jornal domingo em casa 42ª edição

12
"EU AMO ESSA TERRA" HELP DA PSICANÁLISE Parque da Cascata: uma natureza à parte em Sete Lagoas Pág. 7 Karen Junqueira estuda a psiquê para viver Luma, em "Máscaras" Pág. 9 DISTRIBUIçãO GRATUITA TIRAGEM AUDITADA: 8.000 EXEMPLARES COMPOSIçãO GRÁFICA DE RAFAEL MELGAçO DOMINGO EM CASA ANO 1 | EDIçãO 42 | SETE LAGOAS 5 A 12 DE MAIO DE 2012 214 MIL EM AÇÃO IBGE divulga censo demográfico que mostra crescimento de 15,8% da população em dez anos; confira o "raio X" da cidade. Págs. 4 e 5

Upload: jose-vitor

Post on 22-Mar-2016

246 views

Category:

Documents


21 download

DESCRIPTION

Jornal Domingo em Casa 42ª edição

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Domingo em Casa 42ª edição

"eU amo eSSa terra" heLP da PSiCanÁLiSeParque da Cascata: uma natureza à parte em Sete Lagoas pág. 7

Karen Junqueira estuda a psiquê para viver Luma, em "Máscaras" pág. 9

DistRiBUição GRAtUitA tiRAGeM AUDitADA: 8.000 eXeMpLARes

COM

POSI

çãO

GrÁ

FICA

DE

rAFA

EL M

ELG

AçO

domingo em C

aSa

Ano 1 | eDição 42 | sete LAGoAs 5 A 12 De MAio De 2012

214 miL em aÇãoiBGe divulga censo demográfi co que mostra crescimento de 15,8% da população em dez anos; confi ra o "raio X" da cidade. Págs. 4 e 5

Page 2: Jornal Domingo em Casa 42ª edição

2 oPinião Domingo em Casa • 5 a 12 De maio De 2012

duke

Muito mais que númerosSete Lagoas cresceu nos úl-

timos dez anos. Isso é fato, que pode ser comprovado pelos indi-cadores econômicos e sociais do Censo 2010, divulgados na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade acompanha o ritmo de desenvolvimento registrado no Brasil. Há muito o que se come-morar, como o elevado número (mais de 90%) dos moradores que são alfabetizados e têm aces-so à água apropriada ao consumo e a telefone. Cerca de 53% da po-pulação economicamente ativa trabalha com carteira assinada e aqueles que estão na informali-dade representam menos de 20% dos trabalhadores. Nascem mais pessoas do que morrem e isso é apenas uma das explicações para o crescimento da população que saltou de 184 mil em 2000 para 214 mil em 2010.

No entanto, também há indi-cadores preocupantes, como o baixo acesso à internet nos lares (apenas 28% dos domicílios têm computador conectado à web). As mulheres trabalham tanto quanto os homens, mas ainda recebem menos. Também há o problema de saneamento na área rural (a maior parte das casas têm saneamento inadequado ou semi-adequado). Nesses locais, a concentração de analfabetos é maior.

Há ainda a questão da densi-dade demográfica. Sete Lagoas tem nada mais e nada menos que

398 habitantes por quilômetro quadrado na área urbana. Os re-flexos disso nós vemos no dia a dia, com os problemas do trânsi-to, dos hospitais lotados. Enfim, uma cidade que num passado não muito distante era rural, pas-sa a ser quase que completamen-te urbana e, consequentemente, apresenta os principais proble-mas de uma grande cidade.

Os dados divulgados pelo IBGE são fundamentais não ape-nas para medir o desenvolvimen-to socioeconômico do município, mas também são úteis para nor-tear os passos da administração pública em todas as suas esferas.

Também penso ser impor-tante que a população saiba, em números, o que se passa ao seu redor e saiba interpretar esses algarismos que, aparentemen-te, estão ali, soltos. Foi por isso que decidimos abordar em nossa matéria de capa o maior núme-ro possível indicadores sobre o nosso município, de forma bem explicada. Tivemos a ajuda de demógrafos do IBGE para chegar aos gráficos, já que nem todos estavam disponíveis na forma como foram apresentados.

Nosso objetivo é contribuir com informações reais e de credi-bilidade para a formação de um espírito crítico no povo, caracte-rística que será de fundamental importância para o futuro da ci-dade, principalmente na hora de escolher os governantes.

José Vítor [email protected]

Publicação da AC&S Mídia Ltda

CnpJ - 05.373.616/0001-21

rua Luiz do Carmo, 39

Bairro Jardim Arizona - Sete Lagoas-MG - CEP 35700-374 - (31) 3775-0629Diretor geral - José Vítor Camilo

editora e Jornalista Responsável - Sandra Carvalho - MG - 14.854

Diretor comercial - rafael Melgaço

Coordenador de marketing – José Luiz de Almeida Costa

Diagramação - Antonio Dias e Wanderson Fernando Dias

Distribuição - AC&S Mídia

tiRAGeM AUDitADA - 8.000 eXeMpLAResimpressão - O Tempo Serviços Gráficos (Contagem-MG)

Representante comercial sp, Rio e Brasília - Screanmedia

(11) 3451-0012 e (11) 9141-2938

Fale conosco: [email protected] e [email protected]

os ARtiGos AssinADos não eXpRessAM neCessARiAMenteA opinião Deste JoRnAL.

domingo em CaSa

do LeitorpARABÉns!

Parabéns pela campanha “Eu amo esta terra”, pela sensibilização da comunidade quanto aos valores de Sete Lagoas e a importância de educação e valorização pelo povo da terra, pelos visitantes que aqui chegam. Precisamos muito mostrar a beleza e a potencialidade da nossa cidade e região, bem como a necessidade de valorizar, preservar e investir em nossos recursos e bens.

Maria Lúcia França DinizJardim Arizona

É “nÓis”!

Também acho que Sete Lagoas precisa ser valorizada pelo próprio povo. Não adianta fazer bonito para quem está de fora. É preciso que o povo ame a terra e sinta orgulho dela. Parabéns ao jornal DOMINGO EM CASA por essa iniciativa. Vou acompanhar ansiosamente as próximas matérias. Temos muita coisa para falar. Abraços a toda a equipe.

José de VasconcelosCentro

eLeiçÕes

O quadro eleitoral da cidade ainda está longe de ser definido. Acho que muita água vai rolar ainda. Não senti firmeza nas palavras do prefeito ao dizer que estava desistindo da candidatura. O fato é que, seja quem for o candidato da situação, ele tem que estar atento às necessidades do povo.

ambrózio Clementino SoaresCanaã

fonte : clima www.climatempo.com.br

Page 3: Jornal Domingo em Casa 42ª edição

3Cidade e região Domingo em Casa • 5 a 12 De maio De 2012

Vacinação em Sete Lagoas vai até o dia 25 de maio; meta é imunizar pelo menos 30 mil pessoas no município

Se você tem mais de 60 anos, ou está grávida, ou tem filhos de 6 meses a 2 anos de idade, procure imediatamente uma unidade de saúde para se vacinar contra o vírus da Influenza, a tradicional gripe. A campanha de imunização teve início nesse sábado (dia 5) em Sete Lagoas e vai até o dia 25 de maio. O objetivo da Secretaria Municipal de Saú-de é proteger ao menos 30 mil pessoas no município contra a doença.

A Gripe (Influenza) é uma doença infecciosa aguda de natureza altamente contagio-sa, que acomete o trato res-piratório e cuja ocorrência se observa em maior intensidade no final do outono e durante

o inverno. Estima-se que 600 milhões de pessoas no mundo apresentam episódios de gri-pe, por ano.

A grande maioria das pes-soas está tão acostumada com uma “gripezinha”, que quase não acredita que até hoje essa doença ainda mata. De acordo com informações do Ministé-rio da Saúde, em 2006, mor-reram no Brasil cerca de 70 mil pessoas devido a compli-cações da gripe tradicional

Uma das armas para se prevenir a doença é a vacina, que está disponível em em to-das as Unidades de Saúde da cidade para grávidas, idosos maiores de 60 anos e crianças de até 2 anos. A campanha deste ano tem como slogan

“Não deixe a gripe derrubar você. Vacine-se!”. A novida-de é a vacinação da popula-ção prisional, que receberá a vacina após o dia 25 de maio, quando termina a campanha.

A iniciativa, que faz parte do calendário do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, é reali-zada anualmente, sempre no outono, para que os vacinados estejam protegidos no inver-no, período de maior circula-ção do vírus. A vacina imuni-zará contra três tipos do vírus da gripe, incluindo o H1N1 (causador da gripe suína).

Atenção, pAis!O coordenador de imuni-

zação da Secretaria Municipal

de Saúde, Guilherme Mene-zes, explica

que as crianças que vão tomar a vacina pela primei-ra vez merecem atenção dos pais. Elas devem receber duas doses com 30 dias de interva-lo. As que já receberam duas doses em 2011 devem tomar apenas uma este ano.

“A vacina contra a gripe é anual, ou seja, quem vacinou nos anos anteriores também deve ser vacinado esse ano novamente”, explica. Gui-lherme lembra que a vacina não é recomendável para quem tem reação alérgica a ovo de galinha e ao antibió-tico neomicina ou para quem teve reações adversas a do-ses anteriores.

Contra a gripePodem se vacinar grávidas, idosos com idades acima de 60 anos e crianças com idades de 6 meses a 2 anos

EUzA FIúzA/ABr

tomou posseServidor efetivo da Saúde, André rogé-rio Lupiano de Abreu assumiu o cargo de presidente da Fundação Municipal de Saúde na última quinta-feira. “Acei-tei o desafio. É um cargo honorífico, sem remuneração, mas com muitas responsabilidades. Estou de braços abertos e vou vestir a camisa, como sempre fiz, afinal, também sou servidor efetivo da Saúde”, disse Abreu na data da posse.

Rua emílio VasconcelosO prefeito Mário Márcio Maroca solici-tou à Secretaria de Obras estudo de via-bilidade, junto à Cemig, quanto a obras de subterranização de cabos e fiação do sistema elétrico da rua Dr. Emílio de Vasconcelos Costa. Nos próximos dias, os lojistas serão convocados para uma reunião, a fim de que este projeto possa ser melhor detalhado. Tais inter-venções - a exemplo das relacionadas ao recolhimento de lixo e alterações no trânsito - integram, como piloto, o Pro-jeto Corredores Comerciais.

pista de skate recuperada Já está em funcionamento a bomba de sucção de água da chuva que vinha se acumulando na pista vertical de skate da orla da Lagoa da Boa Vista. A bom-ba, cedida por dois empresários da ci-dade, Thiago Menezes e Fábio Ferreira - também praticantes do esporte - dre-na e filtra a água antes de despejá-la na lagoa, deixando a pista sempre seca e apropriada à prática do esporte.

troca de hidrômetrosDesde 2005, o Saae vem realizando um constante serviço de substituição de hidrômetros. As causas mais co-muns para a troca dos aparelhos são tempo de funcionamento ou defeitos. A troca está sendo realizada com a visita ao imóvel de um ou dois servido-res uniformizados, usando crachá da autarquia e conduzindo motos devida-mente identificadas com a logomarca do Saae. Além disso, para a segurança do consumidor, é emitida uma ordem de serviço em duas vias. Mais informa-ções nos telefones 195 ou 2106-0505.

Corte e poda de árvoresÁrvores que encostam na rede elétri-ca, que estouram passeios públicos, que estão doentes e correm o risco de cair em cima de uma casa ou no meio da rua, ou que atrapalham a instalação de um padrão podem ser cortadas. Porém, somente a Secre-taria Municipal do Meio Ambiente ou a Cemig estão autorizados ao serviço. A solicitação pode ser feita na Secretaria Municipal do Meio Ambiente. É preciso levar documen-tos como comprovante de posse do imóvel, IPTU, croqui, documentos pessoais. Há documentação espe-cífica para prédios e condomínios. Outras informações detalhadas po-dem ser obtidas no 3771-9441.

rÁPidaS

Page 4: Jornal Domingo em Casa 42ª edição

4 CenSo demogrÁfiCo Domingo em Casa • 5 a 12 De maio De 2012

“raio X” de Sete LagoasPopulação aumentou 15,8%, número de mulhe res continua maior e os solteiros predominam

Por sandra Carvalho

Uma cidade onde há mais soltei-ros do que casados e com número de mulheres superior ao de homens. No entanto, elas ainda ganham me-nos que eles. Nesse mesmo municí-pio, a maior parte da população é al-fabetizada e tem entre 15 e 39 anos. São 71 mil domicílios, mas só há acesso à internet em menos de 30% deles. Os brancos ganham quase o dobro do que os negros e 53% da população economicamente ativa têm carteira assinada. Ainda nessa cidade, quase 30% dos habitantes portam algum tipo de deficiência ou necessidade especial. Esses são apenas alguns dos indicadores de Sete Lagoas divulgados na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), refe-rentes ao Censo 2010.

Os dados mostram que nosso município é um retrato fiel do país, onde a população urbana cresce, a renda aumenta e o número de mulheres no mercado de trabalho e chefiando lares é cada vez maior. A pesquisa foi realizada no ano de 2010, mas os dados compilados e analisados só foram divulgados no último dia 27 de abril. Os indicado-res servem para avaliar o nível de desenvolvimento socioeconômico dos municípios e ajudam a nortear a elaboração de políticas públicas.

Um dos principais indicadores de Sete Lagoas é o aumento popu-lacional em relação ao Censo 2000. No ano 2000, a cidade tinha 184.871 habitantes. O número saltou para 214.152 moradores em 2010. Um crescimento de 15,8%, que pode ser explicado pelo desenvolvimento

econômico nos últimos dez anos, fato que naturalmente atrai moradores, segundo demógrafos do IBGE. Os ho-mens representam 48,5% da popula-ção e as mulheres, 51,5%. Idosos são 10% dos moradores.

Em Sete Lagoas, assim como em todo o Brasil, os homens ain-da ganham mais que as mulheres. Aqui eles têm salário médio de r$ 1.559,42. Enquanto isso, a renda média mensal das mulheres é r$ 991,45. Eles chefiam e são res-ponsáveis financeiros por 61,40% dos lares sete-lagoanos e elas, por 38,60%. No entanto, o número de lares que têm mulheres como únicas responsáveis financeiras é maior que o de homens nessas mesmas condições. Os casais sem filhos re-presentam 17% dos domicílios e 11% das unidades domésticas têm apenas um morador.

No ano 2000, a fatia da popu-lação com mais de 15 anos que não sabia ler e escrever era de 6,3%. Dez anos depois, a taxa de analfabetis-mo caiu para 4% da população nes-sa faixa. A esmagadora maioria da-queles que não sabem ler e escrever é formada por pessoas com idades entre 40 e 60 anos de idade.

Outro indicador importante é o saneamento básico, ou seja, o aces-so da população à água apropriada para consumo, a banheiro e à rede de esgoto. Há dez anos, 87,5% dos lares de Sete Lagoas tinham sanea-mento adequado. Em 2010, 92,7% dos lares estavam nessas condições. Mas no meio rural, onde a popula-ção é de 5.196 habitantes (o que equivale a menos de 3% da popula-ção total da cidade) 41,8% dos lares têm saneamento inadequado. Comércio e a indústria de transformação são os setores que mais empregam em Sete Lagoas, segundo o levantamento do IBGE

“Em todas as áreas não existe a valorização do

profissional. Mas acho que os homens ganham mais por causa da siderurgia, onde há mais homens”.

Henriqueta França Neto, 20 anos

“Para falar a verdade, embora as mulheres muitas

vezes não peguem peso como os homens, elas tra-balham o mesmo tanto.”

Denilson Martins, 33 anos

“Acho que é preconceito mesmo, porque toda vida o homem ganhou mais,

mesmo a mulher trabalhando o mesmo tanto que o homem. É injusto!”

Maria Terezinha Alves, 60 anos

Por que os homens ganham mais?

Page 5: Jornal Domingo em Casa 42ª edição

5Cidade e região Domingo em Casa • 5 a 12 De maio De 2012

“raio X” de Sete LagoasPopulação aumentou 15,8%, número de mulhe res continua maior e os solteiros predominam

Curiosidades do Censo 2010

• A mulher sete-lagoana tem uma média de 1,7 filhos

• São 20 pessoas com 100 anos ou mais. Dessas, 15 são mulheres.

• A cidade tinha 7.698 bebês (crianças com até 2 anos)

• Apenas 33 pessoas declararam viver com companheiro do mesmo sexo

• 138.200 eleitores

• 2.808 pessoas nasceram vivas na cidade em 2010

• 621 pessoas morreram na cidade nesse mesmo ano

• A maior causa de mortes foram doenças dos aparelhos digestivo e respiratório

• 71.077 domicílios foram recenseados

• Média de 3,38 moradores por domicílio

• 92,7% dos domicílios têm saneamento adequado

• 27.501 domicílios têm computador

• 20.490 têm internet

• 277 domicílios ainda não têm água encanada

• 61.246 domicílios têm acesso à telefonia fixa ou móvel

Comércio e a indústria de transformação são os setores que mais empregam em Sete Lagoas, segundo o levantamento do IBGE

“Acho bom ter mais solteiros do que casados, principalmente se tiver

mais mulheres sobrando do que homem”.

Márcio Vinicius Pereira, 22 anos

“Acho ruim ter mais pes-soas solteiras, porque os

casados acabam se interes-sando por mais mulheres solteiras, sem vergonha”.

Anézia Ferreira da Costa, 58 anos

“Acho que é uma tendência dessa geração optar por ficar solteiro. Isso é bom para o comércio, pois os solteiros gastam mais”.

Pedro Henrique, 18 anos

É bom ter mais solteiros do que casados?

FOTOS DOMINGO EM CASA

Page 6: Jornal Domingo em Casa 42ª edição

6 Cidade e região Domingo em Casa • 5 a 12 De maio De 2012

Metas de saúde, educação e segurançaRecentemente, o senhor

reuniu todo o secretaria-do para assinar o chamado Acordo de Resultados 2012. neste ano, a novidade é a Carta de Missão. Fala pra gente, governador, sobre essa Carta de Missão e a im-portância dela para o Acordo de Resultados.

Antonio Anastasia: Mi-nas Gerais é um Estado que tem como característica ter um forte planejamento. Ali-ás, desde o governo Aécio Neves, nós temos dado ao planejamento uma grande importância – o que fez de Minas um Estado diferen-ciado no Brasil e nos per-mitiu grandes avanços. Um dos instrumentos desse planejamento é o Acordo de resultados, pelo qual os secretários e as secretarias

de Estado se comprometem a fazer entregas à população de melhorias dos serviços públicos, de melhorias das políticas públicas e, espe-cialmente, de ações concre-tas a favor do povo de Minas Gerais. A Carta de Missão é uma novidade, pela qual nós estamos colocando também metas específicas, em rela-ção a cada secretaria, que serão acompanhadas pes-soalmente pelo governador, de maneira ainda mais con-creta, ou seja, ações especí-ficas, simples, mas de alta repercussão no dia a dia das pessoas e que nós vamos, através de um gerenciamen-to intensivo, acompanhar de maneira muito efetiva.

Vamos falar um pouco sobre essas ações, governa-

dor? Qual a principal meta que o senhor destaca, por exemplo, na área de educa-ção?

Antonio Anastasia: Na área da educação nós temos várias metas, mas eu colo-quei como principal na Car-ta de Missão desse ano che-garmos a 110 mil alunos nas escolas de tempo integral. Escola de tempo integral é uma grande evolução. O alu-no fica durante todo o perío-do e, é claro, que nós vamos aumentar esse número para 110 mil, o que vai aprimorar ainda mais a qualidade do nosso ensino, que já é tão reconhecido e é o primeiro do Brasil pelos dados do Mi-nistério da Educação.

A questão da segurança pública é outra que interes-

sa muito também para os mi-neiros, governador. Qual foi a principal meta nessa área?

Antonio Anastasia: Na Carta de Missão de 2012 colocamos como meta prin-cipal na segurança pública, que é um objetivo funda-mental do nosso governo, a inauguração no segundo semestre da nova unidade do complexo penitenciário feito em parceria público privado no município de ri-beirão das Neves. Serão cer-ca de 1.800 novas vagas em um sistema muito moderno, administrado por uma em-presa que vai permitir a me-lhoria ainda mais do nosso sistema penitenciário, que ao longo dos últimos anos avançou bastante.

existem metas também para a saúde, governador?

Antonio Anastasia: Não há dúvidas. A saúde é uma prioridade absoluta do go-verno. Nós estamos colocan-do como uma meta funda-mental na Carta de Missão a criação de 200 novas Unida-des Básicas de Saúde (UBS), que devem ser feitas prefe-rencialmente nas cidades médias e menores de nosso Estado. E vamos continuar muito atentos também na questão da saúde das ges-tantes e das mulheres.

tomara que tudo dê certo então, governador. Bom tra-balho e muito obrigado pela participação do senhor mais uma vez.

Muito obrigado. Vamos continuar cobrando e acom-panhando essas metas a fa-vor dos mineiros.

Antonio AnastasiaGovernador de Minas Gerais

Conversa com a PresidentaQuando entrará em vigor a lei

que estende os limites de faturamen-to para os microempreendedores e para as micro e pequenas empresas? (Afonso r. Ferreira Júnior, 33 anos, servidor em Brasília (DF)

presidenta Dilma – Afonso, a lei complementar 139/2011, que modificou o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pe-queno Porte, já está em vigor desde o dia 1º de janeiro. A ampliação dos limites abre as portas do Simples e do MEI a novas empresas e permite que empresas e empreendedores já participantes possam crescer sem o risco de perder os benefícios. Para os microempreendedores individu-ais, o limite subiu de r$ 36 mil de faturamento anual para r$ 60 mil; para as microempresas, de r$ 240 mil para r$ 360 mil; e para as em-presas de pequeno porte, o limite foi ampliado de r$ 2,4 milhões para r$ 3,6 milhões. E para estimular as exportações das microempresas e empresas de pequeno porte, o limi-

te de faturamento pode até dobrar – passando para r$ 4,8 milhões e r$ 7,2 milhões – se o faturamento adi-cional vier de vendas para o exterior. Outra novidade: todas as empresas optantes pelo Simples poderão parcelar seus débitos em até cinco anos. Mesmo as empresas que ti-nham sido excluídas do sistema têm agora a possibilidade de voltar a op-tar pelo Simples Nacional. Se você é empreendedor individual, pode obter mais informações na página www.portaldoempreendedor.gov.br. Micro e pequenos empresários encontram mais informações na pá-gina www.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional.

os principais países desenvol-vidos possuem extensas redes fer-roviárias, mas no Brasil as ferrovias não são alternativas para transporte de longa distância. o que se vê hoje é um completo abandono. o que o governo pretende fazer? (Daniel Muniz de Alvarenga, 31 anos, gestor

ambiental em Vespasiano (MG) presidenta Dilma – Daniel, o

meu governo tem absoluta convic-ção da importância das ferrovias. Por isso, temos, hoje, mais de 3 mil km de ferrovias em construção. Estamos em um período de retomada dos investi-mentos no setor porque queremos, finalmente, promover uma interliga-ção ferroviária entre todas as regiões do país. Cito, por exemplo, os trechos em construção da Ferrovia Norte-Sul, entre Palmas (TO) e Estrela D’Oeste (SP); da Nova Transnordestina, entre Eliseu Martins (PI) e os portos de Su-ape (PE) e Pecém (CE); da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, entre Ilhéus (BA) e Figueirópolis (TO); e o trecho da Ferronorte entre Alto Araguaia (MT) e rondonópolis/MT. Além dos trechos em obras, foram concluídos projetos para mais de 3,7 mil km e estão em fase de elaboração estudos e projetos de ferrovias que somam mais 3,5 mil km. Em 17 anos, Daniel, entre 1986 e 2002, foram construí-dos apenas 215 km de linhas férreas.

Nos últimos nove anos entregamos 753 km. Com a ampliação da malha que estamos promovendo, haverá uma participação muito mais efetiva das ferrovias na matriz de transpor-tes do Brasil.

É verdade que o governo trans-fere bilhões de reais dos nossos im-postos para os hospitais particulares como o sírio-Libanês e o Albert eins-tein, entre outros? (Lindaura Santana da Silva, 54 anos, servidora em São Paulo (SP)

presidenta Dilma – Na realidade não é isso que acontece, Lindaura. O que há é uma parceria muito produ-tiva entre o SUS e vários hospitais privados filantrópicos. Essas enti-dades, além de prestar assistência à saúde, transferem novas tecnolo-gias, novos conhecimentos, expe-riência em gestão e práticas úteis que são adaptadas à rede pública de saúde. A contrapartida pelos ser-viços que fornecem é a concessão de incentivos fiscais, como fazemos

com as universidades privadas. Esse tipo de parceria existe com dezenas de hospitais. Além dos que você cita, há outros de reconhecida excelência nas suas atividades, como o Hospital Moinho de Ventos, em Porto Alegre, e os Hospitais Samaritano, Oswaldo Cruz e do Coração, em São Paulo. Atualmente há 120 projetos em execução, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Insti-tucional do SUS (PrOADI-SUS). Nos últimos três anos, de 2009 a 2011, os projetos somaram r$ 835,6 milhões em isenções fiscais. Esta parceria vale a pena: são estes hospitais de excelência que estão nos apoiando, por exemplo, no processo de melho-ria da gestão e do atendimento dos principais prontos-socorros públi-cos do Brasil, no SOS Emergência. Essa associação entre o poder pú-blico e o setor privado filantrópico é fundamental para qualificar cada vez mais os serviços prestados pelo SUS, com benefícios para toda a po-pulação brasileira.

Dilma Rousseff Presidenta

Mande sua pegunta para Dilma rousseff pelo e-mail [email protected]

Page 7: Jornal Domingo em Casa 42ª edição

7entretenimento Domingo em Casa • 7 a 13 De agosTo De 2011Domingo em Casa • 5 a 12 De maio De 2012vaLoriZaÇão

São 295 hectares de maravilhas da natureza bem no alto da serra de Santa Helena

Por José Vítor Camilo

É claro que não são todas as pessoas que admiram um passeio em meio à natureza, mas os sete--lagoanos que adoram caminhar respirando o ar fresco não podem deixar de visitar o famoso parque da Cascata, localizado no alto da serra Santa Helena. Durante uma das trilhas (de cimento), que de-morou pouco mais de 30 minutos, o acompanhamento de dezenas de borboletas, das mais variadas es-pécies e cores, trouxe ainda mais beleza para o passeio.

A principal atração do local é, de longe, a cascata que dá nome ao parque. Após uma caminhada pequena, de aproximadamente 10 minutos, que pode ser feita por pessoas de qualquer idade, chega--se ao topo da queda d’água, que possui um mirante com uma vista maravilhosa. Também é impossí-vel não citar a beleza do lago, na verdade, uma barragem artificial, que possui aproximadamente 450 m de diâmetro. É proibido nadar no local, mas basta somente a pai-sagem da mata no entorno do lago.

Na cidade, há aqueles declara-damente apaixonados pelo local. Esse é o caso da estudante de ci-ência biológicas Dardânia Soares Cristeli, de 20 anos. Maravilhada com as belezas do parque, ela deu início a uma pesquisa para analisar os impactos ambientais causados pelo ecoturismo no local. “Optei por fazer essa pesquisa por conta do meu amor pela minha cidade natal, buscando trazer benefícios sociais e econômicos para Sete Lagoas”, conta a jovem. O estudo ainda não foi concluído.

Para Dardânia, o parque da

“eu amo o parque da Cascata”

Cascata é um ponto turístico muito importante para a cidade, no entan-to estudos científicos sobre o local ainda são escassos. “A Associação de Desenvolvimento Ambiental fez um trabalho que define a fauna do parque como composta por ani-mais cavernícolas, ou seja, animais que possuem modificações morfo-lógicas e fisiológicas para sobrevi-verem em ambientes com elevada umidade”, explica a futura bióloga. Alguns exemplos de animais en-contrados nesse tipo de fauna são aranhas, morcegos, sapos, corujas e os insetos.

A flora do parque tem como característica a vegetação cerrado, que possui o predomínio de campo (gramíneas) na parte mais alta do parque. Quanto menor a altitude, maiores as árvores com troncos tortuosos de porte médio, consti-tuindo o típico cerrado. “Próximo a cursos d’água, a vegetação é tipi-camente de matas pluviais e matas galerias, que contêm elementos da Floresta Atlântica, constituídas por árvores de grande porte chegando a medir 20 metros de altura”, ex-plica Dardânia sobre a mudança na vegetação no entorno da represa.

A jovem frisa outras questões importantes sobre o parque. “O parque da Cascata tem uma im-portância econômica, ambiental, e principalmente, social na cidade. Gera renda aos funcionários, auxi-lia na manutenção do clima regio-nal, e, por ser um ponto turístico acessível, ajuda muito na educação ambiental dos seus visitantes. Vale lembrar que o local conta com res-taurante, bar, quadras de vôlei de areia e dois quiosques grandes em sua estrutura”, finaliza.

O parque da cascata foi criado pelo Decreto Municipal Nº 593, em 27 de setembro de 1977, abrangen-do uma área de aproximadamen-te 295 hectares no alto da Serra de Santa Helena. Em1986 se deu início das obras de infraestrutura do Parque, sendo que sua inaugu-ração, com a abertura ao público, aconteceu no ano de 1988. Ele fica aberto para visitação de segunda a domingo de 8h às 17h. A entrada custa r$ 2.

Passeio gratuito

Se você ficou interessado em vi-sitar o parque da Cascata, uma boa oportunidade é dada pela Secretaria Municipal de Lazer e Turismo, que promove o projeto “Conhecer Sete Lagoas”, todo terceiro domingo do mês. A ideia consiste em levar os cidadãos para conhecerem os prin-cipais pontos turísticos de nossa ci-dade, entre eles o Parque da Cascata e a Gruta rei do Mato.

O ponto de partida do projeto é o Centro de Apoio ao Turista – CAT, localizado na praça JK, em frente à Lagoa Paulino, no centro. Saem dois ônibus: um às 9h e outro às 10h, sendo que o primeiro termina o passeio no parque da Cascata e o segundo na gruta rei do Mato. Mais informações sobre os passeios podem ser obtidas pelo telefone (31)3771-6773.

FOTOS JOSÉ VÍTOr MELGAçO

parque não só da Cascata, mas também das belas borboletas

Dardânia Cristeli quer estudar impactos do turismo no local

parque da Cascata fi ca no alto da serra de santa Helena

Page 8: Jornal Domingo em Casa 42ª edição

8 teLeviSão Domingo em Casa • 5 a 12 De maio De 2012Co

raçõ

es f

erid

os

(sBT

– 2

0h3

0) Vitor afirma a Hélio que precisa provar que Aline é cúmplice de Flávio e que fará Flávio falar a verdade. Olavo conta a Amanda que Flávio está preso. Eduardo e Amanda ficam radiantes. Priscila revela a Glauco que está apaixonada por Eduardo. Vitor vai ao quarto de Aline com os policiais. Aline foge e chega à casa de praia de Lucy. Priscila recebe bilhete de Eduardo, que combina encontro.

Priscila escreve uma carta para Edu-ardo. Vera e Lucy encontram Heloísa na fazenda. Priscila pede para um emprega-do da fazenda entregar a carta a Eduardo. Aline telefona para roberto, que a avisa que toda a polícia está atrás dela. Os po-liciais pegam Aline na casa de praia de Lucy. Aline desmaia na cadeia e é levada para o ambulatório.

Heloisa comenta com Lucy que teme pelo casamento de Amanda e Eduardo, pois os dois só discutem. No ambulatório, Flávio tenta sufocar Aline, que desmaia. Olavo e Vitor vêem Aline desacordada. Ela diz que Flávio tentou matá-la. Aline é julga-da e responderá ao processo em liberdade. roberto diz a Aline que é a oportunidade de ela fugir do Brasil.

Amanda conta a todos que está grávida de um menino. No hospital, Aline se disfarça de médica e diz a funcionário que quer ter acesso aos exames de Amanda. Ao tentar fu-gir para Europa, Aline é presa. Heloísa e Lucy contam a Vera que os exames de Amanda acusaram câncer. Aline seduz o advogado para conseguir a liberdade. regina fica em choque ao ver os exames de Amanda.

Até o fechamento desta edição, a emis-sora não havia divulgado o resumo deste capítulo.

Não há exibição

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Chei

as d

e Ch

arm

e

(glo

bo –

19h

15)

rosário percebe que se enganou com o convite de Fabian e fica arrasada. Cida admite que é doméstica e Conrado termina o namo-ro. Chayene invade o show de Fabian. Cida vai desabafar com Penha e dorme na casa da amiga. Inácio diz que não consegue controlar o ciúme e rompe com rosário. Sônia e Sar-mento aconselham Cida a procurar Conrado. Isadora visita Conrado na hípica.

rosário planeja entregar seu CD para Fabian no jantar de Chayene. Conra-do é humilhado na hípica e recebe o apoio de Isadora. Sarmento diz que fará de tudo para Cida reatar com Conrado. Conrado procura Cida e Isadora propõe que eles marquem um encontro para conversar melhor. Alejandro leva Penha em casa e é atacado por Sandro.

Penha termina com Sandro. A equi-pe do bufê chega à casa de Chayene e ro-sário leva um susto ao ver Inácio. rosário vai entregar seu CD para Fabian quando Chayene surge e lhe toma o CD. Cida nota que Isadora não dormiu em casa e Sônia despista. Chayene ouve a música de rosá-rio. rosário recebe a notícia de que o pai terá que ser operado.

rosário comenta com Inácio que se desentendeu com Chayene. Cida avisa os pa-trões que vai conversar com Conrado e sai ani-mada. Chayene diz a rosário que vai gravar a música que ela compôs para Fabian e lhe faz uma proposta. Penha pede demissão e Lygia não se conforma. Sônia conta para Sarmento que Isadora e Conrado estão namorando. Cida flagra Isadora e Conrado juntos.

Cida vê Conrado e Isadora se beijando e fica arrasada. Isadora admite que está na-morando Conrado e revela que seus pais já sa-bem. Conrado aceita o convite para trabalhar no escritório de Sarmento. Cida confronta os patrões e decide sair de casa. rosário convida Cida e Penha para dormirem com ela na casa de Chayene e as três se reúnem. rosário, Cida e Penha resolvem se divertir.

rosário e as amigas passeiam pela casa de Chayene e brincam de imitar as patroas. Cida e Penha gravam música com rosário. Cida diz para rodinei que Brunessa armou para Conrado descobrir que ela era empregada. Kleiton sugere que as domésticas façam um clipe da música de rosário para botar na internet e elas se animam.

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

rebe

lde

(Rec

ord

– 20

h30)

roberta pergunta a Tomás sobre Diego e Tatiana. Pedro quer saber de Alice se ela aceitou namorar Miguel. Carla suspeita que Binho esteja escrevendo as cartas. Binho nega e joga com a rebelde. Os rebeldes se preparam para o show, que é um sucesso. Carla diz a Tomás que é Binho quem está escrevendo as cartas. Miguel se declara para Alice e eles se beijam.

Miguel elogia Alice e ajuda a rebelde a escrever um livro. Tomás fica irritado ao saber que Carla acha que o autor das cartas é Binho. Miguel diz a Lucy que beijou Alice sem estar no jogo. Lucy sente ciúmes. To-más diz a Binho que vai parar de escrever as cartas. Miguel se desculpa com Pedro. Binho diz a Carla que ele é o autor das car-tas e diz estar apaixonado por ela.

Pedro e Alice se desentendem enquan-to roberta ameaça não ensaiar. Tomás expli-ca toda a verdade para Pilar. Carla continua acreditando que Binho é o responsável pelas cartas e rola um clima entre os dois. Miguel diz para a irmã que realmente quer Alice. Binho enxerga Carla no lugar de Pilar. Binho diz a Pilar que quer terminar. Beth conta a Pedro que raul fugiu.

Jonas não permite que Pedro e João saiam para procurarem seus irmãos. roberta e Alice ficam surpresas ao saber que Binho é o provável autor das cartas. Diego descobre que é Tomás quem escreve as cartas para Car-la. Pilar se desespera após o rompimento com Binho. Maria percebe que Pilar não foi a aula e acha estranho. Lucy tenta consolar Pedro. raul e Beatriz fogem para o Elite Way.

Tomás interrompe a conversa e diz a Carla que ele é o autor das cartas. Beatriz e raul se escondem na cantina. Leonardo vai até o colégio pedir desculpas a Diego. Penélope, João e Márcia vão atrás de raul e Beatriz pelo colégio. O casal foge de Vi-cente. Tomás diz a roberta que Carla não acreditou nele. Carla faz suspense e não sabe se ficará com Binho.

Não há exibição

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

amor

ete

rno

amor

(glo

bo –

18

h15) rodrigo expulsa Virgílio de sua casa.

Melissa investiga sobre a doença de seu sobri-nho. Jacira não consegue convencer Tobias a ir para o rJ. regina fica eufórica quando Clara convida Michele para dormir em sua casa. Valéria sonha com Josué. Julinho combina um encontro com Laís. Miriam devolve o anel de noivado para Fernando. Melissa encontra Vir-gílio na porta da mansão de rodrigo.

Melissa se apresenta a Virgílio. regi-na recebe um ultimato do proprietário de seu apartamento para sair de lá. Melissa re-vela para Virgílio que não gosta de rodrigo e pede para que ele conte o que sabe sobre Elisa. Miriam aceita ir para a fazenda com rodrigo, Clara, Michele e zilda. Fernando descobre que Miriam vai para a fazenda com rodrigo.

Fernando se enfurece ao ver Miriam e rodrigo juntos. Junior tem um ataque de raiva e deixa Melissa intrigada. Com a ajuda de Lexor, rodrigo cura o pônei de Clara. Pedro encontra Priscila na praia. Valéria se entristece ao saber que rodrigo não está em casa. Virgí-lio conta para Laudelino que Melissa lhe deu dinheiro para procurar Elisa. Miriam e rodrigo se beijam.

Clara atrapalha o clima entre rodrigo e Miriam. Bruno, Beto e Juliana fazem um teste com Tati para seu projeto. Carmem liga para Melissa e cobra o vestido de noiva de Valéria. Divina pede para Valdirene cuidar de Junior. Kléber questiona sua escolha profissional. Ja-cira dá o dinheiro para zé da Carmem comprar sua passagem para o rio de Janeiro. Michele vê Valdirene e corre em sua direção.

Michele desiste de sair com Valdire-ne por causa de sua mãe e Clara percebe a situação. rodrigo e Miriam se despedem e Fernando os observa. Deolinda sente ciúmes de dona Olga com Antônio. Valéria apoia a decisão de Jacira em ir para o seu casamento no rJ. Gabriel fala de casamento com Beatriz. Virgílio compra um carro e avisa a Melissa que começará sua busca por Elisa.

Melissa esconde de Dimas que conver-sou com Virgílio. Valéria proíbe Josué de ir ao seu casamento. Julinho leva Laís para passear de carro. Melissa e Dimas se preocupam quando rodrigo diz que fará terapia. rodrigo pede para Kléber ajudá-lo a voltar a estudar. Junior toca no piano o prelúdio que Verbena costumava apresentar e deixa rodrigo e Klé-ber impressionados.

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

más

cara

s

(Rec

ord

– 22

:15h

)

Sábado

Geraldine, Cláudia e Flávia se deparam com Mário dormindo. Elas sorteiam para decidir quem deitará com ele e Flávia ganha. Martim incita Otávio a se matar. Décio diz a Otávio que a sua única chance de sobreviver é dar a senha do banco a Martim. Décio aplica uma in-jeção em Martim e o joga ao mar. Martim fica se debatendo.

Décio ordena que o piloto retorne com a lancha para a clínica. Otávio acusa Décio de ter jogado Martim. Eduardo So-tero fica chateado por Edu não lembrar o dia de seu aniversário. Otávio se apresenta na pousada como Martim. Décio garante a Otávio que não se envolveu com Maria. Otávio muda o visual para se parecer com Martim. Eliza e Otávio se conhecem.

Imaginando se tratar de Martim, Eliza fala para Otávio que ele deveria lhe entregar as instruções de uma maleta contendo dinheiro. Otávio tenta obter informações sobre Maria. Eliza implora a Big Blond que a libere da missão de matar Martim. Otávio conclui que Boris tentou abrir a maleta com o dinheiro sem saber a senha. Manuela telefona para Martim.

Décio mostra a Otávio a sua mensagem de despedida na web. Otávio ameaça denun-ciar Décio como assassino. Décio aconselha Otávio a não atender o telefonema de Manue-la. O capanga de Big Blond segue Eliza e Otá-vio percebe. Eliza conta para Otávio que seu chefe quer casar com ela. Os dois se beijam. Eliza fala para Otávio digitar o nome Otávio Benaro em um site de buscas.

Otávio fica sem saber se Eliza o reco-nheceu ou não. Novais repreende o persegui-dor por ter perdido Eliza de vista. Eliza pede a Otávio que pegue uma suíte diferente no motel. Big Blond telefona a Otávio e fica des-confiado ao saber que estão em um motel. Big Blond garante a Otávio que conversarão sobre Maria. Eliza e Otávio se beijam. Eliza sugere a Otávio que eles fujam.

Não há exibição

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

mal

haçã

o (g

lobo

– 1

7h50

)

Moisés exige que Carcará e Sabiá en-trem no apartamento de Cristal para pegar o gravador. Moisés garante ao jornalista que entregará a gravação com a entrevista de Juninho. Natália alerta Gabriel que Cristal fez ameaças para que ele se case com ela. Os ca-pangas de Moisés entram no apartamento de Cristal e são surpreendidos por ziggy. Moisés observa Gabriel falar com Cristal.

Os capangas de Moisés fogem do apartamento. Gabriel afirma a Cristal que não se casará com ela. Cristal ouve a en-trevista de Alexia e pergunta quem é seu namorado. Gabriel sugere um concurso para escolher a vinheta de abertura do se-riado. Cristal exige que Moisés lhe arrume um empregono jornal em troca da grava-ção da entrevista de Juninho.

Betão consola Carmem que fica abala-da por conta da conversa com Nelson. Guido avisa a Natália sobre a invasão do aparta-mento. Cristal se desespera ao saber que o apartamento foi invadido e decide guardar seu gravador na bolsa. Babi volta de sua via-gem. Moisés chega ao apartamento de Cristal para procurar pelo gravador e a bateria de seu celular acaba. Cristal volta para casa.

Babi descobre que o motorista do carro que a derrubou é Guido. Moisés des-cobre a falsa gravidez de Cristal. Babi chega em casa e estranha a presença de Moisés. O vilão se vangloria por ter descoberto o se-gredo de Cristal. Gabriel pega com Fabiano o contato de um advogado. Moisés aborda Cristal e ameaça contar a verdade sobre sua gravidez para Gabriel.

Moisés consegue o gravador, mas no confronto com Cristal, deixa o aparelho cair e quebrar. Cristal o convence a não revelar para Gabriel sua falsa gravidez e os dois fazem um acordo. Moisés ouve a entrevista em que Alexia fala sobre o namorado e fica irritado. Natália, Guido e Babi chegam para o almoço e Betão estranha as presenças. Moisés per-gunta para Alexia quem ela está namorando.

Não há exibição

Segunda

Tomás pede para ir embora e Débora estranha o seu comportamento. Jorginho e Nina conversam sobre casamento. Carminha percebe as más intenções de Max contra Tu-fão. Tomás descobre que Cadinho é o marido de Verônica. Muricy descobre que Adauto não sabe ler. Jorginho avisa que ele e Nina vão se casar e Lucinda estranha a reação da filha. Débora flagra Nina e Jorginho juntos.

Jorginho revela para Débora que Nina é o seu grande amor do passado. Cadinho fica constrangido com a conversa que tem com Tomás. Max tenta envolver Lúcio em uma armação contra Tufão. Nina pede demissão. Muricy e zezé desconfiam de Nina. Suelen dispensa Iran. Tufão fica perturbado ao ver a cozinheira ir embora. Nina desiste de ficar com Jorginho.

Nina termina com Jorginho. Nina co-menta com Lucinda que não pode ficar com Jorginho e esquecer de sua vingança. Olenka descobre a farsa de Silas. Suelen torce por Iran e Leandro. Carminha e Tufão se desespe-ram quando um policial chega com o carro do filho, que estava abandonado na rua. Jorginho tem uma crise de sonambulismo e lembra-se de seus pais biológicos. Nina procura Débora.

Nina pede para Débora ficar com Jorginho. Jorginho é assaltado. Nina volta a trabalhar na casa de Tufão. Débora sugere que Carminha procure Jorginho na casa de Lucinda. roni se desentende com Leandro por causa de Suelen. Lúcio vai à casa de Tufão. Carminha procura Lucinda. Lúcio serve um suco para Max. Nilo conta para Carminha que rita foi namorada de Jorginho.

Lucinda vê Carminha sair da casa de Nilo.Lúcio faz ameaças a Max. Tufão exige que Jorginho fique em sua casa. Carminha tenta descobrir se Débora sabe algo sobre rita. Silas insinua que Tessália está traindo Leleco. Carminha chama Nina para ajudá-la a dar um susto em rita. Leleco é preso após armar confusão por ciúmes de Tessália. Com a ajuda de Nina, Carminha tira satisfações com Betânia/rita.

Carminha discute com Betânia/rita e Nina tenta acalmar a situação. Tufão con-segue libertar Leleco. Lucinda descobre que Nilo vendeu informações para Carminha. Janaína apresenta Lúcio para a família e Max fica desconfortável. Jorginho pede perdão a Débora. Verônica chega à casa de Noêmia e Cadinho se esconde. Tomás vê o pai beijar Alexia. Nilo descobre que Nina usou Betânia para enganar Carminha.

aven

ida

Bras

il(g

lobo

–21

h )

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Os resumos dos capítulos de todas as novelas são de responsabilidade de cada emissora – Os capítulos que vão ao ar estão sujeitos a eventuais reedições.

resumo de novelasTerça Quarta Quinta Sexta Sábado

Page 9: Jornal Domingo em Casa 42ª edição

9entretenimento Domingo em Casa • 7 a 13 De agosTo De 2011PerfiL Domingo em Casa • 5 a 12 De maio De 2012

A mineira Karen Junqueira se destaca na pele da estudante Luma de “Máscaras”, da Record

Psicanálise auxilia a mineirinha Karen Junqueira a explorar triângulo amoroso entre irmãs em “Máscaras”Por Márcio Maio

TV Press Karen Junqueira já esperava

que a relação de amor a três vivida por sua personagem, a estudante Luma de “Máscaras”, novela das 22h da record, chamasse a aten-ção dos telespectadores. Afinal, na história de Lauro César Muniz, a universitária de letras tem um caso com o astrofísico Eduardo, de Dado Dolabella, que também se envolve sexualmente com Tônia, interpreta-da por Daniela Galli, psiquiatra que é irmã de Luma.

Mas Karen preferiu basear toda a construção da personagem em cima da relação de controle extremo que existe entre as duas irmãs, suposta-mente um resultado da perda prema-tura dos pais delas. “Conversei com uma terapeuta especialista em casos familiares e procurei alguns filmes que exploram essas ligações obses-sivas entre parentes e até amigos. E, normalmente, os mais novos querem se livrar dela”, explica.

Entre os filmes pesquisados por Karen para interpretar Luma, a atriz assistiu ao sueco “Persona”, de Ing-mar Bergman, e ao drama “Almas Gêmeas”, de Peter Jackson, primeiro longa estrelado por Kate Winslet. Na trama, Luma sofre com a postura de Tônia, que faz de tudo para não per-der a companhia da irmã. Como, por exemplo, paquerar os homens que se interessam pela caçula para, assim,

negócios de família• A estreia de Karen na tevê

aconteceu em 2006, em “Malhação”, novela infanto-juvenil da Globo.

• O primeiro contrato da atriz com a record foi assinado para interpretar a mutante Fúria de “Caminhos do Coração”, de Tiago Santiago.

• Além da carreira de atriz, Karen trabalhou ao longo de oito anos como modelo.

• Ela se mudou para o rio de Janeiro aos 17 anos, já decidida a tentar a carreira de atriz.

instantâneas

amigos do facebook"Curto o jornal DoMinGo eM CAsA porque ele é o encarregado de levar informação e conhecimento para todos que vivem na minha linda e adorada Sete Lagoas"

"Aos meus olhos muito vividos, alegro-me por ver um jornal não só do meio social, mas que nos oferta conhecimentos, verdades e muita inteligência no aconchego de nossos lares"

para participar da página amigos do Facebook, basta enviar sua foto com a resposta para a pergunta "por que eu curto o DoMinGo eM CAsA?" para o email [email protected]. esperamos você!

gustavo figueiredogustavo figueiredo família guimarães

divu

lgaç

ão

divu

lgaç

ão

LUIzA DANTAS/CArTA z NOTÍCIASCrÉDIcolocar em sua cabeça a ideia de que “homem não presta”.

“O que se sabe é que a Tônia já teve um casamento traumático e, por isso, quer enjaular a irmã. O interes-sante é que esse comportamento ocorre justamente com uma persona-gem que é psiquiatra. Uma situação muito contraditória”, valoriza.

Intensificar o contato com Da-niela para que, juntas, chegassem à interação necessária para parecerem irmãs em cena até que foi fácil. Am-bas começaram a gravar “Máscaras” dentro do transatlântico Visions of the Sea, no qual a equipe passou 15 dias viajando. “Todo mundo estava junto ali desde a hora de acordar até o momento de dormir. Deu para a gente se aproximar mais”, conta.

E, curiosamente, foi o cenário das duas irmãs o primeiro a ser montado para as cenas dentro do recNov, com-plexo de estúdios da record. “Uma semana depois do navio, já tínhamos 15 cenas de apartamento para fazer”, lembra a atriz, que nasceu em Ca-xambu, no Sul de Minas Gerais.

Com uma temática diretamente ligada ao sexo e à paixão de duas irmãs pelo mesmo homem, Karen jura que não teme sequências mais quentes. Principalmente porque, pelo menos até agora, não viu nada demais sendo pedido no estúdio. “Apesar de a novela ir ao ar tarde, não estou achando as cenas muito sensuais. O sexo é mais sugerido do que mostrado”, garante a atriz.

Ela está com 29 anos e inter-preta uma jovem com quase dez a menos. “Acho que seria mais complicado o inverso. Sei que apa-rento ser mais nova, então já me preparo para viver isso mais vezes na tevê”, atesta.

O convite para integrar o elenco de “Máscaras” veio há bastante tem-

po. Quando recebeu, a novela ainda nem tinha uma sinopse definida, mas tanto o autor quanto o diretor Ignácio Coqueiro já tinham sinalizado o inte-resse de voltar a trabalhar com Karen. É que sua atuação como a doce Gigi Castellamare de “Poder Paralelo” agradou aos dois.

“Foi um trabalho muito bacana.

Fico feliz que tenham se lembrado de mim para essa personagem por-que tenho admiração forte por eles e sei que estou nas mãos de pesso-as que têm uma história de peso na tevê”, gaba-se ela, que está em sua terceira novela na record e também participou da minissérie bíblica “Sansão e Dalila”.

Page 10: Jornal Domingo em Casa 42ª edição

10 entretenimento/horóSCoPo Domingo em Casa • 5 a 12 De maio De 2012

A mulher foi ao médico:– Doutor, o meu marido está completamente louco! Vira e mexe ele começa a

conversar com o abajur!– E o que ele diz?– Eu não sei!– Como não sabe? A senhora não viu ele conversando com o abajur?– Eu não vi, foi o abajur que me contou!

horóscopo

ZÉ tonho & tonho ZÉ – por dukeLoUCUra

Cruzadas diretas

Deve estar atento, pois vão surgir novas possibili-dades que merecem atenção e reflexão. Analise e pense nos seus desejos para o futuro, está numa boa hora para superar e ultrapassar situações do passado. No setor sentimental está numa boa hora para transformar o que for necessário através da co-municação, terá facilidade de expressão.

gêmeos21/5 a 20/6

Deve tirar alguns momentos esta sema-na para meditar, rever os seus objetivos e fazer novos planos para o futuro. Com-bata alguma tendência para o sedenta-rismo. No setor sentimental vai conse-guir atingir os seus objetivos.

Câncer21/6 a 217

Passará por momentos de desgaste e cansaço, tente controlar e direcionar bem a sua energia. Nos mo-mentos mais tensos mantenha a calma, assim tudo correrá sem complicações. No setor sentimental evite explodir quando as coisas não correrem como tinha planejado. Tem de aprender a viver com as al-terações em cima da hora.

Áries21/3 a 20/4

Terá uma semana muito agradável, estará bem e será capaz de transmitir essa energia positiva ás pessoas com quem convive. Vai sentir-se feliz e com vontade de viver a vida. No setor sentimental viverá um período muito próspero, vai ter vontade de sair e de fazer programas diferentes com o seu parceiro. Deve falar sobre mudanças.

touro21/4 a 20/5

Terá muitos momentos de clareza que vão permitir identificar e tirar partido das situações mais vanta-josas. Vai conseguir chegar onde quer, mas para isso tem de ter força de vontade. Tome iniciativas positivas. No setor sentimental o seu magnetismo pessoal estará em destaque e não deixará nin-guém indiferente.

Leão22/7 a 22/8

Irá querer ter equilíbrio e a melhor forma de encon-tra-lo será evitando alguns excessos. Seja prudente e não faça nada que fuja do normal e evite ser muito orgulhoso com as pessoas de quem gosta. No setor sentimental pode sentir uma atração muito forte por alguém que que conheceu há pouco tempo, mas tudo não passa de uma ilusão.

virgem23/8 a 23/9

Não terá uma semana muito facilitada, mas saberá aproveitar o lado mais positivo da vida, já que a sua força interior será suficientemente forte para atenuar os momentos mais difíceis. No setor sentimental vão surgir conflitos e discussões que podem mesmo por em causa o futuro de uma relação. Evite tomar decisões de cabeça quente.

Libra23/9 a 23/10

Estará com as emoções tensas e descontroladas ao longo de toda a semana. Terá de ter uma dose extra de paciência perante as várias situações com que se vai deparar. O impulso e a precipitação podem atra-sar ainda mais os seus planos. N o setor sentimental a semana será muito descontraída, o seu parceiro será um bom apoio.

escorpião23/10 a 21/11

Terá dificuldades na concretização dos objetivos pre-tendidos para esta semana. Vai deixar algo por fazer, por falta de disposição ou até mesmo por falta de tem-po. Tente dar a volta a algumas questões para alcançar as suas metas. No setor sentimental terá de contar com algumas discussões que podem mesmo levar à ruptura de uma relação.

Sagitário22/11 a 21/12

Terá tendência a avaliar demasiado os outros e por vezes pode ser demasiado radical. Não seja muito exigente e intolerante com as pessoas, este tipo de atitude da sua parte provocará conflitos desnecessá-rios. No setor sentimental as suas expectativas em relação a alguém que conheceu há pouco podem ser infundadas.

Capricórnio22/12 a 20/1

Estará deprimido ao longo desta semana e a compa-nhia e apoio dos amigos serão fundamentais para ultra-passar esta fase. Vai sentir-se triste sem saber o porquê. Pense no que tem de bom na sua vida. No setor senti-mental período pautado por alguns altos e baixos devi-do ao seu estado de humor. Não culpe o seu parceiro.

aquário21/1 a 19/2

Deve evitar que os êxitos alcançados ao longo desta semana interfiram nas suas relações pessoais. Partilhe a sua vida com as pessoas em quem confia. Vai conse-guir resolver uma situação que tinha ficado pendente. No setor sentimental viverá situações intensas e agra-dáveis. Disponibilize mais tempo para o seu parceiro.

Peixes20/2 a 20/3

Fonte: www.portalangels.com

Page 11: Jornal Domingo em Casa 42ª edição

11entretenimento Domingo em Casa • 7 a 13 De agosTo De 2011agito CULtUraL Domingo em Casa • 5 a 12 De maio De 2012

Anjos da LeiClassificação 14 anos - Jenko e Schmidt estudaram juntos, mas jamais foram amigos. A situação muda quando se reencontram na academia de policiais, onde passam a ajudar um ao outro. Já formados, se envolvem em uma confusão ao tentar realizar a prisão de um traficante de drogas, que atuava no parque onde trabalhavam. remanejados para uma divisão comandada pelo capitão Walters, onde jovens policiais trabalham infiltrados, eles recebem a missão de desvendar quem é o fornecedor de uma nova e perigosa droga e ficam disfarçados de volta à escola.Cineplex 4 – 14h20 – 16h30 – 18h40 – 20h50 (LEG)

os VingadoresClassificação 14 anos - Loki retorna à Terra enviado pelos chitauri, uma raça alienígena que pretende dominar os humanos. Com a promessa de que será o soberano do planeta, ele rouba o cubo mágico dentro de instalações da S.H.I.E.L.D. e, com isso, adquire grandes poderes. Loki os usa para controlar o dr. Erik Selvig e o Gavião Arqueiro, que passam a trabalhar para ele. No intuito de contê-los, Nick Fury convoca um grupo de pessoas com grandes habilidades, mas que jamais haviam trabalhado juntas: o Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Hulk e a Viúva Negra. Cineplex 3D – 13h30 – 16h – 18h30 (DUB) 21h (LEG)Cineplex 1 – 13h20 – 16h10 – 18h40 -21h10 (LEG)

Americanpie – o ReencontroClassificação 14 anos - O grupo de amigos quecelebrou o final do liceu em 1999 regressa à cidadezinha natal de East GreatFalls para uma reunião de antigos alunos. Entre eles, destacam-se Jim eMichelle, agora casados e com um filho de dois anos, Kevin Myers, que trabalhacomo arquiteto, e Chris "Oz" Ostreicher, que vive em Malibueapresenta um programa de esportes.Cineplex 2 – 14h10 - 18h50 – 21h10 (LEG)

espelho,espelho MeuClassificação Livre Cineplex 2 –16h30 (LEG)

Cinema

preçosCineplex – shopping sete Lagoasrua Otávio Campelo ribeiro, 2801,EldoradoPreços: Segunda a quinta – r$ 8(inteira) r$ 4 (meia)terça maluca - r$ 5 (inteira) – r$ 2,50 (meia)Sexta a Domingo/Feriado – r$12 (inteira)r$ 6 (meia)Ingresso 3D – Segunda a Quinta –r$ 10 (inteira) r$ 5 (meia)Sexta a Doming/Feriado – r$16 (inteira)r$ 8 (meia)

destaque: festa de Santa helena

Está chegando ao fim a tradicional festa de Santa Helena, que termina na próxima segunda-feira, dia 7. No sábado, acontece a tradicional romaria, com a bandeira de Santa Helena, que parte às 17h30 da praça Tiradentes rumo à capela no alto da serra. Depois disso a programação só termina às 15h do domingo. Pela manhã, de 6h até 6h30 acontecerá a Alvorada Festiva com repique de sino e queima de fogos, às 6h30 o grupo Luz Divina realiza o terço. Às 7h30 haverá uma missa presidida por Dom Guilherme Porto. Depois, às 9h, a banda União dos Artistas fará uma apresentação e às 10h, monsenhor Carlos roberto Moreira dos Santos vai presidir a missa solene de encerramento. Em seguida, haverá a procissão no alto da Serra. Na segunda-feira, a Festa de Santa Helena se encerra com um terço, às 19h, e com uma missa, às 19h30, presidida pelo padre Gilson da Piedade Mendes, pároco de São Geraldo.

Mesmo antes de lançar seu novo e disco, a cantora sete-lagoana Paula Fernandes já faz sucesso com a música “Eu sem você”. A faixa foi composta por Paula em parceria com o cantor sertanejo zezé Di Camargo. O hit já vem sendo tocado desde a última terça-feira nas rádios. O novo CD de Paula ainda não tem um nome definido, mas chega às lojas ainda neste mês. A cantora divulgou em seu site pessoal uma foto para a capa do encarte do novo álbum.

encerramento do evento religioso

nova música de Paula fernandes

BrENO DIAS/PrEFEITUrA

DIVULGAçãO

X8 PluralidadesA Galeria Myralda recebe, até o dia 27 de maio, a exposição “X8 Pluralidades”. Serão expostas obras de oito artistas: Adriana Drummond, Adriana Leite, Afonso Oliveira, D’Ângelo Oliveira, Fernanda Castanheira, raimundo Brito, Manoel rosário, com participação especial de Brenda Marques Pena. A exposição busca representar a diversidade como parte inseparável da identidade local. Os interessados em conferir a exposição podem visitar a Galeria Myralda de segunda a sexta, das 8h às 17h30. A galeria fica na avenida Getúlio Vargas, 91, Centro.

o Pequeno Príncipe nos palcos Sete Lagoas recebe nos dias 12 e 13 de maio, no auditório do Centro Universitário Unifemm, o espetáculo “O Pequeno Príncipe”. No sábado (12) haverá duas sessões: 17h30 e 20h. No domingo serão três: às 10h, 17h e 19h. O espetáculo é uma produção da Cia Katapalmas. A peça é inspirada na obra de Antoine de Saint-Exupéry e conta a trajetória de um principezinho que, cansado das cobranças da sua companheira de planeta, a rosa, resolveu viajar pelo universo. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente por r$ 10 nas lojas Limão de Gravata, Símon relógios e Joias, Amora Melão e Ice Gurt. No local, os ingressos custarão r$ 20 com meia-entrada apenas para estudantes. 200 edições do

Serão Poético Neste sábado, dia 5, o Serão Poético chega a 200 edições. O evento aproveitará a oportunidade para comemorar o dia das Comunicações e o dia do Artista Plástico, homenageando Nana Andrade e Demétrius Cotta. A noite recheada de muita arte e literatura começa às 20h no auditório da Casa da Cultura, que está localizada na avenida Getúlio Vargas, 91, no Centro. A entrada é franca. Farão parte do espetáculo diversos poemas, trovas, contos, cantos, músicas e “causos”. O Serão Poético é realizado pelo Clube de Letras de Sete Lagoas e pela Secretaria de Cultura e Comunicação Social.

mC diguinho esquenta a sexta-feira Para aqueles que curtem um batidão, uma ótima opção será o show do MC Diguinho, que acontece na sexta-feira, 11 de maio. Direto do rio de Janeiro, o cantor vai fazer a festa no Clube Tarumã, em Paraopeba, a partir das 22h. O grupo de pagode 100 Destino garantirá o agito da festa antes do funk carioca tomar conta. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos na Banca do Alemão, no Bar do Cilão e no Limão Gravata. Mais informações pelo telefone (31) 9131-8260.

DIVULGAçãO

Page 12: Jornal Domingo em Casa 42ª edição

12 ESPORTES DOMINGO EM CASA • 5 A 12 DE MAIO DE 2012

Hoje, às 16h, o Independência será palco do primeiro duelo da de-cisão do Campeonato Mineiro entre os clubes centenários América e Atlético. Depois de 11 anos, o Coelho está de volta a final justamente contra o Galo, reeditando a decisão de 2001, quando ficou com o título. Outra coincidência é que naquele ano, assim como agora, o time alvi-negro também jogava pela vantagem de dois empates ou derrota e vi-tória pelo mesmo saldo de gols. Eu me lembro como se fosse hoje, eu estava começando a carreira como narrador esportivo na Rádio Terra AM de Montes Claros. Era a minha primeira transmissão no Mineirão. Fiquei deslumbrado com a beleza do Gigante da Pampulha. A torcida do Galo fazia um barulho incrível. O Atlético abriu 3 a 0, a torcida já comemorava quando, de repente, Alessandro, aos 32 minutos do 2º tempo, silenciou o Mineirão. A festa foi do América, campeão mineiro. O Coelhão treina-do por Lula Pereira foi campeão com Fabiano no gol; Edson, Wellington Paulo, Thiago e Michael; Ricardo, Ruy, Rogério e Carlos Alberto; Rodrigo e Fabrício. Ainda fazia parte do elenco, o meia Tucho, o volante Claudinei e Alessandro, autor do gol do título. O Atlético do José Maria Pena tinha Velloso; Cicinho, Paulão, Luis Carlos e Ronildo; Gilberto Silva, Alexandre e Lincoln; Kim, Guilherme e Marques.

MOMENTOS DISTINTOSO América vive uma das suas melhores fases, desde que acompanho o

clube. Celebrações do centenário, o retorno ao Independência e a classi-ficação para a final do estadual, com duas vitórias sobre o Cruzeiro. Além disso, o time de Givanildo Oliveira teve uma semana de tranquilidade e quase nenhum problema de contusão. Mesmo com muitos jogadores pen-durados com dois cartões amarelos, o treinador americano praticamente tem todo o elenco à disposição. Já o Atlético vive um momento conturba-do, principalmente com a eliminação precoce da Copa do Brasil nesta se-mana pelo Goiás. E sem falar na quantidade de jogadores contundidos no departamento médico e a forte cobrança da torcida e da diretoria alvine-gra. Apesar disso tudo, o América terá que manter a humildade, pois terá pela frente um grande adversário, dono da melhor campanha na fase de classificação e ainda invicto no Mineiro. Sem dúvida, teremos um grande jogo no Independência. Um clássico digno para o Gigante do Horto.

PREOCUPAÇÃO NO CRUZEIROO torcedor cruzeirense está preocupado com a situação do Cruzeiro.

O time foi eliminado do estadual e ainda acumula três derrotas segui-das, uma delas para o Atlético Paranaense, pela Copa do Brasil. Alias, o técnico Wagner Mancini está com os dias contados, principalmente se a equipe for eliminada da única competição que lhe restou para salvar o segundo semestre. Quanto a reforços, Cruzeiro e Flamengo ainda não chegaram a um acordo para a troca entre o zagueiro Victorino e o meia Bottinelli. O diretor de futebol Alexandre Mattos esteve no Rio de Janeiro nessa quinta-feira, mas a situação segue indefinida. Entre os clubes, a negociação está praticamente fechada. Falta o acerto entre os jogadores.

Decisão do Mineiro

Enio LimaNarrador esportivo

2ª etapa do Mineiro de BicicrossO Parque Náutico da

Boa Vista recebe, nos dias 12 e 13 de maio, a 2ª etapa do Campeonato Mi-neiro de Bicicross. Os in-teressados em participar têm até o dia 9 de maio (quarta-feira) para se ins-crever em uma das duas categorias da prova: Ex-

pert (R$ 25) e Junior/Elite man (R$50,00).

O Parque Náutico fica no bairro Boa Vista. O espaço foi inaugurado em 1990 e ocupa cerca de 18 mil metros qua-drados com quadras poliesportivas, pistas de skate e patinação,

playgrounds, praça de eventos, restaurantes, dentre outros.

O Campeonato de Bicicross tem o apoio da prefeitura de Sete La-goas. Mais informações no site da Federação Mineira de Bicicross: http://www.fmbx.com.br.

Democrata confirmado na segunda divisãoA Federação Mineira de

Futebol anunciou que estão abertas até o dia 14 de maio as inscrições para o Campeonato Mineiro de Futebol da Segun-

da Divisão de Profissionais. O Democrata de Sete Lagoas já confirmou sua participação e trabalha nos bastidores para conseguir patrocinadores e

novos jogadores. A intenção é montar uma equipe forte para conquistar o campeona-to e ter acesso ao Módulo II da competição.

Primeira Taça de Futebol José Belarmino Acontece em Sete Lagoas,

entre os dias 7 de maio e 7 de junho, a 1ª Taça de Futebol José Belarmino. A competição será promovida pela prefeitu-ra da cidade e homenageia o treinador e grande incentiva-dor do futebol sete-lagoano José de Souza Lima, mais

Franck Caldeira nas Olimpíadas de LondresO setelagoano Franck Cal-

deira de Almeida está entre os brasileiros que vão participar das provas de atletismo dos jogos olímpicos da Inglaterra. Franck é um dos principais maratonistas brasileiros, sen-do que, em 2007, o atleta con-

quistou a medalha de ouro na maratona masculina dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro.

Franck venceu ainda pro-vas como: Corrida São Silves-tre (2011), Volta Internacional da Pampulha (2003, 2006 e

2007) e Maratona de São Paulo (2004). Além do atleta sete-alagoano, foram convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) os marato-nistas: Marilson Gomes, Paulo Roberto de Almeida Paula e Adriana Aparecida da Silva.

conhecido como José Belarmi-no. Participam do torneio 16 times de futebol amador.

Na primeira fase, serão quatro chaves com quatro equipes cada, classificando os dois primeiros para a se-gunda fase (quartas de final). Quatro times serão classifica-

dos para a semifinal. Os ven-cedores disputarão a grande final no dia 7 de junho. O primeiro colocado vai ganhar medalhas, troféus e um jogo de uniforme em parceria com o Bazar Esportes, já o segun-do colocado receberá meda-lhas e troféus.

´´