jornal do Ônibus de curitiba - edição 06/08/2014

16
Brasil Governo antecipa parcela do 13º salário dos aposentados (Página 11) Celebridades Bruna Marquezine vai rodar filme em Hollywood (Página 8) A n o t í c i a n o p o n t o . Curitiba, Quarta-feira, 6 de Agosto de 2014 Número 2.014 | Diretor Renato Barroso D E C U R I T I B A /jornaldoonibusdecuritiba jornaldoonibusdecuritiba.com.br grupor3a.com Futebol (Página 13) Lei para renegociar dívidas dos clubes será votada após eleições Banda B Tragédia no Batel Economia Reajuste da gasolina é inevitável, diz Mantega (Página 5) CPI Líder do PT diz que “troca de informações é normal” (Página 4) Paraná Estado exagera nos gastos com pessoal O Tribunal de Contas emitiu novo alerta ao governo do Estado por excesso nos gastos com pessoal. No ano passado, este item de despesa consumiu 96,39% do limite prudencial. (Página 16) Homem é fuzilado com mais de dez tiros a poucos metros da Praça do Japão, no bairro do Batel. O atirador teria fugido numa moto, segundo testemunhas ouvidas pela PM. (Página 15) Divulgação Divulgação

Upload: editora-correio-paranaense

Post on 02-Apr-2016

230 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 06/08/2014

Brasil

Governo antecipa parcela do 13º salário dos aposentados

(Página 11)

Celebridades

Bruna Marquezine vai rodar filmeem Hollywood

(Página 8)

A n o t í c i a n o p o n t o .

Curitiba, Quarta-feira, 6 de Agosto de 2014 Número 2.014 | Diretor Renato Barroso

D E C U R I T I B A

/jornaldoonibusdecuritibajornaldoonibusdecuritiba.com.br

grupor3a.com

Futebol

(Página 13)

Lei para renegociardívidas dos clubes será votadaapós eleições

Banda B

Tragédiano Batel

Economia

Reajuste da gasolina é inevitável,diz Mantega

(Página 5)

CPI

Líder do PTdiz que “trocade informaçõesé normal”

(Página 4)

Paraná

Estado exageranos gastoscom pessoalO Tribunal de Contas emitiu novo alerta ao governo do Estado por excesso nos gastos com pessoal. No ano passado, este item de despesa consumiu 96,39% do limite prudencial. (Página 16)

Homem é fuzilado com mais de dez tiros a poucos metros da Praça do Japão, no bairro do Batel.O atirador teria fugido numa moto, segundo testemunhas ouvidas pela PM. (Página 15)

Div

ulg

ação

Divulgação

Page 2: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 06/08/2014

EDITORIAL

Todo mundo tem um

talento. O que é raro é a coragem de seguir o talento para o lugar escuro onde ele leva.”

(Erica Jong)

As armas de campanha

Quina

Mega Sena

Timemania

Lotomania

Fique LigadoQuarta-feira, 6 de Agosto de 20142 grupor3a.com

ACONTECEU6deAGOSTO

Independência da Jamaica.

A banda Ramones se apresenta pela última vez, em Los Angeles.

- SUS amplia atendimento odontológico com parceria de universidades.

- Governo antecipa décimo terceiro salário de aposentados do INSS.

- Após 3 décadas de buscas, líder das Avós de Maio acha neto na Argentina.

- Presidente da CPI da Petrobras pede que PF apure denúncia.

- Unicef contabiliza mais de 400 crianças mortas e 2,5 mil feridas em Gaza.

- Indústria: utilização da capacidade instalada diminui, diz CNI.

Lançada a bomba atómica “Little Boy” sobre Hiroshima, a partir do B-29 “Enola Gay”.

Frase do dia

Imagem do Mundo

Kate Middleton com os príncipes William e Harry caminham na instalação de papoulas em homenagem aos soldados mortos na Primeira Guerra Mundial, no Reino Unido

Matt Dunham

Fonte: Simepar

Fonte: Paulinas

Reprodução/YouTube/Farmer Derek Klingenberg

1996

1962

1945

TEMPO

SANTO DO DIA

LOTERIAS

5ºmín

19ºmáx

n Manhã

n Tarde

n Noite

Poucasnuvens

Poucasnuvens

Nevoeiro ao amanhecer

Transfiguração do Senhor

A festa da “Transfiguração do Senhor” acontece no mundo cristão desde o século V. Ela nos convida a dirigir o olhar para o rosto do Filho de Deus, como o fizeram os apóstolos Pedro, Tiago e João, que viram a Sua transfiguração no alto do monte Tabor, localizado no coração da Galiléia. O episódio bíblico é relatado distintamente pelos evangelistas Mateus, Marcos e Lucas.

A campanha política ainda não está aos olhos do grande público. Can-didatos de todos os níveis ainda estão se enfrentan-do via imprensa, o que restringe às disputas ao público mais ligado a ler noticiários. A grande mas-sa de eleitores, só vai per-ceber o que os políticos farão para pedir os votos depois do dia 19, quando a campanha política inva-dir os horários de rádio e TV. Por enquanto, o que se pode perceber é o que os candidatos vão usar uns contra os outros.

Questões envolvendo a Petrobras, aeroportos, ra-cionamento de água e pre-ço de energia, são jogadas de uns contra os outros. O fato é que a tendência é que isto continue restrito à discussão na imprensa e que os candidatos não levem as acusações para o horário eleitoral.

Nos últimos anos, os eleitores brasileiros deram diversas demonstrações de não ter boa vontade com os políticos que acusam os ad-versários e apresentam pou-cas soluções para os seus problemas do dia a dia. n

CURIOSIDADES

Concurso nº 3553

Concurso nº 1623

Concurso nº 608 - CRB/AL

Concurso nº 1474

01-14-27-55-62

33-43-49-50-56-59

25-40-53-71-72-74-75

04-14-16-17-20-22-26 30-36-39-47-51-5254-57-59-64-70-71-92

Fazendeiro atrai rebanho de vacas com ‘serenata’ e bomba na web

Derek Klingenberg tocou trombone em pasto para atrair os animais.Dezenas de vacas surgiram para assistir à ‘apresentação’.

SOBE

DESCE8. Para avaliar

a mágoa que você sente de outra pessoa, não é preciso esperar que essa pessoa se arrependa do que fez.

É necessário o desejo sincero de aceitá-la como ela é.

Assim, o sentimento ruim vai embora e “as pazes” entre vocês estarão a caminho.

Crescendo com Sabedoriapara jovens leitores

por Anabela SabinoEditora Boa Nova

Para Jovens Leitores

Editora Jornal do Ônibus

Editora Jornal do Ônibus Ltda. | CNPJ 11.255.258/0001-55 | Editor chefe: Renato Barroso (reg. 940/MTB/PR) Redação | Administração | Rua Fagundes Varela, 2106 | 82520-040 | Curitiba | PR | Fone|Fax (41) 3263 2002TIRAGEM: 33.000 exemplares diários, distribuídos gratuitamente nos principais terminais, centro e bairros

COMERCIAL (41) 3263 2002

Page 3: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 06/08/2014

Política Quarta-feira, 6 de Agosto de 2014 3grupor3a.com

André Vargas vai a reuniãodo Conselho, mas não depõePedido de vista adiou votação de relatório

O deputado André Vargas (PT-PR) deixou a reunião do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câ-mara dos Deputados reclamando que seu direito de defesa está sen-do cerceado. O parlamentar afir-mou que vai recorrer à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidada-nia da Câmara e ao Supremo Tribu-nal Federal para garantir seu direito.

O deputado Júlio Delgado (PSB-MG), relator do processo contra Vargas leu seu parecer pela cas-sação. A votação, no entanto, não ocorreu porque o deputado Mauro Lopes (PMDB-MG) pediu vista, as-sim como Sibá Machado (PT-AC) e Zé Geraldo (PT-PA). n Vargas pode ter seu pedido de cassação encaminhado nos próximos dias

Agência Câmara

Prefeito em julgamentoSerá julgado amanhã, pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE, o processo de cassação do prefeito de Casca-vel, Edgar Bueno (PDT), e do vice Maurício Theodoro (PSDB). Eles foram acusados de fraude eleitoral no pleito de 2012, por terem afirmado na campanha que o principal concorrente, Professor Lemos, não mora-va em Cascavel. Edgar e Maurício foram cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), dei-xaram o cargo por um dia, mas voltaram.

Indenização a PMsO presidente da Comissão de Direitos Humanos e Ci-dadania da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Veneri (PT), defendeu a correção pelo governo do Es-tado dos valores das indenizações por morte e inva-lidez de policiais previstas no decreto 3.494, de 2004. Atualmente, os familiares de policiais mortos em ser-viço recebem indenização de R$ 100 mil. Ou de R$ 50 mil por invalidez permanente.

Sabatina a candidatosAs entidades que integram o Fórum Permanente de De-senvolvimento Futuro 10 Paraná vão se reunir amanhã com três dos principais candidatos ao Governo do Pa-raná - Beto Richa, Gleisi Hoffmann e Roberto Requião - , para ouvir deles suas propostas e ideias para o Estado. Roberto Requião fala das 8h30 às 9h30; Gleisi Hoffmann, das 9h45min às 10h45min e Beto Richa das 11h às 12 h.

Candidatura liberadaO deputado estadual Bernardo Guimarães Ribas Carli (PSDB), candidato à reeleição, teve o registro de can-didatura autorizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), mesmo depois do pedido de impugnação feito pelo Ministério Público Eleitoral. Bernardo Carli foi condenado em 2011 por “captação ou gasto ilícito de recursos de campanha” das eleições de 2010.

Notas políticas

Dilma deverá ter palanque duplo na Boca Maldita

A presidente e candi-data a reeleição, Dilma Rousseff (PT) prepa-ra seu primeiro ato de campanha no Paraná, no próximo sábado, na Boca Maldita, em Curiti-ba, enfrentando o desa-fio de compatibilizar os interesses de seus dois principais apoiadores no Estado – a candidata do PT ao governo, sena-dora Gleisi Hoffmann, e o candidato do PMDB

datos de todos os partidos que apoiam a reeleição da petista. Até agora, porém, nem Gleisi nem Requião confirmaram se partici-parão do evento no cen-tro da Capital. Além dis-so, dissidentes do PMDB e de outros partidos que integram a base de Dilma no Estado, mas apoiam a reeleição do governador Beto Richa (PSDB) tam-bém dificilmente devem comparecer. n

O ato de sábado não terá a presençafísica da presidente Dilma

Divulgação

Sessão da Assembleiadura apenas 45 minutos

A sessão de ontem da Assembleia Legislativa durou cerca de 45 minu-tos. Apenas a deputada Mara Lima (PSDB) e o líder da bancada do PT, deputado Tadeu Veneri, além do deputado Tercí-lio Turini (PPS) usaram a palavra da tribuna do plenário. Vinte e três pro-jetos estavam na pauta para votação, a maioria de concessão de títulos de utilidade pública para entidades assistenciais.

Quarenta e sete dos 54 parlamentares registra-ram presença.

A sessão de quarta-feira foi antecipada para o período da manhã. Se-gundo o próprio presi-dente da Casa, deputado Valdir Rossoni (PSDB) – candidato a uma vaga na Câmara Federal nas eleições deste ano – con-firmou que a intenção é liberar os parlamentares mais cedo para a cam-panha no interior. n

Campanha

Os deputados fizeram sessão curta em tempos de eleição

Sandro NascimentoO senador Ro-berto Requião (PMDB) se mo-

vimenta em busca de uma intervenção no dire-tório do PMDB do Paraná. Requião está coletando assinaturas dos membros do diretório para convo-cação de reunião extraor-dinária e na pauta consta o afastamento imediato de toda executiva estadu-al do partido.

Requião quer se livrar do presidente e depu-tado Osmar Serraglio;

do secretário-geral, o ex-governador Orlan-do Pessuti; do deputado Stephanes Junior (vice-presidente) e de Doático Santos, suplente na Exe-cutiva e secretário-geral do PMDB de Curitiba. “A convocação é uma aberração jurídica, fere o regimento interno do partido, mas é o Requião, à todo custo, querendo o poder absoluto no PMDB do Paraná. Não vai conse-guir”, diz um dissidente peemedebista. n

Requião busca intervenção para selivrar dos dissidentes

Os deputados estaduais defendiam o apoio a Richa

Sandro Nascimento

ao mesmo cargo, sena-dor Roberto Requião.

O ato – programado para ser realizado simulta-

neamente nas principais cidades do País – não terá a presença de Dilma, mas pretende reunir os candi-

Editora Jornal do Ônibus

Page 4: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 06/08/2014

GeralQuarta-feira, 6 de Agosto de 20144 grupor3a.com

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), subiu à tri-buna da Casa ontem para contestar a sus-peita de fraude na Co-missão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga denúncias contra a Petrobras. O senador petista disse que é “absolutamen-te natural” que haja troca de informações institucionais entre assessores parlamen-tares e dirigentes da estatal do petróleo.

Humberto Costa,

Costa negou qualquer beneficiamento aos depoentes e reiterou que não houve vazamento de documentos

Líder do PT defende troca de informações na CPI

no entanto, disse que não há fraude na tro-ca de informações. “É absolutamente natural que haja trocas de infor-mações institucionais entre as assessorias da CPI e das lideranças dos partidos com a empresa [Petrobras]. Isso aconte-ce em qualquer CPI, em qualquer comissão. É absolutamente normal e natural, não se trata o Senado de uma dele-gacia de polícia, não há nada de ilegal nisso”, afirmou o líder petista. Costa ainda negou qual-

quer beneficiamento aos depoentes e reite-rou que não houve va-

zamento de documen-tos sigilosos pela CPI do Senado.

Segundo o petista Senador Humberto Costa,troca de informações ocorre em todas as comissões

Reprodução

Eleições 2014

Campos fará reforma tributária sem aumento de imposto

O candidato à Presi-dência da República Edu-ardo Campos (PSB) se comprometeu ontem a fa-zer uma reforma tributá-ria, se eleito, sem aumen-to de impostos. Durante encontro com entidades representativas dos fiscos municipais, estaduais e federal, no Rio de Janeiro, ele recebeu documento que propõe reduzir a tri-butação sobre as classes de menor renda. O texto defende uma arrecadação progressiva e com menor carga sobre o consumo.

Ao receber as propos-tas, o presidenciável clas-sificou como “injusta” a carga tributária no país, por induzir a reprodu-ção de desigualdades so-cioeconômicas. “De um lado, como foi dito aqui, temos entre 35% a 37,5% de carga tributária no Brasil e, por outro lado, uma sociedade queren-do serviço e qualidade de vida melhor, com saúde e educação”, afirmou. Ele se comprometeu a envol-ver estados e municípios nas mudanças.

Divulgação

Campos também criticou os “fundamentos injustos” para se determinar o valor de impostos

Justiça

STF julgará caso de furto de chinelo de R$ 16

O plenário do Su-premo Tribunal Federal (STF) vai julgar, em data a ser definida, um pro-cesso no qual um homem foi condenado a um ano e dez dias de prisão pelo furto de um par de chi-nelos avaliado em R$ 16. Como era reincidente, a Justiça de Minas Gerais determinou que a puni-ção deveria ser cumprida em regime semiaberto, pelo qual o preso pode deixar o presídio para trabalhar durante o dia.

Desde a semana pas-

sada, a condenação está suspensa por decisão provisória do minis-tro Luís Roberto Barro-so, que considerou que deveria ser adotado o “princípio da insignifi-cância”.

O caso foi discutido na Primeira Turma do Supremo nesta terça-fei-ra (5), mas os ministros entenderam que a defi-nição sobre o que pode ou não ser enquadrado no “princípio da insigni-ficância” precisa ser dis-cutida pelo plenário.

Reprodução

Homem foi condenado a 1 ano e 10 dias, mas ministro suspendeu punição Mensalão

Barroso questiona PGR sobre prisão domiciliar para José Genoino

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís

Ex-deputado federalJosé Genoino (PT-SP)

Roberto Barroso pediu nesta terça-feira parecer do pro-curador-geral da República, Rodrigo Janot, sobre pedido do ex-deputado federal José Genoino (PT-SP) para mu-dar do regime semiaberto para o aberto e cumprir o restante da pena em prisão domiciliar. Apesar de não haver prazo para o parecer, processos relacionados a réus presos têm preferência sobre os demais.

Na semana passada, a juíza da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal Leila Cury descontou 34 dias da pena do ex-deputa-do federal e ex-presidente, um dos condenados no processo do mensalão do PT e que cumpre pena no presídio da Papuda, nos arredores de Brasília.

Divulgação

Editora Jornal do Ônibus

Page 5: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 06/08/2014

Geral Quarta-feira, 6 de Agosto de 2014 5grupor3a.com

Preço da gasolina sobe ainda este anoÚltimo reajuste ocorreu em Novembro do ano passado de 4% na gasolina e 8% no álcool

O ministro da Fazen-da, Guido Mantega, dis-se ontem que em todos os anos houve correção nos preços da gasolina e que o comportamen-to do governo é con-tinuar com reajustes normais, mas negou que haverá “tarifaço” após as eleições de ou-tubro. “Todos os anos tem correção do preço da gasolina. Uns mais, outros menos, todos os anos têm correção. Não houve nenhum ano em que que não teve aumento da ga-solina. Essa é a regra”, afirmou o ministro.

“Quando ocorrerá o

aumento, essa é decisão que mexe com o mer-cado, com ações, não se comenta. É questão das empresas respon-sáveis”, afirmou o mi-nistro, que também é presidente do Conse-lho de Administração da Petrobras. Mantega deu a declaração ao ser questionado se, com a desaceleração da in-flação mais para o fim deste semestre, haveria espaço para ajustes nos preços administrados. “Nosso comportamen-to é continuar com reajustes normais (da gasolina), sem tarifaço”, afirmou o ministro. n

Reajuste, segundo Mantega, deve ocorrer no final do semestre

Reprodução

Investimento

A AmBev, maior fabricante de bebidas da América Latina e com unidades em 16 países da Amé-rica, anunciou ontem que cons-truirá um centro tecnológico no Rio de Janeiro para desenvolver inovações em cervejas, refrige-rantes, energéticos e embalagens. A AmBev, uma das maiores cerve-jarias do mundo, investirá R$ 180 milhões no Centro de Desenvolvi-mento Tecnológico (CDT), anun-ciaram executivos da companhia em cerimônia no governo do es-tado do Rio de Janeiro.

O centro tecnológico será cons-truído em uma áreas da ilha Bom Jesus, na Ilha do Governador, pró-ximo a expansão do Centro Tecno-lógico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Multinacio-nais de grande porte como General Electric, BG Group, Schlumberger, Tenaris, Cisco, Baker Hughes, EMC, FMC Technologies e Siemens mon-taram nos últimos anos unidades de inovação dentro do Centro Tec-nológico da UFRJ em Bom Jesus. n

AmBev desenvolverá inovações em cervejas e bebidas no Brasil

A previsão da empresa é que a fábrica entre em operação em dois anos e que gere cem empregos diretos

Reprodução

Editora Jornal do Ônibus

Page 6: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 06/08/2014

Região MetropolitanaQuarta-feira, 6 de Agosto de 20146 grupor3a.com

Lapa dá atenção especial ao aleitamento

Você sabe qual é alimento mais im-portante da vida de uma pessoa? É o leite materno. Entre os dias 1° e 7 desse mês, a Maternidade Humberto Carrano da Lapa está desen-volvendo diversas atividades, com o objetivo de mostrar a importância desse alimento na vida de todos.

Durante essa se-mana as mães de recém-nascidos es-tão participando de atividades que mos-tram desde a posição correta da criança e da mãe na hora do aleitamento, até os benefícios emocio-nais e físicos que esse alimento causa nos bebês. “O leite materno é um ali-mento que não custo nada, e, além disso, é onde a mãe cria o primeiro vínculo com a criança. Na questão nutricional nunca nenhum leite vendido em merca-do conseguiu igualar a fórmula do leite materno, que é rico em proteínas e vita-minas muito impor-tantes para a saúde do bebê”, conta o Nutricionista e di-retor Administrativo da Maternidade da Lapa, Anderson Car-los dos Santos.

São José dos Pinhais

Festa do Vinho promove gastronomia e cultura italiana

Nos dias 8, 9 e 10 de agosto acontece, no Ca-minho do Vinho, a 12ª Festa do Vinho – evento já consagrado em São José dos Pinhais. Com comércio de vinhos e culinária típica da Co-lônia Mergulhão, a festa tem o objetivo de valori-zar a tradição mantida pela comunidade e pro-mover o Caminho do Vinho, uma importante região histórica e turís-tica do município.

Atrações regionais e nacionais movimenta-rão a festa. Na sexta-fei-ra (8) a abertura da Festa

fica com o grupo Sorriso Lindo, no sábado (9), é a vez da s subir ao pal-co principal Hugo Pena e Gabriel e no domin-go (10) o encerramento

será feito pelo cantor Almir Sater. O evento terá uma área cober-ta de mais de 5.000 m2 com capacidade para 15 mil pessoas.

O visitante terá várias atrações no espaço da feira na Colônia Mergulhão

Colombo

Projeto de Meio Ambiente é selecionado no Paraná Sem Lixo

A busca da Secretaria Municipal do Meio Am-biente para incremen-tar a gestão dos resídu-os sólidos no município começa a surtir efeitos. Na manhã desta terça-feira, representantes da Agência de Fomento do Paraná estiveram reu-nidos com o Secretário do Meio Ambiente José Carlos Moretes e a Di-retora de Projetos da Secretaria, Engenhei-ra Ambiental Daniele Costacurta Gasparin quando anunciaram que o município foi

contemplado com a li-nha de crédito aprova-da e que nos próximos dias após cumprir as formalidades, Colom-bo terá condições de

melhorar significativa-mente no atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos como está preconizado na Lei Federal 12.305/2010.

Representantes do Estado e da prefeitura discutem a linha de crédito aprovada

O Departamento de Segurança Pública e Patrimonial de Pira-quara agora conta com veículos caracteriza-dos. Os carros são uti-lizados no serviço de guarda e monitoramen-to dos prédios públicos, além de rondas e acom-panhamento dos vigias.

A medida proporcio-na a identificação ade-quada dos agentes de vigilância, que realizam atendimentos e chama-dos. “Muitas vezes rea-lizamos atendimentos e necessitávamos de uma identificação adequada junto aos demais ser-vidores e o público em geral”, explica o diretor

do Departamento de Se-gurança Pública e Patri-monial, Antonio Sinke.

Com o objetivo de preservar e resguardar o patrimônio público municipal, a Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria de Admi-nistração, implantou em 2013 o Departa-mento de Segurança Pública e Patrimonial. O novo setor foi criado para otimizar o traba-lho dos servidores que trabalham na vigilân-cia. Divididos em es-calas, eles atuam em aproximadamente 60 prédios e equipamen-tos públicos espalha-dos pela cidade.

Departamento de Segurança Patrimonial conta com veículos caracterizados

Piraquara

Os veículos caracterizados ficaram expostos em frente à prefeitura

Divulgação

Div

ulg

ação

Divulgação

Atenta à integridade do rebanho do muni-cípio, a Secretaria Mu-nicipal de Agricultura e Abastecimento inicia a Campanha de Vacina-ção Contra Raiva Ani-mal no próximo dia 11 de agosto (segunda-fei-ra) com o apoio de qua-se 20 postos itinerantes de distribuição das do-ses em toda a área rural de São José dos Pinhais.

Com parceria da Em-

Ao todo os produtores serão 20 postos de vacinação em várias comunidadesVacinação contra raiva começa no dia 11

presa de Assistência Técnica e Extensão Ru-ral (Emater) e da Agên-cia de Defesa Agropecu-ária do Paraná (Adapar), a campanha que oferta as doses das vacinas gratuitamente vai até o dia 22 de agosto. A Se-cretaria Municipal de Agricultura e Abasteci-mento informa, no en-tanto que as doses tam-bém estarão disponíveis ao longo do ano na sede

da Secretaria. Essa ação é voltada para os pro-prietários de bovinos, equinos, caprinos, ovi-nos e suínos. Diferente-mente do ano de 2013, a Secretaria não disponi-bilizará doses das vaci-nas contra a raiva para cães e gatos.

A campanha de vacinação contra a raiva animal vai até o dia 22

Cães e gatos não serão vacinados

Divulgação

Editora Jornal do Ônibus

Page 7: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 06/08/2014

Cidade Quarta-feira, 6 de Agosto de 2014 7grupor3a.com

Usuários do transporte contam com dois tipos de cartãoPrefeitura faz campanha para popularizar pagamento eletrônico

A partir de agora os curitibanos contam com dois tipos de cartão transporte para pagar a passagem do ônibus: o cartão transporte avulso, lançado na sexta-feira (01) e que pode ser com-prado em 23 endereços; e o cartão transporte usuário, que existe desde abril de 2003 e que pode ser feito gratuitamente em nove pontos de aten-dimento da Urbs.

O cartão transporte no modelo avulso vem ten-do uma grande procura, motivada pela novidade e pela exclusividade do cartão transporte para pagamento de passagem em 66 linhas que operam

A organização de um grupo de trabalho provisório, instalado ontem (05), dá início à formação da Comissão Municipal de Direitos Humanos de Curiti-ba. Composto por seis integrantes da socie-dade civil e três repre-sentantes do governo municipal, o grupo vai discutir um texto-base para nortear os traba-lhos e a composição

da Comissão Munici-pal, com membros ti-tulares e suplentes.

A presidência do grupo ficou com o coor-denador da Assessoria de Direitos Humanos do gabinete do prefeito Gustavo Fruet, Igo Mar-tini, por 60 dias. A pri-meira reunião acontece na próxima segunda-feira (11), às 14h30, na sala da Assessoria de Direitos Humanos. n

Com votação unâni-me, a Câmara Municipal de Curitiba aprovou a ma-nutenção do veto parcial do prefeito Gustavo Fruet ao projeto de lei que destina 5% das vagas de estacio-namento para bici-cletas, em condomínios e edifícios comerciais. A votação aconteceu on-tem (5), com 23 parla-mentares em plenário.

A lei municipal esta-belece que, em edifícios residenciais, a área des-tinada às bicicletas deve

ser de 5%. Já para os comerciais, o espaço pode variar entre 1% e 5%. O artigo ter-ceiro determina que

a área reservada, desde que separada do espa-ço reservado aos carros, será considerada como “não computável”. n

Os professores mu-nicipais de Curitiba vão entrar em greve a partir da próxima segunda-feira (11). A decisão foi tomada após uma roda-da de negociações com a Prefeitura de Curitiba. A categoria quer a redução do prazo de implantação do novo Plano de Carrei-ra. O prefeito Gustavo Fruet recebeu represen-tantes do Sindicato dos Servidores do Magisté-rio Municipal de Curiti-ba (Sismmac), mas afir-mou que a implantação vai acontecer ao longo de 24 meses. As escolas

com micro-ôni-bus, sem cobra-dor. Em apenas

três dias foram vendidos 5 mil cartões nesse mode-lo, e um lote de mais 2 mil

cartões avulsos foi libera-do no final da tarde desta segunda-feira (04). n

Os cartões podem ser recarregados pelos usuários

As crianças têm passado por avaliação médica

Fruet recebeu representantes do sindicato para negociar

SMCS

SMCS

SMCS

SMCS

Reprodução

Cidadania

Nova lei

Cidade terá assessoria de direitos humanos

Câmara mantém veto a vagas para bicicletas

A nova comissão foi debatida na Prefeitura

A lei previa 5% das vagas para as bicicletas

O programa Saúde na Es-cola registrou, pela primeira vez em 10 anos, uma redução no número de estudantes com sobrepeso ou obesida-de em Curitiba. O índice, que era de 35,98% em 2013, bai-xou para 34,89% em 2014.

O programa foi ampliado no ano passado. Até então atendia 14 mil estudantes e passou a avaliar 142 mil crian-ças e jovens de 380 institui-ções de ensino de Curitiba. Além dos exames nutricionais e biométricos, os estudantes passaram por avaliação oftal-mológica, auditiva e dentária.

Um terço dos estudantes de Curitiba tem sobrepeso

Professores municipais prometem greve a partir de segundamunicipais de Curitiba devem amanhecer fe-chadas na manhã de se-gunda-feira. A adesão, de acordo com o sindi-cato, deve ser total.

Reivindicação antiga, o novo Plano garante ao profissional do magisté-rio melhor remuneração e crescimento linear por titulação e valorização. O sindicato afirmou, por meio de nota, que ‘a ges-tão de Fruet pode rever as prioridades na previsão orçamentária, ampliar o investimento na educação da cidade e garantir o en-quadramento imediato’. n

Editora Jornal do Ônibus

Page 8: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 06/08/2014

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

BOOGIE OOGIE - GlOBO 18h25

Susana (Alessandra Negrini) desco-bre que a enfermeira Marcia (Chris-tiana Guinle) foi despedida do hos-pital. Rafael (Marco Pigossi) comenta com a família que não quer saber do noivado depois do acidente. Sandra (Isis Valverde) avisa à família que vai morar no apartamento que ela e Alex (Fernando Belo) montaram. Mada-lena (Betty Faria) aconselha Carlota (Giulia Gam) a conversar com Vitória (Bianca Bin). Fernando (Marco Ric-ca) trata Gilda (Letícia Spiller) com rispidez.

GEraçãO BrasIl - GlOBO 19h

Jonas passa mal na casa de Verôni-ca. Sílvio (Luiz Henrique Nogueira) expulsa Marisa (Titina Medeiros) de casa. Após desmaiar na frente de Verônica, Jonas é levado para casa pela jornalista. O magnata se sensibiliza com o estado de Pamela. Verônica pede a Débora uns dias de folga da biografia de Jonas. Davi se surpreende ao encontrar Manu na sala de Jonas. Verônica mente para Herval sobre encontro com Jonas.

IMPÉrIO - GlOBO 21h

Cristina não cede lugar a Tuane. Orville conversa com a advogada. Maria Marta tenta descobrir algo sobre Cristina com José Alfredo. Leonardo manda uma mensagem para Cláudio. Téo diz para Érika se empenhar para descobrir o se-gredo de Cláudio. O cerimonialista conversa com Beatriz (Suzy Rêgo) sobre seu segredo do passado. Ju-liane fica nervosa ao chegar ao pá-tio do presídio. Carmen (Ana Ca-rolina Dias) explica a Orville como será a estratégia para o julgamen-to. Cora se joga na frente do carro de José Alfredo. Enrico (Joaquim Lopes) flagra Cláudio e Leonardo em sua casa.

VariedadesQuarta-feira, 6 de Agosto de 2014 98 Quarta-feira, 6 de Agosto de 2014

Novelas

Áries 20/3 a 20/4Fase em que você pode ser mais arrojado e verá que as portas do sucesso se abrirão facilmente. Tudo o que pensou ou planejou agora se concretiza. Emoções com a família, novidades também com parentes distantes. Ganhos inesperados. C. 708 M. 4992

Gêmeos 21/5 a 20/6Tudo irá correr muito bem, especialmente nos negó-cios. Conseguirá saldar suas contas sem desespero. Sa-tisfação pessoal com o rumo da vida afetiva. Estão em alta os noivados, casamentos e acertos de convivência. Saúde ótima. C. 595 M. 3617

leão 22/7 a 22/8Os astros prometem uma sensível melhora em suas finanças. Você visualiza o progresso e a solução de antigos problemas. Não tem nada a temer. A pessoa amada estará mais exigente e até enciumada, resolva qualquer disputa e evite discussões. C. 130 M. 8475

Virgem 23/8 a 22/9Nesta fase você deve colaborar com seus familiares, pode-rá receber notícias desagradáveis. Melancolia passageira. Busque rapidamente apoio de Libra, Escorpião e Câncer. Cuide da sua saúde, evite regimes exagerados. C. 086 M. 7534

Libra 23/9 a 22/10Grandes chances no campo social, você passa por um dia em que todos estarão prontos a colaborar e a lhe favorecer. Paz em família. Pratique esportes. Saia da rotina. Procure por amigos e parentes. Amor em alto astral. Humor estável. C. 371 M. 1249

Escorpião 23/10 a 21/11Quarta-feira em que não deverá desprezar novas pro-postas de trabalho, uma mudança vai lhe fazer muito bem. Continua a fase de crescimento financeiro. Atmos-fera agradável em seu lar. Saúde ótima. Conte com nati-vos de Touro e Leão. C. 429 M. 0868

Sagitário 22/11 a 21/12Você não precisará fazer nenhum esforço para conquis-tar uma melhor condição financeira. Seus negócios ou trabalho encontram respaldo necessário para o sucesso. Dia em que haverá maior liberdade para compras, visitas e até viagens. C. 647 M. 5380

Capricórnio 22/12 a 21/1Dia de alerta, pela posição da Lua que se encontra na sua 12ª casa astral e trará uma série de aborrecimentos. Mo-dere os seus sonhos e não espere por ninguém, resolva tudo com muita paciência e a calma, que lhe é peculiar. C. 712 M. 4196

Aquário 22/1 a 18/02Você passa bem o dia e pode contar com seu amor ou sócios de Leão ou Câncer. Seu encanto pessoal estará em evidência. O trabalho transcorre com equilíbrio, mas você pode abusar do seu poder. Dê apoio aos nativos de capricórnio e Virgem. C. 064 M. 8721

Peixes 19/2 a 19/03Os astros favorecem sua vida familiar e afetiva. Vênus e Mercúrio se encontram na sua positiva quinta casa astral que traz amor, dinheiro, amigos, acertos domésti-cos e boas compras. O momento é de aproveitar a vida. Curta o dia e saia da rotina. C. 258 M. 6403

[email protected]

Touro 21/4 a 20/5Quarta-feira ideal para resolver problemas na área do-méstica. Aproveite para recuperar o carinho de todos e seja menos exigente. Controle as finanças, mas não pense negativo, pois está indo tudo bem em sua vida. Cuidado para não engordar. C. 823 M. 9053

Câncer 21/6 a 21/7Quarta-feira em que Mercúrio, presente no seu signo, o faz mais comunicativo e com isso abrem-se espaços para os negócios, novos trabalhos, boas compras e en-contros com amigos. Sinais visíveis de progresso ao lado dos familiares. C. 951 M. 2760

Bom Dia Astral - Dirce [email protected]

De Olho na Televisão

Após criticar a Rede Glo-bo, de onde foi dispensado recentemente, Russo (foto) parou de falar não só sobre a empresa, mas também sobre sua vida.

O ex-assistente de palco, que chegou a falar sobre sua condição finan-ceira na TV, está proi-bido de continuar se expondo.

Tanto é que nos eventos ele só posa para fotos, mas sem conversar com a im-prensa no local - nem mes-mo sobre a origem de tais orientações. n

MalhaçãO - GlOBO 17h

Karina decide parar de falar com Bianca. Gael fala com Duca sobre suas filhas. João (Guilherme Hamacek) re-clama por Dandara sair com Gael. Ele falta à aula. Duca se declara apaixo-nado por Bianca, e Karina vê a cena. Karina pede para lutar com Cobra novamente, e Lobão (Marcelo Faria) ouve a conversa dos dois.

vItórIa - rEcOrd 21h15

Gregório tenta conversar com Clari-ce, mas ela se recusa e Artur o expul-sa de casa. Diana vende a joia de fa-mília para quitar as dívidas do haras. Matilde fica furiosa porque Tadeu não avisou a ela sobre a compra do cavalo. Manel visita a casa de chá de Zuzu. Priscila não entende o porquê de Clarice não ter comparecido para a entrevista na escola. Clarice pede para Artur telefonar para Priscila e inventar uma desculpa para sua ausência. Iago avisa à Priscila que não sabe o motivo de Clarice não ter comparecido à entrevista. Bernardo conta para Iago que Gregório está no Arminho. Javier recupera a joia que Diana vendeu.

grupor3a.com grupor3a.com

A astrologia é tão antiga quanto à existência do homem, mas é um estudo que não ficou

parado no tempo e, aceitou as modernizações da informática e das novas técnicas. Mas ela continua encerrando a mensagem de Esperança, de Amor, de Crescimento e Evolução.

Quem nasceu hojeOs astros indicam que terá uma vida calma e

reservada. Atitudes positivas tomadas na primeira metade da vida vão dar o retorno merecido nos anos posteriores. Somente deve dominar seus impulsos por discussões que não levam a lugar nenhum.

AlertaO alerta está sendo dirigido aos nativos de

Capricórnio. Dia desfavorável, não julgue as pessoas precipitadamente. Seja tolerante e compreensivo com todos. Evite excessos e dê mais atenção à dieta. Não assine documentos importantes no dia de hoje. n

Conto de fadas que narra a história de uma estudante que se apaixona pelo príncipe dinamarquês Edward (Luke Mably). Ele se recusa a seguir as tradições de sua família e vai para os Estados Unidos, onde pode viver do jeito que quiser. Paige (Julia Stiles) e Edward vêm de mundos com-pletamente diferentes, mas existe uma inegável atração entre eles. Quando chega a hora de Edward assumir o reinado, Paige tem de decidir se quer se tornar rainha ou realizar seu antigo sonho pro-fissional: ser médica.

tv aBErta

(Globo, 14h40)

Um Príncipe Em Minha Vida

Filmes de hoje

Ambientado na Nova York da década de 1970, o longa mos-tra a trajetória de Frank Lucas (Denzel Washington), o maior gângster que já existiu na ci-dade. À frente dos negócios de seu ex-chefe, conhecido como “Bumpy” (Clarence Williams III), ele vai até o Vietnã, em plena guerra contra os EUA, atrás de matéria-prima para vender a heróina mais pura e barata encontrada no mercado norte-americano, concorrendo diretamente com a máfia italia-na. Baseado em sólidos valores éticos e sempre contando com o apoio de sua família, Lucas começa a demonstrar sua in-crível capacidade de coordenar e alterar as regras do universo da máfia local.Paralelamente a isso, o policial Richie Roberts (Russell Crowe), que há tem-pos vem sofrendo na polícia de Nova York no combate ao crime organizado, por ser um policial honesto dentro de um depar-tamento totalmente corrupto, começa a se dar conta de que algo está mudando no dia-a-dia das ruas da cidade. O en-contro inevitável entre os dois fará com que inesperadamen-te unam forças para limpar a cidade dos malfeitores, sejam eles bandidos ou policiais.

tv PaGa

(Universal, 22h30)

O Gângster

Fernanda Paes Leme vai substituir Ana Maria Braga no ‘Mais Você’

Show

O programa “A Fazen-da” está prestes a estrear na Record e, aos poucos, a lista de participantes começa a tomar forma.

O nome especula-do no momento é o de Rebeca Gusmão (foto), ex-nadadora que dei-xou as competições após ter sido conde-nada por doping. Nos

bastidores da emisso-ra, o nome da atleta já é dado como certo no confinamento do reali-ty show rural.

Vale lembrar que o programa, novamente com apresentação de Britto Jr., deve apresen-tar seus participantes no dia 14 de setembro, oca-sião da estreia na TV. n

Ex-nadadora Rebeca Gusmão é cotada para ‘A Fazenda’ Ator Murilo Benício será

protagonista de ‘Favela Chique’Autor de ‘Avenida Bra-

sil’ (2012), João Emanuel Carneiro bateu o marte-lo e convidou Murilo Benício (foto) para vi-ver o protago-nista de sua próxima nove-la, ‘Favela Chi-que’.

No ar em ‘Geração Brasil’ - atual trama das 19h da Glo-bo -, o artista aceitou o con-vite e ficará fora do ar até a estreia do folhetim, no final de 2015. Segundo o blog do jornalista Fer-nando Oliveira, Benício

já recebeu até sinopse da produção.

Essa será a terceira novela segui-da de Carneiro que contará com Benício no elenco. An-tes de ‘Avenida Brasil’, o ator viveu um dos principais pa-péis de ‘A Favo-rita’.

Na ocasião, Benício pediu para encarnar

o cafajeste Dodi ao sa-ber da desistência de Fábio Assunção, inicial-mente escalado para o personagem. n

Record

Capital Inicial chega a Curitiba

Há três décadas na estrada, o Capital Ini-

cial (foto), um dos princi-pais nomes do rock nacio-nal, volta a Curitiba nesta sexta (8), e traz na bagagem a turnê de divulgação do EP

‘Viva a Revolução’. O quar-teto faz única apresentação no palco do Curitiba Mas-ter Hall (R. Itajubá, 143). A abertura do show fica a car-go dos curitibanos da Mu-sik, a partir das 22 horas. Os

ingressos estão disponíveis e variam de R$76 (meia-entrada) a R$246 (inteira), de acordo com o setor. In-formações: (41) 3315-0808 / 3248-1001 / [maisumada-prime.com.br]. n

Russo é proibido de falar sobre sua vida

Marcello Melo Jr. enfrenta ciúmes por ‘Dança dos Famosos’

Um dos competidores da nova temporada da “Dança dos Famosos”, do “Domin-gão do Faustão”, Marcello Melo Jr. (foto) tem enfrenta-do bem mais do que os de-safios das coreografias.

Nos bastidores da atra-ção, o ator tem virado as-sunto por conta de sua paciência com a marcação feita por sua namorada, Caroline Alves. Ciumenta, ela não tem dado muito

espaço ao amado.No dia da gravação do

clipe de abertura do qua-dro, inclusive, a jornalista teria ficado ao lado do ator o tempo todo, inclusive na hora de ele dar entrevistas.

No entanto, tamanho es-forço parece ser em vão, já que o artista está bastante focado em ganhar a compe-tição dos famosos e não tem nenhuma relação mais pró-xima com a sua coreógrafa. n

Fernanda Paes Leme (foto) dará um novo passo em

sua carreira artística. A atriz ocupará o lugar de Ana Ma-ria Braga durante as férias da loira do ‘Mais Você, da TV Globo, em janeiro.

A morena substituirá a apresentadora ao lado de André Marques, com quem dividirá o comando do ma-tinal ao longo do período.

Tudo porque, com sua participação no ‘SuperStar’, a atriz teria caído nas gra-

3 3 0 3 - 0 1 0 1

Instituto de Incentivo à Medicina Preventiva

Encaminhamento para exames e consultas

No MED PREV sua SAÚDE não fica na fila!

Rua Senador Alencar Guimarães, 229 - Centrowww.institutomedprev.org.br

CRM/PR 5303

Consultas Dermatológicas , Doenças da Pele,Queda de Cabelo, Unhas, Acne ( espinhas ) , Alergias, Verrugas, DST, Cistos, Câncer de Pele.

Prop

osta

Divulgação

ças de Boninho, diretor da atração apresentada por Fernanda Lima e do pro-grama de Ana Maria.

Por conta do novo de-safio e da próxima tem-porada do reality musi-cal, Fê Paes Leme deve ficar mais um ano afasta-da das novelas.

Já Ana Furtado, esposa de Boninho e apontada como provável substituta de Ana Maria, deve cobrir apenas as férias de Fátima Bernar-des no ‘Encontro’. n

Produção de ‘A Fazenda’ quer Adriano Imperador

O novo objetivo da pro-dução de “A Fazenda”, da Record, é ter Adriano Im-perador como um dos par-ticipantes do programa. O ex-jogador, segundo a revista “Veja”, já teria recebido a pro-posta do reality. Se aceitar, o rapaz entrará para o time de ex-craques que já participa-ram da atração, como Dinei e Paulo Nunes. n

TV Globo

Bruna Marquezine ficará um mês trabalhando nos EUA

Agnews

Bruna Marquezine (foto), que completou

19 anos na última segun-da-feira (4), deve embarcar nesta semana para o ex-terior. A atriz viajará a Los Angeles, nos EUA, onde fi-cará cerca de um mês para rodar seu primeiro filme em Hollywood.

A morena fará parte do longa ‘Breaking Through’, que terá a dança como tema. ‘Ela é uma atriz mui-to boa e é muito popular agora. Tem a aparência certa, a idade certa e pode dançar. Ah, e ela é brasi-leira, que é o que importa para mim’, afirmou Uriel Singer, responsável pelo convite à jovem.

Vale lembrar que apesar dos rumores de rompi-mento com Neymar, o cra-que fez questão de publicar uma mensagem desejando feliz aniversário à moça. ‘Preta, amo tu!’, escreveu no Instagram. n

Agnews

TV

Glo

bo

Divulgação

“Guardiões da Galáxia”, recém-lançada aventura

espacial da Marvel, bateu recordes de bilheteria em seu primeiro fim de se-mana, superando até as expectativas de analistas.

Era esperada uma arrecadação de US$ 60 milhões na estreia, mas de quinta-feira (31) a domingo (3) o filme fa-turou US$ 94 milhões, registrando a maior abertura da história para o mês de agos-to - o recorde anterior pertencia a “O Ultima-to Bourne” (2007), com US$ 69,2 milhões.

Além disso, o longa teve a melhor arrecada-

ção do ano em sessões de pré-estreia, realiza-das na quinta-feira (31), com US$ 11,2 milhões.

“Guardiões da Galá-xia” também foi bem no mercado internacional, encerrando seus primei-ros dias de exibição com US$ 160,4 milhões de bi-lheteria mundial, valor bem próximo do seu or-çamento de US$ 170 mi-lhões. O título da Mar-vel conquistou ainda a terceira maior abertura de 2014, ficando atrás apenas de “Transfor-mers 4: A Era da Extin-ção” (US$ 100 milhões) e “Capitão América 2: O Soldado Invernal” (US$ 95 milhões). n

‘Guardiões da Galáxia’ bate recordes de bilheteria em estreia

TV paga

MTV quer lançar programa no estilo do extinto ‘Acesso’

Após decidir pelo fim do programa “Coletivation”, a Viacom, detentora mun-dial da marca MTV e con-troladora da emissora no Brasil, depois da saída do grupo Abril, está pensando em investir na programa-ção ao vivo.

A ideia da Viacom é re-lançar com outro nome o programa “Acesso MTV”, que fazia muito sucesso quando apresentado por Marimoon e Titi Müller, que agora trabalham na RedeTV! e Multishow, res-pectivamente.

O novo “Acesso” seria uma forma de alavancar a audiência do canal na TV por assinatura e resgatar o público jovem recebendo bandas e cantores ao vivo.

Com o fim do progra-ma na MTV Brasil (Grupo Abril), os jovens ficaram apenas com “Mix Diário”, da MixTV, que continua recebendo os artistas ao vivo, diariamente, e con-quistam sempre os assun-tos mais comentados nas redes sociais. n

Divulgação

Editora Jornal do Ônibus Editora Jornal do Ônibus

Page 9: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 06/08/2014

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

BOOGIE OOGIE - GlOBO 18h25

Susana (Alessandra Negrini) desco-bre que a enfermeira Marcia (Chris-tiana Guinle) foi despedida do hos-pital. Rafael (Marco Pigossi) comenta com a família que não quer saber do noivado depois do acidente. Sandra (Isis Valverde) avisa à família que vai morar no apartamento que ela e Alex (Fernando Belo) montaram. Mada-lena (Betty Faria) aconselha Carlota (Giulia Gam) a conversar com Vitória (Bianca Bin). Fernando (Marco Ric-ca) trata Gilda (Letícia Spiller) com rispidez.

GEraçãO BrasIl - GlOBO 19h

Jonas passa mal na casa de Verôni-ca. Sílvio (Luiz Henrique Nogueira) expulsa Marisa (Titina Medeiros) de casa. Após desmaiar na frente de Verônica, Jonas é levado para casa pela jornalista. O magnata se sensibiliza com o estado de Pamela. Verônica pede a Débora uns dias de folga da biografia de Jonas. Davi se surpreende ao encontrar Manu na sala de Jonas. Verônica mente para Herval sobre encontro com Jonas.

IMPÉrIO - GlOBO 21h

Cristina não cede lugar a Tuane. Orville conversa com a advogada. Maria Marta tenta descobrir algo sobre Cristina com José Alfredo. Leonardo manda uma mensagem para Cláudio. Téo diz para Érika se empenhar para descobrir o se-gredo de Cláudio. O cerimonialista conversa com Beatriz (Suzy Rêgo) sobre seu segredo do passado. Ju-liane fica nervosa ao chegar ao pá-tio do presídio. Carmen (Ana Ca-rolina Dias) explica a Orville como será a estratégia para o julgamen-to. Cora se joga na frente do carro de José Alfredo. Enrico (Joaquim Lopes) flagra Cláudio e Leonardo em sua casa.

VariedadesQuarta-feira, 6 de Agosto de 2014 98 Quarta-feira, 6 de Agosto de 2014

Novelas

Áries 20/3 a 20/4Fase em que você pode ser mais arrojado e verá que as portas do sucesso se abrirão facilmente. Tudo o que pensou ou planejou agora se concretiza. Emoções com a família, novidades também com parentes distantes. Ganhos inesperados. C. 708 M. 4992

Gêmeos 21/5 a 20/6Tudo irá correr muito bem, especialmente nos negó-cios. Conseguirá saldar suas contas sem desespero. Sa-tisfação pessoal com o rumo da vida afetiva. Estão em alta os noivados, casamentos e acertos de convivência. Saúde ótima. C. 595 M. 3617

leão 22/7 a 22/8Os astros prometem uma sensível melhora em suas finanças. Você visualiza o progresso e a solução de antigos problemas. Não tem nada a temer. A pessoa amada estará mais exigente e até enciumada, resolva qualquer disputa e evite discussões. C. 130 M. 8475

Virgem 23/8 a 22/9Nesta fase você deve colaborar com seus familiares, pode-rá receber notícias desagradáveis. Melancolia passageira. Busque rapidamente apoio de Libra, Escorpião e Câncer. Cuide da sua saúde, evite regimes exagerados. C. 086 M. 7534

Libra 23/9 a 22/10Grandes chances no campo social, você passa por um dia em que todos estarão prontos a colaborar e a lhe favorecer. Paz em família. Pratique esportes. Saia da rotina. Procure por amigos e parentes. Amor em alto astral. Humor estável. C. 371 M. 1249

Escorpião 23/10 a 21/11Quarta-feira em que não deverá desprezar novas pro-postas de trabalho, uma mudança vai lhe fazer muito bem. Continua a fase de crescimento financeiro. Atmos-fera agradável em seu lar. Saúde ótima. Conte com nati-vos de Touro e Leão. C. 429 M. 0868

Sagitário 22/11 a 21/12Você não precisará fazer nenhum esforço para conquis-tar uma melhor condição financeira. Seus negócios ou trabalho encontram respaldo necessário para o sucesso. Dia em que haverá maior liberdade para compras, visitas e até viagens. C. 647 M. 5380

Capricórnio 22/12 a 21/1Dia de alerta, pela posição da Lua que se encontra na sua 12ª casa astral e trará uma série de aborrecimentos. Mo-dere os seus sonhos e não espere por ninguém, resolva tudo com muita paciência e a calma, que lhe é peculiar. C. 712 M. 4196

Aquário 22/1 a 18/02Você passa bem o dia e pode contar com seu amor ou sócios de Leão ou Câncer. Seu encanto pessoal estará em evidência. O trabalho transcorre com equilíbrio, mas você pode abusar do seu poder. Dê apoio aos nativos de capricórnio e Virgem. C. 064 M. 8721

Peixes 19/2 a 19/03Os astros favorecem sua vida familiar e afetiva. Vênus e Mercúrio se encontram na sua positiva quinta casa astral que traz amor, dinheiro, amigos, acertos domésti-cos e boas compras. O momento é de aproveitar a vida. Curta o dia e saia da rotina. C. 258 M. 6403

[email protected]

Touro 21/4 a 20/5Quarta-feira ideal para resolver problemas na área do-méstica. Aproveite para recuperar o carinho de todos e seja menos exigente. Controle as finanças, mas não pense negativo, pois está indo tudo bem em sua vida. Cuidado para não engordar. C. 823 M. 9053

Câncer 21/6 a 21/7Quarta-feira em que Mercúrio, presente no seu signo, o faz mais comunicativo e com isso abrem-se espaços para os negócios, novos trabalhos, boas compras e en-contros com amigos. Sinais visíveis de progresso ao lado dos familiares. C. 951 M. 2760

Bom Dia Astral - Dirce [email protected]

De Olho na Televisão

Após criticar a Rede Glo-bo, de onde foi dispensado recentemente, Russo (foto) parou de falar não só sobre a empresa, mas também sobre sua vida.

O ex-assistente de palco, que chegou a falar sobre sua condição finan-ceira na TV, está proi-bido de continuar se expondo.

Tanto é que nos eventos ele só posa para fotos, mas sem conversar com a im-prensa no local - nem mes-mo sobre a origem de tais orientações. n

MalhaçãO - GlOBO 17h

Karina decide parar de falar com Bianca. Gael fala com Duca sobre suas filhas. João (Guilherme Hamacek) re-clama por Dandara sair com Gael. Ele falta à aula. Duca se declara apaixo-nado por Bianca, e Karina vê a cena. Karina pede para lutar com Cobra novamente, e Lobão (Marcelo Faria) ouve a conversa dos dois.

vItórIa - rEcOrd 21h15

Gregório tenta conversar com Clari-ce, mas ela se recusa e Artur o expul-sa de casa. Diana vende a joia de fa-mília para quitar as dívidas do haras. Matilde fica furiosa porque Tadeu não avisou a ela sobre a compra do cavalo. Manel visita a casa de chá de Zuzu. Priscila não entende o porquê de Clarice não ter comparecido para a entrevista na escola. Clarice pede para Artur telefonar para Priscila e inventar uma desculpa para sua ausência. Iago avisa à Priscila que não sabe o motivo de Clarice não ter comparecido à entrevista. Bernardo conta para Iago que Gregório está no Arminho. Javier recupera a joia que Diana vendeu.

grupor3a.com grupor3a.com

A astrologia é tão antiga quanto à existência do homem, mas é um estudo que não ficou

parado no tempo e, aceitou as modernizações da informática e das novas técnicas. Mas ela continua encerrando a mensagem de Esperança, de Amor, de Crescimento e Evolução.

Quem nasceu hojeOs astros indicam que terá uma vida calma e

reservada. Atitudes positivas tomadas na primeira metade da vida vão dar o retorno merecido nos anos posteriores. Somente deve dominar seus impulsos por discussões que não levam a lugar nenhum.

AlertaO alerta está sendo dirigido aos nativos de

Capricórnio. Dia desfavorável, não julgue as pessoas precipitadamente. Seja tolerante e compreensivo com todos. Evite excessos e dê mais atenção à dieta. Não assine documentos importantes no dia de hoje. n

Conto de fadas que narra a história de uma estudante que se apaixona pelo príncipe dinamarquês Edward (Luke Mably). Ele se recusa a seguir as tradições de sua família e vai para os Estados Unidos, onde pode viver do jeito que quiser. Paige (Julia Stiles) e Edward vêm de mundos com-pletamente diferentes, mas existe uma inegável atração entre eles. Quando chega a hora de Edward assumir o reinado, Paige tem de decidir se quer se tornar rainha ou realizar seu antigo sonho pro-fissional: ser médica.

tv aBErta

(Globo, 14h40)

Um Príncipe Em Minha Vida

Filmes de hoje

Ambientado na Nova York da década de 1970, o longa mos-tra a trajetória de Frank Lucas (Denzel Washington), o maior gângster que já existiu na ci-dade. À frente dos negócios de seu ex-chefe, conhecido como “Bumpy” (Clarence Williams III), ele vai até o Vietnã, em plena guerra contra os EUA, atrás de matéria-prima para vender a heróina mais pura e barata encontrada no mercado norte-americano, concorrendo diretamente com a máfia italia-na. Baseado em sólidos valores éticos e sempre contando com o apoio de sua família, Lucas começa a demonstrar sua in-crível capacidade de coordenar e alterar as regras do universo da máfia local.Paralelamente a isso, o policial Richie Roberts (Russell Crowe), que há tem-pos vem sofrendo na polícia de Nova York no combate ao crime organizado, por ser um policial honesto dentro de um depar-tamento totalmente corrupto, começa a se dar conta de que algo está mudando no dia-a-dia das ruas da cidade. O en-contro inevitável entre os dois fará com que inesperadamen-te unam forças para limpar a cidade dos malfeitores, sejam eles bandidos ou policiais.

tv PaGa

(Universal, 22h30)

O Gângster

Fernanda Paes Leme vai substituir Ana Maria Braga no ‘Mais Você’

Show

O programa “A Fazen-da” está prestes a estrear na Record e, aos poucos, a lista de participantes começa a tomar forma.

O nome especula-do no momento é o de Rebeca Gusmão (foto), ex-nadadora que dei-xou as competições após ter sido conde-nada por doping. Nos

bastidores da emisso-ra, o nome da atleta já é dado como certo no confinamento do reali-ty show rural.

Vale lembrar que o programa, novamente com apresentação de Britto Jr., deve apresen-tar seus participantes no dia 14 de setembro, oca-sião da estreia na TV. n

Ex-nadadora Rebeca Gusmão é cotada para ‘A Fazenda’ Ator Murilo Benício será

protagonista de ‘Favela Chique’Autor de ‘Avenida Bra-

sil’ (2012), João Emanuel Carneiro bateu o marte-lo e convidou Murilo Benício (foto) para vi-ver o protago-nista de sua próxima nove-la, ‘Favela Chi-que’.

No ar em ‘Geração Brasil’ - atual trama das 19h da Glo-bo -, o artista aceitou o con-vite e ficará fora do ar até a estreia do folhetim, no final de 2015. Segundo o blog do jornalista Fer-nando Oliveira, Benício

já recebeu até sinopse da produção.

Essa será a terceira novela segui-da de Carneiro que contará com Benício no elenco. An-tes de ‘Avenida Brasil’, o ator viveu um dos principais pa-péis de ‘A Favo-rita’.

Na ocasião, Benício pediu para encarnar

o cafajeste Dodi ao sa-ber da desistência de Fábio Assunção, inicial-mente escalado para o personagem. n

Record

Capital Inicial chega a Curitiba

Há três décadas na estrada, o Capital Ini-

cial (foto), um dos princi-pais nomes do rock nacio-nal, volta a Curitiba nesta sexta (8), e traz na bagagem a turnê de divulgação do EP

‘Viva a Revolução’. O quar-teto faz única apresentação no palco do Curitiba Mas-ter Hall (R. Itajubá, 143). A abertura do show fica a car-go dos curitibanos da Mu-sik, a partir das 22 horas. Os

ingressos estão disponíveis e variam de R$76 (meia-entrada) a R$246 (inteira), de acordo com o setor. In-formações: (41) 3315-0808 / 3248-1001 / [maisumada-prime.com.br]. n

Russo é proibido de falar sobre sua vida

Marcello Melo Jr. enfrenta ciúmes por ‘Dança dos Famosos’

Um dos competidores da nova temporada da “Dança dos Famosos”, do “Domin-gão do Faustão”, Marcello Melo Jr. (foto) tem enfrenta-do bem mais do que os de-safios das coreografias.

Nos bastidores da atra-ção, o ator tem virado as-sunto por conta de sua paciência com a marcação feita por sua namorada, Caroline Alves. Ciumenta, ela não tem dado muito

espaço ao amado.No dia da gravação do

clipe de abertura do qua-dro, inclusive, a jornalista teria ficado ao lado do ator o tempo todo, inclusive na hora de ele dar entrevistas.

No entanto, tamanho es-forço parece ser em vão, já que o artista está bastante focado em ganhar a compe-tição dos famosos e não tem nenhuma relação mais pró-xima com a sua coreógrafa. n

Fernanda Paes Leme (foto) dará um novo passo em

sua carreira artística. A atriz ocupará o lugar de Ana Ma-ria Braga durante as férias da loira do ‘Mais Você, da TV Globo, em janeiro.

A morena substituirá a apresentadora ao lado de André Marques, com quem dividirá o comando do ma-tinal ao longo do período.

Tudo porque, com sua participação no ‘SuperStar’, a atriz teria caído nas gra-

3 3 0 3 - 0 1 0 1

Instituto de Incentivo à Medicina Preventiva

Encaminhamento para exames e consultas

No MED PREV sua SAÚDE não fica na fila!

Rua Senador Alencar Guimarães, 229 - Centrowww.institutomedprev.org.br

CRM/PR 5303

Consultas Dermatológicas , Doenças da Pele,Queda de Cabelo, Unhas, Acne ( espinhas ) , Alergias, Verrugas, DST, Cistos, Câncer de Pele.

Prop

osta

Divulgação

ças de Boninho, diretor da atração apresentada por Fernanda Lima e do pro-grama de Ana Maria.

Por conta do novo de-safio e da próxima tem-porada do reality musi-cal, Fê Paes Leme deve ficar mais um ano afasta-da das novelas.

Já Ana Furtado, esposa de Boninho e apontada como provável substituta de Ana Maria, deve cobrir apenas as férias de Fátima Bernar-des no ‘Encontro’. n

Produção de ‘A Fazenda’ quer Adriano Imperador

O novo objetivo da pro-dução de “A Fazenda”, da Record, é ter Adriano Im-perador como um dos par-ticipantes do programa. O ex-jogador, segundo a revista “Veja”, já teria recebido a pro-posta do reality. Se aceitar, o rapaz entrará para o time de ex-craques que já participa-ram da atração, como Dinei e Paulo Nunes. n

TV Globo

Bruna Marquezine ficará um mês trabalhando nos EUA

Agnews

Bruna Marquezine (foto), que completou

19 anos na última segun-da-feira (4), deve embarcar nesta semana para o ex-terior. A atriz viajará a Los Angeles, nos EUA, onde fi-cará cerca de um mês para rodar seu primeiro filme em Hollywood.

A morena fará parte do longa ‘Breaking Through’, que terá a dança como tema. ‘Ela é uma atriz mui-to boa e é muito popular agora. Tem a aparência certa, a idade certa e pode dançar. Ah, e ela é brasi-leira, que é o que importa para mim’, afirmou Uriel Singer, responsável pelo convite à jovem.

Vale lembrar que apesar dos rumores de rompi-mento com Neymar, o cra-que fez questão de publicar uma mensagem desejando feliz aniversário à moça. ‘Preta, amo tu!’, escreveu no Instagram. n

Agnews

TV

Glo

bo

Divulgação

“Guardiões da Galáxia”, recém-lançada aventura

espacial da Marvel, bateu recordes de bilheteria em seu primeiro fim de se-mana, superando até as expectativas de analistas.

Era esperada uma arrecadação de US$ 60 milhões na estreia, mas de quinta-feira (31) a domingo (3) o filme fa-turou US$ 94 milhões, registrando a maior abertura da história para o mês de agos-to - o recorde anterior pertencia a “O Ultima-to Bourne” (2007), com US$ 69,2 milhões.

Além disso, o longa teve a melhor arrecada-

ção do ano em sessões de pré-estreia, realiza-das na quinta-feira (31), com US$ 11,2 milhões.

“Guardiões da Galá-xia” também foi bem no mercado internacional, encerrando seus primei-ros dias de exibição com US$ 160,4 milhões de bi-lheteria mundial, valor bem próximo do seu or-çamento de US$ 170 mi-lhões. O título da Mar-vel conquistou ainda a terceira maior abertura de 2014, ficando atrás apenas de “Transfor-mers 4: A Era da Extin-ção” (US$ 100 milhões) e “Capitão América 2: O Soldado Invernal” (US$ 95 milhões). n

‘Guardiões da Galáxia’ bate recordes de bilheteria em estreia

TV paga

MTV quer lançar programa no estilo do extinto ‘Acesso’

Após decidir pelo fim do programa “Coletivation”, a Viacom, detentora mun-dial da marca MTV e con-troladora da emissora no Brasil, depois da saída do grupo Abril, está pensando em investir na programa-ção ao vivo.

A ideia da Viacom é re-lançar com outro nome o programa “Acesso MTV”, que fazia muito sucesso quando apresentado por Marimoon e Titi Müller, que agora trabalham na RedeTV! e Multishow, res-pectivamente.

O novo “Acesso” seria uma forma de alavancar a audiência do canal na TV por assinatura e resgatar o público jovem recebendo bandas e cantores ao vivo.

Com o fim do progra-ma na MTV Brasil (Grupo Abril), os jovens ficaram apenas com “Mix Diário”, da MixTV, que continua recebendo os artistas ao vivo, diariamente, e con-quistam sempre os assun-tos mais comentados nas redes sociais. n

Divulgação

Editora Jornal do Ônibus Editora Jornal do Ônibus

Page 10: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 06/08/2014

GeralQuarta-feira, 6 de Agosto de 201410 grupor3a.com

Leilão do 4G deve sair em setembro, diz ministro

Vendas da Liquigás atingem recorde

A Petrobras infor-mou ontem que a Li-quigás, empresa com atuação no mercado de distribuição de Gás Liquefeito de Petró-leo (GLP), conhecido como gás de cozinha, comercializou 153,2 mil toneladas de GLP em julho. O resultado supera o antigo recor-de, de 150,6 mil tone-ladas alcançado em julho de 2013.

No segmento de envasados, as ven-das somaram 123,4 mil toneladas, marca 3,2% acima do antigo recorde de julho de 2013. Nesta categoria estão os botijões de 5, 8, 13, 20 e 45 quilos. Outro recorde alcan-çado pela Liquigás foi o envase de aproxima-damente 9,5 milhões de botijões em julho.

O ministro das Co-municações, Paulo Bernardo, disse on-tem em São Paulo, que o leilão da faixa de 700 mega-hertz (MHz), pela Agência Nacional de Teleco-municações (Anatel), para o serviço móvel 4G (quarta geração), deve ocorrer até o fi-nal de setembro, ain-da antes das eleições. O Tribunal de Contas da União (TCU) sus-pendeu na segunda-feira (4) a publicação do edital do leilão e pediu novos escla-recimentos à Anatel sobre a licitação da faixa, que será usada para ampliar a tecno-logia 4G no país.

Segundo o ministro, a solicitação de escla-recimentos, feita pelo TCU, poderá ser res-pondida pela Anatel rapidamente, em até uma semana. “A Ana-tel recebeu uma série de questionamentos, e vamos prestar todas as informações. Conver-sei com o João Rezende [presidente da Anatel] e ele me disse que foi dado prazo de 15 dias [para as respostas], mas ele me disse que não precisa de 15 dias, e vai fazer isso bem an-tes”, falou ele.

A Agência Nacio-nal de Energia Elé-trica (Aneel) aprovou ontem o reajuste das tarifas de energia das distribuidoras Celesc Distribuição, em Santa Catarina; Centrais Elé-tricas do Pará e Espírito Santo Centrais Elétri-cas (Escelsa). Os novos valores começam a vi-gorar na quinta-feira (7). Para a Celesc Dis-tribuição, que atende a 2,6 milhões de unida-des consumidoras em Santa Catarina, o rea-

juste será 22,47% para as residências e 22,42% para as indústrias.

Os consumidores residenciais atendidos pela Celpa terão au-mento de 34,41% e para indústrias, o reajuste aprovado é 36,41%. A distribuidora atende a 2 milhões de uni-dades consumidoras no Pará. O reajuste aprovado para a Es-celsa foi 22,74% para os consumidores re-sidenciais e 21,99% para as indústrias.

O texto do Senado estabelecia como condição para a criação de municípios a exigência de uma área mínima territorial não inferior a 200 quilômetros quadrados (km²) nas regiões Norte e Centro-Oeste

Três estados terão reajuste de energia

Reprodução

O plenário do Senado aprovou ontem o subs-titutivo da Câmara dos Deputados ao projeto de lei do senador Mozaril-do Cavalcante (PTB-RR) que estabelece novas re-gras para fusão, incorpo-ração e criação de novos municípios. O texto se-gue para sanção da pre-sidenta Dilma Rousseff.

Entre os critérios aprovados para a criação de municípios está a via-bilidade financeira e po-pulação mínima. O pro-jeto estabelece número mínimo de habitantes, tanto para os novos mu-nicípios quanto para os

municípios que perde-rem população. O quan-titativo será 6 mil habi-tantes nas regiões Norte e Centro-Oeste, 12 mil na Região Nordeste e 20 mil nas regiões Sul e Sudeste. O texto do Se-nado estabelecia como condição para a criação de municípios a exigên-cia de uma área míni-ma territorial não infe-rior a 200 quilômetros quadrados (km²) nas regiões Norte e Centro-Oeste e de 100 km² nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste. A proposta aprovada na Câmara re-tirou esta exigência.

Os municípios brasi-leiros gastam cinco ve-zes menos em gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) do que a média das cidades internacionais. A constatação, divulgada ontem é da pesquisa Três Anos Após a Regulamen-tação da Política Nacio-nal de Resíduos Sólidos (PNRS): Seus Gargalos e Superação, encomen-dada pelo Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo (Selur) e pela Associação Brasileira de

Brasil gasta 5 vezes menos em gestão de resíduos que outros países

Os custos das cidades brasileiras é cinco vezes menor comparada ao custo de cidades internacionais

Divulgação

Reprodução

Aprovada lei à criação de municípiosEntre os critérios está a viabilidade financeira e população mínima

Projeto do senador Cavalcante aguarda sanção da presidente

Resíduos Sólidos e Lim-peza Pública (ABLP). O levantamento foi feito pela Pricewaterhouse-Coopers (PwC).

No total, foram anali-sadas 52 prefeituras das cinco regiões do Brasil com Índice de Desenvol-vimento Humano Mu-nicipal (IDHM) na faixa entre bom e ótimo. As cidades internacionais avaliadas foram Tóquio, Cidade do México, Bar-celona, Roma, Paris, Nova Iorque, Londres, Buenos Aires e Lima.

Por causa do baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas, os reajustes aprovados estão sendo mais altos

Energia

Empresa alcançou recorde de 9,5 milhões de botijões no último mês

Divulgação

Editora Jornal do Ônibus

Page 11: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 06/08/2014

Geral Quarta-feira, 6 de Agosto de 2014 11grupor3a.com

Publicado nesta terça-feira (5) o decreto presiden-

cial que prevê o paga-mento, na folha de agos-to, da primeira parcela do décimo terceiro salário dos segurados e pensio-nistas da Previdência So-cial. A primeira parcela, que corresponde a até 50% do valor do benefí-cio, será depositada entre os dias 25 de agosto e 5 de setembro. Nela não será descontado o Imposto de Renda. Isso só será feito entre o final de novembro e o início de dezembro, quando será depositado o restante do abono.

De acordo com a Pre-vidência Social, esta é a nona vez que a grati-ficação está sendo an-

Divulgação

A primeira parcela do 13º salário estará disponível nos benefícios de agosto

O ministro Marco Au-rélio, do Supremo Tribu-nal Federal (STF), con-cedeu nesta terça-feira (5) liberdade ao diretor da empresa Match, Ray-mond Whelan, acusado de chefiar esquema de venda ilegal de ingressos para a Copa do Mundo, disputada de 12 de junho a 13 de julho no Brasil. Whelan está preso desde

o mês passado no Com-plexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, no Rio de Janeiro.

Para Marco Aurélio, somente a imputação da acusação contra o dire-tor da Match não justifica a manutenção da prisão preventiva. De acordo com decisão, Whelan, que tem cidadania britânica, deve-rá permanecer no Rio. n

Ministro do STF mandasoltar acusado de vendailegal de ingressos

Copa 2014

Valores estarão disponíveis entre 25 de agosto e 5 de setembro

Um bebê de nove meses foi encon-trado morto em

uma creche, no bairro Jardim Europa, na Re-gião de Venda Nova, em Belo Horizonte. De acor-do com a Polícia Militar, o menino não apresen-tava sinais de violência.

Uma das cuidadoras contou à polícia que ali-mentava o bebê no car-rinho quando ele passou mal e parou de respirar. Ele morreu antes da chegada da ambulân-cia. A dona do estabele-

cimento, que não teve o nome divulgado, ficou em estado de choque.

Segundo vizinhos, a creche funciona em uma local sem sina-lização. “É uma casa que funcionava como creche, mas não tem placa”, disse uma mo-radora da rua, que não quis se identificar. De acordo com a PM, o lo-cal não tem alvará de funcionamento. Segun-do vizinhos, três mulhe-res cuidavam de quinze crianças da região. n

Brasil

Equipe do Samu tentou socorrera criança, mas não foi possível

O atraso nos vistos no consuladoamericano no Rio vai continuar

Div

ulg

ação

O Ministério da Saúde ampliará o atendimento odontológico na rede pú-blica por meio do Gradu-aCEO, iniciativa que per-mitirá que instituições de ensino superior, públicas e filantrópicas, com cur-so de odontologia, façam procedimentos de saúde bucal pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa é uma parceria entre os mi-nistérios da Saúde e da Educação para práti-ca dos estudantes de odontologia na atenção

básica e especializada do SUS e ampliação do acesso da população aos serviços de saúde bucal. “É uma via de mão du-pla. A população vai se beneficiar porque são clínicas odontológicas com muita qualidade no tratamento, com os pro-fessores atuando junto aos alunos, e o progra-ma também permite que possamos formar cada vez melhor os futuros ci-rurgiões dentistas”, disse o ministro da Saúde, Ar-thur Chioro. n

O Consulado dos Es-tados Unidos no Rio de Janeiro informou

nesta terça-feira (5) que ain-da não há prazo para norma-lizar a emissão de vistos para os interessados em ingressar no país. O problema, que afeta as representações consulares norte-americanas no mundo todo, começou há cerca de dez dias, quando o Departamento de Estado começou a fazer uma atualização do seu sistema.

De acordo com a assessoria de imprensa do consulado, o atendimento ao público pros-segue normalmente. O proble-ma afeta apenas a emissão do visto. Por isso, o consulado não está garantindo a entrega dos documentos no prazo de dez dias úteis. O Departamento de Estado norte-americano infor-ma que os atrasos estão sendo, em média, de uma semana além do prazo que os consula-dos normalmente dão. n

Consulado americano diz que ainda não há prazo para normalizar vistos

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Criança é encontrada morta dentro deuma creche em BH

Whelan estava preso desde omês passado em presídio carioca

Governo antecipa décimoterceiro salário de aposentados

tecipada. A primeira foi em 2006. O valor será calculado com base no total de meses que a pes-soa recebeu o benefício previdenciário, a partir

de janeiro deste ano. Ou seja, se ele começou a receber a aposentadoria em janeiro, o cálculo será feito sobre os 12 meses do ano, e o valor a ser de-

positado será correspon-dente a 50% desse total. Se ele começou a receber em março, o cálculo será sobre dez meses, e assim por diante. n

O ministro da saúde anunciou a ampliaçãode serviços odntológicos

SUS amplia atendimento odontológico em todo o país

Editora Jornal do Ônibus

Page 12: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 06/08/2014

EsportesQuarta-feira, 6 de Agosto de 201412 grupor3a.com

Suspenso na derrota por 3 a 1 para o

Atlético-MG, no último domingo, no Estádio In-dependência, o goleiro Weverton retorna da pu-nição automática pelo terceiro cartão amare-lo, contra o Botafogo e pede calma após dois tropeços consecutivos. Na derrota para a equipe mineira, o zagueiro Léo Pereira e o volante Dei-vid marcaram dois gols contra, fazendo que o time não saísse, pelo me-nos, com um ponto de Belo Horizonte. “Erros acontecem. Lógico que é complicado, chato, mas

a gente tem que refletir. Não foram os primeiros e não serão os últimos. Não podemos nos abater porque o grupo já mos-trou que é bom”, mini-mizou.

Por outro lado, o téc-nico Doriva perde três peças do elenco para o jogo de domingo, às 16h. O ala direito Sueliton re-cebeu o terceiro cartão amarelo e está fora da partida. O meio-campis-ta Nathan e o atacante Mosquito, reservas, estão com a Seleção Sub-20 e desfalcam o Atlético por esses e outros dois jogos (Sport e Santos, ambos fora de casa). n

Goleiro Wéverton minimiza falhasda zaga do Atlético

Suspensões acirram disputa na defesa e no ataqueZé Love e Luccas Claro estão fora do jogo de sábado

O técnico Cel-so Roth inicia a preparação

para o jogo diante do Fluminense, marcado para sábado, no Ma-racanã, com pelo me-nos duas dúvidas para sanar. Sem poder con-tar com o atacante Zé Love e com o zaguei-ro Luccas Claro, sus-pensos pelo terceiro cartão amarelo, o trei-nador terá a semana cheia de treinamentos para decidir quem se-rão os substitutos.

O atacante Keirrison e o zagueiro Leandro Al-meida saem na frente da disputa por uma vaga no time titular diante dos cariocas. O primei-ro ainda não alcançou plena forma física, mas vem sendo aproveitado no decorrer das parti-das do Brasileirão. Pela Copa do Brasil, diante do Paysandu, o joga-dor atuou os 90 minu-

tos e marcou um gol.O zagueiro foi pou-

pado das últimas duas

partidas do Coxa, po-rém, foi titular em oito jogos do Campeonato

Brasileiro, além de ser a opção mais expe-riente para a vaga. n

A partida contra o Vila Nova, no próximo sábado, inicia uma série de jogos do Paraná na Vila Capanema contra concorrentes diretos para fugir da zona de rebai-xamento da Série B do Cam-peonato Brasileiro.

Dos quatro próximos jo-gos, três são na Vila: Vila Nova

(lanterna), Icasa (15° coloca-do) e Bragantino (que ocupa atualmente a 18ª posição). O Tricolor só viaja para enfren-tar o Atlético-GO, que está na parte de cima da tabela (o sétimo lugar), em partida válida pela 16ª rodada. A der-rota para o Vasco na última rodada faz com que uma vi-

tória contra o Vila Nova seja de grande importância e serve para os adversários não abrirem vantagem na tabela. Para o volante Edson Sitta, a sonhada sequência de vitó-rias pode vir nas próximas rodadas, desde que o Paraná consiga um bom desempe-nho já contra os goianos. n

Keirrison deve ser titular do ataque contra o Botafogo

Divulgação

Divulgação

Weverton esteve de fora contra o Galo,mas volta ao time no domingo

Coritiba

Paraná tem sequência caseira para fugir do Z-4

Editora Jornal do Ônibus

Page 13: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 06/08/2014

Esportes Quarta-feira, 6 de Agosto de 2014 13grupor3a.com

O atacante fez contato com a diretoria para se explicar

Taffarel aponta quem pode atuar

Divulgação

Divulgação

O projeto que renegocia a dívida é de interesse dos clubes, que reclamam da dificuldade para fechar as contas. O movimento Bom Senso no entanto, quer alterações no texto

Divulgação

O projeto que rene-gocia dívidas de clubes e cria a Lei de Responsabi-lidade Fiscal no Esporte deve ficar para depois das eleições. O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse nesta terça-feira que a matéria exige uma longa discus-são e não será resolvida de forma apressada.

“É uma matéria que precisa uma longa e ne-cessária discussão. Não é nessa pressa de 48 horas que vai se rever o futebol brasileiro. É me-lhor em outubro”, disse Alves. O projeto que re-negocia a dívida é de in-teresse dos clubes, que reclamam da dificulda-

de para fechar as contas. O movimento Bom Sen-so F.C, no entanto, quer alterações no texto, por considerar “frouxa” a contrapartida estabele-cida aos clubes.

Bom Senso

Representantes do Bom Senso estiveram na Câmara pedindo mudanças

Taffarel já tem favorito para ser titular em 2018

Atacante Jô cita problemas particulares ao Atlético-MG

Taffarel foi titular do Brasil em três Copas, sendo campeão em 1994. Agora, ao lado de quem levantou a taça há 20 anos, tentará reerguer a combalida seleção brasileira, recém-saída do maior vexame de sua história na Copa que se-diou. Como preparador de goleiros, ele sabe que a opção final é de Dun-ga, o comandante, mas já pensa em quem pode

O sumiço de Jô na reapresentação do Atlético-MG, mar-cada para a última segunda-feira, pode ter ocorrido por conta de problemas particulares do joga-dor. O atacante está em Belo Horizonte, mas segue com fu-turo indefinido na equipe alvinegra.

vestir a camisa um do Brasil e treinar sob sua responsabilidade.

Em entrevista ao site UOL Esporte, ele dá a dica de quem pode ser a aposta para ser o ti-tular do Brasil no gol daqui quatro anos - Ra-fael Cabral, ex-Santos -, mas assume que precisa acompanhar ainda mais quem atua na sua antiga posição agora que está na seleção.

Nesta manhã de ter-ça-feira, o clube in-formou que recebeu o contato dos em-presários de Jô para explicar a situação do atleta.

Segundo a asses-soria de imprensa do time mineiro, Giulia-no Bertolucci, procu-rador de Jô fez conta-to com a diretoria.

Dívidas dos clubes ficam sem definiçãoLei de Responsabilidade Fiscal dos clubes tem votação adiada, pra depois da eleição

Editora Jornal do Ônibus

Page 14: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 06/08/2014

ClassificadosQuarta-feira, 6 de Agosto de 201414 grupor3a.com

Editora Jornal do Ônibus

Page 15: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 06/08/2014

Policial Quarta-feira, 6 de Agosto de 2014 15grupor3a.com

Crime em público

Um homem que apa-rentava cerca de 25 anos foi morto nesta terça-feira (5) com aproximadamen-te dez tiros. O crime ocor-reu na Avenida Sete de Se-tembro, próximo a Praça do Japão, no Batel. O autor dos disparos fugiu.

Segundo a polícia, as imagens das câmeras de segurança da região podem ajudar na resolução do cri-me. “Estamos levantando com testemunhas que pos-sam subsidiar a gente na investigação e tentar desco-brir quem que foi que efe-tuou esse homicídio”, afir-mou o tenente Fernando Paulo Cantador, da PM. n

PM espera imagens de câmera para chegar a autor

Um novo vídeo divulga-do pela Polícia Civil mostra o momento em que uma criança sai de casa para pedir socorro logo após uma chacina com qua-tro mortos no bairro Sítio Cercado, em Curitiba. Ela foi a única sobrevivente do crime, que ocorreu na madrugada do dia 30 de junho, na Vila Osternack. As imagens foram divulga-das na segunda-feira (4). O vídeo também mostra o momento em que três ho-mens descem de um car-

ro e entram na residência onde estavam as vítimas. Cerca de três minutos de-pois eles fogem no mesmo veículo. Em seguida, a me-nina sai de casa para pedir socorro. Assista ao vídeo.

Entre as vítimas, estavam dois adolescentes e uma mulher, que estava grávida de seis meses. Todos foram baleados com um tiro na cabeça e morreram na hora. Dois policiais militares suspeitos de participar do crime estão presos no bata-lhão da PM, em Curitiba. n

Policiais do Núcleo de Proteção à Criança e o Ado-lescente Vítimas de Crimes (Nucria) prenderam um pedreiro de 33 anos que abusou sexualmente de sua própria filha de 5 anos de idade. “O crime aconteceu há cerca de um ano e graças à riqueza de detalhes que a menina passou em seu de-poimento, o juiz já conce-deu o mandado de prisão, cumprido de imediato pe-los policiais aqui do Nucria”, contou a delegada do Nu-cria, Sabrina Alexandrino.

Sabrina contou que

o homem foi capturado quando chegava em sua casa, no bairro Butiatuvi-nha, em Curitiba, por volta das 19h da última segunda, após os policiais ficarem de campana no aguardo de sua chegada. “A meni-na demonstrou ter medo do pai. Ela contou coisas em seu depoimento que só uma menina de 5 anos não poderia inventar de sua cabeça. Por isso, o juiz nem esperou os resultados dos exames para decretar a prisão do pai da vítima”, explicou Sabrina. n

Na noite das últimas três sextas-feiras (18/07, 25/07 e 01/08), policiais da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), do Centro de Operações Po-liciais Especiais (Cope) e da Divisão Policial da Ca-pital (DPCap), com apoio dos cães farejadores do Canil da Denarc, em con-junto com a Guarda Municipal de Curi-tiba, Vigilância Sa-nitária e Setran rea-lizaram operações.

Os objetivos foram combater o tráfico de drogas, autuar e fechar bares com alvará de funcionamento fora do prazo de validade ou mesmo sem alvará, bem como abordagem de ve-ículos e fiscalização de carros estacionados ir-regularmente na região

central de Curitiba e nos bairros do Boa Vista e Santa Cândida, e Guabi-rotuba. n

Policiais do Nú-cleo de Cascavel da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) fizeram a apreensão de aproximadamen-te 1000 comprimidos de ecstasy, sete pisto-las calibre 9 milíme-tros e 19 carregado-res para pistolas do mesmo calibre.

I n f o r m a ç õ e s apuradas pelo nú-cleo davam conta que um veículo Gol de placas KDU-3675 realizava cos-

tumeiramente o transporte de subs-tâncias entorpecen-tes para outras uni-dades da federação e que nesta segun-da estaria se deslo-cando pela BR-277 sentido Cascavel.

A condutora era Silvana Xavier Fonse-ca, 35 anos. Andreia Félix de Campos, 31 anos, e Cristiani Maria Kunkel, 37 anos, também esta-vam no veículo. To-das foram presas. n

Homem é assassinado perto da praça do Japão

Novo vídeo de chacina mostra pedido de socorro

Pai que abusava de filha de 5 anos é preso

Polícia faz operações na região central

Trio é flagrado com mil comprimidos de ecstasy

O corpo da vítima ficou caído na canaleta do ônibus

A polícia fechou áreas centrais de Curitiba

Além da droga foram apreendidas sete pistolas

Reprodução

Reprodução

Polícia Civil

Polícia Civil

Polícia Civil

O vídeo mostra os autores da chacina saindo da casa

A delegada disse que a criança relatou os abusos

Tráfico

Editora Jornal do Ônibus

Page 16: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 06/08/2014

GeralQuarta-feira, 6 de Agosto de 201416 grupor3a.com

A Polícia ouviu on-tem os depoimen-tos de dois guardas

patrimoniais e dois super-visores de segurança do Zo-ológico de Cascavel, onde um menino foi atacado por um tigre. Segundo o dele-gado Denis Merino, os fun-cionários afirmaram que faziam ronda em outros lo-

Delegado ouve funcionáriosdo zoo de Cascavel

Reproduçãocais do estabelecimento no momento do ataque.

O menino foi ataca-do pelo tigre no dia 30 de julho. Ele estava acom-panhado do pai, e teve o braço direito amputado após o acidente. A polícia investiga se houve omis-são por parte do pai ou do zoológico. n

O ataque foi registrado por outros visitantes

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) emitiu novo alerta

ao governo do Estado por exces-so nos gastos com pessoal. En-tre janeiro e dezembro de 2013, este item de despesa consumiu 96,39% do limite prudencial. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) fixa o limite em 95% da re-ceita corrente líquida – obtida, entre outras fontes, de tributos e contribuições, descontadas as transferências e deduções.

O alerta foi emitido durante a sessão do Pleno do TCE no último dia 31. O Artigo 22 da LRF determina uma série de restrições quando a adminis-tração ultrapassa o limite pru-dencial. Neste caso, o poder ou órgão público fica impedido de conceder vantagem, aumen-to, reajuste ou adequação de remuneração aos servidores, criar cargo, emprego ou função, além de admitir pessoal, entre outras restrições. n

Relatório aponta que salários dos servidores atingiram 96,39% do limite

TCE alerta estado para gastos com pessoalDivulgação

Os conselheiros doTribunal e Contasapontaram o problema

Éder Veríssimo dos Santos (foto), o menino de seis anos que morreu durante uma aula de edu-cação física em Londrina, já havia sobrevivido a um atropelamento por cami-nhão, há cerca de um ano, e era saudável, contou o pai dele, o pedreiro Edmil-son Patrício dos Santos.

“Uma vez, no ano pas-sado, ele vinha da escola e

escapou da mão do irmão [mais velho, de 16 anos]. Um caminhão o pegou. O ‘rodado’ passou em cima dele. Ele foi levado para o hospital, mas só teve es-coriações. Não deu nada, naquela vez”, afirma.

A criança, diz o pai, nunca teve problemas de saúde ou reclamou de dores, mesmo depois do acidente. n

Menino mortoem educação física era saudável

Rep

rod

ução

Editora Jornal do Ônibus