jornal do Ônibus de curitiba - edição 10/11/2014

16
A n o t í c i a n o p o n t o . D E C U R I T I B A Brasil Transporte Índice de abstenção do Enem fica perto de 30% Tarifa de ônibus sobe para R$ 2,85 amanhã (Página 5) (Página 7) Divulgação SMCS Número 2.081 | Diretor Renato Barroso (Página 3) Curitiba, Segunda-feira, 10 de Novembro de 2014 /jornaldoonibusdecuritiba jornaldoonibusdecuritiba.com.br grupor3a.com Futebol Educação Marquinhos pede calma e diz que Coxa não se garantiu Prorrogação de mandados depende de aval do governo (Página 13) (Página 3) Os deputados aprovaram a prorrogação do mandato dos atuais diretores das escolas estaduais. Para virar lei a nova medida depende apenas da sanção do governador Beto Richa. Paraná Universidades estaduais oferecem 10 mil vagas (Página 16) Divulgação Após operação das Polícias Civil e Militar, neste final de semana, que resultou até na prisão de PMs, acusados de participar das quadrilhas, nenhum caixa eletrônico foi violado na Grande Curitiba. Já são dois dias de trégua. (Página 15) Trégua nas explosões Divulgação

Upload: editora-correio-paranaense

Post on 06-Apr-2016

219 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 10/11/2014

A n o t í c i a n o p o n t o .

D E C U R I T I B A

BrasilTransporte

Índice de abstenção do Enem fica perto de 30%

Tarifa de ônibus sobe para R$ 2,85 amanhã

(Página 5)(Página 7)

Divu

lgação

SMC

S

Número 2.081 | Diretor Renato Barroso

(Página 3)

Curitiba, Segunda-feira, 10 de Novembro de 2014

/jornaldoonibusdecuritibajornaldoonibusdecuritiba.com.br

grupor3a.com

FutebolEducação

Marquinhospede calma ediz que Coxanão se garantiu

Prorrogação de mandadosdepende de aval do governo

(Página 13)(Página 3)

Os deputados aprovaram a prorrogação do mandato dos atuais diretores das escolas estaduais. Para virar lei a nova medida depende apenas da sanção do governador Beto Richa.

Paraná

Universidades estaduais oferecem10 mil vagas

(Página 16)

Divulgação

Após operação das Polícias Civil e Militar, neste final de semana, que resultou até na prisão de PMs, acusados de participar das quadrilhas, nenhum caixa eletrônico foi violado na Grande Curitiba. Já são dois dias de trégua. (Página 15)

Trégua nas explosões

Divulgação

Page 2: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 10/11/2014

A empresa Net Applica-tions, que realiza a coleta de dados relativos ao uso de navegadores e sistemas operacionais, anunciou os números a t u a l i z a d o s de outubro — e eles mos-tram uma mo-v i m e n t a ç ã o que, segundo a firma, é a que realmente traduz o mercado atual.

Segundo os dados co-letados, os Windows 8 (5,88%) e 8.1 (10,92%) estão colados com o Win-dows XP (17,18%) em

porcentagem de uso, já que os novos sistemas operacionais estão pre-sentes em novas máqui-nas e receberam bastante

p u b l i c i d a d e, enquanto o suporte à ver-são antiga já terminou. O lí-der continua o incontestável

Windows 7 (53,05%).Isso vai de encontro ao

que mostrava os dados de setembro, que indicavam um abismo entre essas gerações no mercado. O que aconteceu? Segundo

o Net Applications, foram excluídas da coleta infor-mações sobre um tráfego anormal na China — mais especificamente, sites que só abriam em uma versão muito antiga de um na-vegador, como Internet Explorer 6, ou que eram forçados por toolbars e outros programas.

Excluir esses dados é algo questionável, mes-mo que eles façam parte somente da China, mas a Net Applications jura que agora as tabelas tra-duzem o mercado mais fielmente. n

EDITORIAL

A democratização do vestibular

Quina

Mega Sena

Timemania

Lotomania

Fique LigadoSegunda-feira, 10 de Novembro de 20142 grupor3a.com

- Anistia Internacional lança campanha contra homicídios de jovens negros no país. - Movimentos sociais querem articulação internacional por democratização da mídia.

- Movimentos sociais prometem mobilizações por reforma política.

- Tribunais descumprem regra de divulgação de salários na internet.

- Dossiê feito com comitês populares indica violações de direitos em obras da Copa.

- Brasil vai ficar sem teste para diagnosticar tuberculose latente.

Imagem do Mundo

Fiéis lotam a igreja de Santa Rita, em Paris, na França, para pedir a bênção de seus animais de estimação neste domingo (9). A paróquia é famosa por abençoar os bichinhos, mas corre o risco de ser demolida

Franck Fife/AFP

Fonte: Simepar

Fonte: Paulinas

TEMPO

SANTO DO DIA

LOTERIAS

13º mín

25ºmáx

n Manhã

n Tarde

n Noite

Nebulosidade variável e possibilidade de

chuva rápida

Nebulosidade variável

Nebulosidade variável

São Leão Magno

Nascido provavelmente em Roma, de pais de origem toscana, Leão foi elevado ao sólio pontifí-cio em 440. No seu longo pontificado realizou a unidade da Igreja, impedindo usurpa-ções de jurisdição pelo patriarcado de Cons-tantinopla e vicariato de Arles. Combateu as heresias dos pelagianos, dos maniqueus, dos nestorianos e sobretudo dos monofisitas, com a célebre Carta dogmática endereçada ao patriarca Flaviano de Constan-tinopla, na qual expõe a doutrina católica das duas naturezas de Cristo em uma só pessoa.

Mesmo com todas as críticas que possa

sofrer, o Enem democrati-zou o vestibular no Brasil. Antes do estabelecimento da prova nacional, cada universidade elaborava o seu exame, com provas específicas direcionadas a um tipo de estudante. No formato atual, todos os estudantes brasileiros têm a mesma oportunidade, basta que se dedique.

O efeito colateral do Enem foi acabar com a in-dústria dos cursinhos, que preparavam alunos espe-cificamente para um deter-minado tipo de vestibular,

com macetes e questões “pegadinhas”.

O Enem é elaborado de maneira tal que exige mais o raciocínio dos estudan-tes, com questões que exi-gem o uso da inteligência, mais do que a “decoreba” ou fórmulas prontas para resolver provas.

A dificuldade nas reda-ções é um reflexo da edu-cação atual, em que os estudantes têm problemas para elaborar ideias e até mesmo com a língua por-tuguesa, o que deveria ser básico para qualquer um que pretenda entrar em uma universidade. n

Concurso nº 3635

Concurso nº 1651

Concurso nº 650 - VILA NOVA/MG

Concurso nº 1502

42-44-56-59-64

08-27-35-38-41-44

14-20-23-40-62-75-80

06-18-21-22-26-2940-49-54-60-61-65-66 74-75-82-84-87-94-95

SOBE

DESCE

ACONTECEU10 de NOVEMBRO

O presidente Vargas fecha o Congresso, suspende as eleições e os partidos políticos e impõe uma nova constituição.

Sob o comando de Nicolas Durand de Villegagnon, chega ao Rio de Janeiro uma frota de três navios franceses, com 600 marinheiros e colonos.

1937

1555

Windows 8 cresce no mercado

Quando a voz de um inimigo acusa, o silêncio de um amigo condena”

Ana de Austria

Frase do dia

O garoto Pedrinho, sequestrado havia dezesseis anos dentro de uma maternidade em Brasília, encontra-se com os pais biológicos.

2002

TECNOLOGIA

Editora Jornal do Ônibus

Editora Jornal do Ônibus Ltda. | CNPJ 11.255.258/0001-55 | Editor chefe: Renato Barroso (reg. 940/MTB/PR) Redação | Administração | Rua Fagundes Varela, 2106 | 82520-040 | Curitiba | PR | Fone|Fax (41) 3263 2002Circulação de Segunda a Sexta-feira.

COMERCIAL (41) 3263 2002

Page 3: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 10/11/2014

Política Segunda-feira, 10 de Novembro de 2014 3grupor3a.com

Sem ministérioA senadora Gleisi Hoffman revelou que a partir de agora não voltará mais como Ministra Chefe da Casa Civil. Ela vai permanecer no senado. Gleisi afirmou que não tem, por enquanto, pretensões eleitorais quanto à prefeitura de Curitiba e disse que ocupar o posto no ministério teve um custo político.

Doadores de campanhaSete de cada dez deputados federais eleitos recebe-ram recursos de pelo menos uma das dez empre-sas que mais fizeram doações eleitorais em 2014. Os top 10 doadores contribuíram financeiramente para a eleição de 360 dos 513 deputados da nova Câmara: 70%. É uma combinação inédita de con-centração e eficiência das doações por parte das contribuidoras.

Gratuidade para idososUm projeto de lei que assegura aos idosos a gratui-dade no transporte coletivo intermunicipal come-çará a ser debatido em Plenário na sessão de hoje, na Assembleia Legislativa. Além dessa matéria a pauta dos trabalhos – a Ordem do Dia – relaciona outras seis proposições.

Lei descumpridaO CNJ (Conselho Nacional de Justiça) identificou 13 tribunais e seções judiciárias que não cumprem a regra que trata da publicação dos salários dos servidores do Judiciário na internet. Desde 2012, uma resolução obriga que as informações sejam divulgadas. A norma regulamentou a Lei de Acesso à Informação no Judiciário.

Notas políticasMandatos de diretores dependem só de sançãoMatéria já foi aprovada pela Assembleia e seguiu para o governador

Os deputados apro-varam na Assembleia Legislativa a prorro-gação do mandato dos atuais diretores da rede de educação básica do estado. Para virar lei a nova medi-da depende apenas da sanção do governador Beto Richa.

De acordo com a proposição nº 434, o mandato dos atuais diretores e diretores auxiliares da rede es-tadual ficará prorro-gado por um ano, com término em 31 de de-zembro de 2015. O Go-verno argumenta que no momento em que inicia uma nova gestão e reforça o compro-misso com a educação

Os deputados aprovaram a proposta do governo após polêmica

Sandro Nascimento/Alep

é prioridade absoluta tomar a iniciativa de propor a reflexão sobre o modelo atual, bus-cando alternativas que

aperfeiçoem o pro-cesso de escolha dos dirigentes das escolas estaduais. Os debates sobre esse projeto fo-

ram acompanhados por professores e lide-ranças sindicais da ca-tegoria, que lotaram as galerias do Plenário. n

Editora Jornal do Ônibus

Page 4: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 10/11/2014

GeralSegunda-feira, 10 de Novembro de 20144 grupor3a.com

Câmara

Cunha nega ser “oposição” Líder do PMDB diz que, se eleito, terá atitude “correta e respeitosa”

O líder do PMDB na Câma-ra dos Deputados, deputado Eduardo Cunha, afirmou que não disputará a presidência da Casa como candidato de oposição. Embora tenha co-mandado votações que repre-sentaram derrotas para o go-verno, ele disse que, se eleito, adotará uma atitude “correta” e “respeitosa” com o Executi-vo, mas sem “submissão”.

“Não é uma candidatu-ra de oposição, é uma can-didatura que quer buscar o Parlamento”, afirmou. Cunha afirmou ter conver-sado sobre o assunto com o vice-presidente da Repúbli-ca e presidente do PMDB, Michel Temer, que teria dito a ele para buscar apoio de partidos da base aliada para não ser visto como candi-dato da oposição. n Cunha: “Candidatura que quer buscar o Parlamento”

Divulgação

CPI no Senado pode ser prorrogada

A assessoria do se-nador Vital do Rêgo (PMDB), que preside a CPI da Petrobras restrita aos senadores, afirmou que o parlamentar pre-tende prorrogar até 22 de dezembro o funciona-mento do colegiado, que está parado há quase quatro meses. O gabine-te de Vital tenta recolher às pressas 27 assinaturas de senadores para viabi-lizar o adiamento. Desde maio, há duas comissões de inquérito no Congres-so destinadas a investi-gar suspeitas de corrup-ção na Petrobras. n

Editora Jornal do Ônibus

Page 5: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 10/11/2014
Page 6: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 10/11/2014

Região MetropolitanaSegunda-feira, 10 de Novembro de 20146 grupor3a.com

Pinhais Almirante Tamandaré

Programa Aprendiz Legal estádisponível para a população

Prefeitura leva programas sociais para as comunidades

A Agência do Trabalhador de Pinhais em parceria com a empresa Gerar realizou uma formação para tutores do Programa Aprendiz Legal. A capacitação reuniu empre-sas parceiras da iniciativa e as que têm interesse em ade-rir ao Programa. O Aprendiz Legal está em consonância com o a Lei nº 10.097/2000, ou Lei da Aprendizagem, e dá a oportunidade do pri-meiro emprego para jovens de 14 a 24 anos de idade.

Em Pinhais, a parceria com a empresa Gerar, deten-tora da marca “Aprendiz Le-gal” no Paraná e Santa Catari-na, pretende colocar o maior número de aprendizes nas

A Prefeitura de Almiran-te Tamandaré, por meio da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social re-alizou uma ação de busca ativa de beneficiários para programas sociais, no bairro São João Batista. O objetivo do mutirão é aproximar os serviços sociais da popu-lação, principalmente dos cidadãos que moram nos bairros mais afastados do Centro. As pessoas puderam se cadastrar, recadastrar em programas sociais com mais conforto e tranquilidade.

Anualmente, a Secretaria Municipal da Família e De-senvolvimento Social realiza a atualização de dados dos

empresas locais. “Queremos que os jovens e adolescentes de Pinhais trabalhem no seu

próprio município”, explica Rosângela Bonato Caramês, consultora da Gerar. n

usuários, para que haja blo-queio ou perda do benefício. Na ação realiza hoje na esco-

la da região, mães compare-ceram para tentar o benefí-cio ou atualizar os dados. n

O programa de aprendizagem atende jovens de 14 a 24 anosMoradores do bairro São João Batistareceberam os programas sociais

Divulgação Divulgação

Divulgação

O evento “Ser Mu-lher” aconteceu no Cen-tro de Referência da As-sistência Social (CRAS) Miguel Haluch na últi-ma semana e tratou de assuntos referentes à saúde da mulher. Com o apoio da Secretaria de Assistência Social de São José dos Pinhais, o evento contou com a participação dos pro-fissionais da Unidade Básica de Saúde Ria-cho Doce, da Proteção Social Especial e com a equipe do CRAS.

A ação que contou com palestra e bate papo teve o intuito de conscientizar e deba-ter com as mulheres temas relacionados com a saúde e políticas públicas. Na ocasião foram abordadas ques-tões referentes ao cân-

cer de mama, exames preventivos que toda mulher deve realizar, e a prevenção à violência contra as mulheres. “É importante a realiza-

ção de palestras socio-educativas com toda a comunidade e princi-palmente com as mu-lheres, que são muitas vezes as principais pro-

pagadoras de informa-ções para comunidade e para a família”, co-menta a coordenadora do CRAS Miguel Halu-ch, Michele Mocelin. n

O evento aconteceu no CRAS e tratou de temas como o câncer de mama

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde, e da Comissão de Residência Médica (Coreme), comuni-ca que a prova da primeira fase do teste seletivo de re-sidência médica acontece no dia 22 de novembro. No dia 16 de dezembro ocorre o resultado do teste, a di-vulgação do edital de con-vocação para a 1ª fase da matrícula e a primeira con-vocação para entrevistas. As inscrições foram feitas até ontem pela internet.

O programa de Resi-dência Médica está em vigor em São José dos Pinhais desde 2010. Ele é sediado no Municí-pio e tem vínculo com o Ministério da Saúde e da Educação. Para este teste serão 29 vagas para Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Obstetrícia e Ginecolo-gia, Ortopedia e Trau-matologia, Pediatria, e Psiquiatria, com ingres-so em 2015. n

As inscrições para o teste foramfeitas até ontem pela internet

Divulgação

São José dos Pinhais

Provas para teste de residência médicaacontecem no dia 22

Palestras trataram de assuntos referentes à saúde

CRAS Miguel Haluch realizaevento voltado para as mulheres

Editora Jornal do Ônibus

Page 7: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 10/11/2014

Cidade Segunda-feira, 10 de Novembro de 2014 7grupor3a.com

Prevenção

Vacinação contra pólioe sarampo segue até dia 28

SMCS

SMCS

A campanha de vacinação começou no último sábado

Os usuários pagarão mais caro pelo ônibus já nesta semana

A tarifa do transporte coletivo na Rede Integrada de transporte – que inclui Curitiba e mais 13 municípios vizinhos – passará para R$ 2,85 a partir da zero hora desta terça-feira (11), voltando ao valor de março de 2013. O va-lor passa a ser reajustado em to-dos os meses de fevereiro.

A medida reduz a diferença entre o valor pago pelo usuário

e o custo real do transporte, que atualmente exige um subsídio mensal de R$ 12 milhões. No to-tal, de fevereiro do ano passado a outubro deste ano, foram desti-nados R$ 194 milhões dos cofres de Curitiba e do Estado para co-brir essa diferença.

A tarifa de ônibus está conge-lada há um ano e quatro meses – desde julho do ano passado,

quando foi reduzida de R$ 2,85 para R$ 2,70. Nesse período, a Prefeitura de Curitiba vem desti-nando R$ 4,5 milhões por mês e o Estado cerca de R$ 7,5 milhões/mês para cobrir a diferença entre o valor pago pelo usuário (R$ 2,70) e a chamada tarifa técnica (R$ 3,18), que corresponde ao custo real do transporte e é o valor repassado às empresas de ônibus. n

Até o dia 28 de novembro, as 109 unidades de saúde de Curitiba estarão dando

doses de vacina contra a poliomie-lite e aplicando vacina contra o sa-rampo. A campanha é voltada para crianças entre seis meses e 5 anos incompletos no caso da pólio e 1 ano e 5 anos incompletos no caso do sarampo. Neste sábado (08), as unidades de saúde foram abertas especialmente para esta campa-nha de imunização. A meta para Curitiba é imunizar 95% da popu-lação alvo, formada por mais de 100 mil crianças.

Em Curitiba, estima-se que 103.054 crianças tenham entre os seis meses e 5 anos incompletos e devam fazer a vacina da pólio. O Brasil está livre da poliomielite des-de 1990. Desde então, não houve

Passagem de ônibus volta a R$ 2,85 a partir de terça

SMCS

Uma parceria entre a Pre-feitura de Curitiba, Tintas Coral, Confederação Bra-

sileira de Skate e o educador de arte Roger Olho Wodzynski vai permitir que a Operação Des-piche seja mais eficaz na cons-

cientização dos adolescentes em conflito com a lei.

A primeira ação está marcada para os dias 15 e 16 de novembro, na Praça do Gaúcho, quando será totalmente pintada a pista com projeto do artista visual Roger Olho.

“A arte já está pronta. O fundo será azul piscina, com bolhas de água e, nas bordas usaremos máscaras que serão feitas por voluntários que utilizam a praça e alguns meninos e meninas que fazem parte do proje-to Despiche”, disse Roger Olho. n

Tarifa do transporte teránovo aumento em fevereiro

novos casos registrados e, em 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) a

Certificação de Área Livre de Cir-culação do Poliovírus Selvagem em seu território. n

A Prefeitura debate as próximas ações da

operação

Operação Despiche conquista parceiros para novas ações

Editora Jornal do Ônibus

Page 8: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 10/11/2014

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

BOOGIE OOGIE – GLOBO 18H

Rodrigo ajuda Beto a colocar Susana dentro do carro para levá-la à polí-cia. Mário e Gilda se beijam. Susana revela a Beto que Rodrigo é filho de Fernando. Rafael e Sandra decidem fazer uma viagem para se casar. Beto mente para Rodrigo e diz ao rapaz que Susana não falou nada sobre seu pai. Sem saber que Mário está apai-xonado por Gilda, Cristina convida a moça para jantar em sua casa. Home-ro e Susana se acusam mutuamente de terem sequestrado Carlota.

MALHAÇÃO – GLOBO 17H

No show do Natiruts, Duca avisa a Alan que está sendo vigiado por Lo-bão. Os seguranças veem Alan saindo da casa de show, avisam Heideguer, que o persegue. Duca conta para Gael que não conseguiu falar com o irmão. Dalva afirma ao neto que foi Nat que contou tudo para Lobão. Alan pede para Duca mudar o número de seu celular. Cobra invade a Aquazen com Jade. Lucrécia pede para Edgard acompanhá-la em um exame. Cobra e Jade namoram e brincam na piscina.

ALtO AstrAL – GLOBO 19H

Caíque decide omitir de Laura a noite de amor que tiveram. Gusta-vo desconfia ao ver Caíque falando sozinho. Bia mostra a carta do pai a Vicente. Suzana avisa para Manoel que ele precisa entregar a lancho-nete por causa da inadimplência do aluguel. Laura comenta com Itália sua conversa com Caíque, e a enfer-meira suspeita que a jornalista este-ja apaixonada por ele. Sueli entrega todos os exames de Marieta para Sa-mantha, incluindo um que é falso.

IMPÉrIO – GLOBO 21H10

José Alfredo lembra do médico que salvou sua vida na mata e pede que Josué o encontre. Silviano cuida de Maria Marta. Cora avisa a Jairo que precisará dele. Cristina vê Vicente e Maria Clara juntos. Robertão acorda animado para o trabalho. Beatriz avi-sa a Cláudio que Enrico voltará para o Brasil. Leonardo recebe a intimação para depor no processo de Cláudio contra Téo. Carmem e Orville procu-ram por Salvador. José Alfredo manda Cristina ir à joalheria Império.

VItÓrIA – rECOrD 21H30

Iago trata Clarice normalmente e se encontra com Yone para receber in-formações da escola. Artur diz para Diana que quer o perdão de Gregório. Rafael fica triste ao saber que Diana e Artur vão se casar. Artur decide ir até a escola Priscila Schiller buscar Clarice. Sabrina e Netto vão até a clínica psi-quiátrica e ficam sabendo que dou-tor Gomes está desaparecido. Rafael conversa com Ramiro e o delegado se recusa a investigar Iago.

Joey Jones é um veterano do exército norte-ameri-cano que lutou na guer-ra do Afeganistão. Após ter sua namorada, que estava grávida, assassi-nada, ele usa seus conta-tos com a máfia chinesa para encontrar a pessoa responsável pelo crime.

tV ABErtA

(Globo, 22h20)

redenção

VariedadesSegunda-feira, 10 de Novembro de 2014 9grupor3a.com8 grupor3a.com Segunda-feira, 10 de Novembro de 2014

Filmes de hoje

tV PAGA

(tCine touch, 22h)

As torres Gêmeas

Novelas

Bom Dia Astral - Dirce Alves

Áries 20/3 a 20/4Normalmente, você é muito independente e não gosta que ninguém opine em sua vida. Por outro lado, precisará aceitar o apoio da família. Muitas atividades domésticas, como compras, reformas e encontros com parentes. C. 254 M. 6793

Gêmeos 21/5 a 20/6Dia livre para negociar, viajar, comprar, vender e contar com a família. Saiba agradecer mais a quem o ajuda. As dificuldades estão acabando. Novidades na profissão. Use mais sua intuição. Amor brilhante. C. 892 M. 4107

Leão 22/7 a 22/8Continue lutando pelos objetivos que almeja, mas nesta segunda-feira procure fazer um balanço da vida. A Lua se encontra em sua 12ª casa astral. É dia de aler-ta, pela posição da Lua. Seja mais carinhoso com a fa-mília. C. 043 M. 2475

Virgem 23/8 a 22/9Este é um bom momento para pensar bem e escolher o melhor negócio. Saia para compras, viagens ou se acertar com amigos. A mania de não aceitar mudanças poderá fa-zer com que perca chances de ganhar mais. C. 308 M. 8816

Libra 23/9 a 22/10Evite a tão falada indecisão e aceite as boas novas que estão acontecendo. Trabalho, negócios, compras, encon-tros profissionais, cursos e apoio da família, são alguns fatos positivos em sua vida. C. 526 M. 7831

Escorpião 23/10 a 21/11A cada dia que passa você recebe as melhores influ-ências do Sol, Vênus e Mercúrio. É o sucesso que o espera. O seu lema é progredir no trabalho. Exponha melhor suas ideias. Saúde excelente. C. 489 M. 0268

sagitário 22/11 a 21/12Nesta fase os astros indicam que chegou o mo-mento de dar uma parada e pensar. Procure se dedicar a uma tarefa até o fim e não espere resul-tados imediatos. Analise a sua situação amorosa e financeira. C. 863 M. 4650

Capricórnio 22/12 a 21/1Segunda-feira em que você respira mais aliado, pois há chances de resolver um problema na área financeira. Deixe a teimosia e ansiedade de lado e conte com superiores, sócios ou empregados. C. 971 M. 1324

Aquário 22/1 a 18/02O Sol se encontra em sua positiva décima casa astral e você tem chances especiais no seu trabalho. Saberá organizar as finanças, os negócios e a vida familiar. Não adie compromissos assumidos anteriormente. C. 604 M. 9012

Peixes 19/2 a 19/03Fase feliz no lar, no trabalho e com a pessoa amada. Tudo se encaixa perfeitamente e haverá chances de viagens, compras, negócios, estudos e tempo para colaborar com a família. Cuide mais da aparência. C. 297 M. 5946

Escorpião é o oitavo signo do zodíaco, signo fixo de água, negativo (no sentido

neutro de ser negativamente acusado), feminino e regido pelo planeta Plutão. Único com três símbolos – O Escorpião, a Cobra e a Águia – sua simbologia é complexa.

Quem nasceu hojeSabe como poucos exercer o comando.

Tem uma grande preocupação com os mais necessitados. Estará sempre envolvido com o que acontece na sociedade. Busca a perfeição no que faz, seja na vida profissional ou pessoal.

AlertaOs nativos de Leão recebem a influência

negativa do alerta desde o começo da manhã, e a rotina no setor profissional é o mais aconselhável. O diálogo será importante para manter a harmonia com as pessoas à sua volta. n

[email protected]

touro 21/4 a 20/5Estará rodeado de ótimos fluidos astrais que poderão oferecer grandes oportunidades profis-sionais. Bom período para contar com amigos e sócios. Receberá apoio de nativos de Câncer, Aquário e Leão. C. 135 M. 7359

Câncer 21/6 a 21/7Segunda-feira em que deve tomar uma atitude mais firme em relação às finanças. Mercúrio está posicionado na quinta casa astral, com isso terá mais equilíbrio com todos. Estão em alta os negó-cios, o trabalho e o amor. C. 710 M. 3582

[email protected]

Rio News

Na manhã dos atentados de 11 de setembro, os po-liciais John McLoughlin e Will Jimeno ficaram presos sob os escombros. Enquanto eles lutam para sobreviver, os fa-miliares cujos parentes estão desaparecidos têm que lidar com a expecta-tiva de saber se as vítimas ainda estão vivas.

JUAREZ TRINDADE

www.tveclaro.com.br0800-7383802

Divulgação

Getty Images

Divulgação

tiago Iorc com voz e violão em Curitiba

tiago Abravanel homenageia o avô sílvio santos

Famoso por compor trilhas sonoras de di-

versas novelas da rede Globo, tiago Iorc vem a Curitiba para apresentar sua turnê “Voz+Violão”. Com realização da se-ven Entretenimento e F. simas, a apresenta-ção inédita acontece no próximo domingo, 16, no Grande Auditório do teatro Positivo, às 20ho-ras. O show conta com os maiores sucessos dos três discos da carreira do compositor: – Let your self (2008), Umbilical 2011) e Zeski (2013). O show reúne no repertó-rio grandes hits como “My Girl”, “Nothing But a song” e “Forasteiro”. n

tiago Abravanel dividiu o palco do teleton na noite do sábado com o avô, silvio santos, e a tia, Patrícia Abra-vanel. E neste domingo, o ator e cantor decidiu home-nagear o avô em seu Insta-gram. “Não tenho palavras para descrever cada novo

encontro contigo, vô! De Aprendiz para o Mestre, de Fã para o Ídolo, do Neto para o Avô... Obrigado a você, vô, por me dar a oportunidade de aprender (mesmo que seja um pouco) a cada mo-mento que estamos juntos! te Amo!”, escreveu tiago.n

Gaby Amarantos visitou a são Paulo Fashion Week na última sexta-feira e disse que adora estar por dentro da moda. “Gosto de chamar atenção, uso aquilo que me favorece, que me faz bem”. A cantora namora há seis meses o cineasta inglês Gareth Jones. Apesar da agenda corrida, ela

contou que os dois sempre dão um jeito de ficarem juntos. “Ele me acompanha nos shows, viaja comigo, é super parceiro e tími-do”, elogiou. Ela admitiu ser o contrário do namorado. “sempre fui ciumenta e possessiva, mas com o tempo a gente amadurece, vai se controlando”, garantiu.n

Depois de se recuperar da recente cirurgia ba-riátrica pela qual pas-sou, Leandro Hassum foi ao cinema com a namorada, Karina Go-mes, em um shopping do rio de Janeiro. Com muita disposição, o humorista caminhou

pelo local e aproveitou para comprar algumas publicações em uma livraria. Hassum se ins-pirou nos ótimos resul-tados que André Mar-ques teve com a mesma cirurgia e até procurou o mesmo médico para ser operado.n

Depois de chegarem juntos de mãos dadas a um evento beneficente em Porto Ale-gre, na última sexta-feira, Fiorella Matheis e Ale-xandre Pato desistiram definitivamente de esconder o romance. O casal desfilou junto mais uma vez, em São Pau-lo, durante o GP Brasil de F1, e não se importou com

o fato do local estar repleto de jornalistas e fotógrafos. Os rumores de que Fiorella Matheis e Alexandre Pato

estavam namorando começaram a circular pouco tempo depois da atriz confirmar sua separação, em agosto.

Fiorella foi casada com o ex-judoca Flávio Canto por pouco mais de um ano. n

Aos 46 anos, Carolina Fer-raz espera seu segundo filho. A atriz já é mãe de Va-lentina, de 18 anos. Longe das novelas desde o fim de “Além do Horizonte”, atu-almente Carolina Ferraz apresenta um programa

de culinária, o “Receitas da Carolina”, no canal a cabo GNT. Em setembro, Caro-lina Ferraz foi flagrada de biquíni na praia do Leblon e exibiu a barriga sequinha, que não mostrava nenhum indício de gravidez. n

Divu

lgação

Fiorella e Pato assistem F1 juntos em Interlagos

Carolina Ferraz grávida aos 46 anos

Marina ruy Barbo-sa emprestou toda a sua beleza e marcou presença no Cama-rote shell, no Grande Prêmio de Fórmula 1, em Interlagos, são Paulo. Ao lado de El-len roche e Malvino salvador, a atriz po-sou para os fotógrafos

e fez questão de assis-tir de perto a corrida. sempre lindos, os ato-res ostentaram beleza e simpatia usando a camiseta vermelha do camarote. Atualmen-te, Marina está mos-trando seu talento no papel de Maria Ísis na novela Império. n

Famosos desfilam nos camarotes da F1

De visual novo, Daniela Mercury agrada a mulher

Gaby Amarantos é “ciumenta e possessiva”

recuperado, Hassum passeia com a namorada

Destaque

FamíliaReprodução

Agnews

Getty Images

Daniela Mercury es-teve no sábado no Te-leton, campanha soli-dária do SBT em prol da AACD, e mostrou seu novo visual. “Es-tou mais loura. Sem-pre gostei de mudar as caras, a fisionomia. Já tive cabelo claro, escuro, liso, cache-ado, de todos os ta-manhos. Dá um certo trabalho para cuidar, mas todo mundo diz que está gostando”, disse ela, que estava acompanhada pela mulher Malu Verçoza. “Adorei. Esse visual está aprovadíssimo. Gosto muito dela loi-ra”, afirmou Malu.n

Editora Jornal do Ônibus Editora Jornal do Ônibus

Page 9: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 10/11/2014

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

BOOGIE OOGIE – GLOBO 18H

Rodrigo ajuda Beto a colocar Susana dentro do carro para levá-la à polí-cia. Mário e Gilda se beijam. Susana revela a Beto que Rodrigo é filho de Fernando. Rafael e Sandra decidem fazer uma viagem para se casar. Beto mente para Rodrigo e diz ao rapaz que Susana não falou nada sobre seu pai. Sem saber que Mário está apai-xonado por Gilda, Cristina convida a moça para jantar em sua casa. Home-ro e Susana se acusam mutuamente de terem sequestrado Carlota.

MALHAÇÃO – GLOBO 17H

No show do Natiruts, Duca avisa a Alan que está sendo vigiado por Lo-bão. Os seguranças veem Alan saindo da casa de show, avisam Heideguer, que o persegue. Duca conta para Gael que não conseguiu falar com o irmão. Dalva afirma ao neto que foi Nat que contou tudo para Lobão. Alan pede para Duca mudar o número de seu celular. Cobra invade a Aquazen com Jade. Lucrécia pede para Edgard acompanhá-la em um exame. Cobra e Jade namoram e brincam na piscina.

ALtO AstrAL – GLOBO 19H

Caíque decide omitir de Laura a noite de amor que tiveram. Gusta-vo desconfia ao ver Caíque falando sozinho. Bia mostra a carta do pai a Vicente. Suzana avisa para Manoel que ele precisa entregar a lancho-nete por causa da inadimplência do aluguel. Laura comenta com Itália sua conversa com Caíque, e a enfer-meira suspeita que a jornalista este-ja apaixonada por ele. Sueli entrega todos os exames de Marieta para Sa-mantha, incluindo um que é falso.

IMPÉrIO – GLOBO 21H10

José Alfredo lembra do médico que salvou sua vida na mata e pede que Josué o encontre. Silviano cuida de Maria Marta. Cora avisa a Jairo que precisará dele. Cristina vê Vicente e Maria Clara juntos. Robertão acorda animado para o trabalho. Beatriz avi-sa a Cláudio que Enrico voltará para o Brasil. Leonardo recebe a intimação para depor no processo de Cláudio contra Téo. Carmem e Orville procu-ram por Salvador. José Alfredo manda Cristina ir à joalheria Império.

VItÓrIA – rECOrD 21H30

Iago trata Clarice normalmente e se encontra com Yone para receber in-formações da escola. Artur diz para Diana que quer o perdão de Gregório. Rafael fica triste ao saber que Diana e Artur vão se casar. Artur decide ir até a escola Priscila Schiller buscar Clarice. Sabrina e Netto vão até a clínica psi-quiátrica e ficam sabendo que dou-tor Gomes está desaparecido. Rafael conversa com Ramiro e o delegado se recusa a investigar Iago.

Joey Jones é um veterano do exército norte-ameri-cano que lutou na guer-ra do Afeganistão. Após ter sua namorada, que estava grávida, assassi-nada, ele usa seus conta-tos com a máfia chinesa para encontrar a pessoa responsável pelo crime.

tV ABErtA

(Globo, 22h20)

redenção

VariedadesSegunda-feira, 10 de Novembro de 2014 9grupor3a.com8 grupor3a.com Segunda-feira, 10 de Novembro de 2014

Filmes de hoje

tV PAGA

(tCine touch, 22h)

As torres Gêmeas

Novelas

Bom Dia Astral - Dirce Alves

Áries 20/3 a 20/4Normalmente, você é muito independente e não gosta que ninguém opine em sua vida. Por outro lado, precisará aceitar o apoio da família. Muitas atividades domésticas, como compras, reformas e encontros com parentes. C. 254 M. 6793

Gêmeos 21/5 a 20/6Dia livre para negociar, viajar, comprar, vender e contar com a família. Saiba agradecer mais a quem o ajuda. As dificuldades estão acabando. Novidades na profissão. Use mais sua intuição. Amor brilhante. C. 892 M. 4107

Leão 22/7 a 22/8Continue lutando pelos objetivos que almeja, mas nesta segunda-feira procure fazer um balanço da vida. A Lua se encontra em sua 12ª casa astral. É dia de aler-ta, pela posição da Lua. Seja mais carinhoso com a fa-mília. C. 043 M. 2475

Virgem 23/8 a 22/9Este é um bom momento para pensar bem e escolher o melhor negócio. Saia para compras, viagens ou se acertar com amigos. A mania de não aceitar mudanças poderá fa-zer com que perca chances de ganhar mais. C. 308 M. 8816

Libra 23/9 a 22/10Evite a tão falada indecisão e aceite as boas novas que estão acontecendo. Trabalho, negócios, compras, encon-tros profissionais, cursos e apoio da família, são alguns fatos positivos em sua vida. C. 526 M. 7831

Escorpião 23/10 a 21/11A cada dia que passa você recebe as melhores influ-ências do Sol, Vênus e Mercúrio. É o sucesso que o espera. O seu lema é progredir no trabalho. Exponha melhor suas ideias. Saúde excelente. C. 489 M. 0268

sagitário 22/11 a 21/12Nesta fase os astros indicam que chegou o mo-mento de dar uma parada e pensar. Procure se dedicar a uma tarefa até o fim e não espere resul-tados imediatos. Analise a sua situação amorosa e financeira. C. 863 M. 4650

Capricórnio 22/12 a 21/1Segunda-feira em que você respira mais aliado, pois há chances de resolver um problema na área financeira. Deixe a teimosia e ansiedade de lado e conte com superiores, sócios ou empregados. C. 971 M. 1324

Aquário 22/1 a 18/02O Sol se encontra em sua positiva décima casa astral e você tem chances especiais no seu trabalho. Saberá organizar as finanças, os negócios e a vida familiar. Não adie compromissos assumidos anteriormente. C. 604 M. 9012

Peixes 19/2 a 19/03Fase feliz no lar, no trabalho e com a pessoa amada. Tudo se encaixa perfeitamente e haverá chances de viagens, compras, negócios, estudos e tempo para colaborar com a família. Cuide mais da aparência. C. 297 M. 5946

Escorpião é o oitavo signo do zodíaco, signo fixo de água, negativo (no sentido

neutro de ser negativamente acusado), feminino e regido pelo planeta Plutão. Único com três símbolos – O Escorpião, a Cobra e a Águia – sua simbologia é complexa.

Quem nasceu hojeSabe como poucos exercer o comando.

Tem uma grande preocupação com os mais necessitados. Estará sempre envolvido com o que acontece na sociedade. Busca a perfeição no que faz, seja na vida profissional ou pessoal.

AlertaOs nativos de Leão recebem a influência

negativa do alerta desde o começo da manhã, e a rotina no setor profissional é o mais aconselhável. O diálogo será importante para manter a harmonia com as pessoas à sua volta. n

[email protected]

touro 21/4 a 20/5Estará rodeado de ótimos fluidos astrais que poderão oferecer grandes oportunidades profis-sionais. Bom período para contar com amigos e sócios. Receberá apoio de nativos de Câncer, Aquário e Leão. C. 135 M. 7359

Câncer 21/6 a 21/7Segunda-feira em que deve tomar uma atitude mais firme em relação às finanças. Mercúrio está posicionado na quinta casa astral, com isso terá mais equilíbrio com todos. Estão em alta os negó-cios, o trabalho e o amor. C. 710 M. 3582

[email protected]

Rio News

Na manhã dos atentados de 11 de setembro, os po-liciais John McLoughlin e Will Jimeno ficaram presos sob os escombros. Enquanto eles lutam para sobreviver, os fa-miliares cujos parentes estão desaparecidos têm que lidar com a expecta-tiva de saber se as vítimas ainda estão vivas.

JUAREZ TRINDADE

www.tveclaro.com.br0800-7383802

Divulgação

Getty Images

Divulgação

tiago Iorc com voz e violão em Curitiba

tiago Abravanel homenageia o avô sílvio santos

Famoso por compor trilhas sonoras de di-

versas novelas da rede Globo, tiago Iorc vem a Curitiba para apresentar sua turnê “Voz+Violão”. Com realização da se-ven Entretenimento e F. simas, a apresenta-ção inédita acontece no próximo domingo, 16, no Grande Auditório do teatro Positivo, às 20ho-ras. O show conta com os maiores sucessos dos três discos da carreira do compositor: – Let your self (2008), Umbilical 2011) e Zeski (2013). O show reúne no repertó-rio grandes hits como “My Girl”, “Nothing But a song” e “Forasteiro”. n

tiago Abravanel dividiu o palco do teleton na noite do sábado com o avô, silvio santos, e a tia, Patrícia Abra-vanel. E neste domingo, o ator e cantor decidiu home-nagear o avô em seu Insta-gram. “Não tenho palavras para descrever cada novo

encontro contigo, vô! De Aprendiz para o Mestre, de Fã para o Ídolo, do Neto para o Avô... Obrigado a você, vô, por me dar a oportunidade de aprender (mesmo que seja um pouco) a cada mo-mento que estamos juntos! te Amo!”, escreveu tiago.n

Gaby Amarantos visitou a são Paulo Fashion Week na última sexta-feira e disse que adora estar por dentro da moda. “Gosto de chamar atenção, uso aquilo que me favorece, que me faz bem”. A cantora namora há seis meses o cineasta inglês Gareth Jones. Apesar da agenda corrida, ela

contou que os dois sempre dão um jeito de ficarem juntos. “Ele me acompanha nos shows, viaja comigo, é super parceiro e tími-do”, elogiou. Ela admitiu ser o contrário do namorado. “sempre fui ciumenta e possessiva, mas com o tempo a gente amadurece, vai se controlando”, garantiu.n

Depois de se recuperar da recente cirurgia ba-riátrica pela qual pas-sou, Leandro Hassum foi ao cinema com a namorada, Karina Go-mes, em um shopping do rio de Janeiro. Com muita disposição, o humorista caminhou

pelo local e aproveitou para comprar algumas publicações em uma livraria. Hassum se ins-pirou nos ótimos resul-tados que André Mar-ques teve com a mesma cirurgia e até procurou o mesmo médico para ser operado.n

Depois de chegarem juntos de mãos dadas a um evento beneficente em Porto Ale-gre, na última sexta-feira, Fiorella Matheis e Ale-xandre Pato desistiram definitivamente de esconder o romance. O casal desfilou junto mais uma vez, em São Pau-lo, durante o GP Brasil de F1, e não se importou com

o fato do local estar repleto de jornalistas e fotógrafos. Os rumores de que Fiorella Matheis e Alexandre Pato

estavam namorando começaram a circular pouco tempo depois da atriz confirmar sua separação, em agosto.

Fiorella foi casada com o ex-judoca Flávio Canto por pouco mais de um ano. n

Aos 46 anos, Carolina Fer-raz espera seu segundo filho. A atriz já é mãe de Va-lentina, de 18 anos. Longe das novelas desde o fim de “Além do Horizonte”, atu-almente Carolina Ferraz apresenta um programa

de culinária, o “Receitas da Carolina”, no canal a cabo GNT. Em setembro, Caro-lina Ferraz foi flagrada de biquíni na praia do Leblon e exibiu a barriga sequinha, que não mostrava nenhum indício de gravidez. n

Divu

lgação

Fiorella e Pato assistem F1 juntos em Interlagos

Carolina Ferraz grávida aos 46 anos

Marina ruy Barbo-sa emprestou toda a sua beleza e marcou presença no Cama-rote shell, no Grande Prêmio de Fórmula 1, em Interlagos, são Paulo. Ao lado de El-len roche e Malvino salvador, a atriz po-sou para os fotógrafos

e fez questão de assis-tir de perto a corrida. sempre lindos, os ato-res ostentaram beleza e simpatia usando a camiseta vermelha do camarote. Atualmen-te, Marina está mos-trando seu talento no papel de Maria Ísis na novela Império. n

Famosos desfilam nos camarotes da F1

De visual novo, Daniela Mercury agrada a mulher

Gaby Amarantos é “ciumenta e possessiva”

recuperado, Hassum passeia com a namorada

Destaque

FamíliaReprodução

Agnews

Getty Images

Daniela Mercury es-teve no sábado no Te-leton, campanha soli-dária do SBT em prol da AACD, e mostrou seu novo visual. “Es-tou mais loura. Sem-pre gostei de mudar as caras, a fisionomia. Já tive cabelo claro, escuro, liso, cache-ado, de todos os ta-manhos. Dá um certo trabalho para cuidar, mas todo mundo diz que está gostando”, disse ela, que estava acompanhada pela mulher Malu Verçoza. “Adorei. Esse visual está aprovadíssimo. Gosto muito dela loi-ra”, afirmou Malu.n

Editora Jornal do Ônibus Editora Jornal do Ônibus

Page 10: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 10/11/2014

GeralSegunda-feira, 10 de Novembro de 201410 grupor3a.com

O ministro da Fazen-da, Guido Mantega, si-nalizou no último dia 7 de novembro uma re-dução no papel que os bancos públicos vêm desempenhando na política econômica e afirmou que os cortes de despesas em estudo pelo governo deve en-volver a redução de sub-sídios financeiros.

Falando a jorna-listas depois de fazer uma apresentação em evento em São Paulo, Mantega citou o Banco Nacional de Desenvol-vimento Econômico e Social como um exem-plo de onde poderia ocorrer essa redução. O BNDES tem uma sé-

Ministro da Fazenda afirma que papel dos bancos públicos no crédito é anticíclico

Corte de gastos pode atingir BNDES, diz Guido Mantega

Um bem precioso que os pais devem passar

aos filhos é o sentido reli-gioso.

Se os pais cultivam em sua alma a fé em um Ser supremo, que criou as Leis Naturais que man-têm o equilíbrio do Uni-verso, não devem deixar de instrumentalizar seu filho com este poderoso recurso capaz de dar sig-nificado à vida.

Crer que a vida conti-nua através da sobrevi-vência da alma, ou seja, da nossa consciência, que encontraremos nos-sos queridos que morre-ram, que a vida continua em um plano não mate-rial é altamente terapêuti-co e motivador.

Desde bem pequeni-nas as crianças podem ser iniciadas nesta doutrina, através da oração feita an-tes de dormir, ensinando a criança a dirigir-se ao “Papai do Céu” e ao seu “guia protetor ou anjo da guarda”.

O sentimento de prote-ção e segurança da criança em saber que ela tem um

FALANDO SÉRIO... para pai e mãe

Ensinando seu filho a orar

por Anabela Sabino

[email protected]

www.anabelasabino.com.br

amigo espiritual desig-nado por Deus, sempre ao seu lado, não deve ser subestimado. Ensinar a criança a se acalmar quando estiver com medo após um sonho ruim, pe-dindo apoio ao seu “anjo da guarda”, são ensina-mentos que naturalmen-te vão sendo transferidos para outras situações.

Faça a prece toda noite com seus filhos pequenos. Existem algumas preces prontas, curtas e rimadas, próprias para as crianças, que devem sempre ser completadas com falas espontâneas feitas com o coração, para não correr o risco da prece ficar mecâ-nica e automatizada.

Pai e mãe ajudem seu filho a criar o hábito da prece antes de dormir; será bom para ele e para vocês. Não deixem de dar um beijo e desejar uma boa noite aos filhos mais jovens. n

rie de programas de fi-nanciamento com juros abaixo da taxa básica Selic, incluindo a Taxa de Juros de Longo Pra-

zo (TJLP) e recebido injeções de recursos do Tesouro Nacional.

O ministro disse que o papel dos bancos pú-

blicos no crédito é “fun-damentalmente” anticí-clico e lembrou que na fase mais aguda da crise financeira internacional, o crédito privado secou e foi preciso que os bancos públicos assumissem um protagonismo.

Mantega ressaltou, no entanto, que espera que a partir de um novo ciclo de crescimento os bancos privados libe-rem mais crédito e os públicos não precisem ser tão ativos nessa área. Ele insistiu que não é uma estratégia do go-verno uma maior parti-cipação dos bancos pú-blicos no crédito e sim uma questão de política anticíclica. n

Mantega: “bancos públicos precisaram assumir protagonismo”

Agência Brasil

Inflação oficial fica em 0,42% em outubroA inflação oficial brasi-

leira desacelerou em ou-tubro a 0,42% beneficiada pelos preços de alimenta-ção e transportes, mas em 12 meses continuou acima do teto da meta do gover-no, dando munição para o Banco Central continuar elevando os juros.

No mês passado, o Ín-dice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulou alta de 6,59% em 12 meses, após atin-gir 6,75% em setembro, maior patamar em três anos, informou o Institu-to Brasileiro de Geografia

e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.

A meta de inflação do Banco Central é de 4,5%,

com banda de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Em setembro, o IPCA havia

subido 0,57% na compara-ção mensal.

Pesquisa da Reuters mostrou que analistas es-peravam alta mensal de 0,48% no mês passado e em 12 meses de 6,65%.

Segundo o IBGE, em-bora ainda mostrando in-flação, os preços do grupo Alimentação e bebidas desaceleraram a 0,46% em outubro quando compa-rado com setembro, quan-do haviam subido 0,78%. O destaque ficou para os preços das carnes, cuja alta foi de 1,46% em outu-bro, ante 3,17%. n

Meta de inflação do Banco Central é de 4,5%

Divulgação

Economia

Impostos pagos este ano chegam a R$ 1,4 trilhãoO valor pago pe-los brasileiros em impostos fede-

rais, estaduais e munici-pais desde o início do ano alcançou R$ 1,4 trilhão neste domingo (9), por volta das 7h, segundo o “Impostômetro” da Asso-ciação Comercial de São

Paulo (ACSP). Em 2013, essa marca foi alcançada somente no dia 16 de no-vembro.

O painel eletrônico que calcula a arrecadação em tempo real está instalado na sede da associação, na Rua Boa Vista, região cen-tral da capital paulista.

“A arrecadação de im-postos vem crescendo num ritmo mais lento neste ano devido ao bai-xo nível da atividade eco-nômica, que afeta, inclu-sive, a rentabilidade das empresas e o movimento das vendas. Mesmo as-sim, a arrecadação cres-

ce mais do que a própria economia”, observa o presidente da ACSP, Ro-gério Amato, em nota.

O total de impostos pagos pelos brasileiros também pode ser acom-panhado pela internet, na página do Impostô-metro. n

Editora Jornal do Ônibus

Page 11: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 10/11/2014

Esportes Segunda-feira, 10 de Novembro de 2014 11grupor3a.com

É possível o time com três vo-lantes e nenhum meia cerebral criar mais do que um adversário repleto de peças habilidosas? É possível um jogador que errara quase todos os lances ser ilumi-nado com um gol e uma assis-tência? É possível tudo isso se transformar na quebra de jejum histórico, que se arrastava há mais de dois anos, além do fato de nunca ter vencido na Arena? Num Gre-Nal, tudo é possível.

Foi possível no 403. Contrarian-do tendências, soterrando te-ses, o Grêmio goleou o Inter, de D’Ale e cia, por 4 a 1, com gols de Luan, Ramiro e dois de Alan Ruiz - Rafael Moura descontou -, pela 33ª rodada do Brasileirão.

Um placar histórico, sim, um troco dos 4 a 1 colorado na final do Gauchão, ainda nes-te ano. Mas consegue ir muito além dos nove clássicos ante-riores sem vitórias e de todo

esse período de provações. Tem implicação nos presente e fu-turo da Dupla. Faz o Grêmio ultrapassar o rival na tabela, o que não se via desde a sétima rodada e pisar no G-4 - é o ter-ceiro lugar, com 57 pontos, en-quanto o Inter ocupa a quinta posição, com 56. Que presente de aniversário para Felipão, 66 anos de idade festejados - e como - neste domingo. (Globo-Esporte.com) n

G1

Grêmio goleia e Internacional sai do G-4Colorado não perdia para o rival há nove jogos e caiu por goleada no Grenal

Barcos e Luan comemorama goleada no clássico no dia do aniversário de Felipão

Editora Jornal do Ônibus

Page 12: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 10/11/2014

EsportesSegunda-feira, 10 de Novembro de 201412 grupor3a.com

Nathan terá chances se esquecer “extracampo”

Claudinei acha que futuro do meia depende de acerto com a diretoria

Fora das quatro linhas, envolvido em questões rela-cionadas à renova-ção de contrato com o Atlético. Dentro de campo, briga por um lugar na equipe do treinador Clau-dinei Oliveira. Essa vem sendo a rotina do meia Nathan, de 18 anos, que se di-vide entre discutir sobre seu futuro no clube rubro-negro e tentar mostrar seu futebol com a cami-sa atleticana.

O camisa 21 foi acionado durante a vitória sobre o Bo-

Os jogadores do Paraná Clube têm dificuldades

para encontrar moti-vos para a campanha do time, que está no 14° lugar, apenas dois pontos acima da zona de rebaixamento da Série B. Eles garantem que o atraso no pa-gamento dos salários não é motivo. Culpam, por exemplo, a falta de sentimento. Essa é a avaliação do volan-te Edson Sitta, titular no meio-campo tri-color: “Acredito que, ali dentro do campo, não tem nada a ver (os problemas finan-ceiras do clube). Falta sentimento, falta alma para todos nós. Se não, vamos ficar passando vergonha”, falou o jo-gador na saída do cam-po após a derrota por 2 a 0 para o Vila Nova, sábado, em Goiás.

Um dos mais jovens do elenco paranista, o zagueiro/volante Jean - que atuou na vaga do suspenso Cleiton - fa-lou que o time precisa igualar na raça para conquistar os pontos necessários. Como isso não ocorreu dian-te do Vila, na opinião dele, o time perdeu. n

tafogo, por 2 a 0, na noite de sábado, em Volta Redonda. O jo-gador entrou aos 35 minutos do segundo tempo no lugar de Bady e teve partici-pação na jogada que originou o segundo gol da equipe, mar-cado por Cléo. Após a partida, foi tema da coletiva de Claudinei à imprensa. Na opi-nião do comandan-te, Nathan tem qua-lidade, mas deve focar no Atlético para tentar disputar um lugar no time rubro-negro. (Glo-boEsporte.com) n

Nathan entrou nos minutos finais do jogo contra o Botafogo

G1

1.Cruzeiro 672.São Paulo 623.Grêmio 574.Atlético-MG 575.Corinthians 576.Internacional 567.Fluminense 548.Santos 469.Atlético 4610.Goiás 4411.Flamengo 4412.Sport 4113.Figueirense 3914.Palmeiras 3915.Coritiba 3716.Chapecoense 3617.Vitória 3418.Botafogo 3319.Bahia 3120.Criciúma 30

CLASSIFICAÇÃO Pts

SÉRIE A

Brasileirão

Resultados

1.Ponte Preta 672.Joinville 663.Vasco 594.Boa Esporte 535.Atlético – GO 536.Avaí 537.Santa Cruz 528.Ceará 519.América-MG 4910.Sampaio Corrêa 4711.Luverdense 4612.Náutico 4613.ABC 4114.Paraná 4115.Bragantino 3916.Icasa 3917.Oeste 3918.América-RN 3619.Vila Nova-GO 2920.Portuguesa 24

CLASSIFICAÇÃO Pts

SÉRIE B

Sábado – 08/11Coritiba 1x0 Fluminense

Palmeiras 0x2 Atlético-MGBotafogo 0x2 Atlético

Domingo – 09/11Vitória 1x2 São Paulo

Sport Recife 2x2 FlamengoFigueirense 1x0 Chapecoense

Grêmio 4x1 InterCorinthians 1x0 Santos

Goiás 3x0 BahiaCruzeiro 3x1 Criciúma

Terça-feira – 04/11Avaí 0x0 Oeste

Sampaio Corrêa 1x2 Joinville

Sexta-feira – 07/11América-RN 1x3 Boa Esporte

Ceará 0x0 Atlético-GO

Sábado – 08/11Bragantino 0x2 Ponte Preta

Vasco 1x0 ABCNáutico 0x0 Santa CruzAmérica-MG 1x1 Icasa

Vila Nova-GO 2x0 ParanáPortuguesa 1x0 Luverdense

Série A - 33ª Rodada Série B - 34ª Rodada

Edson Sitta diz que falta sentimento e alma

Paraná Clube

Editora Jornal do Ônibus

Page 13: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 10/11/2014

Esportes Segunda-feira, 10 de Novembro de 2014 13grupor3a.com

Marquinhos Santos pede pés no chão ao Coritiba na reta final

Depois de ven-cer o Fluminen-se por 1 a 0, no Couto Pereira, e respirar na tabela do Campeonato Brasileiro, fora da zona de rebaixa-mento, o técnico Marquinhos San-tos procurou va-lorizar a atuação dos jogadores e o encaixe da equipe, que soube jogar de forma organi-zada e conquistou sua nona vitória no Campeonato Brasileiro.

“Temos que comemorar e ter a consciência de

Divulgação

Ajuda do “inimigo”Em sua luta, rodada a ro-

dada, para evitar a que-da para a Série B do Campe-onato Brasileiro, o Coritiba tem cumprido a contento seu dever de casa e, espe-cialmente, tem contado com a ajuda do Atlético.

A rivalidade entre as duas maiores e mais tradicionais forças do futebol paranaense parece estar sendo superada no contexto atual. A bem da verdade, não se trata de um auxílio pensado, programa-do, voluntário. Não, o Atlético tem vencido porque essa é a missão de seu time. E também porque, se bobeasse, poderia correr riscos.

Ao ganhar do Botafogo, o time Rubro-negro virtu-almente livrou-se de qual-quer possibilidade de que-da de divisão. Poderá então jogar mais a vontade, mas sempre comprometido com a vitória, sem acomodar-se na competição. Poderá se-guir ajudando o Coxa. Agora sim, se o fizer, o fará de caso pensado. Então, a pergunta que não quer calar é: o pre-sidente atleticano apoiará seu time nessa tarefa?

Creio que sim. Afinal,

também para o Atlético é importante que o Coritiba permaneça na Série A. Ter um “inimigo” forte obrigará o Rubro-negro a manter-se forte para poder superá-lo. Em nível de representativi-dade futebolística de nosso estado também é importan-te que tenhamos o maior número de clubes possível na Elite do futebol nacional.

Robinho, atleta coxa-bran-ca, anunciou, no último sá-bado, depois da vitória de seu time sobre o Fluminense, que iria torcer para que o Atlético derrotasse o Botafogo. Valeu a torcida. O Atlético corres-pondeu e venceu o Alvi-negro carioca, mantendo-o na ZR e permitindo que o Coritiba siga

respirando na competição.Ao Coxa cabe a respon-

sabilidade de seguir acumu-lando pontos, sobretudo de vencer seus próximos com-promissos no Couto Pereira. Para tanto, necessita manter-se focado. E se puder continu-ar contando com a ajuda do Atlético, melhor.

Sei que há torcedores do Coritiba que preferem ver seu time rebaixado a ter que de-pender da ajuda do Atlético. Essa parcela, no entanto, não é tão representativa. Torcedor que é torcedor, mesmo, quer ver seu time sempre entre os melhores, mesmo que para isso tenha que contar com a colaboração de seu maior ini-migo clubístico. n

Josias [email protected]

Técnico acha que não se pode perder a concentração, pois nada se definiu

que faltam cinco rodadas, e man-ter os pés no chão. Em algumas opor-tunidades no meu comando saímos e retornamos à zona de rebaixamento. É pensar jogo a jogo, cada jogo sendo uma decisão, com muito trabalho. Mais uma vez tere-mos a semana aber-ta para que possa ser melhor trabalhar e que isso possa se refletir na próxima partida”, disse o trei-nador alviverde em entrevista coletiva à imprensa. (GloboEs-porte.com) n

Treinador alviverde lembra que ainda faltam cinco rodadas para o campeonato acabar

Editora Jornal do Ônibus

Page 14: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 10/11/2014

ClassificadosSegunda-feira, 10 de Novembro de 201414 grupor3a.com

Editora Jornal do Ônibus

Page 15: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 10/11/2014

Policial Segunda-feira, 10 de Novembro de 2014 15grupor3a.com

A Secretaria de Es-tado da Segurança Pú-blica, por meio das polícias Civil e Militar, realizou, na última sex-ta-feira (7), uma opera-ção para combater fur-tos a caixas eletrônicos em Curitiba e Região Metropolitana. Ao todo foram cumpridos 22 mandados de prisão,

destes, sete são relacio-nados a policiais mili-tares. Após a operação, nenhum caixa eletrôni-co foi violado na Gran-de Curitiba. Já são dois dias de trégua, com a última explosão na ma-drugada de sexta (7).

EnvolvidosA participação dos

policias militares nos arrombamentos a caixas eletrônicos se dava de duas maneiras. Alguns deles participavam dire-tamente do furto, indo aos caixas e o estouran-do com dinamite, e, o que mais chamou a aten-ção na investigação, foi que eles criavam falsas ocorrências para chamar

atenção de quem estava trabalhando e desviar a atenção dos locais onde iriam acontecer os as-saltos. A Polícia Militar contribuiu, por meio do serviço reservado e da Corregedoria, para prender os suspeitos de envolvimento nos furtos a caixas eletrônicos de todo o Estado, conta. n

Policiais militares participavam diretamente dos furtos

O corpo de uma mu-lher que aparenta ter 18 anos foi encontrado den-tro de uma cava na Rua Manoel Odoni, no bairro Boqueirão, em Curitiba, no fim da manhã deste domingo (9).

Segundo as primeiras informações, o corpo re-colhido ao Instituto Médi-

co Legal de Curitiba (IML) tem 1,60 m e 68 quilos. A mulher vestia camiseta preta e cinza, tênis preto, meias pretas e calça azul.

Um inquérito policial do caso, assim que a identida-de da vítima seja apurada, deve ser feito junto à Divi-são de Homicídios e Prote-ção à Pessoa (DHPP). n

Após prisão de PMs, ‘Gangue da Dinamite’ fica inoperante

Corpo de mulher é encontrado em cava no Boqueirão

Reprodução

PM segue com bloqueio e abordagens na Vila das Torres

A Polícia Militar (PM) de Curitiba vai continuar com o bloqueio das ruas princi-pais da Vila das Torres e com a abordagem dos populares na tarde deste domingo (9). A operação começou às 16h do último sábado (8), após dois tiroteios terem resulta-do na morte de um adoles-cente de 15 anos e em que duas pessoas ficaram feri-das. A PM não informou o horário em que o bloqueio e as abordagens devem ser encerrados. Até as 12h30, nenhum autor dos disparos havia sido preso pela polícia. Nesta madrugada, apenas

um homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo, mas que não teria envolvi-mento com os crimes.

Durante os dois tiro-teios de sábado, uma me-nina de seis anos ficou gravemente ferida. Até a

manhã deste domingo, ela estava internada no Hospital do Trabalhador e o estado de saúde era estável, apesar da gravi-dade. Um homem de 32 anos também se feriu e foi levado para o hospital.

De acordo com as in-vestigações iniciais do Departamento de Homi-cídios e de Proteção à Pes-soa (DHPP), a menina e o homem de 32 anos esta-vam em um carro, que era alvo de três criminosos. No veículo, também esta-va o pai da criança, mas ele não foi atingido. n

A PM continua bloqueios após dois tiroteios no sábado

Thais Skodowski/G1 PR

Vendedor de carros é morto em ColomboO vendedor de carros

Claudemir Logenski, de 37 anos, morreu com tiros de pistola 9 mm na tarde deste domingo (9) em um posto de combustíveis em Colom-bo, na região metropolitana de Curitiba. Segundo a Po-lícia Militar (PM), o corpo

tombou ao lado da cami-nhonete vermelha com a qual a vítima tinha chegado ao estabelecimento comer-cial, na Rodovia da Uva.

O posto está localizado no bairro Jardim das Flores. As informações iniciais são de que os autores chega-

ram em um carro branco, ficaram lado a lado contra a caminhonete e dispararam por várias vezes. Imagens de câmeras de segurança do estabelecimento comer-cial devem ser usadas pela polícia. É possível que os autores tenham perseguido

a vítima até o local, esperan-do o melhor momento para cometer o crime.

A vítima teria passagem pela polícia por receptação e, por ser vendedor de car-ros, o crime pode estar rela-cionado a isso. A Polícia Civil de Colombo investiga. n

RMC

Um idoso de 86 anos e um jovem de 20 mor-reram na hora em um acidente no KM 104 da BR-277, em Campo Lar-go, na região metropoli-tana de Curitiba, durante a tarde deste domingo (9). A colisão aconteceu após o idoso, que dirigia um Gol chumbo, ter en-trado do retorno na pista sentido Curitiba e batido contra uma motocicleta Kawasaki 750 cc, que es-taria em alta velocidade. Nenhuma outra pessoa se envolveu na tragédia.

Motorista e motociclis-ta estavam sozinhos nos veículos.

O motorista do carro foi identificado como Floriano Afonso Mar-chauek. Já o jovem con-dutor apresentava do-cumentos em nome de Mário Henrique Ramos. O acidente, seguido de capotamento, aconteceu na pista sentido Curitiba, próximo ao Posto Gua-rani. Os veículos ficaram do lado de fora da rodo-via que não precisou ser bloqueada. n

Acidente entre carro e moto deixa dois mortos

Condutor do carro tentou cruzar a rodovia e foi atingido pela moto

Nenhum caixa eletrônico foi explodido em Curitiba e Região Metropolitana desde sexta-feiraB

and

a B

Thais Skodowski/G1 PR

Editora Jornal do Ônibus

Page 16: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 10/11/2014

GeralSegunda-feira, 10 de Novembro de 201416 grupor3a.com

As obras de duplicação da BR-376 (Rodovia do Café), entre Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e Apu-carana, no Norte do Estado,

seguem em ritmo acelera-do. As equipes estão colo-cando a primeira camada de asfalto, entre os km 476 e 465. Até momento, já foi

executado 50% do serviço de pavimentação, que in-clui terraplenagem, colo-cação de base e da primeira camada de asfalto. n

Duplicação da Rodovia do Café recebe primeiras camadas

Vestibulares serão realizados ainda neste mês

A Universidade de Londrina fará seleção em duas etapas

Universidades estaduais ofertam 10 mil vagas

Divulgação

Está aberta a temporada dos vestibulares de Verão 2015 nas

universidades estaduais do Paraná. São ofertadas aproximadamente 10 mil vagas em 330 cursos. Os mais concorridos são Me-dicina, Engenharia Civil e Direito.

Das sete universidades,

quatro realizam o proces-so seletivo neste mês e o restante em dezembro. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) aplicou a prova de conhecimentos gerais, referente à primei-ra etapa do vestibular, no último domingo (2) e a se-gunda etapa está prevista para 1 e 2 de dezembro. Os demais vestibulares de

Verão das universidades estaduais acontecerão em 23 e 24 de novembro, com três universidades apli-cando provas nos mesmos dias – a Universidade Es-tadual do Oeste do Para-ná (Unioeste), a Universi-dade Estadual do Paraná (Unespar) e a Universida-de Estadual do Norte do Paraná (Uenp). n

Editora Jornal do Ônibus