jornal do - sinttel-ce · 22/02 - reuniÃo com o diretor de rh nacional da contax. 23/02 - greve...

6
Jornal do Jornal do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado do Ceará, ANO IV - EDIÇÃO 013 - Dezembro de 2016. www.sinttelce.org.br O SINDICATO JUNTO COM VOCÊ. SINDICALIZE-SE! TEMER FORA DESMANCHE E RETROCESSO, ESSE É O FUTURO QUE O ATUAL GOVERNO QUER PARA OS BRASILEIROS Não é novidade para ninguém que o Brasil passa por momentos muito di- fíceis com esse governo sem legitimi- dade e sem rumo. E para piorar ainda mais a situação, o trabalhador volta a ser alvo principal dos ataques e vem sendo castrado de direitos adquiridos através de muitas lutas. Um verdadeiro retrocesso. A intenção de Temer e seus aliados é atingir de forma letal os trabalha- dores no momento mais delicado, a aposentadoria. O governo propõe estabelecer uma idade mínima de 65 anos para a aposentadoria, mas esse limite não será fixo: deve subir pelo menos duas vezes até 2060, chegando a 67 anos. Além de estabelecer idade mínima para se aposentar, a propos- ta prevê pelo menos 25 anos de con- tribuição. Paralelo a isso, a Proposta Emenda Constitucional, já batizada como PEC da morte, que aponta para o desman- che do serviço público e da Constitui- ção de 1988, segue em votação a cará- ter de urgência. Com a justificativa de amenizar o rombo nas contas públicas, a famigerada Proposta atingirá duas áreas essenciais para o bem-estar da população: saúde e educação. Mesmo já passando por uma inse- gurança geral, a população precisa entender que, mesmo a mídia sendo conivente com tanta sujeira, essa crise não é do povo e consequentemente, não tem que pagar por ela. O momen- to é de mobilização e o SINTTEL-CE es- tará junto com os trabalhadores para exigir mudanças significativas e não irá poupar esforços para denunciar e lutar sempre contra a toda e qualquer em- presa que insistir em retirar direitos e praticar qualquer tipo de pressão e/ou assédio contra os trabalhadores.

Upload: vonhu

Post on 07-Apr-2019

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

J o r n a l d o

Jornal do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado do Ceará, ANO IV - EDIÇÃO 013 - Dezembro de 2016.

w w w . s i n t t e l c e . o r g . b rO SINDICATO JUNTO COM VOCÊ. SINDICALIZE-SE!

TEMERFORA

DESMANCHE ERETROCESSO,ESSE É O FUTURO QUE O ATUALGOVERNOQUER PARAOS BRASILEIROS

Não é novidade para ninguém que o Brasil passa por momentos muito di-fíceis com esse governo sem legitimi-dade e sem rumo. E para piorar ainda mais a situação, o trabalhador volta a ser alvo principal dos ataques e vem sendo castrado de direitos adquiridos através de muitas lutas. Um verdadeiro retrocesso.

A intenção de Temer e seus aliados é atingir de forma letal os trabalha-dores no momento mais delicado, a aposentadoria. O governo propõe estabelecer uma idade mínima de 65 anos para a aposentadoria, mas esse limite não será fixo: deve subir pelo

menos duas vezes até 2060, chegando a 67 anos. Além de estabelecer  idade mínima para se aposentar, a  propos-ta prevê pelo menos 25 anos de con-tribuição. 

Paralelo a isso, a Proposta Emenda Constitucional, já batizada como PEC da morte, que aponta para o desman-che do serviço público e da Constitui-ção de 1988, segue em votação a cará-ter de urgência. Com a justificativa de amenizar o rombo nas contas públicas, a famigerada Proposta atingirá duas áreas essenciais para o bem-estar da população: saúde e educação.

Mesmo já passando por uma inse-gurança geral, a população precisa entender que, mesmo a mídia sendo conivente com tanta sujeira, essa crise não é do povo e consequentemente, não tem que pagar por ela. O momen-to é de mobilização e o SINTTEL-CE es-tará junto com os trabalhadores para exigir mudanças significativas e não irá poupar esforços para denunciar e lutar sempre contra a toda e qualquer em-presa que insistir em retirar direitos e praticar qualquer tipo de pressão e/ou assédio contra os trabalhadores.

Jornal do

2

2016 entra para a história do Brasil como o ano em que as instituições, a nação e a democracia foram postas em cheque. A apatia da população é caso para estudos, análises e avalia-ções. Uma certeza presente é a fragi-lidade de nossas instituições. Depois de um golpe parlamentar, a alteração constitucional em andamento atra-vés de um congresso que apresen-tou ao mundo o contexto da política brasileira de forma negativa, aponta para uma piora nas condições sociais dos trabalhadores. De uma só tacada a PEC 55 – Proposta de Emenda Cons-titucional nº 55, que altera princípios constitucionais de 1988, atinge di-retamente os mais pobres ao alterar negativamente a forma de reajuste do salário mínimo e sua desvincula-ção das aposentadorias. É grande a possibilidade de voltarmos aos anos 90 quando os aposentados recebiam próximo de meio salário mínimo.

E a grande maioria dos trabalhado-

res brasileiros (70% dos cearenses), inclusive do setor telecom, é remu-nerada com o salário mínimo (todos os centros de atendimento e grande parte dos trabalhadores das pres-tadoras). A difamada “redução das despesas” promovidas pelo governo federal com a redução do valor do salário mínimo atinge diretamente a grande massa que usa planos de tele-fones celulares pré-pago. Mas o povo ainda não percebeu ou não acredita que será atingido pelas consequên-cias da PEC-55/2016.

A recuperação judicial da Oi com data para definição no inicio de 2017 irá redefinir o setor telecom no Brasil. Enquanto a ANATEL ameaça intervir, ministros do governo provocam os trabalhadores com comentários ne-gativos a despeito das ações enca-minhadas pela Diretoria da empresa no sentido de atravessar e superar o momento. A negociação salarial de 2016 das operadoras entra em de-

zembro sem finalização, inclusive na Oi. TIM e CLARO ainda não avançaram em suas propostas. Trabalhadores da VIVO avaliam a proposta da VIVO em assembleia até o final de novembro.

Os desafios de 2016 anunciam con-tinuidade das dificuldades em 2017. Os trabalhadores do setor telecom, e a população, precisam acompanhar o que ocorre em Brasilia. Um pro-jeto de Lei em andamento propõe mudanças significativas no modelo de concessões com muitos impactos para todos. O SINTTEL-CE irá apontar as possibilidades e o pensamento, se publicado, dos nossos deputados e senadores. Que o Natal nos mostre o caminho a seguir em 2017.

Presidente: João Cezar Barbosa de Assis - SINTTEL–CE

FALA PRESIDENTE

JURÍDICO FAZ RESUMO DE TRABALHOS REALIZADOS EM 2016O departamento Jurídico do SINT-

TEL-CE orienta e defende os trabalhadores, na busca por seus direitos. Uma equipe de advogados e estagiários se encarrega de fortalecer, na Justiça, a luta que o Sindicato trava com empresas de telecomunicações – GVT, Claro, Embratel, Telemar, Contax e suas respectivas terceirizadas e na socie-dade, conforme disposições estatutárias:

defender e ampliar os direitos dos traba-lhadores contra os ataques dos patrões e não aceitar a redução de direitos.

Resultados expressivos em reais já foram garantidos para os trabalhadores, nos últimos anos, em processos coletivos e individuais referentes ao pagamento de dívidas trabalhistas, além de reintegrações por demissões ilegais e pagamento de in-

salubridade, periculosidade, dentre outras. No último semestre, foram dado entrada

na justiça do trabalho e atendimentos que resultaram em orientação que reverteram situação adversa aos trabalhadores que obtiveram soluções de caráter administrativo via ação sindical por parte da Diretoria da entidade, conforme abaixo:

• 30 arquivamentos (alguns deverão ser protocolados novamente tendo em vista ausência do trabalhador na audiência);• 09 acordos por opção do empregado;• 07  conclusos para julgamento com decisão a ser proferida nos próximos dias;• 06 marcados perícia médica;• 05 audiências de instrução com indi-cação favorável aos trabalhadores;  • 03 julgados improcedentes sendo analisado recurso da decisão de pri-meiro grau;• 09 audiências de ação coletiva na Procuradoria Regional do Trabalho, com denúncias feitas pela entidade que vai de falta de pagamento de ho-ras extras, a assédio moral, incluindo crime contra a organização sindical;

• 08 rodadas de negociação na Supe-rintendência Regional do Trabalho – SRT, visando reconhecimento de di-reitos, celebração de acordos e cum-primentos de Convenção Coletiva de Trabalho;• Atendimento diário dos assuntos mais diversos de trabalhadores no que diz respeito aos seus direitos na relação com o patrão, prestando apoio e orientação jurídica na relação cotidiana de exploração caracterizada por abuso e desrespeito às normas re-lativas ao Contrato de Trabalho e des-respeito as novas da Consolidação da Leis do Trabalho – CLT;• Apoio Jurídico e realização de au-diências nas empresas de teleatendi-mento na cidade de Juazeiro do Norte.

Cur tiu nossa Fanpage? Dê um LIKE! ; - ) - faceb o ok .com/sinttel.ceara

3

04/01 - SINTTEL - CE FEZ A ENTREGA DA MOTO SORTEADA NA FESTA DO FILIADO 2015. 14/01 - REUNIÃO COM VIVO - IMPASSE PÓS ASSEMBLEIA, ONDE FOI NEGADO A PROPOSTA DA EMPRESA PARA O ACT 2015.15/01 - EM SÃO PAULO, REUNIÃO COM AS EMPRESAS DE TELE ATENDIMENTO E O SINDICATO PATRONAL PARA NEGOCIAÇÃO DO ACORDO/CONVENÇÃO 2016. 15/01 - SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO PARA SEUS DIRIGENTES E DELEGADOS.22/01 - MOBILIZAÇÃO NA CONTAX E ATENTO.30/01 - ENTRENTREVISTA COM JOÃO CEZAR E MARÍLIA GOMES NO PROGRAMA MUNDO DO TRABALHO NA RÁDIO UNIVERSITÁRIA.31/01 - CONVOCAÇÃO DOS TRABALHADORES DOS TELECENTROS PARA PARALISAÇÃO.04/02 -  ASSEMBLEIA COM TRABALHADORES DA CONTAX E DA ATENTO PARA DELIBERAÇÃO A PROPOSTA DAS EMPRESAS OU GREVE.04/02 - ASSEMBLEIA COM OS TRABALHADORES DA CONTAX (BORGES DE MELO).05/02 - SINTTEL-CE RECEBE A DENÚNCIA QUE A CONTAX ERROU O VALOR DO PAGAMENTO DA RV (REMUNERAÇÃO VARIÁVEL).05/02 - APROVADO O ESTADO DE GREVE PARA A CATEGORIA DOS TELEOPERADORES.  15/02 - CONVOVAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL NOS DE TELEATENDIMENTO E CALLCENTERS.15/02 - NOTA A POPULAÇÃO SOBRE A GREVE NOS TELECENTROS.17/02 - TRABALHADORES DA ATENTO TAMBÉM ADERER A GREVE DOS TELEOPERADORES.19/02 - ASSEMBLEIA GVT/ VIVO NO SINTTEL-CE. PAUTA: PAD/ PPR 2015.22/02 - REUNIÃO COM O DIRETOR DE RH NACIONAL DA CONTAX.23/02 - GREVE AEC. TRABALHADORES DECIDIRAM EM ASSEMBLEIA DIZER NÃO A PROPOSTA DA EMPRESA E SIM PELA CONTINUIDADE DA GREVE.25/02 - ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA26/02 - POSSE DA NOVA DIRETORIA DA FENATTEL, EM SÃO PAULO. O PRESIDENTE DO SINTTEL-CE, JOÃO CEZAR BARBOSA, FAZ PARTE DA NOVA DIRETORIA.  27/02 - GREVE É ENCERRADA NA CONTAX.  29/02 - SINTTEL REFORÇA NAS REDES SOCIAIS O OBJETIVO LUTAR, JUNTO AO TRABALHADOR, LUTAR CONTRA AS MAZELAS IMPOSTAS PELO SETOR DE TELECOM. 01/03 - NEGOCIAÇÃO DA CONVENÇÃO ESTADUAL DAS TELEFONISTAS FOI FINALIZADA  COM O SEACEC - SINDICATO PATRONAL. 05/03 - O SINTTEL - CE LEVOU A DENÚNCIA PARA A FEDERAÇÃO, A FIM DE AGENDAR UMA REUNIÃO COM REPRESENTANTES DA EMPRESA PARA ESCLARECER/RESOLVER O NÃO PAGAMENTO DE RVI NO GRUPO AMÉRICA MOVIL.   07/03 – EM ASSEMBLEIA, MAIORIA DOS TRABALHADORES DA AEC (JUAZEIRO DO NORTE) DIZEM NÃO À PROPOSTA DA EMPRESA. 08/03 - CAMPANHA DIVULGADA NAS REDES PELO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

10/03 - OS TRABALHADORES DA AEC, EM JUAZEIRO DO NORTE, DECIDEM SUSPENDER A GREVE APÓS A NEGOCIAÇÃO OCORRIDA COM REPRESENTANTES DA EMPRESA, NO DIA 08/03.   18/03 - SINTTEL-CE NAS RUAS CONTRA AMEAÇA AO ESTADO DE DIREITO. 31/03 - DIRIGENTES DO SINTTEL - CE PARTICIPAM DE ATOS EM DEFESA DA DEMOCRACIA, EM BRASÍLIA E FORTALEZA.01/04 - SINTTEL-CE CONVOCA PARA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PARA DELIBERAR PROPOSTA PLR 2016.04/04 -  TRABALHADORES APROVARAM A PROPOSTA DE PPR PARA 2016, EM ASSEMBLEIA..06/04 - SINTTEL-CE ENCAMINHA COMUNICADO AOS TRABALHADORES DA ICATEL. PARA QUE A EMPRESA PAGUE O PLR 2015.11/04 - NA PLENÁRIA DAS MULHERES NA CUT, FOI CRIADA A FRENTE CEARENSE DE MULHERES PELA DEMOCRACIA E CONTRA O GOLPE. 13/04 - SINTTEL-CE CONVOCA CONTAX PARA DISCUTIR ALTERAÇÕES NO PLANO DE SAÚDE.  13/04 - AMEAÇA DE BOMBA NO PRÉDIO DA CONTAX (BORGES DE MELO). SINTTEL-CE ACIONA IMPRENSA E ACOMPANHA DE PERTO OS TRABALHADORES. 15/04 - SINTTEL COMUNICA QUE DIA 25 DE ABRIL, É A DATA QUE A EMPRESA DEVERÁ PAGAR O PPR. O VALOR DO PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO DE RESULTADOS SERÁ DE 1, 25 SALÁRIO. 17/04 - SINTTEL - CE COBRAR AÇÃO DE SEGURANÇA NA CONTAX POR CONTANTES ASSALTOS NAS PROXIMIDADES DO PRÉDIO.  25/04 - INCÊNDIO NO GRUPO GERADOR DA CONTAX (NASCENTE). 28/04 - NA REUNIÃO ENTRE A COMISSÃO DAS PRESTADORAS COM EMPRESA ENGESET, ONDE HOUVE A DISCUSSÃO DO CONTRATO DA TIM NA SAÍDA DA NOKIA.01/05 - SINTTEL-CE REAFIRMA SEU COMPROMISSO DE ESTAR SEMPRE DO LADO DO TRABALHADOR NAS SUAS LUTAS.04, 05 E 06 DE MAIO - 4° CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO SINDICAL NO PONTA MAR HOTEL, EM FORTALEZA. COM O TEMA: PRÁTICAS ANTISSINDICAIS.06/05 - SINTTEL-CE REALIZA II TORNEIO DO TRABALHADOR, EM COMEMORAÇÃO AO 1º DE MAIO. 11/05 - DIVULGAÇÃO DE NOTA DA FENATTEL QUE REAFIRMA SEU COMPROMISSO EM DEFESA DOS TRABALHADORES DO SETOR DE TELECOM E DA

DEMOCRACIA.12/05 - DIVULGAÇÃO DA NOTA OFICIAL DA CUT CONTRA O GOLPE.14/05 - SINTTEL - CE COBRA SOLUÇÃO DA OI E ARM PARA OS TRABALHADORES, COMO TAMBÉM A DEFINIÇÃO PARA O ACT 2016.20/05 - REUNIÃO NEGOCIAÇÃO CCT SINSTAL 2016..07/06 - REUNIÃO COM ARM SOBRE O ACT 2016.24/06 - SINTTEL - CE PARTICIPA DO PLANEJAMENTO DIREÇÃO CUT- CE. 27/06 - REUNIÃO DA DIRETORIA PARA PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DO SEGUNDO SEMESTRE. 29/06 - ACONTECEU EM SÃO PAULO, REUNIÃO DA DIREÇÃO NACIONAL FENATTEL. 29/06 - FENATTEL APROVA ABAIXO-ASSINADO PARA SER ENTREGUE AOS SENADORES PELA APROVAÇÃO DO PLC 12/2016 QUE REGULAMENTARÁ A PROFISSÃO DO TELEOPERADOR(A).04/07 - FENATTEL SOLTA NOTA DE REPÚDIO PELA POSIÇÃO DE EMPRESAS PRESTADORAS QUE SAÍRAM DA NEGOCIAÇÃO DA CCT 2016. 07/07 - MAIS UMA REUNIÃO COM ARM/ REDE CONECTA. ONDE NÃO FOI ACEITO PROPOSTA DA EMPRESA. 07/07 - PL 2673/2007. FENATTEL/SINTTEL DIVULGA ABAIXO-ASSINADO PARA TER APOIO DOS SENADORES.11/07 - TRABALHADORES DAS EMPRESAS OPERADORAS DE TELECOMUNICAÇÕES DEBATEM PAUTA PARA ACT 2016/2017.15/07 - ASSEMBLEIA DOS TRABALHADORES DA VIVO/ GVT ONDE FOI APROVADO A PAUTA PARA A NEGOCIAÇÃO DO ACT 2016 E PPR 2016 / 2017.21/07 - SINTTEL-CE/FENATTEL/CONTCOP NO ENCONTRO REALIZADO PELA UNI GLOBAL UNION DEBATENDO ORGANIZAÇÃO DE TELECENTROS NAS AMÉRICAS. APROVADO MOÇÃO DE APOIO AOS TELEOPEDORES BRASILEIROS PELA LUTA POR SEUS DIREITOS. 22/07 - O PRESIDENTE DO SINTTEL-CE PARTICIPA DO PROGRAMA ESPAÇO ABERTO, DO JORNALISTA CARLOS PONTES, NA RÁDIO CIDADE AM 860.27/07 - FENATTEL/ SINTTEL NEGA À PROPOSTA DE APENAS 5% PARA O PISO SALARIAL E 5% PARA O VR.28/07 - ASSEMBLEIA OI APROVA PLACAR 2016.01/08 - FESTA DO TRABALHADOR TELEFÔNICO.09/08 - O SINTTEL-CE REUNIÃO COM HAPVIDA PARA TRATAR DAS QUESTÕES DO PLANO DE SAÚDE DOS TRABALHADORES.

AÇÕES DO SINTTEL-CE, EM APOIO AO TRABALHADOREm 2016, o SINTTEL-CE não poupou esforços para sair em defesa dos trabalhadores em Telecom. Diante disso, diversas atividades e ações foram planejadas e executadas para mobilizar a categoria. Veja a baixo:

Jornal do

4

09/08 - TRABALHADORES DA AEC REIVINDICAM IMPLANTAÇÃO DO VALE REFEIÇÃO E REINTEGRAÇÃO DOS DEMITIDOS.10/08 – TRABALHADORES DA AEC VÃO AS RUAS DE JUAZEIRO DO NORTE, NO CEARÁ, PARA DENUNCIAR À POPULAÇÃO A FORMA CRUEL QUE A EMPRESA TRATA SEUS CONTRATADOS.11/08 - O SINTTEL-CE MOVE AÇÃO AO LADO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, PARA MOSTRAR A REALIDADE VIVIDA PELO TRABALHADOR DA AEC EM PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE TRABALHO, ASSÉDIO MORAL E ALIMENTAÇÃO DE PÉSSIMA QUALIDADE.18/08 - DIANTE AS DIFICULDADES DE NEGOCIAÇÃO E DATA BASE ATRASADAS DESDE 1º DE ABRIL, A CONVENÇÃO SINSTAL X SINTTEL-CE É APROVADA. COM ISSO, ICATEL E NOKIA ENVIARAM O ADITIVO COM OS NOVOS VALORES.19/08 - SINTTEL-CE SE POSICIONA CONTRA A CONTAX PELO PARCELAMENTO DAS CARGAS DE VALE TRANSPORTE E VALE ALIMENTAÇÃO DE SEUS TRABALHADORES.23/08 - O SINTTEL-CE CONVOCA ASSEMBLEIA PARA AVALIAR AS CONDIÇÕES DE TRABALHO E REMUNERAÇÃO DOS TRABALHADORES DAS EMPRESAS PROVEDORAS DE INTERNET, DEVIDO À GRANDE DIVERSIFICAÇÃO NO TRATAMENTO E NAS CONDIÇÕES.25/08 – SINTTEL – CE PROMOVE AÇÃO EM FRENTE A REDE CONECTA CONTRA TANTOS DESRESPEITOS.30/08 - SINTTEL-CE DISCUTE PLANO DE SAÚDE OFERECIDO PELA CONTAX.09/09 - SINTTEL-CE APOIA EVENTO REALIZADO PELA SECRETARIA ESTADUAL DA MULHER TRABALHADORA DA CUT - CE COM OFICINA E RODA DE CONVERSA.14/09 - SINTTEL-CE PARALISA POR TRÊS DIAS TRABALHADORES DA PROTELE (PRESTADORA DA VIVO,TIM,CLARO E EMBRATEL), POR FALTA DE PAGAMENTO DOS SALÁRIOS NO MÊS DE AGOSTO. 19/09 - SINTTEL-CE DENUNCIA GRUPO AMÉRICA MÓVEL PELA PRESSÃO NAS METAS ABUSIVAS E DEMISSÕES, ERROS EM PAGAMENTOS DO RVI, APLICAÇÃO DE ADVERTÊNCIAS POR ESCRITO SEM ANTES TER SIDO APLICADA A VERBAL.21/09 - AÇÃO NA R2. ENQUANTO A VIVO PROPÕE ZERO DE REAJUSTE A R2 É ZERO DE PROPOSTA.27/09 - ATO EM FRENTE AO PRÉDIO DA VIVO/ GVT CONTRA O REAJUSTE ZERO.28/09 - SINTTEL-CE PROVOCA TRABALHADORES DO GRUPO AMÉRICA MOVIL A ACORDAREM E REAGIREM.30/09 - O SINTTEL-CE ORIENTA AOS TRABALHADORES, QUE AO SEREM ABORDADOS POR  INDIVIDUOS QUE PULVERIZAM INFORMAÇÕES FALSAS SOBRE A DIREÇÃO ATUAL DO SINDICATO, NA CONTAX.12/10 - SINTTEL-CE DENUNCIA TIM POR NÃO PAGAR A SEGUNDA PARCELA DO PPR 2015 NO INICIO DO ANO E ASSUMIR POSTURA ANTISSINDICAL.13/10 - SINTTEL-CE CONVOCA TRABALHADORES PARA AVALIAÇÃO DA PROPOSTA DE PAUTA PARA O ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2016, NO DIA 14/10, ÀS 08H, NA AV. SANTOS DUMONT. 13/10 - DENÚNCIA DE ASSÉDIO MORAL. O SINTTEL-CE UTILIZA ESPAÇO NA REDES SOCIAIS PARA REGISTRAR A FORMA DE TRATAMENTO DE UMA GERENTE DA OPERADORA. 17/10 - SINTTEL CONVOCA ASSEMBLEIA DE PAUTA PARA CCT 2017 TELEFONISTAS.19/10 - SINTTEL-CE UTILIZA SUAS REDES SOCIAIS,

PARA DENUNCIAR TIM POR ASSÉDIO MORAL E DEMISSÕES SEM JUSTIFICATIVAS PLAUSÍVEIS CONTRA TRABALHADORES E SUPERVISORES DAS LOJAS.23/10 - AÇÃO SINTTEL TIM SHOPPING RIO MAR E LOJA TIM.26/10 - SINTTEL-CE RECEBE DA VIVO PROPOSTA MIGALHA PARA REAJUSTE EM 6,5% DOS PISOS SALARIAIS, 6% PARA SALÁRIOS ATÉ R$1.156,20, E UMA PARCELA FIXA DE R$75,15 PARA OS DEMAIS SALÁRIOS. 26/10 - APÓS PRESSÃO DO SINTTEL-CE, R2 ACEITA SENTAR PARA NEGOCIAR ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2016. 26/10 - O SINTTEL-CE EXIGE A DEFINIÇÃO PELA OI DE UMA DATA PARA A REALIZAÇÃO DA PRIMEIRA REUNIÃO VISANDO DAR INÍCIO ÀS TRATATIVAS PARA RENOVAÇÃO DO ATUAL ACORDO COLETIVO DE TRABALHO. 28/10 - SINTTEL-CE PARTICIPA DE ENCONTRO ESTADUAL DE JUVENTUDE DA CUT. SINDICATO CONSEGUIU GARANTIR A TITULARIDADE NO CONSELHO ESTADUAL DE JUVENTUDE DA CENTRAL.28/10 - ASSEMBLEIA PPR 2016, FOI APROVADA A PROPOSTA E A PRIMEIRA PARCELA.28/10 - ENCONTRO DA DIRETORIA SINTTEL-CE, PARA AVALIAÇÃO DE CONJUNTURA.31/10 - SINTTEL DIVULGA NOVA SEDE PARA ATENDIMENTO EM JUAZEIRO DO NORTE E REGIÃO.03/11 - DIANTE DAS DIVERSAS RECLAMAÇÕES RECEBIDAS DIARIAMENTE DOS TRABALHADORES DA AEC, O SINTTEL-CE APRESENTA DENÚNCIA CONTRA A PRESTADORA. INSPEÇÃO JUDICIAL FOI REALIZADA.03/11 - NAS NEGOCIAÇÕES COM OS PLANOS DE SAÚDE, O SINTTEL-CE COLOCOU EM PAUTA A POSSIBILIDADE DOS TRABALHADORES NÃO PAGAREM CO-PARTICIPAÇÃO NAS CONSULTAS PARA PREVENÇÃO DE CÂNCER DURANTE OS MESES DE OUTUBRO E NOVEMBRO, MESES DESTINADOS AO OUTUBRO ROSA E O NOVEMBRO AZUL. 07/11 - SINTTEL - CE PARTICIPA DE DEBATE SOBRE REFORMA PREVIDÊNCIA TRABALHISTA E PEC-55/2016 NO SINDPD.09/11 - O SINTTEL - CE VISITOU DURANTE TODO O MÊS DE NOVEMBRO AS PRESTADORAS COM SUA AÇÃO “NOVEMBRO AZUL”, QUE CONSCIENTIZARÁ OS TRABALHADORES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA.11/11 - SINTTEL-CE RECEBE DA VIVO PROPOSTA SEM MELHORIAS.15/11 - GRUPO AMÉRICA MOVIL DESAFIA TRABALHADOR COM DESRESPEITO E FALTA DE PAGAMENTO E SINTTEL-CE FAZ AÇÃO EM FRENTE A CLARO/ EMBRATEL.21/11 - VIVO ENVIA PARA O SINTTEL-CE PROPOSTA FINAL DO ACT.21/11 - R2 - SINTTEL-CE CONVOCA TRABALHADORES PARA ANALISAR PROPOSTAS APRESENTADAS.23/11 - ASSEMBLEIA COM TRABALHADORES DA R2 APROVA PROPOSTA.23/11 - PROPOSTA DE ACT DA TELEFÔNICA VIVO FOI APROVADA EM ASSEMBLEIA.24/11 – SINTTEL-CE PARTICIPA DE REUNIÃO COM CONECTA.29/11 – EM REUNIÃO, COMISSÃO DE NEGOCIAÇÃO DA FENATTEL/ SINTTEL NEGA PROPOSTA DA CLARO.29/11 - REUNIÃO CLARO ACT NA FENATTEL.29/11 SINTTEL-CE CONVOCA TRABALHADORES

DA TIM PARA AVALIAREM ACT.03/12 - SINTTEL-CE REALIZOU CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA PARA DIRIGENTES E COMPANHEIROS DO MOVIMENTO SINDICAL.03/12 - PROPOSTA DE ACT 1016 DA TIM É APROVADA PELOS TRABALHADORES

Jornal do

5

A TIM decidiu nomear uma pessoa para prestar serviço de capatazia. Isso mesmo, capatazia! É o que podemos afirmar após as mais de 8 denúncias recebidas por trabalhadores, vendedores e até gerentes de lojas da operadora. Síndrome do pânico, crise de sistema nervoso, medo de ir trabalhar são alguns dos fatos citados por trabalhadores da TIM aos diretores do SINTTEL-CE durante os meses de outubro, novembro e dezembro. As denúncias apontam a coordenadora local com a autora de perseguição, assédio moral, falta de educação, respeito com aqueles que fazem a TIM Ceará. Aliás, a ação dela alcança o estado vizinho, o Piauí. Lá também há vitimas.

Ela atua como capataz. O capataz eram aqueles que eram contratados pelos senhores de engenho para espancar os escravos e dominá-los a qualquer custo. A ela foram atribuídas todas essas mazelas. Trabalhadores pediram demissão, outros foram desligados sem motivo, apenas pelo

fato de não baixar a cabeça e não estamos falando de cobrança de cumprimentos de metas não. Estamos falando de quem não sabe lhe dar com pessoas.

Diante dessa verdadeira aberração, o SINTTEL-CE tentou contato com a EMPRESA TIM, através de seu representante de RH nacional, o qual nada fez. Nem sequer respondeu a pedido de reunião. As homologações realizadas foram todas encaminhadas ao jurídico e os processos contra a

empresa aumentam a cada dia. Pois as atitudes permanecem, claro, com a aprovação da alta administração da empresa. A cada comparecimento do SINTTEL na TIM para realização de reuniões e assembleias com os trabalhadores, novas denúncias chegavam, cada uma pior que a anterior.

A ação nossa foi a abertura de processo contra a TIM junto à Procuradoria Regional do Ministério do Trabalho.

SINDICALIZE-SE! [email protected]

Whatsapp:85 98739.2978

SINTTEL DENUNCIA TIM POR ASSEDIO MORAL AO MPT

SINTTEL-CE PARTICIPA DE MOVIMENTOS E FAZ ATO NA FRENTE DA CLARO/ EMBRATEL

Diante de tantos golpes que o Brasil sofreu esse ano, não tinha como o traba-lhador ficar calado, e com isso foram para as ruas para manifestar suas indignações contra um governo não reconhecido e gol-pista.

Fazendo o seu papel, o SINTTEL-CE participou de atos, manifestações e ações para defender a classe trabalhadora, como a que aconteceu no último dia 11 de no-vembro. Chamada pela CUT e outras cen-trais, o dia da Greve Geral ocorreu em todo país e em Fortaleza, houve uma caminhada pelas ruas do Centro da Cidade.

Simultaneamente, o SINTTEL-CE fez um ato em frente a Claro/ Embratel onde houve paralisação dos trabalhadores pelos constantes desrespeitos, assédios e demis-sões que veem ocorrendo na empresa.

Jornal do

6

Veja mais em: www.sinttelce.org.br ou facebook.com/sinttel.ceara FILIE-SE!

JUAZEIRO DO NORTE

SINT TEL– CE - Presidente: João Cezar B arb osa de Assis / Contatos: (85) 3281-6222 ou sinttelresp [email protected]: 85 98739.2978 / JORNAL DO SINT TEL - I nforme M ensal /Depar tamento de Comunic aç ão D iretor: Luis Claudio Co elhoTiragem: 5.000 / Assessoria de Comunic aç ão: B ossa.com – Contato: 85 99987.4142 - 986253772 / D iagramaç ão: Osmar Dourado

SINT TEL– CE - Rua: Agapito dos S antos, 660 - B airro: Fernandes Vieira - Cep: 60 010-250 – For taleza – Ceará

EXPEDIENTE

No ano passado, a atual gestão do SINTTEL-CE inovou implantando uma sede em Juazeiro do Norte, pela total necessidade dos trabalha-dores daquela região em terem o sindicato mais próximo.Já para este ano, o SINTTEL-CE resolveu melhorar o atendimento e está de novo endereço na terra de Padre Cícero. Em um ambiente maior, o trabalhador terá muito mais comodidade. A nova sede está localiza-da na Rua do Cruzeiro, 626 – Centro (próximo ao colégio Moreira de Sousa). Horário de atendimento: Segunda a Sexta – 08h às 12h e 13h às 17hTelefone para contato: (85) 989709884

SINTTEL-CE DE NOVO ENDEREÇO

OPERADORAS ACT 2016EMPRESA REAJUSTE ABONO VR CRECHE

TIM 9,62% (31/08) R$ 850 (31/08) 29,30 (SET/16) R$ 400 (DEZ/16)

OI 4% (JAN/17)2% (JUL/17) R$ 900 31,50 (JAN/17) 32,60 (JUL/17) R$ 456,75 (JAN/17)

R$ 472,74 (JUL/17)

CLARO 4,05% (SET/2016)2,85% (JAN/17) 14,22% (SET/16) 29,88 (SET/16)

32,05 (EMBRATEL) R$ 488,16 (JAN/2017)

OPERADORAS LOJASEMPRESA REAJUSTE ABONO VR AUX. CRECHE

TIM LOJAS 9,62% (DEZ/16) R$ 850 (DEZ/16) 25,03 (SET/16) R$ 400 (DEZ/16)OI PAGGO 6% (31/10) R$ 300 (DEZ/16) R$ 21 – calcular 5% (JAN/17)

3,5% (JUL/17)5% (JAN/17) 3,5% (JUL/17)

CLARO LOJAS 9,62 (JAN/17) 14,44% (JAN/17) 29,88 (SET/16) R$ 488,16(JAN/17)

VIVOEMPRESA REAJUSTE ABONO VR AUX. CRECHE

ADMINISTRATIVO 8% ( JAN/17) 50% (DEZ/16) R$ 983,21 (ABR/17) R$ 560 (SET/16)

LOJAS 9,62% (JAN/17) 50% SAL DEZR$ 400 VR

R$ 681,26 (ABR/17) R$ 230 (SET/16)

CAMPO 9,62% (JAN/17) 50% (DEZ/16) R$ 550,77 (5 DIAS)R$ 652,73 (6 DIAS)(ABR/17)

R$ 560 (SET/16)

ATENDIMENTO 9,62% (JAN/17) 50% (DEZ/16) R$ 550,77 (5 DIAS)R$ 582,56 (6 DIAS)(ABR/17)

R$ 560 (SET/16)

OBSERVAÇÃO PARA ADMITIDOS A PARTIR DE JAN/ 2017 SEM RECEBER NAS FÉRIAS, SEM AFASTAMENTE E COM PARTICIPAÇÃO DE 1% A 3% POR DIA TRABALHADO.

EMPRESA PISO VR PARTICIPAÇÃOCLARO 2017 990,60 22,09 1% A 3%