jornal da mealhada - n.º 672 – 02.01.2008

24
Director: Nuno Castela Canilho 966 047 177 964 206 118 231 202 387 Fax: 231 205 666 Licença n.º 1736 - AMI Av. 25 de Abril n.º 7 3050-334 Mealhada Sociedade de Mediação Imobiliária, Lda Ano XXII N.º 672 Preço: 0,60 euros www. .com Director-adjunto: Afonso Simões Turismo Junta de Turismo Luso-Buçaco extinta em Janeiro Páginas 12 e 13 Página 8 e 9 Assembleias de Freguesia em reunião Orçamentos aprovados Restaurante "O Leitãozinho" Santa Luzia Reserv serv serv serv servas as as as as: t : t : t : t : tele ele ele ele elefone e f one e f one e f one e f one e fax: 239 918 110 : 239 918 110 : 239 918 110 : 239 918 110 : 239 918 110 d Temos preços especiais para casamentos, baptizados, comunhões, grupos e empresas. Leitão à Bairrada, Cabrito grelhado ou assado e mariscos Leitão à Bairrada, Cabrito grelhado ou assado e mariscos Leitão à Bairrada, Cabrito grelhado ou assado e mariscos Leitão à Bairrada, Cabrito grelhado ou assado e mariscos Leitão à Bairrada, Cabrito grelhado ou assado e mariscos Arr Arr Arr Arr Arroz de marisc z de marisc z de marisc z de marisc z de marisco, B , B , B , B , Bacal acal acal acal acalhau à cas hau à cas hau à cas hau à cas hau à casa, Picanha gr a, Picanha gr a, Picanha gr a, Picanha gr a, Picanha grel el el el elhada, hada, hada, hada, hada, Fatiada com alho com migas, Polvo à Lagareiro Fatiada com alho com migas, Polvo à Lagareiro Fatiada com alho com migas, Polvo à Lagareiro Fatiada com alho com migas, Polvo à Lagareiro Fatiada com alho com migas, Polvo à Lagareiro Venha saborear este especial prato de Festival de Marisco Comandar um corpo de bombeiros não é a mesma coisa que comandar um pelotão de militares Quarta-feira, 2 de Janeiro de 2008 António Lousada, comandante dos Bombeiros da Mealhada Comandar um corpo de bombeiros não é a mesma coisa que comandar um pelotão de militares Páginas 10 e 11 Concelho da Mealhada Natal, tempo de festa Página 2 Poluição na Ribeira da Vacariça Análise comprova: água está poluída Página 3

Upload: manchete

Post on 31-May-2015

2.861 views

Category:

Technology


14 download

DESCRIPTION

Versão integral da edição n.º 672 do semanário “Jornal da Mealhada”, que se publica na Mealhada, distrito de Aveiro, Portugal. Director: Nuno Castela Canilho. 02.01.2008. Visite o site do “Jornal da Mealhada”, em http://www.jornaldamealhada.com Não se esqueça de que pode ver o documento em ecrã inteiro, bastando para tal clicar na opção “full” que se encontra no canto inferior direito do ecrã onde visualiza os slides. Também pode descarregar o documento original. Deve clicar em “Download file”. É necessário que se registe primeiro no slideshare. O registo é gratuito. Para além de poderem ser úteis para o público em geral, estes documentos destinam-se a apoio dos alunos que frequentam as unidades curriculares de “Arte e Técnicas de Titular”, “Laboratório de Imprensa I” e “Laboratório de Imprensa II”, leccionadas por Dinis Manuel Alves no Instituto Superior Miguel Torga (www.ismt.pt). Para saber mais sobre a arte e as técnicas de titular na imprensa, assim como sobre a “Intertextualidade”, visite http://www.mediatico.com.pt/manchete/index.htm (necessita de ter instalado o Java Runtime Environment), e www.youtube.com/discover747 Visite outros sítios de Dinis Manuel Alves em www.mediatico.com.pt , www.slideshare.net/dmpa, www.youtube.com/mediapolisxxi, www.youtube.com/fotographarte, www.youtube.com/tiremmedestefilme, www.youtube.com/discover747 , http://www.youtube.com/camarafixa, , http://videos.sapo.pt/lapisazul/playview/2 e em www.mogulus.com/otalcanal Ainda: http://www.mediatico.com.pt/diasdecoimbra/ , http://www.mediatico.com.pt/redor/ , http://www.mediatico.com.pt/fe/ , http://www.mediatico.com.pt/fitas/ , http://www.mediatico.com.pt/redor2/, http://www.mediatico.com.pt/foto/yr2.htm , http://www.mediatico.com.pt/manchete/index.htm , http://www.mediatico.com.pt/foto/index.htm , http://www.mediatico.com.pt/luanda/ , http://www.biblioteca2.fcpages.com/nimas/intro.html

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal da Mealhada - n.º 672 – 02.01.2008

Director: Nuno Castela Canilho

966 047 177964 206 118231 202 387

Fax: 231 205 666

Licença n.º 1736 - AMI

Av. 25 de Abril n.º 73050-334 Mealhada

Sociedade de MediaçãoImobiliária, Lda Ano XXII

N.º 672Preço: 0,60 euros

www. .com

Director-adjunto: Afonso Simões

Turismo

Junta de TurismoLuso-Buçacoextinta em Janeiro

Páginas 12 e 13

Página 8 e 9

Assembleias de Freguesia em reunião

Orçamentos aprovados

Restaurante "O Leitãozinho"Santa Luzia RRRRReeeeeservservservservservasasasasas: t: t: t: t: teleeleeleeleelefffffone e fone e fone e fone e fone e faaaaaxxxxx: 239 918 110: 239 918 110: 239 918 110: 239 918 110: 239 918 110

d

Temos preços especiais para casamentos, baptizados,comunhões, grupos e empresas.

Leitão à Bairrada, Cabrito grelhado ou assado e mariscosLeitão à Bairrada, Cabrito grelhado ou assado e mariscosLeitão à Bairrada, Cabrito grelhado ou assado e mariscosLeitão à Bairrada, Cabrito grelhado ou assado e mariscosLeitão à Bairrada, Cabrito grelhado ou assado e mariscosArrArrArrArrArroooooz de mariscz de mariscz de mariscz de mariscz de mariscooooo, B, B, B, B, Bacalacalacalacalacalhau à cashau à cashau à cashau à cashau à casa, Picanha gra, Picanha gra, Picanha gra, Picanha gra, Picanha grelelelelelhada,hada,hada,hada,hada,

Fatiada com alho com migas, Polvo à LagareiroFatiada com alho com migas, Polvo à LagareiroFatiada com alho com migas, Polvo à LagareiroFatiada com alho com migas, Polvo à LagareiroFatiada com alho com migas, Polvo à Lagareiro

Venha saborear este especial prato deFestival de Marisco

Comandar um corpo debombeiros não é a mesmacoisa que comandar umpelotão de militares

Quarta-feira, 2 de Janeiro de 2008

António Lousada,comandante dos Bombeiros da Mealhada

Comandar um corpo debombeiros não é a mesmacoisa que comandar umpelotão de militares

Páginas 10 e 11

Concelho da Mealhada

Natal,tempo de festa

Página 2

Poluição na Ribeira da Vacariça

Análise comprova:água está poluída

Página 3

Page 2: Jornal da Mealhada - n.º 672 – 02.01.2008

1010101010Quarta-feira, 2 de Janeiro de 2008

Entrevista a António Lousada, comandante dos Bombeiros da Mealhada

Eu sei que os bombeiros da Mealhada e que me cabe conquistar a sua confia

António Manuel Lousada é, desde 14 de Dezembro de 2007, o comandante dos Bombeiros Voluntáriosda Mealhada. Sargento Paraquedista, na reserva, com uma folha de serviço com duas missões noestrangeiro — na Bósnia Herzegovina, em 1996, e em Timor Leste em 2000 — foi também árbitro

de basquetebol, um desportista disciplinado e autarca na freguesia da Mealhada. Ao Jornal da Mealhadadescreveu o seu entendimento e os seus objectivos para o futuro da corporação que este ano comemorouo seu 80.º aniversário.

Alguma vez tinha pensado em ser bombeiro?Já tinha sido sondado, há alguns anos, sobre a minha

disponibilidade para integrar o corpo activo dos BombeirosVoluntários da Mealhada. A minha vida profissional, soumilitar, no entanto, nunca o permitiu. Nunca pude aceitarpor falta de disponibilidade. Entendo que não faria sentidointegrar o corpo activo só por integrar, sem terdisponibilidade. É coisa que não faz parte do meu feitio.

Acabou por ser convidado para comandante e aceitou.Aceitei porque tenho disponibilidade. Fui convidado no

dia 27 de Março de 2007, estava há dois anos na reserva eaceitei este desafio.

Nesses dois anos esteve ligado ao desporto, aobasquetebol.

Já antes de estar na reserva, eu estive ligado aobasquetebol, à arbitragem exactamente. Fui árbitro, entre1982 e 1998, e desde essa altura que sou comissário eobservador de árbitros da Federação Portuguesa deBasquetebol.

Teve também cargos na Associação de Basquetebol deAveiro e no Conselho de Arbitragem.

Sim, fui vice-presidente da Associação de Basquetebolde Aveiro e do Conselho de Arbitragem.

Abdicou desses cargos para se tornar comandante dosBombeiros da Mealhada?

Exactamente. Por uma questão de tempo. Continuareiligado à formação de árbitros e a dar o meu contributo namedida do possível.

António Lousada é um militar, na reserva, e foi árbitrodesportivo. É um perfil típico de uma pessoa que aprecia adisciplina. Acha que foi isso que levou a direcção dosBombeiros a convidá-lo para comandante?

Penso que sim. Os elementos da Direcção conheciam omeu historial, o meu percurso de vida e entenderam quetinha o perfil necessário e fundamental para exercer estaresponsabilidade e ficar à frente do corpo activo dosBombeiros.

Com uma acção disciplinar forte?É preciso reconhecer que, para mim, a parte operacional

de um corpo de bombeiros pode ser, nesta primeira fase,mais difícil. No entanto na parte administrativa, no que dizrespeito à formação, à disciplina e ao funcionamento sinto-me muito à vontade e acredito que pode ser feito um bomtrabalho.

Tem experiência no comando de homens?Na minha vida profissional comandei homens em

teatros de operações, de conflitos armados, em situaçõesde grande pressão, similares às passam os bombeirosvoluntários nas operações e missões que são chamados acumprir. Acho que toda essa experiência e compreensão daminha parte poderão contribuir para a resolução desituações que estavam mal e que urge corrigir.

António Lousada nunca foi bombeiro, acha que isso podeser uma mais valia para ser comandante?

Como já disse, em termos operacionais, não ter sidobombeiro poderá ser uma desvantagem mas, de qualquermodo, é preciso entender que o papel do comandante nãoé de executante. É de domínio de aspectos tácticos, deorganização e de comando. Não estou preocupado, seráuma situação transitória. Os bombeiros da Mealhada,sendo pessoas voluntárias, são profissionais nocumprimento da sua missão. Repare-se que mesmo duranteos tempos conturbados que se viveram nesta casa nunca acapacidade e a resposta operacional esteve em causa.

O comandante frequentou o curso de comando e, aoque sabemos, com excelentes resultados.

Desconheço qual foi o resultado em termos declassificação. Não faço ideia de qual foi a minhaclassificação no curso.

Foi convidado em Março, assumiu o comando emDezembro. Passou a frequentar o quartel e a estabelecercontactos. Como é que viveu estes meses?

Foi fácil. É preciso dizer-se que os bombeiros daMealhada nunca deixaram de ter comandante. Durante esteperíodo estabeleci como objectivos a aprendizagem e oaperceber-me de como funcionava a corporação. Nestedomínio foram preciosos os ensinamentos e a experiênciado Chefe António Gomes, que assumiu as funções decomandante em regime de substituição. Estive no quartelmuito dias a ver como era dada resposta a cada uma dassolicitações. Preocupei-me em assumir um papel de meroobservador atento, tirando ilações de tudo o que via.Naturalmente que, por algumas vezes, foram tomadasdecisões que eu não tomaria, mas cada pessoa pensa àsua maneira e dá respostas diferentes. Preocupei-me emaprender durante este tempo.

Pondera a hipótese de pedir conselhos aos comandantesque o antecederam?

Se necessitar não terei problema absolutamente nenhumem pedir conselhos no que diz respeito à área operacional.A experiência dos comandantes que me antecederam émuito valiosa. Quanto à parte administrativa e deorganização, tenho a minha forma de trabalhar, os meusmétodos, estilo e imagem.

Tem experiência a comandar militares. É diferentecomandar voluntários?

Eu sempre trabalhei com voluntários. O ingresso nosparaquedistas é voluntário. São militares mas são, todosvoluntários. Tenho a perfeita noção de que se é bombeirovoluntário por gosto. De que os direitos, obrigações emaneiras de encarar a missão, dos bombeiros voluntários,é diferente da dos militares. De que há uma exigência maior,um tratamento mais austero e rígido para com os militares.Há, por outro lado, a questão financeira. O bombeiro não épago e paga muitas vezes com a vida o serviço que presta.Não podemos ver da mesma maneira voluntários militarese voluntários bombeiros. Sem quebrar com a disciplina,

em qualquer das situações há que trabalhar com bom sensoe ponderação. Tenho a noção que comandar um corpo debombeiros não é a mesma coisa que comandar um pelotãoou uma companhia de militares.

Quais são as suas expectativas para o exercício destanova missão?

Na quarta-feira, 19 de Dezembro, informei o corpoactivo, numa reunião, dos objectivos que tracei para osprimeiros tempos do mandato. As minhas expectativas são,portanto, o atingir destes objectivos, o que significa que,daqui a um ou dois anos, se correr bem, tudo estará afuncionar à imagem do que quero. Sei que para atingirmosestes objectivos é essencial a adesão, a entrega, acolaboração do corpo activo sem o qual é impossível fazerseja o que for.

Pode dizer-nos quais são, então, os seus objectivos?È capaz de ser enfadonho estar a enumerá-los, posso

dizer-lhe que se prendem com aspectos relacionados coma melhoria da instrução, da disciplina, do funcionamentointerno e do desempenho nas missões a desempenhar.

Nessa reunião, qual foi a reacção dos bombeiros aosobjectivos que traçou?

Fiquei com a impressão de que comungam das mesmasideias. Não houve ainda tempo para discutirmos ponto porponto e recolher o contributo deles. Mas hoje não possodizer que as pessoas não estão comigo. Acredito que paraos bombeiros exista hoje um misto de incerteza quanto amim. Não saberão com o que contam. Estou convencidoque sou credor do chamado benefício da dúvida. Terei deconquistar os indecisos e os duvidosos.

Não sentiu hostilidade?Todos me dizem que posso contar com eles. É claro que

podem dizer-me que aceitam e aderem, e na hora da verdadeser diferente. Mas sei que o trabalho tem de ser meu. Eu seique os bombeiros da Mealhada são bons profissionais eque me cabe conquistar a sua confiança e fazê-los acriditarno meu trabalho.

Identificou a disciplina e a instrução como objectivos dasua acção. Acha que são os pontos fracos da corporação?

No entendimento que tenho do que são os princípios dadisciplina, entendo que há coisas a mudar e a alterar. Nãoposso dizer que os bombeiros da Mealhada sejamindisciplinados, mas acontecimentos anteriores mostramque a disciplina não estava a funcionar.

A disciplina ou existe ou não existe. Não é assim?Não. Em minha opinião disciplina não é o ‘quero, posso

e mando, determino e mando publicar…’ Há um conjuntode normas e práticas que se implementam e respeitam. Porparte de quem disciplina tem de haver um incentivo peloexemplo. A quem cabe respeitar cumpre aceitar as regrasque, se preciso for, devem ser justificadas. A disciplina nãoprecisa de ser férrea, rígida. Mas também não pode sercada um a mandar e a fazer aquilo que quer, tem de haverorganização, cumprimento do que é determinado. Adisciplina não implica só punição e castigo, também sãolouvores e reconhecimento. Eu penso que a punição e ocastigo são o resultado da falta de disciplina.

A instrução é outro objectivo.“Instrução dura, combate fácil” é o lema da instituição

militar de onde venho. Acredito que quanto mais

Page 3: Jornal da Mealhada - n.º 672 – 02.01.2008

1111111111Quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

da são bons profissionaisnfiança.

praticarmos, melhor estaremos para fazer face às

solicitações que nos aparecem. Pela especificidade por

um lado e variedade por outro, no trabalho dos bombeiros

não podemos saber exactamente o que vai acontecer.

Quanto mais automatizada estiver a nossa resposta, quanto

mais à vontade estivermos com o material, melhor será.

Serão mais fáceis as missões, por muito difíceis que sejam.

Instrução e disciplina caminham lado a lado.

Como assim?A distracção pode ser a morte do artista. Tem de haver

uma componente forte de disciplina no teatro de operações.

Ali os bombeiros precisam de conhecer o material e as

respostas a dar, mas têm também de ser auto-disciplinados,

e saber funcionar em grupo. Cada um precisa de ter noção

do trabalho que tem de fazer e do que esperar dos outros,

senão é um caos.

Os bombeiros da Mealhada estão bem equipados?Todos somos exigentes e nunca temos tudo o que

desejaríamos. Qualquer comandante gostaria que houvesse

equipamento individual para cada bombeiro. Era bom que cada

bombeiro tivesse um aparelho respiratório para intervenção

em fogos urbanos e industriais. Temos, no entanto, que ter noção

que um fato nomex — equipamento de protecção de fogo urbano

— custa setecentos euros. Os equipamentos são caros. A

direcção da associação garantiu que, dentro das

possibilidades, vai equipando os bombeiros da melhor forma

possível. Todos sabemos as dificuldades com que as

associações de bombeiros se debatem e não exigiremos o

impossível. De qualquer maneira, para acorrer às necessidades,

penso que o corpo de bombeiros da Mealhada tem equipamento

suficiente para dar uma resposta.

Qual é o efectivo do corpo de bombeiros da Mealhada?Temos cerca de noventa bombeiros, dez dos quais

assalariados.

E a participação é total?Não. Temos a participação frequente entre quarenta e

cinquenta bombeiros.

Está prevista a criação de alguma escola de recrutas?Sim. Os objectivos em relação à instrução são, por um

lado, a manutenção física e operacional dos bombeiros e a

realização de uma escola de recrutas. Para reforçar o corpo

activo, injectar algum sangue novo e renovar, em termos de

idades, o corpo activo. A própria legislação não permite

que um bombeiro com mais de sessenta e cinco anos realize

todas as tarefas operacionais exigíveis.

É impressão, ou a sirene tem tocado, nos últimos meses,mais do que é costume?

Há uma justificação para isso. Entre Maio e Outubro,

funcionam equipas de combate a incêndio dando uma

resposta de reforço aos corpos de bombeiros, numa época

mais propícia a incêndios florestais. São equipas de cinco

mais dois elementos, que asseguram qualquer solicitação

vinte e quatro sobre vinte e quatro horas. Terminado esse

período deixou de haver essas equipas. Sendo certo que os

meses de Outubro e Novembro foram atípicos em termos

climáticos e deflagraram vários incêndios, foi por isso que

a sirene tocou com mais frequência.

Para quando está prevista a sua tomada formal de possecomo comandante?

Não está marcada, será em data a acordar com a

direcção, mas posso garantir que não será em Janeiro.

Tenciona nomear, nessa altura, um segundo comandantee um adjunto de comando?

Não. Para já não. Tenciono reestruturar e reactivar as

quatro secções que a corporação tem. Tenciono também

distribuir funções em áreas como a da gestão das viaturas,

das comunicações, das instruções e também um quarteleiro

com gestão do fardamento e do aquartelamento. Numa fase

inicial, considero que será melhor começar pelas secções

e só mais tarde avançar com a nomeação de um segundo

comandante, um adjunto de comando e com a nomeação

de um adjunto equiparado de saúde.

Um adjunto só para a resposta da saúde?Exacto. Já encetei contactos e convidei uma pessoa para

trabalhar comigo nessa área específica.

Uma pessoa externa ao corpo activo?Sim. O segundo comandante e o adjunto de comando

não têm, necessariamente, de ser elementos do corpo activo.

Mas a decisão de não nomeação destes cargos é umaquestão de método?

Considero que é preciso começar por descentralizar

funções, uma vez que a responsabilidade será sempre

minha. De qualquer maneira, admito que ainda não conheço

bem as pessoas do corpo activo e não seria certo nomear

alguém e depois chegar à conclusão que se tratou de uma

má escolha. Preocupar-me-ei primeiro em conhecer melhor

as pessoas.

A relação entre um comandante a direcção da associação

de um corpo de bombeiros é também um aspecto aconsiderar no sucesso das funções que passa a desempenhar.

Outra vantagem da minha condição de militar é

conhecer e estar preparado para responder à diferenciação

hierárquica de responsabilidades. Neste caso há funções

administrativas que cabem exclusivamente à direcção, e

funções operacionais da responsabilidade única do corpo

activo. Está definida a área de actuação da direcção e do

comando (Comandante). De qualquer forma esta direcção

convidou-me para estas funções e eu aceitei. Logo haverá,

necessariamente, sintonia.

António Lousada será comandante por cinco anos. Omandato das direcções é inferior.

Se eventualmente for eleita uma nova direcção, diferente

da actual, colocarei o meu lugar à sua disposição para que

possam decidir se me querem manter ou não como

Comandante.

Há alguma mensagem que queira deixar à populaçãocuja protecção passa a garantir?

Quero assegurar que podem contar com a minha

dedicação e o meu empenho no sentido de fazer com que

esta associação continue a garantir, ao nível operacional,

o melhor desempenho das missões que lhe são confiadas,

assegurando assim o maior sentimento de segurança.

Espero desempenhar o meu trabalho no sentido de

dignificar esta corporação e ser merecedor do crédito e da

confiança das populações. Conto, também, com o apoio da

população, com críticas construtivas à nossa forma de

actuar, para que possamos corrigir o que de mal possa

estar a acontecer. Críticas essas que aceitaremos no sítio

certo.

Page 4: Jornal da Mealhada - n.º 672 – 02.01.2008

1212121212Quarta-feira, 2 de Janeiro de 2008

Rua da Vacariça_ Reconco_3050-381 Mealhada

ARMÉNIO E. S. BAPTISTA,Lda

TRANSPORTESALUGUER DE MÁQUINAS

ALUGUER DE CONTENTORES| SURRIVAS

231 202 736

231 208 [email protected]

968 045 778 / 965 506 203

Rua Dr. José Cerveira Lebre, 81Telf: 231 202 189 Mealhada

Foto Rei

Natal, tempo de festa (continuação)Prosseguimos, esta semana, com o testemunho d as numerosas realizações de escolas, associações e instituições, ilustrativas

� Os funcionários, elementos da Câmara Municipal da Mealhada e vereadores reuniram-se no dia 21 de

Dezembro num almoço, para celebrar o Natal.

�Na quarta-feira, 19 de Dezembro, no Centro Social da Freguesia de Casal Comba, as crianças representaram

cânticos e danças de Natal para os seus familiares, elementos dos corpos sociais da instituição e funcionários.

�O Grupo Desportivo da Mealhada realizou um jantar entre atletas de todas as secções da associação, seus

familiares e sócios, na quarta-feira, 19 de Dezembro, na cantina da Escola Profissional Vasconcellos Lebre.

� No Jardim de Infância Sant’Ana as crianças festejaram no dia 20 de Dezembro. De manhã, cânticos e

danças alusivas ao Natal, à tarde, no pavilhão dos Bombeiros com insufláveis e palhaços.

�Crianças e idosos do Centro Paroquial, Social de Ventosa do Bairro trocaram prendas feitas pelos mesmos

no dia 20 de Dezembro.

� Os professores e funcionários da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, da Mealhada, realizaram um

jantar num restaurante do concelho, na quinta-feira, 20 de Dezembro.

� Os funcionários da Cooperativa Agrícola da Mealhada, MEAGRI, realizaram um jantar na quinta-feira,

20 de Dezembro.

� No Centro Social Comendador Melo Pimenta, no Luso, os utentes e funcionários apresentaram cânticos

de Natal e tiveram um lanche com iguarias da época.

Page 5: Jornal da Mealhada - n.º 672 – 02.01.2008

1313131313Quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Santa Casa da Misericórdia da Mealhada

Gala de Natal

rua de aveiro, 3050-420 pampilhosa, mealhadatelefone 231 202 735fax 231 204 654email [email protected] www.costa-irmao.pt

construção civilarte funeráriafogões de salarecuperadores de calordecoração

Armazéns TriunfoArmazéns Triunfo

Paulo de CarvPaulo de CarvPaulo de CarvPaulo de CarvPaulo de Carvalho, Ldaalho, Ldaalho, Ldaalho, Ldaalho, Lda

Fundada em 1922...A nossa história impulsiona-nospara o futuro!

LusoLusoLusoLusoLuso

Móveis, Cozinhas (por medida),Electrodomésticos, Louças, Têxteis,Decoração... Listas de casamento

Telefone e fax: 231 939 121 e-mail: [email protected]

Rua AfonsoHenriques, n.º45 3060-137CANTANHEDE

Rua do Lagar,lote 6 loja B

SANTA CLARA3040-002COIMBRA

Praça do Choupal,n.º 7 3050 - 330

MEALHADA

A Gala de Natal 2007 da Santa Casa da

Misericórdia da Mealhada decorreu na quarta-

feira, 19 de Dezembro, no cineteatro Messias da

Mealhada. Com a casa cheia foi o grupo de Artes

Representativas da escola de samba GRES

Batuque, constituído por seis elementos, que mais

vezes subiu ao palco, nesta noite. Dividido em

duas partes, este espectáculo teve também a

participação do Balé do Hóquei Clube da Mealhada

(HCM), do Grupo Infantil do Coral Magister, dos

elementos da turma de música da Associação de

Jovens Cristãos do Luso, do grupo de Danças

Latinas do HCM e do Grupo Coral Magister

As verbas conseguidas, nesta noite, reverteram

a favor do Hospital da Misericórdia da Mealhada.

strativas do espírito natalício dos habitantes do concelho da Mealhada.

�A Junta de Freguesia da Pampilhosa para celebrar o Natal, no dia 19 de Dezembro, juntou, num jantar,

na antiga pré-escola da Pampilhosa, funcionários, elementos da Junta e alguns familiares.

�Na noite do dia 20 de Dezembros os idosos da Casa do Povo da Vacariça tiveram o jantar de Natal com

a presença dos corpos dirigentes, funcionários e do Padre José Almeida Gonçalves.

� As crianças do ATL da Misericórdia da Mealhada realizaram um teatro e cantaram músicas alusivas ao

Natal, no dia 21 de Dezembro. Antes do lanche, actuou o Grupo Infantil do Coral Magister.

Bombeiros Voluntários da Mealhada

Festa de Natal com novo comandanteBombeiros, sócios, corpos gerentes da associação, familiares, autarcas e o novo

comandante, António Lousada, uniram-se na noite de 22 de Dezembro para celebrarem

a ceia de natal. “Entrámos numa nova fase, com um futuro melhor para todos”, disse

Abílio Semedo, presidente da direcção dos Bombeiros da Mealhada.

Durante o jantar foram os vários elogios a António Gomes, comandante em

regime de substituição que garantiu, nos últimos meses, o funcionamento dos

serviços. “Foi determinante para o funcionamento normal desta instituição. Mostrou

total disponibilidade, experiência e empenho. Outros, nas mesmas condições,

poderiam não ter aceite”, disse Abílio Semedo. Em relação ao novo comandante, o

presidente da direcção afirmou: “As suas capacidades morais e a sua força de

vontade fazem com que seja a pessoa certa para o lugar. António Lousada pode

contar com todo o apoio moral da direcção”.

“O essencial da protecção civil são os bombeiros. Agradeço a todos o trabalho

que realizaram durante este ano, assim como ao Chefe Gomes que desde o primeiro

dia procurou sempre ser uma pessoa exigente até com ele próprio. Quem aceita ser

bombeiro é porque é uma pessoa de coração e alma aberta e o novo comandante vai

ser conhecido como um grande comandante dos BVM. A Câmara Municipal apoia as

corporações de bombeiros existentes no concelho”, disse Carlos Cabral, presidente

da Câmara Municipal da Mealhada e responsável máximo pela protecção civil no

concelho.

Grupo Cénico de Santa Cristina

Presépio em tamanho real

Foi inaugurado no dia 23 de

Dezembro, em Santa Cristina,

na sede do Grupo Cénico, um

presépio construído por Samuel

Gomes, José Duarte, Adriano

Seixas e Pedro Duarte. A pintura

coube a Telma Duarte. A música

ambiente é da responsabilidade

de Mariana Couto e de Inês

Duarte. Paulo Simões e José

Duarte foram os responsáveis

pela iluminação e som. O

presépio, que tem as figuras, em

tamanho real, da Sagrada

Família, dos pastores e do

rebanho, dos reis magos e,

também, de Herodes e de um

serviçal, estará montado até aos

Reis e pode ser visitado aos

domingos.

Page 6: Jornal da Mealhada - n.º 672 – 02.01.2008

1414141414Quarta-feira, 2 de Janeiro de 2008

Page 7: Jornal da Mealhada - n.º 672 – 02.01.2008

1515151515Quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Crónica da jornada de 23 de DezembroAfonso Simões

Próxima jornadaLiga "Bwin"V. Setúbal - BenficaE. Amadora - V. GuimarãesBelenenses - NacionalPorto - NavalAcadémica - Sp. BragaBoavista - SportingPaços Ferreira - U. LeiriaMarítimo - Leixões

Liga de Honra "Vitalis"Rio Ave - FeirenseVarzim - GondomarTrofense - PortimonenseEstoril - FátimaBeira-Mar - Gil VicenteOlhanense - Vizela Penafiel - Desp. Aves

Freamunde - Santa Clara

2.ª Divisão Nacional - série CTorreense - Rio MaiorNelas - Oliv. BairroEléctrico - SátãoSp. Covilhã - CaldasPenalva Castelo - PampilhosaAbrantes - TourizenseBenfica C. Branco - Anadia

3.ª Divisão - série CArouca - SanjoanenseTondela - Oliv. HospitalSocial Lamas - D. SandinensesValecambrense - União LamasValonguense - FigueirenseAcadémico Viseu - Tocha

Milheiroense - S. João ver

Distrital - 1.ª DivisãoCucujães - CortegaçaÁgueda - SanguedoAlba - GafanhaOiã - S. RoqueCesarense - CanedoPaços Brandão - CarregosensePessegueirense - FermentelosArrifanense - EstarrejaOliveirinha - BARC

2.ª Divisão - zona sulCalvão - MealhadaLuso - SerémCouvelha - NEGELAAC - CarqueijoRequeixo - EirolenseÁguas Boas - MourisquenseBustos - Paredes BairroMacinhatense - CRAC

3.ª Divisão - zona sulAguinense - Ribeira AzenhaGafanha d´Aquém - AlquerubimFamalicão - AntesBonsucesso - Mamarrosa

Juniores - 1.ª Divisão zona sulGafanha - AvancaEstarreja - Oliv. BairroTaboeira - AnadiaFermentelos - PampilhosaMealhada - Águeda

2.ª Divisão - série DValonguense - MourisquenseBustos - AntesÁguas Boas - BonsucessoOiã - Eixense

Juvenis - 2.ª Divisão série FPampilhosa - Oiã ÁguasBoas - MealhadaArviscal - LAACBustos - Calvão

IniciadosOliv. Bairro - ArviscalMealhada - Águas BoasLAAC - BustosPampilhosa - Anadia

FemininoMourisquense - Mealhada

InfantisArviscal - Mealhada ACalvão - PampilhosaMealhada B - Anadia

EscolasVilaverdense - PampilhosaMealhada A - CalvãoMourisquense - Mealhada BBustos - Mealhada C

Futsal - SenioresS. João Ver - LusoTravassô - Mealhada

Sr. assinante PAGUEa assinatura, 15 euros, nasede do jornal: Rua dasEscolas Novas, 36 MEALHADA

Liga “Bwin”Depois de as equipas portuguesas terem sido

sorteadas para os oitavos-de-final da Liga dosCampeões (Futebol Clube do Porto) e para os dezasseisavos, da Taça UEFA (Benfica, Sporting Clube dePortugal e Sporting de Braga), os campeonatosnacionais prosseguiram com mais uma jornada, adécima quarta.

No dia 30 de Dezembro os campeonatos da Liga“Bwin” e da Liga de Honra “Vitalis” ficaram paradosmas os restante continuaram — os campeonatos daSegunda Divisão Nacional e da Terceira e os jogosdas divisões distritais.

O Benfica foi a primeira equipa a entrar em acção,a fim de dar férias aos seus atletas, que tiveram deviajar para diversos locais do mundo.

No Estádio da Luz, a turma encarnada recebeu ovenceu o Estrela da Amadora por 3-0, conservando asegunda posição na tabela classificativa.

O Futebol Clube do Porto, na sua deslocação aoEstádio da Choupana, na ilha da Madeira, nãoconseguiu vencer o Nacional e perdeu também ainvencibilidade que tinha mantido até então. Osmadeirenses venceram o encontro, por 1-0, deixandoos portistas com um incómodo amargo de boca nasfestas de Natal e Ano Novo.

O Sporting, no Estádio Alvalade XXI, defrontou oPaços de Ferreira, equipa que tem andado na rua daamargura. Nesta data ocupa a penúltima posição natabela classificativa e não teve forças anímicas paravencer o leão. Saiu de Alvalade com uma derrota por2-1.

Um grande jogo estava guardado para a cidade deGuimarães, onde a equipa local recebeu a doBelenenses. Esta, porém, não teve a mesma sorte dequando jogou frente ao Benfica e os lisboetas do clubede Belém saíram da cidade-berço derrotados por 1-0.

O dérbi entre a Naval 1.º de Maio, da Figueira daFoz, e a Académica de Coimbra, realizado no estádioda equipa figueirense, deu a vitória à formação dos“estudantes” de Coimbra, por 1-0.

No Estádio Axa, o Sporting de Braga não conseguiumais que um empate sem golos, frente ao Boavista,uma equipa que luta desesperadamente por pontospara fugir da situação incómoda em que se encontrana tabela classificativa. Os bracarenses tudo fizerampara chegar ao golo, mas não conseguiram ultrapassaro guardião boavisteiro, que esteve em noite de grandeinspiração.

Liga de Honra “Vitalis”Na Liga de Honra o comandante Rio Ave deslocou-

se aos Açores para defrontar a equipa do Santa Clara,que não tem estado nos seus melhores dias. Nãoparecia fácil, por isso, para os açorianos esta partida.O Rio Ave tentou aproveitar-se deste mau momentodo Santa Clara, mas os jogadores desta equipa não opermitiram e conseguiram sair do encontro a vencer,por 1-0.

O Rio Ave desceu para a segunda posição natabela classificativa, com a mesma pontuação doTrofense, que ocupa o comando da prova.

Campeonato Nacional

da 2.ª Divisão — série CO Futebol Clube da Pampilhosa, após a mudança

de treinador (Luís Simões foi substituído por JoãoPereira) teve uma deslocação complicada ao campodo Benfica de Castelo Branco. O novo técnico, aindasem conhecer bem o plantel a seu cargo, arrecadouum precioso empate sem golos, o que se consideraum resultado positivo.

João Pereira já deixou um aviso aos responsáveis:a equipa necessita de reforços urgentes,principalmente para o meio campo e linha avançada.

O Oliveira do Bairro, que também se deslocou, foià Covilhã para medir forças com o Sporting local.Saiu da cidade serrana com uma derrota, por 3-1. Foiuma derrota algo inesperada uma vez que os “Falcões

do Cértima” têm vindo a fazer um campeonato comresultados e prestações muito acima da média. Apesardesta derrota, porém, não perderam a segunda posiçãona tabela classificativa.

O Anadia, no seu reduto, defrontou o Tourizense. Sãodois conjuntos da zona centro que se conhecem muitobem e em que os treinadores não descuraram as tarefasde estudarem as tácticas para este encontro.

A equipa do Anadia, depois de estar a vencer por 1-0, deixou-se surpreender e, ao cair do pano, permitiuque o Tourizense chegasse à vitória, por 2-1. Foi umbalde de água fria para os anadienses, que, por certo,não esperariam tal desfecho do encontro.

Campeonatos Distritais de Aveiro Juniores

1.ª Divisão — zona sul

No campo de treinos do GDM realizou-se o dérbiMealhada- Pampilhosa. Não foi um encontro bemjogado, longe disso, mas teve muito público a assistir,público que saiu defraudado pelo mau futebol praticadopelas duas equipas e pelas picardias que houve durantetodo o encontro entre os jogadores dos dois conjuntos.Os dérbis do mesmo concelho são geralmente quentes eeste não fugiu à regra.

Venceu a equipa da casa por 2-0, com um golo emcada uma das partes do encontro.

2.ª Divisão — série DO Antes deslocou-se ao campo do Oiã para defrontar

o conjunto local. Não era fácil para a formação da Antesesta deslocação mas os seus jovens jogadores, treinadospor João Castro, foram arrojados e venceram o encontropor 2-0.

Juvenis — 2.ª Divisão — série F

A equipa do GDM deslocou-se a Calvão para jogarcom a equipa local. Os mealhadenses, depois de estarema vencer por 3-0, consentiram que os locais reduzissema diferença para 2-3. Sofreram muito nos minutos finais,tendo de tomar todas as cautelas para saírem de Calvãocom os três pontos.

O Futebol Clube da Pampilhosa jogou no campo doÁguas Boas com esta equipa, e saiu de lá com uma vitóriabastante gorda, por 6-1.

Iniciados — 2.ª Divisão — série F

O Grupo Desportivo da Mealhada, no seu campo detreinos, jogou frente à LAAC. Ambas as equipasnecessitavam de vencer o encontro para seguirem emfrente na série dos primeiros. A LAAC comandava estasérie, motivo por que os locais tinham de tomar todasas providências para não perderem. O treinador do LAACdecidiu dar uma prenda de Natal aos locais e estesvenceram por 4-0.

Infantis

A equipa A do Grupo Desportivo da Mealhada recebeuo poderoso conjunto do Oliveira do Bairro e sofreu umapesada derrota, por 7-0.

A equipa B do mesmo clube foi jogar ao campo doBustos e aí obteve uma vitória preciosa por 2-0.

O Futebol Clube da Pampilhosa jogou no campo doArviscal com a equipa deste clube e empatou a umabola.

Escolas

A equipa de escolas A do Grupo Desportivo daMealhada (GDM) deslocou-se ao campo do Arviscal evenceu por 6-1.

O Futebol Clube da Pampilhosa perdeu no seupróprio terreno, frente à equipa do Calvão, por 2-1.

A equipa B do GDM recebeu e venceu o Bonsucessopor 4-1.

A equipa C do mesmo clube defrontou o Recreio de Águedano campo de treinos mealhadense e perdeu por 5-0.

FutsalSeniores

A formação do Grupo Desportivo da Mealhada, emjogo realizado no Pavilhão Municipal do Luso, defrontouo Académico da Feira, em mais uma eliminatória da Taçade Aveiro. Os feirenses venceram o jogo e a eliminatóriana marcação de grandes penalidades, por 8-5.

Liga "Bwin"U. Leiria - Marítimo 1-2Leixões - V. Setúbal 1-1Benfica - E. Amadora 3-0V. Guimarães - Belenenses 1-0Nacional - Porto 1-0Naval - Académica 0-1Sp. Braga - Boavista 0-0

Sporting - Paços Ferreira 2-1

Liga de Honra "Vitalis"Santa Clara - Rio Ave 1-0Feirense - Varzim 3-0Gondomar - Trofense 1-2Portimonense - Estoril 2-2Fátima - Beira-Mar 2-2Gil Vicente - Olhanense 0-0Vizela - Penafiel 0-0

Desp. Aves - Freamunde 3-0

Nacional - 2.ª Divisão série CTorreense - Nelas 0-0Eléctrico - Rio Maior 0-0Sp. Covilhã - Oliv. Bairro 3-1Penalva Castelo - Sátão 1-0Abrantes - Caldas 1-2Benfica C. Branco - Pampilhosa 0-0

Anadia - Tourizense 1-2

3.ª Divisão - série CTocha - S. João Ver 3-0Figueirense - Milheiroense 1-2União Lamas - Ac. Viseu 1-0D. Sandinenses - Valonguense 0-1Oliv. Hospital - Valecambrense 2-0Sanjoanense - Social Lamas 1-0Tondela - Arouca 0-1

Taça de Aveiro

5.ª eliminatóriaAguinense - ACR Mosteirô 0-3Mamarrosa - Paços Brandão 0-9Sardoura - Oliveirinha 2-1Mosteirô FC - Oiã 3-4Mealhada - Santiais 4-0Bustelo - Estarreja (adiado)

Macieirense - Cortegaça 1-3Mourisquense - Sanguedo 3-4 *Amigos Viscande - Requeixo 5-4 *S. Roque - Mansores 3-2LAAC - Alvarenga 4-0BARC - Couvelha 0-1Carregosense - Arrifanense 0-1Macieira de Cambra - Alba 1-5Fermentelos - Gafanha 2-0Gafanha d' Aquém - Águas Boas 2-3Pessegueirense - Canedo 5-3 *Macinhatense - Águeda (adiado)

Cucujães - Cesarense 2-3* Após marcação de grande penalidades

Juniores - 1.ª DivisãoTaboeira - Avanca 1-0Fermentelos - Oliv. Bairro 0-2Águeda - Anadia 1-2Mealhada - Pampilhosa 2-0Estarreja - Gafanha 2-0

2.ª Divisão - série DValonguense - Bonsucesso 3-0Bustos - Águas Boas 4-1Oiã - Antes 0-2LAAC - Mourisquense 2-1

Juvenis - 2.ª Divisão série FArviscal - Oiã 1-2Calvão - Mealhada 2-3Bustos - LAAC 4-0Águas Boas - Pampilhosa 1-6

Iniciados - 2.ª DivisãoOLiv. Bairro - Bustos 9-0Mealhada - LAAC 4-0Pampilhosa - Águas Boas 1-2Arviscal - Anadia 1-3

InfantisMealhada A - Oliv. Bairro 0-7Pampilhosa - Arviscal 1-1Bustos - Mealhada B 0-2

EscolasArviscal - Mealhada - A 1-6Pampilhosa - Calvão 1-2Mealhada B - Bonsucesso 4-1Mealhada C - Águeda 0-5

Futsal

Taça de veiroMealhada - Ac. Feira 5-8 ** Na marcação de grandes penalidades

Resultados

Page 8: Jornal da Mealhada - n.º 672 – 02.01.2008

Quarta-feira, 2 de Janeiro de 2008

1616161616

ARRENDA-SEAPARTAMENTO T2 /250 EUROS

NA RUA DO FREIXO, N.º 9 - R/CEM VENTOSA DO BAIRRO

CONTACTO: 231 289 029

c/ gerênciaDr. José Carlos GomesDr. José Carlos GomesDr. José Carlos GomesDr. José Carlos GomesDr. José Carlos Gomes

Compra e venda comsegurança e competência

TRATAMOS DO CRÉDITO

VIVENDA T4 - Toda remodeladaBOM NEGÓCIO - APENAS 125,000 EUROS

Vivenda ZONA NOBRECURIA

ARRENDA-SE LOJA - C/ 30M2

CENTRO DE ANADIA - BOM PREÇO

VIVENDA DE LUXO - ZONA CALMACOMO NOVA - SÓ 181,500 euros

Casa ANTIGA - ANTESCOM TERRENO - URGENTE

APARTAMENTO DE LUXOJUNTO DO CENTRO DE SAÚDE - MEALHADA

AMI - 1807

Av. Quinta da Nora, n.º 34 - Mealhada

Telem. 967 091 254

Taça de Aveiro 3.ª eliminatória

Aguinense, 0 — A. D. Mosteirô, 3Verdadeiro artistaJogo no Campo Afonso Bandarra, em Aguim.Árbitro: Martins Pinto, auxiliado por Paulo Guedes e Diogo Rocha.Aguinense: Filipe, Eurico, Bruno, Ricardo, Futre (Diogo, 46m), Sérgio

Fernandes, Caló, Nélson, Sérgio Baptista, Melo (Luciano, 35m) e Eduardo(Moisés, 60m).

Treinador: Amadeu FerreiraA. D. Mosteirô: Marco, Gabriel, Hélder, Filipe (Zé Manel, 46m), Daniel,

Mendes, Tiago, Hugo, Padeiro (Branco, 80m), Eduardo e Inglês.Treinador: Torcato Ferreira.Ao intervalo: 0-1Marcadores: Padeiro (1m), Tiago (85m e 90m).

A equipa visitante foi superior à formação visitada, merecendo, com todo o

mérito, a vitória. E — devemos dizê-lo — não necessitava das “ajudas” do chefe

da equipa de arbitragem, que, habilidosamente, lhe facilitou a vida quando, aos

vinte e sete minutos, mostrou, na zona de meio campo, o cartão vermelho directo

a Sérgio Baptista por derrube a um adversário, e não tendo a mesma atitude, aos

trinta e três minutos, quando Hugo cometeu uma falta idêntica, na mesma zona

do campo. E, principalmente, quando, aos quarenta e quatro minutos, não

marcou um penálti, num derrube claríssimo, dentro da área, sobre Luciano, que,

isolado, se preparava para empatar a partida.

Na segunda parte, habilidosamente, em jeito de compensação e para acalmar

os adeptos aguinenses, deixou que alguns atletas visitados exagerassem nas

entradas sobre os seus adversários, sendo, por isso, um verdadeiro artista. Foi

o pior elemento dentro do campo durante os noventa minutos.

Jogo no Campo Dr. Américo Couto, naMealhada.

Árbitro: Carlos Mendes, auxiliado por RicardoGuerra e Sérgio Marques.

Mealhada: Diogo Corrente, Bruno Sereno,André, Reima, Paulo Almeida (Diogo, 46m),João Cruz (Miguel Ângelo, 73m), Livas, Idálio(cap.), Tiago (Godinho, 83m), Rúben e CarlosSimões.

Treinador: Valério Ferreira.Santiais: Paulo Jorge, Lemos, Azevedo (Luís

Carlos, 65m), Almeida, Benjamim, AntónioJoaquim, Nuno, Daniel (cap.), Paulo Conceição,Bruno e Sérgio.

Treinador: António CostaAo intervalo: 2-0Marcadores: Reima (27m), Rúben (32m e

75m) e Diogo (83m).

Da parte da equipa local foi um incrível

desperdiçar de oportunidades de baliza aberta.

Os visitantes só remataram pela primeira vez

à baliza de Diogo à passagem do minuto vinte

e sem qualquer perigo. A sua resistência durou

até ao minuto vinte e sete, altura em que a

equipa da casa inaugurou o marcador.

Com todos os seus jogadores atrás da linha

da bola, o treinador do Santiais pensava que

vinha ao Campo Dr. Américo Couto fazer uma

gracinha na terceira eliminatória da Taça de

Aveiro. Colocou todos os seus jogadores a

defender e a contra-atacar, mas nunca

conseguiu criar perigo para a baliza do seu

adversário.

Aos vinte e sete minutos, num bom

cruzamento de João Cruz, Reima desviou a bola

para o fundo das redes. Estava aberto o activo

e pensava-se que tinha acabado o esquema

defensivo dos jogadores do Santiais.

A equipa da casa atacava muito pelos

flancos e pelo centro do terreno, mas encontrava

sempre alguém a desviar a trajectória da bola,

tantos eram os jogadores acumulados na área

dos visitantes.

Aos trinta e dois minutos, houve um centro

de Bruno Sereno, pela direita, e Rúben, no

coração da área, fez o segundo golo.

No segundo período da partida assistiu-se

a um festival de bolas desperdiçadas pelos

rapazes da equipa do Mealhada. Quando já se

gritava golo a bola passava ao lado do poste ou

era desviada de qualquer maneira e não entrava

na baliza.

Papelaria CHAFARIZLargo dos Chafarizes - Mealhada

vende o Jornal da Mealhada

Aos setenta e cinco minutos Rúben aproveitou

um cruzamento de Diogo e, de cabeça, elevou o

resultado para 3-0. E, aos oitenta e três minutos,

iniciando uma grande jogada, pegou na bola a

meio campo, levou tudo e todos, passou pelo

guarda-redes e, não sendo egoísta, à boca da

baliza deu a bola a Diogo II para que ele rematasse,

uma vez que este jogador acompanhou sempre

a jogada, pelo lado contrário. Diogo apoderou-

se da bola, apareceu isolado em frente da baliza

do Santiais e marcou o quarto golo para o

Desportivo da Mealhada.

Ao cair do pano e já em período de descontos,

o Santiais beneficiou de uma grande penalidade,

que desperdiçou, atirando sobre a barra.

Pelas oportunidades que criou, a equipa da

casa poderia ter acabado o encontro com uma

das maiores goleadas de sempre.

A equipa do Santiais defendeu até à exaustão,

com muitas entradas à margem da lei, que o

árbitro não penalizava com as cartolinas

amarela ou vermelha, como mandam as regras

do jogo. Chegou a meter a mão ao bolso por duas

vezes, mas, quando via que o jogador faltoso já

tinha sido punido com cartão, não o mostrava,

mesmo em faltas grosseiras que deveriam ter

sido reprimidas.

Má arbitragem no capítulo disciplinar.

Taça de Aveiro - 3.ª eliminatória

Mealhada, 4 — Santiais, 0Protegidos pela sorte

Juniores — 2.ª Divisão — série D

Oiã, 0 — Antes, 2Excelente exibiçãoJogo no Campo da Marinha, em Oiã.Árbitro: António Ferreira, auxiliado por Bruno Ferreira e Rafael Ferreira.Oiã: Jorge Miguel, Pinho (Pedro, 63m), Daniel, Nuno, Alexandre (Tiago,

75m), Gabriel, Gomes (Fábio, 55m), Luís Paulo, Carvalho, David (cap.) e Rafael.Antes: Tiago, Bicas, Maia, André, Martins (cap.), Flávio, David (Ângelo,

77m), Vasco, Bruno Fonseca (Marco, 68m), Bruno Oliveira (Chico, 63m) ePeseta.

Treinador: João CastroAo intervalo: 0-0Marcadores: Bicas (47m) e Peseta (70m).

Pela primeira vez no presente campeonato, o Antes não sofreu qualquer golo.

Não por demérito do seu adversário, o Oiã, mas sim pelo mérito próprio, pois foi

o primeiro jogo em que os atletas antenses se aplicaram a cem por cento, tanto

a nível organizativo como exibicional.

Merecida e incontestada vitória a da equipa visitante, que poderia ter sido

mais dilatada, não fosse a excelente exibição do guarda-redes visitado, Jorge

Miguel.

Excelente arbitragem da família Ferreira. Tofê

Um defesa do Santiais levou a bola paraa linha da frente para fugir do advesário

Page 9: Jornal da Mealhada - n.º 672 – 02.01.2008

1717171717Quarta-feira, 2 de Janeiro de 2008

Liga "Bwin"J V E D M-S P

Porto 14 11 2 1 23-05 35Benfica 14 9 4 2 25-08 28Sporting 14 7 5 2 22-12 26V. Guimarães 14 7 4 3 17-14 25V. Setúbal 14 5 8 1 21-14 23Sp. Braga 14 6 4 4 15-12 22Marítimo 14 6 2 6 17-12 20Belenenses 14 4 6 4 12-13 18Nacional 14 4 4 6 10-12 16Naval 14 4 3 7 10-22 15Leixões 14 2 9 3 14-16 15Académica 14 3 5 6 12-20 14E. Amadora 14 2 7 5 13-17 13Boavista 14 2 7 5 12-22 13Paços de Ferreira 14 2 3 9 10-21 9U. Leiria 14 0 5 9 08-21 5

Liga de Honra "Vitalis"J V E D M-S P

Trofense 14 7 5 2 17-12 26Rio Ave 14 7 5 2 23-15 26Vizela 14 6 7 1 21-11 25Gil Vicente 14 6 6 2 19-11 24Santa Clara 14 6 4 4 18-22 22Beira-Mar 14 5 6 3 15-15 21Estoril 14 6 4 4 25-22 21Varzim 14 4 6 4 14-10 18Freamunde 14 5 3 6 16-19 18Olhanense 14 4 6 4 10-12 18Fátima 14 3 7 4 15-18 16Feirense 14 4 4 6 14-13 16Desp. Aves 14 4 3 7 19-20 15Gondomar 14 3 4 7 12-17 13Penafiel 14 2 3 9 10-19 9Portimonense 14 1 6 7 08-20 9

2.ª Divisão Nacional - Série CJ V E D M-S P

Sp. Covilhã 15 10 4 1 36-09 34Oliv. Bairro 15 8 4 3 26-14 28Tourizense 15 6 5 4 20-14 23Torreense 15 6 4 5 17-19 22Abrantes 15 6 4 5 17-18 22Eléctrico 15 5 6 4 15-17 21Penalva Castelo 15 5 5 5 21-19 20Benfica C. Branco 15 4 6 5 14-18 18Pampilhosa 15 3 8 4 13-17 17

Anadia 15 4 5 6 17-25 17Caldas 15 4 5 6 19-20 17Sátão 15 4 4 7 14-18 16Nelas 15 4 3 8 19-25 15Rio Maior 15 2 5 8 08-19 11

3.ª Divisão - Série CJ V E D M-S P

Sanjoanense 13 7 4 1 26-08 28

Académico Viseu 13 7 3 3 24-12 24Oliv. Hospital 13 6 4 3 23-11 22União de Lamas 13 6 4 3 21-13 22Milheiroense 13 5 6 2 17-12 21Social de Lamas 13 6 3 4 13-12 21Tocha 12 5 3 4 12-08 18Arouca 12 5 3 4 15-12 18Valonguense 13 4 5 4 06-07 17Tondela 13 4 4 5 16-14 16S. João Ver 13 4 3 6 15-22 15Figueirense 13 3 3 7 12-18 12Valecambrense 12 1 5 6 09-17 8D. Sandinenses 12 0 0 12 07-50 0

Distrital - 1.ª DivisãoJ V E D M-S P

Águeda 14 11 2 1 24-08 35Cesarense 14 10 2 2 31-08 32Gafanha 14 9 1 4 28-13 28

Estarreja 14 8 2 4 26-14 26Alba 14 8 1 5 24-15 25Canedo 14 7 1 6 20-17 22Pessegueirense 14 6 4 4 17-14 22Paços de Brandão 14 6 3 5 15-11 21Arrifanense 14 6 3 5 19-18 21Sanguedo 14 5 3 6 14-16 18Fermentelos 14 5 3 6 18-30 18Oiã 14 5 2 7 15-18 17Oliveirinha 14 5 1 8 20-22 16Cucujães 14 4 3 7 17-22 15Carregosense 14 4 2 8 11-22 14BARC 14 2 4 8 07-25 10Cortegaça 14 1 6 7 10-25 9S. Roque 14 2 1 11 08-26 7

2.ª Divisão - zona sulJ V E D M-S P

LAAC 10 9 0 1 35-07 27Mealhada 10 7 2 1 31-05 23

Macinhatense 10 7 2 1 12-04 23Serém 10 6 4 0 28-10 22Mourisquense 10 6 3 1 22-11 21Luso 10 5 1 4 13-10 16

Calvão 10 4 4 2 11-11 16Requeixo 10 4 1 5 13-17 13NEGE 10 2 6 2 13-12 12Couvelha 10 3 1 6 14-22 10Águas Boas 10 2 2 6 17-25 8Bustos 10 2 2 6 12-27Paredes Bairro 10 2 2 6 11-28 8Eirolense 9 0 4 5 07-17 4Carqueijo 10 0 4 6 09-20 4

CRAC 9 0 2 7 06-28 2

3.ª divisão - zona sulJ V E D M-S P

Bonsucesso 5 3 1 1 11-06 10Famalicão 5 2 3 0 07-03 9

ClassificaçõesRibeira Azenha 5 3 0 2 07-08 9Aguinense 5 2 2 1 06-05 8Gafanha d' Aquém 5 1 4 0 07-06 7Alquerubim 5 2 0 3 08-08 6Antes 5 1 0 4 11-12 3

Mamarrosa 5 0 2 3 04-13 2

Juniores - 1.ª Divisão zona sulJ V E D M-S P

Oliveira Bairro 15 11 1 3 38-16 34Águeda 15 8 2 5 27-18 26Taboeira 15 8 1 6 28-22 25Pampilhosa 15 7 2 6 31-29 23

Anadia 15 7 2 6 21-23 23Avanca 15 7 1 7 22-

27 22Estarreja 15 6 3 6 28-23 21Fermentelos 15 6 1 8 24-36 19Gafanha 15 5 1 9 21-30 16Mealhada 15 2 2 11 19-35 8

2.ª Divisão - série DJ V E D M-S P

Eixense 10 9 0 1 35-15 27Bustos 11 9 0 2 36-11 27

Antes 11 7 0 4 30-23 21

Bonsucesso 11 5 0 6 17-22 15Mourisquense 11 4 1 6 23-27 13Valonguense 11 4 2 5 23-24 13LAAC 11 4 0 7 18-26 12Oiã 11 3 1 7 11-20 10

Águas Boas 11 2 1 8 12-27 7

Juvenis - 2.ª Divisão série FJ V E D M-S P

Bustos 11 11 0 0 49-01 30Mealhada 11 9 0 2 44-10 27

Pampilhosa 11 7 1 3 34-17 22

Calvão 11 7 0 4 36-15 21Oiã 11 4 0 7 10-35 12Águas Boas 11 3 0 8 15-46 9LAAC 11 2 1 8 12-30 7Arviscal 11 0 0 11 07-55 0

Iniciados - 2.ª Divisão série FJ V E D M-S P

Mealhada 10 7 2 1 30-09 23

LAAC 10 7 2 1 28-08 23Águas Boas 10 7 1 2 29-11 22Anadia 10 4 1 5 19-20 13Pampilhosa 10 4 1 5 17-19 13

Bustos 10 3 1 6 13-23 10Oliv. Bairro 10 2 1 7 20-31 7Arviscal 10 1 1 8 11-31 4

Jogo no campo de treinos do Grupo Desportivo daMealhada (GDM).

Árbitro: Carlos Silva, auxiliado por Bruno Rocha e RuiSilva.

Mealhada: Rui Baptista, Luís Morais, Fredy, Pirolo, HugoMateus (cap.), Tiago (Alexandre, 36m), Rato, Gil, Ricardo(André Braga, 66m), Vicente e Zé Pedro (Rafael, 46m)

Treinadores: Luís Felgueiras e Paulo MontenegroLAAC: Fábio, Miguel Duarte, Tiago, Rafael, Miguel Castro,

Bruno, Ricardo, Diogo (Miguelito, 60m), João Pedro, ZéNuno (cap.) e Fábio Ferreira.

Treinador: Castanheira.Ao intervalo: 1-0Marcadores: Ricardo (14m), Alexandre (54m), Gil (65m)

e Vicente (68m).

Encontraram-se na Mealhada as duas primeiras equipasdeste campeonato, as que comandam a classificação geral.A da LAAC, sem qualquer derrota, apresentou um conjunto dejogadores de boa estatura física, superior à do seu adversário.Tecnicamente, os jogadores locais foram superiores emtodos os aspectos aos visitantes e derrotaram-nos, semapelo nem agravo, por um concludente 4-0, tendo aindafalhado uma grande penalidade, que lhes daria mais conforto,no final do primeiro tempo.

Os visitantes tinham de recorrer à falta para seguraremos avançados do GDM, que jogavam a bola rente ao solo,trocando-a muito bem entre si, não dando espaços de manobraaos seus antagonistas.Com a sua equipa a perder, ao intervalo, por 1-0, otreinador da LAAC deve ter cometido o seu maior erro desde

Iniciados — 2.ª Divisão Nacional — série F

Mealhada, 4 — LAAC, 0Banho de bom futebol

Liga dos Campeõese Taça UEFAAs equipas portuguesas, após o sorteio dos

oitavos-de-final e dos dezasseis avos, ficaram afazer as suas contas e a pensar como terão deeliminar os clubes que, segundo o sorteio, terão quedefrontar.

O Futebol Clube do Porto, na Liga dos Campeões,entrou nos oitavos-de-final e calhou-lhe, no sorteio,uma equipa sem grande prestígio internacional, oSchalke 04. É uma formação bastante acessível aosdragões, que, por certo, irão passar esta eliminatóriasem grandes sobressaltos.

Os encontros dos oitavos-de-final estãomarcados para os dias 6 de Março, a primeira mão,e, para 12 e 13 do mesmo mês, a segunda mão.

Na Taça UEFA, para os dezasseis avos, o Benficaterá pela frente uma equipa mais bem credenciada,o Nuremberga, da Alemanha. O primeiro encontrocom os alemães será realizado em Lisboa, no Estádioda Luz, e o segundo na Alemanha.

O Sporting também foi feliz no sorteio uma vezque irá defrontar o Basileia, da Suíça. Trata-se de umconjunto suficientemente fácil para que o Sportingpasse à eliminatória seguinte. O primeiro encontrorealizar-se-á em Alvalade, Lisboa, e o segundo emBasileia.

O Sporting de Braga talvez fosse a equipa quemenos sorte teve no sorteio, uma vez que tem de jogarcom um conjunto bastante forte, o Bremen, daAlemanha, equipa onde actua o português HugoAlmeida.

Os encontros da primeira mão da taça UEFAserão disputados a 13 e 14 de Fevereiro e os dasegunda mão a 21 do mesmo mês.

que é treinador. Passou o seu guarda-redes para ponta delança e, para o substituir, colocou na baliza Ricardo, ojogador número sete. Com esta alteração, a equipa ficoufragilizada, tanto na baliza como no ataque. Disso se soubeaproveitar a equipa do Desportivo da Mealhada. Foi para afrente, à procura de um melhor resultado, e conseguiu umavitória robusta, e justa, porque foi, realmente, o melhorconjunto em campo.

Com esta vitória, a equipa mealhadense ocupa a posiçãode comandante da prova, tendo garantida a passagem àsegunda fase na série dos primeiros.

Boa arbitragem

Luta pela bola de dois jogadores de cada equipa

Page 10: Jornal da Mealhada - n.º 672 – 02.01.2008

Quarta-feira, 2 de Janeiro de 2008

1818181818

Futebol

Juniores — 1.ª Divisão — zona sul

Mealhada, 2 — Pampilhosa, 0Dérbi quesilento e mal jogado

Jogo no campo de treinos do Grupo Desportivo da Mealhada (GDM).Árbitro: Luís Guimarães, auxiliado por Carlos Pereira e Fernando Ferreira.Mealhada: Ricardo Branco, Diogo Rocha I (cap.), Romeu, Luís Carlos, Marco Ferreira

(Mauro, 82m), Cláudio (Luís Mendes, 56m), Lameira, Hugo Henrique, Ailton, PedroMachado e Beto (Diogo Rocha II.

Treinador: José Carlos Rocha.Pampilhosa: Vieira, Nélson, Carlos Filipe, Daniel, Luís Tiago, João Paulo, Nuno Gonçalo

(Jorge Viegas, 82m), João Pedro (Álvaro, 53m), Luís Miguel, Diogo António (cap.) e IvanAndré (João Baião, 53m).

Treinador: Fernando Rodrigues.Ao intervalo: 1-0Marcadores: Beto (37m) e Diogo Rocha I (74m, gp)

Jogo realizado no campo de treinos do GDM, na Mealhada.Árbitros: Hugo Santos e Luís Fernandes.Mealhada: Zé Pedro, Bruno, Zé Manso (cap.), Bruno Rosas, David, Zé Miguel e João Luís.Jogaram, ainda, Luís Francisco, Lucas, Francisco e Edgar.Treinador: Nelson SousaBonsucesso: Luís, João Pedro (cap.), Filipe, Abel, João Alves e Cravo.Jogaram, ainda, David, Simão e Henrique.Treinador: Fernando Tadinha.Ao intervalo: 3-0Marcadores: Zé Manso (1m e 34m), João Luís (5m) e David (30m), para o Mealhada, e David

(58m), para o Bonsucesso.

Foi um jogo bonito, em que todos lutaram com muita garra e dignidade, dando um bom

espectáculo de futebol. A equipa da casa marcou o seu primeiro golo quando decorria o

primeiro minuto e voltou a marcar aos cinco minutos. Depois foi a equipa que veio do

Bonsucesso quem tomou conta do jogo e teve imensas oportunidades para marcar. Zé

Pedro, o guarda-redes do GDM, porém, estava inspirado e não deixou que os adversários

chegassem ao golo. Ao terminar o primeiro tempo do encontro, num contra-ataque rápido,

David aumentou o resultado para 3-0.

Esperava-se muito mais

deste dérbi. A equipa do

Desportivo da Mealhada,

colocada no último lugar da

tabela classificativa, nada

tinha a perder pois, fosse

qual fosse o resultado da

partida, a sua situação não

se alteraria. O Pampilhosa,

que até tem vindo a fazer um

excelente campeonato,

necessitava de vencer para

passar à segunda fase na

série dos primeiros.

Por todos estes

ingredientes e porque os

jogadores se conhecem bem

uns aos outros, estudam

todos, praticamente, na

mesma escola secundária,

deveriam respeitar-se mais,

jogarem o jogo pelo jogo e

deixarem-se de picardias

que não levam a lado

nenhum. Nestas picardias

todas colaborou a equipa

de arbitragem, que não teve

a devida coragem de segurar

o jogo, deixando-o seguir,

apesar de algumas faltas

grosseiras que nele foram

praticadas. Quando tentou

intervir para normalizar o

jogo foi tarde e só com a

cartolina vermelha conse-

guiu pôr alguma ordem no

desenrolar da partida, mas

sem grandes resultados

positivos.

Durante os primeiros

quinze minutos o jogo foi

equilibrado, para ambos os

lados, mas ocasiões de golo

não apareceram. Ambas as

equipas jogavam muito a

meio campo, defendiam-se

com muitas cautelas e o jogo

era incaracterístico.

Aos trinta e sete minutos

a bola andou na área do

Pampilhosa, após a mar-

cação de um livre do lado

esquerdo, que Lameira

apontou para o coração da

área. Ninguém conseguiu

tirar o esférico daquele

amontoado de jogadores

até que ele sobrou para Beto

e este, de primeira, executou

um remate forte. A bola

bateu no segundo poste da

baliza à guarda de Vieira e

entrou de seguida. Estava

alcançado o primeiro golo

do encontro e do Desportivo

da Mealhada.

O Pampilhosa, aos

quarenta e dois minutos, fez

entrar a bola na baliza dos

mealhadenses mas o au-

xiliar do árbitro, de ime-

diato, assinalou um pre-

tenso fora de jogo e o golo foi

anulado.

Com este resultado,

chegou o intervalo. Os

treinadores de ambas as

equipas poderiam ter

chamado à atenção dos seus

atletas para que jogassem

com correcção e fizessem um

bom espectáculo, pois os

adeptos presentes, que eram

bastantes, bem o mereciam.

No segundo período do

jogo houve a sensação de

que a equipa visitante

queria dar a volta ao

resultado mas foi ainda a

equipa da casa a marcar,

pela segunda vez, por

intermédio de Cláudio.

Novamente o auxiliar do

árbitro anulou este golo.

Foram muitos os protestos

contra esta decisão e deles

resultou que treinador da

equipa da casa, José Carlos

Rocha, fosse expulso do

banco.

Aos cinquenta e oito

minutos os locais ficaram

reduzidos a dez unidades

por expulsão de Luís Carlos,

que viu a cartolina ver-

melha. Os locais defen-

diam-se como podiam,

perante a forte avalancha

atacante dos pampilho-

senses e tentavam no

contra-ataque a sua sorte.

Viram os seus esforços

premiados aos setenta e

quatro minutos com a

marcação de uma grande

penalidade a seu favor.

Diogo Rocha I não desper-

diçou a oportunidade e

fez o 2-0 para as cores do

GDM.

Os minutos finais foram

de muitos nervos fora e

dentro do campo. O árbitro

andou desnorteado, come-

tendo erros sobre erros, que,

até final, nunca mais

controlou. A equipa da casa

acabou a partida com dez

unidades e o Pampilhosa

com nove, por expulsão de

Nelson, aos setenta e três

minutos, e por lesão de Luís

Miguel. Para este jogador

ainda foi chamada a

ambulância para o trans-

portar ao hospital. Acabou,

porém, por não ir, embora

saísse do balneário em

braços, acompanhado por

outro camarada de equipa.

Foi uma partida quesi-

lenta durante todo o tempo

de jogo, com futebol de má

qualidade e com uma má

arbitragem, que deixou

descambar o encontro para

a situação já descrita.

Pedro Machado conduz a bola sob o olhar atento de dois jogadores do Pampilhosa

Escolas B

Mealhada, 4 — Bonsucesso, 1Zé Pedro foi o melhor em campo

No segundo período os visitantes continuaram a pressionar o seu adversário, mas,

como se tinha verificado na primeira parte, lá estava Zé Pedro a não deixar que a bola

entrasse na baliza à sua guarda.

Aos trinta e quatro minutos os locais aumentaram a contagem a seu favor para 4-0 e,

quando faltava pouco tempo para terminar o jogo, a equipa visitante reduziu a diferença

com um bom remate, sem hipótese de defesa para Zé Pedro.

Zé Pedro deu nas vistas pelas excelentes defesas que efectuou e foi considerado por

muitos como o melhor jogador em campo. Boa arbitragem.

Page 11: Jornal da Mealhada - n.º 672 – 02.01.2008

1919191919Quarta-feira, 2 de Janeiro de 2008

Futebol

123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123123456789012345678901234567890121234567890123

Campeonato nacional — 2.ª Divisão — série C

Anadia, 1 — Tourizense, 2Ter o pássaro na mão...

LUSOPensão AstóriaRestaurante O Selas

Confeccionamosdoces tradicionaisContacto: 231 939 182

FFFFFerrerrerrerrerraaaaaz & Fz & Fz & Fz & Fz & FerrerrerrerrerraaaaazzzzzA gerência deseja a todos os

clientes e amigos

um um Próspero

Ano Novo

PUBLICIDADE*Serigrafia * Brindes publicitários Empresa da região centro / norte Empresa da região centro / norte Empresa da região centro / norte Empresa da região centro / norte Empresa da região centro / norteProcura agentes / revendedoresProcura agentes / revendedoresProcura agentes / revendedoresProcura agentes / revendedoresProcura agentes / revendedores

Na zona de Cantanhede,Na zona de Cantanhede,Na zona de Cantanhede,Na zona de Cantanhede,Na zona de Cantanhede,Mealhada e ÁguedaMealhada e ÁguedaMealhada e ÁguedaMealhada e ÁguedaMealhada e Águeda

Contacto: 968 518 205

Jogo efectuado no campo de treinos do GDM, na Mealhada.Árbitros: Abílio Fernandes e Luís MirandaMealhada: Dilan (cap.), João Prata, Leonardo Mendes, Xavier Ribeiro, David Simões,

Carlos Reis e Miguel Branco.Jogaram, ainda, João Castela, Lucas Alves, João Alves, Hugo Bastos e David Melo.Treinador: CoelhoÁgueda: João Matos, Cláudio, Rui Pedro, Tiago Dinis, Afonso Oliveira, Tadeu e

Mendes.Jogaram, ainda, André Marques, Wilson e Raimundo.Treinador: Nuno Abrantes.

A equipa de escolas C do Grupo Desportivo da Mealhada ainda não conseguiu

qualquer vitória, mas reconhece-se que, jogo após jogo, está a melhorar bastante. Sendo

primeiro ano em que está a competir, ela já tem um fio de jogo muito bom. Os seus atletas,

porém, são realmente muito frágeis e, em frente de adversários mais robustos, têm medo

de entrar nas jogadas. O resultado, no entanto, não os deslustra visto que os seus

antagonistas têm mais um ano de idade e já vão no segundo ano de competição.

Num encontro interessante de seguir, venceu a melhor equipa em campo.

A partida teve uma boa arbitragem

Jogo no campo de treinos do GDM, na Mealhada.Árbitro: Luís Fernandes, auxiliado por Hugo Santos e Abílio Fernandes.Mealhada: José Branco, Gonçalo Mamede, Paulo Pinto, Rui Miguel, Ricardo Pereira,

Rafael Monteiro (cap.) e Diogo Maurício.Jogaram, ainda, Gonçalo Pereira, João Lopes, André Coelho e Ivo Fraga.Treinador: Luís TovimAo intervalo: 0-5Marcadores: Léo (2m, 19m, 28m e 58m), André Rosa (15m), Bruno (28m) e Armando

(59m).

Jogo no Campo Engenheiro Sílvio Cerveira, em Anadia.Anadia: Nuno Lourenço, Fredy, Miguel Afonso, Nelson

Reis, Machado, Rúben, Telmo (Luís André, 72m), TiagoBorges (Pedro Alegre, (72m), Simões (Fausto, 46m),Fábio e Rui Paulo.

Treinador: Fernando Niza.Tourizense: Eduardo, David, Fábio Santos, Gonçalo,

Hugo Simões, Licá, Rui Miguel (Diogo Melo, 92m), Xavier,Litos ( Traquina, 75m), André Fontes e Éder (Sílvio, 61m).

Treinador: Tó MargaridoAo intervalo: 0-0Marcadores: Fábio (46m, gp), para o Anadia, e David

(85m) e Traquina (90m), para o Tourizense.

Taça de Portugal

Quinta eliminatória

Escolas C

Mealhada, 0 — Águeda, 5O resultado traduz a diferença de valores

Infantis A

Mealhada, 0 — Oliveira do Bairro, 7Vitória da melhor equipa

Nada fazia prever um desfecho desta

natureza. A equipa do Grupo Desportivo

da Mealhada (GDM) sofreu o primeiro

golo na primeira jogada da equipa

adversária e nunca mais se encontrou,

principalmente até ao intervalo, quando

já perdia por uma margem bastante

dilatada, 5-0.

Os jogadores mealhadenses não

conseguiram criar uma única oportunidade

clara de golo, tal foi o domínio avassalador

dos seus antagonistas, que, com maior

poder físico e técnico, trocavam a bola ao

primeiro toque, sem permitirem aos locais

organizar-se.

No segundo período os jogadores do

GDM entraram mais serenos, jogaram o

jogo pelo jogo e só cederam na ponta final,

ou seja, nos dois derradeiros minutos da

partida, em que sofreram mais dois golos.

Criaram duas ou três flagrantes

oportunidades parta marcar, mas ou os

seus dianteiros não acertavam com a baliza

ou o guarda-redes da LAAC, de boa estatura,

defendia.

O resultado está certo embora o

consideremos um pouco exagerado. A

equipa da LAAC foi superior à do GDM em

todos os capítulos.

Foi uma manhã para esquecer,

rapidamente, pois já vimos a equipa

mealhadense fazer melhores exibições.

A arbitragem, apesar de dois pequenos

erros, não esteve mal.

A equipa do Anadia,

orientada por Fernando

Niza, foi a melhor em campo

durante os primeiros três

quartos de hora de jogo, e

até poderia ter marcado

logo nos primeiros minutos,

só que Eduardo, guardião

do Tourizense, tudo fez para

que a sua baliza não fosse

violada e conseguiu o que

pretendia.

Com dez minutos de jogo,

Simões teve uma grande

oportunidade de marcar

golo. Rematou à baliza

adversária mas Eduardo

não deixou que a bola

entrasse.

Na resposta o Touri-

zense esteve, por sua vez, à

beira de fazer golo mas a

bola passou ao lado da

baliza.

Com tantos falhanços

dos avançados, chegou-se

ao intervalo com o

resultado em branco.

A segunda parte co-

meçou com uma grande

penalidade a castigar um

corte feito com a mão por

Hugo Simões. Fábio

aproveitou a ocasião,

rematou certeiro à baliza e

colocou o Anadia em

vantagem. Com este golo os

bairradinos pressionaram

ainda mais, mas falharam

duas ou três grandes

oportunidades. Daí em

diante o domínio do jogo

passou a pertencer ao

Tourizense, que acabaria

por marcar um grande golo

quando faltavam cinco

minutos para o final do

encontro.

Nos restantes minutos

da partida, o Anadia

acreditou, pelo menos, em

manter o empate. Todavia,

já em período de descontos,

o Tourizense fez o 2-1 e,

consequentemente, levou

consigo os três pontos em

disputa.

Foi um jogo com al-

gumas falhas de ambos os

lados mas o Tourizense foi a

equipa mais feliz e a que

talvez mais fizesse para

alcançar os três pontos.

A equipa de arbitragem,

que viajou da capital, teve

alguns erros, mas sem

interferirem no resultado.

Manuel Balsas

Com o sorteio realizado, as vinte equipas que ainda participam na Taça de

Portugal ficaram a saber quais os adversários que terão de defrontar no próximo dia

20 de Janeiro (domingo). Após esse sorteio as equipas consideradas grandes —

Sporting, Benfica e Porto — jogam no seu reduto e com equipas de escalão inferior.

Em outros jogos em que participam equipas da Liga “Bwin” temos o Vitória de Setúbal

a jogar com o União de Leira, a Naval 1.º de Maio a receber, na Figueira da Foz, o

Boavista, e o Vitória de Guimarães a receber o Nacional da Madeira.

A única equipa da Bairrada ainda em prova é o Anadia Futebol Clube. Terá de se

deslocar a Matosinhos para medir forças com o Leixões. Poderemos dizer que o clube

anadiense não foi feliz com este sorteio, pois, se o encontro se realizasse em Anadia,

os seus cofres agradeciam imenso.

Eis todos os confrontos ditados pelo sorteio:

Penafiel - SertanenseSporting - LagoaBenfica - FeirenseBeira-Mar - MoreirenseNaval 1.º de Maio - BoavistaPorto - Desp. AvesE. Amadora - Sp. BragaV. Setúbal - U. Leiria

Leixões - AnadiaOliveirense - MarítimoGil Vicente - Juventude de ÉvoraPaços de Ferreira - AbrantesV. Guimarães - NacionalRio Ave - Olhanense

Isento: Atlético de Arcos de Valdevez

Rua dr. Costa SimõesTelefone e fax: 231 202 622 MEALHADA

Page 12: Jornal da Mealhada - n.º 672 – 02.01.2008

22222Quarta-feira, 2 de Janeiro de 2008

Junta de Turismo Luso-Buçaco

Extinção preocupa (alguns) autarcas

Carlos Cabral,Presidente da Câmara Municipal da Mealhada

Realmente, há uma reestruturação, pela nova lei doturismo, que pretende extinguir as Juntas de Turismo, queexistem desde 1930, e que dependem das CâmarasMunicipais e da administração central.

Preferia que a Junta de Turismo Luso-Buçacocontinuasse a existir porque não sei, confesso, até que pontohaverá vantagens na sua extinção. Um novo organismoacabará por não ser dirigido por ninguém do município eserão pessoas, que não se vão preocupar com asnecessidades do concelho, a tomar decisões.

Não sou a favor da nova lei, mas não tenho alternativa.Lamento pelo Município da Mealhada e porque todas aspessoas que estão a trabalhar, neste momento, nesta Juntade Turismo. São pessoas que o trabalham por dedicação,que percebem de turismo e que não são remuneradas.Exceptuando um único, que foi eleito, todas as outraspessoas foram indicadas por mim. Lamento.

A Mealhada tem, realmente, um forte potencial turístico.Vamos exigir que o concelho seja tratado como realmentemerece”.

Gonçalo Breda Marques,Vereador do Partido Social-Democrata

No actual contexto, não me choca que venham a existiralterações a este nível, porque, ou havia vontade políticapara reforçar fortemente as competências e respectivasverbas da Junta de Turismo, o que nunca me pareceu existir,ou então estes organismos estariam sempre condenados a

O Conselho de Ministros aprovou, em 12 deDezembro de 2007, uma lei que extinguegrande parte das regiões de turismo do país,

por um lado e, por outro lado cria cinco novasregiões - compreendidas no mesmo território dasregiões administrativas - e dá prioridade a maiscinco zonas que, na opinião do Governo, têmespecial potencial turístico: Alqueva, LitoralAlentejano, Região Oeste, Douro e Serra da Estrela.A reestrturação do mapa turistico nacionaldeterminará, provavelmente já em Janeiro, aextinção da Junta de Turismo Luso-Buçaco.

“Esta lei diz que são criadas cinco áreas regionais deturismo, mas também se criam cinco pólos dedesenvolvimento turístico. Por fim, ainda criaram duasassociações, Associação de Turismo de Lisboa e Associaçãode Turismo de Porto. Ao todo ficam criadas dozeassociações”, explicou Mário Pedrosa, presidente dadirecção da Junta de Turismo Luso-Buçaco. O presidenteainda garantiu: “Esta lei ainda não foi publicada em Diárioda República e, portanto, não se pode dizer que a Junta deTurismo Luso-Buçaco foi extinta. Provavelmente, no iniciodo Janeiro será publicado e quando isso acontecer, no diaseguinte a lei entra em vigor. Há realmente uma extinçãoimediata, mas só quando a lei for publicada”.

Para colmatar a extinção das Juntas de Turismo, esegundo afirmou ao Jornal da Mealhada Mário Pedrosa,serão criadas comissões instaladoras para resolver asituação, temporariamente. “Esta comissão instaladorapode funcionar até cento e oitenta dias, ou seja, estará atéao início do Verão e depois termina. A partir deste momento,deixam de existir a Região de Turismo do Centro que era

constituída pelas Juntas de Turismo e passa a existir aÁrea Regional de Turismo do Centro (ARTC). Esta novaentidade terá uma assembleia-geral, uma direcção - emque são permitidos três profissionais remunerados -, e umfiscal único - um revisor oficial de contas”, disse MárioPedrosa. “Nós vamos tentar, e fazer pressão, para se criaremPostos de Turismos e, em zonas mais importantes, tambémdelegações. No caso da Junta de Turismo Luso-Buçaco sãomilhares de turistas nacionais e internacionais queprocuram informações durante o ano, o que justificaráaqui uma delegação. Os funcionários da Junta TurismoLuso-Buçaco passarão a ser funcionários da ARTC”,explicou.

um papel figurativo ou secundário, apesar do esforço dosseus dirigentes. É conhecido que os seus orçamentos parapouco mais davam do que pagar os cantoneiros que faziama limpeza da freguesia do Luso.

A Câmara Municipal da Mealhada pode ter um papelcentral na questão do turismo. Pode desenvolver, de umavez por todas, uma estratégia concertada para arecuperação de algum património, optimizar recursos,estabelecer parcerias e divulgar, nacional einternacionalmente, todos os pontos de interesse turisticodo municipio. Tem que criar um verdadeiro pelouro doturismo e colocar, noutro plano, as poucas medidaspontuais e inconsequentes que vai tomando”.

Raul Aguiar,Administrador delegadoda Junta de Turismo Luso-Buçaco

É de lamentar que um organismo público e local sejaextinto assim, sem mais nem menos. A nova lei de turismoveio contradizer tudo o que tem sido feito até agora. Vamosaguardar para ver o que se segue.

Homero Serra,Presidente da Junta de Freguesia do Luso

Consta-se que a Junta de Turismo Luso-Buçaco vai serextinta, mas não sei o que vai acontecer. Para já ainda nãosabe de nada, se continuará a haver serviço turisticonaquel edifício, o que vai ser das funcionárias, não se sabenada.

Rui Marqueiro,Presidente da Assembleia Municipale da comissão política do PS

Penso que é uma decisão de que não advirá nada degrave. Com certeza que a Câmara Municipal da Mealhadavai arranjar uma solução para o turismo local.Inclusivamente, as pessoas que estão a trabalhar naJunta de Turismo Luso-Buçaco, neste momento, poderãovir a colaborar no posto de turismo que a Câmara vaiarranjar.

Carlos Marques,Vereadore presidente da comissão política do PSD

Numa fase inicial concordávamos com esta lei, queabrangia cinco regiões do país. Agora entendo que oGoverno fugiu um pouco do plano ao abranger mais cincoe assim já fazem dez. Depois ainda acrescentam mais duas,que farão as doze finais. Se o objectivo era concentrar oturismo, de maneira dar outra dinâmica ao país, acaba porse cair no mesmo erro. O que preocupa o PSD da Mealhadaé a lei extinguir as Juntas de Turismo locais. Refiro-me àJunta de Turismo Luso-Buçaco, mas também à da Curia, quefaz parte da região da Bairrada.

A Câmara Municipal da Mealhada deverá estar atentaa esta temática, mas penso que não houve reacção porparte do executivo socialista. A Câmara é omissa emalgumas matérias, tais como, a da saúde, do turismo, etc.O que o PSD vai fazer é alertar para este problema, nareunião da Assembleia Municipal.

As reacçõesQue opinião terão os principais intervenientes e forças políticas e autárquicas do concelho da Mealhada perante o iminente

encerramento da principal instituição de promoção do tursimo do concelho?

Questionado sobre se a lei abrange algum papelespecífico para as autarquias, em relação ao turismo, MárioPedrosa respondeu: “Os municípios vão ter representaçãodirecta num órgão que se chama assembleia-geral, masnão terão grande poder face à lei. A Câmara poderá criaruma secção de turismo, mas os custos ficarão a seu cargoporque o Governo não estipula verbas na lei que aplica àARTC. Há sim a possibilidade da ARTC fazer um contrato decolaboração com as autarquias”.

Para Janeiro está, portanto, marcada a extinção daprincipal instituição de promoção turística do concelhoda Mealhada.

Mónica Sofia Lopes

Page 13: Jornal da Mealhada - n.º 672 – 02.01.2008

Quarta-feira, 2 de Janeiro de 2008

2020202020

Hóquei em patins

Hóquei Clube da Mealhada

Encontro de Natal trouxe(grandes) vitórias

Pescadores da Pampilhosareúnem a 5 de JaneiroNo dia 5 de Janeiro a partir das 16 horas, realiza-se, na sede, uma reunião da

assembleia-geral da Associação Desportiva e Cultural dos Pescadores de Pampilhosa

(ADCPP).

Na reunião serão analisados e votados o relatório e contas da direcção, o plano de

actividades e orçamento para 2008. Terá lugar, também, a audição dos relatórios do

seccionistas relativos ao ano de 2007, e projecções para 2008.

Os dirigentes da ADCPP informam que, se à hora marcada não estiver reunida a maioria

dos associados, a reunião iniciar-se-á meia-hora mais tarde com qualquer número de

presenças. Informam também que a presente convocatória, tida como de divulgação

pública, não o foi através de comunicados individuais mas, e unicamente, publicitada no

placard da sede da ADCPP e nos jornais do concelho da Mealhada. Reinaldo Costa

Pesca desportiva

O Hóquei Clube da Mealhada (HCM) organizou, no fim-de-semana de 21 e 22 de

Dezembro, um conjunto de iniciativas a que deu o nome de Encontros de Natal. “Tratou-

se de um evento que juntou todos os atletas do clube através de sessões de demonstração

das várias actividades (karaté, Danças Latinas, Balé e Escola de Patinagem)”, afirmou, ao

Jornal da Mealhada, João Abreu, secretário da direcção do HCM.

Também no sábado, 22 de Dezembro, houve um jantar de Natal entre os jogadores

seniores e veteranos do HCM e Amadora, nas Caves Messias. Para além das demonstrações

fizeram parte dos Encontros de Natal, um conjunto de jogos de hóquei em patins, alguns

amigáveis e três oficiais.

*Produtos alimentares*Frutaria

*Charcutaria diversa*Lacticínios, etc.

Horário: das 8h 30m às 13h e das

14h 30m às 19h 30m aos SÁBADOSdas 8h 30m às 13h 30m e das 15h às 19 h

Rua Dr. José Cerveira Lebre, 18 - MealhadaTelef e fax: 231 202 205

ENTREGAS GRÁTIS AO DOMICÍLIO

Sim! Nós existimos.Somos,ANFERLUX - Electrodomésticos, Ld.ª

Temos os melhores preços nas marcas que distribuímos: ARISTON, INDESIT, Whirlpool,

IGNIS, VULCANO, GRUNDIG, House Line, ROWENTA, KRUPS, TEFAL, entre outras.

Com garantia de 2 anos

Vendas ao público C/pequenos toquesEm Grada - Anadia telf - 231 209 800

V I S I T E - N O S

ARMAZENISTAS

Atlético Clube do Luso

“O nosso trabalho é todovoluntário”,afirmou Cecílio Pereira

Resultados

Sábado, 21 de DezembroEscolares: HC Mealhada, 2 - AA Espinho, 9

Benjamins: HCM, 7 - ACR Gulpilhares, 3

Escolares: AA Espinho, 10 - ACR Gulpilhares, 2

Infantis: HC Mealhada, 7 - GR Vigor M, 5

Escolares: HC Mealhada, 2 - ACR Gulpilhares, 5

Juvenis: HC Mealhada, 11 - ACR Pess. Vouga, 5

Infantis: GR Vigor M, 5 - AA Amadora, 6

Iniciadas: HC Mealhada, 1 - ACR P. Vouga, 0

Infantis: HC Mealhada, 6 - AA Amadora, 3

Sem. Mascul.: HC Mealhada, 7 - AA Amadora, 2

Veteranos: HC Mealhada, 7 - AA Amadora, 5

Domingo, 22 de DezembroIniciados: HC Mealhada, 2 - AA Coimbra, 3

Iniciados: AA Coimbra, 4 - SC Marinhense, 1

Iniciados: HC Mealhada, 5 - SC Marinhense, 4

Juniores: HC Mealhada, 3 - J. Ourisense, 2

Sem. Fem.: HC Mealhada, 10 - Fânzeres, 0

Futsal

Após um ano de vida, completado no dia5 de Julho, e de uma época que culminoucom a subida à 1.ª Divisão Distrital de Futsalde Aveiro, é grande o entusiasmo de atletas,dirigentes e apoiantes do Atlético Clube doLuso (ACL). Com vinte e nove jogadoresinscritos, (quinze seniores e catorze juniores),com escolinhas e uma equipa feminina, comuma equipa técnica toda constituída porresidente da freguesia de Luso são deorgulho as palavras de Cecílio Pereira,treinador e dirigente do ACL. “Queremos queos nossos jogadores sejam reconhecidos porserem da freguesia do Luso e não pelonúmero da camisola. As nossas equipas são

e os doze anos, treinam às sextas-feiras das17h 30m às 19h 30m. A equipa feminina doACL tem treinos, também às sextas-feiras,das 19h 30m às 21 horas. “Não condiçõesfísicas e infra-estruturas para formar maisuma equipa, apesar de ser nossa ambição.Quanto mais equipas tivermos mais difícilserá ajustar os horários para usufruir dopavilhão, temos de nos organizar”, disseCecílio Pereira.

“Esta época tivemos a coragem de mantera equipa, tirando dois jogadores que foramsubstituídos por outros devido a questõespessoais. Apesar de termos tido um iníciomau, temos vindo a resolver os nossos

reconhecidas pela população, são identi-ficados e isso é, para nós muito importante”,disse Cecílio Pereira.

A equipa de seniores é constituída pordois guarda-redes: Leandro e Alcino. Nosfixos jogam Rui Pedro e João Simões, nasalas, Carlitos, João Oliveira, FernandoBacana, Nuno Bacana e Tininho, como pivotsZé Carlos e Jorge Pimenta. Jogam na posiçãouniversal Francisco Seabra e Miguel Ferreira.A equipa sénior treina três vezes por semana,à segunda-feira, quarta-feira e quinta-feira,entre as 19h 30m e as 21horas. Cecílio Pereirae Paulo Oliveira são os treinadores.

No que diz respeito ao escalão júniorque disputa também o Campeonato Distritalda zona sul, o treinador é Ricardo Domingose Luís Felício é o treinador-adjunto. Ambostreinam a equipa duas vezes por semana,às terças-feiras das 19h às 21horas e àsquintas-feiras das 18 horas às 19h 30m. Osguarda-redes da equipa são Midões e Pedro.Como fixos jogam André Costa, Dinis e Rafael.Daniel, Fábio, André Duarte, Romeu, Mira, eJoão jogam na posição alas e os pivots sãoManuel e Pimenta.

Os jovens atletas das escolinhas, comidades compreendidas entre os cinco anos

complexos perante as outras equipas quesempre sentimos serem superiores à nossa.Agora é sempre a subir, principalmentesuperar os obstáculos”. Sobre a equipadeclarou: “Tem uma média de idade muitoinferior à das outras equipas. As outrasequipas têm anos de experiência e nós nãotemos bases de futsal, apesar disso, temosconseguido avançar e libertarmo-nos. Agoraé apanhar a sorte que nos tem fugido”.

O ACL tem a colaboração da Junta deFreguesia do Luso, da Junta de Turismo Luso-Buçaco, da Sociedade das Águas de Luso, daCâmara Municipal da Mealhada, e de algunscomerciantes da vila de Luso. “Nada rece-bemos pelo nosso trabalho. Aqui, todo otrabalho é voluntário, devemos ser a únicaequipa na 1.ª Divisão que não recebe nada”,disse Cecílio Pereira. “Estamos em fase decrescimento, vamos continuar com todas aslimitações. Vivemos do improviso”.

“Nesta equipa todos se conhecem e todossão amigos, somos uma família. O jogo nãoacaba no apito final. Temos, depois, sempreum convívio. Também temos uma grandeclaque, que assiste a todos os jogos em casaou perto de casa. Quando é mais longe vãomenos, mas vão sempre”. RSG

Veteranos do HCM

Atlético Clube do Luso

Page 14: Jornal da Mealhada - n.º 672 – 02.01.2008

2121212121Quarta-feira, 2 de Janeiro de 2008

À descoberta do Óscar II — O fascínio da imagem

Exposição organizada pela Junta de Turismo do Luso-Buçaco — em parceria como Museu da Imagem em Movimento, de Leiria, e o Cineclube de Avança — quepretende mostrar a história do cinema, procurando explicar como decorreu a longacaminhada até ao dia em que se “fez luz” no Grand Café Boulevard des Capucines,em Paris, a 28 de Dezembro de 1895, dia em que os irmãos Lumière fizeram a primeiraapresentação pública dos seus filmes. Uma iniciativa apoiada pela CâmaraMunicipal da Mealhada.

Exposição aberta às segundas-feiras, quintas-feiras, sextas-feiras e sábados apartir das 20 horas. Aos domingos a partir das 15 horas.

Indústria de mármores

Cineteatro municipal Messias

Actualidade Cultural

Até 31 de Janeiro

Exposição

Música

Vida Comercial

Portagem Bairrada Center

5 de Janeiro, sábado — 21h 30mConcerto de Ano Novo pela Orquestra de São Petersburgo

A Orquestra Estatal da Ópera de São Petersburgo vai subir ao palco do cineteatroMessias, na Mealhada, no próximo dia 5 de Janeiro, pelas 21h30m, para umconcerto de Ano Novo. Um riquíssimo repertório, na melhor tradição europeia decelebração musical de um novo ano, marcado pela alegria, entusiasmo e esperança,mas também pela nostalgia dos tempos passados. Do programa do concerto farãoparte temas de Johann Stauss, Franz von Suppé, Jaques Offenbach, Franz Lehar,Charles François Gounod, Emmerich Kalman, Shostakovitsh, Alexander Alabiev eAram Khatschaturian.

SERNADELO - 3050-382 MEALHADA Telef./fax: 231 202 257

Serramos madeira,fazemos móveis por medidaem todas as madeirasque o cliente desejar.Trabalhos para a construçãocivil (portas, janelas, vigas)

FarmaRangel na Urbanização da Botica

Apostar na diferença, loja “4 Street”

A Portagem Bairrada Center,junto à Portagem da A1 – Mealhada,é uma estalagem e restaurante, foiinaugurada no início do mês deDezembro e encontra-se abertatodos os dias até às 2 horas. CarlosPinto Boiça, natural do Bolho, eestabelecido há mais de vinte anosno Algarve decidiu investir noconcelho da Mealhada.

Este empreendimento turísticopossuiu estalagem com dezassetequartos equipados com TV Cabo,telefone, Internet Wireless. Tem

BibliomealhadaHorário semanal: Pampilhosa — segunda-feira, das 14h 30m às 17 horas;

Vacariça — terça-feira, das 10h às 12h 30m; Luso — terça-feira, das 14h 30m às 17horas; Ventosa do Bairro — quarta-feira, das 10h às 12h 30m; Antes — quarta-feira,das 14h 30m às 17 horas; Casal Comba — quinta-feira, das 10h às 12h 30m;Barcouço — quinta-feira, das 14h 30m às 17 horas.

Espaços museológicosMuseu Agrícola de VacariçaAberto de segunda-feira a sexta-feira. De manhã, das 9h às 12h, de tarde, das 14h

às 17h 30m. Para grandes grupos é favor marcar hora através do telefone 231 939 228.

Espólio do Comendador Melo Pimenta(Junta de Turismo Luso-Buçaco, no Luso)

Aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 9h 30m às 12h 30m e das 14h às 18h.Aos sábados, domingos e feriados funciona das 10h às 13h e das 15h às 17h.

O contacto pode ser feito para a Junta de Turismo Luso-Buçaco através dotelefone número 231 930 716.

Museu Militar do BuçacoAberto de terça-feira a domingo das 10h às 12h30m e das 14h às 17h30m. O

contacto pode ser feito através do telefone número 231 939 310.

Convento de Santa Cruz do BuçacoAberto de terça-feira a sábado, das 9h às 12h20m e das 14h às 17h20m.

Casa Quinhentista da Pampilhosa e Museu do PorcoVisitas marcadas através dos telefones número 231 949 824 — Junta de

Freguesia da Pampilhosa — e 231 949 828 — José Machado Lopes.

restaurante com capacidade para oitocentos e vinte lugares sentados, com refeições económicas,sala de convívio para todo o tipo de eventos e piano bar.

As suas especialidades são o leitão assado à Bairrada, cataplana de mariscos e FranguinhoAlgarvio, receita trazida do sul do país.

Com venda de produtos nãosujeitos a receita médica, estáaberta, na Rua Largo Mário Navega,na Urbanização da Botica, na Antes,desde Outubro de 2007, aFarmarangel, propriedade da Dr.ªLia Rangel Andrade, licenciada emCiências Farmacêuticas, que seencontra ao serviço a tempointeiro.

Aberta de segunda-feira asábado, das 9 horas às 13 horas edas 15 horas às 20 horas, nestaloja de saúde poderá encontrarqualquer medicamentos que nãonecessite de receita médica,produtos de ervanária, veterinária,

leites e dietéticos, suplementos alimentares, acessórios de farmácia, puericultura, cosméticae dermocosmética, testes rápidos de diabetes, colesterol e gravidez. Também se procede àmedição da tensão arterial.

Instalada na Rua CerveiraLebre 103, na Mealhada, abriu, emmeados de Dezembro, a loja “4Street”, uma loja de roupa de estiloHip Hop. Este espaço comercial,que se encontra aberto todos osdias das 9h às 12h 30m e das 14h30m às 19 horas, com excepção dodomingo, pertence a AndréCarvalho, mais conhecido porMcFly. É o primeiro negócio dojovem empresário que considerater feito a aposta certa na diferençae garantiu: “O negócio tem corridobem”.

Nesta loja, que tem música ambiente Hip Hop, encontram-se bonés, sapatilhas, blusões, t-shirts, calças, camisolas, roupa deste estilo.

Page 15: Jornal da Mealhada - n.º 672 – 02.01.2008

Quarta-feira, 2 de Janeiro de 2008

2222222222

Necrologia

AGÊNCIA FUNERÁRIA ANTÓNIOSIMÕES BOIÇA & FILHOS, Ld.ª

Telef. 231 204 517 Telems: 966 072 830 ou 969 125 452

MURTEDE - CANTANHEDE

Serviço permanente para todo o país e estrangeiro

Lendiosa

MANUEL FERREIRA PATRÃO

(Sediada no concelho da Mealhada)Telef. (s) 231 930 689 - 231 930 857

Telem (s) 937 579 125/6 fax: 231 930 673 e-mail: [email protected]

CARREIRA 3050-501 VACARIÇA

AGÊNCIA FUNERÁRIA DA CARREIRA,UNIPESSOAL, LDA de António Marques Lopes

Mealhada

MARIA LUSITANA CERVEIRA DOS SANTOS

Faleceu no dia 19 de

Dezembro, na sua residência,

MARIA LUSITANA CERVEIRADOS SANTOS, com 82 anos de

idade. Era natural da

Mealhada, onde residia e em

cujo cemitério foi a sepultar.

Seu marido, Carlos

Martins Garrido, seus filhos,

Maria Ivone Cerveira Garrido,

José Carlos Cerveira Garrido e Maria Helena Cerveira

Garrido, nora, genros, netos e restante família agradecem

a todas as pessoas que acompanharam a extinta à sua

última morada, ou que, de qualquer outro modo, lhe

manifestaram o seu pesar. Agradecem, igualmente, a

todos quantos assistam à missa de sétimo dia.

Tribunal Judicial de Anadia1.º Juízo

Pç. Visconde de Seabra - 3780-211 AnadiaTelef: 231510810 Fax: 231511482 Mail: [email protected]

ANÚNCIO - 2.ª publicaçãoProcesso: 3-411984 Divisão de Coisa Comum

N/Referência: 1123897 Data: 29-11-2007

Requerente: Julieta da Silva Maranha

Requerido: José Alberto da Silva Pinto e outro(s)...

Nos autos acima identificados foi designado o dia 18-02-2008,

pelas 15:00 horas, neste Tribunal, para a abertura de propostas,

que sejam entregues até esse momento, na Secretaria deste

Tribunal, pelos interessados na compra do(s) seguinte(s) bem/

bens:

Prédio misto composto por casa de habitação de rés-do-chão,

terreno e mato, sito na Lagarteira, freguesia de Pampilhosa, Concelho

da Mealhada, inscrito na matriz predial urbana sob o artigo 1447 e

rústica sob o artigo 5223, e descrito na Conservatória do Registo

Predial da Mealhada sob o número 2836.

VALOR BASE: Superior a 37.500,00 euros (trinta e sete mil e

quinhentos euros).

Notas: 1 - As cartas contendo as propostas devem ter as

indicações suficientes para só serem abertas na altura apropriada,

devendo conter todos os elementos de identificação dos

proponentes, designadamente o n.° do Bilhete de Identidade e de

Contribuinte, sendo do interesse de eventuais proponentes

comparecerem ao acto de abertura de propostas atento o disposto

no art.° 893°, n°2 do

2 - Os proponentes devem juntar à sua proposta, como caução,

um cheque visado, à ordem da secretaria, no montante

correspondente a 20% do valor base dos bens ou garantia bancária

no mesmo valor (n°1 aoArt°897°do CFC).

A Juiz de Direito, Maria Manuel Rijo Araújo Silva

O Oficial de Justiça, Luis Valente JM n.º 672 de 2 de Janeiro de 2008

Lograssol

ANTÓNIO CERVEIRA BOTELHO

Mealhada

HENRIQUE DA SILVA VITORINO

Enxofães

ANTÓNIO FERREIRA BATISTA

Mealhada

MARIA DA CONCEIÇÃO ALVES BREDA DE MATOS

Venda do Jornal da Mealhada,no LUSO

Faleceu no dia 26 de

Dezembro, nos Hospitais da

Universidade de Coimbra,

ANTÓNIO FERREIRA BATISTA,com 79 anos de idade. Era

natural de Enxofães, onde

residia. Foi a sepultar no

cemitério de Murtede.

Os seus familiares vêm

por este meio agradecer a

Faleceu no dia 20 de

Dezembro, na sua residência,

MANUEL FERREIRA PATRÃO,

com 81 anos de idade. Era

natural da Lendiosa, onde

residia. Foi a sepultar no

cemitério do Carqueijo.

Sua esposa, Isaura

Ferreira Calhau, seu filho,

Faleceu no dia 25 de

Dezembro, no Hospital

Infante D. Pedro, em Aveiro,

MARIA DA CONCEIÇÃO ALVESBREDA DE MATOS, com 80

anos de idade. Era natural da

Mealhada, onde residia e em

cujo cemitério foi a sepultar.

Seus sobrinhos, Eng.º

Albano Manuel dos Santos

Vítor Ferreira Patrão, sua nora, Maria Rosa Carvalho

ferreira, seus netos e restante família agradecem a

todas as pessoas que acompanharam o extinto à sua

última morada ou que, de qualquer outro modo, lhes

manifestaram o seu pesar. Agradecem, igualmente, a

todos quantos participaram na missa de sétimo dia, por

sua intenção.

Breda e Maria do Rosário Vasconcelos Barbosa Breda,

e restante família agradecem a todas as pessoas que se

uniram a eles neste momento difícil pela perda da sua

ente querida e agradecem, igualmente, a todos quantos

participaram na missa de sétimo dia, por sua intenção.

todas as pessoas que acompanharam o extinto à sua

última morada ou que, de qualquer outro modo, lhes

manifestaram o seu pesar. Agradecem, igualmente, a

todos quantos participaram na missa de sétimo dia, por

sua intenção.

PPPPPAPELARIA SAPELARIA SAPELARIA SAPELARIA SAPELARIA S. JOÃO. JOÃO. JOÃO. JOÃO. JOÃO

Faleceu no dia 24 de

Dezembro, ANTÓNIO CER-VEIRA BOTELHO, com 80 anos

de idade. Era natural De

Grada, Anadia, e residia no

Lograssol. Foi a sepultar no

cemitério da Vacariça.

Sua esposa, Adélia

Abrantes das Neves, seus

filhos, Irene Neves Cerveira

Faleceu no dia 27 de

Dezembro, na sua

residência, HENRIQUE DASILVA VITORINO, com 49 anos

de idade. Era natural da

Póvoa da Mealhada, onde

residia. Foi a sepultar no

cemitério da Mealhada.

Sua esposa, Antonina

Lopes Cerveira Vitorino, suas

Almeida e Fernando Manuel Abrantes Cerveira, sua nora,

seus netos e restante família agradecem a todas as

pessoas que acompanharam o extinto à sua última

morada ou que, de qualquer outro modo, lhes

manifestaram o seu pesar. Agradecem, igualmente, a

todos quantos participaram na missa de sétimo dia, por

sua intenção.

RISSÓIS DA CILARECONCO - MEALHADA

231 202 885 231 202 885 231 202 885 231 202 885 231 202 885 ou 966 570 385 966 570 385 966 570 385 966 570 385 966 570 385*Rissóis de carne, peixe, atum e leitão, coxinhas degalinha, bolos de bacalhau, panadinhos mistos,croquetes de carne, rolinhos de salsicha, febraspanadas e pataniscas.

ACEITAM-SE ENCOMENDAS

filhas, Maria Alice Lopes da Silva e Laurinda Patrícia

Lopes da Silva, sua mãe, Maria Alice dos Santos Silva,

irmão, genros, netos e restante família agradecem a

todas as pessoas das suas relações de amizade que

acompanharam o extinto à sua última morada ou que, de

qualquer outro modo, lhes manifestaram o seu pesar.

Agradecem, igualmente, a todos quantos participaram

na missa de sétimo dia, por sua intenção.

A SA SA SA SA S S I N AS I N AS I N AS I N AS I N A T U R A A N UT U R A A N UT U R A A N UT U R A A N UT U R A A N U A LA LA LA LA LD O J M = 1 5 E U R O SD O J M = 1 5 E U R O SD O J M = 1 5 E U R O SD O J M = 1 5 E U R O SD O J M = 1 5 E U R O S

SSSSSupermercado Cerveiraupermercado Cerveiraupermercado Cerveiraupermercado Cerveiraupermercado CerveiraRua Cerveira Lebre,18.

Tel e fax: 231 202 205 MEALHADA

FERRAZ & FERRAZ -

Rua Costa Simões - MealhadaContacto: 231 202 622

PAPELARIA MARBELlivros - revistas - brinquedos

lembranças - perfumes

PPPPPAMPILHOSAMPILHOSAMPILHOSAMPILHOSAMPILHOSAAAAA

PAPAPAPAPAULULULULULO DE CARVO DE CARVO DE CARVO DE CARVO DE CARVALHOALHOALHOALHOALHO,,,,, L L L L L.da.da.da.da.da.Luso

PAPAPAPAPAGAMENTGAMENTGAMENTGAMENTGAMENTO DOO DOO DOO DOO DOJORNAL DA MEALHADAJORNAL DA MEALHADAJORNAL DA MEALHADAJORNAL DA MEALHADAJORNAL DA MEALHADA

Page 16: Jornal da Mealhada - n.º 672 – 02.01.2008

2323232323Quarta-feira, 2 de Janeiro de 2008

30 anos

Rua da Liberdade, 12 - 3050 - 563 Ventosa do Bairro - telf. e fax: 231 289 239Rua da Liberdade, 12 - 3050 - 563 Ventosa do Bairro - telf. e fax: 231 289 239Rua da Liberdade, 12 - 3050 - 563 Ventosa do Bairro - telf. e fax: 231 289 239Rua da Liberdade, 12 - 3050 - 563 Ventosa do Bairro - telf. e fax: 231 289 239Rua da Liberdade, 12 - 3050 - 563 Ventosa do Bairro - telf. e fax: 231 289 239

Deseja a todos os clientes,

familiares e amigos

um

Próspero Ano Novo de 2008

EmpreiteiroMateriais de Construção

Alvará de Construção n.º 4228

LOJA 4 - MEALHADA Rua Dr. Costa Simões, 55, 57 E 59 Horário: Segunda a Sexta: das 9h - 13h e das 14h 19h aos sábados: das 9h - 13h

A MAIOR LOJA DE UTILIDADES DA REGIÃO CENTRO

Page 17: Jornal da Mealhada - n.º 672 – 02.01.2008

Pedralva - S. Lourenço do Bairro Aguim

MealhadaVentosa do Bairro

Pampilhosa Sangalhos Pampilhosa

Mealhada Paraimo - SangalhosMealhada

Sede e redacção Rua das Escolas Novas, n.º 36,Apartado 30 - 3050-901 Mealhada Telef. e fax: 231 203 167

[email protected] www.jornaldamealhada.comAv. Quinta da Nora

MEALHADA231 281 217

D. João de Melo, homem simples, todo dado à

meditação e à oração mental foi escolhido por

D. Pedro II para bispo de Coimbra. Não pondo

de parte o seu múnus espiritual, dirigia-se

assiduamente para o Buçaco onde, habitando numa

das suas modestas ermidas, encontrava ambiente

propício à contemplação e à reflexão sobre a actividade

pastoral.

Numa diocese com características próprias,

fechada na sua ruralidade, estendendo-se pelas

encostas do Buçaco, Lousã, Caramulo e Estrela, a que

se pode juntar o espaço que levava à orla marítima,

com as suas crenças e símbolos particulares, festas e

jogos, era necessário por parte do prelado toda uma

atenta vigilância sobre os tempos de ócio do povo.

Na Biblioteca da Universidade de Coimbra e

datado de 1781 encontra-se um conjunto de

composições teatrais, destinadas a serem executadas

em solenidades religiosas, em especial na quadra

natalícia, nos Reis ou nas festas dos santos mais

populares, como S. Vicente, S. Gonçalo, Santa Cecília

e outros, possuindo no entanto um carácter mais

profano que sagrado. Muitos deles provieram da

Livraria do Buçaco.

O Natal ao tempo de D. João de Melo, bispo de Coimbra

Os Vilancicos (sécs. XVII - XVIII)Alice Correia Godinho Rodrigues

Eram essas composições denominadas vilancicos e

teriam sido impressas na oficina de António Craasbeck

durante o episcopado de D. João de Melo. Eram textos

teatrais, de cunho essencialmente popular, em

português e castelhano. Ingénuos, simples, destinados

a serem ouvidos e apreciados por todos.

Etimologicamente o seu nome significa pequena cantiga

vilã, cantiguinha de vilão (habitante da vila), tal como

pastorela se aplica a cantiga de pastora e serranilha a

cantiga de serrana. De origem castelhana, mais

propriamente de raiz galaico-portuguesa, só se divulgou

em Portugal na segunda metade do séc. XVII. Fazia

lembrar os madrigais da música italiana da época.

Descendo da corte até ao povo das catedrais e às

humildes igrejas, todos se associavam à festa que se

realizava nos adros dos templos sendo proíbidas de

entrar no espaço sagrado. Os vilancicos converteram-

se, primeiro, em festa palaciana e foram ouvidos na

Capela Real de D. Pedro II, cantados por artistas famosos

nacionais e estrangeiros. Descendo dos palácios para

as catedrais, por exemplo, para o adro da Sé Velha de

Coimbra durante os episcopados de D. João de Melo e

de D. António de Vasconcelos e Sousa, bispos que

ficaram ligados ao Buçaco. Continua Anúncio aos pastores - In (Livro de Horas). Ms do séc. XV. Escola Francesa. Lisboa - Biblioteca Nacional, IL. 42, f. 96 Série Natal - 2

1

T1, T2 e T3 novos, com acabamentos modernose garagem. Suite. Roupeiros. Lareira. Cozinhaequipada com electrodomésticos encastrados.Despensa. Com varandas. Pré aquecimentocentral. Desde 78.500,00 eurosRef.ª 526 a 529

M7 com bons acabamentos, áreas amplas eterraço. Cozinha de forno. Roupeiros. Sótãocom quartos, arrumos e wc. Cave com garrafeira,sala de jogos e bar. Com garagem. Aquecimentocentral! 325.000,00 eurosRef.ª 521

T2 com garagem e boa área, em bomestado. Cozinha com despensa emarquise. Roupeiros. Varanda.

80.000,00 eurosRef.ª 525

T3 em óptimo estado, com acaba-mentos excelentes e duas garagens!Suite. Roupeiros. Cozinha comdespensa. Pré Aquecimento Central ePré Ar Condicionado. 120.000,00 eurosRef.ª 518

M5 habitável, isolada, com bastanteterreno. Com adega.Inclui uma outra casa centenária parareconstrução.350.000,00 eurosRef.ª 448

M6 muito bem localizada, com terrenoagrícola e armazém espaçoso.Bons acessos!320.000,00 eurosRef.ª 517

Terreno com casa antiga, habitável,para eventual reconstrução.Bons acessos, ligação a água,electricidade e saneamento.125.000,00 eurosRef.ª 293

Terreno rústico, no centro!

40.500,00 eurosRef.ª 515

M2 com terreno e garagem para trêscarros. Duas suites. Bons acaba-mentos interiores. Sala com lareira erecuperador de calor. Sótão em toda aárea. Aquecimento Central.

Excelente terreno para construção,com 2700 m2. Em Zona Industrial, combons acessos.130.000,00 eurosRef.ª 307

105.000,00 eurosRef.ª 520

Page 18: Jornal da Mealhada - n.º 672 – 02.01.2008

33333Quarta-feira, 2 de Janeiro de 2008

Asessão de apresentação do Projecto SIG@Mealhadadecorreu na quinta-feira, 20 de Dezembro, no auditório da Biblioteca Municipal da Mealhada.

Uma iniciativa que teve como objectivo principalapresentar o projecto informático que servirá de suporteà Câmara Municipal da Mealhada (CMM), na gestão doterritório. Foi desenvolvido pela equipa de formandos daautarquia, em parceria com a entidade formadora, aMunicípia SA, empresa contratada no âmbito do programaFORAL – Apoio ao Investimento Municipal e Intermunicipalde Formação Profissional/Formação Acção. SegundoCarlos Cabral, presidente da CMM, presente nestaapresentação: “Este é um projecto estratégico para oconcelho da Mealhada”.

O programa “Formação Acção para implementação doProjecto SIG@Mealhada” surgiu de uma candidatura daCâmara Municipal ao Programa Operacional da RegiãoCentro e teve por finalidade a formação de técnicos daautarquia na utilização de várias ferramentasinformáticas de suporte às actividades de gestão daautarquia, como CAD, SIG ou Análise Espacial.

O plano de acção, com dez formandos, teve a duraçãode 511 horas, distribuídas por sessenta e quatro dias desde11 de Maio e, em conjunto com a entidade formadora,foram desenvolvendo este projecto, que tem como principalfundamento a disponibilização de informação geográficasobre todo o concelho, quer para os diferentes serviços daautarquia, quer futuramente para os munícipes. Tem comobase a cartografia digital e permite, por exemplo, localizarqualquer ponto do concelho e obter o significado real desseponto que for seleccionado. Nuno Almeida, urbanista e otécnico municipal responsável do projecto, fez a

apresentação e explicou todo o processo realizado aolongo destes oito meses.

O Projecto SIG@Mealhada permite a recolha, gestão edivulgação de dados relativos à toponímia, aoordenamento do território, às redes de água, aosaneamento, ao património municipal, aos equipamentosdo concelho e futuramente ao próprio Plano DirectorMunicipal, entre variadas outras informações. É possível,por exemplo, obter os mais variados dados sobre a redeviária do concelho, a sua toponímia, o seu tipo de piso eestado de conservação, os edifícios existentes e o númerode pisos de cada um, se é alojamento residencial oucomercial, os equipamentos urbanos, desde um poste aum banco de jardim, e até mesmo a localização dos sinaisde trânsito ou dos contentores de lixo e ecopontos.

Mónica Sofia Lopes

Câmara Municipal da Mealhada

Apresentado projecto SIG@MealhadaCaça

Caça ilegal noconcelho da Mealhada

Um caçador foi atingido a tiro, no domingo, 23 deDezembro, perto de Souselas, no concelho de

Coimbra, por um projéctil disparado “involuntari-amente” pela arma de outro caçador, residente no Luso.Na Mealhada foram detidos dois indivíduos pela práticade caça ilegal.

Fernando Santos, de quarenta anos de idade,residente em Souselas, manobrador de máquinas, foiatingido por uma bala, pelas 11h 40m, e sofreuferimentos no braço esquerdo. O acidente ocorreu entreBrasfemes e Souselas quando dois grupos de caçadoresse cruzaram. Nessa altura, fugiu o cão de um caçador,residente no Luso, que acabou por ser apanhado poroutro homem. Quando o dono do cão tentou pegar ocão ao colo, deu-se o acidente.

O ferido foi submetido a uma intervenção cirúrgica,no mesmo dia, correndo o risco de amputação do braço.

Na quinta-feira, 20 de Dezembro, foramapresentados no Tribunal da Mealhada, dois cidadãosdetidos por caça ilegal. Um porque caçava sem licençae outro porque transportava a arma em situação ilegal.

MSL

Poluição naLameira de Santa Eufemia

Análise comprova:água poluída

Após colheita de água da Ribeira da Vacariça no dia6 de Dezembro de 2007, por um engenheiro da

Câmara Municipal da Mealhada (CMM), feitas asanálises o resultado chegou à redacção do Jornal daMealhada: “A água que passa perto da fábrica AlcidesBranco & C.ª, SA, encontra-se imprópria, muito poluída.A análise nem seria necessária pois é visível a poluiçãoda água”, disse António Jorge Franco, vereador da CMM.

Lembramos que, no dia 6 de Dezembro, a água daribeira, que estava a ser utilizada no regadio, seapresentava de cor negra e com espuma à superfície, oque levou, uma vez mais, os habitantes a manifestaremo seu desagrado. No dia 20 de Dezembro a reporter doJornal da Mealhada observou o resultado de novadescarga com idênticas características. RSG

Cineteatro Messias

Orquestra russana Mealhada

A Orquestra da Ópera Estatal de São Petersburgo, daRússia, vai subir ao palco do cineteatro Messias,

na Mealhada, no sábado, 5 de Janeiro, às 21h 30m, paraum concerto de Ano Novo, sob a direcção musical domaestro alemão Wiktor Bockman.

A Orquestra vai estar na Mealhada com um habitualprograma de valsas e polkas de Johann Strauss, entreoutros compositores clássicos. Faz-se acompanhar detrês pares de bailarinos e uma soprano que vãoacrescentar valor musical ao espectáculo.

As reservas para o concerto podem ser efectuadasatravés dos telefones 231 209 870 e 231 200 980. Osbilhetes, com o preço de quinze euros, podem seradquiridos, e levantados, na bilheteira do cineteatro,das 20h às 22 horas, de segunda a quinta-feira, ou das15h às 18 horas, de domingo. MSL

O GEDEPA, da Pampilhosa inaugurou no sábado, 29de Dezembro de 2007, a ala norte, reconstruída, daCasa Rural Quinhentista, na Pampilhosa. No mesmo

dia foi apresentada a vigésima sexta edição da revista“Pampilhosa, uma Terra e um Povo”.

“Esta revista tem dois temas centrais: os cento ecinquenta anos da morte do escritor Fialho d’Almeida,que trabalhou na Pampilhosa, e o centenário do escritorMiguel Torga", afirmou ao jornal da Mealhada JoséMachado Lopes, presidente do colégio directivo doGEDEPA. "Publicamos também um artigo de fundo, muito

interessante, sobre a desinfecção dos envelopes decorreio”, explicou. “Da revista faz parte, também,referência a personalidades importantes do concelhoda Mealhada, que já faleceram, e ajudaram muito oGEDEPA nas suas actividades. Dedicamos um espaço aossetenta e cinco anos da morte de António AugustoGonçalves. Isto porque no nosso espólio temos todadocumentação de Lourenço Chaves de Almeida que fazmuita referência a António Augusto Gonçalves”, concluiuJosé Machado Lopes.

Mónica Sofia Lopes

"Pampilhosa, uma Terra e um Povo"

Edição 26 sobre Fialho d'Almeida e Torga

A reunião ordinária da assembleia-geral daAssociação Comercial e Industrial da Mealhada(ACIM) realizou-se na sexta-feira, 21 de Dezembro,

no salão da Junta de Freguesia da Mealhada. Na ordem detrabalhos constou, no primeiro ponto, a apreciação evotação do Plano de Actividades e Orçamento para o anode 2008 e, no segundo ponto, outros assuntos de interessepara a associação.

Carlos Pinheiro, presidente da ACIM, anunciou: “AFeira do Stocks é para continuar no Luso e na Mealhada.Na área de formação vão aparecer muitos cursos tambémdestinados a entidades patronais. A Feira do Emprego e

Associação Comercial e Industrial da Mealhada

A ASAE vai ser impiedosa quantoà lei do tabaco, diz Carlos Pinheiro

da Formação também se voltará a realizar, porque a desteano foi um sucesso. Os seminários vão começar aaparecer”. O presidente da ACIM ainda alertou: “Sei que aASAE vai ser muito insensível na questão da Lei do Tabaco”.Antes da aprovação do primeiro ponto, Carlos Pinheiroainda disse: “Este ano, o concurso de montras da ACIMenvolveu cinquenta estabelecimentos, da Mealhada, Lusoe Pampilhosa. Isto é muito bom!”

“O Plano de Actividades e Orçamento para o ano de2008 foi aprovado por unanimidade”, concluiu PaulaFelgueiras, presidente da mesa da assembleia.

Mónica Sofia Lopes

Page 19: Jornal da Mealhada - n.º 672 – 02.01.2008

44444Quarta-feira, 2 de Janeiro de 2008

Temas locais — 46

Ferraz da Silva

As vozes e as nozes

As vozes e as nozes sim, mas emprimeiro lugar é necessário falar donúmero de prestidigitação política

que é o novo apoio da Câmara Municipalao Carnaval da Mealhada.

Afinal, depois de meses e meses dediálogo de surdos durante os quais aautarquia conseguiu mostrar toda a suaexcelente capacidade para gerar conflitos,atritos e mal entendidos e ao mesmo tempoa sua total incapacidade para gerir bomsenso, equilíbrio, diálogo e interessesmunicipais da sociedade civil, como pormagia assistimos à intervenção dum velhoAbraão, uma figura bíblica de bordão eautoridade celeste que, descendo do montearenoso que é a Assembleia Municipal aomundo dos mortais, apelou à paz, àoração, à prece e à concórdia entre orebanho.

Num instante caíram birras, amuos e omilagre deu-se. A vara divina espalhou,com a maior das simplicidades, oentendimento, a fé, a esperança e avontade. A comunidade uniu-se. Em poucosminutos o bom senso patriarcal sopradoda Assembleia resolveu, ainda bem, aquiloque o mau senso da Câmara não conseguiuresolver em meses e, para contentamentode muita gente do município, lá vai haverCarnaval.

O que se podia ter evitado antes destasquixotescas figuras…!!!

Mas assim, livra-se o executivo daautarquia do peso do Entrudo que já lhevergava costas e consciência mas não se

livra de, em termos políticos, sair com orabo entalado e muito maltratado na suaimagem de autoridade, sabedoria ou degestor. Em comunicação interpessoal,simplesmente arrasado!

É que, ao grande puxão de orelhas quelhe deu o próprio partido não há muitotempo através da comissão políticaconcelhia, junta-se, agora, com muitomaior peso e gravidade, a AssembleiaMunicipal em uníssono, descontente como rumo e actuação da edilidade nestamatéria dos festejos carnavalescos, mastambém sobre a legalidade da Unidade deExecução da Av. 25 de Abril, uma causapolémica.

Um circo político de incongruências edesnorte de difícil explicação que talvezesteja igualmente na origem duma recenteentrevista no boletim municipal feita oudada pelo seu presidente, entrevistaencomendada, assinada para enganarpapalvos, mas que bem se pode dizer, feitopelo autor a ele próprio, utilizando osdinheiros públicos do município para seauto-promover politicamente numaespécie de conversas em família,contraponto oficializado às críticas e sãomuitas, de que o executivo é alvo.

A história do poder repete-se em todasas épocas e em todos os lados, quer sejaem pequenos espaços como um município,quer em grandes espaços como nações,repete-se e não raro vemos antigosacusadores a cometer os mesmos erroscom que acusaram os outros. Fraquezas

da alma ou da memória curta, coisas dacondição humana.

Apesar de não ser caso único empublicações municipais onde se gastammilhões de euros fazendo crescer o défice,não é uma atitude que me pareça correctanem reveladora de grande seriedadepolítica. Gestão da Câmara é gestão daCâmara, gestão pessoal é gestão pessoal,é preciso distinguir as coisas e agirconsequentemente não misturando alhoscom bugalhos, nem fazendo de juíz emcausa própria.

Depois disto, vamos às vozes e às nozes,coisa que tem a ver com as maravilhas domunicípio e com as iniciativas levadas aefeito nesse sentido, de que queria falarhoje. É que, em vez das palavras de auto-promoção publicadas na entrevista dopresidente, julgo que ficaria bem melhor àimagem do município a publicação dascontas em prol dessas maravilhas domunicípio e informar, preto no branco,quanto já gastou a Câmara com ainiciativa destinada à promoção edinamização turística.

Enfim, é dinheiro da nossa autarquia,onde está o porquê de não se saber? Opelouro respectivo conhece a resposta,tenho a certeza que não gere alegremente adespesa mas que se esforça por obter ofeedback que o assunto exige e espera noque respeita aos resultados e receitas. É oelementar.

Ainda por cima, quando o município vaiprosseguir no investimento e num

regulamento próprio, seria oportunoinformar se os frutos da primeiraexperiência reclamam continuação, ou queoutras razões o aconselham. O boletimmunicipal, aí estaremos de acordo, éóptimo para o efeito e todo o cidadão desteconcelho gostaria de ser informado decoisas como estas. Como por exemploquanto recebeu o município daconcessionária das Águas do Luso o anopassado, cujas contas estão feitas. Eu seique está no relatório de contas, mas quemo lê? Quem tem acesso a ele? E mesmoassim, quem o sabe ler? Porque nãoinformar no boletim municipal emlinguagem compreensível? É segredo?

Aliás, quando a Câmara dá algumacoisa a alguém, como às associações, nãolhes manda o relatório e contas para queos directores procurem na contabilidadeanexa as verbas recebidas. Não, não fazisso, escreve sim, rápida e destacadamenteno boletim municipal a prodigalidade queteve, se possível, logo na primeira página.Porque não usa o mesmo critério quandorecebe alguma coisa?

Voltando às maravilhas, é necessárioque as coisas sejam claras e transparentespara que ninguém duvide da eficáciadesses mesmos investimentos e para queo cidadão possa ser envolvido e motivadopara os problemas comuns.

Não venha o gigantismo das vozes aparir nozes bichosas e raquíticas!

Luso,Novembro, 2007 mealhadatemas.blog.com

Sabe qual é a melhor forma de atenuar as saudades?Sabe qual é a melhor forma de atenuar as saudades?Sabe qual é a melhor forma de atenuar as saudades?Sabe qual é a melhor forma de atenuar as saudades?Sabe qual é a melhor forma de atenuar as saudades?

É tornar-se assinante do Jornal da Mealhada.

Nome..............................................................................................................................................................................................................

.........................................................................................................................................................................................................................

Morada.............................................................................................................................................................................................................

.....................................................................................................................................................................................................................................

............................................................................................................................................................Telem.......................................................

FAÇA-SE ASSINANTE DOJORNAL DA MEALHADAJunte a importância de 15 euros, por cheque ou vale dos CTT, para:

Apartado 30 - 3050 MEALHADA - tel e fax: 231 203 167

Já é assinante?Então actualize a suaanuidade, neste princípio deano. São, apenas, 15 euros.

.C.C.C.C.COOOOOMMMMMWWWWWWWWWWWWWWW.....

Page 20: Jornal da Mealhada - n.º 672 – 02.01.2008

55555Quarta-feira, 2 de Janeiro de 2008

Churrasqueira Rocha

Estrada do Luso - Telefone 231 202 357 - fax 231 202 840 -Mealhada

Onde o saber

tem tradição

e a qualidade

tem bom gosto

Aqueles de boa memória lembrar-se-iam, quiçá,

ainda do nome de Bali, na Indonésia, dos atentados

de há seis anos atrás, encravados entre os dois

onzes, o americano e o espanhol. A cidade esgueirou-se

de novo para as bocas do mundo graças à cimeira climática

que aí decorreu durante a primeira metade de Dezembro.

Porque, pela primeira vez, todos os países – mesmo

aqueles em vias de desenvolvimento ou até

manifestamente pobres – se uniram para redigir um

acordo comum, esta conferência revestia-se de especial

importância.

Eram grandes as expectativas – ao nível da importância

da coisa. Os jornais, para medo nosso, iam anunciando as

dificuldades nas negociações, e, pouco a pouco, a

esperança redundou na desilusão. Uma ligeira nota de

rodapé, dizem, resgatou o acordo, permitindo o

chamado Roteiro de Bali. A pressão dos EUA, secundados

por alguns países de considerável poder, nomeadamente

o Japão e o Canadá, impediu o estabelecimento de

metas concretas: tudo isso foi empurrado, como um

camelo pelo buraco de uma agulha, para a tal nota de

rodapé em que se alude às páginas do relatório do IPCC

(Painel Intergovernamental para as Alterações

Climáticas) onde se avançam – aí sim – os números que

alguns quiseram esconder.

O Corvo

Nobel inventou a dinamite

Não são algarismos agradáveis: pede-se aos países

desenvolvidos que reduzam até 2020 os seus gases entre

25 a 40 por cento e a todas as nações que, em 2050, as

emissões de CO2 sejam metade das actuais. Porém, a

não enunciação explícita destes números no documento

final limita-o bastante, tornando-o essencialmente num

manifesto de boas intenções, e não permite, de modo

nenhum, proclamações de vitória. O ambiente é um

assunto por demais sério, cuja gravidade ainda não foi

totalmente apreendida por todos. Tem-se trabalhado e

não negarei os avanços feitos (veja-se, por exemplo, entre

nós, o sincero triunfo das campanhas de reciclagem), mas,

se ainda há alguma esperança, mesmo se mínima, de

ganhar esta luta, ela exige ainda mais de nós, insatisfeita

com os progressos registados.

Alguns estar-me-ão já a rotular de pessimista.

George Steiner, no seu ensaio A Ideia de Europa,

afirmava mesmo que um dos traços definidores do nosso

continente é precisamente esta consciência aflitiva de

um fim iminente. Talvez, portanto, o meu pessimismo

não seja mais do que uma consequência do meu ser

europeu. Não deixa de ser curioso que seja precisamente

a União Europeia quem mais pugna pelas causas

ambientais. Pelo contrário, os EUA, nos últimos anos,

têm-se revelado, neste campo, uma força de bloqueio.

Isto, porém, sob a batuta de Bush: também por essa

razão, entre outras, as eleições americanas em

Novembro são, possivelmente, o acontecimento político

mais importante deste novo ano.

Nem todos, porém, se encontram necessariamente

solidários com esta luta pelo ambiente. Há quem,

receoso da mudança, procure proclamar, mesmo se a

medo, que o combate contra o aquecimento global

pode ameaçar a paz, como o director do Público,

defendendo que o crescimento económico, que as

metas do IPCC põem em causa, é o que sustenta a

actual paz. Esta é uma argumentação sem dúvida

original – mas débil, que menospreza o que está

verdadeiramente em questão: a nossa sobrevivência

enquanto espécie.

O Prémio Nobel da Paz deste ano (perdão, do ano

passado) foi para o IPCC (tomo a liberdade de não

mencionar Al Gore). A tarefa do IPCC tem sido

repetidamente relembrar-nos a bomba-relógio cuja

desactivação teimamos em adiar, armados em James

Bond, confiantes de que, como sempre nos filmes do

espião, no último segundo, silenciaremos o mortal tique-

taque. No fundo, o que este Nobel nos lembra é a dinamite

sobre a qual caminhamos: que tenhamos isso sempre

presente ao longo deste novo ano.

Page 21: Jornal da Mealhada - n.º 672 – 02.01.2008

66666Quarta-feira, 2 de Janeiro de 2008

Nuno Castela Canilho

Tiragem médiaTiragem médiaTiragem médiaTiragem médiaTiragem média 4200 exemplares

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESADA IMPRENSA REGIONAL

Colaboradores:Alfredo Santos (Tófê) - Alice Correia Godinho - André Vaz - ÂngeloBaptista - Ana Pinho - Andreia Ferreira - António Breda Carvalho -António Marques Lopes - António Messias - António N. Neves -

António Pinho - Artur Lousado - Augusto Dias - Augusto Oliveira -Branquinho de Carvalho - Bruno Peres - Carlos Amorim - Carlos

Mamede Inácio - Corália Canas - Daniel Vieira - Diana Silva - DiogoCastela Canilho - Fernando Lopes de Almeida - Fernando Morais -

Ferraz da Silva - Firmino José Andrade - Helderix - João D. Loureiro -João de Oliveira - João Lousado - José Calhoa - José Dias - José

Augusto Oliveira - José Oliveira - José Felgueiras - Júlio Costa - ManuelBalsas - Manuel Santos - Manuel Vicente - Mário P. Saraiva - NazaréSilva - Nuno Salgado - Rafaele Mannarino - Reinaldo Costa - Renato

Ávila - Rui de Carvalho - Santos Luís - Sónia Leite Oliveira - Vitor Gomes

Reportagens fotográficasTiago Ângelo - Foto Dany - Foto Rei - Foto Nogueira

Sede e redacçãoSede e redacçãoSede e redacçãoSede e redacçãoSede e redacçãoRua das EscRua das EscRua das EscRua das EscRua das Escolas Noolas Noolas Noolas Noolas Novvvvvasasasasas, n.º 36 - , n.º 36 - , n.º 36 - , n.º 36 - , n.º 36 - 30503050305030503050-----901 Me901 Me901 Me901 Me901 Mealalalalalhadahadahadahadahada

TTTTTeleeleeleeleelefffff. e. e. e. e. e fffffaaaaaxxxxx: 231 203 167: 231 203 167: 231 203 167: 231 203 167: 231 203 167E-mail: [email protected]@[email protected]@[email protected]

wwwwwwwwwwwwwww.....jornaldamejornaldamejornaldamejornaldamejornaldamealalalalalhadahadahadahadahada.c.c.c.c.comomomomomDirector: Nuno Castela CanilhoDirector-adjunto: Afonso Simões

ImpressãoImpressãoImpressãoImpressãoImpressãoFIG - Indústrias Gráficas, SA

Rua Adriano Lucas 3020 - 199 Coimbra

Contribuinte: 501 854 444 - Número de Registo do Título no ICS: 110975 -Depósito legal 34 609/90

RedacçãoRedacçãoRedacçãoRedacçãoRedacçãoAfonso Simões (CNID n.º 1536) - Isabel Canilho (Cart. prof. CR

n.º 402) - Mónica Sofia Lopes (Cart. prof. CR n.º 401) - Nuno CastelaCanilho (Cart. prof. n.º TE 363) - Rosa Gonçalves - Santos Luís

ComposiçãoComposiçãoComposiçãoComposiçãoComposição e paginaçãoe paginaçãoe paginaçãoe paginaçãoe paginaçãoIsabel Canilho - Nuno Castela Canilho

JM - Jornal da Mealhada, LimitadaRua das Escolas Novas, n.º 36, Apartado 30 - 3050-901 Mealhada

Soc. por quotas - Capital: 13 650 eurosMatriculada na CRC da Mealhada sob o n.º 4/870717

GerênciaJoão Pega, António Martins e Edmundo Carvalho

Da esperança...para 2008

Bombas da Repsol, Bar da Estação da CP,Intermarché, Quiosque Cacuacu, Livraria Peninha,

Pontos de venda na Mealhada:Pontos de venda na Mealhada:Pontos de venda na Mealhada:Pontos de venda na Mealhada:Pontos de venda na Mealhada:

Papelaria Jardim, Papelaria Chafariz, Livraria Mealhadense

Reunião de 11 de Outubro de 2007 continuação

Participaram na reunião o presidente, Carlos Cabral, a vice-presidente, FilomenaPinheiro, e os vereadores José Calhoa Morais, António Jorge Franco, João Pires e CarlosMarques. Porque todos os assuntos tratados já foram quase todos, noticiados pelo Jornalda Mealhada, apenas transcrevemos o seguinte, esclarecendo que os títulos são daresponsabilidade da redacção.

“Relatório do IGAT é prémio para quem votouPS e salvo-conduto para novo mandato”,diz José CalhoaA Câmara Municipal tomou conhecimento dos Pareceres e do Despacho sobre o

Relatório da Inspecção Ordinária Sectorial ao Município da Mealhada.O presidente interveio para deixar uma palavra de agradecimento aos Técnicos, Chefes

de Divisão, ao Pessoal Administrativo, da Câmara Municipal da Mealhada, que ao longodestes anos têm intervindo nos processos de licenciamento de obras e loteamentosurbanos e de aquisição de bens e serviços, o que permitiu que fosse elaborado umrelatório com três páginas e em que todas as observações feitas em sede do contraditóriopela Câmara Municipal foram atendidas. Acrescentou que a cobardia, a hipocrisia, adelação, de nada valem, quando a verdade vem ao de cima, pois a empresa Rego & Vieira,Construções, referida no Relatório, nem sequer existe.

O vereador António Franco referiu que é com satisfação que se recebe um Relatóriocom este conteúdo, o que se fica a dever a todos, funcionários e políticos.

A vice-presidente referiu que os funcionários executam, e os políticos decidem. Disseachar estranho que, quando a inspecção da IGAT esteve na Câmara Municipal, todos osjornais tenham noticiado essa inspecção. Todos os olhos se viraram para a CâmaraMunicipal e algumas pessoas ficaram à espera de que se encontrasse alguma ilegalidade.Este Relatório prova que não foram cometidas ilegalidades, e espelha o rigor, ocumprimento dos procedimentos legais e o profissionalismo dos técnicos da Autarquia.

O vereador Carlos Marques referiu que os vereadores do PSD adoptam no Executivouma atitude séria, que é a de fazer uma crítica construtiva, não abdicando do direito decriticar o que consideram estar mal feito. Sendo uma oposição responsável, os vereadoresdo PSD congratulam-se com o conteúdo do Relatório, dizendo que partilham da posiçãodo Senhor Presidente da Câmara Municipal quando achou por bem dar uma palavra dereconhecimento aos funcionários da Câmara Municipal a propósito dos resultados destainspecção.

O vereador José Calhoa Morais ditou para a acta o seguinte: “Quero dar o meuagradecimento pessoal a todos os funcionários. Este relatório é um prémio para todosos munícipes que confiaram no Partido Socialista e nestas pessoas para estarem àfrente dos destinos do Concelho. Politicamente falando, gostem ou não gostem, atrevo-me a dizer que isto é um salvo-conduto para um novo mandato, porque a nossa maiorpublicidade são estes documentos abonatórios, tal como foi o Anuário Financeiro dosMunicípios, este Relatório e o da Inspecção de Finanças. Não é com notícias frouxas ouencomendas que nos deitam abaixo. Gostaria de lançar um desafio à Oposição e aosÓrgãos de Comunicação Social para fazerem neste caso, sem favor algum, a mesmapublicidade que fizeram aquando da apresentação do Relatório da Inspecção deFinanças. Gostava também de solicitar a um munícipe, de quem sou amigo, e que já foiPresidente da Câmara, que tenha agora a coragem de dizer o que pretendia que a IGATvisse e que não viu”.

Daniel Kahneman, psicólogo e prémio Nobel da Economia em 2002, é amais ilustre personalidade de um grupo de cientistas que entendeuelaborar um modelo analítico com vista à determinação de um índice

estatístico para medição da evolução das condições de vida das pessoas. Estãodeterminados em definir o Índice de Felicidade, depois de, na década de 90do século passado, terem criado o Índice de Desenvolvimento Humano. Esteíndice considera os rendimentos, baseados no PIB per capita, a longevidade,medida pela esperança de vida ao nascer, e a dimensão educação, medida poruma combinação da taxa de alfabetização de adultos e da taxa de matrículanos diferentes níveis de ensino. Este grupo pretende, agora, avaliar asatisfação das pessoas com as suas vidas, com o seu bem-estar.

Este novo indicador pretende proporcionar novos esclarecimentos sobre aligação entre riqueza e felicidade. Acredita este grupo que o Índice deFelicidade poderá contribuir para que da parte dos Estados surjam novosdesenhos de políticas públicas e um outro sentido na avaliação das suasgestões. Tenta-se o esclarecimento de uma questão crucial: Dinheiro traz ounão traz felicidade?

Estamos convencidos de que, no ano de 2008, se debaterá de formabastante intensa um problema que já em 2007 se abateu sobre a sociedadeportuguesa: O que fazer quando quem deve dinheiro não tem, de formanenhuma, com que pagar a sua dívida? Podem chamar-se caloteiros,desorientados, mas, continuando tal estado de coisas no caminho que temseguido até aqui, prevê-se que nos próximos tempos a comunidade todasofrerá as respectivas consequências — em catadupa. Este problema, paraalém das consequências imediatas, trará, como reacção, o surgimento deformas rigorosas de protecção em face do credor que darão origem àdesconfiança e constituirão um factor de destruição da coesão social. O Índicede Felicidade dos Portugueses poderá, em 2008, baixar consideravelmente.Se o país em 2002 estava “de tanga”, se desde então o Estado justifica asmedidas draconianas com a necessidade de austeridade, por que razão nãosentem ainda as famílias e as empresas portuguesas essa necessidade?

A aproximação de um novo ano, de um ciclo de mais doze meses, épropícia a análises, a balanços e a aspirações de prosperidade global.Prosperidade essa que, nos dias de hoje, em Portugal, poderá passar pelaresolução dos problemas de liquidez das famílias e das empresas e dosproblemas de desemprego e emprego precário. Prosperidade essa que, nosdias de hoje, no concelho da Mealhada, poderá passar pela resolução dasquestões ambientais, pela concretização de investimentos nas Termas deLuso, nos Viveiros Florestais da Mealhada, na Mata do Buçaco e no cineteatroda Pampilhosa, por exemplo, e pela estabilidade política nos diferentesórgãos autárquicos. Prosperidade essa que todos desejamos para as nossasvidas, para os nossos campos profissionais e familiares.

Entremos no ano de 2008 com esperança. “Uma esperança fidedigna,graças à qual podemos enfrentar o nosso tempo presente: o presente, aindaque custoso, pode ser vivido e aceite, se levar a uma meta e se pudermosestar seguros desta meta, se esta meta for tão grande que justifique acanseira do caminho”. Palavras do papa Bento XVI escritas na introdução dasua última carta encíclica “Spe Salvi”, datada de 30 de Novembro de 2007.

Bom ano novo de 2008.

Page 22: Jornal da Mealhada - n.º 672 – 02.01.2008

77777Quarta-feira, 2 de Janeiro de 2008

Escola Básica 2,3 da Mealhada

“Buçaco, bosque mágico”discutido em sessão pública

Câmara Municipalda Mealhada amealha?

Breda Marques respondea Carlos CabralDo vereador do PSD, Gonçalo Breda Marques, recebemos o

seguinte:

O presidente da Câmara Municipal da Mealhada, quandoconfrontado pelo Jornal da Mealhada com um texto da minhaautoria publicado no meu blogue pessoal, afirma, em tom jocoso,referindo-se à minha pessoa que: “o vereador tem a actividadeautárquica como ‘passatempo’ e não como serviço à população”.

Considero, antes de mais, que este tipo de reacções,lamentáveis, - mas a que já nos vamos habituando - são,inevitavelmente, o resultado de quem, confrontado com factos queatestam a incapacidade de realizar acções e de investir em prol dodesenvolvimento da população do concelho da Mealhada, prefererecorrer ao insulto do que apresentar argumentos sólidos paracontrariar o que eu afirmei (e volto a reiterar).

Na verdade, Carlos Cabral não tem a política como passatempohá mais de 15 anos, uma vez que, os cargos políticos que temocupado desde então têm sido a sua profissão. Parece-me porisso, que Carlos Cabral quando veste o fato de Senhor Presidente –para o qual é pago – deveria respeitar mais aqueles que todos osdias, nas suas empresas, nas suas instituições, nos seus maisvariados empregos, trabalham, desenvolvem as suas actividadesprofissionais e depois, nos seus tempos livres, abandonando porvezes a sua própria actividade profissional e a sua família, olhampara o concelho, sem receber nada em troca mas apenas por gostopessoal e tentam perceber e ajudar a resolver os problemas dassuas populações - mesmo sem quaisquer recursos, mesmo semsecretárias, assessores, viaturas, etc, mas com vontade, nem queseja de alertar para o que não se faz e poderia ser feito, dando voza quem não a tem e lutando por um concelho melhor.

O presidente insinua ainda que o vereador faz uma leitura erradados números e que parte dessa verba já estaria comprometida.

Ora, nada de mais errado, senhor Presidente. Desde quandouma Câmara mesmo antes de iniciar uma obra já tem que ter odinheiro, na sua totalidade no banco? Ou o cabimento financeiroé uma palavra que o Senhor Presidente desconhece? E as receitasque vai receber ao longo de todo o ano, para onde vão? Para quê osorçamentos? Desconhecerá o Senhor Presidente a sua finalidade?Será por isso que os apelida de rigorosos quando depois nãoexecuta metade do que planeia? Com o devido respeito SenhorPresidente, se há alguém que ainda não aprendeu a analisar estasmatérias não me parece que tenha sido eu.

Parece-me, no entanto, é que o Senhor Presidente se habituoua fazer uma gestão de mercearia (doméstica, diríamos, comprareia minha casa quando tiver o dinheiro todo para a pagar – ondeserá que viveria mais de 95% da nossa população?) em que querlevar ao extremo a palavra aforrar, simplesmente porque não temvisão, nem quer ser empreendedor.

Pampilhosa

Maria da LuzMarques fez 100 anos

Maria da Luz Marques, nasceu, na Pampilhosa, a 19

de Dezembro de 1907. Um século depois assinalou, no mesmo

local, a data, junto do seu filho, nora, netos e bisnetos.

“Teve uma vida muito difícil. Cedo ficou viúva, quando o filho

era muito pequeno e não voltou a casar. Tem muita saúde e só está

um bocadinho surda”, disse a nora. Vítor Matos e Liberto Maia,

presidente e secretário da Junta de Freguesia da Pampilhosa,

respectivamente, deslocaram-se a casa de Maria da Luz Marques

para homenagear a mais idosa pampilhosense e oferecer-lhe um

ramo de flores. RSG

Buçaco – pelas veredas dumbosque mágico” foi tema desessão pública realizada na sexta-feira, 14 de Dezembro, na EscolaBásica 2,3 da Mealhada. Ainiciativa surgiu no âmbito de umaactividade intitulada “Pelasveredas do Buçaco”, realizada nospassados dias 9 e 11 de Outubro,com as turmas do sexto e do nonoanos e do Curso de Educação eFormação (CEF) da escola. Oobjectivo da sessão passava pelavalorização do desempenhodestes alunos e, simultane-amente, o desenvolvimento dacuriosidade e da vontade deconhecer e de estimar a MataNacional do Buçaco. Participaramna sessão os responsáveis dealguns sectores ligados aosprojectos existentes para a Matado Buçaco, para o espaço dosViveiros Florestais da Mealhada eda Junta de Turismo Luso-Buçaco.

A presidir à sessão estiveram:Maria Isabel T imóteo, presidentedo conselho pedagógico daescola, Carlos Cabral, presidenteda Câmara Municipal daMealhada – que falou sobre oprojecto para o espaço dosViveiros/Florestais; Rui Rosma-ninho, chefe do Núcleo Florestaldo Centro Litoral – que falou sobreo que está previsto para arequalificação da Mata do Buçaco;Mário Pedrosa, presidente daJunta de Turismo Luso-Buçaco –que falou sobre a importância daMata do Buçaco e de outroslugares de interesse cultural parao turismo local e regional; CarlosRodrigues, presidente do conselhoexecutivo da EB2,3 da Mealhada,José João Lucas, coordenador doProjecto Pedagógico; e ÁlvaroSantos, que escreveu um livrosobre a Mata do Buçaco e foi oresponsável por esta.

Carlos Cabral foi o primeiro afalar. “Há catorze anos a Câmarada Mealhada pediu ao Estadopara transformar os ViveirosFlorestais num parque de lazer,bem aproveitado, porque estaautarquia sempre insistiu nisso.

A partir de 2000 intensificámosesse nosso pedido. Só em Maiode 2007 se resolveu o problema.Quando a Câmara quis serproprietária dos Viveiros, quis,fundamentalmente, estabelecerque nenhuma propriedadeprivada pudesse ali vir a serconstruída. Vai ser criado umespaço com uma grande diver-sidade de actividades. Vamosiluminar muito bem toda a zona,vão ser construídas pistas paracaminhar, correr, fazer jogos, etc.,vai haver também uma cafetaria,um picadeiro e um espaço paraactividades livres, vão serretiradas alguns milhares deárvores e outras vão ser repostas”.Antes de terminar o seu discurso,o presidente da autarquia aindaprometeu: “Ainda antes do finaldo vosso ano lectivo vão ver estaobra começada”.

Rui Rosmaninho começou pormostrar o novo logótipo da Matado Buçaco. “Há três anos que estáem projecto a reconstrução dosedifícios da Mata do Buçaco, nãoos religiosos, mas os ligados àfloresta. Desejamos também queas Portas de Coimbra sejam umlocal para alojar jovens que façamserviço de voluntariado e quesejam mensageiros da Mata doBuçaco. Queremos fazer estufas econstruir locais onde as pessoaspossam aprender a produzirplantas com qualidade. Hátambém uma necessidade dereordenar o trânsito na Mata doBuçaco. Por fim, vamos criardocumentação, em suporte depapel e digital, que será exposta

ao visitante num centro que iráser criado para isso mesmo. Em poucosmeses, a Mata do Buçaco vai serdifundida e chegará a todos”, afirmou.

Mário Pedrosa foi o últimoconvidado a falar: “O turismo,dentro do nosso concelho, temalguns fluxos principais e existemáreas que temos que desenvolver.Por exemplo, o turismo religiosopodia desenvolver-se muito mais.O desporto, no Luso, está muitodesenvolvido e a cada campe-onato que lá se realiza, sãofamílias e amigos que se juntamnaquela vila”. O presidente daJunta de Turismo Luso-Buçacoainda prometeu: “Em 2010 vamoscomemorar os duzentos anos daBatalha do Buçaco, e com CarlosCabral, estamos a projectar fazeralgo de muito importante paraessa altura. A Mata do Buçaco é asala de visitas do concelho”.

No final, José Lucas, antes dedar a conhecer os grupospremiados na actividade “Pelasveredas do Buçaco”, explicou:“Cada grupo tinha um guião e ummapa, e seguia instruções quelhes dávamos. Esta é uma provaque já se realiza há dez anos,inclusivamente, estão aquiestagiários de Educação Física adar aulas, que foram dosprimeiros a fazer este percursopelo Buçaco”. F icaram emprimeiros lugares, o grupo nú-mero 13, do 6º E – Marta, Beatriz,Mariana, Neuza, Pedro e Miguel –e os grupos 8 e 9 do 9º C – Pedro,Joana, José, Mariana, Sandra,Teresa, Francisco, Bruno, Rafael,Rita, Tatiana e T iago. MSL

Ventosa do Bairro

Vale mais tarde que nunca,diz o presidente da Junta de Freguesia

Foram iniciadas as obras de pavimentação

na Rua da Mina com tapete betuminoso,

rua esta que liga a povoação de Arinhos

à estrada 611. "Finalmente", diz o presidente

da Junta de Freguesia, Angelo Batista, que

acrescenta: "esta rua já há muitos anos que

esperava para ser pavimentada mas faltava

talvez a coragem para mandar realizar a

pavimentação, e então em vésperas de Natal

finalmente alguém tomou a decisão de

mandar pavimentar a tão falada Rua da Mina,

bem hajam as pessoas que tomaram tal

decisão, porque só assim é que se ajudam as

populações".

Page 23: Jornal da Mealhada - n.º 672 – 02.01.2008

88888Quarta-feira, 2 de Janeiro de 2008

Foi acesa a discussão na reunião da Assembleia de Freguesia da Mealhada que se

realizou na noite de quinta-feira, 20 de Dezembro.

Logo na aprovação da acta da reunião anterior, de 27 de Setembro, António Breda, da

CDU, declarou: “Essa acta não tem todas as informações. Fiz uma declaração política que

devia constar e não consta”. O autarca da CDU acabou por votar contra a acta, que foi

aprovada por maioria.

"A Junta de Freguesia foi confrontada, há uns anos, através de uma certidão transcrita

num jornal, que era possuidora de um terreno no Cabeço do Cardal que estava a ser

usurpado. Perante isto não tínhamos outra solução que não fosse defender os interesses

da Junta. Para tal falámos com um advogado, uma vez que o terreno constava de uma

escritura de usucapião. Gostaria de saber se a assembleia concorda que façamos um

acordo entre as partes”, questionou José Felgueiras aos membros da assembleia que

aprovaram a sua proposta por unanimidade.

Sobre o plano de actividades para 2008 José Felgueiras declarou: “Tínhamos intenção

de fazer limpeza no Chafariz e sua área envolvente, mas foi-nos dito, pela Câmara, para

esperarmos que comecem os trabalhos nos Viveiros Florestais”. Emílio Vicente, eleito

pelo Partido Socialista, disse: “Em relação ao Chafariz, acho que aquilo está realmente

uma vergonha”. “Estão sempre a falar em ajudar a infância, mas esquecem-se dos idosos.

O que faz a Junta por esta faixa etária?”, perguntou Emílio Vicente. José Felgueiras

respondeu: “Dê-me uma sugestão para esse problema que está a colocar”.

António Lousada, eleito pelo PS, afirmou: “Queria solicitar passadeiras no Cardal e a

pintura, com tinta reflectora, das passadeiras da freguesia. Tem que se alertar a Câmara

para a falta de ecopontos no concelho. A Junta de Freguesia também deve sensibilizar

os comerciantes para não colocarem o papelão de qualquer maneira nos contentores.

Podia falar-se com algumas associações do concelho, nomeadamente, os Escuteiros,

para fazerem uma recolha de lixos nos Viveiros Florestais”. As duas propostas foram

aprovadas por unanimidade. Ana Pinho, do PSD, também sugeriu: “Acho que se devia

promover uma passagem de filmes para a terceira idade. A Biblioteca Municipal tem

condições para isso se concretizar”. A proposta foi aprovada por unanimidade.

O último ponto da ordem de trabalhos foi a aprovação do orçamento. António Lousada,

Emílio Vicente e António Breda votaram contra. Contudo, a proposta foi aprovada pela

Mealhada

Presidente quer ouvirsoluções da oposição

Casal Comba

Novo anotrará nova sede?

Reuniu na noite de 14 de Dezembro, na sede da Junta de Freguesia de Ventosa do

Bairro, a reunião ordinária da Assembleia de Freguesia. O orçamento para 2008, no

valor de 74.700,00 euros, foi aprovado por unanimidade.

“O projecto da sede da Junta de Freguesia, que tem um valor orçamentado de 3.500,00

euros, voltou a transitar para o orçamento do próximo ano. Estamos à espera de um novo

terreno para avançar, continuamos à espera de resposta da Associação que está a demorar

a chegar. Outras obras também transitaram, pensamos executá-las durante o próximo

ano”, disse Angelo Baptista, presidente da Junta de Freguesia.

Patrícia Ferreira, eleita pelo PS perguntou o que tem sido feito para arranjo do relógio

da torre da igreja de Ventosa do Bairro, que tem estado avariado. Angelo Baptista

respondeu que a situação ainda não estava resolvida, mas que a Junta está a tratar

disso." Já cá veio um ourives mas a situação está complicada, há muito trabalho a fazer

para resolver a avaria. Queremos reparar o que está, o tradicional, pois este relógio não

é para durar só um ou dois anos, a última reparação foi feita há trinta anos e pôr um

relógio novo custa uma verba que não temos”.

Que nome dar à rotunda de Ventosa do Bairro foi, também, um assunto discutido na

assembleia. Por unanimidade passará a chamar-se “Rotunda do Rossio” devido a ter existido

naquela zona um charco, um pântano, com árvores. RSG

Ventosa do Bairro

Unanimidadena aprovação do orçamento

maioria social-democrata. António Breda afirmou: “Voto contra porque devia, mesmo

sendo da oposição, ter feito parte do processo de elaboração do orçamento”. “Não

concordamos com alguns projectos propostos no plano de actividades”, afirmaram Emílio

Vicente e António Lousada.

Questionado sobre esta assembleia, José Felgueiras concluiu ao Jornal da Mealhada:

“Penso que não é hábito o presidente da Junta comentar o que passa nas assembleias,

mas por considerar que foi uma reunião ‘viva’, pela troca de opiniões entre a maioria e

a oposição, não posso deixar de referir que recolhemos algumas boas ideias vindas da

bancada da oposição. Temos pena que nem sempre as propostas feitas pelos elementos

da oposição venham acompanhadas de alternativas que possam ajudar a actividade

desta Junta”. Mónica Sofia Lopes

Na sede da Junta de Freguesia de Casal Comba reuniu na noite de 21 de Dezembro a

Assembleia de Freguesia de Casal Comba presidida por Álvaro Pires. Foi apresentado

o orçamento para o próximo ano, no valor de 115.713,00 euros, que foi votado,

favoravelmente, por unanimidade. Luís Ribeiro, eleito pelo PSD, no entanto, afirmou: “O

executivo merece confiança mas o orçamento está fraco. Vou estar atento pois acho que

há aqui situações que merecem mais atenção”.

Manuel Cardoso, presidente da Junta de Freguesia disse: “temos e distribuir as

verbas de um orçamento por nove lugares e é com muito orgulho que o apresento e

espero vir a cumprir este plano de actividades". O presidente da Junta de Freguesia

declarou ainda: “O estaleiro da Junta não foi esquecido, e poderá surgir durante o

próximo ano, assim como um novo edificio para a sede da Junta”.

Hélder Rodrigues, secretário da junta declarou: “Foi realizado, pelos elementos do

executivo e funcionários administrativos da Junta, um curso de contabilidade e fiscalidade

online de oito meses promovido pela Associação Nacional de Freguesias”.

“Foi realizado durante todo o ano um trabalho muito honesto e quero agradecer a

colaboração da assembleia de freguesia pois esta foi uma oposição construtiva. Este foi

um plano arrojado e se no próximo ano este apoio continuar a ser dado, vamos conseguir

fazer um bom trabalho”, disse Manuel Cardoso no final da reunião. RSG

Assembleias de Freguesia em reunião

Unanimidade? Nem sempre… Mas há d

A lei das autarquias determina que, no final do ano, as assembleias defreguesia reúnam para votar orçamentos e planos de actividadespara o ano seguinte. Do concelho da Mealhada fazemos, agora, eco

de seis reuniões que se realizaram nas últimas semanas. Reportagens dasAssembleias de freguesia da Vacariça e da Pampilhosa foram publicadasem anteriores edições.

Page 24: Jornal da Mealhada - n.º 672 – 02.01.2008

99999Quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Luso

Obras no Mercadojá estão em curso

A reunião da Assembleia de Freguesia do Luso decorreu na sexta-feira, 21 de Dezembro.O orçamento e o plano de actividades para 2008 foram aprovados por unanimidade.Homero Serra, presidente da Junta de Freguesia, começou enumerar as obras realizadas

pela junta desde a última reunião, em 28 de Setembro de 2007. António Neves, eleito doPSD, declarou: “Felicito a Junta pelo sitio da Internet que criaram. Para quem visita anossa freguesia é muito importante este novo espaço. As placas que colocaram na vila,para a sinalizar, passam despercebidas às pessoas”. Colocados à votação orçamento eplano de actividades foram aprovados por unanimidade.

“No Luso estão já em curso, as obras no Mercado e no Cemitério. Nos Moinhostambém estamos a pavimentar e cimentar para colocação de ‘pavées’ e muro de suportede terras. A curto prazo, vamos restaurar o fontanário na Rua Assis Leão e na estação decaminhos-de-ferro vamos embelezar passeios, lancis, valetas, águas pluviais, etc”.

No final, Raul Aguiar, do PS, lamentou a prevísvel extinção da Junta de Turismo Luso-Buçaco e Jorge Carvalho, secretário da Junta de Freguesia, afirmou: “A Junta de Freguesiado Luso não votou nos prémios da Gala do Desporto por protesto. No ano passado, JorgeHumberto não foi nomeado e isso deixou-nos revoltados”. Mónica Sofia Lopes

Assembleia Municipal da Mealhada

Última Assembleia Municipaldo ano aprovou orçamento

A reunião ordinária da Assembleia Municipal para aprovação das Grandes Opçõesdo Plano e do Orçamento para 2008 realizou-se na sexta-feira, 28 de Dezembro,

no auditório da Escola Profissional Vasconcelos Lebre.Da ordem de trabalhos, para além da discussão dos documentos provisionais, fez

parte a revisão do Plano de Pormenor da Zona Industrial de Viadores, o relatóriosobre o Estado de Ordenamento do Território 2007, o Projecto de Alteração aoRegulamento Municipal da Urbanização e da Edificação, e a Delegação deCompetências nas Freguesias para o ano 2008.

Antes

Reprovada intençãoda nova lei eleitoral

A reunião da Assembleia de Freguesia da Antes decorreu na noite de quinta-feira, 27 de Dezembro,na sede da Junta de Freguesia. Os eleitos aprovaram, por maioria, o orçamento para 2008 e

analisaram um comunicado da Associação Nacional de Freguesias que apela aos autarcas dasfreguesias que se oponham à eventualidade de uma nova eleitoral vedar o voto dos presidentes deJunta nas decisões da Assembleia Municipal.

Benjamim Almeida, presidente da Junta de Freguesia, enumerou os principais pontos da actividadeda equipa que lidera e salientou: “As obras que realizámos junto ao Cemitério Velho, o alargamentoda Rua do Freixaínho e a construção do muro de suporte de terras nessa mesma rua, a colocação denovo piso no Pavilhão Polidesportivo do Sume”.

Para o ano de 2008, as prioridades do executivo passam por: “Reparar o telhado e recuperar acapela do Cemitério Velho. Neste cemitério, construir sanitários, e uma pequena dependência dearrumos, continuar o muro do rio e fazer um parque de estacionamento em calçada”. “No Sume vamosproceder, mais uma vez, à sua vedação, vamos arborizar a parte norte e criar uma área de lazer ondeficará instalado um parque de merendas”. Colocado à votação o orçamento de 45.491 euros foiaprovado por maioria com a abstenção de Carlos Ribeiro, eleito pelo PSD.

No final, António Mesquita, o presidente da mesa da Assembleia de Freguesia, deu a conhecerum comunicado da Associação Nacional de Freguesias. No texto é referido que nas conversaçõesentre os partidos políticos no parlamento se pondera a hipótese da nova lei eleitoral para asautarquias locais determinar “que seja vedada (entre outras) aos presidentes de Junta (ou seusrepresentantes) a faculdade de se expressarem pelo voto, em situações de tão imperiosa participaçãocomo o da apreciação e votação das Grandes Opções do Plano e Orçamento e da aprovação doRelatório de Gerência e Contas, nas sessões da Assembleia Municipal”. Perante esta informação osautarcas decidiram, por unanimidade, aprovar uma moção de rejeição contra esta eventualidade.

á democracia em ebuliçãoBarcouço

Autarcas do PSDquiseram ouvir Manuel Nunes

A Assembleia de Freguesia de Barcouço aprovou, por unanimidade, na noite de 27 deDezembro, o orçamento e o plano de actividades para 2008. Oitenta e dois mil

seiscentos e oitenta e nove euros é quanto a Junta de Freguesia de Barcouço tem paragastar no próximo ano.

“Este orçamento foi feito tendo como base a estratégia iniciada em 2006 e baseada noprograma eleitoral que subtemos à aprovação do eleitorado”, disse Joaquim Baptista, secretárioda Junta de Freguesia, em substituição de Delfim Martins, presidente da Junta de Freguesia.

No rol de projectos apresentados a Junta prevê realizar um passeio turístico destinadoà população sénior da freguesia. No campo da educação pretende fazer um levantamentodos equipamentos existentes nos jardins-de-infância e escolas do primeiro ciclo, do seuestado de conservação e proceder à sua reparação e substituição, a Junta pretende,também, garantir os encargos do passeio anual das escolas da freguesia. Em relação àconstrução da nova Extensão de Saúde de Barcouço, Joaquim Baptista declarou: “Háquinze dias, uma arquitecta e um engenheira deslocaram-se a Barcouço para verem ondeserá construída a nova extensão de saúde. Temos, agora, de aguardar, mas parece quefinalmente o processo poderá andar. Vamos continuar a pressionar as entidadescompetentes”.

Outro dos planos de actividade será o de repavimentação da estrada de Santa Luzia esaneamento básico. Ângelo Cortesão, eleito pelo PSD, levantou a questão de que noorçamento não estava inserido o novo recinto da Feira de Santa Luzia, assim como nasreceitas não havia referência à feira. “Se a Junta procede à limpeza do recinto porque nãorecebe uma verba dos feirantes? Os encargos da Junta são cada vez maiores”, perguntouo social-democrata.

“Vão aparecendo obras novas durante o ano, essa é a razão pela qual, no orçamento,não está tudo pormenorizado. São coisas que não se conseguem prever. É muito difícilfazer um plano de actividades”, disse Joaquim Baptista.

O protesto da Junta de Freguesia de Barcouço ao alegado comportamento de ManuelNunes, director do centro de Saúde da Mealhada, foi também analisado na reunião.Álvaro Nogueira, presidente da mesa da Assembleia e eleito pelo PSD, afirmou: “Em relaçãoà extensão de saúde de Barcouço, não fizemos declarações para os jornais mas fizemosalguns contactos. Fizemos questão de falar com Manuel Nunes, coisa que a Junta deFreguesia não quis fazer, foi directamente à comunicação social sem primeiro tentarestabelecer contactos. Há trabalho de equipa e, de repente, deixa de haver, a assembleianunca foi informada sobre o que se passava, a Junta recebe documentos que não passampela Assembleia. Os membros do PSD quando tiveram a reunião com o director do Centrode Saúde onde foi apresentado um relatório sobre os serviços da extensão de saúde. AJunta de Freguesia foi induzida em erro”. Angelo Cortesão acrescentou: “Gostava de saberquais os motivos que levaram a Junta a ter esta atitude, e a ter uma reunião com aAdministração Regional de Saúde do Centro. Questionámos o director sobre a suadisponibilidade para colaborar com a Junta de Freguesia na questão da construção daextensão de saúde e ele mostrou-se disponível, apesar desta obra não estar directamenteligada a ele, e mostrou-se surpreendido por haver um espaço para este edifício há bastantetempo”. Joaquim Baptista respondeu: “As pessoas queixaram-se e nós tivemos de agir. Dequalquer forma será melhor analisarmos este assunto na presença do presidente daJunta, Delfim Martins”.