jornal do santa quitéria

16
Outubro 2014 1 Criança morre na Portelinha e moradores protestam Os moradores da comunidade da Portelinha, que fica na região no bairro Santa Quitéria, querem dar um basta nas tragédias que acontecem pela falta de estrutu- ra. Na noite do último dia 11, uma criança de 9 anos morreu duran- te um incêndio em uma das casas. Ela estava ao lado dos dois ir- mãos, sozinhos em casa. Morado- res relataram que o Corpo de Bombeiros demorou cerca de 1h30 para chegar ao local, en- quanto se revezavam para encher baldes em apenas um relógio de água que abastece o local, o que prejudicou o socorro à criança. Contra todo esse descaso, eles protestaram. O Jornal Santa Qui- téria ouviu moradores e também a presidente da Associação dos Moradores do Santa Quitéria (AMORSQ), Cinthya Werpacho- wski, sobre essa tragédia. Leia matéria completa na página 3.

Upload: jornal-do-santa-quiteria

Post on 06-Apr-2016

221 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Edição nº 004 - Mês de Novembro 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Santa Quitéria

Outubro 2014 1

Criança morre na Portelinhae moradores protestam

Os moradores da comunidadeda Portelinha, que fica na regiãono bairro Santa Quitéria, queremdar um basta nas tragédias queacontecem pela falta de estrutu-ra. Na noite do último dia 11, umacriança de 9 anos morreu duran-te um incêndio em uma das casas.Ela estava ao lado dos dois ir-mãos, sozinhos em casa. Morado-res relataram que o Corpo deBombeiros demorou cerca de1h30 para chegar ao local, en-quanto se revezavam para encherbaldes em apenas um relógio deágua que abastece o local, o queprejudicou o socorro à criança.Contra todo esse descaso, elesprotestaram. O Jornal Santa Qui-téria ouviu moradores e tambéma presidente da Associação dosMoradores do Santa Quitéria(AMORSQ), Cinthya Werpacho-wski, sobre essa tragédia. Leia

matéria completa na página 3.

Page 2: Jornal do Santa Quitéria

Outubro 20142

'Chega de política', é o que a gente mais ouvepor todos os lados. Ora, mas como deixar de falar,sendo que tudo é política. A passagem de ônibus épolítica, a cobrança antecipada à vista do IPVA 2015é política, a rematrícula do seu filho é política. Afi-nal, tudo que envolve organização dentro de umasociedade pode-se chamar de política. Se estamosinseridos nela, dificilmente deixará de escutar sobrepolítica, a não ser - é claro - que queira escolher amaneira alienada de ser informado.

Passado às urnas, discussões e amizades rea-tadas, certos ou errados, a 'grande mudança' tal-vez não venha ainda nos próximos quatro anos.Tivesse sido Aécio Neves (PSDB) ou, como defato, Dilma Rousseff (PT), sinto em dizer que háinteresses políticos que vão além do 'eu prometo'.Mas, algo é indiscutível: o brasileiro começa a gos-tar de discutir política, tema tão abominável du-rante décadas. As redes sociais deram um showde cobertura - e de desinformação também. Mas,isso é uma discussão à parte.

Não é um partido que vai mudar o Brasil, lei-tores, somos nós. Nós temos de deixar de ser cor-ruptos ou coniventes a ela. Seja quem tomar con-ta do Brasil pelos próximos 4 anos, quem tem defazer a diferença somos nós, na nossa rua, nanossa associação de bairro e nas reuniões de paisna escola do filho. Digo e repito: nada adiantavotar em x ou y e usar carteirinha de estudantefalsa, estacionar em vagas para idosos ou roubarsinal de televisão a cabo: somos nós que fazemosa diferença! Boa leitura.

Em tempo AsfaltoA região do

Santa Quitériaestá com asfaltonovo. Uma sériede ruas tiveramo asfalto recape-

ado durante asobras no fim domês passado. Asruas estão lisas,sem buracos e osmotoristas agra-decem. A rua Co-ronel Pretextato Taborda Ribas esquina com a rua Ulis-ses Vieira parece nova em folha. Outra, a Rua da Di-vina Providência também recebeu a benfeitoria. Ago-ra, sem pedir demais, é preciso pensar nas pinturasdas sinalizações horizontais. Estamos de olho!

GuardasEstações-

tubo de todasas regionaisda cidade re-cebem a Ope-ração Presen-ça da GuardaMunicipal deCuritiba. Oobjetivo é dar

mais segurança aos usuários e trabalhadores do trans-porte coletivo, especialmente em horários de grandemovimento, prevenindo atividades ilícitas e aproximandoos guardas da população. A operação aconteceu du-rante a primeira semana de novembro e irá passar por28 estações.

Vamos láA Secretaria Municipal da Saúde já vacinou, desde

sábado, mais de 25% das 90 mil crianças entres seismeses e menores de cinco anos contra a poliomielite esarampo. As vacinas continuam disponíveis até o dia28 de novembro nas 109 unidades de saúde de Curiti-ba. Contra pólio foram vacinadas 26.208 crianças en-tre seis meses e menores de cinco anos – o que repre-senta 25,46% do público alvo. A vacina contra o sa-rampo foi aplicada em 22.260 crianças – 24,6% dopúblico alvo.

Farol do SaberO Farol

do SaberTom Jobim,que fica naPracinha doSanta Qui-téria, serárevitalizadanos próxi-mos meses.A restaura-ção faz par-

te de um pacote de obras da Prefeitura de Curitibapara investimento e manutenção dos Faróis do Saberlocalizados em praças da cidade. São obras do progra-ma de expansão e revitalização das unidades escola-res, que está destinando R$ 28 milhões de recursos, aolongo deste ano, para melhorias nas unidades da redemunicipal de ensino. Também serão revitalizados osFaróis Aparecido Quináglia (Santa Felicidade), Emíliode Menezes (Bigorrilho), Hideo Handa (Batel), Ma-chado de Assis (Vista Alegre), além da Biblioteca Es-pecializada em Educação, no Centro de FormaçãoContinuada.

Page 3: Jornal do Santa Quitéria

Outubro 2014 3

Criança morre em incêndio na Portelinhae moradores protestam contra descaso

Garoto de 9 anos foi socorrido pelos moradores, que apagaram o fogo com baldes deágua. Ele não resistiu e morreu no hospital. Corpo de Bombeiros teria demorado cerca

de 1h30 para chegar. Indignados, eles bloquearam a rua Rezala Simão.

Por Elizangela Jubanski

Um incêndio na noite do último dia 11atingiu a área de invasão da favela da Porte-linha, no bairro Santa Quitéria, em Curitiba,e terminou na trágica morte de uma criança.O fogo começou em uma casa onde três cri-anças estavam sozinhas. O garoto EduardoDominique Oliveira, de 9 anos, ficou presono banheiro e foi socorrido em estado gra-víssimo por vizinhos. Ele não resistiu e mor-reu na manhã seguinte no Hospital Evangé-lico. O Corpo de Bombeiros teria demoradocerca de 1h30 para chegar ao local.

As casas de madeira ficam próximas arua Rezala Simão, em uma área invadida hácerca de 10 anos. O fogo teria começado porvolta das 18 horas e foi visto pelos vizinhosque correram para tentar apagar. O Corpo deBombeiros foi acionado, no entanto, com ainformação de que os filhos do casal quemora na casa ainda estavam no local, os pró-prios vizinhos invadiram na tentativa de res-gatá-los. Três meninos de 6, 8 e 10 anos es-tavam dentro da casa. O mais novo e o maisvelho conseguiram sair. A terceira criançagritava pedindo socorro, presa no banhei-ro, enquanto a casa pegava fogo.

Moradores relataram que, enquanto al-guns tentaram quebrar as paredes do ba-nheiro, outros enchiam baldes de água paraapagar as chamas. A vizinha Maria do Car-mo contou que após várias ligações, aten-dentes do bombeiros começaram a desligaros telefonemas de socorro. “A gente nãosabia mais o que fazer vendo aquela situa-ção e nada dos bombeiros chegarem. A gen-te ligava, ligava e chegou uma hora que elescomeçaram a desligar a ligação”, relatou.

Outro morador que ajudou no resgate dacriança, Odilon Marques, se demonstrou re-voltado com a demora do Corpo de Bombei-ros e o descaso por ser uma comunidade.“Temos um relógio de água para 80 famílias.Se hoje, a gente tivesse pelo menos três re-lógios conseguiríamos tirar essa criança commais rapidez e até salvar a casa. Não tinhapressão para encher os baldes. Tivemos quecorrer com água nas mãos e até se queimar”,relatou o morador, que vive no local há cer-ca de 6 anos.

Casa foi destruída pelo fogo e duas cri-anças conseguiram se salvarProtesto aconteceu na rua Rezala Simão

Os vizinhos quebraram a parede do ba-nheiro e resgatam a criança, que estava com-pletamente queimada. Um morador, identifica-do como Bartolomeu, enrolou a criança em umcobertor e outro rapaz o levou às pressas parao Hospital do Trabalhador, no bairro NovoMundo. Não há informações sobre onde ospais estavam no momento do incêndio.

A Polícia Militar (PM) chegou na Porteli-nha antes da equipe do Corpo de Bombei-ros. Moradores foram truculentos com achegada dos policiais e houve discussão.Já com o fogo totalmente apagado e a crian-ça levada ao hospital, os moradores ataca-ram o caminhão do Corpo de Bombeiros, quechegou por volta das 19h30. Ninguém seferiu, mas o clima ficou tenso por causa darevolta dos moradores. Horas depois, a cri-ança foi transferida para o Hospital Evangé-lico, referência em atendimento à vítima dequeimaduras, mas não resistiu aos ferimen-tos e faleceu na manhã do dia 12. Ele foisepultado no Cemitério do Bonfim, em SãoJosé dos Pinhais, na região metropolitanade Curitiba.

ProtestoRevoltados com o descaso, os morado-

res bloquearam ruas próximas da comunida-de um dia após o incêndio, na noite do dia12. O protesto começou por volta das 19horas na rua Rezala Simão e os moradoresatearam fogo em pedaços de madeiras, en-tulhos e pneus para bloquear a via. Aos gri-tos, a população pedia por regularização namoradia, água e luz.

AjudaA família do garoto já recebeu diver-

sas doações como materiais de constru-ção, móveis e roupas. Quem quiser aju-dar, pode entrar em contato direto com aavó dos garotos pelo telefone (41) 9142-6816. De acordo com o Conselho Tutelar,os dois irmãos de Eduardo estão indomorar com a avó Helena no bairro Xaxim.

PrefeituraA Prefeitura de Curitiba foi procurada

pelo Jornal Santa Quitéria e recebeu o se-guinte retorno: “A ocupação Portelinhaformou-se sobre um terreno particular. ACohab vem, há alguns anos, negociandocom os proprietários da área. A soluçãoque está sendo tentada inclui a dação daárea ao município em pagamento de im-postos e, posteriormente, a transferênciado terreno para a Cohab. No entanto, estadação depende de alguns entraves buro-cráticos, como a subdivisão do terreno,já que apenas uma parte da área está ocu-pada irregularmente pelas famílias. A atu-ação da Cohab no local não é possívelantes de cumprida esta etapa. Após a con-clusão dos processos de dação e trans-ferência, será feito um projeto de urbani-zação da área e será necessário viabilizarrecursos para as obras de infraestrutura.A regularização dos lotes às famílias ocor-re no final da intervenção”.

“A gente já vem pedindo socorro hámuito tempo. Desloquem a gente se for ne-cessário, queremos água, luz, somos cida-dãos e queremos uma solução por parte dosórgãos públicos. Já aconteceram alguns in-cêndios aqui na comunidade, mas hoje le-vamos um caixão lacrado porque a criançafoi retirada parecendo uma vela lá de den-tro. Isso é um absurdo”, reclamou OdilonMarques, durante o protesto. Segundo osmoradores, no local há cerca de 80 famíliasque dividem um relógio de água.

A presidente da Associação dos Mora-dores do Santa Quitéria (AMORSQ), Cin-thya Werpachowski, acredita que é precisoajudar a todos que vivem nessa comunida-de a lutar por um direito que é constitucio-nal, o da moradia. "Todos os que estão mo-rando nesta ocupação, estão ali por neces-sidade e por não ter para onde ir, ninguémcom o mínimo de condições financeiras ououtra opção, aceitaria dividir água, realizar“gato” para luz, ficar sem esgoto e sanea-mento, por capricho pessoal, ou por um su-posto benefício. Entendo que apenas pornecessidade e por falta de opção melhorestas famílias, estes homens e mulheres tra-balhadoras, se sujeitam a viver desta forma,totalmente precária. Agora em 2014, algunsmoradores que residem embaixo das torresda COPEL estão recebendo notificações ju-diciais para despejo do local, mas sem op-ção de nova moradia regular. Para onde vão?Outra ocupação? Novos sem-teto?", inda-ga a presidente.

Banda B

Banda B

Page 4: Jornal do Santa Quitéria

Outubro 20144

Após nove meses de análise, seráapresentado aos moradores da região doFazendinha as propostas consolidadaspelo Plano Diretor. A Regional Portãose prepara para a apresentação queacontece na segunda quinzena dessemês. (Ao lado). O Plano Diretor é o frutoda discussão com população e entida-des da sociedade civil, que foi iniciadaem março deste ano.

O resultado disso será apresentadoa partir da próxima semana, na últimarodada de audiências públicas de Revi-são do Plano Diretor de Curitiba. Entreos dias 10 e 21 de novembro, haverá umaaudiência pública em cada uma das noveregionais da cidade.

“O que a comunidade verá são aspropostas, dentro de cada eixo temáti-co, que reúnem a visão dos técnicos doIppuc e as contribuições já apresenta-das pela comunidade”, explica o presi-dente do Instituto de Pesquisa e Plane-jamento Urbano de Curitiba (Ippuc),Sérgio Póvoa Pires.

A exemplo do que ocorreu na primei-ra fase, as audiências públicas serão re-alizadas nas Regionais para que a popu-lação tenha a oportunidade de participarsem precisar de grandes deslocamentos.Nessas audiências haverá a distribuiçãode um informativo com a síntese das pro-postas, além de informações com a me-

Regional Portão vai apresentarpropostas do Plano Diretor

Propostas são baseadas em discussão com a população e entidades da sociedade civil.Podem ser sugeridas modificações aos artigos da Lei do Plano Diretor

todologia a ser utilizada para a validaçãoda Minuta de Projeto de Lei de Revisãodo Plano Diretor de Curitiba.

Consulta PúblicaA Consulta Pública para participação

popular pela internet permanecerá abertaaté o dia 30 de novembro. Por meio dohotsite de Revisão do Plano Diretor po-dem ser apresentadas, sugestões, críticase questionamentos. As contribuições po-dem ser apresentadas por eixos temáticosou, então, podem ser sugeridas modifica-ções aos artigos da Lei do Plano Diretor.

ConferênciaA sugestão de Minuta de Projeto de

Lei de Revisão do Plano Diretor, elabo-rada após estudos técnicos e manifes-tações colhidas nas diversas Oficinas,Consulta Pública e Audiências Públicasserá validada na Conferência de Revi-são do Plano Diretor, prevista para osdias 06 e 07 de fevereiro de 2015. De-pois disso, a Minuta aprovada será en-caminhada para análise e aprovação doprefeito Gustavo Fruet. O passo seguin-te será o encaminhamento do Projeto deLei do Plano Diretor de Curitiba peloExecutivo Municipal para a CâmaraMunicipal de Curitiba. As audiênciasterão início às 18h30, com horário pre-visto de encerramento às 21h30.

Tramita na Câmara de Curitiba pro-jeto de lei para proibir a venda de cigar-ros, cigarrilhas, charutos e outros pro-dutos fumígenos, derivados ou não dotabaco, em estabelecimentos localizados

CONFIRA OS DIAS E LOCAIS DAS AUDIÊNCIASPÚBLICAS QUE ACONTECEM NAS REGIONAIS PRÓXIMAS:

a menos de 100 metros de unidades deensino. Lida no pequeno expediente dasessão de segunda-feira (20), a propo-sição é de iniciativa do vereador Chica-relli (PSDC).

A matéria acrescenta parágrafo aoartigo 1º da lei municipal 13.625/2010,que já proíbe a venda de produtos fumí-

genos em unidades de ensino e de saú-de (a regra também é válida à comerci-alização e consumo de bebidas alcoóli-cas). O autor justifica que a ampliaçãoda norma pretende “inibir o acesso cadavez mais precoce que crianças e ado-lescentes estão tendo ao cigarro e seusderivados”.

Cigarro

SANTA FELICIDADE - 11/11/2014 (terça-feira)Rua da Cidadania de Santa Felicidade / Auditório I (Rua Santa Bertilla Bos-cardin, 213, ao lado do Terminal – Santa Felicidade).

CIC - 17/11/2014 (segunda-feira)Auditório da Administração Regional CIC (Rua Manoel Valdomiro de Ma-cedo, 2460 - Loja 3 - Cidade Industrial de Curitiba).

PORTÃO - 21/11/2014 (sexta-feira)Auditório III - Rua da Cidadania da Fazendinha (Rua Carlos Klemtz, 1700,ao lado do Terminal – Fazendinha).

Page 5: Jornal do Santa Quitéria

Outubro 2014 5

l

VereadorOs dois vereadores suplentes de Ita-

peruçu, na Região Metropolitana de Curi-tiba – afastados dos cargos depois umaoperação da Polícia Federal identificar umasuposta fraude no Diário Oficial da cida-de – conseguiram uma liminar para reto-mar os mandatos. Um dos vereadores, JoséAugusto Liberato, do Solidariedade, che-gou a ser preso por suspeita de ser o res-ponsável pela fraude que criou duas va-gas na Câmara Municipal e possibilitou queos dois suplentes de vereador assumissemos cargos. Zé Augusto, como é conheci-do, foi solto no dia 17 de outubro depois deficar dois dias preso na superintendênciada Polícia Federal em Curitiba. Ele foi can-didato a vereador em 2012 e ficou comosuplente em Itaperuçu pelo PDT.

TrânsitoDesde o dia 1º de novembro, está em

vigor o novo valor para multas por ultra-passagens proibidas, que vão de R$ 957– ultrapassar em local proibido, a R$1.915 – ultrapassagem forçada. No últi-mo fim de semana, foram 1.460 autua-ções emitidas em todo o Brasil e quase20% delas foram apenas no Paraná e emestradas federais. O inspetor da PolíciaRodoviária Federal, Wilson Martinez, ex-plica que as 270 infrações emitidas noestado representam um índice preocupan-

te. A intenção do aumento de valor é di-minuir o número de mortes no trânsito em50% até 2020, já que as colisões frontais– geralmente ocasionadas por ultrapas-sagens irregulares, são responsáveis porcerca de 34% das mortes nas estradas.Nas rodovias estaduais do Paraná, foram214 autuações emitidas. A maior parte dototal de multas aplicadas no país foi emsituações como ultrapassagens em fai-xas contínuas, acostamentos, curvas, tre-vos, túneis e pontes.

DetranO Depar-

tamento deTrânsito doParaná (De-tran) creden-ciou maisuma institui-ção financeirapara receber

guias de pagamento, como taxas e multasde trânsito – o Banco Rendimento, para opagamento online. Atualmente, outras trêsinstituições recebem os valores em agên-cias ou correspondentes bancários: Ban-co do Brasil, Sicredi e Bancoob. A ofertade mais opções para fazer os pagamentostem como objetivo facilitar a vida dos usu-ários na hora de quitar taxas e custos ex-tras gastos por isso.

Mudança no TJPor recomendação do Conselho Nacio-

nal de Justiça, os tribunais estaduais preci-sam preparar um planejamento estratégicopara cada cinco anos de gestão. O Tribunalde Justiça do Estado do Paraná reuniu re-presentantes de cerca de 30 instituições dasociedade civil, além de juízes e servidoresdo Judiciário, para receber sugestões. Se-gundo o presidente do TJ, desembargadorGuilherme Luiz Gomes, críticas e sugestões podem contribuir para a adoção demedidas capazes de garantir um Judiciário mais próximo da população.

Meio ambienteVocê sabe qual a quantidade de

gases de efeito estufa o Paraná emi-te na atmosfera? De acordo com umlevantamento inédito feito pela Secre-taria estadual de Meio Ambiente eRecursos Hídricos, a emissão entreos anos de 2005 e 2012 chegou a 440milhões de toneladas de gás carbôni-co. Isso representa uma média dequase 5 toneladas por habitante a

cada ano no Paraná. O inventário levou 14 meses para ser concluído e segundo oSecretário de Meio Ambiente, Antônio Caetano de Paula Jr, o objetivo era traçarum perfil das emissões dos gases de efeito estufa e a partir disso desenvolverpolíticas de redução e neutralização em âmbito privado e público. O Paraná é osexto estado a realizar o levantamento, depois de Rio de Janeiro, Minas Gerais, SãoPaulo, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

Page 6: Jornal do Santa Quitéria

Outubro 20146

A vontade é passar o dia todo naque-les corredores, conhecendo cada traba-lho em exposição. A Mostra do Conhe-cimento 2014 da Escola Municipal Pre-sidente Pedrosa, que aconteceu no últi-mo dia 8, cumpriu um importante papelna educação dos estudantes mirins. Aexposição dos trabalhos confeccionadosdurante os últimos meses foram apre-sentados às famílias e à comunidade comriqueza em conhecimento e dedicação.

À frente desse trabalho estão a dire-

tora Roseli Padilha Prince e a vice Ai-dyl de Mello, ambas com 28 anos deprofissão, e que falam com orgulho dosprojetos pedagógicos da escola. "Aquios professores vestem a camisa. Temosum diferencial incrível que é a qualida-de do ensino. É contagiante ver os pro-fessores se dedicando às aulas e aos alu-nos", disse a diretora ao Jornal do SantaQuitéria.

Um dia antes da preparação para aMostra professores se dedicaram até

Escola municipal da região abre as

altas horas na organização. "Era paraficarmos hora ou duas horas, mas en-quanto os professores não viram tudona mais perfeita ordem eles não queri-am ir. Vivem a escola e isso é incrível",relata a vice-diretora. E para acontecera exposição dos trabalhos as diretorasdão crédito total aos 61 funcionários,contando com elas, que se dedicaraminteiramente em cada projeto. "Teve atéfuncionário se vestindo de carteiro. Aequipe que trabalha aqui é incrível. Esse

é o nosso diferencial como escola públi-ca", finaliza Roseli.

É o que acredita a família Favorito,que estava na Mostra durante a manhãde sábado. Junto com as filhas Ana Lu-iza, 6 anos, e Júlia, 10, que estudam naescola, os pais Fabio e Thais Favoritoapreciaram todos os trabalhos e elogia-ram. "São trabalhos lindos e feitos commuita dedicação. A realidade dessa es-cola faz a gente confiar nessa educa-ção", acredita a mãe.

Diretoras da E.M. Presidente Predosa Família prestigiando os projetos

Estudantes do 1ª ao 5º ano se dedicaram na confecção de

Page 7: Jornal do Santa Quitéria

Outubro 2014 7

portas para a Mostra do Conhecimentoprojetos que vão além do ensino em sala de aula

Todas as disciplinas participam da maneira maiscriativa possível. Durante o desenvolvimento dostrabalhos, as crianças aprendem na teoria e, prin-cipalmente, na prática. Os trabalhos de artes me-recem um agradecimento especial às professorasLucinéia Dobrychlop, Rosana Pedrosa e CristianeFrancischi. A dedicação traz detalhes incríveis aostrabalhos das crianças, que aprendem desde cedoa importância da cultura local e da história da Ar-tes. "Tudo que a gente faz aqui é estudado em eta-pas. Primeiro a gente conta quem são os autores, oque é uma determinada obra e depois, como umaconclusão do trabalho, colocamos a mão na mas-sa", disse Lucinéia.

Dedicação, conhecimento e, principalmente, amorao que se faz são elementos que se cruzam nos corre-dores e salas da E.M. Presidente Pedrosa. Parabéns atoda equipe e aos alunos.

Page 8: Jornal do Santa Quitéria

Outubro 20148

Tentativa de fugaUm agente de carceragem e um

investigador ficaram gravemente fe-ridos durante uma tentativa de fugana noite do último dia 2 no 11º Distri-to Policial, que fica na rua ManoelValdomiro de Macedo, na Cic. Outrosseis presos também estão feridos, masnão correm risco de morte. Os de-tentos tentaram fugir das celas e fo-ram contidos por um policial civil queestava armado.

A confusão começou por volta das19h30 no momento em que o jantar eraservido dentro das carceragens. Os de-tentos já tinham serrado as celas e usa-ram o chamado vergalhão – um ferropontiagudo – para ferir um agente decarceragem no peito. Ele foi encaminha-do ao Hospital do Trabalhador em esta-do grave.

Um investigador que fazia plantão noDP notou o motim e tentou conter a con-fusão usando arma de fogo, e foi revi-dado pelos presos que conseguiram pe-gar um revólver que estava com o agen-te. Na troca de tiros, o investigador foiferido e outros seis presos foram balea-dos. O investigador foi socorrido emestado grave, já os detentos não corremrisco de morte.

No momento da rebelião, havia 153presos na carceragem, que tem capaci-dade máxima para 38. Após o motim, acarceragem foi inteiramente revistada etodos as armas artesanais produzidaspelos detentos foram apreendidas. Poli-ciais do Centro de Operações PoliciaisEspeciais (Cope) foram acionados paraa varredura no Distrito Policial. O res-tante dos presos permanece no local sobescolta policial.

Saidinha de bancoDois homens armados assaltaram

um cliente na entrada de uma agênciabancária do Itaú no Hauer, em Curiti-ba, na tarde do dia 3. O caso aconte-ceu na Avenida Marechal Floriano Pei-xoto, próximo ao terminal do bairro. Adupla rendeu a vítima com duas pisto-las 380 e levou R$ 20 mil em dinheiroe mais R$ 5 mil em cheque. Eles fugi-ram com o montante em uma motoci-clista CB sem placa.

AlertaUm alerta de um possível tarado na re-

gião do Santa Felicidade, em Curitiba, estásendo compartilhado na rede social Face-book. O caso mais recente aconteceu noúltimo dia 30, pela manhã, na rua Butiativi-nha, na altura do trevo de Campo Magro.A estudante de 19 anos, que não terá suaidentidade revelada, notou que estava sen-do perseguida e voltou correndo para casa.

“Estava indo trabalhar quando, na es-quina da minha casa, ele parou o carro eficou me olhando. Aí ele passou reto e eucontinuei andando. Aí eu vi que ele deu aré, foi lá na outra esquina e passou meolhando de novo. Dessa vez eu parei e vique ele começou a dar a ré. Eu corri,voltei para minha casa e ele vei atrás demim, quase me atropelou.”, disse a estu-dante. Outro relato também é de uma jo-vem que saia para trabalhar por volta das8 horas. A suspeita é que ele haja semprenos mesmos horários, em ruas menosmovimentadas. O suspeito tem cerca de25 anos, dirige um veículo Sandero, mo-delo antigo, de cor branca, tem cabelos ebarba castanhas e pele branca. Qualquerinformação a Polícia Militar deve ser aci-onada por meio do telefone 190.

FalsificaçãoUm universitário de 24 anos foi pre-

so no último dia 30 na CIC a acusado defabricar notas falsas em um laboratório.Ele também falsificava cartões de lojase documentos dentro de casa. Compu-tadores, impressoras, produtos químicose papéis foram apreendidos. O nome douniversitário não foi divulgado pela Polí-cia Federal, como de praxe nas prisões.

O rapaz estava na rua e foi aborda-do com notas falsas de R$ 20. Ele con-fessou que tinha mais notas em casa, noentanto, disse que teriam sido compra-das pela rede social de um homem doestado do Mato Grosso. O rapaz tinhadentro de casa computadores, impres-

soras, produtos químicos, cerca de R$500 em notas falsas, cem cartões de lo-jas, dez carteiras de motoristas em bran-co e também um caderno de contabili-dade, com o faturamento do mês. Elefoi preso em flagrante e encaminhadopara a sede da Polícia Federal, no bair-ro Santa Cândida. O rapaz estava noúltimo ano do curso de Informática emuma faculdade de Curitiba.

PresoUm traficante de 25 anos foi preso

acusado de matar um homem em setem-bro deste ano na Vila Sandra, na CidadeIndustrial de Curitiba. Robson GomesDias Ferreira, conhecido como “Robi-nho”, atirou contra Ricardo Alexandre deLima, de 38 anos, em uma disputa porum ponto de venda de drogas na região.

Segundo o delegado Danilo Zarlenga,da Divisão de Homicídios e Proteção àPessoa (DHPP), já fazia tempo que Ro-bson queria dominar o território de Ri-cardo quando o crime aconteceu. “Elequeria ficar ali, mas tinha que pagar umpedágio imposto pelo adversário, medidaque ele não aceitou. No dia da ocorrên-cia, a vítima discutia com uma mulher que,então, ligou para Robinho para pedir ‘re-forço’. Ele foi até o local e matou o ho-mem”, explicou o delegado. O autor negaque tenha cometido o homicídio, mas odelegado informou que muitas testemu-nhas confirmaram que ele é o assassino.

PensãoUm homem ainda não identificado foi

encontrado morto no final da manhã dodia 25 em uma pensão onde cinco pes-soas já haviam morrido nos últimos cin-co anos localizada no bairro Novo Mun-do. Segundo a Polícia Militar, ninguémconhecia a vítima, já que a pensão é dealta rotatividade. O local é muito utiliza-do para consumo e venda de drogas. ADivisão de Homicídios e Proteção à Pes-soa (DHPP) investiga o caso.

PassionalA jovem Giesla Maria da Silva Le-

mos de Miranda, 27 anos, foi assassina-da com um tiro na cabeça na manhã dodia 26, no bairro Novo Mundo. O sus-peito é o marido dela, que fugiu após odisparo de arma de fogo. Vizinhos vi-ram o momento em que ele fugiu a pé,logo após silenciar a discussão com odisparo. O casal morava na rua JoãoPereira do Nascimento, na Vila Uber-lândia. O crime aconteceu por volta das11h50 durante uma discussão do casal.Giesla tinha dois filhos de outro relacio-namento e morava há pouco tempo como atual companheiro.

Familiares contaram que ele tinha bas-tante ciúmes da jovem e as brigas, por essemotivo, eram constantes. Policiais encon-traram cartas de presídios dentro da resi-dência do casal, o que pode indicar que osuspeito já tenha sido preso. Vizinhos aci-onaram o Siate e Giesla chegou a ser en-contrada com vida, mas não resistiu aosferimentos e morreu. A mãe da jovem es-tava desolada com a morte da filha.

CrimeUm jo-

vem de 23anos foi as-sassinadono últimodia 22 naVila Verde,na Cic.Hellyhon Henrique foi atingido com cer-ca de 15 disparos de arma de fogo emorreu na hora. Outras duas pessoasficaram feridas e foram socorridas poramigos e parentes. O crime aconteceupor volta das 21h30 na Rua Ney Pache-co. De acordo com testemunhas, doishomens armados dentro de um veículoPunto vermelho passaram pelo local eatingiram contra três pessoas. Cerca de15 tiros atingiram a vítima fatal. Umadolescente de 16 anos foi socorridocom um tiro no pé e outro jovem de 34anos teve ferimento de raspão na cabe-ça e na perna. Segundo a Polícia Mili-tar, essas duas vítimas foram levadaspara o Hospital do Trabalhador.

Page 9: Jornal do Santa Quitéria

Outubro 2014 9

A equipe do Santa Quitéria voltou aentrar em campo no sábado, dia 08, con-tra o Renovicente pela 2ª rodada do re-turno da 2º fase. Mesmo jogando forade casa, o time não decepcionou e ven-ceu por 2x1, com gols de Luizinho eJonas.

O time do Santa Quitéria se man-tém na 2ª posição do grupo, com doispontos atrás do Operário Pilarzinho,seu

Santa Quitéria buscaliderança do grupo

próximo adversário na última rodadadesta fase, que acontece no dia 15 des-te mês, a partir das 16h30.

Esse jogo vale o 1º lugar do GrupoB e, por isso, o Santa Quitéria contacom o apoio de sua torcida, principal-mente porque vai jogar em casa. Casovença, irá enfrentar o 2º colocado doGrupo C nas semifinais, o Nova Orle-ans.

Um estudo inédito da Associação Naci-onal de Fabricantes de Veículos Automoto-res (Anfavea) sobre a evolução do mercadobrasileiro revelou números alarmantes nopaís. Em geral, as projeções se limitam a umhorizonte de cinco a dez anos. Segundo aentidade, nossa taxa de motorização de 5habitantes por veículos este ano evoluirápara 2,4 habitantes por veículo em 2034 (ce-nário otimista, 2,1; pessimista, 2,7).

A frota real hoje, excluídos veículos deduas rodas, é de 40 milhões de unidades (es-queça números do Denatran, que desconhe-ce sucateamento). Em duas décadas terámais que dobrado para 95 milhões de veícu-los (otimista, 106 milhões; pessimista, 85milhões). Como referência, os EUA com ex-tensão territorial contínua (sem Alasca eHavaí) pouco menor do que o Brasil têm fro-ta atual de 250 milhões.

Em 20 anos, Brasil terá um carro paracada 2,4 pessoas, prevê Anfavea

Esses cálculos econométricos se basea-ram na taxa de motorização versus PIB per-capita em 17 países selecionados, entre 2001e 2012. O cenário [no Brasil] só não se con-firmaria, na visão da coluna, se a políticaeconômica continuasse tão ruim

como está. Logo vem a dúvida de comoserá possível vender tantos carros se as gran-des cidades sofrem com trânsito saturado.A resposta está no crescimento muito maisacelerado das frotas de pequenas e médiascidades. Considerando só

licenciamentos de veículos novos, cida-des entre 5.000 e 10.000 habitantes tiveramaumento de 124% entre 2007 e 2013. SãoPaulo cresceu só 6% porque a cada 1.000novos emplacamentos algo entre 800 e 900veículos foram vendidos para outros muni-cípios ou sucateados por idade, acidentes eroubos.

Nesse período terá mais que dobrado para 95 milhões de veículos

Page 10: Jornal do Santa Quitéria

Outubro 201410

1010101010Empregos que os pais não

conseguem entenderPesquisa identifica 10 empregos mais mal compreendidos no mundo

Com as mudanças proporcionadas pela tec-nologia em todos os setores, novas profissõesacabam surgindo ao longo dos anos, e muitospais acabam não acompanhando tamanha ra-pidez na evolução das carreiras. Assim, mui-tos acabam não entendendo no que seus fi-lhos trabalham.

Pesquisa da rede social profissional Linke-

dIn realizada em 2013 e divulgada pelo sitede carreiras Business Insider mostrou que umem cada três casais têm dificuldade de com-preender o que seus filhos fazem. Dois ter-ços dos casais querem aprender mais, e me-tade acha que poderia dar melhor suporte aosfilhos se entendesse melhor as profissõesdeles.

A pesquisa identificou os 10 empregos mais mal compreendidos no mundo. Veja abaixo:

74%Designer de interfaces

Percentual de pais que não entendemComo explicar: você ajuda a projetar sites ou aplicativoscom o objetivo de facilitar o uso deles pelos usuários.

AtuárioPercentual de pais que não entendemComo explicar: você usa as estatísticas para avaliar, porexemplo, quanto deve valer o seguro contratado por uma pes-soa de acordo com o passado dela.

Cientista de dadosPercentual de pais que não entendemComo explicar: você analisa informações coletadas atravésde uma empresa e identifica fatores que poderiam ajudar natomada das melhores decisões.

Analista de mídias sociaisPercentual de pais que não entendemComo explicar: você usa as plataformas de mídias sociaiscomo Facebook e Twitter para se comunicar com o mundoem nome de sua empresa.

Sub-editorPercentual de pais que não entendemComo explicar: você é responsável por tornar legíveis e gra-maticalmente corretas as notícias que serão divulgadas namídia impressa ou digital, além de ajudar com os títulos dasreportagens e com as fotos.

59%

72%

62%

61%

SociólogoPercentual de pais que não entendemComo explicar: você aprende sobre crenças e comportamen-tos das pessoas através da análise de pesquisas e entrevistas.

Produtor de rádioPercentual de pais que não entendemComo explicar: você supervisiona e coordena um programade rádio escolhendo a música, os convidados que irão partici-par e organizando as chamadas de telefone dos ouvintes.

Gerente de relações públicasPercentual de pais que não entendem:Como explicar: você faz seus clientes terem uma boa ima-gem, coordenando entrevistas e fornecendo informações so-bre eles na mídia.

Gerente de esportesPercentual de pais que não entendemComo explicar: você gerencia técnicos e atletas, supervisionaas táticas adotadas e toma decisões durante os jogos.

Banqueiro de investimentoPercentual de pais que não entendemComo explicar: você une pessoas que têm dinheiro com asque precisam dele, ajudando as empresas a emitir títulos e acomprar outras companhias.

43%

50%

51%

52%

43%

Page 11: Jornal do Santa Quitéria

Outubro 2014 11

Page 12: Jornal do Santa Quitéria

Outubro 201412

Passo #1: a luta. No início, ninguémsabe o que você está fazendo, ou por-que eles precisam do que você faz.

Eles não têm conhecimento e sãodesconfiados demais. Às vezes, a lutanunca termina, outras vezes a história étão atraente e o valor criado para a de-manda pode passar rapidamente.

Mas a luta está sempre lá.Passo #2: a servidão. Ao passo que

a sua empresa vai tendo tração, ela temuma escolha.

Ela pode se mover para o modo deservo, deleitando-se e conectando-se comclientes, superando expectativas e reali-zando o que parecer ser um milagre.

Ou pode ter lucros, assim que puder.A primeira ação leva à escala. A abor-dagem de curto prazo, que geralmenteresulta em mais luta.

Passo #3: a valentia. Ao passo emque uma organização ganha poder e estásob pressão para aumentar os lucros eparticipações de mercado, ela aumen-tará a capacidade de fazer com que os

clientes e parceiros mudem sua estraté-gia.

Agora, quem dá as regras é a em-presa, pensam alguns empreendedores.

Passo #4: utilidade. Nenhuma em-presa permanece no modo de valentiasempre. O passo após essa fase é a uti-lidade, a organização que serve uma fun-ção, dá lucro.

O segredo dos 4 passos é descobrircomo viver a vida no palco da servidão,para criar uma organização que não setorne um refúgio burocrático, ou uma lutaapenas para a riqueza.

Você lamenta suas perdas, ou co-memora suas vitórias? Aqui está comovocê deve usar o autoconhecimentopara superar desafios

Aprenda a medir o seu desempe-nho com o autoconhecimento. Paraisso, faça 2 listas de acompanhamentode desempenho. Uma lista destaca osgolpes de sorte, as suas vantagens, obom feedback, sua rede de networkingconfiável.

Use também nessa lista, o fato so-bre ter nascido no momento certo e nolugar certo, sua saúde, sua liberdade esua vida. Junte-se a isso sua educa-ção, seu conhecimento de mercado etudo que você vem aprendendo ao lon-go do tempo.

Agora, prepare-se para a outra lis-ta. A outra lista é o outro lado. Ele con-tém os obstáculos que você precisa li-dar diariamente, os defeitos e os seusproblemas, as críticas à sua obra e etc.

É uma lista que mostra o que estáerrado, as pessoas que têm mais “sor-te” do que você, e os momentos em

que você se sente incompreendido. Acoisa, é que em cada etapa, durantetodas as crises, em todos os momen-tos de dúvida, você sempre tem umaescolha. Você pode ler e reler as 2 lis-tas, e escolher de que lado quer ficar.

A escolha é sua. Conheça a si mes-mo. Conheça suas limitações e seuspontos fortes. Os desafios sempre irãoexistir. Use a lista para ver onde vocêchegou, e a outra, para saber o quefalta. Leia os fatos – contra e a seufavor – e decida como proceder.

A escolha é sua. O seu comporta-mento precisa ser sua fonte de conhe-cimento.

44444passos do crescimento

Enquanto buscam o crescimento, as

empresas passam por fases distintas. Aqui

estão elas, e como você deve reagir a isso

Como enfrentarseus desafios

Estes dois artigos foram adaptado do original, “Make two lists”, do blog do Seth Godin.

Page 13: Jornal do Santa Quitéria

Outubro 2014 13

A cantora Celine Dion, décima quar-ta filha de uma família canadense, apóso grande sucesso com a canção temado filme Titanic, tomou algumas deci-sões.

A mais importante: ser mãe. Casa-da, desde 1994, com seu empresário,decidiu que era hora de ficar mais per-to de casa. Há três anos seu maridorecebera diagnóstico de câncer. Elaoptou igualmente, por se dedicar a ele.

Foram dois anos de folga dos pal-cos, dos shows, da vida artística. Tor-nou-se mãe e, para não ficar distantedo filho, optou por negociar um contra-to que a mantivesse perto do lar.

Mudou-se para Las Vegas, saindosomente para os shows noturnos.

Disse ela: Meu filho é a priorida-de. Todos os anos são importantes,mas os primeiros na vida da criançasão fundamentais.

Não me importa que ele seja li-xeiro, bombeiro, guitarrista, advoga-do, dentista, pai. Só quero que sejauma boa pessoa. Que seja genero-so, responsável e tenha a mente aber-ta.

Às vezes, a pessoa não é ninguémna vida. Não tem dinheiro, nem su-cesso, nem beleza, mas tem boas in-tenções e um bom coração. Devería-mos prestar mais atenção a pessoasassim.

De onde é que lhe vêm esses valo-res? Celine diz que tem certeza de queisso se deve à sua criação numa famí-lia sem dinheiro. Embora seus pais sótivessem o bastante para colocar co-mida na mesa, a porta estava sempreaberta para quem batesse.

Os quatorze filhos foram educadosna base do amor. Eles me deram se-gurança, diz a cantora. O que querque aconteça, quando temos essa

O inestimávelvalor da família

base de amor, essa certeza de podercontar com pais e irmãos,sabemosque sempre existe alguém para nosapoiar. Com uma família grande, seique vou ter muita gente por perto.Minha maior riqueza é a família, aspessoas que me cercam, o amor e oapoio que me dão.

A voz, continua ela, é só algomais. Se ela não tivesse voz para can-tar e fazer sucesso, seria feliz sendomãe ou trabalhando numa loja. Sua ver-dadeira felicidade, confessa, são suasraízes e seus valores.

E, conclui, falando a respeito dafamília: Se Deus quiser, ficaremosjuntos o maior tempo possível. So-mos afortunados por viver cada dia.Devemos agradecer e dar valor aoque temos. Quando a morte nos vierseparar, acharemos força para en-frentá-la. Assim é a vida. Ela não nosfoi dada, mas emprestada.

*   *   *Os mensageiros espirituais nos en-

sinam que os Espíritos dos pais exer-cem grande influência sobre os Espíri-tos dos seus filhos.

Eles têm por missão desenvolver es-ses Espíritos pela educação, pois quetêm que contribuir para o progressodeles.

Também nos ensinam que os anosprimeiros da infância são de grande im-portância pois se constituem na basepara a nova vida que iniciam.

Por isso, a família é tão importante.Nada substituirá, no mundo, o carinho,os cuidados e os valores que os paistransmitem aos seus filhos.

Valores que transcendem o tempo,o espaço, a vida terrena, pois transmi-gram de uma para outra etapa reen-carnatória, como herança pessoal ina-lienável.

Redação do Momento Espírita, com base no artigo Ela voltou, de SeleçõesReader’s Digest, de novembro/2002 e no item 208, de O livro dos Espíritos,de Allan Kardec, ed. FEB.

Pensão alimenícia é a quantia fixa-da pelo juiz para manutenção dos fi-lhos. O dever de pagar a pensão ali-mentícia é da família, ou seja, dos pais(pai e da mãe), em primeiro lugar, masna ausência de um deles pode ser aten-dida por outro parente mais próximocomo avós ou tios.

Vale a lembrança de que a respon-sabilidade pela criação e sustento dosfilhos é de ambos os genitores (CF/88, art. 229), pelo que, em regra, asdespesas dos filhos devem ser ratea-das entre pai e mãe, não podendo re-cair somente sobre os ombros de umdeles.

Quanto ao valor da pensão alimen-tícia, a pergunta é quase sempre amesma: O valor não é trinta por cento(30%) dos rendimentos? Não,senhor(a)!

Não existe uma regra pré-estabe-lecida para arbitramento no percentu-al de trinta por cento (30%) da pessoaobrigada ao pagamento. O parâmetrolegal para a quantificação dos alimen-tos tem sido a obediência ao chamadobinômio necessidade x possibilidade.Ou seja, os alimentos devem ser fixa-dos de forma que atendam às necessi-dades daquele que os reclama, masque, ao mesmo tempo, estejam dentrodas possibilidades financeiras daqueleque irá suportá-los.

Essa regra do §1.º do art. 1694 doCódigo Civil vigente: “§1.º – Os ali-mentos devem ser fixados na propor-ção das necessidades do reclamante edos recursos da pessoa obrigada”.

Ademais, mesmo tendo sido deter-minada por decisão judicial, é possívelpedir a revisão da pensão, a qualquermomento, caso aconteça alguma mo-dificação na situação financeira dequem paga a pensão, ou mesmo dequem está com a guarda da criança.Podem ser considerados diversos mo-tivos, tais como: desemprego ou mu-danças de emprego, promoção a car-go superior, novo casamento e até onascimento de um filho no relaciona-

Pensão alimentícia dos filhosmento vigente.

Importantíssimo saber, que o paga-mento ou não pagamento da pensão ali-mentícia em nada interfere nas visitase no relacionamento do pai/mãe coma criança.

Sobre o tempo em que a pensão ali-mentícia acontece, normalmente atéque a criança atinja à maioridade, nocaso do Brasil, complete 18 anos. Maso pagamento pode continuar, caso sejacomprovado que o filho ainda tem anecessidade de ser sustentado pelospais como, por exemplo, se ainda esti-ver estudando.

A falta do pagamento da pensão ali-mentícia pode levar aquele que nãopaga à cadeia. Prisão por falta de pa-gamento de pensão alimentícia é a úni-ca prisão civil que se tem no País, ouseja, quem decreta não é o juiz crimi-nal e sim um juiz da vara civil.

Para cobrar a pensão atrasada ésempre necessário um advogado oudefensor público que ingressará compedido de Execução de Alimentos, queé uma ação judicial que possibilita co-brar a pensão alimentícia em atrasodaquele que está obrigado a pagá-la,em virtude de sentença judicial ouacordo homologado – podendo terseus bens penhorados e vendidos parapagamento, sendo que a execuçãopode ser feita com apenas um mêsde atraso.

Após o atraso de três meses deprestação da pensão alimentícia, apessoa devedora será chamada pelajustiça, e caso não pague ou deixede justificar a razão de não poderpagar, poderá ter sua prisão civil de-cretada.

Por fim, após a prisão ser feita, aliberação acontece somente após o pa-gamento da pensão que estava ematraso. Em casos de não pagamento,o devedor será liberado após o decur-so de prazo estabelecido para a pri-são, cujo prazo varia de um a três me-ses, no entanto, continuará devendo asprestações atrasadas.

Kamila Rayana de Lima Pazetto - OAB/PR 71227

Page 14: Jornal do Santa Quitéria

Outubro 201414

1 - Numa tigela, coloque 1 lata de creme de leite com soro,2 ¼ xícaras (chá) de farinha de trigo, sal a gosto e misturebem até formar uma massa homogênea. Coloque a massa numasuperfície lisa e enfarinhada e amasse bem com as mãos. En-role num filme plástico e leve para gelar por 30 minutos.

2 - Transfira a massa (feita acima) para uma superfície lisae enfarinhada. Com um rolo, abra a massa bem fina e cortediscos (7 cm de diâmetro). Coloque uma porção de recheiosobre cada disco de massa, dobre ao meio em meia lua e fe-che apertando as bordas com um garfo. Frite os pastéis emóleo quente até dourar. Retire e escorra em papel absorvente.Sirva em seguida.

Ingredientes1 lata de creme de leite com soro (300 g)2 ¼ xícaras (chá) de farinha de trigo (320 g)sal a gostorecheio a gosto

INGREDIENTES

MODO DE FAZER

Massa Prática de Pastel

F I LM EF I LM EF I LM EF I LM EF I LM E

Não recomendado paramenores de 16 anos Cinebiografia do cantor TimMaia, baseada no livro “ValeTudo - O Som e a Fúria deTim Maia”. O filme percor-re cinquenta anos na vidado artista, desde a sua in-fância no Rio de Janeiro atéa sua morte, aos 55 anos deidade, incluindo a passagempelos Estados Unidos, ondeo cantor descobre novos es-tilos musicais e é preso porroubo e posse de drogas.

Tim Maia

Elenco:Babu Santana: Tim Maia adulto - Robson Nunes: Tim Maia(jovem) - Alinne Moraes: Janaína - Cauã Reymond: Fábio -Lala Zaid: Susi - Nando Cunha: Manuel Jacinto - GeorgeSauma: Roberto Carlos - Luis Lobianco: Carlos Imperial.

ÁRIES - Assuntos que andavamamarrados fluem livremente, fica

mais fácil cumprir o que foi combinado.Com Marte em Capricórnio, é tempode consolidar suas metas, pensar em ma-neiras de colocar suas ideias em práticae dar andamento ao que já tinha sidoplanejado. A Lua segue em Peixes, valedar espaço para tudo o que traz inspira-ção também.

TOURO - Continue aberto paraouvir opiniões, avaliar ideias e in-

corporar o recurso dos outros. Sócios,clientes, investidores e colaboradorescontinuam em primeiro plano. Sol eVênus seguem no signo oposto, em har-monia com Plutão: bom período paracultivar a clareza de propósitos, inves-tir em parcerias consistentes e duradou-ras.

GEMEOS - Período benéfico noplano comercial, intelectual e em

qualquer trâmite que realizar. Mercúriosorri para Júpiter, que expande os pro-cessos mentais. O Sol sorri para Plutão,favorecendo percepções profundas. Pe-ríodo favorável para estudar, investi-gar, pesquisar, descobrir, aprofundar-see desvendar mistérios.

CÂNCER - O clima é de entendi-mento, empatia e compaixão. A

Lua segue em Peixes e sorri para Vênus,garantindo inspiração e relações praze-rosas. Período propício para cultivar aharmonia nos relacionamentos, princi-palmente com o sexo oposto.

LEÃO - Você pode entender me-lhor suas emoções e lidar com as-

suntos de cunho mais profundo. O Solsorri para Plutão, a Lua sorri para Vê-nus, Mercúrio sorri para Júpiter. A com-preensão está em evidência, sua almaquer entrar em acordo com a vida, con-sigo mesma e com o mundo.

VIRGEM - Está mais fácil culti-var pensamentos positivos, tomar

decisões e iniciativas. Mercúrio conti-nua em harmonia com Júpiter: aprovei-te para esclarecer o que estava confuso,ler, pesquisar e atualizar notícias. En-quanto isso, a Lua segue em Peixes esorri para Vênus.

LIBRA - Dialogar, negociar, apro-fundar conhecimentos e os víncu-

los de afeto: essas são as premissas doperíodo. Sol, Lua, Vênus e Plutão indi-cam que está disposto a ir fundo emqualquer questão. Bom dia, também, parabuscar inspiração em tudo o que eleva aalma, já que a Lua segue em Peixes.

ESCORPIÃO - Tudo se encami-nha com fluidez. Hoje a Lua se

harmoniza com Sol, Vênus e Plutão, fa-vorecendo a inspiração, a fé, o contatocom as pessoas queridas, o prazer, asligações e as conversas profundas. Bomperíodo, também, para se encontrar comvelhos amigos, reconciliar-se com quemestava afastado e resgatar laços de ami-zade.

SAGITÁRIO - O período de fi-nalizações continua. Mercúrio

continua em harmonia com Júpiter, in-dicando dias agradáveis, com mais cla-reza e fluidez nos intercâmbios. Mesmoassim, vale reservar, também, momen-tos para ficar sozinho a fim de ler, pen-sar na vida.

CAPRICÓRNIO - Caminho li-vre para se mover com maior po-

der de ação e decisão. Você pode agoraconseguir uma boa administração do tem-po e mais objetividade nas trocas de in-formações importantes. Sol e Vênus se-guem em harmonia com Plutão, que estáem seu signo: cresce sua criatividade.

AQUÁRIO - Este é um períodode compreensões importantes eresoluções rápidas. Aproveite para

conversar, alinhar interesses, estabele-cer metas e prioridades. Conte com boasoportunidades para expandir seus recur-sos. Lua e Vênus indicam um domingobom para estar com pessoas queridas!

PEIXES - Eis um belo período paracultivar entusiasmo e formatar

seus sonhos. A Lua segue em seu signo ecombina forças com Sol, Vênus e Plu-tão. Você pode analisar, investigar, des-cobrir e perceber o que estava confusoou escondido. Pode, também, canalizara criatividade de forma mais prática,profissional e produtiva.

Page 15: Jornal do Santa Quitéria

Outubro 2014 15

Apesar de ter sua origem em momentos de fes-ta e de bagunça, essa não é a realidade atual dogrupo. A estrutura utilizada em shows conta comgrande aparato tecnológico. Além disso, os ensai-os, as gravações, as produções e as apresentaçõessão todos levados muito a sério, apesar do clima dedescontração. Quem pensa que pagode é brinca-deira, não conhece o empenho do Sorriso.Onde: Curitiba Master HallQuando: 29/11/2014, às 21h (abertura dos portões)Rua Itajubá, 143, Portão, CuritibaTelefone: (41) 3315-0808Classificação: 16 Anos

Sorriso Maroto

1) Notícia da semana: Suzane vonRichthofen se casa na prisão e a in-ternet enlouquece.

2) Hemingwrite: uma máquina deescrever moderna em que você podemandar o seu texto direto pra nuvem

3) Viu essa? CEO da Apple, Tim Cook saiu do armário e seassumiu gay

4) A genial campanha da Netflix usando gifs

5) Livre, leve e solta? Mulher corre nuapor parque no Rio Grande do Sul e é de-tida

6) Filmow mostra a verdade dos filmeslegendados e dublados

7) Noivos colocam GoPro acoplada auma garrafa de uísque no casamento. Olha o resultado:

8) Cidade do interior celebra Natal em Outubro para alegrarmenino com câncer terminal, que acabou morrendo dias depois :(

9) Quem é o vovô turco dançarino de techno que viralizou naweb essa semana:

10) Como é andar por 10 horas em Nova York…sendo uma mu-lher!

11) E o Funny or Die fez a sua versão: como é andar 10 horasem Nova York sendo um homem

12) O papa é pop mesmo! Papa garante que teoria do Big Bangnão contradiz lei do cristianismo

13) Galinha Pintadinha inflável congestionou trânsito de São Paulonesta semana…WTF?

14) O sempre inovador “Ok Go” lançou um clipe bem interes-sante nessa semana.

15) Vídeo do BuzzFeed mostra as diferenças das fotos do Insta-gram e da vida real

16) Baixo nível de água no Sistema Cantareira preocupa MissesBumbum

18) Infográfico: os sete mitos das eleições

19) Concorda? Etiqueta da marca Reserva gerapolêmica e é acusada de machista

20) Nova webcelebridade brasileira: o cantor dometrô

21) A bordo de uma bike, amigos vendem geladinho gourmet

22) Quê? Polícia invade bingo e Claudete Troiano se enrola emtoalha para não ser reconhecida, diz jornal

23) E na semana também teve muito Rodrigo Constantino natimeline

24) As inscrições para o “Are You The One Brasil, da MTV, jáestão abertas

25) 20 ferramentas e recursos grátis pro seu projeto

As 25 coisas que você deveria tervisto na internet nos últimos dias

A prefeitura de Lapa abriuconcurso para preencher 106postos imediatos e para formarcadastro reserva. A seleção épara profissionais de todos osníveis de escolaridade em di-versas áreas. Há vagas parapessoas com ensino funda-mental que oferecem salários

Oportunidade

de R$ 724 a R$ 836,74. Asposições para pessoas comensino médio oferecem de R$743,74 a R$ 1.697,37. Profis-sionais formados no ensinosuperior podem se inscreveraos empregos de advogado,arquiteto urbanista, assistentesocial, médico clínico geral,

entre outros. Os vencimentoschegam a R$ 7.437,67.

As inscrições vão até dia13 de novembro no site doInstituto Saber(www.saber.srv.br). As taxasvão de R$ 40 a R$ 80. A pro-va objetiva será aplicada em30 de novembro.

A loira viajaria para o Rio deJaneiro no final de semana.Antes de partir um amigo dáuma recomendação:- Tome cuidado, no Rio de Ja-neiro faz 50 graus na sombra.A loira agradeceu o conselho,mas um mês depois retornoumais bronzeada que um car-vão.Ao encontrar o amigo, ele logoquestiona:- Eu não te avisei pra você to-mar cuidado?E a loira responde:- Pois é, você disse que lá fazia

Cotolengo

TERMINAL FAZENDINHA DIA ÚTIL

05:28 05:52 06:16 06:40 07:04 07:3107:58 08:25 08:52 09:31 10:10 10:4911:31 12:12 12:38 13:04 13:46 14:2815:10 15:52 16:34 17:16 17:40 18:0318:39 19:03 19:27 20:08 20:50 21:3222:13 22:54 23:35.

PRACA RUI BARBOSADIA ÚTIL

06:07 06:31 06:55 07:22 07:49 08:1608:49 09:32 10:11 10:50 11:29 11:5612:23 12:50 13:17 13:44 14:26 15:0815:50 16:32 16:55 17:18 17:43 18:0818:33 18:58 19:23 19:48 20:13 20:5321:33 22:13 22:53 23:33 00:13

UNIANDRADEDIA ÚTIL

05:55 22:10

50 graus na sombra, então euandava sempre pelo lado do sol!Sogra que trata o genro comoum DeusUm amigo perguntou ao outro:- E aí, José? Você se dá bemcom sua sogra?Ao que o outro respondeu:- Olha... ela me trata como umDeus!- Caramba! É a primeira vezque eu escuto alguém falar bemda sogra. Ela te trata como umDeus, mesmo?- Ô!!! Ela sabe que eu existo,mas não pode me ver!!!

Piadas de Loiras

Page 16: Jornal do Santa Quitéria

Outubro 201416