jornal do sismmar - agosto de 2011

4
ISMMAR S JORNAL DO INFORMATIVO DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE MARINGÁ Edição 20 Agosto de 2011 | www.sismmar.blogspot.com www.twitter.com/sismmar PCCR: a batalha continua! SISMMAR realiza 1º Fórum da Guarda Tendo por objetivo cobrar providências quanto à tão prometida revisão do PCCR, o sindicato conse- guiu agenda com o prefeito, depois de muito insistir, para 11 de agosto. Contudo, nenhuma novida- de foi apresentada na reunião. Diante da posição irredutível do prefeito em não acatar a decisão da categoria, o SISMMAR está convocando assembleia para discutir novos encami- nhamentos. O SISMMAR também representa os aposenta- dos que, hoje, somam 500 filiados. Como mesmo depois da aposentadoria os servidores correm o risco de não ter seus direitos respeitados, é preciso que eles se organizem. A entidade que representa os trabalhadores é o sindicato. Citamos aqui as principais defesas do SISMMAR em prol dos aposentados: - Ação da trimestralidade - garantia do pagamento do abono variável que a superintendência da Maringá previdência não queria pagar - garantia da paridade que no magistério não querem pagar - garantia da paridade no PCCR geral - aporte para garantir o pagamento dos aposentados Além das lutas, a diretoria Pra Mudar tem instituído um dia de comemoração e confraterni- zação com os aposentados. Chá dos aposentados(as) CHÁ DOS APOSENTADOS Atividades culturais e bingo Local: SISMMAR Horário: às 14h30 Data: 06/09/11 O SISMMAR realiza, em 27 de agosto, na Câmara de Maringá, o 1º Fórum da Guarda Municipal, que tem como tema “Construindo sua Identidade na Segurança Pública”. O fórum é fruto de um trabalho que a Gestão Pra Mudar do sindicato vem realizando junto à categoria, visando à reorganização da identidade da Guarda. Já realizamos diversas reuniões, estudos jurídicos, plenárias e o 1º Seminário da Segurança Pública. No fórum, serão duas palestras. Pela manhã, com o mestre em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (USP), Bismael Batista de Moraes; e à tarde, com o diretor de Relações Sindicais da Federação Nacional dos Guardas Municipais, Maurício Domingues da Silva. A segurança pública deve ser de interesse de todos, portanto, toda a população está convidada a participar do 1º Fórum da Guarda Municipal. Confira a programação completa no blog do SISMMAR. Inscrições pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (44) 3269-1782. Página 3 RECURSO DA URP Veja se você tem dinheiro a receber. Página 3 PAGAMENTO da progressão da greve sai este mês Página 4

Upload: sismmar

Post on 10-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Manchete: "PCCR: a batalha continua!" Outros assuntos: recursos da URP, Semana Pedagógica Decepciona, espera pelas 30 horas das assistentes sociais, negociações nas perdas na greve, divulgação do 1º Fórum da Guarda e do Chá dos Aposentados.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do SISMMAR - Agosto de 2011

ISMMARSJORNAL DO

INFORMATIVO DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE MARINGÁ

Edição 20 Agosto de 2011|

www.sismmar.blogspot.com www.twitter.com/sismmar

PCCR: a batalha continua!

SISMMAR realiza 1º Fórum da Guarda

Tendo por objetivo cobrar providências quanto à tão prometida revisão do PCCR, o sindicato conse-guiu agenda com o prefeito, depois de muito insistir, pa r a 11 de agos to . Contudo, nenhuma novida-de foi apresentada na reunião. Diante da posição irredutível do prefeito em não acatar a decisão da categoria, o SISMMAR está convocando assembleia para discutir novos encami-nhamentos.

O SISMMAR também representa os aposenta-dos que, hoje, somam 500 filiados. Como mesmo depois da aposentadoria os servidores correm o risco de não ter seus direitos respeitados, é preciso que eles se organizem. A entidade que representa os trabalhadores é o sindicato.

Citamos aqui as principais defesas do SISMMAR em prol dos aposentados:

- Ação da trimestralidade- garantia do pagamento do abono variável que a superintendência da Maringá previdência não queria pagar- garantia da paridade que no magistério não querem pagar- garantia da paridade no PCCR geral- aporte para garantir o pagamento dos aposentados

Além das lutas, a diretoria Pra Mudar tem instituído um dia de comemoração e confraterni-zação com os aposentados.

Chá dos aposentados(as)

CHÁ DOS APOSENTADOS

Atividades culturais e bingo

Local: SISMMAR

Horário: às 14h30

Data: 06/09/11

O SISMMAR realiza, em 27 de agosto, na Câmara de Maringá, o 1º Fórum da Guarda Municipal, que tem como tema “Construindo sua Identidade na Segurança Pública”. O fórum é fruto de um trabalho que a Gestão Pra Mudar do sindicato vem realizando junto à categoria, visando à reorganização da identidade da Guarda. Já realizamos diversas reuniões, estudos jurídicos, plenárias e o 1º Seminário da Segurança Pública.

No fórum, serão duas palestras. Pela manhã, com o mestre em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (USP), Bismael Batista de Moraes; e à tarde, com o diretor de Relações Sindicais da Federação Nacional dos Guardas Municipais, Maurício Domingues da Silva.

A segurança pública deve ser de interesse de todos, portanto, toda a população está convidada a participar do 1º Fórum da Guarda Municipal. Confira a programação completa no blog do SISMMAR. Inscrições pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (44) 3269-1782.

Página 3

RECURSO DA URPVeja se você tem dinheiro a receber.

Página 3

PAGAMENTO da progressão da greve sai este mês

Página 4

Page 2: Jornal do SISMMAR - Agosto de 2011

reunião para tratar das seguintes pautas:

- r e l a ç ã o d o s médicos (rotatividade);

- c o n s u l t a s especializadas;

- porta de entrada única para assistência ao servidor;

- equipamentos;- comprovante do atendimento;

Então, cabe a todos(as) que tiverem reclamações referentes ao Sama ligar no sindicato para que possamos pautar e reivindicar melhorias.

O SISMMAR acompanhou o processo de licitação da empresa que presta serviços para realização do atendimento de saúde dos servidores e servidoras. O contrato foi assinado e já está em vigor. A empresa vencedora foi a Associação Bom Samaritano (Hospital Santa Rita).

Continuaremos defendendo um plano de assistência à saúde dos servidores nos moldes da Capsema. Enquanto não alcançarmos esse direito, estaremos acompanhando o Sama, não permitindo prejuízos aos trabalhadores.

Já encaminhamos ofício ao superintendente do Hospital Santa Rita, Iran Castilho, solicitando

Sama: novidades

EXPEDIENTEJornal do SISMMAR - Informativo do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de MaringáAvenida Paissandu, 465, Vila Operária, Maringá-PRTelefone: 44 3269-1782 E-mail: [email protected]: www.sismmar.blogspot.comJornalista Respons vel: Luiz Fernando Cardoso - DRT-PR 5684Impressão / Tiragem: Grafinorte / 7.000 exemplares

á

2 JORNAL DO SISMMAR

ISMMARSJORNAL DO

Mais uma vez a Jornada Pedagógica da Secretaria da Educação (Seduc) deixou muitos profissionais do magistério decepcionados. Havia a expectativa por palestras que contribuíssem na ampliação dos conhecimentos acerca da Educação, da realidade vivida pelos professores, da ampliação da jornada de trabalho, dos proble-mas de aprendizagem dos educandos, entre outros temas de grande relevância.

A Seduc, entretanto, optou por utilizar os recursos da educação para investir em palestra motivacional. No entendimento do SISMMAR, a motivação se dá por melhores condições de trabalho, remuneração e valorização e não com palestra show que trata das escolas como empresas e dos professores e alunos como mercadorias.

Para a jornada do ano que vem, o SISMMAR registra aqui algumas sugestões de palestrantes renomados, com ampla bagagem para possibilitar

Jornada Pedagógica decepcionaprofissionais do magistério

avanços na educação. São eles: Pablo Gentili, Demerval Saviani, Gaudencio Frigotto e Vitor Henrique Paro. Sem falar nos professores da UEM experts no assunto, a destacar Lizia Helena Nagel, Walter Praxedes e Maria de Lourdes Longhini.

A partir desse mês, para efetuar c o m p r a s p e l o c o n v ê n i o c o m a Farmácia o servidor precisará apresentar o cartão e informar uma senha numérica – in formada no holerite. Sem cartão e senha, a Nissei não está autorizada pela prefeitura a efetuar a venda pelo convênio.

Essa alteração se deve a um novo sistema adotado pela prefeitura (a revelia do sindicato). Outra mudança: a venda pelo convênio deixou de ter um limite fixo de gastos por mês, passando a variar de acordo com as condições financeiras de cada funcionário. Já para o portal do servidor, segue valendo a senha alfanumérica.

Mudança no convênio Nissei

Até quando esperar pelas 30 horas dasassistentes sociais?

A diretoria do SISMMAR vem realizando várias ações para que a administração garanta às assisten-tes sociais o direito à jornada de 30 horas semanais – instituídas pelo governo federal. Foram feitas várias reuniões com a classe e diversas rodadas de negocia-ção com a administração municipal, inclusive com o secretário da SASC.

Sem o devido reconhecimento da administração, o SISMMAR decidiu recorrer à Justiça. O entendi-mento é de que está faltando vontade política para colocar em prática o que já ocorre em vários municí-pios.

Se os secretários e o prefeito quiserem, a qual-quer momento podemos negociar esse direito, independentemente da a ç ã o j u d i c i a l . I s s o demonstraria, mesmo que tardiamente , o r e c o n h e c i m e n t o d o importante papel dos trabalhadores.

Disfunção gera ganho salarial na JustiçaMuitos trabalhadores não entram com ação

contra a prefeitura por medo de represálias. Contudo, exemplos de coragem mostram que é importante denunciar abusos e buscar o suporte do SISMMAR sempre que couber reparação judicial. Foi o que fez o servidor aposentado Geraldo Rodrigues dos Santos.

Aprovado em concurso público para a vaga de auxiliar de serviços gerais, na Semusp, o servidor foi posto para atuar como operador de máquina costal – função com salário maior. O problema é que o funcionário continuou recebendo, por anos, o mesmo salário de auxiliar de serviços gerais.

No entanto, ele não se intimidou e procurou suporte do corpo jurídico do SISMMAR, que entrou na Justiça com pedido de indenização por disfunção. O SISMMAR ganhou a ação e, agora, o trabalhador receberá a diferença salarial retroativa aos últimos 5 anos, com todos os reflexos, tais como cálculo de férias e 13º salário.

Essa conquista não seria possível se Geraldo não tivesse coragem de buscar os seus direitos. Se você está na mesma situação, atuando em disfunção, e quer modificar isso, procure o sindicato. Todos os

filiados ao SISMMAR têm direito à assessoria jurídica gratuita. Faça valer os seus direitos.

COLETIVO- aposentadoria de 25 anos para quem trabalhou com

insalubridade;- redução de anuidades do Coren e CRP;- licença maternidade de 6 meses (estatutárias e

celetistas);- indenização de serviços em disfunção.

INDIVIDUAL- reintegração de funcionários demitidos em processo

administrativo disciplinar e estágio probatório;- cirurgias negadas pelo Sama;- garantia de vaga em concurso (liminar) de servidores

consideradas inaptas pela psicóloga;- anulação de avaliação (para progressão funcional)

realizada com parcialidade;- garantia de realização de novo teste físico a candida-

ta que estava grávida no período do exame;- assédio moral da chefia.

Dirigentes do SISMMAR aproveitaram o evento para entregar o jornal especial da Educação

Veja algumas conquistas do SISMMAR

Page 3: Jornal do SISMMAR - Agosto de 2011

3JORNAL DO SISMMAR

A defesa de revisão do PCCR geral dos trabalha-dores(as) tem sido uma das tarefas mais árduas, exigindo muito esforço e dedicação da diretoria do sindicato e também dos servidores comprometidos com essa conquista.

Diante da inércia da administração municipal, em assembleia realizada em 7 de julho, na Biblioteca Municipal, os servidores da Prefeitura deliberaram pela eleição de uma comissão com representantes de várias secretarias.

Tendo por objetivo cobrar providências quanto à tão prometida revisão do PCCR, e cumprindo a deliberação da assembleia, o sindicato tentou agendar reunião com o prefeito Silvio Barros (PP) até 30 de julho. Contudo, o pedido não foi atendido dentro do prazo requisitado.

A diretoria convocou a comissão e, juntos, pré-agendaram por meio de ofício reunião o horário de atendimento do prefeito à comunidade, das 5 às 7

Luta pelo PCCR continua!

Direção cutista avança nas conquistasO SISMMAR ganhou ação da Unidade de

Referência de Preço (URP), mais uma conquista para os trabalhadores(as).

A ação, impetrada na gestão anterior da CUT, foi julgada e paga em 2007. Quando a gestão Pra Mudar assumiu, havia informações desencontra-das – situação deixada pela gestão do Conlutas.

Foi necessária uma reorganização dos dados. Por isso, existe a possibilidade de alguns benefi-ciários ainda não terem recebido os valores devidos. Confira se o seu nome está na lista. Se estiver, procure o SISMMAR.

Relação dos servidores(as) que não receberam o recurso da URP

horas. Indignados frente a essa necessidade, a direção do sindicato insistiu em reunião com o prefeito em horário comercial. Insistência que surtiu efeito e a reunião foi, enfim, confirmada para 11 de agosto.

O prefeito foi categórico ao manter o mesmo discurso do ofício enviado anteriormente aos trabalhadores. Sem precisar data, prometeu que vai enviar o PCCR para votação na Câmara ainda este ano. Deixou claro que enviará outra proposta.

Diante da posição irredutível do prefeito em não acatar a decisão da categoria, o SISMMAR está convocando assembleia extraordinária para 8 de setembro, às 19 horas, na Biblioteca Municipal, para discutir novos encaminhamentos. É bom lembrar que há quase 200 dias os servidores esperam que o prefeito envie o PCCR para votação na Câmara Municipal e até agora, nada!

ACY DE OLIVEIRAADIR DA SILVAADRIANA MATIASAGOSTINHO LUCIOAIRTO PEREIRAALAOR ALVES FERREIRAALENICE ARRIAS MACHADOANGÉLICA RODRIGUES DA CRUZANGELINA BENEDITA CABRAL DIASANTONIA JOANNA CORREIAANTONIO ANTONINO LOPESANTONIO LEGORIANTONIO MANUEL M. MARTINSAPARECIDA SARAN NETOAPARECIDO DIAS DE OLIVEIRAARMANDO LUZIVETTOBENEDICTO LAZARO DE MORAESBENEDITA DA SILVABENEDITO FELIX DE LIMACAMILO PENATI NETOCARLOS VALIN DOS REISCIRENE BARROSO ESGLOCLAUDETE CALEFFI GONÇALVES

CLEIDE DE OLIVEIRA BELINICOSME ALMEIDA DOS SANTOSDAGOBERTO CASTELHANODANIEL EVANGELISTADENISE MARIA DA FONSECA ALVESDIOBALDO G. DO NASCIMENTODORVAHY DONADONIDURVALINO LINGIARDIEDDA UCELI OTA DE OLIVEIRAEDNA APARECIDA DE SOUZAELDA PIANELLI BALDOELIZABETE ARCALAELIZABETH MESTI BARBOSAELIZABETE REGINA HERCULANOELVIRA RODRIGUES DA SILVAELZA JEANETE ZARA BARBIERIEMILIA IGNACIO JACOMINIFELOMENA DRUCIAKI KESSAFRANCISCA LOPES DE OLIVEIRAFRANCISCO RODRIGUESGELSO BUENOGERALDO ALVES DOS SANTOSGILBERTO CARLOS DOS SANTOSGIOMAR MARIA PARDIMHELENA MENDES DE CARVALHOHÉLIO ARMACOLOISILDA MARIA TRONCOITELMA MIRIAN A. MEDEIROS NEGRIIVANA GARCIA GONÇALVESIVANETE CALMA DOS SANTOSIVO LUIZ CHIARETTO SOBRINHOIVONE FELICIANO PADILHAJAIR DE OLIVEIRAJAIR EVANGELISTA DOS SANTOSJAIR HONÓRIO DOS SANTOSJESUINO PEREIRA DE ARAUJOJOABE GONÇALVES CARDOSOJOANA GOMES DE OLIVEIRA LEITEJOÃO BATISTA DE SOUZAJOÃO BELTRAN PEDREIROJOÃO DA CUNHA FILHOJOÃO DA SILVAJOÃO LUIZ DOS SANTOSJOÃO PINTOJOÃOZINHO GIACOMOSSEJOAQUIM DE SOUZAJOEL ALVES DA SILVAJORGE RODRIGUES GOMES

JOSÉ ALVES PEREIRAJOSÉ AUGUSTO DA SILVA IJOSÉ AUGUSTO HILÁRIOJOSÉ BARBOZAJOSÉ CALEGARIJOSÉ CIRILO DA SILVAJOSÉ DA CONCEIÇÃO DE SOUZAJOSÉ GRACINDO MARQUESJOSÉ ISAIASJOSÉ PEREIRAJOSÉ SEBASTIÃO ALVESJOSÉ TEIXEIRA BASTOSJOSELAIDE MARTINS DOS REISKAZUYO TANAKALEONICE BERNARDO ROSALIBERO INÁCIO MARIANOLÚCIA FARACO B. AZEVEDOLUIS ANTONIO DA COSTALUISA CARMONA RAMOSLUIZ FRANCISCO DE P. MARTINSLUIZ MARTINSLUIZ MENDES DE CARVALHOMANOEL DE OLIVEIRAMARA REGINA CARREIRA DE SOUZAMARCIA DE ALMEIDA DALLALIOMARCIA REGINA DE SOUSAMARIA ALICE DA SILVA NERESMARIA ALVARES BARROSMARIA APARECIDA DA SILVA IIMARIA CLARETE BARBOSAMARIA CRISTINA BITTENCOURTMARIA DE LOUDES CANOVAMARIA IRENE JANOMARIA MARCIA DE AMORIMMARIA NHANMARIA PARRA DA CRUZMARIA VALDENIR R. MACHADOMARILA SONIA MOREIRA BAQUETTEMARISE MARIA FARIASMARLY MARIA LOPES DE MORAESMAURILIO PIRES ALVESMIRIA BARROS DE SOUZA BENITTEMIRIAN ADALGISA BEDIMNATAL ALONSONATANAEL RIBEIRO DA SILVANEUSA PRADO DE MELONEUZA APARECIDA RAIZINILSON DE OLIVEIRA

NILTON DE ALMEIDANOBUYOSHI IMAJIOCTAVIO GALLOODAIR FERREIRAOVIDIO RODRIGUES DE SOUZAPASCHOINA NEGRI L. DE ANDRADEPEDRO GERALDO DA SILVAPEDRO VITURINORAQUEL DE FÁTIMA RIBEIROREGINA CÉLIA FREGADOLLI REISROMILDO PINTO RIBEIROROSA MARIA ANTONIOROSALI DOS SANTOS TAGLIARIROSALINA BASTOS CORREAROSANGELA AP. DALLE MOLLEROSANGELA GONÇALVES DE LIMAROSE MEIRE BISPO DE JESUSROSELENE ADELIA MARCHELROSMARI CALEFFI ALVES MARQUESSEBASTIÃO BATISTASEBASTIÃO DE SOUZA LIMASEBASTIÃO PIRES DE OLIVEIRASHIRLEY DE PAULA RAMOS BUENOSILVIA GONÇALVES DO MONTESONIA AP. RIBEIRO BARBOSATELMA LUCIA CAETANOTERCILIO ROMANOSKIUBIRAJARA DA SILVAVALDEMAR BRAMBILAVANALICE PAULINOVERA LUCIA DE OLIVEIRAVITTORIA NEIDE C. SICILIANOWILMA MARQUES FIGUEIREDO

Assembleia Extraordinária

PCCR

08/09/2011

19 horas

Biblioteca Municipal

Pauta:

Data:

Horário:

Local:

Page 4: Jornal do SISMMAR - Agosto de 2011

4 JORNAL DO SISMMAR

Eleição em setembroApós muita insistência da diretoria do

SISMMAR, participando de negociações e fazendo cobranças, a administração municipal definiu, enfim, o pagamento da progressão funcional do período da greve de 2006.

Em reunião com dirigentes do SISMMAR e membros da comissão, em 11 de agosto, o prefeito Silvio Barros (PP) prometeu pagar o valor referente às perdas da greve - do período entre janeiro e agosto deste ano - no salário deste mês, em parcela única.

Na campanha pelo pagamento das perdas da greve, a diretoria do SISMMAR sempre lembrou os trabalhadores de que dinheiro para isso nunca faltou. A arrecadação do município nos dois primeiros meses do ano, de acordo com informações divulgadas na mídia, chegou a R$ 139 milhões - 18% a mais do que o primeiro bimestre de 2010.

Negociações nas perdas da greveEncerrou em 22 de julho o prazo de inscrição de

chapas para a eleição do SISMMAR. Três chapas participam do pleito, conforme edital assinado pela comissão eleitoral. A eleição será nos dias 29 e 30 de setembro, em dez pontos fixos de votação, além de urnas itinerantes que percorrerão todos os setores da administra-ção municipal.

A PEDIDO DA COMISSÃO ELEITORAL, SEGUE A CORREÇÃO DOS SEGUINTES NOMES, CITADOS NO EDITAL:

VICE-SECRETARIA GERAL: APARECIDA DONIZETE LOURENÇO GÓESFINANÇAS: GRACIELE DE OLIVEIRAVICE-FINANÇAS: PAULA FERNANDA GOES CROTID I R E T O R I A S I N D I C A L : F A B Í O L A AUGUSTA COLEONICONSELHO FISCAL: HAMILTON JOSÉ GAZZOLA

ERRATA