que mercadoria. Sem essa estruturação você não conse-gue crescer organicamente.

Jornal dos Bairros - Certamente quando se instala em uma cidade o Bistek deve receber alguns incentivos fiscais. Existe uma política de contra-partida?

Walter Ghislandi – Nós tivemos uma precessão de um pleito. Exis-te um Conselho Municipal de De-senvolvimento Econômico e Social para o qual apresentamos nosso projeto e tivemos boa receptivida-de. Era uma espécie de audiência, havia diversas outras empresas que estavam pleiteando.

Jornal dos Bairros - A família Ghislandi conta com empreendi-mentos em outras áreas?

Walter Ghislandi – Temos uma incorporadora patrimonial que é a G5, temos a Ghislandi que parti-cipa de shopping center, em Blu-menau temos participação no Park Europeu. A Ghislandi também faz investimentos no setor imobiliário em Rondônia. Mas o foco é o super-mercado. •

O objetivo sempre é

desenvolver as pessoas daqui e

fazer com que no futuro o Bistek

Itajaí seja tocado por itajaienses

Page 10: Jornal dos Bairros - 02 Outubro 2015

Ano XX - edição 761 - 2 de outubro de 2015

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

10

Neide Uriarte

Social

Bodas de CoralParabenizamos o lindo casal Rosane Gartner Forbeci e Paulo Forbeci pelo aniversário de 35 anos de casamento, bodas de coral. A data foi comemorada no dia 27 de setembro. Que Deus derrame sua bênção sobre este casal, seus filhos, noras e netos!

95 anos da Dona Bráulia CabralNeste sábado, dia 03 de outubro, os familiares da Dona Bráulia Cabral estarão reunidos, para comemorar seus 95 anos de vida. A data terá uma missa em ação de graças às 19h30 na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento. Em seguida haverá um jantar na churrascaria Vila Bocha, na Vila Operária. A coluna presta uma homenagem especial à aniversariante Dona Bráulia Cabral, desejando muita saúde, paz, amor e alegrias. Parabéns! Feliz aniversário!

Jantar na Vila GardenAs amigas Suzete Macedo Bellini, Cláudia Lamim, Karina Fernandes, Sônia Bittencourt Anversa, Regina Deschamps Vieira e Neide Pasold Uriarte se reuniram na última quarta-feira, dia 30 de setembro, na pizzaria Vila Garden. Foi uma confraternização oferecida pelo Itamirim Clube de Campo para o grupo que durante muitos dias esteve reunido para preparar a festa do Dia das Crianças 2015 do clube, que será realizada neste sábado. Suzete Macedo Bellini é esposa do presidente do Itamirim, Gelcir Bellini, o Pirão.

Parabéns, Dai!

Quem também soprou velinhas em setembro foi a queridíssima Daiane Basso.

A jornalista completou 30 aninhos, apesar de aparentar

ser uma menina. As amigas do grupo Brodinhas desejam

muitas felicidades.

Page 11: Jornal dos Bairros - 02 Outubro 2015

11WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Ano XX - edição 761 - 2 de outubro de 2015

[email protected]

Neide Pasold Uriarte

(47)9977.2390

Social

Viva Vida A tradicional academia Viva Vida, que funciona no andar térreo do Clube Náutico Almirante Barroso, comemorou 18 anos no dia 14 de setembro. Uma programação especial foi realizada, com diversas atrações como: shows musicais, exposição de alimentos naturais, palestra com nutricionista, desafio de atividades esportivas, etc... Parabenizamos o casal Sabrina e Samuel Elias, todos os professores, funcionários e alunos.

Dica da semana: Feijoada no Q-Saco Sábado é o dia tradicional de comer uma deliciosa feijoada. A dica da coluna desta semana é o buffet de feijoada do restaurante Q-Saco, localizado na Beira-rio. Além do ambiente agradável e o bom atendimento da casa, o buffet é recheado de componentes da feijoada muito bem preparados. Vá conferir e se deliciar, pois seu final de semana terá um sabor inesquecível!

Page 12: Jornal dos Bairros - 02 Outubro 2015

Ano XX - edição 761 - 2 de outubro de 2015

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

12

Neide Uriarte

Social

Aniversário do DJ RenatoNo dia 20 de setembro participamos do almoço em comemoração ao aniversário do DJ Renato, realizado na barraca Sabiá do Itamirim Clube de Campo. Um encontro festivo da família e amigos mais íntimos do Renato. O que não poderia faltar era a boa música, além da seleção musical por conta do aniversariante teve também participação especial de um grupo de pagode.

Criançada em festaO CEI Professora Mauricélia André do Nascimento recebeu a visita especial da palhaça Rita Tita, que apresentou um show de músicas, teatro, mágicas e brincadeiras para as crianças. Foi um presente em comemoração ao Dia das Crianças. A agenda da palhaça é muito concorrida, mas ela abriu esse espaço para levar alegria e animação para os alunos da educação infantil.

Betina Lovera WalterCumprimentamos especialmente o jovem casal Marye Nicole Lovera Walter e Eduardo Werner Walter, pelo nascimento da filha primogênita, Betina Lovera Walter. Desejamos que o Menino Jesus proteja esse anjinho e sua família!

Coquetel Lara FlorA loja Lara Flor de Itajaí realizou um fashion day para lançar a nova

coleção da Lança Perfume. O evento foi no último dia 25. Lara e Katia receberam suas clientes com um delicioso coquetel e elas

puderam conferir os lançamentos para overão 2016 da marca que é a nova sensação entre as mulheres mais descoladas.

Page 13: Jornal dos Bairros - 02 Outubro 2015

13WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Ano XX - edição 761 - 2 de outubro de 2015

[email protected]

Neide Pasold Uriarte

(47)9977.2390

Social

Comemoração em dose tripla No dia 25 de setembro foi realizada a comemoração em dose tripla de aniversários de Sérgio Ambrósio Marçaneiro (25), Evandro Hasse (27) e Mário Uriarte Filho (29). O encontro festivo reuniu as famílias, na residência do aniversariante Sérgio. Parabenizamos o trio de aniversariantes, desejando que Deus os abençoe e proteja sempre!

Costura IndustrialAtendendo ao

gentil convite da superintendente da

Feapi, Sônia Machado, estive prestigiando o

lançamento do curso de costura Iindustrial, no dia 17 de setembro. O grupo de alunas estava muito

empolgado com o início das aulas, pois o curso possibilitará que todas possam melhorar sua

renda mensal.

Troca de alianças No último fim de semana o casal Felipe

Silvestrini e Flor Battistella trocou alianças em Itajaí. Os pais dos noivos Alvacir Silvestrini, Acir Silvestrini, Rosana Battistella e Marcos

Battistella recepcionaram os convidados no Maria’s Convention. Uma festa linda, cheia de

convidados ilustres e de muito bom gosto. Parabéns ao novo casal, que sejam muito felizes.

Page 14: Jornal dos Bairros - 02 Outubro 2015

Ano XX - edição 761 - 2 de outubro de 2015

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

14

Mercado em [email protected]

Economia

Na última semana de setembro foi inaugurado o Bistek de Itajaí. A unidade, que custou R$ 55 milhões à rede, é a mais cara da história da empresa. O que há de mais moderno em equipamento para supermercados foi

empregado na nova loja que chega ainda com a promessa de preços baixos. O investimento era um sonho do grupo há 10 anos e começou a se concretizar cerca de cinco anos trás.

Investimento de R$ 55 milhões

Page 15: Jornal dos Bairros - 02 Outubro 2015

15WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Ano XX - edição 761 - 2 de outubro de 2015

Mercado em [email protected]

Economia

Page 16: Jornal dos Bairros - 02 Outubro 2015

Ano XX - edição 761 - 2 de outubro de 2015

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

16