jornal do Ônibus de curitiba - edição 26/11/2014

16
A n o t í c i a n o p o n t o . D E C U R I T I B A Curitiba, Quarta-feira, 26 de Novembro de 2014 Número 2.093 | Diretor Renato Barroso (Página 5) Lava Jato Policial Prisões preventivas não têm relação com delação Tiroteio em Colombo termina com dois feridos (Página 4) (Página 15) Banda B /jornaldoonibusdecuritiba jornaldoonibusdecuritiba.com.br grupor3a.com Social Pesquisa Aumenta a exploração sexual infantil nas estradas Curitiba é a terceira capital com melhor IDH (Página 11) (Página 16) A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) tem o terceiro maior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) na comparação com 16 regiões metropolitanas brasileiras. Cotidiano Gás de cozinha tem aumento de vendas (Página 10) Divulgação A Prefeitura lançou a campanha “Busão sem abuso”, contra o abuso sexual no transporte coletivo. A campanha vai orientar as mulheres a denunciar essas situações. Os casos devem ser denunciados nos fones 153, da Guarda Municipal, ou pelo 190, da Polícia Militar. . (Página 7) Não ao assédio Divulgação Divulgação

Upload: editora-correio-paranaense

Post on 06-Apr-2016

217 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 26/11/2014

A n o t í c i a n o p o n t o .

D E C U R I T I B A

Curitiba, Quarta-feira, 26 de Novembro de 2014 Número 2.093 | Diretor Renato Barroso

(Página 5)

Lava JatoPolicial

Prisões preventivas não têm relaçãocom delação

Tiroteio em Colombo termina com dois feridos

(Página 4)(Página 15)

Ban

da B

/jornaldoonibusdecuritibajornaldoonibusdecuritiba.com.br

grupor3a.com

SocialPesquisa

Aumenta a exploração sexual infantil nas estradas

Curitiba é a terceiracapital com melhor IDH

(Página 11)(Página 16)

A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) tem o terceiro maior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) na comparação com 16 regiões metropolitanas brasileiras.

Cotidiano

Gás de cozinha tem aumentode vendas

(Página 10)

Divulgação

A Prefeitura lançou a campanha “Busão sem abuso”, contra o abuso sexual no transporte coletivo. A campanha vai orientar as mulheres a denunciar essas situações. Os casos devem ser denunciados nos fones 153, da Guarda Municipal, ou pelo 190, da Polícia Militar. . (Página 7)

Não ao assédioDivulgação

Divu

lgação

Page 2: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 26/11/2014

O número de crianças vítimas de tráfico de pes-soas aumentou 5% no pe-ríodo de 2010 a 2012, em relação ao período de 2007 a 2010, segundo o Relató-rio Global 2014 sobre Trá-fico de Pessoas, divulgado nesta segunda-feira (24), em Viena, pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime. De acordo com o documento, os nú-meros mais recentes mos-tram que uma em cada grupo de três pessoas víti-mas de tráfico tem menos de 18 anos.

Dentre as crianças, as meninas representam a maior parte, são duas em cada três crianças vitimadas. O re-latório mostra também que não apenas c r i a n ç a s , mas tam-bém adul-tas, as mu-lheres são as mais assediadas pelo tráfico. Tanto que, consideradas todas as idades, elas equivalem a 70% das vítimas.

Quando se trata dos responsáveis pelo crime, a maioria é homem, 72%

dos traficantes c o n d e n a d o s .

O relatório mostra ain-da que em a l g u m a s r e g i õ e s – como a

África e o Oriente Mé-

dio – o tráfi-co de crianças é

uma grande preocupa-ção, já que elas represen-tam 62% das vítimas. n

EDITORIAL

Além da imaginação

Quina

Mega Sena

Timemania

Lotofácil

Fique LigadoQuarta-feira, 26 de Novembro de 20142 grupor3a.com

- Aneel aprova redução de preço da energia negociada no mercado à vista.

- Atlas mostra progresso na redução das desigualdades. - Sindicalistas e governo discutem propostas para manter emprego em tempo de crise.

- Locais vulneráveis à exploração sexual infantil nas estradas aumentam, diz PRF.

- OCDE reduz previsão de crescimento da economia brasileira.

- Inadimplência das empresas tem alta de 4,4% em outubro.

Imagem do Mundo

Homem dá banho em elefante durante uma cerimônia de despedida na casa de seu proprietário em Phnom Penh, no Camboja. O elefante foi abençoado por monges enquanto se preparava para a aposentadoria

Tang Chhi/AFP

Fonte: Simepar

Fonte: Paulinas

TEMPO

SANTO DO DIA

LOTERIAS

17º mín

26ºmáx

n Manhã

n Tarde

n Noite

Parcialmente nublado com chuvas e

trovoadas isoladas

Pancadas de chuva isoladas

Pancadas de chuva isoladas

Tiago Alberione

A cura milagrosa atribuída ao padre Tiago Alberione, que o conduziu à beatifica-ção, salvou Maria Librada Gonzáles Rodriguez, uma mexicana de Guadalajara. Em 1989, ela foi internada por causa de uma insufici-ência respiratória provoca-da por uma tromboembolia pulmonar, com muitas crises. Pedindo a Deus a cura por intercessão de padre Alberione, doze dias depois teve alta. A cura foi reconhecida pela Con-gregação das Causas dos Santos, após a declaração da comissão médica que considerava a recuperação de Maria rápida, completa, duradoura e não-explicável à luz da ciência.

As seguidas eleições no Brasil fizeram com que

uma parte dos políticos considerasse que mostrar serviço é algo parecido com estatística, ou seja, apresen-tar um grande número de projetos para ter o que dizer aos eleitores durante a cam-panha. No entanto, a maior parte destas proposições é inviável, outra parte incons-titucional, outras tantas bei-ram à bizarrice e algumas poucas são realmente úteis.

Vereadores de Curitiba, nas últimas semanas, abri-ram a “caixa de ferramen-tas” para tentar resolver os problemas da cidade na marra. Um vereador pro-

pôs o ônibus exclusivo para mulheres, mesmo contra a vontade das entidades que defendem as mulheres e ainda representaria um cus-to adicional ao transporte coletivo da cidade, que já é tema de dor de cabeça para a Prefeitura.

Agora, fala-se em faixa exclusiva para carros com mais de três ocupantes, como se a cidade tivesse vias disponíveis suficientes para isso. Curitiba cresceu muito em uma área geográ-fica pequena e a questão do trânsito passa obviamente pelo transporte coletivo ou formas alternativas de lo-comoção. n

Concurso nº 3647

Concurso nº 1655

Concurso nº 655 - SÃO PAULO/SP

Concurso nº 1136

09-24-35-63-79

07-24-28-46-53-56

23-40-48-53-62-65-78

01-02-05-06-07-09-10 11-15-17-18-19-21-22 24

SOBE

DESCE

ACONTECEU26 de NOVEMBRO

A passagem do furacão Nina pelas Filipinas deixa 380 mortos.

O príncipe regente D. João decide-se pela transferência da corte para o Brasil.

1987

1807

MUNDO

Aumenta o número de crianças vítimas do tráfico, diz ONU

xx

Frase do dia

Frase do dia

Crescendo com Sabedoriapara jovens leitores

por Anabela SabinoEditora Boa Nova

Para Jovens Leitores

24Deus presta

socorro através das pessoas.

Você pode ser a pessoa mais próxima de alguém que está precisando de ajuda.

Tenha sempre uma palavra amiga e uma boa atitude.

Colabore com Deus e sentir-se-á bem melhor.

Editora Jornal do Ônibus

Editora Jornal do Ônibus Ltda. | CNPJ 11.255.258/0001-55 | Editor chefe: Renato Barroso (reg. 940/MTB/PR) Redação | Administração | Rua Fagundes Varela, 2106 | 82520-040 | Curitiba | PR | Fone|Fax (41) 3263 2002Circulação de Segunda a Sexta-feira.

COMERCIAL (41) 3263 2002

Page 3: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 26/11/2014

Política Quarta-feira, 26 de Novembro de 2014 3grupor3a.com

Vantagens na CâmaraA exemplo do que já acontece no Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas, os servidores da Câmara Municipal de Curitiba podem passar a receber em breve um adicional a título de au-xílio-saúde. A proposta – da direção da Casa – foi lida em plenário e deve ser votada até o final do ano. O pro-jeto prevê que os funcionários do Legislativo da Capital terão direito ao ressarcimento de despesas com plano de saúde no valor de até R$ 350,00 por mês.

Novo ministroDe acordo com informações da edição de hoje da Fo-lha de S. Paulo, Ricardo Berzoini, atual ministro das Relações Institucionais, é o preferido da direção petis-ta para substituir Paulo Bernardo no comando do Mi-nistério das Comunicações. Para o PT, Berzoini seria o nome ideal para comandar a regulamentação da mídia.

Minuto de famaO deputado Valdir Rossoni (PSDB), presidente da As-sembleia Legislativa, disse, pouco antes da sessão da Casa, que o PSOL teve seu minuto do de fama. O parti-do protocolou um pedido contra o tucano após o caso envolvendo os seguranças da Alep e militantes de par-tidos políticos de oposição no último dia 4.

Prorrogação de cargosOs deputados aprovaram na sessão plenária desta terça-feira (25), na Assembleia Legislativa, a prorro-gação, por mais dois anos, dos cargos de confiança e das funções gratificadas de todas as simbologias existentes nas estruturas das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES). A proposta, apresentada pelo Poder Executivo, passou em primeiro turno de vota-ções, e retorna à pauta na quarta-feira (26), quando será submetida a segunda discussão.

Notas políticas

Jorge Samek pode deixar a direção geral de Itaipu, conforme o seu próprio pedi-do. Contra a vontade de Lula. Em 12 anos à frente de Itaipu, ne-nhuma turbulência, nenhum desvio, ne-nhuma suspeição. E uma habilidade extra-ordinária para lidar com os paraguaios.

Há uma fila de pretendentes. Vários integrantes do pró-prio PT já colocaram seus nomes nos bas-tidores como candi-datos a substituir Sa-mek. O ex-deputado paranaense demons-trou compatibilida-de com o cargo, por ser da região de Foz do Iguaçu. n

Samek deve deixar comando da Itaipu

Samek pode deixar Itaipu depois de 12 anos

Divulgação

Traiano fala em Richa como “magistrado” na eleição Líder do governo disputa a presidência da Assembleia com Ratinho

O líder do go-verno no Le-gislativo, depu-

tado estadual Ademar Traiano (PSDB), voltou a garantir que preten-de “preservar o gover-nador” da disputa pela Presidência da Assem-bleia com Ratinho Jú-nior (PSC), que também é aliado de Richa. Mas reafirmou que ele pode agir como “magistrado” caso não haja um acor-do entre os dois grupos.

O tucano negou, tam-bém, que tenha ofereci-do ao deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) o cargo de líder da futura bancada do go-verno na Assembleia, em troca do apoio dos pee-medebistas. “O cargo de

Traiano disse pretende preservar o governador

ANPr

Destaques Executivo

CCJ aprova homenagens a Sergio Moro e ao Papa

Richa deve anunciar novo secretariadoem dezembro

A Comissão de Cons-tituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legis-lativa do Paraná (Alep) aprovou nesta terça-feira (25) projetos que homenageiam o juiz federal Sergio Moro e o Papa Francisco. A vo-tação das homenagens foi marcada por dis-cussões entre os depu-tados que fazem parte da comissão sobre a ausência de consulta aos homenageados por parte dos autores das propostas.

O primeiro projeto a ser apreciado foi o que pretende conceder título de cidadão benemérito do Paraná ao juiz Sergio Moro, responsável pela tramitação na Justiça Federal dos processos oriundos da Operação Lava Jato. A proposta de autoria do deputado es-tadual Plauto Miró (DEM) teve parecer favorável do relator, o qual foi acompa-nhado pelos demais com-ponentes da comissão, à exceção de Luiz Claudio Romanelli (PMDB). n

O governa-dor Beto Richa (PSDB) deverá

anunciar o novo se-cretariado somente na segunda metade de dezembro. Até lá muita articulação e pressão nos bastidores, prin-cipalmente dos su-plentes que anseiam assumir cadeiras na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.

O deputado federal eleito Valdir Rossoni (PSDB) e o deputado federal reeleito Fer-nando Francischini (SD), muito provavel-mente serão escalados para as secretarias da Casa Civil e Seguran-ça, respectivamente, para abrir vagas aos suplentes Osmar Ber-toldi (DEM) e Reinold Stephanes (PSD). n

Reprodução

ANPr

Moro pode ser cidadão honorário do Paraná

Richa ainda não deu pistas sobre sua nova equipe

líder é da confiança pes-soal do governador”, afir-mou, dizendo que a oferta

ao PMDB inclui apenas o comando da 1ª vice-pre-sidência e da 2ª secretaria

da Casa – que já é o atual espaço do partido na atual Mesa Executiva. n

Editora Jornal do Ônibus

Page 4: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 26/11/2014

GeralQuarta-feira, 26 de Novembro de 20144 grupor3a.com

Hipótese foi levantada por advogados de executivos presos na Operação Lava Jato

O juiz federal Sérgio Moro, res-ponsável pelas

investigações da Opera-ção Lava Jato, negou nesta terça-feira que tenha de-terminado a manutenção da prisão de investigados para forçá-los a fazer acor-dos de delação premiada. A hipótese foi levantada por advogados de executi-vos presos pela PF.

Em despacho proto-colar no processo, Moro afirmou que as prisões dos investigados foram devi-damente fundamentadas. “Se, após a prisão, o inves-tigado decidir colaborar, ou não, com a investiga-

O vice-presi-dente da En-gevix, Gerson

Almada, preso pela PF na Operação Lava Jato, deverá ter R$ 4 milhões desbloqueados de suas contas bancárias. Em despacho divulgado nesta terça-feira, o juiz federal Sérgio Moro afirmou que mais de R$ 20 milhões do exe-cutivo foram transferi-dos para uma conta da Justiça Federal, e por isso vai liberar o exces-

ção, trata-se de escolha voluntária dele, que não guarda relação necessária com a manutenção ou re-vogação da preventiva, o que será decidido à parte”, disse Sérgio Moro.

Moro: “Se o investigado decidir colaborar, trata-se de escolha voluntária”

Divulgação

Moro afirmou

que as prisões

dos investigados

foram

devidamente

fundamentadas

O ministro da Secreta-ria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, afir-mou nesta terça-feira que a presidente Dilma Rous-seff destinou mais re-cursos para os pobres do que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Há quatro anos à frente da Secretaria-Geral, Carva-lho não deverá continuar na pasta no ano que vem.

“Essa mulher (Dilma) tem duas coisas que são

fundamentais: o rigor ético com que ela se comporta contra qual-quer forma de corrupção e desvio e o amor que ela tem aos pobres. Saibam vocês que a Dilma botou no orçamento federal mais dinheiro que o Lula tinha colocado para os pobres, para os excluí-dos. E ela vai continuar a fazer isso, não tenham receio”, disse Gilberto Carvalho.

Dilma ajudou pobres mais do que Lula, diz ministro

Juiz nega que prisões visem garantir delação premiada

Executivo da Engevix pode ter R$ 4 milhões liberados

Divulgação

Gerson Almada segue preso na sede da Polícia Federal em Curitiba

Votação

Projeto que derruba meta fiscal deve ser votado nesta quarta

O presidente do Con-gresso, senador Renan Calheiros (PMDB), disse ontem que o projeto de lei que derruba a meta fiscal do governo será apreciado nesta quarta-feira, em ses-são marcada para ocorrer às 19 horas. A análise do projeto depende da apre-ciação de 38 vetos presi-denciais e quatro projetos de lei que trancam a pauta da Casa.

Nesta terça, a Comis-

são Mista de Orçamento aprovou, em sessão tu-multuada, a proposta que autoriza o Executivo a economizar menos para pagar os juros da dívida pública, que é o chamado superávit primário. O pro-jeto permite ao governo abater da meta fiscal os gastos com o Programa de Aceleração do Crescimen-to (PAC) e as desonerações tributárias concedidas ao longo do ano.

Divulgação

Petrobras aprova cargo de diretor de governançaA Petrobras infor-

mou nesta terça-feira que o seu Conselho de Administração aprovou a instituição do cargo de diretor de governança, risco e conformidade, em meio a denúncias de corrupção envolvendo a estatal. A função do diretor, que será eleito pelo conselho, é “asse-gurar a conformidade processual e mitigar riscos nas atividades da companhia, den-tre eles, os de fraude e corrupção”.

so das demais contas do investigado.

Na semana passada, o juiz determinou que as contas de 16 inves-tigados fossem blo-queadas. Segundo os advogados de Almada, o limite determinado para bloqueio foi de R$ 20 milhões, e como o valor foi alcançado em apenas uma das contas, as outras cin-co, com depósitos que somam R$ 4 milhões, devem ser liberadas.

Renan convocou sessão nesta quarta-feira para votar projeto

Editora Jornal do Ônibus

Page 5: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 26/11/2014

Geral Quarta-feira, 26 de Novembro de 2014 5grupor3a.com

Centrais sindicais defendem medidas alternativas para evitar demissões

Representan-tes das centrais sindicais es-tiveram nesta

terça-feira no Minis-tério da Fazenda para apresentar uma alter-nativa que garanta a proteção ao emprego em tempos de crise. De acordo com Sérgio Luiz Leite, primeiro-secretário-geral da Força Sindical, os tra-balhadores cansaram de discutir o desem-prego e pretendem, a partir de agora, garan-tir o emprego com no-vas alternativas.

“Nós queremos in-verter. Em vez de dis-cutir o desemprego,

Representantes do Governo Federal, do setor privado e de organizações da sociedade civil renovaram nesta terça-feira, até 31 de maio de 2016, a morató-ria da soja. Trata-se de um pacto para que indústria e exportado-res não comprem soja de áreas desflorestadas no bioma Ama-zônia.

A referência para interdição à compra, que eram as áreas des-florestadas depois de julho de 2006, passou a ser as áreas des-florestadas após julho de 2008, seguindo o marco estabelecido pelo novo Código Florestal. An-teriormente, a moratória estava prevista para expirar em 31 de dezembro deste ano.

Agência Brasil

Reprodução

Sindicalistas e governo querem proteger empregos

Centrais sindicais que-rem evitar suspensão de contratos de trabalho e demissões

OCDE reduz previsão de crescimento da economia

O Brasil deverá terminar o ano com crescimento do Pro-duto Interno Bruto (PIB) de 0,3%, de acordo com relató-rio divulgado nes-ta terça-feira pela Organização para a Cooperação e De-senvolvimento Eco-nômico (OCDE). Em maio deste ano, a estimativa de cresci-mento era de 1,8%, e, em novembro do ano passado, de 2,2%.

Segundo o relató-

rio da organização, depois da queda do PIB na primeira me-tade de 2014, a ati-vidade econômica deverá recuperar-se gradualmente. No entanto, o cresci-mento “vai continuar modesto devido às políticas monetária e fiscal mais aperta-das, demanda exter-na fraca, baixos ní-veis de investimento e persistentes garga-los de infraestrutu-ra”, diz a entidade.

Entidade acredita que atividade econômica deve recuperar-se gradualmente

Objetivo é proibir compra de soja plantada em áreas desflorestadas

Reprodução

Divulgação

Moratória da soja é renovada até maio de 2016

Relatório

Transporte aéreo

A demanda pelo transporte aéreo em voos nacio-

nais cresceu 6,4% em outubro, na comparação com o mesmo mês de 2013, segundo a Associa-ção Brasileiras das Em-presas Aéreas (Abear). Os dados levam em conta o número de passageiros

pagantes por quilômetro percorrido, nas empresas Avianca, Azul, TAM e Gol.

No total, essas com-panhias aéreas em-barcaram 7,3 milhões de passageiros no mês passado, um aumen-to de 6,7% em relação a outubro de 2013. A oferta de voos em outu-

bro também apresentou alta, de 2,6%. Para os destinos internacionais, a demanda mostra alta de 3,5%, em outubro, na comparação com outubro de 2013. Foram embarcados 427 mil passageiros, alta de 6,9% sobre o mesmo período do ano passado.

Demanda por voos domésticos cresce 6,4%

Companhias aéreas embarcaram 7,3 milhões de passageiros no mês passado

www.shoppingcidade.netAv. Marechal Floriano Peixoto, 4984 – Hauer

VENHA TIRAR FOTO COM

O PAPAI NOEL

Dia 22/11 das 17h às 21h De 23/11 a 04/12 das 15h às 21h De 05/12 a 22/12 das 15h às 22h Dia 23/12 das 10h às 22h Dia 24/12 das 12h às 18h

nós queremos garantir que o trabalhador per-maneça empregado. Agora, não temos con-cordância de retirar medidas, por exem-

plo, como o abono sa-larial ou outras ques-tões mais que possam ser aventadas”, disse Sérgio Leite. Segun-do ele, é importante discutir medidas que não tirem direitos, mas acrescentem, ao trabalhador, alternati-vas de manutenção do emprego.

Editora Jornal do Ônibus

Page 6: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 26/11/2014

Região MetropolitanaQuarta-feira, 26 de Novembro de 20146 grupor3a.com

Exército

Nesta terça-feira (25) aconteceu a solenidade de troca de cargo de de-legado na 2ª Delegacia de Serviço Militar (Del SM) em São José dos Pi-nhais, onde assumiu o 2º Tenente Taras Lebid. Du-rante a manhã houve o descerramento do retra-to do 1º Tenente Sergio de Assis que deixa o car-go de delegado. Em cada Delegacia do Serviço Mi-litar tem uma parede que homenageia os oficiais que passaram por cada Unidade.

Em um breve discurso o oficial substituído agra-deceu a equipe de servi-dores que trabalharam junto com ele e desejou sucesso ao seu sucessor. “Agradeço primeiramen-te a Deus, minha família e companheiros de tra-balho, deixo este cargo

Na manhã desta segun-da-feira (24), a secretária da Educação e Cultura, Adriana Siqueira e repre-sentantes dos segmentos da Secretaria estiveram em reunião com a chefe do Nú-cleo Regional de Educação Área Metropolitana Norte, Maria Helena Possette. A intenção da reunião de tra-balho foi expor e discutir o novo Plano Municipal de Educação (PME). A Prefei-tura está reformulando o plano, através da orienta-ção do núcleo da educação e com base no Plano Nacio-

nal de Educação (PNE). O plano prevê 20 metas edu-cacionais, com estratégias, para serem executadas com o prazo de dez anos.

O Plano Municipal de Educação prevê atender as necessidades educacionais na cidade, o que vai muito além das possibilidades de oferta educacional direta da Prefeitura. O trabalho pressupõe o envolvimento das três esferas de gestão (Federal, Estadual e Muni-cipal) e de representações dos diversos segmentos da sociedade. n

Agradecer os ser-vidores que tanto contribuíram e

trabalharam pelo mu-nicípio de Colombo. Foi com esse objetivo que na última semana aconte-ceu o 5° Encontro Cultu-ral em Ritmo Natalino. O evento foi uma realização da Colombo Previdência, autarquia da Prefeitu-ra Municipal, que é res-ponsável pela gestão das aposentadorias e pen-

sões dos servidores pú-blicos da cidade.

A festividade aconteceu no Pavilhão de Eventos do Parque da Uva e reuniu 250 idosos, que tiveram a oportunidade de reencon-trar os colegas com quem por tanto tempo trabalha-ram. Os aposentados se divertiram com exercícios de alongamento, danças, show de prêmios e ginca-nas, ministrado pela Tur-ma do Tio Pipoca. n

O prefeito Luiz Carlos Setim prestigiou a mudança de comando

Delegacia de ServiçoMilitar tem novo delegado

com a certeza de dever cumprido e pronto para assumir novos desafios”, declarou o 1º Tenente Sergio de Assis.

Na ocasião da troca de cargo o chefe da 15ª Cir-cunscrição de Serviço Mi-litar, Coronel Genes Luis de Marilac Maluf Mon-

teiro fez menção elogio-sa aos serviços prestados pelo ex-delegado da 2ª Del SM e oficializou a posse do novo delegado. n

O prefeito Setim esteve presente na solenidade da Delegacia de Serviço Militar

Nesta quarta-feira (26) o Ônibus do Hemepar vem até São José dos Pi-nhais para realizar a cole-ta mensal sangue. Como acontece todas as últimas quartas-feiras de cada mês o veículo ficará estaciona-do em frente da Unidade de Saúde Braga, localizado na rua Alcídio Viana, 1047, e a coleta é realizada das 8h às 11h e das 13h às 16h. A vinda do Ônibus para o Município facilita os inte-ressados em doar sangue, não precisando se deslo-car até Curitiba, sede do Hemepar.

De acordo com o Art. 473 da Consolidação das Leis Trabalhistas: “O em-pregado poderá deixar de comparecer ao servi-ço sem prejuízo de salá-

rio, por um dia, em cada 12 meses de trabalho, em caso de doação volun-tária de sangue devida-mente comprovada”.

Já os funcionários públicos civis e federais, sem qualquer prejuí-zo, podem se ausentar do serviço por um dia para doação de sangue, sem limite anual de do-ações (art. 97 da lei nº 8.112/1990). E após três doações anuais é possí-vel pagar meia entrada em cinemas, shows e outros eventos culturais. Agência Transfusional do Hospital e Maternida-de São José lembra que o gesto de uma única doa-ção de sangue pode sal-var a vida de mais de um paciente. n

Divulgação

São José dos Pinhais

Almirante Tamandaré Colombo

Hemepar faz coleta desangue nesta quarta

No dia 24 de novembro é comemorado o Dia do Rio. Em Pinhais, todos os anos são realizadas ativi-dades em alusão à data, com o objetivo de reforçar a importância de cuidar deste bem natural. Como parte da programação, as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Edu-cação, em parceria com o Rotary Club de Pinhais, promoveram o concurso “Rio Fonte de Vida!”.

Durante o segundo se-

mestre deste ano, alunos; professores e educado-res da rede municipal de ensino desenvolveram trabalhos dentro das ca-tegorias desenho; frase; notícia; história em qua-drinhos; poema; texto de opinião; foto dos rios de Pinhais; relato de experi-ência; projeto ambiental. O concurso visou promo-ver a sensibilização e a re-flexão, além de estimular a criatividade em torno da temática abordada. n

A prefeitura de Pinhais promoveu atividadescom estudantes para comemorar a data

A secretária de Educação, AdrianaSiqueira, debateu sobre o novo plano

Os aposentados que participaramtiveram várias atividades ao seu dispor

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Pinhais

Dia do Rio é comemoradopelos estudantes

Plano Municipalda Educação é assunto de reunião

Evento de Natal da prefeitura prestigia aposentados

Divulgação

Editora Jornal do Ônibus

Page 7: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 26/11/2014

Cidade Quarta-feira, 26 de Novembro de 2014 7grupor3a.com

Os pacientes vão ajudar a confeccionar presentes

O Hospital do Idoso Zilda Arns iniciou os prepa-

rativos para o Natal, con-vidando os pacientes a preparar lembranças. “A solidariedade inicia com pacientes internados nes-te momento e que estão sendo convidados a pre-parar lembranças para presentearmos os que es-tarão no hospital na noite

de Natal”, explica o diretor de Práticas Assistenciais, Altair Damas Rossato.

O presente é singelo: um adereço natalino em forma de pinheirinho feito com fitas coloridas e peças de artesanato coladas em um prendedor de roupa. No verso, é colado um ímã para fixação em geladeira ou qualquer outra superfí-cie de aderência. n

As operações conjuntas da Prefeitura de Curitiba e da Copel para retirada de cabeamento aéreo irregu-lar chegam aos bairros de Curitiba nesta quarta (26) e quinta-feira (27), com ações em toda a extensão das ave-nidas Brasília, no Capão Raso, e Vereador Toaldo Tú-lio, no São Braz. Nos dois dias, os trabalhos aconte-cem entre 9h e 11h30 e en-tre 13h30 e 16h30.

A operação na Avenida Brasília – em mais de 20 qua-dras – acontece na quarta, a partir do viaduto da Linha Verde, seguindo o fluxo da via e bloqueando a faixa da esquerda. A ação na Avenida

Pacientes do Hospitaldo Idoso participamde Natal Solidário

Cabos irregulares sãoretirados em outros pontos

SMCS

SMCS

Educação

Segunda fase do vestibular da UFPR será domingo

Divulgação

A primeira fase classificou 14.594 candidatos

A retirada dos cabos jáocorreu no centro da cidade

A campanha estimula passageiros a denunciar abusos

A Prefeitura de Curi-tiba lançou nesta terça-feira (25) –

Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulhe-res – a campanha “Busão sem abuso”, contra o abuso sexual no transporte coleti-vo. Por meio de uma carti-lha, cartazes e da internet,

a campanha vai orientar as mulheres – e também ou-tros passageiros e os tra-balhadores do transporte coletivo – para a identifica-ção de casos de abuso e os caminhos para denunciar essas situações.

Os casos de assédio se-xual no transporte coleti-

vo devem ser denunciados de imediato pelo telefone 153, da Guarda Municipal, ou então pelo 190, da Po-lícia Militar. A Guarda está preparada para, assim que receber a denúncia, desta-car uma viatura para inter-ceptar o ônibus onde o caso ocorreu. n

Os 14.594 classificados para a segunda fase do UFPR (Universidade Fe-

deral do Paraná) realizarão suas provas no domingo (dia 30 de novembro) e na segunda-feira (dia 1º de dezembro). Os candi-datos têm entre 12h30 e 13h30 para entrar nos locais das provas, que começam às 14h.

No dia 30, eles realizarão prova discursiva de Compre-ensão e Produção de Texto, com cinco questões discursi-vas e duração de 4h30. No dia 1º, haverá as provas específicas de Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, Histó-ria, Sociologia e Filosofia. Dos

Iniciativa pretende agilizar as denúncias dentro dos coletivos

SMCS

Telefonia

Prefeitura lança campanha contra abuso no ônibus

14.594 candidatos, 3.201 farão uma prova específica e 6.224 realizarão duas provas especí-

ficas. O tempo de duração de cada prova específica será de 2h30min. n

Toaldo Túlio – em mais de 30 quadras – será na quinta, com início no viaduto sobre a BR 277 e seguindo sentido Santa Felicidade, com bloqueio da faixa da direita da via. n

Horário de coleta de lixo muda em 18 bairrosDezoito dos 75 bairros de

Curitiba tiveram alterações nas datas e horários de coleta de lixo domiciliar orgânico. A mu-dança ocorre porque as áreas de coleta foram ampliadas em função do aumento capacida-

de de carga dos novos veículos.Os caminhões de coleta, agora

com quatro eixos, têm capacida-de para transportar 14,5 tonela-das. Anteriormente, recolhiam no máximo 8 toneladas de resíduos. Com isso, o serviço que era dividi-

do em 167 setores de recolhimen-to agora trabalha com 122 setores.

Os horários e frequência da coleta de lixo reciclável devem mudar até o fim do mês de janeiro para se adequar aos novos horá-rios da coleta de lixo doméstico. n

Editora Jornal do Ônibus

Page 8: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 26/11/2014

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

BOOGIE OOGIE – GLOBO 18H20

Ricardo fica transtornado com a revelação de Susana sobre a pater-nidade de Rodrigo. Mário tenta con-vencer Rafael a aceitar que a festa de seu noivado seja na mansão. Sandra diz a Vitória que desiste de fazer a festa na mansão se ela deixar a casa de Elísio. Odete sugere que Fer-nando expulse Ricardo da mansão. Ricardo e Luísa tentam encontrar Rodrigo e Dani. Sandra e Vicente decidem procurar Fernando. Vitória pede ajuda a Paulo para conseguir um falso atestado médico.

MALHAÇÃO – GLOBO 17H40

Gael avisa aos alunos sobre Alan. Nat lê uma mensagem de Alan e deixa sua casa. Todos na casa de Dalva se preparam para ir à Pedra do Índio. Heideguer insinua que o dossiê sobre a Khan pode não exis-tir, e Dalva se irrita. Nat é hostilizada ao tentar falar com Duca. Heideguer pede para Gael e Duca o avisarem caso o dossiê seja encontrado. Nat segue o cortejo até a Pedra do Índio. Jade pergunta se Cobra está envolvi-do na morte de Alan. Nat esconde a moto e segue o cortejo pela trilha.

ALtO AstrAL – GLOBO 19H30

Vicente pede a Laura que pare de pro-curar pela mãe. Marcelo pede a Maria Inês que convença Úrsula a fazer os exames. Escobar afirma para Maria Inês que ela ainda ama Marcelo. Itália desconfia de que a decisão de Laura de se casar com Marcos não foi mui-to acertada. Suzana avisa a Manuel que a reforma da lanchonete precisa terminar. Bella toma o corpo de um rapaz que conversa com Caíque em um bar, e aconselha o médico a não deixar Laura se casar com Marcos. Aurélia passa mal e cai desmaiada.

IMPÉrIO – GLOBO 21H

José Alfredo manda Josué ouvir a conversa de Maurílio e Téo. Espinoza entrega o vidro com o líquido espe-cial para o Comendador. Danielle se culpa por mentir para José Pedro. Maurílio mostra a Téo as provas con-tra José Alfredo. Du pensa em sua gravidez. Cláudio e Beatriz elogiam o trabalho de Maria Isis. Leonardo se junta a um grupo de mendigos. Sal-vador ouve Carmen falar para Orville sobre um colecionador argentino. Elivaldo comenta com Cristina que também queria ser acolhido pelo tio.

VItórIA – rEcOrd 21H15

Mossoró luta com Iago e leva a melhor. Priscila e Paulão ficam fe-lizes ao ver Iago apanhando. Diana fica aflita com o desaparecimento do irmão e Artur decide ir atrás de Mossoró. Paulão aponta arma para Mossoró e o rapaz deixa o Arminho. Jorge encontra Mossoró descontro-lado e o leva para casa. Priscila cuida dos ferimentos de Iago. Caíque rece-be e-mail de uma empresa america-na dizendo que seu currículo foi se-lecionado. Vinícius diz para Rebeca que terá que morar em Petrópolis.

Jamal sky Walker (Martin Lawrence) está empenha-do na construção de um parque temático sobre a Idade Média, quando uma bola bate em sua cabeça levando-o ao desmaio. Ao acordar, percebe que está em pleno ano 1328. Lá, ele precisará ajudar um ex-ca-valeiro e uma camponesa a derrotar um rei malvado.

tV ABErtA

(Globo – 14h45)

Loucuras na Idade Média

VariedadesQuarta-feira, 26 de Novembro de 2014 9grupor3a.com8 grupor3a.com Quarta-feira, 26 de Novembro de 2014

Filmes de hoje

tV PAGA

(tcine Pipoca – 22h)

Até que a sorte nos separe 2

Novelas

Áries 20/3 a 20/4O planeta Marte permanece na sua décima casa astral, os problemas antigos serão resolvidos quer seja no trabalho como no lar. Se tiver paciência o saldo será positivo. Estão em alta as compras, viagens e novidades no amor. C.

Gêmeos 21/5 a 20/6Uma boa notícia para você é a presença de Vê-nus em sua sétima casa, que vai trazer chances de realizar bons negócios em parceria ou socie-dade. Pode se acertar definitivamente com seu amor. Saúde ótima. C. 527 M. 1968

Leão 22/7 a 22/8O trânsito do Sol em Sagitário deve reforçar os ganhos, os bons negócios e novas chances no trabalho. Boas relações com nativos de Áries, Gêmeos e Escorpião. Segurança emo-cional no amor. C. 605 M. 0721

Virgem 23/8 a 22/9A influência positiva que você recebe em sua quarta casa astral reforça as chances de negociar com imó-veis, incluindo mudança de casa. A família estará dan-do apoio nas finanças. Amor protetor. C. 870 M. 4531

Libra 23/9 a 22/10Use sua habilidade para se comunicar com a família e evite ser tão exigente com nativos de Touro e Virgem. Excelente para iniciar cursos profissionalizantes e mudar de trabalho. Esqueça os ressentimentos no amor. C. 389 M. 5572

Escorpião 23/10 a 21/11O planeta Mercúrio continua no seu signo, com isso você pode apostar em novos negócios. É hora de aperfeiçoar suas atividades e realizar trabalhos extras. Intuição aguçada para acertar problemas domésticos. C. 251 M. 9083

sagitário 22/11 a 21/12A cada dia que passa você sente as energias se renova-rem, portanto estará pronto para viagens e decisões pro-fissionais. Relaxe e usufrua da vida afetiva, já que Vênus está em seu signo. Colabore com a família. C. 923 M. 6287

capricórnio 22/12 a 21/1Quarta-feira em que deve evitar viagens, compras e deci-sões profissionais ou financeiras. Evite qualquer pedido de empréstimo. Controle mais seu gênio teimoso. Des-favorável para negociar com Sagitário ou Peixes. C. 018 M. 8356

Aquário 22/1 a 18/02Você se encontra no alerta e essa influência negativa vai até às 17h24. A Lua em sua 12ª casa astral mostra ten-dências ao mau humor e um cansaço além do normal. Na parte da noite tudo volta ao normal. C. 462 M. 7895

Peixes 19/2 a 19/03Quarta-feira em que você acorda bem e deve se or-ganizar para os próximos dois dias e meio, pois na parte da tarde entrará no alerta. Mas ainda dá tempo de fazer compras e acertar novos negócios. Evite via-jar. C. 134 M. 2949

A Astrologia deixou os círculos mais fechados para participar do dia a dia. No Almanaque

de Astrologia Dirce Alves 2015, você pode se conhecer melhor. À venda na Loja Bom Dia Astral – Rua. Emiliano Perneta 30 – loja 21

Quem nasceu hojeA persistência é uma de suas maiores

qualidades. É uma pessoa muito observadora, o que fará se destacar no mundo profissional. A família e amigos exercem grande influência no nativo. Interessado, empreendedor e acessível.

AlertaAté às 17h24 o alerta é direcionado aos

nativos de Aquário. Não se deixe levar pelas mágoas. Acredite na sua capacidade de trabalho. Não provoque o ciúme no seu amor. Após este horário começa o alerta para os piscianos. n

[email protected]

touro 21/4 a 20/5Todos os projetos que forem realizados em grupo estão favorecidos. Estará mais calmo e conseguirá aumentar os ganhos. Invista mais no visual. Prati-que esportes e cuide mais da alimentação. Paixão intensa. C. 199 M. 6440

câncer 21/6 a 21/7Coragem e ousadia são os destaques no seu traba-lho. Conseguirá acertar tudo o que estava errado. É uma boa hora para aumentar os contatos e me-lhorar o relacionamento com colegas e superiores. C. 746 M. 5614

Bom dia Astral - dirce [email protected]

JUAREZ TRINDADE

www.tveclaro.com.br0800-7383802

Agn

ews

Divulgação

Reprodução

Reprodução

Bündchen sofre ao deixar família para trabalhar

claudia Leitte se chateia com Ivete sangalo

Quem acha que a vida da top mo-del brasileira Gisele Bündchen é fácil está enganado. Em entre-vista à “Vogue”, ela revelou que se sente culpada quando sai para trabalhar. “Meus filhos pequenos estão do outro lado do oce-ano, meu marido está numa fase profissio-nal em que precisaria muito do meu apoio e eu estou aqui, traba-lhando. Vivo com um aperto no coração, mas foi uma escolha minha, estou satis-feita, então tento fazer tudo da ma-neira mais eficiente possível para poder voltar logo para casa”, contou. n

Juntos novamente, tino (Leandro Hassum) e Jane (camila Morgado) mais uma vez estão em difi-culdades financeiras. O saldo bancário do casal é salvo graças ao ines-perado falecimento de tio Olavinho, que deixou para eles uma herança de r$ 50 milhões. como o último desejo do tio foi que suas cinzas sejam jo-gadas no Grand canyon, tino e família aproveitam a viagem para dar uma esticada até Las Vegas.

distintos Filhos toca no sábado em curitiba

tony ramos não participadas redes sociais

André Gonçalves interpretará mulher no teatro

O novo rock brasiliense mos-tra a sua cara em curitiba neste sá-bado, com o show da banda distintos Filhos. O quarteto está em turnê pelo país, em comemo-ração aos 10 anos de carreira, e faz sua primeira escala na capital parana-ense no palco do

crossroads, a partir das 22 horas, com os curitibanos do crackerjack abrin-do a noite. dentre as principais influ-ências do quarteto aparecem o rock inglês e a gera-ção brasiliense da década de 1980, como Legião Ur-bana, Plebe rude e capital Inicial. n

carol castro abusou da sensualidade e do carão para posar para a edição de dezembro da revista “VIP”. A atriz exibiu a boa forma de calcinha e sutiã e com uma blusa amar-rada cobrindo o corpo. Esta é a segunda vez que

carol estampa a capa da publicação masculina. recentemente a atriz participou de um evento de moda em são Paulo e chamou a atenção ao aparecer com um vesti-do longo, decorado com muitos brilhos. n

Polêmica por conta das discussões que protago-niza nas redes sociais, a atriz Luana Piovani afir-mou que sua sinceridade assusta muita gente e lhe

traz alguns problemas. “Não tem nada a ver com o fato de ser famosa, mas pago um preço alto por ser verdadeira e muito ética. As pessoas não estão acos-

tumadas com isso”, disse a bela. Aos 38 anos, Luana está no ar atualmente com a série global Dupla Iden-tidade, protagonizada por Bruno Gagliasso. n

Divulgação

saudades

Ensaio

desafio

Carol Castro mostra o corpão na VIP

“Pago um preço alto por ser verdadeira”, diz Luana Piovani

diferente de boa par-te das celebridades, que usam seus perfis de Insta-gram, twitter e Facebook diariamente para contar novidades de suas vidas, tony ramos é avesso às re-des sociais. “Não quero me expor mais do que já sou exposto, e não sigo mo-

dismos. Eu uso internet para e-mail e ponto final”, afirmou. “A tecnologia veio para te ajudar, e não para te escravizar. A vida é mais que isso, e eu não estou sozinho no mundo, tenho certeza disso”, disse o ator, casado há 45 anos com Li-diane Barbosa. n

claudia Leitte nunca vai ad-mitir, mas está,

sim, chateada com Ivete sangalo. A cantora e rai-nha de bateria da Moci-dade Independente não engoliu bem o fato de a baiana ter amadrinhado a nova vocalista do Baba-do Novo, Mari Antunes, e também a banda. No mês passado, o ex-grupo de claudia assinou contra-to com a gravadora Uni-versal, a mesma de Ivete. Enquanto isso, claudia segue sem gravadora no Brasil, depois de não ter seu contrato com a som Livre renovado este ano. n

O ator André Gon-çalves, que deu vida ao personagem ci-dão na novela Ge-ração Brasil, inter-pretará o papel de uma mulher na peça “Amigas Pero no Mu-cho”, que estreia em janeiro, em salvador. dirigida por José Possi Neto, a peça conta a história do

encontro de quatro amigas que exibem suas dissimulações, devaneios e dores, tudo isso com pita-das de humor, ironia e irreverência. Os atores baianos Ag-naldo Lopes, Lucio tranchesi e Widoto Áquila também en-carnarão papeis fe-mininos no palco. n

Divu

lgação

Reuters

Kate Middleton tenta disfarçar gravidez

Mesmo grávida de quatro meses, Kate Middleton ainda tenta disfarçar a barriguinha. Nesta terça-feira, a Duquesa de Cambridge, que está es-perando o segundo filho com o príncipe William, usou um

vestido vermelho mais solti-nho em evento beneficente na Inglaterra. Discreta, Kate teve o cuidado de segurar o tempo todo a bolsa na frente da barriga, para não mostrar qualquer sinal da gestação.n

realeza

Editora Jornal do Ônibus Editora Jornal do Ônibus

Page 9: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 26/11/2014

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

BOOGIE OOGIE – GLOBO 18H20

Ricardo fica transtornado com a revelação de Susana sobre a pater-nidade de Rodrigo. Mário tenta con-vencer Rafael a aceitar que a festa de seu noivado seja na mansão. Sandra diz a Vitória que desiste de fazer a festa na mansão se ela deixar a casa de Elísio. Odete sugere que Fer-nando expulse Ricardo da mansão. Ricardo e Luísa tentam encontrar Rodrigo e Dani. Sandra e Vicente decidem procurar Fernando. Vitória pede ajuda a Paulo para conseguir um falso atestado médico.

MALHAÇÃO – GLOBO 17H40

Gael avisa aos alunos sobre Alan. Nat lê uma mensagem de Alan e deixa sua casa. Todos na casa de Dalva se preparam para ir à Pedra do Índio. Heideguer insinua que o dossiê sobre a Khan pode não exis-tir, e Dalva se irrita. Nat é hostilizada ao tentar falar com Duca. Heideguer pede para Gael e Duca o avisarem caso o dossiê seja encontrado. Nat segue o cortejo até a Pedra do Índio. Jade pergunta se Cobra está envolvi-do na morte de Alan. Nat esconde a moto e segue o cortejo pela trilha.

ALtO AstrAL – GLOBO 19H30

Vicente pede a Laura que pare de pro-curar pela mãe. Marcelo pede a Maria Inês que convença Úrsula a fazer os exames. Escobar afirma para Maria Inês que ela ainda ama Marcelo. Itália desconfia de que a decisão de Laura de se casar com Marcos não foi mui-to acertada. Suzana avisa a Manuel que a reforma da lanchonete precisa terminar. Bella toma o corpo de um rapaz que conversa com Caíque em um bar, e aconselha o médico a não deixar Laura se casar com Marcos. Aurélia passa mal e cai desmaiada.

IMPÉrIO – GLOBO 21H

José Alfredo manda Josué ouvir a conversa de Maurílio e Téo. Espinoza entrega o vidro com o líquido espe-cial para o Comendador. Danielle se culpa por mentir para José Pedro. Maurílio mostra a Téo as provas con-tra José Alfredo. Du pensa em sua gravidez. Cláudio e Beatriz elogiam o trabalho de Maria Isis. Leonardo se junta a um grupo de mendigos. Sal-vador ouve Carmen falar para Orville sobre um colecionador argentino. Elivaldo comenta com Cristina que também queria ser acolhido pelo tio.

VItórIA – rEcOrd 21H15

Mossoró luta com Iago e leva a melhor. Priscila e Paulão ficam fe-lizes ao ver Iago apanhando. Diana fica aflita com o desaparecimento do irmão e Artur decide ir atrás de Mossoró. Paulão aponta arma para Mossoró e o rapaz deixa o Arminho. Jorge encontra Mossoró descontro-lado e o leva para casa. Priscila cuida dos ferimentos de Iago. Caíque rece-be e-mail de uma empresa america-na dizendo que seu currículo foi se-lecionado. Vinícius diz para Rebeca que terá que morar em Petrópolis.

Jamal sky Walker (Martin Lawrence) está empenha-do na construção de um parque temático sobre a Idade Média, quando uma bola bate em sua cabeça levando-o ao desmaio. Ao acordar, percebe que está em pleno ano 1328. Lá, ele precisará ajudar um ex-ca-valeiro e uma camponesa a derrotar um rei malvado.

tV ABErtA

(Globo – 14h45)

Loucuras na Idade Média

VariedadesQuarta-feira, 26 de Novembro de 2014 9grupor3a.com8 grupor3a.com Quarta-feira, 26 de Novembro de 2014

Filmes de hoje

tV PAGA

(tcine Pipoca – 22h)

Até que a sorte nos separe 2

Novelas

Áries 20/3 a 20/4O planeta Marte permanece na sua décima casa astral, os problemas antigos serão resolvidos quer seja no trabalho como no lar. Se tiver paciência o saldo será positivo. Estão em alta as compras, viagens e novidades no amor. C.

Gêmeos 21/5 a 20/6Uma boa notícia para você é a presença de Vê-nus em sua sétima casa, que vai trazer chances de realizar bons negócios em parceria ou socie-dade. Pode se acertar definitivamente com seu amor. Saúde ótima. C. 527 M. 1968

Leão 22/7 a 22/8O trânsito do Sol em Sagitário deve reforçar os ganhos, os bons negócios e novas chances no trabalho. Boas relações com nativos de Áries, Gêmeos e Escorpião. Segurança emo-cional no amor. C. 605 M. 0721

Virgem 23/8 a 22/9A influência positiva que você recebe em sua quarta casa astral reforça as chances de negociar com imó-veis, incluindo mudança de casa. A família estará dan-do apoio nas finanças. Amor protetor. C. 870 M. 4531

Libra 23/9 a 22/10Use sua habilidade para se comunicar com a família e evite ser tão exigente com nativos de Touro e Virgem. Excelente para iniciar cursos profissionalizantes e mudar de trabalho. Esqueça os ressentimentos no amor. C. 389 M. 5572

Escorpião 23/10 a 21/11O planeta Mercúrio continua no seu signo, com isso você pode apostar em novos negócios. É hora de aperfeiçoar suas atividades e realizar trabalhos extras. Intuição aguçada para acertar problemas domésticos. C. 251 M. 9083

sagitário 22/11 a 21/12A cada dia que passa você sente as energias se renova-rem, portanto estará pronto para viagens e decisões pro-fissionais. Relaxe e usufrua da vida afetiva, já que Vênus está em seu signo. Colabore com a família. C. 923 M. 6287

capricórnio 22/12 a 21/1Quarta-feira em que deve evitar viagens, compras e deci-sões profissionais ou financeiras. Evite qualquer pedido de empréstimo. Controle mais seu gênio teimoso. Des-favorável para negociar com Sagitário ou Peixes. C. 018 M. 8356

Aquário 22/1 a 18/02Você se encontra no alerta e essa influência negativa vai até às 17h24. A Lua em sua 12ª casa astral mostra ten-dências ao mau humor e um cansaço além do normal. Na parte da noite tudo volta ao normal. C. 462 M. 7895

Peixes 19/2 a 19/03Quarta-feira em que você acorda bem e deve se or-ganizar para os próximos dois dias e meio, pois na parte da tarde entrará no alerta. Mas ainda dá tempo de fazer compras e acertar novos negócios. Evite via-jar. C. 134 M. 2949

A Astrologia deixou os círculos mais fechados para participar do dia a dia. No Almanaque

de Astrologia Dirce Alves 2015, você pode se conhecer melhor. À venda na Loja Bom Dia Astral – Rua. Emiliano Perneta 30 – loja 21

Quem nasceu hojeA persistência é uma de suas maiores

qualidades. É uma pessoa muito observadora, o que fará se destacar no mundo profissional. A família e amigos exercem grande influência no nativo. Interessado, empreendedor e acessível.

AlertaAté às 17h24 o alerta é direcionado aos

nativos de Aquário. Não se deixe levar pelas mágoas. Acredite na sua capacidade de trabalho. Não provoque o ciúme no seu amor. Após este horário começa o alerta para os piscianos. n

[email protected]

touro 21/4 a 20/5Todos os projetos que forem realizados em grupo estão favorecidos. Estará mais calmo e conseguirá aumentar os ganhos. Invista mais no visual. Prati-que esportes e cuide mais da alimentação. Paixão intensa. C. 199 M. 6440

câncer 21/6 a 21/7Coragem e ousadia são os destaques no seu traba-lho. Conseguirá acertar tudo o que estava errado. É uma boa hora para aumentar os contatos e me-lhorar o relacionamento com colegas e superiores. C. 746 M. 5614

Bom dia Astral - dirce [email protected]

JUAREZ TRINDADE

www.tveclaro.com.br0800-7383802

Agn

ews

Divulgação

Reprodução

Reprodução

Bündchen sofre ao deixar família para trabalhar

claudia Leitte se chateia com Ivete sangalo

Quem acha que a vida da top mo-del brasileira Gisele Bündchen é fácil está enganado. Em entre-vista à “Vogue”, ela revelou que se sente culpada quando sai para trabalhar. “Meus filhos pequenos estão do outro lado do oce-ano, meu marido está numa fase profissio-nal em que precisaria muito do meu apoio e eu estou aqui, traba-lhando. Vivo com um aperto no coração, mas foi uma escolha minha, estou satis-feita, então tento fazer tudo da ma-neira mais eficiente possível para poder voltar logo para casa”, contou. n

Juntos novamente, tino (Leandro Hassum) e Jane (camila Morgado) mais uma vez estão em difi-culdades financeiras. O saldo bancário do casal é salvo graças ao ines-perado falecimento de tio Olavinho, que deixou para eles uma herança de r$ 50 milhões. como o último desejo do tio foi que suas cinzas sejam jo-gadas no Grand canyon, tino e família aproveitam a viagem para dar uma esticada até Las Vegas.

distintos Filhos toca no sábado em curitiba

tony ramos não participadas redes sociais

André Gonçalves interpretará mulher no teatro

O novo rock brasiliense mos-tra a sua cara em curitiba neste sá-bado, com o show da banda distintos Filhos. O quarteto está em turnê pelo país, em comemo-ração aos 10 anos de carreira, e faz sua primeira escala na capital parana-ense no palco do

crossroads, a partir das 22 horas, com os curitibanos do crackerjack abrin-do a noite. dentre as principais influ-ências do quarteto aparecem o rock inglês e a gera-ção brasiliense da década de 1980, como Legião Ur-bana, Plebe rude e capital Inicial. n

carol castro abusou da sensualidade e do carão para posar para a edição de dezembro da revista “VIP”. A atriz exibiu a boa forma de calcinha e sutiã e com uma blusa amar-rada cobrindo o corpo. Esta é a segunda vez que

carol estampa a capa da publicação masculina. recentemente a atriz participou de um evento de moda em são Paulo e chamou a atenção ao aparecer com um vesti-do longo, decorado com muitos brilhos. n

Polêmica por conta das discussões que protago-niza nas redes sociais, a atriz Luana Piovani afir-mou que sua sinceridade assusta muita gente e lhe

traz alguns problemas. “Não tem nada a ver com o fato de ser famosa, mas pago um preço alto por ser verdadeira e muito ética. As pessoas não estão acos-

tumadas com isso”, disse a bela. Aos 38 anos, Luana está no ar atualmente com a série global Dupla Iden-tidade, protagonizada por Bruno Gagliasso. n

Divulgação

saudades

Ensaio

desafio

Carol Castro mostra o corpão na VIP

“Pago um preço alto por ser verdadeira”, diz Luana Piovani

diferente de boa par-te das celebridades, que usam seus perfis de Insta-gram, twitter e Facebook diariamente para contar novidades de suas vidas, tony ramos é avesso às re-des sociais. “Não quero me expor mais do que já sou exposto, e não sigo mo-

dismos. Eu uso internet para e-mail e ponto final”, afirmou. “A tecnologia veio para te ajudar, e não para te escravizar. A vida é mais que isso, e eu não estou sozinho no mundo, tenho certeza disso”, disse o ator, casado há 45 anos com Li-diane Barbosa. n

claudia Leitte nunca vai ad-mitir, mas está,

sim, chateada com Ivete sangalo. A cantora e rai-nha de bateria da Moci-dade Independente não engoliu bem o fato de a baiana ter amadrinhado a nova vocalista do Baba-do Novo, Mari Antunes, e também a banda. No mês passado, o ex-grupo de claudia assinou contra-to com a gravadora Uni-versal, a mesma de Ivete. Enquanto isso, claudia segue sem gravadora no Brasil, depois de não ter seu contrato com a som Livre renovado este ano. n

O ator André Gon-çalves, que deu vida ao personagem ci-dão na novela Ge-ração Brasil, inter-pretará o papel de uma mulher na peça “Amigas Pero no Mu-cho”, que estreia em janeiro, em salvador. dirigida por José Possi Neto, a peça conta a história do

encontro de quatro amigas que exibem suas dissimulações, devaneios e dores, tudo isso com pita-das de humor, ironia e irreverência. Os atores baianos Ag-naldo Lopes, Lucio tranchesi e Widoto Áquila também en-carnarão papeis fe-mininos no palco. n

Divu

lgação

Reuters

Kate Middleton tenta disfarçar gravidez

Mesmo grávida de quatro meses, Kate Middleton ainda tenta disfarçar a barriguinha. Nesta terça-feira, a Duquesa de Cambridge, que está es-perando o segundo filho com o príncipe William, usou um

vestido vermelho mais solti-nho em evento beneficente na Inglaterra. Discreta, Kate teve o cuidado de segurar o tempo todo a bolsa na frente da barriga, para não mostrar qualquer sinal da gestação.n

realeza

Editora Jornal do Ônibus Editora Jornal do Ônibus

Page 10: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 26/11/2014

GeralQuarta-feira, 26 de Novembro de 201410 grupor3a.com

O setor brasileiro de gás liquefeito de petróleo (GLP) con-

tinua crescendo um pouco acima do Produto Interno Bruto (PIB), disse nesta ter-ça-feira (25) o presidente do Sindicato Nacional das Em-presas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sin-digás), Sergio Bandeira de Mello. Este ano, a expectati-va é fechar com crescimento de vendas em torno de 2,3%.

“Para nós, é um número muito bom”, ressaltou, em-bora a expansão das ven-das em embalagens para consumo residencial até 13 quilos seja de apenas 1%. Mello explicou que para os botijões individuais até 13 quilos, destinados a residên-cias, a tendência é a estabili-zação ou crescimento lento, porque “cada vez mais há residências multifamiliares

JCRS

Sergio Bandeira de Mello: “modalidade de fornecimento que vem crescendo mais”

O número de roubos continua crescendo no es-tado de São Paulo, e pelo 17º mês seguido outubro registrou aumento de 14% em relaçao a igual mês do ano passado. De acordo com a Secretaria de Segu-rança Pública de São Pau-lo foram anotados 26.013 casos, dos quais 13.596 roubos na capital, onde a expansão desse tipo de cri-me deu-se em ritmo mais forte que no interior, com crescimento de 19,6%, se-gundo números divulga-dos nesta terça-feira (25).

Também cresceram em todo o estado os números de latrocínios - roubos se-guidos de morte. Em ou-tubro foram registrados 35 casos em todo o estado, o que representou cresci-mento de 20,7% sobre ou-

Casos de roubos e latrocínios crescem em São Paulo

Segurança

Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) está ganhando espaço com centrais residenciais

A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira (25)

mandados de prisão e condução coercitiva (encaminhamento à de-legacia) contra 35 audi-tores da Receita Federal, contadores e empresá-rios. Eles são suspeitos de provocar um prejuízo de R$ 1 bilhão aos co-fres públicos, por meio da redução indevida de impostos para beneficiar empresários.

Os mandados de bus-ca e apreensão foram cumpridos nas casas de auditores fiscais, em em-presas e nas delegacias da Receita Federal das

cidades do Rio de Janeiro e de Niterói (no Grande Rio). Os suspeitos estão prestando depoimento na Polícia Federal e de-verão responder pelos crimes de patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado peran-te a administração fa-zendária.

As penas podem che-gar a 12 anos de prisão. A investigação, que conta com o apoio da Receita Federal, foi iniciada há dois anos pela Delega-cia de Polícia Federal de Niterói. Os mandados fo-ram cumpridos por 248 policiais e 54 funcioná-rios da Receita. n

Rio de Janeiro

Destaque

Mandados de busca e apreensão foramcumpridos nas casas de auditores fiscais

Arq

uiv

o C

P

A condição de mulher negra com doença falci-forme constantemente esbarra no desrespeito e no descaso quando Ma-ria Zenó Soares procura atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). “Os profissionais de saúde não acreditam na dor que a gente sente. Acham que é exagero”, conta, ao ava-

liar que a população ne-gra, em sua maioria, sofre racismo institucional na rede pública sem sequer saber que é vítima. “O que queremos é ser respeita-dos enquanto seres huma-nos que somos”.

Diante de casos como o de Maria Zenó, o governo federal lançou nesta terça-feira (25) a primeira cam-

panha publicitária que busca envolver usuários do SUS e profissionais de saúde no enfrentamento ao racismo institucional. Com o slogan “Racismo faz mal à saúde. Denun-cie!”, a iniciativa visa a conscientizar a população de que a discriminação ra-cial também se manifesta na saúde. n

Equipamentos e compo-nentes para geração de energia solar ficarão isen-

tos do Imposto sobre Importação. Projeto de Lei 317/2013, do Se-nado Federal, foi aprovado nesta terça-feira (25) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) asse-gurando o incentivo.

Na justificativa da proposta, o autor, senador Ataídes Oliveira (PROS-TO), destacou que as usi-nas hidrelétricas vêm perdendo espaço na matriz elétrica brasilei-ra, acrescentando que a geração termoelétrica passou a ser um re-curso mais acionado que o dese-jável. Segundo ele, o resultado é o

aumento da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.

Conforme Oliveira, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) pre-vê a construção de mais 31 empre-endimentos de energia solar, com o Leilão de Energia de Reserva 2014, realizado no dia 31 de outu-bro. O leilão atraiu investimentos de R$ 7,1 bilhões, que também se-rão utilizados em empreendimen-tos de energia eólica. Os de energia solar terão capacidade instalada total de 889,6 megawatts (MW) e os de energia eólica de 769,1 MW. Rio Grande do Norte e São Paulo foram destaque na oferta de proje-tos de energia solar. n

Saúde lança campanhacontra racismo no SUS

Geração de energia solarpode ganhar incentivos fiscais

Arquivo CP

Folha Imagem

Auditores da Receitano Rio são suspeitosde desviar R$ 1 bilhão

Os casos de latrocínios tiveram aumento de 41%

Arthur Chioro avaliou que o grande desafioé produzir igualdade

Setor de Gás de Cozinha prevêcrescimento de 2,3% nas vendas

e existe a conveniência das centrais de gás”.

Essas centrais são insta-ladas no andar térreo das edificações, que utilizam bateria de cilindros de 45 quilos de GLP, cuja distribui-

ção interna é feita por meio de ramais. “Esse é o novo gás encanado dentro do prédio. Essa é a modalidade de for-necimento que vem cres-cendo mais”, apontou.

Mello esclareceu que os

novos prédios têm se adap-tado às exigências de maior eficiência energética, e são construídos de modo a que cada unidade familiar não tenha necessidade de ter um cilindro de gás só seu. n

Empreendimentos de energia solar vão receber investimentos de R$ 7,1 bilhões

tubro do ano passado. Na capital, os casos de latrocí-nios tiveram aumento de 41%, passando de 12 ca-sos, em outubro de 2013, para 17, no mês passado.

Os homicídios dolo-sos também aumenta-ram na capital paulista, passando de 108 casos, em outubro do ano pas-sado, para 112 casos em outubro último, com crescimento de 3,7%. n

Valter Campanato/ABr

Editora Jornal do Ônibus

Page 11: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 26/11/2014

Geral

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO.A Universidade Positivo é a melhor universidade privada do Paraná e está entre as 10 melhores do Brasil, segundo avaliação do MEC. A UP é a Instituição de Educação Superior do Grupo Positivo que, há mais de 40 anos, faz educação de qualidade e, hoje, também é líder nacional em tecnologia. Quem estuda aqui é referência profissional para o mercado. Agora, a Universidade Positivo também oferece cursos online. Entre no site e escolha o seu. O melhor da educação, na internet, disponível onde você estiver.

A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA CHEGOU.

UNIVERSIDADE POSITIVO ONLINE.

11grupor3a.comQuarta-feira, 26 de Novermbro de 2014

Os locais conside-rados vulneráveis à ex-ploração sexual infantil nas estradas brasileiras aumentaram de 1.820 pontos mapeados em 2009/2010 para 1.969 em 2013/2014. Apesar disso, houve redução de 40% nos pontos consi-derados críticos, onde estão reunidos muitas variáveis de vulnerabi-lidade. Em 2009/2010, foram identificados 924 pontos, e hoje são 566 os locais considerados críticos.

Os dados foram le-vantados pelo projeto Mapear, da Polícia Ro-doviária Federal (PRF), que idenfica os pontos de risco para a popu-lação infantojuvenil nas rodovias do país. Os pontos críticos são aqueles onde se conju-gam fatores como falta de iluminação, ausên-cia de vigilância, local de parada de veículos, consumo de bebidas al-

Dos 1.969 pontos mapeados, 56% são considerados críticosO ministro Luiz Fux, do

Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vista do in-quérito que apura supos-to esquema de formação de cartel em licitações do sistema de trens e metrô de São Paulo. A Primei-ra Turma do STF voltou a julgar nesta terça-feira (25) o pedido dos depu-tados federais José Anibal (PSDB-SP) e Rodrigo Gar-cia (DEM-SP) para arqui-var a investigação.

Retomado com o voto do ministro Luís Roberto Barroso, o julgamento es-tava empatado em 2 vo-tos a 2. Segundo Barroso, apesar de não existirem provas concretas contra os deputados, as investi-gações devem continuar.

“São frágeis os indícios que ligam os parlamen-

tares aos fatos investiga-dos. Eu compreendo que não tem custo zero para homens públicos de bom nome estar expostos a esse tipo de investigação. Curvo-me, porém, ao inte-resse público na apuração dos fatos e à circunstância de que, embora frágeis, não são inexistentes os in-dícios”, disse o ministro. n

Aumenta exploração sexual infantil nas estradas

STF adia julgamento da ação sobre cartel no metrô paulista

coólicas e prostituição de adultos.

De acordo com Márcia Vieira, presidente da Co-missão de Direitos Huma-nos da Polícia Rodoviária Federal, o resultado é im-portante porque demons-tra que o trabalho realizado

em cooperação com órgãos como a Secretaria de Direi-tos Humanos da Presidên-cia da República, a organi-zação Childhood Brasil e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) tem o efeito de melhorar os am-bientes nas estradas, a fim

de coibir a exploração se-xual infantil. “Essa redução reflete a parceria dos traba-lhos da Polícia Rodoviária Federal com outros órgãos para o aprimoramento de medidas que possibilitem uma infância plena para as crianças do país!”, disse. n

A Bahia aparece como o estado com o maior número de pontos críticos de

prostituição infantil ou de alto risco mapeados, seguido de Minas Gerais, Pará e Goiás.

Arquivo CP

Construir está 6,7% mais caro Quem teve de con-

tratar mão de obra ou serviços para a constru-ção civil neste mês de novembro e ainda com-prar materiais do setor comprometeu mais o orçamento em relação ao mês anterior. O Índi-ce Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) apresentou variação de 0,30% ante 0,20%, o que significa um au-mento desde janeiro de 6,46% e, nos últimos 12 meses, de 6,70%.

O levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fun-dação Getulio Vargas (Ibre-FGV) mostra que os materiais, equipa-mentos e serviços fica-ram 0,4% mais caros, mas a elevação ocorreu com menor intensida-

de do que em setembro quando os preços subi-ram 0,43%.

A maior pressão nes-te subcomponente foi

constatada em serviços com valores em média 0,89% acima do mês anterior. Em setembro, os mesmos serviços ti-

nham apresentado taxa de 0,05%. A parte da obra mais onerosa foi a de projetos (de 0,01% para 1,46%).

Serviços estão comprometendo os custos da construção civil

Tomaz Silva/ABr

Economia

O ministro do STF, Luiz Fux

Felli

pe

Sam

pai

o/S

TF

MercadoLivre Classificados caminha na contramão da crise

Mesmo sem o apelo das propagandas de seus con-correntes — que invadem todos os dias as casas dos telespectadores na TV aberta, em horário nobre , com seus bor-dões irreverentes —, o MercadoLivre Classificados, um dos seis braços do Mer-cadoLivre, comemora seus bons resultados e o cresci-mento da sua plataforma de anúncios online. A unida-de de negócios já acumula cerca de 150 mil anúncios

mensais de veículos e apro-ximadamente 500 mil de imóveis. Por esse braço po-dem ser negociados ainda

serviços. Diferente da sua

plataforma ponto.com, que funcio-na como market-place, na unidade

de Classificados as compras não são conclu-ídas no site, a função — como nos classificados tradicionais —, é apenas aproximar compradores e vendedores. n

Institutos federais ofertarão bolsas de pesquisa, inovação e intercâmbio

Os institutos federais de educação, ciência e tecno-logia estão autorizados a conceder bolsas de pesqui-sa, desenvolvimento, inovação e intercâmbio a estudantes, profes-sores e pesquisadores externos ou de empresas. De acordo com o Ministério da Educação, as bolsas de inter-câmbio devem ser concedi-das no âmbito de programas e projetos institucionais que

envolvam a troca de expe-riência ou o conhecimento em ações de ensino, pes-quisa aplicada, extensão

ou inovação. A medida está em portaria publi-cada hoje (24) no Diá-rio Oficial da União. A

portaria regulamenta trecho incluído, ano passado, na Lei 11.892/2008, segundo o qual os institutos poderão conce-der tais bolsas. Informações no link: [bit.ly/1thcK1f]. n

Editora Jornal do Ônibus

Page 12: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 26/11/2014

EsportesQuarta-feira, 26 de Novembro de 201412 grupor3a.com

Técnico deve repetir time que venceu o Flamengo há uma semana

LIGA DOS CAMPEÕES

Segredo

Lateral direita é o maior problema do Cruzeiro para a final

Depois de 23 minutos do prazo que normalmente a imprensa tem acesso ao treinamento na Cidade do Galo, o técnico Levir Culpi liberou a entrada dos jorna-listas. Mas o que deu para acompanhar da última ati-vidade do Atlético-MG vi-sando à decisão da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, foi o tradicional ‘rachão’, com todo o grupo dividido em dois times e disputando um duelo em campo reduzido.

Já virou rotina de traba-lho do técnico Levir Culpi o mistério nas vésperas de jogos importantes e deci-sivos. O treinador normal-mente utiliza o período sem a presença dos jornalistas para orientar o time em jo-gadas ensaiadas e posicio-namentos específicos de acordo com o adversário. Quanto ao time que enca-ra o Cruzeiro nesta quarta-

O Barcelona não teve praticamente nenhum tra-balho para bater o Apoel, nesta terça-feira, no Chi-pre, pela quinta rodada do Grupo A da primeira fase da Liga dos Campeões. Quase em ritmo de treino, a equipe espanhola venceu por tranquilos 4 a 0. Os des-taques da esperada vitória foram os gols marcados por Luís Suárez e Lionel Messi: o uruguaio finalmente mar-cou pela primeira vez com o time catalão, enquanto o argentino bateu – outro – recorde em sua carreira. Apesar da vitória, o Barcelo-na não lidera a chave. Com

Messi faz três e Suarez marca o primeiro pelo Barcelona

Messi amplia a liderança como maior artilheiro da Liga

Levir Culpi deve repetir a escalação que venceu o Flamengo

Divulgação

Divulgação

Levir faz mistério para escalar o Galo para a final

feira, às 22h (de Brasília), no Mineirão, dificilmente terá surpresas. A equipe que tentará o título inédito da competição deverá ser a mesma que goleou o Fla-mengo por 4 a 0, há uma se-

mana, com Victor; Marcos Rocha, Jemerson, Leonardo Silva e Douglas Santos; Le-andro Donizete, Rafael Ca-rioca, Dátolo e Luan; Diego Tardelli e Carlos. (GloboEs-porte.com) n

O treino do Cruzeiro da tarde desta terça-feira foi marcado

para as 16h (de Brasília), mas o acesso da imprensa à Toca da Raposa II só foi liberado às 17h, uma hora depois do pre-visto. No em que os jornalis-tas não acompanharam os trabalhos, os jogadores titu-

lares treinaram finalizações e cobranças de pênaltis para a finalíssima da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG, nesta quarta-feira, às 22h. Na sequência, os reservas fizeram um treino técnico em campo reduzido.

O resultado do exame do lateral Mayke acusou um

edema na coxa direita. Ele está concentrado, será rela-cionado para o jogo, mas sua participação ainda é incerta. A situação de Ceará, reserva imediato de Mayke, é seme-lhante. Os jogadores seguem concentrados na Toca da Ra-posa II após a atividade desta terça. (GloboEsporte.com) n

R. José Loureiro, 111, sobreloja - Centro - Fone: 3363-1734 R. Da Glória, 297 - Centro Cívico - Fone: 3352-2611 www.audifone.com.br LIGUE GRÁTIS: 0800-6032828

Estacionamento anexo

Estacionamento próprio

- Laboratório próprio

- Entrega em 24h

- Produtos médicos

- Meias compressivas

- Pilhas e baterias

Promoção de Natal:Aparelhos à partir de

R$ 1.400,00

Ima

ge

m m

era

me

nte

ilu

str

ati

va

CSKA 1x1 RomaManchester City 3x2 Bayern Munique

Paris Saint Germain 3x1 AjaxApoel 0x4 Barcelona

Sporting 3x1 MariborSchalke 04 0x5 ChelseaBATE Borisov 0x3 Porto

Shakhtar Donetsk 0x1 Athletico Bilbao

Malmo x JuventusAtlético Madrid x Olympiacos

Ludogorts Razgrad x LiverpoolBasel x Real Madrid

Zenit x BenficaBayer Leverkusen x Mônaco

Arsenal x Borussia DortmundAnderlecht x Galatasaray

Resultados de ontem Jogos de hoje

12 pontos, fica atrás do PSG, líder com 13 pontos após a vitória sobre o Ajax na França nesta terça. Os eliminados Ajax e Apoel têm 2 pontos e 1 ponto, respectivamente. A última rodada, em 10 de dezem-bro, terá Barcelona x PSG e Ajax x Apoel.

Sem Neymar, destaque até aqui na temporada, sobrou espaço para Suá-rez e Messi brilharem. O uruguaio, que ainda não tinha conseguido marcar o primeiro gol oficial pelo Barça, espantou o jejum com estilo: aos 27 minu-tos, o atacante recebeu de costas para a marcação e, de primeira, deu drible espetacular por baixo das pernas do marcador. De frente para o gol adversá-rio, concluiu com catego-ria para marcar. (Terra) n

Editora Jornal do Ônibus

Page 13: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 26/11/2014

Esportes

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO.A Universidade Positivo é a melhor universidade privada do Paraná e está entre as 10 melhores do Brasil, segundo avaliação do MEC. A UP é a Instituição de Educação Superior do Grupo Positivo que, há mais de 40 anos, faz educação de qualidade e, hoje, também é líder nacional em tecnologia. Quem estuda aqui é referência profissional para o mercado. Agora, a Universidade Positivo também oferece cursos online. Entre no site e escolha o seu. O melhor da educação, na internet, disponível onde você estiver.

A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA CHEGOU.

UNIVERSIDADE POSITIVO ONLINE.

13grupor3a.comQuarta-feira, 26 de Novembro de 2014

2015

Atlético busca motivação e já prepara planejamento

Garantido na Série A do Campeonato Brasileiro de 2015,

o Atlético parece ter encon-trado a motivação para os dois últimos jogos da equi-pe na competição, contra Goiás e Palmeiras. O objeti-vo do técnico Claudinei Oli-veira é fechar a temporada com duas vitórias e dar ale-grias ao torcedor atleticano. O último jogo na Arena da Baixada está marcado para o próximo domingo, às 19h30 (horário de Brasília), contra a equipe esmeraldi-na, atualmente na 13ª po-sição.

“O último jogo na Arena

contra o Goiás vai ser uma motivação a gente terminar com vitória, permitir que o nosso torcedor vá para casa feliz, e buscar as vitó-rias que nos restam”, disse o técnico Claudinei Oliveira

à imprensa após a vitória por 2 a 1 sobre o Bahia. De acordo com o comandante, todo o planejamento será decidido com muita calma e conversa no CT do Caju. (GloboEsporte.com)

O Atlético faz neste domingo o último jogo do ano na Arena da Baixada

Divulgação

Apesar de ainda restarem duas ro-dadas para o tér-

mino do Campeonato Brasileiro, o Coritiba de 2015 começa a ser dese-nhado através das elei-ções que irão definir a nova diretoria, no dia 13 de dezembro. O clube her-dado pelo próximo grupo gestor terá que lidar com o fim de contrato de 11 jogadores, além do pró-prio técnico Marquinhos Santos, que também as-sinou até o final do ano. Entre várias dúvidas, uma certeza é que o diretor de futebol, Anderson Barros, contratado neste ano, não deve permanecer.

Barros está fora dos pla-nos das chapas “Coritiba, nós construímos” da situa-ção, e “Coxa maior” de opo-sição, que já anunciaram que irão buscar um novo responsável para organi-zar o futebol. O dirigente

Nenhuma das duas chapas do Coritiba quer manter o atual diretor de futebol

Renovação no Coxa define mudança na diretoria

foi contratado no início do Campeonato Brasileiro juntamente com o técnico Celso Roth. Antes do Coriti-ba, o profissional teve uma longa passagem pelo Bota-fogo. (GloboEsporte.com)

Confira abaixo a relação de contratos encerrando no Coritiba:

Dezembro de 2014: Ba-

raka, Martinuccio, Helder, Rosinei, Elber, Zé Love, Joel, Wellinton, Germano, Júlio Cesar, Lincoln, Jackson e Sergio Manoel. Maio de 2015: Carlinhos Junho de 2015: Geraldo Novembro de 2015: Nor-berto Dezembro de 2015: Gil, Ivan e Dener

O Cruzeiro chegou ao bi-c a m p e o n a t o b r a s i l e i r o mais uma vez c o m a n d a d o pelo técnico Marcelo Oli-veira no banco e o meia Éverton Ri-beiro no gramado. Dois personagens que entre 2011 e 2012 defende-ram o Coritiba, trazidos pelo então vice-presi-dente de futebol Ernes-to Pedroso (foto), agora integrante da chapa de oposição Coxa Maior na eleição do clube marca-da para o dia 13 de de-zembro.

Pedroso, que deixou a diretoria em julho de

2012 por discordar da atual admi-

nistração, diz não compre-ender o moti-vo de o clube ter aberto mão

dos dois profis-sionais. No caso

de Éverton Ribei-ro, que trocou Curiti-ba por Belo Horizonte entre 2012 e 2013 por um preço muito baixo para os padrões do fu-tebol e não condizente com as boas apresen-tações do meia com a camisa coxa-branca. “Ele foi vendido por um valor irrisório. O Coriti-ba liberou um jogador dessa qualidade para o Cruzeiro e não con-

sigo entender até hoje o que aconteceu. Agora vale pelo menos umas dez vezes mais”, diz o responsável pelo de-partamento de futebol na Chapa Coxa Maior. O questionamento de estende para a saída de Marcelo Oliveira um pouco antes, em se-tembro de 2012. “É um treinador que sempre mostrou uma ótima qualidade e que o Co-ritiba demitiu. Agora é bicampeão brasileiro”, disse Pedroso, sobre o comandante do Coxa nas conquistas de dois Campeonatos Parana-enses e dois vice-cam-peonatos da Copa do Brasil.

Pedroso diz não entender saídas de jogadores

Anderson Barros veio junto com Celso Roth, mas não vai ficar em 2015

G1

O Cruzeiro chegou ao bi-

veira no banco e o meia Éverton Ri-

2012 por discordar da atual admi-

nistração, diz

ter aberto mão dos dois profis-

sionais. No caso de Éverton Ribei-

O Paraná iniciou, na manhã des-ta terça-feira, a preparação para

o jogo contra o Améri-ca-RN - marcado para 16h20 (horário de Bra-sília) de sábado, na Vila Capanema, pela 38ª ro-dada da Série B. O grupo realizou um treinamen-to na Vila Olímpica do Boqueirão, com ativida-des físicas e um trabalho

com bola em campo.O técnico Ricardinho

conta com quatro retor-nos para montar o time: o zagueiro Alef, o volante Edson Sitta, o meia Lucio Flavio e o atacante Thia-guinho voltam de sus-pensão.

A lista de desfalques, porém, segue extensa. O volante Ricardinho não pode jogar por ter recebido o terceiro cartão amarelo

no empate em 1 a 1 com o Bragantino, na rodada passada. Já o lateral-di-reito Chiquinho (liberado para cirurgia de retirada dos sisos), o zagueiro Alis-son, o volante Lucas Otá-vio, o meia-atacante Júlio César e os atacantes Adaíl-ton e Carlinhos ficam fora por questões médicas. Eles já não tinham participado da última partida. (Globo-Esporte.com)

Paraná terá desfalques na última partida

Anderson Barros veio junto com Celso Roth, mas não vai ficar em 2015

Editora Jornal do Ônibus

Page 14: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 26/11/2014

ClassificadosQuarta-feira, 26 de Novembro de 201414 grupor3a.com

Editora Jornal do Ônibus

Page 15: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 26/11/2014

Policial Quarta-feira, 26 de Novembro de 2014 15grupor3a.com

Uma troca de tiros en-tre policiais militares e dois jovens que estavam em uma motocicleta roubada terminou com dois feridos na Rua Bu-dapeste, no bairro Rio Verde, em Colombo, na região metropolitana de Curitiba. O tiroteio acon-teceu por volta das 12h30 desta terça-feira (25) e os dois baleados foram os suspeitos que fugiram de uma abordagem.

O sargento Sch-neider, do Corpo de Bombeiros, atendeu os baleados e falou so-bre o que foi apurado no local. “Os policiais contaram que houve uma troca de tiros de-

Tiroteio aconteceu por volta das 12h30 desta terça-feira (25) Foi preso na noite desta segunda-feira (24) o líder da quadri-lha que roubava lan-chas, motos aquáticas e carros de luxo em Porto Alegre e no Litoral Nor-te do Rio Grande do Sul e que ostentava os fru-tos do crime na inter-net. O suspeito conhe-cido como “Gordo” foi preso pouco antes das 21h em Guaratuba, mu-nicípio de Matinhos, no litoral do Paraná.

Segundo a polícia, ele é considerado o lí-der do grupo que foi desarticulado na últi-ma quinta-feira (20) na operação Nômade, da 14ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre. Na oca-sião, foram presos os outros cinco membros da quadrilha.

Confronto deixa dois baleados em Colombo

Preso líder de quadrilha que roubava lanchas e carros de luxo

pois que os dois fugi-ram e atiraram contra a equipe. Não nos foi

passada nenhuma ou-tra informação”, disse à rádio Banda B.

FeridoUm dos suspeitos fe-

ridos, ainda não iden-tificado, foi encami-nhado em estado grave e com risco de morte ao Hospital Cajuru. “É um jovem de 25 anos que tem um ferimento considerável na região do abdômen. O outro rapaz não tem uma gra-vidade tão seria e foi levado ao Hospital An-gelina Caron, em Cam-pina Grande do Sul”, descreveu o sargento.

Os suspeitos, assim que receberem alta, se-rão encaminhados à Delegacia de Colombo, para serem autuados em flagrante. n

Bangue-bangue chamou a atenção da população no Rio Verde

Reprodução Banda B

Segundo a Polícia Ci-vil, ele havia se mudado para Curitiba há alguns meses depois de receber ameaças de outras qua-drilhas do Rio Grande do Sul e de aplicar golpes nos próprios comparsas. n

“Gordo” foi detido na operação Nômade

Divulgação Polícia Civil

Um jovem atirou contra dois tios e a própria esposa du-rante uma briga de família na noite da última segun-da-feira (24), no bairro Caxim-ba em Curitiba. José Dias da Silva, 40 anos, morreu na hora e os outros dois foram so-corridos. Ademir Apa-recido Santana con-seguiu fugir e ainda não foi localizado. A briga aconteceu após o casal ter ido até essa casa tirar satisfações

por conta de fofocas.A confusão aconte-

ceu por volta das 22 horas na Rua Dona

Dantas, conhe-cido como Mo-radias Dantas. Familiares acio-

naram o Serviço In-tegrado de Atendi-mento ao Trauma em Emergência (Siate), do Corpo de Bombei-ros, após três pessoas ferem baleadas.

De acordo com o delegado Danilo Zar-lenga, da Divisão de Homicídios e Proteção

à Pessoa (DHPP), a bri-ga teria começado por causa de fofocas entres tios e sobrinhos. Santa-na foi até o local, acom-panhado da esposa, Cristiane Corrêa, para tirar satisfação. Duran-te a discussão, ele sacou um revólver calibre 38 e atirou contra os tios da sua esposa e também contra ela, que tentou impedir. Silva morreu na hora, o irmão Lou-rival Dias da Silva foi baleado e socorrido. A esposa de Santana tam-bém foi ferida. n

Sobrinho mata tio por causa de fofocas

Revólver encontrado no forro de uma casa pode ter sido usado no crime

Banda B Dupla é presa com R$ 10 mil em roupas no Água Verde

Dois jovens foram pre-sos no fim da tarde desta segunda-feira (24) após assaltarem uma loja de roupas no bairro Água Verde, em Curitiba. Eles usaram um veículo furta-do e levaram da loja cerca de R$ 10 mil em produtos e peças de roupas. Ambos têm 18 anos e já tinham passagem pela polícia por roubo e assalto.

Segundo informações da Polícia Militar (PM) os jovens furtaram um veícu-lo Fiorino, no bairro Prado Velho, durante a manhã, e utilizaram para assal-tar uma loja de roupas no Água Verde. Na fuga, a du-pla seguiu sentido Jardim Botânico, mas ao notar a presença de policiais, abandonou o veículo na rua Alberto Twardowski e tentaram fugir a pé.

Policiais do 12º Ba-talhão da Polícia Militar (BPM) conseguiram pren-der os dois jovens em fla-grante. Bruno Souza Mo-reira e Igor da Silva foram detidos com 150 peças de roupas, avaliadas em cer-ca de R$ 10 mil, e também um revólver calibre 38. n

Trio de ‘batedores de carteira’ é detido no Centro

O 1º Distrito Policial (DP) de Curitiba de-sencadeou, na última segunda-feira (24), uma operação para prender os chamados “batedores de carteira” que agem no Centro da cidade. A ação deve seguir até o final de dezembro, com a expec-tativa de que a movimen-tação nos comércios au-mente devido às festas de Natal e Ano Novo.

Nesta segunda, a polí-cia prendeu três pessoas já com mandados de pri-são por esse tipo de cri-me, foragidos do sistema penitenciário do Paraná: Carlos André de Souza Manzo, de 32 anos, Ade-milson Jorge Ramos, 21 e Fábio Rodrigo de Souza, de 38. Outros três ele-mentos com passagens criminais também foram localizados. n

Curitiba

Carlos, Ademilson e Fábio Rodrigo estão detidos

Banda B

Editora Jornal do Ônibus

Page 16: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 26/11/2014

GeralQuarta-feira, 26 de Novembro de 201416 grupor3a.com

A Região Metropoli-tana de Curitiba (RMC) tem o terceiro maior Ín-dice de Desenvolvimen-to Humano Municipal (IDHM) na comparação com 16 regiões metro-politanas brasileiras. O índice de 0,783 mostra que, entre 2000 e 2010, a RMC conseguiu reduzir as desigualdades sociais entre os municípios. O ranking das regiões me-tropolitanas foi divulga-do nesta terça-feira (25) no Atlas do Desenvol-vimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras, lançado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvol-vimento (Pnud) em par-ceria com o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas Ipea).

Para marcar o Dia In-ternacional da Não-Vio-lência contra a Mulher, comemorado em 25 de Novembro, a Secretaria Estadual da Justiça, Cida-

dania e Direitos Humanos lançou o Projeto Sistema-tização e Orientação à Li-berdade - SOL. O anúncio do novo projeto foi feito pela secretária Maria Te-

reza Uille Gomes nesta terça-feira (25), durante o 3º Encontro de Conselhos da Comunidade da Re-gião Sul do Brasil, em Foz do Iguaçu. n

Paraná terá projeto para desencarcerar mulheres

Curitiba tem o terceiromaior IDHM do BrasilRegião Metropolitana ficou atrás de São Paulo e Brasília

A qualidade de vida em Curitiba está entre as melhores

Divulgação

De acordo com a pes-quisa, de 2000 a 2010, a Região Metropolitana de Curitiba zerou o número de cidades com IDHM

muito baixo (entre zero a 0,499) e aumentou o per-centual de cidades com indicador alto, que pas-sou de 8% para 26%. As

cidades com pior IDHM em 2010 na RMC foram Rio Branco do Sul (0,679), Cerro Azul (0,573) e Dou-tor Ulysses (0,546). n

Os interessados devem procurar a agência no centro

Agência do Trabalhadoroferece 525 vagaspara deficientes

ANPr

Agência do Tra-balhador de Curitiba ofere-

ce 525 vagas de empre-go para pessoas com deficiência em diversos setores. Segundo o ge-rente da Agência, Ra-fael Aurélio dos Santos, são vagas nos setores de serviços, indústria e a área hospitalar, dis-poníveis para preenchi-mento imediato. “Do total de vagas destaca-

se a área hospitalar que necessita de enfermei-ra padrão e auxiliar de enfermagem”, disse ele.

As vagas na indús-tria são para auxiliar de produção, no setor de serviços há vagas nas áreas de alimentação, telemarketing, auxiliar de limpeza e cobrado-res de ônibus. “A média salarial é de R$ 1.100 mais benefícios”, com-pletou Rafael. n

Editora Jornal do Ônibus