jornal de pinto bandeira # 02

16
DIVULGAÇÃO A Secretaria de Estado do Turismo, Esporte e Lazer apoiará a iniciativa proposta pelo prefeito João Pizzio, que busca também a denominação de Cidade dos Capitéis e Rodovia da Fé, na VRS-855 e ERS-444. Os Reitores dos Santuários de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, de Pinto Bandeira, Santo Antônio, de Bento Gonçalves, e de Nossa Senhora do Caravaggio, de Farroupilha, integram esta ação. Leia na pág. 08 Município e Corsan oficializam convênio de cooperação técnica Evento, que agregará valor as comemorações da Semana Farroupilha, tem Paixão Côrtes como convidado de honra e a presença confirmada de Odilon Ramos. Pág. 11 Airton Ortiz será o patrono da I Feira do Livro Ginásio do Clube Rosário recebe reformas significativas Trabalho desenvolvido nos meses de junho e julho, administrado por Inacio Nicchetti de Campos (foto), garantiu melhorias no local. Pág. 15 Com o contrato assinado, a Corsan terá maior liberdade de ação para executar obras que serão fundamentais para a qua- lidade de vida da comunidade pinto-bandeiranse. Pág. 13 Cidade no Caminho dos Santuários RS Ano I - Nº 02 - Julho/2015 - Pinto Bandeira - RS Rua Sete de Setembro, 1077 | Sala 103 Pinto Bandeira - Serra Gaúcha - RS Contato(s): 54 9659.6203 | 9977.8818

Upload: ze-nox

Post on 23-Jul-2016

230 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

O Jornal de Pinto Bandeira é um veículo de comunicação de grande circulação, que enfoca o cotidiano e os aspectos mais destacados da cidade de Pinto Bandeira e de suas cercanias. O periódico traz, em suas páginas, os assuntos mais variados, passando por cultura, gastronomia, história, curiosidades e contempla todo o tipo de informação indispensável para cada um dos públicos que reside, trabalha ou transita nesta nobre cidade serrana.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal de Pinto Bandeira # 02

Ano I - Nº 02 - Julho/2015 - Pinto Bandeira - RS

DIV

ULG

AÇÃO A Secretaria

de Estado do Turismo, Esporte e Lazer apoiará a iniciativa proposta pelo prefeito João Pizzio, que busca também a denominação de Cidade dos Capitéis e Rodovia da Fé, na VRS-855 e ERS-444. Os Reitores dos Santuários de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, de Pinto Bandeira, Santo Antônio, de Bento Gonçalves, e de Nossa Senhora do Caravaggio, de Farroupilha, integram esta ação. Leia na pág. 08

Município e Corsan oficializam convênio de cooperação técnica

Evento, que agregará valor as comemorações da Semana Farroupilha, tem Paixão Côrtes como convidado de honra e a presença confirmada de Odilon Ramos. Pág. 11

Airton Ortiz será o patrono da I Feira do Livro

Ginásio do Clube Rosário recebe reformas significativasTrabalho desenvolvido nos meses de junho e julho, administrado por Inacio Nicchetti de Campos (foto), garantiu melhorias no local. Pág. 15

Com o contrato assinado, a Corsan terá maior liberdade de ação para executar obras que serão fundamentais para a qua-lidade de vida da comunidade pinto-bandeiranse. Pág. 13

Cidade no Caminho dos Santuários RS

Ano I - Nº 02 - Julho/2015 - Pinto Bandeira - RS

Rua Sete de Setembro, 1077 | Sala 103 Pinto Bandeira - Serra Gaúcha - RS

Contato(s): 54 9659.6203 | 9977.8818

Page 2: Jornal de Pinto Bandeira # 02

Ano I - Nº 02 - Julho/2015 - Pinto Bandeira - RS02

Mandatário de Bento Gonçalves prestigiou a publicação

FOTO

S: D

IVU

LGAÇ

ÃO

DIV

ULG

AÇÃO

DIV

ULG

AÇÃO

Rua Almirante Barroso, 14 - Espaço Irmãs de São José, Sala Irmã Maria Olívia - Cep: 95.717-000 - Pinto Bandeira - RS - Fone: 54 8436.1200 - [email protected] - REPRESENTANTE COMERCIAL: Sezefredo Machado - JORNALISTA RESPONSÁVEL: Waldir Reni Sudbrack – DRT/RS nº 3.527 - PROJETO GRÁFICO, ARTE E DESIGN: José Francisco Alves (51 3737.7177 / 9941.5777) - TIRAGEM: 2.500 Exempla-res - DISTRIBUIÇÃO: Pinto Bandeira, Bento Gonçalves, Canela, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, Gramado, Nova Petrópolis, Porto Alegre, Zona Sul e Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.O Jornal de Pinto Bandeira é um veículo de comunicação, de grande circulação, comercializado, produzido e editado em parceria pelas empresas Tchê Ponto Com e Guia Luz Editora. Publicação mensal.

www.jornaldepintobandeira.com.br - Facebook: jornaldepintobandeira

Nem todo o começo é fácil

O trabalho desenvolvido pelo Jornal de Pinto Bandeira está recém iniciando, e tem enfrentado, conforme ocorre em tantas ativida-

des profissionais desenvolvidas por aí, um certo desconforto, princi-palmente, quando o assunto é circulação. Atrasamos, sim. Também nos permitimos fugir da proposta inicial de publicação mensal, é verdade. Tem sido inúmeros os questionamentos de “quando o jornal voltará a circular?”, permitindo-nos entender que estamos no caminho certo, de comunicar, com credibilidade, os acontecimentos da nossa cidade.

Passaram-se muitos dias, desde a primeira edição até este novo momento, várias informações consideráveis deixaram de ser noticia-das, outras serão recuperadas pela importância dos fatos desenvol-vidos e o nosso sentimento, a nossa preocupação, se dá justamente diante dessa possibilidade da comunidade perder o registro de tantos momentos significativos que ficarão, não apenas na memória, mas nas páginas deste que é o único veículo de comunicação que trata, quase que na sua totalidade, dos assuntos da “gente da nossa terra”, mes-mo que com a maioria das pautas voltadas para a prefeitura, talvez causando contrariedade em algumas pessoas resistentes aos partidos políticos que estão a frente da administração municipal, que procuram não entender que o futuro da cidade está, como nós, do Jornal de Pinto Bandeira, recém iniciando, enfrentando dificuldades passageiras e, que no decorrer dos próximos anos, outro grupo, quem sabe até eles próprios, poderão ser os gestores de todas essas ações iniciadas.

Neste caso, é importante refletir, afinal, hoje qual a maior fonte geradora de informações do nosso município? Não queremos aqui nos justificar sobre os “porquês” das publicações, mas é im-portante ficar claro que nossa editoria está aberta, em todos os momentos, para receber e divulgar pautas positivas, voltadas a in-tegração e ao crescimento ainda maior da comunidade que merece, cada vez mais, o melhor.

Para evitarmos perder registros importantes estamos aqui, pedindo licença a cada cidadão e cidadã da nossa Pinto Bandeira, mostrando, em nossas páginas impressas ou através da internet, que muitas ações estão sendo desenvolvidas e devem, portanto, ser apre-sentadas também para quem mora em outras cidades, que conhece, já ouviu falar ou teve a oportunidade de receber a cidade pelo “nosso jornal”, quem sabe futuros investidores deste “nosso chão”, um lugar que realiza, que acolhe, enfim, um lugar especial para se viver.

Nem todo o começo é fácil. Acreditar é preciso, participar tam-bém.

Obrigado pelo carinho e pela credibilidade a cada nova edição.Boa leitura!

A Redação

Patrimônio históricoAngelina Guizzo Ferrari - Colaboração*

Prefeito Pasin elogia o JPBUma grata surpresa. Assim

pode ser observada a manifesta-ção do prefeito de Bento Gonçal-ves, Guilherme Pasin, ao receber a primeira edição do Jornal de Pinto Bandeira, durante a reunião da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Norteste, re-alizada no decorrer da primeira quinzena de maio, em Vista Ale-gre do Prata.

“Fico muito feliz ao obser-var o Jornal de Pinto Bandeira, divulgando todos os atos de cres-cimento e, portanto, de avanço da comunidade deste importante município da nossa região. O ato de emancipação de Bento Gon-çalves nos dá uma visão bastante peculiar sobre a cidade vizinha, por quem temos muito carinho e desejamos crescimento e suces-so constante para esta terra que sentimos saudade e enaltecemos, sempre que possível, pelo traba-lho ordeiro da comunidade pinto--bandeirense.

E agora, com o jornal fazen-do com que, de uma forma muito

específica, sejam retratados to-dos os avanços dessa comunida-de, entendemos que a evolução, sobre todos os acontecimentos, passa a ser enaltecida ainda mais. Vou acompanhar e muito esse informativo, torcendo que o melhor aconteça para esse povo, afinal, o que importa é que, jun-tos, trilhemos o caminho do de-senvolvimento, da evolução e da felicidade. A informação permite

com que todos ganhem, nas mais diversas frentes de ações. Desejo, portanto, um ótimo trabalho aos empreendedores do Jornal de Pin-to Bandeira e que possamos nos encontrar de forma feliz, sempre pensando para a frente, em busca de grandes avanços para as nos-sas comunidades. Parabéns, e que o sucesso seja uma constante ao Jornal, aos seus colaboradores e anunciantes”, enfatizou Pasin.

É preciso acreditar e participar.

É um bem material, natural ou imóvel que possui significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade.

Estes patrimônios foram construídos pelas sociedades pas-sadas, por isso representam uma importante fonte de pesquisa e preservação cultural.

Preservação e Conservação: órgãosIPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).IPHAE (O Instituto do Patrimô-nio Histórico e Artístico do Esta-do do RS).

Os patrimônios históricos, através de leis de proteção e restaurações possibilitam a ma-nutenção das características ori-

ginais conforme dispõe o artigo 216 Constituição Federal.

Tombamento

Quando um imóvel é tomba-do por algum órgão do patrimônio histórico, ele não pode ser demoli-do, nem mesmo reformado. O Tom-bamento é a primeira ação toma-da para a preservação. O bem não terá sua propriedade alterada, nem precisará ser desapropriado, pelo contrário, porém, deverá manter as mesmas características que possuía na data do tombamento.

- No município existe um pro-cesso pronto para ser reentregue para o Órgão Municipal. O pedido de TOMBAMENTO da Edificação CO-MERCIAL DE PRODUTOS ALIMENTÍ-CIOS TONDO LTDA -“MOINHO TONDO DE PINTO BANDEIRA”.

Constituiu-se num dos sím-bolos da Industrialização. Ele re-flete a evolução econômica dos meios de produção de uma época. Fundado no ano de 1953, em Pinto Bandeira, cidade povoada por imi-grantes italianos, na região serrana do Rio Grande do Sul.

Este bem tombado e restaura-do será integrante de Rota Turística do Município.

Informações sobre a consti-tuição do Processo de Tombamento e Restauro poderão ser solicitadas na LC3G - IMÓVEIS & CONSTRUÇÃO – Imobiliária – Pinto Bandeira – Serra Gaúcha.

www.lcimóveispb.com.brlcimó[email protected]

Fone: 54. 3468-0059

*Acadêmica em Arquitetura

EDITORIAL OPINIÃO

Page 3: Jornal de Pinto Bandeira # 02

Ano I - Nº 02 - Julho/2015 - Pinto Bandeira - RS 03

FOTO

S: D

IVU

LGAÇ

ÃO

O nosso jornal chega aonde nem imaginamosPorque os acontecimentos da nossa cidade merecem ser divulgados sempre, em todos os momentos. Jornal de Pinto Bandeira, boas notícias, tudo de bom. A história da gente da nossa terra passa por aqui.

“É uma grande satisfação ver que um município novo como Pinto Bandeira, já no seu segun-do ano, desenvolve um jornal que nasceu grande, pela quali-dade de impressão,de montagem, de estrutura e pela qualidade das informações, entregue de forma extremamente moderna e altiva. É um jornal que tem tudo para viver com este município. Há dois anos, Pinto Bandeira foi fundado e nes-te segundo ano o Jornal de Pinto Bandeira foi fundado. Desejo vida longa ao município e ao jornal, sendo feito de uma forma diferen-ciada, nova, atualizada e que vai estar sempre na mão de quem quer se informar sobre o que acontece nesta querência, neste pago. Para-béns pela iniciativa”.

Dorotéo Fagundes de Abreu - Diretor do Sistema Tarca de Co-municação - Presidente do Ins-tituto Cavaleiros Farroupilhas - Apresentador do programa Gal-pão do Nativismo, da Rádio Gaú-cha – Porto Alegre - RS

“Este jornal serve de exemplo para muitos municí-pios do nosso Rio Grande do Sul e do Brasil, porque já nos é apresentado de uma maneira absolutamente informativa e, portanto, esclarecedora sobre o que acontece na cidade, sem o sensacionalismo que, por vezes, observamos na mídia quase que num sentido geral. Pinto Ban-deira ganha força ainda maior aqui em Porto Alegre, sem dú-vida alguma, onde coloco a disposição meus estabeleci-mentos comerciais para forta-lecer essa divulgação. Parabéns pela informação e pelo exemplo de organização que a cidade, apesar de jovem, oferece. Em breve quero conhecer tudo isso que vejo neste informativo. Um grande abraço ao povo pinto--bandeirense”.

Vilmar Simonetti - Empre-sário - Diretor do Boteco Tchê e do Restaurante Sucos Sul - Por-to Alegre - RS

“Primeira edição, com essa qualidade e distinguindo a cida-de é o que toda a comunidade quer. Passa a ser um porta voz de auto-estima da sua gente e, consequentemente, de dizer o que tem de bom o município que cresce muito. Foi uma das últi-mas emancipações que deu cer-to. Como o Rio Grande tem essa peculiaridade das emancipações dar certo, até porque fui presi-dente duas vezes das comissões municipais, Pinto Bandeira é um exemplo de sucesso e de um olhar para o futuro”.

Cassiá Carpes - Presidente da Fundergs - Fundação de Es-porte e Lazer RS - Ex-deputado estadual RS.

O Jornal de Pinto Bandei-ra agradece às inúmeras ma-nifestações favoráveis e de en-corajamento frente à iniciativa de retomar uma publicação que representa o município!

“É um prazer muito grande, uma enorme satisfação receber esse jornal que me oportuniza sa-ber ainda mais sobre esta linda ci-dade, localizada na Serra Gaúcha. Vejo um informativo de qualida-de espetacular, assim como são os produtos de Pinto Bandeira, principalmente o espumante que, sem dúvida alguma eu afirmo: para mim, para o meu gosto, é o melhor espumante do Brasil e acredito que está entre os melho-res do mundo. Olha que eu viajo muito, pois sou natural de Ama-rante, perto da cidade do Porto, em Portugal. Pinto Bandeira está de parabéns pelo empreendedo-rismo em tudo o que realiza”.

Angelo Bessa de Sousa - Em-presário - Diretor Panificadora e Confeitaria Copacabana/ Merca-do Público - Diretor Bar e Café Panamericana/ Mercado Público - Diretor A Brasileira Comércio de Alimentos - Diretor Soufer Parti-cipações e Investimentos - Porto Alegre - RS

“Eu observo várias edi-ções de jornais aqui na As-sembléia Legislativa, mas fiquei admirado com a apre-sentação do Jornal de Pinto Bandeira. Todo colorido, mui-to bem diagramado, que vem de um dos municípios mais jovens do Brasil, e com uma população de aproximadamen-te 4 mil habitantes, já mere-cia ser notícia. Um município de muito sucesso, onde tive a oportunidade de estar hospe-dado na Pousada da Vinícola Don Giovanni. Craques fizeram esse jornal.

Parabéns pela iniciati-va dos empreendedores deste informativo, parabéns para a comunidade pinto-bandeiren-se porque agora é notícia, e da melhor qualidade, também aqui na capital.”

Bibo Nunes - Jornalista - Apresentador do Programa Bibo Nunes Show - Canal 20 - NET TV CIDADE - Porto Alegre - RS

REPERCUSSÃO

Page 4: Jornal de Pinto Bandeira # 02

Ano I - Nº 02 - Julho/2015 - Pinto Bandeira - RS04

Antoninho Tumelero, Primo Bortolanza, Salvador Longo e Sidimar Fleck, com o repórter Guilherme Fadanelli e o cinegrafista Cristiano Lazzari, da RBS TV

DIV

ULG

AÇÃO

Italianos no Brasil: lutas e conquistas que marcam a história de Pinto Bandeira

O Município de Pinto Bandeira torna pública a contratação da Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN, através de Contrato de Programa para prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, com fundamento no artigo 24, inciso XXVI da lei 8.666/93, conforme pa-recer jurídico 87/PGM-PMPB/2015 (Memo) em 25 de junho de 2015.

Objeto: Prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, compreendendo a exploração, execução de obras, ampliações e melhorias com a obrigação de implantar, fazer, ampliar, melhorar, explorar e administrar com exclusividade os serviços de abastecimento de água potável e esgoto sanitário, na área urbana e áreas contínuas, incluídas, incluindo captação, adução de água bruta, tratamento, adução de água tratada, distribuição e medição do consumo de água, bem como, a coleta, transporte, tratamento e destino final do esgoto, sua cobrança e arrecadação,atendimento ao públi-co usuário dos sistemas,controle de qualidade da água e cadastro de consumidores, atendidos os princípios da conveniência social, ambiental, técnica e econômica e, ainda, a Política Estadual de Saneamento.

Prazo: 25 (vinte e cinco) anos a contar da assinatura do contrato. Demais informações: Prefeitura Municipal de Pinto Bandeira - Setor de Licitações, Fone (54). 3468.0210, ramal 22, e-mail: [email protected] ou através do Site www.pintobandeira.rs.gov.br.

Pinto Bandeira, RS, 13 de julho de 2015.

João Feliciano Menezes Pizzio - Prefeito Municipal

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPREFEITURA MUNICIPAL DE PINTO BANDEIRAAVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃODISPENSA DE LICITAÇÃO - PROCESSO Nº 257.6.0.15

Os 140 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do

Sul tem muito a ver com a gen-te da nossa terra. A chegada ao Brasil do navio “Rivadávia”, que aportou em 31 de maio de 1875, com 150 famílias italianas foi um marco.

Em função de uma crise agrícola e do processo indus-trial iniciado após a unificação da Itália, ocorreu um verdadeiro êxodo do país. Grande parte da população ficou sem trabalho e obrigou-se a procurar outras oportunidades. Adaptando os costumes e valores trazidos da Itália, os imigrantes que chega-ram nas terras brasileiras há 140 anos criaram cultura própria,

que os diferencia dos demais habitantes do nosso país.

Por aqui, sem nenhuma es-trutura inicial, cultivaram a ter-ra para o plantio, construíram igrejas, edificaram escolas, for-maram famílias e conquistaram valores que hoje, passados mais de cem anos, grande parte das novas gerações procuram manter ou, em alguns casos, resgatar. Na Serra Gaúcha, onde fixou-se um número significativo, senão a grande maioria, dos imigrantes ainda se fala em um idioma lo-cal, o “Talian”, derivado da lín-gua vêneta. Reconhecido como patrimônio cultural, o dialeto segue até hoje no dia-a-dia das pessoas que vivem na região.

O resgate e a valorização permanente de toda essa his-tória de lutas e conquistas, que fortalecem a cultura italiana no Brasil permite hoje que a região receba turistas do mundo todo, de além das fronteiras. Os pri-meiros imigrantes italianos che-garam em Pinto Bandeira no ano de 1876, iniciando imediata-mente o plantio para subsistên-cia, alicerçada - inicialmente, de videiras que em 1880 permi-tiu a produção de bons vinhos, elaborados artesanalmente nos porões das casas.

A colonização italiana e o Dia da Etnia Italiana no Rio Gran-de do Sul são comemorados todos os anos, no dia 20 de maio.

RBS TV mostrou a cultura envolventede Pinto Bandeira

Para difundir ainda mais a história e a cultura da “gente da nossa terra”, a RBS TV desenvolveu em Pinto Bandeira uma gravação que foi levada ao ar na segunda--feira, 25 de maio, integrando uma das séries do programa denomina-do “Italianos da Serra – 140 anos da Imigração”. Aqui, junto da praça central – onde temos o centenário Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, o Grupo Náni – com Antoninho Tumelero, Primo Bortolanza, Salvador Longo e Sidi-mar Fleck, mostrou para o Estado, o Brasil e para o mundo como se joga a “mora” e também algo do

“Talian” - ou Dialeto Vêneto Rio-grandense, que é uma variante da Língua vêneta - língua do norte da Itália, falada sobretudo na região da Serra Gaúcha.

Um trabalho produzido e apresentado pelo repórter Gui-lherme Fadanelli e o cinegrafista Cristiano Lazzari, tanto no Bra-sil quanto na Itália, no decorrer dos primeiros meses deste ano, levada ao ar na segunda-feira, 25 de maio, durante o Programa Jornal do Almoço – pela RBS TV Porto Alegre.

Um momento especial que agrega valor a outras gravações ou mesmo manifestações na televi-são, objetivadas em Pinto Bandei-ra, “a nossa cidade para sempre”.

“A comunicação aumenta a velocidade das realizações e multiplica os resultados.

Bem vindo Jornal de Pinto Bandeira, que as ações desenvolvidas aqui sejam um verdadeiro marco para a di-vulgação de tudo de bom que nossa cidade apresenta.”

Diane Tomasin Giacomoni - Secretária de Saúde e de Meio

Ambiente de Pinto Bandeira

NOSSA TERRA

Page 5: Jornal de Pinto Bandeira # 02

Ano I - Nº 02 - Julho/2015 - Pinto Bandeira - RS 05

Empresário e vereador Adair Rizzardo recebeu as visitantes Secretário Gilson de Brum deu as boas vindas em nome do prefeito da cidade

FOTO

S: D

IVU

LGAÇ

ÃO

Grupo Teatral Urta Con La Pança e o Coral Nova Pompéia em evento regional

DIV

ULG

AÇÃO

Hospitalidade e integração marcam passagem de turistas no município

Gente nossa na Semana da Cultura ItalianaUm grande momento, de inte-

gração e valorização das tra-dições italianas. Assim pode ser definida a XIX Semana da Cultu-ra Italiana – que comemorou os 140 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, realizada de 17 a 20 de junho, em Farrou-pilha, na Serra Gaúcha. Na noite da quarta-feira, 17/06, o Grupo Teatral Urta Con La Pança e o Coral Nova Pompéia, de Pinto Bandeira, participaram do even-to mostrando a força cultural da “gente da nossa terra”. Os secre-tários municipais Danio Nichetti (*Desenvolvimento Econômico, Urbanismo, Indústria e Comér-cio, Cultura e Turismo de Pinto Bandeira) e Antônio Gilson de Brum (Educação, Esporte e La-zer) acompanharam as apresen-tações. Uma ação extremamente especial e marcante, que contou com o apoio da Prefeitura Muni-cipal de Pinto Bandeira.

“É uma grande satisfação podermos representar Pinto Ban-deira em um evento desta gran-diosidade. O apoio da Prefeitura é fundamental, chega como um incentivo para seguirmos, cada

vez mais, mostrando a arte e a cultura da nossa gente. Agradece-mos o prefeito João Pizzio e o se-cretário Danio Nichetti por este suporte, digamos assim, que nos é de grande valia”, comentou a vice-presidente do Grupo, Hele-na Paese Comiotto.

Preocupado em fortalecer ainda mais a visibilidade dos valores locais, de forma espe-cial em ações que promovem a divulgação da história, cultura, usos e costumes dos italianos e seus descendentes radicados no Rio Grande do Sul, Danio Nichetti também viabilizou a presença do Coral Nova Pom-péia neste encontro que foi organizado pelo Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio e teve como obje-tivo despertar, cultivar, cele-brar os usos, costumes, a reli-giosidade e a cultura italiana.

“Sentimo-nos orgulhosos em poder representar a nos-sa cidade, cantando o que os nossos antepassados nos ensi-naram. O aplauso das pessoas aqui presentes, das mais diver-sas regiões, nos gratifica mui-

to, fortalecendo a nossa vonta-de de enaltecer, cada vez mais, Pinto Bandeira. Diante disso, só temos a agradecer a administra-ção municipal pela oportunida-de recebida”, explicou o coor-denador do Coral Nova Pompéia, Flávio De Toni.

Durante as apresentações dos valores locais, o secretário Danio não escondeu a emoção de poder sentir o pulsar de or-

gulho dos pinto-bandeirenses em um evento que repercute no Estado e no Brasil.

“Mostrar a cultura local, especialmente quando é de-senvolvida por pessoas aqui de Pinto Bandeira é muito impor-tante. Estimular e fortalecer as boas ações da comunidade são determinações do prefeito João Pizzio para todos os se-cretários, por entender que nas

mais diversas frentes de ação o município apresenta desta-ques importantes que merecem ser enaltecidos, como é o caso aqui, tanto com o Urta Con La Pansa quanto com o Coral Nova Pompéia, fundamentais nesta ação de manter viva a tradição cultural dos nossos imigrantes, mostrando a nossa cidade em outras cidades, além das fron-teiras”, ressaltou.

A terça-feira, 23 de junho, vai ficar na lembrança de um grupo de 32 pessoas, turistas da região metropolitana da grande Porto Alegre, que visitaram o município de Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha.

O motivo é simples: o iti-nerário de visitações da Agência de Turismo “Viajando com Tâ-nia”, de Porto Alegre, foi alte-rado por conta da receptividade, da integração e do calor huma-no objetivado por pessoas da comunidade pinto-bandeirense, a partir do encontro - no restau-

rante da Pousada Fornasier, com o secretário municipal de Edu-cação, Esporte e Lazer, Antônio Gilson de Brum, que deu as boas vindas em nome do prefeito da cidade, Dr. João Pizzio.

“Recebemos as pessoas como gostaríamos de ser recebi-dos em qualquer parte do mundo. A hospitalidade, mais do que um conceito, é um diferencial que deve ser exercitado permanente-mente e, principalmente, quando o assunto é turismo”, explicou o secretário Gilson de Brum, que possibilitou que as visitantes

conhecessem a empresa Rizzardo Frutas, onde o empresário Adair Rizzardo, comentou do trabalho desenvolvido no local, passando pelo Santuário Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, onde o padre Roque Hilário Siebeneich-ler fez uma explanação sobre a história da Paróquia que comple-ta cem anos em 2015, passando pelo encontro do Grupo da Ter-ceira Idade Mazzolin Di Fiori, que recepcionou o grupo em clima de festa junina, com quentão e pipoca, não sem antes integrá--las as atividades de ginástica

e, a seguir, conduzindo-as até a Padaria Nichetti – onde a turma ficou encantada com as cucas, pães e biscoitos ali produzidos.

Na quinta-feira, 25/06, a empresa voltou ao município com mais de 20 pessoas, sen-do recepcionados na Casa Di Giordano Ristorante, junto da pousada Dona Elida (www.pou-sadadonaelida.com.br) onde os visitantes foram recepcionados pela proprietária do estabeleci-mento, Elida Tarso.

“Essa receptividade foi uma surpresa muito agradável. Agrade-

cemos a Prefeitura Municipal pelo carinho, bem como de todas as pessoas que nos receberam aqui, de uma forma hospitaleira e calo-rosa, permitindo-nos a integração do nosso grupo e a troca de infor-mações”, comentou Eluza Beltrão da Costa Jobim, uma das diretoras da agência de viagem, que tam-bém atua na condição de guia.

A Agência de Turismo “Via-jando com Tânia” transporta tu-ristas há aproximadamente um ano para Pinto Bandeira.

Maiores informações: www.viajandoctania.com.br

Page 6: Jornal de Pinto Bandeira # 02

Ano I - Nº 02 - Julho/2015 - Pinto Bandeira - RS06

Alunos ganharão uma escola totalmente reformada

No total, 70 crianças consultarão em uma clínica de Bento

DIV

ULG

AÇÃO

DIV

ULG

AÇÃO

Alunos das escolas municipais recebem atendimento oftalmológicoConsulta gratuita prevê a correção, caso necessário, de problemas de visão em crianças de 4 a 11 anos de idade.

Pe. Luiz AntonioMascarello, CP.*

O Catolicismo é entendido sempre com a presença de Maria, pois a figura feminina e a participação da mulher, na fé, são elementos funda-mentais para uma profunda experiência de Deus. O papel de Maria na his-tória da salvação, aquela que as “gerações chamarão de bem-aventurada” (Lc 1,48), não diminui a glória do Filho, pelo contrário, seu testemunho de fé e de fidelidade certificam o verdadeiro caminho, a verdade e a vida, Jesus Cristo, que todo o ser humano deve seguir, servir e amar.

“A minha alma engrandece ao Senhor, e meu espírito se alegra em Deus meu Salvador!” (Lc 1,47).

A alma de Maria engrandece ao Senhor porque ela é cheia de graça.O espírito de Maria se alegra em seu Deus porque ela é cheia

de graça.E porque ela é cheia de graça, ela transborda e derrama essa graça

para todos os que de boa vontade, queiram e desejam beber dela.Para beber dessa graça que Maria derrama gratuitamente é preciso

que cada um, de seu jeito, se aproxime dela. Esse gesto de aproximação é recíproco. Maria também vem ao encontro de quem a procura. Nesse ato de encontrar-se, cada um de nós pode apossar-se das palavras da prima Isabel para exclamar: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar?” (Lc 1,42-43).

Maria é bendita entre as mulheres porque ela é a mãe do filho de Deus.

Maria é bendita entre as mulheres porque aos pés da cruz de seu filho ela se tornou mãe de todos e de cada um de nós.

Maria é bendita entre as mulheres porque, como outrora, visitou sua prima Isabel, hoje, continua visitando a cada um de seus filhos e filhas.

Como sentimos hoje, a visita de Maria? Essa visita tem acontecido em casos especiais como aos três pastorinhos de Fátima, em Portugal. Como a Bernadete em Lourdes, na França. Como a Juan Diego em Guada-lupe, no México.

Porém, ainda hoje, cada um na simplicidade e no seu jeito de viver a fé, é possível sentir que Maria continua fazendo sua visita a seus filhos e suas filhas. Essa visita acontece para cada um que reza com ela. Para cada um que caminha com ela. Para cada um que conversa com ela. Num gesto de fé podemos ter certeza que essa visita de Maria é uma visita de quem ama e sente a alegria e satisfação da companhia da pessoa amada. É assim que acreditamos que Maria, hoje, se dá ao prazer de andar com seus filhos e suas filhas, segurando-os pela mão, inspirando-lhes confian-ça, segurança e proteção.

Maria do Rosário de Pompeia! Rogai por nós que recorremos a vós.Ó Maria concebida sem pecado! Rogai por nós que recorremos a vós.

Maria continua visitando seus filhos

Com o objetivo de identificar nos alunos possíveis distúr-

bios visuais e tratá-los, possibi-litando aos estudantes da rede municipal de ensino condições para um melhor rendimento nas salas de aula, a Prefeitura Mu-nicipal de Pinto Bandeira, atra-vés das secretarias de Educa-ção, Esporte e Lazer e de Saúde e Meio Ambiente, desenvolve uma ação pioneira.

No decorrer do mês de ju-nho, as crianças de idades entre 04 e 11 anos, desde a pré-esco-la até o quinto ano das Escolas de Ensino Fundamental Emílio Meyer, da Linha Brasil, e Barão de Mauá, da Linha 28, passa-ram por uma consulta oftalmo-lógica completa, que compreen-deu além do exame de potencial de acuidade visual, tonometria, biomicroscopia de fundo de olho e fundoscopia.

Ao todo, serão atendidas 70 crianças, divididas em 25 da Emílio Meyer, e 45 da Ba-rão de Mauá. “Este programa é desenvolvido para evitar que os nossos alunos apresentem alguma dificuldade de aprendi-zado, por motivo de deficiência

visual. É um trabalho inédito, que atende uma solicitação es-pecial do prefeito João Pizzio, e já é observado como de grande importância. Uma preocupação permanente com os nossos es-tudantes que garantirá melho-rarmos ainda mais as condições de ensino de todos”, explica a secretária adjunta de Educação, Esporte e Lazer, Viviane Bres-cansin de Oliveira.

Informações de pessoas es-pecializadas do setor dão conta que os primeiros anos do ensino

fundamental representam a me-lhor fase para se realizar o exame nas crianças, com o objetivo de detectar problemas de visão.

“Procuramos desenvolver esta atividade imediatamente, a partir dos 4 anos de idade, por que é o momento que nossas crianças começam a ser alfabeti-zadas. Nestas idades a visão já está formada e um problema não detectado durante esta etapa pode comprometer o aprendiza-do e a alfabetização”, ressalta o prefeito João Pizzio.

Escola Barão de Mauá passa por uma grande reforma

Obras na Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão de Mauá, na Linha 28, em Pinto Bandeira, são desenvolvidas em ritmo acelerado.

Entre as mudanças estão a troca da fiação elétrica - que

estava comprometida com os fios muito antigos - que pode-riam ter causado um curto cir-cuito provocando um incêndio, pintura nova externa e interna, troca do forro da sala da educa-ção infantil- removendo o ante-

rior de madeira que estava mui-to comprometido, substituindo por pvc, rampa de acesso para cadeirantes - assegurando o acesso para as pessoas que tem dificuldades de locomoção, tro-ca do piso no pátio – utilizando pavimento com bloco de concre-to intertravado (revestimento adequado para uma escola por ser menos liso que uma pedra de basalto normal), pintura do piso da quadra, troca das tabelas de basquete, entre outras.

O término das obras está previsto para o decorrer do mês de julho, desde que as condições climáticas sejam favoráveis.

“O primeiro passo, em nível de cons-cientização, é mostrar que o poder da comunicação não está no deter ou reter a informação e sim no fazê-la circular.

O nosso Sindicato se orgulha em fazer parte dessa história de grande su-cesso que o município escreve ao longo dos anos, em um momento importante para toda a comunidade, agregando va-lor ao Jornal de Pinto Bandeira que che-ga trazendo notícias importantes para a nossa gente. Vida longa ao Jornal da nossa cidade. Muito sucesso.”

Inês Fagherazzi- Presidente do Sindicato dos

Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves

COMUNIDADEA PALAVRA DA IGREJA

Page 7: Jornal de Pinto Bandeira # 02

Ano I - Nº 02 - Julho/2015 - Pinto Bandeira - RS 07

A meta é fortalecer a imagem da produção localD

IVU

LGAÇ

ÃO

Pinto Bandeira garante espaço na Rota Nacional de Turismo Enológico

O município de Pinto Bandeira será incluído no Projeto de

Lei (PL) 4.795/2012 de autoria do deputado federal Giovani Che-rini (PDT-RS), que institui a Rota Nacional do Turismo Enológico (turismo do vinho), Cultural, Ar-tesanal, Paisagístico, Ecológico e Gastronômico. O PL aprovado na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados no final do mês de maio já foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e de Cida-dania (CCJC), onde esta alteração deverá ser realizada.

A informação foi da sexta--feira, 12/06, através da assesso-ria do parlamentar.

Segundo Cherini, a região já possui diversas vinícolas e vários empreendimentos de apoio ao tu-rismo, como hotéis, pousadas, res-

taurantes, artesanatos, queijarias, ateliês de artesanato e antiguida-de. Entre os objetivos do projeto, está o de desenvolver mais o po-tencial turístico regional, fortale-cer a produção industrial de uva e de vinho e gerar novos empregos.

A decisão de inserir Pinto Bandeira no projeto ocorreu após o prefeito João Pizzio encami-nhar ofício com solicitação ao deputado Giovani Cherini, pelo fato do município não ter sido reconhecido no Roteiro do Turis-mo Enológico.

“Logo que tomei conhe-cimento da não inclusão Pinto Bandeira nesse roteiro turístico, imediatamente oficiei os nossos deputados gaúchos, Giovani Che-rini e Renato Molling, respectiva-mente, autor e relator do projeto

TURISMO

Ação imediata do prefeito João Pizzio, solicitando a inclusão do município, garantiu alteração no projeto de lei que já tramita na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.

Município poderá ter evento promovido pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados

Em Brasília, na manhã da quinta-feira, 25/06, o prefeito de Pinto Bandeira, Dr. João Pizzio, esteve em audiência com o presi-dente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, deputado federal Alex Manente (PPS-SP), oportunidade que tratou sobre o melhor encaminhamento para o Projeto de Lei 4.795/2012, de

autoria do deputado federal Gio-vani Cherini (PDT-RS), que prevê a criação da Rota Nacional do Tu-rismo Enológico, Cultural, Artesa-nal, Paisagístico, Ecológico e Gas-tronômico, porém, não inclui a nossa cidade, tendo em vista que em 2012, quando foi apresentado pela primeira vez, Pinto Bandeira não era município.

Segundo o prefeito Pizzio, “o deputado Manente lhe relatou que os deputados já conversaram sobre o assunto e estão compro-metidos de objetivar a inclusão da cidade nesta Rota”.

No decorrer o encontro, João Pizzio e Alex Manente acertaram a possibilidade da promoção de uma reunião, a ser realizada pela

Vinícola Valmarino é TopTen Expovinis Brasil 2015

Três vinhos brasileiros foram destacados no Top Ten 2015 Ex-povinis Brasil, premiação feita por um júri especializado convidado pelos organizadores com rótulos expostos na feira realizada de 22 a 24 de abril, em São Paulo.

O Valmarino Cabernet Franc 2012, da Valmarino de Pinto Ban-deira, Serra Gaúcha, foi escolhido o melhor tinto nacional.

É a sétima edição consecutiva na qual o estande Vinhos do Brasil tem destaque na maior feira do segmento da América Latina.

A 19ª edição da Expovinis contou com a participação de 19 vinícolas brasileiras no espaço coletivo do Ibravin.

Comissão de Turismo da Câmara Federal, em Pinto Bandeira, no segundo semestre deste ano, com a participação de todos os municí-pios envolvidos no Projeto de Lei, onde serão discutidas ações que permitam um desenvolvimento ainda maior do setor vitivinícola.

“Defendo, permanentemen-te, que Pinto Bandeira tem plenas

condições de contribuir com o desenvolvimento regional. Esta-mos fazendo a nossa parte. Ações como esta nos faz acreditar, cada vez mais, que o trabalho realizado nos permitirá, ainda que gradati-vamente, promover o melhor em se tratando de turismo, nas mais diversas frentes de ações”, co-mentou João Pizzio.

de lei, além dos também deputa-dos federais Alex Manente (PPS--SP) – presidente da Comissão de Turismo da Câmara Federal, Felix de Almeida Mendonça Júnior (PDT--BA) – presidente da Comissão de Cultura da Federal, e Arthur César Pereira de Lira (PP-AL) – presiden-te da Comissão de Constituição de Justiça e de Cidadania da Câ-mara Federal, órgãos onde passa a proposta para aprovação. Nossa cidade, realmente, não poderia ficar fora deste importante rotei-ro nacional de turismo enológico, cultural, artesanal, paisagístico, ecológico e gastronômico. Nossa produção de vinhos e de espu-mantes é referência mundial. É um espaço extremamente importante conquistado, que permite ao mu-nicípio passar a integrar sem pri-vilégio algum, mas por reconheci-mento”, explica João Pizzio.

Pinto Bandeira será o décimo quinto município previsto para in-tegrar a Rota, agregando valor as cidades de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Ca-xias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Gua-poré, Monte Bento do Sul, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, Santa Tereza e Veranópolis.

Page 8: Jornal de Pinto Bandeira # 02

Ano I - Nº 02 - Julho/2015 - Pinto Bandeira - RS08

Santuário Centenário de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, de Pinto Bandeira

Santuário de Santo Antônio, de Bento Gonçalves

FOTO

S: D

IVU

LGAÇ

ÃO

Caminho dos Santuários do Rio Grande do Sul integrará ainda mais a regiãoDenominação de Rodovia da Fé, nas ERS-444 e VRS-855, e o reconhecimento de Pinto Bandeira como cidade dos Capitéis foram solicitações do prefeito João Pizzio ao secretário de Estado do Turismo.

Um novo roteiro turístico começa a ser desenvolvido

para fortalecer a tese que o Rio Grande do Sul é o estado que tem uma característica própria do ser gaúcho, com um posicio-namento firme quando o assunto é identidade religiosa.

O município de Pinto Bandei-ra apresentou na terça-feira, 07 de julho, três propostas extremamente importantes voltadas ao turismo religioso que prometem fortalecer ainda mais a movimentação turísti-ca, especialmente na Serra Gaúcha.

Na Secretaria de Estado do Turismo, Esporte e Lazer, o secre-tário Juvir Costella recebeu uma comitiva da prefeitura de Pinto Bandeira, liderada pelo prefeito João Pizzio, idealizador dos proje-tos apresentados que são:

- A criação do Roteiro Cami-nhos dos Santuários, envolvendo o

centenário Santuário de Nossa Se-nhora do Rosário de Pompéia, em Pinto Bandeira, o Santuário de San-to Antônio, de Bento Gonçalves, e o Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, de Farroupilha;

- A denominação de estra-da e/ou Rodovia da Fé, entre o Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia e o Santuário de Santo Antônio, de Bento Gon-çalves, envolvendo a ERS-444 e a VRS-855, permitindo que seja uma extensão da Estrada dos Ro-meiros – entre Farroupilha e Ca-xias do Sul;

- Que o município de Pinto Bandeira receba o reconhecimen-to e denominação de “Cidade dos Capitéis do Rio Grande do Sul, tendo em vista o número signifi-cativo – aproximadamente 50 nas estradas que estão no domínio municipal e outros mais de 40 nos

pátios das residências dos mora-dores, destes pequenos oratórios erguidos pelos descendentes dos imigrantes italianos que residem em solo pinto-bandeirense.

“Estas ações vão fortalecer ainda mais o desenvolvimento do turismo de nossa região e, por con-sequência, do nosso Estado, pois agregará valor ao turismo de ne-gócios, compras e entretenimento já existentes, consolidando o nos-so lugar, especialmente, como um espaço de fé e de religiosidade”, explicou o prefeito Pizzio que, pre-ocupado com a sinalização de in-dicação do município nas estradas estaduais, de forma especial na re-gião próxima da cidade, solicitou ao secretário Costella que interce-desse neste assunto junto ao DAER para, juntos, buscarem providên-cias que permitam aos visitantes uma orientação apropriada.

“São raríssimas as placas de indicação do município que poderiam ter sido desenvolvidas junto a outras tantas existentes com a denominação devida e, no entanto, sequer foram corrigidas algumas que aparecem como dis-trito. É preciso rever isso. Por isso entregamos pessoalmente este pedido ao secretário Costella”, comentou o prefeito.

O comprometimento do secre-

tário Juvir Costella com as solici-tações foi imediato, colocando a equipe técnica da Secretaria de Es-tado para iniciar um planejamento.

“Vamos apoiar sim, desenvol-vendo estudos sobre cada questão aqui apontada, para que possamos fazer com que essa reivindicação de Pinto Bandeira, através do prefei-to João Pizzio, que agregará valor também aos municípios de Farrou-pilha, Bento e outros do entorno, permita ligar, digamos assim, todos nesta questão da fé, do turismo reli-gioso, que é muito importante para acrescentarmos ou fortalecermos ainda mais ao mundo envolvente do turismo do nosso Rio Grande do Sul. Vamos trabalhar juntos nestas propostas que são muito pertinen-tes, em busca de resultados signi-ficativos a médio e longo prazo. O importante é que esse trabalho seja iniciado, desenvolvido como grande desafio mas, acima de tudo, uma grande meta a ser cumprida”, enfatizou Juvir Costella, que anun-ciou que estará em Pinto Bandeira, nas comemorações do centenário do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia.

“É um compromisso que as-sumi com o prefeito Pizzio. Estarei lá em 11 de outubro, no domin-go, para este momento especial”, ressaltou o secretário Costella que,

imediatamente, solicitou uma au-diência com o presidente do DAER e com o secretário de Transpor-tes do Estado, Pedro Westphalen, para, com o prefeito João Pizzio, tratarem sobre a sinalização perti-nente ao município.

“Eu estive em Pinto Bandei-ra e percebi que a indicação do município está muito aquém do necessário, notando que ainda consta como distrito em muitas in-dicações. Vamos buscar uma orien-tação e essa melhor sinalização, porque a cidade merece”, finalizou Juvir Costella.

Os Reitores dos Santuários de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, Santo Antônio e de Ca-ravaggio, respectivamente, padres Luiz Antonio Mascarello, Ricardo Fontana e Gilnei Antonio Fronza, enviaram ofício ao prefeito João Pizzio, solicitando a inclusão no Projeto denominado Caminho dos Santuários do Rio Grande do Sul.

Além do prefeito Pizzio, o vice-prefeito e secretário de agricultura, Loris Franceschini, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Urbanismo, Indústria e Comércio, Cultura e Turismo, Danio Nichetti, participaram da reunião com o secretário de Es-tado do Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella.

TURISMO RELIGIOSO

Page 9: Jornal de Pinto Bandeira # 02

Ano I - Nº 02 - Julho/2015 - Pinto Bandeira - RS 09

Pinto Bandeira reforça parceria de intercâmbio com a DEULA-BrasilO presidente da Associação

DEULA-Brasil, Erlo En-druweit, e o secretário, Vilson Wagner, recepcionaram no dia 15 de julho, em Ijuí, o prefeito do município de Pinto Bandei-ra, Serra Gaúcha, Dr. João Pi-zzio, e seu procurador geral, Dr. Fábio Leandro, com o objetivo de debaterem ações futuras. A intenção é formar uma parceria que permita o intercâmbio de jovens daquele município por meio do Programa de Aperfei-çoamento Profissional em Agro-pecuária Alemã, oferecido pela DEULA-Brasil, em conjunto com a DEULA-Nienburg, localizada na Baixa Saxônia, Alemanha. Pelo programa os estagiários permanecem um ano no país

europeu, estudando e traba-lhando em propriedades rurais.

Para o prefeito o objetivo é estabelecer, por lei municipal, incentivos para enviar estagiá-rios à Alemanha. “Disponibili-zaremos passagens aéreas, aju-da de custo, um ano de curso de alemão e, ao retornar, o aluno terá incentivos para implantar na sua propriedade aquilo que aprendeu, todo o investimento feito pelo Município”, explica o prefeito. João Pizzio foi um dos prefeitos que acompanhou o Seminário Internacional so-bre Administração Pública na União Europeia, promovido pela DEULA entre os dias 05 e 16 de junho de 2014 e conheceu a infraestrutura da DEULA-Nien-

burg e das propriedades rurais alemãs. “Entendemos que uma forma eficiente de fixar o jovem agricultor no meio rural é a for-mação de qualidade, educação técnica que transforme a pro-priedade rural em bom negócio, que seja lucrativo. Em razão disso é que vemos na DEULA uma oportunidade de formação de elevado padrão, com um cus-to relativamente baixo, e a ga-rantia de que estamos envian-do nossos alunos para um País organizado e desenvolvido”, comenta. Ainda, conforme ele, não há outro meio de se bus-car o desenvolvimento pessoal e coletivo, que não seja pela Educação. “Educação agríco-la de qualidade como a DEULA

oferece, nós temos que aprovei-tar, além de incentivar e refor-çar as ações dessa instituição no Brasil”. Para ele esse tipo de ação incentiva o agricultor a permanecer no meio rural num período onde as atividades ur-banas tem atraído a população jovem para as cidades.

O presidente da DEULA--Brasil, Erlo Endruweit, reforça a importância da parceria. “Como entidade filantrópica, sem fins lucrativos, valorizamos esse tipo de iniciativa que ajuda a reforçar o programa. O interesse do pre-feito de Pinto Bandeira, região tipicamente italiana, demonstra a qualidade de formação que é oferecida pela DEULA, na Ale-manha”, avalia ele. A proposta do

prefeito será encaminha -da a câmara de vereado-res para ava-liação. Caso aprovada, os primeiros es-tagiários deverão participar da seleção no ano de 2016. Para esse ano as inscrições do pro-grama serão abertas no dia pri-meiro de setembro, quando são oferecidas 30 vagas para jovens com idades entre 18 e 28 anos, com conhecimento em agrope-cuária e da língua alemã. Já no dia 08 de agosto um grupo de 20 estagiários embarca para a Alemanha para o intercâmbio 2015/2016.

CIDADE

Page 10: Jornal de Pinto Bandeira # 02

Ano I - Nº 02 - Julho/2015 - Pinto Bandeira - RS10

Prefeito João Pizzio recebe o PME do secretário Antônio Gilson de Brum Na Câmara de Vereadores, Antônio Gilson de Brum (C) explicou as metas do PME

FOTO

S: D

IVU

LGAÇ

ÃO

Pinto Bandeira cumpre prazo de entrega do Plano Municipal de Educação

O Plano Municipal de Educação (PME) de Pinto Bandeira, na

Serra Gaúcha, foi entregue oficial-mente na segunda-feira, 22 de ju-nho, ao prefeito João Pizzio e, no mesmo dia, passou pela apreciação da Câmara de Vereadores e comuni-dade, num amplo debate que encer-rou recebendo a aprovação unânime

dos legisladores. O trabalho inten-so, iniciado em 07 de abril com o lançamento oficial da ação, gerou mais de cem páginas, contemplando todas as metas, ações e estratégias que, neste plano decenal, oferece-rão uma educação ainda melhor para a comunidade pinto-bandeirense, tendo em vista que entre as ativi-dades propostas estão a erradicação do analfabetismo, a universalização do atendimento escolar, a melhoria da qualidade da educação, a valori-zação dos profissionais da educação e a promoção do principio da gestão democrática da educação pública.

Foram 77 dias de um trabalho profícuo, observado como um dos maiores desafios da administração municipal em se tratando de edu-cação, desenvolvido de forma de-mocrática, com ampla discussão com representantes da comunidade educacional e de representações da sociedade civil organizada, com o objetivo de definir as metas a se-rem alcançadas, bem como a ela-boração de estratégias, que agora torna-se Lei, instituída e assinada em 23 de junho pelo prefeito João

Pizzio. “O documento, desenvol-vido a partir de diagnósticos que observaram as necessidades educa-cionais do município, define metas a serem atingidas num prazo de 10 anos e descreve as estratégias que serão usadas até o final deste prazo. Temos aqui muito mais do que uma declaração de intenções, pois a importância deste Plano não reside apenas na garantia dos di-reitos fundamentais, mas nos exige responsabilidade ainda maior com a educação num sentido geral.

Foi uma construção coletiva, e a sua implementação nos permitirá desenvolver um trabalho ainda mais eficaz diante das políticas educa-cionais que a nossa gente merece”, explica Pizzio, que ressalta a compe-tência da equipe as secretaria muni-cipal de Educação, Esporte e Lazer, administrada por Antônio Gilson de Brum, do grupo de educadores e demais pessoas que integraram as comissões de coordenação técnica que apoiaram na coleta de dados e informações, permitindo a elabora-ção de um documento que poderá servir de modelo para o país, diante

da compreensão e o apoio efetivo e permanente da sociedade civil orga-nizada. “A dedicação extrema des-sas pessoas nos dá a certeza ainda maior que estamos no caminho cer-to do desenvolvimento, com respon-sabilidade, pois permitirá um grande avanço de um Plano de Estado e não somente um Plano de Governo que vai além do nosso mandato.

A Escola de Vida Ativa e So-lidária (EVAS) aqui proposta pelo secretário Gilson de Brum e sua equipe, integrando a escola de tem-po integral e a escola de família e aberta, fomentando a participação atuante de todos na questão educa-cional, permitindo que o aluno apli-que na comunidade o que aprendeu em se tratando de ensino é um grande legado que, bem administra-do, permitirá uma grande projeção de Pinto Bandeira, além das fron-teiras”, destaca João Pizzio. O pra-zo final de apresentação do Plano Municipal de Educação expirou na quarta-feira, 24 de junho, atenden-do o que determina a Lei 13.005, de 25 de junho de 2014, sancionada pela presidente Dilma Roussef.

Diretrizes do Plano Municipal de Educação 1. Erradicação do analfabetismo;2. Universalização do atendimen-to escolar;3. Superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na er-radicação de todas as formas de discriminação;4. Melhoria da qualidade da edu-cação;5. Formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade;6. Promoção do princípio da ges-tão democrática da educação pú-blica;7. Promoção humanística, cien-tífica, cultural e tecnológica do País;8. Estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do Produto Interno Bruto - PIB, que assegure atendimento às necessi-dades de expansão, com padrão de qualidade e equidade;9. Valorização dos (as) profissio-nais da educação;10. Promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.

ENSINO

Com apenas dois anos de criação, município mais jovem do Brasil elaborou a lei em tempo recorde, apresentandoa EVAS, umaação que poderá servir de modelo para o Brasil.

Page 11: Jornal de Pinto Bandeira # 02

Ano I - Nº 02 - Julho/2015 - Pinto Bandeira - RS 11

Airton Ortiz (segundo à direita) realiza palestras em escolas e feiras do livro por todo o Brasil

DIV

ULG

AÇÃO

I Feira do Livro tem data marcadaA primeira edição da Feira do

Livro de Pinto Bandeira, que acontecerá de 17 a 20 setembro, no Salão Paroquial do Santuá-rio Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, terá como patrono o jornalista e escritor Airton Ortiz, um especialista em escrever so-bre viagens e países.

Ortiz gravou inúmeros do-cumentários especiais para a te-levisão, todos sobre aventuras. Como fotógrafo, tem um acervo com 100 mil fotos da maioria dos países, especialmente sobre na-tureza selvagem.

Suas viagens radicais pelo planeta permitem com que ele seja um dos mais requisitados conferencistas nas áreas de Moti-vação e Planejamento, permitin-do-lhe fazer consultoria para im-portantes empresas do país, além de realizar palestras em escolas e feiras do livro por todo o Brasil.

“É uma grande satisfação ser o patrono deste primeiro evento, um momento histórico para o município, que nos per-mite ampliar essa missão que te-mos, como cidadãos, de desper-tar as pessoas para a importância da leitura, do livro, do acesso ao conhecimento”, explicou Airton Ortiz que, em 2014, foi o patro-no da 60º Feira do Livro de Porto Alegre e, no decorrer de 2015, em Gramado, na Região das Hor-tênsias.

“O livro continua sendo a maior arma na luta pela liberda-de. Ler ensina a pensar e quem pensa age com a razão e não com a emoção. Ler não é um dever, ler é um direito que as pessoas têm. Entendo que seja o maior de to-dos os direitos, porque o acesso ao conhecimento é o maior di-reito que o ser humano tem. E essas feiras levam, mesmo para as pequenas cidades, uma quan-tidade enorme de livros que con-tém todo o conhecimento que a humanidade gerou nos últimos 5 ou 6 mil anos, desde que a gen-te começou a colocar, primeiro na argila, depois na folhas de bananeira, no couro, e agora no papel todo o conhecimento que a gente vem acumulando. Enfim, a Feira do Livro é uma espécie de baú mágico que quando abri-mos colocamos a disposição de todos um tesouro, que é todo o conhecimento que a humanida-de produziu até hoje fica ali a disposição das pessoas por um valor econômico insignificante, perto do engrandecimento que a

pessoa tem ao ler um livro. Por isso, a Feira do Livro, mais do que um evento cultural e social, representa um evento político, de formação e de cidadania”, comentou Ortiz que nesta segun-da quinzena de julho voltará ao leste Europeu, para Berlim- na Alemanha, Varsóvia- na Polônia, Wislawa- na Eslovênia, Viena- na Áustria, Praga- na República Tcheca, e Budapeste – na Hun-gria.

“Eu agradeço essa oportuni-dade de levar, para a comunida-de pinto-banderense e regional, essa minha grande bandeira que é incentivar as pessoas a ler, pois essa é a única maneira que nós temos de adquirir conhecimento, que é fundamental na formação de cada um de nós, tanto no ponto de vista humano, quando no ponto de vista profissional”, enfatizou.

Quem é o patronoda feira do livro?

Nascido em Cachoeira do Sul, Airton Ortiz já foi patrono de mais de 20 feiras do livro no interior do Estado. O jornalista, escritor e fotógrafo, reside em Porto Alegre desde 1975, quan-do entrou na faculdade de jorna-lismo. Na capital , desde então, não compareceu apenas a uma edição da Feira do Livro, devido a uma viagem, a qual realizou para escrever um livro.

Criador do gênero Jornalis-mo de Aventura, o explorador,

aventureiro e fotógrafo, Ortiz é escritor profissional, com vinte livros publicados (mais participa-ção em outros dois, juvenis, es-critos em parceria com mais cin-co autores) e uma antologia. É jornalista free-lancer, especiali-zado em reportagens internacio-nais sobre a natureza selvagem.

Membro da Federação In-ternacional de Jornalistas, com sede em Bruxelas, tem suas ma-térias publicadas na maioria dos grandes jornais e revistas brasi-leiros, como Zero Hora, Jornal do Povo, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo, revista TERRA, Horizon-te Geográfico e Giro & Aventura, entre outros. Por três anos foi jurado da revista VEJA, edição especial de turismo, que escolhe “O melhor do Brasil”.

É colunista da revista digital www.360graus.com.br, o principal

site de esportes radicais da In-ternet brasileira, canal oficial do portal TERRA, e comentarista do programa Galpão do Nativismo, espaço cultural especializada na cultura regionalista do Rio Grande do Sul veiculada pela rádio Gaú-cha, de Porto Alegre, todos os domingos pela manhã. Ainda no rádio, é colunista do programa Mapa Mundi, sobre turismo, apre-sentado pela rádio Bandeirantes, de Porto Alegre, todo sábado à noite, comentarista de literatura da rádio BandNews FM.

O convite oficial para Air-ton Ortiz , foi feito na manhã da quinta-feira, 09/07, em Porto Alegre, pelos secretários Danio Nichetti (Desenvolvimento Eco-nômico, Urbanismo, Indústria e Comércio, Cultura e Turismo) e Antônio Gilson de Brum (Educa-ção, Esporte e Lazer), que esti-

veram acompanhados da direto-ra municipal de Cultura, Helena Paese Comiotto.

Odilon Ramos confirmou presença

Outro grande nome do Rio Grande do Sul, que está entre os gaúchos que fazem a diferença quando o assunto é cultura, com presença confirmada na primeira edição da Feira do Livro de nos-sa cidade, é o poeta, radialista, escritor e jornalista Odilon Ramos (www.odilonramos.com). Ele aten-de o convite do prefeito João Pi-zzio, entregue na tarde da quinta--feira, 09/07, em Santo Antônio da Patrulha, onde reside, pelo se-cretário Danio Nichetti (Desenvol-vimento Econômico, Urbanismo, Indústria e Comércio, Cultura e Turismo) e a diretora municipal de Cultura, Helena Paese Comiotto.

“Será um prazer muito gran-de poder visitar uma cidade que eu ainda não conheço. Costumo dizer para as pessoas que gostam de viajar, que gostam de conhecer o mundo, que eu quero conhecer primeiro o meu mundo, o meu uni-verso, quero conhecer primeiro o Rio Grande do Sul, que tem bele-zas naturais e povos diferentes e de linguagens e de sotaques dife-rentes. Com certeza, será um privi-légio conhecer o município e par-ticipar da Feira do Livro levando os meus trabalhos desenvolvidos além das fronteiras. Tenho certeza que vamos viver momentos agra-dáveis na tarde do sábado, 19 de setembro e, sendo assim, cumpri-mento a administração municipal, além das pessoas envolvidas na produção e realização deste even-to, por essa iniciativa importante. Tenho certeza que essa nova ex-periência vai somar muito para a cultura da cidade, do seu povo”, destacou Odilon.

Paixão Côrtes é convidado de honraEm Porto Alegre, na terça-feira, 07/07, o prefeito João Pizzio foi recebido pelo folclorista, compositor,

radialista e pesquisador gaúcho, João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes, e sua esposa Marina. Na oportunidade, Pizzio convidou oficialmente o casal para participar, como convidados de honra, e serem palestrantes da “I Feira do Livro” de Pinto Bandeira.

“Fico muito feliz em receber o prefeito João Pizzio, para conversarmos sobre o trabalho desen-volvido nesse município que tem uma importância muito grande na história do Rio Grande do Sul. Entre outros assuntos tratados aqui, lembramos de Rafael Pinto Bandeira – que foi soldado, sargento, capitão, comandante e a presença dele deu-se como de extremo significado para a reconquista desta terra rio-grandense onde, de soldado passou a ser presidente do nosso Estado, sendo a única figura que foi a Portugal e recebeu as homenagens de general português e brasileiro. Portanto, tem uma tradi-ção muito forte e histórica, a exemplo da realidade da produção do município e a sua representação social e cultural. Vou fazer o possível para estar com os amigos em Pinto Bandeira, neste momento importante para manter sempre viva a história e a cultura, nesta grande ação, idealizada do prefeito Pizzio”, ressaltou Paixão Côrtes.

ARTE, TRADIÇÃO E CULTURA

Page 12: Jornal de Pinto Bandeira # 02

Ano I - Nº 02 - Julho/2015 - Pinto Bandeira - RS12

Miki Breier (3º da direita para a esquerda) foi recebido no gabinete do prefeito

DIV

ULG

AÇÃO

DIV

ULG

AÇÃO

Cuidadores contam com a presença de profissionais da saúde

Secretário estadual Miki Breier solicita a inclusão de Pinto Bandeira no SUASO secretário de Estado do Tra-

balho e do Desenvolvimen-to Social RS, Miki Breier, esteve em Pinto Bandeira na tarde da sexta-feira, 29 de maio, oportu-nidade que foi recebido no gabi-nete do prefeito João Pizzio para uma reunião de trabalho, onde buscou objetivar a inclusão do município no Sistema Único de Assistência Social - SUAS.

“Importante encontro, onde observo uma disposição muito grande do prefeito Pizzio para fazer com que, de fato, haja um entendimento da comunidade so-bre a importância de investir na Ação Social além, é claro, das de-mais frentes de atividades - entre as quais na saúde, na educação, e outras. Claro que busco a im-plementação do SUAS em cem por cento dos municípios do Rio Gran-de do Sul, mas há que se consi-derar que Pinto Bandeira trabalha de uma forma ordenada e, portan-to, organizada em se tratando de ações”, comenta Miki Breier que, entre as possibilidades de ativi-dades propostas relatou sobre a flexibilização dos profissionais de nível superior em algumas frentes de trabalho. “Temos que avaliar cada situação. Os municípios com pouca população tem essa possi-bilidade de flexibilização. Não há como termos em cada aparelho, digamos assim, ou seja da educa-

ção, da saúde, da assistência so-cial, um número de profissionais que onerem a folha aqui do muni-cípio. Então, entendemos isso, o prefeito João Pizzio nos garantiu que vai analisar o assunto, essa compreensão é importante, que bom que Pinto Bandeira possa olhar para a frente e, na medida do possível, possa fazer parte desde Sistema Único de Assistên-cia Social”, concluiu o secretário.

Participaram da reunião o vice-prefeito, Lóris Franceschini, o Procurador Geral do município, Dr. Fábio Leandro Rods Ferreira, o presidente e o vice-presidente do

PSB municipal, Damaso Pavan, e Valdir Fabrisio, respectivamente.

Miki Breier foi o segundo secretário de Estado que marcou presença em Pinto Bandeira neste ano. Antes dele, durante as come-morações do aniversário do mu-nicípio, o secretário de Turismo, Esporte e Lazer RS, Juvir Costella.

Miki Breier lamenta reprovação de importante projeto

A Câmara de Vereadores de Pinto Bandeira reprovou, com exceção dos legisladores Val-mor Giacomoni (PDT) e Salvador

Longo (PDT), o projeto de lei 020/2015 que trata sobre a pres-tação dos benefícios eventuais na área de assistência social. A partir de agora, o município não poderá mais conceder nenhum benefício e, portanto, prestar auxílio para aos cidadãos e famílias que te-nham dificuldades de arcar, por meios próprios, despesas com o enfrentamento de contingências sociais, cuja ocorrência provoca risco e fragiliza a manutenção in-dividual do ser humano e de seus familiares em diversos casos de de risco ou vulnerabilidade social decorrente de nascimentos - com

auxílio natalidade, óbitos - com auxílio funeral, calamidade pú-blica - para casos de emergência em desastres, desemprego, en-tre outros. A reprovação deste projeto também implicou na im-possibilidade do município criar oficialmente o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social e o CREAS – Centro Especializado de Referência de Assistência Social, que permitiriam ao profissional do serviço social elaborar o parecer técnico circunstanciado da situa-ção socioeconômica familiar.

Ao tomar conhecimento deste assunto, o secretário Miki Breier lamentou que Pinto Ban-deira deixa de obter importantes conquistas na área social, com atitudes e posicionamentos ad-versos aquilo que é observado como necessidade.

“Lamento que a Câmara de Vereadores aqui, as vezes, repro-va alguns projetos fundamentais para a comunidade. A oposição não pode ser uma oposição cega, ela tem que fazer oposição, mas ver que alguns projetos encami-nhados pelo executivo são im-portantes para a cidade, para a comunidade como um todo, e aí não tem como votar contra. Os benefícios eventuais, por exem-plo, da assistência devem ser aprovados pelo legislativo”, co-mentou Miki Breier.

Grupo Querer Bem entrega mais de 2 mil fraldas para idosos e portadores de necessidades especiais

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais. O CAR foi prorrogado por mais um ano, mas é importante o agricultor fazer o cadastro ago-ra e não deixar para o ano que vem, pois irão chegar as épocas de poda e de colheita dos pessegueiros e parreirais, e não haverá tempo suficiente para a inscrição do imóvel no sistema, sobrecarre-gando o serviço no final do prazo, afirma o Eng. Agrônomo Guinter Z. Jacobi.

A partir de 2017, as instituições financeiras não poderão con-ceder crédito agrícola para os agricultores que não inscreveram seus imóveis rurais no CAR. Deve se declarado o tamanho da pro-priedade, bem como as áreas consolidadas, áreas de uso restrito, áreas de vegetação nativa, áreas de preservação permanente e um percentual de reserva legal.

O CAR está sendo realizado pelo Sindicato Rural da Serra Gaú-cha, na Câmara de Vereadores de Pinto Bandeira, de segunda a sexta-feira, das 8:30 às 17:30, com valor de R$300,00. Esclareci-mento de duvidas e agendamento de horários pelos fones: (054) 91215122 e 34680056.

Iniciou na sexta-feira dia 03/07 as atividades do Grupo Querer Bem, que destina-se aos cuidadores de idosos e portado-res de necessidades especiais que utilizam fraldas.

Os encontros serão rea-lizados mensalmente, com a presença de profissionais da saúde para capacitar os parti-cipantes quanto aos cuidados do dia-a-dia e para troca de experiências.

Ao final desta primeira reu-nião foram cadastrados 14 usu-ários de fraldas, sendo 12 idosos e 02 portadores de necessidades especiais, com a entrega de 2.128 fraldas, inicialmente, su-ficientes para o mês seguinte.

O recurso utilizado para compra é municipal, enquanto está sendo aguardado a deferi-

mento do processo no programa estadual de Gerenciamento de Usuários com Deficiência.

O próximo encontro do Grupo Querer Bem ocorrerá na sexta-feira, dia 14 de agosto,

às 13h no Auditório da Pre-feitura.

Maiores informações pode-rão ser obtidas na secretaria de Saúde e Meio ambiente, ou atra-vés do telefone 54. 3468-0210.

ATUALIDADES

Page 13: Jornal de Pinto Bandeira # 02

Ano I - Nº 02 - Julho/2015 - Pinto Bandeira - RS 13

Na sede da Corsan, membros da estatal e do executivo municipal firmaram o acordo

DIVU

LGAÇ

ÃO

Pinto Bandeira e Corsan oficializam convênio de cooperação técnicaO convênio de coope-

ração técnica entre o município de Pinto Ban-deira e a Corsan - Com-panhia Riograndense de Saneamento foi assinado oficialmente na sexta--feira, 17 de julho, em Porto Alegre.

A prefeitura aguar-dava a efetivação desse contrato de regulariza-ção e concessão desde o final de 2013, quando o município concluiu o Plano Municipal de Saneamento Básico no prazo determinado, po-rém, desde então, a estatal não deu prosse-guimento na constitui-ção do convênio.

Agora, com o con-trato firmado, a Corsan terá maior liberdade de ação para, seguin-do as determinações do Plano de Saneamento Básico municipal, exe-cutar obras, ampliações e melhorias com a obri-gação de implantar, fazer, ampliar, melhorar, explorar e administrar com exclusividade os serviços de abastecimento de água potável e esgoto sanitário, na área urba-na e áreas contínuas, incluindo captação,adução de água bruta, tratamento, adução de água trata-da, distribuição e medição do con-sumo de água, bem como a coleta, transporte e destino final do es-goto, sua cobrança e arrecadação, atendimento ao público usuário dos sistemas, controle de qualidade da água e cadastro dos consumidores, atendendo os princípios da conve-niência social, ambiental, técnica e econômica e, ainda, a Política Esta-dual de Saneamento.

“As nossas relações com o município se consolidaram. A Cor-san já prestava esse serviço, po-rém, sem haver uma contratação, que agora permitirá assegurar para a população da cidade aquilo que está previsto no Plano Muni-cipal de Saneamento Básico, ou seja, os investimentos necessários para a expansão da redes, tanto de tratamento de água quanto no sis-tema de esgotamento sanitário te-rão que ser realizados porque essa contratação torna, de uma vez por todas, uma obrigação entre as

partes”, ressaltou o presidente da estatal, Flávio Ferreira Presser, re-conhecendo a preocupação, espe-cialmente do prefeito João Pizzio e da sua equipe, com o desenvol-vimento do município.

“Nós tínhamos até hoje 276 cidades com contrato de progra-ma, das 497 do Rio Grande do Sul. Por ser um município recente, Pin-to Bandeira dá um grande exemplo para muitas localidades mais anti-gas, por ter se antecipado na con-tratação. Isso mostra a agilidade e a determinação da Prefeitura, dos próprios munícipes, também a Câ-mara de Vereadores – que fez a apro-vação do Plano Municipal de Sanea-mento Básico, permitindo assim que venhamos a fazer a contratação dos serviços, assegurando, o que é mais importante, não apenas desenvolver o que já existe mas o nosso compro-metimento de efetuar aquilo que o município projetou para o futuro”, finalizou Flávio Presser.

Convênio permitirá fortalecer os trabalhos

Para o diretor de opera-ções da Corsan, engenheiro Eduardo Barbosa Carvalho, a as-sinatura do contrato fortalecerá ainda mais as ações desenvolvi-

das em nossa cidade.“É muito bom termos essa

parceria, agora firmada de forma específica com o município, por-que é uma maneira de nós darmos uma atenção ainda mais especial aquela população que sempre nos foi muito parceira, em se tratan-do de das questões que envolvem o abastecimento e de saneamento num sentido geral. A nossa ideia é procurar atender, com qualida-de e eficiência, os serviços para os quais estão sendo contratados, que é o caso de esgotamento sani-tário e água. A partir desta firma-tura de contrato poderemos traba-lhar atendendo ao Plano Municipal de Saneamento do município e buscarmos dentro de um cronogra-ma, de um planejamento, cada vez mais dotarmos a população de Pin-to Bandeira, com qualidade de ser-viços, garantindo saúde e quali-dade de vida, além da preservação do meio ambiente da localidade”, explicou Eduardo Carvalho, enfati-zando a organização do executivo pinto-bandeirense diante da entre-ga da documentação exigida.

“A agilidade da prefeitura mu-nicipal foi um grande exemplo para muitas cidades, prontamente aten-dendo todas as questões necessá-

rias para viabilizarmos a assinatura deste contrato e, mais do que isso, com base no Plano de Saneamen-to – que é algo que municípios de longa data existentes estão tendo problemas. Pinto Bandeira, de uma forma ágil e competente, através dos seus gestores, cumpre com os seus compromissos e mais do que isso, cumpre com uma postu-ra pró-ativa de saber que a partir deste instrumento a cidade pode trabalhar com garantias de uma perspectiva de futuro para a sua população, mostrando uma forma profissional de desenvolver os tra-balhos. A Corsan quer estar a al-tura deste convite, desta parceria e deste novo momento que iniciamos agora”, concluiu.

Pizzio salientou o compromisso coma comunidade

Ao firmar o contrato com a Companhia Riograndense de Sanea-mento, o prefeito João Pizzio forta-leceu a tese que naquele momento estava sendo cumprido mais um compromisso com a comunidade.

“Aqui estamos dando mais um importante passo para a con-solidação de Pinto Bandeira, pois a primeira administração não teve

tempo, em razão da per-seguição judicial que sofreu, de fazer a cons-tituição integral para a cidade. Com a oficiali-zação deste convênio, hoje nos aproximamos cada vez mais de atin-girmos a integralidade da estabilidade do nosso município, ficando pen-dente algumas, ainda que poucas, leis que já tramitam na Câmara Mu-nicipal de Vereadores. Com essa consolidação efetiva de Pinto Bandei-ra é que, de fato, come-çaremos a recuperar os 10 anos perdidos pela falta de autonomia que tivemos em razão da ação direta de inconsti-tucionalidade do Partido Progressista (PP).

É um grande mo-mento que ficará, entre outros tantos que de-senvolvemos, registrado como um dos mais im-portantes da história de

Pinto Bandeira, tendo em vista que essa prestação de serviços de abas-tecimento de água e esgotamento sanitário vai gerar transformações que perdurarão por décadas e in-fluenciarão diretamente na qualida-de de vida das pessoas que vivem aqui”, enfatizou João Pizzio.

Reresentantes da Corsan e da Prefeitura

Representando a Corsan, também estiveram presentes o superintendente de Relações Institucionais, André Finamor, e a chefe do Departamento de Ges-tão dos Contratos de Programa, Carina Oliveira da Cunha e, pela prefeitura, a secretária de Admi-nistração, Planejamento e Finan-ças, Dra. Roberta Adami.

Contrato e regulação com o Estado

A assinatura do contrato e a regulação do município, respectiva-mente, com a Secretaria de Estado de Obras, Saneamento e Habita-ção e com a AGERGS - Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande Sul, foram firmadas no decorrer da primeira quinzena de julho, pelo prefeito João Pizzio.

PARCERIA

Page 14: Jornal de Pinto Bandeira # 02

Ano I - Nº 02 - Julho/2015 - Pinto Bandeira - RS14

Executivo Municipal e os organizadores do Pinto Stock

FOTO

S: D

IVU

LGAÇ

ÃO

Diego Soligo (D) elogiou o secretário Danio Nichetti (C)

Equipe da Cia. do Doce

DIVU

LGAÇ

ÃO

DIVU

LGAÇ

ÃO

Pinto Stock Festival 2015 tem avaliação altamente positiva

A administração municipal es-teve reunida com os pro-

motores do Pinto Stock Festival. Na oportunidade foi avaliado o evento deste ano, que teve gran-de repercussão regional, movi-mentando um número expressivo de pessoas na tarde de domingo, 19 de abril, junto da praça cen-tral, durante as comemorações do segundo ano do município.

“Vocês deram um exem-plo de organização e cidadania, objetivadas através da arte que foi apresentada para todos, no palco. Agradeço, portanto, o em-penho, a dedicação e a lealdade dos coordenadores do Pinto Sto-ck, liderados pelo Diego Soligo, para com as ações voltadas ao evento deste ano. Queremos con-tinuar investido naquilo que en-tendemos que é certo. E o evento de vocês tem um contexto que deve ser preservado e, sendo as-

sim, defendido pelo poder públi-co, permitindo-me dizer que esse grupo ajuda a construir uma his-tória cultural muito bonita para a nossa cidade. Parabéns”, ressal-tou o prefeito João Pizzio.

O coordenador do Festival - que está consolidado como um dos maiores eventos de Rock da Serra Gaúcha, Diego Soligo, mostrou-se extremamente satisfeito pela su-cesso alcançado, reconhecido pelo expressivo público presente.

“Foi um grande momento, um sonho realizado que superou as expectativas de todos nós, da Malvinas Rock Band, que não medimos esforços para forta-lecer o Pinto Stock, mostrando o nosso trabalho que chegou a sétima edição com muita dedi-cação e empenho, reconhecidos pela nossa Prefeitura Municipal, através do prefeito Pizzio e do secretário Danio, a quem agra-

decemos pelo grande apoio”, comentou Soligo.

A Banda Malvinas, de Pinto Bandeira, realiza shows e even-tos nas mais diversas regiões do Rio Grande do Sul, com re-pertórios autorais e covers, com grande influência em grupos como Garotos da Rua, Os Cas-cavellettes, Camisa de Vênus, Banda Made in Brazil, TNT, Raul Seixas e outros grandes nomes que fizeram a história do rock nacional e internacional.

Por quem é formada a Mal-vinas Rock Band:Vocal: Diego SoligoBaixo: Marcelo ParisottoGuitarras: Juliano Marchetto e Fabiano ManaraBateria: Darlan Soligo

Contato para contratação da “Malvinas”, que está se pre-parando para gravar o primeiro CD: 54. 8425. 3545.

Cia. Do Doce: um empreendimento saboroso

O município de Pinto Bandeira conta com um novo espa-ço gastronômico. Desde o início de maio, a Cia. do Doce abriu as portas para moradores locais e visitantes, objetivando pro-dutos de de qualidade, entre os quais, salgados, tortas, doces, café, chás, chocolate quente, refrigerantes, sucos e cervejas.

O atendimento ocorre de domingo a domingo das 7h30min as 19h, tendo a frente as empreendedoras Marli Maso Guisso e Sheila Capellari.

A Cia. do Doce está localizada na Rua Sete de Se-tembro, 751 – no subsolo do Banco Sicredi. Maiores in-formações e encomendas podem ser obtidas através dos telefones 54. 9987. 2388 ou 54. 8427.0333.

“Ao iniciar suas atividades em nossa cidade, o Jornal de Pinto Bandeira é um exemplo de como dar um novo sentido à vida, priorizando os interesses da sua comunidade de leitores.

Num mundo que se move a partir da informação, traduzida em conteúdos e imagens, somos surpreendidos positivamente pelo Jornal de Pinto Bandeira que, mesmo diante de algumas dificuldades iniciais para conquistar o seu es-paço, se renova a cada edição como plataforma de comunicação, conectando os acontecimentos da comunidade pinto-bandeirense com o mundo, seja pelo impresso ou através da internet, fazendo de suas páginas aqui janelas abertas, pelas quais podemos navegar através dos fatos que fazem o cotidiano da nossa gente, com oportunidade ainda maior de interação.

Bem vindo Jornal de Pinto Bandeira. Vida longa. Que o trabalho seja reconhecido e o sucesso seja permanente. Parabéns.”

Lóris Franceschini - Vice-prefeito - Secretário municipal de Agricultura de Pinto Bandeira

Sisnande prepara o primeiro CD solo

O cantor e compositor pinto-bandeirense Sisnande Canali (D), trabalha forte na produção do seu primeiro CD solo, que apresentará 12 músicas, a maioria de autoria própria, entre as quais Vai, Mensagem, Teu Coração é Meu Lugar, Chiclete Mascado e Mundo de Ilusão.

O lançamento oficial do CD está previsto para a partir do mês de setembro.

Sisnande Canali é reconhecido na Serra Gaúcha, por apre-sentações e shows em diversos eventos.

Contato, através do telefone 54. 9977.8818.

GENTE QUE FAZ

Page 15: Jornal de Pinto Bandeira # 02

Ano I - Nº 02 - Julho/2015 - Pinto Bandeira - RS 15

Município de Pinto Bandeira está bem estruturado nas questões que envolvem a Defesa Civil

Sargento Aimar (D) quer fortalecer o patrulhamento

Atividades deverão ser retomadas em agosto, segundo Inacio Nicchetti de Campos (no detalhe)

FOTO

S: D

IVU

LGAÇ

ÃO

DIV

ULG

AÇÃO

DIV

ULG

AÇÃO

Brigada Militar recebe reforços

Apesar das dificuldades que o Estado enfrenta, diante dos problemas com a falta de efetivo, o comandante da Brigada Mili-tar de Pinto Bandeira, 1º sargento Roberson Aimar Amaia Lopes, confirmou a designação de dois novos policiais para trabalhar no policiamento ostensivo do município.

A partir de agora, com a presença do 3º sargento Ander-son Soares dos Santos, que vem de Sant’ana do Livramento – na Fronteira Oeste, e do 3º sargento Júlio Cesar Peres Soria, natural de Rosário do Sul, que desenvolvia atividades em Monte Belo do Sul, na Serra Gaúcha, será possível uma cobertura mais ampla no patrulhamento diário.

“Agradeço ao comando regional, pela sensibilidade e aten-ção com a solicitação efetivada, que não foi apenas minha, mas da comunidade pinto-bandeirense. Com a chegada dos no-vos colegas queremos fortalecer as ações que permitam coibir o tráfico de drogas, além de reforçar, ainda que gradativamente, o patrulhamento na área rural – onde temos o registro de algumas ocorrêcias”, enfatizou Aimar.

Município é destaque em Proteção de Defesa Civil

O prefeito João Pizzio rece-beu, em seu gabinete, a visita do Major – Coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil, Lucio Hen-rique de Castilhos Alencastro e do 1° Sargento – Coordenador Adjunto Regional de Proteção e Defesa Civil, Cristiano Becker da Silva. Na oportu-nidade, foram tratados assuntos re-lativos a Defesa Civil do município, entre outras questões e orientações a respeito de Planos de Prevenção de Eventos Climáticos.

“O município de Pinto Ban-deira está bem estruturado. O prefeito Pizzio tem muito conhe-cimento e domina o assunto, in-clusive no que diz respeito a Lei 12.608 – do Ministério da Inte-gração, que trata da Defesa Civil, e o Deivi - que já tem cursos so-bre as ações que envolvem este tema, é um grande conhecedor que hoje nos orienta e, por con-sequência, nos ensina aqui sobre as atividades que permitem um

engajamento com as questões de segurança pública local, in-corporando as ações de proteção e defesa civil no planejamento municipal”, comenta o sargento Cristiano Becker da Silva.

A reunião contou com a presença do secretário Danio Nichetti (Desenvolvimento Eco-nômico, Urbanismo, Indústria e Comércio, Cultura e Turismo) e do coordenador de defesa civil da cidade, Deivi Nichetti.

Clube Rosário reforma ginásioVisando proporcionar um am-

biente ainda mais acolhedor e de visibilidade digna da história de lutas e de conquistas do Clu-be Rosário, a diretoria resolveu investir forte em um espaço utili-zado por toda a comunidade, pra-ticamente todos os dias do ano.

A reforma e a pintura geral da quadra do ginásio de esportes, além da reforma do telhado, pin-tura e lavagem interna e externa do local, foram trabalhos desen-volvidos durante o meses de ju-nho e de julho.

“Trabalhamos pensando no município como um todo, na união da nossa comunidade em torno de tudo aquilo que acontece no Clu-be Rosário”, comenta o presidente Inacio Nicchetti de Campos, que pretende viabilizar a realização de promoções que envolvem grandes equipes do Estado, tanto do futsal quanto de vôlei.

“As dimensões da quadra do nosso ginásio permitem receber-mos jogos do campeonato gaú-cho de futsal ou mesmo de vôlei. Diante disso, já estamos pensando em fazer com que algumas equipes

voltem os olhos para esse nosso es-paço, para a nossa cidade, seja para jogos oficiais, amistosos ou mesmo treinos”, ressalta Inacio.

Em mais de 20 anos de exis-tência do ginásio apenas pequenas manutenções e reformas foram rea-lizadas, porém, nenhuma do porte desta que hoje é desenvolvida.

“Observamos a necessidade de evitar que a quadra fosse prejudica-da por alguns fatores que são lógi-cos, entre os quais, além do tempo

de utilização, algumas goteiras que permitiram que o piso, em determi-nados pontos, começasse a deterio-rar. Nossa quadra sempre foi modelo para a região e queremos que esse reconhecimento seja constante”, explica o presidente.

O investimento de toda a re-forma, pintura e manutenção gerou em torno de R$20 mil.

A liberação das atividades da quadra deverá acontecer no de-correr do mês de agosto, inclusive

recebendo os jogos finais do cam-peonato municipal.

Espaços de publicidade e novos associados

A diretoria do clube segue na busca da parceria de empresas para apoiar no investimento ainda maior das melhorias, em todas as frentes e ações. Para tanto, coloca a disposição espaços publicitários no ginásio de esportes. Uma mobi-lização envolvendo a promoção de

busca de novos sócios também está sendo projetada para o decorrer do segundo semestre deste ano.

Artesanato, turismoe biblioteca no local

O artesanato pinto-bandei-rense e a Associação de Turismo – desenvolvida pela iniciativa pri-vada, ocupam espaços junto ao gi-násio de esportes sob forma de lo-cação, onde também encontramos uma biblioteca comunitária, inau-gurada no último mês de abril, que já dispõe de mais de mil livros. “São espaços que nos permitem pensar Pinto Bandeira como um todo. Ou-tros virão, certamente, mas o ar-tesanato, o turismo e a biblioteca integram-se aqui para desenvol-vermos o melhor, com o apoio de todos, pela nossa cidade”, finaliza Inácio Nichetti de Campos.

Apesar do significativo núme-ro de publicações literárias, a bi-blioteca segue recebendo doações, de todos os gêneros.

No dia 1º de maio, o Esporte Clube Rosário completou 55 anos de atividades a serviço da comuni-dade municipal e regional.

ESPORTE E SEGURANÇA

Page 16: Jornal de Pinto Bandeira # 02

Ano I - Nº 02 - Julho/2015 - Pinto Bandeira - RS16