jornal diretriz - edição 291

8
Paracambi, 24 de Março à 30 de Março de 2016 - Ano VIII - Edição nº 291 - Baixada e Centro Sul Fluminense - Site: www.jornaldiretriz.com.br - Telefone: (21) 2683-3862 / 98688-5513- R$ 1,00 Diretório Municipal do PV em Paracambi faz ato de novos filiados José Augusto Vendas (Presidente do PV Regional), Alexander Mudão, Delio Leal (Presidente do PMDB em Paracambi) e André Ceciliana (Deputado Estadual) Prefeitura inaugura Centro de Operações com 76 câmeras espalhadas pela Cidade O Prefeito Nelson Bornier, ao lado do secretário de Trans- porte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Rubens Borbore- ma, além dos secretários municipais e de vereadores, inaugurou, na manhã des- ta terça-feira (22), o Cen- tro de Operações de Nova Iguaçu (CONIG). Através de 76 câmeras espalhadas por pontos estratégicos, equipes vão monitorar 24 horas por dia o cotidiano da Cidade. Integrado a 14 órgãos, entre eles as sec- retarias de Obras, Defe- sa Civil e Ordem Pública, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, o Centro de Operações está pron- to para atuar em situ- ações de emergência. Fotos: Alziro Xavier Fotos: Deo Texeira Pág:3 Pág:7 “Seropédica Cidade Sustentável Um Olhar para o Futuro” Mesquita inplanta 75 Toneladas de asfalto nos bairros da cidade. Pág:6 Fotos Maicon Ferraz O foco desa iniciativa é estimular o desenvolvimen- to do bairro como um local de turismo agroecológico, com incentivo ao turismo rural através do resgate da identidade agropastoril de Seropédica, privilegiando a produção orgânica, os even- tos gastronômicos, a hotelar- ia rural, o polo de bebidas artesanais, que já existe no bairro, entre outros atrativos que planejamos criar. Esta- mos ampliando nosso apoio aos produtores rurais de Se- ropédica, vendo a produção rural de uma forma nunca antes vista, vislumbrando os benefícios que essa ativ- idade pode proporcionar ao município, desde que seja desenvolvida da maneira correta, e apoiada por insti- tuições competentes”, de- stacou o prefeito Martinazzo. Pág:4 Prefeito Weslei Pereira recebeu militares que realizaram ação em conjunto com a equipe de Vigilância em Saúde do município Pág:5 Hoje, militares da Marinha e Aeronáutica vieram para reforçar o trabalho de cons- cientização, passando as in- formações para a população sobre os procedimentos para eliminar possíveis criadouros do mosquito, além da distri- buição de material educativo. Nosso município tem traba- lhado muito no combate ao mosquito e até já bateu a meta estabelecida pelo Go- verno Estadual, alcançando 39.613 imóveis visitados em Itaguaí – explicou o prefeito Weslei Pereira.

Upload: jornal-diretriz

Post on 27-Jul-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Diretriz - Edição 291

Paracambi, 24 de Março à 30 de Março de 2016 - Ano VIII - Edição nº 291 - Baixada e Centro Sul Fluminense - Site: www.jornaldiretriz.com.br - Telefone: (21) 2683-3862 / 98688-5513- R$ 1,00

Diretório Municipal do PV em Paracambi faz ato de novos filiados

José Augusto Vendas (Presidente do PV Regional), Alexander Mudão, Delio Leal (Presidente do PMDB em Paracambi) e André Ceciliana (Deputado Estadual)

Prefeitura inaugura Centro

de Operações com 76 câmeras espalhadas pela

CidadeO Prefeito Nelson Bornier, ao lado do secretário de Trans-porte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Rubens Borbore-ma, além dos secretários municipais e de vereadores, inaugurou, na manhã des-ta terça-feira (22), o Cen-tro de Operações de Nova Iguaçu (CONIG). Através de 76 câmeras espalhadas por pontos estratégicos,

equipes vão monitorar 24 horas por dia o cotidiano da Cidade. Integrado a 14 órgãos, entre eles as sec-retarias de Obras, Defe-sa Civil e Ordem Pública, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, o Centro de Operações está pron-to para atuar em situ-ações de emergência.

Fotos: Alziro Xavier

Fotos: Deo Texeira

Pág:3

Pág:7

“Seropédica Cidade Sustentável Um Olhar para o Futuro”

Mesquita inplanta 75 Toneladas de asfalto nos bairros da cidade.

Pág:6

Fotos Maicon Ferraz“O foco desa iniciativa é estimular o desenvolvimen-to do bairro como um local de turismo agroecológico, com incentivo ao turismo rural através do resgate da identidade agropastoril de Seropédica, privilegiando a produção orgânica, os even-tos gastronômicos, a hotelar-ia rural, o polo de bebidas artesanais, que já existe no bairro, entre outros atrativos que planejamos criar. Esta-mos ampliando nosso apoio aos produtores rurais de Se-ropédica, vendo a produção

rural de uma forma nunca antes vista, vislumbrando os benefícios que essa ativ-idade pode proporcionar ao município, desde que seja desenvolvida da maneira correta, e apoiada por insti-tuições competentes”, de-stacou o prefeito Martinazzo.

Pág:4

Prefeito Weslei Pereira recebeu militares que realizaram ação em

conjunto com a equipe de Vigilância em Saúde

do município

Pág:5

Hoje, militares da Marinha e Aeronáutica vieram para reforçar o trabalho de cons-

cientização, passando as in-formações para a população sobre os procedimentos para eliminar possíveis criadouros do mosquito, além da distri-buição de material educativo. Nosso município tem traba-lhado muito no combate ao mosquito e até já bateu a meta estabelecida pelo Go-verno Estadual, alcançando 39.613 imóveis visitados em Itaguaí – explicou o prefeito Weslei Pereira.

Page 2: Jornal Diretriz - Edição 291

2 PARACAMBI Paracambi 24 de Março à 30 de Março de 2016

Risoto de couve fl or com camarão (sem arroz)

Ingredientes

• Uma couve fl or grande• 300 g de camarão• 1 colher (sopa) de óleo de coco ou azeite• 4 – 5 colheres (sopa) de biomassa de banana

verde• 6 tomates cereja cortados ao meio• ½ cebola picada• 3 dentes de alho• 3 colheres de sopa de salsinha• ½ pimenta dedo de moça picada• Água o quanto baste• Sal e pimenta do reino a gosto• Gergelim preto e salsinha para enfeitar

Modo de preparo

Com um ralador, rale apenas as fl ores da couve fl or crua (use o talo para outras preparações). Depois refogue a cebola, acrescente a couve fl or ralada e deixe por dois minutinhos. Em uma frigideira, re-fogue o alho no óleo de coco, acrescente o camarão, pimenta dedo de moça, sal e pimenta do reino. Quando o camarão estiver rosado, adicione a couve fl or, misture. Acrescente a biomassa e um pouco de água até que fi que uma consistência cremosa. Para fi nalizar, adicione os tomates e por último a salsinha. Por cima salpique gergelim e mais salsinha.

População de Paracambi Faz movimento e se reúnem contra a violência na cidade

O MOVIMENTO popular Paracambi Sem Violência rea-lizou na noite do último dia 07 de março sua primeira gran-de reunião pública. O evento ocorreu nas dependências da 1ª Igreja Baptista de Paracam-bi e contou com signifi cativa participação da comunidade e das principais autoridades que compõem o executivo e legislativo municipal, além de representações da Polícia Mi-litar e Civil do Estado do Rio de Janeiro.

A liderança do Movimento conduziu a reunião seguindo uma pauta previamente for-mulada composta de itens re-lacionados aos últimos acon-tecimentos em Paracambi, envolvendo a seqüência de

delitos ocorridos na cidade vi-timando dezenas de cidadãos e contribuindo com a insegu-rança da população. Assaltos e drogas foram as ocorrências mais citadas na pauta e nesse sentido várias cobranças fo-ram feitas as autoridades po-liciais presentes, tanto quanto ao poder executivo municipal.

Além do debate plenário da pauta apresentada pelo Movimento Paracambi Sem Violência, a palavra foi fran-queada ao público presente que pode realizar denúncias e apresentar propostas. Cou-be às autoridades municipais e estaduais participantes res-ponder a todas as questões e se comprometer diante de muitas delas.

Duas propostas apresen-tadas e reivindicadas pelo Movimento Paracambi Sem Violência foram destaques. O Movimento propôs que a cidade se enquadrasse a Lei Nacional nº 13.022/2014. Tra-ta-se do Estatuto Nacional das Guardas Municipais que ampliou os poderes desta cor-poração em termos de segu-rança pública a ser assumida pelos municípios brasileiros. A outra proposta foi a criação do Conselho Municipal de Segu-rança Pública, com fi nalidades deliberativas, consultivas e de assessoramento a propostas de ações de políticas públi-cas relacionadas à segurança. Estas duas propostas apre-sentadas pelo Movimento Pa-racambi Sem Violência estão relacionadas às esferas públi-cas do município – câmara e prefeitura.

Para tratar da formulação da criação do citado conse-lho, o movimento criou uma

comissão cujos componentes foram escolhidos pelo públi-co presente, não havendo por parte das autoridades que marcavam presença ao encontro nenhuma objeção quanto à escolha dos nomes. Essa comissão irá se reunir futuramente apresentando a proposta ao Executivo, Legis-lativo e População para apro-vação e emendas (se for o caso), e esta ser encaminhada para ser transformada em Lei Municipal visando à criação e formação do Conselho de Se-gurança Pública Municipal de Paracambi.

Resta destacar que este conselho é representativo, sendo assim, compostas por representantes dos poderes públicos do município e esta-do, além de segmentos da so-ciedade (associação de mo-radores e outros), entidades empresariais e de classe que tenham sede no município.

O PRÓXIMO ENCONTRO DO MOVIMENTO COM A PO-PULAÇÃO ESTÁ MARCADO PARA O DIA 04 DE ABRIL, EM

HORA E LOCAL A SEREM DETERMINADOS.

O deputado federal Felipe Bornier, presidente regional do PROS-RJ, propôs ampliação do prazo de pagamento da dívida do estado do Rio de Janeiro com a União, por meio de emenda ao projeto sobre renegociação de dívidas dos Estados, em discus-são no plenário da Câmara dos Deputados.

No texto original, já está pre-visto parcelamento da dívida do Rio de Janeiro em 24 meses, Felipe Bornier propõe que seja estendido o prazo por mais 24 meses, mantendo os 40% de desconto já incluídos no projeto.

“Os Estados passam por enormes difi culdades fi nan-ceiras e o Rio de Janeiro, que sediará evento internacional como as Olimpíadas, merece atenção especial justamente para atender ao público com

Felipe Bornier propõe ampliação do prazo de pagamento da dívida

do estado Rio de Janeiromais segurança e conforto. Essa não é só a oportunidade de termos a atenção mundial voltada para nós, mas também a de estimular a economia e inúmeros segmentos do mer-cado brasileiro afetados pela crise”, ressaltou o deputado.

A votação da matéria está prevista para o principio do mes de Abril.

Page 3: Jornal Diretriz - Edição 291

3PARACAMBIParacambi 24 de Março à 30 de Março de 2016

Em Clima de Festa Partido Verde (PV) realiza cerimônia de fi liação em Paracambi

O Partido Verde (PV) em Paracambi realizou no último dia 19 de mar-ço a cerimônia de fi lia-ção de novos membros entre os quais se desta-ca Alexander Mudão. O evento ocorreu nas dependências do Rotary Club da cidade que nesta oportunida-de contou com grande presença popular e de diversos personagens da política municipal, estadual e nacional que marcaram presença prestigiando a ocasião.

Perante o público que lotava as dependên-cias onde se realizou o evento de fi liação ao PV diversos oradores explanaram sobre o his-tórico do partido, as ne-cessidades da cidade de Paracambi e de seu novo fi liado – Alexander Mudão. Este último en-

cerrou a sequência de discursos e logo após assinou sua fi cha de fi -liação. Em ato contínuo, mais de uma dezena de pessoas seguiram o exemplo e também subscreveram cada a

sua fi cha. Uma plêia-de de grandes nomes relacionados à política do passado e presente de Paracambi e região marcou presença no en-contro. Nesse sentido, destacam-se Délio Leal

(Presidente do PMDB), João Bosco (Presiden-te do PT do B), Rodrigo Pimentel (Presidente do PSD) e o próprio pre-sidente do PV local, An-drei Lannas. De outros municípios destacam-

-se as presenças Ricar-do Baltazar (Presidente do PV de Eng. Paulo de Frontin), Jones (Presi-dente do Solidariedade em Mendes) e Pastor Mário Lopes (PRB de Japeri).

Outros personagens históricos da política paracambiense tam-bém prestigiaram o evento como Batista Giusti Neto ex-verea-dor e vice-prefeito de Paracambi, além dos ex-vereadores Marceli-no Martins Corrêa e Sil-vio Roberto. No conjun-to dos participantes ao ato de novas fi liações ao Partido Verde em Paracambi destacam-

-se também as presen-ças de Guilherme Leal, atual Vice-prefeito da cidade, deputado esta-dual André Ceciliano e José Augusto Vendas, membro da executiva estadual do PV e do Conselho Nacional do partido..

Fotos: Deo Texeira

Banco de Dados-Diretriz Banco de Dados-Diretriz Banco de Dados-Diretriz

Banco de Dados-Diretriz Banco de Dados-Diretriz Banco de Dados-Diretriz Banco de Dados-Diretriz

Banco de Dados-Diretriz Banco de Dados-Diretriz

Delio Leal Ex. Prefeito e Ex. DeputadoEstaduall

André Ceciliano Ex. Prefeito e Ex. DeputadoEstaduallMudão Novo fi liado do PV

Banco de Dados-Diretriz

Banco de Dados-Diretriz Banco de Dados-Diretriz

Banco de Dados-Diretriz Banco de Dados-Diretriz

Page 4: Jornal Diretriz - Edição 291

4 SEROPÉDICA Paracambi 24 de Março à 30 de Março de 2016

Projeto ‘Seropédica Rural’ prevê utilização do bairro Incra como polo de Turismo

Na última sexta-feira (18) a Prefeitura de Seropédica realizou no bairro Incra, em parceria com outras institui-ções, mais uma reunião para dar seguimento ao plano es-tratégico de desenvolvimen-to “Seropédica Cidade Sus-tentável – Um Olhar para o Futuro”, que prevê, entre outras coisas, a revitalização do bairro e a transformação da localidade em um polo

de Turismo Rural através do projeto ‘Seropédica Rural’.

A administração munici-pal foi representada pelas secretarias municipais de Planejamento e Desenvolvi-mento Sustentável (Smpds) e de Ambiente e Agronegó-cios (Semama). Represen-taram o prefeito Alcir Marti-nazzo os secretários Fábio Cavalcante e Ademar Quin-tella, ambos representando

cada repartição, respectiva-mente. A reunião teve a par-ticipação do vereador Oscar Goulart, que representou o Poder Legislativo Municipal.

“O foco desa iniciativa é estimular o desenvolvimen-to do bairro como um local de turismo agroecológico, com incentivo ao turismo rural através do resgate da identidade agropastoril de Seropédica, privilegiando a

produção orgânica, os even-tos gastronômicos, a hotela-ria rural, o polo de bebidas artesanais, que já existe no bairro, entre outros atrativos que planejamos criar. Esta-mos ampliando nosso apoio aos produtores rurais de Se-ropédica, vendo a produção rural de uma forma nunca antes vista, vislumbrando os benefícios que essa ativi-dade pode proporcionar ao

município, desde que seja desenvolvida da maneira correta, e apoiada por insti-tuições competentes”, des-tacou o prefeito Martinazzo.

O plano estratégico em questão foi idealizado pelo Deputado Federal Wilson Be-serra enquanto foi secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Seropédica, e consiste em abordar a cidade como um todo, destacando questões ambientais, sociais, econômi-cas, culturais e de saúde na busca pelo desenvolvimento de cada região, de acordo com sua respectiva vocação.

“A concepção do projeto ‘Seropédica Rural’ visa in-centivar a agricultura familiar, agregando valor a este tipo de produção e direcionando esses produtos para a gastro-nomia através de pequenas indústrias locais. Além disso, o plano estratégico ‘Seropé-dica Cidade Sustentável – Um Olhar Para o Futuro’ pre-vê a transformação do bairro em um ambiente favorável ao turismo rural. Esse proje-to vai de encontro ao desen-volvimento social e humano dos moradores do bairro, e como Deputado Federal, da-rei apoio intermediando a re-lação entre Governo Federal, através do Ministério do Tu-rismo, e a Prefeitura de Sero-pédica”, ressaltou o deputado Wilson Beserra, que também participou da reunião.

Instituições como a Em-presa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRural-RJ), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pe-sagro), a Associação Comer-cial, Industrial e Agropastoril de Seropédica (Aciaps), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) participaram do debate, que foi realizado por um grupo de estudos já formado com representantes de todas as instituições, que participam de reuniões peri-ódicas. Também participaram da reunião a representante da Emater, Patrícia Santos, a representante da UFRuralRJ, Tânia Aparecida, e os subse-cretários Adriano Amaral (In-dústria e Comércio), Elineu de Souza (Agronegócios) e Lu-zemir Ramalho (Transportes).

As constatações das pos-sibilidades vocacionais do bairro, reconhecidas através dos estudos que vêm sendo realizados pelas instituições que participam do projeto, serão direcionadas ao Mi-nistério do Turismo visando à captação de recursos que auxiliarão a implantação e o desenvolvimento do projeto.

Deputado Wilson Beserra e secretário Ademar Quintella comemoram avanços no desenvolvimento do projeto.

“Seropédica Cidade Sustentável Um Olhar

para o Futuro”Na última sexta-feira (18)

a Prefeitura de Seropédica realizou no bairro Incra, em parceria com outras institui-ções, mais uma reunião para dar seguimento ao plano es-tratégico de desenvolvimento

“Seropédica Cidade Sustentá-vel – Um Olhar para o Futuro”, que prevê, entre outras coi-sas, a revitalização do bairro e a transformação da locali-dade em um polo de Turismo Rural através do projeto ‘Se-ropédica Rural’.

“O foco desa iniciativa é es-timular o desenvolvimento do bairro como um local de turis-mo agroecológico, com incen-tivo ao turismo rural através do

resgate da identidade agro-pastoril de Seropédica, privi-legiando a produção orgânica, os eventos gastronômicos, a hotelaria rural, o polo de bebi-das artesanais, que já existe no bairro, entre outros atrati-vos que planejamos criar. Es-tamos ampliando nosso apoio aos produtores rurais de Se-ropédica, vendo a produção rural de uma forma nunca antes vista, vislumbrando os benefícios que essa atividade pode proporcionar ao muni-cípio, desde que seja desen-volvida da maneira correta, e apoiada por instituições com-petentes”, destacou o prefeito Martinazzo.

Prefeito Martinazzo vistoriou obras do novo Posto de Saúde do bairro Campo Lindo (KM 40)

As obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Campo Lindo (Km 40) estão aceleradas, nesta se-gunda-feira (21) o prefeito de Seropédica, Alcir Martinazzo, junto com o secretário muni-cipal de Saúde e Defesa Civil, Dr.º César Cilento, vistoriou mais uma vez o andamento das obras de construção do novo “Posto de Saúde do 40”. O diretor de Fiscalização da Secretaria Municipal de Obras (SMO), Jorge Abrahão, e a diretora municipal de Or-çamento e Gestão, Alzilene Martins, também participa-ram da vistoria.

O projeto da UBS Campo Lindo está em conformidade com o padrão 3 especifi cado pelo Ministério da Saúde e terá 504,66 metros quadra-dos de área construída, em-

pregando, inicialmente, cerca de 70 profi ssionais de Saúde para atender a população. As intervenções realizadas pela Prefeitura de Seropédi-ca no local serão ainda mais amplas, o entorno da Unida-de Básica de Saúde (UBS) também será revitalizado por meio de ações de urbanismo, que visam dar maior conforto e mobilidade aos usuários da unidade de Saúde e à popu-lação em geral.

Queremos atender os se-ropedicenses da melhor ma-neira possível, e a Prefeitura está investindo para que a qualidade no atendimento de Saúde seja cada vez melhor, sobretudo, com a ampliação do número de unidades de Saúde no Município. A obra da nova Unidade Básica de Saúde do bairro Campo Lin-

do está em fase fi nal, e esta-mos realizando vistorias pe-riódicas para acompanhar o andamento das intervenções. A população de Seropédi-ca se surpreenderá com a qualidade do novo ‘Posto de Saúde’. Mais uma promessa está sendo cumprida com a construção da UBS do Km 40”, afi rmou Martinazzo.

O prefeito ressaltou ainda, que a Prefeitura de Seropé-dica já tem projetos para a construção de mais 3 Uni-dades Básicas de Saúde (UBS’s), que fi carão nos bair-ros Jardim Maracanã, São Miguel e Santa Sofi a ou Par-que das Flores.

A nova Unidade Básica de Saúde (UBS) fi ca localizada na Rua João Augusto Paiva S/Nº, próximo ao CIEP 156 Dr.º Albert Sabin, há cerca de

300 metros da BR-465 (ant. Estrada Rio-São Paulo), onde funcionava o antigo Posto de Saúde, que foi construído du-rante uma das gestões ante-riores e apresentava graves falhas estruturais, tendo que ser interditado pela Prefeitu-ra de Seropédica para a se-gurança dos pacientes. Vale destacar que o novo “Posto de Saúde do KM 40” (UBS

Campo Lindo) será mais mo-derno, mais seguro e terá o dobro do tamanho do antigo Posto de Saúde, além de seguir os novos padrões de acessibilidade exigidos para obras públicas.

“Realizamos diversas visto-rias no antigo Posto de Saú-de e constatamos sérios de-feitos na infraestrutura, além disso, a localização da Uni-

dade de Saúde era irregular, pois estava dentro de uma área pertencente ao DNIT, por isso, pensando na segu-rança da população, o prefei-to Martinazzo resolveu construir uma nova Unidade Básica de Saúde, que atenderá nossos munícipes com mais qualidade e efi ciência”, afi rmou o secretá-rio de Saúde e Defesa Civil, Dr.º César Cilento.

Mesmo antes da inauguração a UBS Campo Lindo já benefi cia população do bairro com a geração de empregos.

Divulgação Pref. Seropédica

Divulgação Pref. Seropédica

Divulgação Pref. Seropédica

Page 5: Jornal Diretriz - Edição 291

5ESTADO e TCEParacambi 24 de Março à 30 de Março de 2016

DETRO APLICA 50 MULTAS DURANTE EM

ÔNIBUS REGULARES NESTA QUARTA

Na manhã desta quarta-fei-ra (23/03), o Departamento de Transportes Rodoviári-os (Detro), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Transportes, realizou oper-ação simultânea em diversos pontos do estado, com obje-tivo de verifi car as condições dos serviços prestados pe-las empresas de ônibus in-termunicipais. As equipes atuaram em 17 terminais nas regiões Metropolitana, dos Lagos, Norte, Noroeste, Costa Verde, Médio Paraíba e Serrana. Como resultado,

os fi scais aplicaram 50 in-frações, retirando de circu-lação 22 coletivos fl agrados com documentação irregular ou sem condições de tráfego. As principais irregulari-dades encontradas foram: mau estado de conservação, falta de documentação obrigatória, limpadores de para-brisas e iluminação in-operantes, pneus lisos, fal-ta de limpeza no interior do coletivo, além de platafor-mas e cintos de segurança de cadeirantes com defeito. As equipes atuaram simul-

taneamente na Rodoviária Novo Rio e nos terminais de Alcântara, João Goulart (Niterói), Campo Grande (Zona Oeste do Rio), Améri-co Fontenelle (Central do Brasil), Belford Roxo, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Araruama, Angra dos Reis, Itaguaí, Itaperuna, Itaocara, Magé, Barra Mansa, Vol-ta Redonda e Teresópolis. O Detro vem intensifi cando as ações de fi scalização, não só no combate ao transporte irregular, mas também em op-erações voltadas para a frota regular. Desde o primeiro dia do ano, 572 coletivos foram infracionados, dos quais 269 foram retirados de circu-lação. Além da operação de inteligência, o Detro também utiliza as denúncias feitas pela população para direcio-nar as ações de fi scalização. Para participar, os cidadãos devem informar a irregular-idade e número da linha do ônibus intermunicipal que cometeu a infração, por meio do telefone da Ouvidoria (21) 3883-4141 ou pelo WhatsApp Fale Detro (21 – 98596-8545).

Fiscalização atuou simultaneamente em 17 terminais do estado

TCE dá prazo de 30 dias ao prefeito de Nova Friburgo

para corrigir edital destinado à manutenção de escolas

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) decidiu, na ses-são plenária desta terça-feira (22/3), dar um prazo de 30 dias ao prefeito de Nova Fr-iburgo, Pedro Rogério Vieira Cabral, para que realize as alterações pendentes no edi-tal de licitação que visa à con-tratação da empresa para fará manutenção em escolas do município, ao custo estima-do de R$ 4.673.273,59, pelo período de 12 meses. En-quanto as determinações do TCE-RJ não forem atendidas,

o edital permanecerá adiado. Algumas questões con-trovertidas levantadas pelo TCE-RJ, que adiou o cer-tame em fevereiro, dizem re-speito ao fato de que o edital prevê a adoção do sistema de registro de preços, con-siderado inadequado à com-plexidade da contratação. Em seu voto, a conselhei-ra-relatora Marianna Mont-bello Willeman determinou, também, que a prefeitura apresente cronograma físi-co-fi nanceiro compatível com a estimativa orçamentária.

Prefeito de Bom Jardim desiste de realizar concorrência após o TCE determinar

mudanças no edital Seguindo o voto do consel-heiro-relator Aloysio Neves, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) de-terminou, na sessão plenária

desta terça-feira (22/03), que o prefeito de Bom Jardim, Paulo Vieira de Barros, dê publicidade à sua decisão de revogar a con-corrência pública que promove-

ria para realizar obras de refor-ma e ampliação do Centro de Educação Infantil Viviane Verly Pereira, no bairro São Miguel, avaliadas em R$ 2.111.130,86. Após ser comunicado pelo TCE-RJ que deveria fazer di-versas alterações no edital de licitação, o prefeito encaminhou ofício informando que o cer-tame não seria mais realizado. Analisado pelo TCE, pela primeira vez, em 20 de agos-to de 2015, o edital foi adiado por apresentar uma série de

Baixe na

Alerj.Aqui você

tem poder.

As leis da Alerj servem para quem tem sede de justiça. Ou só sede, mesmo.

Chegou o aplicativo Carteirada do Bem.Lei Estadual 2424/95: “Bares e restaurantes estão obrigadosa oferecer água fi ltrada de graça quando solicitada pelo cliente.”

falhas, como ausência do pro-jeto básico de instalações pre-diais, dos desenhos de planta baixa, das especifi cações técni-cas e da planilha orçamentária. Após o prazo de 30 dias para o cumprimento das exigências, a prefeitura encaminhou um ofício comunicando que a obra não seria mais executada. Contudo, o TCE-RJ determinou que o prefeito deverá revogar o certame de forma ofi cial, dan-do publicidade à sua decisão.

Cães da Guarda Civil Municipal reforçam o patrulhamento nas praças de São João de Meriti

O patrulhamento de roti-na das principais praças de São João de Meriti recebeu um importante reforço. Des-de a última segunda-feira (28/03), a Secretaria Muni-cipal de Segurança, Trans-porte, Desenvolvimento Econômico e Ordem Urbana intensifi cou as ações do Gru-pamento de Operações com Cães, da Guarda Civil Muni-cipal, nos locais de grande movimentação da cidade.

Diariamente e sempre em

duplas os agentes percorrem as praças da Matriz, José de Amorim, Carioca, José Alves Lavouras e o Centro de Vilar dos Teles, locais por onde circulam milhares de pessoas todos os dias.

O objetivo da ação é pre-venir que pequenos delitos sejam realizados nessas lo-calidades, reforçando a segu-rança de pedestres e comer-ciantes. “A presença dos cães durante o patrulhamento aca-ba inibindo possíveis ações

delituosas. O cachorro impõe um respeito maior e intimida o infrator. Os resultados são sempre bastante positivos e as estatísticas de ocorrên-cias quando o cão está pre-sente são praticamente zero”, afi rma o coordenador do Grupamento de Operações com Cães, André Gomes

A Guarda Civil Municipal meritiense conta com um canil com total estrutura para o cui-dado dos cães em sua base. Há cerca de um ano e meio,

os agentes e os animais pas-sam constantemente por trei-namentos com os principais profi ssionais do ramo no país. Todos os cães são adestra-dos para agir somente sob o comando de seu instrutor e não apresentam nenhum tipo de risco para as pessoas ao seu redor durante as ações.

Atualmente, o canil da Guarda Municipal conta com quatro cachorros da raça Pastor Belga Malinois e um da raça Golden Retriever.

Guardas André Gomes e Maria Lúcia com a cadelinha Gaia durante o patrulhamento (Assimp Meriti/Luiz Alberto)

Foto: Divulgação São João de Meriti

Foto: Divulgação DETRO

Itaguaí se une com as Forças Armadas em mutirão contra Aedes aegypti

A luta contra o mosquito Aedes aegypti prossegue em Itaguaí, dessa vez com a ajuda das Forças Armadas. O prefeito Weslei Pereira acompanhou os militares na força-tarefa que tem como objetivo alertar a população sobre a importância do com-bate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do vírus da zika. As ações ocor-reram em diversos bairros da cidade, neste sábado (13/2)

Segundo o prefeito Wes-lei Pereira, a inciativa aten-de convocação do Gover-no Federal para adesão à mobilização que ocorre em todo o Brasil e que veio para reforçar o trabalho que já é realizado em Itaguaí.

- Hoje, militares da Ma-rinha e Aeronáutica vieram

para reforçar o trabalho de conscientização, passando as informações para a popu-lação sobre os procedimen-tos para eliminar possíveis criadouros do mosquito, além da distribuição de material educativo. Nosso municí-pio tem trabalhado muito no combate ao mosquito e até já bateu a meta estabeleci-da pelo Governo Estadual, alcançando 39.613 imóveis visitados em Itaguaí – expli-cou o prefeito Weslei Pereira.

Em Itaguaí, as ações de conscientização contaram com a ajuda de 60 agentes de endemias do município que acompanharam 200 militares da Força Aérea Brasileira e 66 militares da Marinha do Brasil nos bairros Coroa Grande, Ilha da Madeira, Mazomba,

Leandro, Itimirim e Centro.O secretário de Saú-

de de Itaguaí, Edson Hara, disse que o município vai continuar trabalhando for-te no combate ao mosquito.

- É importante a atuação fi rme no combate ao Aedes aegypti, ainda mais agora que a Zika pode ter relação com os casos de microcefalia. Já batemos uma meta estadual e agora continuamos o traba-lho para ultrapassar mais me-tas. Não podemos deixar um mosquito vencer. Somos mais fortes – disse Edson Hara.

Em caso de situações de risco como piscinas sem uso com água acumula-da ou imóveis abandona-dos, basta ligar para o Dis-que Dengue: 2687-2820.

Fotos: Alexandra Pavan

Prefeito Weslei Pereira acompanhou a ação de combate ao mosquito

Page 6: Jornal Diretriz - Edição 291

6 ITAGUAÍ, MESQUITA e ALERJ

Paracambi 24 de Março à 30 de Março de 2016

PROJETO PROÍBE COBRANÇA DE

TAXA ADICIONAL PARA ALUNOS COM

DEFICIÊNCIA

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quar-ta-feira (23/03), em segunda discussão, o projeto de lei

511/15, do deputado Thia-go Pampolha (PDT), que proíbe que os estabeleci-mentos de ensino cobrem a taxa adicional para aceitar-

LOJAS DEVERÃO INFORMAR SOBRE GARANTIA DE PRODUTOS E

SERVIÇOS

GRÁVIDAS PODEM TER

DIREITO A VAGAS PREFERENCIAIS EM ESTACIONAMENTOS

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quar-ta-feira (23/03), em primei-ra discussão, o projeto de lei 343/15, do deputado Dr. Sadinoel (PMB) que deter-mina que estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços informem ao con-sumidor sobre a garantia le-gal dos produtos ou serviços. De acordo com a proposta, os comerciantes deverão in-formar a norma estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) em car-tazes fi xados em pontos de fácil visualização, próximos aos locais de pagamento e de retirada de produtos ou de solicitação de serviços. Sadinoel explica que pro-dutos não duráveis possuem

garantia de 30 dias, já pro-dutos duráveis, 90 dias. “Al-guns comerciantes dizem que você tem três dias para trocar um determinado pro-duto ou reclamar sobre um serviço, essa informação é equivocada. A simples fi x-ação de cartaz conscien-

tizando o consumidor fará cessar a atitude lesiva prat-icada”. Caso o estabeleci-mento descumpra a norma, poderá ser penalizado com multas previstas pelo CDC. O texto ainda será votado em segunda discussão pela Assembléia Legislativa-RJ.

Estacionamentos de shop-pings, centros comerciais e hipermercados deverão ter vagas reservadas para ges-tantes e pessoas com cri-anças de colo de até dois anos. É o que estabelece o projeto de lei 2.272/13, da deputada Lucinha (PSDB), que a Assembleia Legis-lativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (23/03), em primeira discussão. A norma determina que a

grávida tenha direito à vaga durante todo o período gesta-cional. O estabelecimento que não cumprir a deter-minação poderá receber multa diária de R$ 500. O valor da multa deverá ser atualizado anualmente de acordo com a variação de Índice de Preços ao Con-sumidor Amplo (IPCA). A deputada explica que nos estacionamentos as grávidas nem sempre têm acesso às vagas reservadas a pessoas

com mobilidade reduzida. “Quando se cria uma forma de penalizar o estabelecimento, fi ca mais fácil da norma ser cumprida. O primeiro trimes-tre de gravidez é o mais críti-co, pois nesta fase acontece a maioria dos abortos espontâ-neos”. Lucinha também diz que de mães com crianças de colo têm difi culdade em en-contrar vagas que possibilitem a abertura das portas para a entrada de carrinhos de bebê. O projeto ainda será votado em segunda discussão pela Alerj.

em alunos com defi ciência. De acordo com o texto, o aluno que for cobrado terá direito à devolução em do-bro do valor pago, acresci-do de correção monetária e juros. Pampolha diz que a iniciativa surgiu a partir de diversas reclamações feitas por pais de crianças com defi ciência. “O objetivo é garantir a isonomia e aca-bar com práticas discrimi-natórias”, afi rma o deputado. O texto seguirá para o gover-nador Luiz Fernando Pezão, que terá 15 dias úteis para decidir pela sanção ou veto.

Obras não param em Juscelino Mais de 75 toneladas

de asfalto foram colocadas nesta quinta-feira, dia 24, na Rua Cirilo, em Juscelino, onde a equipe da secretaria de Urbanismo, Obras e Ser-viços Públicos também tra-balha na concretagem da Rua Mafalda, que é íngre-me e precisou de concreto para que a durabilidade da obra seja assegurada. To-das as calçadas da via já es-tão concluídas e a rua está em fase fi nal de preparação para receber o concreto.

Segundo o responsável pela operação Tapa Buraco, Jonathan Rocha, só nesta quinta mais três caminhões de asfalto, com uma média de 25 toneladas cada um, foram colocados no local, onde as obras estão sendo realizadas há cerca de um mês. O subsecretário adjun-to, Flávio Luis Carnaval tam-bém acompanhou de perto o andamento dos trabalhos.

“Estamos muito satisfeitos de poder morar num lugar melhor, sem lama. A con-cretagem da Rua Mafalda é uma reivindicação antiga dos moradores e, com cer-teza, será a solução de um problema que atormenta os moradores há vários anos”, ressaltou o aposentado

José Luis de Freitas, de 67 anos, morador da Rua Cirilo há mais de 30 anos.

Já a equipe responsá-vel pelo mutirão de lim-peza prosseguiu com os trabalhos de recolhimen-to de entulho, capina e pintura de meios fi os na Rua Mercúrio, no Cen-tro, sem falar no can-teiro central da Estrada Getúlio de Moura, que vem recebendo atenção especial da equipe des-de o início da semana.

Os trabalhos de asfaltamento e concretagem de ruas do bairro prosseguiram nesta

quinta-feira com o uso de mais de 75 toneladas de massa asfáltica

Fotos Maicon Ferraz

Fotos Maicon Ferraz

Divulgação ALERJ

Divulgação ALERJ

Divulgação ALERJ

Page 7: Jornal Diretriz - Edição 291

7NOVA IGUAÇU Paracambi 24 de Março à 30 de Março de 2016

NOVA IGUAÇU FESTEJA DIA DO ARTESÃO NO PATRONATO

A noite desta quarta-feira (23) foi de festa para 80 ar-tesãos que participaram da homenagem promovida pela Prefeitura de Nova Iguaçu e a Fundação Educacional e Cul-tural de Nova Iguaçu (Fenig), pelo Dia do Artesão, festeja-do todo dia 19 de março. A festa aconteceu no Centro Social São Vicente, o Patro-nato e contou ainda com um chá da tarde e muita música.No evento, personalidades do governo, além de rep-resentantes do Sebrae e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca tam-bém receberam uma home-nagem por contribuírem para que toda a atividade arte-sanal seja realizada com se-gurança e qualidade. A artesã Vanessa Pereira, de 35 anos, viu no projeto Arte na Praça à oportunidade

que precisava para expor o seu trabalho. “A Prefeitura de Nova Iguaçu e a Fenig dão todo o apoio necessário para os artesãos. Para nós que não temos onde mostrar o nosso trabalho, o projeto é uma porta para divulgarmos a nossa arte. É um incenti-vo muito gratifi cante. Nosso talento é muito valorizado”, disse entusiasmada. O trabalho de artesanato desenvolvido pelos artesãos não é realizado como um hobby, e sim como geração de renda. Todos vivem do que produzem aqui. Recen-temente, eles participaram do evento Rio Artes Manuais e foram reconhecidos pelo stand mais bonito e pelo ma-terial de melhor qualidade. Quero que eles continuem crescendo e conquistando cada vez mais o seu espaço. O meu foco agora é leva-los

para a Feira da Previdência e no mês de maio, criaremos um site para colocar alguns produtos à venda”, disse a di-retora técnica da Fenig, Ana Mello. De acordo com o presi-dente da Fenig, Marcos Ri-beiro, o artesão faz parte da identidade e cultura de um município. “Não poderíamos deixar a data passar em bran-co. Aqui, acreditamos muito no valor do artesão. Dessa forma, identifi camos as pes-soas que fazem trabalho arte-sanal e as inserimos nas fei-ras espalhadas pelo Centro, onde a atividade econômica é maior”, avalia Ribeiro. O projeto Arte na Praça, realizado pela Fenig conta com 200 artistas cadastra-dos. Eles expõem e vendem toda sua produção de terça a sábado, em feirinhas espal-hadas pelo Centro da cidade.

Baixada Fluminense ganha Corredor Esportivo Os moradores de Miguel Couto, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, ganha-ram uma nova área de lazer. Instalado em uma área de aproximadamente 700 met-ros, o Corredor Esportivo Mi-guel Couto foi totalmente re-vitalizado – as duas quadras poliesportivas receberam uma nova pintura, a troca completa dos alambrados, além da instalação de nova iluminação com refl etores em LED. As intervenções também contemplaram uma estação para musculação em aço inox, uma nova área de parquinho infantil e pintu-ra dos bancos, mesas e das duas pistas de skate. O es-paço destinado a atividades físicas e de lazer foi benefi -ciado pelo projeto Ligação, da

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte em parceria com a Light, responsável por recuperar espaços esportivos em todo o Estado do Rio de Janeiro.- Quando pegamos um es-paço como este – que estava no escuro e sem a prática de esportes de forma bem orga-nizada – e reformamos, o tor-namos uma ótima opção para que a população pratique esportes e curta momentos de lazer com a família e os amigos - afi rmou o secretário de Esporte, Lazer e Juven-tude, Marco Antônio Cabral. Moradora do bairro há 40 anos, Luiza de Pau-la conta que por muito tempo o Corredor Esport-ivo fi cou sem atividade.

- Aqui era muito escuro e quase ninguém frequenta-va as praças. Agora, será uma ótima opção de lazer para a minha família - disse Luiza, de 58 anos. Melho-rias com mão de obra local. O diferencial do projeto é a utilização de mão de obra local como uma forma de valorização e resgate da au-toestima dos moradores das regiões benefi ciadas. O pro-grama Ligação atende local-idades da capital: Morro dos Macacos; Rocinha; Com-plexo de São João; Com-plexo do Alemão; Turano; Vila Kennedy; Fallet; Guadalupe; Guaratiba; Cidade de Deus; Manguinhos; Praça Seca; Paciência; Santa Cruz; Cam-po Grande; Morro do Jura-mentinho; e Morro do Jordão.

A iniciativa também benefi cia a Baixada Fluminense ci-

dades do interior, como Piraí; Barra do Piraí; Nova Iguaçu;

Belford Roxo; Nilópolis; Que-imados; Rio Claro; e Carmo.

Prefeitura inaugura Centro de Operações com 76 câmeras espalhadas pela Cidade

O Prefeito Nelson Born-ier, ao lado do secretário de Transporte, Trânsito e Mob-ilidade Urbana, Rubens Bor-borema, além dos secretários municipais e de vereadores, inaugurou, na manhã des-ta terça-feira (22), o Centro de Operações de Nova Ig-uaçu (CONIG). Através de 76 câmeras espalhadas por pon-tos estratégicos, equipes vão monitorar 24 horas por dia o cotidiano da Cidade. Integra-do a 14 órgãos, entre eles as secretarias de Obras, Defesa Civil e Ordem Pública, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, o Centro de Operações está pronto para atuar em situações de emergência. “Logo no início do nosso governo, visitei, junto com os meus secretários, o Centro de Operações do Rio de Ja-neiro. Vimos de perto o fun-cionamento daquele centro de monitoramento. Saímos de lá focados e atrás daqui-lo que diz respeito a recursos

junto ao Governo Federal, ao Ministério da Justiça e a contrapartida do nosso Mu-nicípio. E hoje estamos aqui, realizando um desejo antigo”, diz Nelson Bornier em seu discurso, durante o evento. O Prefeito ressaltou a im-portância da integração das secretarias municipais e de colaboradores para que o projeto saísse do papel, além de órgãos como a Polícia Mil-itar e o Corpo de Bombeiros. “Esse trabalho não foi feito de qualquer maneira. Foram vários dedos, dedos de pes-soas de nossas secretarias, de pessoas ligadas à Secre-taria de Transportes, de pes-soas que estudaram muito o projeto. A Polícia Militar, por exemplo, acompanhou tudo, passo a passo, e es-tará aqui 24 horas por dia para dar suporte no quesi-to segurança. Estou muito satisfeito e tudo o que faze-mos é para melhorar a qual-idade de vida de nossa pop-

ulação”, destacou Bornier. O Centro de Operações de Nova Iguaçu vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, serão 50 profi ssion-ais se revezando em turnos. Além disso, se houver uma queda de energia, por exem-plo, o CONIG está preparado para funcionar durante três horas; tanto o Centro de Op-erações quanto as câmeras nas ruas. “Numa situação de apagão na cidade, eu tenho as imagens e consigo ter informações sobre o que está acontecendo nas ruas”, explica Rubens Borborema. O Centro de Operações vai tra-balhar em conjunto com equi-pes de campo, como Trânsito e Transporte, Defesa Civil e Ordem Pública, para gerenciar os prob-lemas da cidade, tanto no dia a dia quanto nas emergências. “Essa integração já é feita hoje. Temos quatro motos, dois reboques, mais de 60 agentes de trânsito nas ruas, mas com o Centro de Operações facilita ainda mais o nosso trabalho em atendimento à população”, destaca o Secretário.

Alunos da Rede Municipal de São João de Meriti comemoram a Páscoa

As escolas da Rede Munici-pal de Ensino de São João de Meriti entraram no clima de Páscoa. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da prefeitura incen-tiva a direção das unidades a comemorarem essa importante celebração em homenagem a ressurreição de Jesus Cristo. Du-rante a Semana Santa, os alunos tiveram uma programação es-pecial relacionada ao tema. “Parabéns escolas municipais de São João de Meriti pelo carinho e respeito à Educação das cri-anças. São estas as lembranças

do belo e carinhoso momento de Páscoa. O contato com o outro é sempre um renascer interati-vo”, declarou a secretária mu-nicipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Eneila de Lucas. Muitas escolas trabalharam os símbolos da Páscoa dentro da sala de aula, como os desejados ovos de chocolate, o famoso coelhinho e a história do renascimento de Jesus Cristo, ressaltando o verda-deiro signifi cado do feriado cris-tão. Confi ra o álbum com fotos no perfi l ofi cial da Prefeitura de São João de Meriti no Facebook. Na Escola Municipal Gener-

al Charles de Gaulle, no bairro Grande Rio, além dos trabalhos em classe, houve uma ceia com pão, representando o corpo de Cristo e o suco de uva, em rep-resentação ao seu sangue. A merenda também foi especial: as crianças almoçaram peixe. “A importância de se comem-orar esta data é resgatar va-lores, celebrar a renovação, o amor e a fé, independente do credo. E viver realmente o sig-nifi cado da Páscoa tentando desmitifi car o sentido comer-cial da data”, explicou a dire-tora da unidade, Lívia Bartras.

Fotos Divulgação Pref. Nova Iguaçu

Fotos Divulgação Pref. Nova Iguaçu

Fotos Divulgação Pref. Nova Iguaçu

Page 8: Jornal Diretriz - Edição 291

8 ANÚNCIO INSTITUCIONALDE NOVA IGUAÇU

Paracambi 24 de Março à 30 de Março de 2016