jornal digital 4893_sex_08042016

28
www.grupocorreiodosul.com.br ANO XXV EDIÇÃO Nº 4.893 SEXTA-FEIRA, SÁBADO E DOMINGO, 8, 9 E 10 DE ABRIL DE 2016 R$ 2,00 Grupo 27º 19º Possibilidade de Pancadas de Chuva à Tarde - Nebulosidade variável com pequena chance de chuva pela tarde. Previsão para hoje Extremo Sul Catarinense Página Desrespeito Escola mais uma vez é atacada por vândalos Polícia Geral Geral 9 7 13 Página Página Página Preso mais um acusado pela morte de Daniel Levantamento mostra números da saúde Educação discute vagas em creche com promotor Foragido Sombrio Araranguá

Upload: jornal-correio-do-sul

Post on 24-Jan-2018

406 views

Category:

News & Politics


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal digital 4893_sex_08042016

www.grupocorreiodosul.com.br

ANO XXV EDIÇÃO Nº 4.893SEXTA-FEIRA, SÁBADO E DOMINGO, 8, 9 E 10 DE ABRIL DE 2016R$ 2,00

Grupo27º 19º

Possibilidade de Pancadas de Chuva à Tarde - Nebulosidade variável com pequena chance de chuva pela tarde.

Previsão para hoje Extremo Sul Catarinense

3Página

Desrespeito

Escola mais uma vez é atacada por vândalos

Polícia

Geral

Geral

9

7

13

Página

Página

Página

Página

Página

Página

Preso mais um acusado pela morte de Daniel

Levantamento mostra números da saúde

Educação discute vagas em creche com promotor

Foragido

Sombrio

Araranguá

Page 2: Jornal digital 4893_sex_08042016

Problema do Brasil são os brasileiros

Contabilidade dos articuladores que trabalham nos bastidores pelo impeachment, ou permanência da presidenta Dilma Rousseff (PT) no poder, está para lá de majorada. O grupo que defende a queda de Dilma diz que terá, no mínimo, 360 votos de deputados a favor da deposição. Já os que trabalham por sua permanência contabilizam 190 em favor da causa da presidenta. Somadas as duas previsões, chegamos a 550 parlamen-tares. O problema é que a Câmara Federal conta com somente 513. Das duas uma: ou tem gente pegando o dinheiro de Dilma, mas firmando compromisso nos bastidores com a oposição. Ou tem gente aceitando promessa da oposição, mas já está vendido para o pessoal da Dilma.

Majorada

Masoquista

Antagônico

Leodegar

ADVOCACIA EMPRESARIALFONE: (48) 3533-0145

“Quando eu me intinhoco, eu me intinhoco bem intinhocado. Então não me intinhoque, se não quiser ser intinhocado”.

CORREIO DO SULSexta-feira,

8 de abril de 2016

[email protected]

(48) 9945.6787

Nego Gomes (1963)Vereador do PMDB de Sombrio, se referindo ao deputado

José Milton Scheffer (PP), seu desafeto político

Projeto de compor uma chapa entre PMDB e PP em Turvo, para a disputa da Prefeitura Municipal este ano, deverá receber a oposição do ex-prefeito José Brina Tamontin (PP). Lembrado pelos progressistas como um dos nomes para a disputa municipal deste ano, Brina não tem demonstrado simpatia pela ideia, que colocaria o PP ofi cialmente na condição de ator coadjuvante no plei-to majoritário. Ainda assim, líderes das cúpulas do PMDB e do PP têm conversado sobre esta possibilidade. Caso a conversa não evolua, o PP de-verá lançar na condição de candidato a prefeito o próprio Brina, ou ainda Sandro Cirimbelli ou Claudio Alberto Damo. Já o PMDB está fechado com o atual vice-prefeito, Tiago Zilli.

Ex-deputado federal Leodegar Tiscoski (PP) assume na segunda--feira a Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental da prefeitura de Florianópolis. Há algum tempo as tratativas sobre o assunto vêm sendo feitas, mas mantidas em sigilo. Em que pese toda a experiência técnica do sombriense, que já foi secretário de Estado da Infraestrutura e multi secretário nacional do Ministério das Cidades, o ingresso de Leodegar no primeiro escalão da prefeitura da Capital tem também um forte cunho político partidário. É que o prefeito Cé-sar Souza Júnior (PSD) está se vendo às avessas para manter o PP em seu governo. A presença de Leodegar na elite do governo municipal ajudaria a conter os ânimos da base progressista, que tem clamado por uma candida-tura do partido a prefeitura, o que seria desastroso para a candidatura a reeleição de César Júnior.

O impeachment da presi-denta Dilma Rousseff (PT) não traz qualquer perspectiva de melhora

moral ao país. Neste quesito, todo este processo é bem diferente da ocasião em que o então presidente Fernan-do Collor de Mello foi afastado, em 1992. Naquele momento havia uma esperança, representada por baluartes da moral política brasileira, fi liados especialmente no PMDB, PSDB e PT. Na prática, havia uma perspectiva de melhora com a queda de Collor, o que de fato aconteceu. Foi a partir de sua deposição que o Brasil começou a cres-cer, depois de décadas de estagnação.

Já o impeachment de Dilma não nos acende qualquer luz no fim do túnel. É que grande parte dos que em-punham a bandeira da moralidade, e querem a cabeça da presidenta, são tão picaretas quanto aqueles que assalta-ram os cofres públicos nos governos do PT. Gente cujo passado e presente político é para lá de duvidoso, como o deputado federal paulista Paulo Ma-luf (PP), que se posicionou a favor do impeachment “porque ele representa a possibilidade do Brasil se livrar da corrupção”.

A bem da verdade, não há para onde correr. E só chegamos a este pon-to porque o povo brasileiro continua confundindo política com picaretagem. Este estigma virou senso comum, o que leva boa parte do eleitorado a se prostituir diante das urnas. A venda de votos no Brasil é algo escancarado. O eleitor se vende por qualquer coisa. Por óbvio, o político que compra o voto irá querer tirar seu prejuízo. E de onde vem o dinheiro para pagar pela compra do voto, senão do erário público!

No fi m, toda esta ladroagem insta-lada desde sempre no governo central tem por fi nalidade sustentar a massa de eleitores que se vende. A situação só não é pior porque muitos dos que

PMDB Catarinense tem se esforçado para deixar a base do partido cada vez mais confusa. O ano de 2016 resplandeceu com o franco propósito da sigla de lançar o deputado federal Mauro Mariani como candidato ao governo em 2018, combatendo o projeto do PSD de lançar o deputado estadual Gelson Merísio ao mesmo posto. Nesta semana o vice-governador Eduar-do Moreira (PMDB) e deputados estaduais do partido estiveram reu-nidos com o governador Raimundo Colombo (PSD), para afi rmar que a intenção é manter a aliança com o PSD para 2018. Vale lembrar que nos três primeiros meses deste ano o grupo de Merísio passou o trator de esteira no PMDB em todo o Estado, levando vários líderes do partido para o PSD. PMDB parece sofrer de alguma espécie de masoquismo político partidário.

compram, compram com seu próprio dinheiro, e, dele não sentindo falta, não precisam roubar para tirar o prejuízo. Não fosse isto, pode ter certeza o amigo leitor, a situação seria pior ainda.

Como analista político não vejo nenhuma perspectiva de melhora a médio prazo. O que observo é que a corrupção tende a diminuir na medida em que os países crescem economica-mente. Sendo assim, quanto mais rico o país, menos corrupto ele é. É uma lógica simples, até porque, se o cida-dão tem dinheiro, ele não irá vender seu voto em troca de uma carteira de motorista.

O problema do Brasil é que para sermos uma nação rica, precisamos também de uma população disposta ao trabalho e a educação. Não vejo no Brasil esta disposição de forma hori-zontal. Pelo contrário. Observo uma boa parte da população justamente querendo escapar do trabalho e do estudo, de forma a se locupletar com migalhas dadas por programas sociais do governo, que só servem para insti-tucionalizar a miséria e perpetuar os esquemas de corrupção montados há centenas de anos no país.

Romper com isto depende do povo brasileiro, e este é o grande proble-ma. É que ainda que boa parte da população rume para o caminho da salubridade moral, há um grande contingente que luta pela manuten-ção do que aí está. E os que querem a manutenção do que está aí, nem de longe estão apenas irmanados ao PT. Na verdade, a maioria não está no PT. O PT só entrou nessa de corrupção explícita porque viu que era assim que as coisas funcionavam e não teve coragem, ou força, para romper com o que está posto.

Diante dos fatos, a única conclu-são a que chego, é que o que enterra o Brasil não é ninguém mais do que o próprio povo brasileiro.

Page 3: Jornal digital 4893_sex_08042016

destruídos, jogados no chão, documentos da sala do orientador estavam picados e queimados. A sala dos professores fi cou totalmente destruída e em uma das salas de aula havia uma inscrição com xingamento prova-velmente destinado às professoras. Os vândalos ainda defecaram perto das salas e deixaram um tênis da marca Nike abandonado no local.

É a terceira vez neste ano que o prédio é alvo de ataque. No dia 16 de janeiro, moradores chamaram a Polícia Mili-tar, pois notaram objetos abandonados no pátio da escola. Na época além do vandalismo, o colégio foi furtado, 26 fechaduras foram arrebentadas e os bandidos picharam inscrições com ofensas e ameaças aos policiais.

Na manhã desta quinta, ao se deparar com a sala onde se re-únem destruída os pro-fessores começaram a chorar. A diretora Selma Rosane Josi Martins, não quis dar declaração. “Não quero nem conversar com a imprensa, já estou

que abre o colégio diaria-mente, Neusa dos Santos, chegou ontem pela ma-nhã se deparou com uma cena que, infelizmente, já está acostumada. Várias salas estavam reviradas, cadeados estourados, do-cumentos queimados, entre outras destruições.

As salas dos professo-res e do orientador, duas salas de aula e o auditório foram arrombados, mate-riais do expediente foram

Polícia 3CORREIO DO SULSexta-feira,

8 de abril de 2016

Salas foram completamente bagunçadas e sobrou bastante prejuízo a escola Documentos de alunos foram destruídos em salas

> ARARANGUÁ

A m a n h ã d e s t a quinta-feira foi de

tristeza para pais, alunos, professores e funcionários da Escola Municipal da Nova Divinéia. A direção cancelou as aulas do dia devido ao vandalismo cometido durante a ma-drugada.

Quando a funcionária

Gislaine Fontoura

De NovoVandâlos voltam a atacar escola

Professoras desabafam

> ARARANGUÁ

Mais uma audiência pública vai discutir a se-gurança em Araranguá. Desta vez a iniciativa é do vereador Kila Ghelle-re. Na tarde de quarta--feira,ele entregou pes-soalmente os convites. A reunião será realizada na próxima quarta-feira,a partir das 15h, no audi-tório do Samae.

“Todos sabemos que os policiais militares e civis têm demonstra-do excelente capacida-de profi ssional e muito empenho no combate ao

Audiência sobre segurança já tem data

crime. O problema é que a população do município tem crescido e em con-trapartida a quantidade de policiais fi ca reduzida. Além disso existe a ques-tão estrutural, que em alguns segmentos está defasada”, observa kila.

Receberam convite para participar da discus-são as Polícias Civil e Mi-litar, Ministério Público, Poder Judiciário, Aciva, CDL, Agência de Desen-volvimento Regional, As-sociação dos Municípios, Câmara Municipal, prefei-tura e Presídio Regional de Araranguá.

cansada de falar sobre este assunto, é sempre a mesma coisa”, disse inconformada.

Algumas professoras desabafaram com a re-portagem. “A gente chega para trabalhar e se depa-ra com esta situação las-timável, um lugar onde as crianças estão para aprender. É chocante, a gente fica desesperada mesmo”, falou Deusa Re-gina Bristot Rosso, bas-tante emocionada. “Eu trabalho nesta escola faz 13 anos, fi camos apavora-das, porque a gente faz de tudo para estas crianças, é de chorar mesmo. O que estas crianças estão aprendendo?”, questio-nou Daule Leite Ferreira.

Quando as crianças e mães chegavam para as aulas eram avisadas do ocorrido. “Eu tenho dois filhos estudando aqui,trabalho fora, não sei onde vou deixar mi-nhas crianças, o lugar delas fi carem de manhã é na escola. Como os pro-fessores vão trabalhar sabendo que correm peri-go aqui dentro? Não tem como! E os meus fi lhos? Como as mães vão man-dar os fi lhos para cá, sa-bendo que não estão segu-ros?”, indagou Ana Paula Fernandes Martins. Ou-tra mãe também ficou indignada. “Tenho dois filhos estudando nesta escola,trabalho em casa, meus fi lhos vão poder fi -car comigo. Pior é para os pais que trabalham fora. É muito triste chegar na escola dos meus filhos e me deparar com esta

cena”, asseverou Juliana Fagundes de Moraes.

A Polícia Militar este-ve na EM Nova Divinéia e constatou que o portão que dá acesso à quadra de esportes estava sem cadeado e provavelmente os vândalos entraram por ali, além disso, janelas e portas foram arrombadas. Os policiais orientaram à direção que adote me-didas de segurança com o intuito de restringir o

acesso ao pátio.A secretária de Edu-

cação, Valdina Darós De Luca, também esteve na escola e afi rmou que já estão sendo tomadas pro-vidências para garantir a segurança da comunida-de escolar. “Está sendo feito o muro e sendo pro-videnciado um alarme. Vou chamar a comunida-de para conversar e ver o que mais se pode fazer”, declarou Valdina.

Page 4: Jornal digital 4893_sex_08042016

JABSON MULLER

CORREIO DO SULSexta-feira,

8 de abril de 2016

[email protected]

Retomada a obra de pavimentação no Retiro

A situação era tão cala-mitosa que o presidente da Associação de Municípios do Extremo-Sul Catarinen-se (Amesc) e prefeito de Meleiro Jonnei Zanette, es-teve no gabinete da Agên-cia do Desenvolvimento Regional (ADR) de Araran-guá para agradecer a Ivan Gabriel Milanez Ávila, pela recuperação das rodo-vias estaduais da região. Arrumar estradas deveria ser uma ação simples e cotidiana da ADR, acaba se tornando quase que uma moção de honra ao mérito pelo serviço.

Prefeitura de Maracajá abriu o Programa de Re-cuperação Fiscal (Refis). O Refis oferece descontos de até 100% nos juros e mul-tas, além de diversas for-mas de parcelamento que facilitam a negociação para o contribuinte. Hora das prefeituras começar achar alternativas para buscar dinheiro, pois a tendência é de que nos próximos meses baixe ainda mais as recei-tas.

A nova diretoria da OAB Araranguá – que exer-cerá mandato durante o período 2016/2018 –com a presidência do advogado Laércio Machado Junior, foi empossada em solenidade realizada na noite de quar-ta-feira, na Câmara de Vereadores.

O presidente da OAB Santa Catarina, Paulo Mar-condes Brincas, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado, Marcus Antônio Luiz da Sil-va, secretários municipais, dirigentes de entidades de classe e prefeitos da região Extremo Sul Catarinense, prestigiaram o evento.

Com o avanço dos casos de suspeita da Gripe H1N1 no município de Araranguá, a Câmara Municipal de Araranguá, através do vereador Ronaldo Soares (PMDB), reivindica que a Secretaria Estadual da Saú-de forneça vacinas gratuitas para que a prefeitura se antecipe o calendário de imunização. No ano de 2016, até hoje há sete notifi cações registradas na região por suspeita de gripe H1N1.

Prefeito João Rubens, de São João do Sul, além dos empresários Nilza Pezzin (Rizllep Indústria de Confecções de Caxias do Sul), e Enio Melo (DaColônia Alimentos Naturais de Santo Antônio da Patrulha), e o deputado estadual Manoel Mota (PMDB) estiveram reunidos no BRDE, Badesc e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável.

A pauta das reuniões foi apresentar os três empre-sários gaúchos, que pretendem expandir seus negócios no sul de Santa Catarina. Nos últimos anos, o deputado Manoel Mota negociou a vinda de grandes empresas ao sul do estado como a fumageira Alliance One e a cons-trutora Cimolai, ambas estrangeiras.

Estão abertas as matrículas para aulas de musi-calização em Maracajá. As ofi cinas de violão, teclado e percussão vão acontecer na Escola Municipal 12 de Maio e os interessados devem fazer a matrícula no local. A idade mínima para participar é 7 anos.

Reduto do PMDB de Sombrio, a comunidade de Retiro da União tem muito a comemorar em 2016 com duas importantes obras que chegam para mudar a cara da localidade. Após alguns empecilhos por questões burocráticas, a pavi-mentação asfáltica da estrada geral que liga Retiro a SC 449 foi retomada esta semana e tem boa parte já adiantada, pois antes de ser parali-sada teve concluída toda a drenagem.

A outra comemoração é com a escola, já em funcionamento, que hoje fi ca um pouco escon-dida atrás da antiga que já está em processo

(48) 9955.5313

O secretário executivo da Agência de Desenvolvi-mento Regional (ADR) de Araranguá, Ivan Gabriel Mi-lanez Ávila, reuniu ontem, no auditório da ADR, todos os servidores estaduais para um encontro de trabalho e também cobrar o cumprimento do novo horário de funcionamento e o corte de gastos.

Novo comandante

Honra ao mérito

Buscar dinheiro

OAB empossa nova diretoria

Antecipação

Geração de emprego

Música em Maracajá

Leia outras colunaswww.grupocorreiodosul.com.br

de demolição e rebaixamento do terreno onde fi cava, dando uma visão mais limpa e ampla a quem passa por ali.

“Como tenho dito, quem mora no interior gosta de estar lá, então vamos proporcionar a estas famílias boas condições para que seus fi lhos tenham um bom presente e um ótimo fu-turo, bem pertinho dos pais e mães que sempre nos querem embaixo de suas asas”, comenta o prefeito Zênio Cardoso.

Com as duas obras são R$ 2.174.898,00 de investimento.

Page 5: Jornal digital 4893_sex_08042016

Geral 5CORREIO DO SULSexta-feira,

8 de abril de 2016

Aline Bauer

Igreja matriz terá semana intensa de missas

Paróquia faz Semana do Avivamento > SOMBRIO

A comunidade ca-tólica vive uma fase de refl exão com o Ano da Misericórdia, que se iniciou no fi m de 2015 trazendo várias ativida-des a serem realizadas nas paróquias de todo o mundo. Por esse mo-tivo, a paróquia Santo Antônio de Pádua, de Sombrio, não fará o Cer-co de Jericó em 2016. Porém, ninguém fi cará sem rezar.

De acordo com o pároco Daniel Pagani, a Semana do Avivamen-to, que começa neste sábado e se estende até o domingo seguinte, 17, será também um momento para firmar propósitos e orar. “Serão oito dias de orações, cada dia com uma missa celebrada sempre as 8 horas da noite. Haverá um número grande de atividades neste ano, e

isso sobrecarregaria nos-sas equipes. A Semana do Avivamento contará com a participação das comu-nidades e virão grupos de animação e padres de outros locais”, antecipa.

O objetivo da jornada é animar a fé católica. “Será

muito bom para refl etir as obras do Ano da Mi-sericórdia e para fazer propósitos também. Pela fé, nada é impossível e muitas graças podem ser alcançadas através dessa Semana”, ressal-ta. Produto caseiro

mundo. Roberto Vargas Bauer, por exemplo,vende suas verduras na praça to-das as quartas-feiras há três anos. Em sua propriedade, o agricultor planta agrião, aipim, milho, moranga e, o sucesso de vendas, as sa-ladas verdes, como couve e alface de vários tipos. Para ele, o evento é um incentivo a quem pensa em perma-necer no campo. “Tem que valorizar o colono, porque os mais novos não querem trabalhar na roça. Gracas a Deus vendemos bem, tive-mos um bom dia hoje. Não dá para enriquecer, mas dá para viver, que é o mais importante”, garante.

Além das verduras, o público encontrou compotas, conservas variadas, frangos caipiras, ovos e até grãos. Maria Isabel da Rocha, uma das proprietárias de uma pousada em Praia Grande, comercializou produtos na-turais, como pão integral e grãos in natura. Feliz com o volume de vendas, ela

> PRAIA GRANDE

Um sucesso! Assim se defi ne a feira

Saberes e Sabores de Praia Grande, realizada na últi-ma quarta-feira, na praca central da cidade. A músi-ca, guloseimas variadas e produtos orgânicos, cha-maram a atencao de muita gente, e teve agricultor que precisou ir para casa cedo buscar mais mercadorias. Enquanto isso, alunos fa-ziam trabalho de escola na feira, pesquisando sobre os produtos. Muita gente saiu do trabalho direto para a Praça São Sebastião, a fi m de garantir os legumes para incrementar o almo-ço. Os praia-grandenses aproveitaram a feira para conhecer mais de seus próprios sabores e saberes.

No entanto, se engana quem pensa que essa foi a primeira vez para todo

Produtos da agricultura familiar foram vendidos diretamente ao consumidor

diz que pretende voltar. “Queremos vir sempre. As pessoas compraram mais o pão integral, as tortilhas de banana e quiches”, co-mentou.

Sempre uma presença ilustre, a comunidade qui-lombola São Roque, que vive em Pedra Branca, tam-bém ocupou seu espaço na feira para expor sua produ-ção. Eliseu Santos Pereira, estava com um sorriso de orelha a orelha, comemo-rando o bom resultado dos negócios. “A galinha caipira vendeu em uma hora. Os ovos foram todos em 30 minutos. Vendemos muita farinha, moranguinhos, foi ótimo”. De acordo com o produtor, há um detalhe a mais que atrai o cliente. “Nosso diferencial é que tudo é orgânico e artesa-nal. Nada aqui é moído em máquinas, só no pilão”, esclareceu.

Feira abre espaço a agricultores Venda Direta

Sabores e saberes não é apenas negociar. É ouvir boa música tomando um caldo de cana geladinho e feito na hora, tudo de graça. Servindo a garapa, Braz Silva Rodrigues era um voluntário que pretende ajudar em todas as edições da exposição. “Sempre tem alguém para fazer por al-guém. A feira está muito boa e deveria ter a mais tempo”, conta. Aposenta-do como eletricista, Braz acompanhou satisfeito a ensolarada manhã de fes-ta. “Os agricultores vêm de longe vender suas coisas.

Tem que valorizar”. Um dos parceiros da

organização feita pela pre-feitura de Praia Grande é a Epagri, representada no local pelo extencionista Thiago Matujacki Koscre-vic. Para ele, a feira é uma ligação entre o campo e os consumidores da cidade, sem atravessadores. “Ten-tamos olhar de uma forma mais abrangente,pois as pessoas do centro possuem uma ligação forte com a agricultura. E elas precisam se alimentar de forma mais saudavel. Do outro lado temos os agricultores, que

precisam comercializar os produtos”, ressaltou.

Feliz mesmo estava a diretora de Cultura do mu-nicípio, Claudete Ribeiro Silveira Lima, a Nega. “É um sonho que tínhamos havia algum tempo. O pre-feito aprovou o projeto e deu tudo certo. Foi como nos imaginávamos”, comemo-rou. De acordo com Nega, era necessário uma vitrine para os trabalhadores lo-cais. “Temos uma feira que vem de fora, então, por que não valorizar o nosso agri-cultor? Temos produtos ma-ravilhosas aqui”, concluiu.

Page 6: Jornal digital 4893_sex_08042016

Fundado em 5 de Junho de 1990 - Dia Mundial do Meio AmbienteJornalista Rolando Christian Sant’ Helena Coelho - Fundador Jornal Correio do Sul

Publicações legais:

[email protected]

Financeiro

fi [email protected]

Comercial:

l48l [email protected]

Diretor GeralJabson Muller

l48l [email protected]

Diagramação/Arte:

[email protected]

Sul Gráfi ca

sulgrafi [email protected]

Redação:

[email protected]

Radio 93FM

[email protected]

Circulação/Assinatura

l48l [email protected]

Rua João José Guimarães,176, Centro - Sombrio/SC - Fone: (48) 3533 0870

Editora: GCS Ltda - ME CNPJ 17.467.695/0001-19

Geral6 CORREIO DO SULSexta-feira, 8 de abril de 2016

Mariani: 400 votos pelo impeachmentPeloEstado

A Comissão do Impeachment, cujo parecer do relator Jovair Aran-tes (PTB-GO) foi pelo afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT), volta a se reunir hoje para discutir o relatório. Único deputa-

do catarinense entre os 65 membros do grupo, Mauro Mariani (PMDB) só volta para Santa Catarina à noite, mas já retorna domingo (10) a Brasília. Ele acredita que o parecer pró-afastamento deve ser aprovado pela maio-ria dos votos na próxima segunda-feira (11). O relatório baseia-se princi-palmente nas chamadas pedaladas fiscais, considerado pelos que defen-dem o impeachment como crime de responsabilidade. Mariani, que é a favor do impedimento de Dilma, também prevê o avanço do processo no Plenário da Câmara no dia 17, domingo. Ele calcula que o impeachment já tem de 390 a 400 votos, sendo que são necessários 342 para a aprova-ção. “É preciso virar a página e devolver a esperança ao povo brasileiro. Será uma travessia dura, mas o Brasil sairá da crise”, avaliou ele.

Tese de SC Com um placar de 9 votos contra 2, o Supremo Tribunal Federal (STF) acolheu o pedido para dar conti-nuidade ao mandado de segurança para a Tese de Santa Catarina quanto à revisão da dívida do Estado com a União. Com isso, a matéria volta para a análise do re-lator. O governador Raimundo Colombo classificou a decisão como “uma grande vitória, uma vitória histórica”. O secretá-rio de Estado da Fazenda, Antonio Ga-vazzoni, disse que a Tese de SC ajudará todos os demais estados brasileiros. “Nós vamos refazer todas as nossas contas, mas, a princípio, nós não devemos mais nada para a União. Pela Tese de SC, a dí-vida não existe mais.”

Não gostou Deputado Deka May (PP) declarou-se favorável ao impeachment em discurso na Tribuna da Assembleia.

“Em Santa Catarina somos contrários ao fato de uma pequena fração do partido apoiar este governo. Respeito as pessoas, os partidos, mas não concordo. E pesso-almente, acredito que os que votam con-trários ao desejo da imensa maioria do povo brasileiro não merecem nem o meu apoio e muito menos o meu voto”, disse o parlamentar, revoltado com a decisão do PP nacional de permanecer no gover-no Dilma Rousseff/Michel Temer.

Vacina na indústria O SESI-SCestá com campanha de vacinação contra a gripe. Empresas interessadas devem procurar o SESI de sua cidade até a próxima quinta-feira (14). A expectativa é imunizar 180 mil trabalhadores de 3,4 mil indústrias. O ca-dastramento para adesão pode ser feito no site vacinacao.sesisc.org.br. Informações: [email protected] ou 0800 48 1212.

Andréa Leonora �lorian�polis ���lorian�polis �� 08Abr15

/sebraesc @Sebrae_SC

Para melhorar a gestão e a produtividade e trazer mais inovação para seu negócio, conte conosco.

SUA VIDA É SE SUPERAR A CADA DIA? ESTAMOS JUNTOS.

Qualidadeeexcelência“Foi uma reunião extremamente provei-tosa, onde sentimos, por parte da minis-tra (da Agricultura) Kátia Abreu, total co-nhecimento dos pleitos e sensibilidade nas questões levantadas, com respostas rápidas para que Santa Catarina possa dar continuidade às atividades da sui-nocultura com qualidade e excelência.” A avaliação é do senador Dalirio Beber,

novo coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense. Foi ele quem solicitou a audiência, ocorrida na quarta-feira (06), depois de pedido de urgência frente à grave crise que atravessa a suinocultura catarinense. “Santa Catarina é o único estado com atestado de zona livre de febre aftosa e a perspectiva de ter-mos 100 mil toneladas de carne suína sendo exportada para o México é uma notícia que pode alavancar a produção dos suinocultores”, comemorou.

Div

ulga

ção

LazerepesquisaNem o sol e o forte calor foram suficien-tes para afastar mais de 300 pessoas que foram prestigiar a cerimônia de abertu-ra do Parque Estadual das Araucárias, entre São Domingos e Galvão, no Oeste catarinense. Criado em 2003, a abertura do parque ao público era um anseio da comunidade que agora conta com trilhas ecológicas, um centro de visitantes que revela a história do parque e ainda terá

um local preservado para pesquisa. Na foto, o secretário de Desenvolvi-mento Econômico e Sustentável, Carlos Chiodini, o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick, e o prefeito de São Domingos, Alcimar de Oliveira, abrem a faixa simbólica inaugural.

Div

ulga

ção

FATM

A

AVISO DE LICITAÇÃOEDITAL Nº 12/2016 - MODALIDADE: PREGÃO PRESENCIAL - TIPO: MENOR PREÇO GLOBALOBJETO: A presente licitação tem por objeto à seleção e contratação de empresa do ramo pertinente para prestação de serviços de assessoramento e apoio técnico mediante a execução de atividades de elaboração de um boletim de cadastro com todas as informações indicadas e aprovado pela contratante; levantamento no local das informações indicadas no boletim de cadastro, fechamento das informações coletadas com o cadastro da empresa fornecedora, digitação das informações junto ao sistema e fotos em resolução adequada para visualização no sistema do SAMAE da fachada das edifi cações localizadas em área rural com a posição dos medidores de fornecimento de água de cada imóvel com a sua identifi cação. ENTREGA DE ENVELOPES: até as 16h00min do dia 25 de abril de 2016, no Setor de Compras do SAMAE DE ARARANGUÁ, com sede na Rua Expedicionário Iracy Luchina, nº 711, Urussanguinha. ABERTURA DE ENVELOPES: Às 16h00min do dia 25 de abril de 2016, na sala de reuniões do Setor de Compras do SAMAE de ARARANGUÁ/SC. EDITAL COMPLETO: está à disposição dos interessados no Setor de Compras da Autarquia, durante o horário de expediente, e através do endereço eletrônico: www.samaeararangua.com.br. Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone (48) 3524.0837 ramal 226 e através do e-mail: [email protected]. Base Legal: Leis Federais n.º: 10.520/2002 e 8.666/93, LC nº 123/2006, Decreto Municipal nº 2.676/2005 e demais legislações aplicáveis.Araranguá, SC, 07 de abril de 2016.Everson Casagrande - Diretor Geral do SAMAEAlex Sandro Pereira Bianchin - Diretor Administrativo

Page 7: Jornal digital 4893_sex_08042016

recolhidos do dia a dia nas Unidades Básicas espa-lhadas pelos bairros. São 3.540 consultas médicas por mês. Atendimentos odontológicos chegam a 1.965 e ambulatoriais são 3.701. As enfermeiras re-alizam pelo menos 1.556 procedimentos mensais. Os agentes de saúde fa-zem 5.408 visitas domici-liares por mês, inclusive algumas com acompa-nhamento médico. As co-letas giram em torno de 700 por mês nas UBSs. A assistência social realiza 700 atendimentos tam-bém mensais. E ainda são realizados 224 exames, pequenas cirurgias em dermatologia, ultrassom, eletrocardiograma e fi sio-terapia.

O Transporte de Pa-cientes para Fora do Domi-cílio (TFD) fi ca em torno de 250 viagens, rodando mais 70 mil quilômetros a cada 30 dias, e levando mais de mil pacientes para Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre, Tubarão, Criciúma, Joinville e ou-tras cidades.

Em medicamentos, o número é ainda mais positivo. Enquanto por lei o município tem obrigação de ofertar 86 itens dife-rentes aos seus cidadãos, Sombrio oferece 307. De acordo com números dos farmacêuticos do posto central, 230 pessoas por dia, em média, buscam medicamentos na unida-de, ou 1.150 por semana.

“Cada vez que a gente vê estes números da saúde leva um susto do tamanho do trabalho que é feito dia-riamente. É um trabalho de formiguinha, pensando na saúde do cidadão”, co-memora o prefeito Zênio Cardoso.

Geral 7CORREIO DO SULSexta-feira,

8 de abril de 2016

Saúde em númerosGrandeza

> SOMBRIO

No Dia Mundial da Saúde, comemo-

rado ontem, a Secretaria Municipal de Sombrio realizou um rápido levan-tamento que mostra uma evolução considerável de ano a ano no setor. Outra boa notícia é a ausência de casos de doenças que viraram epidemias no país, como a dengue, a chikungunya e o zika vírus, transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, além da gripe A.

O trabalho realizado em conjunto pelas sete unidades básicas de saú-de, nos programas de Es-tratégia de Saúde da Fa-mília, a Unidade Central, as Vigilâncias Epidemio-lógica e Sanitária, trazem estes resultados positivos.

No caso do aedes, a vigilância epidemiológica tem 35 pontos estratégi-cos, com 154 armadilhas e nenhum mosquito en-contrado.

Coletas também são

feitas para comprovar, ou não, suspeita de doenças como a leptospirose que teve 30 exames, com qua-tro resultados positivos, todos recebendo tratamen-to e acompanhamento. Do-ença de Chagas foram cin-co coletas e dois resultados positivos. Sarampo, rubé-ola e caxumba tiveram 20 suspeitas e nenhuma con-fi rmação. Coqueluche, 10 coletas, todas negativas. Cem pessoas receberam acompanhamento e tra-tamento antirrabico, sem comprovação da raiva. Houve ainda 30 notifi ca-ções envolvendo animais peçonhentos.

Fora da epidemia, mas também com obser-vação constante, existem os pacientes diabéticos e hipertensos, que tota-lizam 4.694, registrados pelo sistema do SUS no município.

Todos estes números (exceto o de diabéticos) são do início de janeiro deste ano até esta quinta-feira.

Outros números gi-gantescos de Sombrio são

Saúde bucal das crianças é uma das prioridades

Não, não sabemos o que irrita as mulheres

PROCÓPIO LAMARCA

Em almoço com amigos falávamos dos desafi os dos relacionamentos lon-gos. Três na mesa estão

casados a mais de quinze anos, ou seja, são veteranos em casamento. O quarto se separou e está engatando um namoro, quando tudo ainda é lua de mel. De maneira geral, todos estão satisfeitos com o casamento, claro que com res-salvas. As ressalvas, no entanto, dizem mais respeito às queixas das mulheres sobre os maridos do que propriamente delas. Não sei se me faço entender. É que o problema é esse, a maioria dos homens não entende o que as mulheres dizem e o que elas querem dizer. Não é desinteresse, não. A gente realmente não entende. Então elas se queixam, e são estas queixas que incomodam os homens.

Se você que me lê agora é homem e casado ou com namorada, quantas ve-zes você já percebeu que a sua mulher está emburrada e você não faz ideia do motivo? Já passei por isso muitas vezes. Em uma delas, quando perguntei o que estava acontecendo ela me respondeu: fi nalmente você se deu conta de que tem algo errado. Ela estava irritada, e fi cou ainda mais irritada porque eu não tinha percebido a irritação. As acusa-ções foram as de sempre: que eu não a ouço, não ligo para o que ela fala e para os seus sentimentos...Eu realmente não tinha percebido, e não porque não me importo, e sim porque tenho difi culdade com essas coisas.

Pois bem, eu já tinha levado uma bronca por ter demorado a perguntar se algo estava errado, imagine a hora

em que perguntasse o que afi nal tinha acontecido. Mas não tinha jeito, eu re-almente não sabia o que era. A vontade era nem perguntar, o problema é que isso a deixaria mais irritada ainda.

Um conselho a vocês mulheres. Quando querem nos dizer alguma coisa, digam diretamente, com uma linguagem simples, como se fôssemos criança, ou nós não entendemos. Quando a gente pergunta a uma mulher porque ela está brava e ela responde ‘você sabe porquê’, está enganada, a gente não sabe. Provavelmente temos uma falha, alguma difi culdade cognitiva ou psicológica, sei lá. Ou simplesmente não adivinhamos as coisas. Se a mulher não diz, como vamos saber?

Era disso que falávamos em torno de uma mesa até a mulher de um mem-bro do grupo se juntar a nós. Ela quis saber o assunto e quando dissemos que questionávamos a razão das mulheres reclamarem tanto, ela disse: vocês sa-bem o motivo. Olhamos de um ao outro rindo e respondemos quase ao mesmo tempo: não sabemos, por favor nos diga e fale bem devagar. Tem quem diga que homens e mulheres são iguais, desde que criados exatamente da mesma for-ma. Não acredito nisso. Não acho que um seja superior ao outro, acho apenas que existem diferenças, algumas bem fáceis de perceber, como a questão da linguagem. Lógico que há exceção, homens que conseguem se expressar bem e entender o que as mulheres querem dizer, a regra, porém, é de total perplexidade e silêncio dos homens diante delas. E por favor, mulheres, nos perdoem por isso.

Page 8: Jornal digital 4893_sex_08042016

Entretenimento Novelas - Horóscopo - Diversão

NovelasÊta mundo bom - 18h

Totalmente Demais - 19h

Velho Chico - 21h

So� a garante a Jacaré que acabará com Eliza. Hugo pede a Carolina que Cassandra estampe a capa da próxima edição da revista. Eliza vê So� a nas redondezas do Flor do Lácio e

acredita que a � lha de Germano está viva. So� a diz a Jacaré que Eliza a reconheceu e sugere que o parceiro tire a modelo de seu caminho. Jacaré vê Jonatas e Eliza juntos.

Pancrácio a� rma que tem um plano contra Ernesto e pede que Maria tome cuidado com ele. Candinho descon� a dos segredos de Pancrácio com Maria e Pirulito. Maria teme que Celso esteja

envolvido na armação de Ernesto. Araújo ensina a Celso sobre os negócios da família. Dita confronta Cunegundes. Mafalda confessa a Zé dos Porcos que teme ser obrigada a casar com Romeu. Aconse-lhada por Maria, Anastácia sugere que Sandra receba o medalhão de Candinho durante a cerimônia de casamento.

Santo diz ao delegado que perdeu a arma de Belmiro. Luzia descobre que Tereza está grávida de Santo, mas mente para Piedade. Piedade pede que Luzia se livre da carta de Tereza. Passam-se alguns dias. Afrânio ordena que

Encarnação volte para a fazenda. Afrânio a� rma a Iolanda que não permitirá que Santo se aproxime de seu neto. Tereza decide procurar Santo, e Iolanda a apoia. Afrânio planeja casar Tereza com Carlos Eduardo.

Rapidinhas

CORREIO DO SUL Sexta-feira, 8 de abril de 2016

Áries 21/03 a 20/0421/03 a 20/0421/03 a 20/04A Lua nova de hoje acontece em seu signo, signi� cando com isso 28 dias perfeitos para você investir na autodescoberta, cuidar de si, vigiar hábitos e valorizar seus talentos. Metas pessoais devem ser perseguidas, agora com mais foco e disposição.

Leão 21/07 a 20/0821/07 a 20/0821/07 a 20/08

Sagitário 21/11 a 20/1221/11 a 20/12Ótimo momento astral para você hoje, um dia mágico para iniciar uma atividade nova, aceitar um desa� o esportivo ou pro� ssional, investir uns trocados numa ideia pioneira. Com o mês lunar iniciando em Áries, sua intuição será seu melhor aliado!

Gêmeos 21/05 a 20/0621/05 a 20/0621/05 a 20/06Ainda sob o impacto de Mercúrio recém-ingressado no prudente Touro, hoje você pode se conectar com as forças criativas do Sol e da Lua unidos. Trata-se da Lua nova em Áries prometendo semanas ótimas para projetar seu futuro, com muita esperança!

Libra 21/09 a 20/1021/09 a 20/1021/09 a 20/10Sol e Lua se encontram hoje em Áries. Signo complementar e oposto ao seu, abre a temporada de embates e confrontos com todo mundo que te interessa. Descubra mais sobre você e revitalize suas relações importantes abrindo-se a estas confrontações.

Aquário 21/01 a 18/0221/01 a 18/02

Touro 21/04 a 20/0521/04 a 20/0521/04 a 20/05Novidade de hoje para os taurinos é o começo da fase mais profunda de reavaliação e revisão de vida, que sempre antecede seu aniversário. Ótimo período para se dedicar ao exame de erros e derrotas; descobrirá algo sobre coragem e desprendimento.

Virgem 21/08 a 20/0921/08 a 20/09Uma vez por ano acontece o encontro do Sol e da Lua no corajoso e apaixonado Áries. Hoje é um dia assim, e este encontro ecoa por quatro semanas. Neste período, avalie a força e os recursos de seus associados, parceiros e clientes. Faça seu jogo.

Capricórnio 21/12 a 20/0121/12 a 20/01Nada como se sentir livre para fazer o que bem entender, não é mesmo? Pois esse fogo da liberdade vem com força a partir de hoje. Vai durar 28 dias, ótimos para renovar vín-culos, rever situação do imóvel e lidar com propriedades. Força do passado.

Câncer 21/06 a 20/0721/06 a 20/0721/06 a 20/07Pro� ssão, carreira, metas sociais: foco do ciclo lunar que abre com paixão e garra esta nova fase astral. Trabalho bem feito, visão de conjunto e dom para desvendar caminhos futuros serão essenciais. Destrave-se, investindo mais em sua autonomia.

Escorpião 21/10 a 20/1121/10 a 20/11Saúde, bem estar, qualidade de vida, trabalho diário: temas em alta com a Lua nova em Áries de hoje. A força vem da autonomia e do pique, mas se exagerar, corre o risco de � car com a pior parte. Não centralize decisões. invista em atitudes mais diretas.

Peixes 19/02 a 20/0319/02 a 20/0319/02 a 20/03De hoje até a próxima Lua nova (em Touro, mês que vem) focalize todos os seus talentos e dons. Este é o período do ano em que você conta com a inspiração certa para que eles rendam maior autonomia e liberdade � nanceira e emocional.

Leoninos contam com novo ciclo astral favorável a viagens, estudos superiores, acadêmicos e atividades em grupos. Seu lado disseminador e expansivo estará com força total, e você terá muitas alegrias e entusiasmo trabalhando com gente de espírito pioneiro.

Você, conhecido por ser um pensador avançado, que não tem medo de ídolos nem esquenta a cabeça com formulas pré-moldadas, tem agora um ciclo lunar delicioso para pensar e disseminar suas ideias. Inventivo, só terá de focalizar melhor seus alvos.

Bruna Marquezine já fez seu nome na TV e agora vai debutar como protagonista na Séti-ma Arte. A atriz de 20 anos fará a sua primeira protagonista no cinema.

Segundo a colunista Patricia Kogut, do jor-nal O Globo, ela vai estrelar o longa-metragem Rio/Santos, de Klaus Mitteldorf. O filme narra a história de uma jovem que acredita ter des-coberto quem é seu pai e decide procurá-lo. O alemão Peter Ketnath também integra o elenco.

Além do cinema, Bruna estará na TV em breve, na série Nada Será Como Antes, no Fantástico.

Uma arritmia cardíaca, detectada em exame de rotina, levou Lenine ao hospital. O cantor está internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, bairro da Zona Sul do Rio de Janei-ro, de acordo com informações de sua página oficial no Facebook.

Por conta da internação, o show do cantor marcado para a sexta-feira (8), em Cubatão, São Paulo, foi cancelada.

Lenine tem alta hospitalar prevista para sábado (9). Até lá, o cantor deve permanecer de repouso.

Page 9: Jornal digital 4893_sex_08042016

Polícia 9CORREIO DO SULSexta-feira,

8 de abril de 2016

encontrou sua ossada. Os restos mortais estavam enterrados na localida-de de Areias Brancas, no Arroio,próximo a casa onde ele foi assassinado.

O delegado já havia pe-dido ao Judiciário a prisão temporária dos envolvidos e no mesmo dia (20 de mar-ço), o primeiro suspeito do assassinato de Daniel foi detido pelo delegado Jair e sua equipe. No dia seguin-te, outros dois suspeitos se apresentaram na Central de Polícia.

Apenas um dos en-volvidos no crime perma-necia fugitivo da Justiça. Segundo o sargento Igor, os policiais militares de Arroio do Silva, tinham a

Casa abandonada é usada por usuários de droga

Rodrigo estava escondido bem perto de onde Daniel foi morto e enterrado

Drama de família acaba em morte Dupla furta com criança

Estudante é assaltado na rua

> PRAIA GRANDE

Um drama de famí-lia terminou de forma trágica ontem no inte-rior de Praia Grande.Na tarde desta quinta--feira, ao ser aciona-da para atender uma ocorrência, a Polícia

> BALNEÁRIO GAIVOTA

É comprovado cien-tifi camente que criança gosta de imitar o que os adultos fazem. Por isso sempre se recomenda cuidado com os exemplos dados aos pequenos.

Dois cunhados de Balneário Gaivota não

> ARARANGUÁ

Por volta das 23 ho-ras de quarta-feira, um adolescente de 17 anos desceu da van contra-tada para o transporte de universitários e fi cou aguardando seu pai, que iria levá-lo até em casa. Enquanto estava na rua, entre as aveni-das XV de Novembro e Coronel João Fernan-des, no Centro, foi abor-dado por dois indivíduos de motocicleta.

Os criminosos che-garam rápido, cerca de 30 segundos após a van deixar o estudante, exigiram que ele en-tregasse a carteira e o celular e depois fugiram em uma motocicleta CG Honda de cor preta com os objetos roubados.

A PM foi acionada e informada das caracte-rísticas da dupla, sendo que durante as buscas, localizou em uma casa abandonada e usada

Militar encontrou uma triste situação, em que um jovem teria tirado a própria vida, usando uma corda para se enforcar.

Segundo as informa-ções, o rapaz deixou uma carta explicando os moti-vos do suicídio, e um deles seria o fato de ter abusado

quiseram saber dessa re-comendação e usando uma carroça e levando uma criança junto, fi zeram um verdadeiro limpa em uma residência na comunidade de Figueirinha. A dupla furtou bebidas alcoólicas, botijão de gás e outros pro-dutos.

A Polícia Militar iniciou

por usuários de drogas, três homens já conhecidos do meio policial. Entre eles estavam dois suspeitos de terem praticado o roubo. O imóvel fica localizado na avenida Coronel João Fernandes, próximo ao local onde o estudante foi roubado.

Na residência, além de muita sujeira os militares encontraram uma moto CG de cor preta, roupas, mas não localizaram os objetos roubados. Os dois suspeitos foram levados para a Central de Polícia.

sexualmente de sua irmã, uma menor de 15 anos.

Policiais foram ao local e constatada a morte entraram em contato com a Polícia Civil e com o Instituto Médico Legal, que reco-lheu o corpo.

rondas pela região e che-gou aos ladrões que ainda estavam com tudo que tinham retirado da casa.Para supressa e decepção dos policiais, a criança presenciou toda a ação.

Os larápios foram conduzidos a delegacia e a criança entregue ao Conselho Tutelar.

Com medo de re-presálias, a vítima não quis registrar boletim de ocorrência e não compa-receu na delegacia para realizar a identifi cação dos detidos, que acaba-ram liberados.

A casa abandonada, onde os meliantes foram encontrados, perten-ce a uma construtora e está sendo utilizada por usuários de drogas. Vizinhos reclamam da situação e pedem que a construtora tome uma providência. > ARROIO DO SILVA

Na manhã desta quinta-feira, a

Polícia Militar de Arroio do Silva prendeu Rodrigo de Lima, de 19 anos. Ele é acusado, junto com mais três comparsas, de ter assassinado a golpes de martelo Daniel Izidoro Cardoso, 32.

A investigação do desaparecimento de Da-niel em maio de 2015 avançou a passos lar-gos, quando no dia 19 de março deste ano a Polícia Civil de Arroio do Silva, coordenada pelo delega-do Jair Pereira Duarte,

Mais um suspeito é preso por morteCaso Daniel

Gislaine Fontoura

Gislaine Fontoura

informação de que Rodrigo estava com mandado de prisão em aberto e sabiam onde ele possivelmente estaria residindo. “A guar-nição foi fazer rondas para tentar identifi car o local e viu Rodrigo na frente da residência”, contou.

Rodr igo fo i pre -so na rua João Carmi-natti, no bairro Areias Brancas,onde o crime foi cometido. “Ele viu a viatu-ra, tentou se evadir, mas a guarnição conseguiu pegá--lo”, revelou o sargento.

Rodrigo de Lima foi encaminhado pelos poli-ciais militares à Central de Polícia de Araranguá , onde aguarda remoção para algum presídio.

Page 10: Jornal digital 4893_sex_08042016

Publicidade10 CORREIO DO SULSexta-feira, 8 de abril de 2016

Page 11: Jornal digital 4893_sex_08042016

E DEPOIS DAQUI?

Feliz aniversário a queridíssima policial Sabrina Matos que completou mais um ano de vida. Mui-ta felicidade, sucesso, saúde, paz é o que desejam seus amigos e familiares!

Passear é bom e em boa companhia melhor ainda. Na foto o diretor de esporte de Sombrio Fernando Chimia passeando com sua amada!! Feliz aniversário a linda e sim-

patíssima Drª Daniela Reis que na última quinta-feira comple-tou mais um ano de vida!

Parabéns ao amigão Marcos Vinícius, que passou no exame da OAB depois de anos de estudo para conquistar sua formação. Parabéns, garoto e felicidade na profi ssão!!

A família da querida profes-sora Davina Coêlho curtindo o fi nal de semana!! Eita vida boa e merecida!!

Galera da Bola de Neve sempre presente em alguma aventura na região. Fé + esporte + natureza =combinação perfeita!

ROMILDO BLACK

JOGO RÁPIDO COM:

CORREIO DO SULSexta-feira,

8 de abril de 2016

[email protected]

facebook.com/romildoblack

#foradoexpediente o cobra-dor do Grupo Correio do Sul Diogo Possamai curtindo sua linda família em um belo pas-seio #Familiaétudo

#FOR

ADOE

XPED

IENT

EVá ao Posto Ipiranga que lá você encon-trará o Juarez, uma fi guraça, conhecido por sua forma diferente de fazer propaganda dos postos. Juarez tem uma personali-dade marcante e conquista clientes e amigos. O gerente que atualmente trabalha no Posto Ipiranga do Centro de Sombrio falou um pouco sobre si no #JogoRápido

Bem, chegando até aqui às vezes nos perguntamos para onde vamos. Bem, não sei o que você fez da sua vida até hoje. Se foi bom ou se foi ruim foram as nossas escolhas que de um jeito ou outro nos trouxeram a esse texto.

Certo, chegamos aqui e agora? Como já falamos várias vezes, o mundo é feito de infi ni-tas oportunidades. Sua ousadia, coragem e conhecimento podem te levar para lugares inimagi-náveis, então que tal começar agora? Sim, agora, nesse exato momento, a fazer as suas novas escolhas.

Se está contente com seu caminho continue fazendo es-colhas dentro dele e traçando novas metas. Mas se não está contente com sua vida, nada te prende a ela, saía da zona de conforto e se reinvente buscan-do novos desafi os e novas expe-riências, buscando a felicidade verdadeira.

Quando você escolhe uma porta várias outras se abrem para você, então recrie sua vida buscando diariamente a felicidade. Você é o criador de sua vida e experiência, portanto escolha caminhos, experiências e pessoas que te façam bem e isso te colocará em uma situa-ção de alegria, dando força para continuar o caminho quando se cansar da vida, que é o melhor presente que você já recebeu. Viva e eu fi co aqui torcendo por você!

FRASE

“Acredite que você pode, assim você já está no meio

do caminho”.

Theodore Roosevelt

Juarez Delmar

Amor: FamíliaFamília: Base de tudoDeus: Em primeiro lugarDinheiro: Não é tudo na vidaUm homem: EuUma mulher: Minha esposaAdoro: Meu trabalhoOdeio: InjustiçaUm lugar: FlorianópolisUm filme: A prova de fogoMúsico: Bob Marley

Frase “Seja você mesmo, com caráter, honestidade e

tenha amor no que faz”.

Esporte: FutebolTime: GrêmioSonho: Dar uma vida melhor para minha famíliaMedo: De perder minha família

Page 12: Jornal digital 4893_sex_08042016

12 CORREIO DO SULSexta-feira, 8 de abril de 2016 Publicidade

Page 13: Jornal digital 4893_sex_08042016

Geral 13CORREIO DO SULSexta-feira,

8 de abril de 2016

Reunião discutiu procedimentos sobre gripe A

Rony não tem pressa de por em votação projeto que regulariza os cemitérios

rio para que pessoas, com trânsito junto a prefeitura, articulassem a agilização da votação. O fato teria ocorrido em 2015 e o empresário es-taria pressionando devido à demora.

Situação semelhante, conforme Rony, acontece com o projeto que trata so-bre a regulamentação dos condomínios horizontais de lotes no município.

A proposta ingressou na Câmara no dia 22 de março e terá que passar por todos os procedimentos de análise antes da votação.

Rony lembrou que a regulamentação dos ce-mitérios está incluída nas discussões do Plano Diretor. “Estão aconte-cendo reuniões com esta finalidade, então seria um desrespeito e também prematuro deliberar sobre esta questão na Câmara de Vereadores”, justifi cou.

Outro fator apontado pelo presidente da Câmara que inviabiliza a votação é uma denúncia encaminha-da ao Ministério Público de pagamento de propina por parte de um empresá-

> ARARANGUÁ

O presidente da Câ-mara de Verea-

dores Rony da Silva disse que não há data defi nida para a votação do projeto que dispõe sobre a regu-lamentação de cemitérios públicos, privados e capela mortuária no município.

A proposta sobre o tema foi apresentada na sessão de segunda-feira e seguirá o trâmite rotineiro que inclui a avaliação das comissões e dos próprios vereadores.

Projeto cercado por boato e denúnciaCemitérios

Leo mostra ferimentos e diz que volta ao hospital

Vaga em creche é discutida com promotor Saúde se organiza para enfrentar gripe A > ARARANGUÁ

Empossada nesta semana, a nova secre-tária de Educação de Araranguá, Valdina Darós de Luca, tem a redução do número de crianças fora das cre-ches, um dos maiores desafios. “Temos duas novas creches que serão construídas, no bairro Jardim das Avenidas, e no Centro, para aten-der a Barranca. Isto

> ARARANGUÁ

A gerente de Saú-de da Agência de De-senvolvimento Re-gional de Araranguá, Patrícia Gomes Jones Paladini, reuniu na manhã desta quinta--feira,representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Araranguá e vigilância epidemiológi-ca municipal, e também do núcleo de epidemio-logia do Hospital Regio-nal de Araranguá, para discussão do fluxo de atendimento dos pacien-tes após as notifi cações com suspeita de gripe A H1N1.

Na pauta, estava o papel da vigilância epi-demiológica municipal em relação às pessoas que tiveram contato com pacientes notifi cados e internados e em quais casos é necessário o uso da medicação Tamifl u. “O medicamento não pode ser usado de for-

vai ajudar a reduzir a fi la de espera”, afi rma a secretária ao relatar que no pré-escolar há vagas sobrando. “Estamos com dificuldade em atender crianças entre zero e 3 anos” Valdina.

Na manhã desta quin-ta-feira, a secretária e a diretora do Ensino Infantil Patrícia Farias, estiveram reunidas com o promotor de justiça Gabriel Ricardo Zanon Meyer falando, para discutir o tema. “Foi

ma indiscriminada, e sim quando for prescrito pelo médico nos casos de sín-drome gripal ou em que existiu o contato direto com o paciente notifi cado com suspeita de H1N1 e que apresenta sintoma de gripe”, destacou a gerente.

Patrícia citou ainda que aqueles que fazem parte do grupo de risco -pessoas com doenças crô-nicas e acima de 60 anos, gestantes e crianças de seis meses a cinco anos, e que tiveram contato direto com um paciente notifi cado, devem ser me-dicados, independente

apresentada pelo Conse-lho Tutelar uma lista de espera ao promotor de 500 crianças. Mas a lista está desatualizada e em alguns casos a mesma criança aparece na lista de mais de uma creche”, declara Patrícia.

Até o segundo semes-tre deste ano, a projeção da secretaria é ofertar mais 60 vagas em creches municipais e outras 174 vagas para o início do ano letivo de 2017.

se apresentarem ou não sintoma, lembrando que todos devem passar por avaliação médica.

Além disso, a Gerên-cia de Saúde repassou a exigência da Secretaria de Estado da Saúde de que o núcleo de epidemiologia do Hospital Regional de-verá funcionar também aos fi nais de semana, o que hoje ocorre de segun-da a sexta-feira. Uma das responsabilidades do Nú-cleo é repassar informa-ções sobre os casos para a Regional de Saúde, que posteriormente comunica os municípios.

Page 14: Jornal digital 4893_sex_08042016

Publicações Legais14 CORREIO DO SULSexta-feira, 8 de abril de 2016

EDITAL DE INTIMAÇÃO

ARLINDO EDÍLIO DA ROSA, Titular do TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTOS DE TÍTULOS desta Comarca de Sombrio, situado na Av. Nereu Ramos, 1300 - Fone (48) 3533-0318 - CEP 88960-000, atendimento das 08:00h - 12:00h e 14:00h - 18:00h, faz saber na forma da Lei aos que o presente EDITAL virem, que se encontram nesse tabelionato para serem protestados, decorrido o prazo legal de 03 (três) dias úteis, por não terem sido encontrados nos endereços fornecidos, ou por se recusarem a tomar conhecimento, os títulos cujos responsáveis estão abaixo discriminados. Ficam esclarecidos, também, de que nesse mesmo prazo poderão apresentar resposta escrita, que não impedirá a lavratura do protesto.

PROT. APRESENTANTE / CNPJ DEVEDOR / CNPJProt: 145881; Devedor(es): FARMACIA FARMA NEVES LTDA ME - 08.056.820/0001-07, End: Av. Papa João XXIII, 290, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: VISION SC DIST PROD E MED LTDA; Sac: VISION SC DIST PROD E MED LTDA; Tit: 315301 ; Apr: ITAU UNIBANCO SA ; VEN: 21/03/2016; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$ 368,89 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.Prot: 145678; Devedor(es): JOSÉ VAGNER PIRES PEREIRA - 105.498.030-68, End: Rua G, sn, Balneário Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Sac: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Tit: 976-24168-5175 ; Apr: 1ª VARA DA COMARCA DE SOMBRIO-SC; VEN: 26/11/2015; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 657,19 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 105,90. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 46,00 - Condução R$ 44,90 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 105,90.Prot: 145673; Devedor(es): JOSÉ VAGNER PIRES PEREIRA - 105.498.030-68, End: Rua G, sn, Balneário Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Sac: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Tit: 9971-24163-5170 ; Apr: 1ª VARA DA COMARCA DE SOMBRIO-SC; VEN: 26/11/2015; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 657,19 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 105,90. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 46,00 - Condução R$ 44,90 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 105,90.Prot: 145674; Devedor(es): JOSÉ VAGNER PIRES PEREIRA - 105.498.030-68, End: Rua G, sn, Balneário Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Sac: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Tit: 9972-24164-5171 ; Apr: 1ª VARA DA COMARCA DE SOMBRIO-SC; VEN: 26/11/2015; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 657,19 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 105,90. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 46,00 - Condução R$ 44,90 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 105,90.Prot: 145675; Devedor(es): JOSÉ VAGNER PIRES PEREIRA - 105.498.030-68, End: Rua G, sn, Balneário Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Sac: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Tit: 9973-24165-5172 ; Apr: 1ª VARA DA COMARCA DE SOMBRIO-SC; VEN: 26/11/2015; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 657,19 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 105,90. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 46,00 - Condução R$ 44,90 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 105,90.Prot: 145676; Devedor(es): JOSÉ VAGNER PIRES PEREIRA - 105.498.030-68, End: Rua G, sn, Balneário Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Sac: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Tit: 9974-24166-5173 ; Apr: 1ª VARA DA COMARCA DE SOMBRIO-SC; VEN: 26/11/2015; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 657,19 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 105,90. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 46,00 - Condução R$ 44,90 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 105,90.Prot: 145677; Devedor(es): JOSÉ VAGNER PIRES PEREIRA - 105.498.030-68, End: Rua G, sn, Balneário Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Sac: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Tit: 9975-24167-5174 ; Apr: 1ª VARA DA COMARCA DE SOMBRIO-SC; VEN: 26/11/2015; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 657,19 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 105,90. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 46,00 - Condução R$ 44,90 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 105,90.Prot: 145672; Devedor(es): JOSÉ VAGNER PIRES PEREIRA - 105.498.030-68, End: Rua G, sn, Balneário Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Sac: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Tit: 9970-24162-5169 ; Apr: 1ª VARA DA COMARCA DE SOMBRIO-SC; VEN: 26/11/2015; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 657,19 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 105,90. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 46,00 - Condução R$ 44,90 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 105,90.Prot: 145679; Devedor(es): JOSÉ VAGNER PIRES PEREIRA - 105.498.030-68, End: Rua G, sn, Balneário Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Sac: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Tit: 997-24169-5176 ; Apr: 1ª VARA DA COMARCA DE SOMBRIO-SC; VEN: 26/11/2015; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 657,19 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 105,90. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 46,00 - Condução R$ 44,90 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 105,90.Prot: 145680; Devedor(es): JOSÉ VAGNER PIRES PEREIRA - 105.498.030-68, End: Rua G, sn, Balneário Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Sac: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Tit: 9978-24170-5177 ; Apr: 1ª VARA DA COMARCA DE SOMBRIO-SC; VEN: 26/11/2015; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 657,19 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 105,90. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 46,00 - Condução R$ 44,90 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 105,90.Prot: 145737; Devedor(es): JOSÉ VAGNER PIRES PEREIRA - 105.498.030-68, End: Rua F, sn, Balneário Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Sac: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Tit: 9990-24182-5189 ; Apr: 1ª VARA DA COMARCA DE SOMBRIO-SC; VEN: 26/11/2015; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 657,19 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 105,90. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 46,00 - Condução R$ 44,90 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 105,90.Prot: 145740; Devedor(es): JOSÉ VAGNER PIRES PEREIRA - 105.498.030-68, End: Rua F, sn, Balneário Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Sac: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Tit: 9993-24185-5192 ; Apr: 1ª VARA DA COMARCA DE SOMBRIO-SC; VEN: 26/11/2015; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 657,19 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 105,90. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 46,00 - Condução R$ 44,90 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 105,90.Prot: 145741; Devedor(es): JOSÉ VAGNER PIRES PEREIRA - 105.498.030-68, End: Rua F, sn, Balneário Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Sac: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Tit: 9994-24186-5193 ; Apr: 1ª VARA DA COMARCA DE SOMBRIO-SC; VEN: 26/11/2015; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 657,19 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 105,90. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 46,00 - Condução R$ 44,90 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 105,90.Prot: 145742; Devedor(es): JOSÉ VAGNER PIRES PEREIRA - 105.498.030-68, End: Rua F, sn, Balneário Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Sac: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Tit: 9995-24187-5194 ; Apr: 1ª VARA DA COMARCA DE SOMBRIO-SC; VEN: 26/11/2015; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 657,19 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 105,90. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 46,00 - Condução R$ 44,90 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 105,90.Prot: 145658; Devedor(es): JOSÉ VAGNER PIRES PEREIRA - 105.498.030-68, End: Rua G, sn, Balneário Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Sac: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Tit: 9956-24148-5155 ; Apr: 1ª VARA DA COMARCA DE SOMBRIO-SC; VEN: 26/11/2015; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 677,90 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 105,90. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00

- Diligência R$ 46,00 - Condução R$ 44,90 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 105,90.Prot: 145664; Devedor(es): JOSÉ VAGNER PIRES PEREIRA - 105.498.030-68, End: Rua G, sn, Balneário Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Sac: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Tit: 9962-24154-5161 ; Apr: 1ª VARA DA COMARCA DE SOMBRIO-SC; VEN: 26/11/2015; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 677,90 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.Prot: 145659; Devedor(es): JOSÉ VAGNER PIRES PEREIRA - 105.498.030-68, End: Rua G, sn, Balneário Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Sac: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Tit: 9957-24149-5156 ; Apr: 1ª VARA DA COMARCA DE SOMBRIO-SC; VEN: 26/11/2015; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 677,90 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 105,90. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 46,00 - Condução R$ 44,90 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 105,90.Prot: 145660; Devedor(es): JOSÉ VAGNER PIRES PEREIRA - 105.498.030-68, End: Rua G, sn, Balneário Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Sac: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Tit: 9958-24150-5157 ; Apr: 1ª VARA DA COMARCA DE SOMBRIO-SC; VEN: 26/11/2015; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 677,90 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 105,90. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 46,00 - Condução R$ 44,90 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 105,90.Prot: 145661; Devedor(es): JOSÉ VAGNER PIRES PEREIRA - 105.498.030-68, End: Rua G, sn, Balneário Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Sac: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Tit: 9959-24151-5158 ; Apr: 1ª VARA DA COMARCA DE SOMBRIO-SC; VEN: 26/11/2015; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 677,90 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 105,90. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 46,00 - Condução R$ 44,90 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 105,90.Prot: 145662; Devedor(es): JOSÉ VAGNER PIRES PEREIRA - 105.498.030-68, End: Rua G, sn, Balneário Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Sac: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Tit: 9960-24152-5159 ; Apr: 1ª VARA DA COMARCA DE SOMBRIO-SC; VEN: 26/11/2015; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 677,90 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 105,90. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 46,00 - Condução R$ 44,90 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 105,90.Prot: 145663; Devedor(es): JOSÉ VAGNER PIRES PEREIRA - 105.498.030-68, End: Rua G, sn, Balneário Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Sac: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Tit: 9961-24153-5160 ; Apr: 1ª VARA DA COMARCA DE SOMBRIO-SC; VEN: 26/11/2015; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 677,90 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 105,90. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 46,00 - Condução R$ 44,90 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 105,90.Prot: 145671; Devedor(es): JOSÉ VAGNER PIRES PEREIRA - 105.498.030-68, End: Rua G, sn, Balneário Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Sac: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Tit: 9969-24161-5168 ; Apr: 1ª VARA DA COMARCA DE SOMBRIO-SC; VEN: 26/11/2015; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 657,19 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 105,90. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 46,00 - Condução R$ 44,90 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 105,90.Prot: 145665; Devedor(es): JOSÉ VAGNER PIRES PEREIRA - 105.498.030-68, End: Rua G, sn, Balneário Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Sac: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Tit: 9963-24155-5162 ; Apr: 1ª VARA DA COMARCA DE SOMBRIO-SC; VEN: 26/11/2015; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 1.336,85 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 105,90. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 46,00 - Condução R$ 44,90 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 105,90.Prot: 145666; Devedor(es): JOSÉ VAGNER PIRES PEREIRA - 105.498.030-68, End: Rua G, sn, Balneário Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Sac: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Tit: 9964-24156-5163 ; Apr: 1ª VARA DA COMARCA DE SOMBRIO-SC; VEN: 26/11/2015; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 657,19 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 105,90. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 46,00 - Condução R$ 44,90 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 105,90.Prot: 145667; Devedor(es): JOSÉ VAGNER PIRES PEREIRA - 105.498.030-68, End: Rua G, sn, Balneário Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Sac: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Tit: 9965-24157-5164 ; Apr: 1ª VARA DA COMARCA DE SOMBRIO-SC; VEN: 26/11/2015; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 657,19 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 105,90. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 46,00 - Condução R$ 44,90 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 105,90.Prot: 145668; Devedor(es): JOSÉ VAGNER PIRES PEREIRA - 105.498.030-68, End: Rua G, sn, Balneário Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Sac: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Tit: 9966-24158-5165 ; Apr: 1ª VARA DA COMARCA DE SOMBRIO-SC; VEN: 26/11/2015; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 4.651,51 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 105,90. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 46,00 - Condução R$ 44,90 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 105,90.Prot: 145669; Devedor(es): JOSÉ VAGNER PIRES PEREIRA - 105.498.030-68, End: Rua G, sn, Balneário Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Sac: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Tit: 9967-24159-5166 ; Apr: 1ª VARA DA COMARCA DE SOMBRIO-SC; VEN: 26/11/2015; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 657,19 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 105,90. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 46,00 - Condução R$ 44,90 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 105,90.Prot: 145670; Devedor(es): JOSÉ VAGNER PIRES PEREIRA - 105.498.030-68, End: Rua G, sn, Balneário Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Sac: MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO GAIVOTA; Tit: 9968-24160-5167 ; Apr: 1ª VARA DA COMARCA DE SOMBRIO-SC; VEN: 26/11/2015; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 657,19 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 105,90. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 46,00 - Condução R$ 44,90 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 105,90.Prot: 145870; Devedor(es): MARCELO MOISES SCHULTZ - 15.065.959/0001-82, End: Rua Caetano Emerim, 1648, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: BANCO COOPERATIVO DO BRASIL S.A.; Sac: JERONIMO DOCE VIDA LTDA; Tit: 8337 ; Apr: BANCO DO BRASIL SA; VEN: 29/03/2016; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$ 209,68 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 70,96. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 46,00 - Condução R$ 9,96 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 70,96.Prot: 145891; Devedor(es): MARCIA RIBEIRO FERNANDES - 827.694.519-87, End: Br 101 Km 430, S/N, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: CONFECCOES MATTRIC LTDA; Sac: CONFECCOES MATTRIC LTDA; Tit: 1460160 ; Apr: FCDL; VEN: 19/10/2015; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$ 477,36 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 61,03. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 16,03 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 61,03.Prot: 145890; Devedor(es): NERI JACOB PEREIRA - 823.248.839-53, End: Estrada Geral, S/N,

Page 15: Jornal digital 4893_sex_08042016

Publicações Legais 15CORREIO DO SULSexta-feira,

8 de abril de 2016

Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: CONFECCOES MATTRIC LTDA; Sac: CONFECCOES MATTRIC LTDA; Tit: 1472114 ; Apr: FCDL; VEN: 02/10/2015; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$ 300,90 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 98,75. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 46,00 - Condução R$ 37,75 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 98,75.Prot: 145850; Devedor(es): ROSELIA EUSEBIO BORGES - 20.116.363/0001-02, End: Rua Breno Cardoso, S/N, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: ARMAZEM DIST. E LOGISTICA LTDA; Sac: ARMAZEM DIST. E LOGISTICA LTDA; Tit: 0001220441 ; Apr: COOP.CRED.MUTUO DOS PROFISSIONAIS DA ARE; VEN: 14/03/2016; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$ 460,02 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.Prot: 145851; Devedor(es): ROSELIA EUSEBIO BORGES - 20.116.363/0001-02, End: Rua Breno Cardoso, S/N, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: ARMAZEM DIST. E LOGISTICA LTDA; Sac: ARMAZEM DIST. E LOGISTICA LTDA; Tit: 0001220441 ; Apr: COOP.CRED.MUTUO DOS PROFISSIONAIS DA ARE; VEN: 21/03/2016; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$ 460,02 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.Prot: 145852; Devedor(es): ROSELIA EUSEBIO BORGES - 20.116.363/0001-02, End: Rua Breno Cardoso, S/N, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: ARMAZEM DIST. E LOGISTICA LTDA; Sac: ARMAZEM DIST. E LOGISTICA LTDA; Tit: 0001220441 ; Apr: COOP.CRED.MUTUO DOS PROFISSIONAIS DA ARE; VEN: 28/03/2016; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$ 460,02 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.Prot: 145839; Devedor(es): ROSELIA EUZEBIO BORGES - 20.116.363/0001-02, End: Rua Breno Cardoso, 1068, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: BANCO CITIBANK S.A; Sac: TISCOSKI DISTRIBUIDORA COMERCIAL LTDA; Tit: 000638860B ; Apr: BANCO BRADESCO S A ; VEN: 24/03/2016; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$ 1.544,52 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.Prot: 145824; Devedor(es): SERGIO DA SILVA RAUPP - 035.257.869-64, End: Rua Maximo Rodrigues da Silva, 502, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: RELOJOARIA E OTICA TRESPACH LTDA EPP; Sac: RELOJOARIA E OTICA TRESPACH LTDA EPP; Tit: 014852 ; Apr: FCDL; VEN: 27/12/2015; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$ 798,09 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.Prot: 145823; Devedor(es): SILVIA MARIA OLIVEIRA DO CANTO - 540.536.099-68, End: Rua Candido Magnus da Rosa, 11, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: CONFECCOES MATTRIC LTDA; Sac: CONFECCOES MATTRIC LTDA; Tit: 1435268 ; Apr: FCDL; VEN: 06/03/2016; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$ 4.248,00 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.Certifi co, para os devidos fi ns, que o presente edital foi afi xado no mural da serventia em: 08/04/2016.

Sombrio - SC, 08/04/2016 - ARLINDO EDÍLIO DA ROSA

Page 16: Jornal digital 4893_sex_08042016

Publicidade16 CORREIO DO SULSexta-feira, 8 de abril de 2016

Page 17: Jornal digital 4893_sex_08042016

Publicidade 17CORREIO DO SULSexta-feira,

8 de abril de 2016

Page 18: Jornal digital 4893_sex_08042016

> SOMBRIO

A prefeitura de Som-brio realiza em seu

auditório, às 19h30min de hoje, a primeira reunião com dirigentes dos 36 times que participarão do Campeonato Sombriense de Futebol Amador 2016, nas três divisões da cate-goria livre.

O certame, que tem a Coruja como atual campeã, tem data pre-vista para início no ia

Sombriense faz primeiro congresso técnico

Sexta-feira, 8 de abril de 2016

26-27-30-34-63CONCURSO 4.053

QUINA 07/04

15 de Maio, quando as obras no estádio Antônio Sant’Helena estarão bem adiantadas, com campo fi -nalizado para a bola rolar, além de estar muito pró-ximo de inaugurar e ser entrega o novo estádio do Distrito Boa Esperança.

O encontro inicial será para tratar de detalhes sobre o regulamento e a confirmação dos times que, se não garantirem suas presenças, serão substituídos por equipes na fi la de espera da ter-

ceira divisão, subindo de divisões em caso de de-sistência os melhores co-locados das séries B e C. “Vamos para mais um ano de muito esporte, muito futebol e ano de chegada da Tocha olímpica então, além de boas competições estamos deixando nossas praças esportivas ainda melhores e fazendo no-vas para proporcionar cada vez mais esporte e lazer gratuitos aos som-brienses”, disse o prefeito Zênio Cardoso.

Com duas dúvidas no time, Grêmio chega a Quito para duelo com a LDU

Inter faz mistério, fecha treino e evita confi rmar volta de Anderson

> QUITO

O Grêmio está em solo equatoriano. Com seis dias de antecedên-cia para a partida com a LDU, na próxima quarta, o clube gaúcho desembarcou em Quito no início da tarde desta quinta-feira. Os dois jogadores que mais inspiram preocupação são o volante Wala-ce, que apareceu com o tornozelo esquerdo imobilizado e mancan-do, e o centroavante Bobô. A curiosidade

> PORTO ALEGRE

O mistério prosse-gue no Beira-Rio. Na ins-tável tarde desta quinta--feira, Argel optou pela privacidade e fechou os portões do Beira-Rio, o que mantém a dúvida sobre a utilização ou não de Anderson na partida de domingo contra o São Paulo, pelas quartas de fi nal do Gauchão.

O canhoto é a única interrogação do time. Na

direito, chegou mancan-do ao hotel. O atacante sentiu o músculo adutor pesar e pediu para ser substituído. A dupla será reavaliada na ca-pital equatoriana, mas ainda não tem garantia que entra em campo.

Marquinhos, autor de um gol e uma assistência na vitória por 3 a 0 sobre o Glória, permanecerá entre os titulares.

ficou por conta do en-contro da delegação do Grêmio com integrantes do Atlético-MG.

Ambos deixaram a goleada por 4 a 1 sobre o Brasil de Pelotas com pro-blemas. O meio-campista, com dores no tornozelo

última quarta, trabalhou junto com Alex na caixa de areia para aprimorar o condicionamento físico. Caso não seja liberado,

Page 19: Jornal digital 4893_sex_08042016

O evento ofi cial de lan-çamento do “Programa Futebol para Todos”, foi realizado em Brasília, no mês passado e contou com a presença do prefeito Sandro Roberto Maciel. “A vinda pela primeira vez na história de recursos do Ministério dos Espor-tes para a realização do campeonato é mais um exemplo de parceria bem sucedida entre município e governo federal. Um ex-celente projeto que ajuda a desenvolver ainda mais o esporte. Com isso, vamos

> ARARANGUÁ

Neste sábado, dia 9, inicia o Campeo-

nato Municipal de Futebol de Araranguá 2016 – Taça Alvaro Batista Neto. Doze equipes participam da Sé-rie A, categoria principal da competição. O atual campeão é o São José e o time faz a primeira parti-da contra o Bom Jesus.O duelo está marcado para às 15 horas, no Centro de Treinamento Emerson Almeida, no bairro Mato Alto. Antes, às 13h15min, na categoria sub-20, as duas equipes entram em campo e em seguida o cerimonial de abertura da competição. No domingo do dia 17, iniciará a Série B da competição. Já a inédita categoria femini-na, deverá começar em meados de maio.

O torneio será o pri-meiro evento esportivo de Araranguá sob o coman-do do novo subsecretário municipal de Esportes, Alex Sander Ferro Cris-tiano. “Este ano daremos um salto de qualidade

Política 19CORREIO DO SULSexta-feira,

8 de abril de 2016

O campeonato

São José e Bom Jesus abrem Municipal

no campeonato. Foi um projeto pensado também na inclusão da categoria feminina, algo novo para o município. Vou me de-dicar ao máximo neste período à frente da Subse-cretaria para realizar um ótimo campeonato assim como em todos os even-tos esportivos planejados para 2016”, afi rma Alex ao reconhecer o empenho e parceria com o antecessor, Luciano Pires.

Neste ano, pela pri-meira vez na história, o

município vai contar com apoio fi nanceiro do gover-no federal para a realiza-ção do campeonato. Ainda em 2015, o projeto elabo-rado pela Subsecretaria Municipal de Esportes, que teve o atual coman-dante da pasta a frente do processo, foi aprovado pelo Ministério dos Es-portes dentro dos critérios de seleção de projetos de organização e realização de torneio ou competição de futebol de campo não--profi ssional.

integrar as comunidades proporcionando acesso ademocrático aos espaços de lazer, esporte e cultura” destaca o prefeito Sandro Roberto Maciel.

As equipes que dis-putam a 1ª Divisão foram distribuídas em duas cha-ves, sendo seis para cada que jogam entre si dentro da chave. Classifi cam-se para a segunda fase as quatro melhores colocadas de cada grupo. Nesta fase,

as oito equipes classifi-cadas serão divididas em quatro novas chaves com duas equipes cada e em jo-gos eliminatórios simples. A equipe melhor classifi -cada na 1ª fase (classifi -catória) tem o mando de campo e a vantagem no caso de empate no tempo regulamentar.

Em seguida, jogam a fase semifinal, as quatro equipes vencedoras na fase anterior também em jogos eliminatórios simples. O mando de campo mantém o time melhor colocado na fase classificatória e em caso de empate no tempo regulamentar a decisão será através de penalidades máximas. Os vencedores decidem o título em uma única partida. Se empatar no tempo normal, a decisão também será nos pênaltis.

A competição será pro-movida pela Prefeitura de Araranguá, por meio da Subsecretaria Municipal de Esportes, conta com patrocínio institucional do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, e sob a coordenação da JB Esportes, do professor José Búrigo.

Page 20: Jornal digital 4893_sex_08042016

SEXTA-FEIRA, SÁBADO E DOMINGO, 8, 9 E 10 DE ABRIL DE 2016

Page 21: Jornal digital 4893_sex_08042016

Página 5

Página 3

Mudando a assistência social

Págin 7

Merendeiras têm curso com nutricionista

Sexta-feira, sábado e domingo, 8, 9 e 10 de abril de 2016Sexta-feira, sábado e domingo, 8, 9 e 10 de abril de 2016Sexta-feira, sábado e domingo, 8, 9 e 10 de abril de 2016

Mamãe é coruja

A Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social de Ermo iniciou na se-mana passada o programa Mamãe Coruja.As coordenadoras responsáveis pelo programa, Ieda Cândido (naturóloga) e Bruna Miglioranza (nutricionista) realizam palestras e ensinam a técnica da massagem shantala para bebês, além de orientar o banho de ofurô para os pequeninos.A iniciativa visa orientar as gestantes sobre assuntos relacionados ao período gestacional, puerpério e cuidados com o recém nascido. Serão dez encon-tros com palestras e práticas de massagem e de banho no recém nascido, treinados em bonecas.Tanto a shantala como o banho de ofurô visa a melhora da saúde do bebê. Entre os benefícios que eles exercem estão: aumento do vínculo afetivo mãe/fiho, alívio de cólicas, melhora no sono, traz tranquilidade ao bebê, mehora do sistema respiratório e digestivo, entre outros.

é coruja

Page 22: Jornal digital 4893_sex_08042016

CORREIO DO SULSexta-feira, 8 de abril de 20162 CORREIO DO SUL

Sexta-feira, 8 de abril de 2016 3

A tontura é frequente na população idosa, sendo o segundo sin-toma mais comum na população até os 65 anos. É incidente em 5 a 10% da população mundial; e é a sétima reclamação mais co-mumente encontrada na população femini-na. Sabe-se que a ton-tura está associada ao comprometimento da qualidade de vida. Por este motivo, a fisio-terapia visa contribuir para diminuir estes sintomas e o risco de quedas, melhorando a qualidade de vida dos idosos.Pensando nisso, as acadêmicas de fisiote-rapia da Universidade Federal de Santa Ca-tarina de Araranguá,

Alunas pesquisam a tontura

Médicos e dentistas do serviço público estadual devem, obrigatoriamente, solicitar exames e receitar medicamentos reconhecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).A determinação do governador Raimundo Colombo foi formalizada através do Decreto Nº 241.O objetivo é que os profissionais da Saúde sigam os procedimentos clínicos e as diretrizes terapêuticas do SUS, dando prioridade aos tratamentos seguros e efeti-vos, em benefício dos pacientes. A iniciativa da Procuradoria Geral do Estado e da Secretaria de Estado da Saúde tem também a intenção de diminuir a “judicialização da saúde”. Frequentemen-te, mesmo com alternativas adequadas, médicos e dentistas do Estado prescre-vem medicamentos e exames não padronizados, em desacordo com as políticas públicas, o que leva o paciente a tentar obtê-los gratuitamente por meio de ações judiciais.O artigo 3º do decreto, porém, reconhece a possibilidade de médicos e dentistas adotarem prescrição diversa da convencional, desde que mediante justificativa técnica, em caso de verificar que a opção disponível pelo SUS é inadequada ou insuficiente para o tratamento do paciente. Nesse caso, o paciente deverá ser informado sobre o potencial dos serviços públicos de saúde e de sua utilização pelo usuário.A nova legislação, também deverá gerar economia ao Estado com relação às des-pesas com cumprimento de ordens judiciais em demandas de prestação de assis-tência à saúde. Isso, porque muitas vezes os próprios juízes consideram o fato de a prescrição ser de um profissional do SUS como presunção de sua legitimidade, o que prejudica a defesa da política pública em juízo, diante da incoerência gerada por pronunciamentos contraditórios dentro de um mesmo órgão.

Direito à dignidade hu-mana, igualdade e jus-

tiça social, importância da participação da sociedade, responsabilidade do go-verno, são alguns temas debatidos quando se fala no Sistema Único de Assis-tência Social (SUAS). Em um desses debates, em Araranguá, Moacir Macha-do, representante da As-sociação dos Deficientes Físicos (Adear), disse que era a primeira vez que es-tava fazendo parte de uma mesa de autoridades. “Sou analfabeto, tenho minhas deficiências, mas estou fa-zendo o EJA e lutando por nossos direitos”, demons-trou na prática o que é ci-dadania, um conceito que mudou bastante nos últi-mos anos. O secretário de Assistência Social Eduardo

Mudando a assistência social Chico Merêncio lembrou essa mudança. “Antiga-mente havia a política da cesta básica de assisten-cialismo e as pessoas têm que entender que a polí-tica deve ser para o bem comum”.O setor de assistência so-cial dos municípios hoje trabalha amparado por um Conselho Municipal de Assistência Social. Em Ara-ranguá eles são bem vin-dos, diz o prefeito Sandro Maciel.”Sempre estimulei a participação dos conse-lhos porque entendo que quanto mais a sociedade funciona a cidade será melhor”.A assistente social e mes-tre em Serviço Social, Mi-rella Rocha, reclama que a política de assistência social em Santa Catarina

tem pouca participação do estado, que financia muito pouco as ações e a maior parte recai sobre os municípios. “Por isso a im-portância do debate, para que possamos consolidar uma política social como uma política de estado, com maior financiamen-to, concursos públicos para os servidores, entre outras ações”, afirma. Conforme Mirella, o SUAS em dez anos mudou a vida de milhões de brasileiros, tirando famílias que viviam abaixo da linha da miséria. “Hoje temos programas como o Cras, Creas e Centro POP em muitos municípios e que estão mudando a vida das pessoas. O proble-ma é que temos 500 anos de uma história de um es-tado paternalista”, afirma.

Medicamentos, só os reconhecidos pelo SUS

Ana Carla Nazário e Ca-roline Della Giustina, es-tão fazendo um trabalho de conclusão de curso voltado à avaliação e tra-tamento de tontura em idosas.O objetivo é avaliar e tra-tar mulheres acima dos 60 anos que apresentem sintomas de tontura. A avaliação e o tratamento são gratuitos. As interes-

sadas devem procurar as acadêmicas pelos conta-tos:

Ana Carla Nazário(48)96254320email:[email protected]

Caroline Della Giustina(48) 91110759 email: [email protected]

Page 23: Jornal digital 4893_sex_08042016

CORREIO DO SULSexta-feira, 8 de abril de 2016 3

A tontura é frequente na população idosa, sendo o segundo sin-toma mais comum na população até os 65 anos. É incidente em 5 a 10% da população mundial; e é a sétima reclamação mais co-mumente encontrada na população femini-na. Sabe-se que a ton-tura está associada ao comprometimento da qualidade de vida. Por este motivo, a fisio-terapia visa contribuir para diminuir estes sintomas e o risco de quedas, melhorando a qualidade de vida dos idosos.Pensando nisso, as acadêmicas de fisiote-rapia da Universidade Federal de Santa Ca-tarina de Araranguá,

Alunas pesquisam a tontura

Médicos e dentistas do serviço público estadual devem, obrigatoriamente, solicitar exames e receitar medicamentos reconhecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).A determinação do governador Raimundo Colombo foi formalizada através do Decreto Nº 241.O objetivo é que os profissionais da Saúde sigam os procedimentos clínicos e as diretrizes terapêuticas do SUS, dando prioridade aos tratamentos seguros e efeti-vos, em benefício dos pacientes. A iniciativa da Procuradoria Geral do Estado e da Secretaria de Estado da Saúde tem também a intenção de diminuir a “judicialização da saúde”. Frequentemen-te, mesmo com alternativas adequadas, médicos e dentistas do Estado prescre-vem medicamentos e exames não padronizados, em desacordo com as políticas públicas, o que leva o paciente a tentar obtê-los gratuitamente por meio de ações judiciais.O artigo 3º do decreto, porém, reconhece a possibilidade de médicos e dentistas adotarem prescrição diversa da convencional, desde que mediante justificativa técnica, em caso de verificar que a opção disponível pelo SUS é inadequada ou insuficiente para o tratamento do paciente. Nesse caso, o paciente deverá ser informado sobre o potencial dos serviços públicos de saúde e de sua utilização pelo usuário.A nova legislação, também deverá gerar economia ao Estado com relação às des-pesas com cumprimento de ordens judiciais em demandas de prestação de assis-tência à saúde. Isso, porque muitas vezes os próprios juízes consideram o fato de a prescrição ser de um profissional do SUS como presunção de sua legitimidade, o que prejudica a defesa da política pública em juízo, diante da incoerência gerada por pronunciamentos contraditórios dentro de um mesmo órgão.

Direito à dignidade hu-mana, igualdade e jus-

tiça social, importância da participação da sociedade, responsabilidade do go-verno, são alguns temas debatidos quando se fala no Sistema Único de Assis-tência Social (SUAS). Em um desses debates, em Araranguá, Moacir Macha-do, representante da As-sociação dos Deficientes Físicos (Adear), disse que era a primeira vez que es-tava fazendo parte de uma mesa de autoridades. “Sou analfabeto, tenho minhas deficiências, mas estou fa-zendo o EJA e lutando por nossos direitos”, demons-trou na prática o que é ci-dadania, um conceito que mudou bastante nos últi-mos anos. O secretário de Assistência Social Eduardo

Mudando a assistência social Chico Merêncio lembrou essa mudança. “Antiga-mente havia a política da cesta básica de assisten-cialismo e as pessoas têm que entender que a polí-tica deve ser para o bem comum”.O setor de assistência so-cial dos municípios hoje trabalha amparado por um Conselho Municipal de Assistência Social. Em Ara-ranguá eles são bem vin-dos, diz o prefeito Sandro Maciel.”Sempre estimulei a participação dos conse-lhos porque entendo que quanto mais a sociedade funciona a cidade será melhor”.A assistente social e mes-tre em Serviço Social, Mi-rella Rocha, reclama que a política de assistência social em Santa Catarina

tem pouca participação do estado, que financia muito pouco as ações e a maior parte recai sobre os municípios. “Por isso a im-portância do debate, para que possamos consolidar uma política social como uma política de estado, com maior financiamen-to, concursos públicos para os servidores, entre outras ações”, afirma. Conforme Mirella, o SUAS em dez anos mudou a vida de milhões de brasileiros, tirando famílias que viviam abaixo da linha da miséria. “Hoje temos programas como o Cras, Creas e Centro POP em muitos municípios e que estão mudando a vida das pessoas. O proble-ma é que temos 500 anos de uma história de um es-tado paternalista”, afirma.

Medicamentos, só os reconhecidos pelo SUS

Ana Carla Nazário e Ca-roline Della Giustina, es-tão fazendo um trabalho de conclusão de curso voltado à avaliação e tra-tamento de tontura em idosas.O objetivo é avaliar e tra-tar mulheres acima dos 60 anos que apresentem sintomas de tontura. A avaliação e o tratamento são gratuitos. As interes-

sadas devem procurar as acadêmicas pelos conta-tos:

Ana Carla Nazário(48)96254320email:[email protected]

Caroline Della Giustina(48) 91110759 email: [email protected]

Page 24: Jornal digital 4893_sex_08042016

CORREIO DO SULSexta-feira, 8 de abril de 2016

Linha SpaFlorien

4

ASecretaria Munici-pal de Saúde de

Sombrio realizou nes-ta quinta-feira, Dia Mundial da Saúde, uma série de ações com o tema ‘Vida Saudável’, em parce-

Em comemoração ao Dia Mundial da Saú-de, celebrado em 7 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Gaivota realizou atividades de combate ao sedenta-rismo, buscando pro-

Secretarias marcam

Balneário Gaivota

Dia da Saúde Bebidas instantâneas

Além dos benefícios proporcionados pelas plantas, eles são práticos e de rápido preparo. Basta diluir em agua quente ou fria e está pronto para beber.

Detox:Contém gojiberry, hibiscos e chá vermelho.Elimina as toxinas do organismo e ajuda a reduzir gordura corporal.

LipoSpa:Contém chá verde, chá de oliveira reduzindo medidas e proporciona efeito antiobesidade com mais qualidade de vida.

Suco Verde: Reduz gordura corporal e elimina toxinas, além de ajudar a acelerar o metabolismo.

Energy: Contém Guaraná, Açaí, Chá branco, Chá vermelho e Chá verde. Pro-porciona mais energia e disposição, ideal para consumo antes das atividades físicas.

NutritionSlim:Alimento funcional rico em

fi bras e cereais, reduz o apetite e auxilia no equilíbrio das funções intestinais. Pode ser consumidos junto a sucos, frutas e iogurtes.

Qualquer dúvida consulte uma de nossas farmacêuticas.

ria com as Unidades de Saúde dos bairros, a Gerência Regional de Saúde e a Secreta-ria de Estado da Saúde de Santa Catarina, ao lado da Unidade Cen-tral, anexa ao Hospital

mover a prevenção de doenças ocasionadas pelos maus hábitos do cotidiano.A ação aconteceu pela manhã com dois gru-pos de projetos que já vêm sendo realizados com a fisioterapeu-

Dom Joaquim.Foram horas de ati-vidades como exer-cícios de alonga-mento, promovidos por professores de educação física do Departamento Mu-

ta e a nutricionista do Posto de Saúde Central, Lilian Maia e Paula Monteiro. “Hoje conseguimos reunir o grupo que ao longo do ano se-guirá com o acom-panhamento e com

nicipal de Esportes, palestra sobre boa alimentação, distri-buição de frutas e água, entrega de in-formativos e conver-sas sobre combate à dengue, a chikun-gunya e o zika vírus, aferição de pressão, testes rápidos de ní-vel de glicose e con-versas sobre higiene bucal e pessoal.Crianças, adultos e idosos participaram das atividades, que tiveram visita de alunos do Centro de Atendimento a Crian-ça e ao Adolescente,

certeza terá mais qualidade de vida com as atividades que estão propostas no projeto” ressaltou Paula.André Costa, do De-partamento Municipal de Esportes, iniciou a mobilização com alongamentos e em seguida deu início a caminhada de apro-ximadamente 3 km. No retorno ao posto de saúde, Lilian apre-sentou exercícios de postura feitos com o grupo de fisioterapia.De acordo com o se-cretário de Saúde, José Luiz de Oliveira

Page 25: Jornal digital 4893_sex_08042016

CORREIO DO SULSexta-feira, 8 de abril de 2016

Linha SpaFlorien

4

ASecretaria Munici-pal de Saúde de

Sombrio realizou nes-ta quinta-feira, Dia Mundial da Saúde, uma série de ações com o tema ‘Vida Saudável’, em parce-

Em comemoração ao Dia Mundial da Saú-de, celebrado em 7 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Gaivota realizou atividades de combate ao sedenta-rismo, buscando pro-

Secretarias marcam

Balneário Gaivota

Dia da Saúde Bebidas instantâneas

Além dos benefícios proporcionados pelas plantas, eles são práticos e de rápido preparo. Basta diluir em agua quente ou fria e está pronto para beber.

Detox:Contém gojiberry, hibiscos e chá vermelho.Elimina as toxinas do organismo e ajuda a reduzir gordura corporal.

LipoSpa:Contém chá verde, chá de oliveira reduzindo medidas e proporciona efeito antiobesidade com mais qualidade de vida.

Suco Verde: Reduz gordura corporal e elimina toxinas, além de ajudar a acelerar o metabolismo.

Energy: Contém Guaraná, Açaí, Chá branco, Chá vermelho e Chá verde. Pro-porciona mais energia e disposição, ideal para consumo antes das atividades físicas.

NutritionSlim:Alimento funcional rico em

fi bras e cereais, reduz o apetite e auxilia no equilíbrio das funções intestinais. Pode ser consumidos junto a sucos, frutas e iogurtes.

Qualquer dúvida consulte uma de nossas farmacêuticas.

ria com as Unidades de Saúde dos bairros, a Gerência Regional de Saúde e a Secreta-ria de Estado da Saúde de Santa Catarina, ao lado da Unidade Cen-tral, anexa ao Hospital

mover a prevenção de doenças ocasionadas pelos maus hábitos do cotidiano.A ação aconteceu pela manhã com dois gru-pos de projetos que já vêm sendo realizados com a fisioterapeu-

Dom Joaquim.Foram horas de ati-vidades como exer-cícios de alonga-mento, promovidos por professores de educação física do Departamento Mu-

ta e a nutricionista do Posto de Saúde Central, Lilian Maia e Paula Monteiro. “Hoje conseguimos reunir o grupo que ao longo do ano se-guirá com o acom-panhamento e com

nicipal de Esportes, palestra sobre boa alimentação, distri-buição de frutas e água, entrega de in-formativos e conver-sas sobre combate à dengue, a chikun-gunya e o zika vírus, aferição de pressão, testes rápidos de ní-vel de glicose e con-versas sobre higiene bucal e pessoal.Crianças, adultos e idosos participaram das atividades, que tiveram visita de alunos do Centro de Atendimento a Crian-ça e ao Adolescente,

certeza terá mais qualidade de vida com as atividades que estão propostas no projeto” ressaltou Paula.André Costa, do De-partamento Municipal de Esportes, iniciou a mobilização com alongamentos e em seguida deu início a caminhada de apro-ximadamente 3 km. No retorno ao posto de saúde, Lilian apre-sentou exercícios de postura feitos com o grupo de fisioterapia.De acordo com o se-cretário de Saúde, José Luiz de Oliveira

CORREIO DO SULSexta-feira, 8 de abril de 2016

Alergia respiratória infantil

5

Dia da Saúde Em época de tempo seco, as crianças são as que mais padecem com o excesso de poluição e baixa umidade do ar. Narinas congestionadas e com secre-ção, além de tosse seca e constante, são os maiores incômodos sofridos pelos pequenos.

Alguns podem apresentar a rinite alérgica, uma infl amação da mucosa do nariz que tem como sin-tomas coceira, espirros, nariz entupido e coriza. A rinite alérgica é menos comum nos primeiros dois anos de vida e começa a tornar-se mais prevalente em crianças na idade pré-escolar e escolar.

Mitos e verdades

1)Lavagens nasais podem ser realizadas re-gularmente.

Verdade. A lavagem nasal auxilia na remoção de antígenos (partículas ou moléculas) que, ao entrarem em contato com a mucosa nasal, colaboram para o desencadeamento de crises alérgicas. Além disso, auxilia na retirada do excesso de muco. O importante é não agredir o nariz..

2) As alergias respiratórias só ocorrem em dias mais frios.

Mito. As crises de alergias respiratórias ocorrem em qualquer época do ano. Porém, nas estações mais frias (outono e inverno) o aumento dos sinto-mas acontece devido ao ar seco e temperatura mais baixa. Nessa época do ano, também há aumento da exposição aos ácaros e fungos como a que ocorre pelo maior contato com as roupas de frio e cobertores que são retirados do armário.

3)Produtos com cheiros fortes devem ser evitados.

Verdade. Os perfumes, mesmo os de fi xação mais leve como águas de colônia, precisam ser evitados pelos alérgicos, inclusive, por parentes próximos. Os produtos de limpeza, também devem ser utilizados longe da presença da criança para evitar as crises alérgicas.

4)Rinite Alérgica tem cura.Mito. A rinite alérgica não tem cura definitiva.

Porém, é possível mantê-la sob o controle através do emprego de um tratamento adequado e, claro, evitando o contato com agentes alergênicos, como, por exemplo, poeira doméstica.

5)Alérgicos podem praticar esportes.Verdade. As crianças alérgicas podem e devem

praticar esportes. No entanto, recomenda-se con-versar com o médico na hora de escolher o melhor esporte para cada uma. Além disso, é preciso seguir alguns cuidados: nos dias muito quentes e de baixa umidade do ar os exercícios devem ser evitados; crianças devem ter atenção redobrada na hidratação durante a prática de esportes e vestir roupas leves e confortáveis.

o Ceac. A organiza-ção foi da diretora de saúde Néia Cardoso e da enfermeira Lu-ciane Zanelato, com auxílio de colabora-dores da secretaria.“Foi uma ação rápi-da, mas que já aju-da o cidadão a ter um pouco mais de consciência sobre questões simples e necessárias para prevenir doenças e cuidar da sua própria saúde em casa, atra-vés de detalhes que por vezes passam despercebidos”, ex-plicou Néia.

Lentz, os progra-mas servem para fomentar atitudes saudáveis, levando o cidadão a ter mais qualidade de vida e consequentemente, mais saúde. “O nos-so trabalho vai além de remediar e pres-tar a assistência, te-mos por princípio a prevenção das doen-ças” frisou.Os grupos de fisiote-rapia e de caminhada são abertos a comu-nidade, os interessa-dos devem procurar as profissionais no posto de saúde cen-tral para participar.

Page 26: Jornal digital 4893_sex_08042016

CORREIO DO SULSexta-feira, 8 de abril de 20166

Page 27: Jornal digital 4893_sex_08042016

CORREIO DO SULSexta-feira, 8 de abril de 2016 7

Presidente da Frente Parlamentar em De-fesa da Saúde Catarinense, o deputado Zé Milton protocolou, com o secretário da Assembleia Legislativa, deputado Padre Pe-dro, a Proposta de Emenda Constitucional que dá nova redação ao art.155 da Consti-tuição do Estado de Santa Catarina. De origem do presidente da Casa, deputa-do Gelson Merísio, e subscrita por mais 27 parlamentares, a proposta visa o aumento gradativo da aplicação mínima do Estado à Saúde, de 12% para 15% da arrecadação dos impostos. Tal proposta,irá assegurar em 2019, quando atingir o percentual al-mejado, um incremento de R$ R$ 340 mi-lhões, com base no investimento de 2015, R$ 2,041 bilhões.

Mais verba para a saúde

As merendeiras das escolas municipais de Maracajá participam de capaci-tações sobre a utilização de novos alimentos na merenda escolar e sobre as boas práticas na cozinha. Um desses cursos, ministrado no ano passado, tratou da introdução na alimentação dos estudantes de almôndegas e carne bovina em cubos.A nutricionista Letícia Longhi Rocha ministrou o curso e ensinou novas re-ceitas e formas variadas de utilizar estes alimentos. Ela foi acompanhada pela nutricionista Claudia Medeiros.

Na capacitação tam-bém foi reforçado sobre as formas de armazenamento dos alimentos, higieni-zação, organização e limpeza da cozinha. São orientações que influenciam direta-mente na qualidade do preparo da me-renda.

Merendeiras têm curso comnutricionista

Page 28: Jornal digital 4893_sex_08042016

CORREIO DO SULSexta-feira, 8 de abril de 20168