jornal do cariri - 27 de novembro a 03 de dezembro de 2012

8
CRATO ESPORTE CLUBE FMJ SOB PEDRADAS O periódico do Cariri independente Prefeitura Municipal /divulgação Arte: Evando Ferreira Matias HEMOCE Doações precisam aumentar em 30% no final do ano Azulão da Princesa planeja próxima temporada 8 7 REGIÃO DO CARIRI l DE 27 DE NOVEMBRO A 03 DE DEZEMBRO DE 2012 l ANO XV l NÚMERO 2562 R$ 1,50 n SEGURANÇA ELETRÔNICA n PORTARIA n ZELADORIA n TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS Travessa Slino Duda, 59 - Bairro Santa Teresa - Juazeiro do Norte - CE Peça já seu orçamento sem compromisso • Cargas e Encomendas Urgentes para o Sertão Central, Cariri, Baixo Cariri e Chapada do Araripe, DIARIAMENTE. • Filiais: Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Mombaça, Acopiara, Iguatu, Várzea-Alegre e Juazeiro do Norte. www.birdexpress.com.br Fortaleza-CE 85.3295.7878 Avenida Padre Cícero, 2200 Galpoes 4 e 5 - Triangulo Juazeiro do Norte-CE 88.3512.7164 / 3512.8980 RUA DELMIRO GOLVEIA, 942 - SALESIANOS FONE/FAX: (88) 3512-1100 TUDO EM ATÉ 10X NO CARTÃO VISA SEM JUROS CHEQUE E CARNÊ. AUTOMÁTICOS, CERCA ELÉTRICA, PORTEIRO E VIDEO PORTEIRO, INTERFONE, PABX, CFTV. A crescente violência no Cariri tem como maiores protagonista os jovens entre 16 e 18 anos. A participação deles em crimes graves só aumenta a cada ano, segundo dados das Delegacias Regionais em Juazeiro e Crato, que atendem a maioria dos municípios caririenses. Os menores são usados por traficantes para comercializar drogas e praticar atos criminosos. O alto índice de infrações reacende o debate sobre a redução da maioridade penal e divide opiniões de especialistas e profissionais da área. MENORES INFRATORES 6 Lei acaba com terceirização de mercados públicos em Juazeiro Dobradinha Salviano - Santana faz frente às candidaturas de Mauro Macedo e Geovani Sampaio Por unanimidade, a Câmara Municipal de Juazeiro do Norte aprovou a criação do Fundo Municipal de Mercados Públicos, acabando com a terceirização pela Empresa SR Empreendimentos, que administra os equipamentos. Vereadores acreditam que a empresa vai recorrer na Justiça para anulação do projeto de lei enviado pelo Executivo n Mercado do Pirajá, na Avenida Ailton Gomes, um dos maiores de Juazeiro 3 7 A Polícia Militar e a Guarda Municipal de Juazeiro do Norte foram chamadas para conter os ânimos de candidatos e pais de estudantes que fariam o vestibular da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte, vinculada a Estácio de Sá, no último domingo, 25. Segundo os concorrentes, uma alteração no edital das provas mudou a documentação exigida pela Faculdade. Vidraças e o portão que dá acesso à instituição foram danificados. A FMJ nega a mudança no edital. O vestibular foi adiado para o dia 20 de janeiro, de acordo com a diretora geral da Faculdade, Angela Ginbo. Cancelamento de Vestibular da Estácio vira caso de polícia Fotos: Agência Miséria/Normando Sóracles COLUNA DONIZETE Sucessão na presidência da Câmara do Crato permanece indefinida 3 POLíTICA

Upload: ceara-news

Post on 24-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

REGIÃO DO CARIRI l DE 27 DE NOVEMBRO A 03 DE DEZEMBRO DE 2012 l ANO XV l NÚMERO 2562

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Cariri - 27 de Novembro a 03 de Dezembro de 2012

crato esporte clube

FMJ sob pedradas

O periódico do Cariri independente

Prefeitura Municipal /divulgação

Arte

: Eva

ndo

Ferre

ira M

atia

s

heMoce

Doações precisam aumentar em 30% no final do ano

Azulão da Princesa planeja próximatemporada

8 7

REGIÃO DO CARIRI l DE 27 DE NOVEMBRO A 03 DE DEZEMBRO DE 2012 l ANO XV l NÚMERO 2562 R$ 1,50

n SEGURANÇA ELETRÔNICA

n PORTARIA

n ZELADORIA

n TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS

Travessa Slino Duda, 59 - Bairro Santa Teresa - Juazeiro do Norte - CE

Peça já seu orçamento sem compromisso

• Cargas e Encomendas Urgentes para o Sertão Central, Cariri, Baixo Cariri e Chapada do Araripe, DIARIAMENTE.• Filiais: Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Mombaça, Acopiara, Iguatu, Várzea-Alegre e Juazeiro do Norte.

www.birdexpress.com.br

Fortaleza-ce 85.3295.7878

avenida padre cícero, 2200

Galpoes 4 e 5 - trianguloJuazeiro do Norte-ce

88.3512.7164 / 3512.8980

RUA DELMIRO GOLVEIA, 942 - SALESIANOSFONE/FAX: (88) 3512-1100

TUDO EM ATÉ 10X NO CARTÃO VISA SEM JUROS

CHEQUE E CARNÊ.

AUTOMÁTICOS, CERCA ELÉTRICA, PORTEIRO E VIDEO PORTEIRO, INTERFONE, PABX, CFTV.

A crescente violência no cariri tem como maiores protagonista os jovens entre 16 e 18 anos. a participação deles em crimes graves só aumenta a cada ano, segundo dados das delegacias regionais em Juazeiro e crato, que atendem a maioria dos municípios caririenses. os menores são usados por traficantes para comercializar drogas e praticar atos criminosos. o alto índice de infrações reacende o debate sobre a redução da maioridade penal e divide opiniões de especialistas e profissionais da área.

MENORES INFRATORES

6

Lei acaba com terceirização de mercados públicos em Juazeiro

Dobradinha Salviano - Santana faz frente às candidaturas de Mauro Macedo e Geovani Sampaio

por unanimidade, a Câmara Municipal de Juazeiro do Norte aprovou a criação do Fundo Municipal de Mercados Públicos, acabando com a terceirização pela Empresa SR Empreendimentos, que administra os equipamentos. Vereadores acreditam que a empresa vai recorrer na Justiça para anulação do projeto de lei enviado pelo Executivo n Mercado do Pirajá, na Avenida Ailton Gomes, um dos maiores de Juazeiro 3

7

a polícia Militar e a Guarda Municipal de Juazeiro do Norte foram chamadas para conter os ânimos de candidatos e pais de estudantes que fariam o vestibular da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte, vinculada a estácio de sá, no último domingo, 25. segundo os concorrentes, uma alteração no edital das provas mudou a documentação exigida pela Faculdade. Vidraças e o portão que dá acesso à instituição foram danificados. a FMJ nega a mudança no edital. o vestibular foi adiado para o dia 20 de janeiro, de acordo com a diretora geral da Faculdade, angela Ginbo.

Cancelamento de Vestibularda Estácio vira caso de polícia

Fot

os: A

gênc

ia M

isér

ia/N

orm

ando

Sór

acle

s

coluNa doNIZete

Sucessão na presidência da Câmarado Crato permanece indefinida 3

polítIca

Page 2: Jornal do Cariri - 27 de Novembro a 03 de Dezembro de 2012

A maioridade penal é objeto de grande polêmica no Brasil, especialmente com o aumento da violência urbana, que se deu vertiginosamente a partir dos anos 1980. A idade de 18 anos é considerada, por muitas pessoas, como elevada em ex-cesso para cobrir situações hoje absolutamente comuns de atos infracionais praticados por adolescentes, os quais encontram sancionamento apenas no Estatuto da Criança.

Em diversos países do mundo, a maioridade penal é bem mais reduzida, em termos etários, que no Brasil. A maiori-dade penal é fixada aos 13 anos na França; 14 anos na Itália; 15 anos na Suécia, Noruega, Dinamarca e Finlândia. Em Portugal, pode-se responder por suas condutas criminais aos 16 anos. A tradição inglesa é bem mais severa: aos 10 anos uma crian-ça pode ser chamada às barras dos tribunais para se defender de uma denúncia do Ministério Público. Nos Estados Unidos, ex-colônia do Reino Unido, também existe a tradição de maio-ridade baixa. Com uma diferença: as idades variam de Estado para Estado, ficando entre 6 e 12 anos.

Há, portanto, dois níveis de possibilidades em um país federativo como é o Brasil: maioridade penal com limites me-

nores que 18 anos e a atribuição a cada Estado-membro da prer-rogativa de estabelecer a idade mínima. Essa última hipótese é mais difícil de ser implementada, pois exigiria uma mudança na competência constitucional para se legislar sobre Direito Pe-nal. Até mesmo para uma redução drástica da idade mínima para se responder por crimes, existem alguns juristas que de-fendem a necessidade de emenda constitucional e não apenas a mudança de artigo do Código Penal brasileiro. Essa última posição, contudo, não é unânime.

Esse debate já foi levado ao Congresso Nacional. Existe projeto de lei para reduzir a maioridade penal. E essa questão sempre volta às manchetes quando a violência praticada por menores aumenta. É o caso da situação atual no Cariri, como demonstra a reportagem desta semana do JC.

A violência no Cariri não é novidade alguma. Ela tem aumentado ano após ano. E concentra-se em áreas bem espe-cíficas, como a violência sexual e o homicídio de mulheres, além do gravíssimo problema da criminalidade ligada às drogas. É nesse campo que a situação se revela mais grave e merecedora de uma silenciosa e crescente reação popular, que

se revolta cada dia mais contra a restrição das punições aos infratores menores apenas aos artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Outro aspecto que vem tomando grande vulto é a uti-lização de crianças e adolescentes em ações criminosas e em grupos organizados. Cada vez mais os menores de idade são empregados na “infantaria” dos bandos e das quadrilhas. São agentes no tráfico de drogas e, na maior parte, recebem paga-mento sob a forma de entorpecentes. Outras vezes, os menores são usados para cometer delitos ultraviolentos, como homicí-dios e lesões corporais, na medida em que não podem passar muito tempo nos sistemas de internação a eles destinados. Exis-te também a prática de atribuir a responsabilidade pelo crime ao menor, quando praticado em grupo. Os verdadeiros autores deixam de ser punidos com a necessária severidade.

O Cariri precisa examinar essas questões com muito cui-dado. Os deputados federais que representam a região devem ser chamados a se posicionar sobre o problema. Sempre pen-sando na relação entre pobreza, falta de educação, violência e a capacidade dos jovens de discernir sobre seus próprios atos.

VIOlêNCIA INFANTO-juVENIl REACENDE POlêMICA DA MAIORIDADE PENAl

2 REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 27 DE NOVEMBRO A 03 DE DEZEMBRO DE 2012

opinião

editorial

Envie sua carta para [email protected] e dê sua opinião faça sua sugestão, uma crítica. Esse espaço é aberto para você, caro leitor.

QUEM A PREGUIÇA CULTIVAOBSCURECE A VISÃOFAZ NEVE EM TORNO DE SIEMBAÇANDO A DIREÇÃOCABEÇA DESOCUPADAAS TREVAS INVADIRÃO!

Welington Costa

Li a matéria da possível construção do elevador que vai ligar o Centro ao bairro Seminário no Crato e achei interessante, tendo em vista já ser uma ideia centenária. Na prática, o projeto será útil ao moradores do maior bairro da cidade, além de ser mais um atrativo turístico no Cariri. Esperamos que o prefeito Ronaldo Mattos possa realizar esse sonho da população cratense.

Jonas Ramalho

uM DIA DO ESTuDANTE

CHARGE

O FuTEBOl E AS INCERTEZASCerteza demais é loucura, se-

gundo a grande poetisa Adélia Prado. Ao fazer crônica esportiva, diaria-mente, buscamos obsessivamente “a certeza” das coisas, exatamente num ramo de imponderabilidades no fun-damento de sua prática: o futebol. Te-nho me repetido à exaustão ao dizer que essa modalidade esportiva meta-foriza a vida. Por ser um jogo, toca a alma humana. E como toca. Drama, tragédia, baile, combate, paixão, co-micidades. O futebol é uma mistura de tudo isso e, por essa razão, alegra, entristece, comove, leva a momentâ-neas loucuras.

Os efeitos de uma comoção gerada por certeza demais e da ale-gria produzida por certeza de menos ainda são coisas sentidas fortemente no futebol cearense. Me refiro aos re-sultados de Icasa e Fortaleza dentro do Campeonato Brasileiro da série C. Mas, a patuleia deseja mesmo pala-vras que tragam uma explicação, não metafísica, para um desfechos tãoin-certos de hecatombes e glórias.

Nelson Rodrigues, em crônicas gostosas, atribuía vitórias e derrotas do seu Fluminense a fatores sobrena-turais. Por falar no grande Nelson, não poderia ter recebido no seu centenário um presente melhor que a conquista

do Campeonato Brasileiro pelo tricolor. “O anjo porno-gráfico” proclamava que “a morte não exime ninguém de suas paixões e deveres clubísticos”. Por isso mesmo, criou dois personagens nas suas crônicas – O Sobrenatu-ral de Almeida e o Gravati-nha. O primeiro atrapalhava a vida de todos os clubes e o segundo só agia para ajudar o Fluminense. Nos dias de jogos mais importantes, saiam de seus túmulos para “aprontar”.

Mas, o que o torcedor quer sa-ber é de explicações fora da ficção. Os senhores sabem que existem jogado-res talhados para decisões e que cres-cem. Principalmente, nos clássicos. Já outros, amarelam nos momentos cruciais, ao não suportar a carga emo-cional. Apesar de ter alguns jogadores com boa dose de experiência como Geraldo, o Fortaleza tremeu e se der-rotou diante do Oeste de Itápolis. Foi mal e inseguro nos dois jogos e aju-dou o adversário a tirá-lo da Série B.

Já o Icasa, continua causando sensação pelos resultados que o leva-ram a condição de finalista da série C contra o mesmo Oeste de Itápolis ape-sar da falta de suporte administrativo.

Qual seria a razão para justificar esse fenôme-no? O cronista responde: o caráter dos jogadores. Esses bravos profissio-nais se sentiram desam-parados durante todo o período de disputa. A partir da situação crítica que se instalou no clube, criaram a consciência de

que somente eles, com muita obstinação, teriam condições de sair de um enorme buraco, causa-do pela negligência de quem imagina ser o futebol profissional lugar para diletantismo. Num grupo de baixo es-trato moral, esse comportamento não teria sido obedecido.

Tais digressões em busca de certezas nessa metáfora da vida que é o futebol serão sempre insuficientes diante de mistérios insondáveis que este esporte carrega. É melhor que as-sim seja.

Wilton bezerraComentarista esportivo da rádio Verdes Mares

AM e TV Diário

Ano de 1959. Cuidava da preparação para o Exame de Admissão ao Ginásio, espécie de vestibular de calças curtas que existia nes-se tempo logo após o curso primário. Estudava no Gi-násio Pio X, que funcionava em prédio da Praça da Sé, em Crato. Concorreria en-tre muitos a uma vaga no Curso Ginasial do Colégio Diocesano. O ensino médio significa quatro anos do Gi-nasial e três do Científico ou Clássico.

Mês de agosto. Dia 11 – o Dia do Estudante. A UEC - União dos Estudantes do Crato, sempre marcava a data com uma sessão de cinema a custo zero para a classe estudantil. Nesse ano seria exibido Moby Dick, beleza de filme do diretor americano John Huston, estrelado por Gregory Peck, adaptação do escritor Ray Bradbury. E eu ali agarrado nos livros a fim compensar viagem que fizera com meu pai a Recife, quando ele fora levar minha tia Elza e seu esposo, Rafaelle, que vieram visitar a família e aqui demoraram algumas semanas.

Aquilo representou perder a promoção da UEC, espécie de penalidade de-terminada por minha mãe, avaliando que não deveria ter viajado, em contrário à opinião de meu pai. Segun-do ela, o exame de admis-são seria bem mais impor-tante do que conhecer o mar e a capital pernambu-cana, duas fascinantes op-ção de criança interiorana

que assim as con-siderou naquele momento.

Guardara, no entanto, algu-ma culpa nisso, o que me ajudou a permanecer em casa no feriado, desconsolado e estudando, invés

de assistir ao filme lá no Cine Rádio Araripe, na Rua Nélson Alencar. Ainda ago-ra, enquanto resolvi baixar a cópia da tal superprodução, hoje disponibilizada através da internet, para ver mais adiante, há cinquenta e dois anos passados recordo aquele dia em que vivi pelo dever. Na sequência, a mim só chegaria a notícia da fes-ta, enormes filas e a aglo-meração dos jovens na sala ruidosa e cheia, dos praze-res da esperada exibição ci-nematográfica.

Qual nessa hora, tan-tas e tantas vezes, no decor-rer da existência, somos for-çados a privilegiar situações que não as que contempla-riam o interesse imediato das paixões, no sentido de obter ganhos de melhor qualidade. As nossas esco-lhas determinam, pois, as matrizes do futuro destino, lição bem própria aos jovens a qualquer tempo. Por isso selecionar alternativas talvez penosas e desgastantes do ponto de vista pessoal, mas virtuosas e válidas no longo prazo, nutrirá de vitórias e conquistas o caminho das jornadas humanas.

emerson MonteiroAdvogado e escritor

Exped

iente

:

Fundado em 5 de setembro de 1997o Jornal do cariri é uma publicação

da edItora e GrÁFIcacearacoM ltda

cNpJ: 15.915.244/0001-71

O periódico do Cariri independente

diretor-presidente: Donizete Arruda diretora de redação: Jaqueline Freitas diretoria Jurídica: Vicente Aquino

administração e redação: Rua Pio X, 448 - Bairro Salesianos - CEP: 63050-020 - Juazeiro do Norte – Ceará - Fone (88) 3511.2457sucursal Fortaleza: Rua Coronel Alves Teixeira, 1905, sala 05, Telefone: 085.3462.2607 - Celular: 085.9161.7466sucursal brasília: Edifício Empire Center, Setor Comercial Sul, Sala 307, Brasília-DF

os artigos assinados são de responsabilidade dos seus autores

conselho editorial: Geraldo Menezes Barbosa | Francisco Huberto Esmeraldo Cabral | Napoleão Tavares Neves e Monsenhor Gonçalo Farias Filho

Fale conosco redação w [email protected] w [email protected] w [email protected] w [email protected] departamento comercial w [email protected] | Geral w [email protected]

seXtIlha carta

Page 3: Jornal do Cariri - 27 de Novembro a 03 de Dezembro de 2012

política3REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 27 DE NOVEMBRO A 03 DE DEZEMBRO DE 2012

Prefeitura quer fim de terceirização em mercados públicos de juazeiro

dONIZETE aRRUDAPolítica

rescIsão de coNtrato

preFeItura de JuaZeIro do Norte

chagas lima

A Câmara Municipal de Juazeiro do Nor-te aprovou, por una-nimidade, a criação

do Fundo Municipal de Mer-cados Públicos – rescindindo o contrato de terceirização com a Empresa SR Empreen-dimentos. De acordo com a mensagem, o Fundo será vin-culado à Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) e cuidará da arreca-dação dos recursos financeiros e originários dos equipamen-tos, com o devido controle so-bre a arrecadação individual de cada mercado.

A administração acon-tecerá através de uma comis-são gestora composta por pro-fissionais qualificados. Será ela a responsável pela elaboração de planos de trabalho, limpeza e higiene dos mercados. Além de convênios e prestação de contas mensais e anuais.

Conforme a mensa-gem, cada mercado público será obrigado a arrecadar o suficiente para o custeio e manutenção do próprio mer-cado, com fiscalização, asseio, conservação, segurança, ener-

gia elétrica, água e esgoto. A proposta aprovada envolve os mercados Governador Gonza-ga Mota (Mercado do Pirajá), Raimundo Viana (Mercado Pio XII), Mercado Menor do Pio XII (Centro de Abasteci-mento), Mercado Mozart Car-doso de Alencar (Parque Tri-ângulo), Mercado José Teófilo Machado (Senhora Santana) e Mercado Gumercindo Ferreira Lima (Marcado do Peixe/Bair-ro João Cabral).

O vereador Tarso Magno disse que não é tão fácil o Município rescindir o contrato com a empresa SR Empreendimentos, fazendo algumas observações nes-te sentido executivo. “Para rescindir esse contrato de

terceirização, tem que haver procedimento administrativo sobre as cláusulas quebradas por parte da SR Empreendi-mentos. Não é simplesmente enviar uma Lei que cria um Fundo Municipal para man-ter os mercados públicos”.

Mesmo tendo votado favorável à matéria, Tarso diz que a direção da SR vai nova-mente recorrer ao poder judi-ciário, buscando uma liminar para anular essa lei aprovada pela Câmara Municipal, por se tratar, segundo ele, de um regulamento muito frágil. “Eu não vejo possibilidade dessa Lei vingar diante do contrato que foi assinado pelo prefeito Santana com a empresa que administra legalmente os mer-

cados públicos de Juazeiro do Norte”, observa.

O vereador Gledson Bezerra, mesmo votando a favor da mensagem, entende que não é dessa forma que a Prefeitura deve romper a ter-ceirização dos mercados. “Ela deveria ter feito há mais de dois anos, quando apresen-távamos denúncias sobre as irregularidades perpetuadas pela Empresa SR Empreen-dimentos. Nós, vereadores, como temos nossa liberdade política, votamos a favor des-sa lei que põe fim a terceiriza-ção. Porém, existe a possibili-dade da SR Empreendimentos ingressar com uma ação na Justiça e essa lei se tornar uma letra morta”, alerta.

O Governo de Transi-ção de Juazeiro do Norte está acontecendo de forma len-ta, em apenas um encontro por semana. De acordo com o prefeito eleito Raimundo Macedo (PMDB), o processo de transição tem uma hora de duração, o que ele considera pouco para análise de con-vênios, contratos e itens rela-cionados à execução de obras concluídas ou em andamen-to. “É humanamente im-possível fazer levantamento da real situação de todos os equipamentos do Município, num período tão curto”, diz.

Para Raimundão, o atual gestor deveria instalar a Comissão três dias após as eleições, possibilitando um período adequado para a análise de toda documenta-ção referente à administra-ção. “Os poucos encontros não oferecem condições para uma análise aprofun-dada”, afirma.

Segundo o atual pre-feito Manoel Santana, a Co-missão viabiliza dados e in-formações necessárias para implementação do novo governo municipal. “Se-manalmente, estão sendo detalhados todos os proce-dimentos. Estamos comple-tamente abertos para esse processo, porque preten-demos deixar a Prefeitura bem organizada. O próximo prefeito não terá as dificul-dades que eu tive quando comecei o meu Governo. Estamos tendo todos os cui-dados neste sentido”, diz Santana. O encerramento dos trabalhos está previsto para o dia 21 de dezembro.

Ainda de acordo com o decreto, os pedidos de acesso às informações, feitos pela coordenação da comis-são de transição do prefeito eleito, devem ser formula-dos por escrito e encaminha-dos à coordenação da comis-são do atual prefeito, a quem compete, no prazo de dois dias úteis, requisitar dos ór-gãos e entidades da adminis-tração pública municipal. Os dados solicitados devem ser encaminhados em cinco dias úteis para a comissão do pre-feito eleito.

A equipe de transição que representa a atual admi-nistração é composta pelos seguintes membros: Marta

Dulcélia Ávila, Luciano Alves Daniel, Greyciani Elli Oliveira Macedo e Antônio Avartanhas de Sousa. Já a equipe da futura

administração é composta por Mariana Bezerra Gurgel, Cás-sia Rejane, Francisco Ítalo Ta-vares e Francisco Silva Lima.

Transição se arrasta em reunião semanal no Memorial

n Mercados são administrados pela Empresa SR Empreendimentos, que promete recorrer à Justiça

santana – salviano, a dobradinhaO prefeito Manoel Santana cortou despesas, anulou empenhos e sofre para cumprir a lei, não deixando restos a pagar para a gestão Raimundo Macedo. Tem um projeto político definido. É candidato a deputado estadual e já fechou aliança eleitoral em Juazeiro do Norte com o candidato à reeleição Manoel Salviano. A dobradinha Salviano-Santana espera ser a mais votada em 2014 e se prepara para enfrentar a força eleitoral das candidaturas apoiadas por Raimundão. Seu filho Mauro Macedo, concorrerá a uma vaga na Câmara Federal, e Giovani Sampaio, na Assembleia. Quem também entrará nessa briga é o deputado Arnon Bezerra, que tem tempo para escolher com quem fazer aliança. duas leituras para mesmo gestoA decisão do prefeito Raimundão de lançar Mauro Macedo a deputado federal gerou duas análises políticas em um mesmo grupo. O deputado Arnon Bezerra se sente traído porque ao desistir de ser candidato para votar em Raimundão havia o compromisso dele em apoiar a sua reeleição. Esse pacto político foi firmado, segundo pessoas próximas a Arnon, com o aval do governador Cid Gomes. Já o vice-prefeito juazeirense Luiz Ivan – irmão de Arnon - acha natural a decisão de Raimundão apresentar o nome de Mauro Macedo. Diz que ele está usando a sua vaga de deputado federal. acordo pMdb-pt 2014 está batidoO senador Eunício Oliveira e o deputado José Guimarães se reuniram em Brasília, na semana passada. Foi mais um dos tantos encontros que tiveram depois das eleições. A proximidade do PMDB e do PT no Ceará é, hoje, uma realidade. Os dois maiores partidos brasileiros estarão juntos no Estado nas eleições de 2014. Provavelmente, no palanque de Eunício candidato ao Governo do Estado, e de Guimarães ao Senado. A vaga de vice-governador seria de Cid Gomes que abençoaria esse acordo. A união Eunício-Guimarães é altamente positiva para o Cariri. Eunício é nascido na região. Sempre fez política aqui e não nega suas origens. Guimarães também atua no sul do Ceará. A eleição de Eunício seria a chance do Cariri eleger um governador depois de 1978. Faz muito tempo que a região está sem prestígio e sem comando no Estado. ronaldo lidera movimento pró-eunícioO prefeito Ronaldo Matos esteve na segunda-feira passada com o governador Cid. Na oportunidade, solicitou apoio para a conclusão das obras do canal do Grangeiro e também colocou na pauta a retomada das obras do centro de convenções. Ronaldo saiu da reunião entusiasmado com a perspectiva da parceria com o Governo do Estado. Sobre política, comentou as declarações do senador Eunício se lançando candidato ao Governo do Estado em 2014. Disse que, já na sua pré-campanha, defendia o nome de Eunício para governador. Agora, eleito prefeito é da tropa de choque para colocar Eunício no Abolição com o respaldo do povo cearense e o endosso do governador Cid Gomes. sucessão na câmara do cratoO vereador Luiz Carlos reuniu-se com o prefeito Ronaldo Matos e dele recebeu a autorização para articular uma chapa de consenso para a Mesa Diretora da Câmara do Crato. O atual presidente Florisval Coriolano, ao lado da vereadora Nagela, sua mulher, esteve em Fortaleza, para encontro com o deputado Sineval Roque. Decidiram tentar cooptar vereadores para formar uma chapa alternativa. O prefeito Samuel Araripe vê essa disputa sem se mexer. Tanto pode indicar o vice na chapa de Luiz Carlos ou apresentar uma terceira candidatura, que seria o vereador Guer ou Bebeto. Dezembro está chegando e a indefinição sobre as eleições na Câmara do Crato é total.

disse me disse... • Deputado José Guimarães de volta ao Cariri onde conversou demoradamente com os prefeitos do PT.

• Ouviu as bases petistas e as prioridades dos Municípios onde pretende atender em Brasília, graças a sua força que cresce ainda mais a partir do dia 1º de janeiro, quando assumirá à liderança do PT na Câmara.

• O PMDB de Barbalha não deixa o prefeito Zé Leite esquecer. Quer maior participação em sua administração. Enquanto a promessa de campanha não for cumprida, vai azucrinando e cobrando.

• Deputado Sineval Roque voltou a ocupar a tribuna da Assembleia para defender as mulheres do Cariri.

• Também anunciou que é candidato à reeleição a deputado estadual. Conta com o empurrão amigo de Cid Gomes.

• Prefeito de Caririaçu, João Marcos, não prestigiou os eventos do TCM e do Governo do Estado em Fortaleza, na semana passada.

• Prefeito Ronaldo decidiu quem são seus candidatos a deputado. Foi apressadinho. Votará em Daniel Oliveira para a Assembleia e Aníbal Gomes para deputado federal.

• Prefeito Agenor Neto, de Iguatu, é só um amigo. E não votado no Crato por Ronaldo.

• Desculpe a ignorância, quem terá mais votos em 2014, a dobradinha Salviano-Santana ou Maurinho-Giovani?

Page 4: Jornal do Cariri - 27 de Novembro a 03 de Dezembro de 2012

4 REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 27 DE NOVEMBRO A 03 DE DEZEMBRO DE 2012

Informe publicitário

Page 5: Jornal do Cariri - 27 de Novembro a 03 de Dezembro de 2012

5REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 27 DE NOVEMBRO A 03 DE DEZEMBRO DE 2012

políticaInforme publicitário

Page 6: Jornal do Cariri - 27 de Novembro a 03 de Dezembro de 2012

n Jovens entre 16 e 18 anos são os principais infratores, de acordo com autoridades e especialistas

6 REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 27 DE NOVEMBRO A 03 DE DEZEMBRO DE 2012

cidades

pr. Jecer GoesPalavra de fé

Aumento da violência tem jovens como protagonistasamanda salustiano e Ingrid Monteiro

Estatísticas apontam aumento signifi-cativo nos crimes cometidos por jo-

vens. Como solução para a situação, a Comissão de Justiça do Senado criou uma Proposta de Emenda Cons-titucional (PEC), no último mês de agosto, que diminui para 16 a responsabilidade penal. A medida está em tra-mitação no Congresso. No Cariri, o projeto de lei divi-de opiniões e gera polêmica.

Somente este ano, de janeiro até o fechamento desta edição, a Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro do Norte registrou 224 casos, que envolvem crianças e adolescentes. No Crato, no mesmo período, foram registradas 71 ocor-rências, segundo os índices da 19° Delegacia Regional no Município.

Segundo os dados, os delitos mais violentos são cometidos por adolescentes na faixa dos 16 a 18 anos de idade. As principais infra-ções cometidas pelos meno-res de idade consistem em lesão corporal dolosa, tráfico de entorpecentes e furto.

De acordo com o escri-vão-chefe de Juazeiro, Lúcio Lourenço, os crimes cometi-dos pelos menores são mo-bilizados por uma suposta impunidade. “Aliciados e seduzidos pelos traficantes, os menores estão sendo cada vez mais usados, principal-mente, para a comercializa-ção de drogas”, declara.

Código no alvodas polêmicas

As mudanças no Có-digo Penal Brasileiro são alvo de discussões. Enquan-to alguns especialistas apos-tam na reformulação da Lei para redução da criminali-dade, outros a consideram

prejudicial aos jovens. Para Lourenço, os jo-

vens de 16 anos, que exercem a cidadania através do voto, possuem a responsabilidade penal de responder pelas in-frações cometidas. O oficial da polícia do Crato, Basileu Sabóia, também divide a mesma opinião. “Partindo do princípio de que o sujeito com 16 anos pode eleger um presidente da república e ser pai, então, tem a capacidade de responder criminalmente pelos os seus atos”, conclui.

Já o escrivão de polí-cia do Crato, Mário Gomes, acredita que a redução da idade penal não minimiza-ria estes índices. O coorde-nador do Conselho Tutelar Municipal de Crato, Geni-val de Carvalho, cita o siste-ma penitenciário brasileiro como exemplo de punição sem sucesso. “Punir esse jo-vens resultará no inchaço de celas e aumento da crimina-lidade”, finaliza.

crIMe e IMpuNIdade

O conceituado apóstolo Pedro foi um ar-doroso defensor da fé. De uma fé cristã. Ele escreve essa carta com a finalidade de comba-ter a entrada de heresias e conceitos que, ao penetrarem no seio da igreja, esfriava a vida piedosa e espiritual dos seguidores de Cristo. Uma dessas heresias era o agnosticismo, que durante 150 anos, assediou a igreja do Senhor Jesus. Este agnosticismo era um sistema doutri-nário que ensinava a necessidade da destrui-ção do corpo, já que o corpo é material e toda matéria, inerentemente, má. Por isso, precisa-va ser degradado e castigado. Seus defensores criam também que, como o corpo não tinha nenhum valor, o homem tinha a liberdade de usá-lo para a imoralidade e a licenciosidade, tendo uma vida sem ética e sem moral.

Para o apóstolo Pedro, toda ‘heresia’ é uma fonte de perdição e não de salvação. E os que praticam as heresias são: primeiramente, pesso-as corruptas quanto à essência doutrinária. Se-gundo: corrupção, concupiscência e irreverência são bases desses indivíduos. Uma igreja que rei-vindica sua pureza e comportamento genuíno depende, sim, da verdadeira palavra de Deus, evitando dessa forma, os conceitos doutriná-rios, as filosofias e as teorias desses indivíduos que penetram no seio dela e destroem os princí-pios sólidos da teologia cristão. A vida espiritual da igreja no final do segundo milênio era mais apurada, mais comprometida, mais real, mais firme, mais piedosa e mais responsável.

Meu grande temor nesses dias de insólitas prédicas teológicas é de que as denominações evangélicas estejam saturadas de pessoas, porém, vazias do conceito original de igreja. Nosso tempo presente é composto de doutrinas como “batalha espiritual, maldição hereditária, regressão para perdão de pecados, teologia da prosperidade, te-ologia relacional, etc. Sem se falar em uma litur-gia que está muito mais para um espetáculo do que para ortodoxia da liturgia que agrada a Deus. Uma nova interpretação de céu, inferno e pecado, varreram o temor e o real compromisso das vidas humanas para com Deus. Vida espiritual para essa geração contemporânea é utopia, ficção, ilusão. Paulo, o grande apóstolo, escrevendo à Timóteo,

seu sucessor ministerial, disse-lhe, a respeito dos últimos dias dos homens na terra: “Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscên-cias; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando as fábulas”. ( 2 Timóteo 4:3-4).

O apóstolo está afirmando que, no final dos tempos, os homens prefeririam às fábulas, muito mais do que a verdade. Ora, os perigos que ameaçam a igreja, não vem da ciência, da filosofia, das universidades; vem sim, dessa con-temporaneidade cheia ‘ateismo, agnosticismo e homocentrismo. Não estou dizendo que a igreja tem que ficar engessada intelectualmente. Tam-bém não estou condenando a igreja em buscar conhecimento em outras áreas. O que quero di-zer é que não creio que haja ressonância dessas ideias e conceitos puramente humanos, com as sagradas escrituras. Também não concordo com aqueles que afirmam que a ortodoxia da fé bí-blica e a sã doutrina sejam fundamentalismo. “A biblia é para o teólogo o que a natureza é para o cientista”. Infelizmente, há em muitas igre-jas, hoje, uma aversão à pregações doutrinárias. Vejo que a preocupação de muitos pregadores é apresentar uma oratória que suscite emoção na plateia do que uma palavra que venha gerar ‘concentração, racionalidade e análise’.

O ministério de Cristo foi sempre de cunho pedagógico, veja: “E ensinava-lhes muitas coi-sas por parábolas e lhes dizia na sua doutrina” – (Marcos 4:2). – “E perseveravam na doutrina dos apóstolos...” (Atos 2:42). – “Jesus, porém, respondendo lhes disse: ‘Errais não conhecendo as escrituras, nem o poder de Deus”. – (Mateus 22:29). É a ausência desse ensino verdadeiro que tem causado uma ‘tsunami de escassez es-piritual’, que leva o sujeito a distanciar-se do seu Deus. Suas ondas tem causado estrago em mui-tas denominações, deixando rastro de ruínas e apatias. A maturidade é fruto do equilíbrio que cada sujeito tem por obrigação produzir. Os gre-gos afirmavam que o equilíbrio, é a base para o desenvolvimento ético, moral e espiritual do in-dividuo. Assim sendo, busquemos essas virtudes, a fim de produzirmos uma sociedade melhor.

CulTIVANDO A MATuRIDADE CRISTÃ

Page 7: Jornal do Cariri - 27 de Novembro a 03 de Dezembro de 2012

Joaquim Júnior

Com a aproximação do final de ano, considerado um dos momentos críticos nas doações, por conta de férias e viagens, o estoque de bolsas de sangue pode ser comprometido. O He-mocentro Regional do Crato, responsável por atender 45 hos-pitais em 28 cidades da região sul do Ceará, recebe alta demanda e necessita da conscientização quanto à importância da doação de sangue. Segundo Alda Velu-sia, assistente social da captação

de doadores do Hemocentro, espera-se um aumento de 30% para suprir as necessidades lo-cais.

De acordo com Audile-ne Sobreira, assistente social e coordenadora técnica do Hemo-centro, um dos motivos pelo au-mento da demanda, nos últimos três anos, ocorre por conta dos tratamentos na Região, nas áreas de oncologia, cirurgias neuroló-gicas e cardíacas, e pela implan-tação do Hospital Regional do Cariri, que consome, sozinho, quase 30% do estoque. Segundo

a coordenadora, não houve uma queda nas doações, mas há uma preocupação em aumentá-las com campanhas.

Outra dificuldade encon-trada diz respeito à oscilação e imprevisibilidade, o que signi-fica que um sangue considera-do mais comum pode estar em baixa, assim como um mais raro pode criar reservas. “Precisamos ter um estoque de segurança maior, para que possamos ter to-dos os tipos sanguíneos”, explica Audilene Sobreira.

Todos os meses são reali-

zadas, em média, 1.600 doações de sangue na Região, onde 50% advêm dos doadores juazeiren-ses. Com a espera de aumento, projetos são desenvolvidos e parcerias são firmadas com em-presas, universidades e prefeitu-ras. O dia 25 é em homenagem ao doador de sangue voluntário e, de acordo com as assistentes sociais, uma programação já está sendo desenvolvida. “Prestare-mos homenagens a esses heróis anônimos, que salvam vidas de pessoas, que muitas vezes, nem conhecem”.

7REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 27 DE NOVEMBRO A 03 DE DEZEMBRO DE 2012

políticacidades

Tumulto adia vestibular de medicina na FMj/Estácio de Sácaso de polícIa

Ingrid Monteiro

O cancelamento do vestibular da Fa-culdade de Medi-cina de Juazeiro

do Norte (FMJ / Estácio de Sá), previsto para o último dia 25 de novembro, gerou polêmica e confusão entre os vestibulandos. A agitação, promovida pelos candidatos que foram barrados no por-tão de entrada, resultou em depredações da instituição. Para conter a situação de tumulto, foi necessário o re-forço da Polícia Militar e da Guarda Municipal. O pro-cesso seletivo foi remarcado para o próximo dia 20 de ja-neiro, segundo a direção.

Em nota, a diretora geral da FMJ, Ângela Ginbo, esclareceu a decisão de can-celamento do exame seletivo que, segundo ela, foi motiva-da “em razão da invasão aos locais de prova pelos candi-

datos que não portavam a documentação prevista no

edital: identidade origi-nal, cópia da identidade e

foto 3 x 4 datada dos últi-mos 30 dias”.

Na ocasião, cerca de 500 inscritos tentaram inva-dir o local de prova. De acor-do com os manifestantes, a instituição disponibilizou dois editais com conteúdos diferentes, dos quais um deles não informava a do-cumentação obrigatória. No entanto, a diretoria da FMJ nega a afirmação.

A porta de vidro da re-cepção da Faculdade foi de-predada. Apesar do tumulto, não houve registro de pesso-as feridas no local. A ação foi registrada por câmaras de segurança e suas imagens serão analisadas pela polícia civil para maiores esclareci-mentos.

Um estudante que veio de Feira de Santana (BA) reclamava que foi im-pedido de realizar o vestibu-lar. “Por causa de uma xerox de identidade, eu não pude fazer o vestibular. Sendo que no edital não estava constan-

do esta informação”. Segun-do ele, dias antes do ocorri-do, um funcionário da FMJ informou que não precisava da segunda cópia, apenas dos documentos originais e foto datada.

Candidatos prejudicados

Os candidatos que es-tavam de acordo com as nor-mas afirmaram terem sido prejudicados com o cance-lamento do exame. Entre os presentes, haviam inscritos de outros municípios e es-tados. “É uma revolta mui-to grande, pois paguei R$ 250,00 para fazer esta pro-va, mas fui prejudicada por causa das pessoas que não leram o edital. Isto atrapalha quem estava informado e se preparou muito para esta se-leção”, desabafa a estudan-te Kelly Matos. Colaborou Amanda Salustiano

Hemoce aguarda aumento de 30% nas doações de sangueSerena Morais

n Confusão sobre exigências de documentos no edital resultou em protestos e pedradas na sede da Faculdade

n Hemocentro Crato atende demanda de 45 hospitais em 28 cidades da Região

Agência Miséria/Normando Sóracles

Page 8: Jornal do Cariri - 27 de Novembro a 03 de Dezembro de 2012

8esporte cidades

REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 27 DE NOVEMBRO A 03 DE DEZEMBRO DE 2012

Crato mantém elenco para temporada 2013

Palestra esclarece sobre formalização de empresas

amanda salustiano

Após deixar a dis-puta pelo título da Fares Lopes, a nova diretoria do Crato

Esporte Clube, eleita há seis meses, iniciou o planejamen-to para a temporada de 2013. Segundo o presidente do time, Hermano Teles, a equi-pe está de olho nas vagas e títulos importantes, como Taça Fares Lopes, Copa Nor-deste e Copa do Brasil.

Para a próxima tem-porada do campeonato ce-arense, Hermano confirmou a permanência da comissão técnica, encabeçada por Rony Araújo e, também, da maioria dos jogadores da base que disputou a Fares Lopes, este ano. Segundo

ele, tanto o comandante da equipe quanto os atletas merecem a ‘confiança’ da diretoria, pelo trabalho rea-lizado na temporada recen-temente.

Ainda conforme o presidente, o time espera contar com o apoio financei-ro do próximo gestor muni-cipal de Crato, Ronaldo Ma-tos, assim como o recebeu de Samuel Araripe. Atu-almente, o Clube tem três equipes formadas e uma fo-lha de pagamento estimada em R$ 50 mil.

Hermano explica, ainda, que a nova diretoria pretende realizar o que não foi feito em 15 anos de exis-tência do clube. Além de disputar os títulos, a direto-ria deseja uma sede fixa com alojamento para os atletas.

Futebol JuaZeIro

caMpaNha

Serena Morais

Rua Senador Pompeu, Nº 429 - Centro - Crato-CEFone/Fax (88) 3253.1080

Diretora TécnicaDrª Fabiana Pereira Rodovalho Alencar Gomes

ALFARMA, a primeira farmácia de manipulação genuinamente Cratense.

ligue e anuncie(88)3511 2457

O periódico do Cariri independente

n Equipe reunida após a posse de novos membros no Lions

colat - cooperatIVa ceNtral de latIcíNIos do Nordeste ltda.

cNpJ: 00.758.456/0001-15

Torna Público que requereu da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos - SEMASP a Regularização da Licença de Operação para Beneficia-mento de Leite na Av. Padre Cícero Nº 2644, Km 02, Bairro:Triangulo no Município de Juazeiro do Norte/CE.

Foi Determinado o Cumprimento das Exigências Contidas nas Normas e

Instruções de Licenciamento da SEMASP.

eleIÇão sINdIcal – 2012 / edItal de coNVocaÇãosINdIcato dos serVIdores MuNIcIpaIs de crato

Pelo presente Edital de Convocação o Presidente do Sindicato dos Servidores Muni-cipais de Crato Professor Francisco de Matos Junior, convoca todos os servidores municipais legalmente associados neste SINDICATO conforme o Estatuto Social em vigor, á comparecerem á eleição do Sindicato para renovação de mandato da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal para o Quadriênio 2013 a 2017, que se realizará no dia 19 de dezembro de 2012, no horário de 08h00min as 17h00min, com Urna Fixa na Sede da Câmara Municipal de Crato-CE localizada na rua senador pompeu Nº 468 – centro, crato-ce – cep: 63.100-080. Fica determina-do que o prazo para registro de chapa será de dez dias úteis a contar no período de 19 a 30 de Novembro de 2012 das 08h00mim as 17h00min, na Secretaria Geral do Sindicato dos Servidores Municipais de Crato sob a Coordenação da Comissão Eleitoral especifica para este fim na Rua Getúlio Vargas Nº 167, Bairro Vila Alta Crato-CE. A solicitação para o Registro de chapas deverá ser feita através de requerimento acompanhado de todos os documentos exigi-dos, encaminhados à Comissão Eleitoral. Neste período a Secretaria Geral do sINdsMcrato ficará a disposição com pessoas habilitadas para prestar quaisquer informações aos interessados referentes ao processo Eleitoral.

O Processo Eleitoral do Sindicato dos Servidores Municipais de Crato – SINDSMCRATO será organizado de acordo com as disposições legais do CAPÍTULO V Arts. 47 a 97, e os recursos para impugnações obedecerá ao que regulamentam os Arts. 62 a 64 do Estatuto em vigor.

Crato – CE, 16 de Novembro de 2012.

Francisco de Matos JuniorPresidente

Interessados podem enviar currículo para Av. Luiz Jucá Arrais Maia, 595, Centro,

Missão Velha/CE, CEP 63200-000

CONSTRUTORA NORBERTO ODEBRECHT S.Acom atuação em construção pesada inicia cadastro

do Programa de Contratação de Pessoas Portadorasde Deficiência e Beneficiários Reabilitados da

Previdência Social para eventuais vagas no quadro de integrantes da organização

COMUNICADO

Missão Velha /CE, maio de 2012.Missão Velha-ce, 27 de Novembro de 2012

Joaquim Júnior

Após conhecer me-lhor sobre o micro empre-endedor individual, Leddy Casimiro, aluno do curso de Administração, resolveu criar um evento para cons-cientizar sobre a importân-cia da formalização de ne-gócios. O “EI Fique Legal. Seja um Empreendedor Individual”, evento a ser realizado em parceria com o Sebrae e a Associação Co-mercial e Industrial de Jua-zeiro do Norte, contará com palestra e esclarecimento sobre o assunto.

O evento acontece neste dia 29 de novembro, com palestra presidida por Iomar Batista, gestor de pro-jetos do Sebrae. Na oportu-nidade serão esclarecidas dúvidas acerca do micro empreendedor individual,

que, se formalizado, encon-trará benefícios, mediante contribuição mensal redu-zida no valor entre R$30,00 e R$37,00. As melhorias vão desde a isenção de taxas para o registro da empresa à possibilidade de receber Alvará válido por seis me-ses. O micro empreendedor poderá, inclusive, receber benefícios como auxílio--doença, aposentadoria por idade, salário-maternidade após carência, entre outros.

ParticipeO “EI Fique Legal.

Seja um Empreendedor In-dividual” será realizado às 19 horas, na sede da Asso-ciação Comercial e Indus-trial de Juazeiro do Norte, localizada na Rua São Pe-dro, 163. Mais informações: (88)3512-5264.

O Lions Clube de Várzea Alegre está reali-zando a Campanha Natal Solidário. A iniciativa vai arrecadar, até 20 de dezem-bro, alimentos que serão doados para famílias de alunos carentes da Escola Zulmira Siebra Leite, lo-calizada no bairro Varjota. A escola tem aproximada-mente 200 alunos e é uma das realizações consegui-das através da Associação, que atende as necessidades

da comunidade local.A Campanha foi lan-

çada no último dia 21 de novembro, com a parceria do curso de Gestão e Saúde Pública da Universidade Re-gional do Cariri (Urca).

As doações podem ser entregues durantes as reuniões da Associação, nas quartas-feiras, no Clube Re-creativo de Várzea Alegre (Creva). Fundado em março de 1965, o Lions de Várzea Alegre possui 26 associados.

lions de Várzea Alegre promove Natal Solidário

n Diretor administrativo do Crato, Gefran Maia, e o presidente Hermano Teles