jornal do Ônibus de curitiba - edição 12/12/2014

16
Edital na página 7 Curitiba, Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2014 Número 2.105 | Diretor Renato Barroso D E C U R I T I B A (Página 5) A n o t í c i a n o p o n t o . Justiça MP denuncia 36 pela Operação Lava Jato Festa Alex participa de Jogo da Solidariedade em Colombo (Página 13) (Página 4) O Ministério Público Federal no Paraná denunciou ontem 36 pessoas investigadas na 7ª fase da Operação Lava Jato. Entre elas estão o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef. /jornaldoonibusdecuritiba jornaldoonibusdecuritiba.com.br grupor3a.com Curitiba é a 4ª capital do país em geração de renda Traficante só vendia drogas para ‘bacanas’ (Página 16) (Página 15) Economia Policial SMCS Banda B Divulgação O Tribunal de Contas do Estado do Paraná liberou a licitação para as obras do metrô de Curitiba. O processo estava travado desde agosto, quando foi pedida uma análise do caso. (Página 7) Vem aí o metrô

Upload: editora-correio-paranaense

Post on 06-Apr-2016

228 views

Category:

Documents


11 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 12/12/2014

Edital na página 7

Curitiba, Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2014 Número 2.105 | Diretor Renato Barroso

D E C U R I T I B A

(Página 5)

A n o t í c i a n o p o n t o .

Justiça

MP denuncia 36 pela Operação Lava Jato

Festa

Alex participa de Jogo da Solidariedadeem Colombo

(Página 13)(Página 4)

O Ministério Público Federal no Paraná denunciou ontem 36 pessoas investigadas na 7ª fase da Operação Lava Jato. Entre elas estão o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef.

/jornaldoonibusdecuritibajornaldoonibusdecuritiba.com.br

grupor3a.com

Curitiba é a 4ª capital do país em geraçãode renda

Traficantesó vendia drogas para ‘bacanas’

(Página 16)(Página 15)

EconomiaPolicial

SMCSB

and

a B

Divu

lgação

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná liberou a licitação para as obras do metrô de Curitiba.O processo estava travado desde agosto, quando foi pedida uma análise do caso. (Página 7)

Vem aí o metrô

Page 2: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 12/12/2014

Barrigudo e com uma leve calvície, o americano Robert Inchierchiro alega que foi demiti-do no mês p a s s a d o de uma escola em Garden City, no estado de Nova York (EUA), por-que rejeitou os avanços da chefe Lisa Rice.

Inchierchiro, que tra-balhava como mecânico, entrou com um proces-

so contra a escola por assédio. “Meu cliente foi cora-joso por enfren-tar o assédio se-xual no local de

trabalho”, disse o advogado David

Rosenberg.Lisa Rice foi supervi-

sora de Inchierchiro por cerca de um ano. Mas,

em abril de 2012, ele co-meçou a namorar sua atual namorada, identi-ficada como “Vanessa”, o que teria provocado ciú-mes na chefe.

Lisa, que é casada e mora em Farmingdale, não quis comentar as acusações. Os represen-tantes da escola tam-bém não quiseram se pronunciar seu o pro-cesso, segundo a emis-sora “News 12”. n

EDITORIAL

O crime sobre o crime

Quina

Mega Sena

Timemania

Lotomania

Fique LigadoSexta-feira, 12 de Dezembro de 20142 grupor3a.com

- CFM autoriza médicos a prescrever derivado da maconha para fins terapêuticos.

-PAC 2 acrescentou 15,9 mil MW ao parque gerador de energia elétrica.

-Minha Casa, Minha Vida deve cumprir meta de 3,75 milhões de moradias em 2014.

- Justiça decide restringir propaganda de cervejas e vinhos. -Dólar encosta em R$ 2,65 e fecha na maior cotação em quase dez anos. -Meninos negros são principais vítimas do trabalho infantil.

Imagem do Mundo

Presidente Autoridade Palestina, Mahmud Abbas (centro) reza perto do caixão do ministro Ziad Abu Ein, morto na tarde de quarta-feira (10) durante um confronto com tropas israelenses na região da Cisjordânia

Ahmad Gharabli/AFP

fonte: Simepar

Fonte: Paulinas

TEMPO

SANTO DO DIA

LOTERIAS

17º mín

23ºmáx

n Manhã

n Tarde

n Noite

Pancadas de chuva com trovoadas

isoladas

Pancadas de chuva com trovoadas

isoladas

Nebulosidade variável

Nossa Senhora de Guadalupe

Foi declarada pa-droeira das Amé-ricas, em 1945, pelo papa Pio XII. Em 1979, como extremado devoto mariano, o papa João Paulo II visi-tou o santuário e consagrou, sole-nemente, toda a América Latina a Nossa Senhora de Guadalupe.

A Operação Lava Jato foi a ponta de um iceberg

que revelou uma sangria de recursos da Petrobras. Os resultados estão aí para todo o público, com exe-cutivos das maiores em-preiteiras brasileiras pre-sos e provavelmente serão condenados pelo crime de corrupção. Tudo indica que ainda haverá um próximo passo, quando forem reve-lados os nomes dos políti-cos envolvidos no caso.

Se for aplicado o mesmo rigor da lei, tudo indica que haverá cassações e prisões em série no Congresso Nacional, com uma movi-

mentação muito maior do que ocorreu no mensalão.

Mas existe um outro lado desta história, que também está possibili-tando um tipo de “golpe”. Com o escândalo, as ações da Petrobras têm caído. Especuladores aproveitam para comprar os ativos na certeza que terão um grande lucro em um curto espaço de tempo. Afinal, é óbvio que a Petrobras não vai quebrar. O volume des-viado pela corrupção, em-bora seja significativo para a sociedade, representa um valor muito pequeno para a empresa. n

Concurso nº 3662

Concurso nº 1660

Concurso nº 663 - TUNA LUSO/PA

Concurso nº 1511

28-56-58-61-76

08-17-34-38-42-51

05-07-27-44-58-60-77

01-04-05-06-16-19-42 43-47-56-63-65-67-73 82-85-87-88-91-00

SOBE

DESCE

ACONTECEU12 de DEZEMBRO

O Quênia se torna independente.

A capital de Minas Gerais é transferida para a Cidade de Minas, hoje Belo Horizonte.

1963

1897

CURIOSIDADE

‘Mecânico barrigudo’ alega ter sido demitido por rejeitar avanços da chefe

O amor se torna favorável pelo carinho, não pela autoridade”

Públio Siro

Frase do dia

A Suprema Corte do EUA proíbe a recontagem manual de votos populares na Flórida, acabando com as esperanças do vice-presidente Al Gore de eleger-se presidente.

2000

Editora Jornal do Ônibus

Editora Jornal do Ônibus Ltda. | CNPJ 11.255.258/0001-55 | Editor chefe: Renato Barroso (reg. 940/MTB/PR) Redação | Administração | Rua Fagundes Varela, 2106 | 82520-040 | Curitiba | PR | Fone|Fax (41) 3263 2002Circulação de Segunda a Sexta-feira.

COMERCIAL (41) 3263 2002

Page 3: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 12/12/2014

Política Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2014 3grupor3a.com

Richa anuncia comandos da PM e da Polícia CivilCoronel Kogut foi mantido e Julio Reis será delegado-geral

O governador Beto Ri-cha confirmou ontem a manutenção do coro-nel César Vinicius Kogut como comandante-geral da Polícia Militar do Pa-raná. O delegado-geral da Polícia Civil será o delega-do Julio Reis.

Kogut está no cargo des-de outubro de 2013. Até assumir o posto era o res-ponsável pelo 2º Comando Regional da corporação, em Londrina. De 2010 a 2012, acumulou as funções de diretor de Pessoal, dire-tor de Ensino e Pesquisa e Corregedor-Geral da PM. Kogut também foi coman-dante do 5º Batalhão da PM (Londrina), do 10º Ba-talhão da PM (Apucarana) e do 15º Batalhão da PM (Rolândia).

O doleiro Alberto Yous-sef foi levado para o Hos-pital Santa Cruz, em Curi-tiba, para fazer exames médicos que já estavam marcados. A informação foi confirmada por Anto-nio Basto Figueiredo, ad-vogado de defesa de Yous-sef, e pelo hospital nesta quinta-feira (11). O dolei-ro, que é réu de processos originados da Operação Lava Jato, da Polícia Fede-ral (PF), saiu da carcera-gem da PF para ir ao hos-pital por volta das 16h de

O ministro-chefe da Se-cretaria-Geral da Presidên-cia da República, Gilberto Carvalho, disse ontem (11) lamentar que o ex-deputado petista André Vargas (sem partido-PR), cassado por suspeita de envolvimento em negócios com o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal na Operação Lava Jato, “tenha acabado trilhando esse caminho”.

“A gente lamenta, evi-dentemente, que um companheiro nosso tenha

acabado trilhando esse ca-minho. Não quero fazer o julgamento da pessoa. Te-nho respeito pelo André, mas, infelizmente, de fato, comprovadas as práticas inadequadas, os erros, os desvios, não há outro ca-minho a não ser punir o erro. Essa é a novidade no Brasil: é um governo que não procura encobrir as falhas dos seus próprios correligionários quando eles caem em desvios e erros”, disse.

Kogut está no comando da PM desde outubro de 2013

Youssef foi internado pela quinta vez desde a prisão

Carvalho defendeu a conduta do Conselho de Ética

ANPR

Reprodução

ABR

Novo blocoOs presidentes e líderes do PPS, PSB, Solidariedade e PV fecharam, durante almoço em Brasília, a formação de um bloco parlamentar para atuar no Congresso, nas assem-bleias legislativas e câmaras municipais. O ato oficial de lançamento da nova força política do país será realizado na próxima terça-feira. Na próxima legislatura, a federa-ção de partidos vai contar, por exemplo, com 67 deputa-dos federais (34 do PSB, 15 do SD, 10 do PPS e 8 do PV). Sem a formação de outros blocos, seria a segunda força política da Câmara, atrás apenas do PT, que contará com 69 parlamentares em 2015.

Pedido do povoO deputado federal e deputado estadual mais votado, Ra-tinho Júnior (PSC), divulgou nota afirmando que aceitou o convite do governador Beto Richa (PSDB) para voltar a Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU) “à pedido do povo e de lideranças”. No texto, Ratinho não faz qual-quer menção à sua desistência de disputar a presidência da Assembleia Legislativa.

Ouvidor de CuritibaA comissão especial designada pela Câmara de Curitiba escolheu no fim da tarde de ontem a lista tríplice de can-didatos que disputarão o cargo de ouvidor de Curitiba. Os nomes foram selecionados depois de os 33 inscritos se-rem ouvidos pela comissão.Foram escolhidos a jornalista Diocsianne Correia; o advogado Clóvis Veiga; e Maurício Arruda, que é ouvidor da Guarda Municipal de Curitiba. Agora, o plenário votará.

Salário reduzidoA Defensoria Pública do Paraná publicou na última terça-feira uma deliberação que prevê alterações nos benefícios recebidos pelos defensores públicos e nos critérios de pro-moção. Estão suspensos os auxílios alimentação (no valor de R$ 710) e transporte (R$ 300) para os membros da ins-tituição. Entre as justificativas para as mudanças, estão a crise financeira que o estado e o país enfrentam.

Notas políticas

O conselhei-ro Ivan Boni-lha presidirá

o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) no biênio 2015-2016. Ele foi eleito na abertura da sessão do Pleno da corte. Tam-bém foram escolhidos o vice-presidente, con-selheiro Ivens Linhares, e o corregedor-geral no período, conselheiro Durval Amaral. Todos foram eleitos por una-

nimidade, em votação conduzida pelo atual presidente, conselheiro Artagão de Mattos Leão.

Na sessão ordinária também foi homolo-gada a composição das duas Câmaras de Julga-mento do Tribunal e os grupos de órgãos públi-cos da administração estadual que serão fis-calizados no próximo exercício pelas inspe-torias chefiadas pelos conselheiros.

Ivan Bonilha é eleito presidente do Tribunal de Contas

Ivan Bonilha vai presidir o TCE por dois anos

DiivulgaçãoEquipe de governo

Cassação

Youssef volta a ser internado em Curitiba

Ministro lamenta “caminho trilhado por Vargas”

quarta-feira (10). Ele está preso na superintendên-cia da Polícia Federal, na capital paranaense, desde março deste ano, quando foi detido na deflagração da operação.

De acordo com o hos-pital, ele chegou bem e está com o quadro está-vel. Esta é a quinta vez que o doleiro é internado desde sua prisão. A última internação foi em 29 de novembro e durou dois dias. Ele tem problemas cardíacos.

Editora Jornal do Ônibus

Page 4: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 12/12/2014

GeralSexta-feira, 12 de Dezembro de 20144 grupor3a.com

Renan convoca sessão para votar LDO na próxima semanaPAC vai executar 96,5%

do orçamento, diz ministra

Prefeito preso pediu “enrolation” sobre gastos

O presidente do Con-gresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB) (foto), confirmou nesta quinta-feira que convoca-rá sessão para votar a Lei de Diretrizes Orçamen-tárias (LDO) na próxima quarta-feira. Apesar do calendário apertado por causa do recesso parla-mentar, que começa no dia 23, Renan lembrou que, antes da votação da LDO, deputados e senado-

Escutas telefônicas do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) apontam que Elizeu Mattos – prefei-to de Lages preso preven-tivamente por suspeita de participação de esquema de corrupção na Secretaria Municipal de Águas e Sanea-mento – solicitou que políti-

cos fizessem um “enrolation” para omitir gastos públicos. Ele também teria dado or-dens para deslocar verba da Secretaria da Saúde para pa-gar a Festa do Pinhão.

Em uma das gravações, Mattos fala com o procura-dor do município Fabrício Reichert. O procurador se

mostra preocupado com um total de R$ 1,7 milhão em empenhos que “não batem”. Mattos diz que vai orientar os vereadores da base aliada a “fazer um en-rolation”, assim os vereado-res da oposição não iriam “entender nada” e não questionariam os gastos. n

O Ministério Pú-blico Federal (MPF) no Paraná denun-ciou hoje 36 pessoas investigadas na séti-ma fase da Operação Lava Jato. Entre elas estão o ex-diretor da Petrobras Paulo Ro-berto Costa e o do-leiro Alberto Youssef. Também foram de-nunciadas 22 pessoas ligadas às empresas Camargo Corrêa, En-gevix, Galvão Enge-nharia, Mendes Jú-nior, OAS e UTC.

Durante a en-trevista coletiva, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse que atu-ará dando apoio às investigações. “Meu papel aqui é dar apoio a essa nova fase que se inicia. O

MPF não fala aquilo que fará, mas dá co-nhecimento à socie-dade aquilo que fez e esclarece sua atuação”, disse. O juiz federal Sérgio Moro deve acei-

tar as denúncias ainda nesta sexta-feira.

Com as ações na Jus-tiça, os procuradores tentarão recuperar R$ 971,5 milhões. De acor-do com o Ministério

Público Federal, essa quantia corresponde a 3% dos valores de contratos firmados por meio do esquema de fraude em licitações da Petrobras. n

Janot: “Meu papel aqui é dar apoio a essa nova fase que se inicia”

Rep

rod

ução

MPF denuncia 36 investigados da Lava Jato

Crescimento

Lista completa dos envolvidos

Até o fim do ano, o Programa de Aceleração do

Crescimento (PAC) atin-girá a marca de 96,5% de execução do orçamento previsto para o período 2011-2014. O percentual corresponde à execução de R$1,066 trilhão, de R$ 1,104 trilhão previstos para o período. O per-centual foi apresentado nesta quinta-feira pela ministra do Planejamen-to, Mirian Belchior.

Ministra Mirian Belchiorapresentou os números do PAC

Alberto YoussefPaulo Roberto CostaWaldomiro de OliveiraCarlos Alberto Pereira da CostaJoão Procópio Junqueira de Almeida PradoEnivaldo QuadradoSérgio Cunha MendesRogério Cunha de OliveiraÂngelo Alves MendesAlberto Elísio Vilaça GomesJosé Humberto Cruvinel ResendeAntônio Carlos Fioravante Brasil PierucciniMário Lúcio de OliveiraRicardo Ribeiro PessôaJoão de Teive e ArgolloSandra Raphael GuimarãesJoão Ricardo AulerEduardo Hermelino LeiteMárcio Andrade BonilhoRicardo Ribeiro PessoaJayme Alves de Oliveira FilhoAdarico Negromonte FilhoJosé Aldemário Pinheiro FilhoAgenor Franklin Magalhães MedeirosMateus Coutinho de Sá OliveiraJosé Ricardo Nogueira BreghirolliFernando Augusto Stremel AndradeJoão Alberto LazzariGerson de Mello AlmadaCarlos Eduardo Strauch AlberoNewton Prado JúniorLuiz Roberto PereiraErton Medeiros FonsecaJean Alberto Luscher CastroDario de Queiroz Galvão FilhoEduardo de Queiroz Galvão

res terão de apreciar um veto presidencial que está trancando a pauta.

Se aprovar apenas a Lei de Diretrizes Orça-mentárias, o governo ga-rante uma forma de rea-lizar despesas em 2015, independentemente da aprovação do Orçamento. Chamado de duodécimo, o instrumento permite que o governo gaste um doze avos do Orçamento do ano anterior. n

Divulgação

Agência Brasil“O PAC manteve in-

vestimentos que pro-tegeram o Brasil dos efeitos da crise, respon-sável pela manutenção do emprego e da ren-da nos últimos quatro anos”, disse a ministra. Em termos de ações concluídas, os seis eixos da segunda etapa do pro-grama (PAC 2) desembol-saram R$ 796,4 bilhões, ou 99,7% do valor total previsto para execução até o fim de 2014. n

Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef encabeçam a lista

Editora Jornal do Ônibus

Page 5: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 12/12/2014

Geral Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2014 5grupor3a.com

A Agência Nacio-nal de Telecomu-nicações (Anatel)

aprovou nesta quinta-fei-ra as regras para o com-partilhamento de postes entre distribuidoras de energia elétrica e presta-doras de serviços de tele-comunicações. Segundo a resolução, o valor mensal de referência que as em-presas de telecomunica-ções deverão pagar para instalar cabos em postes de energia será R$ 3,19.

O Comitê Organizador Rio 2016 encerra na pró-xima segunda-feira as ins-crições para o Programa de Voluntários dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, no Rio de Janei-ro. Para se candidatar, é necessário ter 18 anos até 28 de fevereiro de 2016, ensino fundamental com-pleto e disponibilidade de trabalhar pelo menos dez dias durante os jogos, que

Divulgação

Divulgação

Anatel aprova regras parauso compartilhado de postes

Inscrições para voluntários da Olimpíada acabam na segunda

Compartilhamento de postes passaa contar com regras definidas

Voluntários vão trabalhar em diversasáreas durante os Jogos Olímpicos

Em meio à grave crise hídrica que atinge o Esta-do de São Paulo, o gover-nador Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu trocar o secretário de Saneamen-to e Recursos Hídricos na sua próxima gestão. Mau-ro Arce será substituído por Benedito Braga, atual presidente do Conselho Mundial da Água. A novi-dade foi divulgada nesta quinta-feira.

Benedito Braga defen-deu que a crise da água não é uma prerrogativa de São Paulo. Ele afirmou que é necessário investir em conscientização da população, mas não deu detalhes sobre as futuras medidas econômicas. “Temos que focar em so-luções de curto e médio prazo. E, principalmente, para falar no longo pra-zo”, disse Braga. n

Alckmin troca secretário de Gestão Hídrica

“A regra é a livre nego-ciação para estabelecer o preço, mas em caso de eventual conflito, este é o parâmetro”, explicou o re-lator da proposta, Marcelo Bechara. Segundo ele, atu-almente há variações de preço entre R$ 0,70 a R$ 19 no valor pago pelo uso dos postes. No ano passado, o preço levado a consulta pú-blica tinha sido de R$ 2,44, mas Bechara explicou que foi feita uma nova média com valores atualizados. n

ocorrem entre agosto e se-tembro de 2016.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.rio2016.com/voluntarios ou pela Central de Relacio-namento (21) 3004-2016. Serão selecionados 70 mil voluntários, que poderão atuar em diversas áreas, como atendimento ao pú-blico, imprensa e comuni-cação, esportes e produção de cerimônias. n

O Conselho Federal de Medicina (CFM) de-cidiu autorizar neuroci-rurgiões e psiquiatras a prescreverem remédios à base de canabidiol (CBD) para crianças e adolescentes portadores de epilepsias cujos tra-tamentos convencionais não surtiram efeito. O detalhamento de quais profissionais poderão receitar o medicamento, em que circunstâncias e para que tipo de doen-ças consta de resolução aprovada pela entidade.

A importação do pro-duto, que não é fabrica-do no Brasil, só pode ser feita com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ainda assim, a iniciativa do conse-

CFM autoriza prescrição de derivado da maconha

Medicamento já apresentou bons resultados contra diversos tipos de epilepsia

Rio 2016

lho é classificada como um avanço na luta pela liberação deste tipo de medicamento. Muitos

médicos se negavam a fornecer a receita e assi-nar o termo de respon-sabilidade conjunta por

temerem sanções admi-nistrativas, já que a prá-tica não era regulamen-tada pelo CFM. n

Canabidiol poderá ser usado para tratamento de epilepsiasReprodução

Editora Jornal do Ônibus

Page 6: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 12/12/2014

Região MetropolitanaSexta-feira, 12 de Dezembro de 20146 grupor3a.com

A Secretaria de Cultura promove três ações diferentes para o público

A Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais

promove neste final de se-mana três ações em alusão a campanha “Leve o natal pra casa”, com apresen-tações de música, dança e teatro. Nesta sexta-feira (12) acontece o Natal no Museu, a partir das 19h, na Rua XV de Novembro em frente ao Museu Atílio Rocco. As apresentações serão da Banda Marcial e do Quarteto Veluz.

No Teatro PUC – São José dos Pinhais, a equipe de profissionais e alunos das turmas infantil, juvenil e adulto da Escola da Cul-tura fará deste sábado (13) apresentações de dança e capoeira, a partir das 17h.

Iniciou na tarde desta quinta-feira (11), em São José dos Pinhais, o Cam-peonato Mundial de Se-leções do Fut7, que reúne os melhores jogadores do mundo, cada um defen-dendo as cores dos seus países, em uma compe-tição que se estende até o próximo domingo (14). Para receber o Mundial, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), preparou no Centro da Cidade a moderna Arena

Nunca é tarde para aprender, basta ter vontade. Foi isso

que 160 pessoas prova-ram. Elas fazem parte de dez turmas que se forma-ram através do programa Paraná Alfabetizado de-senvolvido no município. O programa é resultado de uma parceria entre a pre-feitura de Colombo, atra-vés da secretaria da Ação Social e Trabalho, Educa-ção e Esporte e o Governo Estadual.Segundo a secretária da

Ação Social e Trabalho, Maria da Silva Souza, o programa faz parte do pla-nejamento do município. “Essa é uma das dez metas do programa Nosso Idoso, que objetiva o fortaleci-mento de vínculos sociais dos idosos do município”. Ainda segundo a secretá-ria, esse projeto traz inde-pendência aos formandos. “A alfabetização chama para essas pessoas o po-der de gerenciar a própria vida, sem depender de ter-ceiros”, afirmou.

Alunos do programa Paraná Alfabetizado recebem certificados

Os 160 alunos idosos do programa se formaram e se alfabetizaram

Div

ulg

ação

Fim de semana terá muitas atrações culturais

Liga Mundial de Fut-7 será disputada até domingo

Prefeito se reúne com agricultores e juntos traçam objetivos para 2015

Divulgação

Também neste sábado, no terminal de ônibus do bairro São Marcos, a Secre-taria de Cultura promove a

Caravana da Cultura, com programação que vai das 14h às 18h e reúne teatro de bonecos, dança e mú-

sica. A entrada de todas as apresentações é gratuita. Informações: (41) 3381-5909.

Público de São José terá várias atrações diferentes sobre o Natal

São José dos Pinhais

Defesa Civil realiza arrecadações e doações neste final de ano

Com o objetivo de preser-var o espírito natalino e ga-rantir o direito a um final de ano mais alegre para todos, a Defesa Civil de São José dos Pinhais tem realizado nos últimos meses campanhas de arrecadação e doação de donativos. Como uma for-ma de cooperar com aqueles que mais necessitam, doces e brinquedos que foram en-tregues nos postos de cole-ta da entidade estão sendo distribuídos em alguns Cen-tros Municipais de Ensino

(CMEIs) e em comunidades carentes da cidade.

Além destas ações, a De-fesa Civil de São José dos Pi-nhais se destaca pelos servi-ços prestados a população ao longo do ano. No Município a organização atua adotando medidas permanentes que visam evitar, prevenir ou mi-nimizar as consequências de eventos desastrosos e socor-rer as populações atingidas, limitando os riscos de perdas materiais e restabelecendo o bem-estar social.

Divulgação

Equipes da Defesa Civil buscam doações em toda a cidade

Colombo

Futebol

Quatro Barras

Esportiva do Fut7, onde a população pode assistir aos jogos gratuitamente em local de fácil acesso, na Rua Voluntários da Pá-tria, esquina com a Sete de Setembro.

Reunindo cerca de 16 clubes nacionais e inter-nacionais, a competição teve início com o jogo entre Global Style (Cana-dá) e Nacional (Uruguai). Depois, Clube Atlético Paranaense (Brasil) e UBA (Argentina); Sidekicks (México) e Rio Branco do Acre (Brasil) e San Augus-

Cerca de 30 agricultores esti-veram reunidos com o prefei-to de Quatro Barras, Loreno Tolardo, para falar sobre pro-gramas vigentes no municí-pio como o PAA - Programa de Aquisição Alimentar -, que destina produtos da agricultu-ra familiar a entidades benefi-centes; e o PNAE - Programa Nacional de Alimentação Es-colar -, que destina produtos rurais à merenda escolar, já

planejando algumas ações para 2015. O encontro, realizado na Campininha, na propriedade da produtora Maria Advair Gomes, tratou ainda de temas como gradagem e análise de solo, vacinação obrigatória de Febre Aftosa e Brucelose, atendimento de máquinas agrícolas (trator e retroescava-deira), e planejamento e quali-dade da produção.

Divulgação

tin (Peru) e Club Juvenil (Uruguai), todos do gru-po A. Os jogos terão se-quência nesta sexta-feira (12), a partir das 20h, com Coritiba (Brasil) e Glo-bal Style (Canadá), às

21h Nacional (Uruguai) e Atlético Paranaense (Bra-sil), às 22h Clube Juve-nil (Uruguai) e Sidekicks (México) e às 23h Tókyo F7 (Japão) e San Augustin (Peru).

A equipe do Global Style, do Canadá, é uma das participantes

Divulgação

O prefeito se encontrou com os produtores para discutir planejamento

Editora Jornal do Ônibus

Page 7: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 12/12/2014

Cidade Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2014 7grupor3a.com

A proposta visa acelerar os atendimentos

A lei que fixa em 20 minutos o prazo máximo para aten-

dimento nos cartórios de Curitiba foi promulgada du-rante a sessão plenária de quarta-feira (10) pelo presi-dente da Câmara Municipal, vereador Paulo Salamuni (PV). O procedimento equi-vale à sanção do prefeito e, portanto, assim que for pu-blicada no Diário Oficial do Município (DOM), entrará em vigor. Apesar disso, es-tabelecimentos que ainda não possuam sistema para emissão da senha eletrônica terão 60 dias para a adapta-

ção, contados a partir da pu-blicação.

A medida foi proposta por Helio Wirbiski (PPS) no pro-jeto de lei, protocolado no final de 2013. O texto, após análise das comissões temá-ticas da Câmara, foi aprova-do pelo plenário em votações nos dias 10 e 11 de novembro deste ano. A lei estabelece que o controle do tempo de espera será realizado pelo cliente, a partir do horário de emissão da senha eletrônica, assim como ocorre nas agên-cias bancárias (cujo tempo de espera é regulado pela lei 10.283/2001). n

As festas do Natal da Ale-gria, realizadas pela Prefei-tura de Curitiba por meio da Fundação de Ação Social (FAS) e Instituto Pró-Cida-dania, iniciam nesta segun-da-feira (15). No total, serão três eventos (dias 15, 16 e 17 de dezembro) no estádio Jo-aquim Américo Guimarães (Arena da Baixada), que be-neficiarão três mil crianças em situação de vulnerabili-dade social na cidade.

Durante as festas acon-tecerão os repasses de brin-quedos para os meninos e

meninas. Além disso, di-versas atrações culturais e lúdicas estão confirmadas, como a presença do Papai Noel; brinquedos infláveis e jogos gigantes, cedidos pela Secretaria Municipal do Es-porte, Lazer e Juventude; a apresentação da Companhia dos Palhaços, com a comé-dia musical “Concerto em Ri Maior”; o animador de fes-tas infantis Tio Pipoca, que distribuirá pipoca e algodão doce; distribuição de sorve-tes; Espaço da Beleza e jogos eletrônicos. n

Cartórios deverãoatender em nomáximo 20 minutos

Natal da Alegriaserá na Baixada

Reprodução

Prevenção

Campanha de vacinação contra pólio termina hoje

Disque Economia pesquisa 80 itens

SMCS

Até agora, 73 mil crianças foram vacinadas

A construção do metrô ainda não saiu do papel

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) liberou a licitação para as obras do metrô de Curitiba. O processo estava travado desde agosto, quando o conselheiro Ivan Bonilha decidiu analisar o caso. Ele se baseou em um relatório da Diretoria de Fisca-lização de Obras Públicas, que

apontou as irregularidades no edital. Posteriormente, o Ple-no confirmou a suspensão. A prefeitura ainda não se mani-festou a respeito da decisão.

No voto, Bonilha destacou as incongruências encontra-das pela diretoria, mas con-siderou que não havia neces-sidade de cancelar o pregão,

pois a prefeitura ainda pode-ria ajustar os documentos às exigências da Corte. “Assim, considerando que as impro-priedades detectadas não inviabilizam a contratação, VOTO pela procedência par-cial desta Tomada de Contas Extraordinária (...)”, diz tre-cho do voto. n

Termina hoje (12) a campanha de vacina-ção contra pólio e sa-

rampo, voltada para crianças entre seis meses e 5 anos in-completos. É essencial que os pais e responsáveis que ainda não levaram as crianças para receber a imunização levem seus filhos a uma das 109 uni-dades de saúde para receber a imunização, já que no Ceará foi registrado um surto de sa-rampo neste ano e é uma do-ença altamente contagiosa.

A Secretaria Municipal da Saúde vacinou contra o saram-po 73.740 crianças, atingindo 88,2% do público alvo e 89.267

Obra tem custo total estimado em R$ 18 bilhões

Reprodução

O Disque Economia, progra-ma da Secretaria Municipal do Abastecimento que faz pesquisa de preços, fez um levantamento dos 80 produtos mais consumi-dos em época de festas de fim de ano e encontrou diferenças de

preços em itens como peru, pa-netone e espumantes.

A pesquisa foi feita em 12 su-permercados da cidade. A maior diferença foi encontrada no preço de bebida filtrada (garrafa de 660 ml) que, de um supermercado para

outro, teve aumente de 19,12%, passando de R$ 6,12 para R$ 7,29. A segunda maior alteração de preços foi verificada na Sidra sem álcool, com 16,16% de aumento de um supermercado para outro e preços entre R$ 6,87 a R$ 7,98. n

Festas

TCE-PR libera licitação do metrô de Curitiba

foram imunizadas contra a po-liomielite, 86,71% das crianças da faixa etária correspondente

que moram na capital. A meta do Ministério da Saúde é de va-cinar 95% das crianças. n

Editora Jornal do Ônibus

Page 8: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 12/12/2014

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

BOOGIE OOGIE – GLOBO 18h15

Beatriz tem um mau pressentimen-to. Artur avisa a Beatriz sobre o aci-dente de Vitória. Vitória conta para Beto o que descobriu sobre Carlota e Ivan. Beatriz comenta com o médico sobre a suposta doença da filha, e Vitória entra em pânico. Vitória foge do hospital com a ajuda de Beto. Ser-ginho conta para Rodrigo que Gilda está morando com Mário. Beto exige que Carlota lhe revele o seu segredo. Paulo intercepta Vitória ao chegar em casa. Beatriz conta para Rafael sobre a doença de Vitória.

MALhAÇÃO – GLOBO 17h35

Tainá e Duca tentam se explicar para Bianca. Marcelo termina o ro-mance com Roberta, que promete vingança. Jeff se irrita ao ser ironi-zado na academia, e Wallace apoia o amigo. Pedro tenta impedir a entrada de Roberta no restaurante. Com a ajuda de Bárbara e Bianca, Wallace e Jeff revidam às ironias e se vingam de Duca, Zé e Marcão.

ALtO AstrAL – GLOBO 19h30

Tina despista Laura e afirma não saber quem é o homem na foto. Ca-íque tem visões durante o coquetel. Heitor diz a Gaby que Suzana está inventando calúnias contra seu pai. Laura comenta com Bia sua des-confiança de que Tina é sua mãe. Marcelo e Maria Inês são fotografa-dos durante o coquetel beneficente de mãos dadas. Vicente vê Caíque dirigindo o carro de forma perigosa – sem saber que há espíritos con-duzindo o carro – e proíbe Laura de viajar com o médico.

IMPÉrIO – GLOBO 21h10

Maria Marta ouve a conversa entre João Lucas e José Alfredo e comemora ao saber que o Comendador não pode mais ter filhos. Robertão tenta conso-lar Maria Isis. Cora decide procurar José Alfredo. Arnoldão se insinua para Juju. Felipe é autoritário com a equi-pe. Luigi e Antônio se irritam. Érika não consegue uma declaração de Cláudio para Téo. O blogueiro decide inventar uma notícia sobre o escân-dalo no restaurante. Cora aparece na joalheria Império. Danielle faz um acordo com Maurílio.

VItórIA – rEcOrd 21h15

Jorge pede que Ciça e Beatriz se escon-dam. Iago entra e questiona Jorge so-bre a presença de Diana e Laíza. Diana assume que forçou o encontro porque viu a imagem dele ao lado de Vitória machucada. Iago procura por Ciça, mas Laíza inventa uma desculpa. Jorge lamenta não poder colaborar com La-íza e Diana. Iago diz para Jorge nunca mais receber ninguém do Haras Fer-reira. Artur reúne Bernardo, Javier, Edu e Luciene para discutirem como será o resgate de Vitória.

Arthur Bach é um bilio-nário irresponsável, que sempre contou com a aju-da de hobson, sua babá, para colocar a vida em ordem. Agora ele está pres-tes a tomar uma decisão que mudará sua vida para sempre: optar por um ca-samento arranjado com susan Johnson, que per-mitirá a manutenção do seu estilo de vida luxuoso, ou ir em busca de Naomi, a única mulher que amou.

tV ABErtA

(sBt – 23h)

Arthur o Milionário Irresistível

VariedadesSexta-feira, 12 de Dezembro de 2014 9grupor3a.com8 grupor3a.com Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2014

Filmes de hoje

Em 1974, uma garota esca-pou de um massacre que matou cinco pessoas no texas. Já adulta, ela plane-ja viajar com os amigos, mas é surpreendida ao saber que herdou uma mansão de uma avó que nem sabia existir. Lá, vai descobrir que outro pa-rente também sobreviveu à chacina de décadas atrás.

tV PAGA

(tcine Action – 22h)

O Massacre da serra Elétrica

Novelas

Áries 20/3 a 20/4Momento indicado para viagens, compras e tér-mino de trabalhos ou negócios iniciados anterior-mente. Conte com nativos de Leão, Gêmeos e Sagi-tário. Vênus e Marte estão atuando no setor afetivo e financeiro. C. 116 M. 9682

Gêmeos 21/5 a 20/6Os astros aconselham você a sair para as compras natalinas. Nada de ficar esperando pelos outros. Es-clareça as dúvidas em relação ao amor e viva melhor, evite ser tão ciumento. Aposte em sua força de von-tade. C. 521 M. 4890

Leão 22/7 a 22/8A tranquilidade será sua maior aliada hoje e você con-seguirá resolver uma porção de problemas financeiros. Muitos benefícios para os que trabalham por conta própria. Saúde excelente. Acredite mais em suas forças. C. 802 M. 2935

Virgem 23/8 a 22/9O seu alerta vai até às 13h20, evite qualquer atitude precipi-tada em relação aos gastos. Tenha muita paciência com as pessoas. No resto do dia sua vida volta ao normal, procure relaxar, meditar e projetar novas atividades. C. 385 M. 6778

Libra 23/9 a 22/10Você acorda de bom humor, mas com o passar das horas o clima vai mudar, pois a partir das 13h20 começa seu alerta. Perceba melhor a realidade e encontre as palavras certas para os familiares. C. 974 M. 1123

Escorpião 23/10 a 21/11Fase totalmente positiva, mais ainda com a entrada de Vê-nus em sua terceira casa astral. Estará se relacionando mais com irmãos, amigos e poderá fazer compras natalinas. Usu-frua com intensidade a vida familiar. C. 633 M. 9407

sagitário 22/11 a 21/12Sexta-feira em que você sente as energias renasce-rem e poderá sair para realizar negócios, viagens e até pensar em mudanças no trabalho. Conte com seu par afetivo. Nativos de Capricórnio e Câncer colaboram. C. 410 M. 5089

capricórnio 22/12 a 21/1Você consegue vencer mais uma etapa difícil da vida fami-liar. Os problemas começam a desaparecer. Fase em que os amigos e a pessoa amada procuram colaborar mais efetiva-mente. Evite exageros alimentares. C. 708 M. 3546

Aquário 22/1 a 18/02Sexta-feira em a energia física estará superpositi-va. Em virtude da presença de Vênus em sua 12ª casa o relacionamento amoroso vai sofrer alguns contratempos. Tenha cuidado com seu dinheiro, evite gastar à toa. C. 552 M. 4671

Peixes 19/2 a 19/03Você vive um período excepcional, favorável para compras e acertos de sociedades. Controle o ci-úme. A parte da noite promete encontros mara-vilhosos. Poderá se desentender com nativos de Libra e Touro. C. 049 M. 8265

A investigação dos corpos celestes, na forma que agora distinguimos como astrologia

e astronomia começou no mundo europeu no início da civilização grega (a palavra astrologia vem do grego astron, estrela, e logos, estudo).

Quem nasceu hojeA persistência é uma de suas maiores

qualidades. É uma pessoa muito observadora, o que fará se destacar no mundo profissional. Nunca deixa uma oportunidade passar em branco. Interessado, empreendedor e acessível.

AlertaAté 13h20 o alerta está sendo direcionado

aos nativos de Virgem. Não se esforce demais até o final deste período negativo. Seja controlado nas finanças. Após esse horário começam as dificuldades para os librianos. O ideal é usar rotina. n

[email protected]

touro 21/4 a 20/5Sexta-feira em que você conta com as boas vibra-ções de Vênus, seu planeta regente em suas finan-ças. Curta este período e acerta a vida afetiva. Seja mais gentil com a pessoa amada. Tente em jogos e loterias. C. 664 M. 0253

câncer 21/6 a 21/7Júpiter forma um bom aspecto em sua casa de tra-balho e você pode conquistar o progresso. Novida-des no lr. A família irá ajudá-lo. Pense positivo em relação ao amor e acerte as diferenças. Relaxe mais e vá às compras. C. 297 M. 7314

Bom dia Astral - dirce [email protected]

Reprodução

Divulgação

Aline riscado começou a quinta-feira colocan-do o bronzeado em dia. A ex-bailarina do “domin-gão do Faustão” publicou o registro usando um bi-

quíni rosa em seu perfil do Instagram e mostrou suas curvas. “Bom dia”, desejou a morena para os seus seguidores. As fotos desinibidas logo começa-

ram a render elogios dos fãs. “Linda”, “perfeita”, “mulher mais linda que vi” e “sem palavras” foram algumas das mensagens deixadas para a modelo. n

O ex-vocalista e fundador do Sepultu-ra, Max Cavalera, disse não acreditar em uma reunião da formação clássica do Sepultura. Embora seu irmão, e cofundador da banda, Igor Cavalera, tenha declarado recente-mente que ainda nutre o desejo de ver uma reunião da banda, Max não acredita que isto ocorrerá. “Hones-tamente, hoje, não vejo possibilidade de acontecer. Não será o mesmo, a mágica se foi. E eu não acho que uma reunião seria algo bom para o Sepultura. Hones-tamente, acho que não seria. Eu prefiro que continue assim e a memória conti-nue como está”, de-clarou o mineiro. n

Após temporadas em Los Angeles e Nova York, o desfile anual da Victoria’s secret elevou as tempe-raturas das passarelas de Londres. coube à gaúcha Alessandra Ambrosio e à

baiana Adriana Lima li-derar o time de modelos e apresentar as duas versões do 2014 dream Angels Fan-tasy Bra, sutiãs confeccio-nados em ouro e cravejados com mais de 16000 rubis,

diamantes e safiras azuis. A paulista Izabel Goulart, a paranaense Isabelli Fon-tana, a mineira Barbara Fialho e a piauiense Lais ribeiro também represen-taram o Brasil no desfile. n

Caio Castro, Adriane Galisteu e Paloma Bernar-di curtiram um dia espe-cial na quarta-feira. O trio foi conferir a festa de Natal do Hospital do Câncer de São Paulo com o Projeto Papo Cabeça, criado pela jornalista Alezinha Rol-dan. Os artistas distribuí-ram abraços e autógrafos para as crianças em tra-

tamento no local. Os três recepcionaram o Papai Noel durante a festa com o tema de Circo de Natal. “São aproximadamente 500 crianças vindas de todas as partes carentes da cidade e que contam com essa festa e presente como suas únicas lem-branças de um Natal fe-liz”, disse Alezinha. n

Grandes nomes da mú-sica gospel nacional se encontram em curi-tiba neste sábado, no festival “celebra sul”. com realização da se-ven Entretenimento, o evento reúne no pal-co do Marumby Expo center, a partir das 17 horas, estrelas como Aline Barros e Fernan-dinho. Além deles, o

festival também traz a atração internacional Kirk Franklin, consi-derado um dos nomes mais fortes da música gospel contemporânea mundial. com seu mais recente disco, Graça, Aline Barros ganhou um disco de ouro em apenas três dias, com vendagens superiores a 40 mil unidades. n

O ator e cantor Fiuk não está namorando e gos-ta desta nova fase de sua vida. No início deste ano, ele terminou o namoro com sophia Abrahão e, desde então, não assumiu um novo relacionamento. Agora, ele declara quais são as vantagens de estar

sozinho. “Acho que nun-ca gostei dessa liberdade, mas agora eu me joguei nessa vida e estou adoran-do. Eu nunca tive muitos amigos, então acho que esse é o principal ponto do que está me fazendo feliz solteiro e, claro, as ami-gas”, comentou o cantor. n

Festival traz showde Aline Barros

tops brasileiras invadem passarela em Londres

Max cavalera descarta reunião do sepultura “original”

Famosos divertem crianças no hospital do câncerFiuk fala sobre vantagens

de ser solteiro

Aline Riscado mostra boa forma em fotos

Reprodução

O ator Leonardo dica-prio estaria namorando há cerca de três meses a modelo brasileira Eliza Joenck. A informação foi confirmada pela asses-soria de Eliza. “Eles estão se conhecendo, mas cada um tem sua vida”, afir-mou um assessor. Eliza mora em Nova York e teria

conhecido o ator em uma festa. Após o encontro, ele teria pedido para jan-tar com ela e desde então têm se visto com frequ-ência. Para o réveillon, Eliza e Leonardo deverão passar juntos em uma festa fechada na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis. n

Enamorado

Metal

Di Caprio deve passar Réveillon em Floripa Gospel

Reprodução

Divulgação

Agnews

Getty Images

A banda Blindagem, um dos grandes nomes do rock paranaense, vai se apresentar no restaurante Expedito, na histórica cida-de da Lapa, localizada a 60 km de curitiba, neste sá-bado. O show faz parte da programação musical do empreendimento lapeano, que reúne frequentemente grandes nomes da música nacional. Além da música

de qualidade, a casa ofe-rece o melhor da gastro-nomia regional, drinks e uma carta de cervejas especiais. O restaurante Expedito está localizado na rua Amintas de Barros, 260, e o show da Blinda-gem começa às 23h. Mais informações pelo telefone (41) 3622-9845 ou pelo e-mail [email protected]. n

A Alto Juvevê Gastrono-mia, feira consagrada da cidade de curitiba, vai se despedir do ano de 2014 de forma es-pecial neste final de semana, dias 13 e 14 de dezembro. O festival contará com a partici-pação de chefs convi-dados, que irão oferecer mais de 50 preparos. dentre os destaques es-tarão o carreteiro com linguiça de Maracaju, o hambúrguer de coste-la e a imbatível paella, com preços que variam entre r$ 5 e r$ 20. A fei-ra acontece na Praça Brigadeiro Mário Ep-pinghauss, ao lado do Asilo são Vicente, en-tre as ruas Almirante tamandaré e José de Alencar, das 11h às 19 horas. Mais infor-mações no site www.altojuveve.com.br n

Blindagem faz show na Lapa neste sábado

Alto Juvevê Gastronomia em clima natalino

Divulgação

Agnews

Editora Jornal do Ônibus Editora Jornal do Ônibus

Page 9: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 12/12/2014

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

BOOGIE OOGIE – GLOBO 18h15

Beatriz tem um mau pressentimen-to. Artur avisa a Beatriz sobre o aci-dente de Vitória. Vitória conta para Beto o que descobriu sobre Carlota e Ivan. Beatriz comenta com o médico sobre a suposta doença da filha, e Vitória entra em pânico. Vitória foge do hospital com a ajuda de Beto. Ser-ginho conta para Rodrigo que Gilda está morando com Mário. Beto exige que Carlota lhe revele o seu segredo. Paulo intercepta Vitória ao chegar em casa. Beatriz conta para Rafael sobre a doença de Vitória.

MALhAÇÃO – GLOBO 17h35

Tainá e Duca tentam se explicar para Bianca. Marcelo termina o ro-mance com Roberta, que promete vingança. Jeff se irrita ao ser ironi-zado na academia, e Wallace apoia o amigo. Pedro tenta impedir a entrada de Roberta no restaurante. Com a ajuda de Bárbara e Bianca, Wallace e Jeff revidam às ironias e se vingam de Duca, Zé e Marcão.

ALtO AstrAL – GLOBO 19h30

Tina despista Laura e afirma não saber quem é o homem na foto. Ca-íque tem visões durante o coquetel. Heitor diz a Gaby que Suzana está inventando calúnias contra seu pai. Laura comenta com Bia sua des-confiança de que Tina é sua mãe. Marcelo e Maria Inês são fotografa-dos durante o coquetel beneficente de mãos dadas. Vicente vê Caíque dirigindo o carro de forma perigosa – sem saber que há espíritos con-duzindo o carro – e proíbe Laura de viajar com o médico.

IMPÉrIO – GLOBO 21h10

Maria Marta ouve a conversa entre João Lucas e José Alfredo e comemora ao saber que o Comendador não pode mais ter filhos. Robertão tenta conso-lar Maria Isis. Cora decide procurar José Alfredo. Arnoldão se insinua para Juju. Felipe é autoritário com a equi-pe. Luigi e Antônio se irritam. Érika não consegue uma declaração de Cláudio para Téo. O blogueiro decide inventar uma notícia sobre o escân-dalo no restaurante. Cora aparece na joalheria Império. Danielle faz um acordo com Maurílio.

VItórIA – rEcOrd 21h15

Jorge pede que Ciça e Beatriz se escon-dam. Iago entra e questiona Jorge so-bre a presença de Diana e Laíza. Diana assume que forçou o encontro porque viu a imagem dele ao lado de Vitória machucada. Iago procura por Ciça, mas Laíza inventa uma desculpa. Jorge lamenta não poder colaborar com La-íza e Diana. Iago diz para Jorge nunca mais receber ninguém do Haras Fer-reira. Artur reúne Bernardo, Javier, Edu e Luciene para discutirem como será o resgate de Vitória.

Arthur Bach é um bilio-nário irresponsável, que sempre contou com a aju-da de hobson, sua babá, para colocar a vida em ordem. Agora ele está pres-tes a tomar uma decisão que mudará sua vida para sempre: optar por um ca-samento arranjado com susan Johnson, que per-mitirá a manutenção do seu estilo de vida luxuoso, ou ir em busca de Naomi, a única mulher que amou.

tV ABErtA

(sBt – 23h)

Arthur o Milionário Irresistível

VariedadesSexta-feira, 12 de Dezembro de 2014 9grupor3a.com8 grupor3a.com Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2014

Filmes de hoje

Em 1974, uma garota esca-pou de um massacre que matou cinco pessoas no texas. Já adulta, ela plane-ja viajar com os amigos, mas é surpreendida ao saber que herdou uma mansão de uma avó que nem sabia existir. Lá, vai descobrir que outro pa-rente também sobreviveu à chacina de décadas atrás.

tV PAGA

(tcine Action – 22h)

O Massacre da serra Elétrica

Novelas

Áries 20/3 a 20/4Momento indicado para viagens, compras e tér-mino de trabalhos ou negócios iniciados anterior-mente. Conte com nativos de Leão, Gêmeos e Sagi-tário. Vênus e Marte estão atuando no setor afetivo e financeiro. C. 116 M. 9682

Gêmeos 21/5 a 20/6Os astros aconselham você a sair para as compras natalinas. Nada de ficar esperando pelos outros. Es-clareça as dúvidas em relação ao amor e viva melhor, evite ser tão ciumento. Aposte em sua força de von-tade. C. 521 M. 4890

Leão 22/7 a 22/8A tranquilidade será sua maior aliada hoje e você con-seguirá resolver uma porção de problemas financeiros. Muitos benefícios para os que trabalham por conta própria. Saúde excelente. Acredite mais em suas forças. C. 802 M. 2935

Virgem 23/8 a 22/9O seu alerta vai até às 13h20, evite qualquer atitude precipi-tada em relação aos gastos. Tenha muita paciência com as pessoas. No resto do dia sua vida volta ao normal, procure relaxar, meditar e projetar novas atividades. C. 385 M. 6778

Libra 23/9 a 22/10Você acorda de bom humor, mas com o passar das horas o clima vai mudar, pois a partir das 13h20 começa seu alerta. Perceba melhor a realidade e encontre as palavras certas para os familiares. C. 974 M. 1123

Escorpião 23/10 a 21/11Fase totalmente positiva, mais ainda com a entrada de Vê-nus em sua terceira casa astral. Estará se relacionando mais com irmãos, amigos e poderá fazer compras natalinas. Usu-frua com intensidade a vida familiar. C. 633 M. 9407

sagitário 22/11 a 21/12Sexta-feira em que você sente as energias renasce-rem e poderá sair para realizar negócios, viagens e até pensar em mudanças no trabalho. Conte com seu par afetivo. Nativos de Capricórnio e Câncer colaboram. C. 410 M. 5089

capricórnio 22/12 a 21/1Você consegue vencer mais uma etapa difícil da vida fami-liar. Os problemas começam a desaparecer. Fase em que os amigos e a pessoa amada procuram colaborar mais efetiva-mente. Evite exageros alimentares. C. 708 M. 3546

Aquário 22/1 a 18/02Sexta-feira em a energia física estará superpositi-va. Em virtude da presença de Vênus em sua 12ª casa o relacionamento amoroso vai sofrer alguns contratempos. Tenha cuidado com seu dinheiro, evite gastar à toa. C. 552 M. 4671

Peixes 19/2 a 19/03Você vive um período excepcional, favorável para compras e acertos de sociedades. Controle o ci-úme. A parte da noite promete encontros mara-vilhosos. Poderá se desentender com nativos de Libra e Touro. C. 049 M. 8265

A investigação dos corpos celestes, na forma que agora distinguimos como astrologia

e astronomia começou no mundo europeu no início da civilização grega (a palavra astrologia vem do grego astron, estrela, e logos, estudo).

Quem nasceu hojeA persistência é uma de suas maiores

qualidades. É uma pessoa muito observadora, o que fará se destacar no mundo profissional. Nunca deixa uma oportunidade passar em branco. Interessado, empreendedor e acessível.

AlertaAté 13h20 o alerta está sendo direcionado

aos nativos de Virgem. Não se esforce demais até o final deste período negativo. Seja controlado nas finanças. Após esse horário começam as dificuldades para os librianos. O ideal é usar rotina. n

[email protected]

touro 21/4 a 20/5Sexta-feira em que você conta com as boas vibra-ções de Vênus, seu planeta regente em suas finan-ças. Curta este período e acerta a vida afetiva. Seja mais gentil com a pessoa amada. Tente em jogos e loterias. C. 664 M. 0253

câncer 21/6 a 21/7Júpiter forma um bom aspecto em sua casa de tra-balho e você pode conquistar o progresso. Novida-des no lr. A família irá ajudá-lo. Pense positivo em relação ao amor e acerte as diferenças. Relaxe mais e vá às compras. C. 297 M. 7314

Bom dia Astral - dirce [email protected]

Reprodução

Divulgação

Aline riscado começou a quinta-feira colocan-do o bronzeado em dia. A ex-bailarina do “domin-gão do Faustão” publicou o registro usando um bi-

quíni rosa em seu perfil do Instagram e mostrou suas curvas. “Bom dia”, desejou a morena para os seus seguidores. As fotos desinibidas logo começa-

ram a render elogios dos fãs. “Linda”, “perfeita”, “mulher mais linda que vi” e “sem palavras” foram algumas das mensagens deixadas para a modelo. n

O ex-vocalista e fundador do Sepultu-ra, Max Cavalera, disse não acreditar em uma reunião da formação clássica do Sepultura. Embora seu irmão, e cofundador da banda, Igor Cavalera, tenha declarado recente-mente que ainda nutre o desejo de ver uma reunião da banda, Max não acredita que isto ocorrerá. “Hones-tamente, hoje, não vejo possibilidade de acontecer. Não será o mesmo, a mágica se foi. E eu não acho que uma reunião seria algo bom para o Sepultura. Hones-tamente, acho que não seria. Eu prefiro que continue assim e a memória conti-nue como está”, de-clarou o mineiro. n

Após temporadas em Los Angeles e Nova York, o desfile anual da Victoria’s secret elevou as tempe-raturas das passarelas de Londres. coube à gaúcha Alessandra Ambrosio e à

baiana Adriana Lima li-derar o time de modelos e apresentar as duas versões do 2014 dream Angels Fan-tasy Bra, sutiãs confeccio-nados em ouro e cravejados com mais de 16000 rubis,

diamantes e safiras azuis. A paulista Izabel Goulart, a paranaense Isabelli Fon-tana, a mineira Barbara Fialho e a piauiense Lais ribeiro também represen-taram o Brasil no desfile. n

Caio Castro, Adriane Galisteu e Paloma Bernar-di curtiram um dia espe-cial na quarta-feira. O trio foi conferir a festa de Natal do Hospital do Câncer de São Paulo com o Projeto Papo Cabeça, criado pela jornalista Alezinha Rol-dan. Os artistas distribuí-ram abraços e autógrafos para as crianças em tra-

tamento no local. Os três recepcionaram o Papai Noel durante a festa com o tema de Circo de Natal. “São aproximadamente 500 crianças vindas de todas as partes carentes da cidade e que contam com essa festa e presente como suas únicas lem-branças de um Natal fe-liz”, disse Alezinha. n

Grandes nomes da mú-sica gospel nacional se encontram em curi-tiba neste sábado, no festival “celebra sul”. com realização da se-ven Entretenimento, o evento reúne no pal-co do Marumby Expo center, a partir das 17 horas, estrelas como Aline Barros e Fernan-dinho. Além deles, o

festival também traz a atração internacional Kirk Franklin, consi-derado um dos nomes mais fortes da música gospel contemporânea mundial. com seu mais recente disco, Graça, Aline Barros ganhou um disco de ouro em apenas três dias, com vendagens superiores a 40 mil unidades. n

O ator e cantor Fiuk não está namorando e gos-ta desta nova fase de sua vida. No início deste ano, ele terminou o namoro com sophia Abrahão e, desde então, não assumiu um novo relacionamento. Agora, ele declara quais são as vantagens de estar

sozinho. “Acho que nun-ca gostei dessa liberdade, mas agora eu me joguei nessa vida e estou adoran-do. Eu nunca tive muitos amigos, então acho que esse é o principal ponto do que está me fazendo feliz solteiro e, claro, as ami-gas”, comentou o cantor. n

Festival traz showde Aline Barros

tops brasileiras invadem passarela em Londres

Max cavalera descarta reunião do sepultura “original”

Famosos divertem crianças no hospital do câncerFiuk fala sobre vantagens

de ser solteiro

Aline Riscado mostra boa forma em fotos

Reprodução

O ator Leonardo dica-prio estaria namorando há cerca de três meses a modelo brasileira Eliza Joenck. A informação foi confirmada pela asses-soria de Eliza. “Eles estão se conhecendo, mas cada um tem sua vida”, afir-mou um assessor. Eliza mora em Nova York e teria

conhecido o ator em uma festa. Após o encontro, ele teria pedido para jan-tar com ela e desde então têm se visto com frequ-ência. Para o réveillon, Eliza e Leonardo deverão passar juntos em uma festa fechada na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis. n

Enamorado

Metal

Di Caprio deve passar Réveillon em Floripa Gospel

Reprodução

Divulgação

Agnews

Getty Images

A banda Blindagem, um dos grandes nomes do rock paranaense, vai se apresentar no restaurante Expedito, na histórica cida-de da Lapa, localizada a 60 km de curitiba, neste sá-bado. O show faz parte da programação musical do empreendimento lapeano, que reúne frequentemente grandes nomes da música nacional. Além da música

de qualidade, a casa ofe-rece o melhor da gastro-nomia regional, drinks e uma carta de cervejas especiais. O restaurante Expedito está localizado na rua Amintas de Barros, 260, e o show da Blinda-gem começa às 23h. Mais informações pelo telefone (41) 3622-9845 ou pelo e-mail [email protected]. n

A Alto Juvevê Gastrono-mia, feira consagrada da cidade de curitiba, vai se despedir do ano de 2014 de forma es-pecial neste final de semana, dias 13 e 14 de dezembro. O festival contará com a partici-pação de chefs convi-dados, que irão oferecer mais de 50 preparos. dentre os destaques es-tarão o carreteiro com linguiça de Maracaju, o hambúrguer de coste-la e a imbatível paella, com preços que variam entre r$ 5 e r$ 20. A fei-ra acontece na Praça Brigadeiro Mário Ep-pinghauss, ao lado do Asilo são Vicente, en-tre as ruas Almirante tamandaré e José de Alencar, das 11h às 19 horas. Mais infor-mações no site www.altojuveve.com.br n

Blindagem faz show na Lapa neste sábado

Alto Juvevê Gastronomia em clima natalino

Divulgação

Agnews

Editora Jornal do Ônibus Editora Jornal do Ônibus

Page 10: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 12/12/2014

GeralSexta-feira, 12 de Dezembro de 201410 grupor3a.com

Para a Comis-são Estadual da Verdade, de São

Paulo (CEV/SP), o ex-presidente da República Juscelino Kubitschek foi assassinado pela ditadu-ra militar. A conclusão, divulgada nesta quinta-feira (11), rebate a versão apresentada pela Comis-são Nacional da Verdade (CNV), em abril deste ano, de que Juscelino morreu em acidente de carro. Para a CNV, o ex-presidente Juscelino Kubitschek e seu motorista, Geraldo Ribei-ro, não foram vítimas de homicídio. Eles morreram em decorrência das lesões causadas pela batida entre o Opala que transportava o presidente e um cami-nhão Scania, que vinha no sentido oposto da Rodovia Presidente Dutra, local do acidente, no município de Resende (RJ), em 22 de agosto de 1976.

Ex-presidente Juscelino Kubitschek

PUC-RJ

Polêmica

JK foi assassinado, diz Comissão da Verdade de São Paulo

O Brasil abateu 1,42 bi-lhão de frangos no terceiro trimestre deste ano, au-mento de 6,7% na compa-ração com o trimestre an-terior e de 2,7% em relação ao terceiro trimestre do ano passado. O resultado é o maior desde 1997, quan-do se iniciou a pesquisa. O dado é da Pesquisa Trimes-tral de Abate de Animais, divulgada nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O peso total dos ani-mais abatidos chegou a 3,25 milhões de toneladas, o que representa cresci-mentos de 6,7% em relação ao trimestre anterior e de 5,7% na comparação com o mesmo período do ano passado.

O abate de suínos tam-bém teve crescimentos de 5,1% em relação ao se-gundo trimestre deste ano e de 3% na comparação com o terceiro trimestre de 2013. Os 9,64 milhões

A demanda das empresas por cré-dito recuou 10%

em novembro, na compa-ração com outubro, segun-do indicador da empresa de consultoria Serasa Ex-perian. Em relação a ou-tubro do ano passado, a procura das empresas por crédito teve alta de 7,9%. O levantamento mostra ain-da que, no acumulado do

O peso total dos animais abatidos chegou a 3,25 milhões de toneladas

Portal Aves e Suínos

Economia

Brasil abate mais frangos e suínos no terceiro trimestre

Demanda das empresas por crédito cai 10%

Embasada por relató-rio preparado por uma equipe de mais de 20 pro-fessores e pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Uni-versidade Presbiteriana Mackenzie, a CEV/SP en-fatiza que “a investigação da Comissão Nacional da Verdade sobre o caso JK é de baixa qualidade técnica, em razão do que ignora, em razão do que escolhe arbitrariamente analisar e em razão do que escolhe arbitraria-mente concluir”. n

Todos os portes de empresas apresentaram quedas, mas as micro e pequenas empresas registraram retração maior em novembro

de animais abatidos são o maior número desde 1997. O peso total abatido atin-giu 833,37 mil toneladas,

ou seja, 4,2% maior do que o trimestre anterior e 2,8% superior ao terceiro tri-mestre do ano passado. n

Entrevistados acreditam que deve haver algum tipo de controle

Pais exigem respeito a indicação de horário na TV

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11) mostra que 97% dos pais ou responsáveis por crianças de 4 a 16 anos consideram importan-te, ou muito importante, que as emissoras de te-levisão aberta respeitem as restrições de horá-rios determinadas pela classificação indicativa e 94% deles pedem que as TVs sejam multadas caso passem programas de conteúdo inadequado para as faixas de horário.

ComportamentoO trabalho, do Insti-

tuto de Pesquisas Socais, Políticas e Econômicas, do Ministério da Justi-ça, e da Organização das

Valter Campanato/ABr

A maioria dos pais querem algum tipo de controle sobre o que as crianças assistem na televisão

Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), ana-

lisou o comportamento das crianças ou adoles-centes e dos pais ou res-

ponsáveis em relação ao uso das mídias e da per-cepção sobre a classifica-ção indicativa. Ela ouviu 3.023 pessoas em todo o país. A margem de erro é 1,8 ponto.

PreocupaçãoQuase todos os entre-

vistados (98%) acreditam que deve haver algum tipo de controle sobre o que as crianças e ado-lescentes assistem na televisão ou acessam na internet. A maioria dos pais ou responsáveis se preocupa, principalmen-te, com cenas de tortura, suicídio ou estupro, se-guidas pelo consumo de drogas, pela agressão físi-ca e pela violência. n

ano, essa demanda cresceu 5,4%, ante o mesmo perío-do do ano passado.

Ao comparar as regiões brasileiras, a queda mais expressiva, de 17,8%, foi observada na região Cen-tro-Oeste. No Sul, a retra-ção foi de 10,2%, seguida da redução de 9,5% verificada no Sudeste. As regiões Nor-te e Nordeste tiveram que-das idênticas, de 7,3%. n

O Brasil corre o ris-co de perder, no prazo de 15 anos, um terço de suas línguas indígenas, es-tima o diretor do Museu do Índio, José Car-los Levinho. Atualmente, os índios brasilei-ros falam entre 150 e 200 lín-guas e devem ser extintas, até 2030, de 45 a 60 idiomas.

“Um nú-mero expres-sivo de povos, inclusive na Amazônia, tem cinco ou seis falantes ape-nas. Nós temos 30% [das línguas] dos cer-ca de 200 povos bra-sileiros com um risco

de desaparecer nos próximos dez ou 15 anos, porque você tem

poucos in-d i v í d u o s em condi-ções de falar aquela lín-gua”, alerta Levinho.

S e g u n d o ele, desde que o Mu-seu do Índio iniciou um t r a b a l h o de docu-m e n t a ç ã o de línguas dos povos o r i g i n a i s ,

chamado de Prodo-clin, em 2009, os pes-quisadores do projeto viram dois idiomas se-rem extintos, o apiaká e o umutina. n

País pode perder 30% de suas línguas indígenas em 15 anos

Na Aldeia Mata Verde Bonita, 20 famílias Guarani Mbyá se comunicam na língua materna

Editora Jornal do Ônibus

Page 11: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 12/12/2014

Geral 11grupor3a.comSexta-feira, 12 de Dezembro de 2014

O programa habita-cional Minha Casa, Mi-nha Vida contratou 3,7 milhões de moradias e entregou 1,87 milhão de unidades até novembro, segundo o 11º Balanço do Programa de Aceleração

do Crescimento (PAC) divulgados nesta quinta-feira (11) pelo governo.

O total de unidades habitacionais contratadas corresponde a 98,8% da meta do programa até o fim de 2014. “Alcançare-

mos 100% da meta agora em dezembro, com a con-tração de 3,75 milhões de casas”, calculou a ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

De acordo com o gover-no, o Minha Casa, Minha

Vida já beneficiou mais de 7 milhões de pessoas. Os em-preendimentos concluídos do programa até agora ge-raram 1,2 milhão de empre-gos e as obras em execução deverão empregar mais 1,7 milhão de trabalhadores. n

Programa beneficiou mais de 7 milhões de pessoas

Meninos negros são as principais vítimas do traba-lho infantil: 5,8% dessa po-pulação, de cinco a 15 anos, desenvolve algum tipo de trabalho no Brasil, de acor-do com a primeira publi-cação do SNIDH (Sistema Nacional de Indicadores em Direitos Humanos) di-vulgada nesta quinta-feira (11) pela Secretaria de Di-reitos Humanos da Presi-dência da República. Entre meninos brancos, a taxa de ocupação da mesma fai-xa etária é 3,7%. Entre as mulheres, a taxa é 2,9% en-tre as negras e 2% entre as brancas. n

Minha Casa, Minha Vida entregou 3,75 milhões de moradias em 2014

Meninos negros são as principais vítimas de trabalho infantil

Total de recursos contratados chegou a R$ 360 bilhões para compra de imóveis

Arquivo CP

Arquivo CP

Dados da Prova Brasil 2013 compilados pelo Portal QEdu mostram que o índice de alunos de escolas públicas que terminam o ensino fun-damental com nível de aprendizado considera-do adequado em mate-mática foi de 11,2% para os estudantes do 9º ano, índice inferior ao regis-trado na prova anterior, de 2011, quando a mé-dia foi de quase 12%. Já

em português, com ên-fase em leitura, a prova apresentou uma melho-ra de 22,2% para 23,6% no índice de alunos com aprendizado adequado.

Nas avaliações para o final do primeiro ciclo do ensino fundamental, no 5º ano, também hou-ve melhora em portu-guês (de 36,2% em 2011, para 39,8% em 2013) e matemática (de 32,4% para 34,7%). n

Apenas 11% terminam o ensino fundamental sabendo matemática

Prova Brasil revela estagnação no aprendizado no ensino fundamental

Rev

ista

Esc

ola

Serial killer diz que matou 43 pessoas no Rio de Janeiro A Polícia Civil do Rio de

Janeiro segue em busca de mais informações sobre as supostas 43 vítimas do se-rial killer confesso Sailson José das Graças, de 26 anos. De acordo com o delegado Marcelo Machado, da Divi-são de Homicídios da Bai-xada Fluminense, além das quatro mortes das quais o jovem é suspeito, outra duas mulheres teriam sido identificadas por foto na delegacia pelo suposto au-tor do crime. Uma delas tinha um filho de 2 anos, que também foi morto. No total, a política tem identi-ficação de sete pessoas que Sailson diz que matou.

Criança mortaA história bate com a

contada por Sailson ao ser preso. Ele teria ficado surpreso com a presença da criança em casa, já que havia estudado a melhor maneira de matar a víti-ma. O bebê de 2 anos teria

chorado e Sailson resolveu matá-lo. Uma outra criança de 5 anos também estava em casa no momento do crime, mas não foi morta pelo suspeito porque teria ficado quieta, segundo a polícia.

38 mulheresApós ser detido, o sus-

peito disse já ter matado 38 mulheres, três homens e uma criança. Além das duas identificadas por fotos, que não tiveram a identidade revelada, e da criança, Sailson foi preso em flagrante por matar Fátima Miranda a facadas. O crime teria sido encomendado por Cleusa Balbina, que era companeira de Sailson, e José Messias, ex-marido dela, que também foram presos. Os três moravam juntos na mesma casa no bairro Corumbá, em Nova Iguaçu, na Baixada, desde o início deste ano. n

A Sangue Frio

Às vezes pensava que eu era meio maluco, mas outras

vezes achava que era normal. Matava porque gostava. Não me arrependo e, quando sair [da cadeia], provavelmente vou matar de novo”

Sailson José das Graças

Dólar alto e tarifas públicas retardarão queda da inflação em 2015

fotos: Extra Online / Reprodução TV

A alta do dólar e o au-mento esperado de preços administrados (como ener-gia e combustíveis) deverão manter a inflação acima do centro da meta de 4,5% em 2015, avaliou o Banco Central (BC) na ata da reu-nião do Copom, divulgada nesta quinta-feira (11). Para a autoridade monetária, a inflação começará a cair no

próximo ano, mas em ritmo lento, só devendo convergir para o centro da meta a par-tir de 2016.

Na semana passada, o BC elevou a taxa Selic para 11,75% ao ano. A taxa é o principal instrumento de controle da inflação, porque o aumento dos juros básicos encarece o crédito e desesti-mula o consumo. n

Editora Jornal do Ônibus

Page 12: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 12/12/2014

Por sua atitude con-tra as injúrias raciais de que foi vítima, o go-leiroAranha, do Santos, foi um dos ganhadores do 20º Prêmio Direitos Humanos, entregue pela Secretaria de Direitos Huma-nos da Presidên-cia da República. O alvinegro rece-beu a homenagem na quarta, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, das mãos da presidente Dilma Rousseff. Outras 20 pessoas também fo-ram homenageadas.

“Esse prêmio for-talece o meu ato de tomar a atitude cor-reta”, afirmou.

Durante jogo con-tra o Grêmio, dia 28 de agosto, em Por-

to Alegre, pela Copa do Brasil, Aranha denun-ciou ao árbitro da partida os

insultos que estava recebendo de gre-mistas. Uma tor-cedora foi flagrada gritando “macaco” para o goleiro. (Glo-boEsporte.com) n

Goleiro Aranha recebe prêmio de Direitos Humanos do Governo

Divulgação

Aranha recebeu o prêmio das mãos da presidente Dilma e da ministra Ideli

Idas & vindas da bola

- O Inter está disposto a trazer de volta para o Brasil o zagueiro Henrique, hoje no Nápoli, ex-Palmeiras e Coritiba. Ele tem 28 anos e foi convocado por Felipão para a Copa deste ano.

- O Cruzeiro quer contra-

tar Gabriel, do Botafogo, por empréstimo. O clube mineiro cederia Dagoberto e Borges com os salários pagos, sem ônus ao alvinegro carioca.

- O Palmeiras quer um

treinador de nome para dirigir a equipe em 2015. O nome que ganha força nos bastidores é do Oswaldo de Oliveira, que está sem clube desde setembro.

- O Botafogo iniciou

conversação com Renê Si-mões (foto) para substituir Vagner Mancini, demitido nesta semana. Renê foi o único treinador que a dire-toria do clube conversou.

Divulgação

- Vinícius Eutrópio, ex-

Atlético, é o novo técnico da Chapecoense. Ele chega para dirigir a equipe du-rante o próximo ano.

- O atacante peruano Guerrero, do Corinthians, interessa ao Inter. O clube paulista faz força para man-tê-lo, mas a diretoria já afir-mou que não fará loucuras para manter o jogador. n

EsportesSexta-feira, 12 de Dezembro de 201412 grupor3a.com

Conforme esperado, Tite é o novo técnico do CorinthiansTreinador substitui Mano Menezes. Anúncio virá na segunda-feira

Tite é o novo técnico do Corinthians. O trei-nador acertou nesta quinta-feira contrato até o fim de 2015 e ga-nhará entre R$ 650 mil e R$ 700 mil por mês. O planejamento do clube é para que o anúncio seja feito na próxima segunda-feira.

O acerto entre as partes foi consolidado no início desta se-mana, mas o clu-be concordou em adiar o anúncio em respei-to a Mano Menezes. A ideia é evitar a in-terpretação de que Tite

já estava fechado há mais tempo. No início da semana, a direto-ria do Corinthians se reuniu com o em-presário do treina-dor, Gilmar Veloz, e acertou os últimos detalhes da con-tratação. (UOL) n

Divulgação

Ronaldo vira sócio de time de futebol nos Estados Unidos

O meia Kaká, que esteve emprestado ao São Paulo no segundo semestre deste ano e defenderá o Orlando City, não vai ser a única novida-de brasileira no futebol dos Estados Unidos em 2015. A temporada também marcará a entrada de Ronaldo Nazá-rio no país – ele será sócio do Fort Lauderdale Strikers, time que disputa a NASL (North American Soccer League, ou Liga de Futebol da América do Norte, em tradução livre).

“Eu estarei muito envol-vido na gestão do time e já comecei a fazer conexões que vão ajudar a transfor-mar o Strikers em uma mar-ca de potencial global. Não há dúvidas de que o futebol está crescendo exponen-cialmente nos Estados Uni-dos”, disse Ronaldo em co-municado oficial. (UOL) n

Timão

Tite volta ao futebol após um ano sem trabalhar

Ronaldo resolveu investir seu dinheiro na terra do Tio Sam

Divulgação

Editora Jornal do Ônibus

Page 13: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 12/12/2014

Esportes Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2014 13grupor3a.com

O meia Alex, que se apo-sentou oficialmente do fu-tebol na última rodada do Campeonato Brasileiro, no último domingo, na parti-da entre Coritiba e Bahia, fará uma apresentação especial na cidade onde morou até os 20 anos. Nes-te sábado, às 10h30, Alex fará um jogo em Colombo, no Estádio do São Gabriel, organizado pelo Depar-tamento de Esportes da prefeitura local, que está sendo chamado de Jogo da Solidariedade. Craques do presente e ex-jogado-res estarão presentes para prestigiar a festa. Mais cedo, às 9 horas, haverá

um jogo entre profissio-nais da imprensa esporti-va e convidados da prefei-tura. Os ingressos já estão esgotados. Cada torcedor presente deverá levar um brinquedo a ser doado a instituições sociais.

Entre os jogadores pro-fissionais que vão partici-par da despedida de Alex da cidade onde morou a maior parte da vida esta-rão: Keirrison, Anderson Aquino, Júlio César e Sér-gio Manoel, do Coritiba; Marcos Guilherme, do Atlético e Marcos Serratto e Júlio César, do Paraná Clu-be. Também confirmaram presença, Thiago Primão,

ex-Coritiba; Bruno Batata, do Londrina, entre outros. No time dos ex-jogadores estarão presentes: Toby, Serginho, Carlos Alber-to Dias, Paulo Miranda, Balu, Paulo Rink, Renal-do, Tcheco, Marildo, Tos-tão, Ednelson, Gil, Edinho Baiano, Jetson, entre ou-tros. O técnico Levir Culpi, o preparador físico Car-linhos Neves, do Atlético-MG; o gerente de futebol do Joinville, Sérgio Rami-rez; o auxiliar técnico do Inter, Leomir; os auxiliares do técnico Marcelo Olivei-ra no Cruzeiro, Tico San-tos e Ageu também presti-giarão o evento. n

Vários jogadores do presente e do passado participarão do evento

Alex participa de Jogo da Solidariedade, em Colombo

Marcos Guilherme foi quem mais atuou pelo Atlético em 2014

O meia Marcos Gui-lherme foi o jogador do Atlético que mais vestiu a camisa rubro-negra no ano de 2014. Com a cami-sa 10, o jovem de 19 anos esteve em campo em 53 oportunidades, sendo 36 partidas pelo Campeo-nato Brasileiro, 14 pelo Campeonato Paranaense, um jogo na Libertadores e dois na Copa do Brasil. Destaque do estadual de 2013, com oito gols, o jo-gador subiu para a equipe principal e conviveu com altos e baixos. Chegou a ser vaiado por parte da torcida, mas superou as críticas e terminou o ano em alta, sendo convoca-do pelo técnico Alexandre Gallo para servir a Seleção sub-20 na disputa do Sul-Americano da categoria.

“Fico feliz com essa marca. É importante sempre jogar e fico con-tente por não ter me ma-chucado. Devo isso tam-bém aos profissionais do Atlético, que fazem um ótimo trabalho. O Para-naense foi uma grande oportunidade, dando sequência aos jogos no Campeonato Brasilei-ro, do qual não disputei apenas dois jogos”, disse o jogador ao site oficial. (GloboEsporte.com) n

Reprodução

Coritiba

Saída de Marquinhos faz comissão técnicavirar prioridade

Paraná decide efetivar Luciano Gusso como treinador

Luciano Gusso é o novo técnico do Paraná Clube. Após trabalhar nas categorias de base do Tricolor e como auxi-liar-técnico de Claudinei Oliveira, Ricardo Drubs-cky e Ricardinho, ele foi efetivado na tarde desta quinta-feira, após uma reunião da diretoria.

Divulgação

Divulgação

Gusso ocupa a vaga dei-xada por Ricardinho.

Natural de São José dos Pinhais, o treinador de 44 anos terá a missão de comandar o time da Vila Capanema em 2015 no campeonato Parana-ense, Copa do Brasil e a Série B nacional. (Glo-boEsporte.com) n

A ida do técnico Marqui-nhos Santos para o Vasco, anunciada na noite da úl-tima quarta-feira, mudou consideravelmente o rumo do planejamento do Cori-tiba para a temporada de 2015. Nos planos das cha-pas de situação e oposição, que concorrem às eleições para a presidência do clube neste sábado, encontrar um nome para comissão téc-nica se tornou a prioridade no projeto dos dois grupos. Marquinhos era tratado pe-los dois lados como o nome certo para seguir no Cori-tiba, e as duas chapas se preocupavam em compor a diretoria de futebol.

O presidente e can-didato à reeleição, Vil-son Ribeiro de Andrade, da chapa “Coritiba Nós Construímos”, explicou que a saída de Marqui-nhos Santos ocorreu após uma excelente proposta financeira do clube cario-ca. O vice-presidente can-didato da chapa de oposi-ção “Coxa Maior”, Ernesto Pedroso, criticou o atual mandatário do clube por não conseguir “segurar” o ex-treinador. Segun-do ele, antes de pensar na comissão técnica, a chapa está voltada para as eleições de sábado. (GloboEsporte.com) n

Gusso foi auxiliar de Claudinei Oliveira e de Ricardinho

Marquinhos foi anunciado como técnico do Vasco na quarta à noite

Editora Jornal do Ônibus

Page 14: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 12/12/2014

ClassificadosSexta-feira, 12 de Dezembro de 201414 grupor3a.com

Editora Jornal do Ônibus

Page 15: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 12/12/2014

Policial Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2014 15grupor3a.com

Um homem de 31 anos foi preso em fla-grante na noite da últi-ma quarta-feira (10) por tráfico de drogas. Rena-to Ferreira de Macedo Santos foi caguetado (dedurado) por uma de suas clientes encon-trada com drogas. A jo-vem universitária deu o endereço onde com-prou o entorpecente e a polícia fez a prisão em flagrante dentro do apartamento de San-tos, no Edifício Asa, em Curitiba, bem em frente à praça Osório.

“No apartamento do rapaz encontramos grande quantidade de drogas, além de di-nheiro trocado, duas balanças de precisão e celulares que ele usava para atender a cliente-la. Pelo visto, só gente

Polícia encontrou várias drogas no apartamento de Renato

Traficante da alta sociedade atendia clientes no Edifício Asa

de grande poder eco-nômico, na maioria jovens usuários de dro-gas sintéticas”, afirmou o delegado Janderson Janine Afonso, do 1º Distrito Policial.

Segundo a polícia, no apartamento de san-tos foram encontrados cerca de três quilos de maconha, 110 compri-midos de ecstasy, 28 gramas de haxixe e 32

pontos de LSD.“Ele é réu primário,

nunca teve passagem pela polícia, mas será autuado por tráfico de drogas”, completou o delegado. n

Renato Ferreira de Macedo Santos usava apartamento no Edifício Asa como ‘biqueira’

Jovem é preso por participar de morte na Vila Guaíra

Banda B

Um jovem de 25 anos foi preso no último dia 5 de dezembro acusado de estar envolvido na morte de Adão Eder Cardoso de Freitas, 30. Ele foi assas-sinado com cinco tiros na frente do filho de sete anos dentro de casa, na Vila Guaíra, em Curitiba, em 29 de abril deste ano.

Segundo o delegado Da-nilo Zarlenga, da Divisão de Homicídios e Proteção

à Pessoa (DHPP), Clever-son de Lima Barroso, co-nhecido como “Clevinho”, era o motorista do veículo que levou os quatro atira-dores até a residência da vítima. Ele esperou no car-ro enquanto os comparsas cometiam o crime.

“Esse é outro caso en-volvendo a venda de entor-pecentes. Adão era trafi-cante e devia dinheiro aos autores. Nessa ocorrência,

nós já temos três qualifica-ções, um preso e dois fora-gidos. A polícia localizou Cleverson na Rua Piauí, também na Vila Guaíra”, afirmou o delegado em entrevista à rádio Banda B nesta quinta-feira (11).

Ele está preso e per-manece à disposição na Justiça. As investigações prosseguem para a loca-lização dos outros suspei-tos do crime. n

Cleverson de Lima, o ‘Clevinho’, está detido

Mala abandonada em ônibus estava recheada com maconha

Banda B

Policiais militares apreenderam uma bolsa contendo 10 quilos de maconha na manhã da última quarta-feira (10), no estaciona-mento de uma empresa de ônibus de viagem no bairro Boqueirão, em Curitiba (PR).

A carga foi encontrada por volta das 9h15 dentro de um ônibus que havia chegado de Foz do Iguaçu e estava para passar pelo processo de higienização. “Uma zeladora estava limpando o veículo quando

achou a mochila na parte de ba-gagens de mão. Ela levou a mala para o setor de achados e perdidos e lá um segurança abriu para ver o conteúdo e encontrou os tabletes de droga”, contou a soldado Rafae-la Dias dos Santos, porta-voz auxi-liar do 20º BPM.

Uma equipe da PM foi até o lo-cal e apreendeu a maconha, que foi levada até o 7º Distrito Policial, para que as medidas cabíveis fos-sem tomadas. n

A carga foi encontrada em ônibus de viagem no Boqueirão

Divulgação PM

PRF apreende 335 kg de maconhaA Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Guaíra, no

oeste do Paraná, apreendeu 335 kg de maconha, uma pistola, munição e uma pequena porção de haxixe na BR-487, em Porto Camargo, no noroeste do Paraná. A apreensão foi no início da tarde desta quinta-feira (11), durante uma operação na região.

A carga estava escondida em um carro com placas de São Paulo-SP. De acordo a PRF, os policiais aborda-ram o veículo, mas o motorista, de 37 anos, não parou. Ao ver que estava sendo perseguido, ele abandonou o veículo e entrou em um ônibus de linha. Os policiais foram até o ponto seguinte e abordaram o coletivo. O motorista, de 37 anos, foi preso em flagrante.

O homem disse aos policiais que pegou as drogas, arma e munição em Paranhos (MS), e levaria para o Rio de Janeiro (RJ). Ele foi encaminhado para a Polícia Federal de Guaíra. As informações são do G1 PR.

Quadrilha do ‘Zé Pequeno’ é presa A Polícia Civil prendeu uma quadrilha com 12 in-

tegrantes em Apucarana, no norte do Paraná. A ação para encontrar os suspeitos começou na última terça-feira (9) e terminou nesta quinta-feira (11), segundo o delegado José Aparecido Jacovós.

Os mandados contra os integrantes da quadrilha envolvem três homicídios, cinco roubos a residências e tráfico de drogas, conforme o delegado. O líder da quadrilha, conhecido como “Zé Pequeno”, de 22 anos, tinha mandados por dois homicídios.

Todos os suspeitos viviam no Jardim Ponta Grossa, na zona norte da cidade. Eles foram encaminhados para a Delegacia de Apucarana, onde permanecem presos.

Polícia localiza 24 toneladas de carneA Polícia Civil apreendeu em Arapongas, no norte

do Paraná, 24 toneladas de carne suína que foi rou-bada em Contenda, na Região Metropolitana de Curi-tiba. De acordo com a polícia, a maior parte da carga foi localizada em um centro de distribuição de uma rede de supermercados de Arapongas na última quar-ta-feira (10). O dono da rede de lojas e o responsável pela compra dos produtos foram presos por recepta-ção qualificada. Quatro gerentes dos supermercados da rede prestaram depoimentos e foram liberados em seguida. As informações são do G1 PR.

Notas policiais

Reprodução TV

G1 PR

Editora Jornal do Ônibus

Page 16: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 12/12/2014

GeralSexta-feira, 12 de Dezembro de 201416 grupor3a.com

O Instituto A m b i e n t a l do Paraná (IAP) di-

vulgou ontem (11) os primeiros boletins de balneabilidade do Ve-rão Paraná, que será lançado pelo Governo do Estado no próximo dia 18 (quinta-feira). Os índices serão divul-gados todas as quin-tas-feiras.

Nos mais de 90 qui-lômetros de orla serão

monitorados 47 pon-tos, sendo seis deles na Ilha do Mel. Já no Interior serão monito-rados 16 locais da Cos-ta Oeste. Os primeiros boletins mostram que em toda orla parana-ense apenas a Ponta da Pita, em Antonina, está considerada como im-própria para banho. Já no Interior todos os lo-cais monitorados pelo órgão estão próprios para banho.

IAP divulga primeiro boletim de balneabilidade

O mar está próprio para banho neste período

Curitiba é a quarta cidade do país em renda

Capital paranaense concentra 1,3% do PIB brasileiro

A renda de 57 muni-cípios dos 5.565 brasi-leiros concentrava cer-ca de metade de toda a riqueza (bens e servi-ços finais produzidos) gerada no país em 2012 – concentração pouco menor que a registrada no ano anterior, quan-do 55 municípios res-ponderam pela mesma fatia. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatís-tica (IBGE), divulgados nesta quinta-feira (11), apenas seis capitais produziram, somadas, 25% do Produto Inter-

no Bruto (PIB) de todo o país naquele ano.

São Paulo, que se manteve como o mu-nicípio que gerou mais renda no Brasil, teve a participação reduzi-da de 11,6% (em 2011) para 11,4% do PIB na-cional. A capital pau-lista é seguida do Rio de Janeiro, com 5%, Brasília, 3,9%, Curiti-ba (1,3%), Belo Hori-zonte (1,3%) e Manaus (1,1%). Com 25% da renda, estes municí-pios representavam 13,6% da população do país. Curitiba está atrás de São Paulo, Rio e Brasília

Acidente mata sete pessoas carbonizadas no Paraná

Reprodução

Sete pessoas morreram em um acidente e n v o l v e n d o

um carro e um micro-ônibus na PR-082, na região de Lunardelli, no norte do Paraná, na madrugada desta quinta-feira (11). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), seis passageiros que estavam no mi-cro-ônibus morreram carbonizados. O moto-rista do carro também faleceu no local.

O micro-ônibus foi fretado por prefeituras da região e levava 13

Reprodução

ANPR

O micro-ônibus foi destruído pelo fogo

A Vigilância Epide-miológica de Foz do Iguaçurecebeu a confir-mação do primeiro caso importado de febre chi-kungunya atendido na cidade. De acordo com a enfermeira Mara Ripoli, o paciente diagnosticado com a doença é um re-presentante comercial de 69 anos que mora no Rio Grande do Sul. Ele procu-rou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com sintomas de dengue no

dia 22 de novembro, foi examinado, medicado e liberado no mesmo dia.

Segundo a responsá-vel pelo setor de Con-trole de Doenças Trans-missíveis, no dia 1º de novembro, o paciente relatou que esteve na Venezuela, país onde já existem confirmações da doença. No dia 3 de novembro ele começou a apresentar os sinto-mas – febre e dores no corpo e articulações.

Foz tem primeiro caso de febre chikungunya

Saúde

pacientes para consul-ta médica em Curitiba, além do motorista e da esposa dele. Com a ba-

tida, que foi frontal, o micro-ônibus e o carro pegaram fogo. Alguns passageiros ficaram

presos nas ferragens - sem conseguir esca-par, morreram carbo-nizados.

Editora Jornal do Ônibus