jornal do dia 09/02/2010

10

Click here to load reader

Upload: atosefatos-jornal

Post on 31-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

ATOSEFATOS

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL DO DIA 09/02/2010

Leia na Internet www.atosefatos.jor.br a informação de graça

Ano XXIII - número 2.397 PREÇO R$ 1,00 Outros Estados R$ 1,50E-mail: [email protected]ão Luís-MA, Terça-feira, 9 de Fevereiro de 2010

DEPUTADO CHAMA PREFEITOS

MARANHENSES DE SUBSERVIENTES

ATOS E FATOS

Muitas mortes na Ilha doAmor no final de semana

PÁGINA 10

Motorista morre esmagado sobas rodas de caminhão

PÁGINA 10

Odeputado federal Ribamar Alves (foto) foi uma atração à parte, na manhã de ontem, durante encontro organizado pelogoverno do Estado, Famem e prefeitura de São Luís, com osprefeitos de todo o Estado, para discutir a emenda de autoriado deputado federal Ibsen Pinheiro, que distribui igualitaria-

mente os royalties do pré-sal. O encontro ocorreu no Centro de Conven-ções Governador Pedro Neiva de Santana. O parlamentar agrediu todosprefeitos, chamando-os de subservientes, acrescentando ainda estar céti-co quanto à aprovação daquela proposta. PÁGINA 3

O corregedor-geral da Justi-ça, desembargador AntonioGuerreiro Júnior (foto), deter-minou ontem, 8, aos juízesauxiliares da Corregedoria ediretores de fóruns que façamcumprir, de imediato, a trans-posição dos cartórios do Ma-ranhão considerados vagosaos candidatos aprovados emconcurso do Tribunal de Jus-tiça, em novembro de 2008.

PÁGINA 4

Corregedor manda cumprir decisãodo STF quanto a cartórios no Estado

Detento é enforcado e jogado numa lixeiraPÁGINA 10

Encontro une Governo e municípiosem defesa do Pré-sal para todos

Uma ampla campanha de mobilização, articulada pela Federação dos Mu-nicípios do Estado do Maranhão (Famem), em parceria com o Governo doEstado e Prefeitura de São Luís, promoveu ontem (8), no Centro de Conven-ções Pedro de Neiva de Santana, em São Luís, o Encontro pela DivisãoIgual dos Recursos do Pré-sal, evento que contou com a presença do se-cretário de Estado de Coordenação Política e Articulação com os Municípi-os, Hildo Rocha; do vice-presidente da Famem, Vadilson Dias; prefeito deSão Luís, João Castelo; deputados federais maranhenses, senador EdisonLobão Filho, prefeitos e outras autoridades. PÁGINA 3

Deputado federal Marcelo Castro (PMDB-PI) fala no evento

Castelo defendemobilização em defesados royalties do pré-sal

PÁGINA 2

Flávio Dino dizna Câmara que

é pré-candidatoao Governo

Em discurso na Tribuna da Câ-mara, o deputado federal FlávioDino (PCdoB/MA) confirmou asua pré-candidatura ao Governodo Maranhão. A declaração doparlamentar maranhense é sus-tentada pela deliberação do Co-mitê Central do seu partido, oPCdoB, que, reunido neste finalde semana, definiu, entre outrascoisas, apoiar "o partido no Ma-ranhão na luta para viabilizar acandidatura de Flávio Dino ao go-verno do estado, considerandoas circunstâncias eleitorais noâmbito nacional".

PÁGINA 3

Vereador quersuspensão

da concessãoda Caema

Fazendo pronunciamento namanhã de ontem, (08), na Câ-mara Municipal de São Luís edizendo que "é inadmissível, in-concebível e insuportável pensarque a Caema continue a cavarburacos na cidade, deixando osinteresses da população à mín-gua, e não há ninguém que pos-sa botar ordem nessa bagunça",o vereador Ivaldo Rodrigues(PDT) fez a sugestão ao prefeitoJoão Castelo de suspender aconcessão da companhia.

PÁGINA 3

SMTT intensificaorientação no

trânsito duranteperíodo do CarnavalMelhorar a posição de São Luísno ranking das cidades com me-nor índice de acidentes do Brasilé um dos objetivos da SecretariaMunicipal de Trânsito e Transpor-tes (SMTT) neste Carnaval. Como tema "Quem bebe e dirige, aca-ba perdendo a direção", a secre-taria intensificou as ações de dis-ciplina, conscientização e orien-tação no trânsito, no período con-siderado mais propenso a sinis-tros na cidade.

PÁGINA 4

Page 2: JORNAL DO DIA 09/02/2010

Castelo defende mobilização emdefesa dos royalties do pré-sal

� DISTRIBUIÇÃO IGUALITÁRIA

G E R A [email protected]

São Luís-MA, Terça-feira, 9 de Fevereiro de 2010

2ATOS E FATOS Site: atosefatos.jor.br

PESQUISA ELEITORAL: ROSEANA SAI NA FRENTEMuito embora a questionada pesquisa da Sensus - Confederação Nacionaldos Transportes, aponte a governadora Roseana Sarney com mais do dobrodas intenções de votos em relação aos segundo colocado, o ex-governadorcassado Jackson Lago, muitos políticos da base da chefa do executivo estadualentendem que eleição se ganha com os resultados das urnas. O sinal de alertalembra as ultimas eleições, quando a governadora poderia ter decidido o pleitono primeiro turno e por descuido e negligencia de muitos aliados, a decisão foipara o segundo turno. Com o confronto direto o ex-governador José Reinal-do Tavares saqueou os cofres públicos e uma corrupção deslavada acabouproporcionando de maneira desonesta a vitoria de Jackson Lago, com umadiferença de 1,98%. As praticas ilícitas que favoreceram Jackson Lago naseleições foram elementos contundentes para a sua defenestração do cargo.Caso a justiça eleitoral não tivesse tirado Jackson Lago do governo, nãopodemos avaliar como estaria o nosso Estado. Os guetos instalados naadministração praticaram toda a espécie de rapinagem para se locupletaremdos cofres públicos. A verdade é que muitos bandidos travestidos de execu-tivos e gestores, saquearam os cofres públicos. Muitos mandatos políticos dedeputados estaduais e federais foram comprados com recursos de convêni-os espúrios, chegando alguns a valores absurdos de 40 milhões de reais.Vários desses políticos, conscientes de remotas possibilidades de reeleição,correm, se humilham e fazem até promessas que não teem qualquer princí-pio ético e moral para honrá-las, na tentativa de se manterem com mandatos,aliando-se à situação, até há pouco abominada por eles. Dentro de poucotempo darei os nomes de alguns desses sanguessugas.

MILITÂNCIA DO PT DEFINIRÁ OS RUMOS DO PARTIDOSerá na próxima semana, mais precisamente no dia 20, a posse do novoDiretório Estadual do Partido dos Trabalhadores. O presidente será o líderRaimundo Monteiro, uma das expressões sensatas da agremiação e com umtransito muito bom entre as correntes políticas partidárias. Sobre os rumos doPartido dos Trabalhadores nas eleições de 2010, o futuro presidente afirmaque a decisão será da militância, mas observa que a tendência é seguir aorientação nacional tendo como referencia a candidatura da ministra DilmaRoussef. "No diretório, a minha preocupação ao assumir e proporcionar aunião e acabar com as divisões e até mesmo com lutas pessoais dentro do PT.As questões ideológicas, os conflitos e confrontos, inclusive com exploraçõesna mídia, teem que ser abolidas de dentro do Partido dos Trabalhadores. Osquestionamentos devem existir até mesmo como princípios democráticos e setornam salutares na dimensão em que se procura a construção de um partidoforte e voltado para o bem comum", afirma Raimundo Monteiro.

PREFEITOS X CANDIDATOSVem sendo intensificada uma verdadeira caçada a prefeitos pelos parla-mentares que trabalham para a própria reeleição e dos políticos que aspi-ram cadeiras nos parlamentos estadual e federal. Embora a maioria estejaenvolvida em acusações de malversação de recursos públicos, os prefei-tos são controladores da maioria do eleitorado pelo trabalho clientelista quese constitui como as suas maiores obras invisíveis. Há poucos dias, oprefeito de Carutapera, Amim Kamel, em conversa com amigos em umrestaurante da cidade, relatava que não apoiará nas próximas eleições odeputado Pavão Filho, que no pleito passado recebeu do seu município 15mil votos. Ele não honrou compromissos com a prefeitura e com váriascomunidades e já é carta fora do baralho, afirmou. Um outro prefeito quedecidiu também mudar é Antonio Diniz, de Bequimão. Estava tudo acertadocom um ex-secretario de estado e ex-municipal, mas devido ao seu envol-vimento em corrupção e desvio de milhões de reais, decidiu mudar paraevitar que o problema possa respingar na sua administração. Antonio Dinizjá teria revelado a amigos, que embora seja de um partido de oposiçãodeverá, na realidade, apoiar alguém da situação. Convites não lhes faltam.

FGTS PARA COMPRAR CASA PARA FILHOSerá posta em votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadaniado Senado, por todo este mês, o Projeto de Lei, que autoriza o trabalhadora sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço para a aquisição deimóvel para descendente em primeiro grau. O projeto prevê que o bene-ficiário como proeminente comprador do imóvel, seja maior de 21 anos eque tenha vinculo matrimonial ou comprovada união estável. A liberaçãodo FGTS poderá ocorrer nas seguintes situações: pagamento de partedas prestações decorrentes de financiamento habitacional concedido noâmbito do Sistema Financeiro de Habitação, liquidação ou amortizaçãoextraordinária do saldo devedor de financiamento imobiliário ou aindapagamento total ou parcial do preço de aquisição de moradia própria oulote urbanizado de interesse social não construído. Alguns senadores játeriam se manifestado contrario ao projeto de lei, que nos entendimentos devários deles, a proposta é paternalista e muito propícia a distorções.

De PRIMEIRÍSSIMARoseana está

no governoA governadora Roseana Sarney co-meçou a despachar, ontem, no Pa-lácio dos Leões. Ela estava nos Es-tados Unidos, onde fez um check-upde rotina. A intenção era avaliar prin-cipalmente como estava a operaçãode aneurisma que ela realizou anopassado. Na volta dos Estados Uni-dos, passou por uma avaliação deseus médicos em São Paulo.

PREFEITURADESMENTE

A prefeitura de Bacabeira desmen-tiu informações de que a Secreta-ria de Estado da Cultura usou doispesos e duas medidas neste car-naval. Agraciando-a com 300 milreais para investir no Carnaval.Quem informou a proteção a Ba-cabeira assegura que vai desmen-tir a prefeitura. Vamos ver quemestá com a verdade.

Roseana e GardêniaNÃO VÃO

O secretário estadual de Assuntos Estratégicos,Ricardo Guterres, será o representante oficial do

Maranhão no desfile da escola de samba Acadêmicosdo Tucuruvi, em São Paulo. A escola vai homenagear,no Carnaval deste ano, a capital maranhense com o

enredo "São Luís do Maranhão: um Universo deEncantos e Magia". Convidada pela diretoria da agre-miação a participar do desfile, a governadora Rosea-na Sarney optou por enviar o representante. . A Tucu-ruvi será a terceira escola a desfilar na noite da próxi-ma sexta-feira (12). A primeira dama do município deSão Luis, Gardênia Gonçalves, também convidada a

desfilar na Tucuruvi, também, não irá.

Pesquisa daoposiçãoSetores da Oposi-ção estão se orga-nizando para con-tratar uma pesquisacom o objetivo desaber se é, ou não,necessária a uniãodos segmentosoposicionistas.

O prefeito de São Luís,João Castelo, conclamou, namanhã de ontem, os prefeitose os parlamentares da banca-da federal do Maranhão a semobilizarem para asseguraruma distribuição justa e equ-ânime dos recursos financei-ros que serão provenientes daexploração do pré-sal. O even-to reuniu prefeitos, deputadosfederais e estaduais, vereado-res, empresários e dirigentesde órgãos de classe.

Para João Castelo, a vota-ção da emenda, de autoriados deputados federais IbsenPinheiro (PMDB-RS) e Hum-berto Souto (PPS-MG), quedistribui royalties da explora-ção do pré-sal de acordo comos critérios do Fundo de Par-ticipação dos Estados (FPE)e do Fundo de Participaçãodos Municípios (FPM), deveser uma prioridade dos sena-dores, deputados federais e,principalmente, dos prefeitosdos municípios maranhenses.

Ao proferir discurso na aber-tura do "Encontro pela DivisãoIgualitária dos Recursos doPré-Sal", coordenado pela Fe-deração dos Municípios doMaranhão (Famem), no Centrode Convenções Pedro Neiva deSantana, o prefeito de São Luísdeclarou que "é fundamentalque seja assegurada na legis-lação do nosso país a distribui-ção mais justa e equânime dosrecursos nacionais".

Em seu pronunciamento,Castelo enalteceu a importân-cia da presença em São Luísdo deputado federal MarceloCastro (PMDB-PI), que estápercorrendo o Brasil inteiropedindo apoio das autoridadese lideranças políticas dos es-tados para que a Câmara dosDeputados aprove a emenda,que altera a fórmula de distri-buição dos royalties do petró-leo extraído do pré-sal.

O deputado Marcelo Cas-tro explicou que, sendo apro-vada a emenda de Ibsen Pi-nheiro e de Humberto Souto,o município de São Luís, aquem caberia R$ 11,4 mi-lhões por ano, passará a terdireito a receber anualmenteR$ 85 milhões.

Além do prefeito João Cas-telo, o senador Edison LobãoFilho e os deputados federaisMarcelo Castro (PMDB-PI),Biné Camacho (PTB-MA) e

João Castelo defendeu a distribuição igualitária dos recursos nacionais do pré-sal

Ribamar Alves (PSB-MA) tam-bém proferiram discursos emdefesa da aprovação da emen-da que propõe a distribuiçãoigualitária dos royalties de pe-tróleo, que será extraído daárea do pré-sal, localizada nacosta sudeste do país.

ESPÍRITO PÚBLICO -João Castelo lembrou que,quando foi deputado constitu-inte, empunhou a bandeira dajusta distribuição dos recursosda União. "Esta luta é antigae eu sou um entusiasta da

ideia de que se assegure a dis-tribuição igualitária destes re-cursos, como forma de garan-tir o desenvolvimento econômi-co e social de todos os esta-dos do nosso país", frisou.

O prefeito salientou queestá convencido de que os de-putados federais e senadoresmaranhenses, "com espíritopúblico e vontade de bem ser-vir ao povo", irão votar a favorda emenda proposta pelos de-putados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Humberto Souto (PPS-

MG), que está em tramitaçãono Congresso Nacional.

"Esta causa é muito maisimportante do que muita gen-te pensa", salientou JoãoCastelo, reafirmando a tesede que a riqueza oriunda daexploração do petróleo do pré-sal deve ser distribuída demaneira igualitária para todosos estados e municípios enão apenas para atender atrês estados da região Sudes-te: Rio de Janeiro, São Pauloe Espírito Santo.

Gastão Vieira afirma que execuçãoorçamentária transcorre dentro da normalidade

O orçamento do Estadopara o exercício de 2010 estáaberto. A afirmação foi feita pelosecretário de Estado de Pla-nejamento e Orçamento, Gas-tão Vieira, ontem (8). “Estãotentando criar um factóide. Agovernadora Roseana Sarneynão recomendou esse proce-dimento antes de sua viagem.Tanto que desde o final de ja-neiro, foram liberados o paga-mento da folha de pessoal eos recursos destinados aospoderes (Legislativo e Judiciá-rio). Em 1º de fevereiro, saiu orecurso para manutenção detodos os órgãos”, declarou.

De acordo com o secretá-rio, não houve prejuízos, poisa movimentação do orçamen-to do Estado está transcor-rendo dentro da normalidade.Ele afirmou que no dia 1º defevereiro foram liberados R$17.933.186,00 no total. “Ébom lembrar que esse valor,de mais de 17 milhões, ex-clui os recursos investidos noCarnaval, que já está todo

pago, e os usados para a fo-lha de pessoal”, ressaltou.

Gastão Vieira detalhouque, na data de 1º de feverei-ro, foram liberados, só paraa Assembléia Legislativa, re-cursos da ordem de R$3.299.720,00 e para o Tribu-nal de Justiça do Maranhão(TJ) um montante de R$3.196.678,00. Algumas se-cretárias e órgãos estaduais

que apresentam demandasmaiores receberam o valorcorrespondente a 50% do to-tal destinado a manutençãoe custeio.

Gastão Vieira esclareceuainda que o Governo do Esta-do está seguindo o trâmitenormal e começou a execu-ção financeira após a publica-ção do Decreto nº 26.266, de22 de janeiro deste ano, que“estabelece as normas paraa programação e a execuçãoorçamentária e financeira dosorçamentos fiscal e da segu-ridade social para 2010”.

Nesse ponto, Gastão Viei-ra foi taxativo: “Está tudo pu-blicado no Diário Oficial, coma mesma transparência que ogoverno sempre trabalhou”,declarou. O secretário apontouainda que o governo encontrouuma dificuldade adicional noano de 2009, pois o prazo deexecução orçamentária foi atéo dia 30 de dezembro e emoutras gestões foi fixado em10 de dezembro.

Secretário Gastão Vieira

Page 3: JORNAL DO DIA 09/02/2010

Ribamar Alves chama prefeitos

maranhenses de subservientes

� PEGOU PESADO

P O L Í T I C [email protected]

São Luís-MA, Terça-feira, 9 de Fevereiro de 2010

3ATOS E FATOS Site: atosefatos.jor.br

O deputado federal Riba-mar Alves (PSB), foi uma atra-ção à parte, na manhã de on-tem, durante encontro organi-zado pelo governo do Estado,Famem e prefeitura de SãoLuís, com os prefeitos de todoo Estado, para discutir aemenda de autoria do depu-tado federal Ibsen Pinheiro,que distribui igualitariamenteos royalties do pré-sal. O en-contro ocorreu no Centro deConvenções Governador Pe-dro Neiva de Santana. O par-lamentar agrediu todos prefei-tos, chamando-os de subser-

vientes, acrescentando aindaestá cético quanto à aprova-ção daquela proposta.

"Os prefeitos, em sua mai-oria, não têm autonomia emsuas decisões. Por isso, se-quer podem pressionar parla-mentares. Acho que essaemenda tem reação contráriado presidente Lula, que quereleger a Dilma como sua su-cessora de qualquer maneirae, por isso, tenta fazer afagoàs bancadas do Rio de Janei-ro e São Paulo, que estãocontra e emenda do Ibsen",disse Ribamar Alves.

Bastante grosseiro com osprefeitos, ele disse ainda nãohaver recebido convite da Fa-mem, para participar do even-to. Isso foi rebatido pelo che-fe de gabinete da entidade,Marcelo Freitas.

- Encaminhamos convite atoda a bancada federal doMaranhão. O convite do de-putado Ribamar Alves chegouem seu gabinete no dia pri-meiro deste mês, sendo re-cebido por um assessor quese identificou como Carvalho.Ele cometa um lapso e umaextrema grosseria com a Fa-

mem e com os prefeitos ma-ranhenses - afirmou.

O parlamentar participoudas duas reuniões da Famemsobre o assunto. Em nenhu-ma delas, acrescentou algo depositivo, demonstrando não ternenhum conhecimento técni-co sobre o assunto. Um dosprefeitos presentes, chegou aafirmar que o parlamentar tal-vez esteja em desespero, porvislumbrar remotas possibili-dades de reeleição em outu-bro, e, por isso, tenha partidopara a agressão contra osgestores municipais.

Ivaldo Rodrigues sugereao prefeito suspensão

da concessão da CaemaFazendo pronunciamento

na manhã de ontem, (08), naCâmara Municipal de São Luíse dizendo que "é inadmissí-vel, inconcebível e insuportá-vel pensar que a Caema con-tinue a cavar buracos na ci-dade, deixando os interessesda população à míngua, e nãohá ninguém que possa botarordem nessa bagunça", o ve-reador Ivaldo Rodrigues (PDT)fez a sugestão ao prefeitoJoão Castelo de suspender aconcessão da companhia.

"Já que ela (Caema) nãorespeita a população, não res-peita a prefeitura e nem res-peita a Câmara não podemos,como vereadores, permitir quea Caema, como concessioná-ria pública, continue cometen-do esse desrespeito e nin-guém se responsabiliza. Com

a suspensão da concessãoesperamos que a prefeiturapossa botar ordem nessa ba-gunça", bradou indignado oparlamentar pedetista paraacrescentar: "Não podemosficar assistindo a tudo isso decamarote sem tomar nenhu-ma providência".

O vereador do PDT falouainda que é um absurdo a Ca-ema cavar buracos pela cida-de, não recompor o asfalto,"deixando ao léu, deixando aíngua os direitos da população,pois é preciso que a Caemaassuma a sua responsabilida-de de prestar o serviço com-pleto". Ivaldo Rodrigues disseainda que é preciso dar umbasta a "esse dilema diuturnoda população, já que não hálei que impeça a Caema decontinuar com esse abuso".

Uma ampla campanha demobilização, articulada pelaFederação dos Municípios doEstado do Maranhão (Fa-mem), em parceria com oGoverno do Estado e Prefei-tura de São Luís, promoveuontem (8), no Centro de Con-venções Pedro de Neiva deSantana, em São Luís, o En-contro pela Divisão Igual dosRecursos do Pré-sal, eventoque contou com a presençado secretário de Estado deCoordenação Política e Arti-culação com os Municípios,Hildo Rocha; do vice-presiden-te da Famem, Vadilson Dias;prefeito de São Luís, JoãoCastelo; deputados federaismaranhenses, senador Edi-son Lobão Filho, prefeitos eoutras autoridades.

A iniciativa visa sensibili-zar a bancada federal e sena-dores maranhenses para quevotem a favor da emenda pro-posta pelos deputados IbsenPinheiro (PMDB-RS) e Hum-berto Souto (PPS-MG), quedefende uma divisão igual dosrecursos do pré-sal no proje-to de partilha, em tramitaçãono Congresso Nacional.

Para o vice-presidente daFamem, Vadilson Dias, é im-portante convocar os prefeitos,deputados federais e senado-res para que juntos possamreivindicar o que os estados emunicípios brasileiros têm di-reito. "A emenda proposta pe-los deputados Ibsen e Hum-berto Souto é, com certeza,justa e viável", ressaltou.

Segundo Hildo Rocha, éimportante que seja feita umacorreção na divisão dos royal-ties entre os estados e muni-cípios brasileiros. "Temos quecorrigir o que foi feito no pas-sado em que a riqueza do pe-tróleo beneficia dez municípi-os brasileiros e apenas trêsestados da federação, Rio deJaneiro, São Paulo e EspíritoSanto, e da forma como estãoquerendo fazer com o pré-salcontinua o mesmo erro". Elelembrando que os serviços deexploração de petróleo são efe-tivados com recursos daUnião, ou seja, de todos osestados da Federação.

Hildo Rocha revelou que agovernadora Roseana Sarneyestá trabalhando em favorEmenda, não apenas entre osdeputados federais. De acor-

Encontro une Governo, municípios e sociedadecivil em defesa do Pré-sal para todos

do com o secretário, ela estámobilizando, também, os de-mais governadores, especial-mente do Norte e Nordeste."Em dezembro do ano passa-do o Maranhão recebeu ape-nas R$ 800 mil, fruto do fundoespecial de petróleo, enquan-to o estado do Rio de Janeirorecebeu R$ 275 milhões. Oque se busca agora é umadistribuição igual porque essepetróleo é da nação brasilei-ra", destaca.

ESTUDO SOBRE A DIVI-SÃO DOS ROYALTIES - Odeputado federal Marcelo Cas-tro (PMDB-PI), um dos convi-dados para participar do en-contro, foi responsável pelaelaboração de um estudo com-parativo sobre a distribuiçãodos royalties, levando em con-ta o regime atual de partilhados recursos do pré-sal e oque é proposto pela emendaIbsen-Humberto Souto, Proje-to de Lei nº 5938/09.

O parlamentar piauienseexplica que o petróleo seráextraído a 300 quilômetros dacosta brasileira e sete milmetros de profundidade, em

uma área considerada daUnião, de acordo com a Cons-tituição Federal. Por isso, nasua avaliação, os recursosdevem ser divididos entre to-dos os estados e municípios.

"Nossa luta é para distribuiressa riqueza por todos os bra-sileiros, defendo a emenda Ib-sen Pinheiro-Humberto Soutoque pega todos os royalties dopetróleo produzido no mar edivide equitativamente por todaa população brasileira", defen-deu Marcelo Castro.

O deputado explicou que,pelo relatório atual, há umadistorção muito grande na di-visão dos recursos, sendo queo principal beneficiado seriaapenas o Rio de Janeiro. So-mente em 2008 foram gera-dos R$ 23 bi em royalties,desse valor R$ 10 bi forampara a União, sobrando R$ 13bi para serem distribuídospelos 27 estados brasileirose 5.565 municípios, ficando oRio de Janeiro com R$ 10,3bi. "Isso é uma coisa inacei-tável. O petróleo é nosso, umariqueza brasileira que deveser distribuídas para todos".

VALOR PARA O MARA-NHÃO - De acordo com o es-tudo feito pelo deputado, oMaranhão, na proposta atual,receberia R$ 433 milhões/anode royalties. Com aprovaçãoda Emenda passa a ter direi-to a R$ 1,8 bi/ano. Somentea capital, São Luís, passariado patamar de R$ 11 mi/anopara R$ 85 mi/ano.

O deputado federal (PTB-MA), Bene Camacho, conside-ra que está havendo um focomuito grande no que diz respei-to a construção quantitativa dasdistribuição dos royalties,masele espera que outra discussãoseja levada em conta, comoesses recursos serão aplica-dos. "Temos que lutar por es-ses recursos, mas construiruma realidade que atinja a to-das as camadas da população,principalmente os mais pobres".

O senador Edison LobãoFilho, revelou que o setor depetróleo distribuiu R$ 10 bi em2008 para basicamente trêsestados brasileiros: Rio deJaneiro, São Paulo e EspíritoSanto. "Eu diria que agora háuma batalha desses três es-tados para manter esses re-cursos e uma batalha do res-to do Brasil querendo distri-buir esses mesmos recursos,com a diferença que com opré-sal não serão somente R$10 bi, serão de R$ 150 bi aR$ 200 bi. É um absurdo queesse dinheiro fique concentra-do nesses lugares", declarou.

DESENVOLVIMENTO -Os envolvidos na campanhadizem que a aprovação domodelo de distribuição dosroyalties, proposto pela emen-da, assegurará o desenvolvi-mento econômico e socialdos Estados não produtores,no momento em que destinamais recursos para que sefaçam investimentos emobras e em geração de em-prego nessas regiões.

Hildo Rocha, vice-presidente da Famem,Vadilson Dias e o senador Edison Lobão Filho

Flávio Dino, na Tribuna daCâmara, confirma pré-

candidatura ao Governo do MAEm discurso na Tribuna da

Câmara, o deputado federalFlávio Dino (PCdoB/MA) con-firmou a sua pré-candidaturaao Governo do Maranhão. Adeclaração do parlamentarmaranhense é sustentadapela deliberação do ComitêCentral do seu partido, oPCdoB, que, reunido neste fi-nal de semana, definiu, entreoutras coisas, apoiar "o parti-do no Maranhão na luta paraviabilizar a candidatura de Flá-vio Dino ao governo daqueleestado, considerando as cir-cunstâncias eleitorais no âm-bito nacional".

Durante a reunião em SãoPaulo, o PCdoB aprovou umaresolução política acerca daseleições de 2010 por meio daqual reforça a necessidade deconsolidar o modelo de de-senvolvimento do país inicia-do em 2002 com o governoLula e, ao mesmo tempo, via-bilizar a renovação política emestados como o Maranhão,ao defender a candidatura deFlávio Dino ao Governo doEstado como uma das priori-dades do partido para as elei-ções deste ano.

"Há a afirmação da DireçãoNacional do PCdoB de que éprojeto partidário prioritário aeleição para o Governo do Es-tado do Maranhão, com a bus-ca de construção de aliançaspolíticas e sociais que susten-tem esse projeto progressis-ta, democrático, popular noMaranhão", discursou FlávioDino. Segundo o deputado, suacandidatura ao Governo doMaranhão faz parte, agora, deuma resolução nacional doPCdoB, tendo a necessidadede renovar e construir um ci-clo de desenvolvimento diferen-ciado no Maranhão.

Durante o seu discurso,Flávio Dino foi aparteado pe-los deputados Luiz Couto,Mauro Benevides e MarconiGadelha que elogiaram a re-solução do PCdoB. "Fico con-tente porque Vossa Excelên-cia se coloca à disposição doseu partido, e acho que ou-tras forças políticas progres-sistas deverão se juntar a Vos-sa Excelência para possagovernar o Estado do Mara-nhão", pontuou Luiz Couto

(PT/PB). Mauro Benevides(PMDB/CE) disse que FlávioDino "tem engenho e arte, ta-lento fulgurante, visão dos pro-blemas econômicos, sociaise políticos daquela unidadefederada. Se chegar ao Palá-cio dos Leões, certamentehaverá de realizar uma gran-de gestão em favor do povodo Maranhão", reconheceu.Marconi Gadelha (PCS/PB)também destacou a impor-tância da deliberação doPCdoB. "O Brasil era o paísdo futuro. Agora o futuro che-gou finalmente ao Brasil, e anossa expectativa é de quepelas suas mãos nós tenha-mos uma aceleração das dotempo, das do coordenadasdo tempo, e que o Maranhãose encontre com o seu gran-de destino, com o seu extra-ordinário futuro, definitivamen-te", disse.

Flávio Dino disse que nes-ta semana estará em SãoLuís participando de eventospromovidos pelo PT e manten-do contatos com liderançasdos movimentos sociais."Sustentarei com muita hon-ra a bandeira da mudança, daesperança do povo do Mara-nhão nas eleições de 2010",concluiu Flávio Dino.

Deputado federalFlávio Dino

Page 4: JORNAL DO DIA 09/02/2010

� PREVENIR ACIDENTES

G E R A [email protected]

São Luís-MA, Terça-feira, 9 de Fevereiro de 2010

4ATOS E FATOS Site: atosefatos.jor.br

SMTT intensifica orientação notrânsito durante período do Carnaval

DIRETORA GERALNonata Marques

FUNDADOR:Udes Lemos da Cruz

E-mail: [email protected] jornal Atos e Fatos é uma publicação da

COPIDESK GRAFICA EDITORA E PROPAGANDARedação e parque gráfico-Avenida Guaxenduba - nº 285 -

Centro - Fone: 3254-0597-CEP-65000-000CNPJ. 23.671.134/0001-30

SUPERINTENDENTEJorge Luis Raiol

EDITORDjalma Rodrigues

Marcelo prestigia inauguraçõesNo último final de semana, o presidente da Assembléia Le-gislativa, deputado Marcelo Tavares, particippu de diversasinaugurações de obras no município de São João Batista,todas elas executadas pelo atual prefeito Eduardo Dominici,em parceria com toda a sua equipe de trabalho. Logo após,houve uma grande comemoração. A propósito Eduardo anun-cia um grande carnaval a partir do próximo sábado, na praçade eventos, a partir das 20 horas, com a participação de vári-as bandas, além dão Bloco e Banda Bagaceira, coordenadospor Assis Araújo e Luís Everton e a Piracema de Willian Bar-ros e Família, que faz um pré carnaval na sede e em povoa-dos. Vai ser animação total!

Só faltava essaO prefeito do município de Buriti Bravo, Nonato Pereira(PDT),deu mais uma demonstração de que não quer nenhuma apro-ximação da governadora Roseana Sarney. O prefeito indigna-do com o trabalho da governadora em prol do município, man-dou a policia militar prender as máquinas que estavam traba-lhando na restauração das estradas vicinais de alguns povo-ados do município. O motivo seria porque a governadora en-viou as máquinas a pedido do presidente municipal do PTB,Cid Costa, que foi seu adversário nas eleições de 2008. Dezpovoados e um campo de futebol seriam contemplados comos reparos. A principio o prefeito foi até o local e mandou queo maquinista parasse como não foi atendido, o prefeito, quesente o dono da cidade, deu queixa na policia solicitandoimediatamente o embargo das obras.

Caso na justiçaO caso foi parar na justiça. De acordo com a copia do pro-cesso nº 08/2010 da comarca de Buriti Bravo, que tivemosacesso, a ação protocolado pelo prefeito foi "Nunciação deObra Nova", contra o senhor Francivaldo Araujo Silva (moto-rista da máquina). As estradas já não tinham nenhuma condi-ção de trafego e o prefeito Nonato Pereira, alegou que asmáquinas que estavam trabalhando impediam o direito docidadão de ir e vim. A população dos povoados de Miroro,Baixão de Areia, Alegre, Sambaiba, Morada Nova, Aldeia,Estaleiro, Morcego,Alegrim e Itauna.

Novo diretorO publicitário Gildo Moraes, será o novo Diretor de Marke-ting do Moto Clube, ele que está acertando esta semana,os últimos detalhes com o presidente da Junta GovernativaAreimateis Viegas e os demais dirigentes. Atualmente, Gil-do é Assessor de Imprensa do vice-gobvernador João Alber-to que sena semana passada assumiu o comando do Esta-do, com a viagem da governadora Roseana Sarney. Temtudo para realixar um grande trabalho.

FIM DE PAPO

A Secretaria de Esporte e Juventude realiza hoje às 18horas no Auditório do Palácio Henrique de La Roque olançamento da III Conferência Estadual do Esporte.

/////A solenidade contará com a presença do governador em exer-cício João Alberto e o secretário de Esporte e Juventude,Roberto Costa.

/////A realização da III Conferência Estadual de Esporte foideflagrada pelo Ministro do Esporte, tendo como temadeste ano o Plano Decenal do Esporte e Lazer e as confe-rências tem se constituído um espaço importante de mo-bilização de segmentos diversos do esporte, proporcio-nando um diálogo da sociedade civil com o estado paraproposições e controle de Políticas Sociais no Esporte.

/////Estarão presentes na solenidade a comissão organizadora erepresentantes de 217 municípios do estado.

/////Fazendo pronunciamento na manhã de ontem, na Câ-mara Municipal de São Luís e dizendo que "é inadmis-sível, inconcebível e insuportável pensar que a Caemacontinue a cavar buracos na cidade, deixando os inte-resses da população à míngua, e não há ninguém quepossa botar ordem nessa bagunça", o vereador IvaldoRodrigues (PDT) fez a sugestão ao prefeito João Caste-lo de suspender a concessão da companhia.

Por Anacleto Araújo [email protected]

Melhorar a posição de SãoLuís no ranking das cidadescom menor índice de aciden-tes do Brasil é um dos objeti-vos da Secretaria Municipal deTrânsito e Transportes (SMTT)neste Carnaval. Com o tema"Quem bebe e dirige, acabaperdendo a direção", a secre-taria intensificou as ações dedisciplina, conscientização eorientação no trânsito, no pe-ríodo considerado mais pro-penso a sinistros na cidade,principalmente em função douso excessivo de bebida al-coólica, combinado com dire-ção de veículo.

Para o titular da SMTT,Ribamar Oliveira, os númerosde acidentes de 2009, com-parados com os de 2008, in-dicam que as ações de cons-cientização e disciplina, pro-movidas pelo órgão municipalde trânsito, estão surtindoefeitos positivos em São Luís.

Um levantamento elabora-do pela Coordenação de Edu-

Secretário Ribamar Oliveira disse que as ações deconscientização da SMTT surtem efeitos na população

cação para o Trânsito da Se-cretaria, no período de 2 a 6(sábado a quarta) de fevereirode 2008 e 21 a 25 (sábado a

quarta) de fevereiro de 2009,mostrou que houve redução donúmero de acidentes no anopassado em relação a 2008.

Números comprovamredução de acidentes

2008- Número de acidentes: 52- Número de acidentescom vítimas: 20- Número de vítimas: 20- Ferimentos leves: 07- Ferimentos graves: 13- Óbitos: 0

2009- Número de acidentes: 39- Número de acidentescom vítimas: 11- Número de vítimas: 13- Ferimentos leves: 09- Ferimentos graves: 04- Óbitos: 0Fonte: Coordenaçãode Educação para oTrânsito da SMTT

O corregedor-geral da Jus-tiça, desembargador AntonioGuerreiro Júnior, determinouontem, 8, aos juízes auxilia-res da Corregedoria e direto-res de fóruns que façam cum-prir, de imediato, a transposi-ção dos cartórios do Mara-nhão considerados vagos aoscandidatos aprovados em con-curso do Tribunal de Justiça,em novembro de 2008.

A medida ratifica decisão doministro Dias Tofolli, do Supre-mo Tribunal Federal (STF), quena sexta-feira, 7, julgou extin-to, sem solução de mérito,mandado de segurança ajuiza-do contra ato do CorregedorGeral da Justiça. Os impetran-tes, todos do estado de Alago-as, foram incluídos pelo corre-gedor em relação provisória deserventias extrajudiciais.

Setenta e quatro serventi-as maranhenses já contamcom notários aprovados emconcurso, que teve como ob-jetivo preencher 202 serventi-

Corregedor manda cumprir decisãodo STF quanto a cartórios no Estado

as consideradas vacantes -165 a ser providas por ingres-so e outras 67 por remoção.

Em outras nove serventias,os novos titulares solicitaramprorrogação do prazo para en-trar em exercício. Do total deserventias consideradas va-gas, 119 ainda se encontramnessa condição. O prazo paraos aprovados no concurso to-marem posse nesses cartóri-os terminou em 18 de janeiro.

Cabe ao Tribunal de Justi-ça elaborar a lista de vacân-cia de todas as serventias va-gas no Estado e que devemser objeto de concurso a serrealizado ainda esse ano.

Conforme prevê a Resolu-ção 80, do CNJ, os interinosque respondem pelas serven-tias que serão submetidas aconcurso permanecerão àfrente dos cartórios até a pos-se de novo delegado aprova-do em concurso público.

RESOLUÇÃO - A medidaatende à resolução 81/2009, do

Conselho Nacional de Justiça,que dispõe sobre a obrigatorie-dade de concurso de provas etítulos para a outorga das De-legações de Notas e de Regis-tro, "não se permitindo quequalquer serventia fique vaga,sem abertura de concurso deprovimento ou de remoção pormais de seis meses (artigo 236da Constituição Federal)".

Sobre o tema, outra reso-lução do CNJ, a 81/2009, "de-clara a vacância dos serviçosnotariais e de registro ocupa-dos em desacordo com asnormas constitucionais perti-nentes à matéria, estabelecen-do regras para a preservaçãoda ampla defesa dos interes-sados, para o período de tran-sição e para a organizaçãodas vagas do serviço de notase registro que serão submeti-das a concurso público".

OFICIAIS DE JUSTIÇA -Guerreiro Júnior manteve posi-ção favorável ao cumprimento deResolução do CNJ, que exige,

nos concursos públicos, nívelsuperior para o cargo de oficialde Justiça, de acordo com de-cisão do conselheiro maranhen-se Leomar Barros Amorim.

O corregedor lembrouque, ao contrário do que foidivulgado pela imprensa na-cional, a exigência foi cum-prida integralmente no últimoconcurso para oficial de Jus-tiça do Maranhão.

Caema faz levantamento de bens patrimoniaisA Companhia de Sanea-

mento Ambiental do Maranhão(Caema) está realizando umlevantamento físico de todosos bens patrimoniais imóveisda companhia, junto à sede etambém junto as Unidades deNegócios na capital e no in-terior. A finalidade é verificartodos os imóveis que são depropriedade da companhia eos que são alugados, comotambém os que estão em fun-cionamento ou não.

Estão sendo relacionados echecados o número de poçosativados e desativados comseus endereços, planta de si-tuação e localização; endere-ços de escritórios, unidades erespectivos sistemas, suascondições físicas e destino de

propriedade; endereço de todosos reservatórios e em quais si-tuações estão operando.

Segundo o chefe da Divisãode Patrimônio da Caema, Rai-mundo Diniz, a companhia temmuito a ganhar com esse tra-balho, pois terá maiores condi-ções de otimizar o controle detodos os bens da companhia",disse, destacando que a inici-ativa da Diretoria Administrati-va, além de dar funcionalidadeao que não está sendo usado,permite um esvaziamento dossetores das unidades, elimi-nando o sucateamento dosbens patrimoniais em desuso.

Atualmente a Caema pos-sui oito Unidades de Negóci-os no interior do Estado e cin-co na capital, sendo que cada

unidade é formada por váriossistemas de abastecimentos.

Na capital, as Unidades deNegócios estão organizadaspor áreas de proximidade. Nointerior obedece a mesma for-ma de organização, porém aaproximação é feita por cida-des, sendo localizada a uni-dade no município de maiordestaque da região.

Em São Luís, as Unidadesde Negócios se situam nosbairros Anjo da Guarda, Vi-nhais, Cohab, Cidade Operá-ria e Centro. No interior estãolocalizadas nos municípios deChapadinha, composta por 20sistemas em sedes munici-pais e dois sistemas em po-voados; Itapecuru, formadapor 14 sistemas em sedes

municipais e quatro sistemasem povoados; Presidente Du-tra, com 15 sistemas em se-des municipais e quatro sis-temas em povoados; Impera-triz, composta de 16 siste-mas em sedes municipais eum sistema em povoado; Pi-nheiro, com 19 sistemas emsedes municipais e um siste-ma em povoado; Pedreiras,com 16 sistemas em sedesmunicipais e dois sistemasem povoados; São João dosPatos, formada por 18 siste-mas em sedes municipais eum sistema em povoado; San-ta Inês, por 19 sistemas emsedes municipais e cinco sis-temas em povoados. A previ-são é que esse trabalho sejaconcluído dentro de 120 dias.

Corregedor-geral daJustiça, Guerreiro Júnior

Page 5: JORNAL DO DIA 09/02/2010

C L A S S I F I C A D O [email protected]

3254-0597Atos e Fatos

CLASSI & CAMILE 9606-9004Responsabilidade da Gislane Publicidade

(098) 8895-4518

Horários: 2ª, 3ª e Sábado - 8:00 às 12:00

Page 6: JORNAL DO DIA 09/02/2010

C L A S S I F I C A D O [email protected]

3254-0597Atos e Fatos

Page 7: JORNAL DO DIA 09/02/2010

G E R A [email protected]

São Luís-MA, Terça-feira, 9 de Fevereiro de 2010

7ATOS E FATOS Site: atosefatos.jor.br

� CAPACITAR JOVENS

Governo inicia reforço escolarpara filhos de garimpeiros

REDENOTÍCIAREDENOTÍCIAREDENOTÍCIAREDENOTÍCIAPor Celina Mendes

Jornalista graduada pela UFMA

DE

SC

E

SO

BE

Faltando poucos diaspara o carnaval, a Po-lícia Rodoviária Fede-ral registrou sete aci-dentes nas rodoviasmaranhenses, entreeles, um atropela-mento. A PRF tambémregistrou a prisão deduas pessoas dirigin-do alcoolizadas. Asincidências anteci-pam um cenário as-sustador para osquatro dias de Momo.Cuidado...!!! Se beber, não dirija!

Prefeitos do Mara-nhão se reuniram,ontem, em São Luís,para pedir apoio dabancada federal emBrasíl ia para aemenda que defen-de a divisão iguali-tária dos recursosdo Pré-Sal entre to-dos os Estados.Caso a emenda sejaaprovada, o Mara-nhão poderá receberum R$ 1,8 bi emroyalties da explora-ção do petróleo.

Maranhão tem 2º maiorpreço de combustível do país

Um levantamento daAgência Nacional de Petróleorevela que os preços médiosdo etanol combustível subi-ram nos postos de 16 Esta-dos no período analisado. Asmaiores altas foram registra-das no Pará (+2,67%), Mara-nhão (+2,51%) e Pernambu-co (+2,41%). As maiores que-das foram em Sergipe (-1,43%), Tocantins (-1,27%) eRio Grande do Norte (-1,02%).Segundo a ANP, o preço mí-nimo registrado para o etanolfoi de R$ 1,44 por litro emMato Grosso. O preço máxi-

mo foi de R$ 2,689 por litroregistrado em Minas Gerais.Na média de preços, o me-nor preço médio foi o de MatoGrosso, a R$ 1,693 por litro eo maior preço médio foi regis-trado no Rio Grande do Sul,a R$ 2,327 por litro.

Em janeiro o Instituto deMetrologia e Qualidade In-dustrial do Maranhão (In-meq) intensificou a fiscali-zação nos postos de com-bustível de São Luís e au-tuou vários postos por adul-teração de combust[ível ealtas irregulares de preços.

O Maranhão só perde para o Paráem alta de preços de combustíveis

Corregedor determina imediatatransposição de cartórios a concursados

O corregedor-geral daJustiça, desembargadorAntonio Guerreiro Júnior,determinou ontem, aos juí-zes auxiliares da Correge-doria e diretores de fórunsque façam cumprir, de ime-diato, a transposição doscartórios do Maranhão con-siderados vagos aos candi-datos aprovados em concur-so do Tribunal de Justiça,em novembro de 2008.

A medida ratifica decisãodo ministro Dias Tofolli, doSupremo Tribunal Federal(STF), que julgou extinto,

sem solução de mérito,mandado de segurança ajui-zado contra ato do Correge-dor Geral da Justiça. Osimpetrantes, todos do esta-do de Alagoas, foram incluí-dos pelo corregedor em re-lação provisória de serventi-as extrajudiciais. Setenta equatro serventias maranhen-ses já contam com notáriosaprovados em concurso,que teve como objetivo pre-encher 202 serventias con-sideradas vacantes - 165 aser providas por ingresso eoutras 67 por remoção.

Folha diz que o MA limita escoamentode safra de soja do país

A Folha de São Paulo su-geriu, em matéria do jorna-lista Agnaldo Brito, que a si-tuação portuária do Mara-nhão esteja limitando e pre-judicando o escoamento dasafra recorde de 65,1 mi-lhões de toneladas de sojado país. Afirmou que o Mara-nhão limita a produção porfalta de porto. De acordo coma reportagem veiculada, on-tem, no site da Folha, o Mi-nistério da Agricultura e aCNA, confederação dos agri-cultores, calculam que a fron-teira agrícola deixa de produ-zir 3 milhões de toneladas e

o país perde o equivalente aUS$ 1 bilhão, pois o terminaldo porto de Itaqui está atra-sado há três anos e só ficarápronto em 2012. Despesascrescem porque as safrassão embarcadas a 3.000quilômetros de distância. Oministério estima que 20 mi-lhões de toneladas de grãosproduzidas no país são des-viadas para portos muitomais distantes do que suge-re qualquer planejamento lo-gístico, situação que afeta emcheio a renda do produtor ru-ral e induz à renegociação dedívidas por falta de renda.

Iniciada, no Complexo Edu-cacional Edison Lobão (Cegel),as aulas de reforço escolar paraos filhos de garimpeiros, com aaula inaugural realizada no sá-bado (6). Essa é uma iniciativado Governo do Estado, por meiode convênio criado pela Secre-taria de Estado de Ciência eTecnologia (Sectec) e a Associ-ação de Garimpeiros de SerraPelada (Segasp Brasil).

O objetivo é capacitar cercade 2.400 jovens tornando-osaptos a disputarem oportunida-des de trabalho em empreen-dimentos como a RefinariaPremium da Petrobras que vaicomeçar a operar em 2013, nomunicípio de Bacabeira.

Para Lucas Aranha queparticipou da organização daaula inaugural "a governado-ra Roseana Sarney pretendedeixar os jovens em condi-ções de competir pelas vagas"de igual para igual" com can-didatos que venham de foraatrás do emprego".

Para Dália Cristina, aluna deuma das turmas de ensinomédio, as aulas vão servir paraajudar na preparação para oEnem 2010. "Essas aulas vãoser muito importantes para euconseguir disputar uma vagano vestibular da Ufma. Agoracom o Enem é preciso estarpreparado para concorrer comalunos de todo o país e essereforço escolar vai me ajudarmuito", ressaltou a aluna.

As aulas do preparatório vãoacontecer sempre nos fins desemana. Em São Luís ocorremno Cegel, no Centro de EnsinoMaria Aragão, na Cidade Ope-rária; e no interior turmas foramformadas nas cidades de Ba-cabal, Barra do Corda, Codó,Imperatriz, Presidente Dutra,Raposa, Santa Inês,VargemGrande e Vitorino Freire.

Jovens recebem aulas de reforço escolar no Cegel

Material escolar é reprovado emtestes realizados pelo InmeqO Instituto de Metrologia e

Qualidade Industrial do Mara-nhão (Inmeq) divulgou o resul-tado dos exames laboratori-ais realizados nos materiaisescolares coletados durantea operação Volta às Aulas, de-senvolvida durante a segundaquinzena de janeiro.

Durante a operação, foramvisitados 25 estabelecimentosque comercializam materialescolar, sendo que amostrasde 19 tipos de produtos foramrecolhidas com suspeita deirregularidades. Após os exa-mes feitos no laboratório dadivisão de Pré-Medidos do In-

meq, foi constatado erro naindicação quantitativa do gizde cera das marcas FaberCastell, Mercury e Maped e,nas pastas ofício das marcasGeka e Polibras. Foram au-tuados o giz de cera da mar-ca Tris-Twist, que apresentouerro quantitativo de 65,6%, acola de isopor da marca Araú-na, com erro médio de 1,9%,e as pastas com elástico damarca Bahia Arts, com erromédio de 4,03%. O cadernoda marca Credeal foi reprova-do no item número de folhas,com erro médio de 2,2%.

Comprovada as irregulari-

dades, foi lavrado um auto deinfração e os fabricantes têm10 dias para apresentaremdefesa, sendo que os mes-mos poderão ainda pagarmulta que pode chegar a ummilhão e meio de reais.

Segundo o presidente doInmeq, Alexandre Almeida, oórgão deve intensificar asações de fiscalização em to-das as suas áreas de com-petência. "Temos o dever degarantir que o consumidornão seja lesado. Estamos vi-gilantes e não mediremosesforços para atingir essameta", afirmou.

Page 8: JORNAL DO DIA 09/02/2010

L I G U E :

(98) 3254-0597

G E R A [email protected]

São Luís-MA, Terça-feira, 9 de Fevereiro de 2010

8ATOS E FATOS Site: atosefatos.jor.br

Justiça condena BB a indenizarseqüestrado por saque irregular

� “GOLPE DO CHUTE”

A 2ª Câmara Cível do Tri-bunal de Justiça do Maranhãocondenou o Banco do Brasil(BB) a pagar indenização deR$ 130 mil por danos moraise materiais a um representan-te comercial, prejudicado pelosaque irregular de R$ 90 mil.O saque foi feito por seques-tradores da vítima, irmão de cli-ente da instituição, antes doprazo legal previsto em lei paraliberação de altas quantias porestabelecimentos bancários.

Em maio de 1999, o repre-sentante comercial do ramo daconstrução civil, I.H.A.M. foiprocurado pelo suposto agen-te de seguradora, Carlos Oli-veira, que dizia possuir umacarga de forro de PVC disponí-vel para ser vendida pela meta-de do preço de custo, median-te leilão, na cidade de Apuca-rana, no estado do Paraná.

Para arrematar a mercado-ria, o representante deveria sedeslocar até a cidade parana-ense, levando a documenta-ção de sua empresa. Ao che-gar à Apucarana para efetuaro negócio, em junho de 1999,tomou conhecimento que setratava do conhecido "golpe dochute", no qual a vítima é um

possível comprador de merca-doria apreendida pela ReceitaFederal e oferecida em leilãoa preço abaixo do mercado.

EXTORSÃO E SEQÜES-TRO - O representante, atraí-do pela falsa negociação, foivítima de extorsão medianteseqüestro. Os golpistas oameaçaram de morte e exigi-ram o depósito de R$ 90 milem nome de Shirley Janóliode Oliveira, correntista doBanco do Brasil.

Como não era correntistado BB, a vítima ligou para umirmão em São Luís e pediuque depositasse a quantiaexigida numa agência do ban-co em Maringá, no Paraná.Apesar de ter desconfiado dotom de voz trêmulo da vítima,o irmão correntista atendeuao pedido.

Segundo o advogado doapelante, Sidney Rocha, o sa-que integral do dinheiro foi feitona conta da quadrilha em Ma-ringá, em menos de duas ho-ras depois de depositado emSão Luís. "É um caso típicode negligência dos prepostosdo banco, que também deixa-ram de verificar que se trata-va de conta que não movimen-

tava regularmente grandesquantias", disse o advogado.

Rocha cita que "o artigo 16da Resolução 2.878 do BancoCentral veda à instituição finan-ceira a liberação de valores aci-ma de R$ 5 mil, sem que hajauma solicitação prévia parasaque de pelo menos quatrohoras. Como se verifica, exis-te regulamentação própria im-posta pelo Banco Central paraque as instituições financeirasevitem e se acautelem commedidas de controle internoque importe em maior segu-rança nas transações financei-ras", defendeu.

DANO REFLEXO - Na de-cisão inédita, a Câmara aco-lheu, no dia 26 de janeiro, ovoto vista do desembargadorMarcelo Carvalho, atribuindoa existência de dano moral"reflexo" ou "ricocheteado"na relação de consumo entreas partes, mesmo a vítimanão sendo correntista do Ban-co. Nessa categoria estãoos danos gerados a partir deacontecimento envolvendodeterminada pessoa, mascom o poder de causar sofri-mento em diversas outrasnão diretamente envolvidas.

Em seu voto, o magistra-do defende que os transtor-nos decorrentes da equivoca-da conduta do Banco se re-fletiram a partir da ação cri-minosa que submeteu o ape-lante à extorsão mediantesequestro.

"Nesse caso, é cediço queum ato danoso repercute devárias maneiras na vida daspessoas, gerando uma multi-plicidade de consequênciasque se irradiam, muitas vezes,para além do âmbito patrimo-nial do indivíduo diretamenteatingido, violando também seupatrimônio imaterial", conclui.

O desembargador prosse-gue, acrescentando que, "comefeito, na espécie dois fatosrelevantes causaram transtor-nos ao apelante: a extorsãomediante sequestro e os efei-tos da privação da quantia re-tirada pelos criminosos. En-tendo, conforme antes asse-verado, que a conduta do Ban-co/apelado merece reprimen-da. É que se revela importan-te entender que o dano moralé agressão à dignidade huma-na e no presente caso, verifi-co que o evento é bastantepara caracterizá-lo".

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL 1° ZONA - HERMÍNIO BELLOBel Maria da Graça Belo Smith - EscrivãClaudia Mª Bello Smith da Fonseca - Escrivã SubstitutoEDITAL DE PROCLAMAS/N° 42.010O Oficial de Registro Civil da 1° Zona Bel. Maria da Graça Bello Smith, faz Saber aquem interessar que EDINEY PINTO SEREJO, brasileiro, solteiro, bancário, filho deErnandes Martins Serejo e Deuzarina Pinto Serejo e EDINAMARA CORDEIROCOELHO brasileira, solteira, estudante, filha de Ivan Ciqueira Coelho e Maria daGuia Cordeiro Coelho requereram habilitação para casamento. Quem tiver conheci-mento de algum impedimento e / ou causa suspensiva (arts. 1521. 1523 do CC)poderá apresentá-lo por escrito perante este Cartório.São Luís, (MA) 28/01/2010.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALDEIAS ALTASPROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 18/2010.

PREGÃO PRESENCIAL Nº 08/2010.A Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de Aldeias Altas-MA, naforma da Lei Federal no 10.520 de 17 de Julho de 2002, aplicando-se subsidiariamentea Lei Federal no 8.666/93 e suas alterações, comunica que no dia 02.03.2010 às9:30h, fará licitação para Aquisição de material de expediente e limpeza, na modalida-de Pregão Presencial do tipo menor preço por lote. Os interessados deverão procurarà sede da Prefeitura Municipal, na Avenida João Rosa, n° 285, Centro - Aldeias Altas-MA, onde poderão ser consultados gratuitamente ou adquiridos o Edital e seus Ane-xos, mediante recolhimento do valor de R$ 100,00 (cem reais) feito exclusivamenteatravés do pagamento do Documento de Arrecadação Municipal - DAM. E outrasinformações pelo telefone (099) 3563-1308 das 9:00 às 12:00 h. Base Legal Lei nº8.666/93 e seus Articulados. Aldeias Altas(MA), 10 de Fevereiro de 2010 - PEDRO DASILVA SANTOS - Pregoeiro. José Reis Neto - Prefeito Municipal

PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 19/2010.PREGÃO PRESENCIAL Nº 09/2010.

A Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de Aldeias Altas-MA,na forma da Lei Federal no 10.520 de 17 de Julho de 2002, aplicando-se subsidia-riamente a Lei Federal no 8.666/93 e suas alterações, comunica que no dia 02.03.2010às 14:00h, fará licitação para Aquisição de gêneros alimentícios, na modalidadePregão Presencial do tipo menor preço por global. Os interessados deverão procu-rar à sede da Prefeitura Municipal, na Avenida João Rosa, n° 285, Centro - AldeiasAltas-MA, onde poderão ser consultados gratuitamente ou adquiridos o Edital e seusAnexos, mediante recolhimento do valor de R$ 100,00 (cem reais) feito exclusiva-mente através do pagamento do Documento de Arrecadação Municipal - DAM. Eoutras informações pelo telefone (099) 3563-1308 das 9:00 às 12:00 h. Base LegalLei nº 8.666/93 e seus Articulados. Aldeias Altas(MA), 10 de Fevereiro de 2010 -PEDRO DA SILVA SANTOS - Pregoeiro. José Reis Neto - Prefeito Municipal.

ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTROCIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - ANIL, SÃO LUIS-MAEDITAL DE PROCLAMAS Nº 164/2010 Prazo: 15 diasO Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab Anil, nesta capital, FAZSABER, a quem interessar, que HILDEBRANDO BRITO SERRA FILHO de nacionali-dade brasileira, estado civil solteiro, profissão mecânico, filho de Hildebrande BritoSerra e de Francisca Moreira Serra, residente e domiciliado nesta Capital, e NUBIASAMARA RAMOS RIBEIRO, de nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profis-são estudante, filha de Francisco das Chagas Santos Ribeiro e de Francival RamosRibeiro, residente e domiciliada nesta capital, requereram a habilitação para casamen-to. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (arts.1521e 1523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito perante este cartório.São Luis (MA), 08 de fevereiro de 2010.(ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS)

ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTROCIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - ANIL, SÃO LUIS-MAEDITAL DE PROCLAMAS Nº 158/2010 Prazo: 15 diasO Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab Anil, nesta capital, FAZSABER, a quem interessar, que HENRIQUE LUIZ DOS SANTOS SILVA de naciona-lidade brasileira, estado civil solteiro, profissão segurança, filho de João Rodrigues daSilva e de Raimunda dos Santos Silva, residente e domiciliado nesta Capital, e LECISANTOS LIMA, de nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão tec. emenfermagem, filha de José Ribamar Mendonça Lima e de Maria Aliete dos Santos,residente e domiciliada nesta capital, requereram a habilitação para casamento. Quemtiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (arts.1521 e 1523,do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito perante este cartório.São Luis (MA), 08 de fevereiro de 2010.(ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS)

ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTROCIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - ANIL, SÃO LUIS-MAEDITAL DE PROCLAMAS Nº 159/2010 Prazo: 15 diasO Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab Anil, nesta capital, FAZSABER, a quem interessar, que JACKSON CONCEIÇÃO DA SILVA de nacionalidadebrasileira, estado civil solteiro, profissão mecânico, filho de José Ribamar da Silva ede Maria Luiza Conceição da Silva, residente e domiciliado nesta Capital, e MARCIACRISTINA ALMEIDA CANTANHEDE, de nacionalidade brasileira, estado civil solteira,profissão op. de caixa, filha de Vicente Edivaldo Cantanhede e de Benedita Almeida,residente e domiciliada nesta capital, requereram a habilitação para casamento. Quemtiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (arts.1521 e 1523,do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito perante este cartório.São Luis (MA), 08 de fevereiro de 2010.(ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS)

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL DA 2ª ZONACentral de Cidadania e Justiça - Av. Beira Mar - Centro/São Luís-MAESCRIVÃ: CREMILDA DO LAGO SOUSAEDITAL DE PROCLAMAS N° 19.148 - PRAZO 15 DIASO Oficial de Registro Civil da 2ª Zona da Capital FAZ SABER, a Quem interessaque, WASHINGTON MACIEL MARTINS PEREIRA, brasileiro, natura de Palmeirân-dia - MA, sinaleiro, solteiro, residente nesta capital, filho de José Agnelo Pereira e deJoana da Cruz Martins e ALTENIZE FERNANDA COSTA NASCIMENTO, brasilei-ra, natural de São Luís - MA, aux. administrativa, solteira, nesta capital, filha deRaimundo Gomes Nascimento e Inacia Costa Nascimento, requerem habilitaçãopara casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causasuspensiva (artes. 1525 e 1527 do Código Civil) poderá apresentá-lo por escritoperante este Cartório. Dado e passado este, em oito de fevereiro de 2010.São Luís, 08 de fevereiro de 2010.Marilda Fernandes Mafra - Escrevente Juramentada

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL DA 2ª ZONACentral de Cidadania e Justiça - Av. Beira Mar - Centro/São Luís-MAESCRIVÃ: CREMILDA DO LAGO SOUSAEDITAL DE PROCLAMAS N° 19.149 - PRAZO 15 DIASO Oficial de Registro Civil da 2ª Zona da Capital FAZ SABER, a Quem interessa que,NILSON LEAL GARCIA, brasileiro, natura de São Luís - MA, Policial Militar, solteiro,residente nesta capital, filho de Nilson Santos Garcia e de Elizabete Leal MendesGarcia e BIANCA NAPOLITANO, brasileira, natural de São Luís - MA, publicitária,solteira, nesta capital, filha de Roberto Napolitano e Cleide Ramos da Silva Napolitano,requerem habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedi-mento e/ ou causa suspensiva (artes. 1525 e 1527 do Código Civil) poderá apresentá-lo por escrito perante este Cartório. Dado e passado este, em oito de fevereiro de 2010.São Luís, 08 de fevereiro de 2010.Marilda Fernandes Mafra - Escrevente Juramentada

Pré-carnaval encerra com grandepúblico no Circuito São Pantaleão

O pré-carnaval "De volta aalegria", realizado pelo Gover-no do Estado, por meio daSecretaria de Estado da Cul-tura (Secma), encerrou emgrande estilo. No domingo, ocircuito São Pantaleão foi ce-nário de uma diversidade deritmos e brincadeiras que fize-ram a folia dos brincantes, queconcentrou a festa em seispontos (Portal do Ceprama,Beco das Minas, Vila Graci-nha, Praça da Saudade, Pon-to do Gavião e Ponto de Fuga).

Desde às 16 horas, blocostradicionais, organizados, al-ternativos, afros, bandas, tribosde índio e baterias de escolasda samba se apresentarampara o público que lotou a Ruado Passeio e todo o entornoque compõe o circuito. Mas,para o radialista João Francis-co, um aspecto chamou a suaatenção durante a festa: a pre-sença marcante das crianças.

"Hoje eu vi esse espaço comoera há tempos. É bonito ver ospais com seus filhos, semmedo de brincar o carnaval.Isso é reforçado com a segu-rança que podemos ver poraqui", comentou.

Outro exemplo disso é Bru-no Ricardo, percussionista dobloco Os Vigaristas há 11 anos."Comecei no bloco quando eutinha dois anos de idade. Hoje,com 13 anos, continuo aquiporque gosto muito dessa ale-gria", disse. Bruno também res-saltou a importância da orga-nização e segurança que é ne-cessária para a época. "Alémdas pessoas brincarem comtranquilidade, os grupos tam-bém podem se apresentar as-sim", finalizou.

Desde o início do pré-car-naval até o fim do períodomomesco, a Secma contacom a parceria da Secretariade Segurança Pública, além

da equipe da Guarda Munici-pal, e das Secretarias de Es-tado da Saúde e Turismo.

Animação - Na Vila Gra-cinha, os foliões foram ao de-lírio com as apresentaçõesda bateria da Escola Maram-baia do Samba e do BichoTerra. Centenas de pessoaspularam ao som das músicascarnavalescas e se aquece-ram para a programação docarnaval que começa nestasexta-feira (13).

Na Praça da Saudade, aanimação ficou por conta deblocos como Sá Viagra, OsMagnatas, Os Brasinhas, ba-teria da Favela do Samba emuito mais. Nos outros pon-tos, Tribo de índio Curumim,Bloco Afro Abibimã e BlocoTradicional Os Guardiões ale-graram os brincantes.

COMÉRCIO INFORMAL -Carnaval também é tempo deganhar dinheiro. O comércio in-

formal nesse período cresce eé possível se ver, em cada re-canto da folia, vendedores de be-bidas e comidas, além de aces-sórios carnavalescos como es-pumas, confetes e serpentinas.

A moradora da Rua doPasseio há cinco anos, KátiaDuarte, organiza durante ocarnaval a venda de lanchese bebidas na varanda de suacasa. "Nessa época, eu nãoperco uma noite. Dá pra tirarum bom dinheiro, ainda maisquando a rua está movimen-tada do jeito de hoje", disse.

Com churrasquinho, salga-dos e doces, a freguesia deKátia cresceu e desde que semudou para a Rua do Passeioela não perde um carnaval. "Ébem lucrativo. E nesta atualgestão está ainda melhor,porque a população tem devolta o circuito da Rua do Pas-seio, tão tradicional na nossacidade", relembrou.

Page 9: JORNAL DO DIA 09/02/2010

G E R A [email protected]

São Luís-MA, Terça-feira, 9 de Fevereiro de 2010

9ATOS E FATOS Site: atosefatos.jor.br

Sagrima lança Promeso naRegião Sul do Maranhão

� SUSTENTABILIDADE

O Programa de Promoçãoda Sustentabilidade de Espa-ços Sub-Regionais (Promeso)foi lançado, na cidade de Lo-reto, Região Sul do Mara-nhão. Cerca de 100 pessoasserão beneficiadas pelo pro-grama e o recurso orçado éno valor de R$ 356.000,00.

O lançamento do Promeso,programa do Ministério da In-tegração Nacional, contou coma presença do secretário deEstado de Agricultura, Pecuá-ria e Pesca (Sagrima), AfonsoRibeiro; o presidente da Agên-cia Estadual de Pesquisa eExtensão Rural (Agerp), TadeuLima; do coordenador de açãorural da Agerp, Lívio Jonas; ge-rente da Mesorregião da Cha-pada das Mangabeiras,Oswaldo de Deus FerreiraJúnior; do prefeito da cidadede Loreto, Germano MartinsCoelho; e do deputado fede-ral, Pedro Fernandes, além deoutras autoridades.

O Promeso tem como ob-jetivo aumentar a autonomiae a sustentabilidade do local,com ações voltadas para a en-genharia, aquisição de equi-pamentos, capacitação e or-ganização comunitária. E, deacordo com o gerente da Me-sorregião da Chapada dasMangabeiras, Oswaldo de

Deus Ferreira Júnior, essasações são realizadas por in-termédio de Fóruns onde par-ticipam representantes dasociedade civil organizadacom projetos voltados para osarranjos produtivos, sendo quea leitura da região é feita peloGoverno do Estado, por co-nhecer a situação regional.

O Município de Loreto fazparte da Região das Chapadasdas Mangabeiras, que compre-ende uma área de 156.325 km²,distribuída entre 54 municípi-os de três estados brasilei-ros: oito do Tocantins; setedo Maranhão e 39 do Piauí,estando, portanto incluído na

Mesorregião das Chapadasdas Mangabeiras, beneficia-da pelo Promeso.

COMPROMISSO - O se-cretário da Sagrima, AfonsoRibeiro, explicou que em Lo-reto, o Governo do Maranhãoinjetou a quantia de R$56.000,00 como contrapartidapara implantação dos projetosno município. As ações vãodesde a construção de agro-indústria até a aquisição deequipamentos. "Com esse pro-grama, o Governo do Estadovai poder gerar emprego e ren-da para 100 trabalhadores ru-rais de forma direta e isso de-monstra o compromisso da

governadora Roseana Sarneycom o desenvolvimento daagricultura e da sustentabili-dade", comentou.

Já o presidente da Agerp,Tadeu Lima, afirmou que oPromeso irá trazer para a ci-dade de Loreto ações concre-tas. "Sabemos que os recur-sos são poucos, mas tenhocerteza que o que for desti-nado de recurso para o Mara-nhão será bem aplicado, prin-cipalmente no que diz respei-to à agricultura familiar".

Os Projetos voltados paraa Mesorregião das Chapadasdas Mangabeiras são: agro-indústria da farinha, estrutu-ração turística, hortifruticultu-ra, bovinocultura, apicultura,bovinocultura de corte, pisci-cultura e outros.

Para o prefeito de Loreto,Germano Martins Coelho, oprograma só vem agregar qua-lidade de vida aos trabalhado-res rurais do município. "Como apoio do Governo do Estado,por meio da Sagrima e da Agerpos nossos trabalhadores ruraispassam a ter maior sustenta-bilidade naquilo que produzeme, para que isso continue acon-tecendo estamos mostrandotodo o nosso empenho em in-vestir no homem do campo",ressaltou o prefeito.

Afonso Ribeiro destacou que Promeso vai geraremprego e renda para 100 produtores rurais

SES promove Oficina deRessocialização para Egressos

do Sistema PenitenciárioAs ações integrais de saú-

de voltadas aos jovens e adul-tos egressos do sistema pe-nitenciário começam a ser dis-cutidas, nesta terça-feira (9),às 8h, no auditório do PraiaMar Hotel, durante a OficinaEstadual Preparatória para oI Fórum de Ressocializaçãodos Egressos do SistemaPenitenciários do Maranhão.

O evento, que será coor-denado pela Secretaria deEstado da Saúde (SES), bus-ca mobilizar os atores soci-ais na construção da cidada-nia de jovens e adultos egres-sos do sistema penitenciáriodo Maranhão. Na aberturaestão confirmadas as presen-ças do secretário RicardoMurad, e do coordenador daComissão de Ressocializaçãodo Tribunal de Justiça do Ma-ranhão, desembargador Joséde Ribamar Froz Sobrinho.

Foram convidados repre-sentantes das Secretarias deEstado da Saúde, de Segu-rança Pública, de Diretos Hu-manos, Pastoral Carcerária,Entidade Missionária do Se-

nhor, Secretaria Municipal deSaúde de São Luís e equi-pes de saúde que desenvol-verão ações junto à popula-ção carcerária.

O I Fórum de Ressociali-zação dos Egressos do Sis-tema Penitenciário do Mara-nhão é uma das estratégiasdo governo estadual que visasensibilizar e estruturar asagendas políticas pela reinte-gração social do preso, inter-nado ou egresso.

De acordo com a programa-ção, o primeiro tema aborda-do será a "Reconstrução devidas e reinserção de egres-sos", proferida pelo desembar-gador José de Ribamar FrozSobrinho. Às 9h30, está pre-vista a palestra "Reflexão so-bre o tratamento carcerário doreeducandos, agentes prisio-nais, Polícia Militar e socieda-de", com o secretário-adjuntode Saúde, José Marcio Soa-res Leite. A Oficina será en-cerrada com a escolha dosparticipantes que irão comporo grupo de trabalho interinsti-tucional sobre ressocialização.

Page 10: JORNAL DO DIA 09/02/2010

P O L Í C I [email protected]

São Luís-MA, Terça-feira, 9 de Fevereiro de 2010

10ATOS E FATOS Site: atosefatos.jor.br

� FLAGRANTE

PM prende homicida “IrmãoMetralha” na Vila Palmeira

Leia Atos Fatos na Internetwww.atosefatos.jor.br

BRONCA S

Policiais militares do 8ºBPM apresentaram, no inícioda manhã de ontem, no 7ºDistrito Policial (Turu), em SãoLuís, Joel França Barros, o"Irmão Metralha", 20 anos,morador da Vila Luizão. Joelé acusado de ter assassina-do a pauladas no dia anterior,Alessandro Neves Pinto, 25anos, que residia na avenidaAírton Senna, mesmo bairro.O acusado, que já se prepa-rava para fugir com uma mo-chila, cheia de roupas, rumoao Estado de São Paulo, foipreso na casa de parentes, naVila Palmeira, por PM's doServiço de Inteligência do 8ºBatalhão de Polícia Militar.

Na delegacia, o criminosoassumiu o delito e confessouque tinha rixa com sua vitima.Segundo o "Irmão Metralha",o assassinato ocorreu apósuma discussão entre ele a ví-tima durante uma bebedeira.No auge da discussão, o cri-minoso passou a agredir a ví-tima, com pauladas. Grave-

mente ferido, Alessandro Ne-ves foi socorrido por popula-res e levado às pressas parao Hospital Municipal DjalmaMarques - o Socorrão I. Masnão resistiu à gravidade dosferimentos e veio a óbito.

ERAM AMIGOS - Segundopopulares, o "Irmão Metralha"e Alessandro Neves, sua víti-ma, até então eram amigos.Mas a amizade acabou naquelafatídica discussão, que culmi-nou com o brutal assassinato.O assassinato ocorreu no do-mingo (7), por volta das 16 hs,no Bairro Divinéia.

Os PM's informaram queo acusado tem passagempela Polícia pelo crime deRoubo Qualificado, art.157 doCódigo Penal Brasileiro.

O corpo de AlessandroNeves Pinto, deu entrada noInstituto Médico Legal, por vol-ta das 2hs da madrugada deontem. Depois dos exames depraxe, o corpo da vítima foi li-berado aos familiares para ovelório e sepultamento.Joel, preso em flagrante por PM's do 8º BPM

A Polícia Rodoviária Fede-ral (PRF), através do Serviçode Inteligência, iniciou as in-vestigações para esclarecerum misterioso acidente comvítima fatal ocorrido às primei-ras horas da manhã de ontem.Natural de São Paulo, o moto-rista Antônio Carlos Borges, 33anos, morreu esmagado sobas rodas do caminhão que di-rigia, o Mercedes Benz, placaDAO-2640-SP, por volta das6h30, à altura do km 23 da BR-135, próximo do povoado Co-

ACIDENTE SUSPEITO

Motorista morre esmagadosob as rodas de caminhão

queiro, área da Estiva.De acordo com o policial

rodoviário Andrade, de servi-ço no Posto de Pedrinhas,que atendeu à ocorrência, avítima teria sacado da boléiado caminhão e caído sob asrodas do carro, o que seriamuito estranho, tendo em vis-ta que o veículo saiu da pistae tombou à margem da rodo-via. "Já descobrimos que eleestava acompanhado de duasmulheres e um jovem aindanão identificados e que todos

estiveram bebendo no PostoMagnólia", declarou ao JP.

Andrade disse tambémque o dono do caminhão já fezcontatos e afirmou que Antô-nio Borges estava em SãoLuís aguardando frete e queele estava com cheques e di-nheiro da empresa.

SUSPEITA DE LATROCÍ-NIO - Para o inspetor Sérvu-lo, da PRF, o acidente esta-ria envolto em mistério e estásendo investigado, já que osacompanhantes de Borges

(Rua Capivari, casa 415, Ca-tanduvas-SP) procuraram fu-gir do local e nada teriam so-frido em termos de ferimentos.Os três poderão ser acusa-dos de latrocínio (roubo segui-do de morte), pois o dinheiro,cheques e pertences da víti-ma não foram encontrados nointerior do veículo. A Polícia foiacionada. Depois da perícia,o corpo do motorista AntônioBorges foi removido para o Ins-tituto Médico Legal (IML),onde deu entrada às 11h20.

Detento é enforcadoe jogado numa lixeira

Um caso macabro foi registrado na Central de Custó-dia de Presos de Justiça (CCPJ), na manhã de ontem. Umdos agentes penitenciários encontrou o corpo de OrleansMartins de Oliveira, 28 anos, dentro de uma lixeira azul, dolado de fora do presídio, por volta das 11h. O detento foiencontrado com uma corda no pescoço, mas os peritosdo Instituto Médico Legal (IML) descartaram suicídio.

"Apesar de o corpo não apresentar sinais de espanca-mento, pela posição em que ficou fica evidente que foi umhomicídio", disse um dos peritos que esteve no local.

Orleans estava na CCPJ, há 15 dias, quando veio trans-ferido da Casa de Detenção (Cadet). A direção do presídioainda não sabe quem são os autores do crime, mas temdois suspeitos. Depois de examinado no IML, o corpo deveser transferido para Imperatriz, onde residia na Rua doFuturo, casa 329, Vila Lobão.

Espancado por presos nãoresiste e morre no hospital

Alexsandro Oliveira de Freitas, 32 anos, morador daRua do Cajueiro, casa 16, município de São José de Riba-mar (MA), estava internado há vários dias no Hospital Mu-nicipal Dr. Clementino Moura - o Socorrão II, depois delevar uma brutal surra aplicada por companheiros de celana Delegacia local. Socorrido, Alexsandro Oliveira foi en-caminhado, às pressas, para o hospital, onde ficou inter-nado. Mas não resistiu à gravidade dos ferimentos recebi-dos pelos 'colegas' de prisão e acabou vindo a óbito.

Muitas mortes na Ilha doAmor no final de semana

Procedente da Rua Principal, bairro Isabel Cafeteira,deu entrada na sala de necropsia do Instituto Médico Le-gal (IML), o corpo de Hilton Neres Alves dos Santos, 18anos, que residia na Rua Principal, Vila Isabel Cafeteira.Ele foi vitima de arma de fogo. Também passou pelo IML, ocadáver de William dos Santos Leite Silva, 29 anos, quemorava na Rua da Felicidade, Bairro Bom Jesus, área doCoroadinho. Foi vítima de várias pauladas pelo corpo, des-feridas por desconhecidos.

ACIDENTE DE TRÂNSITO - Deu entrada no IML, o cor-po de Frank Douglas Pereira da Paixão, 35 anos, moradorda 2ª Trav. da Rua da Paz, casa 03, município de Raposa(MA). Foi vítima de acidente de trânsito quando pilotava umamoto. Segundo informações passadas pela Polícia, o mo-toqueiro pilotava com sintomas de embriaguez alcoólica.

Também passou pelo Instituto Médico Legal, o cadáverde Edenilson Gonçalves, 20 anos, morador da Rua Tenen-te Nojosa, Vila Itamar. Foi encontrado morto, com doistiros no rosto e um num dos ombros, no povoado Colier,área de Pedrinhas. Vítima de profunda facada desferidapor uma mulher desconhecida, deu entrada no IML, o cor-po de José Nilson Freitas Cabral, 21 anos, que residia naRua Inglês de Sousa, casa 30, Bairro da Liberdade. Foiassassinado a tiro na porta de sua residência.

Jovem é morto a tiros na Liberdade.Suspeitos do assassinato são dois

Mais um crime de homicídio entra para o ranking demortes violentas na grande São Luís. Desta vez a vitima foiJosenilson Freitas Cabral, o "Jojoba", de 21 anos. Ele foimorto com vários tiros disparados por dois homens identi-ficados apenas como "Gugu" e "Galo Cego". O crime acon-teceu na Rua Inglês de Sousa, no Bairro da Liberdade, porvolta das 19h, deste ultimo domingo, 7. O tio da vitima,José do Espírito Santos Rodrigues Mendes, de 42 anos,estava na Igreja quando foi informado por populares que osobrinho tinha sido assassinado e que o corpo ainda es-tava no local. O boletim de ocorrência foi registrado noplantão central da Rffsa. As primeiras investigações estãosendo feitas para encontrar os suspeitos do homicídio.

Cinco detentos fogem da CCPJ de PedrinhasCinco presos da Central de Custódia de Presos de Justi-

ça (CCPJ) de Pedrinhas fugiram na manhã de domingo, 07.Fabiano Lopes Moura, Ágil de Lima Sousa, Mauro SoaresAires, Pedro Edson Coelho Campos e Antonio José Privadoescaparam por um buraco feito no muro abaixo da guarita denúmero 2 da CCPJ. Segundo o supervisor da Penitenciáriade Pedrinhas, Maércio Cutrim, durante a fuga os presos fo-ram vistos por um Policial Militar que estava em outra guarita.O PM disparou o alarme houve perseguição e troca de tiros,porém os presos conseguiram escapar.

"A suspeita maior é que os presos tenham aproveitado amudança de regime, onde alguns trocaram de fechado parasemi-aberto", disse Maércio Cutrim. No decorrer do dia dafuga, PMs, agentes penitenciários e o Grupamento TáticoAéreo (GTA), realizaram várias buscas nas áreas do entornoda CCPJ, mas os fugitivos não foram encontrados. Há infor-mações de populares que um dos presos foi visto ferido,mas o fato não foi confirmado.

Policial militar é morto emtroca de tiros com bandidos

O policial militar RanulfoGonçalves Pessoa de Sousa,24 anos, morreu na madruga-da de sábado (6) em confron-to com dois bandidos, fatoocorrido no "Trop Drin'k Maris-cos", tradicional barzinho loca-lizado na Rua Barão do RioBranco, no centro da cidade.

Além do policial RanulfoGonçalves, admitido na Polí-cia Militar em 2007, tambémmorreu o bandido identificadoapenas por Daniel, com quemo policial trocou tiros.

Segundo informações daPolícia, Ranulfo Gonçalves foialvejado com sete tiros queteriam sido disparados pelocomparsa de Daniel, que fu-giu em uma motocicleta Bizpreta e está sendo procura-do. Segundo testemunhas,esse elemento é alto, aproxi-madamente 1,90m, magro ebranco. Um retrato falado delefoi feito, mas o comando da

Polícia Militar não divulgou.O CASO - Apurou-se que

Daniel e o comparsa, queestá foragido, chegaram aolocal ainda cedo e sentaramem uma mesa que estava dooutro lado da rua, em frenteao barzinho.

Os pol ic ia is Ranulfo

Gonçalves Pessoa de Sou-sa e o seu colega, que es-tavam de folga, encontra-vam-se em uma mesa tam-bém do outro lado da rua,próximos a uma garagem.

Por volta de 12h40, Danielsaiu da mesa, entrou no bar-zinho e, empunhando uma

arma, anunciou o assalto. Ospoliciais Ranulfo e o seu com-panheiro, por dever de ofício,reagiram e houve, então, a tro-ca de tiros. O comparsa deDaniel foi em seu socorro edisparou sete tiros em Ranul-fo, que morreu instantanea-mente. O colega de Ranulfo,cujo nome não foi informado,até por medidas de seguran-ça, saiu ileso.

Os dois bandidos são doPará e Daniel praticou assal-to em Açailândia, onde tinhasido preso e liberado haviapoucos dias.

CORPO TRASLADADO -O corpo do policial militarRanulfo Gonçalves Pessoade Sousa foi removido para oInstituto Médico Legal (IML) e,na manhã de ontem, levadopara uma funerária, de ondefoi para uma igreja evangélicalocalizada na Rua Rio Gran-de do Norte.

Um dos bandidos também tombou e outro conseguiu fugir