jornal do Ônibus de curitiba - edição 15/12/2014

16
Curitiba, Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2014 Número 2.106 | Diretor Renato Barroso D E C U R I T I B A (Página 5) A n o t í c i a n o p o n t o . Previdência Aposentados têm até dia 30 para se recadastrar (Página 11) Transporte Curitiba pode ter 5% das ruas com ciclofaixas (Página 7) Aposentados e pensionistas do INSS têm até o dia 30 de dezembro – os bancos não funcionam no dia 31 – para comprovação de vida e a renovação da senha na rede bancária, caso contrário o benefício será suspenso. Divulgação Celebridades Polícia Andressa Urach deve deixar hospital em janeiro Justiça liberta assassino do Morro do Boi (Página 13) (Página 8) (Página 15) Reprodução O governo do estado lança nesta semana a Operação Verão que vai levar 2.895 policiais para o litoral do Paraná. O esquema também envolver 99 pontos de salva-vidas ao longo da orla marítima. A operação permanecerá até 22 de fevereiro. (Página 16) /jornaldoonibusdecuritiba jornaldoonibusdecuritiba.com.br grupor3a.com Futebol Novo presidente do Coritiba assume o clube na quinta Divulgação O Verão chegou ANPr

Upload: editora-correio-paranaense

Post on 06-Apr-2016

230 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 15/12/2014

Curitiba, Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2014 Número 2.106 | Diretor Renato Barroso

D E C U R I T I B A

(Página 5)

A n o t í c i a n o p o n t o .

Previdência

Aposentados têm até dia 30 para se recadastrar

(Página 11)

Transporte

Curitiba pode ter 5% das ruas com ciclofaixas

(Página 7)

Aposentados e pensionistas do INSS têm até o dia 30 de dezembro – os bancos não funcionam no dia 31 – para comprovação de vida e a renovação da senha na rede bancária, caso contrário o benefício será suspenso.

Div

ulg

ação

CelebridadesPolícia

Andressa Urach deve deixar hospital em janeiro

Justiça liberta assassino do Morro do Boi

(Página 13)

(Página 8)(Página 15)

Rep

rod

ução

O governo do estado lança nesta semana a Operação Verão que vai levar 2.895 policiais para o litoral do Paraná. O esquema também envolver 99 pontos de salva-vidas ao longo da orla marítima. A operação permanecerá até 22 de fevereiro. (Página 16)

/jornaldoonibusdecuritibajornaldoonibusdecuritiba.com.br

grupor3a.com

Futebol

Novo presidente do Coritiba assume o clube na quinta

Div

ulg

ação

O Verão chegou

ANPr

Page 2: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 15/12/2014

A capital Brasília recebeu neste domingo (14) uma mo-dalidade inusitada de corrida: a de cadeira de escritórios. De-zenas de jovens se reuniram no Eixão, na altura da 206 Norte, a partir das 10h, para participar da iniciativa. Uma das princi-pais vias do Centro da cidade, a pista fica reservada a ciclistas e pedestres aos domingos e fe-riados, para lazer.

A ideia surgiu em um grupo em uma rede social. “Todo dia você senta na sua cadeira do trampo e nem a leva para passear. Enquanto você curte o final de sema-

na, ela fica lá na repartição ou na empresa sozinha curtindo o zumbido do no-break”, dizia o convite. Em me-nos de duas se-manas, quase 5 mil pessoas confirmaram participação no evento. Por isso, a data precisou ser re-marcada mais de uma vez.

A competição foi divi-dida em diversas baterias, cada uma com quatro pes-

soas por vez. Nem mesmo a chuva diminuiu o ânimo

dos competidores.Também por

orientação da organização,

todos os participan-tes preci-saram re-colher lixos

ou pedaços das cadeiras

depois da brin-cadeira. A iniciativa

é inspirada em propostas semelhantes da Austrália. Não houve registro de feridos. n

EDITORIAL

Um Congresso sem partidos

Quina

Mega Sena

Timemania

Lotomania

Fique LigadoSegunda-feira, 15 de Dezembro de 20142 grupor3a.com

- Projeto incentiva leitura, troca de livros e ocupação do espaço urbano.

- Infraero vai reforçar atividades de atendimento ao público na alta temporada. - Senado prepara lei mais democrática para substituir Estatuto do Estrangeiro.

- Na COP-20, países assinam rascunho de acordo para reduzir gases de efeito estufa.

- Matérias como a regulamentação da PEC das Domésticas devem ficar para 2015.

- Número de mortes em conflitos na Ucrânia passa de 4,6 mil, diz ONU.

Imagem do Mundo

Monges budistas chineses (à esq.) e japoneses rezam durante cerimônia realizada na noite deste sábado (13) em memória aos 77 anos do Massacre de Nanjing, na província chinesa de Jiangsu

Reuters

fonte: Simepar

Fonte: Paulinas

TEMPO

SANTO DO DIA

LOTERIAS

15º mín

25ºmáx

n Manhã

n Tarde

n Noite

Muitas nuvens

Nebulosidade variável

Nebulosidade variável

Santa Virgínia Centurione

Virgínia, filha de um doge da República de Gênova, nasceu em 2 de abril de 1587. O pai, Jorge Centurioni, era um con-selheiro da República. A mãe, Leila Spinola, era uma dama da sociedade, católica fervorosa e atu-ante nas obras de carida-de aos pobres. Propiciou à filha uma infância reservada, pia e voltada para os estudos. Mesmo com vocação para a vida religiosa, Virgínia teve de casar, aos quinze anos, por vontade paterna, com Gaspar Grimaldi Bracelli, nobre também muito rico.

Se os partidos brasileiros já não tinham identi-

dade ideológica, depois da eleição de 2014 a tendência é piorar. As pequenas le-gendas conseguiram eleger representantes e fragmen-tou muito a representação no Congresso Nacional. A partir de janeiro, muitos deputados sem compa-nheiros de bancada tomam posse com a obrigação de levar a Brasília os propó-sitos que convenceram os eleitores nos estados.

A grande questão é se com essa grande fragmen-tação, os três granes par-tidos, PT, PSDB e PMDB,

terão força suficiente ain-da para manter o atual comportamento governo/oposição, que tem marca-do a política brasileira nos últimos anos.

Para a Democracia, seria saudável que estes várias representações chamassem a razão as grane siglas, de maneira que o jogo ficasse mais honesto. O atual modelo mostrou que precisa de modificações profundas. Se a corrupção virou a notícia principal da po-lítica brasileira, nos úl-timos anos, não é culpa exclusiva do governo. n

Concurso nº 3664

Concurso nº 1661

Concurso nº 664 - IPATINGA/MG

Concurso nº 1512

53-55-60-69-70

13-16-27-43-48-58

13-14-17-25-33-35-57

09-10-11-22-26-38-45 48-49-57-60-67-69-70 73-74-84-85-86-97

SOBE

DESCE

ACONTECEU15 de DEZEMBRO

Morre em Hollywood, aos 65 anos, Walt Disney.

Inventado, no estado americano de Massachusetts, o basquetebol, para manter ocupados estudantes indisciplinados durante o inverno.

1966

1891

CURIOSIDADE

Corrida de cadeira de escritório reúne dezenas no Distrito Federal

O poder não corrompe o homem; é o homem que corrompe o poder”

Ulysses Guimarães

Frase do dia

Quatorze anos depois do maior acidente nuclear da história, a usina nuclear de Tchernóbil, na Ucrânia, é definitivamente fechada.

2000

Editora Jornal do Ônibus

Editora Jornal do Ônibus Ltda. | CNPJ 11.255.258/0001-55 | Editor chefe: Renato Barroso (reg. 940/MTB/PR) Redação | Administração | Rua Fagundes Varela, 2106 | 82520-040 | Curitiba | PR | Fone|Fax (41) 3263 2002Circulação de Segunda a Sexta-feira.

COMERCIAL (41) 3263 2002

Page 3: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 15/12/2014

Política Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2014 3grupor3a.com

Economia nas CâmarasConforme proposição apresentada pelo presidente da Comissão Executiva, deputado Valdir Rossoni (PSDB), a Assembleia Legislativa homenageará na tarde da próxima terça-feira (16) as câmaras municipais pa-ranaenses que adotaram medidas de austeridade e proporcionaram economias de pelo menos 40% em 2014. Esses recursos foram devolvidos aos cofres dos executivos municipais para que lhes dessem um novo destino, em benefício das comunidades locais.

Vereador presoO vereador Eudes Dallagnol (PP) de Toledo foi preso na madrugada deste domingo (14) depois de tentar com-prar o voto do vereador Neudi Mosconi (SD), para a eleição do novo presidente da Câmara Municipal. Eudes Dallagnol apoia o candidato Gian de Conto (PPS) e ligou para o vereador Mosconi, no sábado (13) à tarde, mar-cando uma reunião para falar sobre a compra do voto.

Contra o tempo“Estamos em uma corrida de cem metros rasos”. As-sim o procurador da República Orlando Martello Jr. descreveu o ambiente no Ministério Público Federal no Paraná às vésperas da apresentação das denúncias contra os suspeitos da sétima fase da Operação Lava Jato. Os nove procuradores da força-tarefa estão pres-sionados pela proximidade do fim dos prazos legais para apresentação das acusações contra parte dos indiciados, nesta semana. Para cumprir os prazos, a Procuradoria montou um esquema de mutirão.

Sem parcelamentoO sindicato que representa os servidores da saúde conse-guiu nesta sexta-feira uma liminar impedindo que o go-verno do Paraná parcele o terço de férias da categoria. A decisão é do desembargador Luís Espíndola, do Tribunal de Justiça do Paraná. O governo já avisou que vai recorrer.

Notas políticas

Na sessão plenária de hoje, na Assembleia Le-gislativa, os deputados vão discutir e votar uma pauta que relaciona 31 projetos de lei. Entre as matérias que tramitam em primeiro turno estão duas proposições de auto-ria do Tribunal de Justiça do Paraná que tratam de critérios e alteração dos valores das tabelas de cus-tas dos serviços judiciais.

O primeiro projeto regula critérios para a

cobrança de custas dos serviços judiciais no âm-bito dos Juizados Espe-ciais Cíveis, Criminais, da Fazenda Pública e Turmas Recursais do Judiciário. As custas abrangem todos os atos processuais, inclusi-ve os relativos aos serviços de distribuidor, contador, avaliador, oficiais de jus-tiça e serventias judiciais, bem como as despesas com registros, citações, intimações e publicações na Imprensa Oficial. n

Assembleia começa a votar reajuste das custas judiciais

Os serviços cartorários devem ficar mais caros

Reprodução

A sessão plená-ria de hoje será integralmente

dedicada à eleição do futuro Ouvidor de Curi-tiba, por decisão dos vereadores da Câma-ra Municipal. A sessão terá a sabatina dos can-didatos Clóvis Augusto Veiga da Costa, Dioc-sianne Correia de Mou-ra e Maurício de Santa Cruz Arruda.

Com isso, os vereado-res terão até três horas para ouvir os candidatos. Antes da deliberação, cada um dos três candi-datos, por sorteio, terá 20 minutos para expor a comprovação dos requi-sitos legais, formação acadêmica, experiências administrativas, bem como defesa de valores que entenda necessários para assumir o cargo. n

Ouvidor de Curitiba será escolhido hoje

Políticos não reeleitos serão denunciados

Os três candidatos serão sabatinados antes da votação

Janot espera o final do mandato para apresentar nomes

Eleições

CMC

A Câmara Munici-pal de Curitiba reali-za, na próxima terça-feira (16), às 14h30, eleição para a Mesa Diretora que vai co-mandar a Casa no bi-ênio 2015/2016. Tam-bém serão escolhidos os novos corregedor e vice-corregedor. Todos os sete cargos da Mesa serão obrigatoriamente renovados, pois o regi-mento interno proíbe a reeleição para o mesmo cargo. O dispositivo que veda a recondução será utilizado pela primeira vez desde que foi insti-tuído, em 2012, durante a revisão do regimento.

A norma impede que um vereador ocupe re-petidamente o mesmo cargo, como a presi-

O procurador-geral da República, Rodri-go Janot, tem em mãos material suficiente para o Ministério Pu-blico Federal oferecer denuncia ao Supremo, devido ao foro privile-giado, contra congres-sistas e governantes também envolvidos no esquema de corrupção da Petrobras.

Ele deverá aguardar o final dos mandatos dos que não conse-

Serão escolhidos os componentes da mesa diretoria e o corregedor

Vereadores elegem amanhã novo presidente da Câmara

dência do Legislativo – entretanto, permite que um vereador que já ocupe função na Mesa

permaneça integrando o órgão, porém deve ocupar cargo diferente do atual. Em janeiro de

2013, como se trata-va de nova legislatura, não se aplicou o prin-cípio de reeleição. n

Valdemir e Araújo devem disputar a presidência

CMC

ABR

guiram se reeleger: se oferecesse denúncia ainda em dezembro, seus advogados pode-riam entrar com peti-ções alegando que o julgamento deles deve-ria ocorrer em primeira instancia – e isso atra-saria todo o processo. Janot não revela nomes, mas entre os sete gover-nadores não reeleitos estão três do PSB, um do PMDB, outro do PSD e mais dois do PT. n

Editora Jornal do Ônibus

Page 4: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 15/12/2014

GeralSegunda-feira, 15 de Dezembro de 20144 grupor3a.com

Parabéns

Dilma comemora 67 anos em Porto Alegre

A presidente Dil-ma Roussef escolheu a casa do ex-marido, o advogado e ativista Carlos Araújo, para celebrar o aniversá-rio de 67 anos, neste domingo, em Porto Alegre. A comemo-ração ocorreu sem holofotes, após segu-ranças despistarem a imprensa com re-forço na vigilância e cortinas no salão de festas do prédio onde

ela possui um aparta-mento, em outro pon-to da capital gaúcha.

Localizada às mar-gens do Guaíba, no bairro Assunção, a re-sidência de Araújo é normalmente usada por Dilma como refú-gio em dias de descan-so. Segundo assessores da presidência, ela em-barcou no Aeroporto Salgado Filho por volta de 16h40 em um voo para Brasília. n

A uma semana do recesso parlamentar que começa oficial-mente no dia 23 de dezembro, projetos importantes para a sociedade foram in-cluídos na pauta da Câmara. Apesar de colocar em votação matérias como a re-gulamentação da pro-fissão das domésticas (PLC 302-A/13) e o Estatuto do Portador de Deficiência (PL 7.699/06), a chance de esses textos avança-rem são remotas.

Além do pouco

tempo, a prioridade estará voltada para o orçamento de 2015 e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Orçamento Impo-sitivo e, como muitos parlamentares não foram reeleitos, a se-mana deve ficar mais esvaziada e será difí-cil alcançar o número de necessário para as sessões agendadas. A regulamentação da proposta que ficou conhecida como PEC das Domésticas é es-perada há mais de um ano pela categoria. n

PEC das Domésticas terá votação adiada para 2015

Matérias importantes no Congresso não devem ser votadas neste ano

Avião da Presidência decolou de Porto Alegre para Brasília às 16h40

Agência Brasil

RBS TV

Esta e outras matérias devem ficar para trás

Editora Jornal do Ônibus

Page 5: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 15/12/2014

Veículos fabricados em Israel custarão R$ 35 milhões ao Estado

www.jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Divulgação

Geral Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2014 5grupor3a.com

Polícia de SP usará blindados em manifestações

Blindados terão canhões de jatos de água, tinta e gás lacrimogêneo

Os 14 blindados is-raelenses que eram previstos para conter atos violentos duran-te a Copa do Mundo só devem chegar a São Paulo em meados de março de 2015, segun-do estimativa da Polícia Militar (PM), e sair às ruas a partir de junho. Adaptações exigidas pela corporação nos veículos foram algumas das razões do atraso na

entrega. A Defensoria Pública criticou a aqui-sição dos veículos.

Estão sendo feitos três modelos diferentes de blindados. Quatro veículos serão muni-dos com canhões de jatos de água, tinta e gás lacrimogêneo para dispersar manifestan-tes violentos. Outros quatro serão exclusivos para transporte de poli-ciais, e mais seis vão ser

usados pelos batalhões e outras tropas de elite para enfrentar crimino-sos, entrar em locais de difícil acesso e áreas de risco, como favelas.

Pela frota, a PM pa-gará um total de R$ 35,2 milhões a duas empresas de Israel. Elas ganharam licitação internacional e fabricam os carros para serem usados pelo Comando de Policia-mento de Choque. n

No Natal do Shopping Cidade tem presente pra todo mundo e um carrão pra você: um Renault Duster 0 Km. Antecipe suas compras de Natal e participe. Nunca valeu tanto a pena economizar.

SORTEIO DIA 26/12 Av. Marechal Floriano Peixoto, 4984 – Hauerwww.shoppingcidade.netCE

RT. D

E A

UT/

SEA

E/M

F nº

. 06/

0053

/201

4

Editora Jornal do Ônibus

Page 6: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 15/12/2014

Região MetropolitanaSegunda-feira, 15 de Dezembro de 20146 grupor3a.com

A Secretaria de Educação de São José dos Pinhais realizou na última semana a reunião de encer-ramento do ano de 2014 com diretoras e diretoras auxilia-res das Escolas Mu-nicipais de Ensino Fundamental, Cen-tros Municipais de Educação Infantil, Escolas Especiais e Centros Municipais de Atendimento Es-pecializado.

A secretária de Educação, Neide Fer-raz Setim, iniciou a reunião lembrando que a Secretaria é hoje o maior segmen-to da Prefeitura, com a grande responsa-bilidade que lhe é atribuída. “Trabalha-

As escolas do município atendem diariamente 33 mil alunosA Secretaria de Saúde

de São José dos Pinhais, de acordo com os Decretos Municipais 1.939 e 1.940, de 24 de novembro deste ano, informa à população que alguns serviços na Saúde sofrerão alterações nos dias de funcionamen-to na semana do Natal e Ano Novo.

No dias 24, 25 e 26/12 (semana de Natal) e nos dias 31/12 e 1º e 2 de janei-ro (semana de Ano Novo) não haverá atendimento no setor administrativo da Secretaria de Saúde,

nas Unidade de Saúde dos bairros e comunidades rurais, no Centro de Es-pecialidades Odontológi-cas (CEO), na Policlínica Infanto-juvenil (CIAC), no Centro de Especialidades Médica (CEM), na Poli-clínica da Mulher (CIAM) e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Já os atendimentos 24 horas, como hospitais e Uni-dades de Pronto Atendi-mento (UPA Rui Barbosa e Afonso Pena) atenderão normalmente. Informa-ções: (41) 3381-6371. n

São José dos Pinhais, em sintonia com o Ministério da Saúde, realiza vários programas de saúde nos bairros e comunidades ru-rais do Município. Um de-les é o Hiperdia, que atua no cadastramento, orien-tação e acompanhamento de pessoas portadoras de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus. Alguns desses grupos, para inten-sificar a integração entre os participantes do pro-grama, realizam passeios a pontos turísticos da região. Foi o caso das Unidades de Saúde do Ipê e Cristal, que levaram os integrantes do hiperdia para se descon-trair na Ópera de Arame e

Na manhã desta sexta-feira, 12, no Parque Munici-pal da Uva, produtores ru-rais de Colombo retiraram os alevinos subsidiados pela Prefeitura Municipal atra-vés do Projeto Vida na Água.

Ao todo foram entregues 46.950 pequenos peixes para 27 produtores.

O produtor de verduras e hortaliças, Celso Nodari, ad-quiriu mais de cinco mil ale-vinos para soltar em diversos

tanques da família. “Desde que a prefeitura começou com este programa, sempre participei e nunca mais pre-cisei comprar peixe. Além de comer, a pescaria é uma di-versão”, comentou seu Celso.

De acordo com o se-cretário da Agricultura e Abastecimento, Marcio To-niolo, o programa tem por objetivo diversificar as fon-tes de renda dos pequenos produtores rurais. n

Educação realiza encontrode encerramento de ano

Serviços na Saúde Públicaterão horários especiais no Natal e Ano Novo

mos direta e indireta-mente com cerca de 50% da população do Município, atendemos diariamente a 33 mil alunos e sabemos da importância do traba-lho dos profissionais

que atuam em nossa Secretaria. Levantemos sempre a bandeira da Educação”.

O prefeito Luiz Car-los Setim também esteve presente ao evento, ressaltou que

diretores, pedagogos, professores e educa-dores são os profis-sionais que atuam na ponta. “Vocês são os representantes diretos da administração em suas comunidades”. n

O prefeito Setim esteve no encontro e conversou com os diretores de escolas

Divu

lgação

Apenas as unidades de pronto atendimentoe 24 horas terão funcionamento normal

Um dos grupos visitou o Parque Tanguá, em Curitiba

São José dos Pinhais

Uma parceria entre o Instituto RIC de Atitude Social e a Prefeitura de Almirante Tamandaré garantiu um dia ainda mais especial a 150 crian-ças do Centro Munici-pal de Educação Infantil Criança Feliz, no Jardim Gramados. O instituto RIC trouxe brinquedos e um lanche diferencia-do com salgados, doces, sucos e bolos, a todas as crianças da unidade de ensino. A entidade atua nas áreas de saúde, edu-

cação e meio-ambiente e o objetivo do projeto é oferecer à sociedade um conjunto ainda maior de ações e benefícios.

A diretora do CMEI, Marlene Nogueira ficou muito feliz e realizada em ver a alegria das crianças. “Eu agradeço ao Instituto RIC pela ação e a Prefei-tura por ter possibilitado esse momento. Ainda não tínhamos conseguido pa-drinhos, que pudessem ajudar o Centro de Edu-cação Infantil. n

As crianças do CMEI receberam brinquedose participaram de um lanche especial

Divulgação

Almirante Tamandaré

Saúde

Colombo

Crianças de CMEI recebem brinquedos para o Natal

Grupos de Hiperdia das US doJardins Ipê e Cristal realizam passeio

capelas Santa Rosa de Lima e Santíssima Mãe de Deus. A Unidade realiza o programa há 10 anos. “Nós vamos até a comunidade. Nela acom-panhamos paciente por paciente, todos os meses, especialmente na aferição da pressão arterial, no nível de glicemia e mediando a circunferência do abdômen e o peso deles. Além de me-dirmos a pressão, o peso e a glicemia dos pacientes, damos instruções e dicas de como conquistar quali-dade de vida por meio da saúde preventiva.”, afirma a enfermeira Laura Sacomani Marostica, responsável por um dos grupos de Hiperdia da Unidade Ipê. n

Mais de 46 mil peixes são entregues a produtores

Divulgação

Parque Tanguá, em Curiti-ba e numa pousada (Uni-dade Cristal), no Municí-pio da Lapa.

Na Unidade de Saúde do bairro Ipê são três equipes de Hiperdia, que realizam os encontros no barracão das

Divulgação

Editora Jornal do Ônibus

Page 7: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 15/12/2014

Cidade Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2014 7grupor3a.com

As bicicletas devem ganhar mais espaço nas ruas da cidade

Na próxima terça-feira (16) a Câmara de Curitiba vai decidir, em primeira vo-tação no plenário, sobre o projeto de lei de iniciativa popular conhecido como “Lei da Bicicleta”. Caso seja aprovado em dois turnos e sancionado pelo prefeito,

5% das vias urbanas serão destinadas à construção de ciclofaixas e ciclovias, que deverão estar interconec-tadas ao centro da cidade e integradas ao transporte coletivo.

Caso seja aprovado em primeiro e segundo turno,

além das ciclovias, deverão ser disponibilizados bicicle-tários e/ou estacionamentos nos terminais de transporte coletivo, estabelecimentos de ensino, complexos comer-ciais como shopping centers e supermercados e em praças e parques públicos. n

Projeto prevê que 5% das vias tenham ciclofaixas

CMC

Câmara vota Lei da Bicicleta amanhã

Parada da Diversidade reúne 60 mil pessoas

Projeto curitibano de hip hop recebe prêmio

Reprodução

SMCS

Os participantes também procuraramo enfoque político da manifestação

A 10ª edição da Pa-rada da Diversida-de LGBT (Lésbicas,

Gays, Bissexuais, Transexu-ais e Travestis) foi realizada ontem. O evento partiu com dois trios elétricos da Praça 19 de Dezembro em direção à Praça Nossa Senhora da Salete é durou até a noite com uma participação esti-mada em 60 mil pessoas.

Desde a concentração até o percurso feito pela Avenida Cândido de Abreu, o clima era de festa e de tranquili-dade entre os participantes. Não houve qualquer ocor-rência ou tumulto ao longo do evento. O coordenador geral, Thon Cris, frisa que o

Dois trabalhos curitibanos na área de hip hop foram premiados pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) na segunda edição do Prêmio Cultura Hip Hop, anuncia-do no final de novembro. O pro-jeto Aulas de Breaking na Rua da Cidadania Boa Vista, de Sesóstris Filipe Armstrong Oliveira, é rea-

lizado com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba na Rua da Ci-dadania do Boa Vista. O outro é o projeto Hip Hop ao Alcance de To-dos, de Ayron Ferreira dos Santos.

Desde 2013, Sesóstris dá aulas na Regional Boa Vista, gratuita-mente, de breaking, a dança do movimento hip hop. “Estamos

terminando o segundo ano do projeto e pretendo dar sequência ao curso em 2015. Durante mui-tos anos, tentei utilizar um espaço da Rua da Cidadania para fazer alguma atividade relacionada ao hip hop, mas não nunca tive uma abertura”, diz o dançarino, mora-dor do Boa Vista. n

objetivo deste ano é recu-perar o caráter político da manifestação. “Queremos

incentivar principalmente leis que protejam o público homossexual”, conta. n

As aulas de dançasão dadas na

Rua da Cidadania

Cultura

Editora Jornal do Ônibus

Page 8: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 15/12/2014

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

BOOGIE OOGIE – GLOBO 18h25

Fernando sai apressado da casa de Cristina. Vitória conta sobre sua falsa doença e pede que Madalena a ajude a realizar seu último de-sejo. Elísio e Beatriz sugerem que Sandra e Rafael realizem o desejo de Vitória. Pedro repreende Vitória ao vê-la dançando na Boogie Oo-gie. Diana critica Cristina por se envolver com Fernando. Sandra e Rafael pedem para Leonor prepa-rar a festa de casamento.

MALhAÇÃO – GLOBO 17h50

Todos acham graça ao ver Marcão, Zé e Duca vestidos como bailarinas, e Jeff e Wallace sentem-se vingados. Pedro cobra uma atitude de Marcelo em re-lação a seu romance com Roberta. Sol insiste para que Bete fique com o di-nheiro que ganhou com seu trabalho e Simplício observa as duas. Marcelo é firme com Roberta, que sofre pelo afastamento do amante. Wallace vê Simplício, mas acredita que o pai de Sol ainda esteja preso.

ALtO AstrAL – GLOBO 19h35

Castilho avisa a Caíque que ele terá que pedir reforço para resgatar Laura. Israel pergunta a Fernando se ele gosta de Itália. Giba ajuda Caíque a socorrer Laura e levá-la ao hospital. Itália acompanha Cé-sar na competição contra Ricardo. Tina tenta despistar os filhos quan-do perguntam por Conceição. Afe-ganistão tenta convencer Manuel a voltar para a lanchonete. Liz de-monstra interesse por Emerson.

IMPÉrIO – GLOBO 21h10

José Alfredo implora para Maria Ísis conversar com ele em seu apartamento. Tuane tenta seduzir Elivaldo. Maria Marta comemora o término do romance de José Alfre-do e Maria Ísis. Cora pensa em se vingar de Maria Ísis. Danielle pede o divórcio para José Pedro e Maria Marta vibra. Josué consola Mari-sa. Cláudio afirma a Beatriz que Enrico sabotou o restaurante de Vicente. Téo acredita que ganhará a audiência contra Cláudio.

VItÓrIA – rECOrD 21h15

Zuzu demite Michele e Alex cha-ma a garçonete para trabalhar no Laíza’s bar. Ednaldo permanece com a decisão de proibir o namoro de Cicinho e Gabi. Paulão diz que ele e Jorge ainda podem se unir. Ri-cardinho passa informações do Ar-minho para Artur. Luciene esconde de Diana o plano de resgate à Vi-tória. Manel tenta convencer Zuzu sobre a inocência de Michele, mas ela reluta e diz que vai instalar câ-meras na casa de Chá. Cicinho fica preocupado com a ausência do pai.

Em 1987, maltratada pelos colegas na sua festa de 13 anos, garo-ta sonha em ser adul-ta e acorda em 2004, com 30 anos, como uma poderosa editora de revista de moda em Nova York. Mas logo se decepciona com o tipo de mulher que se tornou e tenta recu-perar o amor de seu ex-vizinho da adoles-cência, que está para se casar com outra.

tV ABErtA

(Globo – 14h50)

De repente 30

VariedadesSegunda-feira, 15 de Dezembro de 2014 9grupor3a.com8 grupor3a.com Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2014

Filmes de hoje

tV PAGA

(tCine touch – 22h)

A hospedeira

Novelas

Bom Dia Astral - Dirce Alves

Áries 20/3 a 20/4Segunda-feira positiva em todos os sentidos. É hora de agir com determinação no trabalho. Poderá contar com a ajuda material de sócios, amigos ou superiores. Satisfação com assuntos domésticos. C. 270 M. 3968

Gêmeos 21/5 a 20/6A influência astral do Sol, Lua e Vênus dão um toque especial de sucesso em sua vida. Tudo está indo muito bem. Não se envolva em discussões com nativos de Touro ou Escorpião. Finanças po-derosas. C. 878 M. 0237

Leão 22/7 a 22/8A boa vontade que o planeta Marte imprime no seu signo oposto, proporciona uma energia extra, que in-dica plena forma física. Saia para compras, visitas e encontros com colegas de trabalho. Amor melhoran-do. C. 551 M. 1849

Virgem 23/8 a 22/9A persistência leva ao sucesso, estabeleça as prioridades em sua vida profissional. Mudanças financeiras a cami-nho. Conte com a família. Estão em alta as compras na-talinas. Cuide mais dos aspectos que envolvem a saúde. C. 647 M. 0314

Libra 23/9 a 22/10Você começa a semana livre do alerta, com isso pode pensar seriamente em alguma mudança no setor de trabalho. Conte com as vibrações benéficas de Vênus em sua quarta casa astral. Muito amor ao seu redor. C. 916 M. 5043

Escorpião 23/10 a 21/11Segunda-feira de alerta, evite qualquer discussão ou decisão precipitada em seu trabalho. Dê mais atenção às suas contas. Enfrente os problemas com otimismo. Tenha mais paciência com os demais. C. 409 M. 2781

sagitário 22/11 a 21/12Os astros anunciam que é hora de investir seria-mente em seus talentos, pois seu potencial profis-sional entra em fase de ascensão. Você constrói o próprio futuro. O amor ganha contornos de cum-plicidade. C. 035 M. 1526

Capricórnio 22/12 a 21/1Comece a sorrir, você tem a seu favor Vênus e Mer-cúrio no seu signo. Compreensão, diálogo e mui-tos acertos começam a acontecer. O momento é de paz. Não abuse das finanças. Equilibre sua saúde. C. 763 M. 4295

Aquário 22/1 a 18/02Você tem um período difícil com a família e seu amor. Aceite conselhos de pessoas experientes e evi-te qualquer gasto fora do orçamento. Que tal organi-zar seu trabalho? Também cuide mais da aparência. C. 320 M. 6975

Peixes 19/2 a 19/03Segunda-feira excelente para você se dedicar ao setor profissional. A indicação de Vênus é de deve sair para as compras natalinas, bem como procurar apoio da família e com seu amor. Alimente-se adequadamen-te. C. 569 M. 8602

Entre outras coisas, o século passado poderá ser lembrado, pelos

historiadores do futuro, como a grande renascença da astrologia. Em consequência da confusão que envolve esta velha ciência, tal renascimento não tem sido fácil.

Quem nasceu hojeA rotina é sua pior inimiga, o que fará

ser um empreendedor. Quando inicia um projeto, nada é capaz de dissuadi-lo a desistir. É honesto nos julgamentos, por isso será uma pessoa muito admirada. Ativo, inteligente e companheiro leal.

AlertaDesde às 02h06 o alerta está sendo dirigido

aos nativos de Escorpião. Seja paciente e adie os assuntos importantes para quando estiver fora dessa fase negativa. Pense bem antes de falar para não magoar a pessoa amada e família. n

[email protected]

touro 21/4 a 20/5Fase em que terá a chance de organizar as finan-ças, mas é preciso agir com otimismo. Poderá haver certo distanciamento da família, procure aparar as arestas. No amor, Vênus equilibra suas emoções. C. 284 M. 7158

Câncer 21/6 a 21/7Dia positivo para um maior envolvimento familiar. Acerte os últimos detalhes para o natal. Planeje bem o período e conte com o equilíbrio financeiro. Positivo para compras domésticas. Colaboração de Sagitário. C. 192 M. 9430

[email protected]

Reprodução

Quando um inimigo nunca visto ameaça a humanidade, toman-do seus corpos e apa-gando suas memórias, Melanie arrisca tudo para proteger as pes-soas com quem mais se importa, mostran-do que o amor é capaz de tudo em um novo, perigoso e ainda inex-plorado mundo.

Divulgação

Reprodução

Agnews

Cristiana Oliveira está de bem com a vida

Sílvio Santos comemora 84 anos em família

51

Bela

“Pergunta-me qual foi o meu progresso? Come-cei a ser amigo de mim mesmo”. É com essa fra-se do filósofo sêneca que Cristiana Oliveira define a fase que está vivendo. Ao completar 51 anos, nesta segunda-feira, avó de pri-meira viagem e vencedo-ra do “efeito sanfona”, a atriz diz que está em uma

das fases mais felizes de sua vida. “Me sinto mui-to plena e grande. Estou bem comigo mesmo, com meus problemas, com meu cotidiano, e passo um brilho para as pessoas que elas sentem no ar. Acho que é esse o segredo, estou vivendo um dos momen-tos mais felizes da minha vida”, disse Cristiana. n

A cineasta e atriz Ange-lina Jolie contraiu catapo-ra e não poderá participar dos eventos do drama de guerra “Invencível”, seu se-gundo filme como diretora. “Eu apenas quero ser clara e honesta sobre o motivo pelo qual não participarei dos eventos de ‘Inven-cível’ nos próxi-mos dias. E o motivo é eu ter descoberto na noite passada

(sexta) que peguei catapo-ra”, afirmou Jolie em vídeo divulgado pela Universal Pictures no YouTube. “In-vencível” conta a angus-tiante sobrevivência de um prisioneiro de guerra, o corredor olímpico Louis Zamperini, e tem estreia norte-americana marcada

para a segunda-feira, em Los Angeles. Nos

cinemas, a produ-ção chega no dia de Natal. n

Daniela Beyruti, filha de Silvio Santos, postou em seu Instagram uma foto da come-moração do aniversário do pai, na sexta-feira, quando o apresentador completou 84 anos. Na legenda da foto ela

diz: “São momentos como este que fazem tudo valer a pena. São momentos como esse que de fato enriquecem! Enriquece a alma, faz a gente grande e mostra o que real-mente faz sentido na vida.

Que a nossa família inspire a sua a ser unida, alegre, e cheia de esperança! Deus abençoe seu dia! Obrigada a todos pelo carinho com meu pai, de quem eu também sou fã!”, escreveu Daniela. n

Carlos Alberto de Nó-brega comanda na terça-feira a última gravação desta temporada de “A Praça é Nossa” no SBT, um especial que será exibido dia 1º. Entre outros con-vidados, participações de Agnaldo Rayol, Arnaldo Saccomani e Raul Gil. Logo depois do Natal, Carlos Al-berto de Nóbrega e a mu-lher, Andréa, iniciam pla-nejada viagem, que servirá como nova lua de mel. O casal vai passar um mês de férias nos Estados Unidos, curtindo os muitos atrati-vos da terra do Tio Sam.n

Geisy Arruda exibiu o corpo enxuto em foto publicada no Insta-gram neste domingo. A loira posou com um biquíni “tomara que caia” e deixou as mar-quinhas do bronzeado à mostra. Na legenda da foto, ela comentou “tô ostentando meu bronzeado mesmo. Sol ajuda a gente please?

Meu biquini @divinebi-quinis é um luxo!! #Par-tiuPraia”. Nos comen-tários, os seguidores parabenizaram Geisy pela nova aparência e não economizaram nos elogios. Elogios como “rainha linda”, “muito gata” e “corpo escultural” foram al-guns dos elogios dei-xados para a moça. n

EGO

Urach deve deixar o hospital em janeiro

Angelina Jolie está com catapora

segunda lua de mel nos EUA

Fernanda Lima “tira uma” com AnittaO bronzeado “ostentação” de Geisy Arruda

Andressa Urach vai ter que passar as festas de fim de ano internada, mas provavelmente já estará completamente recu-perada e pronta para voltar para casa no começo do ano que vem. Neste domingo, um dos médicos que vem acompanhando a apre-sentadora, o Dr. Pedro Alexandre da Motta Martins, contou que ela deve receber alta da UtI nos pró-ximos dias. “A Andressa está evo-luindo bem, está muito melhor. Estamos pensando em tirá-la da UtI e mandá-la para o quarto nos próximos dias”, afirmou Martins. Quando for para o quarto, An-dressa ainda terá que permane-cer, aproximadamente, mais duas semanas hospitalizada para que o ferimento que teve nas pernas – de onde foi retirado o hidrogel – feche completamente.n

Melhora

Reprodução

Reprodução

Marina ruy Barbosa “abusa” com vestido transparente

Marina ruy Barbo-sa escolheu um vesti-do transparente preto para comparecer a um evento de joalheira, na noite do último sá-bado. Diversos outros famosos, como o “Co-mendador” Alexandre Nero, estavam presen-

tes no evento, mas foi Marina quem roubou todas as atenções e fla-shes. Belíssima, a ruiva deixou todos boquia-bertos com sua beleza e a transparência do ves-tido, que deixava a bar-riguinha à mostra. Mais uma vez, ela arrasou! n

Fernanda Lima deu uma cutucadinha em Anitta na última edi-ção do Amor e sexo. A apresentadora co-mentou na cara dura que Larissa devia ser aquelas criancinhas exibidas, que gos-tam de aparecer, que ficam cantando, fa-zendo showzinho. A funkeira nem ligou e admitiu que era desse

jeito mesmo. Depois, em outro momento do programa, Fernan-da disse: “Anitta, você que se diz poderosa...”. Além disso, foi visível que Fernanda Lima estava impaciente com um dos jurados chatos e simplesmen-te o ignorou o tempo todo, fazendo cara de tédio para as interrup-ções inconvenientes. n

Agnews

Reprodução

Verão

Editora Jornal do Ônibus Editora Jornal do Ônibus

Page 9: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 15/12/2014

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

BOOGIE OOGIE – GLOBO 18h25

Fernando sai apressado da casa de Cristina. Vitória conta sobre sua falsa doença e pede que Madalena a ajude a realizar seu último de-sejo. Elísio e Beatriz sugerem que Sandra e Rafael realizem o desejo de Vitória. Pedro repreende Vitória ao vê-la dançando na Boogie Oo-gie. Diana critica Cristina por se envolver com Fernando. Sandra e Rafael pedem para Leonor prepa-rar a festa de casamento.

MALhAÇÃO – GLOBO 17h50

Todos acham graça ao ver Marcão, Zé e Duca vestidos como bailarinas, e Jeff e Wallace sentem-se vingados. Pedro cobra uma atitude de Marcelo em re-lação a seu romance com Roberta. Sol insiste para que Bete fique com o di-nheiro que ganhou com seu trabalho e Simplício observa as duas. Marcelo é firme com Roberta, que sofre pelo afastamento do amante. Wallace vê Simplício, mas acredita que o pai de Sol ainda esteja preso.

ALtO AstrAL – GLOBO 19h35

Castilho avisa a Caíque que ele terá que pedir reforço para resgatar Laura. Israel pergunta a Fernando se ele gosta de Itália. Giba ajuda Caíque a socorrer Laura e levá-la ao hospital. Itália acompanha Cé-sar na competição contra Ricardo. Tina tenta despistar os filhos quan-do perguntam por Conceição. Afe-ganistão tenta convencer Manuel a voltar para a lanchonete. Liz de-monstra interesse por Emerson.

IMPÉrIO – GLOBO 21h10

José Alfredo implora para Maria Ísis conversar com ele em seu apartamento. Tuane tenta seduzir Elivaldo. Maria Marta comemora o término do romance de José Alfre-do e Maria Ísis. Cora pensa em se vingar de Maria Ísis. Danielle pede o divórcio para José Pedro e Maria Marta vibra. Josué consola Mari-sa. Cláudio afirma a Beatriz que Enrico sabotou o restaurante de Vicente. Téo acredita que ganhará a audiência contra Cláudio.

VItÓrIA – rECOrD 21h15

Zuzu demite Michele e Alex cha-ma a garçonete para trabalhar no Laíza’s bar. Ednaldo permanece com a decisão de proibir o namoro de Cicinho e Gabi. Paulão diz que ele e Jorge ainda podem se unir. Ri-cardinho passa informações do Ar-minho para Artur. Luciene esconde de Diana o plano de resgate à Vi-tória. Manel tenta convencer Zuzu sobre a inocência de Michele, mas ela reluta e diz que vai instalar câ-meras na casa de Chá. Cicinho fica preocupado com a ausência do pai.

Em 1987, maltratada pelos colegas na sua festa de 13 anos, garo-ta sonha em ser adul-ta e acorda em 2004, com 30 anos, como uma poderosa editora de revista de moda em Nova York. Mas logo se decepciona com o tipo de mulher que se tornou e tenta recu-perar o amor de seu ex-vizinho da adoles-cência, que está para se casar com outra.

tV ABErtA

(Globo – 14h50)

De repente 30

VariedadesSegunda-feira, 15 de Dezembro de 2014 9grupor3a.com8 grupor3a.com Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2014

Filmes de hoje

tV PAGA

(tCine touch – 22h)

A hospedeira

Novelas

Bom Dia Astral - Dirce Alves

Áries 20/3 a 20/4Segunda-feira positiva em todos os sentidos. É hora de agir com determinação no trabalho. Poderá contar com a ajuda material de sócios, amigos ou superiores. Satisfação com assuntos domésticos. C. 270 M. 3968

Gêmeos 21/5 a 20/6A influência astral do Sol, Lua e Vênus dão um toque especial de sucesso em sua vida. Tudo está indo muito bem. Não se envolva em discussões com nativos de Touro ou Escorpião. Finanças po-derosas. C. 878 M. 0237

Leão 22/7 a 22/8A boa vontade que o planeta Marte imprime no seu signo oposto, proporciona uma energia extra, que in-dica plena forma física. Saia para compras, visitas e encontros com colegas de trabalho. Amor melhoran-do. C. 551 M. 1849

Virgem 23/8 a 22/9A persistência leva ao sucesso, estabeleça as prioridades em sua vida profissional. Mudanças financeiras a cami-nho. Conte com a família. Estão em alta as compras na-talinas. Cuide mais dos aspectos que envolvem a saúde. C. 647 M. 0314

Libra 23/9 a 22/10Você começa a semana livre do alerta, com isso pode pensar seriamente em alguma mudança no setor de trabalho. Conte com as vibrações benéficas de Vênus em sua quarta casa astral. Muito amor ao seu redor. C. 916 M. 5043

Escorpião 23/10 a 21/11Segunda-feira de alerta, evite qualquer discussão ou decisão precipitada em seu trabalho. Dê mais atenção às suas contas. Enfrente os problemas com otimismo. Tenha mais paciência com os demais. C. 409 M. 2781

sagitário 22/11 a 21/12Os astros anunciam que é hora de investir seria-mente em seus talentos, pois seu potencial profis-sional entra em fase de ascensão. Você constrói o próprio futuro. O amor ganha contornos de cum-plicidade. C. 035 M. 1526

Capricórnio 22/12 a 21/1Comece a sorrir, você tem a seu favor Vênus e Mer-cúrio no seu signo. Compreensão, diálogo e mui-tos acertos começam a acontecer. O momento é de paz. Não abuse das finanças. Equilibre sua saúde. C. 763 M. 4295

Aquário 22/1 a 18/02Você tem um período difícil com a família e seu amor. Aceite conselhos de pessoas experientes e evi-te qualquer gasto fora do orçamento. Que tal organi-zar seu trabalho? Também cuide mais da aparência. C. 320 M. 6975

Peixes 19/2 a 19/03Segunda-feira excelente para você se dedicar ao setor profissional. A indicação de Vênus é de deve sair para as compras natalinas, bem como procurar apoio da família e com seu amor. Alimente-se adequadamen-te. C. 569 M. 8602

Entre outras coisas, o século passado poderá ser lembrado, pelos

historiadores do futuro, como a grande renascença da astrologia. Em consequência da confusão que envolve esta velha ciência, tal renascimento não tem sido fácil.

Quem nasceu hojeA rotina é sua pior inimiga, o que fará

ser um empreendedor. Quando inicia um projeto, nada é capaz de dissuadi-lo a desistir. É honesto nos julgamentos, por isso será uma pessoa muito admirada. Ativo, inteligente e companheiro leal.

AlertaDesde às 02h06 o alerta está sendo dirigido

aos nativos de Escorpião. Seja paciente e adie os assuntos importantes para quando estiver fora dessa fase negativa. Pense bem antes de falar para não magoar a pessoa amada e família. n

[email protected]

touro 21/4 a 20/5Fase em que terá a chance de organizar as finan-ças, mas é preciso agir com otimismo. Poderá haver certo distanciamento da família, procure aparar as arestas. No amor, Vênus equilibra suas emoções. C. 284 M. 7158

Câncer 21/6 a 21/7Dia positivo para um maior envolvimento familiar. Acerte os últimos detalhes para o natal. Planeje bem o período e conte com o equilíbrio financeiro. Positivo para compras domésticas. Colaboração de Sagitário. C. 192 M. 9430

[email protected]

Reprodução

Quando um inimigo nunca visto ameaça a humanidade, toman-do seus corpos e apa-gando suas memórias, Melanie arrisca tudo para proteger as pes-soas com quem mais se importa, mostran-do que o amor é capaz de tudo em um novo, perigoso e ainda inex-plorado mundo.

Divulgação

Reprodução

Agnews

Cristiana Oliveira está de bem com a vida

Sílvio Santos comemora 84 anos em família

51

Bela

“Pergunta-me qual foi o meu progresso? Come-cei a ser amigo de mim mesmo”. É com essa fra-se do filósofo sêneca que Cristiana Oliveira define a fase que está vivendo. Ao completar 51 anos, nesta segunda-feira, avó de pri-meira viagem e vencedo-ra do “efeito sanfona”, a atriz diz que está em uma

das fases mais felizes de sua vida. “Me sinto mui-to plena e grande. Estou bem comigo mesmo, com meus problemas, com meu cotidiano, e passo um brilho para as pessoas que elas sentem no ar. Acho que é esse o segredo, estou vivendo um dos momen-tos mais felizes da minha vida”, disse Cristiana. n

A cineasta e atriz Ange-lina Jolie contraiu catapo-ra e não poderá participar dos eventos do drama de guerra “Invencível”, seu se-gundo filme como diretora. “Eu apenas quero ser clara e honesta sobre o motivo pelo qual não participarei dos eventos de ‘Inven-cível’ nos próxi-mos dias. E o motivo é eu ter descoberto na noite passada

(sexta) que peguei catapo-ra”, afirmou Jolie em vídeo divulgado pela Universal Pictures no YouTube. “In-vencível” conta a angus-tiante sobrevivência de um prisioneiro de guerra, o corredor olímpico Louis Zamperini, e tem estreia norte-americana marcada

para a segunda-feira, em Los Angeles. Nos

cinemas, a produ-ção chega no dia de Natal. n

Daniela Beyruti, filha de Silvio Santos, postou em seu Instagram uma foto da come-moração do aniversário do pai, na sexta-feira, quando o apresentador completou 84 anos. Na legenda da foto ela

diz: “São momentos como este que fazem tudo valer a pena. São momentos como esse que de fato enriquecem! Enriquece a alma, faz a gente grande e mostra o que real-mente faz sentido na vida.

Que a nossa família inspire a sua a ser unida, alegre, e cheia de esperança! Deus abençoe seu dia! Obrigada a todos pelo carinho com meu pai, de quem eu também sou fã!”, escreveu Daniela. n

Carlos Alberto de Nó-brega comanda na terça-feira a última gravação desta temporada de “A Praça é Nossa” no SBT, um especial que será exibido dia 1º. Entre outros con-vidados, participações de Agnaldo Rayol, Arnaldo Saccomani e Raul Gil. Logo depois do Natal, Carlos Al-berto de Nóbrega e a mu-lher, Andréa, iniciam pla-nejada viagem, que servirá como nova lua de mel. O casal vai passar um mês de férias nos Estados Unidos, curtindo os muitos atrati-vos da terra do Tio Sam.n

Geisy Arruda exibiu o corpo enxuto em foto publicada no Insta-gram neste domingo. A loira posou com um biquíni “tomara que caia” e deixou as mar-quinhas do bronzeado à mostra. Na legenda da foto, ela comentou “tô ostentando meu bronzeado mesmo. Sol ajuda a gente please?

Meu biquini @divinebi-quinis é um luxo!! #Par-tiuPraia”. Nos comen-tários, os seguidores parabenizaram Geisy pela nova aparência e não economizaram nos elogios. Elogios como “rainha linda”, “muito gata” e “corpo escultural” foram al-guns dos elogios dei-xados para a moça. n

EGO

Urach deve deixar o hospital em janeiro

Angelina Jolie está com catapora

segunda lua de mel nos EUA

Fernanda Lima “tira uma” com AnittaO bronzeado “ostentação” de Geisy Arruda

Andressa Urach vai ter que passar as festas de fim de ano internada, mas provavelmente já estará completamente recu-perada e pronta para voltar para casa no começo do ano que vem. Neste domingo, um dos médicos que vem acompanhando a apre-sentadora, o Dr. Pedro Alexandre da Motta Martins, contou que ela deve receber alta da UtI nos pró-ximos dias. “A Andressa está evo-luindo bem, está muito melhor. Estamos pensando em tirá-la da UtI e mandá-la para o quarto nos próximos dias”, afirmou Martins. Quando for para o quarto, An-dressa ainda terá que permane-cer, aproximadamente, mais duas semanas hospitalizada para que o ferimento que teve nas pernas – de onde foi retirado o hidrogel – feche completamente.n

Melhora

Reprodução

Reprodução

Marina ruy Barbosa “abusa” com vestido transparente

Marina ruy Barbo-sa escolheu um vesti-do transparente preto para comparecer a um evento de joalheira, na noite do último sá-bado. Diversos outros famosos, como o “Co-mendador” Alexandre Nero, estavam presen-

tes no evento, mas foi Marina quem roubou todas as atenções e fla-shes. Belíssima, a ruiva deixou todos boquia-bertos com sua beleza e a transparência do ves-tido, que deixava a bar-riguinha à mostra. Mais uma vez, ela arrasou! n

Fernanda Lima deu uma cutucadinha em Anitta na última edi-ção do Amor e sexo. A apresentadora co-mentou na cara dura que Larissa devia ser aquelas criancinhas exibidas, que gos-tam de aparecer, que ficam cantando, fa-zendo showzinho. A funkeira nem ligou e admitiu que era desse

jeito mesmo. Depois, em outro momento do programa, Fernan-da disse: “Anitta, você que se diz poderosa...”. Além disso, foi visível que Fernanda Lima estava impaciente com um dos jurados chatos e simplesmen-te o ignorou o tempo todo, fazendo cara de tédio para as interrup-ções inconvenientes. n

Agnews

Reprodução

Verão

Editora Jornal do Ônibus Editora Jornal do Ônibus

Page 10: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 15/12/2014

GeralSegunda-feira, 15 de Dezembro de 201410 grupor3a.com

Fernando Frazão/ABrAposentados e pensio-

nistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até o dia 30 de dezembro – os bancos não funcionam no dia 31 – para comprova-ção de vida e a renovação da senha na rede bancária, caso contrário o benefício será suspenso. O alerta é da Federação Brasileira de Ban-cos (Febraban), que pede às pessoas que evitem o proce-dimento na última hora.

A comprovação de vida deve ser feita na instituição em que o segurado recebe. É importante destacar que o procedimento é obriga-tório e deve ocorrer anual-mente, segundo comunica-do da federação.

A prova de vida é um importante procedimen-to no combate a fraudes e inconsistências no paga-mento de benefícios. Após procedimento operacional de conferência e validação dos dados, o beneficiário recebe uma nova senha.

Os bancos garantem que

Beneficiários do INSS têm até dia 30 para fazer prova de vida

A comprovação de vida deve ser feita na instituição em que o segurado recebe

O prazo de validade dos passaportes brasilei-ros foi ampliado de cinco para dez anos. A medida vale para passaportes comuns, oficiais e diplo-máticos, bem como para as carteiras de matrícula consular. A prorrogação está definida em decreto publicado na edição da última sexta-feira (12) do Diário Oficial da União.

De acordo com a Polícia Federal, ainda não há previsão para a emissão dos passapor-tes com o prazo de va-lidade ampliado. Para aqueles já emitidos, permanece a validade registrada no docu-mento. Não é preciso esperar até o venci-mento do atual para so-licitar outro. n

Um corpo de um estu-dante do curso de Medici-na da Universidade do Es-tado do Amazonas (UEA) foi encontrado, no fim da noite do último sábado (13), dentro de uma caixa d’água da unidade, situa-da no bairro da Cachoeiri-nha, Zona Sul de Manaus. Segundo a Polícia Civil, o caso deve ser investigado pelo 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

O corpo do universi-tário, de 23 anos, foi lo-calizado por vigilantes da instituição por volta das 21h, na Escola Supe-rior de Ciências da Saúde

(ESA/UEA). Os bombeiros foram chamados e reali-zaram o resgate.

O Boletim de Ocorrên-cia (BO) do caso foi regis-trado a 1h19 da madruga-da deste domingo (14), por um irmão da vítima. No documento, consta que o estudante teria sido vítima de afogamento. Por meio de nota, a Universidade do Estado do Amazonas lamentou a morte do uni-versitário. A instituição comunicou ainda que está à disposição para prestar esclarecimentos para que as causas relacionadas ao fato sejam investigadas. n

A taxa para confecção do passaporte é de R$ 156,07

Jovem de 23 anos foi achado por vigilantes da UEA

Marcos Santos/USP

Divulgação UEA

Brasil

Prazo de validade de passaportes é ampliado para dez anos

Corpo de aluno é encontrado emcaixa d’água no AM

estão alertando os clientes sobre o fim do prazo por meio de avisos impressos nos extratos bancários e mensagens que podem ser lidas nas telas do caixa ele-

trônico, no momento do saque do benefício.

O segurado ou pensionis-ta deve levar um documento de identificação com foto, como a carteira de identi-

dade, carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habili-tação, entre outros. Os ban-cos que têm tecnologia para fazer a identificação biomé-trica poderão utilizá-la. n

O volume de água armazenada no principal manan-

cial de abastecimento da Região Metropolita-na de São Paulo, o Siste-ma Cantareira, teve nova baixa neste domingo (14) atingindo 7,3% ante 7,4% registrado no último sá-bado (13), mesmo com um acumulado nos dois últimos dias de 9 milíme-tros de chuva sobre as seis reservas que compõem o sistema.

Segundo a Companhia

Um trecho de 10 quilômetros da BR-222 (do Km 0 ao 10), em Fortale-za, no Ceará, é considerado o mais perigoso do país. De agosto de 2013 a julho deste ano, ocorreram 168 acidentes graves, com nove mortos e 204 feridos graves. O levantamen-to foi divulgado hoje (12) pela Polí-cia Rodoviária Federal (PRF) e vai servir de base para Operação Rodo-vida, de prevenção dos acidentes.

Os dados do ano passado permitem uma comparação so-mente com o número de feridos

graves, que estava em 168, e 14 mortos. Isso porque a lista divul-gada em 2013 contava com os da-dos absolutos de acidentes e o de feridos leves, que não constam na tabela atual.

O ranking dos dez trechos mais perigosos das rodovias federais brasileiras considera acidentes graves o número de colisões que resultaram em morte ou feridos graves. Na lista anterior dos locais mais críticos, o trecho da BR-222 ocupava a décima posição. n

Sistema Cantareira atingiu 7,3% de seu volume

Estiagem em SP

Trânsito

Água do Cantareira volta a diminuir

Ceará tem trecho de rodovia mais perigoso do País

de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sa-besp), desde o começo do mês, a quantidade de chuva sobre esse sistema chegou a 39,7 milímetros. Se estivesse seguindo a média histórica (220,9 milímetros) para o mês de dezembro, esse total deveria ser 99,7 milíme-tros. Desde o último mês de novembro, a água do Cantareira é retirada da segunda cota da reserva técnica que fica abaixo da captação por gravidade. n

Ag. Estado

BIT

Procedimento é obrigatório para aposentados e pensionistas

Editora Jornal do Ônibus

Page 11: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 15/12/2014

Geral 11grupor3a.comSegunda-feira, 15 de Dezembro de 2014

O verão começa no próximo dia 21. Durante a estação, com dias mais quentes e maior exposição ao sol, os cuidados com a saúde, principalmen-te com os olhos, devem aumentar. Os raios ultra-violeta (UVB) estão mais agressivos nesta época do ano, quando os riscos de queimaduras, irritações na córnea e doenças infeccio-sas também são maiores.

Segundo Marcus Sáfady, presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, a exposição prolongada aos raios solares, sem pro-teção adequada, pode acarretar a ceratite actínica e o pterígio. “A ceratite ac-tínica é uma inflamação na

Exposição aos raios solares pode causar ceratite e pterígio

João Marcos Porto Maciel (foto abaixo) tor-nou-se notícia em todo o País ao ser preso na se-mana passada na cidade gaúcha de Caçapava do Sul. Contra ele pesa a acusação de abusar se-xualmente de crianças em situação de vulne-rabilidade social, que fi-caram sob a sua guarda na abadia que fundou e chamou de mosteiro de Santa Cecília, isso há meio século – hoje ele está com 74 anos e se autointitula dom Mar-cos de Santa Helena. Foi a partir de um livro que acaba de ser lançado por

um comerciante minei-ro, no qual afirma ter sofrido abusos de Maciel quando era criança, que a polícia passou a inves-tigar o que o falso reli-gioso andava fazendo atualmente. Sua prisão se baseou então em dois novos crimes de pedofi-lia que teria cometido há pouco tempo. Maciel foi excomungado em 2009 por negar a doutrina, in-gressou na Igreja Anglica-na, mas também foi exclu-ído “atitudes sorrateiras”. Partiu daí para a “Igreja Veterodoxa”, uma criação sua e na qual se presen-teou com o bispado. n

Médico alerta para cuidados com os olhos durante o verão

Falso bispo pedófilo é preso

córnea, que costuma ocor-rer em pacientes expostos de 6 a 12 horas ao sol. Os sintomas são vermelhidão, dor na região e sensação de areia. O tratamento é feito com aplicação de soro fisiológico.”

“Já o pterígio, alteração na membrana que recobre o olho, é resultado de anos de exposição ao sol e à po-eira. A doença é caracteri-zada pelo crescimento de uma massa vermelha na di-reção da córnea, causando desconforto. Com os sinto-mas, deve-se procurar um oftalmologista para indica-ção de colírio adequado e, nos casos mais graves, do procedimento cirúrgico”, salientou Sáfady. n

População deve tomar cuidado com a saúde devido ao calor e a maior exposição ao sol

Para evitar problemas com os olhos, ele recomenda o uso de bonés e óculos escuros de qualidade, com proteção contra radiação UVA e UVB que, em excesso, podem causar danos irreversíveis. “O filtro UV protege a visão dos raios solares. As lentes escuras de qualidade duvidosa são ainda mais perigosas, pois, ao utilizá-las, a pupila do paciente dilata, permitindo a entrada de uma quantidade maior de radiação. O uso prolongado dessas lentes pode causar catarata”, explicou.

Cuidados

Infraero vai reforçar atendimento na alta temporada

Aeroportos

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportu-ária (Infraero) vai colocar em operação, a partir des-ta segunda-feira (15), o seu plano de ação para a movi-mentação da alta tempo-rada, que vai funcionar até o dia 10 de janeiro de 2015. O planejamento envolve o reforço das atividades operacionais, de atendi-mento direto ao público e de manutenção e limpe-za. Em alguns dos princi-pais aeroportos da rede, como os de Curitiba, Porto Alegre, Recife e Salvador, além do Santos Dumont (RJ) e Congonhas (SP), o número empregados será ampliado em 17%. n Aeroporto Afonso Pena vai receber reforço no atendimento

fotos: Arquivo CP

Divulgação

Austrália está perto de encontrar avião da Malaysia Airlines

O misterioso desapareci-mento em

março do avião da Ma-laysia Airlines, 40 minu-tos após ter decolado de Kuala Lumpur em dire-ção a Pequim e com 239 pessoas a bordo, con-tinua sem explicação. Mas na última sexta-feira (12), nove meses após o acidente, o Es-critório Australiano de Segurança divulgou as primeiras imagens que podem corresponder à localização da aeronave. A simulação computa-dorizada mostra o leito marinho do Oceano Índico, área na qual são procurados os destroços do voo MH370. n

Rio Grande do Sul

IstoÉ

Editora Jornal do Ônibus

Page 12: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 15/12/2014

EsportesSegunda-feira, 15 de Dezembro de 201412 grupor3a.com

Coxa é bi brasileirode futebol americanoOs Crocodiles venceram time da Paraíba no Couto Pereira

O Coritiba Crocodiles é o bicampeão brasi-leiro de futebol ameri-cano. Neste domingo, depois de estar quase perdendo o título para o João Pessoa Espectros, os Crocos se superaram. Empataram o jogo no tempo normal e viraram

na prorrogação. Placar final: 23 a 17. Pelo se-gundo ano consecuti-vo, o time paranaense conquistou o Brasil. E a torcida verde e branca explodiu em festa nas arquibancadas do Cou-to Pereira.

Há quase um ano, em

14 de dezembro de 2013, Crocodiles e Espectros se enfrentaram numa fi-nal de Campeonato Bra-sileiro. Naquela ocasião, os paranaenses levaram a melhor, vencendo por 23 a 14 em solo parai-bano. Dessa vez, o time de João Pessoa chegou

perto de dar o troco. Mas o Crocodiles, que tanto bateu na trave em anos anteriores - com três vice-campeonatos seguidos - foi forte e vai trilhando agora uma se-quência de títulos. No topo do futebol ameri-cano no Brasil. n

DivulgaçãoDivulgação

O jogo atraiu grane público ao Couto Pereira

Reprodução

Junior Cigano enfren-tou uma barreira bem maior do que muitos es-peravam na noite deste sábado, em Phoenix, nos EUA. Do outro lado estava um duríssimo Stipe Mio-cic, que mostrou mão pe-sada, queixo duro e muito coração. Mas o brasileiro superou as dificuldades impostas pelo adversário e também os 14 meses em que esteve parado por le-são e retornou ao octógo-no com uma vitória por decisão unânime dos jura-dos (48 a 47, 49 a 46 e 49 a 46). Para isso, ele precisou de seu boxe, da boa defe-sa de quedas e ainda levar sua resistência ao limite.

O espetáculo foi aplau-dido de pé pelos torce-dores que lotaram o US Arways Center. E agora Cigano está de fato de volta ao bolo de lutadores

Cigano manda uma de esquerdapara cima do adversário em Phoenix

Na volta ao octógono, Cigano tem luta dura, mas vence

Oswaldo de Oliveira será o novo técnico do Palmeiras

que ocupam o topo da ca-tegoria.

- Deixa eu pedir um gran-de aplauso para Miocic. Ele é um grande lutador, e para mim foi um prazer. Foi uma grande luta, e é difícil voltar. Foi muito duro para mim. Ele me surpreendeu pelas

derrubadas que ele tentou. Ele não costuma fazer isso. Sempre que os juízes de-cidem as lutas é perigoso para nós, lutadores. Fiquei com medo, mas felizmente as coisas deram certo para mim - disse o catarinense após o triunfo. n

De acordo com infor-mações publicadas neste domingo pela coluna Pai-nel FC, do jornal Folha de S.Paulo, o Palmeiras já sabe quem será o seu técnico em 2015: Oswal-do de Oliveira. Segundo a publicação, o coman-

dante de 64 anos acertou com o clube alviverde na tarde deste sábado e assi-nará contrato já na pró-xima terça-feira. A apre-sentação provavelmente ocorrerá no mesmo dia, uma vez que o objetivo é começar a planejar a pró-

xima temporada o quan-to antes.

Se confirmada, a ida de Oswaldo de Oliveira ao Pal-meiras o fará se tornar o pri-meiro treinador da história a comandar os quatro gran-des clubes de São Paulo e do Rio de Janeiro. n

UFC

Campeão

Editora Jornal do Ônibus

Page 13: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 15/12/2014

Esportes Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2014 13grupor3a.com

Novo presidente é cartorário e entra no futebol pela primeira vez

Aos 54 anos, será a primeira vez que Rogé-rio Bacellar comandará o clube. Formado em Di-reito e atualmente car-torário em Curitiba, Ba-cellar foi presidente da Anoreg-BR (Associação dos Notários e Registra-dores do Brasil), presi-dente da Carteira de Pre-vidência Complementar dos Escrivães, Notários e Registradores (Con-previ) e presidente da Federação Brasileira dos Notários e Registradores do Brasil (Febranor).

Bacellar toma posse na presidência nesta quinta-feira

A nova era do Coritiba já tem o seu comandante. Com 2241 votos (62%), o candidato da oposição, Rogério Bacellar, foi eleito o novo presiden-te do Coritiba para o triênio 2015/2017, após votação dos sócios neste sábado, no Está-dio Couto Pereira. Candidato da situação, Vilson Ribeiro de Andrade, que recebeu 1397 votos (38,4%), em nome da chapa “Coritiba Nós Cons-truímos”, foi eleito no final de 2011 e permaneceu no co-mando do clube do Alto da Glória por três anos. A posse do novo presidente acontece nesta quinta-feira, dia 18.

Bacellar elencou sua since-ridade como principal ponto para a vitória: “Foi a sincerida-de de trabalhar por um Coriti-ba melhor. Nós estamos pre-parados para enfrentar tudo e todos. O Coritiba só cresceu com ao disputa de duas cha-pas. Nós vamos transformar o Coritiba em um clube mais aberto, tendo o primeiro pilar a nossa torcida e o segundo a imprensa”, declarou o novo presidente do Coritiba. (Glo-boEsporte.com) n

A novela envolvendo a instalação do teto retrátil na Arena da Baixada ganhou mais um capítulo. A Lanik S/A, empresa responsável pela supervisão da estru-tura, solicitou nesta sexta-feira o embargo da obra e pediu uma reunião com “máxima urgência” com o Ministério do Trabalho. O motivo alegado é a falta de segurança, o não acesso aos cálculos estruturais e con-dições de trabalhos que, na visão dos técnicos, apresen-tam risco grave e iminente aos trabalhadores que atu-am na obra. A carta pedin-do o embargo foi enviada para as entidades na última sexta-feira. Segundo o che-

Currículo

Atlético

Divulgação

Candidato da oposição teve 62% dos votos válidos na eleição alviverde

Bacellar prometeu transformar o Coxa em clube mais aberto

Empresa solicita embargo de obra na Arena ao Ministério do Trabalho

O candidato de oposição terá ao seu lado na adminis-tração do clube, no chama-do G5: André Luiz Macias (1º vice-presidente), Ricar-do Guerra (Administrativo), Ernesto Pedroso (Futebol) e Gilberto Griebler (Finan-

ceiro). A chapa ainda conta com o vereador Pierpaolo Petruzziello como presi-dente do Conselho Delibe-rativo, que afirmou que este é um momento de união e muito trabalho. (GloboEs-porte.com) n

Este grupo comandará o Coritiba nos próximos dois anos

fe de inspeção do Trabalho, Elias Martins, ela será ava-liada pelo superintendente da Regional do Trabalho,

Neivo Beraldin. O Atlético não trata publicamente do assunto e não se pronuncia. (GloboEsporte.com) n

Divulgação

Editora Jornal do Ônibus

Page 14: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 15/12/2014

ClassificadosSegunda-feira, 15 de Dezembro de 201414 grupor3a.com

Editora Jornal do Ônibus

Page 15: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 15/12/2014

Policial Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2014 15grupor3a.com

A Justiça aprovou na última sexta-feira (13) um pedido de prisão domici-liar para Juarez Ferreira Pinto, condenado pelos crimes do Morro do Boi, em Matinhos, no litoral do Paraná. Juarez estava detido na Casa de Custó-dia de Curitiba e, segun-do o advogado de defesa, Claudio Dalledone Jr., estava com a saúde debi-litada em virtude ser por-tador do vírus da Aids.

Recentemente, o Su-perior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a conde-nação de Juarez a 65 anos e cinco meses de prisão ela prática de latrocínio – roubo seguido de morte – e atentado violento ao pudor. Os crimes foram praticados em janeiro de 2009 contra o estudan-te Osíris Del Corso, que morreu, e contra Monik Pegorari de Lima, que fi-cou paraplégica após ser

Crimes de latrocínio e atentado ao pudor ocorreram em 2009, em Matinhos (PR)

Assassino do Morro do Boi vai cumprir pena em casa

baleada e violentada. O casal de namorados an-dava em uma trilha no Morro do Boi quando fo-ram atacados por Juarez. À época, Monik tinha 23, e Osíris tinha 22 anos.

À época, Dalledone afir-mou que o cliente era vítima

“de um dos maiores erros ju-diciais do país”. “Ele é com-pletamente inocente, e isso ficará provado na revisão criminal”, afirmou o advo-gado. Juarez foi encaminha-do para prisão domiciliar ainda na sexta. As informa-ções são do G1 PR. n

Uma moto e uma carreta bateram no km 512 da BR-376, conhe-cida como Rodovia do Café, entre Ponta Gros-sa e Curitiba. O aciden-te aconteceu às 8h45 do último sábado (13), próximo a Vila Velha, de acordo com a Polí-cia Rodoviária Federal (PRF). O motociclista

sofreu ferimentos leves, e o motorista da carreta, que levava uma carga de frangos congelados, não se feriu.

Depois da colisão, a moto foi parar embaixo do outro veículo e pegou fogo. O incêndio chegou a causar explosão de pneus da carreta. A pis-ta sentido Curitiba che-

gou a ficar interditada por cerca de uma hora, e teve meia pista liberada por volta das 10h.

Ainda conforme a PRF, o congestionamen-to no local passou de dez quilômetros de ex-tensão, mas começou a diluir após a abertura da pista. As informações são do G1 PR. n

Batida termina em incêndio e bloqueia BR-376

Na época do ocorrido, em relato aos bombeiros, a jovem disse que, no dia 31 de janeiro, o casal foi abordado por um homem quando percorria uma trilha em direção à Praia dos Amores. Na tentativa de defendê-la de um estupro, Osíris Del Corso (dir.) recebeu um tiro no peito e morreu. Monik (esq.) foi atingida por um tiro nas costas. O agressor desapareceu, mas, horas depois, retornou para violentá-la. O casal somente foi encontrado na tarde do dia seguinte. Há quase dois anos, a Justiça do Paraná negou o recurso da defesa de Juarez Ferreira Pinto. Em 2011, outros sete homens chegaram a ser presos suspeitos de envolvimento com o crime. Quatro deles são policiais militares, um é delegado, um é investigador aposentado da Polícia Civil. n

Relembre o caso

Moto foi parar embaixo da carreta, que teve os pneus explodidos pelo incêndio

Reprodução G1

Juarez Ferreira Pinto teria cometido crimes contra casal no Morro do Boi, no Litoral do PR

Criança morre atropelada por motorista embriagado

Uma criança de pou-co mais de 1 ano morreu atropelada em Palmital, na Região Central do Pa-raná, durante a noite do último sábado (13). O acidente aconteceu por volta das 20h. Segundo informações de Polícia Civil, o pai também ficou machucado. A polícia acredita que o condutor do carro estava embria-gado; ele se recusou a fa-zer o teste do bafômetro.

Pessoas que estavam por perto ficaram revoltadas e tentaram agredir o mo-torista.

Ainda conforme a polícia, o motorista, no momento de fazer uma curva, atingiu um grupo de pessoas que estavam paradas na calçada. A criança era uma das que estava no local; ela mor-reu antes mesmo que o atendimento médico chegasse. n

Moradores ficaram indignados com a morte da criança

fotos: Reprodução

Reprodução G1

O Paraná registrou 181 homicídios dolosos no último mês de no-vembro, contra 221 no mesmo mês do ano pas-sado, o que representa uma queda de 18%, se-gundo Relatório Estatís-tico Criminal da Secreta-ria da Segurança Pública. De janeiro a novembro, o Paraná teve 2.285 homi-cídios dolosos, o equiva-lente a 50 vidas poupa-das, comparado com o mesmo período do ano de 2013 (-2,14%).

Segundo a Secretaria Estadual da Segurança Pública a redução verifi-cada está dentro da meta para o mês e para o acu-

mulado do ano.A maior queda no ín-

dice criminal no acumu-lado do ano, de 44%, foi registrada na 18ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), cuja sede é Apucarana, na região do Vale do Ivaí.

Outras reduções sig-nificativas ocorreram nas Aisps de Jacarezinho (-36%); Cornélio Procópio (-37%); Rolândia (-24%); Maringá (-21%); Toledo (-19%); Foz do Iguaçu (-23%); Cascavel (-7%); Pato Branco (-16%); União da Vitória (-23,5%); São Mateus do Sul (-7%) e Região Metropolitana de Curitiba (-9%). n

Paraná registra queda de 18% nos homicídios dolosos

Fernando Lopes/ANPr

Casal é preso acusado de torturar filho de quatro meses

Um casal foi preso acusa-do de torturar o próprio filho de apenas quatro meses em Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, na manhã da última sexta-feira (12). Segundo as inves-tigações, o pai Jorge Costa, de 22 anos, foi apontado como o agressor, enquanto a mãe, Suellen Ribeiro Lou-renço, 18, foi detida por co-nivência com o crime.

A denúncia indicou que o acusado agredia o bebê com cortes, banhos de água fria e sufocamentos. O bebê apresentava sinais de machucados e mordi-das no rosto, além de cica-trizes. A mãe declarou aos policiais que não levou o caso às autoridades por-que o companheiro a ame-açava de morte.

Ela contou ainda que o filho era amamentado ape-nas com água e açúcar. Ele foi internado com sinais de desnutrição no Hospital Pequeno Príncipe, em Curi-tiba. A prisão do casal foi resultado de um trabalho conjunto das Polícias Mili-tar e Civil com o Conselho Tutelar da cidade. n

Editora Jornal do Ônibus

Page 16: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 15/12/2014

GeralSegunda-feira, 15 de Dezembro de 201416 grupor3a.com

PMPR

Durante a “Opera-ção Verão 2014/2015”, o Corpo de Bombeiros do Paraná terá 99 pos-tos de guarda-vidas para atender os veranistas no período de fim de ano, férias e carnaval. Neles trabalharão 400 guarda-vidas, os quais atuarão nos municípios de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, todos no lito-ral do estado. As equipes iniciarão as atividades na próxima quarta-feira (17) e seguirão até o dia 22 de fevereiro de 2015. O posto serve como base para que a pessoa possa procurar os bombeiros militares sempre que ne-cessário.

Segundo a porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente Rafaela Mansur Diotalevi, algumas di-cas são essenciais para todos que forem para o

Operação Verão será lançada oficialmente na quinta-feira

Corpo de Bombeiros terá 99 postos guarda-vidas

litoral do estado como evitar a ingestão de be-bidas alcoólicas antes de entrar na água e só entrar duas horas após

se alimentar, manter-se em vigilância com ido-sos, crianças e pessoas com necessidades es-peciais, nadar acompa-

nhado e não saltar a par-tir de estruturas, pois há riscos de acidentes rela-cionados com lesões na coluna vertebral. n

Os bombeiros devem atender a toda orla paranaense

A Polícia Militar do Pa-raná divulgou o esquema de segurança da Operação Verão Paraná 2014/2015 que contará com 2.895 militares estaduais (sen-do 1929 policiais milita-res e 966 bombeiros) que atuarão nas costas Leste e Oeste, no Paraná. Além do capital humano, o Go-verno do Paraná está dis-ponibilizando, por meio da corporação, dezenas de viaturas e motos, além de módulos móveis e os Caminhões de Comando e Controle (para moni-

toramento), entre outros equipamentos.

“De acordo com esti-mativas iniciais da Polícia Militar deve haver um au-mento de 15% no número de pessoas que devem des-cer ao litoral para as festas de fim de ano, natal e ano novo. Na virada do ano passado foram registrados pela corporação um pú-blico aproximadamente de 1,3 milhão de pessoas no litoral”, afirma o Coor-denador Operacional da Costa Leste, major Nivaldo Marcelos da Silva. n

Operação Verão contará 2.895policiais no litoral

O policiamento será reforçado para atender turistas

PMPR

Editora Jornal do Ônibus