jornal da oab/sm nov/dez 2012

4
Impresso Especial 9912294287 - DR/RS Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Santa Maria Correios Correios Devolução Garantida Informativo da OAB - Subseção de Santa Maria - RS Ano XVI - Número 65 - Edição Nov/Dez 2012 Jornal Com 87% dos votos válidos, a gestão eleita tem grande apoio dos Colegas Marcelo Bertoluci é eleito presidente da OAB/RS O advogado Marcelo Machado Bertoluci foi eleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Sul (OAB/RS). O candidato da Chapa 1 – OAB Mais, representando a situação, venceu a eleição para a presidência da entidade. Carteiras OAB 04/09/2013 Carlos Alexandre Quadros Machado, Dr. Péricles da Costa e Camila Volpatto Vargas. 18/09/2013 Bruno Fraga Halberstadt, Luiz Felipe Waihrich Guterres, Jinnefer Santos Pereira, Dr. Péricles da Costa, Mônica Fagundes da Silva (cart. estagiária) e Erivaldo Gonçalves Correia. 01/10/2013 Tiago de Oliveira Ilha, Tiago Cechin, Milena Maurício Manfio, Dr. José Fernando Lutz Coelho, Krystoffer Roque Bakof e Jacson Ballin. 19/10/2012 Manuela Cabral Monteiro, Mayumi Iguchi Luft, Dr. José Fernando Lutz Coelho, Elenilse Keller Tesser, Bruna da Silva Pereira, Jéssica Souza Toniolo, Riane Cristiane S. Dal Molin, Ana Laura H. Hennemann, Siúza Monteiro Guedes e Marta Regina S. Lavarda. 19/10/2012 Jaime Alair M. Schirmann, Reosito Batista Teixeira, Mauro Cézar R. Carneiro, Dr. José Fernando Lutz Coelho, Cauê Santos de Mello, Ykaraíma M. da Costa Caetano, Vílson Rosa, Paulo Ricardo de Jesus C. Filho e Bruno dos Santos Andretta. 29/10/2012 Dr. Leandro Britti da Silva, Michele Machado Segala, Dr. José Fernando Lutz Coelho, Louise Peixoto Gomes, Rodrigo Dias de Moura e Dr. Rafael Friedrich. 29/10/2012 O Dr. Octávio Dutra Uliana entregou a carteira profissional da OAB, para namorada Louise Baratto Schmengler. 28/11/2012 Bruna Silva dos Santos, Carlos Alberto Deconto, Heron Paulo Gotuzzo, Andrei Kossmann Homercher, Dr. José Fernando Lutz Coelho, Ana Paula Bonfanti, Samya Cardoso de David, André Valério Torres. Boas Festas!

Upload: pubblicita

Post on 06-Aug-2015

468 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal da OAB/SM Nov/Dez 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal da OAB/SM Nov/Dez 2012

Impresso Especial

9912294287 - DR/RSOrdem dos Advogados do Brasil

Subseção de Santa Maria

Correios CorreiosDevoluçãoGarantida

In format ivo da OAB - Subseção de Santa Mar ia - RS Ano XVI - Número 65 - Edição Nov/Dez 2012Jornal

Com 87% dos votos válidos, a gestão eleita tem grande apoio dos Colegas

Marcelo Bertoluci é eleito presidente da OAB/RS

O advogado Marcelo Machado Bertoluci foi eleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Sul (OAB/RS). O candidato da Chapa 1 – OAB Mais, representando a situação, venceu a eleição para a presidência da entidade.

Carteiras OAB

04/09/2013

Carlos Alexandre Quadros Machado, Dr. Péricles da Costa e Camila Volpatto Vargas.

18/09/2013

Bruno Fraga Halberstadt, L u i z F e l i p e Wa i h r i c h Guterres, Jinnefer Santos Pereira, Dr. Péricles da Costa, Mônica Fagundes da Silva (cart. estagiária) e Erivaldo Gonçalves Correia.

01/10/2013

Tiago de Oliveira Ilha, Tiago Cechin, Milena Maurício Manfio, Dr. José Fernando Lutz Coelho, Krystoffer Roque Bakof e Jacson Ballin.

19/10/2012

Manuela Cabral Monteiro, Mayumi Iguchi Luft, Dr. José Fernando Lutz Coelho, Elenilse Keller Tesser, Bruna da Silva Pereira, Jéssica Souza Toniolo, Riane Cristiane S. D a l M o l i n , A n a L a u r a H . Hennemann, Siúza Monteiro Guedes e Marta Regina S. Lavarda.

19/10/2012

Jaime Alair M. Schirmann, Reosito Batista Teixeira, Mauro Cézar R. Carneiro, Dr. José Fernando Lutz Coelho, Cauê Santos de Mello, Ykaraíma M. da Costa Caetano, Vílson Rosa, Paulo Ricardo de Jesus C. Filho e Bruno dos Santos Andretta.

29/10/2012

Dr. Leandro Britti da Silva, Michele Machado Segala, Dr. José Fernando Lutz Coelho, Louise Peixoto Gomes, Rodrigo Dias de Moura e Dr. Rafael Friedrich.

29/10/2012

O Dr. Octávio Dutra Uliana entregou a carteira profissional da OAB, para namorada Louise Baratto Schmengler.

28/11/2012

Bruna Silva dos Santos, Carlos Alberto Deconto, Heron Paulo Gotuzzo, A n d r e i K o s s m a n n Homercher, Dr. José Fernando Lutz Coelho, Ana Paula Bonfanti, Samya Cardoso de David, André Valério Torres.

Boas Festas!

Page 2: Jornal da OAB/SM Nov/Dez 2012

Rumo ao Conselho Seccional

“Nas coisas pequenas, mais que nas grandes, muitas vezes reconhecemos o valor dos homens. Talvez eu represente apenas mais um que parte, mas na partida levarei saudades, deixando o meu agradecimento a todos pela ajuda e dedicação.” Autor desconhecido.

Nobres colegas Advogados

É com grande satisfação que encerramos nosso mandato eletivo do t r i ê n i o 2 0 1 0 a 2 0 1 2 , c o m r e a l i z a ç õ e s q u e e n t e n d e m o s d e s u m a importância à instituição da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Santa Maria, seja na defesa das prerrogativas, na condução dos processos éticos e na melhoria das condições e serviços prestados, e agora com o suporte econômico para retomarmos a nossa obra de construção da nova sede.

Conforme já aduzido nesse espaço, tivemos a oportunidade de exaltar nosso Estatuto da Advocacia, Lei 8.906/1994, onde priorizamos destacar a atuação marcante da instituição, que por meio de um trabalho profícuo e transparente vem se espraiando pelo Brasil a fora, sendo um vetor fundamental na defesa dos direitos e garantias.

A luta pelos princípios que norteiam o estado democrático de direito, a democratização do acesso à justiça, a incansável preocupação com ensino jurídico, as ações políticas de força contra a corrupção, a conscientização e na conduta ética nas políticas evidenciam o cumprimento dos compromissos assumidos.

Mas na atuação como presidente da entidade, em nível da Subseção Santa Maria, quero de público e de coração, agradecer a todos os membros da diretoria e do nosso conselho, o trabalho valoroso desenvolvido no período em que tivemos a oportunidade e a responsabilidade de comandar essa valorosa entidade de classe, e o trabalho foi árduo, mas a convivência fraterna e profissional nos leva ao orgulho e ao amadurecimento.

Talvez o reconhecimento possa estar estampado na ausência de qualquer fronte oposicionista, na recente eleição realizada, pois a conciliação, o entendimento e as poucas divergências são amainadas e aparadas pelo diálogo decente, descomprometido com políticas partidárias, e imbuídos na busca da defesa das garantias que nos dizem respeito, e nos propiciam de forma equilibrada a segurança para o pleno exercício da atividade profissional.

A meu amigo e colega Péricles Lamartine da Costa, que esteve ao nosso lado de forma decisiva e presente em todos os momentos, passa de vice para efetivamente Presidente da nossa OAB SANTA MARIA, com expressiva votação, que denota pleno reconhecimento, e aposta coerente para prosseguimento do trabalho que vem sendo desenvolvido, onde recordo apenas momentos felizes e de confraternização, independente das lutas travadas, na defesa da nossa classe.

De presidente passarei a encarar a responsabilidade de conselheiro estadual, juntamente com os colegas Ricardo Jobim e Jorge Fernando Maciel, onde teremos expressiva participação na Seccional do nosso Estado, valorizando os profissionais da região centro, mas com certeza impregnados de vontade para realizarmos os trabalhos na esfera de competência funcional.

Nesse sentido, é que não estamos nos expressando com tom de despedidas, já que permaneceremos na luta incansável da defesa de nossas prerrogativas profissionais, e de outros assuntos de suma importância para a classe, onde sem dúvidas utilizaremos da experiência conquistada para contribuir na solução dos inúmeros problemas que iremos enfrentar.

Não temos dúvidas, que na presidência de Marcelo Bertolucci na Seccional gaúcha, Claudio Lamachia no Conselho Federal, e no Conselho Estadual (Lutz, Jobim e Maciel), com o apoio incondicional dos colegas, continuaremos a luta para proteção dos direitos sociais, a incansável busca da efetiva justiça social, que também se estendem ao trabalho de valorização da classe dos nobres Advogados.

Obrigado queridos colegas, dedicadas funcionárias, a minha diretoria, em especial ao vice-presidente Péricles (Neco), Alessandro, Dirce e Noemy, pela estimável companhia compartilhada nesses três anos, com amizade, troca de conhecimento, discussões acaloradas, mas diretamente focadas na mesma direção e propósito, defesa da entidade e responsabilidade nas tarefas exercidas, e por isso, não poderia ser diferente. Resultado Positivo, e rumo ao Conselho Seccional.

José Fernando Lutz Coelho Presidente da OAB - Subseção de Santa Maria

Agradecimento:

Agradecemos ao cordial Dr. Lutz, toda diretoria e conselheiros da gestão 2010 - 2012, pelo respeito, atenção e colaboração com as funcionárias da Subseção. A confiança que sempre remeteram a nós, fez com que estes três anos de trabalho fossem mais produtivos e satisfatórios.

Aos que estão partindo, o nosso obrigada.Aos que estão chegando, sejam bem-vindos.

Funcionárias da OAB - Subseção de Santa Maria.

02 07

Editorial

Expediente

Diretoria Executiva

Conselho Subseccional

Assessoria de Imprensa e Comunicação: E-mailColaborações:

Contato Comercial:Fotos:

Capa: Impressão:Tiragem:

Distribuição gratuita e dirigida. Opiniões manifestadas em artigos são de responsabilidade de seus autores.

Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul - Subseção de Santa Maria Rua Serafim Valandro, 1236 - Centro. CEP 97015-630. Fone/fax: (55) 3026 0201

www.oabsma.org.br Email:[email protected]

Presidente: Dr. José Fernando Lutz CoelhoVice-presidente: Dr. Péricles Lamartine Palma da CostaSecretária-geral: Dra. Noemy Cezar Bastos Aramburú Secretária-geral adjunta: Dra. Dirce M. da Rocha Trevisan Tesoureiro: Dr. Alessandro Oliveira Ramos

Dr. Aroldo Fagundes da Silva Dra. Claudete Magda Calderan CaldasDr. Eduardo de Assis Brasil Rocha Dra. Fátima Beatriz Werner Ferreira Dr. Guilherme Crivellaro Becker Dr. Luciano José Tonel de Medeiros Dr. Marcelo Carlos Zampieri Dr. Márcio de Souza Bernardes Dra. Sandra Mendonça DirkDr. Tiago Fernández Robinson

Priscila Saucedo.

[email protected]

Adrieli Guidolin Rossi, Cintia Keplin, Niura Azevedo e Paula de Bona

Cintia Keplin, Priscila Saucedo

Adrieli Guidolin Rossi, Niura Azevedo, Priscila Saucedo

Priscila Saucedo; Foto OAB/RS - Liziane Lima

Gráfica Pallotti

2.600 exemplares

:

Foto OAB/SM -

Comissão Especial do Jovem Advogado de Santa Maria

OAB/RS homenageia Subseções

Do dia 12 ao dia , foram entregues pela OAB - Subseção de Santa Maria, carteiras.

Deste número, são de Advogados e de estagiários.

de julho 28 de novembro de 201272

65 7

É crescente o fato de os Escritórios de Advocacia estarem profissionalizando a sua estrutura administrativa, com a contratação, inclusive, de administradores para gerir a sua

organização interna, traçando metas, definindo prioridades, responsabilizando-se pela contratação de pessoal, diminuindo custos e, sobretudo, aumentando os lucros da atividade.

Nessa linha, diante de tal realidade, e consciente do custo de recrutamento de profissionais para a realização de tais tarefas, bem como, convicta da importância de tais profissionais colaborando para o desenvolvimento da Advocacia, a Comissão Especial do Jovem Advogado de Santa Maria – CEJA/SM, em parceria com a empresa Objetiva Jr., realizou no mês de outubro/2012 curso de Capacitação para Advogados.

Em tal oportunidade, foram abordados diversos temas afetos a Administração de um Escritório de Advocacia, a exemplo do reconhecimento e localização de um nicho de mercado, adoção de uma metodologia de trabalho, precificação dos serviços, entre outros.

O evento foi limitado à participação de 50 pessoas, entre Advogados, Bacharéis em Direito e interessados, tendo esgotados o número de inscritos logo no terceiro dia, motivo pelo qual, serão realizadas novas edições do evento, com divulgação de datas através deste periódico.

Também no mês de outubro/2012, foi realizada a IV Edição do evento “Café, História e Relatos”, destinado a incentivar o intercâmbio de conhecimento empírico entre advogados, jovens advogados e estudantes de Direito.

Em sua quarta edição, o evento contou com a presença do Dr. Jader Marques, Doutor em Direito pela UNISINOS/RS, Pós-graduando em Direito Médico - Escola Paulista de Direito EPD/SP, Mestre em Ciências Criminais - PUC/RS, Especialista em Ciências Penais - PUC/RS, Membro da Seccional do RS do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados – CESA, oportunidade em que relatou a todos os presentes sobre sua trajetória profissional, com foco nos desafios e aprendizados em relação à prática da Advocacia.

Por fim, ressalta-se que a CEJA SM matem a disposição seu e-mail: [email protected], assim como sua página na rede social facebook: Comissão do Jovem Advogado – Subseção Santa Maria/RS, contatos através do quais são informados os próximos eventos a se realizar.

Texto de Rafael Friedrich.

Distinção faz parte das Comemorações dos 80 anos da Ordem gaúcha

O presidente da OAB/SM, Dr. José Fernando Lutz Coelho recebeu do Dr. Claudio Lamachia, a placa alusiva aos 80 anos da OAB/RS

Encerrando o 2º dia dos trabalhos do Colégio de Presidentes de Passo Fundo, a diretoria da OAB/RS entregou a cada presidente de subseção uma placa alusiva aos 80 anos de história da entidade, contemplados em abril deste ano.

Como forma de reconhecimento ao trabalho dedicado à entidade, a honraria foi entregue aos presidentes das OABs que estão à frente da entidade no ano em que foram completadas oito décadas de lutas e conquistas.

Por sua vez, Lamachia destacou que "este é um momento para agradecer a cada uma dessas subseções que fazem nossa entidade de classe ser uma instituição, que efetivamente, zela

pelos intersses da cidadania".Texto e foto: Juliana Jeziorny - OAB/RS

12/07/2012

Àquila de Paula P. Carvalho, Marcelo Ramos Militz, Thiago Vieira da Costa, Dr. José Fernando Lutz Coleho, Rodrigo Oliari de Moares, Vanessa Fernanda Carnelose e Thiago Lorenzoni de Oliveira.

18/07/2012

Marc ie le Fre i tas Fernandes, Alessandra Rossatto Pozzobon, Ana Paula Pereira, Daniel Prado Stradioto, Dr. José Fernando Lutz Coelho, Marcelo Vianna Gonçalves e Barbara Crauss.

01/08/2012

Carlos Augusto Fagundes de Farias, Bruno Loureiro da Costa, Dr. José Fernando Lutz Coelho, Andreia Aparecida Menin e Matheus Matini Pereira (carteira de estagiário).

28/08/2012

Eizzi Benites Melgarejo, Tiago Nascimento da Conceição, Dr. Péricles da Costa, Luciana Rosa Rodrigues, Adriana Knackfuss Pereira e Pietro Motta Garcez.

16/08/2012

Marcos Vinícius Andrade da Silveira, Dr. José Fernando Lutz Coelho, Guilherme Pittaluga Hoffmeister (carteira de estagiário) e Guilherme de Oliveira Ferreira.

Page 3: Jornal da OAB/SM Nov/Dez 2012

Espaço de responsabilidade da Comissão da Mulher Advogada.

Comissão da Mulher Advogada06

A imparcialidade judicial, o Mensalão e as pressões populares

Com o julgamento da Ação Penal nº. 470 pelo Supremo Tribunal Federal, notabilizada como “Caso Mensalão”, certos institutos do direito penal nunca estiveram tão ao alcance da população leiga.Discute-se, até mesmo pelo Facebook – e sem conhecimento algum –, temas espinhosos que não têm consenso nem mesmo nas academias de direito penal. De valoração de provas à teoria do domínio do fato, militantes partidários apresentam-se como defensores uns da moralidade, outros da Constituição, quando na verdade são os verdadeiros bobos-da-corte do circo midiático formado para esse julgamento. E o pior, a vaidade – mal que assola a essência humana, acutizada nas carreiras jurídicas – acaba atingindo os integrantes da

mais alta corte, que não são imunes a ela.O fato é que nada é tão polarizado como alguns fanáticos pregam. Joaquim Barbosa não é

salvador. Ricardo Lewandowski não é “vendido”. Essa discussão fanática parece debate de botequim de segunda-feira, depois da rodada do futebol, no final de semana. Pensando bem, atualmente ando preferindo discutir o mensalão do que os resultados do meu Internacional. Voltemos ao Direito.

A questão comporta uma interpretação multifacetada e complexa. A mim, pelo que venho acompanhando das sessões do Supremo Tribunal Federal, não restam dúvidas de que o mensalão ocorreu, de que o apoio parlamentar foi comprado com verba oriunda de caixa dois. Entretanto, igualmente, entendo que os acusados estão sendo submetidos a um julgamento extremamente atípico, em virtude de toda a repercussão midiática e pressão popular.

Joaquim Barbosa, que vem sendo exaltado pela opinião pública apresenta-se como um Ministro autoritário e antidemocrático, que não admite posicionamentos contrários de seus pares, notadamente de seu revisor no processo. Ricardo Lewandowski, que todos o criticam por ter sido indicado por Lula (e esquecem que Joaquim Barbosa também foi), embora muitas vezes aja como cauteloso revisor, em outras se perde negando fatos que são incontestáveis. O mesmo se pode dizer do Ministro Dias Toffoli. Com toda a vinculação pessoal com José Dirceu, o mínimo que se poderia esperar era que declarasse sua suspeição.

E se em um julgamento em uma corte onde se exige o máximo de capacitação de seus membros ocorre isso, o que não ocorre em pequenas comarcas, onde a pressão popular ocorre na janela do gabinete do magistrado?

A nossa democracia ainda imatura – e por vezes ingênua – confunde certos conceitos. O dever de transparências e publicidade dos atos judiciais acaba fazendo dos magistrados reféns de pressões populares (e outras vezes nem tão populares).

Juízes que nadam contra a correnteza, na defesa dos interesses individuais daqueles que já foram condenados pela opinião pública, são execrados pela mídia. Recentemente, um juiz de Porto Alegre soltou os assaltantes de uma médica porque não houve pedido de prisão preventiva por parte do Ministério Público. A Zero Hora publicou charges com o nome completo do magistrado, denegrindo sua atuação.

A imparcialidade do magistrado é uma conquista da sociedade moderna. A decisão judicial tem sua origem em um sentimento pessoal, em um ato de convicção, devidamente amparada em elementos processuais. Entretanto, para que essa decisão não tenha por fundamento interesses pessoais, os ordenamentos processuais penais democráticos exigem que o magistrado seja imparcial.

Exigem, mas não proporcionam, importante que se diga.Imparcial não é apenas o juiz que não tem interesse prévio na causa, mas também o que não

está contaminado por elementos externos ao processo.Se com relação à primeira parte se consegue garantir, já que o índice de corrupção em nosso

judiciário é baixo, o mesmo não se pode dizer da segunda parte.A influência dos discursos punitivistas contemporâneos, inflamado em grande parte por uma

imprensa sensacionalista (no caso do mensalão, por uma população que vê a oportunidade de condenação de uma classe que historicamente sempre se beneficiou e nunca foi responsabilizada) retira a tranquilidade de julgamento do magistrado e, via de consequência, sua imparcialidade.

Não há juiz que não se sinta pressionado pelas pressões da imprensa, dos colegas, da família, de amigos, ou que não se sinta envaidecido pela exaltação pública por fazer não mais do que sua função determina, mas ao encontro do interesse comum (embora, muitas vezes, na contramão da Constituição Federal).

A difícil tarefa é como resolver essa questão. Certo é que o processo precisa criar um meio de proteger e preservar a imparcialidade do juiz, que a imprensa deve ter responsabilidade no seu sagrado direito de informar (mas ser responsabilizada quando o exceder) e amadurecer uma sociedade civil castigada por um déficit social acumulado, e que vê um gozo coletivo na punição de classes privilegiadas, porque consegue, enfim, ver um nivelamento em suas dignidades, não no aumento da sua, mas na diminuição na do outro.

Bruno Seligman de MenezesPresidente da Comissão do Advogado Criminalista

Mulheres Fechando 2012 em alta, mas também em baixa

Nossa presidente Dilma Rousseff, apesar dos pesares, está fechando o ano nacional e internacionalmente, em alta. Foi no seu governo que conseguimos ver a atuação do STF de maneira efetiva, fazendo, como diz Pontes de Miranda, através da incidência do suporte fático in abstractu, no concreto, com que os fatos ocorridos no mundo dos fatos, ainda que por homens “de bens”, sofram a incidência da norma jurídica, e, consequentemente, a sanção aplicável ao caso, como meros mortais.Dilma declarou a imprensa que acata as sentenças impostas aos réus pelo Tribunal, mas ponderou que “isto não significa que ninguém neste mundo de Deus esteja acima dos erros e das paixões humanas”.

Através do Governo dessa mulher, tivemos ainda a discussão do novo Código Florestal, que, embora não sendo um texto que satisfaça a todo setor agropecuário, dá uma “segurança jurídica” inegavelmente. Continuamos a nos manter como referência ambiental para o mundo, sem deixar de suprir as necessidades de alimentos, numa época em que a sustentabilidade, o meio ambiente e a erradicação da fome, passaram a tomar o primeiro lugar nas grandes discussões internacionais.

Essa alta das mulheres, nem a crise de violência que assola o país é capaz de frear, pois o Estado de São Paulo convocou as 111 mulheres aprovadas no Concurso Público na prova escrita, para ingressarem na graduação inicial de Soldado PM de 2ª Classe Militar Estadual, regido pelo Edital nº. 01/321/2012, sendo que neste concurso foram aprovados 214 homens.

Na administração municipal, segundo pesquisa do IBGE de 2009, as mulheres ocupavam cargo de chefia nas unidades administrativas em 97% das prefeituras brasileiras. Do total de 5.565 prefeituras pesquisadas, 3.380 têm mulheres em cargos de primeiro escalão; no entanto, apenas 9% dos municípios têm prefeitos do sexo feminino, sendo que a maioria administra cidades na Região Nordeste (4,2%). Quanto à escolaridade 62,7% das 512 prefeitas em todo o Brasil, possuem o ensino superior completo, em detrimento de 42% dos homens.

As mulheres ocupam cargo de chefia em unidades administrativas em 97% das prefeituras brasileiras. A informação faz parte da Pesquisa de Informações Básicas Municipais 2009 (Munic-2009), divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Do total de 5.565 prefeituras pesquisadas, 3.380 têm mulheres em cargos de primeiro escalão. No entanto, apenas 9% dos municípios têm prefeitos do sexo feminino, sendo que a maioria administra cidades na Região Nordeste (4,2%). Em relação ao grau de escolaridade, 62,7% das 512 prefeitas em todo o Brasil completaram o ensino superior. Entre os homens esse percentual é de 42%.

Outra mulher em alta é a presidente da Petrobrás, Graças Foster, que nos últimos dias tem demonstrado sabedoria e sensibilidade, ao dizer que está constrangida com a situação das ações da empresa na bolsa de valores, pois as ações da companhia caíram 2,27% ontem ( 26 de novembro de 2012), e acumulam perdas de 15,78% ao ano. Disse mais: “Essa questão das ações é uma demonstração de quão aborrecidos estão os acionistas minoritários”, afirmou, após ser questionada por empresários se possuía papéis da empresa. “Eu compreendo isso e faço disso minha motivação. É algo que me constrange profundamente.”

Entretanto, apesar de todas estas altas, tivemos mulheres em baixa. A Comissão permanente da Mulher Advogada – CEMA, no dia 24 de novembro de 2012 realizou uma caminhada em comemoração e conscientização ao Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, saindo da nossa Sede às 10hs da manhã, exatamente, 24hs depois, distante duas quadras da nossa Sede, uma jovem de 25 anos, após uma discussão com o namorado “teria caído” do 3ª andar do prédio em frente.

Essas baixas, infelizmente, são tão graves, que suas soqueias tornam-se irreversíveis, é o caso da morte da menina Júlia, vítima de violência doméstica, onde recentemente a imprensa tem divulgado a desconfiança da participação de uma mulher, isto é, a tia e esposa do assassino confesso, como partícipe do crime. É lamentável, que no fechamento do ano de 2012, tenhamos mulheres de destaque como Dilma Roussef, Graças Foster, mas também mulheres em baixa como a pequena Júlia.

Na certeza de que valeu e sempre valerá nossas atividades, a Comissão Permanente da Mulher Advogada agradece o apoio de todos nossos Colegas deixando uma mensagem de esperança, de um FELIZ NATAL e PRÓSPERO ANO NOVO.

Noemy Bastos AramburúPresidente da CEMA.

Comissão da Mulher Advogada da OAB/SM

Comissão dos Advogados Criminalistas da OAB/SM

03

Notícias

.

Foto: N

iura Azevedo.

OAB/SM e faculdades de Direito trabalham em Revista Eletrônica

Há males que vem para o bem: muito embora os esforços iniciados ainda no ano passado, somente no final da gestão é que a Comissão de Educação Jurídica consegue trazer a público sua iniciativa de presentear a comunidade com um espaço destinado à reflexão sobre temas candentes de Direito, através da produção e socialização do conhecimento na área jurídica sob a forma de um periódico, e isso toma uma dimensão

especial já que coincide com a comemoração dos 80 anos da Subseção. A primeira revista eletrônica da Subseção da OAB- Santa Maria será gratuita e com formato on line, mediante hospedagem, a princípio, no sítio da Subseção da OAB - Santa Maria, contando com manutenção, normatização e publicação do periódico sob a responsabilidade de um Conselho Editorial, composto por professores da UFSM, ULBRA, UNIFRA e FAMES, que tão logo provocadas, aceitaram o desafio, e aderiram à proposta, encaminhando nomes para compor aquele Colegiado.

Além deste, o periódico poderá contar com um Conselho Consultivo, composto por profissionais de reconhecido saber jurídico e cultural, cuja função será a de fornecer apoio acadêmico ao Conselho Editorial, auxiliar na divulgação da Revista, bem como propor ideias e mudanças na política editorial vigente.

Com vistas a garantir o reconhecimento da revista, far-se-ão os encaminhamentos necessários à obtenção do indexador ISSN, da mesma forma que se envidará esforços para que, no futuro, o periódico possa encaixar-se nos padrões Scielo e Qualis/Capes.

A produção acadêmica tem se intensificado bastante nos últimos anos, sendo vários os fatores que apontam para essa perspectiva, como o constante aperfeiçoamento e titulação dos corpos docentes dos cursos de Direito retro, o crescente quadro de advogados na subseção de Santa Maria (RS) e a necessidade da atualização profissional, entre outros.

Com efeito, embora a produção institucional esteja crescendo tanto na perspectiva qualitativa quanto numérica, necessária a existência de mais veículos que possibilitem a divulgação e publicação dos artigos científicos. Há notícias de que o conhecimento científico tem duplicado, em média, a cada dez anos, mas apesar de tamanha evolução, o modelo tradicional da divulgação científica, através de veículos impressos, apresenta o grande inconveniente da lentidão na divulgação das pesquisas (em média, um artigo leva em torno de dois anos para ser publicado). Além disso, os altos custos da publicação e distribuição, somados à falta de incentivos, obrigam a redução tanto da tiragem quanto da periodicidade das revistas.

É imperioso ressaltar que, alcançados os objetivos da indexação, a publicação no periódico terá peso significativo em provas de título, em concursos públicos, seleções em programas de Pós-graduação, editais de Bolsa de Produtividade em Pesquisa CNPq para os professores, entre outros.

Desse modo, o projeto da Revista Eletrônica justifica-se por ser um meio viável para expandir a divulgação da pesquisa jurídica, cuja disponibilização gratuita e virtual possibilitará um amplo e irrestrito acesso, o que divulgará positivamente o interesse e a pró-atividade da subseção da OAB-SM no incentivo à pesquisa e na aproximação entre profissionais e estudantes de direito.

Dr. José Luiz de Moura FilhoComissão de Estudos Jurídicos

Advogados da OAB/SM lançam novas publicações

Controle Difuso de Constitucionalidade

No dia 28 de novembro, ocorreu o lançamento do Livro Controle Difuso de Constitucionalidade: uma análise a partir de Marbury versus Madison e da Judicial Review, de autoria da Advogada Nathalie Kuczura (OAB/RS 83.677). O livro foi fruto da monografia de final de curso da Universidade Federal de Santa Maria e versa, em síntese, sobre a origem do controle de validade das leis face à Constituição e a sua transposição para o Brasil, fazendo uma análise crítica sobre o controle difuso de constitucionalidade pátrio.

Em que pese pareça se tratar de um tema complexo, o certo é que, os presentes tiveram certeza de que é um tema com aplicabilidade cotidiana, uma vez que, em última análise, o livro explica as razões pelas quais, em alguns casos similares, para alguns a lei é considerada válida e, para outros não. Entre os presentes estavam, diversos colegas advogados,

servidores do Poder Judiciário, bem como o prefeito Municipal.

Pelas Ruas da Cidade

No dia 29 de novembro de 2012 o Dr. João Marcos Adede YCastro lançou seu 18º livro, Pelas Ruas da Cidade. O lançamento aconteceu na Livraria Nobel, em Santa Maria. Familiares, amigos e Colegas prestigiaram o evento. A obra permanece à venda na Livraria.

Na foto Dr. Adede recebendo o abraço do Dr. Antônio Cândido Ribeiro.

Sinopse da Obra:Andarilho, sem teto e mendigo relata o que vê pelas ruas da cidade a um amigo que possui

casa, esposa e filhos. O andarilho não sabe o próprio nome, de onde veio e porque está nas ruas, mas parece possuir boa instrução. É um observador das alegrias e tristezas que envolvem a todos, dispondo-se a contar a quem quiser ouvir. Mesmo sendo invisível para a sociedade, esta não lhe passa despercebida. Não é um herói nem uma vítima, apenas mais uma das inúmeras almas sem rumo que vagam por aí, pedindo o que comer, consumindo drogas, dormindo ao relento e cometendo crimes. O amigo que ouve as histórias resiste a acreditar nelas, compromete seus relacionamentos familiares e sociais em razão desta amizade fora dospadrões de sua classe social, mas não consegue afastar-se dele. Ambos, cada um a seu modo, ajuda a montar este verdadeiro mosaico das vidas, alegrias e tragédias que observam pelas ruas da cidade.

CEMA realiza Caminhada pelo Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher

No dia 24 de novembro a C o m i s s ã o d a M u l h e r Advogada da OAB/SM - CEMA realizou com o apoio de en t idades que também l u t a m p e l a c a u s a , a Caminhada em comemoração e conscientização ao Dia Internacional da Não Violência C o n t r a a M u l h e r .

Foto: Niura Azevedo.

Page 4: Jornal da OAB/SM Nov/Dez 2012

0504

No dia 19 de novembro, ocorreram as eleições da OAB/RS

e em algumas regiões do Brasil

Em Santa Maria, pela terceira vez, uma única chapa concorreu à direção local da OAB. Apesar de ser chapa única, os Advogados eleitos receberam grande aprovação dos Colegas da Subseção: dos 1.050 votos válidos, 997 foram a favor da chapa 10, que elegeu o atual vice-presidente da Subseção, Péricles Lamartine Palma da Costa, presidente.

Junto com Péricles, assumem a diretoria: vice-presidente - Alessandro de Oliveira Ramos, secretária-geral - Francini Feversani, secretária - geral adjunta - Dirce Marques da Rocha Trevisan, tesoureiro - Marcelo Gonçalves Lugo. No Conselho estão: Angela Zamberlan, Aroldo Fagundes da Silva, Eduardo de Assis Brasil Rocha, Guilherme Crivellaro Becker, Jair Pereira Coitinho, Luciano José Tonel de Medeiros, Marcelo Carlos Zampieri, Márcio de Souza Bernardes, Mario Luís Lírio Cipriani, Noemy Cezar Bastos Aramburú, Tiago Fernández Robinson e Vitor Hugo Amaral Ferreira.Suplentes: Alexandre Carter Mânica, Alexandre Jaenisch Martini, Christian Pacheco Bertóia, Eduardo Jobim, Fabiana Camilotti Isaia, Fátima Beatriz Werner Ferreira, Flavio Alexandre Ramos, Gustavo Moreira, Luiz Fernando Scherer Smaniotto, Marlon Adriano Balbon Taborda e Sandro Seixas Trentin.

O presidente eleito é Advogado civilista, tem 37 anos, é formado pela Universidade de Santa Cruz do Sul há 10 anos, pós-graduado em direito imobiliário e ambiental, militando com ênfase nas áreas contratuais, obrigacionais agrárias e sucessórias.

Atual Vice-presidente da Subseção, pretende dar continuidade ao trabalho do Presidente José Fernando Lutz Coelho pelo fortalecimento da entidade, defesa das prerrogativas profissionais, agilidade nas questões ético-disciplinares, aprimoramento da estrutura oferecida aos Advogados, inclusive pela conclusão da Sede em construção e profissionalização das colaboradoras.

Conheça abaixo, os Colegas que formam a Gestão da OAB/SM 2013-2015.

Eleição OAB/SM 2012

Acompanhe como foi a eleição na OAB/SM:

O Jornal da OAB/SM conclui o ano com o último entrevistado da Gestão 2010/2012, o Conselheiro Dr. Tiago

Fernández Robinson.

Dr. Tiago, quando e como surgiu o interesse em integrar o Conselho da OAB/SM? Invertendo a ordem, pela militância na entidade e através do convite do Dr. Ricardo Jobim, em 2006 para integrar o Conselho na gestão anterior, sendo renovado pelo Dr. Lutz Coelho para a atual gestão.

Quais as suas principais atribuições como Conselheiro da Subseção? Instruir e confeccionar pareceres nos processos éticos disciplinares e auxiliar a Diretoria nas decisões e resolução de questões afetas a Subseção.

A atual gestão assumiu o compromisso de ter atenção especial para a conduta dos Advogados, no intuito de guarnecer a respeitabilidade que a classe merece. Quais os procedimentos adotados para a realização desse trabalho?

Um esforço coletivo para agilizar a instrução dos processos e punir os profissionais que lesam seus clientes.

Na sua opinião, os colegas têm respeitado a disciplina e a ética no exercício da profissão?

A maioria sim. Apenas um percentual pequeno que reiteradamente pratica atos ilegais e antiéticos.

Qual a sua opinião sobre o nível de exigência da atual prova da OAB? Acho que o nível de exigência está muito bom para uma prova de proficiência. As questões

estão em consonância com as demandas que os futuros profissionais terão que enfrentar no exercício da profissão.

O que tens a dizer aos colegas? Que invistam em curso de capacitação em mediação, gestão de escritórios e tecnologia.

Perfil

Naturalidade: Santa Maria-RS

Formou-se quando e onde: 03 de agosto de 1997 na PUC/RS.

Exerceu e/ou exerce a profissão como: Advogando com atualização constante, esforço, diálogo, dedicação, tolerância e paixão pelo que faço.

Estado Civil: casado

Time: Grêmio

Uma bebida, culinária preferida, um lugar: Vinho, italiana e Pocitos em Montevidéo.

O que te deixa feliz: Um domingo em Itaara-RS com a família.

O que não precisava existir: desigualdade social, crimes contra crianças, intolerância com as diferenças, condutas arbitrárias e burocracia.

Uma frase ou uma palavra: Parafraseando o jurista uruguaio Eduardo Couture: “Após 15 de profissão, caso meu filho viesse me perguntar qual ofício seguir, não titubearia em lhe recomendar a advocacia.”

Prazos processuais estarão suspensos de 20/12 a 20/01

O Presidente do TJRS, Desembargador Marcelo Bandeira Pereira, editou Ato 04/2012 - Órgão Especial para regular a suspensão dos prazos processuais, a vedação da realização de audiências e de sessões de julgamento, inclusive anteriormente designadas. A medida também regulamenta a publicação de notas de expediente nas 1ª e 2ª Instâncias (exceto aquelas consideradas urgentes ou relativas aos processos penais envolvendo réus presos, nos processos vinculados a essa prisão) no período de20/12/2012 a 20/1/2013.

A medida não se aplica ao expediente da Justiça Estadual, que será normal no período.

Para mais informações sobre a decisão do Órgão Especial, acesse:http://www.tjrs.jus.br/site/imprensa/noticias/?idNoticia=193019.

Fonte: site TJRS.

Com 75% dos votos válidos, Marcelo Bertoluci é eleito presidente da OAB/RS

O Advogado Marcelo Machado Bertoluci foi eleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Sul (OAB/RS). O candidato da Chapa 1 – OAB Mais, representando a situação, venceu a eleição para a presidência da entidade.

Aproximadamente 40 mil eleitores compareceram às urnas para escolher o representante da entidade pelos próximos três anos. A diferença entre o vencedor e os outros três concorrentes foi g r a n d e , c o m p u t a n d o 7 5 % d o t o t a l d e v o t o s v á l i d o s p a r a a C h a p a 1 .

Por não ter o empréstimo das urnas eletrônicas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a OAB realizou a votação com cédulas de papel. Com as primeiras urnas abertas às 17h17min, o resultado foi confirmado às 21h, quando havia 60% da apuração e Bertoluci estava matematicamente eleito, conforme informou a assessoria de imprensa da OAB.

A vitória de Bertoluci foi proclamada pela Comissão Eleitoral na manhã de terça-feira, dia 20 de novembro, em ato que contou com a presença dos atuais dirigentes, Claudio Lamachia (presidente), Jorge Fernando Maciel (vice) e Sulamita Santos Cabral (secretária-geral), além de Paulo Torelly, um dos candidatos concorrentes.

Bertoluci terá como vice-presidente Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; além de Ricardo Ferreira Breier (secretário-geral), Maria Carrion Vidal de Oliveira (secretária-geral adjunta) e Luiz Henrique Cabanellos Schuh (tesoureiro).

Também no dia 19 de novembro foram escolhidas as diretorias das 106 OABs do Interior (subseções). A nova gestão na OAB/RS começará em 1º de janeiro de 2013, estendendo-se até 31 de dezembro de 2015.

PerfilAdvogado militante há 18 anos, Marcelo Bertoluci sempre esteve vinculado à OAB/RS. No início de sua prestação de serviço à entidade, foi professor da Escola Superior de

Advocacia e atuou no Tribunal de Ética e Disciplina. Como conselheiro, nas duas gestões de Claudio Lamachia, integrou a Terceira Câmara, que cuida das finanças, e nos últimos dois anos, presidiu a CDAP – Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados.

Bertoluci, também professor na Faculdade de Direito da PUCRS, diz entender que a OAB forte produz advocacia fortalecida. "Sinto-me honrado pela confiança dos advogados. Assumirei a presidência da OAB/RS dando continuidade ao trabalho iniciado pela atual gestão. Tenho experiência para, cercado de um grupo de trabalho, fazer a OAB/RS continuar avançando", afirmou.

Projetos da Chapa vitoriosa

- Defesa das prerrogativas dos advogados, combate ao aviltamento dos honorários e defesa do projeto de lei que proíbe a compensação de verba honorária (quando o juiz declara os honorários como já compensados ou os diminui em razão de vitória ou derrota parcial). - Adoção de princípios de governança corporativa visando cada vez mais à eficiência e à racionalidade da gestão.- Manutenção do protagonismo da OAB na discussão de temas de interesse social e atuação concreta em nome da cidadania envolvendo saúde, educação, serviços públicos, questões eleitorais e outros temas.- No plano assistencial, aprimorar a Caixa de Assistência dos Advogados aumentando a gama de serviços e sua qualidade.- Avanço do projeto "nenhuma subseção sem sede", a fim de que todas as subseções possam ter uma sede física.

Pleitos pelo País

No dia 19/11, também começaram as eleições regionais de outros sete Estados. Profissionais do Ceará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rodônia, Santa Catarina e Tocantins elegeram os representantes no mesmo dia que o Rio Grande do Sul.

Em todo país, a votação mobilizará mais de 700 mil advogados. As eleições seguem nos outros Estados até 30 de novembro, e a votação é obrigatória para os advogados regularmente inscritos na OAB.

Nominata da chapa vencedora:

Presidente Marcelo Bertoculi; Vice-presidente: Luiz Eduardo Amaro Pellizer; Secretário-geral: Ricardo Ferreira Breier; Secretária-geral adjunta: Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; Tesoureiro: Luiz Henrique Cabanellos Schuh.

Conselheiros Federais titulares e suplentes:

Alexandre Lima Wunderlich, Claudio Pacheco Prates Lamachia, Clea Anna Maria Carpi da Rocha, Raimar Rodrigues Machado, Renato da Costa Figueira e Rolf Hanssen Madaleno.

Conselheiros Seccionais que representam Santa Maria:

Jorge Fernando Estevão MacielJosé Fernando Lutz CoelhoRicardo Munarski Jobim.

Fonte: site OAB/RS.

Entrevista OAB em Pauta Com 87% dos votos válidos, a gestão eleita para assumir a Subseção de Santa Maria, tem grande apoio dos Colegas

Aroldo da Silva

Luciano Medeiros Noemy Aramburú Mário Bernardes Marcelo Zampieri

Mario CiprianiJair CoitinhoAngela ZamberlanVitor Hugo Ferreira

Guilherme Becker Tiago Robinson Eduardo Rocha

Alessandro Ramos Francini Feversani Dirce Trevisan Marcelo Lugo

x