jornal digital 4678_qui_28052015

16
www.grupocorreiodosul.com.br ANO XXIV EDIÇÃO Nº 4.678 QUINTA-FEIRA, 28 DE MAIO DE 2015 R$ 2,00 Grupo 24º 19º Sol, com pancadas de chuva de manhã e muitas nuvens à tarde. À noite, tempo firme. Previsão para hoje Extremo Sul Catarinense C S l a s s i u l t e e j m o H Chuva não cede e provoca prejuízo e transtorno Região 4 e 5 Páginas Sombrio Caso Jorge Simon 3 Página 9 Página Geral Polícia Prefeito e ONG Aguapé discutem o projeto da Av. Getúlio Vargas Adolescente conta tudo sobre morte de empresário

Upload: correiodosul

Post on 08-Aug-2015

93 views

Category:

Documents


9 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal digital 4678_qui_28052015

www.grupocorreiodosul.com.br

ANO XXIV EDIÇÃO Nº 4.678QUINTA-FEIRA, 28 DE MAIO DE 2015R$ 2,00

Grupo24º 19º

Sol, com pancadas de chuva de manhã e muitas nuvens à tarde. À

noite, tempo firme.

Previsão para hoje Extremo Sul Catarinense

C Slassi ul

te ej moH

Sombrio

Sombrio

Chuva não cede e provoca prejuízo e transtorno

Região

4 e 5Páginas

Sombrio

Caso Jorge Simon

3Página

9Página

Geral

Polícia

Prefeito e ONG Aguapé discutem o projeto

da Av. Getúlio Vargas

Adolescente conta tudo sobre

morte de empresário

Page 2: Jornal digital 4678_qui_28052015

PolíticaJarbas Vieira

Correio do Sul Quinta-feira,

28 de maio de 2015

[email protected]

(48) 9966.5326

CH

ARG

EPo

r: C

AZO

Vereadores defendem os municípiosO Poder Legislativo de

Sombrio, represen-tado pelo presidente

Daniel Bitencourt Cardoso (PPS), e pelos vereadores Marcello Areão (PT), Ademir Cardoso (PMDB), Isaqueu Borges Mota (PP) e pelo secretário Ronal-do Dal Pont, participa da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

Entre as principais questões defendidas pelos municipalistas

Um projeto de lei e três indicações foram debatidos e aprovados pelos vereadores mirins de Araranguá na quarta sessão do ano realizada esta semana.O estudante Iago Becker, da EEB Castro Alves, foi autor do projeto de lei que estabelece a instituição do Aluno Guia. A proposta prevê que esta ação seja desenvolvida juntamente com a direção das escolas com a finalidade de monitorar a travessia feita nas faixas de pedestres em frente a unidades de ensino do município. É de autoria da vereadora Manuela Jacques Ferreira, do Colégio Extensão X, a indicação que solicita que o município faça maior divulgação junto a classe escolar sobre a existência, importância e o funcionamento do Relógio do Sol situado na avenida 7 de Setembro, na Cidade Alta. Em outra indicação, Manuela sugere que seja aberto para visitação a área do Parque Belinzoni. “Se isto ocorresse, os estudantes e professores poderiam fazer visitas agendadas e monitoradas. A ação possibilitaria despertar a conscientização sobre a importância da preservação ambiental, além de observações sobre a flora e fauna existentes no local”, justificou.

O Programa Vereador Mirim consiste em envolver os alunos das redes pública e privada de Araranguá com idade entre 12 e 15 anos que frequentam do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, na composição de uma Câmara Mirim visando realizar sessões mensais e promovendo a consciência cívica em estudantes, permitindo-lhes compreender melhor o papel do Poder Legislativo dentro.

(48) 3522-3777

está a determinação de que o governo federal somente poderá criar novas despesas para os mu-nicípios estabelecendo claramente a fonte de recursos para custeá--las. Também se defende que haja uma ampla revisão no pacto federativo com uma nova distri-buição de recursos, no sentido de ampliá-los para os municípios.

Os representantes de Sombrio aproveitaram a viagem a Brasília para visitar gabinetes de deputa-

Entidade reúne legislativos

Câmara Mirim vota propostas

DA REDAÇÃO

Na última sexta-feira,houve mais uma reunião para a cria-ção da Ucavesc, realizada na Câmara de vereadores de Som-brio a convite do presidente Daniel Bitencourt Cardoso e contando com os presidentes e representantes dos demais legislativos da região sul cata-rinense.

A Ucavesc é a União de Câ-maras e Vereadores do Extremo Sul Catarinense, que pretende ampliar a relação entre os legislativos municipais buscan-do desenvolver projetos que fomentem o desenvolvimento e a integração da região.

Presidentes reafirmaram a importância da criação desta instituição, que além de in-tegrar os poderes, agiliza as relações intermunicipais, for-talecendo o Legislativo.

O encontro foi secretariado pelo ex-vereador Celso Souza, juntamente com o vereador Nego Gomes e o ex-presidente da Câmara de Turvo Edson Da-gostin, o Pisca, incentivadores do projeto.

Por unanimidade foi apro-vada a proposta do presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá Rony da Silva para a

dos federais e solicitar empenho para a liberação junto a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) das

próximas parcelas de recursos para a conclusão do esgotamen-to sanitário no bairro São José e

homologação final da entidade em reunião à ser realizada no próximo dia 12 de junho, na Câmara de Araranguá.

também para a liberação junto ao Ministério das Cidades dos recursos para a continuidade do projeto de urbanização do bairro São Pedro.

Page 3: Jornal digital 4678_qui_28052015

para o bem-estar animal, além de jogos, no estilo encontre os sete erros e ligue os pontos, para colaborar na promoção da fácil assimilação do conteúdo entre crianças e adolescentes.

Ao assinar o acordo

dins e bancos que formem setores de convivência ao longo das duas avenidas. Parques em áreas verdes ou espaços públicos, com o mesmo objetivo de utiliza-ção também são pensadas pelo prefeito, que quer os ambientalistas trabalhan-do ao lado da equipe da administração municipal. “Jamais passou pela mi-nha cabeça transformar o Centro, as comunidades e os bairros com as obras que estamos fazendo apenas de forma bruta, de concreto. Meu sonho são locais mais verdes, onde as pessoas tenham espaços de lazer e o seja mais puro. Isso não foi pensado no passado, mas é pensado agora na nossa gestão”, afirma Zênio.

Presente na reunião, a professora Janine Steckert, membro da Aguapé, se

Geral 3Correio do Sul Quinta-feira,

28 de maio de 2015

³Prefeito Ronaldo assina o acordo de colaboração com voluntárias de ONGs

³Prefeito Zênio (centro) e equipe da prefeitura receberam representantes da Aguapé para discutir um projeto de arborização das principais avenidades da cidade

ONG e prefeitura fecham parceriaFim da Polêmica

> SOMBRIO

O prefeito de Som-brio Zênio Cardo-

so, recebeu na manhã desta quarta-feira, membros da Organização Não Gover-namental Aguapé, ao lado da engenheira ambiental do Samae Jadna Rodrigues Lopes, da diretora de Meio Ambiente da prefeitura Greici Bristot e do arqui-teto Ricardo Simão, para tratar do projeto de revi-talização das avenidas do Centro da cidade e de um plano para arborização do município.

Zênio disse que dife-rente do que fora dito pela ONG, sua ideia não é ter projetos de concreto na Getúlio Vargas e Nereu Ramos, pelo contrário, o objetivo é criar mais espa-ços arborizados, com jar-

Membros da Associação Ambiental Aguapé se reúnem com prefeito e sua equipe e vão colaborar com arborização da cidade

animou com a possibilidade de colaborar com sugestões para a ‘nova’ Getúlio. O presidente da ONG, Edu-ardo Miguel, avaliou que o encontro “foi positivo como abertura de diálogo. Era o que esperávamos e os encaminhamentos são os ideais.”

> BALNEÁRIO GAIVOTA

Projeto que a pro-move guarda responsá-vel de animais será im-plantado em Balneário Gaivota.

Representantes da ONG SOS Peludos, pre-feitura e Instituto SOS Bicho Urbano, fecha-ram importante parce-ria para realizar ações educativas nas escolas da rede municipal.

O trabalho de cons-cientização deverá ser feito através de pales-tras e distribuição de cartilhas que levam informações sobre a esterilização, guarda responsável e outros fatores que contribuem

Prefeito se une a protetores animaisde parceria com as duas organizações de proteção animal, o prefeito Ronal-do Pereira da Silva res-saltou a importância dos trabalhos que vêm sendo realizados pelas voluntá-rias da SOS Peludos, no município. A entidade tem

promovido com frequ-ência castrações e feiras para doação de animais resgatados das ruas.

O novo projeto será executado nos meses de junho e julho e terá como encerramento um muti-rão de castração.

Os próximos passos são a formação de uma co-missão conjunta, informal, entre membros do setor de meio ambiente e enge-nharia da prefeitura e os voluntários para verificar se os ipês têm condições de serem replantados na própria Getúlio Vargas, ou

se outro tipo de vegetação será colocada ali.

“Tudo tem que ser com um estudo, rápido, mas eficiente, porque agora, sob os 600 metros do Calçadão que construiremos, temos redes de esgoto pluvial e cloacal, rede de distribuição elétrica e telefônica e não

podemos ter árvores com raízes que se alongam e es-traguem estas tubulações. Também será pensado no visual, para que seja, além do maior Calçadão de San-ta Catarina, o mais bonito, dando melhor qualidade de vida ao sombriense”, conclui o prefeito.

Page 4: Jornal digital 4678_qui_28052015

4 Correio do Sul Quinta-feira, 28 de maio de 2015

tas instituições públicas, empresas, indústrias, es-colas e creches liberaram os funcionários mais cedo. As aulas chegaram a ser suspensas hoje nas redes estadual e municipal de São João e em várias ou-tras unidades de ensino da região.

Em Araranguá, a es-trada que dá acesso à Volta Curta (beira rio) na tarde de ontem foi alagada pelas águas do rio Araranguá.

Coordenadores da Defesa Civil de todos os 15 municípios da região estão em alerta, mas até a noite de ontem não havia informações de desalojados ou desa-brigados. “No entanto, caso haja a necessidade de atender este público, estamos prontos. Temos lonas para distribuir para quem sofrer des-telhamento devido à ventania e um plano de contingência com giná-sios, escolas e locais ap-tos a receber um grande número de famílias”,

Rafael Andrade

Rios e córregos transbordam em vários municípiosCiclone Extratropical

> REGIÃO

Se é chuva que as plantinhas que-

rem, tiveram de sobra ontem em toda a região. A precipitação ficou pró-xima dos 100 milímetros em algumas cidades, como Praia Grande, Ara-ranguá, Passo de Torres, Balneário Gaivota e Som-brio. Chega a quase 200 milímetros (mais que o dobro da média do mês) no acumulado de três dias (de terça a hoje). Em alguns trechos os cursos dos rios Caverá (divisa entre Sombrio e Gaivota), Piritu (São João do Sul), Mampituba (Praia Gran-de) e rio Araranguá trans-bordaram e deixaram várias famílias ilhadas. Alguns trabalhadores, como a chefe de setor da prefeitura de Praia Gran-de Angela Lummertz, tiveram dificuldades de retornar para a casa de-pois do expediente. Mui-

Previsão aponta predominância de chuva hoje até o fim do dia.

Acumulado desde terça-feira pode chegar a 200 milímetros. Mesmo assim, enchente ainda é pequena

garante o diretor da De-fesa Civil de Sombrio, Alessandro Tavares. A chuva deve continuar e o tão querido sol volta a dar o ar da graça so-mente amanhã, ainda com algumas pancadas mal distribuídas. A boa

notícia para quem pre-cisa secar as roupas no varal, claro, para quem não tem secadora elétri-ca, cerca de 90 % da po-pulação - é que a chuva vai embora no sábado e domingo e o grande astro predomina com força. No

entanto, as temperatu-ras ficam mais amenas e a mínima pode chegar perto dos dez graus.

O alerta meteoroló-gico de granizo e descar-gas elétricas na região ontem não se concreti-zou. Os bombeiros não

chegaram a ser aciona-dos devido às chuvas, mas vários alagamentos foram registrados em praticamente todos os municípios. Não é a pri-meira vez neste ano que um ciclone extratropical passa próximo à costa catarinense. Este já é o terceiro de 2015. O mar muito agitado e grosso (altura de ondas entre três a quatro metros), com risco de ressaca, atrapalha a pesca da tai-nha, que está em plena safra. A meteorologista da Epagri/Ciram, Laura Rodrigues, informa que o fenômeno é causado por um sistema de ar de baixa pressão que se forma sobre os mares dos trópicos, ou seja, é uma grande quantidade de ar que se move de forma organizada. Já baixa pressão se refere à força que esta quantidade de ar faz sobre a superfície da Terra ao seu peso. Áreas de baixa pressão atraem ventos, que so-pram para dentro dela tentando equilibrar a força que o ar faz sobre aquele trecho da superfí-cie. “A precipitação des-ta sexta-feira será bem inferior e o ciclone já deverá deixar a região”, informa Laura.

³Ruas estão alagadas em Balneário Gaivota e Secretaria de Obras tenta resolver problemas mais urgentes

³Em alguns trechos, o rio Araranguá deixou o seu leito já na tarde de ontem

Page 5: Jornal digital 4678_qui_28052015

Especial 5Correio do Sul Quinta-feira,

28 de maio de 2015

PolíticaRolando Christian Coelho

Projeto de Reforma Política que vem sendo votado desde terça--feira na Câmara Federal tende a dar em nada. Pelo toque de caixa,

nada de relevante deverá ser mudado. O inte-ressante é que durante a campanha eleitoral do ano passado, quando foram eleitos depu-tados e senadores, de cada duas frases ditas nos programas eleitorais, uma dizia respeito à reforma política. Por enquanto a Câmara não aprovou o chamado distritão, que previa a eleição daqueles deputados que fizessem mais votos, acabando com o benefício da legenda, e também se posicionou a favor do financiamento privado de campanha, tema que a maioria absoluta dos parlamentares sempre se disse contra.

O primeiro item de fato é antidemocrá-tico, já que ele enfraquece os partidos e dá poderes demasiados as pessoas. Corríamos o sério risco de termos dezenas de Tiriricas no Congresso Nacional, caso só os mais votados se elegessem. Mas na verdade este tema não foi adiante na Reforma Política porque os menores partidos, sem líderes expressivos,

Reforma política nasceu mortalogo ficariam sem representantes, sucumbin-do dentro do próprio sistema. Em relação à manutenção do financiamento privado de campanhas não há nem o que se comentar, afinal de contas todos têm acompanhado a escancarada roubalheira na Petrobras, que tinha como um dos objetivos justamente ban-car campanhas eleitorais através de doações a partidos e candidatos.

O que se comenta em Brasília, no entanto, é que a carruagem andará neste compasso. Nada de alinhamentos de elei-ções a cada quatro anos, nada de mandato tampão, nada de voto distrital misto, nada disto, nem nada daquilo. Enfim, a alardeada Reforma Política, que abriria as portas da moralidade para a política nacional nasceu morta. Dizem as más línguas que em grande parte por conta da arrogância do presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB/RJ). Sem tato para negociar, ele quis impor a todo custo suas principais vontades ao plenário. Como troco, os deputados estão derrubando tudo, enterrando a Reforma e com ela o presidente da Casa.

Rios e córregos transbordam em vários municípiosCiclone Extratropical

TransferidoPor consequência das fortes chuvas que

vêm se abatendo sobre o Estado, governa-dor Raimundo Colombo (PSD) transferiu o ato de assinatura do convênio com a Ceprag para a construção de uma linha de transmissão de 69KV, entre Sombrio e São João do Sul, no valor de R$ 14 milhões. O convênio deveria ser assinado na terça-feira, dia 2, em Praia Grande. Para evitar maiores especulações, o governo adiantou o ato para a segunda-feira, dia 1, só que ele será em Florianópolis, na Casa Civil. A decisão foi tomada ontem e está sendo comunicada aos agentes diretamente interessados. O governador queria assinar mais para frente. O pessoal do Sul pediu antecipação.

Água e mais águaPrefeito em exercício de São João do

Sul, Moacir Teixeira (PTB), suspendeu as aulas na rede municipal de ensino até o final de semana, por conta das fortes chuvas que têm abatido o município. A normalidade só deve voltar a vigorar a par-tir de segunda-feira. Há a possibilidade de que seja decretado estado de calamidade pública, já que várias estradas de interior estão intrafegáveis e os serviços essenciais da municipalidade estão comprometidos. Em alguns pontos o trânsito está totalmen-te obstruído. A rodovia estadual que liga a BR 101 a São João, na altura da localidade de Encruzo, deverá ser bloqueada hoje, pois a água sobre a pista já superou os 70 centímetros e vem aumentando seu nível constantemente. Ontem, por exemplo, cho-veu 200 mm no município, algo descomu-nal. Mas nem só de água indesejada vive São João do Sul. Hoje pela manhã deverá ser assinadas Ordens de Serviço para o início de importantes obras no município, atendendo promessa de campanha do prefeito João Rubens dos Santos e do vice Moacir, que está no comando da prefeitura nos últimos dias.

Apertando Fraudar o INSS ficará cada vez mais

difícil e a tendência em um futuro próximo é que fique próximo do impossível. É que o Instituto tem investido pesado em pro-gramas de cruzamento de dados de seus beneficiários. Uma fraude bastante comum em nossa região, por exemplo, é o do auxí-lio defeso. O cidadão se diz pescador e na entressafra da pesca solicita este auxílio ao governo. O INSS já está cruzando dados que podem desmascarar o fraudador. Se ele tiver uma casa no centro de Araranguá e um carro zero na garagem, como é que vai ser pescador profissional? Com acesso irrestrito ao banco de dados dos cartórios e do Detran, o INSS promete fazer uma limpa.

Área de MarinhaComissão de Constituição e Justiça

da Câmara Federal admitiu a constitucio-nalidade da PEC que propõe o fim das chamadas áreas de Marinha. Na prática isto quer dizer que a Câmara poderá co-meçar a discutir, agora oficialmente, uma emenda a Constituição que possibilite ao ente privado a regularização de terrenos que vêm sendo ocupados próximos ao mar e a outros ambientes lagunares, sob a jurisdição da Marinha do Brasil. Em nossa região são milhares de proprietários sob a égide da insegurança. A grande maioria em Balneário Arroio do Silva, seguido de Passo de Torres e Balneário Gaivota. Em geral são residências e comércios muito próximos ao mar, que vêm sendo construídos ou recons-truidos ao longo de décadas, fruto de uma urbanização mal planejada. Com o ganho de força do setor ambiental, e a fiscalização cada vez mais constante também por parte do Ministério Público, os proprietários des-tas construções têm se visto na eminência de suas demolições, e ainda à mercê do pagamento de multas. A PEC poderia ser a solução para regularizar ao menos o que já está consolidado.

³Em Sombrio várias ruas estão ruins e máquinas trabalham para melhorá-las

brio, Zênio Cardoso, infor-ma que não há um projeto específico de contingên-cia à situação na Nova Brasília, mas existe um macroplanejamento, que envolve a instalação do sistema de esgotamen-to sanitário nos bairros São José, Nova Brasília e Januária, o que iria amenizar a questão. “Co-nheço o sofrimento dessas famílias e não nos esque-cemos de ninguém. Este projeto de saneamento irá sim reduzir os ala-gamentos e o odor neste ponto”, garante o chefe do executivo sombriense. Uma das maiores obras em execução na cidade é a abertura da nova rodovia municipal entre os bair-ros Parque das Avenidas e Guarita, com cerca de cinco quilômetros. “Neste trecho, onde há terrenos altos, que não alagam, poderemos proporcionar um ambiente mais huma-nizado e sem riscos, prin-cipalmente quando chove bastante”, planeja Zênio.

Outra moradora de

Com tanta chuva, não há como ficar tranquilo quando você está em uma área de risco. Jurema Gomes e Paulo Silveira Montovani, moradores do oeste do bairro Nova Brasília, em Sombrio, praticamente não dor-miram a noite passada, entre terça e quarta-feira. “Há alguns dias, um valo que passa em frente da minha casa transbordou e a água fétida foi parar em meu quintal. Não tem como pregar o olho e se esquecer deste tipo de problema. Há mais de nove anos enfrentamos esta situação em nossa comunidade”, reclama Jurema. O vizinho alerta que existem muitas famí-lias no bairro em área de risco. “Quando chove des-se jeito ficamos todos pre-ocupados. Moramos bem ao lado do rio da Laje, que continua subindo a cada hora. Quero ver o que vão fazer quando alguém se afogar com tanta água”, alerta Paulo.

O prefeito de Som-

Noite em claroSombrio que passou a noite em claro foi a ser-vente Zélia Eufrásio, no bairro São Pedro. “Fiquei assustada quando come-çou a chover forte e não parava mais. Pensei que iria alagar tudo na minha casa, como já havia ocorri-do outras três vezes neste ano. Quero reconhecer e agradecer o trabalho executado pela prefeitura, pelo Samae e Secretaria de Obras de Sombrio. Fi-zeram um trabalho de drenagem no bairro e funcionou perfeitamente. Temos que cobrar quando necessitamos e manter a humildade em elogiar quando for merecido”, sublinha Zélia.

Maria Inês de Faveri, de 69 anos, moradora do centro de Balneário Gaivo-ta, não conseguiu sair de casa ontem devido às chu-vas. “Muitas ruas estavam alagadas e não pode nem comprar um pãozinho. Espero que este tempo fechado vá embora de uma vez, pois causa muitos transtornos”, conclui.

DIVERSÃO E LAZER GARANTIDOSQUARTA, SÁBADO E DOMINGOBR101 - KM 413 - ARARANGUÁ

Page 6: Jornal digital 4678_qui_28052015

Fundado em 5 de Junho de 1990 - Dia Mundial do Meio AmbienteJornalista Rolando Christian Sant’ Helena Coelho - Fundador Jornal Correio do Sul

Publicações legais:Tomaz Fonseca Selau

l48l [email protected]

FinanceiroJoice Ramos

l48l [email protected]

Comercial:Igor Borges

l48l [email protected]

Diretor GeralJabson Muller

l48l [email protected]

Diagramação/Arte:Cristian Mello

l48l [email protected]

Sul GráficaJunior Muller

l48l [email protected]

Redação:Marivânia Fariasl48l 9995.9290

[email protected]

Política:Jarbas Vieira

l48l [email protected]

Radio 93FMCássia Pachecol48l 9912.9588

[email protected]

Circulação/Assinatura

l48l [email protected]

Rua João José Guimarães,176, Centro - Sombrio/SC - Fone: (48) 3533 0870

Editora: J. R. Pereira - ME CNPJ 17.467.695/0001-19

C.S. Empresa Jornalística LTDA.

Geral6 Correio do Sul Quinta-feira, 28 de maio de 2015

PeloEstado

Bancada estadual do PSDB enviou men-sagem aos filiados em que lamenta a falta deuma chapa de consenso ao diretório esta -dual, na convenção marcada para o próximodia 13, e lançou uma chapa denominadaRenovação e Democracia. No documentoassinado pelo líder Serafim Venzon, os de -putados afirmam que a intransigência par-tiu do senador Paulo Bauer, atualpre si dente, e do deputado federal MarcoTebaldi, que contrariaram os apelos de par-lamentares, pre feitos, vices, verea dores e osdiversos seg mentos do partido.

Entre os tucanos apoiadores da conti nui -dade de Paulo Bauer na presidência, quesubiram a temperatura nas últimas horas, anota não deveria incluir o nome do de -putado Vicente Caropreso. O parlamentar já

oficializou a sua contrariedade em ligaçãotelefônica a Bauer, e, além disso, a tucanadaque ficou indignada com o movimentoquestionada: Marcos Vieira, Serafim Venzone Leonel Pavan, que pregam a insurreiçãono comando da sigla com outra chapa ao di-retório, não fizeram o dever de casa e nãorealizaram convenções municipais em Flo-rianópolis, Brusque e Balneário Camboriú.

Vice-presidente Michel Temer sancionou,na última terça-feira, quando estava no e -xercício da Presidência, o Projeto de Lei deautoria do deputado federal Ronaldo Be -nedet (PMDB), que denomina Ponte AnitaGaribaldi a ponte localizada na travessia daLagoa da Cabeçuda e do Canal Laranjeirana BR-101, no município de Laguna.

Roberto Azevedo (interino) Florianópolis - 28Mai15

Reforma com tiro pela culatra

Manobra do peitaço de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câ-mara dos Deputados, foi derrotada duas vezes pelos aliados do Palá-cio do Planalto. Ficou sem o rinoceronte distritão e está prestes a ficar

sem o financiamento empresarial aos candidatos, embora tente salvar que esterepasse seja feito aos partidos. Sem esquecer que os debates precisarão passarpelo Senado.

O distritão é um modelo que, na prática, beira a institucionalização do abusode poder econômico e político, que, ao mesmo tempo, acabaria com as pequenaslegendas e com a eleição proporcional, dando somente aos mais votados omandato de vereador, deputado estadual e deputado federal, um duro golpe narepresentatividade. Nada tem a ver com outra máxima, a severa realidade deque não precisamos de 32 partidos políticos e de tantos mais que estão na fila,daí a necessidade criada por muitas siglas para uma fusão, como nos casos dePSB com PPS ou DEM com PTB ou ainda a criação do novo Partido Liberal (PL).

Já o sentido da palavra corrupção no país, como mostram a condenação dosenvolvidos no mensalão, do primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT),e as investigações da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, é movido, em boaparte, pelo financiamento de candidaturas por pessoas jurídicas. O ingredienteque faltava para que contrários às propostas, como o PT, comemorassem a der-rocada de Cunha, investido, segundo alguns desafetos, de “deus”, e que provoude seu próprio remédio.

O presidente da Câmara exagerou, de fato, mas não desistiu do propósitode desenterrar a reforma política, que, sob certo aspecto, favorece a sociedade.Nos próximos passos, pontos importantes como o fim da reeleição e a unificaçãodo calendário eleitoral, certamente com o aumento do mandato dos próximosprefeitos e vereadores para seis anos.

PACOTEDEBOASNOTÍCIAS

Direto de Paris, o vice-governador E -duardo Pinho Moreira trará ao Estado acertificação internacional de zona livre depeste suína. O reconhecimento oficial daOrganização Mundial de Saúde Animal(OIE), que será entregue hoje, na França, émais um “Oscar” para a carne produzidaem Santa Catarina, e que garantirá aber-tura do mercado depois de ter sido agra-ciado, há anos, com outra certificação,concedida apenas a países, a área livre de febre aftosa sem vacinação. Na foto,a ministra Kátia Abreu (da Agricultura), conversa com o secretário MoacirSopelsa (da Agricultura e da Pesca) e com Pinho Moreira, durante as reuniõespreparatórias para o ato da OIE, marcado para hoje.

Vito

r Hug

o Lo

uzad

o/Se

com

/Div

ulga

ção

Page 7: Jornal digital 4678_qui_28052015

Empresário Raniere Souza convida a galera para prestigiar a o Deep Sushi, amanhã no Gastrô 03. Uma noite gastronômica com Luccas Zacca. Bóra?

Equipe do Atelier Pauli Duarte a mil com os preparativos para o Baile de Debutantes e para as for-maturas . As lindezas que quiserem divar nas festas devem agendar seus horários com antece-dência porque a estilista já está com muitas encomendas!! Vale uma passadinha por lá!!

Turminha animada que organizou uma festinha surpresa pra Grasi no dia do seu aniver! Felicida-des amiga!!

Essa semana tive o prazer de conhecer o tra-balho da Sherry Wu, terapeuta facial e corporal que aplica técnicas de shiatsu e usa produtos importados nos tratamentos. A chinesa, que está a pouco tempo em Araranguá, tem mãos mágicas e atende na Cia do Exercício. Super recomendo!!

Aislan Pelinson e Maria Gabriela Dias inaugu-raram a Confidence Monitoramento, empresa de segurança, que conta com profissionais especializados e equipamentos super moder-nos para garantir tranquilidade aos seus clien-tes. Desejo sucesso a esse casal empreende-dor!!

Papo de GuriaBy Vanessa Bertoncini

Correio do Sul Quinta-feira,

28 de Maio de 2015

@papodeguria

facebook.com/papodeguriaPapo de Guria

By Vanessa Bertoncini

Correio do Sul Quinta-feira,

28 de maio de 2015

@papodeguria

facebook.com/papodeguria

Page 8: Jornal digital 4678_qui_28052015

Entretenimento Novelas - Horóscopo - Diversão

Cruzadinha

NovelasSete Vidas - 18h

I love Paraisópolis - 19h

Babilônia - 21h

Mari sofre ao ver Margot beijando Benjamin. Izabelita se esconde em Paraisópolis, na casa de Deodora. Benja-min tenta convencer Margot de que é hora de seguir

seu caminho. Expedito avisa a Raul que ele terá que se casar com Claudete, já que a beijou. Claudete ajuda Raul a fugir de Expedito. Tomás dá uma quantia em dinheiro a Natasha para mantê-la longe de sua família. Júnior entrega o bilhete escrito por Izabelita, avisando a filha que fugiu de casa.

Pedro fica desconcertado ao ver Felipe e Júlia juntos. Vicente procura Luísa com uma proposta de trabalho, mas ela recusa. Bernardo comenta com Luís sobre o desconforto

de Pedro ao lado de Júlia e Felipe. Laila afirma a Esther que Pedro sente ciúmes de Júlia. Vicente e Pedro se confortam. Carmen entrega um pingente de família a Diana e pede que a filha dê para o bebê. Júlia percebe a fragilidade da saúde de Elisa e comenta com Felipe.

Firmino diz a Beatriz que é surpreendente a digital ter sido preservada durante tanto tempo. Wilma desabafa com Xavier e conta suas suspeitas sobre Beatriz. Wilma fica

indecisa e não sabe se depõe contra Beatriz. Beatriz coloca a arma do crime em uma caixa e pede que Noronha dê um jeito de enviar a Regina. Evandro tenta se aproximar de Guto, mas ele evita. Murilo pede que Helô o ajude a se encontrar com Alice.

Rapidinhas

Correio do Sul Quinta-feira, 28 de maio de 2015

Áries 21/03 a 20/04Um dia em que favorece a interação e os relacionamentos dos arianos. É uma fase oportuna para estar mais receptivo às ideias e conceitos alheios. O estabelecimento de conciliação e de acordos está favorecido hoje.

Leão 21/07 a 20/08

Sagitário 21/11 a 20/12Hoje a energia é favorável em suas parcerias e relações, sa-gitariano. Poderá haver a decisão de acordos em situações que estavam sendo delicadas. É um momento importante para praticar mais o diálogo e o respeito às diferenças.

Gêmeos 21/05 a 20/06Hoje é um dia positivo em meio a um período que tem sido muito desafiador. É um momento interessante para decisões de acordos e para ter conversas estimulantes. Um dia favorável, em que você tende a se sentir mais espontâneo e confortável.

Libra 21/09 a 20/10A flexibilização dos pensamentos e das atitudes é proveitosa aos librianos. A Lua está se movimentando em seu signo, o que enaltece as emoções. É um dia muito favorável para o contato com pessoas distantes, libriano.

Aquário 21/01 a 18/02Um dia muito favorável na vida amorosa dos aquarianos. Há uma disposição maior ao diálogo e à expressão de sentimentos. Ouvir o que as pessoas têm a lhe dizer é muito importante para o seu crescimento.

Touro 21/04 a 20/05Este é um dia muito favorável ao trabalho dos taurinos. É um momento em que pode ser mais valorizado em relação à expressão de seus potenciais. Estabeleça contatos e acordos com as pessoas, isso favorecerá o trabalho.

Virgem 21/08 a 20/09Um dia favorável às finanças e ao trabalho dos virginia-nos. Poderá ser o melhor dia da semana em que você será beneficiado por meio dos relacionamentos. Confie em seus talentos e aprimore conhecimentos na esfera profissional.

Capricórnio 21/12 a 20/01Um dia que enaltece a carreira, os contatos e os relaciona-mentos dos capricornianos. Poderá estabelecer alianças e apoios que são fundamentais no desenvolvimento profissional. Perceba como as emoções acabam te influen-ciando em várias questões do cotidiano.

Câncer 21/06 a 20/07Um belo momento para você entender a origem de seu comportamento emocional. É um momento que prioriza o autoconhecimento, a retirada de cena, pesquisas e estu-dos. É uma fase importante para estabelecer um equilíbrio emocional maior.

Escorpião 21/10 a 20/11Autoconhecimento e evolução emocional são as palavras--chave de hoje aos escorpianos. É um momento muito significativo pra você conhecer mais a origem emocional de suas atitudes. Reflita sobre as questões emocionais e espirituais que envolvem os relacionamentos.

Peixes 19/02 a 20/03Um dia em que pode chegar em acordo com questões que anteriormente eram contraditórias. É hora de se centrar mais e de ouvir a sua voz interior. Questões afetivas, familiares, financeiras e de relacionamentos estão evidenciadas.

Horóscopo

Um dia que pode trazer notícias e acordos interessan-tes aos leoninos. A sua capacidade de expressão está estimulada neste momento. É um dia muito favorável aos contatos e também tudo que depende de apoio emocional e mental.

O Pânico, na Jovem Pan, recebeu um con-vidado bem bacana na tarde desta quarta-feira (27). Em conversa descontraída, os humoristas receberam o rapper Thaíde, que falou sobre sua vida pessoal, carreira, e como conseguiu desviar do mundo do crime.

Durante a entrevista, o músico confessou que quando era bem mais novo, chegou a tentar come-ter um assalto usando uma arma de brinquedo de sua mãe que ‘parecia muito de verdade’.

“A maior vergonha da vida”, completou ele.Mesmo após muitos e muitos anos, a cena do

assalto nunca mais deixou a memória do rapper.“Faz muito tempo... Eu ainda não sentia hip

hop e nem dançava break. Ouvia samba e funk na época. Minha mãe tinha um 38 de brinquedo. Com dois amigos conversando, aquele papo de molecote ‘vamos ver se você tem coragem’ fomos para uma esquina... Eu me lembro como se fosse hoje. Ela era negra, estava subindo, e aí eu apontei o revólver para ela e falei: ‘Ó minha senhora, não corre’. Aí ela começou a chorar, abriu a sacola, disse que só tinha papel, que estava indo traba-lhar. Naquele momento foi a maior vergonha da minha vida. Lembrei que tinha uma mãe em casa e estava fazendo uma outra mãe chorar”, contou.

Após esse relato, a turma do Pânico e Thaíde entraram na discussão da diminuição da maiori-dade penal, assunto que sempre gera diversas opiniões.

“Sou contra qualquer tipo de violência, mas não posso ser conivente com essa parada de reduzir a maioridade sem investir em locais de estudo, cultura, sem dar uma alternativa para essas crianças. Falo isso porque já fui uma delas. O crime é onde se abraça mais fácil”, disse.

“Muitos jovens são levados a isso pela aven-tura, adrenalina, e acabam destruindo famílias. Eu vi muitos amigos e parentes morrerem e eu vi que quero viver e ficar velho”.

Além disso, para quem estava com saudade, A Liga vai voltar em breve, após terminar a segun-da temporada de Masterchef, na Band. Ao falar do programa, Thaíde lembrou de um dos momentos mais tensos que viveu na Liga, que foi quando acompanhou a exumação de um corpo.

“Fiquei paralisado e me preparando psicolo-gicamente durante muito tempo”, contou.

Page 9: Jornal digital 4678_qui_28052015

Polícia 9Correio do Sul Quinta-feira,

28 de maio de 2015

³Gisele morreu na hora, vítima de arma de fogo

Homem foge, bate e vai preso

Loja é saqueada pelo telhado

Marido assiste mulher ser assassinada em casa

> TURVO

Na tarde de ontem, a Polícia Militar de Turvo prendeu um homem e apreendeu uma arma de fogo, munições e dinheiro. O fato aconteceu por volta das 12h30min, na loca-lidade de São Cristóvão, quando uma guarnição realizava rondas e viu um homem em atitude suspeita.

Ele estava em um Vec-tra estacionado nos fundos do pátio de uma escola, mas quando percebeu a presença da viatura fugiu em alta velocidade.

Os policiais realiza-ram o acompanhamento

> ARARANGUÁ

Uma loja de joias e biju-terias, Dondoka, foi arrom-bada e saqueada no Centro de Araranguá, na avenida Quinze de Novembro, pró-ximo à esquina do Calçadão da Getúlio Vargas. Quan-do a proprietária chegou para trabalhar de manhã de terça-feira, encontrou o local empoçado de água da chuva: um rombo no forro da loja denunciou o local por onde um ou mais bandidos furta-

> ARARANGUÁ

Do alto do telhado, enquanto consertava uma fiação, Daniel Tomás Bauer viu a esposa ser alvejada por tiros na noite de ontem. Gisele Monteiro Donato, de 28 anos, mor-reu na hora, enquanto três bandidos roubavam R$ 35 mil de dentro de casa, no bairro Sanga da Toca I, no interior de Ara-ranguá. Em seguida, eles fugiram pelo matagal das redondezas, sem terem percebido que o homem estava no telhado, segun-do o sargento Cristiano Guizzo. A Polícia Militar foi acionada, com reforços dos Pelotões de Patrulha-mento Tático (PPT) de Criciúma e Araranguá e também do Canil Militar. Até o fechamento desta edição, nenhum suspeito ainda havia sido encontra-do. A Polícia Civil esteve no local e deve começar as

tático pelas ruas do bairro, sendo que em determina-do momento o suspeito entrou na contramão de direção e acabou colidindo com outro veículo, que estava estacionado.

Os policiais militares fizeram a abordagem do rapaz de 24 anos,que esta-va na posse de um revólver calibre 32, marca Taurus, com numeração raspa-da, 6 munições intactas e R$1,590, em espécie.

O homem possui pas-sagens por posse de drogas, ameaça, desobediência, entre outras. O dinheiro, a arma e as munições foram apreendidas e o homem foi preso pela PM.

³Menor contou detalhes sobre a noite do assassinato

> MARACAJÁ

A peça que falta-va no quebra-

-cabeças da investigação policial sobre a morte do empresário Jorge Simon, ocorrida em março em Maracajá, foi resolvida: um adolescente de 15 anos se entregou ontem à Polícia Civil de Criciúma e confessou os detalhes da noite do crime. Ele foi ouvido no Fórum de Araranguá e dev ir ainda hoje para uma detenção especializada em Joaça-ba. Com isso, o delegado Jorge Giraldi encerra o inquérito.

Acompanhado da irmã, o garoto procurou a polícia em Criciúma, ci-dade em que reside, para confessar a participação nos eventos da madru-gada de 29 de março, quando a vítima foi mor-ta a tiros na própria casa. Segundo informações, o adolescente estaria as-sustado porque, apesar de já ter diversas passa-gens por envolvimento com drogas, nunca havia caído por um delito tão grave. Ele já estava com um mandado de busca e apreensão expedido pelo Juízo da Vara da Infância e Adolescência de Araranguá. A equipe da Divisão de Investi-gação Crimina (DIC) de Araranguá buscou-o em

Menor se entrega e abre o coraçãoCaso Jorge Simon

Criciúma para para ser ouvido.

O menor abriu o co-ração e deu detalhes do crime. A ideia de furtar a casa do empresário teria surgido, segundo ele, na mesma noite, quando um dos envolvidos, Alexsan-der Gonçalves Henrique, o Alex, disse ter trabalha-do próximo e que a víti-ma teria muito dinheiro guardado em casa. Além de Alex, o adolescente estava acompanhado de outro menor de idade e também de Anderson Nascimento da Silva, o Peruca. A suspeita de uma quinta pessoa envol-vida não foi confirmada. O primeiro passo para entrar na casa, pelos fundos, era eliminar o cão de guarda. Para isso foi usado veneno líquido

contra rato, injetado em uma salsicha jogada den-tro do cercado.

Para o delegado Jor-ge Giraldi, esse detalhe foi crucial na investiga-ção. “Encontramos um saquinho plástico que nos levou a suspeitar que o cão havia sido envenena-do com alguma salsicha. Logo, concluímos que pouco antes disso eles ha-viam comprado cachorro--quente, e pistas foram encontrados no veículo usado no crime”, explicou o delegado à reporta-gem do Correio do Sul. O adolescente confirmou que todos compraram cachorro-quente, mas só Alex retirou as salsichas para dá-las ao cão. Em seguida, invadiram a casa e arrombaram a porta do quarto do casal,

disparando tiros que ma-taram Jorge Simon.

No dia seguinte Pe-ruca se envolveu em uma perseguição policial em Criciúma e colidiu o carro em que estava, furtado de Cocal do Sul, e faleceu. Já Alex foi identificado devido a uma sequência de liga-ções e falsos álibis e está preso. Já o outro menor foi apreendido esta se-mana, mas negou tudo. Porém, a forte suspeita da participação dele foi fortalecida pelo depoi-mento deste segundo menor. O adolescente havia sido encaminhado ontem para o Centro de Atendimento Socioedu-cativo Provisório (Casep) de Joaçaba, para onde o segundo adolescente também deve ser enca-minhado hoje.

Djonatha Geremias

Djonatha Geremias

ram joias e bijuterias durante a madrugada. Segundo um dos donos, José Paulo Costa, o telhado foi quebrado para per-mitir a passagem dos bandi-dos e, na saída, eles puseram as mesmas telhas quebradas de volta. “Por isso, a água da chuva conseguiu acessar a loja mesmo assim”, explicou. Ele e a esposa compraram a loja pronta há apenas dois meses, e vinham tocando com mais um sócio. Porém, o local não tinha alarme, nem seguro, porque, segundo José, esses

investigações hoje.O casal era agricultor

e a polícia foi avisada por pessoas que disseram ter ouvido tiros. Várias guar-

recursos ainda eram caros para um negócio que estava apenas começando. Eles registraram um Boletim de Ocorrências na Delegacia Central de Polícia Civil, onde conversaram com a reportagem do Correio do Sul. Após a comunicação do delito, a Polícia Civil mostrou à proprietária algumas joias apreendi-das, e a vítima reconhe-ceu como sendo da loja. A polícia continua as inves-tigações.

nições foram para o local, mas encontraram a mu-lher já sem vida. O crime aconteceu por volta das 20h40min.

Page 10: Jornal digital 4678_qui_28052015

10 Correio do Sul Quinta-feira, 28 de maio de 2015 Geral

por plantações de arroz e por um rio, o que provoca-va alagamentos em dias de muita chuva. “Com este trabalho, que já dura três anos, conseguimos evitar novos transtornos aos cidadãos”, comemora o secretário de Obras Ivo Zuchinali, que está à frente do projeto de revitalização. Cerca de 50 famílias serão benefi-ciadas diretamente com a ação da prefeitura.

O agricultor Santinho Neto Piazza é um dos beneficiários. “Demorou para que fizessem algo por nós. Antes tarde do que nunca. Se não ala-gar mais já está valendo. Agradeço à prefeitura pelo trabalho e peço que olhem pelos agricultores com mais carinho”, diz Santinho. Ivo responde que já está em seu ter-

ceiro mandato seguido na gestão da secretaria, sabia da carência no Rio do Meio, e informa que houve alguns problemas ambientais no repasse do material essencial à obra, as pedras dos rios, que já foi resolvido pelo setor jurídico da prefeitura. “É uma estrada muito mo-vimentada por caminhões, o que complicava a vida de moradores, pois não dava nem de fazer ultrapassa-gens e a poeira incomodava muito. Agora, com o alar-gamento, dois caminhões podem facilmente passar no mesmo ponto ao mesmo tempo”, garante Ivo.

Todo o aparato da se-cretaria: quatro cami-nhões, uma retroesca-vadeira, uma patrola já foram utilizados na obra, que não teve grandes custos ao cofre público,

Estrada está sendo remodelada e deve resolver antigo problema dos moradores

Via recebe aterramento e é alargada em trabalho que já dura cerca de três anos. Operários chegam aos últimos dois quilômetros

Rafael Andrade

Prefeitura ergue estrada rural > MORRO GRANDE

Uma das obras mais complexas

em andamento em Morro Grande é o alargamento e o aterramento da estrada geral Rio do Meio, na localidade com o mesmo nome. A via recebe uma camada que chega perto dos dois metros de altura em alguns pontos. São oito quilômetros de tra-balho, que se estende da margem do rio central até a igreja da comunidade. Para erguer a rodovia, os profissionais da Secre-taria de Obras utilizam pedras e areia. Parte do material é cedida por uma pedreira que fun-ciona no próprio Rio do Meio. A região é cortada

Rio do Meio

já que parte do material foi utilizada em parce-ria com um empresário

local. “Ainda há outras vias do interior da cidade que recebem melhorias e

projetos de pavimentação para alguns trechos”, in-forma Ivo.

Page 11: Jornal digital 4678_qui_28052015

Geral 11Correio do Sul Quinta-feira,

28 de maio de 2015

Tráfico

servidores que trabalha-rão na operação e também realizar testes para ava-liar o funcionamento da ETE. Para auxiliar nessa missão, a Setep contratou a empresa Águas Claras, de Tubarão. “Esta obra é complexa e repleta de detalhes. Como o terreno é arenoso e úmido, ao longo dos trabalhos al-guns ajustes tiveram que ser providenciados, o que implica em projetos com-plementares, nova avalia-ção da Caixa Econômica Federal, outra licitação e assinatura da ordem de serviço. Ao mesmo tempo, já efetivamos a contrata-ção dos equipamentos e da mão de obra para tarefas como a instalação das elevatórias, da rede elé-trica e da parte mecânica”, informou.

Depois de concluída,

a operação da ETE ficará sob responsabilidade do Serviço Autônomo Muni-cipal de Água e Esgoto (Samae). O engenheiro calcula que será neces-sário contratar de 12 a 13 operadores, que traba-lharão em três turnos nas 24h do dia. A estação terá 14 elevatórias grandes, de 18 a 20 bombas de sub-mersão, além das bombas da estação.

Entre outros benefí-cios, a estação também proporcionará um pré-tra-tamento para remoção de resíduos e um detalhado tratamento, que inclui a realização de um processo de equalização para pro-mover a homogeneização dos efluentes produzidos pela cidade. Além disso, a unidade contará com nove tanques com a capacidade de armazenamento de

³Construção da estação de tratamento já provocou muita polêmica, mas dessa vez deve ser concluída

Da redação

ETE pronta este ano

> ARARANGUÁ

A construção da Es-tação de Trata-

mento de Esgoto (ETE), do bairro Urussanguinha, em Araranguá, pode estar concluída em setembro. A boa notícia foi dada pelo engenheiro civil da em-presa Setep Construções, Marcelo Del Moro, ao vereador Kila Guellere, durante um encontro em que participaram também o engenheiro da empresa Águas Claras, Tiago Hen-rique Silva e o projetista Tiago Silva.

Conforme Marcelo, o funcionamento da es-tação, entretanto, deve iniciar até o fim do ano, isto porque é necessário fazer o treinamento dos

Boa Notícia

800 mil litros, como parte desse processo. Um local para a realização de reu-niões também está sendo concluído.

Iniciada em 2010, a obra para implantação do novo sistema de sa-neamento sanitário está orçada em aproximada-mente R$ 16, 8 milhões. Deste montante, o Samae financiou por meio do Fun-do de Garantia R$ 10 mi-lhões. O órgão tem 20 anos para quitar esse débito. O restante do orçamento é bancado pela prefeitura de Araranguá e Governo Federal, R$ 2 milhões e R$ 4,8 milhões, respecti-vamente. Nesta primeira etapa da rede de esgoto serão beneficiadas cerca de 4.700 famílias dos bairros Coloninha, Vila São José, Centro, Urussanguinha e parte do Alto Feliz.

13ª SESSÃO ORDINÁRINA:Na sessão da última segunda-feira (25), houve leitura e aprovação da Ata da sessão do dia 18/05/2015 pelos vereadores, expediente e ordem do dia, conforme segue abaixo.

EXPEDIENTE DA SESSÃOSecretário da Câmara Ivanor Carlessi, fez a Leitura do Requerimentonº 008/2015.ORDEM DO DIAPROJETO DE LEI Nº 013/2015 (aprovado por unanimidade)DISPÕE SOBRE A POLÍTICA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA INFÂNCIA E ADOLESCENTE, CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, FUNDO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, E CONSELHO TUTELAR, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.O Prefeito Municipal de Turvo, Estado de Santa Catarina, faz saber a todos os habitantes deste Município que a Câmara de Vereadores aprovou e fica sancionada a seguinte Lei:TÍTULO IDAS DISPOSIÇÕES GERAISArt.1º. Esta Lei dispõe sobre a Política dos Direitos da Criança e do Adolescente e das normas gerais para sua adequada aplicação, com absoluta prioridade.Art.2º. O atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente no Município de Turvo será feito através das Políticas Sociais Básicas de Saúde, Educação, Recreação, Esporte, Cultura, Lazer, Profissionalização e outras, assegurando-se em todas elas o tratamento com dignidade e respeito à liberdade e à convivência familiar e comunitária, num conjunto articulado de ações governamentais e não governamentais.Art.3º. Aos que dela necessitarem será prestada assistência social, em caráter supletivo.Parágrafo Único. É vedada a criação de programas de caráter compensatório de ausência ou insuficiência das políticas sociais básicas no município sem prévia manifestação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.Art.4º. Caberá ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente expedir normas para organização e o funcionamento dos serviços que se fizerem necessários, tais como:I – serviço especial de prevenção, atendimento médico e psicossocial às vítimas de negligência, maus tratos, exploração, abuso, crueldade e opressão;II – serviço de identificação e localização de pais, responsáveis de crianças e/ou adolescentes desaparecidos;III – proteção jurídico-social aos que dela necessitarem, por meio de entidades de defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente;IV – programas socioeducativos, tais como:a) Orientação e apoio sócio-familiar;b) Apoio socioeducativo em meio aberto;c) Colocação familiar;d) Abrigo;e) Liberdade assistida;f) Semiliberdade;g) Internação....SEGUE

USO DA TRIBUNAApós leitura e aprovação da Ata da Sessão anterior, leitura do Expediente da Sessão e Ordem do Dia, fizeram uso da palavra o vereadores:DelrianScarabelot(PMDB).

PARTICIPE:•Venha participar todas as SEGUNDAS-FEIRAS, a partir das 19 horas, da SESSÃO na Câmara de Vereadores de Turvo, na Avenida Municipal, bairro Cidade Alta.• Todas as TERÇAS-FEIRAS, no Café com Notícias às 9h30min, na Rádio Imigrantes AM de Turvo, acompanhem o Programa “Tribuna do Vereador”, com o resumo da sessão.• Visite nosso site: www.CAMARATURVO.com.br

INFORMATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE TURVO

Page 12: Jornal digital 4678_qui_28052015

Publicações Legais12 Correio do Sul Quinta-feira, 28 de maio de 2015

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE

ARARANGUÁ

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE

SOMBRIO

CONVITE:Audiência Pública de Avaliação de Metas Fiscais do 1º Quadrimestre do Exercício de 2015:

Os Poderes Executivo e Legislativo do Município de Araranguá, convidam a toda população, para participar de Audiência Pública, para a avaliação das metas fiscais do 1° quadrimestre do Exercício de 2015, que realizar-se-á dia 29 de maio de 2015, as 18:00 horas, na Câmara Municipal de Vereadores, sito a Rua Iracy Luchina, nº 253, Urussanguinha, Araranguá.

Araranguá, 22 de maio de 2015.SANDRO ROBERTO MACIELPrefeito Municipal

EDITAL DE INTIMAÇÃO

ARLINDO EDÍLIO DA ROSA, Titular do TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTOS DE TÍTULOS desta Comarca de Sombrio, situado na Av. Nereu Ramos, 1300 - Fone (48) 3533-0318 - CEP 88960-000, atendimento das 08:00h - 12:00h e 14:00h - 18:00h, faz saber na forma da Lei aos que o presente EDITAL virem, que se encontram nesse tabelionato para serem protestados, decorrido o prazo legal de 03 (três) dias úteis, por não terem sido encontrados nos endereços fornecidos, ou por se recusarem a tomar conhecimento, os títulos cujos responsáveis estão abaixo discriminados. Ficam esclarecidos, também, de que nesse mesmo prazo poderão apresentar resposta escrita, que não impedirá a lavratura do protesto.PROT. APRESENTANTE / CNPJ DEVEDOR / CNPJ

Prot: 135345; Devedor(es).: ROSANA MAGNUS LOPES - 748.100.149-91, End: Rua Otavio Tomaz Cardoso, 57, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: RELOJOARIA E OTICA TRESPACH LTDA EPP; Sac: RELOJOARIA E OTICA TRESPACH LTDA EPP; Tit: 0002/006067 ; Apr: FCDL; VEN: 22/03/2011; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: 274,10+Juros Legais (1% a.m.); Emol.: 46,96.

Sombrio - SC, 28/05/2015ARLINDO EDÍLIO DA ROSA

CHAMADA PUBLICA Nº 002/2015

Fundamento Legal: Lei 8.666/93, Lei Orgânica Municipal e Lei Municipal nº 1.808/ 2009.Objeto: concessão de espaço público para fins de veiculação de publicidade entre maio de 2015 e 31/12/2016.A Habilitação será realizada durante todo o em a presente data e 01.12.2016, mediante comparecimento no setor responsável desta municipalidade munidos da documentação necessária. Na sede da Prefeitura Municipal de Sombrio/SC na Avenida Nereu Ramos, nº 861 de segundas às sextas feiras das 08h:00 as 11h:30 e das 13h:30 as 17h:30.

Sombrio - SC, em 22 de Maio de 2015.ZÊNIO CARDOSOPrefeito Municipal

Page 13: Jornal digital 4678_qui_28052015

Publicidade 13Correio do Sul Quinta-feira,

28 de maio de 2015

Page 14: Jornal digital 4678_qui_28052015

Dia do Desafio > REGIÃO

Nem mesmo a chuva impediu

a mobilização pelo Dia do Desafio. O clima não foi muito favorável para a prática esportiva ou ati-vidade física ao ar livre, mas a competição entre cidades aconteceu assim mesmo e com animação.

Em Balneário Arroio do Silva muitas pesso-as aceitaram o desafio de se movimentar. Elas fizeram alongamento, ginástica e dança, além das diversas atividades realizadas na academia da cidade.

Durante o dia 3.597 pessoas aderiraram ao projeto e praticaram al-gum tipo de atividade. A equipe do Departamento de Esportes, coordenada pelo diretor Cleberson Vieira, Chico, esteve nas escolas, entidades e es-tabelecimentos comer-ciais promovendo alguns minutos de movimento. Quem sempre teve von-tade de praticar alguma atividade física aprovei-tou a oportunidade. “A gente sempre tem vonta-de de fazer alguma coisa, de se movimentar, mas sozinho ou sem orienta-ção não dá ânimo. Hoje o dia foi ótimo”, disse a presidente do Clube de Mães do Golfinhos, Zulei-de Rocha Vassoler.

Arroio do Silva com-petiu com a cidade de Itaara/RS.

Quinta-feira, 28 de maio de 2015

³ 14-27-30-31-68CONCURSO 3.798

QUINA 27/05

³ 01-02-03-04-05

³ 07-08-09-13-14

³ 18-19-20-21-23 CONCURSO 1.214

LOTO FÁCIL27/05

Balneário GaivotaCooperja

Balneário Gaivota par-ticipou pela primeira vez do Dia do Desafio e disputou com a cidade colombiana San Juan de Rio Seco.

Logo pela manhã os alunos da escola Darcy Ribeiro se reuniram e pra-ticaram ginástica aeróbica e relaxamento. “Nós pro-fessores também entramos no Desafio e participamos juntos”, comentou a orien-tadora Taciana Cechinel.

No início da tarde, a coordenação do movimento visitou alguns comércios que se engajaram. As esco-las Doralina Clezar e São Bento também participa-ram realizando atividades com seus alunos e professo-res. Na escola infantil São Bento, os alunos pularam corda, jogaram boliche, can-taram e fizeram um teatro.

Mesmo em meio ao trabalho corrido devido a intensidade das chuvas, funcionários da Secretaria Municipal de Obras para-ram para fazer alongamen-

tos. “O nosso maior desafio de hoje é conseguir manter o município em dia, mas de fato, foi muito bom estar no Dia do Desafio” comentou o diretor Clésio Pereira.

A vice-prefeita Terri-mar Ramos Pereira reuniu seu grupo na Secretaria do Desenvolvimento Social e tratou de se mexer. Em meio a uma ‘massada’ e outra, trabalhadores da

mobiliza milhares na região

³ 17-29-32-38-45-50CONCURSO

1.708

MEGA SENA27/05

empresa Massas Siciliana também aceitaram o desa-fio e na hora do café fizeram alongamento e brincaram de ‘vivo ou morto’. Gustavo Rotta, morador de Balne-ário Gaivota e atleta de corrida de rua, venceu até mesmo a chuva e fez a sua parte. Logo em seguida pu-blicou na rede social o vídeo de sua participação “resu-mo da corrida de hoje”.

A Cooperja participou ontem do Dia do Desafio. Mais de 80 funcionários realizaram Ginástica Laboral, sob coordenação da profissional de Educação Física Karoline H. Pereira. O grupo irá somar forças para vencer a cidade peruana de Nuevo Cañete, a qual concorre com Jacinto Machado. Dia do Desafio, você se mexe e o mundo mexe junto!

Page 15: Jornal digital 4678_qui_28052015

Política 15Correio do Sul Quinta-feira,

28 de maio de 2015

> PORTO ALEGRE

O gosto amargo do gol no fim em Bo-

gotá se transformou na mais doce das comemo-rações na noite chuvo-sa desta quarta-feira, no Beira-Rio. O Inter fez da arma rival a solução para evitar os pênaltis, eliminar o Santa Fé nos 90 minutos e chegar à semifinal da Li-bertadores com um suado e emocionante 2 a 0. Juan abriu o placar logo cedo, mas o herói mesmo acabou sendo Rafael Moura. De cabeça, He-Man anotou aos 42 minutos da etapa final.

Um merecido prêmio aos torcedores que foram em peso ao Beira-Rio, mes-mo com a interminável chuva que caía sobre Porto Alegre. O público de 44.665 foi recorde desde a reforma do estádio, batendo inclu-

Inter dá troco sobre Santa Fé, marca no fim e se classifica para a semifinal

Semifinais mais central Avalio que as duas partidas das semifinais do cam-

peonato municipal de Araranguá, pela segunda divisão, deveriam ser realizadas nos campos próximos para que dê um bom público. Ou seja, no campo do União da Co-loninha, ali sim iria lotar com um grande público e dois bons jogos que definiriam os finalistas da série B e ainda os dois times que subiriam para a primeira divisão do ano que vem. Fica a dica.

Bem que o Baixinho falou Romário é falador, fala até demais às vezes, mas fala

o certo. De tanto ele falar que autoridades do futebol mun-dial formavam uma verdadeira máfia cheia de dinheiro, dito e feito. Ontem autoridades suíças prenderam vários membros dessa máfia que estão no futebol somente para roubar.

Foram presos vários acusados de participar de um esquema de corrupção que já dura 20 anos, e ninguém tomava providências. Muitos dos corruptos e ladrões que fazem mal ao futebol foram presos. Inclusive José Maria Marin, que ao lado da senhora presidenta Dilma Roussef recebeu chefes de estado em plena Copa do Mundo de futebol.

Poderia ter sido aqui Essa operação poderia ter sido realizada aqui em nos-

so país, já no ano passado, porque assim emendaríamos a vergonha dos campos com a vergonha da corrupção. Mas certamente o aparato de segurança aqui deve ter sido muito grande. Infelizmente não foi a nossa polícia que prendeu, mas alguém tinha que fazer um dia. Então, parabéns ao FBI e a polícia suíça.

Agora tem mesmo é que investigar a Copa do Mun-do. Como diz o próprio Romário, essa Copa do Mundo foi o maior roubo da história desse país. Aqui no Brasil, começando pelos estados, o dinheiro rola e o desvio é grande. Na verdade hoje o nosso futebol realmente é uma verdadeira lavagem de dinheiro. Tira-se o exemplo bem aqui perto de nós, onde tem gente que já esta há anos em federações de futebol e desportistas e não largam o osso nunca. Por que será né?

E começou O aterro a chegar para dar início as obras do estádio

do AEC. Agora sim começaram as obras, pois se não começassem até o final desse mês a se mexerem, iria dar problemas.

Porém começou e em breve o sonho de termos o estádio municipal será realizado. Será a casa do AEC. E pensando nisso me vem o velho tempo de ver o mais querido do sul em ação no Catarinense, com aquela torcida fanática, a bandeira enorme da xaranga, Arara do Vidrinho, dona Santa do Torradinho, Cecília e Tilinho do cachorro quen-te. Estamos chegando a um novo tempo e vamos se Deus quiser viver esse novo tempo como vivíamos no passado, torcendo pelo nosso mais querido do sul, com alegria, amor e paixão.

EsporteCleder Maciel (48) 9900 3535

[email protected] https://www.facebook.com/cleder.maciel

Libertadores

sive as partidas realizadas na Copa do Mundo.

O jogo terminou com polêmica. A polícia preci-sou intervir ao apito final.

> PORTO ALEGRE

Depois de estar no campo pela primeira vez nesta terça-feira, Roger Machado comandou o gru-po do Grêmio de fato na tarde desta quarta. O novo técnico gremista orientou uma atividade técnica, com cruzamentos e finalizações. E usou sua experiência para dar dicas para Júnior, lateral-esquerdo jovem. Na atividade, indicou o uso de Fellipe Bastos como lateral-direito. Douglas foi ausência, enquanto Pedro Geromel esteve normal-mente na atividade.

O trabalho foi exclusi-vamente técnico, sem dar nenhum indício do time que entra em campo contra o Goiás, no domingo, no Serra Dourada. A principal atividade teve dois jogado-res como laterais de cada lado de um espaço redu-zido de campo. Quando as jogadas era com destros, estiveram Fellipe Bastos, Galhardo, Raul e Everton,

Roger comanda 1º treino técnico, dá dicas a Júnior e testa Bastos na lateral

que atua como atacante pelo flanco.

Bastos já entrou assim na vitória sobre o Figuei-rense e pode ser alternativa na função, já que não há plena confiança em Ga-lhardo – o Tricolor busca uma contratação para o setor. O camisa 6 surge como nova opção.

Quando a jogada de lado era feita por canho-tos, estiveram Lincoln, Marcelo Oliveira, Marcelo Hermes e Júnior. Esteve último foi alvo de orien-tações próximas de Roger, ex-lateral de sucesso. Ou-viu como deveria e que parte do pé teria de usar para o cruzamento.

Antes, Roger dividiu o elenco entre jogadores ofensivos e defensivos. E comandou uma atividade de mano a mano para finalizar no gol. O meia Douglas, em tratamento, foi ausência na atividade. O zagueiro Pedro Geromel, que desfalcou o Grêmio na última rodada, treinou normalmente e retorna no

De acordo com os jogado-res do Santa Fé, o árbitro peruano Víctor Carrillo errou ao assinalar o es-canteio que originara

o gol de Rafael Moura. As imagens da televisão confirmam que Lisandro López foi o último a tocar na bola.

fim de semana. Erazo já está com a seleção equa-toriana para a disputa da Copa América.

A atividade ocorreu sob

forte chuva, que cai desde a manhã em Porto Alegre. O Tricolor volta a treinar na tarde desta quinta-feira, no CT Luiz Carvalho.

CASAS PRÉ FABRICADAS

Page 16: Jornal digital 4678_qui_28052015

QUINTA-FEIRA, 28 DE MAIO DE 2015

Seja qual forsua necessidade,

aproveite o créditopré-aprovado

e receba o valordireto na sua conta.

CRÉDITO PESSOAL SICOOBPRÉ-APROVADO

Central de Atendimento - 0800 642 0000 Ouvidoria - 0800 725 0996

De�cientes auditivos ou de fala - 0800 940 0458

Contrate agora mesmo pelo Sicoobnet:

- Simule um parcelamento e escolha a melhor opção para você.

- Crédito na hora em sua conta corrente.

Credija