jornal do cariri - 09 a 15 de outubro de 2012

9
O periódico do Cariri independente NOVA OLINDA ELEIÇÕES 2012 - CARIRI ESPORTE CULTURA E L E I Ç Õ E S > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > Eleições fortalecem PMDB e Eunício de olho em 2014 O PMDB foi o grande vitorioso nas eleições do Crajubar. Conquistou os dois principais colégios eleitorais da Região, elegendo Raimundo Macedo em Juazeiro do Norte e Ronaldo Mattos no Crato. Já em Barbalha faz parte da base aliada que reelegeu o prefeito José Leite (PT). Assim, o partido estará no poder dos principais municípios, em uma eventual candidatura do senador Eunício Oliveira ao Governo do Estado nas eleições de 2014. Crato e Juazeiro apontaram larga vantagem de votos entre vencedores e o segundos lugares. Na terra do padre Cícero, a diferença entre Raimundão e Manoel Santana (PT) foi de quase 20 mil. No Crato, a eleição entra para história política do município, com Ronaldo eleito por uma vantagem de quase 25 mil sufrágios, em relação a Cícero França (PV). Somados os votos dos três candidatos que perderam a campanha, o peemedebista conseguiu a dianteira com quase 17 mil votos. REGIÃO DO CARIRI l DE 09 A 15 DE OUTUBRO DE 2012 l ANO XV l NÚMERO 2555 R$ 1,50 TRE não contabiliza votos para Ronaldo Sampaio Confira composição de Câmaras Municipais e novo quadro partidário Guarani faz planos para conquistas e quer Angelim Depois da conquista invicta da Taça Fares Lopes e a classificação inédita para disputar a Copa do Brasil em 2013, o Guarani de Juazeiro faz vários planos. Entre eles, chegar à série B do Campeonato Cearense e disputar a Copa do Nordeste, além de trazer o zagueiro Ronaldo Angelim. 8 7 6 6 Brincadeiras de roda, pique e amarelinha, se misturam com atividades do universo tecnológico. Com este tema, o espetáculo Brincadeiras Perdidas garante animar crianças e adultos. A programação acontece no teatro Sesc Adalberto Varmozi, em Crato, nos dias 10 e 11 de outubro. Raimundão - Juazeiro do Norte Zé Leite - Barbalha Ronaldo - Crato PODER E PERSPECTIVAS Espetáculo resgata brincadeiras infantis ADMINISTRAÇÕES SEIS PREFEITOS MAURITI, ASSARÉ, MISSÃO VELHA E SALITRE Transição à espera de Ronaldo e Raimundão Peemedebistas e socialistas campeões de urnas na região José Guimarães comemora eleição de quatro prefeitos petistas no Cariri 3 Coluna do Donizete Arruda Coluna do Donizete Arruda Ed Alencar Serena Morais Serena Morais vipcom Coluna do Donizete Arruda

Upload: ceara-news

Post on 09-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

REGIÃO DO CARIRI l DE 09 A 15 DE OUTUBRO DE 2012 l ANO XV l NÚMERO 2555

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Cariri - 09 a 15 de outubro de 2012

O periódico do Cariri independente

NOVA OLINDAeLeIções 2012 - cArIrI

esPOrTe cuLTurA

E L E I Ç Õ E S> > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > > >

Eleições fortalecem PMDBe Eunício de olho em 2014

O PMDB foi o grande vitorioso nas eleições do crajubar. conquistou os dois principais colégios eleitorais da região, elegendo raimundo Macedo em Juazeiro do Norte e ronaldo Mattos no crato. Já em Barbalha faz parte da base aliada

que reelegeu o prefeito José Leite (PT). Assim, o partido estará no poder dos principais municípios, em uma eventual candidatura do senador eunício Oliveira ao Governo do estado nas eleições de 2014. crato e Juazeiro apontaram larga vantagem de votos entre vencedores e o segundos lugares. Na terra do padre cícero, a diferença entre raimundão e Manoel santana (PT) foi de quase 20 mil. No crato, a eleição entra para história política do município, com ronaldo

eleito por uma vantagem de quase 25 mil sufrágios, em relação a cícero França (PV). somados os votos dos três candidatos que perderam a campanha, o peemedebista conseguiu a dianteira com quase 17 mil votos.

REGIÃO DO CARIRI l DE 09 A 15 DE OUTUBRO DE 2012 l ANO XV l NÚMERO 2555 R$ 1,50

TRE não contabilizavotos para RonaldoSampaio

Confira composição de Câmaras Municipais e novo quadro partidário

Guarani faz planos para conquistas e quer Angelim Depois da conquista invicta da Taça Fares Lopes e a classificação inédita para disputar a Copa do Brasil em 2013, o Guarani de Juazeiro faz vários planos. Entre eles, chegar à série B do Campeonato Cearense e disputar a Copa do Nordeste, além de trazer o zagueiro Ronaldo Angelim. 8 7

6 6

Brincadeiras de roda, pique e amarelinha, se misturam com atividades do universo tecnológico. Com este tema, o espetáculo Brincadeiras Perdidas garante animar crianças e adultos. A programação acontece no teatro Sesc Adalberto Varmozi, em Crato, nos dias 10 e 11 de outubro.

raimundão - Juazeiro do Norte Zé Leite - Barbalha ronaldo - crato

PODer e PersPecTIVAs

Espetáculo resgata brincadeiras infantis

ADMINIsTrAções seIs PreFeITOsMAurITI, AssAré, MIssãO VeLhA e sALITre

Transição à espera de Ronaldo e Raimundão

Peemedebistas e socialistas campeões de urnas na região

José Guimarães comemora eleição dequatro prefeitos petistas no cariri

3

Coluna do Donizete Arruda Coluna do Donizete Arruda

Ed AlencarSerena MoraisSerena Morais

vipcom

Coluna do Donizete Arruda

Page 2: Jornal do Cariri - 09 a 15 de outubro de 2012

2 REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 09 A 15 DE OUTUBRO DE 2012

Opinião

editorial

Envie sua carta para [email protected] e dê sua opinião faça sua sugestão, uma crítica. Esse espaço é aberto para você, caro leitor.

PERDÃO É LÂMPADA DIVINAQUE ILUMINA O CORAÇÃOQUEM PERDOA SE LIBERTADO ÓDIO, DA ESCURIDÃO...QUEM OFENDE ESTÁ DOENTEPRECISA DE COMPAIXÃO!

Welington Costa

Passadas as eleições, agora conhecemos os nossos futuros governantes. É necessário que fiquemos de olhos bem abertos neste período de transição de governos. Nesse último trimestre do ano, em prefeituras que mudarão de gestores, as contas públicas preci-sam ser certas e confiáveis. População precisa ficar de olhos abertos.

Renata Mirthis, Crato

ESTRAGoS DA MáGoA

CHARGE

ÀS MARGENS DA SoCIEDADEÀ margem da sociedade está à

classe dos excluídos, nesta inclui-se as pessoas que entregam sua vida ao mun-do das drogas, e que no dia seguinte, vi-ram produtos descartáveis, sem o menor valor de que um ser humano possa me-recer. Antes dá curiosidade aparecer, e que algum “amigo da onça” incentive-o a experimentar, o que precisamos saber é dos prejuízos causados pela droga a saúde. As drogas frustram, fracassa, de-sacredita, prostitui; dar cadeia, cemitério ou até mesmo hospital, maltrata e des-trói famílias.

Pelo que se comenta, e confor-me as constantes apreensões realizadas pelas polícias Civil, Militar e Federal. A cada dia, mais e mais, pessoas em idade jovem, tornam-se viciados. As drogas são substâncias que tanto têm levado usuários a morte. O consumo acontece em todas as classes sociais, nas famílias de condição mais humilde, as famílias de classe média alta; atin-gindo cada vez mais cedo, os jovens em idade produtiva.

Conversar sobre os males e os pe-rigos das drogas é uma boa oportunida-de para retirar alguém do abismo. Todos podem fazer alguma ação para ajudar a alguém a se mater distante desta “ca-tástrofe” que se moderniza e se espalha

em velocidade assustadora. Na edição do Jornal do Cariri (05 de junho de 2012), o Editorial e a reportagem do jovem Aglésio Dias, mostraram que, as dro-gas estão presentes também no Cariri, matéria de grande valor para compreender a gravidade do problema social.

O consumo de drogas ilícitas tor-na incapaz a convivência em sociedade, gera prejuízos; seus efeitos e conse-qüências têm sido objeto de estudo da classe médica, que na visão desses espe-cialistas, avaliaram: “as muitas reações depender da personalidade e do tipo de droga a ser utilizada”. “A dependência química pode levar o viciado a ter às chamadas “viagens” seguidas de mania de perseguição, alucinações e sensações geradoras de confusão nos sentidos; em alguns casos ocorrem à deformação do corpo (é caso da pedra do crack), lesões no cérebro, parada cardíaca ou respira-tória, levando a morte” - concluem.

Quando a questão é fazer uma listagem, ficará muito extensa, uma vez que a todo instante, surgem muitas va-riedades de drogas. As que já existem e circulam ilegalmente na sociedade (maconha, crack, cocaína etc.), que ao lado de produtos químicos improvisa-

dos como a cola de calçados e o solvente tem feito um grande estrago social e humano.

Segundo dados (2005), da ONU - Organizações das Na-ções Unidas, estimam que exis-ta “340 milhões de usuários de drogas no planeta” este grupo

movimenta trilhões de dólares. Contu-do, a longa trajetória das drogas, perfaz a nossa cultura desde os primórdios da história da nossa civilização, entrando na sociedade moderna, de forma abu-siva. De certo modo, pode-se até dizer que hoje é uma “herança maldita” que percorre todo o planeta.

Diga o que muitos dizem: - “Dro-ga, nem morto”!

Andson Andrade da silvaLicenciando em Letras pela URCA

Em face de situações vividas com frequencia no dia a dia, pes-soas reagem de jeito parecido. Por conta do mínimo de aborrecimento, apresentam respostas pron-tas de agressão que lhes envergonhariam se melhor avaliadas à luz da paciência e do depois. Noutras ocasi-ões, parecem crianças ino-centes, agradáveis, soltas. Quando fustigadas, respos-tas sujeitam pegar pelo pé as criaturas humanas doces e amáveis. Nisso, têm vergo-nha de demonstrar fraque-za, aproximação, amizade se contrariadas.

Poucas e raras vezes, quem erra reconhece o erro. Necessitaria da sonhada hu-mildade, caminho da purifi-cação das almas. E fere e é ferido ao mexerem nos sen-timentos acomodados.

A mágoa, por exem-plo, representa demonstra-ção típica das falhas huma-nas de reação. Atinge um tanto de gente neste chão comum. O cidadão escolhe sofrer, caso abafe as ingra-tidões alheias. Guardam por dentro doses cavalares de sentimentos pisados, desco-nhecendo os prejuízos que acarreta o esforço imenso ditado pela educação dos cuidados humanos.

Perante extremos das reações, normal que se con-tenha o instinto agressivo, a fim de evitar males piores. Absolutamente certo, con-tudo há que se evitar escon-der sentimentos negativos de raiva diante dos momen-tos críticos sem passar pelo filtro da sinceridade consi-go mesmo, limpar de tudo

aquela frustração desagradável.

Agir assim, no entanto, exige atitu-de positiva, grande-za de pensamento e administração co-erente dos modos e

valores. Ninguém é profes-sor nessa matéria. A escola deste mundo indica cursos variados para conter os ani-mais que moram nos indiví-duos. Existir conduz à evolu-ção da personalidade.

Exercitar os bons conceitos impõe sacrifícios enormes no sentido de do-minar as camadas internas das emoções. As escolas re-ligiosas, os santos, as boas maneiras, milhões de mo-delos, palavras e discursos querem dizer isso, de que não matar, não ferir, não revidar, o que bem significa repor oportunidades na es-trada do amor e da paz.

Ainda que compreen-der, pois, valha muito mais na casa do bem-estar, raros sabem agir com habilidade suficiente nas horas dos de-safios, sofrendo, contudo, recalques e mágoas acumu-lados, que determinam ou-tros exercícios, já agora no salão da consciência.

Nunca deixar, portan-to, acumular lama podre de mágoas no íntimo do cora-ção, prevenindo as doenças de longo prazo, fermentos da contrariedade e adversá-rios da saúde ideal.

emerson Monteiro

Advogado

Exped

iente

:

Fundado em 5 de setembro de 1997O Jornal do cariri é uma publicação

da eDITOrA e GrÁFIcAceArAcOM LTDA

cNPJ: 15.915.244/0001-71

O periódico do Cariri independente

Diretor-presidente: Donizete Arruda Diretora de redação: Jaqueline Freitas Diretoria Jurídica: Vicente Aquino

Administração e redação: Rua Pio X, 448 - Bairro Salesianos - CEP: 63050-020 - Juazeiro do Norte – Ceará - Fone (88) 3511.2457sucursal Fortaleza: Rua Coronel Alves Teixeira, 1905, sala 05, Telefone: 085.3462.2607 - Celular: 085.9161.7466sucursal Brasília: Edifício Empire Center, Setor Comercial Sul, Sala 307, Brasília-DF

Os artigos assinados são de responsabilidade dos seus autores

conselho editorial: Geraldo Menezes Barbosa | Francisco Huberto Esmeraldo Cabral | Napoleão Tavares Neves e Monsenhor Gonçalo Farias Filho

Fale conosco redação w [email protected] w [email protected] w [email protected] w [email protected] Departamento comercial w [email protected] | Geral w [email protected]

seXTILhA cArTA

A única exceção, no triângulo Crajubar, foi Barbalha. O deputado federal Raimundo Antonio de Macedo e Marce-lo Gomes de Matos, ambos do PMDB, venceram em Juazeiro do Norte e Crato. Os vitoriosos quebraram a lógica da políti-ca: derrotaram as máquinas locais, pois os prefeitos Manuel Santana (candidato a reeleição) e Samuel Araripe terminaram como os grandes fracassados no pleito de 2012.

A eleição de 2012 deixa muitas lições e permite algu-mas importantes leituras.

Samuel Araripe foi vencido pelo desgaste de dois man-datos. E Marcelo Gomes de Matos, que se elegeu com o apelido “Marcelo da Cerâmica”, é devedor do capital político, do pres-tígio nacional e da habilidade do senador Eunício Oliveira, seu grande apoiador nessa campanha. Eunício comprovou ser um eficiente articulador político e conseguiu abrir uma importante cunha política no Crato. Antes, ele era um relevante aliado de políticos tradicionais do Crato. Agora, Eunício pode-se orgu-lhar de ter sido o principal protagonista da vitória de Marcelo, que apresentou um elevado índice de rejeição, graças aos negó-cios relativos a sua cerâmica na administração Zé Adega.

O Crato, uma vez mais, mostrou-se apegado a seus valores históricos. Sineval Roque saiu destroçado das urnas. Faltou ao governador Cid Gomes a compreensão das pecu-liaridades do tradicional município do Cariri.

O jovem advogado Dr. Cícero, que foi procurador--geral de Samuel Araripe, exibiu uma musculatura político--eleitoral inesperada. Sem passado e sem vícios, Cícero pode ter adquirido o direito a um brilhante futuro político no Crato. Só o tempo dirá. Sua lealdade a Samuel foi recompensada por esse resultado.

Com a força da máquina, o apoio do Partido dos Traba-lhadores e do Governo Federal, Santana amargou uma derro-ta pesada para Raimundão. O médico Santana está pagando o preço pelos dois anos iniciais de seu governo, quando confiou demais em pessoas inconfiáveis e conviveu com escândalos quase semanais. Homem de bem, o prefeito conheceu a der-rota graças à inexperiência de um primeiro governo petista em Juazeiro e também a seu péssimo Secretariado. O futuro ainda reserva boas expectativas para Santana. Uma eleição para deputado federal é provável e ele poderá voltar à Prefeita

em outro momento, mais experiente e com uma equipe mais azeitada.

O também médico Raimundão Gente Fina ganhou uma nova chance do povo de Juazeiro. Menos por suas quali-dades de gestor e mais por seu carisma inegável e pelos erros dos assessores de Santana. Agora, caberá a Raimundo Mace-do expurgar os erros do passado. Os tempos de vacas magras nos municípios brasileiros, com o arrocho fiscal decorrente da crise mundial, não permite mais uma gestão entregue a fami-liares e sem transparência, impessoalidade e disciplina tribu-tária. A generosidade do povo não pode ser desconsiderada por Raimundo Macedo, que sai legitimado e forte das urnas.

Em Barbalha, o petista Zé Leite ganhou com números apertados. É a única grande vitória do PT. Zé Leite renova o mandato, apesar do grande desgaste e dos erros de seu pri-meiro mandato. É tempo de reavaliar a gestão e tentar manter o legado petista na tradicional cidade de Barbalha.

A Democracia é a grande vencedora destas eleições. O Cariri, com sabedoria e tranqulidade, deu seu recado aos políticos.

RENoVAÇÃo GANHA AS ELEIÇÕES No CARIRI. PMDB MoSTRA FoRÇA

Page 3: Jornal do Cariri - 09 a 15 de outubro de 2012

Wilson rodriguesO empresário Ronal-

do Sampaio Gomes de Matos (PMDB) foi eleito prefeito do Crato, com 39.285 votos (59,87%) dos votos válidos. Uma maioria de 24.650 sufrágios sobre Cícero Luiz Bezerra França (PV), que foi votado apenas por 14.635 eleitores (22,30%). Somando os votos dos três oponentes do candidato eleito, a maioria ain-da é de 16.949 votos, algo nunca registrado na história política do Crato. Pela quarta vez, em 14 anos, o PMDB volta a adminis-trar o Crato.

Ronaldo Gomes de Ma-tos venceu o governo federal, representado pelo candidato do PT - Marcos Cunha, o governo estadual, que apoiava a candi-datura de Sineval Roque (PSB), e o governo municipal, que ti-nha Cícero França como postu-lante, pelo Partido Verde. Já elei-to, Ronaldo reveleu que viveu dias difíceis durante a campa-

nha, porém proveitosos. Garan-tiu que sua gestão será pautada nos compromissos assumidos publicamente, neste período. O peemedebista atribuiu parte de sua vitória ao vice Raimun-do Bezerra Filho, que, segundo disse, “impulsionou o gosto popular pela sua candidatura”. O novo prefeito está disposto a promover uma conjuntura po-lítico-administrativa. Para isso, convocou os cidadãos cratenses a darem as mãos e colaborarem.

O prefeito Samuel Ara-

ripe (PSDB), apoiador de Cí-cero França (PV), admite que Ronaldo foi o candidato mais bem votado da história política do Crato. Para o atual prefeito, nunca, numa eleição munici-pal cratense, se viu tamanha diferença entre o primeiro e o segundo colocado. “Um per-centual acima de 59% não tem muito o que se buscar como justificativa”. Na opinião de Sa-muel, os números expressivos revelam as cobranças que virão no decorrer do próximo manda-

to. “Tenho a expectativa que o Ronaldo cumpra as promessas feitas durante a campanha. Re-cebo o resultado das urnas com muita tranquilidade e normali-dade. Prometo fazer uma opo-sição coerente e com respon-sabilidade, diferentemente do que a que me fizeram durante os meus oito anos à frente da Prefeitura. A derrota não tira os méritos do meu candidato e continuarei dizendo que Cícero França está preparado para ser prefeito deste município”, disse Samuel Araripe.

Marcos Bezerra da Cunha (PT) somou 7.315 sufrá-gios (11,15%) e Sineval Roque (PSB), em quarto lugar, obteve 4.386. Dos 85.806 eleitores que tem o colégio eleitoral cratense, 71.375 (83,18%) compareceram as 275 secções e foram valida-dos 65.621 votos (91,94%). Em branco, 1.643 (2,30%), e nulos 4.111 (5,76%). A abstenção foi de 14.431 votantes (16,82%).

Política3REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 09 A 15 DE OUTUBRO DE 2012

Raimundão afirma que será prefeito de todos

DONIZETE ARRUDAPolítica

JuAZeIrO DO NOrTe

E L E I Ç Õ E S

> > > > > > > > > >

Mirelly Morais

O prefeito eleito de Juazeiro do Norte, Raimundo Antônio de Macedo (PMDB),

tem muitas promessas e afirma que governará para todos os juazeirenses. Suas primeiras ações serão voltadas para re-organizar o Município. Tem a saúde como prioridade e afir-ma que vai criar uma Secreta-ria de Urbanismo.

O vencedor desta eleição saiu das urnas com 51,45% dos votos, de acordo com o Tribunal Superior Elei-toral (TSE). Desbancou o atual prefeito Manoel Santana (PT), que obteve 36,03% dos votos dos juazeirenses. O terceiro candidato, Demontieux do Jornal, foi votado por 12,52% dos eleitores. O percentual de votos em brancos e nulos so-mou 6,99%. O índice de abs-tenções foi de 18,02%.

A coligação que elegeu Raimundo Macedo é com-posta por 12 partidos: PMDB, PHS, PPS, PTdoB, PSL, PTN, PV, PSB, DEM, PTC, PR, PSDB e o PTB, partido do seu vice, Luiz Ivan Bezerra.

O prefeito Manoel San-tana, candidato derrotado, reconheceu a vitória do seu adversário e conclamou a sua

militância para não aceitar provocações. Segundo Santa-na, a hora é de recolhimento. Ele pediu que os seus eleito-res guardassem suas forças para um novo momento elei-toral. O petista agradeceu os apoios e a compreensão dos seus aliados. “Houve uma compreensão das dificulda-des que tivemos, porque per-demos os dois primeiros anos do nosso governo”. Santana revelou que a derrota não significará um fim de carrei-ra. “Esse é um momento em que as pessoas se revigoram, fazem autocrítica, uma avalia-ção e novos planos”, comenta.

Eleições movimentadas

Durante todo o dia da eleição, a movimentação em Juazeiro foi relativamente con-turbada e várias pessoas foram detidas por descumprir as res-trições impostas. Mas, para a juíza eleitoral de Juazeiro, Maria Nadir Papaleu, o pleito foi tran-quilo. “Somente denúncias corri-queiras, aglomeração de pessoas em casas ou ruas, distribuição de camisas, mas tudo foi apurado e regularizado”.

Segundo Wladimir Car-valho, subtenente da PM, um

mandado de busca e apreensão mobilizou a Polícia Federal, em parceria com a Polícia Militar e Guarda Civil, no período da manhã. Mais de 20 pessoas, no bairro Parque Antonio Vieira, tentaram esconder o material de publicidade de eleições, cópias de títulos de eleitores e dinheiro. “Esse material acaba caracteri-zando crime eleitoral. Vai haver uma triagem por parte da Polícia Federal para dizer quem é quem nessa história e, por certo, serão devidamente enquadrados na forma da lei”, explica o Subte-nente.Já no período da tarde, um carro com produtos de campa-nha de um candidato a vereador da cidade foi apreendido. No au-tomóvel foram encontrados ade-sivos, cópias de títulos eleitorais e tickets de gasolina.

Perfil de RaimundãoO médico Raimundo

Macedo, de 69 anos, entrou para a política em 1988, elegendo--se vice-prefeito de Juazeiro do Norte pelo PSDB, partido em que esteve filiado até o ano de 2008. No ano de 1990, foi eleito deputado estadual, conseguin-do se reeleger por quatro vezes consecutivas. Em 2004, foi eleito prefeito de Juazeiro do Norte. Em 2010, após migrar para o PMDB, elegeu-se deputado fe-deral. Colaboraram Amanda Salustiano e Joaquim Júnior.

Zé LeITe

VOTAçãO hIsTórIcA

PT se mantém no poder em BarbalhaIngrid Monteiro

Barbalha foi, dos três municípios do Crajubar, o único que optou por manter o mesmo grupo no poder, prolongando o mandato do prefeito José Leite (PT) por mais quatro anos. O atual prefeito da terra dos ver-des canaviais foi reeleito para comandar a prefeitura até 2016. O petista venceu a disputa com 53,89% dos votos válidos, contra 45,03% do segundo colocado, o candidato Argemiro Sampaio (PPS). Antônio Hildegardis (PSOL) chegou ao fim do pleito eleitoral com 1,08% dos votos.

O candidato da coliga-ção Barbalha Cada Vez Melhor (PT, PTB, PMDB, PSB) recebeu

17.079 votos, com 100% dos vo-tos apurados. José Leite enfren-tou uma disputa acirrada contra o grupo do ex-prefeito Rommel Feijó (PSDB). Mas, contando com apoios fortes, como o do go-vernador Cid Gomes (PSB) e do ex-prefeito João Hilário, obteve êxito e tornou-se um dos pou-cos reeleitos na região. Betilde Correia (PMDB), esposa de João Hilário, é a vice de Zé Leite.

De acordo com o prefei-to Zé Leite, o principal objetivo nesse segundo mandato consiste em concluir as obras já em an-damento. “Por conta do apoio e da participação da população, tínhamos a convicção dessa vitó-ria, desde o início da campanha. Neste segundo mandato, iremos

dar continuidade aos projetos das obras, como a implanta-ção do teleférico, construção na nova sede da prefeitura e calça-mento das vias públicas do mu-nicípio”, afirma.

Durante a eleição no município barbalhense, que registrou 34.156 votos, foram contabilizadas 6.446 absten-ções, 679 votos em branco e 1.786 nulos.

n Raimundão comemora vitória em carreata até estátua do Padre Cícero, no Horto

Joaquim Jr.

n Atual refeito de Barbalha, Zé Leite, é reeleito com apoio de Cid e João Hilário

n Ronaldo vence com maior diferença de votos já registrada no Crato

Ronaldo vence e PMDB volta a administrar o Crato Ed Alencar

Serena Morais

PMDB de eunício se fortaleceCom a vitória de Raimundo Macedo em Juazeiro e Ronaldo Matos no Crato, bem como a reeleição de Zé Leite em Barbalha, que tinha na vice, Betilde Sampaio, o PMDB sai como o maior partido do Crajubar. Isso reforça o trabalho do senador Eunício Oliveira para se credenciar como o candidato do governador Cid Gomes à sua sucessão em 2014.

PMDB e PsB são os maioresLevantamento sobre quais os partidos que mais elegeram prefeitos no Cariri feito pela coluna mostra que PMDB e PSB foram os campeões das urnas. Cada uma dessas siglas emplacou seis prefeituras na região sul do Ceará. Em seguida vem também empatados em segundo lugar, o PT e o PSD com quatro prefeituras. Na terceira colocação, estão PDT, PR e PRB com duas prefeituras. Diferente de um passado bem recente, o PSDB elegeu apenas um prefeito, mesmo número do PCdoB e do PSL.

Guimarães é só sorriso no caririO crescimento do PT no Ceará com a eleição de 27 prefeitos, quase todos ligados a José Guimarães, é o passaporte para sua candidatura majoritária em 2014. No Cariri, dos quatro petistas eleitos para prefeituras, apenas o de Salitre não é vinculado a Guimarães. Os outros três – Mauriti, Assaré e Missão Velha – foram apoiados pelo futuro líder do PT na Câmara Federal.

Novos desafios para raimundãoEleito, Raimundo Macedo sabe que precisa estabelecer um diálogo com o prefeito Manoel Santana para estabelecer uma transição sem traumas. Uma das prioridades é a elaboração do Orçamento para o ano de 2013. Santana, que obteve uma votação bem acima do que era previsto pelo Ibope e se fortaleceu bastante na reta final da campanha eleitoral, é um político moderno, que não pretende criar problemas para Juazeiro. Não quer dificuldades para a população. Só que Raimundão terá de procurá-lo e propor um diálogo, publicamente. Um gesto de humildade.

ronaldo precisa assumir logoConsagrado nas urnas com uma votação arrasadora, Ronaldo Matos sabe que tem grande responsabilidade com o futuro do Crato. Não pode decepcionar. Foi eleito com um discurso de modernidade, de transparência e de busca pelo prestígio perdido ao longo dos últimos anos. O prefeito Samuel Araripe, que termina seu mandato, deixa o cargo, mas com um legado: as contas do Crato estão em dia e não há desequilíbrio financeiro a curto e médio prazo. Só que Ronaldo assumiu e terá que honrar publicamente a concessão de reajustes salariais ao funcionalismo, que podem corroer a saúde das finanças do Município. Daí, ser essencial conhecer em profundidade todos as contas e abrir imediatamente um diálogo com a sociedade, com a futura Câmara e também Samuel Araripe. Ronaldo deve fazer gestos, pois a eleição acabou e, agora, o Crato é a bandeira de todos.

Disse me disse...

• O prefeito que obteve o melhor desempenho eleitoral no Cariri foi Guilherme Landim, de Brejo Santo, com 79,39%.

• Já a menor diferença que propiciou uma vitória aconteceu em Tarrafas, onde Lucinha venceu com 50,83% dos votos. Ou 2.864 contra 2.827 votos do candidato Neto.

• Pesquisas do Instituto Anísio Teixeira, que tiraram sono de candidatos a prefeito no final das eleições, se mostraram erradas em várias cidades.

• Erraram feio em Campos Sales, onde haviam previsto que o novo prefeito seria Major Herman. Quem ganhou com folga foi o deputado Moésio Loiola.

• Vencedor para a Prefeitura de Campos Sales, Moésio sustenta que fará um mandato com transparência e honrando os compromissos assumidos em praça pública. A cidade está esperançosa.

• Das 19 vagas da Câmara do Crato, 14 são novos vereadores. Uma renovação superior a 73%.

• A Câmara de Juazeiro tem 21 vagas de vereadores. 11 estarão reservados para novos que foram eleitos pela primeira vez no último domingo.

• Mesmo tendo a maior coligação no Crato, o deputado Sineval Roque (PSB) ficou em quarto lugar.

• Danielli Teófilo derrotou a família Garcia em Santana do Cariri. Uma renovação surpreendente.

• Prefeito Manoel Santana será candidato a deputado nas próximas eleições. É interesse do PT fortalecer sua liderança no Cariri, tendo como principal base a cidade de Juazeiro do Norte

• Manoel Salviano que perdeu ao apoiar Manoel Santana tentará a reeleição daqui a dois anos.

• Desculpe a ignorância, agora, que as urnas fecharam, tem candidato sem saber como pagar as contas?

Page 4: Jornal do Cariri - 09 a 15 de outubro de 2012

4 REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 09 A 15 DE OUTUBRO DE 2012

Page 5: Jornal do Cariri - 09 a 15 de outubro de 2012

5REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 09 A 15 DE OUTUBRO DE 2012

Page 6: Jornal do Cariri - 09 a 15 de outubro de 2012

Pr. Jecer GoesPalavra de fé

INEXPLICáVEL AMoR

6 REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 09 A 15 DE OUTUBRO DE 2012

Política

Com o aumento do número de vereado-res previsto por lei, juntas, as Câmaras

do Crajubar terão um acrésci-mo de 21 cadeiras. No total, 55 vagas foram preenchidas nas eleições proporcionais dos três

principais municípios do Ca-riri. Juazeiro do Norte contará com 21 vereadores, a partir de 1º de janeiro de 2013. Dos atuais 14, nove continuarão na Casa.

Já no Crato, os eleitores decidiram pela renovação do Poder Legislativo. Dos atuais

11 vereadores, apenas quatro se reelegeram. Nenhum con-seguiu mais de dois mil vo-tos. A Câmara do Crato terá 19 vereadores a partir de ja-neiro de 2013.

Dos nove vereadores atuais em Barbalha, apenas

quatro conseguiram se reeleger. O vereador Rildo Teles (PSL) foi o mais bem votado, conse-guindo a maior votação de um vereador na história política de Barbalha. Em 2013, a Câmara de Barbalha será composta por 15 vereadores.

Câmaras do Crajubarelegem 55 vereadores

LeGIsLATIVO

NOVA OLINDA

Composições dos Legislativos em 2013

* 1 - Thiago Esmeraldo- PP - 1946* 2- Guri PV - 1828* 3 - Luis Carlos PSL - 1805 * 4 - Jales Velloso- PTN- 1430 * 5- Guer - PSDB - 1414 * 6 - Fernando Brasil PSB - 1371 * 7- Darcio Luiz PSDB - 1239 * 8- Henrique Leite - PV - 1203 * 9 – Bebeto- PTN- 1199 * 10 – Nagila- Psd - 1089 * 11- Nando - Ptb - 1073 * 12- Espedito Ancelmo- Ptn- 1000 * 13 - Pedro Alagoano- PSB - 987 * 14- Galego- PMDB - 980 * 15- Marquim- PMDB - 975 * 16- Luciano Saraiva PSL - 894 * 17- Paulo De Tarso - PMDB - 840 * 18- Amadeu De Freitas - PT- 610 * 19- Celso Dos Frangos - PP - 520

*1- Rildo Teles Psl - 1.869*2 - Dr. Antonio Correia PSB - 1.786*3 - Flávio Cruz Pmdb - PT 1.304*4 - Ernandes Garcia - PT - 1.193*5 - Antônio Sampaio - PMDB - 1.092*6 - Daniel PT - 1.014*7 - Professor odair PT - 1.010*8 - Cícera Show PRB - 889 40.602*9 - Veve PP - 835*10 - Rosario PTN - 780*11 - Moacir PTN - 771*12 - Aurino Preu PP - 767*13 - Helio PDT - 663*14 - Bosco Vidal PR - 652*15 - André Feitosa PPS – 538

* 1 - Joao Borges - PRTB - 3502* 2 - Ze Ivan Leiteiro - PT Do B - 3382 * 3 - Darlan Lobo - PMDB - 3344 * 4 - Capitão Vieira - PTN - 3142 * 5 - Joao Borges - PRTB - 3502* 2 - Ze Ivan Leiteiro - PT Do B - 3382 * 3 - Darlan Lobo - PMDB - 3344 * 4 - Capitão Vieira - PTN - 3142 * 5 - Antonio De Lunga -PSC - 2981 * 6 - Zé De Amélia Júnior PSL - 2960 * 7 - Dr. Tarso Magno - PR - 2958 * 8 - Bertran Rocha- PT Do B - 2878 * 9 - Claudio Luz- PT - 2823 * 10 - Claudionor Mota - PMN - 2658 * 11 - Sargento Nivaldo - DEM -2569 * 12 - Cledmilson- PSD - 2512 * 13 - Adauto Araujo- Psc - 2448 * 14 - Sgt Firmino- PRP - 2381 * 15 Preto Macedo - PMDB -2190 * 16 Didi De Amarilio- PPS - 2040 * 17 Danty Benedito- PMN -2028 * 18 Gledson Bezerra - PTB - 1976 * 19 Ronnas Motos - PMDB - 1812 * 20 Rita Monteiro - PT Do B - 1713 * 21 Mara Torres- PPS -1571 -

Crato Juazeiro

Barbalha

Abaiara Chico Sampaio (PSDB) 2.718 6.806 Altaneira ‘Delvamberto (PSB) 2.650 5.918 Antonina do Norte Antônio Filho (PDT) 2.413 6.557 Araripe Dr Germando (PSD) 6.124 17.079 Assaré Samuel Freire (PT) 6.969 18.497 Aurora Adailton Macedo (PMDB) 8.464 20.932 Barbalha Zé Leite (PT) 17.079 40.602 Barro Neneca (PDT) 6.376 17.019 Brejo Santo Guilherme Landim (PSB) 19.792 33.774 Campos Sales Moesio Loiola (PSD) 7.037 20.351 Caririaçu João Marcos (PMDB) - 9.080 23.591 Crato Ronaldo Matos (PMDB) 39.235 85.806 Farias Brito Dr. Vandevelder (PC do B) 7.418 16.378 Grangeiro Dr. Gudy (PRB) 2.312 5.119 Ipaumirim Puica (PSD) 4.069 9.184 Jardim Analeda Luz (PMDB) 8.541 22.089 Jati Neta (PR) 3.793 6.529 Juazeiro do Norte Raimundão (PMDB) 65.079 165.514 Lavras da Mangabeira Dr. Tavinho (PRB) 9.825 25.069 Mauriti Evanildo (PT) 14.920 33.602 Milagres Hellosman (PMDB) 8.808 22.665 Missão Velha Dr. Tardiny (PT) 10.965 28.114 Nova Olinda Ronaldo Sampaio (PSD) ...... 11.960 Penaforte Luis Celestina (PSB) 4001 6.626 Porteiras Manoel Novais (PSB) 5.650 13.362 Potengi Samuel (PC do B) 3.200 7.685 Salitre Rondilson (PT) 6.335 12.347 Santana do Cariri Danieli (PSL) 5.562 13.875 Tarrafas Lucinha (PDB) 2.864 7.395 Várzea Alegre Vanderlei (PSD) 13.519 30.373

MUNICÍPIo PREFEITo ELEITo VoToS ELEIToRADo

VoTAÇÃo NoS MUNICÍPIoS Do CARIRI

Dos 30 municípios, o PMDB foi o partido mais votado, conquistando seis prefeituras. No entanto, em Lavras da Man-gabeira, o candidato e sobrinho do senador Eunício Oliveira (PMDB), Ildisser Oliveira, perdeu as eleições, no reduto da família Oliveira. Esta foi uma das derrotas mais ex-pressivas do partido no Cariri. O PSB e o PT venceram em cinco municípios, cada um.

Em alguns locais, logo no início da apuração, os candidatos abriram vanta-gem em relação ao segundo colocado, foi o caso de Juazeiro do Norte e Crato. Em Missão Velha, o pleito foi bastante concor-rido. Dr. Tardiny (PT) recebeu 10.965 vo-tos e derrotou o candidato a reeleição Wa-

shington Fechine (PSB), que obteve 10.545. Em Milagres, o prefeito eleito Hellosman Sampaio (PMDB) recebeu 8.808 votos. O segundo lugar foi do candidato Figueire-do (PT), que obteve 7.986.

No município de Penaforte, o can-didato a prefeito José Wilde Vieira Bringel (PT) sofreu uma parada cardíaca e morreu na madrugada do dia 7. Wilde fez campa-nha no sábado (6), dia anterior às eleições. Já em Lavras da Mangabeira: O candidato e sobrinho do senador Eunício Oliveira (PMDB), Ildisser Oliveira perdeu as elei-ções em Lavras da Mangabeira, reduto da família Oliveira. Esta foi uma das derro-tas expressivas do PMDB. Acompanhe o

PMDB, PSB e PT lideram

Justiça eleitoral não conta votos de Ronaldo Sampaio

Este é o versículo que, inexoravelmente, tornou-se o mais conhecido e repetidamente citado por todos, em toda a bí-blia. Martinho Lutero chamou-o de 'EVANGELHO EM MINIA-TURA'. Referido versículo não se contenta em declarar apenas a medida do amor divino, porém, asseverar o seu resultado no plano da história. Ele mostra a existência de Deus; que realmente é um fato real. A incredulidade dos homens não diminui o amor de Deus. O Senhor Jesus Cristo mostra que este amor é INCONDICIONAL, é por escolha, é por um ges-to da vontade de Deus. Isto significa que você é privilegiado por ser escolhido dentre uma multidão para ser Dele. Qual foi a motivação de Deus em DAR o seu próprio Filho? - Ora, o AMOR. Assim sendo, que motivação tem em nos doar para Deus? - A 'barganha’, - O 'lucro', - O 'beneficio'? - Não, mil ve-zes não. Devemos nos doar por AMOR; amor à salvação; amor à vida eterna; amor à justificação; amor ao perdão e amor ao próximo. Deus deu o melhor que tinha aos homens. Qual o nosso melhor para lhe dar? – Nosso carro ?, – Nosso dinheiro ?, – Nossa beleza ?. Ele não quer nada disso. Quer sim, a nossa alma, nosso intelecto, nossa fé, nossa fidelidade, nossa ética, nosso temor, nosso respeito e nossa adoração. Entenda uma coisa. Deus deu o seu Filho por um motivo específico. Qual? – “Recuperar o ser humano do governo de satanás”. Qual será nosso motivo específico em amar a Deus? Ora, “mostrar a satanás que somos filho de Deus, que nos recuperamos do pecado, que nos tornamos adoradores”.

O amor de Deus é diferente do amor dos homens; estes precisam de química; do hormônio ocitocina; de afinidade; de sentimentos, etc. O amor de Deus nos aceita com os nossos de-feitos e nos recupera. Quanto mais defeitos, melhor. Diz-nos o livro de Romanos, capítulo 05h20min: “... mas, onde ABUN-DOU o pecado, SUPERABUNDOU à graça”. Isto é, o amor de Deus é manifestado de uma maneira infinitamente gloriosa sobre o homem pecador. Entende-se assim que, este amor que induziu Deus a dar seu próprio Filho, para que morresse pelos homens, não pode jamais ser descrito. Uma parte da signi-ficação da vida, e, na realidade, o propósito central da exis-tência humana, é o crescimento no conhecimento de Deus, e segui-lo. Como também participar de sua ‘bondade através de sua natureza ética e metafísica por meio de Jesus Cristo. É impossível fugir ou tentar se esconder dessa realidade ma-jestosa’. É dever de cada um de nós buscar entender que não existe segurança fora do amor de Deus. Isto porque, o homem é um ser finito, assim, ele é um ponto integral para si mesmo. Quando um ateu declara a morte de Deus, na verdade, quem deixa de existir é ele mesmo. É ele quem desce ao HADES; é ele quem FEDE; é ele quem vira uma caveira, se tornando pó. Deus continua Deus, agindo deliberadamente.

O poeta brasileiro Neimar de Barros, por 17 anos foi ateu, vivendo ridicularizando a Cristo e falando coisas banais acerca de Deus. No seu livro, “profecias de um ex- ateu”, ele escre-veu: “Na explosão da aeronave do ateísmo, senti meu todo ser salvo pelo paraquedas da graça de Deus, obrigado a todos que compareceram ao enterro do ateu e as nascimento do cristão, Nei mar de Barros”. Nietzsche, o mais blasfemo de to-dos os ateus, afirmou antes de morrer: “Se realmente existe um Deus vivo, sou o mais miserável dos homens”. O incrível é que, a despeito de toda essa miscelânea de conceitos contrá-rios a Deus, nada tem mudado o amor de Deus. Ele é um ser inteligente. Ele tem consciência da existência do homem e o ama. Ele tem qualidades emocionais.

O seu amor é a mais alta forma de amor, a mais pura, ao ponto de ser chamado AMOR. Esse princípio de amor, que faz com que Deus tenha o destino perfeito do homem, bem como a sua felicidade, e perfeita a sua utilidade, como também o cumprimento da existência, sempre perante aos seus olhos, e que é a força central e motivadora de todas as suas ações para com esse homem. Em um mundo relativo, a grande pergunta é: O que é o amor? – Horizontalmente, é o sentimento de uma pessoa por outra; é quando alguém deseja para o próximo, o que deseja para ele mesmo; o “amor ALTERA e ENOBRECE as coisas”. Se a essência do amor é cuidar, não se pode jamais ter dúvida do amor de Deus para a raça humana. Olhando a história, vemos o registro de bíblico de anjos anunciando a Abraão o nascimento de seu filho Isaque. Anjo trazendo a resposta da oração do primeiro ministro da babilônia, Daniel. Anjos anunciando o nascimento de Jesus Cristo, enfim, há di-versos registros de intervenção divina na vida dos homens em momentos de dificuldades.

O amor é capaz de levar o homem a realizar coisas que sua alma duvida, a fim de conseguir o que deseja. Da mes-ma forma, Deus, quando quer mostrar seu amor para aque-les que demonstram fidelidade a Ele, faz até o impossível para abençoar, libertar e protegê-los. A bíblia apresenta episódios espetaculares, como: “Abertura do mar verme-lho. Muralhas de Jericó desabando sem o toque humano. Pedra fluindo água para o povo beber”, enfim, há um ar-senal de motivos para se crer nesse amor maravilhoso. No contexto vertical, onde chamamos de campo espiritual, a intervenção de Deus é mais espetacular. Diz a santa escri-tura que não tínhamos direito a salvação, já que, “Todos pecaram e destituídos ficaram da glória de Deus” – (Roma-nos 3:23). Daí se entender o porquê “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que Nele crê, não morra, mais tenha a vida eterna” – (João 03h16min). Precisamos entender e valorizar esse sentimento que Deus nutre por cada um de nós. Não só va-lorizar e entender; mais viver, buscar, reverenciar e a partir daí, também amá-lo e adorá-lo. Deus te abençoe.

JOÃO 3:16 - Porque Deus AMOU o mun-do, de tal maneira, que deu seu Filho unigê-nito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

O candidato Ronaldo Sampaio (PSD) venceu as eleições para prefeito de Nova Olinda com maioria de 403 votos, sobre o seu concorrente Ger-lanio Sampaio (PSB). Compareceram às urnas 10.217 eleitores, sendo 5.030 votos para Ronaldo Sampaio, 4.627 sufrágios para Gerlânio Sampaio, 515 nulos e 145 em branco.Mesmo sendo o candidato mais votado, a divulgação dos relatórios da Justiça Eleitoral não mostrou os votos de Ronaldo. É que o registro de sua candidatura está em processo de cassação, junto ao Tribu-nal regional Eleitoral (TRE).

No ofício 3887/2012/CRE-CE, assinado pela desembargadora Ma-ria Iracema Martins, Corregedora Regional Eleitoral do Ceará, consta a orientação a respeito da destinação dos votos atribuídos a candidatos com registros cassados com recurso. O do-cumento orienta que “a votação obti-da por eles não será apresentada pelo Sistema de Gerenciamento de Totali-zação”, uma vez que “a validade dos votos dados a candidato cujo regis-tro esteja pendente de decisão, assim como o seu cômputo para o respectivo partido ou coligação, ficará condicio-nada ao deferimento do registro”.

Ronaldo Sampaio e o vice Ca-beludo tiveram os seus registros de candidaturas cassados pela juíza Ana Raquel Colares, há oito dias das elei-ções, sob a alegação de que os dois (Ronaldo e Cabeludo), durante as

festividades alusivas ao padroei-ro do município, em janeiro deste ano, promoveram propaganda an-tecipada dos seus nomes à corrida eleitoral.

Os advogados de defesa dos candidatos sustentam que a acusa-

ção do MPE é baseada em fatos não comprovados e que a decisão da ju-íza foi intempestiva e sem o uso do direito de defesa dos acusados. A decisão da justiça local foi contesta-da pela defesa em recurso junto ao TRE, onde aguarda o julgamento.

n João Borges, o mais bem votado em Juazeiro

Page 7: Jornal do Cariri - 09 a 15 de outubro de 2012

7REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 09 A 15 DE OUTUBRO DE 2012

Políticasocial cultura

sociedade em FocoPOr WALesKA MArrOcOs [email protected]

DIA DAs crIANçAs

Rua Senador Pompeu, Nº 429 - Centro - Crato-CEFone/Fax (88) 3253.1080

Diretora TécnicaDrª Fabiana Pereira Rodovalho Alencar Gomes

ALFARMA, a primeira farmácia de manipulação genuinamente Cratense.

Peça teatral une tecnologia e brincadeiras antigas

cuLTurA

A COlUnA sOCiAl DestA seMAnA hOMenAgeiA As CriAnçAs DO CAriri. PeqUenOs tOrnAM A viDA MAis Alegre, COlOriDA e CheiA De AventUrAs. ser CriAnçA é ACreDitAr qUe tUDO é POssível. é ser extreMAMente Feliz. FAzer O MUnDO inteirO

sOrrir COM siMPles MOtivOs. nAs MÃOs DelAs, tUDO virA UM COntO De FADAs, POrqUe eM sUA inOCênCiA O qUe reAlMente iMPOrtA é brinCAr e ser Feliz. qUe DeUs AbençOe A tODAs As CriAnçAs!

Arthur Brito de Menezes, filho de Isaac Menezes e Germana Brito.

Maria Lara, filha de Bárbara Araújo e George Alan.

Maria Isabel Gondim, filha de David Gondim e Elis Gondim.

Mylena Cristina e Lara Nicole, filhas de Cristiana Ramalho e Alfredo Giulianne

Thais e Yuri Rodrigues, filhos de Kílcia Rodrigues e Jackson Alcântara.

Nicole Santos, filha de Radaski Mirella e José Fernandes.

Ingrid Monteiro

O resgate da infân-cia para os adul-tos e a oportuni-dade de vivenciar

um universo encantador conduz o espetáculo Brin-cadeiras Perdidas, apresen-tado pela Enny Produções Artísticas. Nestes dias 10 e

11 de outubro, o teatro Adal-berto Varmozi, no Sesc do Crato, vai ser invadido por brinquedos, cantigas e mui-tas brincadeiras.

Sob a direção da pro-dutora Kelyenne Maia, os atores mostram ao público caririense como os pais e avós das crianças de hoje em dia se divertiam na

época da infância. Os jogos tradicionais de pular corda, amarelinha e peteca se relacionam com o uso das novas mídias, como o computador. Neste contexto, uma luta é tra-vada entre o passado e a modernidade.

Através do texto da dramaturga cearen-

se Selma Santiago, a peça conta com um elenco for-mado pelos atores Gabriel

Callou, Jessica Lorenna e Stella Bonfim. Uma das preocupações do grupo é criar uma consciência crítica em quem assiste ao espetáculo. “O texto aborda o conflito entre as brincadeiras tradicionais e as novas mídias tecno-lógicas. Durante a apre-sentação, mostramos que o passado e o presente podem coexistir”, ressalta a direto-ra Kelyenne.

Apesar de ser um espetáculo infantil, a apre-sentação garante diversão para toda a família. De

acordo com

a atriz Stella Bonfim, os pais devem ficar mais atentos e levar os seus filhos a

uma peça teatral. “O teatro é, por vezes, esquecido. No entanto, ele é importante

para o desenvolvimento e formação das crianças”,

enfatiza.

n Boneca Mel e o palhaço Pitoco aninam as crianças

Foto

s: D

iego

Lin

ard

Page 8: Jornal do Cariri - 09 a 15 de outubro de 2012

n Leão do Mercado quer chegar à série B do Cearense e Copa do Nordeste

CÍCERO NICáSSIO

TOQUE DE PRIMEIRA

cOPA MAsTers

As duas equipes favoritas para conquistar a primeira Copa Cariri Masters foram

desbancadas pela modesta equipe do Serrano Atlético Clube. Na semifinal, o time cratense venceu a Trade Pneus, por 2 a 1. Na grande final, meteu 3 a 1, na Jall Presentes. No futebol, nem sempre vence o favorito, pois a Jall chegou à final com um saldo de 42 gols. Com a expulsão do zagueiro Barão, o Serrano soube aproveitar a vantagem numérica e ganhou o jogo com muita facilidade. Valeu Serrano!

FAres LOPes

O Guarani conquistou a Copa Fares Lopes de maneira brilhante e será o terceiro representante do futebol cearense na Copa do Brasil de 2013. O Leão do Mercado não tomou conhecimento do forte time do Horizonte e aplicou uma goleada, de 4 a 0. Cabia mais, pois o meia Djalma acertou dois chutes na trave do goleiro Modrogon. A Federação Cearense acertou em cheio ao regionalizar a Copa Fares Lopes, já que o grupo do Cariri tem três times: Crato, Icasa e Guarani. O time rubro negro foi campeão, sem conhecer uma derrota. A torcida leonina está ansiosa para saber qual será o adversário do Guarani na Copa do Brasil: o Santos do craque Neymar, o Botafogo do Seedof ou o Flamengo, time que detém uma legião de torcedores em todo o Cariri. A diretoria do Guarani já está falando em contratar Ronaldo Angelim. Isso é bom porque qualifica o elenco leonino.

OLhO NÚ

Está comprovado que nem sempre a mudança de treinador é a solução para um time que está fazendo campanha abaixo da média. O Guarany de Sobral, na série C, foi o time que mais mexeu na comissão técnica, e nada fez. O bugre sobralense, a cada rodada, vê, a olho nu, a série D. O dirigente Luizinho Torquato não sabe mais o que fazer para tirar o time dessa situação. Não dá mais para contratar jogadores de boa qualidade, nessas alturas do campeonato. Faltam apenas quatro rodada e, matematicamente, o Guarany está mais pra lá do que pra cá. É lamentável.

A Rádio Mais Popular do Brasilwww.somzoom.com.br

n SEGURANÇA ELETRÔNICA

n PORTARIA

n ZELADORIA

n TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS

Travessa Slino Duda, 59 - Bairro Santa Teresa - Juazeiro do Norte - CE

Peça já seu orçamento sem compromisso

8esporte

REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 09 A 15 DE OUTUBRO DE 2012

Guarani faz planos e traz novos atletas

Após a conquista in-victa da Taça Fares Lopes e a classifi-cação inédita para

disputar a Copa do Brasil em 2013, o Guarani de Juazeiro faz planos para as próximas rodadas, com direito à novas contratações e patrocinadores.

De acordo com o di-retor esportivo do time, Lu-ciano Basílio, as estratégias miram na formação de uma equipe mais forte para as próximas disputas. “O clu-be pretende manter 80% dos jogadores atuais e realizar cerca de dez novas contrata-ções”, informa.

Entre os principais nomes cotados pelo Leão do Mercado está o de Ronaldo Angelim. Luciano diz exis-tir uma enorme chance de o zagueiro vestir a camisa do time, ainda esse ano. “Há um enorme empenho da equipe na aliança Guarani - Ronal-do Angelim. Até as grandes

marcas já se manifestaram em patrocinar o clube e o jo-gador”, declara.

O diretor explica que o clube almeja alçar vôos cada vez maiores, participando de grandes campeonatos e conquistando vários títulos. “Primeiro, Copa do Brasil; em seguida, sair da série D para C e depois a B do Cam-peonato Cearense; chegar no-vamente à Copa do Brasil e também na Copa do Nordes-te. Apesar desse processo ser complexo, não há dúvidas da competência do Leão”, finali-za o diretor do Leão.

Taça Fares LopesO Guarani conseguiu

golear o Horizonte, por 4 a 0, no dia 29, no estádio Romei-rão e consagrou-se campeão invicto da Taça Fares Lopes. Além do título, o Leão do Mercado conquistou, de for-ma inédita, a vaga para dispu-tar a Copa do Brasil em 2013.

• Cargas e Encomendas Urgentes para o Sertão Central, Cariri, Baixo Cariri e Chapada do Araripe, DIARIAMENTE.• Filiais: Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Mombaça, Acopiara, Iguatu, Várzea-Alegre e Juazeiro do Norte.

www.birdexpress.com.br

Fortaleza-ce 85.3295.7878

Avenida Padre cícero, 2200

Galpoes 4 e 5 - TrianguloJuazeiro do Norte-ce

88.3512.7164 / 3512.8980

RUA DELMIRO GOLVEIA, 942 - SALESIANOSFONE/FAX: (88) 3512-1100

TUDO EM ATÉ 10X NO CARTÃO VISA SEM JUROS

CHEQUE E CARNÊ.

AUTOMÁTICOS, CERCA ELÉTRICA, PORTEIRO E VIDEO PORTEIRO, INTERFONE, PABX, CFTV.

FuTeBOL

Serena Morais

Page 9: Jornal do Cariri - 09 a 15 de outubro de 2012

A prevenção mostra-se como uma importante alter-nativa para livrar os jovens do uso das drogas. Seguindo essa proposta, o projeto Prevenir desenvolve ações de preven-ção, através da realização de palestras e grupos de autoaju-da, na região do Cariri.

Desenvolvido pela Pas-toral da Sobriedade do Regio-nal Nordeste I, por meio da Conferência Nacional dos Bis-pos do Brasil (CNBB), o pro-jeto visa sensibilizar jovens, educadores e familiares, acer-ca do uso abusivo do álcool e drogas. Cerca de três mil pes-soas deverão ser atendidas pela iniciativa, por meio da atuação de aproximadamente 35 agentes voluntários.

Lançado em Fortaleza no mês de março deste ano, o projeto Prevenir contempla a região caririense desde o último mês de abril. Os mu-nicípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Caririaçu estão sendo beneficiados com

a iniciativa, que conta com visitas realizadas por volun-tários da Pastoral, nas escolas particulares e da rede pública de ensino.

De acordo com o co-ordenador do projeto Preve-nir no Ceará, Rogério Melo, 95% dos municípios brasilei-ros apresentam problemas com o tráfico e dependência química. “As ações buscam conscientizar os jovens acer-ca do flagelo ocasionado pe-las drogas, a fim de que eles não esperem se tornar de-pendentes para buscar aju-da”, ressalta.

As atividades são fi-nanciadas pelo Fundo Na-cional da Solidariedade, resultado da realização da Campanha da Fraternidade, desenvolvida pela Igreja Ca-tólica, anualmente. Em seis meses de atuação, o projeto Prevenir é desenvolvido em cerca de 10 cidades cearen-ses, atendendo uma média de 25 mil jovens. n Iniciativa realiza palestras em escolas públicas e privadas

chagas Lima

Artesãos de vários municípios da re-gião do Cariri terão a oportunidade de

expor e comercializar seus produtos, durante o XVI En-contro Internacional de Ne-gócios do Nordeste (EINNE), que será realizado no perío-do de 23 a 25 de outubro, em Salvador (BA). O Encontro contribui para o aumento do volume de exportação e pro-picia uma avaliação de seus produtos, sob o ponto de vista de outros mercados.

O EINNE, idealiza-do pelo Sebrae/Ceará, era realizado somente em For-taleza, mas a partir de 2011, tornou-se itinerante na Re-gião Nordeste. Este ano, será realizado na capital baiana e contará com 150 pequenas empresas exportadoras de diversos setores produtivos, como artesanato, confecções, bijuterias, artigos de decora-ção e calçados.

Trata-se de um evento fechado e exclusivo entre em-presas fornecedoras do Nor-

deste e de diversos países. O objetivo é criar um ambiente adequado para contatos e promover parcerias. Para a artesã Maria Miguel de Oli-veira, conhecida por Rosinha, que trabalha na fabricação de redes de dormir - no mu-nicípio de Várzea Alegre -, o evento é de grande significa-do, porque eles vão partici-par das rodadas de negócios. “Nós teremos a oportunidade de divulgar e vender nossos produtos e manter contatos com novos empresários inter-nacionais. Acreditamos que teremos boas vendas”, afir-mou Rosinha.

A Consultora do Se-brae-Ceará, Candice Borges, explicou que o encontro é uma oportunidade para va-lorização dos diferentes pro-dutos confeccionados pelos artesãos do Cariri, contanto a história de cada comunidade. “Desta forma, o artesão po-derá adequar o preço do seu produto, dentro de um valor satisfatório. Também orienta-mos quanto à questão de pa-gamento, prazo e entrega dos produtos, porque isso é muito

importante para o empresário estrangeiro. Essa nova manei-ra de comercialização, exige dos artesãos maior preocupa-ção neste sentido”, disse.

De acordo com Candi-ce, o empresário internacional está sempre disposto a pagar mais, possibilitando maior retorno e melhor qualidade de vida para as comunidades de cada artesão. “O encontro terá a participação de vários países Europeus e Africanos. No caso do artesanato, o ideal será o comprador da Europa, que valoriza muito o artesana-to brasileiro, mantendo o pre-ço correto. Nós orientamos, inclusive, que os artesãos tenham maior interesse em vender seus produtos para os Europeus”, destaca.

Os artesãos do Cariri vão mostrar produtos como redes de dormir, bordados, artesanato em madeira, couro, barro e palha. “É imprescindí-vel a aproximação do artesão com o Sebrae, que prestará to-das as orientações necessárias, capacitando-os para fortaleci-mento da comercialização de seus produtos”, afirmou.

?REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 09 A 15 DE OUTUBRO DE 2012

Políticacidades

Projeto promove conscientização ecológica

Encontro Internacional reúne artesãos caririenses na Bahia

NeGócIOs

Ingrid Monteiro

Sustentabilidade, de-dicação e a preservação da água são algumas das mui-tas características que com-põe o projeto Gotas de Ouro. Desenvolvido por alunos da Escola de Ensino Médio Al-miro da Cruz, localizada na zona rural do município de Barbalha, a iniciativa alcança bons resultados e visibilida-de nacional.

Há um ano, uma aula de biologia foi o suficiente para incentivar o empenho e dedicação dos estudantes Anderson Matias e Jonas dos Santos. A tarefa de realizar pesquisas em torno da quan-tidade de água, desperdiça-da nos bebedouros da esco-la, proporcionou a criação de um projeto que evitasse o desperdício.

De acordo com a pes-quisa, em uma semana de funcionamento, a escola des-perdiçava 75 litros de água. “A partir da avaliação deste

volume desperdiçado, ti-vemos a ideia de reutilizar esta água, promovendo a conscientização e educação ambiental dentro e fora da escola”, explica o estudan-te Anderson Matias. A água dos bebedouros é levada pelas tubulações para um re-servatório, que serve para a limpeza do ambiente escolar, uso nos banheiros e irrigação de uma horta, cultivada pe-los estudantes.

Segundo os últimos dados da pesquisa, o projeto já alcança significativos re-sultados. A escola possui 210 alunos, número superior em relação ao início da pesqui-sa, e já consegue reutilizar aproximadamente 25 litros de água, por semana. “É uma ideia simples que pode ser colocada em prática em qualquer escola. O resultado é bastante importante para reduzir, cada vez mais, o desperdício”, ressalta o pro-fessor e orientador do proje-to, Patrick Gomes.

ResultadosNo último mês de

setembro, os estudantes fo-ram contemplados com o prêmio da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (FE-NECIT), em Recife. Neste mês de outubro, os jovens pesquisadores irão partici-par da Mostratec - feira de

ciência e tecnologia - rea-lizada na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

Segundo o estudan-te Jonas dos Santos, está sendo bastante gratificante participar dos eventos. “O mais importante não con-

siste, somente, na premia-ção, mas na troca de conhe-cimento adquirida nestes encontros”, declara. Para a diretora Jussara Batista, os resultados são frutos de um trabalho de conscientiza-ção. Segundo ela, a escola está localizada em uma área

de preservação ambiental. “Não é fácil estimularmos esta responsabilidade am-biental, mas temos o com-promisso de contribuir com a sustentabilidade do local e nos adequarmos a este ambiente preservado”, fi-naliza a gestora.

n Centro de Artesanato Mestre Noza, em Juazeiro do Norte

n No lugar do desperdício, a água dos bebedouros ajuda na horta da escola

O dia das crianças, que ocorre nesta sexta-feira (12), é marcado com presentes e muitas brincadeiras. Pensan-do nisso, várias instituições da região buscam o apoio da comunidade para que con-sigam arrecadar brinquedos em prol aos pequenos. Entre tais instituições, o Instituto de Apoio às Crianças com Câncer (IACC), que atende em média 28 crianças, está de portas abertas para a ge-

nerosidade. De acordo com Fátima Regina, diretora do IACC, todas as doações, em qualquer momento, serão bem-vindas. “Nós não temos fonte de recurso permanente – nossa instituição é mantida por doações”, enfatiza Fá-tima. A sede da Instituição está localizada na Rua Divi-no Salvador, 222, na cidade de Barbalha.

Pastoral atua no combate e prevenção às drogas

Crianças esperam por doações

Fotos: Serena Morais