jornal digital 4961_sex_15072016

24
(48) 9955.5313 www.grupocorreiodosul.com.br ANO XXVI EDIÇÃO Nº 4.961 SEXTA-FEIRA, SÁBADO E DOMINGO, 15, 16 E 17 DE JULHO DE 2016 R$ 2,00 Grupo 22º 14º Nublado e Pancadas de Chuva - Muitas nuvens com curtos períodos de sol e pancadas de chuva com trovoadas. Previsão para hoje Extremo Sul Catarinense Praia Grande Granizo atinge interior e deixa famílias desabrigadas 7 Página Geral Geral Segurança 5 7 14 Página Página Página HRA nega internação a um adolescente com tuberculose Carro desgovernado bate e atinge porta de farmácia Dois comércios são assaltados durante a tarde de quinta Araranguá Sombrio Região

Upload: jornal-correio-do-sul

Post on 24-Jan-2018

523 views

Category:

News & Politics


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal digital 4961_sex_15072016

(48) 9955.5313

www.grupocorreiodosul.com.br

ANO XXVI EDIÇÃO Nº 4.961 SEXTA-FEIRA, SÁBADO E DOMINGO, 15, 16 E 17 DE JULHO DE 2016R$ 2,00

Grupo22º 14º

Nublado e Pancadas de Chuva - Muitas nuvens com curtos períodos de sol e pancadas de chuva

com trovoadas.

Previsão para hoje Extremo Sul Catarinense

Praia Grande Praia Grande Praia Grande Granizo atinge interior e deixa famílias desabrigadas

7Página

Geral Geral Segurança5 7 14Página Página PáginaPágina Página Página

HRA nega internação a um adolescente com tuberculose

Carro desgovernado bate e atinge

porta de farmácia

Dois comércios são assaltados durante

a tarde de quinta

Araranguá Sombrio Região

Page 2: Jornal digital 4961_sex_15072016

Mariano e Júnior vs César e Hilário

Oposição em Timbé do Sul ofi cia-lizou intenção de lançar o empresário Beto Biava (PP) e vereadora Tati Alexandre (PSDB), respectivamente, como candidatos a prefeito e a vice no pleito deste ano. A convenção que irá homologar a dupla acontecerá no próximo dia 30. Além de PP e PSDB, a aliança oposicionista contará também com o PSD, do presidente da Câmara Municipal, Marlon Panatta, e o PSB do ex-prefeito interino Valdir Savi Sobrinho, o Tio Quira. Beto Biava é irmão do ex-prefeito Nailor Biava. Já Tati Teixeira concorreu como candida-ta a prefeita na eleição suplementar de 2009, ocasião em que perdeu o pleito por apenas sete votos, numa disputa contra o atual prefeito Eclair Alves Coelho (PMDB), que depois foi reeleito em 2012. Beto e Tati deverão enfrentar uma chapa pura, indicada pelo PMDB.

Defi nido Fora e dentro

Até brevementeChapa única

ADVOCACIA EMPRESARIALFONE: (48) 3533-0145

“Minha obrigação é colocar o Brasil nos trilhos. Depois, se quiserem tirar ele dos trilhos novamente, já não posso fazer nada”.

CORREIO DO SULSexta-feira,

15 de julho de 2016

[email protected]

(48) 9945.6787

Michel Temer (1940)Presidente interino do Brasil

Ex-presidente da Câmara Munici-pal de Sombrio, Elisandro Guimarães de Oliveira, o Grosso (PSD), diz que está fora da disputa proporcional des-te ano. Grosso era um dos principais nomes de seu partido para o embate legislativo, mas anunciou que não concorrerá ao pleito de Outubro. “Aca-bei não me preparando para isto. Vou dar espaço para outro. De repente em 2020 eu volte”, comenta. Mas se Gros-so está fora, quem quer entrar para valer no pleito deste ano é Edir Clézio Gomes Batista, o Tico (DEM). Depois de amargar duas derrotas por pequena margem de votos à Câmara pelo PP de Araranguá, nos pleitos de 2008 e 2012, Tico diz que agora a vitória será certa, por conta da ampliação de seu leque de apoios. E assim caminha a política regional. Enquanto uns, a exemplo de Grosso, saem, outros, a exemplo de Tico querem entrar.

Na próxima semana não estarei escrevendo minha coluna política no Correio do Sul, e, por consequência, ela também não será publicada nas redes sociais. A partir do dia 25, no entanto, retomo minhas atividades normais, ob-jetivando acompanhar par e passo todos os principais movimentos da política regional com vistas às eleições municipais deste ano. Um ano eleitoral, que, diga-se de passagem, será totalmente diferente dos anteriores, por conta da exiguidade de tempo das campanhas, das restrições publicitárias impostas a todos os candida-tos, e da sensível diminuição do tempo de exposição de candidaturas através de pro-gramas eleitorais de rádio e televisão. Um ano que também deverá ser marcado por um recorde de ações na justiça eleitoral contra candidatos, partidos e coligações. Isto porque, quase nada se poderá, mas muito se fará. Se as mudanças impostas em 2016 serão boas ou ruins só o futuro dirá. De todo modo, em princípio a im-pressão que se tem é que o Brasil não há como fi car pior do que está.

Principais partidos políticos de Turvo devem anunciar na próxima semana se irão ou não compor uma chapa única para a disputa majoritária deste ano. Em princípio, PMDB, PP, PSD, PT, PSDB, PDT e PTN têm se esforçado para que não haja confronto pelo comando do executivo. As maiores resistências ainda vêm de dentro do PP, maior partido de oposição a gestão do prefeito Ronaldo Carlessi (PMDB). A composição única passaria por uma candidatura a prefeito do PMDB, com o PP indicando o vice. Afora isto, outros acertos para a disputa da Câmara Municipal fechariam o acordo. O nome do PMDB para a disputa continua sendo o do atual vice-prefeito Tiago Zilli. Já o PP tem a disposição para a composição o ex-prefeito José Brina Tramontin e os empresários Arlindo Manente e Vanderlei Januário. Os três também estão a postos para o PP caso o partido opte pelo lançamento de uma candidatura autônoma, visando enfrentar o PMDB.

Finalmente as principais chapas majoritárias que disputarão a Prefeitura de Araranguá neste ano come-

çaram a tomar forma. A primeira a se alinhar é a que será encabeçada pelo PP, e que contará, num primeiro momento, com PSD, PR e PV. Tudo está encami-nhado para que o ex-prefeito Mariano Mazzuco Neto (PP) concorra ao executivo tendo como candidato a vice o empresário Primo Júnior (PR), fi lho do ex-prefeito Primo Menegalli (PR). Em uma consulta realizada pela coligação, foi constatado que o vereador Cabo Loro (PSD) teria mais popularidade para compor como vice do PP. De todo modo, há também a avaliação de que Primo Júnior teria mais condições de agregar o eleitorado a chapa de Mariano por conta do histórico político de seu pai, que administrou o município em duas ocasiões.

Cabo Loro não parece ressentido com esta avaliação. “Eu me preparei para ser candidato a reeleição em 2016. Se sobrar espaço na majoritária é claro que é melhor, mas este não é o único objetivo. O que precisamos é ter maturidade para manter PP, PSD, PR e PV unidos e ainda tentar buscar mais alguns para apoiar esta aliança”, comenta o vereador, dando a entender que não seria óbice para a dobradinha Mazzuco/Menegalli.

A bem da verdade, o maior descon-tentamento na aliança encabeçada pelo PP não vem de Cabo Loro, mas sim de seu colega parlamentar Giancarlo Soares de Souza (PSD), que contava como certa sua escolha como vice de Mariano. O ingresso do PR na aliança de oposição, no entanto, reconfi gurou os componentes da majoritária.

No outro lado da moeda permanece pendente, mas encaminhada, a situação do PMDB. Tudo se encaminha para que o empresário César Cesa seja o candidato a

prefeito, tendo como companheiro de cha-pa o também empresário Hilário Destro (PSB). Dentro do PMDB o presidente do partido, Anísio Prêmoli, já dá mostras de que irá jogar a toalha, deixando o partido nas mãos de César, para que este possa realizar as negociações necessárias para viabilizar um projeto eleitoral para 2016. A bem da verdade Anísio não tem muita saída. Quanto mais bate de frente com César, mais prejudica o processo que vem sendo construído para que o PMDB possa encabeçar uma chapa majoritária com chances de vitória. E este processo passa inevitavelmente pela aliança do PMDB com o prefeito Sandro Maciel (PT). Por enquanto, o chefe do executivo comanda um grupo de oito partidos, que têm prometido se manter coeso frente ao pleito de Outubro. Várias destas oito siglas possuem postulantes à vice, em uma chapa a ser encabeçada pelo PMDB. O preferido de Sandro, no entanto, é Hilário Destro, fi liado ao mesmo PSB do vereador Kila Ghellere, fi el escudeiro do prefeito desde sempre.

A confi rmação de Hilário como vice de César, no entanto, trará duas consequ-ências inevitáveis. O total descontenta-mento do PTB do empresário Beto Coan, que espera ser vice do PMDB, e ainda um possível racha no grupo de oito partidos comandado por Sandro Maciel, na medi-da em que outros nomes da aliança, como Maureci Rodrigues (PRB) e Rony da Silva (DEM), também almejam ser vice.

De todo modo, a possibilidade do PMDB agregar todo o grupo de Sandro, mais o PTB, e ainda outras siglas como PSC e PRB, que estão próximas ao PTB, é praticamente impossível. É muito ca-cique para pouco índio. Por conta disto é muito provável que pelo menos três ou quatro partidos deste mega grupo acabem migrando para a candidatura de Mariano e Primo Júnior.

Page 3: Jornal digital 4961_sex_15072016

Mariano e Júnior vs César e Hilário

Oposição em Timbé do Sul ofi cia-lizou intenção de lançar o empresário Beto Biava (PP) e vereadora Tati Alexandre (PSDB), respectivamente, como candidatos a prefeito e a vice no pleito deste ano. A convenção que irá homologar a dupla acontecerá no próximo dia 30. Além de PP e PSDB, a aliança oposicionista contará também com o PSD, do presidente da Câmara Municipal, Marlon Panatta, e o PSB do ex-prefeito interino Valdir Savi Sobrinho, o Tio Quira. Beto Biava é irmão do ex-prefeito Nailor Biava. Já Tati Teixeira concorreu como candida-ta a prefeita na eleição suplementar de 2009, ocasião em que perdeu o pleito por apenas sete votos, numa disputa contra o atual prefeito Eclair Alves Coelho (PMDB), que depois foi reeleito em 2012. Beto e Tati deverão enfrentar uma chapa pura, indicada pelo PMDB.

Defi nido Fora e dentro

Até brevementeChapa única

ADVOCACIA EMPRESARIALFONE: (48) 3533-0145

“Minha obrigação é colocar o Brasil nos trilhos. Depois, se quiserem tirar ele dos trilhos novamente, já não posso fazer nada”.

CORREIO DO SULSexta-feira,

15 de julho de 2016

[email protected]

(48) 9945.6787

Michel Temer (1940)Presidente interino do Brasil

Ex-presidente da Câmara Munici-pal de Sombrio, Elisandro Guimarães de Oliveira, o Grosso (PSD), diz que está fora da disputa proporcional des-te ano. Grosso era um dos principais nomes de seu partido para o embate legislativo, mas anunciou que não concorrerá ao pleito de Outubro. “Aca-bei não me preparando para isto. Vou dar espaço para outro. De repente em 2020 eu volte”, comenta. Mas se Gros-so está fora, quem quer entrar para valer no pleito deste ano é Edir Clézio Gomes Batista, o Tico (DEM). Depois de amargar duas derrotas por pequena margem de votos à Câmara pelo PP de Araranguá, nos pleitos de 2008 e 2012, Tico diz que agora a vitória será certa, por conta da ampliação de seu leque de apoios. E assim caminha a política regional. Enquanto uns, a exemplo de Grosso, saem, outros, a exemplo de Tico querem entrar.

Na próxima semana não estarei escrevendo minha coluna política no Correio do Sul, e, por consequência, ela também não será publicada nas redes sociais. A partir do dia 25, no entanto, retomo minhas atividades normais, ob-jetivando acompanhar par e passo todos os principais movimentos da política regional com vistas às eleições municipais deste ano. Um ano eleitoral, que, diga-se de passagem, será totalmente diferente dos anteriores, por conta da exiguidade de tempo das campanhas, das restrições publicitárias impostas a todos os candida-tos, e da sensível diminuição do tempo de exposição de candidaturas através de pro-gramas eleitorais de rádio e televisão. Um ano que também deverá ser marcado por um recorde de ações na justiça eleitoral contra candidatos, partidos e coligações. Isto porque, quase nada se poderá, mas muito se fará. Se as mudanças impostas em 2016 serão boas ou ruins só o futuro dirá. De todo modo, em princípio a im-pressão que se tem é que o Brasil não há como fi car pior do que está.

Principais partidos políticos de Turvo devem anunciar na próxima semana se irão ou não compor uma chapa única para a disputa majoritária deste ano. Em princípio, PMDB, PP, PSD, PT, PSDB, PDT e PTN têm se esforçado para que não haja confronto pelo comando do executivo. As maiores resistências ainda vêm de dentro do PP, maior partido de oposição a gestão do prefeito Ronaldo Carlessi (PMDB). A composição única passaria por uma candidatura a prefeito do PMDB, com o PP indicando o vice. Afora isto, outros acertos para a disputa da Câmara Municipal fechariam o acordo. O nome do PMDB para a disputa continua sendo o do atual vice-prefeito Tiago Zilli. Já o PP tem a disposição para a composição o ex-prefeito José Brina Tramontin e os empresários Arlindo Manente e Vanderlei Januário. Os três também estão a postos para o PP caso o partido opte pelo lançamento de uma candidatura autônoma, visando enfrentar o PMDB.

Finalmente as principais chapas majoritárias que disputarão a Prefeitura de Araranguá neste ano come-

çaram a tomar forma. A primeira a se alinhar é a que será encabeçada pelo PP, e que contará, num primeiro momento, com PSD, PR e PV. Tudo está encami-nhado para que o ex-prefeito Mariano Mazzuco Neto (PP) concorra ao executivo tendo como candidato a vice o empresário Primo Júnior (PR), fi lho do ex-prefeito Primo Menegalli (PR). Em uma consulta realizada pela coligação, foi constatado que o vereador Cabo Loro (PSD) teria mais popularidade para compor como vice do PP. De todo modo, há também a avaliação de que Primo Júnior teria mais condições de agregar o eleitorado a chapa de Mariano por conta do histórico político de seu pai, que administrou o município em duas ocasiões.

Cabo Loro não parece ressentido com esta avaliação. “Eu me preparei para ser candidato a reeleição em 2016. Se sobrar espaço na majoritária é claro que é melhor, mas este não é o único objetivo. O que precisamos é ter maturidade para manter PP, PSD, PR e PV unidos e ainda tentar buscar mais alguns para apoiar esta aliança”, comenta o vereador, dando a entender que não seria óbice para a dobradinha Mazzuco/Menegalli.

A bem da verdade, o maior descon-tentamento na aliança encabeçada pelo PP não vem de Cabo Loro, mas sim de seu colega parlamentar Giancarlo Soares de Souza (PSD), que contava como certa sua escolha como vice de Mariano. O ingresso do PR na aliança de oposição, no entanto, reconfi gurou os componentes da majoritária.

No outro lado da moeda permanece pendente, mas encaminhada, a situação do PMDB. Tudo se encaminha para que o empresário César Cesa seja o candidato a

prefeito, tendo como companheiro de cha-pa o também empresário Hilário Destro (PSB). Dentro do PMDB o presidente do partido, Anísio Prêmoli, já dá mostras de que irá jogar a toalha, deixando o partido nas mãos de César, para que este possa realizar as negociações necessárias para viabilizar um projeto eleitoral para 2016. A bem da verdade Anísio não tem muita saída. Quanto mais bate de frente com César, mais prejudica o processo que vem sendo construído para que o PMDB possa encabeçar uma chapa majoritária com chances de vitória. E este processo passa inevitavelmente pela aliança do PMDB com o prefeito Sandro Maciel (PT). Por enquanto, o chefe do executivo comanda um grupo de oito partidos, que têm prometido se manter coeso frente ao pleito de Outubro. Várias destas oito siglas possuem postulantes à vice, em uma chapa a ser encabeçada pelo PMDB. O preferido de Sandro, no entanto, é Hilário Destro, fi liado ao mesmo PSB do vereador Kila Ghellere, fi el escudeiro do prefeito desde sempre.

A confi rmação de Hilário como vice de César, no entanto, trará duas consequ-ências inevitáveis. O total descontenta-mento do PTB do empresário Beto Coan, que espera ser vice do PMDB, e ainda um possível racha no grupo de oito partidos comandado por Sandro Maciel, na medi-da em que outros nomes da aliança, como Maureci Rodrigues (PRB) e Rony da Silva (DEM), também almejam ser vice.

De todo modo, a possibilidade do PMDB agregar todo o grupo de Sandro, mais o PTB, e ainda outras siglas como PSC e PRB, que estão próximas ao PTB, é praticamente impossível. É muito ca-cique para pouco índio. Por conta disto é muito provável que pelo menos três ou quatro partidos deste mega grupo acabem migrando para a candidatura de Mariano e Primo Júnior.

crianças e adolescentes.“Acreditamos que o

futuro do cooperativismo passa pelo investimento na educação das crianças e jovens e o Cooperjovem tem como objetivo forta-lecer o sistema através de uma proposta construída a partir dos princípios, valores e da prática da cooperação”, salientou o gerente geral da Ceprag Patrique Alencar Homem, que viabilizou junto ao Sescoop/SC a implantação do programa.

O show, que é patro-cinado pela Associação de Pais e Mestres tem o apoio do colégio, deve durar cer-ca de uma hora e 20 minu-tos e terá participação do coral da escola, somando ao todo 28 músicos em cena. “Muita gente que vai tocar hoje já passou pela banda Pratabum e tocou comigo, será um prazer tê--los no palco novamente”, diz Naguel.

A Pratabum costuma se apresentar em eventos do município e região, como Festa do Peixe, Ba-narroz e Festa do Colono.

de Sombrio, localizada a rua Santo Antônio, 225, Centro, no período das 13h às 19 horas.

Após a efetivação da inscrição, a música do concorrente, entregue gravada, passará por uma pré-seleção, que fi cará a cargo da Comissão Téc-nica Organizadora (jura-dos), sendo que dos inscri-tos, serão selecionados no máximo sete participan-tes de cada categoria e quatro da categoria kids, que se apresentarão ao vivo no dia 5 de agosto.

Compositor, o regulamen-to não permite plágios, considerando-se tanto a letra quanto a melodia. As categorias Interpretação e Kids, abrangem todos os gêneros musicais nacio-nais e deverão ser canta-dos em língua portuguesa.

As inscrições são gra-tuitas e já estão abertas desde a última segunda--feira, com encerramento no dia 28. O material com a gravação da música, nas três categorias, deve ser entregue em CD ou pen drive na Casa da Cultura

Geral 3CORREIO DO SULSexta-feira,

15 de julho de 2016

Gislaine Fontoura

Grupo de professores das escolas Cooperjovem

> SOMBRIO

Já dizia o poeta que ‘cantar é mover o

dom’ e para quem canta e/ou compõe, nada melhor do que um palco e um grande público para ouvir e aplaudir. As emoções dos festivais estão de volta, com a segunda edição do Canta Arraial que aconte-cerá durante o 15° Arraial Fest de Sombrio de 4 a 7 de agosto.

“Nossa cidade e região são dotadas de grandes talentos na área musical e além da oportunidade de participar do evento, oferecemos uma premia-ção para os vencedores.Neste ano a novidade é a inclusão da categoria kids de oito a 14 anos”, afi rma a gerente de Cultura Ro-sângela Garcia Margute.

Os principais objetivos do 2º Canta Arraial são in-centivar a criatividade ar-tística e cultural através da música, proporcionar o desenvolvimento da cultu-ra musical,revelar novos talentos e valorizar os compositores, interpretes e músicos da região.

A organização sa-lienta que na categoria

Eda Luíza foi uma das vencedoras da edição de 2014 do festival do Arraial

PremiaçãoCategoria Composição:1º Lugar R$ 900,002º Lugar R$ 500,003º Lugar R$ 300,00 Categoria Intérprete1º Lugar R$ 700,002º Lugar R$ 400,003º Lugar R$ 200,00 Categoria Intérprete Kids1º Lugar R$ 200,002º Lugar R$ 150,003º Lugar R$ 150,004º Lugar R$ 100,00

Talento

Torres, que aderiu ao pro-jeto neste ano, e das esco-las Bulcão Viana, Caetano Lummertz, Alba Lucy Reis Magnus e Manoel Rodrigues da Silva com o objetivo de atualização a nova meto-dologia. A capacitação foi ministrada pela instrutora Denise Crespo Nunes e con-tou com acompanhamento da coordenadora dos Pro-gramas Sociais da Ceprag DilceCittadini Maciel. No Total são 45 professores ca-pacitados e seis escolas par-ceiras, contemplando 2610

Naguel Vieira, que há 18 anos é regente das duas bandas do Murialdo, a Pra-tabum e a Banda Marcial, contou que além dos atuais integrantes, se apresen-tam hoje a velha guarda da banda, composta pelos ex--alunos Mariah Dias, Cami-la Passos, Fernando Leite, Lucas Fontanela e Victória Almeida. Artistas convida-dos também estarão abri-lhantando o evento, como Marcelo Vieira, vocalista do Sambaria, de Criciúma e Mateus Passo, que toca cavaquinho no Grupo de Samba, de Araranguá.

> PRAIA GRANDE

N e s t a s e m a n a , professores das escolas parceiras da Ceprag no Programa Cooperjovem participaram de mais uma qualifi cação. Foi a segunda etapa do curso Educação Para a Coo-peração que tem como enfoque uma prática pedagógica cooperativa, reflexiva, consciente e criativa.

O Cooperjovem é uma iniciativa do Sesco-op (Serviço Nacional de Aprendizagem do Coope-rativismo) e cooperativas, para dotar as escolas de meios para o desenvol-vimento da cultura da cooperação. A formação de professores é parte integrante do programa e neste curso participaram os professores da EMEB Vila Nova de Passo de

> ARARANGUÁ

Nesta sexta-feira, a banda Pratabum, do Colégio Murialdo, irá se apresentar na biblioteca da escola, às 20 horas, em show gratuito e aber-to a toda a comunidade. A Pratabum é formada por alunos e toca músicas populares, tendo em seu repertório hits de artistas como Gilberto Gil, Vanessa da Mata, O Rappa, Bob Marley e Sandra de Sá.

O músico e professor

Cooperjovem promove curso

Pratabum faz show hoje no Murialdo

Canta Arraial terá categoria kids

VENDE-SE TERRENO MEDINDO 12X30

RUA OSMAR BECKAUSER, PARQUE DAS AVENIDAS,

SOMBRIO/SCTELEFONE

48 98237110 (TIM)

Page 4: Jornal digital 4961_sex_15072016

JABSON MULLER

CORREIO DO SULSexta-feira,

15 de julho de 2016

[email protected]

(48) 9955.5313

Empresário Cacai Amorim (PSD) diz que ainda está à disposição para a disputa do pleito eleitoral deste ano. Segundo Cacai, quando o Partido Pro-gressista e o PSD fi zerem uma pesquisa vão ver que seu nome é muito bem aceito pela população. Cacai disse ainda que recebeu vários convites para ser candidato a vice, mas que só iria para a campa-nha com a condição de ser pré- candidato a prefeito. “ Não vejo outro cenário que não fosse para prefei-to. Tenho números que me mostram isso, e também o PSD é o partido do governo do estado e não pode-mos abrir mão dessa condição”, justifi ca.

Vereador e pré -can-didato a vice prefeito em Sombrio, Ademir Cardoso , o Dimi (PSD), anunciou na noite de segunda-feira passada que está junto com Gilberto Oliveira (PP) na composição da majoritária. Dimi disse estar feliz com a decisão e acredita no projeto “Conversando com Som-brio”, proposto pelo Partido Progressista, como forma de ouvir os anseios da popula-ção.

Dimi aceitou o convite depois da desistência do presidente do PSD ex-ve-reador Chero e na balança dos votos, seu nome deve representar o interior do município.

Cacai à disposição

Os 20 municípios sedes das coordenadorias regionais da Defesa Civil de Santa Catarina receberão até maio de 2017 um Centro Regional de Operação da Defesa Civil. Para vistoriar possíveis terrenos para a instalação no Extremo-Sul, o secretário de Estado da Defesa Civil Ro-drigo Moratelli esteve em Araranguá nesta quinta-feira. Moratelli foi acompanhado pelo secretário executivo Ivan Gabriel Milanez Ávila e pelo coordenador Regional de Defesa Civil, Sebastião Antônio de Souza.

As unidades que serão instaladas estarão interliga-das ao Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres (Cigerd). A intenção é de que o espaço seja utilizado no atendimento à população em casos de desastres naturais.

Foram vistoriados em Araranguá cinco terrenos com possibilidade de receber o Centro, que terá em média 150 metros quadrados em estrutura modular, instalada em até dois meses.

O Cigerd deverá contar com mais de 20 órgãos tra-balhando no mesmo espaço. O Centro faz parte do novo sistema de proteção e defesa civil que está em implanta-ção em Santa Catarina.

Terreno para Centro Regional

O presidente do PSD de Araranguá, Jairo Cos-ta, ofi cializou na quarta-feira convite ao ex-diretor do Presídio Regional de Ara-ranguá, Adércio Velter, para que ingresse no partido.

Segundo o presidente, o convite tem respaldo de toda Executiva da sigla. “Adércio sempre teve destaque na sua atuação junto à segurança pública do estado. Sua vinda ao PSD engrandece ainda mais nosso partido. Ele será muito bem-vindo”.

Adércio deverá dar res-posta nos próximos dias.

Adércio Velter no PSD

Cerca de 11 mil habitantes, com um grande percentual habitando comunidades rurais, mais de 1800 hectares de bananais,fl orestas e planícies cobertas por Mata Atlântica preservada, parte dela na área do Parque Nacional da Serra Geral. Tudo isso faz de Jacinto Machado um dos principais atrativos regionais do turismo de aventura e de natureza, diz a diretora de Turismo Aline Matias Bernardo.

Através de um convênio com o Ministério do Turismo, Jacinto Machado está executando um projeto com o objetivo de organizar e qualifi car esse grupo, contribuindo para o desenvolvimento do setor.

Nas primeiras reuniões está sendo tratado da formalização de uma Associação dos Produtores da Rota Caminho dos Canyons. Uma das reuniões foi realizada na última segunda-feira, quando, mesmo sob muita chuva, muitos produtores participaram.

Dentre as metas estão a qualifi cação dos pro-dutores e promover a integração da produção local.

Dimi está contente

Jacinto terá associação de produtores

Page 5: Jornal digital 4961_sex_15072016

uma internação social, já que o local onde o rapaz reside não oferece condições para que ele continue o tra-tamento, ainda mais com a condição do tempo, que está chuvoso e úmido. Ro-sane solicitou que o rapaz voltasse ao HRA e ele fi cou em observação até a tarde de ontem. Porém, o hospital não aceitou interná-lo por entender que ele pode ser tratado em casa.

A Secretaria de Saúde de Araranguá pediu uma transferência para o hos-pital de Praia Grande, que foi feita no fi nal da tarde. Rosane explica que o jovem passará por uma avaliação médica, e só depois será determinado se ele fi cará ou não na cidade vizinha.

Geral 5CORREIO DO SULSexta-feira,

15 de julho de 2016

Aline Bauer

Leo mostra ferimentos e diz que volta ao hospital

Gislaine Fontoura

Mudanças no Hospital Regional interessam a todos os municípios da região

> ARARANGUÁ

Um garoto de 14 anos, morador

da Vila Samaria,o Buraco Quente, está em trata-mento de tuberculose e ao receber alta do Hospital Regional criou um proble-ma para a família.

De acordo com a se-cretária de Saúde de Ara-ranguá, Rosane Kochhan, ele esteve até quarta-feira internado na UTI do HRA, quando foi liberado para continuar o tratamento em casa.

Nesta quinta-feira, a secretária soube da situ-ação e tentou junto com a administração do HRA

Rapaz recebe alta e corre risco

Hospital Regional

Direção do Hospital Regional não aceitou ficar com o garoto mais uns dias

Veículo destruiu a porta de vidro da farmácia

Exame avalia visão de quem participa da ação

Ação social benefi cia saúde dos olhos

Farmácia é atingida por carro

> SOMBRIO

Solidariedade em do-bro na ação social promo-vida na Marilyn Esmal-teria esta semana. Em parceria com a rede de óticas Visualise, o salão está com uma iniciativa para ajudar quem não pode pagar por uma con-sulta e comprar óculos. E sabe qual o valor pelas lentes? Dois quilos de ali-mento que serão doados para necessitados ao fi m da ação. As armações são de graça.

A campanha começou ontem e acaba hoje à tarde. Jacqueline Tomaz, proprietária da Marilyn, está contente com o resul-tado. “É muito legal po-der ajudar quem precisa. Já atendemos cerca de 80

> SOMBRIO

No final da manhã desta quinta-feira, uma colisão entre dois veículos deu prejuízo também ao proprietário de uma far-mácia. O acidente acon-teceu na rótula entre as avenidas Prefeito Fran-cisco Lumertz Júnior e Adolfo Tiscoski, no bairro Januária.

Um Corsa de cor branca conduzido por uma mulher que estava com os fi lhos menores se-guia no sentido sul-norte pela Prefeito Francisco, quando uma Parati que seguia pela outra ave-nida acabou batendo na lateral do Corsa.

Com o forte impacto,

pessoas”, comemora. Me-diante um agendamento, as pessoas são examinadas por um opmetometrista, profissional especialista em reconhecer patologias e indicar a melhor lente para corrigir a visão con-tratado pela ótica, depois são atendidas pelas ven-dedoras e pagam apenas as lentes a preço de custo. Lisiane Marcelino Ribeiro, dona da ótica, tem a mãe morando em Sombrio, e conta que já pratica ações

o Corsa perdeu o controle e bateu em uma farmácia existente na esquina, que-brando uma das portas do estabelecimento e assus-tando os atendentes.

A motorista da Parati fugiu do local, mas depois se apresentou na Polícia Militar de Sombrio, ale-gando ter ficado muito nervosa na hora.

Apesar do susto, as três partes envolvidas no

assim há algum tempo. O profissional de opto-metria que realiza os exa-mes para a compra dos óculos é Roberto Dutra. “Pterígio e catarata são muito encontrados aqui em Sombrio hipermo-tropia, miopia, astigma-tismo... Mais problemas em quem atua como pe-dreiros, por exemplo, em trabalhos na rua”, conta. Na tarde de ontem, res-tavam poucas vagas para as consultas.

acidente entraram em um acordo, já que não houve feridos, apenas prejuízos materiais. A atendente da farmácia relatou que sempre tra-balha em um balcão pró-ximo a porta de vidro, mas que naquele momen-to estava em outro balcão e por isso não se feriu com os estilhaços de vidro que saltaram no momento da batida.

Segundo Rosane, além da casa onde a família re-side ser inadequada, o pai do adolescente, que seria a única pessoa disponível para cuidar dele, também passa por problemas de saúde. O rapaz precisa de cuidados permanentes, pois não consegue levantar para ir ao banheiro e usa fraldas. “Não existe condição de acolhimento na casa dele, o tratamento não tem que ser feito no hospital, mas ele não tem condições de fi car em casa. Este caso merecia um olhar um pouco mais atento por parte do hos-pital, estou até pensando em ir à delegacia registrar um boletim de ocorrência contra o Hospital Regional”, desabafou a secretária.

Page 6: Jornal digital 4961_sex_15072016

Fundado em 5 de Junho de 1990 - Dia Mundial do Meio AmbienteJornalista Rolando Christian Sant’ Helena Coelho - Fundador Jornal Correio do Sul

Publicações legais:

[email protected]

Financeiro

fi [email protected]

Comercial:

l48l [email protected]

Diretor GeralJabson Muller

l48l [email protected]

Diagramação/Arte:

[email protected]

Sul Gráfi ca

sulgrafi [email protected]

Redação:

[email protected]

Radio 93FM

[email protected]

Circulação/Assinatura

l48l [email protected]

Rua João José Guimarães,176, Centro - Sombrio/SC - Fone: (48) 3533 0870

Editora: GCS Ltda - ME CNPJ 17.467.695/0001-19

Geral6 CORREIO DO SULSexta-feira, 15 de julho de 2016

Turismo pode mais, diz Lummertz

Na semana em que o mapa de Santa Catarina ganhou duas novas regiões turísticas – Caminhos do Alto Vale, englobando 22 muni-cípios que deixaram o Vale Europeu, e o Vale das Águas, com 11

cidades que saíram do Grande Oeste -, o catarinense Vinícius Lummertz reassumiu a presidência da Embratur em solenidade realizada ontem (14), em Brasília. Presente na posse, o senador Dário Berger (PMDB-SC) disse que o turismo exerce um papel fundamental para o desenvol-vimento do país em um dos seus vetores econômicos mais importantes: “Santa Catarina, como um dos principais e mais desejados destinos do Brasil, se orgulha de ter um representante do estado em uma função ex-tremamente estratégica, tanto para nós quanto para o país”. Lummertz destacou a necessidade de se buscar investimentos privados, nacionais e internacionais, por meio de concessões e PPPs (parcerias público-priva-das), como um esforço para destravar obstáculos na criação de marinas e portos turísticos, na abertura de parques naturais, no desenvolvimento de parques temáticos, resorts, cassinos e cruzeiros, além da flexibilidade de investimentos nas cidades históricas. “O turismo quer e pode fazer muito mais pelo Brasil! Precisamos adotar um conjunto de medidas que transforme oportunidades e potenciais nacionais em efetivos atrativos turísticos. Podemos tirar os empecilhos e abrir caminhos para deixar o turismo desenvolver o país de forma sustentável e responsável”, disse.

Faróis O deputado estadual Narcizo Pa-risotto (PSC) pediu a suspensão, por 40 dias, da aplicação das multas aos condu-tores de automóveis que trafegarem sem os faróis acesos durante o dia nas rodovias estaduais e federais catarinenses, confor-me determina a Lei Federal 13.290/2016. “Houve pouco tempo para o condutor se informar sobre a lei e as vias não foram devidamente sinalizadas”, disse Parisot-to, solicitando também que as multas aplicadas desde que a lei entrou em vigor, no último dia 8 de julho, sejam transfor-madas em advertência aos condutores.

Pacificação O deputado federal Mauro Mariani (PMDB) avaliou de forma po-sitiva a escolha de Rodrigo Maia (DEM) para presidir a Câmara dos Deputados. Para Mariani, o plenário da Câmara pas-sará a viver um novo ciclo de pacificação. “Até então a Casa era refém das deman-das pessoas do ex-presidente Cunha e das trapalhadas de Waldir Maranhão. A ex-pectativa é que o novo presidente passe a dialogar mais com todos, respeitando o sentimento do plenário e, principalmente,

avançando nas matérias importantes para a sociedade”, ressaltou.

Receita O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) conversou com o secretário da Recei-ta Federal, Jorge Rachid, sobre o possível fechamento de outras unidades da Receita em Santa Catarina. Rachid informou ao senador que, até o momento, apenas a uni-dade de São José foi fechada e não há pre-visão de fechamento de postos em outros municípios. O fechamento da unidade de São José se deu, segundo o secretário, por questões logísticas, já que há a proximida-de com a sede do órgão no Estado, onde podem ser feitos os atendimentos.

Leite O reitor da Udesc, professor Marcus Tomasi, negociou com o ministro interino da Integração Nacional, Hélder Barbalho, quarta-feira (13), em Brasília, a liberação da primeira parcela do projeto total de R$ 15,2 milhões para construção dos três laboratórios do Núcleo de Ciência, Tecno-logia e Inovação do Leite, no Centro de Educação Superior (CEO) da Udesc, em Pinhalzinho.

Agenda da FiescA Fiesc apresentou ontem (14), aos deputa-dos estaduais, no plenário da Assembleia, a Agenda Legislativa da Indústria 2016. Em sua oitava edição, a publicação reúne 37 pro-posições de interesse da indústria em debate no Legislativo. “Temos uma parceria muito efetiva com a Assembleia, independentemen-te de haver convergência em todos os proje-tos. O importante é que existe um diálogo e um clima de atenção, além de uma disposi-

ção muito grande para negociar projetos de interesse para o desenvolvimento de Santa Catarina”, afirmou o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte. “Isso demonstra a participação da Fiesc dentro do Legislativo na criação de políti-cas públicas que podemos desenvolver no Estado. O documento significa uma junção de ideias e esforços e a busca de um fardo mais leve para o empresa-riado catarinense”, salientou Mario Marcondes (PR), que presidia a sessão.

Lui

s D

ebia

si/A

gênc

ia A

L

Por Dorva Rezende/[email protected]

15/Jul/2016

Page 7: Jornal digital 4961_sex_15072016

choveu granizo, mas em pequena quantidade, pro-vocando pouco impacto. A Defesa Civil do município fez levantamento dos es-tragos nos locais atingidos.

A Defesa Civil Regio-nal e do município de Praia Grande já levaram lonas para atender as famílias atingidas e analisam a ne-cessidade de solicitar apoio a Defesa Civil estadual.

De acordo com o coor-denador regional da Defe-sa Civil Sebastião Antônio de Souza, a chuva de gra-nizo foi centralizada no interior de Praia Grande. O extensionista da Epagri de Praia Grande, Thiago Mathujacki, esteve nas co-

Geral 7CORREIO DO SULSexta-feira,

15 de julho de 2016

Leo mostra ferimentos e diz que volta ao hospital

Muitas casas tiveram o telhado atingido pela chuva de granizo que caiu cedo

Rio Araranguá é constantemente monitorado

Rio Araranguá ainda não ameaça

Ciclista é atropelada na avenida

> ARARANGUÁ

Araranguá registra forte chuva desde a noite de quarta-feira, o que normalmente preocupa os moradores de comuni-dades ribeirinhas, devido ao perigo de enchente. No entanto, os morado-res das localidades de Barranca e Baixadinha podem fi car tranquilos, pois segundo o coorde-nador municipal da De-fesa Civil, Paulo Roberto Oliveira, aparentemente esta chuva não irá trazer uma nova enchente. Já na noite de quarta-feira e pela manhã de quin-ta, Paulo fez a ronda pelas áreas de possível alagamento e verifi cou a régua que marca a altura do Rio Araranguá e garantiu que está tudo dentro da normalidade. “Por enquanto está tudo tranquilo, sossegado, o rio está normal e não tem risco de enchente”, relatou.

Outro evento, que

> SOMBRIO

Uma mulher foi atropelada por volta das 15h20min de ontem, na avenida Papa João XXIII, no bairro Par-que das Avenidas, em Sombrio. Anamara dos Santos Machado, de 39 anos, estava andando

pode ter sido ocasionado devido ao mau tempo de ontem, foi um incêndio em uma residência no bairro Jardim Cibele. A casa foi tomada pelo fogo na parte da manhã, por volta das 8h20min, quando havia uma grande incidência de raios na região e de acordo com informações de popu-lares, um raio atingiu a moradia.

O Corpo de Bombeiros não confirmou a versão do raio, porém atendeu a ocorrência. A casa mista

de bicicleta e foi surpreen-dida por um veículo que a atingiu na lateral quando atravessava a avenida. Anamara ficou caída no chão por alguns instantes até a motorista do carro, com ajuda de populares, le-vá-la para um salão de be-leza próximo para que não fi casse na chuva. O Corpo

encontrava-se parcialmen-te atingida pelas chamas e aproximadamente 4 mil litros de água foram usa-dos para extinguir o fogo, o tempo de combate durou cerca de 50 minutos.

No período da noite, a reportagem voltou a entrar em contato com o coordenador da Defesa Civil de Araranguá, que declarou que a situação do rio continuava normal e que a Defesa Civil conti-nua monitorando as áreas ribeirinhas.

de Bombeiros foi acionado e conduziu a ciclista para o Hospital Dom Joaquim de Sombrio. Anamara estava consciente, sentia dores pelo corpo mas passa bem.

Bombeiros e Polícia Militar ressaltam a neces-sidade de atenção redobra-da em dia chuvoso para evitar acidentes.

Gislaine Fontoura

munidades atingidas e fi cou aliviado. “Não tivemos gran-des prejuízos a curto prazo. Estive nas localidades uma hora após o ocorrido e ainda havia granizo. Os danos de hoje não têm efeito instan-tâneo, os prejuízos vão apa-recer no verão. As árvores frutíferas foram prejudica-das e precisam se recuperar. Elas vão colocar energia na folha e não na fruta, o que trará perda em qualidade e quantidade. O fumo ainda não está plantado, por isso não sofreu grandes danos”, disse Thiago. Ele ressaltou as piores consequências foram nas bananeiras que tiveram folhas rasgadas. Esse fenômeno veio fora de época, já que o granizo cos-tuma ocorrer nos períodos de maior temperatura. “Fi-camos alerta para aguardar para fazer o plantio de milho e fumo. Temos a previsão de inverno atípico, com extre-mos. É bom que o agricultor aguarde um pouco mais este ano para evitar risco de outro granizo”, completa o extensionista.

> PRAIA GRANDE

A manhã de quinta--feira foi de prejuízo

para moradores do interior de Praia Grande, e de muito trabalho para Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Epagri e Ceprag. Uma forte chuva de granizo caiu nas localidades de Mãe dos Homens, Alto da Espe-rança e Passo Fundo.

Segundo a Polícia Mi-litar, que esteve no local, aproximadamente 20 re-sidências tiveram os te-lhados danificados pelas ‘pedras de gelo’, algumas bastante grandes. Algumas casas também foram alaga-das. Em Jacinto Machado

Granizo atinge várias comunidadesPraia Grande

Page 8: Jornal digital 4961_sex_15072016

Publicidade8 CORREIO DO SULSexta-feira, 15 de julho de 2016

Page 9: Jornal digital 4961_sex_15072016

Publicidade 9CORREIO DO SULSexta-feira,

15 de julho de 2016

Page 10: Jornal digital 4961_sex_15072016

Entretenimento Novelas - Horóscopo - Diversão

NovelasÊta mundo bom - 18h

Haja Coração - 19h

Velho Chico - 21h

Braz e Diana levam Severo ao hospital. Braz pede que Diana se prepare para deixar a cidade com ele. Anastácia convida Emma para ser sua madrinha de casamento. Braz reparte

o dinheiro da venda da casa de Severo com Maria e explica sua vingança para a irmã. O quadro de Severo piora após falar com Braz. Araújo e Ilde se desquitam. Araújo estranha a demora de Sandra em voltar para casa. Maria garante que cuidará de Severo. Candinho não consegue seu emprego na rádio.

Martim alerta Bento sobre Beatriz. Bento e Beatriz fazem as pazes e a professora a� rma ao namorado que Martim merece seu respeito. Olívia confessa a Isabel que tem

dúvidas sobre seu amor por Lucas. Afrânio questiona a capa-cidade de Carlos para se tornar um coronel. Santo, Miguel e Olívia iniciam a plantação com os pequenos produtores. Bento pede desculpas a Martim e se une a Zé Pirangueiro e Damião na tentativa de recuperação do rio São Francisco.

Tancinha e Beto são deixados na rua pelos bandidos. Camila e Giovanni se encontram na Peripécia e acabam se beijando. Lucrécia e Francesca tentam evitar o assédio das outras de-

tentas. Afonso furta dinheiro de Cris. Adriana avisa a Tamara que ela precisa se tratar. Giovanni declara seu amor por Camila e decide voltar a namorar a fotógrafa. Apolo vê Shirlei chorando por causa de Adônis e a consola.

Rapidinhas

CORREIO DO SUL Sexta-feira, 15 de julho de 2016

Áries 21/03 a 20/0421/03 a 20/0421/03 a 20/04A amplitude de coisas para se fazer neste dia, irá te ajudar a tomar melhores decisões. Os números que se referem a marte te ajudarão bastante. Usará a sua intuição de forma acertada durante este dia.

Leão 21/07 a 20/0821/07 a 20/0821/07 a 20/08

Sagitário 21/11 a 20/1221/11 a 20/12Sua propensão para novas ideias será bloqueada. Procure uma � loso� a mais amena que de mais sentido aos seus objetivos. O fogo só irá te ajudar no processo de novas ideias. Porém acredite e desista daquilo que você quer.

Gêmeos 21/05 a 20/0621/05 a 20/0621/05 a 20/06A duplicidade voltará a incomodá-lo durante o dia. Precisará usar mais sua inteligência para superar. Tente evitar um contato muito próximo com pessoas de leão. Porém não será um dia tão ruim, pois Marte e Mercúrio trarão alguns benefícios.

Libra 21/09 a 20/1021/09 a 20/1021/09 a 20/10Manterá a tranquilidade na maior parte do dia. Alguns acon-tecimentos podem mexer um pouco com você. Com tudo a paz tende a prevalecer. No que pode ser entendido como uma continuidade das atividades em saturno.

Aquário 21/01 a 18/0221/01 a 18/02

Touro 21/04 a 20/0521/04 a 20/0521/04 a 20/05Sua garganta estará com um pouco de pigarro. Isso pode indicar que sua teimosia está atrapalhando. Tudo indica que é a falta de atividade de mercúrio em relação a sua constelação. Deve mudar um pouco sua personalidade.

Virgem 21/08 a 20/0921/08 a 20/09Irá identi� car muito bem determinados padrões nas pessoas. Isso será causado provavelmente pelo que se passa em Urano. Tende a fazer mais uso da sua praticida-de elevando um pouco mais a organização do ambiente.

Capricórnio 21/12 a 20/0121/12 a 20/01A sua forma simples de viver será motivo de orgulho. Algumas pessoas que conhece reconhecerão esta sua qualidade. Dificilmente sofrerá revés hoje. Júpiter te bene� ciará neste aspecto tão realista de sua parte. Siga em frente.

Câncer 21/06 a 20/0721/06 a 20/0721/06 a 20/07Neste você tende a diminuir a sensibilidade e problemas fortes de emoção. Marte irá gerar uma grande in� uência para você se recuperar. Porém ainda haverá algumas indisposições. Deve passar bem, mas seja mais prudente.

Escorpião 21/10 a 20/1121/10 a 20/11Suas colocações serão feitas de forma muito mais profunda. Isso pode te tornar mais chato entre os seus amigos. Porém Urano pode vir lhe ajudar nesta questão despertando o seu espírito transformador. Para deve mudar algumas opiniões.

Peixes 19/02 a 20/0319/02 a 20/0319/02 a 20/03O seu estado de espírito estará mais elevado neste período. Com as atividades positivas de Netuno em relação ao seu sig-no tende a ser mais condescendente com os que o rodeiam. Também irá se apresentar mais amável.

Cosmicamente � uíra tudo muito bem. Poucas interven-ções acontecerão no seu dia. Procure manter essa � uidez exaltando seus pontos fortes e positivos. Sua relação com Áries tende a ser reciprocamente de cordialidades.

Para encontrar o equilíbrio emocional, dependerá muito da relação com os signos Gêmeos e Libra do elemento Ar. Por outro lado você mostrará de certa forma muito quieto sem muitas reações. Envolva-se em atividades mais apaixonantes.

Capa da próxima edição da revista Joyce Pas-cowitch, que chegará às bancas na segunda-feira (18), Fernanda Lima falou sobre o Amor & Sexo, um dos programas que comanda na Globo, e ainda da forma como leva a vida.

“Vivo de uma forma muito intensa e minha

vida nunca foi um fardo para mim. Acordar para trabalhar é maravilhoso, o fim de semana é mara-vilhoso, ter filhos é um espetáculo, eu já falei isso e repito: sinto muito, mas a minha vida realmente é maravilhosa”, respondeu Fernanda, quando perguntada sobre a sua perfeição.

“Acho engraçado esse pensamento.Talvez o

que pareça ser é o que é”, completou. Casada com Rodrigo Hilbert e mãe dos

gêmeos João e Francisco, de 8 anos, Fernanda falou ainda sobre a importância do Amor & Sexo, programa que era assistido, segundo ela, por 15 milhões de espectadores por semana.

“Se pessoas bem informadas que assistem

ao show podem se beneficiar, então imagine quem não tem informação nenhuma, como uma senhorinha que trabalhou na terra a vida inteira e não sabe o que é um transexual. Aí colocamos na tela da TV dela a explicação, falamos que aquela trans tem uma família, que sofreu, que só quer se entender e ser feliz. A gente dá um instrumento para aquela senhorinha pensar”.

Ao ser perguntada se sexo é um assunto

esgotável, Fernanda respondeu que sim. “É algo banal, que se esgota num determina-

do número de posições”. Ela defendeu, em seguida, a discussão sobre

o comportamento sexual e tudo o que ele envolve. “Aí, sim, é um assunto inesgotável e acredito

que, culturalmente falando, temos muito que discutir ainda”.

Page 11: Jornal digital 4961_sex_15072016

SE FOR PRA VIVER QUE SEJA AGORA

Olha aí, Kelly e Alessandro, o mais novo projeto da cantora sombriense Kelly Colares e do cantor araranguaense Alessandro, que promete tirar a galera do chão por onde pas-sar com o som da dupla.

Os amantes do esporte Már-cio Nunes e Galvão, ansiosos esperando a passagem da Tocha Olímpica em Sombrio. Aguenta coração!

O amigo Bino, de Som-brio, e sua família em um momento feliz de con-fraternização no fi nal de semana! Família é tudo.

Seu Toninho dos Correios, um dos

personagens mais importantes da

história de Som-brio, prestigiando

a passagem da Tocha Olímpica,

mais uma mo-mento histórico na

cidade para sua coleção

As meninas curtindo o Arraiá da Chaveirinho!

André Luís Patrício e seus familiares come-morando o aniversário do paizão!

Mande foto sua, de sua galera, família, amigos para romildoblack@hotmail ou whatsapp 96158834 e

apareça na Coluna Popular do Jornal Correio do Sul.

ROMILDO BLACK

CORREIO DO SULSexta-feira,

15 de julho de 2016

[email protected]

facebook.com/romildoblack

Olha aí os amigos empresários Omir Stuart e Rogério Cipriano fora do expe-diente curtindo a Costela Campeira.

#FORADOEXPEDIENTE

Olá. Um pensamento que sempre é lembrado no meio de uma boa conver-sa e de refl exões sobre a vida, é que se tem que viver da melhor forma possí-vel, pois só se vive uma vez. Indepen-dentemente de quantas vezes vamos viver, na dúvida o melhor a fazer é buscar sempre encontrar o equilíbrio nessa vida e criar a felicidade. Para isso, não dá para ficar apenas nos planos de longo prazo, muito menos sentado vendo o tempo passar. Viver é preciso e ser feliz é necessário.

Se for pra viver que seja aqui e agora. Não fi que se privando. Viva com equilíbrio, use o máximo possível de sua fl exibilidade, busque conhecer realidades e experiências diferentes, e assim aprenderá bem mais sobre você do que imagina. Conhecerá seus limites, medos, vontades, sonhos, ca-pacidades, entre outros aspectos. Todo caminho que percorrer de verdade te dará bagagem para encontrar respos-tas e vários momentos da vida te darão a oportunidade de conseguir ter maior autoconhecimento e facilidade de che-gar aos seus objetivos. Viva essa vida de forma verdadeira e se surpreenderá com as coisas que vão acontecer. Um mundo de possibilidades infi nitas está pronto para sorrir para você, e para que isso aconteça basta você acreditar de verdade. Você é um ser especial que está aqui por um motivo especial, en-tão seja o melhor que puder ser todos os dias, e ao deitar em sua cama à noite saiba que fez o seu melhor. Eu fi co aqui torcendo por você!!

FRASE

“Cuide para que todo o seu foco na vida esteja nas solu-ções, não nos problemas”.

Anthony Robbins

JOGO RÁPIDO COM:Ramon Cunha

o Tradutor de Libras

Fé : Demonstração cla-ra de coisas não vistas.Família: Meu porto seguro.Dinheiro: Proteção.Amor: Base de tudo.Música: Violão, alegria.Filme: O que faz rir.Esporte: Futebol.

Time de futebol: Aprecio o Criciúma.Um homem: Meu pai.Uma mulher: Minha mãe.Adoro: Deus.Odeio: Arrogância.Sonho: Mestrado.Medo: De desistir.

Instrumentista nas horas vagas, apaixo-nado por boa música e um bom contador de história, o sombriense Ramon Cunha se destacou nos últimos anos como tradutor intérprete de Libras/Português/Libras e vem sur-preendo com seu amor e empenho nesse tipo de comunicação que é quase uma arte. Hoje no Jogo Rápido Ramom Cunha, o Tradutor!

sar com o som da dupla.

JOGO RÁPIDO COM:JOGO RÁPIDO COM:JOGO RÁPIDO COM:Ramon CunhaRamon Cunha

o Tradutor de Libraso Tradutor de Libras

Instrumentista nas horas vagas, apaixo-nado por boa música e um bom contador de história, o sombriense Ramon Cunha se destacou nos últimos anos como tradutor intérprete de Libras/Português/Libras e vem sur-

Page 12: Jornal digital 4961_sex_15072016

Publicações Legais12 CORREIO DO SULSexta-feira, 15 de julho de 2016

EXTRATO CONTRATUAL

Contrato Nº.: 24/2016Contratante.: FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE PRAIA GRANDE.Contratada..: LC TRADE & CONSULTINC DO BRASIL LTDA-ME.Objeto.........: AQUISIÇÃO DE AMBULÂNCIA 0 KM, PARA SIMPLES REMOÇÃO.Valor..........: R$ 139.500,00 (cento e trinta e nove mil e quinhentos reais).Vigência.....: Início : 30/06/2016 Término: 31/12/2016Licitação.....: PREGÃO PRESENCIAL Nº.: 06/2016 Recursos.....: DOTAÇÃO :. 2.036/4.4.90/DR 01.64 e DR 01.02

Praia Grande-SC, 30 de Junho de 2016.

CONVITE AUDIÊNCIA PÚBLICA

O Município de Morro Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, convidam-lheparaa 2º AUDIÊNCIA PÚBLICA de apresentação das ações e o PLANO MUNICIPAL DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO do município de Morro Grande. A audiência pública será realizada no dia 02 de agosto de 2016 (terça-feira), às 17h00min, no Centro de Convivência Domingos Daniel, sito a Rua José Daniel, snº, Centro, Morro Grande/SC.

EXTRATO CONTRATUALContrato Nº.: 54/2016Contratante.: PREFEITURA MUNICIPAL DE PRAIA GRANDE.Contratada..: Agroindustrial Freitas Eireli MEObjeto.........: AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS.Valor..........: R$ 32.660,00(trinta e dois mil, seiscentos e sessenta reais).Vigência.....: Início 27/06/2016 Término: 31/12/2016 Licitação.....: PREGÃO PRESENCIAL Nº.: 06/2016 Recursos.....: DOTAÇÃO :. 1.018/4.4.90/DR 01.48 e 01.00 PRAIA GRANDE, 27 de Junho de 2016.

EXTRATO CONTRATUALContrato Nº.: 55/2016Contratante.: PREFEITURA MUNICIPAL DE PRAIA GRANDE.Contratada..: ALTAIR FABRO E CIA LTDA EPPObjeto.........: AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS.Valor..........: R$ 39.280,00(trinta e nove mil, duzentos e oitenta reais).Vigência.....: Início 27/06/2016 Término: 31/12/2016 Licitação.....: PREGÃO PRESENCIAL Nº.: 06/2016 Recursos.....: DOTAÇÃO :. 1.018/4.4.90/DR 01.48 e 01.00 PRAIA GRANDE, 27 de Junho de 2016.

EXTRATO CONTRATUALContrato Nº.: 56/2016Contratante.: PREFEITURA MUNICIPAL DE PRAIA GRANDE.Contratada..: JHONNY MAQUINAS E IMPLEMENTOS EIRELI - MEObjeto.........: AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS.Valor..........: R$ 38.970,00 (trinta e oito mil e novecentos e setenta reais).Vigência.....: Início 27/06/2016 Término: 31/12/2016 Licitação.....: PREGÃO PRESENCIAL Nº.: 06/2016 Recursos.....: DOTAÇÃO :. 1.018/4.4.90/DR 01.48 e 01.00 PRAIA GRANDE, 27 de Junho de 2016.

EXTRATO CONTRATUALContrato Nº.: 57/2016Contratante.: PREFEITURA MUNICIPAL DE PRAIA GRANDE.Contratada..: MARCIO MARCELO ZIMMERMANN & CIA LTDA MEObjeto.........: AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS.Valor..........: R$ 38.940,00 (trinta e oito mil e novecentos e quarenta reais).Vigência.....: Início 27/06/2016 Término: 31/12/2016 Licitação.....: PREGÃO PRESENCIAL Nº.: 06/2016 Recursos.....: DOTAÇÃO :. 1.018/4.4.90/DR 01.48 e 01.00

PRAIA GRANDE, 27 de Junho de 2016.

EXTRATO CONTRATUALContrato Nº.:58/2016Contratante.:PREFEITURA MUNICIPAL DE PRAIA GRANDE.Contratada..: INVICTA ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES LTDA.Objeto.........: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA EXECUÇÃO DE PAVIMENTAÇÃO ASFALTICA EM TRECHO DA RUA MARIA JOSÉ.Valor..........: R$ 49.999,00 (quarenta e nove mil e novecentos e noventa e nove reais).Vigência.....: Início : 04/07/2016 Término: 01/10/2016 Licitação.....: TOMADA DE PREÇO Nº.: 04/2016 Recursos.....: DOTAÇÃO :. 1.011/4.4.90/DR 01.24

PRAIA GRANDE, 04 DE JULHO DE 2016.

ESTADO DE SANTA CATARINAFUNDO MUNICIPAL DE PRAIA GRANDE

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE MORRO GRANDE

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE PRAIA GRANDE

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE PRAIA GRANDE

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE PRAIA GRANDE

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE PRAIA GRANDE

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE PRAIA GRANDE

EDITAL DE INTIMAÇÃOARLINDO EDÍLIO DA ROSA, Titular do TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTOS DE

TÍTULOS desta Comarca de Sombrio, situado na Av. Nereu Ramos, 1300 - Fone (48) 3533-0318 - CEP88960-000, atendimento das 08:00h - 12:00h e 14:00h - 18:00h, faz saber na forma da Lei aos que o presenteEDITAL virem, que se encontram nesse tabelionato para serem protestados, decorrido o prazo legal de 03 (três)dias úteis, por não terem sido encontrados nos endereços fornecidos, ou por se recusarem a tomar conhecimento,os títulos cujos responsáveis estão abaixo discriminados. Ficam esclarecidos, também, de que nesse mesmoprazo poderão apresentar resposta escrita, que não impedirá a lavratura do protesto.PROT. APRESENTANTE / CNPJ DEVEDOR / CNPJ

Prot: 148660; Devedor(es): BRUNA LAIS RODRIGUES - 113.563.259-63, End: Estrada Geral, 110, Sombrio; Tip:Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: CALCADOS RF LTDA - EPP; Sac: CALCADOS RF LTDA - EPP; Tit:3462 ; Apr: FCDL; VEN: 11/01/2016; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$ 57,95 + JurosLegais (1% a.m.); Emol.: R$ 70,96. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$46,00 - Condução R$ 9,96 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 70,96.

Prot: 148634; Devedor(es): CASSIANO GONCALVES MACHADO - 070.243.039-05, End: Rod. BR 101 km 437,37, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: CALCADOS RF LTDA - EPP; Sac: CALCADOS RFLTDA - EPP; Tit: 6186 ; Apr: FCDL; VEN: 23/07/2015; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$248,50 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 61,03. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 -Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 16,03 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 61,03.

Prot: 148639; Devedor(es): DAIANE MARQUES MARTINHO - 067.582.499-05, End: Estrada Geral, 61, Sombrio;Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: CALCADOS RF LTDA - EPP; Sac: CALCADOS RF LTDA - EPP;Tit: 5789 ; Apr: FCDL; VEN: 08/09/2015; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$ 108,50 + JurosLegais (1% a.m.); Emol.: R$ 70,96. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$46,00 - Condução R$ 9,96 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 70,96.

Prot: 148579; Devedor(es): MARIA SOLANGE GOMES PORTO - 000.099.029-96, End: Estrada Geral, sn,Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: LITORAL SUL COMERCIO DE VIDROS LTDA ME; Sac:LITORAL SUL COMERCIO DE VIDROS LTDA ME; Tit: 4221 ; Apr: FCDL; VEN: 06/08/2011; Esp: Duplicata deVenda Mercantil por Indicação; Val: R$ 140,00 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 85,13. Apontamento R$ 15,00- Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 46,00 - Condução R$ 24,13 - Digitalização R$ 0,00- TotalEmolumentos R$ 85,13.

Certifico, para os devidos fins, que o presente edital foi afixado no mural da serventia em: 15/07/2016.

Sombrio - SC, 15/07/2016ARLINDO EDÍLIO DA ROSA

Page 13: Jornal digital 4961_sex_15072016

muitas vezes, tão sensí-veis quanto o sexo oposto, neste dia 15 de julho, os homens merecem ter seu dia lembrado.

O Jornal Correio do Sul resolveu falar um pouco sobre esses seres taxados de machistas, mo-leques e outros adjetivos nem sempre favoráveis a imagem deles que são nossos pais, fi lhos, namo-rados, irmãos, amigos. Viajando um pouco nesse universo que se tornou cada vez maior no decorrer dos tempos, hoje se obser-va que os homens buscam mais que apenas bebida, futebol e uma bermuda

confortável.Para aqueles que

usam terno ou moletom, para quem curte fazer a so-brancelha ou deixar o peito cabeludo, e para os que preferem ver suas séries preferidas na tevê do que suar em uma academia,

ModaChega de paletó e gravata no dia-a-dia. O preto e branco foi deixado um

pouco de lado e acabou a história de que homem não usa rosa. De acordo com a vendedora Queli Machado, de uma loja de Sombrio, se tem uma coisa

que mudou no universo masculino foi a moda. “Até a estrutura da roupa mudou. Hoje as peças são mais coladas, mostrando mais o corpo,

mais curtas também. Eles saíram do básico. Os homens agora se informam e querem inovação na moda. Buscam o look completo, com acessórios também e querem sair bem, ir para a balada bem vestidos. Eles prezam mais a estética”, diz. Nas vitrines das lojas, se veem muito mais cor e roupa para todos os estilos. Ninguém mais precisa se contentar em usar o básico.

BelezaSalão de beleza ser lugar só para mulher virou mito. Os

homens de hoje fazem as unhas, cortam o cabelo como querem e fazem depilação. Sim, eles também sentem a dor que as mulheres passam. Alguns querem deixar a barba perfeita, outros fazem as sobrancelhas e a grande maioria quer sair tipo um galã do salão de beleza. É o que afi rma Jacqueline Tomás, que montou um bar em seu salão de beleza. “Tenho clientes que me ligam marcando hora e já avisam para colocar a cerveja gelar. Eles fazem mais os

cortes de cabelo e as unhas, mas a depilação tem crescido muito. Acredito que eles estejam mais vaidosos, buscando se cuidar mais. E essa procura tem crescido tanto que já tem salões com espaços só para eles”, comenta. Acabou aquela época em que homem que é homem não chega perto de uma pinça.

SaúdeQuem disse que beleza e saúde não podem andar juntas está muito

enganado. Para Diego Constante Santana, que trabalha em uma academia de Sombrio, o homem moderno não quer só músculos. “Antigamente era só puxar ferro, agora eles se preocupam mais com qualidade de vida. Procuram saber sobre alimentos industrializados também. Ainda temos mais clientes mulheres, mas agora também temos recebido casais para malharem juntos”, explica. Porém, na hora de aliar saúde e estética, não é difícil imaginar que parte de si mesmos os homens querem melhorar. “Eles buscam malhar mais o abdome e os braços”, entrega Diego. Nada como um tanquinho para tentar seduzir a mulherada.

Geral 13CORREIO DO SULSexta-feira,

15 de julho de 2016

Salão de beleza tem espaço adequado ao homem

Animais às margens da pista são um perigo

Mulheres reclamam que ônibus quebra com frequência e está sempre lotado

Aline Bauer

Gislaine Fontoura

Hoje é Dia do Homem no Brasil Eles Merecem

> SOMBRIO

Não é comemorado como o 8 de mar-

ço, mas deve ser lembrado. Os homens, na maioria das vezes, são desvalori-zados pelas mulheres por não saberem o que é uma cólica, uma dor de parto ou até mesmo por não enten-derem a mudança brusca de humor que as mulheres enfrentam durante um dia frenético cheio de ati-vidades, trabalho, estudo, casa, fi lhos, vida social... Enfi m, mesmo não sendo,

Dnit alerta para animais na BR 101

> REGIÃO

Disputando espaço com veículos, muitas pessoas se arriscam ao trafegar com animais de tração por vias late-rais da BR-101. O tráfe-go de pessoas utilizan-do animais, sendo em montaria ou carroças, quando feito em desa-cordo com as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), expõe os usuários da rodovia ao risco de acidentes.

O trânsito de car-roças e charretes é assegurado pelo códi-go. Mas, para isso, os usuários desse tipo de transporte devem res-peitar os artigos que o regulamenta. Por exemplo, o artigo 52 do CTB dispõe que os veí-culos de tração animal serão conduzidos pela direita da pista, junto à guia da calçada (meio--fio) ou acostamento, sempre que não houver faixa especial para eles.

Já o artigo 53 trata que os animais, isola-dos ou em grupos, só podem circular nas vias quando conduzidos por um guia, que os ani-mais que circularem pela pista de rolamento

deverão ser mantidos junto ao bordo da pista.

Para quem desres-peitar os dois artigos, há punição. Segundo o artigo 247 do CTB, dei-xar de conduzir animal de tração pelo bordo da pista de rolamento, em fi la única, é passível de multa de infração mé-dia, sendo fi xada em 80 UFIRs (Unidade Fiscal de Referência).

Outra questão está sendo debatida pelo Dnit e Polícia Rodo-viária Federal (PRF). A colocação de bois e cavalos para pastar próximos as pistas da rodovia. Segundo o Dnit, cenas como essas são comuns em aglome-rações urbanas de Im-bituba, Laguna, Capi-vari de Baixo, Tubarão, Araranguá e Sombrio. O risco de acidente é grande, tendo em vista a fragilidade das amar-ras feitas para conter os animais. Para pre-venir acidentes desse tipo, o Dnit, a Empresa de Supervisão e Geren-ciamento Ambiental (Esga) e a PRF, de-senvolvem campanhas para alertar proprietá-rios e criadores sobre os riscos desta atitude.

nosso feliz dia dos homens. Mesmo não sendo os seres humanos perfeitos que lembram a música do pri-meiro beijo ou de tirar o frango do freezer que as mulheres gostariam às vezes, o que seria da nossa vida sem eles?

ModaChega de paletó e gravata no dia-a-dia. O preto e branco foi deixado um

pouco de lado e acabou a história de que homem não usa rosa. De acordo com a vendedora Queli Machado, de uma loja de Sombrio, se tem uma coisa

que mudou no universo masculino foi a moda. “Até a estrutura da roupa mudou. Hoje as peças são mais coladas, mostrando mais o corpo,

Acredito que eles estejam mais vaidosos, buscando se cuidar mais. E essa procura tem crescido tanto que já tem salões com espaços só para eles”, comenta. Acabou aquela época em que homem que é homem não chega perto de uma pinça.

SaúdeQuem disse que beleza e saúde não podem andar juntas está muito

enganado. Para Diego Constante Santana, que trabalha em uma academia de Sombrio, o homem moderno não quer só músculos. “Antigamente era só puxar ferro, agora eles se preocupam mais com qualidade de vida. Procuram saber sobre alimentos industrializados também. Ainda temos mais clientes mulheres, mas agora também temos recebido casais para malharem juntos”, explica. Porém, na hora de aliar saúde e estética, não é difícil imaginar que parte de si mesmos os homens querem melhorar. “Eles buscam malhar mais o abdome e os braços”, entrega Diego. Nada como um tanquinho para tentar seduzir a mulherada.

Page 14: Jornal digital 4961_sex_15072016

> MARACAJÁ

Mais uma vez a Vila Beatriz é

alvo da ação de bandidos armados, e só nesta sema-na três assaltos foram re-gistrados na comunidade. O primeiro aconteceu na manhã de segunda-feira, quando uma mulher foi roubada no meio da rua por um homem portando uma arma de fogo e outro na tarde quarta, quando a agência dos Correios de Maracajá foi assaltada por três homens, também

Segurança14

Gislaine Fontoura

Mais um Assalto

Polícia Militar tem se empenhado em encontrar os assaltantes de Maracajá

Assaltantes aterrorizam Maracajá

armados.A sequência de crimes

continua e na tarde desta quinta-feira,por volta das 15h25min, a Polícia Mi-litar foi informada sobre um assalto a um estabele-cimento comercial. Três jo-vens chegaram em um Gol, de cor vermelha, em uma agropecuária e um deles, um homem loiro, de cabelo crespo e cavanhaque, des-ceu anunciando o assalto. O criminoso rendeu as pes-soas que estavam no local e levou aproximadamente R$ 60,00 um aparelho de som e um aparelho celular. Após o crime os assaltan-tes fugiram em direção a

BR-101.Viaturas de Araran-

guá e Maracajá seguiram em busca dos criminosos, a PM de Criciúma e a de Içara também foram co-municadas sobre o roubo. Há informações de que na parte da manhã um veí-culo Gol de cor vermelha e com placa de Içara foi visto rondando os comércios da cidade de Maracajá, porém a PM não o localizou. Na segunda-feira, a vítima do assalto, uma mulher de 43 anos, também relatou ter sido abordada por um homem claro, de cabelo crespo e cavanhaque, em um Gol de cor vermelha.

CORREIO DO SULSexta-feira, 15 de julho de 2016

Bandido assalta ótica e quer relógio

Homem ameaça matar mulher e fi lhos

CS faz matéria nacional exclusiva

> BAL. GAIVOTA

Por volta das 17h desta quinta-feira, uma empre-sária foi surpreendida pela ação rápida de ban-didos que chegaram em sua ótica, em Balneário Gaivota.

Dois homens magros e encapuzados entraram com a arma em punho derrubando a comerciante

> PASSO DE TORRES

Os relacionamentos sempre iniciam com pro-messa de amor eterno e res-peito, com o tempo, porém, muitos acabam se transfor-mando em um inferno.

Parece ser o caso que aconteceu na noite de quar-ta-feira, quando uma mu-lher de 37 anos, moradora da Vila Ribeiro, teve que fugir de casa. Levando pela mão três crianças, uma de um ano e meio e duas de sete anos, ela procurou ajuda no destacamento da Polícia Militar de Passo de Torres. Ao chegar, a mulher

> SOMBRIO

Uma notícia de inte-resse nacional foi publi-cada pelo Correio do Sul em primeira mão na ter-ça-feira, na página do Fa-cebook do Grupo Correio

dupla também perguntava se ela tinha algum botão de emergência ou estava com celular, e mesmo ela dizen-do que o celular estava em cima da mesa carregando, o bandido voltava a fazer a mesma pergunta, pare-cendo nervoso.

Após pegarem aproxi-madamente R$ 9 mil em óculos das marcas Xtreme, Mormaii e outras caras, os dois saíram em fuga.

correndo e foi até o des-tacamento. Os policiais acionaram o Conselho Tu-telar devido a presença das crianças e foram a residência do casal, onde o homem foi encontrado ainda em fúria. Ele foi con-duzido a delegacia e depois da abertura do inquérito foi liberado. A mulher pediu medida protetiva a justiça, para que ele fi que proibido de se aproximar, e fi cará em casa de parentes.

As crianças se mos-travam apreensivas e sem entender muito o que acon-tecia com os pais, querendo apenas um lugar seguro para descansar.

má administração e não pagamento das diárias de alimentação. No dia seguinte, essa pauta foi destaque nos principais sites e jornais do Brasil e do mundo, entre eles Folha de São Paulo, Uol e G1.

no chão de forma violenta e obrigando-a a ir para o banheiro. Como o banheiro não trancava pelo lado de fora ela foi mandada para o almoxarifado da loja. En-quanto um dos assaltantes bagunçava a loja para pegar óculos e o dinheiro que esta-va no caixa, o outro fi cava perguntando onde estavam os relógios, surpreso pela loja vender apenas óculos.

Segundo a vítima, a

disse aos policiais que tinha sido forçada a deixar o lar porque o marido teria ame-açado matá-la.

Segundo a mulher, a muito tempo ela vinha so-frendo agressões verbais e físicas. Sofria calada espe-rando que o tempo resol-vesse a situação. Mas na noite de quarta,o homem que também tem 37 anos, teria chegado em casa e começado uma briga, reclamando por-que ainda não tinha comida feita. Ele começou a quebrar os móveis e a jogar os pratos no chão. Depois quebrou uma mesa de vidro e ameaçou atacar a mulher e os fi lhos.

Apavorada, ela saiu

do Sul. Por volta das 15h daquele dia, a reportagem recebeu informações de que mais de 3.500 profi ssionais da Força Nacional de Se-gurança que estão no Rio de Janeiro, pediam para retornar aos seus estados. O pedido foi motivado pela

Page 15: Jornal digital 4961_sex_15072016

Encerra hoje microrregional do Jesc Sexta-feira, 15 de julho de 2016

³ 14-34-63-73-76CONCURSO 4.131

QUINA 14/07

> SOMBRIO

Esta semana foi decisiva para as

modalidades coletivas da etapa microrregional dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), da Agên-cia de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ara-ranguá, cujos jogos estão sendo realizados no Mu-nicípio de Sombrio, com a participação de cerca de 700 alunos/atletas de 15 a 17 anos de idade das escolas públicas e parti-culares de 12 cidades do Extremo-Sul.

Na terça-feira, foram conhecidas as equipes campeãs do voleibol, dis-putado no Ginásio de Esportes Ênio Borges Costa. Tanto no masculi-no quando no feminino, a EEM Macário Borba, de Sombrio, foi campeã e o time do IFC-Santa Rosa do Sul ficou em segundo lugar. Na quarta-feira, no Ginásio de Esportes Rogério Valerim, foram disputadas as finais do

futsal. No masculino, a EEB Governador Ildo Meneghetti, de Passo de Torres, consagrou-se

campeã da modalidade, e a EEB João Colodel, de Turvo, ficou em segundo lugar. No feminino, as meninas da EEB Maria Garcia Pessi, de Ara-ranguá, conquistaram o primeiro lugar e a EEB Timbé do Sul foi vice--campeã.

Nesta quinta-feira, ocorreu a final do basque-te masculino no Ginásio de Esportes Ênio Borges Costa, onde a EEB Ma-noel Gomes Baltazar, de Maracajá, foi a campeã

e a EEM Macário Borba, de Sombrio, foi a vice--campeã. Não houve dis-puta da modalidade no gênero feminino.

As modalidades co-letivas encerram nesta sexta-feira, com os jogos finais do handebol mas-culino, que ocorrerão a partir das 9 horas no Ginásio de Esportes Ro-gério Valerim. Também não haverá disputa de handebol no gênero fe-minino.

Segundo o integra-

16h00 Botafogo x Flamengo18h30 Santos x Ponte Preta

11h00 América-MG x Santa Cruz16h00 Fluminense x Cruzeiro16h00 Corinthians x São Paulo16h00 Atlético-PR x Vitória16h00 Figueirense x Chapecoense16h00 Internacional x Palmeiras18h30 Sport x Grêmio

20h00 Atlético-MG x Coritiba

15ª RodadaSábado - 16/07/2015

Domingo - 17/07/2016

Segunda - 18/07/2016

BrasileirãoSérie A

dor esportivo da ADR Araranguá, Rogério Hen-rique Gonçalves, as mo-dalidades individuais, entre elas tênis de mesa, xadrez, badminton, vô-lei de praia e atletismo, terão suas competições realizadas após o período de recesso escolar, no mês de agosto.

A etapa microrregio-nal dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) tem a realização do Go-verno de Santa Catarina, por meio da Agência de Desenvolvimento Regio-nal (ADR) de Araranguá, Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e apoio da Prefeitura de Sombrio.

> MARACAJÁ

Mais uma vez a Vila Beatriz é

alvo da ação de bandidos armados, e só nesta sema-na três assaltos foram re-gistrados na comunidade. O primeiro aconteceu na manhã de segunda-feira, quando uma mulher foi roubada no meio da rua por um homem portando uma arma de fogo e outro na tarde quarta, quando a agência dos Correios de Maracajá foi assaltada por três homens, também

Segurança14

Gislaine Fontoura

Mais um Assalto

Polícia Militar tem se empenhado em encontrar os assaltantes de Maracajá

Assaltantes aterrorizam Maracajá

armados.A sequência de crimes

continua e na tarde desta quinta-feira,por volta das 15h25min, a Polícia Mi-litar foi informada sobre um assalto a um estabele-cimento comercial. Três jo-vens chegaram em um Gol, de cor vermelha, em uma agropecuária e um deles, um homem loiro, de cabelo crespo e cavanhaque, des-ceu anunciando o assalto. O criminoso rendeu as pes-soas que estavam no local e levou aproximadamente R$ 60,00 um aparelho de som e um aparelho celular. Após o crime os assaltan-tes fugiram em direção a

BR-101.Viaturas de Araran-

guá e Maracajá seguiram em busca dos criminosos, a PM de Criciúma e a de Içara também foram co-municadas sobre o roubo. Há informações de que na parte da manhã um veí-culo Gol de cor vermelha e com placa de Içara foi visto rondando os comércios da cidade de Maracajá, porém a PM não o localizou. Na segunda-feira, a vítima do assalto, uma mulher de 43 anos, também relatou ter sido abordada por um homem claro, de cabelo crespo e cavanhaque, em um Gol de cor vermelha.

CORREIO DO SULSexta-feira, 15 de julho de 2016

Bandido assalta ótica e quer relógio

Homem ameaça matar mulher e fi lhos

CS faz matéria nacional exclusiva

> BAL. GAIVOTA

Por volta das 17h desta quinta-feira, uma empre-sária foi surpreendida pela ação rápida de ban-didos que chegaram em sua ótica, em Balneário Gaivota.

Dois homens magros e encapuzados entraram com a arma em punho derrubando a comerciante

> PASSO DE TORRES

Os relacionamentos sempre iniciam com pro-messa de amor eterno e res-peito, com o tempo, porém, muitos acabam se transfor-mando em um inferno.

Parece ser o caso que aconteceu na noite de quar-ta-feira, quando uma mu-lher de 37 anos, moradora da Vila Ribeiro, teve que fugir de casa. Levando pela mão três crianças, uma de um ano e meio e duas de sete anos, ela procurou ajuda no destacamento da Polícia Militar de Passo de Torres. Ao chegar, a mulher

> SOMBRIO

Uma notícia de inte-resse nacional foi publi-cada pelo Correio do Sul em primeira mão na ter-ça-feira, na página do Fa-cebook do Grupo Correio

dupla também perguntava se ela tinha algum botão de emergência ou estava com celular, e mesmo ela dizen-do que o celular estava em cima da mesa carregando, o bandido voltava a fazer a mesma pergunta, pare-cendo nervoso.

Após pegarem aproxi-madamente R$ 9 mil em óculos das marcas Xtreme, Mormaii e outras caras, os dois saíram em fuga.

correndo e foi até o des-tacamento. Os policiais acionaram o Conselho Tu-telar devido a presença das crianças e foram a residência do casal, onde o homem foi encontrado ainda em fúria. Ele foi con-duzido a delegacia e depois da abertura do inquérito foi liberado. A mulher pediu medida protetiva a justiça, para que ele fi que proibido de se aproximar, e fi cará em casa de parentes.

As crianças se mos-travam apreensivas e sem entender muito o que acon-tecia com os pais, querendo apenas um lugar seguro para descansar.

má administração e não pagamento das diárias de alimentação. No dia seguinte, essa pauta foi destaque nos principais sites e jornais do Brasil e do mundo, entre eles Folha de São Paulo, Uol e G1.

no chão de forma violenta e obrigando-a a ir para o banheiro. Como o banheiro não trancava pelo lado de fora ela foi mandada para o almoxarifado da loja. En-quanto um dos assaltantes bagunçava a loja para pegar óculos e o dinheiro que esta-va no caixa, o outro fi cava perguntando onde estavam os relógios, surpreso pela loja vender apenas óculos.

Segundo a vítima, a

disse aos policiais que tinha sido forçada a deixar o lar porque o marido teria ame-açado matá-la.

Segundo a mulher, a muito tempo ela vinha so-frendo agressões verbais e físicas. Sofria calada espe-rando que o tempo resol-vesse a situação. Mas na noite de quarta,o homem que também tem 37 anos, teria chegado em casa e começado uma briga, reclamando por-que ainda não tinha comida feita. Ele começou a quebrar os móveis e a jogar os pratos no chão. Depois quebrou uma mesa de vidro e ameaçou atacar a mulher e os fi lhos.

Apavorada, ela saiu

do Sul. Por volta das 15h daquele dia, a reportagem recebeu informações de que mais de 3.500 profi ssionais da Força Nacional de Se-gurança que estão no Rio de Janeiro, pediam para retornar aos seus estados. O pedido foi motivado pela

Page 16: Jornal digital 4961_sex_15072016

SEXTA-FEIRA, SÁBADO E DOMINGO, 15, 16 E 17 DE JULHO DE 2016

EXIBIÇÕES DE ESTREIA NOS DIAS 6, 7 E 8 DE SETEMBRO/16, NO SOMBRIO TÊNIS CLUBE

APRESENTA:

Page 17: Jornal digital 4961_sex_15072016

Página 5

Página 3

Como controlar a ansiedade?

Págin 7

Aprenda a manter a saúde no inverno

Sexta-feira, sábado e domingo, 15, 16 e 17 de julho de 2016Sexta-feira, sábado e domingo, 15, 16 e 17 de julho de 2016Sexta-feira, sábado e domingo, 15, 16 e 17 de julho de 2016

saúde popularsaúde popularRegião ganha clínica de

Ao contrário da economia brasileira, não é de hoje que a saúde no país, tanto pública, quanto privada, está em crise. Hospitais sem infraestrutura, superlotados e atendimento desumano são marcas, infelizmente, da grande maioria. Por ou-tro lado, se o serviço tende a ser melhor no setor privado, o número de pessoas que poderiam desfrutar dele é reduzido.Sabendo das necessidades da região, em especial do bolso dos brasileiros, três jovens médicos decidiram se unir, para lançar uma novidade que promete re-volucionar o setor da saúde, ao menos na região. Foi lançado esta semana o Centro Popular de Atenção à Saúde – Cepaas.Os idealizadores do projeto inédito são os doutores Elbert Ríchars Jones Oliveira, Gustavo Zomer Jung e Eduardo Alí Do-minguez. Conforme o Dr. Elbert, a Cepa-as é uma clínica de atendimento à saú-de da classe social popular, de natureza técnico-cientifica da área da medicina, de âmbito privado que tem por objetivo prestar assistência à saúde. “O Cepaas surgiu com o intuito de levar para toda a população um atendimento de qua-lidade especializado em diversas áreas, para que toda a família possa cuidar da saúde com a atenção que deve ser re-cebida,” pontua Elbert.O Centro contará com diversas espe-cialidades, sendo que a clínica já está em construção, na avenida Pe. Antônio Luiz Dias, nº 81, no Centro de Araranguá. Os valores de consultas e exames ainda não serão divulgados, mas a população pode comemorar, “pois boas novidades estão por vir,” garantem os médicos.

Page 18: Jornal digital 4961_sex_15072016

CORREIO DO SULSexta-feira, 15 de julho de 20162

Page 19: Jornal digital 4961_sex_15072016

CORREIO DO SULSexta-feira, 15 de julho de 2016 3

Existe um ditado que diz que – “Ansiedade é exces-so de futuro”. Não é para menos, vivemos um novo

tempo, onde as coisas aconte-cem numa velocidade cada vez maior e onde somos cobrados a todo tempo a sermos e termos o melhor. Assim, também nos sen-timos constantemente pressiona-dos a ter sucesso na carreira, ser bem-sucedidos em nossa vida pessoal e, quando isso não acon-tece como desejamos, ansiedade logo mostra suas asinhas.

IdentiFIque as Fontes de AnsiedadeVocê sabe por que é ansioso? Sabe de onde vem este sentimento? Consegue revertê-lo em ações positivas? Conhecer as fontes de sua ansiedade para poder tratá-las e eliminar seus malefícios? A melhor forma de lidar com esta situação e entendendo suas origens e buscando ferramentas efetivas para conviver com ela.

RelaxeReserve algumas horas do seu dia para não fazer nada que lhe deixe ansioso. Deixe seu celular e a internet um pouco de lado, neste instante, e busque ocupar-se apenas de atividades que relaxem e acalmem você. Atividades físicas, meditação, estudos, leituras, filmes, cuidados pessoais, famí-lia, concentre-se e permita que sua mente esteja apenas num local, de cada vez.

Use a Ansiedade a Seu FavorUse sua ansiedade para desenvolver novas habilidades e capacidades e faça dela uma motivação a mais para crescer e vencer na carreira. Use esse sentimento para motivá-lo a entregar suas demandas nos prazos, cumprir suas metas e objetivos, tendo sempre em mente que sem ações positiva, no tempo presente, você não terá os resultados que deseja e o futuro que sonha.Então, o que está esperando? Não sofra de ansiedade, faça dela uma aliada em seu processo evo-lutivo. Treine sua mente para controlar e orientar os pensamentos ansiosos para ações produtivas, como a criação de ideias, inovações e soluções. Pense nisso, equilibre sua ansiedade e boa sorte!

Como controlar a ansiedade?Por José Roberto Marques

Dicas para controlar a ansiedade

Daí vem a grande questão – como controlar a ansiedade? Como não deixar que seus malefícios in-terfiram em nossos sonhos? E como produzir grandes resultados sendo ansioso? Calma, não fique tenso, pois esta resposta é mais simples do que podemos imagi-nar à primeira vista.Para entender melhor os cami-nhos que nos levam a ficarmos constantemente ansiosos, preci-samos entender quais são as fon-tes de nossa ansiedade. Será que você não se cobra demais? Será

que você não está querendo ter tudo ao mesmo tempo? Isso é mesmo possível? Existe alguma forma de relaxar?Nenhum de nós pode contro-lar o tempo e os acontecimen-tos, por isso mesmo, temos que estar prontos para plantar e cultivar pensamentos, com-portamentos e ações positivas que nos levem a colher os re-sultados que desejamos. Sem isso, nos tornamos pessoas ansiosas, reféns da ansiedade e, muitas vezes, infelizes.

Capacitação em saúde bucal A Gerência Regional de Saúde, por meio da coordenação de Atenção Básica, promoveu na tarde de quarta-feira, uma capacitação para profi ssionais da saú-de bucal. O público-alvo do curso foram os odontólogos e técnicos ou auxiliares das Estratégias de Saúde da Família dos 15 municípios da região. A capacitação teve como objetivos apresentar a Política Nacional de Saúde Bucal e discutir ações de avaliação e monitoramento que envolvam a saúde bucal na região. A palestrante foi a mestre em Odontologia, coordenadora de Saúde Bucal na Gerência Regional de Saúde de Criciúma Fernanda Sônego.

Page 20: Jornal digital 4961_sex_15072016

CORREIO DO SULSexta-feira, 15 de julho de 20164

Page 21: Jornal digital 4961_sex_15072016

CORREIO DO SULSexta-feira, 15 de julho de 2016

5

Prevenir A

Semana do Bom-beiro em Araran-guá, teve muitas atividades volta-

das a prevenção, como a campanha Alerta Verme-lho. Foram visitadas 205 residências nos municí-pios de Araranguá,Arroio do Silva e Maracajá. As

famílias receberam infor-mações de como aumentar a segurança nos lares.Uma das casas visitadas foi a de Pedro Manoel Martins, que agradeceu as dicas que recebeu do cabo Willian: “Fiquei muito feliz em receber os bombeiros, foram extremamente edu-

cados, repassaram muitas informações e pude com-preender o que preciso melhorar em minha casa para evitar acidentes.”A Semana do Bombeiro já passou, mas sempre é hora de aprender dicas de segurança para evitar in-cêndios.

Dicas para evitar incêndio em casa1) Jamais brinque com fogo. Um cigarro mal apagado, jogado numa lixeira com papeis pode causar uma catástrofe. Coloque o cigarro apagado somente em um cinzeiro ou em uma caixa de areia.Não fume na cama ou quando estiver com sono. Mantenha fósforos e isqueiros longe do alcance das crianças.

2) Nunca apóie velas sobre caixas de fósforos, nem sobre materiais combustíveis.

3) Não deixe cortinas compridas ou tapetes sobre fi os elétricos.

4) Muitos incêndios foram iniciados, pois o ferro de passar roupa, após o uso, foi esquecido ligado.

5) Não limpe o piso de sua casa com gasolina ou solventes. Lembre-se que os vapores com o ar formam misturas explosivas.

6) Se possível coloque seu botijão de gás fora de casa. É importante fechar o registro do gás, quando não estiver utilizando o fogão. É de se frisar, que normalmente os vazamentos ocorrem depois do re-gulador de pressão e desta forma, o botijão nem sempre é o culpado. Geralmente a explosão não é do botijão e sim da mistura do gás com o ar, que queima numa fração de segundos, causando a explosão. Se chegar em casa e sentir cheiro de gás, não acenda a luz, pois isso pode ocasionar uma explosão.

7) Jamais deixe o que está cozinhando sem supervisão.

8) Nunca coloque papel alumínio ou algum metal dentro do forno de microondas.

9) A sobrecarga na instalação elétrica é uma das principais causas de incêndio. Se a corrente elétrica estiver acima do que à fi ação suporta, ocorrerá superaquecimento dos fi os, podendo dar inicio a um incêndio. Desta forma, não ligue mais de um aparelho por tomada. Fios descascados quando encostam um no outro, provocam curto circuito e faíscas.

é melhor que remediar

Page 22: Jornal digital 4961_sex_15072016

CORREIO DO SULSexta-feira, 15 de julho de 20166

Page 23: Jornal digital 4961_sex_15072016

CORREIO DO SULSexta-feira, 15 de julho de 2016 7

Veja abaixo alguns cuidados:

Acostumados a viver em um ambiente tropical,

muitos brasileiros têm mudanças significativas na saúde com a chegada das estações mais frias do ano. Nesse período, crescem os casos de doenças respiratórias como asma, bronquite e rinite, entre outras.

“A estação exige a convivên-cia maior em ambientes fechados

1 – Mantenha os ambientes arejados;

2 - A ingestão de líquidos deve ser mantida no frio, pois ajuda a controlar a circulação sanguínea,

composição das células, músculos e respiração. Mas evite as bebidas alcoólicas;

3 – A automedicação é sempre perigosa e, nos períodos mais frios do ano, o uso de analgésico, por

exemplo, pode aumentar os riscos para a saúde;

4 – Mantenha os ambientes higienizados, e para limpar o chão e retirar o pó dos móveis, use apenas

pano úmido;

5 – Para evitar os ácaros, troque sempre as roupas de cama e de banho, além de substituir tapetes

e carpetes na residência.

Curso de etiqueta corporativa realizado pela Cooperja

Aprenda a manter a saúde no inverno

Curso de etiqueta corporativa realizado pela Cooperja

Cursos ensinam etiqueta no trabalhoAtentas as mudanças na vida moderna e também à tradicional educação e bons modos, muitas empresas estão oferecendo cursos de etiqueta corporativa aos seus funcionários. Além de conhecer regras importantes de comportamento em diversas si-tuações, os participantes aprendem noções de postura de aten-dimento, convívio em equipe, roupas e maquiagem adequados ao ambiente de trabalho, marketing pessoal e outros temas rela-cionados.No ano passado, a Cooperja sediou um desses cursos, minis-trado pela consultora de etiqueta Evelise Olímpio. Ela abordou ainda assuntos atuais como o uso de telefone e internet (cuida-dos com redes sociais) e formas de tratamento com clientes e colegas de trabalho.

e isso ajuda a propagar algumas doenças”, alerta Dr. Pedro Olivei-ra, diretor médico da ePharma, empresa líder no mercado de as-sistência de benefícios farmacêuti-cos. Por isso, é preciso estar atento para evitar poeiras, ácaros, fungos e fumaça de cigarros, que podem causar irritação maior nessa época do ano. “Cuidados básicos ajudam a manter a saúde equilibrada e

reduzem a incidências de doenças típicas do inverno”.

Para enfrentar os períodos mais frios do ano, o médico su-gere algumas dicas, que podem ajudar na prevenção de doenças. “Atitudes simples no dia-a-dia já são muito importantes, princi-palmente para idosos e crianças, mais acometidos por doenças no Inverno”, aponta Pedro.

Page 24: Jornal digital 4961_sex_15072016

CORREIO DO SULSexta-feira, 15 de julho de 20168

www. f o r a u t o . c om . b r