jornal do edifício - edição 004

12
São Paulo, 30 de maio a 30 de junho de 2010. ANO I - Edição 004 HMPress Segurança do elevador em prédios residenciais exige cuidados Manutenção Pág. 3 Indicado ao Oscar três vezes e vencedor de um: Bastardos Inglórios Cinema & DVD Pág. 4 Vinhos e Sucos Don Affonso Ligue (11) 4071 4532 Confira o dia dos jogos da Seleção Brasileira Copa do Mundo Pág. 7 Na Bahia, Costa do Sauípe está novinha em folha Viagem & Turismo Pág. 8 Primeira palavra... Não alimente fraquezas, traga sorrisos, alimente você mesmo! Pág. 2 Entrelinhas... Leite materno, doação de agasalhos e um carro zero km no Shopping Interlagos Pág. 7 Dia dos Namorados Paixão no ar Pág. 6 Assaltos podem ser evitados com treinamentos e equipamentos Segurança Pág. 9 Animais: sempre grandes amigos Estimação Pág. 10

Upload: je-noticias-jornal-do-edificio

Post on 24-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal do Edifício - Edição 004 - notícias sobre condomínios, Copa do Mundo, animais e muito mais.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Edifício - Edição 004

São Paulo, 30 de maio a 30 de junho de 2010. ANO I - Edição 004

HM

Pre

ss

Segurança do elevador em prédios residenciais exige cuidados

Manutenção

Pág. 3

Indicado ao Oscar três vezes e vencedor de um: Bastardos Inglórios

Cinema & DVD

Pág. 4Vinhos e Sucos

Don Affonso

Ligue(11)40714532

Confira o dia dos jogos da Seleção Brasileira

Copa do Mundo

Pág. 7

Na Bahia, Costa do Sauípe está novinha em folha

Viagem & Turismo

Pág. 8

Primeira palavra...Não alimente fraquezas, traga sorrisos, alimente você mesmo! Pág. 2

Entrelinhas...Leite materno, doação de agasalhos e um carro zero km no Shopping Interlagos

Pág. 7

Dia dos NamoradosPaixão no ar

Pág. 6

Assaltos podem ser evitados com treinamentos e equipamentos

Segurança

Pág. 9

Animais: sempre grandes amigos

Estimação

Pág. 10

Page 2: Jornal do Edifício - Edição 004

Jornal do Edifício2

Anuncie - Ligue 5613.6773

Jornal do Edifício é uma publicação HMPRESSEDIÇÃO 004 - JUNHO / 2010

Esta edição: 3.500 exemplaresEditor Responsável: Hans MisfeldtDistribuição Dirigida e Gratuita

Redação: [email protected]

Editorial Primeira palavra...

PARA ANUNCIAR CONTATESilvia Ferreira / Gel Silva

(11) 5613-6773 / [email protected]

FECHAMENTO: DIA 20 DE CADA MÊS

H.D.BROCHNER MISFELDT COMUNICAÇÃO - MECNPJ 11.280.212/0001-96

RUA DURVAL PEDROSO DA SILVA, 233JD. MARTINI - 04438-220 - SÃO PAULO/SP

Se quiseres profundamente ser, tu já o és.Se quiseres profundamente fazer, tu já o fez.Se quiseres profundamente ter, tu já o tens.Não há segredo pra ti. Não há transtornos, nem obstáculos.Tudo está disponível para que tu realizes o teu bem querer, o desejo que teu coração embala.Deixa a tua fraqueza sem alimento.Deixa o teu medo paralizado nas garras da tua coragem, da tua precisão, da tua determinação.Refaz teus movimentos e com eles circula pelo mundo que tu queres, o qual te sentes inteiramente bem e feliz.Traz à luz o teu sorriso, o brilho dos teus olhos.Traz à consciência o teu valor, quem és verdadeiramente.Traz a confiança, que teu ser tem em ti mesmo.És capaz, bem sabes.Arregaça tuas mangas e vai...Transformando paredes em portas, barro em vida, cristais em diamantes, luas em sóis.O caminho é tu quem faz.Vai com tua paz, com tuas pessoas queridas.Vai, e não se esqueça de alimentar dia a dia o que te põe em conexão, em alinhamento, em segurança com o teu amor maior:Tu mesmo! (Autor Desconhecido)

O Segredo MaiorPois é... Quatro anos depois estamos cá outra vez

reunidos para torcer pela nossa Seleção num dos esportes que mais move comunidades, países e pessoas: o futebol. Mais uma vez o Brasil irá parar para assistir os nossos jogadores lutarem pelo Hexacampeonato... Quem diria, seis vezes campeão do mundo...

Bom seria se o País também parasse para lutar por causas que lutamos diariamente para melhorar - saúde, educação etc etc. Essas coisas que você está cansado de ouvir em de quatro em quatro anos, mas que dificilmente alcança algum resultado, algum título.

Venhamos e convenhamos é uma festa bonita. Todo mundo de verde e amarelo, azul e branco, de frente pra TV, reunidos com a família ou com os amigos do trabalho... Isso que é paixão... Nos dias de hoje é difícil reunir tanta gente na frente de uma TV. Esperamos que os jornais tragam na capa: somos Hexa!

Enquanto isso não acontece pra deixar o povo brasileiro feliz pro resto do ano, o Jornal do Edifício traz a tabela dos jogos da Seleção na África do Sul. Te-mos também um interessante artigo do médico veteri-nário Ferdinando Niederheitmann falando dos nossos “grandes amigos”, os animais de estimação. Trazemos di-cas para um uso seguro dos elevadores, algo que pode se tornar brinquedo para as crianças e um problema para os condomínios.

Enfim, temos muito mais nas 12 páginas que compõem esta edição... Esperamos que goste.

Um grande abraço e boa leitura!

MAIS DE 15 CONDOMÍNIOS, INCLUINDO O PLANO 100 (COND. VILLAGIO DI SAN REMO), NOS BAIRROS CAMPO GRANDE, VILA SÃO PEDRO, JARDIM

CONSÓRCIO, JARDIM MARTINI, VILA CONSTÂNCIA E JARDIM MARAJOARA.

Page 3: Jornal do Edifício - Edição 004

Jornal do Edifício 3

Anuncie - [email protected]

visiteWWW.

tUtUBe.COM.BR

anUnCieespaçOs a

paRtiR de R$ 35.00

(11) 5613.6773

O elevador é o equipa-mento mais utilizado por quem mora em prédio de apartamentos: é o “trans-porte público” dos condo-mínios. Por isso, a adminis-tração do condomínio deve adotar todas as medidas para garantir o bom fun-cionamento e a segurança dos equipamentos para seus usuários (veja quadro abaixo).

Além de estimular o correto uso por parte dos moradores, afixando as di-cas da empresa responsável pela manutenção nos qua-dros de aviso do condomí-nio, deve-se observar regu-larmente o funcionamento do elevador, para verificar se o equipamento apresen-ta qualquer alteração.

Segundo Raquel Bueno Tomasini, gerente de pro-

dutos e parcerias da Lello Condomínios, o elevador deve ser desligado e a em-presa de manutenção acio-nada se houver desnível de cabine e quando o equi-pamento estiver parando entre dois andares ou an-dando com a porta aberta. “Esses são sinais de que o elevador está com proble-mas técnicos”, afirma.

Ela alerta que o condo-mínio não deve permitir acesso de moradores ou estranhos à casa das má-quinas e nem que essa área seja usada como almoxa-rifado. Do mesmo modo, observa que é fundamental que o síndico alerte os con-dôminos quanto aos ris-cos de acidentes causados por brincadeiras dentro do elevador, como pular, ba-lançar ou forçar a abertura

Segurança do elevador em prédios residenciais exige cuidados

Manutençãoda porta automática.

A gerente da Lello afir-ma que o zelador deve ser orientado a manter a casa de máquinas sempre tran-cada, mas com boa ven-tilação, e permitir acesso somente a pessoas autori-zadas, além de controlar a freqüência das inspeções. “Em caso de qualquer irre-gularidade, o zelador deve desligar o elevador e acio-nar a empresa de assistên-cia técnica”, diz.

Raquel ressalta que o contrato de manutenção de elevadores é obrigatório nos condomínios e deve ser mantido em dia. Segun-do ele, é muito importante que as medidas de segu-rança sejam reforçadas no dia da inspeção, para evitar acidentes. “O condomínio deve providenciar para que placas de sinalização sobre reparos ou manutenções sejam colocadas na gara-gem, no térreo e nas portas dos elevadores”, conclui.

7 DICAS PARA UTILIZAÇÃO ADEQUADA E SEGURA DOS ELEVADORES1. Utilize os botões de subida e descida dos pavimentos de forma adequada. Apertá-lo várias vezes não fará com que o elevador chegue mais rápido.2. Não ultrapasse a capacidade máxima indicada na cabine.3. Não interrompa o fechamento da

porta com as mãos.4. Observe e cumpra os avisos colo-cados na cabine.5. Crianças menores de 10 anos devem utilizar o elevador acom-panhadas, já que em situações de emergência podem ter dificuldades para pedir ajuda.

6. Pais e funcionários do condomínio devem orientar as crianças que ao entrar ou sair do elevador, devem conferir se o mesmo está no andar e se não há degraus.7. Brincar no elevador não é reco-mendado. Não mexa no interfone, alarme ou em outras peças do painel. Além de paralisar o elevador, pode resultar na quebra do equipamento.

Humor

Um caipira foi visitar o compadre e tendo intimi-dade, entrou na casa sem bater.

O compadre estava sen-tado num sofá assistindo televisão. O caipira então cumprimenta:

- Oi cumpadre, firme? O compadre responde:- Nada sô, futebor.

“Vencer é, apesar de tudo que possa acon-tecer, acreditar nas pessoas e saber que por de traz de cada ato humano, por mais

difícil que alguém possa parecer, há

sempre uma intenção positiva para consigo. Vencer é ter a espe-

rança sempre renova-da, lembrando que o

sol nasce todos os dias e para todos. Vencer é ter um sentimento

profundo de fé, força e perseverança mesmo em momentos difíceis.”

(Flavio Souza)

Page 4: Jornal do Edifício - Edição 004

Jornal do Edifício4

Anuncie - Ligue 5613.6773

“Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si”, ayrton senna

Aposente as fitas VHS!Tecnologia

As fitas VHS (Video Home System) foram cria-das em 1976 pela empresa japonesa JVC, que con-sistia numa formato de gravação de áudio e vídeo em fitas magnéticas de 1/2 polegada de largura. No Brasil, foi introduzida na década de 1980.

Diversas variações foram criadas, como o Super-VHC, que permitia um processo mais avança-do de gravação e repro-dução, reduzindo ruídos e melhorando o sinal.

Mesmo com a tecnolo-gia melhorada durante os anos que esteve no auge, com o tempo as fitas VHS ficam mofadas, as ima-gens começam a se degra-dar e é necessário sempre rebobinar a fita após assis-tir ao filme que, se tiver a fita magnética amassada, tem as cenas puladas.

Diversos prestadores de serviço transformam as fitas VHS em DVD, disco que possui alta tecnologia de armazenamento e qua-lidade nos dias de hoje.

Durante a Segun-da Guerra Mundial, na França invadida pelos nazistas, um grupo de soldados americanos de sangue judeu, conhecido como ‘The Basterds’ (‘Os Bastardos’), é selecionado para espalhar medo para aqueles que impuseram as duras regras do Terceiro Reich.

A missão do grupo, liderado pelo visceral te-nente Aldo Raine (Brad Pitt), é escalpelar e exter-minar brutalmente os na-zistas, sem medir conse-qüências.

No caminho, a tropa se une a uma francesa. Tam-bém de origem judaica, ela trabalha em uma sala de cinema de Paris, para

onde fugiu depois de um conflituoso embate com os soldados alemães que, agora, a veem como um alvo.

Dirigido por Quentin Tarantino (Kill Bill, Pulp Fiction), Inglourious Bas-terds remonta o intem-pestivo período do nazis-mo alemão sob o ponto de vista de um grupo de

soldados um pouco di-ferente dos demais. Eles são sanguinolentos, frios, pragmáticos, expressivos, enfim, personagens típi-cos de Tarantino. O título está disponível para venda ou locação e recebeu três indicações ao Oscar deste ano, com Christoph Wal-tz vencendo na categoria Melhor Ator Coadjuvante.

Bastardos Inglórios

Humor, guerra e Brad Pitt de bigode

(Créditos: D

ivulgação)

Page 5: Jornal do Edifício - Edição 004

Jornal do Edifício 5

Anuncie - [email protected]

Corpos em exposiçãoDepois de ser vista

por aproximadamente 15 milhões de pessoas em ci-dades dos EUA e Europa, “CORPOS - A Exposição” poderá ser visitada pela primeira vez na América do Sul. A mostra está aber-ta desde o dia 21 de maio em São Paulo, reunindo acervo com 20 corpos e 250 órgãos reais, distri-buídos em cerca de 7.000 m² na OCA do Parque do Ibirapuera. Em 2007, outra versão da exposição com corpos reais esteve na capital paulista, atraindo cerca de 450 mil visitantes à OCA.

As diferenças da pri-meira exposição (em 2007) com relação à atual é que os corpos poderão ser vistos em posições que demonstram movimento, como de um jogador de futebol, tênis ou marato-nista, através de corpos preservados com muito mais realidade, que usam silicone emborrachado líquido, tratado e endure-cido. “O resultado final é uma amostra preservada em nível celular, demons-trando com perfeição a complexidade de ossos do corpo, músculos, ner-vos, vasos sanguíneos e

órgãos”, expli-ca Dr. Roy

Glover, professor emérito de Anatomia e Biologia Celular da Universidade de Michigan e diretor mé-dico da mostra.

EducaçãoCom seu caráter prio-

ritariamente educativo, a mostra permite uma melhor compreensão de como maus hábitos ou doenças podem interfe-rir no funcionamento do corpo. É possível conferir, por exemplo, um pulmão saudável colocado ao lado de um pulmão escureci-do pelo hábito de fumar, fornecendo uma compa-ração mais poderosa que qualquer imagem de um livro ou texto. Visitantes poderão ver amostras de órgãos que sofreram in-farto, câncer, dieta pobre e outras patologias, ma-teriais que anteriormente estavam disponíveis so-mente aos profissionais de

medici-na.

CORPOS – A EXPOSIÇÃOLocal: OCA - Parque Ibirapuera (Portão 3)Avenida Pedro Álvares Cabral s/nºPeríodo: até 8 de agostoHorários: segunda à sexta das 10h às 20h. Sába-dos, domingos e feriados das 9h às 20hIngressos: R$ 40,00 (inteira), R$ 20,00 (meia-entrada). De 0 a 2 anos grátis.Site: www.corpos-sp.com.br

Page 6: Jornal do Edifício - Edição 004

Jornal do Edifício6

Anuncie - Ligue 5613.6773

Amor à vista: chegou o Dia dos Namorados

Pode ser que você nun-ca tenha reparado, mas no Brasil o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho por ser véspera do Dia de Santo Antônio, con-hecido como o Santo Casa-menteiro.

No resto do mundo, o Dia dos Namorados é co-memorado em homenagem ao São Valentim, porém em outra data, que é no dia 14 de fevereiro. A história do surgimento é incerta, pois muitos contam que, no sé-culo XVII, ingleses e fran-ceses passaram a celebrar o Dia dos Namorados em ho-menagem ao São Valentim.

No século seguinte, foi adotado pelos EUA, onde ficou conhecido mundial-mente como Valentine’s Day. Posteriormente é que

a data foi trazida ao Brasil.Independente de como

surgiu, um dos maiores problemas enfrentados pelas pessoas que querem presentear o ser amado é o que escolher para tal tarefa. Haja criativi-dade para não re-petir o presente do ano passado não é? O Jornal do Edifício selecionou algumas dicas para o próxi-mo dia 12 de junho...

FLORES E CHOCOLATES

Para os namora-dos, flores sempre é uma boa opção, pois causam uma ótima sensação nas mulhe-res, principalmente se elas não esperam

12 de junhorecebê-las. Mas lembre-se de presenteá-las com ro-sas e atentar-se às cores, pois possuem significados: 1) Vermelhas – é a tradi-cional. Rosas abertas refle-tem paixão e amor intenso e duradouro. Botões sig-nificam o início do amor; 2) Cor de rosa – ligada ao carinho e admiração.

A namorada deve ser meiga, carinhosa e sen-sível, e o ideal é misturá-las com rosas vermelhas; 3) Brancas – significa pureza e estão mais asso-ciadas às noivas, reforçan-do o sentido de lealdade e fidelidade; 4) Amarela – apesar de significar ale-gria e felicidade, muitos confundem com ciúmes, portanto é melhor evitar! 5) Alaranjada – expres-sa encanto e significa que a pessoa está sendo ótima

em sua vida.Por outro lado, os cho-

colates também são uma opção interessante, afinal são indicados tanto para homens, quanto para mul-heres. Do branco ao meio-amargo, os chocolates po-dem ser encontrados em cestas com diversas opções de formatos e tamanhos. Há

chocolates individuais, os desenhados, os bombons, em formatos de coração...

Opção é o que não falta e quem sabe você não une o útil ao agradável – flores e chocolates.

http://santapascoa.zip.net

Para impressionar, é possível unir chocolates e flores

Page 7: Jornal do Edifício - Edição 004

Jornal do Edifício 7

Anuncie - [email protected]

Vamos fazer a festa!Depois da triste Copa

de 2006 em que o Brasil não conquistou o hexa, agora o país está recupe-rado e pronto para torcer, mais uma vez, pela nossa Seleção.

O técnico Dunga já selecionou o time que irá lutar pelo título na África do Sul, enfrentando, na primeira fase, Costa do Marfim, Coréia do Norte e Portugal.

A Copa do Mundo no continente africano começa no próximo dia 11 de junho, com partidas entre a se-leção que recebe o mundial

(África do Sul) e México e entre Uruguai e França. A abertura oficial acontece no dia 13 e a grande final é no dia 11 de julho, às 15h30 (horário de Brasília).

Copa do Mundo Entrelinhas>> Doação de Leite MaternoA Secretaria do Estado da Saúde alerta que, com a chegada do inverno, o nível de leite materno cai nos estoques públi-cos. Por isso convoca mulheres em fases de amamentação - não portadoras de doenças crônicas, que não fazem uso de nenhum tipo de medicamento, não fumantes e que não ingerem bebidas alcoólicas. O recolhimento do leite é feito na própria residência. A lista dos locais de doação está no endereço eletrônico http://www.fiocruz.br/redeblh.

>> Campanha do Agasalho 2010As lojas Leroy Merlin - material de construção, jardinagem e bricolagem - iniciou, desde o dia 21 de maio, a Campan-ha do Agasalho 2010. A loja do Complexo Comercial do Shopping Interlagos participa da ação.

>> Ganhe um Honda Civic no Shopping InterlagosAté o dia 27/06, os consumidores que passarem pelo Sho-pping Interlagos e Interlar Interlagos poderão participar do Quiz Cultural Mães Famosas e Casais Famosos. Quem acertar as três perguntas da primeira fase é classificado para a segunda, quando terão que responder mais oito perguntas. O prêmio é um Honda Civic Zero KM. Basta passar no Balcão do Interlagos Card e solicitar a partici-pação mediante apresentação do Cartão Fidelidade ou RG. Quem apresentar as Notas Fiscais de compras ainda con-corre a R$ 60 mil reais em vales - compras de R$ 100,00, R$ 200,00 e R$ 500.00.

Page 8: Jornal do Edifício - Edição 004

Jornal do Edifício8

Anuncie - Ligue 5613.6773

Agradeço pela Graça alcançada.FAÇA SEU PRODUTO

CHEGAR LONGEANUNCIE AQUI(11) 5613.6773

Costa do Sauípe: tudo novoCom um investimento

de R$ 30 milhões de reais, o Complexo Costa do Sauí-pe, na Bahia, está sendo reformado. Após quase 10 anos de existência, a Previ – Fundo de Pensão dos Funcionários do Ban-co do Brasil – decidiu apli-car grandes mudanças no complexo hoteleiro, como reposicionar a atuação dos hotéis e pousadas e criar um novo espaço exclusivo para as crianças, além de revitalizar a Vila Nova da Praia e a montar uma nova plataforma de entreteni-mento, que contará com shows e eventos esportivos. Segundo Eduardo Giestas, presidente da Sauípe S/A, o objetivo é transformar o re-sort no complexo hoteleiro mais completo da América do Sul.

Reposicionamento dos Hotéis e Pousadas

Com a reformulação, os hotéis passam a ter caracte-rísticas distintas, baseando-se nos diferentes comporta-mentos e expectativas dos hóspedes, com um portfólio segmentado que atende a diferentes necessidades e

preferências.Nesta nova configu-

ração, os cinco hotéis que fazem parte do complexo ganham novos nomes, for-mados pela marca “Sauípe” e um sufixo, designando a

experiência que o hóspe-de vivenciará durante sua estadia. O mais sofisticado deles é o Sauípe Premium, com 196 suítes e duas suítes exclusivas. Já o maior do complexo é o Sauípe Park, com 404 apartamentos, que possibilita contato di-reto com a natureza.

CriançasO novo espaço infan-

til da Costa do Sauípe, o Sauípe Kids, será um dos grandes diferenciais do complexo e o mais comple-

to espaço infantil em hotéis de lazer no país. Com pre-visão de lançamento para junho, a área construída de 4.000m² tem capacidade para até 800 crianças de quatro a 12 anos.

Vila Nova da PraiaCom sua arquitetura

que remete a uma autêntica vila baiana, a Vila Nova da Praia está sendo totalmente revitalizada. Localizada na parte central do complexo e circundada pelas pousadas, a Vila é o local onde as ati-vidades noturnas da Costa do Sauípe se concentram. Os hóspedes convivem num ambiente seguro, sem a necessidade de se deslocar para outros locais.

A Vila também se di-ferencia pela variedade

gastronômica: são oito res-taurantes diversos de cu-linária italiana, japonesa, mexicana, baiana, sucos e lanches, sorveteria, café e doceria, além de um autên-tico boteco assinado pelo Chopp Brahma. Além des-sas opções, o hóspede ainda encontra na Vila quiosques de tapioca e de acarajé, pra-tos típicos da região.

EntretenimentoA Costa do Sauípe já foi

palco de grandes eventos, como a 10ª edição do Brasil Open de Tênis. O complexo também é reconhecido por seus eventos musicais, como o Sauípe Folia, mica-reta que acontecerá de 16 a 18 de setembro e conta-rá com artistas como Ivete Sangalo, e o Sauípe Fest, com Chiclete com Banana e Cláudia Leitte, confirmados entre 12 e 14 de novembro.

Mais sobre a CostaNo site www.costado-

sauipe.com.br é possível conhecer mais sobre o com-plexo, saber como chegar lá, conferir outras fotos do local e ainda realizar as re-versas no hotel escolhido.

Page 9: Jornal do Edifício - Edição 004

Jornal do Edifício 9

Anuncie - [email protected]

HM

Press

Hora ou outra temos visto muitos registros de arrastões a condomínios re-sidenciais. Este crescimen-to de assaltos, que acontece principalmente em prédios (78%), está relacionado ao aumento na criminalidade no País, como apontaram diversas estatísticas no de-correr do ano. Cerca de 47% dos roubos são realiza-dos por pequenos bandos, com até 5 pessoas, que es-tudam o alvo por um certo período, já que preferem locais que não apresentem muita dificuldade de acesso e ação.

De nada adiantaria a tecnologia do monitora-mento eletrônico, com to-dos os seus equipamentos de última geração, se os

profissionais que ocupam as portarias dos condomí-nios não estiverem prepa-rados.

“Esse profissionais de portaria não são segu-ranças, mas precisam ter a sensibilidade necessária para zelar pela segurança. Os porteiros precisam ser treinados para identificar o que pode ser suspeito e como proceder em prol da segurança do condomínio e seus moradores”, expli-ca Jorge Margueiro, da GS Terceirização.

Porém a segurança de um condomínio não depen-de apenas da boa atuação do profissional da portaria e do monitoramento ele-trônico. “Há três pilares fundamentais, que são: o porteiro, o equipamento e o morador. Se há uma cons-cientização, todo o risco de assalto e invasões diminui. Por isso, todo condomínio deve ter regras de controle de acesso e segurança, que devem ser compartilhadas com todos, principalmente com os moradores”, aler-ta Amilton Saraiva Costa, também da GS. “O porteiro é peça fundamental na hora de orientar os moradores e ajudá-los a manter a segu-rança do local”, completa.

Assaltos podem ser evitados com treinamentos e equipamentos

Segurança

Bolo de Fubá

Ingredientes3 ovos 1 xícara e 1/2 de açúcar bem cheia1 xícara e 1/2 de fubá 2 colheres de manteiga bem cheia2 colheres de farinha de trigo3 xícaras de leite1 xícara de água1 pitada de sal1 pires de queijo ralado minas ou canastra1 colher de fermento

Modo de PreparoBater os ovos bem batidos, acrescentar o açúcar, o fubá, a manteiga , o trigo, o leite, e a água. Por últi-mo, o fermento e o queijo ralado. Virar em uma forma refratátia untada com manteiga e levar ao forno. Pulo do GatoEsse bolo parece ser um simples bolo de fubá , masnão é. dentro do forno ele forma no meio dele um camada de creme que deixa ele uma delícia. Comvontade de comer mais.

Obs: Servir o bolo morno

www.temnoseubairro.

com.br

Page 10: Jornal do Edifício - Edição 004

Jornal do Edifício10

Anuncie - Ligue 5613.6773

Atualmente, devido a etologia (estudo do com-portamento animal), é pos-sível entender um pouco mais sobre estes seres real-mente interessantes. Há estudos que provam que as pessoas solitárias têm mais propensão de sofrer de ma-les do coração e cé-rebro do que aque-las que possuem um animal para conversar, trocar afeto ou simples-mente tê-lo como responsabilidade de alimentação e higiene.

Podemos con-siderar como ani-mais de estimação não somente o cão, o gato, o peixe, o hamster, como também aqueles denomina-dos “animais de produção”, e que tornam-se importan-tes elos de amizade e apoio àqueles que são sozinhos.

Para o homem que mora no campo, as galinhas, va-cas e porcos possuem “no-mes” e quando saudados, ao amanhecer, respondem alegremente com grunhi-dos, mugidos e cacarejos. Chegam a ser tão importan-tes que, muitas vezes, seus proprietários evitam viajar para não deixá-los sem os devidos cuidados.

No entanto, para mui-tos, estas pessoas são con-fundidas e consideradas muitas vezes como “anti-sociais”, que não possuem respeito nem laços de ca-rinho por ninguém. Mas isso não é verdade. Na rea-lidade, a pessoa que abdica de algumas de suas ativida-des sociais devido a “seus amigos”, é um grande poço de sentimentos por aqueles que mais precisam de sua companhia. Nota-se, mui-tas vezes, que estes proprie-tários tratam seus animais como se fossem seus filhos

pequenos, pois os grandes foram estudar e trabalhar na cidade.

Psicólogos recomendam que crianças hiperativas possuam um bichinho de estimação para acompan-har o processo de cresci-mento nas diversas fases da

maturidade do animal, di-minuindo, assim, seu ritmo de vida.

Há uma interação de amizade profunda e a ne-cessidade de aproveitar ao máximo a presença do dono – o amigo – e os animais possuem uma virtude rara-mente encontrada nos seres humanos, que é a “verda-deira amizade”, sem ranços de interesse.

Na clínica vemos cães e gatos que passam por um período de profunda tristeza e saudade quando seu melhor amigo morre ou viaja, apresentando por longo tempo perda de ape-

Amizade sincera e inocente que pede somente amor e carinho

Animais

tite e sinais acentuados de desânimo.

Nossos amigos, os ani-mais, possuem, além de tantas outras qualidades, a virtude da gratidão, com muito maior expressão que o homem, pois uma vez tendo-os ajudado, jamais

esquecem.Como já citei anterior-

mente, muitos psicólogos e psiquiatras recomen-dam que devemos dar a nossos filhos um animal de estimação para que aprendam a ter respon-sabilidades com um ser vivo, vendo-o crescer, ne-cessitar de alimentação, água, higiene, passeios e outros cuidados. Isto,

com certeza irá fazê-los adultos melhores.

Somente quem nun-ca teve um animal de es-

timação poderá dizer que este envolvente ser não nos traz benefício algum. No entanto, afirmo que, a par-tir do instante que tiver a sorte de receber este grande amigo em sua casa, mudará imediatamente de idéia.(Artigo adaptado do arti-go original de autoria de Ferdinando Niederheitmann (Médico Veterinário, respon-sável pela Clínica Veterinária Curitiba, em Curitiba/PR)

Page 11: Jornal do Edifício - Edição 004

Jornal do Edifício 11

Anuncie - [email protected]

A empresa hth, líder mundial no tratamento de piscinas, traz ao mercado um produto inovador para a manutenção da água. A nova linha Advanced, des-envolvida com tecnologia de ponta totalmente bra-sileira – testada e aprova-da pela Anvisa –, tem alta capacidade de sanitização, garantindo piscinas mais limpas e cristalinas e, o que é melhor, com um efeito

prolongado de até 60 dias.A linha, composta por

três produtos – dois flu-tuadores e o cloro granula-do com active clear –, tem como vantagem a rápida dissolução em contato com a água, além da praticida-de e da segurança na apli-

HTH lança novo produto para piscinas

Manutençãocação. Diferente da gran-de maioria dos produtos existentes no mercado, que precisam ser diluídos em recipiente com água antes da utilização, a Advanced é colocada diretamente na água, eliminando qualquer tipo de risco gerado pelo contato direto com o cloro.

Com isso, o produto Ad-vanced com Active Clear ajuda a eliminar 99,9% das

bactérias – comprovados pela Anvisa – e impede o esverdeamento da água, mantendo-a cristalina e sa-nitizada por até 60 dias. O produto traz praticidade na aplicação e custo-benefício para os condomínios que possuem piscinas.

Em duas versões, para piscinas de até 30 mil litros e para piscinas de até 70 mil litros, o Flutuador Advan-ced facilita os cuidados com a piscina e foi criado para ser utilizado mensalmente. A dosagem com apenas um clique no fundo da embala-gem permite colocá-lo dire-tamente na água e retirá-lo apenas na hora de cair na piscina.

Sobre a hthLíder mundial no trata-

mento de água de piscina, a hth está no Brasil há mais de 35 anos, com duas in-dústrias: uma em Salto (SP) e outra em Igarassu (PE).

Page 12: Jornal do Edifício - Edição 004

Jornal do Edifício12

Anuncie - Ligue 5613.6773

Método Kumon: Estudo individualizado

Educação

De origem japonesa, o método Kumon foi criado há mais de 50 anos, com o objetivo de desenvolver a autonomia (independên-cia) e o autodidatismo em seus alunos. Para aplicar esse método, o Kumon conta com um material didático auto-instrutivo e um sistema de ensino muito especial: o ensino individualizado.

O ensino individuali-zado é aquele em que cada aluno tem um programa de estudo desenvolvido especialmente para ele, de acordo com sua capaci-dade atual, com seu ritmo de aprendizagem e com as metas que quer atingir.

Esse programa de es-tudo independe da idade e da série escolar do alu-no. Por isso, o sistema de ensino individualizado é

adequado para todas as idades. É por essa razão que crianças pré-escolares até adultos de terceira ida-de estão estudando nas mais de 2.000 unidades no Brasil.

Além disso, tanto alu-nos com grande capaci-dade, quanto alunos com necessidades especiais po-dem estudar pelo Kumon. E cada um se desenvolverá de acordo com o próprio ritmo.

KUMON NO MUNDOCriado em 1958 pelo

professor de matemática Toru Kumon, hoje o mé-todo está presente em 45 países no mundo inteiro, com mais de 4 milhões de alunos.

No Brasil, a primei-ra unidade foi criada em Londrina, em 1977.