jornal domingo em casa 45ª edição

12
OPORTUNIDADE RUIVINHA TALENTOSA Minha casa, Minha Vida vai financiar mais 498 casas na cidade. Pág. 3 Marina Ruy Barbosa fala sobre a carreira e a Gabi de "Amor Eterno Amor". Pág. 9 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DOMINGO EM CASA ANO 1 | EDIÇÃO 45 | SETE LAGOAS 27 DE MAIO A 2 DE JUNHO DE 2012 Projeto que prevê supressão de 160 hectares na serra de Santa Helena causa polêmica. Págs. 4 e 5 JOSÉ VÍTOR CAMILO Rua Plácido de Castro, 69 B, Centro. Sete Lagoas/MG. Info.: [email protected] Certidões em todo o Brasil. 6HUYLÉRV FDUWRUÄULRV HP XP VÕ OXJDU Não espere mais conheça o Cartório Mais. Mais agilidade, mais economia, mais facilidade. SIMPLES ASSIM . &HUWLG×HV GH QDVFLPHQWR H FDVDPHQWR HP WRGR %UDVLO 3HVTXLVD 3DWULPRQLDO 3URWHVWR GH WÏWXORV HP WRGR %UDVLO Tradução juramentada com fé pública *(' JHUHQFLDPHQWR HOHWUÖQLFR GH GRFXPHQWRV Documentação para crédito mobiliário Telefone: (31) 3776.4466 Meio ambiente x especulação imobiliária

Upload: jose-vitor

Post on 10-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal Domingo em Casa 45ª edição

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Domingo em Casa 45ª edição

oPortUNidade rUiViNha taLeNtosaMinha casa, Minha Vida vai fi nanciar mais 498 casas na cidade. pág. 3

Marina Ruy Barbosa fala sobre a carreira e a Gabi de "Amor Eterno Amor". pág. 9

DIsTrIBuIção GrATuITA

doMiNgo eM C

asa

Ano 1 | eDIção 45 | seTe LAGoAs 27 De mAIo A 2 De JunHo De 2012

projeto que prevê supressão de 160 hectares na serra de santa Helena causa polêmica. Págs. 4 e 5

JOSÉ

VÍT

OR

CAM

ILO

Rua Plácido de Castro, 69 B, Centro. Sete Lagoas/MG.

Info.: [email protected]

Certidões em todo o Brasil.

Não espere mais conheça o Cartório Mais. Mais agilidade, mais economia, mais facilidade.

SIMPLES ASSIM .

Tradução juramentada com fé pública Documentação para crédito mobiliário

Telefone: (31) 3776.4466

Meio ambiente x especulação imobiliária

Page 2: Jornal Domingo em Casa 45ª edição

2 oPiNião Domingo em Casa • 27 De maio a 2 De junho De 2012

duke

Sustentabilidade é sempre prioridade

Em uma cidade como Sete La-goas, onde o setor industrial garante a maior parte dos tributos para o município, nunca se deve perder de vista que de nada adianta crescer sem preservar os bens necessários para as próximas gerações. Cidades que cres-cem sem planejar de forma correta o trânsito, o crescimento da população ou a devastação da natureza podem terminar com um local inabitável, com engarrafamentos intermináveis, violência desenfreada ou um clima detestável, com um ar impuro, por conta da depredação da natureza.

O Plano Diretor está buscando definir melhor os caminhos a serem tomados, mas muita coisa ainda pre-cisa ser discutida, não somente por autoridades, mas, sim, pela popula-ção. Um bom exemplo de um assunto de suma importância para a popu-lação é a audiência pública que será realizada no próximo dia 6 de junho, quarta-feira, para discutir o possível zoneamento de uma parte da Área de Preservação Ambiental (APA) da Ser-ra Santa Helena.

Ao mesmo tempo em que a Secretaria de Meio Ambiente vinha tentando uma ampliação na área pre-servada, a Câmara Municipal aprovou um projeto que retira uma parcela de 160 hectares para a construção de um Condomínio de Luxo.

Não estou defendendo cega-mente que deve-se barrar a chegada de empreendimentos que vão gerar

renda na cidade. O que acredito é que qualquer lei como esta deve ser seve-ramente avaliada, não apenas pelos parlamentares, mas por estudiosos da área que confirmem que as obras não estarão prejudicando mais do que auxiliando.

Mas não é exatamente isso o que alguns ambientalistas disseram estar acontecendo. Segundo membros da ONG Adesa, que atua na Santa Hele-na, a empresa responsável pela obra ficou de apresentar os estudos feitos por especialistas da UFMG, porém, até hoje, nada foi mostrado.

E o que assustou a muitas pes-soas foi o fato de a Câmara Municipal ter aprovado em tempo recorde um projeto tão polêmico e que ainda dará muito que falar. Alguns dizem que a destruição poderia prejudicar a alimentação de lençóis freáticos da cidade, que hoje são a única fonte de água potável do Saae.

Também se fala em possíveis alterações climáticas, como um maior aquecimento de Sete Lagoas. Independente de tudo o que está sendo feito, o mais importante é que a população participe, discuta e tenha capacidade de ouvir todos os lados e optarem sobre o que deve ser feito.

Por isso, faço este apelo: marquem presença, questionem e opinem no próximo dia 6, na Casa da Cultura, às 18h, pois vocês são os verdadeiros pro-prietários desta APA e quem vai decidir o que realmente será feito.

José Vítor [email protected]

Caímos numa armadilha!São cerca de 100 mil veículos

transitando em Sete Lagoas! Em Belo Horizonte já são aproxima-damente 1 milhão e meio. Em São Paulo, cerca de 5 milhões. Em to-das as cidades brasileiras, obede-cidas as proporções, as ruas estão ficando cada vez mais congestio-nadas. E o que falar das estradas? Quem passa por elas costuma viver certas situações de verda-deiros martírios e, muitas vezes, fazem a alegria de psicólogos, psi-quiatras, neurologistas, uma vez que elas se tornam verdadeiros caminhos para seus consultórios. Os engarrafamentos de nossas ruas e estradas, aumentando a cada dia, devem estar provocando aumento considerável na procura por especialistas nas áreas de pro-blemas mentais.

E quanto aos locais de estaciona-mento? Também aí é preciso de uma paciência de Jó!

De uns 50/60 anos para cá, des-de o tempo do presidente Juscelino, o Brasil optou pela indústria automo-bilística, desprezando e mandando para as “cucuias” as ferrovias. Lá atrás foi iniciado o processo de colo-

car os brasileiros numa verdadeira armadilha. E os governantes mais recentes continuaram e continuam com a mesma prática. A armadilha do entupimento por veículos das ruas e estradas não pode ser desmontada porque o país, com o passar do tem-po, ficou refém econômico da indús-tria automobilística. Esta escravidão econômica, entendo, é difícil de ser amenizada. Por exemplo, se hoje fosse tirado de Sete Lagoas todas as atividades automotivas (montadora, revendas, postos de combustíveis, oficinas, estacionamentos particula-res, auto-escolas, etc., etc.), acredito que perderíamos algo próximo de 70%, em termos econômicos.

Você, leitor do “Domingo em Casa”, quando estiver circu-lando, pense e conclua se estou certo ou errado.

É óbvio que existem soluções, mas todas elas em longo prazo. Por enquanto, os governantes não estão pensando nisso. Para eles, o negócio é produzir mais veículos, incrementar vendas e reduzir impostos do setor. E sem a contrapartida nas estruturas para as ruas e rodovias. É, estamos numa arapuca sem tamanho!

WASHINGTON MUNAIERRádio Santana – 87,9 FM

[email protected]

Publicação da AC&S Mídia Ltda

cnpJ - 05.373.616/0001-21

Rua Luiz do Carmo, 39

Bairro Jardim Arizona - Sete Lagoas-MG - CEP 35700-374 - (31) 3775-0629Diretor geral - José Vítor Camilo

editora e Jornalista responsável - Sandra Carvalho - MG - 14.854

Diretor comercial - Rafael Melgaço

repórter – Aline Diniz

Diagramação - Antonio Dias e Wanderson Fernando Dias

Distribuição - AC&S Mídia

Impressão - O Tempo Serviços Gráficos (Contagem-MG)

representante comercial sp, rio e Brasília - Screanmedia

(11) 3451-0012 e (11) 9141-2938

Fale conosco: [email protected] e [email protected]

os ArTIGos AssInADos não eXpressAm necessArIAmenTeA opInIão DesTe JornAL.

doMiNgo eM Casa

do LeitorBUraCos

Acho um absurdo os buracos do bairro Planalto. É um desrespeito com a população que já comemora mais de um ano de descaso. Parabéns ao jornal DomInGo em cAsA pela denúncia. A população precisa continuar cobrando seus direitos do poder público.

maria JoséBairro Planalto

BUraCos 2

Aqui no meu bairro também há muitos buracos. Isso detona com os nossos carros e muitas vezes dificulta até mesmo andar a pé. Parabenizo este veículo de comunicação que com muita presteza atendeu aos pedidos dos moradores e fez reportagem sobre o assunto.

Adailton JoséBairro Alvorada

eu Amo mInHA TerrA

Eu amo Sete Lagoas. Venho através deste espaço declarar meu amor a essa terra que me acolheu de braços abertos. Estou aqui há mais de 20 anos e aqui fiz meus laços. Um abraço a todos os amigos e parentes.

BetinhoCentro

fonte : clima www.climatempo.com.br

Page 3: Jornal Domingo em Casa 45ª edição

3Cidade e região Domingo em Casa • 27 De maio a 2 De junho De 2012

Mais 498 casas popularesFase 2 do Minha Casa, Minha vida tem início; inscrições começam em agosto

Mais 498 casas populares do programa federal Minha Casa, Minha Vida serão cons-truídas e entregues em Sete Lagoas. Nesta segunda fase do programa serão erguidas mo-radias no bairro Dona Sílvia. A Copermil, empresa responsável pela construção das casas, e a Caixa Econômica Federal assi-naram contrato nesta semana.

De acordo com Mário Sér-gio Araújo, assessor da presi-dência da Companhia Regional de Habitação de Sete Lagoas (Cohasa), as inscrições para os interessados em participar do processo seletivo junto à Caixa acontecerão em agosto deste ano. "Vamos pré-selecionar 650 interessados, dos quais a Caixa escolherá os 498 que terão di-reito aos imóveis", afirmou.

Do total de 498 casas, o Go-verno Federal destina 3% para deficientes e 3% para idosos. O

restante é dividido entre os de-mais inscritos, porém, priorizan-do mães solteiras e casais com fi-lhos. A previsão para a conclusão das obras é de 12 meses.

No ano passado, foram en-tregues em Sete Lagoas 240 casas no bairro Belo Vale refe-rentes ao programa PAC - Ur-banização de Favelas, e 377 casas no Jardim dos Pequis, na primeira fase do Minha Casa Minha Vida. Além disso, outras 26 casas serão entregues no próximo mês, no Belo Vale, com recursos do Fundo Nacional de Habitação e Interesse Social (Finis) e da Prefeitura.

InscrIçãoPara se cadastrar no Minha

Casa Minha Vida, o interessado deve estar inscrito, primeira-mente, no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal junto ao Ministério do

Desenvolvimento Social e Com-bate à Fome (pessoas com renda mensal de zero a três salários mínimos) e possuir o Número de Identificação Social (NIS), obtido junto ao Centro de Atendimento de Assistência Social da Prefeitu-ra (CAAS). O prazo para obtenção do NIS é de uma semana.

É preciso estar de posse dos originais e cópias dos documen-tos de identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de renda de todos os membros da família, além de comprovante de residência (conta de luz) e declaração escolar para quem tem filhos menores de 16 anos.

Se a pessoa não trabalha, deve assinar declaração própria.

Para mais informações so-bre como obter o NIS, entre em contato com o CAAS atra-vés do telefone 3776-5856, ou pessoalmente, à rua Floriano Peixoto, 240, Centro, no setor de Bolsa Família.

Novo posto da PM Prefeitura concede anistia fiscalUNiFeMM Cidade e região

A avenida Marechal Castelo Branco é um dos principais corre-dores de entrada de Sete Lagoas, o que faz dela um ponto estratégico para a segurança pública. Mas este é apenas um dos motivos que tornam importante a inauguração da 62º companhia de Polícia Militar, ocor-rida no último dia 23. A unidade está localizada nas dependências do Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM), trazendo também mais segurança para os estudantes.

O reitor da Unifemm, Antônio Fernandino de Castro, disse du-rante a solenidade que “esta com-panhia vai trazer mais segurança para os alunos e, até mesmo, vai inibir ações de alguns jovens, que militam em várias áreas”.

O posto foi desativado em

2009, segundo as informações passadas durante a solenidade pelo comandante do 25º batalhão, tenente coronel Sílvio Augusto de Carvalho, e foi transferida para o município de Paraopeba por uma definição do Governo do Estado. “A unidade foi desativada devido a uma mudança no foco da seguran-ça pública do município, mas este é um ponto estratégico e favorece a agilidade no atendimento e execu-ção das ocorrências”, explica.

As obras de adequação da unidade contaram com recursos da universidade e, também, de parcerias feitas com empresas da cidade que apoiaram a segurança pública. Serão aproximadamente 20 homens, 30 viaturas, fazendo patrulhamento 24h.

Atenção, cidadão! O Programa de Isenção Fiscal da Prefeitura de Sete Lagoas dará descontos de 100% sobre juros e multas para quem pagar quitar os impostos devidos até o dia 28/05/2012 (segunda-feira_. Quem deixar para pagar no dia 27/06/2012, o des-conto será de 80%.

Além do pagamento à vista de

impostos devidos em processo de dívida ativa, diversas outras opções de pagamento estarão sendo oferta-das ao contribuinte, entre as quais o desconto de 75% para pagamentos em até 08 (oito) parcelas. O parcela-mento poderá chegar a 90 (noven-ta) parcelas, mediante um desconto de 30%, segundo informou a Prefei-tura de Sete Lagoas.

Para aquele contribuinte que queira aproveitar um bom desconto para pagar seu IPTU à vista (7%), esta é a melhor opção se comparada aos rendimentos apresentados pelo mercado. Outra opção é o parcela-mento em até sete vezes. A iniciativa do Executivo municipal foi anuncia-da nesta semana durante as come-morações ao Dia do Contribuinte.

QUIM DRUMOND/PREFEITURA DE SETE LAGOAS

UNIFEMM/DIVULGAçãO

Obras de terraplanagem já tiveram início no bairro Dona Sílvia

Foram retomadas nesta semana as atividades no posto da PM da Unifemm

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM INFORMÁTICA

Computadores, Notebooks e Acessórios

Orçamento sem compromisso,LIGUE, e agende já uma visita técnica!

31-3773 1078 / 31-9546 9035Rua das Rosas 327 Montreal, Sete Lagoas, MG

icro pa eS M

Page 4: Jornal Domingo em Casa 45ª edição

4 Cidade e região Domingo em Casa • 27 De maio a 2 De junho De 2012

Vereadores de Sete Lagoas aprovam projeto que prevê a redução de 160 hectares na serra de Santa Helena; Executivo é contra

Por Aline Diniz

Prejudicar o abastecimen-to de água e causar mudanças climáticas. Esses são apenas alguns dos problemas que a redução de 160 hectares na Área de Preservação Am-biental da Serra Santa Hele-na (APA) pode trazer para os sete-lagoanos. No último dia 22, foi aprovado pela Câma-ra Municipal o Projeto de Lei Complementar nº 010/2012, de autoria do vereador Caio Dutra, que estabelece a su-pressão de aproximadamente 160 hectares da APA.

Para Gustavo Ganzaroli Mahé, ecólogo e coordenador

de projetos da Associação de Desenvolvimento Ambiental )Adesa), a Câmara passou por cima do Executivo e votou um projeto sem sustentação técnica. Ele explica que a prefeitura havia contratado, no início do ano, por meio de licitação, uma empresa de consultoria ambiental para realizar estudos técnicos complementares com obje-tivo de propor a divisão da APA em áreas que poderiam ser usadas para conservação, agricultura, turismo, constru-ção civil, dentre outros.

“Antes mesmo de a análise ficar pronta, os vereadores fi-zeram um projeto com objetivo

de reduzir a área da APA em um local de especulação imobiliá-ria. Isso é uma manobra para atender aos interesses das em-presas”, protesta o ecólogo

Quem sAI perDenDoA APA possui, segundo a

última demarcação da Em-presa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater), 4.928 hec-tares. A supressão de 160 hectares, prevista no projeto de lei, pode ocasionar pro-blemas sérios no dia a dia dos moradores da cidade. O ecólogo Gustavo Mahé escla-rece que “a área mencionada pelos parlamentares está em

processo de licenciamento ambiental para a construção de um condomínio de alto luxo, denominado Boulevard Santa Helena”.

Segundo ele, a viabilidade desse projeto está sendo estu-dada pelos órgãos ambientais competentes. O que preocupa o especialista é que esse es-paço, conhecido como Fazenda Arizona ou Pasto do Gerson, é muito importante para o muni-cípio como um todo, já que é uma região que contribui com a recarga dos aquíferos, ou seja, a água que infiltra nessa área abastece as águas subter-râneas usadas pelo Saae para abastecer a população de Sete

Lagoas. “Além disso, a área tem uma rica biodiversidade, sítios arqueológicos, grutas e área brejosas, as chamadas lagoas efêmeras”, acrescenta o ecólo-go.

Sobre esses danos, o se-cretário de Meio Ambiente de Sete Lagoas, Cláudio Fi-gueiredo (Busu) também se mostrou preocupado. “A utili-zação errada do espaço pode alterar o clima, aumentando a quantidade de chuvas na cidade e causando seca na região ao redor, além disso, dependendo do empreendi-mento que for realizado no pé da serra, a cidade pode ficar mais quente”, alerta.

Natureza ameaçadaObjetivo do projeto é liberar a área para atividades econômicas, entre elas, ações da construção civil

Page 5: Jornal Domingo em Casa 45ª edição

5Cidade e região Domingo em Casa • 27 De maio a 2 De junho De 2012

Vereadores de Sete Lagoas aprovam projeto que prevê a redução de 160 hectares na serra de Santa Helena; Executivo é contra

Natureza ameaçada

REPRODUçãO/BLOG RAMON LAMAR

FOTOS JOSÉ VÍTOR CAMILO

Objetivo do projeto é liberar a área para atividades econômicas, entre elas, ações da construção civil

Na entrevista abaixo, vereador Caio Dutra (PMDB) explica suas razões para aprovar o projeto

o outro lado

Domingo em casa - A lei aprovada na câmara é de autoria do senhor?

caio Dutra- Sim a lei é de mi-nha autoria.

Quantos vereadores votaram a favor?

Sete colegas de parlamento vota-ram a favor do projeto.

com base em quais dados o se-nhor redigiu o projeto?

A área da APA da Serra de Santa Helena tem 4.800 hectares. Dentro desta, vocês sabiam que está parte do

bairro Alvorada e até mesmo o Lixão de Sete Lagoas? O que estão especu-lando é de aspecto político e, não, am-biental. Digo isso, pois o que foi votado foi retirando estas duas áreas citadas e a parte da fazenda Arizona, dentro de um estudo apresentado na Câmara em uma audiência pública sobre a possibilidade de se criar o Parque Estadual da Serra de Santa Helena. Nesta data, eu me documentei com a busca com as pessoas que realizaram este estudo. O zoneamento colocado não foi criado, mas, sim, apenas deno-minado e especificado pela Lei.

segundo a Lei Federal 9985, é preciso realizar estudos técnicos para que projetos que envolvam áreas de preservação sejam apresentados na câmara. o senhor tomou este cuida-do? ou o projeto é inconstitucional, como informou o secretário de meio Ambiente, Busu?

Olha, quando me pergunta sobre as Leis Federais e Estaduais vigentes e pertinentes ao nosso Meio Ambien-te, realmente vejo a desinformação sobre o conteúdo do projeto. Uma vez que todas elas foram observadas, destaco o parágrafo único do artigo

primeiro da Lei 51, onde fica obriga-do a observância e estudos ambien-tais prévios a qualquer que seja a ocupação daquele terreno.

no dia 6 de junho, às 18h, será realizada uma audiência pública para discutir o projeto de zoneamento da ApA, o senhor estará presente?

Neste dia estarei de plantão no Hospital Municipal, mas estou mo-vendo gestão para conseguir troca ou liberação para poder participar e esclarecer muito mais do que estas simples palavras.

O secretário de Meio Ambiente, Cláudio Figuei-redo (Busu), ressalta que o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal é inconstitucional, uma vez que a não seguiu os proce-dimentos previstos na Lei Federal 9.985 de 2000, que constituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. De acordo com essa lei, para se legislar sobre o as-sunto é preciso que haja, dentre outros procedimen-tos, um estudo de meio ambiente, além da partici-pação popular.

Cláudio Figueiredo es-clarece que a Secretaria de Meio Ambiente é contra o projeto que, em vez de re-duzir o tamanho da APA, a intenção é sempre aumen-tar. “A secretaria vai vetar o projeto. Nós temos uma pro-posta para a área que defi-ne, dentre outras coisas, o uso do solo. É importante enfatizar que, para elaborar esse pré-projeto, a secreta-ria somente considerou as-pectos técnicos da região”.

Projeto é ilegal

A Secretaria de Meio Ambiente vai apresentar seu estudo e sua proposta para a APA em uma audiên-cia pública no próximo dia 6 de junho, às 18hs, na Casa da Cultura de Sete Lagoas. O secretário Cláudio Fi-gueiredo convida todos os parlamentares e moradores para participar da reunião.

“Considero que é por meio do diálogo que vamos chegar a uma conclusão, por isso é muito importante que todos compareçam à audiên-cia.” Gustavo também avalia que “a participação da po-pulação é primordial para o engajamento das pessoas e esclarecimento real das con-dições e processos legais de regularização desta Unidade de Conservação Municipal”.

audiência pública

“O desenvolvimento econômico de Sete Lagoas tem sido percebido de forma evidente e assustadora, o que traz inúmeros benefícios como a instalação de indústrias e novos empreendimentos. Mas isso não justifica o uso de reservas para tal crescimento”

Renara Farinha Campolina - universitária, 23 anos

“Não é o desmatamento que vai trazer benefícios

econômicos para a cidade. Queremos sim que a cidade

cresça, mas ninguém quer que o clima mude e que a

população seja prejudicada”

Marina Dumont Pena - universitária, 18 anos

"Não concordo com esse projeto. Isso só vai

contribuir para acabar com o meio ambiente, e nós

precisamos muito dele. A cidade tem que crescer,

mas não dá para fazer isso destruindo a serra”

Wesley Prates Almeida - estudante, 16 anos

“Péssima ideia esse projeto. Já existem tantos lugares para se construir nesta cidade. Não há necessidade de usar áreas de preservação e prejudicar ainda mais o meio ambiente”

Cesar Luiz dos Santos Júnior - Motorista, 32 anos

Page 6: Jornal Domingo em Casa 45ª edição

6 eCoNoMia Domingo em Casa • 27 De maio a 2 De junho De 2012

Programa Travessia leva inclusão social Governador, hoje nós vamos

falar sobre o programa Traves-sia, que está sendo ampliado em nosso estado. ele é o principal programa de inclusão social do Governo de minas. eu gostaria que o senhor explicasse um pou-co mais sobre este programa.

Antonio Anastasia: O Progra-ma Travessia, na realidade, é o principal programa de natureza social de nosso Governo. É um grande programa de inclusão so-cial. Foi lançado em 2008 pelo então governador Aécio Neves e é liderado pela Secretaria de Es-tado de Desenvolvimento Social. Ele é destinado de modo mais claro para os municípios que têm o menor IDH, ou seja, os municí-pios mais pobres, que têm Índi-ce de Desenvolvimento Humano menor. O Programa Travessia é composto de diversos projetos, um deles, muito importante, é o projeto chamado Porta a Porta, que faz um levantamento, um diagnóstico, indo, como o nome

diz, de porta em porta, de casa em casa, naquele município, identificando as carências que nós temos na área da educação, do saneamento, da saúde, da ren-da das pessoas. Depois, nós faze-mos outros projetos dentro deste programa, é o chamado Travessia Social, o Travessia Renda, o Ban-co Travessia, o Com Licença Vou à Luta, dentre outros. Ou seja, todos os projetos previstos para suprir aquelas carências que fo-rem identificadas, ou mediante a construção de equipamentos, como por exemplo, banheiros nas casas que não têm bom sane-amento, ou na oferta até mesmo de cursos de qualificação para as pessoas melhorarem a sua renda e a sua empregabilidade. E o Ban-co Travessia, que é um programa muito interessante, é um projeto muito interessante, que significa a aposta na educação: aquelas pessoas que forem identificadas pelo Porta a Porta, que estão au-sentes da sala de aula, são cha-

madas para voltarem à escola e passam a receber um estímulo. Toda a família, inclusive aqueles alunos também do ensino regu-lar. Cada atividade considerada positiva gera um crédito e ao lon-go dos anos esses créditos se con-vertem em uma poupança que é transformada em dinheiro e é sacado por aquela família benefi-ciada pelo Banco Travessia. É, na verdade, um estímulo para que os estudos sejam feitos de manei-ra sempre a melhorar o nível dos nossos trabalhadores e, é claro, a instrução de nossa gente.

Governador, vamos falar também sobre a ampliação do programa Travessia. Agora, mais municípios e mais cidadãos vêm sendo beneficiados por este pro-grama. como essa ampliação po-derá ser percebida por meio dos indicadores sociais?

Antonio Anastasia: Em pri-meiro lugar, é bom lembrar que este programa, desde o seu

surgimento, já investiu quase R$ 900 milhões, ou seja, quase R$ 1 bilhão em investimentos no seu âmbito. Nós estamos au-mentando. Inicialmente, quan-do começamos, eram menos de 20 municípios. Só agora, nes-sa nova leva, já são mais 106 municípios, em mais de 200 municípios englobados no âm-bito do Programa Travessia. E é claro que a população cada vez mais aumenta. Nós estávamos inicialmente só na região do Grande Norte de Minas Gerais. Hoje todas as regiões de Minas Gerais já têm também o Progra-ma Travessia em suas áreas. Isso significa que as pessoas passam a sentir cada vez mais a ação deste programa, que é integra-dor porque prevê a melhoria da renda, da instrução e da saúde. E isso vai refletir na melhoria do IDH daquele município, o que é muito importante, porque com um IDH melhor, certamente as empresas vão buscar mais aque-

le município também para seus investimentos e para trazerem mais empregos para aquela lo-calidade.

Governador, pode-se, por-tanto, afirmar que a inclusão social de toda a população ca-rente de minas é prioridade em seu governo?

Antonio Anastasia: Não há dúvida. É fundamental, por-que nós só teremos um resgate definitivo e restaurador da ci-dadania em Minas Gerais – e nossa gestão é para a cidadania – quando nós reduzirmos os in-dicadores de pobreza, erradicar-mos a miséria e conseguirmos avançar nesses índices, melho-rando a renda, melhorando o nível de instrução e a saúde das pessoas. Minas Gerais já tem ex-celentes indicadores em compa-ração com outros estados da Fe-deração, mas temos ainda muito a crescer. E este é o esforço do Programa Travessia.

Antonio AnastasiaGovernador de Minas Gerais

Conversa com a Presidentasou nordestino e nunca tinha

visto uma escassez de água como a atual. Que ações o governo está im-plementando para ajudar a região? (patrick cabral da silva, 33 anos, pro-fessor em Barra do corda (mA)

presidenta Dilma – De fato, Pa-trick, esta estiagem pode tornar-se uma das mais graves dos últimos 30 anos, afetando mais de mil municípios. Por isso, vamos inves-tir R$ 2,7 bilhões para mitigar os efeitos da estiagem, assim como, antecipar as metas do programa Água para Todos. Instalaremos 32 mil cisternas de consumo, 2,4 mil sistemas simplificados de abaste-cimento, 1,2 mil barreiros e vamos recuperar 2,4 mil poços. Outros R$ 164 milhões serão destinados à Operação Carro Pipa, para a distri-buição de água potável. Os agricul-tores familiares afetados receberão R$ 680,00, em cinco parcelas, caso estejam cobertos pelo Progra-ma Garantia Safra, ou R$ 400,00 no âmbito do programa Bolsa Es-

tiagem, também em cinco parce-las. Criamos uma linha de crédito facilitado para produtores rurais e agroindustriais de municípios em situação de emergência. Para os pequenos produtores, o limite de crédito varia de R$ 2,5 mil a R$ 12 mil reais, com juros de 1% ao ano. Para os médios e grandes produ-tores e agroindustriais, o limite de crédito é de R$ 100 mil, com ju-ros de 3,5% ao ano. Continuamos também realizando obras estru-turantes na região que, apenas no âmbito do Ministério da Integração Nacional, somam R$ 16 bilhões, de 2007 a 2015. Esses projetos vão garantir a oferta de água de for-ma mais estável e permitir que os nordestinos tenham cada vez mais condições de conviver com as con-dições hidrológicas do semiárido.

sou industrial e pretendo ini-ciar vendas para o exterior. o go-verno poderia criar um mecanismo, talvez um site, para divulgar nossas

empresas e/ou produtos? (José car-los oliveira, 41 anos, empresário no rio de Janeiro (rJ)

presidenta Dilma – O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior já tem um site de divulgação dos nossos exportadores, do jeito que você precisa, José Carlos. Trata-se da Vitrine do Exportador (www.vitrinedoexportador.gov.br), que tem 18 mil empresas registra-das. A Vitrine Virtual (VV) – um dos serviços prestados pelo site – per-mite ao empreendedor personalizar uma página sobre a sua empresa, com informações comerciais, pro-dutos, regiões de destino e outras. Os importadores podem enviar pro-postas diretamente às empresas por meio deste site, que tem versões em português, inglês e espanhol. As em-presas podem solicitar adesão à Vi-trine do Exportador diretamente pelo site. Todos os serviços disponibiliza-dos pela Vitrine do Exportador são gratuitos, inclusive a tradução dos textos de apresentação da empresa

para o inglês e o espanhol. Os dados do site são atualizados mensalmente com inclusão automática de novos exportadores ou de novos produtos e mercados. O sistema possibilita encontrar rapidamente exportadores brasileiros por produto (por nome ou código), nome da empresa, setor de atividade, região de destino, faixa de valor, ou pelo cruzamento de dois ou mais desses itens.

Antes, os motoristas tinham di-reito a aposentadoria especial, com 25 anos trabalhados. os 25 anos vol-taram a vigorar? (Gilberto Domingos da silva, 50 anos, caminhoneiro no rio de Janeiro (rJ)

presidenta Dilma – Gilberto, até abril de 1995, a aposentadoria espe-cial era concedida em função da ati-vidade profissional, como era o caso dos motoristas. Mas desde aquele ano, a Lei nº 9.032 determinou que a aposentadoria especial fosse conce-dida somente aos segurados que tra-balhassem diretamente com agentes

nocivos à saúde ou à integridade físi-ca, independentemente da categoria profissional. Ou seja, desde aquela época, para ter direito a aposentado-ria especial, o motorista, e os demais profissionais, têm que comprovar a efetiva exposição a agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou à associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física. No caso das pessoas que trabalharam como motorista de caminhão ou de ônibus, até 28 de abril de 1995, o tempo de serviço anterior à lei será considerado de forma mais vantajo-sa para a obtenção de aposentadoria por tempo de contribuição, ou por idade, Isto para não prejudicar aque-les que já exerciam a atividade quan-do a lei foi sancionada. Nesta transi-ção, por exemplo, se o trabalhador teve 10 anos de atividade antes da lei de 1995, esse tempo é convertido para 14 anos, o que facilita atingir a exigência de 35 anos para a aposen-tadoria por tempo de contribuição do motorista.

Dilma Rousseff Presidenta

Mande sua pegunta para Dilma Rousseff pelo e-mail [email protected]

Page 7: Jornal Domingo em Casa 45ª edição

7eNtreteNiMeNto Domingo em Casa • 7 a 13 De agosto De 2011Domingo em Casa • 27 De maio a 2 De junho De 2012eNtreteNiMeNto/horósCoPo

Diz o locutor de uma rádio:- No último censo realizado pelo IBGE, ficou comprovado que a

média da estatura brasileira é de 1,71 m e somente 1 a cada 10.000 brasileiros mede acima de 1,90 m.

Um sujeito que ouvia comenta:- E é justamente esse filho de uma égua que senta na minha fren-

te toda vez que eu vou ao cinema!

horóscopo

tUtti e Bóris – DukeseNso

Cruzadas diretas

Este será o tempo ideal para fazer o check-up e cuidar da saúde. Resolver pendências, fazer o que foi adiado ou foi mal resolvido. Procure resol-ver tudo que ainda estava tendo complicações, desde rever a dieta até assuntos mais burocráti-cos, como dívidas, por exemplo.

gêmeos21/5 a 20/6

Virão à tona alguns sentimentos mais profundos, que causam grande sensibilidade e podem aca-bar gerando alguns conflitos em sua vida pesso-al. Este é o momento de avaliar qual o motivo de sua grande insatisfação interior para poder tomar uma atitude com relação à isso.

Câncer21/6 a 217

Estarão favorecidos nesta semana os contatos de trabalho. Poderão surgir novas propostas que trarão mudanças radicais à sua vida profissional. Analise cuidadosamente essa oportunidade para acabar fazendo algo que, um dia, poderá se arre-pender profundamente.

Áries21/3 a 20/4

Saia da sua rotina atual, conheça novos lugares e experimente coisas novas e diferentes. Estamos passando pelo momento ideal de aventurar-se. Viaje, mesmo que seja através da leitura ou da imaginação, mas, de preferência, procure lugares que vão lhe trazer muita paz.

touro21/4 a 20/5

O reencontro com antigos amores ou amigos poderá iluminar um sentimento inconsciente dentro de você. Isso poderá acabar gerando uma espécie de canal que lhe trará novas ideias e mudanças em sua vida. Procure aproveitar bem estes canais para evoluir.

Leão22/7 a 22/8

É um tempo de muita generosidade, portanto ajude ao próximo sem medo. A exigência de seu ego está bem menor, portanto, estará mais sensí-vel ao sofrimento do outro, com verdadeira von-tade de ajudar ao próximo. Aproveite também para rever alguns conceitos seus.

Virgem23/8 a 23/9

O Sol nesta semana entra em seu próprio signo e é um momento de renovação, de novos começos. É como um renascimento e novas possibilidades se apresentam. Portanto fique atento para poder perceber quando estas possibilidades aparece-rem e não perder a oportunidade.

Libra23/9 a 23/10

As pessoas de escorpião serão testadas em sua disciplina e limites, pois existe uma tendência a um comportamento exagerado nesta semana que virá. Uma terapia corporal ou criativa poderá ajudá-lo a relaxar e passar por cima destes testes que poderão tirar um pouco sua paciência.

escorpião23/10 a 21/11

Haverá uma maior abertura de consciência e melhor visão do mundo nesta semana que virá. Mas preste bastante atenção para não perder a oportunidade de fazer mudanças drásticas em sua vida. Transforme-se, re-nove-se, que, com certeza, este é o melhor momento para fazê-lo.

sagitário22/11 a 21/12

É hora de sair e resolver as coisas. Você vai sen-tir um estímulo extra na sua vida pessoal e pro-fissional, portanto não deixe de aproveitar esta sensação. Os capricornianos estarão mais de-terminados. Porém, tomem muito cuidado com agressividade excessiva, pois podem acabar fe-rindo alguém.

Capricórnio22/12 a 20/1

Os aquarianos estão passando por um momento para se refletir sobre os erros do passado, sem crí-tica ou condenação própria. Depois dessa auto-ava-liação, deixe o passado e busque uma nova direção para sua vida. Procure usar os erros do passado para melhorar o presente e o futuro.

aquário21/1 a 19/2

Organize melhor sua rotina e tudo parecerá mais fácil. Sua atenção estará direcionada para as coi-sas práticas do dia a dia. A organização da casa, da documentação pessoal e sua saúde. Só não exagere nos detalhes, pois pode acabar ficando um pouco compulsivo.

Peixes20/2 a 20/3

Fonte: www.portalangels.com

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2012

BANCO 42

PEURASTEIRA

PESSIMISMOSSCAER

PEIXOTONFNNSUBIDA

OÇALCAONAADAGAPATO

PUDORNOVOSEGHOSTPPROASIDAAENAGA

PLAYGROUNDCIAEADO

MOSTRUARIO

Qualidadeessencial

a umvocalista

Frutos as-sociadosaos olhospuxados

Golpeválido nojudô e nacapoeira

Atitude dequem vê“o copo

meio vazio”

Dígrafo de som

semelhan-te a “ç”

Serra, FHCe Aécio,por seupartido

Notafiscal

(abrev.)

Floriano(?), vice

de Deodo-ro (Hist.)

Enfeitefemininode cabelo

Peçamóvel doventilador

Homemde modosafetados edelicados

Espaço derecreação

infantilem prédio

Mono-grama

de “Yan”

O piorpapel,

num jul-gamento

Scooby-(?), cãodos qua-drinhos

É chama-do display,

no mar-keting

AlbertEinstein,gênio da

Física

Particípioda primei-ra conju-

gação

Instituiçãoassis-tencialvisitadapor pais

interessa-dos emadoção

(?) Menor, constela-ção da Estrela PolarPedro (?): o último

imperador brasileiro

Aero-náutica(abrev.)

Viva!

Sufixo de“durona”Natural do RN

Fase daviagem

Nome da8ª letra

Espadacurta

Sentimentoda donzela

A maislacônicaresposta

Eram orna-das com ascarrancas,nos navios

vikings

“Na (?) doMorro”,sambaExtenso

Jogadorbrasileirodo MilanTu e ele

RecentesGrande

galpão doaeroporto

Fantasma,em inglês

Verda-deiros

Os valores ignora-dos na pirataria

Abaixo-(?), docu-mento reivindicatório

A G A

3/doo. 4/laço. 5/dândi — ghost — pudor.

Page 8: Jornal Domingo em Casa 45ª edição

8 teLeVisão Domingo em Casa • 27 De maio a 2 De junho De 2012

resumo de novelas

Sábado

Chei

as d

e Ch

arm

e

(glo

bo –

19h

15)

Cida é destratada por Sônia. Chaye-ne se vangloria da sessão de fotos com Rosário. Chayene cumpre sua pena comu-nitária e arma um plano para levar vanta-gem. Lygia flagra Conrado dormindo em sua sala e reclama com Sarmento. Rodinei convida Cida para morar com ele. Conrado se encontra com o pai. Tom Bastos surge no show das Empreguetes e revela que é o novo agente das três domésticas.

Inácio conta para Heraldo que pe-dirá a mão de Rosário para Sidney após o show. Laércio estranha a presença de Tom na apresentação das Empreguetes. Rosário revela que Tom fez uma proposta para em-presariar o trio e Inácio desiste de pedi-la em casamento. Conrado estraga um dos processos do escritório e tenta ocultar o problema. O escritório de Sarmento recebe uma intimação e Conrado se apavora.

Ticiane pede ajuda a Lygia para resolver o problema do processo destru-ído. Socorro pede para Chayene levá-la na viagem a Uberlândia para o show com Michel Teló. Rosário faz compras para o bufê com Penha e Cida e cogita sabotar o jantar de Isadora e Conrado. Naldo diz a Elano que o interesse de Tom nas Empre-guetes é falso. Lygia convida Elano para ser seu assistente.

Dália sequestra Inácio com a ajuda de Marçal. Sarmento apresenta Elano a Conrado. Tom Bastos arma um plano para Chayene achar que está sendo cortejada por Michel Teló. Cida é proibida por Sônia de sair de casa e falta à reunião das Em-preguetes com Tom Bastos. Laércio chama Chayene para entrar no palco com Michel Teló. Inácio ouve Rosário falando com Fa-bian ao telefone e questiona a namorada.

Chayene sobe ao palco com Michel Teló. Penha comemora as contratações de Elano e Sandro. Sarmento sugere que Cida não apareça no jantar de noivado de Isa-dora, mas Sônia insiste em colocá-la para servir. Elano conquista a simpatia de Sar-mento e Conrado demonstra ciúme. Fabian finge ter ficado ofendido com o assédio de Chayene a Michel Teló e ameaça romper o falso namoro com ela.

Rodinei faz uma entrega na casa de Lygia e se surpreende ao ver Liara. Penha se oferece para servir os convidados no lugar de Cida. Conrado dá o anel que foi de sua mãe para Isadora. Otto elogia o jantar e pede para cumprimentar o pessoal da cozi-nha. Madame Kastrupe faz previsões para Chayene e a cantora acha que a vidente está falando de Rosário. Sônia reconhece Rosário e Penha do clipe das Empreguetes.

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

rebe

lde

(Rec

ord

– 20

h30)

A turma aplaude o beijo de Tomás e Carla. Miguel vê Alice e Pedro aos beijos. Ele diz a Alice que aceita ser apenas um amigo. Diego e Roberta combinam de fazer uma viagem pela Europa. Eva e Lucy ficam amigas. Franco conta a Jonas que viu muitos casais se beijando pelo colégio. O diretor fica furioso. Jonas reúne os alunos para dar bronca. Ele diz que vai separar os meninos das meninas novamente.

Os alunos ficam preocupados com o castigo de Jonas. Jorge diz a Becky que já está namorando. Eva briga com Franco por ele ter dedurado os alunos. Os alunos do Elite Way combinam um plano para confundir Jonas. Becky diz a Vicente que Cris ficou com Marcelo. Pilar continua tris-te. Ela não consegue esquecer Binho. Lucy deita na cama de Pedro. Miguel aparece de surpresa no quarto de Alice.

Binho visita Pilar. Ele tenta saber se Carla e Tomás estão namorando. Pilar não resiste e beija Binho. Miguel diz a Alice que precisa de ajuda para cuidar de Lucy. Diego e Roberta dormem no porão. Os rebeldes também armam um plano para irritar Jonas. Roberta e Carla ignoram Pingo, dei-xando o inspetor furioso. Binho segura Car-la e Tomás chega. Pedro vê o anel de Miguel no quarto de Alice e fica furioso.

Pedro fica irritado ao ver o anel de Miguel nas coisas de Alice. Tomás e Binho se encaram. Os dois estão quase brigando quando Marcelo chega e os separa. Pedro decide ficar com o anel de Miguel. Cilene diz a Artur que ele precisa cuidar da colu-na. Alice e Pedro continuam em clima de romance. Tomás e Carla namoram escondi-dos de Jonas. Miguel e Binho se unem. Os dois fecham uma parceria.

Jonas entra no quarto de Tomás. Ele procura Carla e não acha. Roberta e Diego zoam com Jonas. Roberta e Alice acham que Binho dedurou Carla e Tomás. A turma do beijo combina armadilha para pegar Jo-nas. Binho tenta falar com Pilar, mas Leila o impede. Raul esquece do cinema que mar-cou com Beatriz. Pilar tenta dormir quando Miguel pula a janela. Miguel e Pilar combi-nam de fazer ciúme em Binho.

Não há exibição

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

amor

ete

rno

amor

(glo

bo –

18

h15) Melissa finge se desesperar na frente

das testemunhas do acidente com Valéria. Zilda tenta convencer Miriam a não viajar. Melissa descobre que Valéria e o bebê estão bem e fica furiosa. Clara afirma a Miriam que o filho de Valéria nascerá para unir os pais. Josué diz a Tobias que pode ser o pai do filho de Valéria. Melissa pergunta a Valéria se ela tem certeza de que o filho que está esperando é de Rodrigo.

Melissa exige que Valéria conte a verdade sobre sua gravidez. Rodrigo afir-ma a Beatriz que nada o impedirá de se declarar para Miriam. Melissa conta para Rodrigo que o filho que Valéria está espe-rando pode não ser dele. Valéria tenta dis-farçar a tensão perto de seus pais. Kléber avisa a Valdirene que irá representá-la no processo contra Regina. Fernando ouve a consulta de Rodrigo com Beatriz.

Rodrigo sonha com uma mulher misteriosa e fica intrigado. Valéria se preocupa quando Antônio vai buscá-la no hospital e, não, Rodrigo. Beatriz se preocupa com a reação de Gabi a seu casamento com Gabriel. Rodrigo diz para Valéria que sabe a verdade e exige que ela fale para seus pais. Rodrigo conta para Carmem e Zé que o filho que Valéria está esperando não é dele.

Carmem e Zé se revoltam contra Valéria e afirmam que ela se casará com Josué. Jacira confidencia a Gracinha que irá procurar um especialista para saber por que não consegue engravidar. Priscila conta para Miriam que Rodrigo não vai mais se casar com Valéria. Pedro convida Priscila para ir ao show de rock com ele. Jair se declara para Gracinha. Tobias e Jo-sué chegam à casa de Rodrigo.

Josué beija Valéria e a pede em casamento. Miriam pensa na notícia que Priscila deu sobre Rodrigo. Valéria foge da mansão. Rodrigo visita uma obra com Klé-ber. Melissa se surpreende ao encontrar Clara e Júnior em sua casa. Tobias perdoa Gracinha. Fernando faz aulas de tiro e compra um potente rifle. Valéria aparece na televisão ameaçando se atirar do Pão de Açúcar e todos se desesperam.

Rodrigo fica atônito e Dimas, Fernando e Melissa se divertem com o escândalo armado por Valéria. Antônio chega com Carmem, Zé, Josué e Valéria no edifício São Jorge. Rodrigo se emo-ciona ao reencontrar Tobias. Miriam se descontrola e fala para Fernando que vai se declarar para Rodrigo. Henrique tenta seduzir Laura. Fernando mira seu rifle em direção a Rodrigo.

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Más

cara

s

(Rec

ord

– 22

:15h

)

Sábado

Big Blond pede que Eliza abaixe a arma. Eliza diz que deseja sua vida e identidade de volta. Big Blond concorda em negociar. Eliza pede uma garantia para poder sair do país sem ser presa. Martim lembra que Décio o jogou da lancha e tenta ir embora, mas os pescadores o impedem. Eliza fala para Big Blond que o deixará. Big Blond se desculpa pela brincadeira com a moça que a esperava no quarto.

Eliza fica irritada com as proibições impostas por Big Blond. Novais conta para Big Blond que Fausto impediu a fuga de Décio e Otávio (Martim). Big Blond oferece liberdade a Eliza em troca da morte de Otávio (Martim). Big Blond afirma que a organização comprará a fazenda de Otávio como parte de um grande projeto. Big Blond garante a Eliza que a levará até Maria.

Eliza e Décio observam enquanto o helicóptero pousa. Maria desembarca am-parada por um homem. Décio se emociona ao ver Maria e comenta que ela parece ter tomado remédios. Eneida diz a Caio que Manuela é apaixonada por ele. Olívia e a babá vão ao encontro de Martim no hospi-tal. Otávio se entrega a Big Blond. Big Blond diz a Eliza que recebeu ordens de Dallas para que ela se case com Martim.

Eneida acusa Manuela de tê-la traído. Manuela se sente ofendida e expulsa Caio e Eneida. Décio conta para Otávio que esteve com Maria. Oávio diz a Décio que a organi-zação de Big Blond é de extrema direita e racista. Big Blond afirma que o casamento autenticará a aquisição das terras do Mato Grosso do Sul. Eliza protesta dizendo que as terras pertencem a Maria, que está viva. Martim foge do hospital.

Manuela se assusta ao falar com Martim ao telefone. O americano se de-clara para Manuela na frente de Caio e Eneida. Tônia conta para Valéria que ela e Luma querem ter um filho de Edu. Eliza fala para Otávio (Martim) que não se sabe se Otávio Benaro morreu. Eliza diz a ele que os americanos têm dúvida de que ele seja realmente Martim Salles. Martim reencon-tra Manuela.

Não há exibição

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Mal

haçã

o (g

lobo

– 1

7h50

)

Sem querer, Rose consegue im-pedir que Gabriel desmascare Cristal. Betão percebe que estava sendo usado por Maria e vai embora. Maria vê Luana e Miguel juntos e fica mais irritada. Moisés confidencia a Carcará seu plano contra Gabriel. Natália confessa a Babi que teme ficar com Nelson por causa de Be-tão. Alexia afirma a Beatriz que não quer mais ficar com Gabriel.

Beatriz aconselha Alexia a lutar por Gabriel. Timtim orienta Maria a não ter-minar com Betão. Gabriel diz a Alexia que registrou a criança que vai nascer como seu filho para evitar que Cristal o afaste do bebê. Filipe questiona Jefferson sobre Débora. Betão implica com Guido. Carmem fica magoada quando Betão garante que Vitinho não está apaixonado por ela. Moi-sés ameaça Gabriel para Cristal.

Cristal tenta impedir Moisés de fazer algo contra Gabriel. Alexia descon-fia que Cristal tenha se unido a Moisés. Filipe sugere que Betão conte a Laura o que descobriram sobre Vitinho. Bertoni cobra que Moisés entregue o repertório dos Pagodeiros dos Anjos. Betão pede para reatar seu relacionamento com Babi. Moisés obriga Janjão a ajudá-lo em um plano contra Gabriel.

Babi dispensa Betão. Moisés ameaça Janjão para que ele o ajude em seu plano. Alexia comenta com Natália que acredita que Moisés queira se vingar de Gabriel. Alexia avisa a Moisés que, caso faça algo contra Gabriel, ela voltará a morar com os pais. Moisés repreende Cristal por ter contado para Alexia sobre suas intenções contra Gabriel. Carmem vê Vitinho com Bernadete no restaurante.

Cristal ameaça Moisés. Gabriel avisa a Cristal que registrou seu filho. Carcará se preocupa com Gabriel. Kiko sofre por causa de Timtim. Moisés afirma para Cristal que dará um susto em Gabriel. Laura tem um problema em casa e Fabiano oferece abri-go. Carmem se desespera quando Filipe comenta sobre o apartamento de Florianó-polis. Carcará alerta Gabriel. Moisés instrui seus comparsas a irem atrás de Gabriel.

Não há exibição

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Rita/Betânia finge descontrole e se deixa abraçar por Carminha. Carminha cui-da de Rita/Betânia e Nina fica incomodada. Cadinho engana Alexia para passar a noite no apartamento dela. Carminha convence Tufão a dar dinheiro para ela ajudar Rita/Betânia. Adauto cai da árvore e Muricy se desespera. Verônica segue Cadinho e o vê entregar uma joia a Alexia. Carminha leva Rita/Betânia até a rodoviária.

Jorginho reage ao saber que Rita supostamente foi embora. Verônica e No-êmia se juntam contra Alexia. Max perde dinheiro no jóquei, fica nervoso e destrata Ivana. Roni estranha o comportamento de Diógenes. Suelen passa mal e vai parar em um hospital. Ela seduz o enfermeiro e ele confirma para todos que Suelen está grá-vida. Nilo revela a Nina que Carminha é a mãe biológica de Jorginho.

Nilo conta o que sabe sobre Carmi-nha para Nina. Jorginho sonha com a sua mãe e Débora se preocupa. Max insinua que Tufão está interessado em Nina. Leleco volta a ficar desconfiado de Sidney. Adauto cai da árvore e Muricy cuida do rapaz. Jorgi-nho encontra uma pista de sua mãe. Tufão observa Nina. Carminha fica apreensiva de-pois que Lucinda avisa que Jorginho foi a antiga casa onde morava com ela e Max.

Nina vê Carminha e Lucinda conver-sando. Tufão e Ivana convidam Adauto para morar na mansão. Leleco descobre que Wallace foi namorado de Tessália. Nina pergunta porque Lucinda mentiu sobre a identidade da mãe de Jorginho. Nina diz a Lucinda que Jorginho vai descobrir sozinho quem sua verdadeira mãe. Carminha entra em pânico depois que o filho informa que irá procurar os seus pais biológicos.

Nina garante a Lucinda que vai descobrir por que ela protege Carminha. Muricy se irrita quando vê Adauto agindo como se fosse empregado da mansão. Sue-len diz que Lúcio é o pai do suposto filho que está esperando e pede dinheiro a ele. Iran revela a Monalisa que ela vai ser avó. Leleco contrata Darkson para testar a fideli-dade de Tessália. Suelen diz a Darkson que ele é o pai do seu filho e lhe pede dinheiro.

Neide mente para Jorginho. Mu-ricy se conforma em deixar Adauto trabalhar. Jorginho abraça Carminha e Nina fica perturbada. Monalisa se en-furece ao ver Suelen no baile. Dolores marca um encontro com Roni. Leleco finge se machucar e insiste que Tessália vá para o baile com Darkson. Monalisa conversa com Suelen. Jorginho desco-bre que Neide o enganou.

aven

ida

Bras

il(g

lobo

–21

h )

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Carr

osse

l (s

Bt -

21h)

Jaime conta à mãe que está decepcio-nado, porque sabe que não será escolhido para a cerimônia da bandeira. Rafael, pai de Jaime, telefona para a professora Hele-na.Rafael pede para Jaime passar o cader-no a limpo, assim conseguirá fazer parte da cerimônia da bandeira. Laura revela a He-lena que Carmen está triste porque os pais dela brigam muito. Olívia pede para Helena ensinar bons modos para seus alunos.

Os meninos afirmam que as meninas terão que passar por um teste de resistência para fazer parte do clube. Kokimoto prepara a bebida, a batida da coragem. Alicia é a única menina a beber a batida e os garotos colocam as meninas para fora da casa. Maria Joaquina diz ao pai que não vai convidar to-dos os colegas vpara a sua festa de aniversá-rio. Cirilo pede dinheiro ao pai para comprar um presente a Maria Joaquina.

Valéria comenta com as meninas que Maria Joaquina trata Cirilo mal por-que ele tem a cor diferente. Cirilo ouve a conversa. Maria Joaquina pergunta a Daniel por que ele deu o convite a Cirilo. Maria Joaquina fala a Daniel que mesmo com o convite Cirilo não entrará em sua festa. Maria Joaquina chama Cirilo para uma conversa e pede o convite de volta. Cirilo devolve.

Até o fechamento desta edição, a emissora não havia divulgado o resumo deste capítulo.

Até o fechamento desta edição, a emissora não havia divulgado o resumo deste capítulo.

Não há exibição

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Os resumos dos capítulos de todas as novelas são de responsabilidade de cada emissora – Os capítulos que vão ao ar estão sujeitos a eventuais reedições.

Page 9: Jornal Domingo em Casa 45ª edição

9eNtreteNiMeNto Domingo em Casa • 7 a 13 De agosto De 2011PerFiL Domingo em Casa • 27 De maio a 2 De junho De 2012

Aos 16 anos, Marina Ruy Barbosa experimenta confl itos mais maduros em “Amor Eterno Amor”Por márcio maio

TV Press

O discurso de Marina Ruy Barbosa revela certa maturi-dade conquistada ao longo de dez anos de carreira. Mas ela parece fazer questão de mostrar que, aos 16 anos, não pulou etapas. Mesmo assim, não chega a ser uma grande dificuldade interpretar perso-nagens adultas, que já enfren-tam problemas ainda desco-nhecidos para a atriz carioca, como é o caso a estudante de jornalismo Juliana, de “Amor Eterno Amor”. “Todo mundo diz que eu pareço mais velha, então acho normal me esca-larem para esses papéis. Isso não me incomoda e acho que deve passar em breve, já que eu estou crescendo”, analisa a menina, que completa 17 no final de junho.

Na trama, Juliana é filha de Henrique, dono e diretor geral da revista “Cena Contemporâ-nea”, e estagia na publicação. Sua presença na novela de Eli-zabeth Jhin deve crescer com o triângulo amoroso que irá compor com os amigos Bruno e Beto, de Miguel Rômulo e Bernardo Marinho. É que Julia-na se envolve com Bruno, mas Beto não consegue controlar o amor que passa a sentir pela colega e namorada do melhor amigo. “Pelo que sei, rola aquele dilema entre manter o amigo ou batalhar por ela. Acho que é uma discussão bem bacana para o público jovem que assiste. Acredito que muita gente passe por isso nessa fase da vida”, diz.

Acostumada a emendar trabalhos – desde que es-treou, Marina não passou um ano sequer fora do ar –, dar uma pausa ainda não passa pela cabeça da atriz. Tanto que mantém dedicação ex-clusiva às novelas quando é escalada. Terminando ainda o ensino médio, Marina sabe que não pode sacrificar seus estudos e o compromisso di-ário das aulas no colégio. Por isso mesmo disse “não” – com pesar – ao convite para atuar no musical “Fame”, atualmente em cartaz em

Maturidade cênica

A fama e a popularidade veio depois que Marina interpretou a grega Sabina, de “Belíssima, novela de Sílvio de Abreu

JORGE RODRIGUES JORGE/CARTA Z NOTÍCIAS

São Paulo. “Tenho contrato com a Globo até meus 20 e poucos anos. Então a prefe-rência tem de ser da casa”, explica, cautelosa.

Mas recusar personagens não é um hábito da atriz, em-bora ela confesse que existem outras razões para que isso aconteça, além da incompati-bilidade de agenda. E é nessa hora que sua porção adoles-cente se revela mais forte. Em função da sua idade, seus pais sempre ficam atentos para pre-servá-la e cuidar de sua ima-gem. “Tem certas coisas que ainda não está na hora de eu fazer. Até mesmo em fotos e en-saios, por exemplo, evito qual-quer coisa que esteja ligada à sensualidade. Capa de revista

de biquíni, por exemplo, tem de esperar ainda”, pondera.

Apesar da rotina intensa ao conciliar escola e trabalho, Ma-rina conta que só na sua primei-ra novela, “Começar de Novo”, em 2004, contou com a ajuda de uma “coach” – instrutora de interpretação – para suas ce-nas. Na época, recebia o apoio de Rosana Garcia, acostumada a trabalhar com as crianças da Globo. Mas, garante, de lá para cá, preferiu trilhar seu caminho sozinha. Ou melhor, com a aju-da da mãe, que sempre a acom-panha nas gravações. “Sou me-nor. Minha mãe vem comigo e me dá uma luz. Ela tem olhar de telespectadora, então sempre pergunto o que achou da minha interpretação”, fala.

Marina Ruy Barbosa nem se lembra de quan-do começou a sonhar com a vida de atriz. De-pois de pedir para os pais para fazer testes, conseguiu em 2002, aos 7 anos, uma partici-pação na novela “Sabor da Paixão”, da Globo. Dali, marcou presença no longa “Xuxa e o Te-souro da Cidade Perdi-da” e foi aprovada nos testes para viver a an-jinha Aninha em “Co-meçar de Novo”. Já co-nhecida na emissora, participou em seguida da seleção para inter-pretar a doce Sabina de “Belíssima”, papel que trouxe bastante popu-laridade à atriz. “Con-tracenava com artistas importantes e era nove-la das oito. Muita gente assistia”, lembra ela, que dividiu cenas com nomes como Cláudia Abreu, Fernanda Monte-negro e Tony Ramos.

Depois disso, Marina foi chamada por Walcyr Carrasco para fazer “Sete Pecados”, no pa-pel da inocente Isabel, filha dos protagonistas Dante e Clarisse, de Rey-naldo Gianecchini e Gio-vanna Antonelli. Chegou a apresentar a “TV Glo-binho” e também parti-cipar do seriado “Tudo Novo de Novo”, mas já em 2010, com 14 anos, voltou às novelas como a rebelde Vanessa de “Escrito nas Estrelas”. “Acho que começaram a me ver com mais ma-turidade ali. Foi funda-mental para o meu cres-cimento”, avalia a atriz, que encarnou no ano passado sua primeira vilã, a “dondoca” Alice de “Morde & Assopra”.

Criança atarefada

• Sílvio de Abreu queria que Marina ruy Barbosa cortasse o cabelo para viver a jovem grega sabina de “Belíssima”. mas a menina, decidida a convencer o autor do contrário, pediu que não fizessem isso. chegou a chorar. e conseguiu o que queria.

• Marina Ruy Barbosa é tetraneta do diplomata, jurista e político Ruy Barbosa (1849-1923).

• No final do ano, Marina prestará vestibular para o curso de cinema.

• Marina Ruy Barbosa já atuou nos palcos em dois musicais: “Chapeuzinho Vermelho – O Musical” e “7 – O Musical”.

instantâneas

Page 10: Jornal Domingo em Casa 45ª edição

10 agito CULtUraL Domingo em Casa • 27 De maio a 2 De junho De 2012

mIB – Homens de preto 3Classificação 10 anos – Os agentes J (Will Smith) e K (Tommy Lee Jones) estão de volta… no tempo. Quando a vida de K e o destino do planeta são colocados em jogo, o Agente J precisa viajar no tempo para colocar as coisas no lugar. J descobre que há segredos no universo que K nunca contou – segredos que vão ser revelados quando ele se une ao jovem Agente K (Josh Brolin) para salvar o futuro de seu parceiro, da agência e da humanidade.Cineplex 2 – 13h50 – 16h10 - 18h30 - 20h50

paraísos ArtificiaisClassificação 16 anos – Erika é uma DJ de relativo sucesso e muito amiga de Lara. Juntas, durante um festival onde Erika trabalhava, elas conheceram Nando e, juntos, vivem um momento intenso. Entretanto, logo em seguida o trio se separa. Anos depois Erika e Nando se reencontram em Amsterdã, onde se apaixonam. Só que apenas Erika se lembra do verdadeiro motivo pelo qual eles se afastaram pouco após se conhecerem, anos antes.Cineplex 4 – 14h – 16h (NAC)

os VingadoresClassificação 14 anos Cineplex 3D – 13h20 – 15h50 – 18h30 - 21h10 (DUB) Cineplex 1 – 15h30 –18h10 -20h50 (LEG)

piratas piradosClassificação Livre Cineplex 1 – 13h50 (LEG)

Batleship – Batalha dos maresClassificação 14 anos Cineplex 4 – 18h -21h (LEG)

Cinema

preçoscineplex – shopping sete LagoasRua Otávio Campelo Ribeiro, 2801,EldoradoPreços: Segunda a quinta – R$ 8(inteira) R$ 4 (meia)Terça maluca - R$ 5 (inteira) – R$ 2,50 (meia)Sexta a Domingo/Feriado – R$12 (inteira)R$ 6 (meia)Ingresso 3D – Segunda a Quinta –R$ 10 (inteira) R$ 5 (meia)Sexta a Doming/Feriado – R$16 (inteira)R$ 8 (meia)

Música, teatro, artes plásticas e gastronomia

Os músicos, intérpretes e compositores de Sete Lagoas e região têm até às 17h do próximo dia 28 de maio para se inscreverem no Prêmio de Música de Minas Gerais. O concurso tem tema livre e os artistas devem inscrever canções inéditas executadas em português, com exceção das músicas instrumentais. Cada banda poderá participar com uma música. Serão selecionadas, na primeira fase, quarenta e cinco grupos. O processo seletivo vai contar com a curadoria do reconhecido músico Emílio Pieroni, e o resultado da primeira etapa será divulgado no dia 11 de junho. As inscrições podem ser feitas pelo site www.premiodemusicaminas.com.br ou nos Correios. Mais informações também podem ser obtidas no site do prêmio.

Prêmio de música

A Ultragaz realiza pelo segundo ano consecutivo o projeto Museu Itinerante Ultragaz. Passando por 12 cidades de nove Estados, o Museu Itinerante, chega a Sete Lagoas no próximo dia 29 de maio. A proposta é levar, gratuitamente, arte e cultura a crianças e adolescentes de escolas e instituições públicas. A exposição Reciclagem na Arte percorre o país com 40 trabalhos de 12 importantes artistas brasileiros e desperta a reflexão sobre a valorização da vida e do desenvolvimento sociocultural das comunidades, além de chamar atenção para a necessidade da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável. O museu itinerante ficará na Galeria Myralda, aberto para visitação de terça a sexta.

Museu itinerante Ultragaz

DIVULGAçãO

QUIM DRUMMOND/ASCOM

26 anos do serão Poético No próximo dia 02 de junho, o Serão Poético comemora seus 26 anos em grande estilo. Os artistas vão homenagear com poemas, trovas, canto, música, dança e teatro a idealizadora da iniciativa, professora Myralda Elisa de Faria Roque e a secretária municipal de Esportes e Lazer, Lídia Lane Ferreira Alves pela realização do “Dia Olímpico”. Sempre aos sábados, a partir das 20h, com entrada gratuita, o Serão acontece na Casa da Cultura Francisco Timóteo Pereira. O espaço fica na Av. Getúlio Vargas, 91, Centro, na orla da Lagoa Paulino.

Festival de arte e boa comida O Templo 8, situado na praça Tiradentes, recebe, a partir do dia 31, o festival “Da Bossa Nova aos Aromas do Mundo”. O evento tem o intuito de trazer para Sete Lagoas arte, cultura e gastronomia de boa qualidade. Nas quintas-feiras, os interessados poderão se divertir com as esquetes teatrais de Douglas Melo, além de apreciarem os jantares temáticos dos chefs Adan Al Garcia e Patchu Castro. O chef de cozinha, Al Garcia, de 33 anos, revela que é a primeira vez que ele participa do festival. “Sempre tive a agenda muito movimentada, mas esse ano consegui conciliar o trabalho com o evento”. Al Garcia conta que o grupo Aromas do Mundo, do qual ele e o chef Patchu Castro fazem parte, está preparando um prato especial para o cardápio do primeiro jantar. “Estamos preparando uma parrilla negra que é um prato exótico em Minas Gerais. É uma comida típica na Espanha e leva bastante frutos do mar, além da tinta do polvo para dar a coloração preta ao prato, que é o que dá todo o glamour”, explica. A noite de sexta-feira, 01 de junho, a artista plástica Elisiana Alves faz uma pré-estreia da exposição “Cor e Som”. A obra mostra um novo jeito de pensar a mulher, com suas nuances e tons. Após a pré-estreia, o show do acordeonista Juruna inaugura o palco do Tempo 8. O músico vai fazer uma homenagem à Bossa Nova. As reservas para os jantares podem ser feitas no Templo 8, onde também estão sendo vendidos os ingressos para shows. Mais informações: www.facebook.com/templo8

Festival Gastronômico

31 de maio a20 de Julho

TEMPLO 8 - 2012

Praça Tiradentes, 240,Centro , Sete lagoasInformações de 14h às 19h:3776 5303

Quintas-feiras - 20h às 24hJantares Temáticos e intervenções teatrais

Sextas-feiras - 18h às 24hPocket shows, drinks e belisquetes

Os casais apaixonados da cidade não vão querer perder a promoção de Dia dos Namorados do Shopping Sete Lagoas. As premiações vão desde um look Colcci completo, até um book de fotos do casal que ainda estampará as campanhas que serão espalhados pelo empreendimento. Para participar, basta entrar no Facebook do shopping no endereço www.facebook.com/shoppingsetelagoas, curtir a página, e acessar um aplicativo que faz um cartão personalizado para presentear o par. Após preencher os dados, basta divulgar para os seus amigos curtirem o seu cartão. Os 10 cartões mais curtidos vão levar um brinde do Shopping e todos os participantes vão concorrer aos produtos Colcci. A escolha do casal mais apaixonado, que vai estampar a campanha do shooping, será feita por uma comissão julgadora. Corra e participe.

Promoção dos Namorados

Page 11: Jornal Domingo em Casa 45ª edição

11eNtreteNiMeNto Domingo em Casa • 7 a 13 De agosto De 2011esPortes Domingo em Casa • 27 De maio a 2 De junho De 2012

Jogos definitivos da taça José Belarmino começam nesta segunda-feira

Nas quartas de final

RÁDIO SANTANA FM

inscrições abertas para Copa sete Lagoas

Beto & Cia fatura 13 medalhas

FUteBoL aMador

jiu-jitusu

A partir da próxima segunda--feira, dia 28, as equipes de futebol amador da cidade já podem se ins-crever para a Copa Sete Lagoas de Futebol 2012. A expectativa, segun-do a Secretaria de Esportes e Lazer, é de receber aproximadamente 60 ins-crições até o dia 29 de junho, quando serão encerradas. Para participar, cada equipe deve doar uma cesta bá-sica no dia da inscrição, que será feita na própria secretaria, que fica na rua Marechal Deodoro, 212, 1º andar.

Qualquer equipe de futebol amador pode participar da compe-tição, sendo que a única exigência é de que todos os atletas tenham aci-ma de 17 anos. A previsão é de que os jogos aconteçam entre o final de julho e início de novembro, em diver-sos campos do município. As cestas básicas arrecadadas serão direcio-nadas a instituições de caridade da cidade. Quem estiver interessado em mais informações sobre a Copa Sete Lagoas pode entrar em contato pelo telefone (31) 3771-8165

Aconteceu no último dia 20 de maio, no Ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte, a Segunda Eta-pa do Campeonato Mineiro de Jiu--Jitsu, e alguns atletas de Sete La-goas se destacaram. A equipe Beto & Cia Jiu-Jitsu voltou pra casa com 13 medalhas, sendo oito de ouro, três de prata e duas de bronze.

Os Atletas são que levaram ouro são Antônio Eduilso, Lucas Gomes, Rafael Otávio, José Carlos Cabral, Tainara Lorrane, Luiz Gus-tavo Rodrigues, Jéssica Camila, e o treinador dos atletas, Alexandre (Pit Bull) Pereira. Já os vencedores das medalhas de prata foram Sil-vio José de Oliveira, Marco Paulo Faria e Leonardo Cunha. As meda-lhas de bronze quem levou foi João Pedro Bastos e Gabriel Miron.

Estes resultados representam um aproveitamento de 98% dos atletas. Alexandre Pit Bull está classificado para o Mundial da CB-JJE (Confederação Brasileira de Jiu--Jitsu), que será realizado em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera no mês de Julho.

Quartas de FinalDia Hora campo Time

28/05 19h15 Eucaliptal A.F.P x Montreal

28/05 21h20 Eucaliptal U.Brejinho x Parma

31/05 19h15 Curitiba Industrial x Bosque

31/05 21h20 Curitiba Fluminense x U.Bernardo

As quartas de final da Taça José Belarmino come-çam nesta segunda-feira, dia 28, e prometem continuar trazendo verdadeiros espe-táculos para os torcedores. Na última semana, apenas dois empates estiveram en-tre várias vitórias. O A.F.P venceu por 3 a 1 o Novo Hori-zonte, se classificando para a próxima fase. O outro clas-sificado na chave foi o União Bernardo, que conseguiu le-var a melhor na vitória por 2 a 1 sobre o Serrinha.

A equipe do Bosque go-leou o Criciúma por 4 a 1 e também garantiu o seu lugar,

ao lado do União Brejinho, que, mesmo empatando em 0 a 0 com o Grêmio Alkae-da, acabou se classificando como primeiro de sua chave.

Na última quinta-feira, dia 24, outras duas golea-das animaram as torcidas.

O Parma se classificou após fazer 4 a 2 sobre o Renas-cer, enquanto o Industrial foi para as quartas de final com a vitória de 4 a 1 na partida contra o Palestra.

O empate de 2 a 2 des-classificou o time do União

Friburguense enquanto o Flu-minense continua na batalha. Já o Montreal se classificou com a vitória por 1 a 0 sobre o Carroceria Celeste. Todos os jogos da taça são transmi-tidos ao vivo pela Rádio San-tana, 87,9 FM.

Page 12: Jornal Domingo em Casa 45ª edição

12 esPortes Domingo em Casa • 27 De maio a 2 De junho De 2012

o cALDeIrão VAI FerVerSe depender da torcida,

o Atlético terá um grande reforço no Independência nos dois próximos compro-missos pelo Brasileirão. Hoje, diante do Corinthians e, na quarta-feira, contra o Bahia. A expectativa é de mais de 20 mil torcedores. O apoio da massa será fun-damental para o Galo con-quistar a segunda vitória seguida. A novidade pode-rá ser a estreia do atacan-te Jô, contra exatamente o time que o revelou. Já o lateral Júnior Cezar, con-tratado junto ao Flamengo, ainda será escalado pelo técnico Cuca. Richarlysson segue na lateral esquerda. Se o atual campeão brasi-leiro vai entrar em campo com força máxima ou não,

é sempre importante somar pontos no início do Campe-onato, para depois quei-mar as gordurinhas.

A sInA no cruZeIroA bruxa anda solta no

Cruzeiro. Assim como nos anos anteriores, o clube perde um jogador impor-tante por contusão. O za-gueiro Alex Silva logo na estreia do Campeonato Brasileiro contra o Atlé-tico Goianiense, acabou rompendo o ligamento cru-zado do joelho esquerdo e praticamente deu adeus à competição. Ano passa-do, o Brasileiro também terminou mais cedo para Wallyson que fraturou o pé esquerdo e ficou mais de cinco meses longe dos gra-mados. Em 2006, o atacan-

te Araújo desfalcou a Rapo-sa por cerca de oito meses, apos uma cirurgia no joe-lho direito. Agora, diante da contusão de Alex Silva, o time celeste vai em bus-ca de um novo zagueiro, porém, faltam opções no mercado. Enquanto isso, o técnico Celso Roth tenta inserir um novo padrão de jogo na equipe, utilizando volantes no meio campo e apenas um atacante. Paci-ência para a China Azul.

cLuBes suspensos

Nesta semana, a Fifa puniu o Brasil de Pelotas--RS e Treze-PB. Os dois clubes foram suspensos de competições nacionais e internacionais por terem movido ação na Justiça co-mum contra a CBF. As ações

tumultuaram o início das Séries C e D, que começa-riam neste final de semana. A Fifa vê como ilegal a ação dos clubes, que acionaram a Justiça comum. O América também já foi punido pela Fifa por causa de uma briga com a CBF. Injustiçado por um regulamento estranho, o Coelho foi rebaixado em 1993 no Brasileiro apesar de ter obtido a 14ª posição, com 32 equipes. A diretoria resolveu entrar com ação na Justiça comum e o clube foi punido pela CBF, fican-do impedido de disputar os torneios de 1994 até 1996.

muLHeres no FuTeBoL

O futebol de mulheres nem sempre foi visto com bons olhos. Aliás, chegou a ser proibido por não ser

“adequado” para mulhe-res. Pois foi em 1950 que Dona Izaura, diretora de uma escola em Aragua-ri, no Triângulo Mineiro, idealizou o primeiro jogo entre mulheres, para arre-cadar fundos para a esco-la. Foram 40 as primeiras voluntárias que fizeram tanto sucesso ao ponto de desfilarem em carro aberto dos bombeiros em Salva-dor e Belo Horizonte. Elas foram até convidadas para uma excursão ao México. Mas, logo em seguida, foi assinada uma lei que proi-bia o futebol feminino, aca-bando com a festa das pio-neiras de Araguari. Como, felizmente, os tempos mu-dam, hoje temos a brasi-leira Marta, como a melhor jogadora do mundo.

Enio LimaNarrador esportivo

Informações:3779 7324, de 8 às 17h30 www.setelagoas.mg.gov.br

Quando você paga o IPTU, sua cidade agradececom mais saúde, educação e qualidade de vida.

A qualidade de vida de Sete Lagoas melhorou muito nos últimos anos. E você tem tudo a ver com isso. Pagando seu IPTU em dia, você ajuda a cidade a gerar benefícios que se refletem diretamente no dia a dia da população. Como, por exemplo, a construção do Hospital Regional Dr. Márcio Paulino, com obras em andamento, e que terá capacidade para atender cerca de 600 mil pessoas.

Vencimento: 31 de maioÀ vista: desconto de 7% A prazo: em até 7 vezes

IPTU 2012

Hospital Regional, em construção.

Hospital Regional, em construção.