jornal do sintesp - ano 2006 - nº 191 - ... · valdete lopes ferreira 2º vice-presidente: heitor...

8
Jornal do Sintesp - nº 191 - Ano 2006 1 Jornal do SINTESP - Ano 2006 - Nº 191 - www.sintesp.org.br - Sede - SP VEJA TAMBÉM NESTA EDIÇÃO: Editorial ......................................................... pág. 2 Cartas ............................................................ pág. 2 A União faz a Força ...................................... pág. 2 Eventos ......................................................... pág. 3 O Polêmico LTCAT ........................................ pág. 6 ABPA em nova casa ..................................... pág. 6 Cursos ........................................................... pág. 6 Prêmio ABX ................................................... pág. 7 3º Fórum de Resp. Social ............................ pág. 7

Upload: lamnguyet

Post on 27-Nov-2018

222 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do SINTESP - Ano 2006 - Nº 191 - ... · Valdete Lopes Ferreira 2º Vice-Presidente: Heitor Domingues de Oliveira Raimundo de Oliveira, Wagner ... uma das poucas áreas de

Jornal do Sintesp - nº 191 - Ano 2006 1

J o r n a l d o S I N T E S P - A n o 2 0 0 6 - N º 191 - w w w . s i n t e s p . o r g . b r - S e d e - S P

VEJA TAMBÉM NESTA EDIÇÃO:Editorial ......................................................... pág. 2Cartas ............................................................ pág. 2A União faz a Força ...................................... pág. 2Eventos ......................................................... pág. 3O Polêmico LTCAT........................................ pág. 6ABPA em nova casa ..................................... pág. 6Cursos ........................................................... pág. 6Prêmio ABX ................................................... pág. 73º Fórum de Resp. Social ............................ pág. 7

Page 2: Jornal do SINTESP - Ano 2006 - Nº 191 - ... · Valdete Lopes Ferreira 2º Vice-Presidente: Heitor Domingues de Oliveira Raimundo de Oliveira, Wagner ... uma das poucas áreas de

Jornal do Sintesp - nº 191 - Ano 20062

Jornal do Sintesp - Nº 191 - Ano 2006

Publicação do Sindicato dos Técnicosde Segurança do Trabalho no Estado

de São PauloSede: Rua 24 de Maio, 104 - 5º andarRepública - Centro - CEP 01041-000

Fone (11) 3362-1104E-mail: [email protected]

Diretor Responsável:Armando Henrique - Presidente

1º Vice-Presidente:Valdete Lopes Ferreira

2º Vice-Presidente: HeitorDomingues de Oliveira

Raimundo de Oliveira, WagnerFrancisco de Paula, Laércio

Fernandes Vicente eHomero Tadeu Betti

Coordenação:Secretaria de

Comunicação e MarketingHeitor Domingues de Oliveira

Fotos: Armando e Heitor,

Tiragem: 10 mil exemplares

Colaboração:Cristiane Reimberg

Editoração Eletrônica:Ânema Editorial LtdaFone: (11) 4401-2622

1º Secretário:Valdirio Antonio Guerra

2º Secretário:Sebastião Ferreira da Silva

1º Tesoureiro:Marcos Antonio Almeida Ribeiro

2º Tesoureiro:Luiz Carlos Lucas Prado SpinelliDiretoria Estadual: Élcio Pires,

Laerte dos Santos, LaércioSabiru Custódio, Francisco

Thomé Filho, Adonai GomesRibeiro, João Roberto Gomes deSouza, Eduardo Neves da Silva,

René Alves Cavalcanti,Olívio de Oliveira Filho e

José Antonio da SilvaConselho Fiscal: Helena

Aparecida Arcaro Conci, EliasFerreira Rodrigues, Bartolomeu

SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHOSERVIÇO DEMAIS E EMPREGO DE MENOS

Nós sabemos que a nossa representação declasse (SINTESP) é sustentada por duas colu-nas base, que são:

- A primeira delas, são as ações Estratégi-cas de Política em Relações Sindicais, na bus-ca da conquista do espaço e respeito pela ca-tegoria profissional;

- A segunda, é a sustentação estrutural,lembrando que neste aspecto o Sindicato éigual a qualquer empresa, que só sobrevivese tiver recursos financeiros.

A UNIÃO FAZ A FORÇAA primeira situação depende única e ex-

clusivamente da competência dos dirigentesda entidade, porém, a segunda depende tam-bém da adesão da categoria que representa-mos. Neste sentido o nosso Sindicato já cres-ceu 300% nesta gestão em número de asso-ciados efetivos, porém, ainda é muito pou-co, levando em consideração o nosso po-tencial.

Por esta razão, lembramos aos colegas Téc-nicos de Segurança do Trabalho que no mês

de Dezembro de 2006, estarão recebendo oboleto para pagamento da Contribuição Asso-ciativa, que terá o seu vencimento em 20 deJaneiro de 2007.

Considerando que a representatividade donosso Sindicato é proporcional ao número desócios contribuintes, a capacidade de estrutu-ra depende desta adesão.

FAÇAMOS A NOSSA PARTE.

Diretoria Financeira

As ações técnicas e de difusão dos trabalhos na área de segurança e saúde no trabalho éuma das poucas áreas de relações de trabalho que apresenta tendência concreta de crescimentocontínuo. Todos os indicadores evidenciam a busca de qualidade de vida no trabalho. Lem-brando que o trabalho deve ser voltado para realização e o bem estar do homem, neste sentidonão considerar a importância desta área, significa concordar e alimentar a precarização dotrabalho e contra-mão na história. Na atual demanda globalizada, existe um grande apelo parageração de emprego, estes empregos deverão complementar a qualidade de vida no trabalhocomo forte agregado de produtividade e competitividade.

De acordo com os cadastros oficiais, existem mais de 3.300.000 empresas no Brasil queempregam trabalhadores formal, destas, 3 milhões não precisam constituir CIPA, 40 mil preci-sam de contratação de SESMT, com base nestes números, anualmente deveria ser treinadomais de 3 milhões de trabalhadores como cipeiros ou designados, que se assim fosse, somentepara atender este requisito Legal teríamos trabalho para todos os 200 mil Técnicos de Seguran-ça e demais especialistas existentes no Brasil, com cheque de resultado. Conforme estabeleceos princípios do OIT de universalização da cobertura das ações técnicas, para atender todos ostrabalhadores, observamos que: somente 1% das empresas necessitam de contratação de Téc-nico de Segurança como empregados, retendo 99% (pequenas e micro empresas), sujeitas acontratação de prestadores de serviços, e que continuam desassistidos configurando um cam-po aberto de trabalho inexplorado ou mal explorado, enquanto que nos profissionais emprega-dos e desempregados estamos condicionados a buscar somente trabalho com vínculo empre-gatício. Portanto, nos cabe conquistar este espaço, com habilidade de mudar a escala de valo-res nas relações de trabalho, utilizando os princípios da dignidade, competência, ética, dimen-sionamento de custo social, extensão das ações para a pequena e média empresa, serviçospúblicos e emprego informal, começando pela nossa auto estima, empreendedorismo e fomen-to na adequação da nossa Legislação, com maior comprometimento das representações dosGoverno, Empresários e Trabalhadores.

Mediante este quadro esta evidenciando que temos muito trabalho e pouco emprego e odesafio está nas nossas mãos.

Armando Henrique - Presidente

Page 3: Jornal do SINTESP - Ano 2006 - Nº 191 - ... · Valdete Lopes Ferreira 2º Vice-Presidente: Heitor Domingues de Oliveira Raimundo de Oliveira, Wagner ... uma das poucas áreas de

Jornal do Sintesp - nº 191 - Ano 2006 3

EVENTOSDIA DO TÉCNICOSANTOS: A Regional da Baixada Santistarealizou no dia 27 de novembro, um eventoem comemoração ao Dia do Técnico de Se-gurança.

O Técnico e Engenheiro de Segurança,Nizio Jose Cabral e o Engenheiro Marcos JosePrincipessa participaram de duas importan-tes palestras: “Responsabilidade Civil e Cri-minal do Técnico Frente ao Acidente do Tra-balho” e a “Nova NR10”.

O evento aconteceu no Colégio AteneuSantista e teve presença de Técnicos e Enge-nheiros de Segurança.

A regional de Campinas também come-morou o dia 27 de novembro, com eventopara os Técnicos.

ABCDA Regional ABCD realizou no dia 24 denovembro as seguintes palestras: “A Apli-cabilidade do PPRA na nova NR32”, comCarlos Aparecido dos Santos; “Respon-sabilidade Social nas Empresas”, comMaria Dorotea Queiroz Godini e “Intro-dução, Aplicação e Esclarecimentos dasdúvidas sobre o Perfil ProfissiográficoPrevidenciários”, com José de OliveiraVeras.

GUARULHOSA Regional de Guarulhos realizou no dia20 de outubro um evento com as seguin-tes palestras: “A Aplicabilidade do PPRAna Nova NR32”, com Carlos Aparecidodos Santos; “Responsabilidade Social nasEmpresas”, com Messao Sasaki Gazi e“Introdução, Aplicação e Esclarecimen-tos das dúvidas sobre o Perfil Profissio-gráfico Previdenciários”, com JorgeGimenez Berruezo.

RIBEIRÃO PRETORibeirão Preto sediou o Seminário NR32.Durante este evento os participantes pu-deram participar de várias palestras queteve as seguintes presenças: Milton Peres,superintendente da ABPA; Noeli Martins,Médica do Ministério Trabalho e Coorde-nadora do GTT da NR-32; Luis Sérgio So-ares Mamari, Médico, Coordenador da ban-cada dos empregadores no GTT da NR-32,membro da CTPP do Ministério do Traba-lho; Joel Pereira Félix, Engenheiro mem-bro da CTPP-Comissão Tripartite Paritária,Permanente, GTT NR-32 e CGT-Confede-ração Geral dos Trabalhadores; RuddyFacci, Médica, Presidente da ABRESST-Associação Brasileira das Empresas de Saú-de e Segurança no Trabalho; MárioBonciani, Ex-Diretor do DSST - Departa-

mento de Segurança eSaúde no Trabalho doMinistério do Trabalhoe Emprego; ArmandoHenrique, Presidentedo SINTESP; EdisonFerreira da Silva, Che-fe de gabinete da Su-perintendência da San-ta Casa de São Paulo eAizenaque Grimaldi,Presidente da Associa-ção Paulista de Medi-cina do Trabalho e di-retor da ANANT- As-sociação Nacional deMedicina do Trabalho.

PARCERIA DO SENACPRESIDENTE PRUDENTE

E SINTESP PROMOVE“ATUALIZAÇÃO DO

PROFISSIONAL DE SEGU-RANÇA NO TRABALHO”

No dia 10 de novembro, o Senac Presi-dente Prudente promoveu o encontro “Atua-lização do Profissional de Segurança no Tra-balho”, em parceria com o Sindicato dos Téc-nicos de Segurança do Trabalho no Estado deSão Paulo (Sintesp).

O evento contou com discussões de temasatuais ligados à área, nas palestras “Dificul-dades na Implementação de Sistemas Integra-dos de Gestão”, “Segurança e Saúde do Tra-balhador Rural: avanços e desafios no âmbi-to da NR-31” e “A Aplicabilidade do PPRAna nova NR 32”.

Outras palestras: “Dificuldades na Imple-mentação de Sistemas Integrados deGestão”,com Maria Dorotea Queiroz Godini- Engenheira Química e de Segurança; “Se-gurança e Saúde do Trabalhador Rural: avan-ços e desafios no âmbito da NR-31”, com JoséAlves Prado Filho - Engenheiro Agronômicopela USP, especialista em Engenharia de Se-gurança do Trabalho pela FAAP, mestre emCiência Ambiental pela USP; “A aplicabi-lidade do PPRA na nova NR 32”, com CarlosAparecido dos Santos - Administrador Hos-pitalar, Pós-graduado em Gestão Ambiental.

O evento teve a presença de ArmandoHenrique, presidente do Sintesp e dosditretores Nilson e Sabiru.

SEGURANÇAE SAÚDE NA

INDÚSTRIA DACONSTRUÇÃO

No dia 29 de novembro aconteceu umevento no Sinduscon - SP sobre Segurança eSaúde na Indústria da Construção.

Os temas abordados foram: Gruas,Ergonomia, PCMSO e NR-10 adequados aocanteiro de obras, além de montagens indus-triais, redes do tipo forca, andaimes especiaise sistemas elétricos de proteção.

Page 4: Jornal do SINTESP - Ano 2006 - Nº 191 - ... · Valdete Lopes Ferreira 2º Vice-Presidente: Heitor Domingues de Oliveira Raimundo de Oliveira, Wagner ... uma das poucas áreas de

Jornal do Sintesp - nº 191 - Ano 20064

No dia 27 de novembro,o Sintesp promoveu

o tradicional“Café da Manhã”

para homenagear todaa categoria pelapassagem do Dia

do Técnico de Segurançado Trabalho.

Os presentes, além docafé, participaram

também de palestrasentre outras atrações,

como o sorteio deprêmios.

Os homenageadosneste dia foram:

Álvaro Zocchio - Técnico de Segu-rança do Trabalho mais antigo do Bra-sil e membro do Grupo GestasAntonio Adolfo de Araújo - Técnicode Segurança do Trabalho e Docen-te do Senai / SintespAntonio de Souza Ramalho - Presi-dente do SintraconAntonio Tadeu da Costa - Técnicode Segurança do Trabalho e Docen-te do Senac de Presidente PrudenteCosmo Palasio de Moraes Junior -Técnico de Segurança do Trabalho eCoordenador do Grupo SESMTFabio Toledo Piza - Técnico de Se-gurança do Trabalho, editor da Revis-ta CIPA e diretor da ABSFulgêncio Gulin Junior - Presiden-te do SindisegJosé Ferreira do Nascimento - Téc-nico de Segurança do Trabalho e ex-presidente do SintespMário Marcio dos Santos - Técnicode Segurança do Trabalho e coorde-nador do grupo das empresasaçucareirasLaércio Fernandes Vicente - Coor-denador da CPN (Comite Permanen-te Nacional da Construção Civil)Luiz Antonio de Medeiros (Deputa-do Federal)

Veja ao lado algunsmomentos deste dia.

Café da Manhã com música Momento do Café

Parte do AuditórioMomento da Abertura Solene

Marcos, Ivone, Cláudio, Márcia e Guerra Sofia, da Revista Meio Ambiente Industrial,Heitor e Lívia

Willian recebendo prêmio Roberto Aparecido recebendo prêmio

Representantes de entidades

As empresas Epicone Gulin patrocinaramo Café da Manhã e a

Animaseg patrocinouanúncio em jornal deGrande Circulação.

Page 5: Jornal do SINTESP - Ano 2006 - Nº 191 - ... · Valdete Lopes Ferreira 2º Vice-Presidente: Heitor Domingues de Oliveira Raimundo de Oliveira, Wagner ... uma das poucas áreas de

Jornal do Sintesp - nº 191 - Ano 2006 5

Homenageados no evento Ramalho recebendo a homenagem doVereador Cláudio Prado

Ferreira recebendo o prêmio de Joaquim

De Paula no cerimonial

Adir de Souzano momentoda palestra

Deputado Medeiros sendohomenageado por Armando

Mário dos Santos recebendoa homenagem de Raul Casanova

Laércio Fernandes recebendohomenagem de Ivone

DeputadoMedeirosdiscursandona plenária Tadeu sendo homenageado

por Arnaldo Gonçalves

Engenheiro Leonídio entregahomenagem a Antonio Adolfo

Dr. Jorge Gimenez

Page 6: Jornal do SINTESP - Ano 2006 - Nº 191 - ... · Valdete Lopes Ferreira 2º Vice-Presidente: Heitor Domingues de Oliveira Raimundo de Oliveira, Wagner ... uma das poucas áreas de

Jornal do Sintesp - nº 191 - Ano 20066

O POLÊMICO LTCATsigla LTCAT muito se usa no momento nos meios prevenci-onistas, inclusive como mercadoria de barganha comercialde algumas consultorias e/ou profissionais: “Compre um

PPRA e ganhe um LTCAT”.Mas é necessário realizar alguns questionamentos. Por exemplo:

O que significa a sigla e qual é seu “status”? Existe atualmente naPortaria 3214 o LTCAT, ou foi extinto? Em que momento é ou foiusado?

Vamos às respostas destas poucas indagações: A sigla LTCATsignifica Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho. Porser um laudo, teoricamente tem cunho pericial, com base no Art.195 da CLT e só poderá emitir conclusão. Mas para esse fim já exis-te o Laudo de Isalubridade previsto pela NR-15, que regulamentouesse artigo da CLT.

Então por que da redundância de exigências? Na verdade não háredundância, pois o LTCAT era a antiga NR-9, cujo texto foi altera-do pela redação dada pela Portaria nº 12 de 1983 que introduziu osRiscos Ambientais (inserindo o Mapa de Riscos), e posteriormentealterado novamente pela Portaria nº 25 de 1994 que introduziu oPPRA.

Como se denota, o LTCAT trabalhista deixou de existir já fazbastantes anos. Mas por que razão continua sendo usada a sigla?Bem, os motivos podem ser diversos: Falta de conhecimento? Mo-dismos? Interesses corporativistas visando reserva de mercado? Hipervalorização comercial utilizando mudanças de nomenclaturas? Ex-ploração de empresários leigos? Não cabe a nós julgar!

Cabe esclarecer que, diante do exposto, também é correto afir-mar que o relatório de avaliação ambiental realizado para fins deelaboração do PPRA, como emite recomendações a serem transcri-tas ao cronograma de desenvolvimento do programa, este relatórionão pode ser chamado de LTCAT, mas de Parecer Técnico, uma vezque não emite conclusões e o LTCAT trabalhista não existir mais.

Afinal existem laudos trabalhistas? Sim, existem os Laudos deInsalubridade e de Periculosidade, para cumprimento das NR-15 eNR-16 respectivamente. Porém, em momento algum, encontramosno Art. 195 da CLT a nomenclatura LTCAT.

E na esfera previdenciária, existe o LTCAT? O Art. 177 da ins-trução Normativa nº 99, prevê:

“A partir da publicação desta IN (10/12/03), o LTCAT passará aser substituído pelo PPRA, PGR e PCMAT”.

Jorge Gimenez BerruezoTéc.Seg.Trab. - Advogado

ABPA EM NOVA CASAo dia 27 de novembro aABPA - AssociaçãoBrasileira para Preven-

ção de Acidentes, ofereceu umcoquetel aos seus amigos e par-ceiros para marcar a inauguraçãode sua nova sede, agora instala-da na Praça da República, juntoao Sindiseg.

A ABPA, uma das mais tra-dicionais entidades prevencio-nistas do Brasil, com 65 anos deatividades e reconhecida comode Utilidade Pública, promete, já no início de 2007, a forte retomadade ações nas áreas de Prstaçào de seus serviços técnicos e de assesso-ria na área de saúde e segurança no trabalho.

O Sintesp esteve presente no evento com Armando Henrique,Heitor Domingues, Laerte dos Santos, De Paula, Porfírio, Marcos,Livia, Celeste e Crispim.

Milton Perez e convidados daABPA

CURSOSInstrutor de Empilhadeira 26/02/07 a 01/03/07 19h às 22hPPRA 05 a 08/02/07 19h às 22h

Professor de CIPA 28/03/07 8h às 18h

ENCONTROS E SEMINÁRIOS

16/02/07 Encontro Técnico sobre SST São Paulo

23/03/07 Encontro Técnico sobre SST São José Rio Preto

Heitor, Waldyr Perez, Gulin,Armando e convidados.

Diretores do Sintesp presenteno evento

Page 7: Jornal do SINTESP - Ano 2006 - Nº 191 - ... · Valdete Lopes Ferreira 2º Vice-Presidente: Heitor Domingues de Oliveira Raimundo de Oliveira, Wagner ... uma das poucas áreas de

Jornal do Sintesp - nº 191 - Ano 2006 7

odia 27 de novembro de 2006, noBuffet Baiúca em São Paulo, ocor-reu a cerimônia de premiação da

ABS – Agência Brasil de Segurança.Criado em 1998 com a proposta de poder

mensurar o desenvolvimento da aplicação deações prevencionistas nas empresas, o PrêmioABS de Segurança e Saúde no Trabalho, sig-nificou um marco na história moderna da se-gurança e saúde no trabalho. Gerando, inici-almente, um desafio na condução dos precei-tos prevencionistas, o regulamento do prêmio,a cada ano, sofria alterações que objetivavamaumentar os desafios propostos. A essas mu-danças as empresas respondiam positivamentede sorte que, em seus oito anos de história,essa premiação agraciou mais de cem empre-sas em todo o território nacional.

No ano de 2002 a ABS apresentou a soci-edade prevencionista mais duas premiações.Dessa vez foram contempladas as áreas demeio ambiente industrial e a de prevenção ecombate a incêndios e emergências. Ambosos prêmios seguem os mesmos princípios me-todológicos dos da área de segurança e saúdeno trabalho e são concedidos na mesma ceri-mônia.

Em 2004, sempre visando o aperfeiçoa-mento dos requisitos da premiação, adotou-se uma metodologia para analisar o gerencia-mento das questões de segurança e saúde notrabalho nas empresas, tendo como base o Sis-tema de Gestão preconizado pela OIT (OSH-ILO 2001), tendo sido criado o Prêmio TOPde Gestão nas áreas de segurança e saúde notrabalho e na de meio ambiente industrial.

ABS PREMIA A PREVENÇÃO

A migração para essa nova metodologiateve como base, além da OIT, o Prêmio Naci-onal da Qualidade (PNQ), do qual foi adaptaa sistemática de desenvolvimento e avaliação.

Contribuindo com sua missão de gerar edivulgar conhecimentos, a ABS, no ano de2005 lançou o Prêmio ABS de Jornalismo.

Essa premiação teve como objetivo dis-tinguir Jornalistas e Meios de Comunicação(Mídia de Imprensa) como reconhecimentopela elaboração e publicação de matérias e/ou artigos no território nacional, que divul-guem o trabalho de prevenção desenvolvidono país e que possua de algum modo, caráterde orientação e educação referente aos temascontemplados nas categorias deste prêmio quesão: Segurança e Saúde no Trabalho; MeioAmbiente Industrial e Prevenção e Combatea Incêndios e Emergências.

Foram premiadas 18 empresas e 15 jorna-listas além reconhecimento das pessoas que,de forma anônima, contribuíram com a me-lhoria das condições e do meio ambiente dotrabalho, foram outorgadas quatorze medalhasPioneiros da Segurança (criada em 2002 pelaentidade), a funcionários das empresas pre-miadas. Essas pessoas foram indicadas pelasempresas e as indicações foram avaliadas peloComitê Honorífico da ABS.

O evento contou com a participação de vá-rias autoridades do setor, destacando-se as pre-senças do Delegado Regional do Trabalho deSão Paulo, Sr. Márcio Chaves, representandoo Ministro do Trabalho e Emprego, Dr. LuisMarinho, a presidenta da Fundacentro, Pro-fessora Rosiver Pavan e do Presidente do Sin-tesp, Sr. Armando, além dos agraciados e seusconvidados.

O coordenador Fábio Piza discursandoaos presentes

Momento da cerimônia de premiação

Mesa de abertura do evento

3º FÓRUM NACIONAL DERESPONSABILIDADE SOCI-AL EM SEGURANÇA, SAÚ-

DE E MEIO AMBIENTE

Realizado nos dias 27, 28 e 29 de novem-bro, o 3º Fórum Nacional de Responsabilida-de Social em SSMA foi uma iniciativa daOBESST – Organização Brasileira das Enti-dades de Segurança, Saúde do Trabalho eMeio Ambiente, que congrega 30 entidadesde atuação nacional.

Doze painéis contaram com a presença dedestacadas personalidades e de renomadosespecialistas em temas relacionados com aSegurança e a Saúde Ocupacional e com apreservação Ambiental.

As principais conclusões extraídas do 3ºFórum Nacional de Responsabilidade Socialem SSMA, fundadas nos debates, nas expo-sições e nas questões formuladas pelos parti-cipantes, poderão representar uma importan-te contribuição para o realinhamento de mui-tas das nossas disposições legais e de muitasdas nossas normas técnicas.

Todos esses itens serão brevemente divul-gados, portodos osmeios pos-síveis àO B E S S T,visando ainformaçãopara todasas pessoas es u b s í d i o spara osprincipais órgãos de atuação pública, gover-namentais ou não governamentais.

Fizeram parte da mesa de abertura o De-legado Regional do Trabalho, Dr Marcio Cha-ves Pires e o Diretor do Instituto de Normali-zação do México, o Professor Leonídio Ri-beiro, Coordenador da Mesa de Abertura e Re-presentante da OBESST, Dra Tereza Maia -FIESP, Dr Raphael Noschese - CNC /FECOMÉRCIO e Eng Álvaro Martins do Sin-dicato dos Engenheiros e Armando Henrique,presidente do Sintesp.

Portaria define oficialmenteColete a Prova de Balas

como EPI

No dia 06 de novembro foi publicado no Diá-rio Oficial da União, a Portaria 191 da SIF/DSST/MTE, que oficializa à partir de 04 de dezembrode 2006 o Colete a Prova de Balas como Equi-pamento de Proteção Individual - EPI.

Na próxima edição estaremos publicando otexto na íntegra.

Page 8: Jornal do SINTESP - Ano 2006 - Nº 191 - ... · Valdete Lopes Ferreira 2º Vice-Presidente: Heitor Domingues de Oliveira Raimundo de Oliveira, Wagner ... uma das poucas áreas de

Jornal do Sintesp - nº 191 - Ano 20068