jornal de novembro 2011

8
De 16 a 18 de novembro 2011 PARTICIPAÇÃO DO CAEL-SM Pag. 05 6º SEMINÁRIO de Atividades Físicas FAMES Página 06 PROESP-SM divulga Entidades Esportivas contempladas para a Lei de Incenteivo ao Esporte – Pág.07 SANTA MARIA EM BRASÍLIA CAEL-SM com a RESCE realiza a cobertura do CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO ESPORTIVA – Pág.05 UM CORAÇÃO PRÁ VALER SPP REPASSA MINI MARATONA DO SESC Inscrições Abertas. Dia – 20 novembro Um convite do CAEL-SM Lançamento Câmara de Vereadores, dia 23 novembro, 19h01min BRAMOTO HONDA Inauguração Nova Loja na Av. Dores Neste mês de Novembro Página 5 JORNAL DE NOVEMBRO 2011.p65 28/10/2011, 09:35 1

Upload: rosa-paollucci

Post on 05-Dec-2014

1.327 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal de novembro 2011

De 16 a 18 de novembro 2011

PARTICIPAÇÃO DOCAEL-SM

Pag. 05

6º SEMINÁRIO de Atividades Físicas FAMES

Página 06

PROESP-SM divulga EntidadesEsportivas contempladas para aLei de Incenteivo ao Esporte – Pág.07

SANTA MARIA EM BRASÍLIACAEL-SM com a RESCE realizaa cobertura do CONGRESSOINTERNACIONALSOBRE GESTÃO ESPORTIVA – Pág.05

UM CORAÇÃO PRÁ VALER

SPP REPASSA

MINI MARATONADO SESC

Inscrições Abertas.Dia – 20 novembro

Um convite do CAEL-SM

Lançamento Câmara deVereadores,

dia 23 novembro, 19h01min

BRAMOTO HONDA

Inauguração Nova Loja na Av. Dores Neste mês de Novembro

Página 5

JORNAL DE NOVEMBRO 2011.p65 28/10/2011, 09:351

Page 2: Jornal de novembro 2011

Editorial______________

CleryQuinhonesde Lima

OBRIGADOSENHOR

A edição de outubro do SPP foiantecipada, motivo cirurgia do

editor. Graças a Deus, osprocedimentos foram exitosos.

Com isso a edição denovembro é entregue dentro do

padrão QUILISPORT.

O SPP volta a suanormalidade e garantecontinuidade, pois a jornada foiexitosa. A QUILISPORTresponsável pela editoriaaproveita para agradecer aatenção que foi dispensada poramigos, colegas, e muito especiala família e a Deus, pelo amparonaqueles momentos deexpectativas de uma cirurgia decoração ( 3 pontes de safena euma mamária) realizada peloEditor.

SPP, na página 3, faz umregistro, pelos ensinamentosoportunizados, na experiência doEditor de ter passado por umacirurgia.

SPP anuncia para o dia 23 denovembro, às 19h01min, naCâmara dos Vereadores de SM,o lançamento do II livro doCAEL-SM/PROESP-SM, noProjeto Memória do Esporte deSanta Maria, com o título“SANTA MARIA SOB OOLHAR DA MIDIAESPORTIVA”; traz uma páginacom todas as informações doscursos do CongressoInternacional de Educação Físicade Fóz; I Congresso InternacionalSobre Gestão Esportiva a serrealizado em Brasilia, de 16 a 18de novembro; Uma passagempelo PAN 2011 e anuncia a listadas Entidades Esportivas queforam contempladas para aelaboração de projetos visandoverbas da Lei de Incentivo aoesporte de SM.

Boa Leitura O EDITOR

PIONEIROS DO SPP (III)_____________________________________BRAMOTO HONDA DE SANTA MARIA

Além de apoio ao SPP, a Empresa, na visão administrativa de sua direção, a BRAMOTO apoiaprojetos esportivos do CAEL-SM, pela Lei de Incentivo ao Esporte.

A BRAMOTO teve a suainauguração em novembro de 1974,com sede localizada em frente a PraçaSaturnino de Brito, no centro de SantaMaria.

Em menos de dois anos, aBRAMOTO mudou-se para oendereço atual, na esquina da avenidaPresidente Vargas com a FlorianoPeixoto.

Em 1978 é inaugurada a primeirafilial da empresa em Cachoeira do Sul.

Em fevereiro de 1995, a Bramotoestabeleceu sociedade com o GrupoNicola, um dos maiores gruposempresariais privados do Rio Grandedo Sul.

Nesta década, a BRAMOTOiniciou um projeto de expansão.BRAMOTO de Santa Maria inaugurou

lojas nas cidades de São Borja, Itaqui,Rosário, Santiago, São Gabriel einclusive uma loja exclusiva paramodelos seminovos em Santa Maria.

NOVA LOJA - Aocompletar 37 anos em2011 realiza um idealconcebido pelo Sr. PedroDerli Teixeira deAlmeida, a construçãoda Matriz da Rede emSanta Maria - Umamoderna concessionáriadentro de todas asexigências dos padrõesHonda. Assim, aBramoto percorre, umcaminho de sucesso erespeito por cada

comunidade onde atua e sobretudopor cada cliente que conquista.

(OBRIGADO RICARDO E

EQUIPE PELO APOIO)

Ricardo(preto), Diretor da BRAMOTO,com sua Assessoria

JORNAL DE NOVEMBRO 2011.p65 28/10/2011, 09:352

Page 3: Jornal de novembro 2011

EDITOR COM CORAÇÃO RECONDICIONADOEm meio ao trabalho de elaboração do II livro – Memória do Esporte deSanta Maria, em julho deste ano, Clery sentiu um desconforto na caixa

torácica. Não hesitou e consultou ao seu amigo, profissional de EducaçãoFísica e médico, Enio Frasson. A investigação começou. Foram feitos

exames preliminares, que acusaram pressão alta. Um indício deirregularidades, o que o levou a uma cirurgia de coração.

A bateria de exames foi levadaà consulta com o cardiologista,Moacir Alves, do Icárdio. Logo aseguir foi r e a l i z a d o umeletrocardiograma e a solicitação porparte do cardiologista de um testeergométrico (esteira). Retornando aoconsultório do cardiologista com oexame foi constatado asi r r e g u l a r i d a d e s . E mcomplementação foi feito umacintilografia do miocárdio , emrepouso e stress, que tambémrevelou alterações que exigiram umcateterismo.

O cateterismo foi providencial,porque acusou um quadro decomprometimento de alguns pontos(estenose) até 80% nas 3 artériasprincipais.Depois disso, Dr.Moacirreuniu-se com o paciente Clery, emseu consultório e categoricamenteinformou a situação ,que era decirurgia para colocação de 3 pontesde safena e uma mamária. DisseMoacir que não seria possível acolocação de stent. Informou que acirurgia seria mais seguro. Clery,com a sua fé irreparável não vaciloue disse: “Se o caso é para cirurgia,que seja feita.” A partir daí, Dr.Moacir usou o telefone e fez contatocom o Dr. Ralf e acertaram osdetalhes: Internação no dia 25 desetembro e cirurgia no dia 27 desetembro, no UCOR do Hospital deCaridade de Santa Maria.

Posta a realidade, nos primeirosdias do mês de setembro, Cleryreúne sua família e informa asituação e inicia a fase depreparação para essa cirurgia. Ocurioso que o médico não colocourestrições às atividades físicas deClery, que continuou com suascaminhadas e musculação, 3 vezessemanais, no Clube Dores. Elecomeça controlar a alimentação econsegue emagrecer 5 kg, voltandoa 80 Kg.

Clery informa-se pela internet,inclusive assiste um vídeo de umacirurgia de ponte de safenas econversa com algumas pessoas quejá passaram por este procedimento,e uma delas foi a do seu Tio NildoOliveira. E, para o seucontentamento, todos os retornosforam confortantes. Todos lhedisseram ter sido uma cirurgiatranquila. Somando-se a isso, a féque move Clery, pela suaespiritualidade e a sua certeza que

a oração tem poder e autoridade levavaa uma cirurgia exitosa. Tudo isso fezcom que a fase de preparação fossenum clima harmônico e sem angústia.

Aproxima-se o dia da cirurgia. Dia25 de setembro, Clery acompanhadode sua esposa, Lucia Rejane, interna-se no Hospital de Caridade, no quarto233. Neste período recebe frequentesvisitas de seus médicos Moacir e Ralf,que, lhe dão todas as informaçõestécnicas sobre a cirurgia. Dia 27 desetembro, das 7h às 13h foi realizadaa cirurgia. Clery ficou na Centro deTratamento Intensivo –CTI, até o dia30, retornando ao quarto, desta vez,para o 106, na Unidade 100. Dia 6 de

novembro, deu alta do Hospital, sendoliberado para continuar a recuperaçãoem sua residência.

E N S I N A ME N T O S – Clerydeclara fantástica essa experiênciacirúrgica - que vai desde a expectativade realizar uma cirurgia de coração, oórgão majestoso do corpo, que corta oesterno longitudinal e retira veiassafenas de quase toda a extensão deuma das pernas e a equipe médicacoloca 3 pontes de safena e umamamária e mais passar por uma CTI,com todas as suas característicaspeculiares, com entrada e saídaconstante de pessoas em situação derisco e ficar num hospital durante 10

dias sem ver o sol.Ainda destaca que o êxito da

cirurgia deve-se a uma boapreparação, um corpo em situaçãoregular de atividades, um sistemamuscular firme e a qualificaçãomédica da equipe que a realizou.

Destaca o que disse o Dr.Moacir: “ Nunca esqueça que fazerexercícios físicos é o melhor remédioque existe para o coração, claro coma orientação de multiprofissionais.

Considerando que nunca passoupela cabeça de Clery ter doençascardíacas, foi uma surpresa. Masbem assimilada, abre motivos fortespara que ele desencadeie novascampanhas de prevenção. Além decampanhas antidrogas e anecessidade da prática da atividadefísica, Clery quer encamninhar umadefesa férrea da necessidade deprevenção, com exames médicos elaboratoriais periódicos para acomunidade. E constata que tem umacategoria alvo: O profissional deEducação Física, que, é o mentor daprática da atividade física àcomunidade, e se descuida, pois eleprecisa, também, desta prática.

Evidente que essa arrancada seráárdua, pois vive-se num país que nãoé sério,em que a saúde é dita serprioridade pelos governantes, mas,na prática, não o é.

C o b e r t u r a – O Blogwww.saudepelapratica.blogspot.com,cujo editor é Clery”,registrou todasas etapas de preparação. Foi criadauma coluna chamada: “O Pódio nosespera.”, assim como foi veiculadosemelhantes colunas no site daFederação Internacional deEducação Física- FIEP do Brasil epós-cirurgia foi feito um comentário,chamado “ O Pódio é nosso.”(registrado nesse subtítulo do livro).

A cirurgia foi documentada pelaequipe médica, com autorização docoordenador Dr. Ralf Stuermer, doIcárdio e do paciente. Dela foramfeitas várias fotos gerais elocalizadas.. Com a coordenaçãotécnica do Gilson Brasil, foi feito umpromocional da cirurgia (com aveiculação no blog, no jornal SaúdePela Prática e nesse livro) com achamada: “Vale a pena viver.Bem.”,que traz uma foto de Clery, a foto daequipe realizando o procedimentocirúrgico no coração e logo abaixoos dizeres: “Nosso coração agradecea DEUS, a família, amigos, Hospitalde Caridade e Icárdio.”

Esposa Lucia e Clery Médicos Ralf e MoacirRalf no último procedimento Clery/Moacir com equipe deenfermagem na Unidade 100

A chegada de Clery em casa.

JORNAL DE NOVEMBRO 2011.p65 28/10/2011, 09:363

Page 4: Jornal de novembro 2011

JORNAL DE NOVEMBRO 2011.p65 28/10/2011, 09:364

Page 5: Jornal de novembro 2011

“O ambiente esportivo exige maior qualificaçãoprofissional e competência gerencial. Discutir essas

questões é a proposta do Congresso Internacional como tema: “Gestão Profissional do Esporte, Qualificação

Profissional e Copa do Mundo de 2014 “.

O Evento será realizado em Brasília, de 16 a 18 denovembro, no Centro de Convenções ULISSESGUIMARÃES. É promovido pela UNB e realização daABRAGESP e AGESPORT. Paulo Henrique Azevedo é opresidente do Comitê Organizador. A dinâmica doCongresso será de apresentação de vídeos, pôsteres,comunicações orais, palestras e a Assembléia Geral daABRAGESP.

Santa Maria estará presente através do CAEL-SM, querealizará a cobertura do Evento. Boletins pela Rádio Imembuíe Universidade; matérias para o jornal A Cidade,jornal SPP eblog: www.saudepelaprática.blogspot.com

Palestrantes

Gustavo Manuel Vaz da Silva Pires é Professor Catedrático naUniversidade Técnica de LisboaMichel Raspaud é Doutor em Sociologia e professor naUniversidade Joseph Fourier de Grenoble na FrançaLamartine Pereira DaCosta é Doutor em Filosofia pelaUniversidade Gama Filho – RJ.Martinho Neves Miranda Coordenador Curso de Pós-Graduaçaoem Direito Desportivo da IAVMC.Antonio Carlos Gomes - Professor e coordenador do curso de pós-graduação em Fisiologia e Treinamento Desportivo do CEF/UNIFESPAntonio Carlos Bramante - É Consultor para a Política Nacionalde Lazer do SESI/DN.Luiz Carlos Marcolino - Especialista em lazer pela Universidade

Federal de Minas Gerais – UFMG.

Apresentamos a relação dospalestrantes do Evento. Destacadosnomes da Gestão do Esporte noBrasil e no mundo.

1-Gustavo 2-Michel 3-Lamartine

BRASÍLIADe 16 a 18 de novembro 2011

A OLIMPÍADA DAS AMÉRICASO XVI PAN com 42 países, 5 mil atletas disputam as 42

modalidades esportivas em GUADALAJARA, no México. Afantástica solenidade de abertura aconteceu na noite de 14 deoutubro, no Omnilife e a competição vai até o dia 30. O SPP

encerrou a edição no dia 25, tendo o Brasil em segundo lugarno quadro geral de medalhas.

O SPP mantém a tradição deter a sua veiculação mensal,por isso o PAN estáincompleto, mas pode se fazeruma projeção: Pela qualidade que o Brasilvem apresentando neste PAN,espera-se que vá brigartranquilamente até o terceirolugar, no quadro geral demedalhas. Estados Unidos

mantém a sua hegemonia de umagrande potência esportiva,Cuba, México e Canadá serãoos países adversários, dosegundo a quarto lugares. O PAN tem um outro gosto,pois no quadro geral demedalhas de todos os PANSrealizados, o Brasil está a 17medalhas de ouro atrás daArgentina, na quarta posição.Mantém-se na frente, pelaordem: Estados Unidos, Cuba eCanadá. Neste PAN, a natação foi ocarro chefe de medalhas, tendocomo estrelas maiores osgrandes CIELO e TIAGOPEREIRA, mas há espereançade muitas medalhas noatletismo. No voleibol feminino,quadra, somos ouro; assim comoaconteceu no vôlei masculino e

nas competições de areia tantoo feminino, com Juliana eLarissa e Emanuel e Alison;nofutebol de campo, o femininodeve subir ao pódio, enquantoque o masculino deu vexame;como aconteceu no handebol, ofeminino foi ouro e o masculinoperdeu na final para a Argentina.É prata. SANTA MARIA - Tem amaior participação de suahistória. Depois de termos nohandebol Drean, Miltinho eTani,temos agora no PAN deGuadalajara , os irmãosGIVAGO e GILVAN eNAIANE, na canoagem e nojudô, MARIA DE LOURDESPORTELLA. Tanto Canoageme judô iniciam no dia 26.Acreditamos em medalhas tantono judo como na canoagem.

SANTA MARIA

Naiane

MariaPortella

Givago

Gilvan

Tiago, maior medalhistaouro nos PANS

4-Martinho 5-Antonio Gomes 6- Bramante 7-Marcolino

JORNAL DE NOVEMBRO 2011.p65 28/10/2011, 09:365

Page 6: Jornal de novembro 2011

6º SEMINÁRIO de Atividades Física FAMESNuma promoção do Curso de Educação Física da FAMES, de 24 a

28 de outubro, foi realizado o 6º SEMINÁRIO Orientação deAtividades Físicas da Região Central do RS e 4ª JORNADA

Acadêmica do Curso de Educação Física. Entre as entidades deapoio, esteve o CAEL-SM.

Auditório da FAMES

Comunicadores na Mesa Redonda sobre Esporte e Mídia

A solenidade de abertura foi nanoite de 24, no auditório doColégio Centenário, que constouda apresentação do Teatro desurdos da Escola EspecialReinaldo Cóser, formação da mesacom a palavra do pastor Nivaldo,da diretora Luciane e dacoordenadora do Curso, Tatiana.

Os integrantes da mesareafirmaram a importância doevento para a vida acadêmica daInstituição, assim como para acomunidade. Agradeceram aoquadro de professoresministrantes, a ComissãoOrganizadora e aos particpantes.

A palestra inaugural foi doprofessor Cyro Knackfuss, doCEFD-UFSM que fez um relato dasua vivência no futebol desdecomo apaixonado pelo esporte,jogador, estudioso e escritor.

A última atividade da noite deabertura foi a realização da mesaredonda composta pelo Mestre eJornalista Clery Quinhones deLima, do CAEL-SM; Dr. AntonioSchmitz Filho, do CEFD-UFSM;Mestre e jornalista.Gilson Piber,da UNIFRA e jornalista ThaiseMoreira, Diário de SM, com acoordenadora Ivana, da FAMES. Adinâmica foi a posição dos

painelistas nos assuntosapreciações sobre o esporte: loca,regional, nacional e internacional;Compreensão de como a mídia eo esporte integram o universosocial brasileiro; Ponto de vistasobre o esporte e a mídia no Brasile A mídia e os grande eventosesportivos no Brasil: Copa domundo de futebol de 2014 eOlimpíada Rio 2016.

O Evento se desenvolveu nosturnos da manhã e noite, versandosobre Clínica de Musculação,Bioquímica no esporte, Clínica deErgonomia e Ginástica Laboral,Genética no Esporte, Gestão emEsportes, Eventos e Lazer, Clínicade Dança de Salão, PalestraEducação para Surdos,Quiropraxia, Clínica deInstrumentação Biomecânica:Métodos de Avaliação e MediçãoPostural, Clínica de Ginástica emAcademias.

Cyro Knackfuss

Dentro daprogramação esportivaanual do SESC do RS,Santa Maria realiza, nodia 20 de novembro, aMini Maratona, comvárias categorias.Inscrições poderão serfeitas no SESC, na Av.Itaimbé, fone 32232288.

IGREJA BATISTANuma iniciativa do pastorJúlio, do AcampamentoBatista Gaúcho –Itaarahaverá um grupo daIgreja, que vestirão acamiseta: “ Com Jesuscorra longe. Não corrasozinho.”

MINIMARATONA

SESC

JORNAL DE NOVEMBRO 2011.p65 28/10/2011, 09:366

Page 7: Jornal de novembro 2011

ENTIDADES ESPORTIVAS COM DIREITO DE ELABORAÇÃO DEPROJETOS NA LEI DE INCENTIVO AO MUNICIPIO DE SM

Santa Maria, desde 2008, possui a sua Lei de Incentivo ao Esporte noMunicípio, elaborada pelo Executivo Municipal, pela SMEL, na épocacoordenada pelo Secretário Luiz Celso Giacomini. A Lei , a partir de

2009, teve continuidade com a nova Administração Municipal e váriosprojetos de Entidades locais beneficiados.

A verba liberada anualmentetem sido na media de trezentos milreais, ainda longe da liberada paraa Cultura em torno de 1 milhão dereais. Embora, entenda-se que a Leié nova. Tem 3 anos, e a Cultura játem 12 anos, precisa ser melhoradano seu valor. Mas para issoacontecer, tem que haver por partedo esporte mais união e seriedade,mais disciplina e competência naelaboração de projetos e seuacompanhamento. Uma atualizaçãoé necessário em termos de gestãoesportiva.

A administração do Programa deApoio ao Desenvolvimento doEsportes /PROESP-SM é daSecretaria Municipal de Esportes eLazer –SMEL e tem a participaçãodireta do Conselho Municipal deEsportes e Lazer –CMEL, hojepresidida pelo advogado edesportista, Christian PachecoBertoia.

CALENDÁRIO

O calendário prevê ainda na suaprogramação: 17 de outubro a 4 denovembro – Entrega dos projetospelas entidades na SMEL; 25 de

O Centro de Apoio ao Esporte e Lazer de Santa Maria – CAEL/SM, com o patrocínio da Lei de Incentivoao Esporte do Município, através do PROESP-SM, criou o projeto MEMÓRIA DO ESPORTE DE SANTAMARIA, para resgatar a memória do esporte e lazer da cidade., Inicialmente um resgate histórico, com aimpressão de livros e a culminância com a criação do MUSEU DO ESPORTE DE SANTA MARIA.

O primeiro livro editado foi O ESPORTE DE SANTA MARIA NO PÓDIO, no ano de 2010.Lançamento – No dia 23 de novembro, às 19h01min, na Câmara de Vereadores, o CAEL-SM com o

PROESP-SM entrega o II Volume do Projeto, com o livro “SANTA MARIA SOB O OLHAR DA MIDIAESPORTIVA” Neste livro, Clery continua mostrando a relação existente do esporte/atividade física com acomunicação, esportes da cidade, seus protagonistas e o trato da mídia esportiva.

O livro será doado às escolas, bibliotecas, entidades esportivas e aos desportistas que prestigiarem o atosolene.

novembro – Divulgação dos projetoscontemplados e prazo de 5 dias pararecursos para as Entidades Esportivas

que desejarem fazer e dia 1º dedezembro - Entrega dos certificadosàs Entidades Desportivas referente aos

projetos aprovados pelo CMEL. SITE – A Prefeitura Municipal

de Santa Maria disponibiliza no linkda SMEL, PROESP-SM no seu site,que consta de todas as informaçõesnecessárias para que asENTIDADES ESPORTIVAS possamelaborar o projeto.

ENTIDADES

Cael-SM, Ong Mutação,Trail Clube, Clube deOrientação de Santa Maria,Associação Amigos do SMJudô, Natura Clube deOrientação, Avenida TênisClube, Novo Horizonte,Associação Volei Futuro,Associação EquestreUniversitaria, AssociaçãoSantamariensede Incentivoao B a s q u e t e, LigaS a n t a m a r i e n s e d eHandebol,Futsal América,Sest Senat e Clube RecreativoDores.

JORNAL DE NOVEMBRO 2011.p65 28/10/2011, 09:367

Page 8: Jornal de novembro 2011

UNINGÁ-SM EXCELENCIA EM PÓS-GRADUAÇÃO NA SAUDE EM SANTA MARIA:

Treinamento, Musculação e Atividade Física:

Segundo módulo no SEST/SENATA UNINGÁ-SM, através da Coordenação de Cursos de Pós-

Graduação na área da Educação Física - coordenador SilmarZanon, realizou nas instalações do SEST-SENAT, parceiro da

UNIGÁ-SM, nos dias 24 e 25 de setembro, o segundo módulo docurso de ESPECIALIZAÇÃO “ ATIVIDADE FÍSICA,

MUSCULAÇÃO E TREINAMENTO”.

O módulo teve conteúdos

na B I M E C Â N I C A no

ESPORTE e ATIVIDADE

FÍSICA, ministrada pelo

professor F R E D E R I C O

DAGNESI, graduado no

CEFD/UFSM e mestrado na

UFRGS.

PRÓXIMOS MÓDULOS

- Professor Zanon, ao

apresentar o professor

DAGNESI, anunciou já os

dois próximos módulos que

serão ministrados pela

Professora Maria Helena

Weber (NUTRIÇÃO NO

ESPORTE) e Márcio Goeller

( P S I C O L O G I A

DESPORTIVA).

Local do Evento

Paulo, gerente administrativo daUNINGÁ-SM; Dagnesi, professorministrante e Silmar Zanon,coordenador de cursos da área daEducação Física da UNINGÁ-SM

Participantes em sala de aula

JORNAL DE NOVEMBRO 2011.p65 28/10/2011, 09:368