jornal do vale - edição 17 - fevereiro de 2012

12
A NOTÍCIA EM PRIMEIRA MÃO NO VALE E REGIÃO ANO II · 14 À 22 DE FEVEREIRO DE 2012 · N°17 · R$ 1,50 jornaldovale.inf.br Vale Comunicação Ltda. Carnaval terá 1,5 mil policiais militares O governo de Goiás anunciou que haverá acrescimo de mais de 1,5 mil policiais militares, bombeiros e policiais civis em todo o Estado durante o feriado de Carnaval, para a segurança dos foliões. Página 11 SENAC ministra palestra MATRINCHÃ O SENAC de Goiânia levou a Matrinchã palestra para o setor comercial e empresarial local, sob o título “Atendimento ao Cliente e Vendas”. A palestra teve o apoio do CDL e foi ministrada por Douglas Noleto e contou com a presença de empresários e autoridades locais. Página 07 Psdebistas tem encontro local ARAGARÇAS O mês de janeiro foi marcado pelo encontro regional do PSDB e suas lideranças locais em Aragarças. Página 08 Casarão gera repercussão ITAPIRAPUÃ Matéria sobre o abandono da casa histórica dos Correios em Itapirapuã gera repersução no município. Página 10 Itapirapuã estima receita Nova lei número 904/2012 estima a receita e fixa a despesa do município Página 03 LEI PROMULGADA Faça Balada Responsável Campanha de concientização de condutores chega ao interior Página 11 CARNAVAL Promotoria abre concurso Concurso terá vagas de secretário auxiliar das promotorias de justiça Página 10 JUSSARA Policiais goianos estão entre os mais bem pagos do país segundo levantamento Página 08 SALÁRIO Goiás quer ser o segundo lugar no ranking das atividades leiteiras no Brasil Página 03 LEITE GOVERNO DE GOIÁS CARNAVAL COM REGRAS Vilmar Rocha defende ações do Governo na Assembléia Legislativa Página 11 Em São Miguel do Araguaia acordo fixa regras para o carnaval Página 10 COMPORTAMENTO A psicóloga Mara Suassuna em sua coluna fala sobre depressão na adolescência, lembrando que esta é uma fase de muitas mudanças hormonais. Páginas 03 e 04 MÚSICA SERTANEJA Uma dupla que vem se destacando no cenário brasileiro oriunda do mercado da música sertaneja goiana é Rony e Fellipe. Página 07

Upload: jornal-do-vale

Post on 20-Feb-2016

226 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Leia nesta edição do Jornal do Vale: Carnaval terá 1,5 mil policiais militares

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Vale - edição 17 - fevereiro de 2012

A NOTÍCIA EM PRIMEIRA MÃO NO VALE E REGIÃO

ANO II · 14 À 22 DE FEVEREIRO DE 2012 · N°17 · R$ 1,50 jornaldovale.inf.brVale Comunicação Ltda.

Carnaval terá 1,5 mil policiais militares

O governo de Goiás anunciou que haverá acrescimo de mais de 1,5 mil policiais militares, bombeiros e policiais civis em todo o Estado durante o feriado de Carnaval, para a segurança dos foliões. Página 11

SENAC ministra palestra

MATRINCHÃ

O SENAC de Goiânia levou a Matrinchã palestra para o setor comercial e empresarial local, sob o título “Atendimento ao Cliente e Vendas”. A palestra teve o apoio do CDL e foi ministrada por Douglas Noleto e contou com a presença de empresários e autoridades locais.

Página 07

Psdebistas tem encontro local

ARAGARÇAS

O mês de janeiro foi marcado pelo encontro regional do PSDB e suas lideranças locais em Aragarças.

Página 08

Casarão gera repercussão

ITAPIRAPUÃ

Matéria sobre o abandono da casa histórica dos Correios em Itapirapuã gera repersução no município.

Página 10

Itapirapuã estima receitaNova lei número 904/2012 estima a receita e fixa a despesa do município

Página 03

LEI PROMULGADA

Faça Balada ResponsávelCampanha de concientização de condutores chega ao interior

Página 11

CARNAVAL

Promotoria abre concursoConcurso terá vagas de secretário auxiliar das promotorias de justiça

Página 10

JUSSARA

Policiais goianos estão entre os mais bem pagos do país segundo levantamento

Página 08

SALÁRIOGoiás quer ser o segundo lugar no ranking das atividades leiteiras no Brasil

Página 03

LEITE

GOVERNO DE GOIÁS CARNAVAL COM REGRASVilmar Rocha defende ações do Governo na Assembléia Legislativa

Página 11

Em São Miguel do Araguaia acordo fixa regras para o carnaval

Página 10

COMPORTAMENTOA psicóloga Mara Suassuna em sua coluna fala sobre depressão na adolescência, lembrando que esta é uma fase de muitas mudanças hormonais. Páginas 03 e 04

MÚSICA SERTANEJAUma dupla que vem se destacando no cenário brasileiro oriunda do mercado da música sertaneja goiana é Rony e Fellipe. Página 07

Page 2: Jornal do Vale - edição 17 - fevereiro de 2012

EXPEDIENTE

Vale Comunicação Ltda.CNPJ 10.304.281/0001-20

Redação: Av. Goiás, 112, sala 807, Ed. TropicalCentro, Goiânia - GO. 74.010-010(62) 3229.1566 / (62) 9908-0793

Escritório Itapirapuã: Av. São João, 40Centro, Itapirapuã - GO. 76.550-000(62) 3374-2611 / (62) 9265-4000

Escritório Mara Rosa: Rua Espírito Santo, Qd. 01, Lt. 12 Centro, Mara Rosa. 76.490-000

Web site:[email protected]

Jornalistas: Weslley A. Harakawa (01535-GO)Sebastian Pereira (1656-JP)

Diretora Executiva: Marcela SuassunaDiretor Comercial: Marcelo Fabiano MoreiraFotografia: Kadu Santos

Colaboradores:Colunista: Nilson AlmirPsicóloga: Mara SuassunaArtigo: Isa Suassuna

Tiragem: 10 mil exemplares, circulação semanal e dirigida.

Reprodução: UNIGRAFDiagramação: Wespa Digital Ltda.

Jornal do Vale, uma publicação da Organizações Vale

Este jornal não mantém vínculo empregatício com seus colaboradores. os conceitos emitidos nas matérias assinadas não refletem necessariamente a

opinião do jornal.

SANTA FÉ DE GOIÁS I – O

prefeito Gilmar, o ex Francisco Aguiar (Chico) e Waldemar M a r q u e s d e C a r v a l h o (Demarzinho) são os nomes até agora para a corrida sucessória. A oposição pelo que se vê deverá entrar dividida na disputa contra a máquina administrativa local gerida pelo atual prefeito que vai à reeleição.

JUSSARA I – O vereador irmão

José Moreira cobra logo a definição sobre a candidatura de Maria Amélia ou Doutor Joaquim à prefeitura. Acha que está passando da hora e diz que não se deve menosprezar a força dos adversários, toda disputa tem de ser levada a sério e as coisas podem se acirrar.

JUSSARA II – O presidente da

UVG, vereador José Moreira acredita que o grupo do deputado Doutor Joaquim ganha a eleição para prefeito e que o mandato exercido por ele como deputado pesa bastante nesta hipotética

vitória. Claro que o grande propulsor da candidatura apoiada por Doutor Joaquim é a boa administração que ele realizou nos seus dois mandatos como prefeito.

JUSSARA III – Jussara tem se

d e s t a c a d o u l t i m a m e n t e ocupando os cargos maiores nas instituições representativas dos municípios. A AGM, Associação Goiana dos Municípios já foi ocupada por Doutor Joaquim, a UVG, União dos Vereadores de Goiás já foi ocupada por outro jussarense, Wolmer Arraes e

atualmente pelo vereador José Moreira.

JUSSARA IV – Quem se

afastou completamente da sociedade jussarense foi Itamar Caiado que sempre é lembrado como pré-candidato já que o PMDB tem em seu nome a figura mais expressiva. Até agora ele não se pronunciou publicamente e o partido também não.

JUSSARA V – Já Tatiana vem se

movimentando com cuidado e já consegue polarizar a disputa com Maria Amélia. Uma união da oposição na cidade pode turbinar a sua candidatura e arrochar a disputa. Júnior do Friboi é outro ponto de apoio importante para T a t i a n a c a u s a n d o c e r t a inquietação e incomodando seus adversários.

BRITÂNIA I – A prefeita

Cleuza Assunção do PMDB deve se candidatar à reeleição e tem na sua base também o PT e PTB, partido do deputado Talles Barreto que sassarica pela cidade sempre que pode. Estranha na cidade o fato do PTB, aliado do governador Marconi fazer parte da base aliada da prefeita que é do PMDB.

BRITÂNIA II – A oposição,

liderada por Carlos Cunha do PP

vem com tudo, unida e forte, reunindo os partidos PSDB, PHS, PSD, PTC, PSDC e PR. Será um mano a mano entre os sexos opostos, numa disputa onde os números mostram vantagem para Carlos Cunha que além do maior número de partidos tem também apoio da m a i o r i a n a C â m a r a d e Vereadores, cinco são da oposição e quatro apóiam a prefeita.

BRITÂNIA III – Engrossam as

fileiras da oposição a presidente

da Câmara de Vereadores Esterlila do PP, ex-vice-prefeita por dois mandatos e o agora possível vice Júnior do Riva do PSDB, filho do ex-prefeito Rivadávia.

ITAPIRAPUÃ I – As denúncias

em cima dos buracos nas ruas e avenidas da cidade surtiram efeito, a prefeitura resolveu trabalhar e colocou a operação tapa buracos. A situação não é das melhores e será preciso muito esforço e tempo para consertar os estragos.

ITAPIRAPUÃ II – Foram

inúmeros requerimentos de vereadores aprovados na Câmara encaminhados ao prefeito cobrando o serviço

tapa-buraco. Parabéns aos vereadores que cumpriram seu p a p e l r e p r e s e n t a n d o a população que foi bastante penalizada. Até que enfim a prefeitura cumpre com a sua obrigação e parece começar resolver esse que é um grave problema para a cidade.

I TA P I R A P U Ã I I I – Os

partidários pertencentes ao P M D B d e v e m t o m a r conhecimento do afirmado no J o r n a l " O P o p u l a r " recentemente pelo seu líder Maior, O Ex-Governador, Ex-Senador, Ex-Ministro, Ex-Prefeito Iris Rezende Machado. Sobre os adesistas ao Governo Marconi, que deixaram o PMDB, assim afirma Iris Rezende: “Eles não deveriam ter sido candidatos por nossa legenda. Não são partidários, são amigos do Poder...”.

ITAPIRAPUÃ IV – Falando de

traição, Iris cita passagem bíblica em que Pedro declarou que morreria no lugar de Cristo e depois o negou por três vezes, no que se arrependeu e foi perdoado. “Jesus perdoou a fraqueza, mas não a traição", conclui.

ITAPIRAPUÃ V – Quem pediu

reunião do DEM para anunciar pré-candidatura a prefeito foi o empresário Agapito. Mostrando disposição para se inserir no p rocesso de e sco lha do candidato pela oposição, Agapi to mostra-se como alternativa de renovação no quadro político do município e opção para o partido que disputou a última eleição tendo como candidato o saudoso Dustran, ex-presidente da COMAI.

ITAPIRAPUÃ VI – Agapito é

produtor rural, empresário do ramo de farmácias, diretor da COMAI, com larga experiência administrativa tendo ocupado a gerência do Banco do Estado de Goiás na cidade.

MATRINCHÃ I – O ex-vereador

José Carlos coloca o nome a disposição da oposição como possibilidade de candidatura para as eleições municipais, mas avisa que é pela união de todos e não pretende dividir as forças, apenas somar.

SANCLERLÂNDIA I – Os pré-

candidatos ao cargo de prefeito seguem no estilo das brigas de rua de meninos antigamente: “quem for mais homem dá o começo”, mas torcendo pra ninguém cuspir no outro para a briga não começar. Itamar Leão

pode concorrer novamente e tentar voltar o cargo que já foi seu por dois mandatos, mas nesse estilo, sem precipitar as coisas deixando tudo fluir normalmente.

*.*.*

Pitos & Pitacos02. 14 A 22 DE FEVEREIRO DE 2012

EDITORIAL

O ano das eleições começa

com movimentações políticas mais fortes nos municípios goianos e não seria diferente aqui no Vale do Araguaia.

Os postulantes a cargos no legislativo ou executivo buscam através dos partidos políticos uma forma de exposição dos nomes junto à população para a l a v a n c a r a s p r e t e n s a s candidaturas.

Nota-se claramente que a largada do processo eleitoral, agora de forma pública e aberta junto aos eleitores, foi dada e em ritmo forte.

São notícias que chegam de reuniões locais e regionais a cargo dos partidos em diversas cidades sempre com uma motivação partidária servindo para o real plano de fundo que é o lançamento ou divulgação de nomes ao pleito.

Nessas reuniões, sempre em a m b i e n t e s f e c h a d o s , a movimentação se dá em torno dos nomes, quase sempre definido, dos líderes que irão encabeçar principalmente as chapas majoritárias. A legislação proíbe campanha eleitoral extemporânea, fora do prazo, e pune com multas pesadíssimas, mas permitem esses eventos onde o s cand ida to s s ão denominados pré-candidatos pelo fato de ainda não terem sidos aprovados em convenção.

Os ditos pré-candidatos na verdade em algumas cidades e s t ã o m e s m o e m p l e n a campanha, de uma forma mais discreta, pedindo votos e costurando conchavos e acordos políticos.

Às vezes até a militância também em ação, defende publicamente os nomes das candidaturas, incluindo as idéias e projetos, se é que alguém tem mesmo algum projeto.

Nisso tudo é interessante destacar que nas cidades aonde os atuais prefeitos vão à

reeleição, todo mundo sabe, a campanha vem desde a posse, nunca parou e se acirra mais agora no ano da eleição. No dia que acontece a posse o prefeito olha prá frente e todo trabalho que faz visa tão somente mais quatro anos de mandato. É daí que tira todo o ar que respira para viver e todo dia trabalha a fim de manter ou recompor a base para a próxima eleição.

O fato é que foi dada a largada, a corrida começou e seja lá o que Deus quiser, em algumas cidades já é possível apostar e acertar no nome do próximo prefeito, de tão claro que está o quadro político-eleitoral, poucas cidades não tem quadro meio definido.

Isso pode ser bom ou ruim para o processo eleitoral. Bom porque faz acontecer o exercício da democracia é isto é salutar, mas pode ser ruim quando precipita o processo de forma mascarada numa campanha que burla a lei que estipula para julho o início para o que já acontece hoje.

Vai ser bom ver quantos destes candidatos lançados agora terão fôlego para chegar com potencial de vitória no final da corrida. A possibilidade de maior tempo para trabalhar a candidatura é que motiva esta precipitação, só que é bom lembrar que ir com muita sede ao pote pode causar desgastes fatais para qualquer projeto.

Tomara que boas candidaturas não sejam sacrificadas por esta precipitação, o que seria um tremendo erro estratégico por parte dos que estão apostando assim.

Boa sorte aos pré-candidatos que estão a campo. Que os eleitores abracem seus projetos e os segurem até outubro, que é quando as coisas serão decididas com a eleição municipal.

*.*.*

Eleições 2012: No Vale, as campanhas já estão fervendo

CHARGE

Page 3: Jornal do Vale - edição 17 - fevereiro de 2012

03. 14 A 22 DE FEVEREIRO DE 2012

ITAPIRAPUÃ

Câmara promulga leiLei nº 904/2012 que Estima a receita e fixa a despesa do Município

A adolescência é uma fase da

vida marcada por muitas mudanças hormonais, sociais e afetivas, antigamente bastavam os olhares autoritários e os filhos obedientes cediam as ordens sem questionar os pais, dizia o velho ditado: “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”.

Hoje com a democracia, regras de educação de filhos se tornam cada vez mais contingenciais, afinal vivemos num país com ausência de limites éticos, morais e que se refletem na educação dos filhos.. a internet está aí sem censura, com acesso liberado ao mundo que se descortina aos olhos dos a d o l e s c e n t e s c o m o u m a fantástica viagem do tudo é possível.

De um lado nos deparamos com a ausência de limites na educação dos filhos, do outro a ausência sentida da presença qualitativa dos pais, afinal temos a s s i s t i d o s a s b a rg a n h a s presentes na educação dos filhos : tênis de marca X compartilhar anseios ,games de úl t ima geração X ensinar tarefas, Ipods de última geração X deixe – me ler o jornal, celulares X presença dos pais. Instaura-se o jogo de barganha na relação entre pais e filhos na sociedade tecnológica.

De um lado assistimos um batalhão de pais e mães cansados, exaustos pela árdua luta diária da sobrevivência, de outro, jovens e adolescentes clamando por referências de pais, afetos e vida, o que acaba numa aceitação da barganha proposta pelos pais.

Afinal estão os pais cansados para ouvir as demandas existenciais dos filhos...

O adolescente se vê então sozinho, desamparado, carente de afeto e busca na internet, nas tribos de relacionamentos ,opções de subst i tuir as ausências familiares.

Alguns d i rec ionam suas energias e frustrações para os esportes, outros para os estudos e tantos outros para o mundo das drogas numa tentativa de obter prazer, alívio `as carências existenciais , e o mais triste é que os pais nem percebem... afinal e s t ã o t ã o f o c a d o s n o desempenho esco la r, na incessante rota de atividades: Inglês, ballet, preparatório para o vestibular, escolha da área de atuação,natação e o que interessa é o resultado.

Muitos pais tem dificuldades de perceber a a l te ração de comportamento dos filhos e frases como estas fazem parte do vocabulario de broncas :

“Sai desse quarto menino e vá respirar ar puro!";

"Com a sua idade eu já trabalhava e você não faz nada e ainda vai mal na escola, ano que vem vai para a escola pública “;

"Você não gosta de nada nem de ninguém mesmo. Nem sei quem você puxou!";

"Você está um 'aborrecente', levante esse ânimo,esta faltando uns tapas para você tomar vergonha na cara, você nem tem idade para ficar triste".

São frases que demonstram como os pais ficam cegos aos sinais dos filhos... esquecem-se que os filhos adolescentes apesar do tamanho e da voz grossa,dos seios protuberantes, ainda necessitam de atenção, referência e presença, observo em meu consultório quando pergunto aos adolescentes a quem recorrem nos momentos de dificuldades e eles afirmam contar com os amigos, são poucos os que podem realmente contar com os pais, não por que

COMPORTAMENTO

estes não estejam abertos a ajudar, mas por que não tem t e m p o d e p e r c e b e r a s necessidades afetivas dos filhos.

Vivemos num mundo de muita competitividade, violência, d e s i g u a l d a d e s o c i a l , insegurança e a falta de credibilidade na justiça, tudo isso gera um desgaste e uma angústia contribuindo para uma maior incidência de doenças e entre elas a DEPRESSÃO.

A Depressão é o nome dado a certos estados de sofrimento psíquico que podem causar transtornos no comportamento, n a a f e t i v i d a d e e n o s relacionamentos sociais e familiares. Até pouco tempo, considerada apenas uma doença de adultos, atualmente precisa ser encarada como uma doença que atinge a todas as faixas etárias.

A depressão pode interferir de maneira significativa nas atividades de vida diária, nas relações sociais e no bem estar geral, podendo muitas vezes levar até ao suicídio.

Os chamados transtornos de humor, nos quais está incluída a depressão, fazem parte de um dos grupos de doenças com menor chance de serem diagnosticadas em crianças e a d o l e s c e n t e s : e l e s t ê m dificuldades para expressar o que sentem, os sintomas são di ferentes em adul tos e adolescentes e a maioria das pessoas pensam que a depressão é uma doença de adultos.

Os dados mostram que 7 a 14% das crianças experienciaram um episódio depressivo sério antes de 15 anos e 20 a 30% de pacientes adultos relataram que s e u p r i m e i r o e p i s ó d i o depressivo aconteceu antes dos 20 anos.

Dados como esses nos levam a buscar um olhar mais atento aos comportamentos de nossos filhos, visto que muitos pais talvez por desconhecimento dos sinais e sintomas da depressão ignorem as mudanças que c o s t u m a m o c o r r e r n o comportamento dos filhos, a depressão pode ser denunciada a t r a v é s d a t r i s t e z a , d a irritabilidade exagerada, do desinteresse diante de coisas que o a d o l e s c e n t e g o s t a v a anteriormente, pensamentos negativos sobre si mesmo e sobre o futuro, é importante que os pais estejam atentos para os sinais como: baixo rendimento escolar, falta de atenção as aulas, choro fácil, desenvolvimento de medos e principalmente a fragilidade que aumenta o risco de envolvimento com as drogas.

Cansaço, sonolência, dores de c a b e ç a e d i s t ú r b i o s gastrointestinais e menstruais exagerados são sinais que requerem por parte dos pais , mais cuidado e diálogo, afinal o adolescente deprimido tem dificuldade de se abrir e tem medo de não ser compreendido n a s s i t u a ç õ e s q u e e s t á vivenciando.

Vejo o sofrimento e o medo de reprovação desses adolescentes diante da resposta autoritária e incompreendida pelos pais que muitas vezes leva o adolescente a se calar, adiar e tentar resolver sozinho , o que leva a um percurso de muito sofrimento.

É importante que os pais compreendam a necessidade de se buscar tratamento adequado com um médico associado com o auxilio de um Psicologo.

Continua na página 04 >

Depressão na Adolescência

Página 01

Página 02 Página 03

A Câmara municipal de

Itapirapuã, à Praça Túlio Varnes Pacheco, nº 47, centro, CEP 76290-000, Itapirapuã-GO, CNPJ 03.294.972/0001-24 sanciona a Lei nº 904/2012 que “Estima a receita e fixa a despesa do Município de Itapirapuã, Estado de Goiás, da Administração Direta e Indireta, para o Exercício de 2012”.

CÂMARA MUNICIPAL DE

ITAPIRAPUÃ-GO

Assista as sessões, acompanhe o trabalho desenvolvido pelo poder legislativo no seu município.Exerça seu direito de cidadão acompanhando a administração pública por meio das reuniões da Câmara Municipal.

Praça Túlio Varnes Pacheco, 47 Itapirapuã-GO

Presidente da Câmara de Itapirapuã, Ozana Avelino

ECONOMIA

Os Produtores goianos de leite

tiraram no ano passado 8,3 millhões de litros por dia, ou 3,1 bilhões de litros por ano. O faturamento bruto, denominado valor bruto da produção de leite de Goiás, está na ordem de R$ 2,7 bilhões. São belas cifras, que colocam Goiás na quarta posição no ranking nacional, atrás de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. Mas há um problema a í , porque a capacidade industrial goiana está em torno de 16 milhões de litros/dia, informa o gerente de Estudos Técnicos e Econômicos da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Edson Alves Novaes. Isso significa que a indústria láctea goiana está 50% ociosa, o que não deixa de ser negativo.

O presidente do Sindicato da Indústria de Laticínio no Estado de Goiás (Sindileite-Goiás) e vice-presidente do Conselho Nacional da Indústria de Laticínios (Conil), Ananias J u s t i n o J a y m e , e c o a a preocupação com a ociosidade da Indústria. Lembra que Goiás, que já foi o segundo lugar no ranking nacional de produção de leite, ocupa hoje a quarta posição. Essa é a razão direta da oc ios idade de par te das indústrias. “Por isso temos um parque industrial capaz de processar o dobro do leite que o

Estado produz hoje. Nosso parque industrial é muito atualizado, um dos mais modernos do Brasil. Por isso, o produtor goiano pode produzir leite sem medo que não vai faltar indústria para comprar tudo. Goiás tem uma vocação leiteira muito forte e tem tudo para voltar a ser o segundo maior produtor de leite do Brasil.” Ananias Justino destaca que há desafios a serem vencidos, para que Goiás volte à vice-liderança na produção leiteira. Ele reclama a volta de incentivos por parte do governo do Estado, que havia e foram suspensos no governo Alcides Ro¬drigues. Era o

crédito outorgado sobre o marketing do leite, um incentivo nessa área. O que as indústrias i n v e s t i a m e m a ç õ e s d e marketing, em campanhas para aumento do consumo, era abatido do imposto a ser pago. “Precisamos voltar a contar com a parceria do governo do Estado, com os benefícios fiscais que o setor perdeu no governo a n t e r i o r ” , d i z A n a n i a s , lembrando ainda outro desafio para o setor: “É preciso investir em assistência técnica ao produtor para que ele consiga aumentar a produção com baixos custos. Ou seja, ganhar produtividade com redução de custos. ”

Edson Alves lembra que o sistema Faeg/Senar tem atuado ativamente, realizando inúmeros cursos/treinamentos específicos ligados ao setor leiteiro, capac i t ando e t r e inando produtores e trabalhadores rurais. “Também temos agido na profissionalização dos diversos elos da cadeia láctea através da implantação de programas especiais como Mercado Leite; Rentabilidade da Atividade Leiteira e com o Programa Balde Cheio, que busca capacitar técnicos locais e levar a a s s i s t ê n c i a t é c n i c a a o s produtores de leite.”

*.*.*

Goiás quer o 2º lugarAtividade leiteira goiana ocupa a quarta posição no ranking nacional

Goiás tem forte vocação leiteira e condições para voltar a ser o segundo lugar

Page 4: Jornal do Vale - edição 17 - fevereiro de 2012

04. 14 A 22 DE FEVEREIRO DE 2012

MATRINCHÃ

A s ó l i d a r e l a ç ã d e

c o r d i a l i d a d e , c o n f i a n ç a , sinceridade e respeito, existente entre o Gabinete e os servidores p ú b l i c o s m u n i c i p a i s d e Matrinchã registrou mais um ato de alegria e contentamento, num a g r a d á v e l c l i m a d e descontração.

Por iniciativa do gabinete da prefeita, como ocorre desde o primeiro ano da atual gestão, numa deferência especial a todos a q u e l e s q u e t r a b a l h a m diariamente à serviço da popu lação , nas d ive r sa s repartições da prefeitura, foi realizada uma animada festa de confraternização dedicada aos funcionários municipais.

Na ocasião, visando prestigiar e proporcionar um Natal mais alegre a todos os funcionários e aos seus familiares, como é próprio neste período do calendário cristão, a prefeita distribuiu Panetones e ainda serviu um belo almoço. Foram entregues também vários brinquedos às crianças. Houve ainda o sorteio de celulares, eletrodomésticos, entre outros

prêmios para os funcionários p r e s e n t e s n a f e s t a d e confraternização. Os secretários da administração municipal também foram homenageados e presenteados com lindas cestas. Em seguida, os participantes foram brindados com um show musical de Glauber Brito, Welder Ribeiro e Banda.

Duran t e a s conve r sa s e pronunciamentos nessa festa de c o n f r a t e r n i z a ç ã o f i c o u evidenciada a disposição renovada dos se rv idores municipais, no sentido de somarem todos os esforços, ao lado do Gabinete, visando aprimorar ainda mais a qualidade do atendimento e dos serviços prestados à população de Matrinchã em todas as áreas.

A prefeita e os funcionários se sentem gratificados com os resultados já alcançados por esta administração e estão fortemente unidos com o objetivo de servir e trabalhar cada vez mais pela comunidade.

*.*.*

A s ó l i d a r e l a ç ã d e

co rd ia l idade , con f i ança , sinceridade e respeito, existente entre o Gabinete e os servidores p ú b l i c o s m u n i c i p a i s d e Matrinchã registrou mais um ato de alegria e contentamento, num a g r a d á v e l c l i m a d e descontração.

Por iniciativa do gabinete da prefeita, como ocorre desde o primeiro ano da atual gestão, numa deferência especial a todos aqueles que trabalham

diariamente à serviço da população , nas d iversas repartições da prefeitura, foi realizada uma animada festa de confraternização dedicada aos funcionários municipais.

Na ocasião, visando prestigiar e proporcionar um Natal mais alegre a todos os funcionários e aos seus familiares, como é próprio neste período do calendário cristão, a prefeita distribuiu Panetones e ainda serviu um belo almoço. Foram

A s ó l i d a r e l a ç ã d e

co rd i a l i dade , con f i ança , sinceridade e respeito, existente entre o Gabinete e os servidores p ú b l i c o s m u n i c i p a i s d e Matrinchã registrou mais um ato de alegria e contentamento, num a g r a d á v e l c l i m a d e descontração.

Por iniciativa do gabinete da prefeita, como ocorre desde o primeiro ano da atual gestão, numa deferência especial a todos a q u e l e s q u e t r a b a l h a m

diariamente à serviço da popu lação , nas d ive r sas repartições da prefeitura, foi realizada uma animada festa de confraternização dedicada aos funcionários municipais.

Na ocasião, visando prestigiar e proporcionar um Natal mais alegre a todos os funcionários e aos seus familiares, como é próprio neste período do calendário cristão, a prefeita distribuiu Panetones e ainda serviu um belo almoço. Foram

Servidores prestigiadosPrefeitura de Matrinchã prestigia servidores em confraternização natalina

Houve distribuição de panetones e servido almoço

Prefeita de Matrinchã, Cláudia Valéria (à direita com microfone) com servidores públicos em confraternização

MATRINCHÃ

O espírito de união, paz, amor

e fraternidade, entre todos os moradores, numa cidade que avança rapidamente na direção do progresso em todas as áreas e setores, foi marcante na chegada de 2012 e o sucesso absoluto na nova edição da RevChã.

Idealizado e executado pela atual administração, desde o réveillon da passagem de 2010 para 2011, o evento teve uma grande comemoração , com uma p r e s e n ç a d e p ú b l i c o surpreendente, ainda maior que no ano anterior.

Ocorrida em frente ao Colégio Estadual Arthur Costa e Silva, a festa do ano novo iniciou-se às 21 horas, no dia 31 de dezembro e houve, na hora da virada, o tradicional show pirotécnico, pon tua lmente , à s 00 :00 , embalado ao som da Metrópole Band Show.

Com mais este acontecimento, a festa popular de réveillon, o RevChã, que caiu no gosto das famílias e das pessoas de todas as idades, agora se torna uma nova tradição em nosso município. A meta da atual administração de c r i a r u m e s p a ç o d e confraternização da população no ano novo, o RevChã, onde todas as famílias e moradores em g e r a l , d a c i d a d e e d a s p r o p r i e d a d e s r u r a i s d e Matrinchã, pudessem celebrar unidos um réveillon com muita paz, cordialidade e alegria, sem violência e sem desrespeito às leis, foi plenamente alcançada.

A atual administração havia pensado numa fórmula de prestigiar a população que permanece na cidade nesse período de férias para receber os seus familiares e amigos. Daí surgiu a ideia da criação do RevChã, que na entrada de 2012 realizou a sua segunda edição

com uma atração bem receptiva e agradável os mais diversos p ú b l i c o s . A a n i m a ç ã o contagiante do público durou até as 5:00hs da manhã. Não foi registrada nenhuma ocorrência ou transtorno, o que confirma o trabalho eficiente e determinado da corporação policial militar, sempre presente a serviço da segurança da população de M a t r i n c h ã . A P r e f e i t u r a Municipal, que mantém uma consistente e exemplar parceria com a PM, reconhece o trabalho e o esforço de todo o efetivo, lotado em Matrinchã, no sentido de proporcionar a tranqüilidade a todos os lares, empresas e propriedades rurais do nosso município.

E s t i v e r a m p r e s e n t e s , prestigiando esta edição do R e v C h ã , a P r e f e i t a , o s Vereadores, os Secretários Municipais e demais autoridades l o c a i s . E m n o m e d a administração municipal, a prefeita agradeceu o apoio de todos, o que possibilitou muitas conquistas para a cidade em 2011 e manifestou a cada família matrinchaense os seus votos de um ano novo repleto de grandes realizações, muita saúde e paz.

*.*.*

O espírito de união, paz, amor

e fraternidade, entre todos os moradores, numa cidade que avança rapidamente na direção do progresso em todas as áreas e setores, foi marcante na chegada de 2012 e o sucesso absoluto na nova edição da RevChã.

Idealizado e executado pela atual administração, desde o réveillon da passagem de 2010 para 2011, o evento teve uma grande comemoração, com uma p r e s e n ç a d e p ú b l i c o surpreendente, ainda maior que

no ano anterior.

Ocorrida em frente ao Colégio Estadual Arthur Costa e Silva, a festa do ano novo iniciou-se às 21 horas, no dia 31 de dezembro e houve, na hora da virada, o tradicional show pirotécnico, pontua lmente , às 00:00 , embalado ao som da Metrópole Band Show.

Com mais este acontecimento, a festa popular de réveillon, o RevChã, que caiu no gosto das famílias e das pessoas de todas

O espírito de união, paz, amor

e fraternidade, entre todos os moradores, numa cidade que avança rapidamente na direção do progresso em todas as áreas e setores, foi marcante na chegada de 2012 e o sucesso absoluto na nova edição da RevChã.

Idealizado e executado pela atual administração, desde o réveillon da passagem de 2010 para 2011, o evento teve uma grande comemoração, com uma p r e s e n ç a d e p ú b l i c o surpreendente, ainda maior que

no ano anterior.

Ocorrida em frente ao Colégio Estadual Arthur Costa e Silva, a festa do ano novo iniciou-se às 21 horas, no dia 31 de dezembro e houve, na hora da virada, o tradicional show pirotécnico, pon tua lmente , às 00 :00 , embalado ao som da Metrópole Band Show.

Com mais este acontecimento, a festa popular de réveillon, o RevChã, que caiu no gosto das famílias e das pessoas de todas

População celebra 2012Famílias se reúnem no segundo réveillon RevChã para celebrar o ano novo

Servidores e seus familiares em confraternização

Prefeita mistura-se à multidão que esperava o ano novo

II RevChã contou com shows de bandas locais e região

Prefeita Cláudia Valéria em contagem regressiva para o ano novo com a população

Continuação da página 03:

Depressão não se cura com oração, benzedeira ou com surra, depressão é uma doença e precisa ser tratada como tal, adiar o tratamento pode gerar no f u t u r o c o n s e q u ê n c i a s desastrosas visto que a doença afeta o bem estar global do indivíduo.

Saiba identificar os Sintomas da Depressão na Adolescência· Tristeza ou sensação de vazio · Pessimismo ou culpa, falta de esperança · Desamparo ou inutilidade

Incapacidade de tomar decisões · Concentração e memorização reduzidas · Falta de interesse ou prazer por atividades normais como esportes, música ou conversa pelo telefone · Problemas na escola e com a família · Perda de energia e motivação · Dificuldade para pegar no sono, dormir bem ou se levantar de manhã · Problemas de apetite:

·

COMPORTAMENTO

emagrecimento ou ganho de peso · Dor de cabeça, dor de estômago ou dor nas costas · Inquietação e irritabilidade · Desejo de ficar sozinho a maior parte do tempo · Falta às aulas ou abandono de hobbies e outras atividades · Abuso de bebidas alcoólicas ou drogas · Conversas sobre morte · Conversas sobre suicídio (ou tentativas)

Se você identificar vários desses itens em seu filho, em um amigo ou em você mesmo, pode ser um quadro depressivo.

Antes de qualquer decisão, procure ajuda profissional (psiquiatra, psicólogo ou médico da família), pois a avaliação e o diagnóstico são essenciais para o tratamento e a recuperação.

*.*.*

Depressão na Adolescência

Mara [email protected]

Page 5: Jornal do Vale - edição 17 - fevereiro de 2012

05. 14 A 22 DE FEVEREIRO DE 2012

ENTIDADE DE CLASSE

A União de Vereadores de Goiás passa agora a se chamar

A s s o c i a ç ã o d e C â m a r a s Municipais e Vereadores de Goiás, mas mantém a sigla UVG como referencial de nome para a entidade, sendo essa uma das muitas alterações implantadas pelo atual presidente José Moreira, vereador do PSDB pelo município de Jussara.

O Hotel do Vereador e a Casa de Apoio do Vereador são outros dois importantes projetos implantados já nesta gestão da UVG como forma de dar sustentação e respaldo aos vereadores goianos em suas atividades legislativas e sociais em Goiânia.

A Casa de Apoio é utilizada pelos vereadores na atividade social desenvolvida junto à população de seus municípios com assessoria e colaboração no encaminhamento de tratamentos médicos, como consultas, c i ru rg i a s , exames e a t é internações.

Outro projeto em fase de início de implantação é o Intercâmaras numa parceria firmada com a Assembléia Legislativa de Goiás que banca os professores e palestrantes e a UVG mobiliza os vereadores em suas regiões onde serão ministrados cursos ou seminários com temas como Trâmite Legislativo, Oratória, e outros.

Tudo com o objetivo de capac i ta r mais a inda os vereadores nas suas atividades junto às Câmaras Municipais.

O vereador José Moreira destaca o empenho do presidente da Assembléia, deputado Jardel

Sebba na viabilização deste importante projeto para os vereadores do Estado de Goiás.O presidente da UVG reclama das dívidas herdadas por gestores que o antecederam, mas noticia que vêm resgatando todas elas, como o pagamento de vinte e cinco mil reais em dívidas trabalhistas, mais de dez mil reais para Celg e Saneago.

Hoje o salário dos servidores está com pagamento em dia e anuncia para até o mês de abril a quitação da dívida total restante da aquisição do prédio onde funciona hoje a sede da instituição, à Rua 86, nº 231, no setor Sul, próximo ao Hospital de Criança em Goiânia.

A sede foi reformada e a UVG reestruturada.

Num ritmo alucinante, o atual presidente, conhecido em

Jussara como irmão José Moreira, já visitou todos os municípios goianos, alguns já por mais de duas vezes, tem como projetos futuros a sua reeleição a vereador em Jussara, outro mandato frente à UVG para depois disputar mandato de deputado estadual.

O vereador José Moreira defende o governador Marconi Perillo que, a seu ver, agora que colocou as coisas em ordem, implementará o ritmo desejado ao governo com a realização de obras importantes na região como o asfaltamento de trechos d e r o d o v i a s q u e l i g a m Itapirapuã a Jacilândia, Britânia a Aruanã e Montes Claros a Diorama.

Esclarece que estas obras já têm autorização do governador, pela atuação do deputado Doutor Joaquim.

“... O governador Marconi faz bem feito, tudo que faz o asfalto que esta construindo é de primeira”, destaca José Moreira.

Ele complementa ainda que “Jussara e região irá se assustar com a quantidade de obras que virá, e que o Vale do Araguaia será fortalecido com o trabalho do Doutor Joaquim”.

O site da entidade Portal UVG oferece ao vereador serviços da entidade no endereço eletrônico www.portaluvg.com.br

*.*.*

Vereador mostra serviçoVereador em Jussara (GO) José Moreira à frente da presidência da UVG

Da redaçãodo Jornal do Vale

José Moreira dirige a Associação das Câmaras Municipais e Vereadores de Goiás

Chegou o Balcão de DireitosCidade recebe programa da Secretaria de Cidadania de Goiás

A cidade Itapirapuã recebeu o

p r o g r a m a B A L C Ã O D E DIREITOS da Secretaria de Cidadania e Trabalho do Governo de Goiás realizado no Colégio Estadual Ilidia Maria Perillo Caiado durante todo o dia. Na ocasião foi feito o total de 2.279 atendimentos a 911 pessoas beneficiadas. Na abertura oficial do programa, na parte da manhã, esteve presente o Superintendente do Trabalho, Sr. Leonardo Arantes que representou no evento o Secretário da Cidadania e Trabalho, Deputado Henrique Arantes. Part iciparam da abertura lideranças locais, a presidente da Câmara de Vereadores, Ozana Avelino, vereadores Olaércio de Morais e Juninho da Ambulância, o P r e s i d e n t e d o C o n s e l h o Municipal da Cidadania, Nilson Almir, Zélia Camelo de Oliveira, o ex-prefeito Zacarias, o secretário executivo da Renda

ITAPIRAPUÃ

Cidadã Roscalino Pereira Lúcio, p r e s i d e n t e d o S i n d i p u ã L e o n a r d o G a r c i a , v i c e -presidente do Sindicato dos Produtores Rurais Sr. José Luiz, presidentes dos partidos, entre outras lideranças e autoridades. N a a b e r t u r a o f i c i a l , a s autoridades falaram sobre a importância dos beneficios r e c e b i d o s n a c i d a d e e agradeceram ao governador Marconi Perillo pelo evento.Entre os serviços oferecidos, a e m i s s ã o d e c a r t e i r a d e identidades e carteira de trabalho foi os mais procurados porque na cidade não tem esses serviços. Foi ainda oferecido a emissão de CPF, Passaporte do Idoso, fotos para documentos, corte de cabelo, orientações jurídicas e junto ao INSS, recreação para crianças e adolescentes, cinema, recadastramento do programa Renda Cidadã e Xerox de documentos.

*.*.*

Zélia, Leonardo Arantes e Nilson Almir durante o evento

FOTO

: DIV

ULG

AÇÃO

CULTURA

Uma parceria entre governo

do Estado, por meio da Goiás Turismo e do Centro Cultural Oscar Niemeyer, com a iniciativa privada, representada pela Dançarte Companhia de Dança, trouxe para Goiás o primeiro Festival de Dança de Goiás, lançado na noite de ontem no salão Gercina Borges, do Palácio das Esmeraldas.

O festival é resultado da iniciativa da diretora da Goiás Turismo, Sandra Mendes, e das proprietárias da escola Dançarte, Gisela Vaz e Ariadina Vaz, e foi aprovado pela Lei Rouanet, de incentivo a cultura.

Ele acontecerá no Centro Cultural Oscar Niemeyer, entre os dias 6 a 10 de junho. A expectativa é a de que quatro mil bailarinos participem do evento.A abertura do evento ficará por conta da São Paulo Companhia de Dança, que se apresentará pela primeira vez em Goiânia.

Grandes grupos de ballet reconhecidos mundialmente se apresentarão durante os quatro dias. Entre eles estão o norte-americano Miami City Ballet e Mimulus Companhia de Dança de Minas Gerais. Professores dos Estados Unidos, Argentina, França,

Chile e Cuba se apresentarão e também ministrarão workshops. Bailarinos dos seis Países poderão participar dos cursos. O número de vagas ainda não foi divulgado.

O festival traz também a modalidade competitiva. Os b a i l a r i n o s s e l e c i o n a d o s receberão prêmios em dinheiro e bolsas de estudo para Boston, New York e Miami. A

programação inclui ainda mostras competitivas e paralelas, mesas-redondas, e feira de d a n ç a , o n d e s e r ã o comercializados artigos da área.

O chefe de gabinete do Centro Cultural Oscar Niemeyer, Nasr Chaul, disse que a meta do governo é a de tornar o festival anual e aumentar a quantidade de eventos dessa envergadura no Estado. “Ao trazer esse festival, atendemos ainda a dois pedidos do governador, a parceria com a iniciativa privada e as relações intergovernamentais turismo e cultura, trazendo o mundo para o nosso Estado”, disse.

O secretário Chefe da Casa Civil, Vilmar Rocha, representou o governador Marconi Perillo e discursou em seu nome. Vilmar leu mensagem de agradecimento e estima escrita por Marconi, e lembrou que o incentivo na área

cultural teve início no primeiro governo Marconi, ainda em 1999, quando foi criada a Agência Goiana de Cultura (Agepel). “Felicito a todos pela promessa de um belo festival. Tenham, por parte do governo do Estado, a segurança de não lhes faltar apoio a quaisquer necessidades encontradas na

realização do evento. Tenham em nós parceiros e apreciadores da bela arte da dança”, disse Vilmar em nome do governador.

*.*.*

Festival de Dança em GOEstado de Goiás terá agora seu primerio Festival de Dança Internacional

O secretário Chefe da Casa Civil, Vilmar Rocha, representou o governador Marconi

Page 6: Jornal do Vale - edição 17 - fevereiro de 2012

Regional de Meio AmbienteCapital goiana sedia preparatória para a Conferência EstadualGoiânia encerrou no dia 9 de

fevereiro (quinta-feira) a fase p r e p a r a t ó r i a p a r a a 3 ª Conferência Estadual de Meio Ambiente, que vai acontecer entre 1 e 3 de março deste ano. O município vai sediar a última Conferência Regional, com participação de representantes dos 20 municípios que compõem a região metropolitana. Os participantes vão ter o dia todo para discutir os temas propostos. O evento, realizado pela Semarh, vai acontecer das 8 às 18 horas no auditório da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), que fica na Casa da Indústria, na Avenida Araguaia, Centro.

De outubro do ano passado até agora, a Secretaria realizou onze etapas regionais em diferentes locais do Estado.

O tema das conferências é Cerrado Rio+20: Economia V e r d e n o C o n t e x t o d o Desenvolvimento Sustentável e da Erradicação da Pobreza, o mesmo a ser deliberado em março, com a participação de todo o Estado. Este tema maior foi subdividido em cinco p l a t a f o r m a s : 1 - Agroextrativismo: Coleta e A p r o v e i t a m e n t o d a B i o d i v e r s i d a d e N a t i v a Combinada com a Produção Agrícola e Pecuária; 2 - Política Estadual de Resíduos Sólidos: Estudos de Regionalização da Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos; 3 - PSA – Pagamento por Serviços Ambientais: Processo de Valorização da Vegetação Nativa. Remuneração

GOIÂNIA

06. 14 A 22 DE FEVEREIRO DE 2012

PROGRAMA BOLSA UNIVERSITÁRIA

E m p a r c e r i a c o m a

Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), o governo do Estado divulgou, na manhã de hoje, a relação dos novos estudantes contemplados pelo programa Bolsa Universitária. C o n f o r m e o g o v e r n a d o r Marconi Perillo havia anunciado em agosto de 2011, 10 mil estudantes serão beneficiados este ano em todo o Estado. Dentro deste grupo, mil estudantes receberão bolsa integral, destinada aos que comprovarem renda familiar de até um salário mínimo e meio. Eles devem se inscrever em março para a seleção das bolsas integrais. Os outros nove mil estão sendo contemplados com bolsas parciais. O valor inicial do benefício é de até R$ 300. Ele pode chegar até R$ 500 de acordo com o desempenho do estudante durante o curso. Doravante, as inscrições ao programa Bolsa Universitária serão semestrais. Os convocados deverão formalizar contrato e estabelecer compromisso de apresentarem as contrapartidas d o p r o g r a m a . O e v e n t o aconteceu no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia.

C u m p r i n d o p r i m e i r o compromisso público após se recuperar da dengue que o acometeu no último dia 28, Marconi pediu, em discurso, que o programa inclua, entre os trabalhos voluntários que compõem a contrapartida, o de prevenção à dengue. “Quero pedir, com toda sinceridade, o trabalho de vocês de prevenção à dengue. Embasado no discurso de meritocracia, disse que o objetivo é que o Estado realize ações cada vez mais focadas no b e n e f í c i o p e l o m é r i t o . Lembrou, em seguida, que o

programa existe há 13 anos e já beneficiou 105 mil estudantes de todo o Estado. “Há 13 anos fizemos uma cerimônia neste mesmo lugar para anunciar os primeiros 4.500 bolsistas da OVG. Era maio de 1999. Naquela época, aquele gesto significou muita ousadia, pois não havia qualquer programa que destinasse bolsa a estudantes do ensino superior da rede p r i v a d a . E n f r e n t a m o s a resistência de pessoas de alguns p a r t i d o s n a q u e l e a n o . Enfrentamos, além de posições ideológicas , d i f icu ldades financeiras, mas com economia conseguimos implantar o programa que, desde então, nunca parou. Depois, esse programa foi aceito por 20 estados, com o mesmo nome. E quando o então presidente Lula assumiu a presidência, em 2003, sugeri a ele que adotasse em nível federal um programa s e m e l h a n t e a o B o l s a Universitária em Goiás. Ele criou, então, o Pró-Uni. Naquela época já tínhamos contemplado mais de 30 mil estudantes no Estado”, rememorou.

O governador pediu a todos

ações solidárias para que mais estudantes consigam concluir o curso superior. Pediu que os trabalhos voluntários não fossem enxergados apenas como obrigatoriedade, mas como chance de contribuir para a qualidade de vida do Estado e para a educação dos jovens.

“O que queremos é que vocês aproveitem essa oportunidade de estudar, e sejam agentes pró-ativos para o futuro de Goiás. Gostaria de pedir a vocês que não se preocupem apenas em prestar contrapartida agora, por obrigação legal, mas que se lembrem ao longo de suas vidas que, para vocês se formarem, ou t r a s pes soas paga ram impostos, para que essa oportunidade surgisse. E que isso os façam carregar o compromisso da solidariedade, principalmente com aqueles que querem estudar e não sabem como. Procurem uma forma de ajudar essas pessoas. Mas não deixem de ajudar também aqueles que não gostam de estudar, lembrando-lhes sempre e incentivando-os, porque hoje não é possível o trabalho eficaz sem o estudo”, ressaltou.

“Sejam muito bem sucedidos e nos ajudem a construir um Estado cada vez melhor, mais justo e humanitário”, pediu.

Outro estudante favorecido, Werisc ley José Santana , r e c o n h e c e u o t r a b a l h o revolucionário iniciado pelo governador Marconi em 1999. Ele está no segundo período do curso de Di re i to e t êm dificuldades para se manter na universidade. “Graças ao governador posso seguir tranquilo, sabendo que vou terminar meu curso. Mas, para isso, devemos cumprir com carinho a contrapartida e não deixar essa chance escapar”, observou. Ele disse ter ficado muito feliz com a novidade que o programa trouxe este ano, de que o aluno poderá ter o benefício aumentado de acordo com o desempenho em sala de aula. “Sempre gostei de estudar, então tenho boas chances de aumentar meu benefício. E aqueles que não gostam muito, com certeza se esforçarão bem mais para também serem contemplados com uma ajuda maior”, afirmou.

*.*.*

Novos contempladosGoverno anuncia relação de estudantes que receberão bolsa de estudos

pela Conservação do Meio Ambiente; 4 – Unidade de Conservação e ICMS Ecológico: Mais Repasse para Municípios que Preservam; 5 – Comitês de B a c i a s H i d r o g r á f i c a s e Participação Democrática.

Goiás se antecipa ao resto do País, sendo o primeiro estado a refletir sobre os temas que serão discutidos na Rio+20, evento que vai reunir os chefes de estado no Rio de Janeiro, em junho. A proposta da Semarh, com a i n i c i a t i v a , é a m p l i a r a participação da sociedade e adquirir o máximo de elementos para formular a Política Estadual de Meio Ambiente, assim como fortalecer os sistemas nacional, estadual e municipal de Meio Ambiente.

As conferências regionais estão repercutindo até fora do Estado. Durante o II Encontro Brasileiro de Sec re t á r i o s de Me io Ambiente, realizado nos dias 25 e 26 de janeiro, em Porto Alegre (RS), o fundador do Fórum Social Mundial, Odede Grajel, elogiou Goiás pelos debates sobre a Rio+20 e sobre o programa Cidade Sustentável. A superintendente executiva da Semarh, Jacqueline Vieira, esteve no evento representando o Estado e presenciou o momento. Ela enfatiza que, até então, Goiás tem sido o único a expandir e fortalecer a discussão. “Nota-se a mobilização e empenho de diversos setores”, diz.

*.*.*

Repercussão

Conheça a escola virtual de atoresFenômeno na Internet já alcançou mais de mil alunos em 4 dias

Lançada no dia 9 de janeiro já

é um fenômeno na internet pois alcançou a marca de mais de mil alunos em apenas 4 dias, atingindo, até agora, brasileiros em 20 países. “O ensino à distância já é uma realidade, e a internet tem um papel decisivo.

O importante é a democratização da arte. Queremos levar o conhecimento aos cantos mais remotos do país, onde é muito difícil encontrar um curso presencial que dê toda essa base para o futuro ator” diz o produtor executivo Christiano Cinquini, idealizador do projeto.

“O conteúdo teórico é completo e dá bases sólidas para que se inicie uma carreira. Nesta oficina o aluno aprenderá desde a origem do teatro, construção da p e r s o n a g e m , f o r m a s d e interpretação para cinema, televisão e teatro e até como funciona o mercado artístico. São 14 aulas em vídeo que com os estudos orientados podem

CULTURA

somar mais de 200 horas de curso com um custo simbólico.” diz o ator e diretor Guilherme Dantas.

Além dessa oficina inovadora, o site possui ainda ferramentas de interação entre os alunos de cada cidade para viabilizar encontros para ensaios e estudos. Além de bilbioteca de autores teatrais, fórum e outras ferramentas. Essa é uma oportunidade única para quem quer se lançar na carreira e esta fora do eixo Rio-São Paulo, pois o aluno terá acesso à informações valiosas para poder trilhar seu caminho de forma segura no mercado artístico.

N o s i t e www.escolavirtualdeatores.com.br tem um vídeo em destaque q u e e x p l i c a t o d o o funcionamento da oficina.

Mais informações(11) 5082-1015

*.*.*

Tela de abertura do site da Escola Virtual de Atores

FOTO

: DIV

ULG

AÇÃO

Praça Aristides em abandonoDescaso público deixa praça próximo à AABB sem assistência

O pioneiro da cidade de Jussara

Aristides Lourenço de Oliveira, importante incentivador para o progresso do município pólo da região do Vale do Araguaia não estaria satisfeito com a situação de pleno abandono em que se encontra a praça que em homenagem da sua memória foi construída em 1992 e a honraria concedida através da lei municipal nº 139-9. A praça Aristides Lourenço Oliveira fica em frente à AABB de Jussara no setor Marajoara/COHAB com opção de acesso pela rua dos Ribeiros, local nobre da cidade mas que está totalmente abandonada e destruída. A situação é de total desolação, um dos piores cartões postais exposto denegrindo a imagem próspera da cidade de Jussara. Difícil de compreender a situação de prejuízo ao meio

JUSSARA

ambiente oferecida naquele local. Um visual degradante e ofuscante ao brilho futurístico e moderno da primeira impressão de quem chega a Jussara.O homenageado entristecido certamente que dispensaria morrendo de vergonha a homenagem ao seu nome, caso vivo estivesse para presenciar a cena horrenda propiciada pela praça que deveria ser um ponto de encontro para amigos e diversão saudável para jovens e crianças. Aquela obra merece atenção e celeridade na sua conclusão, para satisfação da comunidade jussarense e também como forma de conter maiores prejuízos aos cofres públicos já que num cano estourado jorra água sem parar.

*.*.*

FOTO

: DIV

ULG

AÇÃO

Foto mostra a situação de abandono da praça

Governador Marconi Perillo discursa na entrega das bolsas universitárias

Page 7: Jornal do Vale - edição 17 - fevereiro de 2012

Rony e FellipeDois talentos do interior goiano

Uma dupla que vem se

destacando no cenário brasileiro oriunda do mercado da música sertaneja goiana é Rony e Fellipe, dois jovens que vem disputando esse mercado suando a camisa e já colhendo frutos desse árduo trabalho numa carreira de mais de cinco anos. “Estamos trabalhando firme levando o cd nas rádios pessoalmente, pois achamos que devemos isso em respeito ao nosso público e aos nossos amigos radialistas”, diz Fellipe.

Apesar de jovens, já estão na estrada há mais de quinze anos com músicas bem tocadas em rádios e shows. Rony, cujo nome de batismo é Adenilson França da Cunha formou a dupla Rony e R i c e l i q u e e m 2 0 0 2 s e ap resen tou no Programa Domingão do Faustão da TV Globo.

Em 2005 Rony meio desanimado com a carreira de cantor, trabalhava como produtor musical quando conheceu Fellipe, o João Divino Borges que já cantava desde os 14 anos quando em 1997 ganhou alguns festivais de músicas pelo Estado de Goiás afora. Aliás, fellipe já

MÚSICA SERTANEJAMATRINCHÃ

Foi ministrada pelo SENAC

de Goiânia a palestra para o setor comercial e empresarial cujo tema “Atendimento ao Cliente e Vendas” atraiu cerca de oitenta participantes num evento c o n s i d e r a d o d e g r a n d e importância para a cidade. O sucesso da palestra ficou nítido ante a grande participação do segmento envolvido, superando a s e x p e c t a t i v a s d o s organizadores.

No final foram os certificados

foram entregues num clima alegre e harmonioso a todos os participantes.

A palestra foi ministrada por Douglas Fernandes Noleto, do SENAC de Goiânia, com o apoio d o C D L d e M a t r i n c h ã , comerciantes, Câmara de V e r e a d o r e s , P r e f e i t u r a M u n i c i p a l e d o s i t e www.matrincha.com

*.*.*

Foi ministrada pelo SENAC

de Goiânia a palestra para o setor comercial e empresarial cujo tema “Atendimento ao Cliente e Vendas” atraiu cerca de oitenta participantes num evento c o n s i d e r a d o d e g r a n d e importância para a cidade. O sucesso da palestra ficou nítido ante a grande participação do segmento envolvido, superando a s e x p e c t a t i v a s d o s organizadores.

Foi ministrada pelo SENAC

de Goiânia a palestra para o setor comercial e empresarial cujo tema “Atendimento ao Cliente e Vendas” atraiu cerca de oitenta participantes num evento c o n s i d e r a d o d e g r a n d e importância para a cidade. O sucesso da palestra ficou nítido ante a grande participação do segmento envolvido, superando a s e x p e c t a t i v a s d o s organizadores.

Senac ministra palestraSENAC Goiânia leva ao setor comercial o tema “Atendimento ao Cliente”

havia gravado em 2002 o seu primeiro cd independente, formando a dupla Luiz Fellipe e Fabiano, com 11 músicas, sendo que destas 8 se destacaram em Goiás e Minas Gerais

Essas e também executadas com sucesso no Vale do São Patrício, Rio Verde, Itapirapuã, Catalão e outras regiões.

Agora, os dois parceiros nesta dupla, Rony e Fellipe, com origens no interior goiano, se apresentam com esse novo cd, destacando em 2012 músicas como “Dá você pra mim” e “Vida sem alma” nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pará e Maranhão. Por onde andam esses dois talentosos artistas levam o nome das cidades onde nasceram, Rony em São Miguel do Araguaia e Fellipe em Itapirapuã, enquanto v ã o s e d e s t a c a n d o e sobrevivendo nesse “funil” que é o mercado sertanejo, claro, trabalhando com muito amor e carinho procurando oferecer o melhor para o seu já grande público.

*.*.*

Assalto e roubo em BritâniaPolicial militar é ferido em troca de tiros com assaltantes

Onda de roubos e assaltos

violentos esta virando rotina na região do Vale do Araguaia. No final do ano passado na Cidade de Goiás assaltaram o Bradesco e no Faina os Correios, nesses dois casos os ladrões foram mortos em troca de tiros com a polícia. Em Itapirapuã e Britânia assaltaram e roubaram os Correios e em Jussara fizeram reféns e levaram R$ 120 mil. Estes são apensas alguns dos casos mais recentes, em alguns toda ou parte das quadrilhas foram mortos ou presos, mas em alguns assaltos ou roubos ninguém foi preso ou apenas uma parte, da mesma forma o dinheiro também não foi todo recuperado.

Agora outro episódio lamentável e violento tomou conta e aterrorizou a cidade de Britânia, próxima do Rio Araguaia, quando um bando de assaltantes arrombou, na madrugada do dia 09 a agência dos Correios local e levaram cerca de 40 mil reais. O v i z i n h o p e r c e b e u a movimentação dos marginais por volta das 2 horas da

SEGURANÇA

madrugada e chamou a polícia militar. Os policiais foram recebidos a tiros pelos ladrões que conseguiram fugir. No tiroteio o cabo Macena foi ferido gravemente sendo socorrido e levado para Goiânia onde foi hospitalizado em estado grave. Forte aparato policial foi montado envolvendo equipes da GPT, TOR somando cerca de 10 viaturas com forte contingente e apoio do helicóptero da PM. Duas mulheres e um homem, todos membros da quadrilha, foram presos logo de imediato já na zona rural de Britânica rumo a Santa Fé. Várias armas foram apreendidas e dois veículos usados pelos ladrões foram abandonados na fuga, um no local do roubo e outro próximo de onde os três membros, o homes e as mulheres, foram capturados. Três bandidos encontram-se foragidos levando o produto do roubo.A cidade de Britânia foi muito movimentada com o tamanho do aparato policial montado para a captura dos ladrões.

*.*.*

.07 14 A 22 DE FEVEREIRO DE 2012

“Fragmentos Quintanando” Peça teatral é apresentada em Itapirapuã em teatro improvisado

A apresentação da peça teatral

“Fragmentos Quintanando” pelo Grupo de Theatro Arte & Fogo foi atração na cidade de Itapirapuã lotando o Salão da Sociedade São Vicente de Paulo.

Por dois dias foi ministrada a oficina de teatro para vinte e cinco participantes inscritos onde o tema foi “O Processo de Criação do Ator”.

Inicialmente foram oferecidas vinte vagas a iniciantes e ou iniciados nas artes cênicas atuantes na sociedade em grupos teatrais, igrejas, escolas e comunidades em geral e interessados nos processos de criação do ator, com faixa etária a partir dos 14 anos.

O Instituto Cultural Flor do Cerrado foi que promoveu os dois eventos culturais, com parcerias junto a Sociedade São Vicente de Paulo, apoio da sociedade itapirapuense e da

TEATRO

Prefeitura Municipal.

O ator Semio Carlos manifestou esperança de que “os alunos formem um grupo e pesquisem temas e técnicas para se profissionalizarem e levarem por meio do teatro toda a riqueza cultural local e regional.”

O cenário da peça teatral “Fragmentos Quintanando foi montado com a participação dos alunos, segundo Carmen Cruz, num trabalho muito divertido.

A peça fez o encerramento da programação do projeto da oficina de teatro e agradou aos participantes e organizadores mostrando a importância deste tipo de ação ante à grande clientela existente, afinal, o interior também necessita e quer vivenciar atividades culturais de qualidade.

*.*.*

Atores apresentam-se em palco improvisando

Organizadores do evento e representantes do CDL Empresários e comerciantes assistem a palestra

O palestrante Douglas ensina técnicas comerciais

Page 8: Jornal do Vale - edição 17 - fevereiro de 2012

Polícia de Goiás ganha bemSalários dos policiais militares goianos estão entre os maioresOs salários dos policiais

militares e bombeiros militares goianos estão entre os maiores do País.

Levantamento realizado pelo C o n s e l h o N a c i o n a l d e Secretários de Estado de Administração (Consad) em 18 Estados aponta que, no ranking salarial, o soldado e o capitão da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Goiás ocupam o p r i m e i r o l u g a r , c o m remunerações, no início da carreira, de R$ 2.712,00 e R$ 10.060,00, respectivamente. Cabo e subtenente ficam na segunda posição, com salários iniciais de R$ 3.283,00 e R$ 5 . 1 4 5 , 0 0 , t a m b é m respectivamente.

As posições menos destacadas no ranking ficam com o segundo tenente (4º lugar e R$ 5.934,00) e 1º tenente (5º lugar e R$ 6.900,00). As remunerações das categorias do Distrito Federal e de outros nove Estados não constam da tabela do Consad porque não foram encaminhadas à entidade.

No início de 2006, a maioria dos servidores estaduais goianos foram contemplados com Planos de Carreira e Remuneração, que resultaram em alterações s i g n i f i c a t i v a s e m s u a s remunerações, inclusive com aumentos reais, por iniciativa do governador Marconi Perillo.

Entre os contemplados estão os servidores da Segurança Pública e Justiça, tanto civis quanto

SEGURANÇA

08. 14 A 22 DE FEVEREIRO DE 2012

ARAGARÇAS

O Partido Social Democracia

Brasileira – PSDB marcou o final de semana em Aragarças, o e n c o n t r o r e g i o n a l u n i u lideranças de vários municípios, estiveram presente comitivas das cidades de Bom Jardim de Goiás, Itapuranga, Guapó, T r i n d a d e , N e r ó p o l i s , Pocelandia, Palmeiras de Goiás, Iporá, Jussara e Baliza. Alem de vários partidos que compõe a base aliada do Governador Marconi Perillo, tais como: PTC, PTdoB, PSD, PP, PMN, PTN, Psol, PHS, e PTB.

O principal objetivo do encontro foi formalizar o posicionamento do partido, quanto às eleições de 2012 que certamente marcará presença no município de Aragarças . O pres iden te Estadual do PSDB Paulo de Jesus, enfatizou que Aragarças está no cenário goiano, que é uma preocupação do governador Marconi, fazer investimentos na região do Araguaia. O Presidente Estadual do PSDB Jovem Thiago Albernaz, parabenizou a juventude tucana de Aragarças disse que jamais tinha visto tanta animação e empolgação nos encontros já realizados em outros municípios, e disse que A r a g a r ç a s f i c a r á c o m o lembrança e exemplo a ser seguido.

O deputado Estadual Lincon Tejota – PSD destacou que em Aragarças ele quer e vai voltar muitas vezes, não só para trazer sua presença e sim ajudar a solucionar os problemas do nosso município, destacou ainda que volta durante as eleições como um apoio e que mesmo sendo do PSD, não encontra nenhum problema em subir no palanque do PSDB, nem em Aragarças ou qualquer outra

cidade. Os presidentes dos partidos aliados, hipotecaram seu apoio ao projeto do PSDB para Aragarças, enfatizando que este grupo já está unido e coeso em um só objetivo.

Terminando as falas das autoridades, Aurélio Mendes, destacou a importância deste em evento em Aragarças, disse que o seu maior prazer é ver a população interligada com os legítimos representantes da população, Aurélio, agradeceu a presença das lideranças, mais destacou como importância maior, sua famíl ia e os moradores de Aragarças que para ele é como se também fossem todos de uma única família, já que foi em Aragarças que Aurélio construiu sua família e se iniciou na vida publica.

*.*.*

O Partido Social Democracia

Brasileira – PSDB marcou o final de semana em Aragarças, o e n c o n t r o r e g i o n a l u n i u lideranças de vários municípios, estiveram presente comitivas das cidades de Bom Jardim de Goiás, Itapuranga, Guapó, T r i n d a d e , N e r ó p o l i s , Pocelandia, Palmeiras de Goiás, Iporá, Jussara e Baliza. Alem de vários partidos que compõe a base aliada do Governador Marconi Perillo, tais como: PTC, PTdoB, PSD, PP, PMN, PTN, Psol, PHS, e PTB.

O principal objetivo do encontro foi formalizar o posicionamento do partido, quanto às eleições de 2012 que certamente marcará presença no município de Aragarças . O pres idente Estadual do PSDB Paulo de

O Partido Social Democracia

Brasileira – PSDB marcou o final de semana em Aragarças, o e n c o n t r o r e g i o n a l u n i u lideranças de vários municípios, estiveram presente comitivas das cidades de Bom Jardim de Goiás, Itapuranga, Guapó, T r i n d a d e , N e r ó p o l i s , Pocelandia, Palmeiras de Goiás, Iporá, Jussara e Baliza. Alem de vários partidos que compõe a base aliada do Governador Marconi Perillo, tais como: PTC, PTdoB, PSD, PP, PMN, PTN, Psol, PHS, e PTB.

O principal objetivo do encontro foi formalizar o posicionamento do partido, quanto às eleições de 2012 que certamente marcará presença no município de Aragarças . O pres idente Estadual do PSDB Paulo de

Encontro local do PDSBO mês de janeiro foi marcado pelo encontro do PSDB com lideranças

militares.

Na época, os policiais militares goianos possuíam um padrão salarial situado em 11ª lugar entre os seus similares dos demais Estados.

Agora, na média, ocupam a terceira colocação, a despeito da economia de Goiás permanecer a 9º do País.

A Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) ressalta que o Governo do Estado está disposto a valorizar cada vez mais seus colaboradores, g a r a n t i n d o r e m u n e r a ç ã o compatível com o mercado e com outros Estados, e em muitos casos até superando-os.

Foi definido que a data-base de 2011 será paga parceladamente e as demais serão concedidas conforme determina a lei.

Mas alerta que a política salarial do Estado deve levar em consideração o equilíbrio das contas estaduais e sua política de s a n e a m e n t o e c o n ô m i c o financeiro, de forma a atender os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e o contrato de gestão das contas públ icas f i rmado com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Fazenda.

*.*.*

Igreja: MP pede tombamentoMinistério Público faz pedido de tombamento da Igreja Matriz

O procurador-geral de

Justiça, Benedito Torres Neto, entrega ao presidente da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel), Gilvane Felipe, nesta quarta-feira (15/2), às 16h30, na sede do Ministério Público, pedido de tombamento definitivo da Igreja Matriz de Itaberaí.

O documento que relata a importância histórica do prédio e

ITABERAÍ

a motivação do MP para solicitar a conservação desse patrimônio histórico e cultural é assinado ainda pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e Urbanismo, Jales Guedes Coelho Mendonça, e pela promotora de Justiça de Itaberaí, Luciene Maria Silva Oliveira Otoni, que também participam da reunião.

*.*.*

Fachada da Igreja Matriz de Itaberaí

FOTO

: DAR

QU

IVO

DA

PJ D

E IT

ABER

Agetop deverá restringir Agetop restringe tráfego de veículos pesados em rodovias no CarnavalDiante do aumento de veículos

de passeio e ônibus nas rodovias estaduais durante o feriado prolongado de Carnaval, a Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) determinou a restrição de circulação de caminhões de transporte de cargas, com mais de três eixos, nos trechos de pista simples que dão acesso às principais cidades turísticas de Goiás (veja abaixo relação de trechos e horários).

O Comando de Policiamento Rodoviário e equipes do programa Paz nas Estradas, da Agetop, fiscalizarão os trechos e q u e m d e s c u m p r i r a determinação receberá multa e registro de infração média, com 4 pontos na car te i ra de habilitação. A medida visa dar segurança aos motoristas que vão pegar as estradas. A restrição não atinge os transportadores de cargas perecíveis (transporte de leite e derivados, frutas, verduras e cargas frigoríficas).

CARNAVAL

Horários de restrição

Rodovias e Trehos

Sábado (18/02) -12 às 20 horasDomingo (19/02) - 7 às 20 horasSegunda (20/02) - 7 às 20 horasTerça (21/02) - 7 às 20 horasQuarta (22/02) - 7 às 12 horas

GO-020 no trecho Goiânia / Bela Vista / Pires do RioGO-217 BR-153 / Piracanjuba / Caldas NovasGO-139 Caldas Novas / Corumbaíba / Divisa GO-MGGO-139 GO-020 / Cristianópolis / Entroncamento GO-217GO-330 Pires do Rio / Catalão / Três RanchosGO-431 BR-153 / PirenópolisG O - 3 3 8 Entroncamento BR-060 / Abadiânia / Planalmira / PirenópolisG O - 2 2 5 Entroncamento BR-414 / Corumbá / PirenópolisGO-070 Inhumas / Itaberaí / Cidade de Goiás

no trecho

no trecho

no trecho

no trecho

n o t r e c h o d e

n o t r e c h o d e

no trecho

Participantes do encontro do PSDB em Aragarças

Page 9: Jornal do Vale - edição 17 - fevereiro de 2012

09. 14 A 22 DE FEVEREIRO DE 2012

SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE ITAPIRAPUÃ E MATRINCHÃ

Finalmente o Sindicato dos

t r aba lhadores Rura i s de Itapirapuã e Matrinchã elege a sua Diretoria num processo eleitoral bastante tumultuado, que se arrastou desde maio do ano passado quando a primeira eleição realizada foi anulada, passando pela segunda eleição cancelada quando as duas chapas inscritas tiveram os registros negados e terminando agora, dia 15 de janeiro.

Neste período o sindicato foi administrado por duas Juntas Administrativas, uma por um período de dois meses e outra por três.

O interessante deste embate eleitoral pelo comando do Sindicato é que sempre as duas chapas concorrentes foram encabeçadas pelos mesmos líderes, Ademir José de Oliveira e João Medrado. A Federação d o s T r a b a l h a d o r e s d a Agricultura no Estado de Goiás – FETAEG esteve presente representada pelo Diretor de Política Sindical, Sr, Vanderlei Ribeiro de Souza, desde o início da primeira eleição até esta que o processo f icou def in ido . Representantes sindicais da Cidade de Goiás, Jussara, Anicuns e Sanclerlândia, também acompanharam o pleito que vinha chamando a atenção de toda a região.

O presidente do Pólo Regional Rio Vermelho, Sr. Cassimiro Raimundo Garcia foi outra autoridade sindical que esteve acompanhando tudo.O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapirapuã é um dos pioneiros no Estado de Goiás, com forte atuação que vem desde a década de 70, pela reforma agrária e defesa dos direitos dos

trabalhadores, daí o interesse pelo comando da entidade pelos dois oponentes, um assentado no Assentamento Tamburil e outro no Assentamento Liberdade. Na história do sindicato grandes líderes atuaram, a exemplo do sindicalista Nilson Manoel da Silva, um dos seus fundadores. A nova Diretoria já empossada para um mandato de quatro anos tem como presidente Ademir José de Oliveira, que ao falar de seus planos e projetos frente à entidade destaca não ter apresentado proposta diferente na campanha que não fosse unir os trabalhadores em torno da luta dos interesses dos mesmos. Uma Assembléia dos sindicalizados será realizada para que sejam traçados os planos de atuação para a nova diretoria. “... a minha palavra, a que mais será utilizada, será: nós” destaca o p r e s i d e n t e A d e m i r , demonstrando claramente que pretende implantar e realizar uma gestão colegiada no sindicato.

A d e m i r , q u e t a m b é m é conhecido como “Barberim”, mostra que mais de 70% da produção nacional de alimentos vem a agricultura familiar e quer buscar mais acesso ao crédito e i n f r a - e s t r u t u r a p a r a o fortalecimento deste segmento nos município de Itapirapuã e Matrinchã. O Crédito Fundiário, que possibilita a aquisição de terras pelo trabalhador é um grande sonho do presidente que diz lutar para a implantação de novos projetos no município, a e x e m p l o d a s a g r o v i l a s existentes. Esse tipo de projeto for ta lece a produção de alimentos, distribuindo renda ao trabalhador. O agricultor tradicional, aquele que tem menos de 180 hectares de terra,

vai merecer atenção especial do sindicato agora que será hab i l i t ado a fo rnece r a Declaração de Aptidão para o Pronaf – DAF como forma a c e s s o a o c r e d i t o e fortalecimento da produção. O acesso facilitado ao sistema de saúde para o trabalhador será uma das prioridades com parcerias que possibilitem o agendamento via sindicato para consultas e exames, tanto na á r e a m é d i c a q u a n t o odontologia.O fortalecimento da atuação junto à FETAEG e novas parcerias são metas defendidas, como junto a instituições governamentais e privadas. Uma maior cobrança pela implantação de melhorias e

infra-estrutura, como energia, estradas e moradia para os assentamentos como Retiro, Retiro Velho, Liberdade, Boa Vista, Itapira, Tamburil, Arco-íris, Santa Rosa e as agrovilas que juntos somam 414 famílias assentadas, 257 em Itapirapuã e 157 em Matrinchã. A instalação d e u m e s c r i t ó r i o d e representação do sindicato na cidade de Matrinchã será discutida e apresentada aos associados do município.A nova diretoria tem como presidente Ademir José de Oliveira, Secretária Neuza Maria Alves, Tesoureiro Vicente Ferreira Matos, e os suplentes Mar ia N. Luiz Tavares , Sebastião Ferreira da Silva e Santina Pereira R. Ramos. O

“Barberim” assume nova diretoriaEm sua terceira tentativa, Ademir (o Barberim) é eleito predisente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Câmara recebe reclamaçõesTaxas irregulares estão sendo cobradas pela prefeitura Itapirapurã

A cobrança de forma irregular

de taxas, impostos e certidões é motivo de reclamação feita através de ofício protocolado na Câmara Municipal. A denúncia se refere ao fato da cobrança irregular feita com o Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU, quando no documento de recolhimento do imposto na agência bancária, entre os tributos mencionados vem também grafado “e outros”. O f a t o f e r e p r e c e i t o s constitucionais que regem a administração pública como a d i r e i t o à i n f o r m a ç ã o e transparência, a publicidade dos a t o s . É a s s e g u r a d o a o contribuinte o direito de saber claramente o que está sendo recolhido, que imposto está sendo pago, até porquê, caso o imposto pago não esteja sendo devidamente especificado, como dar provas depois de havê-lo quitado?O ex-vereador por cinco mandatos Lindomar Gonçalves, portanto profundo conhecedor da matéria tributária municipal d i z t e r s i d o v í t i m a d a irregularidade quando procurou pagar o imposto deste ano e faz a

ITAPIRAPUÃ

d e n ú n c i a n o l e g i s l a t i v o esperando providências. Outra reclamação que consta na denúncia é a cobrança de taxa, também considerada ilegal e abusiva, pelo fornecimento de cer tas cer t idões públicas negativas . Segundo a denúncia, a prefeitura não pode cobrar taxas pelo fornecimento de informações através de certidões por parte de repartições públicas sejam negativas ou não, que visem a defesa do direito pelo cidadão ou esclarecimento de s i t u a ç õ e s q u e e n v o l v a m i n t e r e s s e s p e s s o a i s . A Constituição Federal trata do assunto no artigo 5º, inciso 34.Além da reclamação para que tais taxas sejam especificadas e também a desoneração pelo fornecimento de certidões públicas, a denúncia ventila o ressarcimento dos valores pagos.Após protocolado a denúncia, a Câmara informou que o mesmo deverá ser apreciado pela assessoria jurídica e colocado na pauta das sessões ordinárias para apreciação dos vereadores.

*.*.*

GOVERNO DE GOIÁS

O secretário-chefe da Casa

Civil, Vilmar Rocha, defendeu as ações realizadas pelo governo em 2011 na solenidade que marcou oficialmente o início das atividades na Assembleia Legislativa neste ano. Vilmar representou o governador Marconi Perillo e, atendendo a u m a d e t e r m i n a ç ã o constitucional, encaminhou ao presidente Jardel Sebba uma mensagem com o relatório de atividades exercidas e as expectativas do governo para 2012. O segundo período da 17ª Legislatura goiana foi instalado na tarde de quarta-feira, 15, e contou com grande presença parlamentar e autoridades políticas de Goiás.

O presidente Jardel Sebba deu início aos trabalhos concedendo a palavra ao deputado Daniel Vilela (PMDB), que falou em nome da oposição, e ao deputado Hélio de Souza (DEM), que falou pela situação. Vilela e n f a t i z o u , e m s e u pronunciamento, a importância do Legislativo como palco para a liberdade de manifestação e a relevância da oposição como contraponto ao engessamento do debate.

O peemedebista afirmou ainda que a oposição foi um papel oferecido pelo eleitor. Já Hélio de Souza destacou a relevância dos projetos de lei apreciados e votados pela Assembleia em 2011. De acordo com ele, as ações do Governo indicam um caminho melhor para Goiás, junto com a atuação transparente do Legislativo.

Após as falas dos parlamentares, o secretário Vilmar Rocha falou em nome do Governo. O chefe da Casa Civil começou

agradecendo a oportunidade de voltar a discursar na Assembleia Legislativa. “É uma emoção muito grande voltar a esta tribuna”, afirmou Vilmar Rocha. “Exerci mandato de deputado estadual de 1983 a 1991. Foram tempos difíceis, de transição política. Convivi com homens e m u l h e r e s q u e p r e s t a r a m relevantes serviços a Goiás e aprendi muito nesta Casa”, enfatizou o deputado federal licenciado.

Ao apresentar o relatório de atividades do governo em 2011, Vilmar Rocha afirmou que a grande meta do Executivo no ano que passou foi recuperar o equilíbrio fiscal e financeiro do Estado. “E esta meta foi alcançada com a ajuda desta Casa.”, enfatizou. “Aqui foram aprovados projetos importantes como o Recuperar, que garantiu uma receita de R$ 200 milhões ao Estado e possibilitou o pagamento da folha salarial em dia. Também foram aprovados

projetos da governadoria como o Fundo de Transportes, as mudanças na Iquego e no Ipasgo e da Celg”, garantiu o chefe da Casa Civi l , agradecendo também a atitude da oposição, que fez seu papel de fiscalizar, mas também compreendeu a necessidade de aprovar as matérias do Governo.. Saúde e EducaçãoVilmar Rocha destacou também os projetos na área da Saúde, com a criação do Fundo de Saúde, que será enviado para apreciação da Assembleia e a decisão de transferir a gestão dos hospitais públicos para as Organizações Sociais (OS). “Esta foi uma decisão política impor tan te tomada pe lo Governo”, afirmou.

“A experiência nacional e até mesmo local com o CRER e o Hospital de Anápolis mostram que esta é a melhor alternativa, a mais eficiente para a gestão dos hospitais públicos”.

Já na área da Educação, Vilmar garantiu que as novas medidas são positivas e que o Governo e s t á p r e o c u p a d o c o m a qualidade do ensino e a valorização dos professores. A f a l a d o s e c r e t á r i o f o i acompanhada em silencio por diversos professores estaduais e dirigentes do Sintego, o sindicato da categoria que declarou greve no início deste mês. Segundo Vilmar, as mudanças no plano de cargos e salários foram importantes para que o Estado conseguisse atender a exigência legal de pagar o piso nacional. “No Brasil inteiro os Estados tiveram dificuldades para se adequar ao piso, mas nós conseguimos fazer isso”, enfatizou Vilmar, que foi m u i t o a p l a u d i d o p e l o s professores.

*.*.*

Meta: desenvolvimentoVilmar Rocha defende ações do governo na Assembleia Legislativa

Conselho Fiscal é composto por José Pimenta dos Reis, Lucilene Apolinário A. Oliveira, João Jerônimo Hilário e os suplentes Aparecido Luciano Arcanjo, Aparecida Maria Dias e Benedito Florentino Teixeira. Votaram 307 trabalhadores e aposentados, a chapa vitoriosa obteve 179 votos, 4 votaram em branco e 124 votaram na chapa liderada por João Medrado. O curioso é que a chapa de Ademir quase que repete os 172 votos da eleição cancelada em maio do ano passado, e a sua vitoria deu-se em cima da redução dos 159 fotos alcançados pela chapa de João Medrado naquela mesma eleição. Houve uma diminuição no número de votantes, que na outra eleição foi de 334

c o m p a r e c i m e n t o s , m a i s precisamente no eleitorado da chapa perdedora.O presidente Ademir vai buscar a união dos trabalhadores como forma de fortalecer a instituição, conscientizando da necessidade de presença do trabalhador junto ao sindicato. Entusiasmado com a nova empreitada que tem pela frente, Ademir já começou despachar no seu primeiro dia como presidente na sede do s ind i ca to , r ecebendo os cumprimentos pela vitória e agradecendo a todos que colaboraram e participaram do pleito que lhe deu a vitória.

*.*.*

Entidade de classe dos trabalhadores rurais de Itapirapuã e Matrinchã tem novo presidente: Ademir, o Barberim

O secretário Chefe da Casa Civil, Vilmar Rocha fala das metas do Governo de Goiás

Page 10: Jornal do Vale - edição 17 - fevereiro de 2012

Promotoria abre concursoConcurso terá vagas para secretário auxiliar das promotorias de justiçaEstão abertas as inscrições do

c o n c u r s o p ú b l i c o p a r a provimento de uma vaga para o cargo de secretário auxiliar das Promotorias de Justiça de Jussara, com vencimento de R$ 1.833,99. As inscrições podem ser realizadas na secretaria da 2ª Promotoria de Justiça, localizada na Rua Rebouças, nº 685, Setor São Francisco, Fórum de Jussara, em dias úteis, das 12 às 19 horas.O prazo para se inscrever vai até

JUSSARA

10. 14 A 22 DE FEVEREIRO DE 2012

SÃO MIGUEL DO ARAGUAIA

A promotora de Justiça

Cristina Emília França Malta firmou termo de ajustamento de conduta com representantes da prefeitura de São Miguel do Araguaia, das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária e da Secretaria da Saúde, visando estabelecer regras para as festas de carnaval na cidade. Assinam o documento também os organizadores dos blocos “Turma do Serra”, “Os Largados”, “Sem Ressaca”, “Acabou o Sossego” e “Tô no Grau”.

O a c o r d o d e s t a c a a obrigatoriedade de cumprimento das regras previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, principalmente em relação ao uso de bebidas alcoólicas. Também es tão p rev i s tos compromissos para evitar a pertubação ao sossego público, incluindo cumprimento da legislação de trânsito quanto ao uso de som automotivo.

Assim, ficou acordado que durante a festa, entre os dias 17 e 21 de fevereiro, os blocos poderão funcionar em suas sedes, entre 15 e 23 horas, porém, o uso de som automotivo estará restrito entre 19h30 e 22h30, observando-se os limites de decibéis, tanto na sede quanto no circuito dos foliões.

Durante as festividades, a administração municipal deverá colocar à disposição da Polícia Militar o aparelho decibelímetro para aferição do volume dos instrumentos sonoros, em especial os sons automotivos.Pelo documento, o circuito de carnaval será instalado na Praça Ovídio Martins, entre as Ruas 4 e 5, Centro, e terá início às 23

h o r a s , c o m t é r m i n o impreterivelmente às 4 horas. H o r á r i o d e v e r á s e r rigorosamente observado pelos blocos e prefeitura.

Em relação à segurança pública, os blocos deverão manter em suas sedes recreativas pelo menos cinco seguranças, para resguardar a integridade dos participantes. Já a Polícia Militar deverá colocar dez policiais no patrulhamento ostensivo durante o evento, enquanto a Polícia Civil terá de manter policiais de plantão para eventuais situações de flagrante.

O responsáveis pelo evento se comprometeram também a entregar o projeto de prevenção contra incêndio e, tendo em vista a montagem de estruturas móveis , que estas sejam vistoriadas pelo Corpo de Bombeiros. No local também deverão ser mantidos uma enfermeira, um médico, uma

ambulância e todos os aparatos para a prestação de primeiros socorros.O d o c u m e n t o q u e e s t á disponível na Internet no e n d e r e ç o http://www.mp.go.gov.br/portalweb/hp/1/docs/tac_carna.pdf prevê, finalmente, uma série de compromissos para proteção aos

interesses das crianças e adolescentes, em relação aos vendedores ambulantes e uso do som automotivo, limpeza p ú b l i c a , p u b l i c i d a d e institucional e propaganda eleitoral.

*.*.*

As regras do CarnavalAcordo fixa regras para carnaval em São Miguel do Araguaia

o dia 12 de março. O edital do concurso foi publicado no Diário Oficial do Ministério Público e também afixado no lugar de costume da 2ª Promotoria de Justiça. A data e local da prova ainda não foram divulgados. Mais informações no telefone (62) 3373-3071.

O edital está disponível no e n d e r e ç o e l e t r ô n i c o h t t p : / / b r z u . n e t / 0 0 m 0 f

*.*.*

ITAPIRAPUÃ

R e p e r c u r t e a m a t é r i a

publicada na última edição do Jornal do Vale sobre o casarão histórico que está abandonado e caindo em Itapirapuã.

A situação mostrada no jornal chamou a atenção de pessoas ligadas ao meio cultural e histórico na cidade e também em Goiânia, a exemplo da jornalista Carmem Cruz que expressou a sua p reocupação com a possibilidade da casa cair, o que causaria um grande prejuízo ao pa t r imôn io h i s t ó r i co do município.

Carmem Cruz é idealizadora do Instituto Flor do Cerrado e já

havia feito gestão junto às autoridades da área a respeito da restauração desta casa que praticamente é o único prédio histórico que resta na cidade.

A jornalista procurou a Agepel a procura de subsídios que possam embasar uma ação junto à comunidade e autoridades e que possibilitem a recuperação e restauração da casa.

O Instituto Flor do Cerrado através do Seu presidente, Sr. Fernando Pereira da Cruz enviou carta ao prefeito de Itapirapuã relatando esse contato com a Agepel que se dispõe a agendar a visita de um técnico a cidade

com o propósito de fazer uma vistoria e, se houver interesse da Prefeitura Municipal, de, também, orientar a contratação de serviços de engenharia e arquitetura para o projeto de restauração e a execução das obras do prédio histórico.

Os Correios retornaram contato com a redação do Jornal do Vale sobre a matéria publicada esclarecendo que “na verdade esse imóvel, Casarão centenário estilo colonial não nos pertence mais. Desde julho/2007 foi feita a doação para o município de Itapirapuã e lavrado documento

C a s a r ã o p e r t e n c e à Prefeitura Municipal

no cartório do registro de imóveis de Itapirapuã, Livro 57 folhas 159/162 e baixado do patrimônio da ECT. Sobre os riscos que corre hoje esse imóvel, solicitamos especial gen t i l eza em fo rmal iza r solicitação junto a Prefeitura Municipal de Itapirapuã-Go.

Agradecemos seu contato e nos colocamos à inteira disposição através desse canal ou ainda em visita à nossa gerência de Administração dos Correios.”

*.*.*

Casarão abandonadoMatéria publicada no JV sobre antiga casa dos Correios repercute

500kg de queijo são apreendidosAgrodefesa fez fiscalização volante e apreendeu queijo sem registro

A fiscalização volante da

Regional Vale do São Patrício da Agrodefesa apreendeu cerca de 500 kg de queijo ricota e parmesão na cidade de Morro Agudo de Goiás.

O laticínio não possuía cadastro na Agrodefesa e comercializava esses e outros tipos de queijos no interior do estado, usando inclusive embalagem de outras empresas para embalar seus produtos.

Participaram da ação os fiscais Es t adua i s Agropecuá r ios Ludmila Nágila Borges,

VALE DO SÃO PATRÍCIO

Lomanto Félix Borges e Gustavo Ferreira Mota, que contaram com apoio de policiais militares destacados no município.

Todo o queijo apreendido foi levado para o aterro sanitário da cidade de Morro Agudo e inutilizado mediante adição de creolina.

O estabelecimento foi autuado e interditado até que regularize sua situação perante os órgãos competentes.

*.*.*

Page 11: Jornal do Vale - edição 17 - fevereiro de 2012

Ação anti drogas prende trezeOperação Amsterdã foi realizada em Ceres, Carmo do Rio Verde e Uruana

Uma ação conjunta da Polícia

Civil e Militar de combate ao tráfico de drogas resultou na prisão de 13 pessoas, nesta quinta-feira (9), em três cidades de Goiás. A operação Amsterdã cumpriu 35 mandados de busca e apreensão em Ceres, Carmo do Rio Verde e Uruana, na região do Vale do São Patrício.

A polícia ainda não contabilizou a quantidade de material apreendido, entre crack, cocaína e maconha. Em Ceres, policiais apreenderam um pé de maconha com cerca de 2 metros. A ação contou com 110 membros das polícias Civil e Militar.

Além de drogas, a ação flagrou armas e até a venda ilegal de munições. De acordo com o delegado responsável pela operação, Alexandre Alvin Lima, o comércio clandestino

COMBATE AO TRÁFEGOSEGURANÇA

Haverá acrescimo de mais de

1,5 mil policiais militares, bombeiros e policiais civis em todo o Estado durante o feriado de Carnaval.

Além do policiamento nos locais de f e s t a have rá i n t ensa fiscalização nas rodovias estaduais e monitoramento aéreo. Prevenção de acidentes, fiscalização contra o uso de bebida alcoólica antes de dirigir e combate ao tráfico de drogas são os principais focos da Segurança Públ ica nesse período. As ações começam na sexta-feira, dia 17, e seguem até o dia 22 de fevereiro.

Quarenta e oito municípios goianos terão festas de Carnaval. S e g u n d o o a u x i l i a r d e planejamento da PM, capitão Sandro Mendonça, além do efetivo convencional a Polícia Militar vai deslocar 562 policiais da Região Metropolitana para os municípios do interior. Também reforçarão esse trabalho os policiais militares da própria cidade que vão atuar em jornada extra remunerada, o que r e p r e s e n t a r á r e f o r ç o d e aproximadamente 300 Pms.

Outros policiais, dos batalhões especializados da Polícia Militar, tal como o Rodoviário e o A m b i e n t a l , r e a l i z a r ã o simultaneamente ações de fiscalização. No caso do Batalhão Rodoviário o principal obje t ivo é o combate a ultrapassagens indevidas e ingestão de bebida alcoólica por condutores. Haverá pontos de fiscalização, tanto móveis quanto fixos, e a PM contará com apoio de equipe no helicóptero do Grupamento Aéreo (Graer). Caso detecte algum condutor

cometendo infrações, a equipe do Graer entra em contato com as barreiras da Polícia para que abordem o veículo e realizem a notificação do motorista. Também serão distribuídos folders educativos sobre o perigo da ingestão de bebidas alcoólicas antes de dirigir.

De acordo com o capitão Sandro Mendonça, Caldas Novas, São Simão, Inhumas, Nerópolis, P i r e n ó p o l i s , M i n e i r o s , Aragarças e Goiás serão os municípios com o maior reforço no policiamento. As principais ocorrências registradas durante o Carnaval são acidentes de t râns i to , v ias de fa to e perturbação do sossego público, ambos na maioria das vezes ocasionado pelo consumo excessivo de álcool. As equipes da Polícia Militar que reforçarão o policiamento saem às 8 horas, no dia 17, rumo às cidades do interior.

O trabalho da Polícia Civil durante o Carnaval terá reforço de 120 policiais distribuídos em

todas as Delegacias Regionais. Segundo o superintendente de Polícia Judiciária, delegado Antônio Gonçalves, para algumas localidades com histórico de maior tráfico de drogas haverá deslocamento das equipes da Delegacia Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos e Grupos Especiais de Repressão a Narcóticos. Pirenópolis, Caldas Novas, Alto Paraíso e Goiás receberão esse monitoramento diferenciado.

“Além das drogas também focaremos o uso do álcool. E estaremos atuando nas barreiras da Polícia Rodoviária Federal”, a d i a n t a G o n ç a l v e s . A s delegacias especializadas, como a da Mulher, estarão com reforço. O grupo de elite da PC (GT3) e a unidade aeropolicial também ficarão de prontidão.

Haverá 437 bombeiros atuando em 45 postos de monitoramento localizados em pontos turísticos e locais de maior fluxo de pessoas. A prevenção é o foco das ações da instituição, que visa

diminuir os afogamentos e acidentes de trânsito. O lema da campanha é Prevenção na folia é o que garante a alegria”. No ano passado o Corpo de Bombeiros atendeu 1,5 mil ocorrências durante o Carnaval em todo o Estado, sendo que 508 foram em pontos turísticos. Houve sete mortes. Ainda estão sendo distribuídos folders com dicas de segurança aos foliões.

O Conselho Estadual Antidrogas e o Conselho Estadual de Direitos Humanos também lançaram campanha focada no Carnaval. A ação preventiva tem como objetivo alertar sobre o uso de drogas e abuso de álcool durante a folia. Em uma a b o r d a g e m d i r e c i o n a d a principalmente ao público jovem, a campanha será reforçada, principalmente, por meio das redes sociais, como Twitter e Facebook.

*.*.*

1,5 mil PMs no CarnavalPara assegurar a segurança da população haverá reforço de 1,5 mil policiais

funcionava em uma casa de pesca esportiva na cidade de Uruana.

O nome da operação, segundo Alexandre, é uma alusão à capital da Holanda, onde é permitido o uso controlado de entorpecentes. "O comércio acontecia a olhos vistos, porque não havia repressão", explica o t i tu lar da 10ª Delegacia Regional.

De acordo com o delegado, a maior parte dos presos são "revendedores", que passavam a droga para o usuário. "O próximo passo é dar sequência à investigação para chegar aos fornecedores", diz Alexandre. grande público.

*.*.*

Balada Responsável estará no interiorCampanha de concientização de condutores estará presente também nos municípios goianos

O diretor técnico do Detran,

Horácio Mello e o diretor de Operações, coronel Sebastião Vaz, anunciaram nesta tarde a ampl iação das ações do programa Balada Responsável para o feriado de carnaval, de sexta-feira, dia 17, até a quarta-feira de cinzas. “A campanha terá duas fases.

Uma nas ruas com nossa equipe fiscalizando as pessoas que não respeitam as regras de trânsito e insistem na combinação de álcool e volante; e outra com as equipes percorrendo festas, bares e restaurantes e entregando panfletos, fazendo um trabalho educativo para evitar que as pessoas peguem o volante após beber”, explica Horácio Mello.

Segundo o diretor técnico do Detran, um dos principais objetivos da ações será mostrar a presença do Estado e mudar o comportamento do motorista infrator.

“A campanha vai continuar. Queremos reduzir as mortes em 50% numa década. A meta é

CARNAVAL

reduzir já em 25% nesses p r i m e i r o s q u a t r o a n o s , envolvendo investimentos em engenharia, fiscalização e formação do condutor”, afirma.

O diretor de Operações do Detran, Coronel Sebastião Vaz, anunciou que na sexta-feira, dia 17, as equipes do Balada Responsável vão sair do Detran e m d i r e ç ã o à r e g i ã o metropolitana de Goiânia e municípios turísticos do interior (Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Anápolis, Senador Canedo, Caldas Novas, Jaraguá, São Simão, Quirinópolis, Pirenópolis, Aruanã, cidade de Goiás e Goianésia). “Nós es tamos envolvendo 100 servidores do Detran, 60 pessoas na equipe de educação e 40 nas ações do Balada Responsável”, relata Coronel Vaz.

O Governo de Goiás lançou em setembro do ano passado o programa Balada Responsável com o objetivo de conscientizar condutores de veículos sobre os riscos de álcool e direção e

Balada responsável

.11 14 A 22 DE FEVEREIRO DE 2012

Semarh garante água a produtores de melanciaEstudos possibilitam desburocratizar outorgar e oferecer controle da água para produtores rurais

A secretaria estadual do Meio

A m b i e n t e ( S e m a r h ) t e m promovido uma mudança radical em seus procedimentos técnicos e administrativos. Um exemplo são os processos de concessão de outorga de uso da água para os produtores de melancia do município de Uruana e outros 13 munic íp ios v iz inhos que compõem a bacia do Rio das Almas.

O secretário Leonardo Vilela e o superintendente de Recursos Hídricos, Augusto de Araújo Almeida, concederam ontem 47 outorgas para produtores da região. Este é o maior conjunto de outorgas concedidas de uma só vez. Porém, a novidade recai sobre o fa to de que as autorizações foram feitas com base nos estudos hidrológicos da Bacia do Rio e seus afluentes, o que possibilita a mudança do local de plantio a cada safra - necessária à continuidade da cultura - sem que seja preciso realizar um novo processo de outorga da água, basta informar à Semarh a nova área a ser traalhada. Com isso, a outorga

AGRICULTURA

pôde ser estendida por seis anos, período que os produtores podem voltar a plantar na área inicial.

“Mudamos a metodologia, num processo realizado junto com os produtores, para que não falte água para o plantio e para que possamos garantir o controle sobre o uso dessa água”, explica Augusto Almeida.

Ganho ambientalAlém do maior controle sobre o uso da água, a concessão com base no volume total da bacia disponível à irrigação vem acompanhada com a mudança na forma de irrigar as plantações. Atualmente é utilizado o sistema de sulcos nos sete mil hectares de área plantada. Agora, os produtores começam a transição para o sistema de gotejamento. “Com este modelo de irrigação, podemos duplicar a área plantada com o mesmo volume d e á g u a ” , a f i r m a o superintendente da Semarh.

Leonardo Vilela entregou as outorgas aos presidentes da

alertar para a importância do cumprimento da Lei Seca.

Segundo o presidente do Detran, Edivaldo Cardoso, nos últimos três meses foram abordados 19 mil veículos e apreendidas 670 CNHs. Ainda nesse período, as mortes em acidentes de trânsito tiveram redução de 30% e os a c i d e n t e s c a í r a m 5 0 % .

A blitz, realizada em pontos estratégicos, envolve de 10 a 12 pessoas (policiais militares, agentes da AMT e educadores de trânsito do Detran) com a utilização de bafômetros e equipamento eletrônico de fiscalização de veículos. Além d a s b l i t z e n , g r u p o s d e educadores e integrantes da Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego) percorrem bares e restaurantes para divulgar as ações e entregar material educativo aos frequentadores

*.*.*

Associação de Produtores de Melancia e da Cooperativa de p r o d u t o r e s d e U r u a n a . “Parabenizo a Secretaria e os produtores pela capacidade de diálogo para resolver este problema do uso consciente da água. Chegamos a um desfecho que legaliza os produtores e garante água por muitos anos”, comemora.

A r e g i ã o c o n t a c o m a p r o x i m a d a m e n t e 3 0 0 produtores, e dezenas de novos processos para outorga estão em andamento. Para o secretário, “este é um marco histórico. Uma revolução no processo de outorga para uso da água”.

Sofremos por aquilo que não temos, por aquilo que temos e não queremos perder, e por aquilo que infelizmente temos e não conseguimos nos desfazer.

*.*.*

Page 12: Jornal do Vale - edição 17 - fevereiro de 2012

Rotina deve ser mantidaLiminar declarou ilegalidade da greve dos professores estaduais

A liminar que declarou a

i legalidade da greve dos professores da rede estadual de ensino, iniciada no último dia 6, continua valendo. A paralisação dos professores da rede estadual de ensino completa hoje dez dias.

Ontem, o julgamento do agravo regimental recebeu pedido de vistas do desembargador João Waldeck Félix de Sousa, o que deixa tudo como está até a manifestação do TJ sobre o assunto.

A liminar do último dia 4, expedida pelo juiz Fábio Cris tóvão Campos Faria , considera o movimento abusivo por prejudicar um serviço essencial à população. Ainda foi imposta uma multa diária de R$ 30 mil ao Sintego.

Já o desembargador que relatou o processo defendeu o retorno às

EDUCAÇÃOLEGISLATIVO

A Câmara aprovou nesta terça-

feira (14), em segundo turno, a P r o p o s t a d e E m e n d a à Constituição (PEC 270/08) que concede aposentadoria integral por invalidez permanente a servidores públicos. Autora do projeto, a deputada Andreia Zito (RJ) agradeceu o apoio do plenário, que garantiu um resultado expressivo – 429 votos favoráveis contra 2. “É uma fel ic idade muito grande. Agradeço a todos em nome dos aposentados por invalidez, pois essa vitória é desse público.”

Diversos parlamentares da o p o s i ç ã o e d a b a s e parabenizaram o esforço da tucana. Para o líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), Andreia Zito tem “compromisso com o Brasil”. “Participar da possibilidade de inserir um texto na Constituição não é algo corriqueiro, sobretudo quando se se presta tão grande serviço ao país”, acrescentou. Os tucanos César Colnago (ES), Ruy Carneiro (PB) e Domingos Sávio (MG) destacaram no Twitter a vitória dos aposentados por invalidez. Ainda no microblog, Vaz de Lima (SP) ressaltou que a PEC é um “resgate dos direitos da classe”.

A matéria foi votada em primeiro turno em dezembro e agora segue para o Senado. A medida vale para funcionários da União, dos Estados e municípios que tenham entrado no serviço público até 31 de dezembro de 2003.

Pelo texto, a administração pública terá 180 dias para revisar o valor das aposentadorias. A emenda foi votada para consertar uma “distorção” aprovada com a

Reforma da Previdência de 2003. Na época, emenda acabou com a aposentadoria integral e com a paridade no serviço público.

Com apoio da bancada tucana, a Câmara aprovou ainda medida provisória (MP 444/11) que cria regime tributário especial, a Retaero, para compras e contratações de produtos e sistemas de defesa, como a r m a m e n t o s , m u n i ç õ e s , embarcações, satélites e outros. A medida isenta os produtos da cobrança de PIS/Cofins e IPI. O sistema beneficia as Empresas Estratégicas de Defesa (EED) credenciadas no Ministério da Defesa.

Para o deputado Antonio Imbassahy (BA), a proposta é de interesse do Brasil. “A defesa nacional é um assunto de grande relevância e a iniciativa vai

promover o desenvolvimento da indústria nacional, da inovação e da tecnologia.”

O líder da Minoria na Câmara, Antonio Carlos Mendes Thame (SP), lamentou a falta de reforma tributária para diminuir impostos de outros setores. Ele apresentou duas emendas para modificar o texto. A primeira exigia uma lei para mudança dos critérios de credenciamento das companhias.

A segunda proibia a realização de licitação de associadas em consórcio se essa opção impedisse a competição. As duas foram derrotadas. Na opinião do deputado, houve omissão do Congresso. “Se os consórcios forem permitidos, eles vão diminuir a concorrência e em outros casos abafá-la.”

Emenda do senador Aécio

Neves (MG) que determinava à União compensar os estados e municípios pela suspensão de tributos aos produtos também foi rejeitada.

Os deputados ratificaram ainda a Medida Provisória 445/11, que isenta café não torrado da incidência do PIS/Pasep e da Cofins e cria regime especial de tributação para estimular a abertura de salas de cinema em pequenos municípios.

Benefício

A aposentadoria integral por invalidez permanente será destinada a quem ingressou no serviço público até 31 de dezembro de 2003, quando ocorreu a última reforma da Previdência.

*.*.*

Câmara aprova a PECAprovada proposta de aposentadoria integral por invalidez a servidores

escolas daqueles professores que aderiram à paralisação proposta p e l o S i n d i c a t o d o s Trabalhadores em Educação do Estado de Goiás - Sintego e afirmou que a Seduc deve dispor dos meios necessários para manter a rotina nas escolas da rede pública estadual.

Neste contexto, é importante mencionar que a Procuradoria-Geral do Estado - PGE já havia encaminhado ofício à Seduc, no último dia 10, determinando o corte de ponto dos grevistas.

“As faltas ocorridas em razão da greve deverão ser consideradas como falta ao serviço para todos os fins, inclusive para o disposto n o a r t i g o 1 2 0 d a L e i 13.909/2001", conforme trecho do documento. Ainda de acordo com o ofício, a reposição de aulas ocorrerá no mês de julho.

*.*.*

Goulart: Diálogo deve ser fundamentalDaniel Goulart, falou sobre as manifestações dos professores ocorridas em oposição ao governo Marconi

Esta semana, o secretário de

Articulação Institucional, Daniel Gou la r t , f a lou sob re a s manifestações dos professores ocorridas em oposição ao governo Marconi Perillo. Ele acredita que todo governo que se p r e z e p r e c i s a d i a l o g a r continuamente com a classe trabalhadora organizada em seus sindicatos e associações. “E é isso que o governador Marconi Perillo tem feito ao longo de seus m a n d a t o s . E l e t e m s e empenhado em manter um relacionamento de elevado nível com os trabalhadores”.

Goulart disse que reconhece a importância dos professores e que o professor idealista, que busca incansavelmente a melhoria da educação, ganha aquém do que merece. “Esse professor precisaria receber bem mais, e o governador quer fazer esse reconhecimento de fato. Mas o Estado não tem condições

GREVE DOS PROFESSORES

de fazê-lo agora. Pela situação f i n a n c e i r a , p e l a L e i d e Responsabilidade Fiscal, o Estado não pode assumir novos gastos”, explica o secretário. Mas Goulart menciona que G o i á s p a g a m e l h o r a o s professores que estados como a Bahia e a Paraíba, governados pelos partidos que compõem a base da presidente Dilma (PT e PSB).G

O secretário cita o grande apoio de Dilma a Goiás no caso Celg, mas acredita que ela poderia ajudar os estados a pagarem m e l h o r e s s a l á r i o s a o s professores. Ele defende que o governo federal poderia destinar os juros da dívida dos estados com a União à bonificação daqueles profissionais. “O governador Marconi Perillo tem tido êxito nas respostas às tantas demandas. Mas o governo necessita continuar buscando e captando recursos para

Pai estuprou filho confirma laudo Os pais de um garoto de quatro anos foram presos acusados de estupro de vulnerável

A denúncia foi recebida pela

Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) em outubro do ano passado, e desde então o menino estava em um abrigo.

A delegada Myrian Vidal afirma que exames indicaram que os abusos vinham ocorrendo há algum tempo.

No início de outubro, a mãe levou a criança ao Cais Nova Era, em Aparecida de Goiânia, com forte sangramento na região do ânus. Ao ser questionada pela equipe médica, ela alegou que o garoto havia sido mordido por um cachorro.

Por não encontrarem sinais de m o r d i d a , o s m é d i c o s suspeitaram do caso. A mãe mudou a versão e disse que viu o filho sendo estuprado por um cão. Os médicos contataram a DPCA e o garoto foi afastado da

PEDOFILIA

família.

As lesões eram tão profundas que o menino ficou internado por 10 dias e a equipe médica cogitou a realização de uma cirurgia de reconstrução. A partir da denúncia, a Polícia Civil iniciou a investigação. Laudo médico constatou que haviam cicatrizes na região machucada, o que comprovava que o garoto havia sido estuprado outras vezes.

“O pai era o principal suspeito, porque ele mentiu o horário que saiu do trabalho. Ele disse que havia saído às 18 horas, mas saiu às 16”, comenta a delegada.

Análise pericial em gotas de sêmen encontradas na bermuda do menino comprovaram que eram compatíveis com o DNA do pai. O cachorro também foi examinado e não foi encontrado material genético da vítima no

estruturar-se financeiramente”, comenta Goulart.

E c o n t i n u a : “ O q u e o s professores sérios e competentes precisam ter é muito cuidado para não ser influenciados por aqueles que não querem trabalhar. Grande parte dos que ameaçam cruzar os braços, na verdade, sempre esteve com os braços cruzados”, define o secretário.

Ele aconselha ainda a população a distinguir nesses movimentos quem tem legitimidade daqueles que estão a serviço das manifestações partidarizadas. “São verdadeiros “profissionais” recrutados de grupos do jogo político viciado. E mais: o bom-senso diz que devemos analisar a oportunidade e o cabimento das reivindicações, por mais justas que sejam”, finaliza.

*.*.*

animal, nem vice-versa.

De acordo com a delegada, o teste psicológico realizado no pai aponta tendência homossexual e o teste realizado na vítima indica abuso sexual, sendo que durante a entrevista ela foi repetitivo e pouco espontânea. Ainda segundo Myrian, isso indica que a c r iança es tava apenas reproduzindo a história do cachorro contada pela mãe. Os pais do menino foram presos temporariamente hoje por estupro de vulnerável. O irmão mais velho da vítima, de 10 anos, também foi levado para um abrigo. De acordo com Myrian Vidal foi feito exame pericial e ele não sofreu abuso.

O irmão mais velho vai passar ainda por avaliação psicológica.

*.*.*

12. 14 A 22 DE FEVEREIRO DE 2012