jornal da gente

20
TORONTO - Ano 3 - Edição 59 - 1ª edição de Abril - 2011 FREE ISSUE ATENDENDO A PEDIDOS MÊS DE ABRIL CONTINUA COM PIZZAS ÀS QUINTAS Confira a entrevista com o candidato liberal que concorre ao quarto mandato como membro do Parlamento de Davenport pág. 10 Mário Silva Depois de críticas da oposição ao governo de Stephen Harper, o parlamento foi dissolvido e o país se prepara para ir às urnas pág. 5 Eleições gerais Congresso de dança brasileira Forró, Samba no Pé, Capoeira e Zouk serão alguns dos estilos apresentados no Brazilian Beat: Canada Dance Congress pág. 13

Upload: jornal-da-gente-publishing-inc

Post on 22-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

1 edicao de Abril 2011

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal da Gente

TORONTO - Ano 3 - Edição 59 - 1ª edição de Abril - 2011 FREE ISSUE

ATENDENDO A PEDIDOSMÊS DE ABRIL CONTINUA

COM PIZZAS ÀS QUINTAS

Confira a entrevista com o candidato liberal que concorre ao quarto mandato como membro do Parlamento de Davenport pág. 10

Mário Silva

Depois de críticas da oposição ao governo de Stephen Harper, o parlamento foi dissolvido e o país se prepara para ir às urnas pág. 5

Eleições gerais

Congresso de dança brasileiraForró, Samba no Pé, Capoeira e Zouk serão alguns dos estilos apresentados no Brazilian Beat: Canada Dance Congresspág. 13

Page 2: Jornal da Gente

2

Jornal da Gente Publishing Inc. Toronto - Canadá

DIRETORDESIGNER GRÁFICO

Valter [email protected]

TEL: 416 301 6703

EDITORANathállia Perdomo

[email protected]

COLABORADORESChristian Pedersen

Guiomar Campbell, Melissa Pancini Correia, Benedito da Silva

Fernando Bihari, Noel SilvaSacha Vaz, Juliana V. Mayrinck

Amanda Abreu PosadzkiStéphanie Garcia Pires

Nelson Lisboa, Rosemary BaptistaIsabela Massi

A opinião dos colaboradores e colunistas não reflete

necessariamente a opinião do jornal.

O Jornal da Gente é publicado nos dias 1˚ e 15 de cada mês. Alguns locais onde você pode encontrá-lo: Consulado do Brasil,Brasil Remittance, Brazilian Star,Rio 40˚, Sabor Brazil, Big Slice,

Nova Era e mais 160 pontos.

2

Nathália Perdomo

Uma comunidade ativa, em diferentes esferas, contri-bui para o fortalecimento dos imigrantes no Canadá. Seja no quesito “cultura” ou em prol de uma causa social, somar forças e dividir tarefas é o melhor investimento para que os ob-jetivos de um povo se concre-tizem e sejam bem-sucedidos. Na primeira edição de abril, talentos brasileiros e portu-gueses ganham destaque. Seja na dança, na música ou na po-lítica, pessoas com ideias rele-vantes têm feito a diferença em nossa comunidade.

Um bom exemplo é o Bra-zilian Beat: Canada Dance Congress, primeiro congresso de dança genuinamente bra-sileiro, criado e dirigido pela professora Goreti Cardoso. A dança é uma das formas de expressão que melhor tradu-

zem nossa cultura. Pelo ritmo do Forró, do Samba no Pé e da Capoeira, as particularidades de cada região podem ser des-vendadas, abrindo portas para nossa cultura no exterior.

Às vésperas do lançamento de seu primeiro CD solo, o can-tor Diogo Snow fala ao Jornal da Gente do desafio de subs-tituir a bateria pelos vocais. Mais um brasileiro que mos-tra seu talento como cantor e compositor de um repertório em inglês, depois de uma lon-ga experiência acompanhando bandas no Brasil e no Canadá.

O candidato liberal Má-rio Silva, em campanha pelo quarto mandato como repre-sentante do Círculo Eleitoral de Davenport, comenta sua experiência e suas prioridades, entre elas a luta pelos direitos

de trabalhadores estrangeiros indocumentados. O deputado federal é o primeiro luso-ca-nadense eleito como membro do Parlamento do Canadá e se orgulha dessa posição.

Ainda no contexto políti-co, a dissolução do 40º Parla-mento, que levou a convocação de eleições gerais no Canadá para 2 de maio, é outro as-sunto abordado nesta edição. Depois de críticas incessantes do Partido Liberal, principal-mente, o governo conservador de Stephen Harper foi obriga-do a fazer algumas mudanças. Apesar da polêmica, o primei-ro ministro vem liderando nas pesquisas de boca de urna, mostrando que sua reputação não parece ter sido abalada pe-rante o eleitorado. Boa leitura e até a próxima!

Destaques na arte e na política

Imposto de renda 2011: fique atento aos prazos de declaração Pessoas físicas têm até o dia 30 de abril para declarar o imposto de renda. No caso de empre-sas pessoais, o limite é 15 de junho e, para com-panhias limitadas, o prazo se estende para 30 de junho. A restituição é enviada entre três e quatro semanas após o envio da declaração. Se for feita pelo sistema iFile, o reembolso pode chegar em no máximo duas semanas.

Page 3: Jornal da Gente

3

Christian Pedersen

3

Quem nunca pensou em algum dia conhecer pessoalmente um artista ou uma personalidade que a gente curte? Em uma grande tenda construída em pleno estacionamento da emissora de TV Much Music, na Queen St. West, centenas de adolescentes tiveram a oportunidade de pegar autógrafos, ti-rar fotos e conversar com seus ídolos no Juno Fan Fare, e de quebra, gritar muito

A última semana de março marcou o retorno do Juno Awards a Toronto. O Juno é a versão canadense do prêmio Grammy, que premia os melhores da

indústria fonográfica, e esta edição co-memorou seus 40 anos. Entre os vários eventos que aconteceram na cidade, culminando na badalada cerimônia de entrega dos troféus no Air Canada Cen-tre, foi o Juno Fan Fare.

Em apenas duas horas de evento, fãs vindos de várias partes do país tive-ram a rara chance de um contato mais próximo com seus artistas preferidos. A grande maioria dos famosos presentes é desconhecida dos brasileiros, mas por aqui são o sonho de consumo de garotos e garotas que fizeram questão de levar desde scrapbooks a baquetas de bateria,

e até um ukulele (guitarra havaiana de quatro cortas) para serem autografados.

As bandas eram Hedley, Down With Webster, These Kids Wear Crowns, Mi-dway State, Stereos, Sweet Thing e Fa-ber Drive. Outros artistas canadenses foram os rappers Classified e Shad, o cantor country George Canyon, os can-tores pop Keshia Chante, Karl Wolf e Danny Fernandes.

O Jornal da Gente esteve presente no evento e mostra algumas fotos pra você.

Encontro com os ídolos

Foto

Eri

c M

ajor

Fã ganhou uma guitarra autografada

Foto

Eri

c M

ajor

Fãs exibem os autógrafos para o Jornal da Gente Banda Down With Webster recebe presente

Foto

Eri

c M

ajor

Musica

Page 4: Jornal da Gente

4Comunidade4 Economia

O primeiro-ministro de-missionário de Portugal, José Sócrates, anunciou

na quarta-feira, de abril, que seu governo enviou um pedido de so-corro financeiro à União Europeia (UE). "O governo decidiu dirigir à Comissão Europeia um pedido de ajuda financeira para garantir as condições de financiamento", disse Sócrates em breve pronun-ciamento na TV.

O valor do resgate financeiro ainda não foi anunciado, mas ana-listas estimam que pode chegar a 80 bilhões de euros [R$ 185 bi-lhões]. Portugal se torna, assim, o terceiro país da zona do euro a pe-dir ajuda aos parceiros europeus.

Resistente a um pedido de socorro, Sócrates renunciou em 23 de março, depois de ver seu plano de ajuste fiscal derrotado no Parlamento. O pacote ha-via sido elaborado para evitar o resgate internacional. A ajuda externa estará condicionada ao país cumprir duras exigências de ajuste econômico.

Entrevista

Antes do anúncio de Sócrates, o ministro das Finanças de Portugal, Fernando Teixeira dos Santos, ha-via admitido que o país precisaria pedir ajuda financeira externa. As declarações fora dadas ao diário português "Jornal de Negócios".

Na entrevista, publicada no dia 6 de abril no site do jornal, Santos indica que o socorro financeiro deve vir da União Europeia, mas não entrou em detalhes sobre se o país vai re-correr ao fundo de resgate da crise criado pelo bloco. "Pe-rante esta difícil situação, que podia ter sido evitada, entendo que é necessário recorrer aos mecanismos de financiamento disponíveis no quadro euro-peu", afirmou o ministro em uma entrevista enviada por es-crito ao jornal.

Santos disse ainda que o seu país foi "irresponsavelmente empurrado para uma situação muito difícil nos mercados fi-nanceiros", em uma referên-cia indireta à ação da oposição para derrubar o pacote de ajus-te fiscal no Parlamento, em 23 de março. O ministro admitiu que o leilão de títulos da dívida re-alizado na quarta-feira, 6, a juros recordes mostra a "de-terioração das condições dos mercados" nacionais depois da rejeição da proposta de ajuste.

"A procura externa [por títulos de Portugal] é bem menor e as taxas refletem o agravamento, sem precedentes, registado nas últimas semanas em virtude do aumento da incerteza que pai-ra sobre o país", afirmou San-tos. Ele acrescentou que 90% dos investidores que compra-ram os títulos na quarta-feira são portugueses.

Fonte: Folha de São Paulo. Pu-blicado em 6 de abril de 2011.

Portugal anuncia pedido de socorro financeiro à União Europeia

Page 5: Jornal da Gente

5

A dissolução do 40º Parla-mento pegou os canadenses de surpresa na sexta-feira, 25 de março. O primeiro ministro Ste-phen Harper não resistiu às acu-sações da oposição quanto à falta de transparência de seu mandato e foi forçado a agendar para 2 de maio novas eleições gerais.

O governo conservador de Har-per foi o primeiro na história do país a cair sob a denúncia de de-sacato parlamentar. O ato foi li-derado pelo Partido Liberal, com ajuda dos também opositores Bloco de Quebec (Bloc) e Novo Partido Democrático (NPD),

alegando que o premiê se negou a apresentar importantes docu-mentos requeridos pelos depu-tados.

Eleito em 2006 com minoria de aproximadamente 40% na Câmara dos Comuns, Harper já sobreviveu a várias pressões para deixar o poder. Agora, ele argu-menta que novas eleições trazem apenas custos desnecessários, instabilidade ao Canadá e podem prejudicar a recuperação do país, que hoje apresenta o melhor ce-nário entre as potências do G8 após a última crise econômica global.

Os esforços da oposição, no entanto, não parecem ter abala-do muito a reputação do primeiro ministro. Harper segue liderando com o Partido Conservador nas pesquisas de boca de urna, mos-trando força até em Quebec, onde as intenções de voto para o Bloc estão caindo. Já os liberais, repre-sentados por Michael Ignatieff, parecem estar atraindo para si os votos que o NPD vem perdendo nas últimas apurações.

A luta pelos votos

Harper usa a seu favor prin-cipalmente a recuperação do Ca-nadá diante da última grande re-cessão econômica. Algumas das

vitórias contadas são que o cres-cimento do país está superior ao das demais potências do G8, a in-flação foi controlada ao longo do processo e já foram retomados to-dos os 400 mil postos de emprego perdidos durante a crise.

O premiê alega ainda que seu partido é o único capaz de montar um governo majoritário, o qual daria maior consistência à gerên-cia da nação. Um plano mais se-guro, segundo ele, do que a inten-ção dos opositores em formar um governo de coalizão.

Ignatieff, por sua vez, desmente estar negociando parcerias com Bloc e NPD. E não poupa críticas ao governo de Harper. Entre elas,

a acusação de que o primeiro mi-nistro vem omitindo documentos importantes e forjando informa-ções, especialmente no que diz respeito ao Orçamento 2011.

O líder do Partido Liberal re-clama que os valores apresenta-dos por Harper para renovações e construções de cadeias, além da compra de novos jatos para a For-ça Aérea, são inferiores aos custos reais estipulados para essas ma-nobras. Outros pontos negativos quanto ao Orçamento 2011 são a falta de investimentos na Saúde, Educação e preservação do Meio Ambiente junto à promessa de Harper em reduzir os impostos cobrados de grandes empresas.

BW

Stéphanie Garcia Pires

Suely Anunciação

5Canada

É importante que os imigran-tes pesquisem sobre suas profissões, pois isso ajuda

a entender as oportunidades de trabalho e a encontrar a posição profissional adequada para suas qualificações.

Siga os seguintes passos antes de começar a procurar trabalho no Canadá: Identifique o nome de sua ocupação no Canadá: Títulos profissionais e descrição de traba-lhos não são universais. Portanto, o nome que sua ocupação recebe no Brasil pode ser diferente do que é chamada no Canadá. Aqui, usa-se o National Occupational Classi-fication (NOC), que classifica mais de dois milhões de profissões no mercado de trabalho canadense. Acesse o site www.workinginca-nada.gc.ca e encontre no ícone de ferramentas uma ligação para

o sistema do NOC. O sistema lhe dirá quais são as tarefas principais de sua função e quais as qualifica-ções necessárias para ela.

Determine se sua ocupação é regulamentada ou não-regulamentada: No Canadá, existem dois tipos de profissões. As regulamentadas requerem uma licença para exercer a profissão antes de começar a trabalhar. Já as não-regulamentadas não precisam dessa licença e podem ser uma ótima oportunidade para começar sua carreira no país. Pesquise as oportunidades para sua ocupação em diferentes partes do Canadá: Devido ao fato de que cada província ou território tem autonomia para criar suas pró-prias leis de trabalho, é importante que você saiba antes de chegar ao país onde pode ser mais fácil de encontrar emprego na sua área.

Isso dependerá das necessidades de cada localidade. Consulte o site www.workingin-canada.gc para obter mais infor-mações a respeito do mercado de trabalho canadense. A página po-derá lhe ajudar a tomar uma deci-são para o seu futuro e você verá:

- Média do valor pela hora traba-lhada em determinada ocupação e determinado local, podendo com-parar com outras localidades- Quais são as ocupações de maior demandaListas de potenciais empregadores- Quais são as perspectivas para sua ocupação- Quais associações e uniões estão ligadas ao seu campo de trabalho Pesquise locais onde você poderia se estabelecer no Canadá: Você pode encontrar mais informação sobre as comu-

nidades na seção de províncias e territórios ou escolhendo um lugar para viver e trabalhar no site www.goingtocanada.gc.ca.

Anúncios de trabalho: Po-dem ser encontrados na internet, em quadro de avisos comunitários, em feiras de trabalho e nos jornais. Feira de trabalho é um evento onde empregadores se promovem e algumas vezes aceitam currículos para vagas que estejam abertas. Você também pode contatar os empregadores diretamente para saber se eles estão contratando. Job Bank: No site www.job-bank.gc.ca você encontra uma lista eletrônica do governo do Canadá com oportunidades de empregos. Por dia, a base de postagem é de dois mil novos anúncios. Hidden Job Market: Muitas

oportunidades de trabalho no Ca-nadá são preenchidas informal-mente por conta do alto custo da publicação dos anúncios. Por isso é chamado de mercado de trabalho “escondido”. A informação sobre à disponibilidade da vaga vem de boca em boca, e circula através de gerentes, funcionários, associados de negócios, família e amigos. O caminho para encontrar esses tra-balhos é através do network – se fazer conhecido, se enturmar. Pessoas recém-chegadas ao país podem desenvolver um network, procurando oportunidades de trabalho voluntário e explorando outros meios de acesso a trabalho que não são publicados.

Como saber qual é sua profissão no Canadá?

Canadá se prepara para voltar às urnas

Page 6: Jornal da Gente

6

BW

Nelson Lisboa

[email protected]

6

Fernando Bihari

Opinião

Por movimento público ini-ciado principalmente na In-ternet, alguns meses antes

das últimas eleições, foi levada ao Congresso a proposta da chamada Lei da Ficha Limpa. A lei era uma tentativa de se livrar de políticos “sujos”, com um histórico repleto de malversação no poder público.

Tal lei, infelizmente – porém era o esperado –, não se tornou realidade até hoje por conta da completa abstinência de grande parte da “irmandade legislativa”. Contudo, como está previsto na Constituição, uma lei se torna válida se for apresentada por um certo número de cidadãos sem ne-

cessitar do aval do Congresso.

Antes das eleições, alguns can-didatos a cargos no Legislativo e no Executivo (governadores) tive-ram suas candidaturas cassadas ou obstaculizadas, porém como entraram com “mandato de segu-rança” junto a seu foro privilegia-do, isto é, o Supremo Tribunal Fe-deral (STF), acabaram não sendo penalizados.

Nossa Constituição diz que uma lei só pode alterar as leis re-guladoras eleitorais se a mesma tiver sido aprovada um ano antes da eleição. O que não foi o caso, já que a lei havia sido proposta

em maio de 2010 – seis meses antes do dia 3 de outubro, quan-do a eleição foi realizada. O STF, em seu julgamento naquele mo-mento, ficou empatado com cin-co votos a cinco. Ficou faltando o décimo primeiro voto pois havia uma vaga não ocupada no tribu-nal devido à aposentadoria de um dos magistrados.

Na ocasião, alguns candida-tos de “ficha suja” receberam vo-tos suficientes para a sua eleição, porém aguardando a decisão final do Supremo Tribunal Federal. Ao assumir a Presidência da Repúbli-ca, a Sra. Dilma Roussef indicou o juiz Luiz Fux, tendo o mesmo pas-

sado pela “banca examinadora” da Câmara e aprovado para ocu-par a 11ª Cadeira no STF. Haviam achado o juiz do desempate!

Foi o que aconteceu recente-mente. O Supremo julgou o pedi-do de revisão do caso de Leonídio Bouças (PMDB-MG), que havia sido proibido de concorrer a uma vaga na Assembléia Legislativa de Minas Gerais por ter sido conde-nado por improbidade adminis-trativa em decisão do Tribunal de Justiça do Estado. Portanto, pela lei proposta pelos cidadãos, Leo-nídio não poderia concorrer a car-go. No entanto, com a chegada do ministro Luiz Fux, o julgamento

do STF foi de que a lei não poderia ter vigorado na eleição de 2010, e só será válida após maio de 2011.

No final das contas, Leonídio Bouças assumirá sua vaga no Le-gislativo, assim como a maioria dos outros “fichas sujas”. Mais uma vez a corrupção do meio po-lítico venceu, agora com a ajuda do Judiciário! Primeiramente, a presidente da República indica um nome e depois o Congresso “sabatina” o escolhido e o aprova para assumir a vaga no tribunal. Quantos interesses estao em jogo nesse processo?

Outras dicas:

- Mostre sua identidade se requerido;- Seja educado;- Se refira ao policial como “Sir”, “Ma’am” ou “Officer”;- Fique calmo e quieto enquanto o policial estiver verificando seus documentos;- Se o policial lhe der uma multa, aceite e não reclame;- Escute as instruções que o policial der sobre a multa e dirija com cautela.

- Diga “No” para revistas/buscas em seu carro sem mandato – Se o policial lhe pedir permissão para fazer uma revista em seu carro, você não é obrigado a aceitar. O único motivo de ele estar pedindo essa autorização é porque ele não tem evidência para fazer a busca sem seu consentimento. Se você autorizá-lo, estará abrindo mão do seu direito constitucional – Sua proteção contra qualquer busca sem motivo previsto em lei garantido pelo artigo 8 do Chartet of Rights and Freedoms.

Só em 2012

Saiba como agir se você for abordado pela polícia

Quaisquer dúvidas e/ou sugestões, por favor

escrevam para o jornal ou encaminhem um e-mail

para [email protected].

Em qualquer encontro com a polícia, com algumas exceções, as seguintes

regras poderão proteger seus di-reitos. Você não precisa ser um expert em lei para dizer e fazer a coisa certa.

1 - Mantenha seus objetos priva-dos fora do alcance da visão – Se houver algum objeto particular em seu carro que você não quei-ra que seja visto pelo policial, o

mantenha bem guardado. Legal-mente falando, a polícia não pre-cisa de mandato de busca e apre-ensão para confiscar qualquer produto ilegal que esteja visível.

2 - Seja educado e evite confron-to – Se a polícia lhe parar, a pri-meira coisa a ser feita é desligar o carro, acender a luz interna (se for noite), abaixar o vidro e man-ter as mãos no volante. Os poli-ciais querem ter certeza de que

você não sacará uma arma. Nun-ca pegue nenhum documento no porta-luvas antes que o policial lhe peças.

A primeira coisa a ser dita ao policial é – “Hello officer, can you tell me why I am being pulled over?”, ou seja “Olá po-licial, poderia me dizer porque você me parou?”. O policial pode tentar lhe manipular pergun-tando – “Você sabe por que eu

te parei?”. Diga a ele que você não sabe. Ele tem que ter motivo para agir dessa forma.

Muito importante: não agra-deça após ser parado. Isso pode ser cosiderado uma forma de admissão de culpa e poderá ser usado contra você, posterior-mente, no Fórum.

O policial nunca irá lhe dizer que você pode negar o pedido de revista em seu carro. Ele não tem obrigação de lhe informar esse direito. Além do mais, os poli-ciais são treinados a se utilizar de sua autoridade para conseguir das pessoas essa autorização de busca, e muita gente, sem perce-

ber, aceita qualquer pedido feito por um policial.

Se, por qualquer motivo, você não quiser que ele vasculhe seus pertences, você deve recusar o pedido de revista em seu carro, simplesmente dizendo – “Offi-cer, I know you want to do your

job, but I do not consent to any searches of my private proper-ty”. Se o policial continuar com a revista e encontrar algo inapro-priado perante à lei, seu advoga-do poderá alegar que a prova foi adquirida de forma ilegal e ser desconsiderada no Fórum.

Page 7: Jornal da Gente

77

2381 St. Clair Ave. West # Runnymede

Literatura

Rosemary Baptista

O idioma português foi desen-volvido gradualmente a partir da linguagem vulgar falada nos paí-ses que faziam parte do Império Romano. Os sons, as formas gra-maticais e os tipos sintáticos, com poucas exceções, são derivados do latim, mas o vocabulário absorveu algumas palavras germânicas e árabes, e outras de origem céltica e ibérica. Antes do final da Idade Média, a língua portuguesa quase foi reduzida como o francês, mas escritores reaproximaram o idioma do latim, graças a sua paixão pela Antiguidade.

Seguindo os passos de autores lu-sitanos como Luís Vaz de Camões, Eça de Queiroz, Fernando Pessoa, Antero de Quental, José Saramago, a escritora luso-canadense Idalina da Silva realizou sua obra-prima para preservar a língua portugue-sa e dar continuidade a sua cultura através da literatura infantil. Seu

projeto tem dois objetivos: obter recursos financeiros para ajudar os orfãos no Timor Leste e proporcio-nar histórias simples e encantado-ras a todas as crianças do mundo.

Idalina da Silva nasceu em Lis-boa e imigrou para Toronto com seus pais em 1967. Ela é autora de várias obras literárias, incluindo poesia e contos publicados em jor-nais, revistas e sites. Ela demons-trou seu dom como desenhista e escritora ainda jovem. Seu cur-rículo é impressionante: domina vários idiomas, entre eles o inglês, português, espanhol e italiano; as-sumiu altos cargos govermentais; foi assistente executiva dos deputa-dos luso-canadenses Mario Silva e Peter Fonseca; missionária das Na-ções Unidas; e presidente/editora de seu próprio jornal.

A coleção ‘Wings of Hope’ tem o prazer de apresentar o primeiro

trabalho de uma série de publica-ções. O livro “Jerônimo e o papa-gaio de papel” é baseado em várias experiências da autora no Timor Leste. O lançamento de seu livro acontece no dia 11 de abril, às 18h, no Consulado Geral de Portugal em Toronto – 438 university avenue, 14º andar, Toronto.

Idalina participou nas seguintes antologias:

-The Best Poems and Poets of 2005. International Library of Po-etry Washington, DC (2005)

-Primeira Antologia de Autores Lu-sofonos do Canadá. Grêmio Literá-rio da Língua Portuguesa. Toronto (2008)

-Lê-me um Poema, Conta-me uma História. Grêmio Literário da Lín-gua Portuguesa. Toronto (2011)

Um tributo à autora luso-canadense Idalina da Silva

Page 8: Jornal da Gente

8

Guiomar Campbell

8 Saúde

Já estamos na primavera, estação das folhasI Todos começam a sair de suas

toquinhas. Pouco a pouco a natureza se transforma, se pre-parando para renovar suas fo-lhas e dar frutos. Como sei que muitas pessoas, nesta época do ano, também estão tentando renovar as células do corpo e se desintoxicar daquelas sobre-mesas deliciosas do inverno, nada melhor do que uma dieta de folhas verdes. Como diz mi-nha mãe, "Coma de tudo minha filha, mas com equilíbrio".

A primavera é, sem dúvida, uma ótima estação para cuidar do corpo e entrar em forma para o verão. De acordo com Michael Bertoli, herbalista e escritor, devemos jejuar duas vezes por ano: uma no meio da primavera, outra no final do outono.

Um dos órgãos mais impor-tantes nesse processo de desin-toxicação é o fígado, que com a vesícula biliar, tem o papel de transformar as moléculas gi-gantes e pesadas em moléculas menores, facilitando assim sua excreção pelo sistema urinário e tegumentar (engloba a pele). Quando uma pessoa entra em jejum ou escolhe uma dieta leve, o fígado trabalha melhor e

o corpo se torna mais saudável.

Parte de sua energia auxilia no processo digestivo e outra parte é utilizada na elimina-ção de toxinas. Para facilitar o trabalho do fígado na desin-toxicação desses químicos, é importante simplificar a dieta sempre que possível.

O que fazer?

Comece a dieta eliminando os estimulantes: açúcar, fari-nha de trigo, gorduras e lacto-se. Durante a dieta de folhas verdes, coma muitos brotos de legumes e vegetais, alimentos verdes principalmente aqueles de sabor amargo, tais como rú-cula, espinafre, agrião e dente de leão.

Você pode encontrá-los fres-cos no supermercado. Não só o figado se beneficia nesse pro-cesso, mas também a bexiga, os rins e o cólon, dando um des-canso ao aparelho digestivo.

Ao acordar, ainda com o es-tômago vazio, tome um copo de chá de limão galego. Basta co-locar 1/4 de limão em um copo de água fervida e adoçar com estevia ou mel. O limão galego é de natureza alcalina e ajuda

avmanter o bom funcionamen-to do estômago. Tome 3 litros de água por dia, de preferência de manhã e à tarde. Evite beber água antes de dormir. Aumente o consumo de vitamina C para auxiliar na desintoxicação do fígado.

Pessoas com problemas crôni-cos renais, dores lombares, pri-são de ventre e alergia podem encontrar cura ou alívio dos sintomas se incluirem esses alimentos verdes no cardápio. Qualquer um pode fazer essa dieta com exceção de mulhe-res grávidas ou que estejam amamentando, pacientes com câncer ou aids ou outros pro-blemas crônicos de saúde.

Para complementar o seu car-dápio de primavera, aqui vai uma das minhas saladas favo-ritas:

Salada de folhas verdes

Em uma tigela grande mistu-re: folhas de espinafre, alface, agrião, dente de leão, folha de beterraba e rúcula cortada em pedaços pequenos. Cenoura cortada em rodelas finas, pi-mentão vermelho, cebolinha, pepino e salsão.

A dieta das folhas verdes

Artista e terapeuta holística, de Shiatsu e Acupuntura, com

formação em Enfermagem Obstétrica, Aromaterapia

e Reiki. Para mais informações,

visite o site www.lotusartswellness. com

ou entre em contato pelo e-mail [email protected]

Guiomar Campbell

3 colheres de sopa de azeite de oliva

1 colher de sopa de vinagre de arroz

1/4 de limão verde ou amare-lo, alho, pimenta do reino e sal a gosto

1 colher de chá de Tamari ou shoyu

1/2 colher de chá de orégano

Sementes para jogar na sala-da:

1 colher de sopa de semente de abóbora torrada

1 colher de sopa de semente de girassol

1 colher de chá de linhaço moído

1 colher de sopa de uva passas

Misture tudo e coma no almo-ço por dez dias consecutivos. Você vai sentir o resultado. Bom apetite e aproveite a pri-mavera!

Molho

Page 9: Jornal da Gente

9

Nathália Perdomo

9Música

No universo da música des-de os 9 anos, o brasileiro sempre ouvia de amigos

que estava na hora de se dedicar ao próprio trabalho. Depois de uma longa experiência acompa-nhando bandas no Brasil e no Ca-nadá, Diogo escolheu um repertó-rio em inglês com a ajuda de seu produtor, Arthur Zaragoza.

Fã de hip hop, R&B e música pop, o artista de Santo André de-fine seu estilo como “urbano”. No CD “D-Snow – Livin’ it up”, Dio-go apresenta três faixas autorais e três covers. Aliás, compor foi outra surpresa para ele. “Não sabia que tinha esse dom. Comecei a gravar em casa, no teclado, e depois le-vei para o estúdio para trabalhar os arranjos com o Arthur. Estou achando mais fácil compor em inglês do que em português”, co-

mentou.

O projeto do CD já existe há dois anos, mas só depois de abrir mão de outras tarefas, Diogo con-seguiu focar nas gravações. Em es-túdio nos últimos meses, ele con-tou com participações especiais do rapper luso-canadense Bigg Blu – que divide os vocais com Diogo na faixa principal, “Livin’ it up” –, de Cross Bow e Huge.

Na entrevista ao Jornal da Gen-te, Diogo contou que as comuni-dades brasileira e portuguesa, e a própria população canadense, têm apoiado bastante seu trabalho. Ele disse ainda que tem planos de lan-çar o CD no Brasil e ver suas músi-cas tocando nas rádios locais.

O apelido Snow veio do sobre-nome Neves, que foi “traduzido”

quando Diogo chegou ao Canadá, em 2001. E o jovem músico ado-tou a brincadeira como nome ar-tístico.

Show de lançamento

No dia 17 de abril, na sequência do Brazilian Carnival Ball, Diogo Snow se apresentará no The Mod Club Theatre – 722 College Street – para lançar seu CD. “Vai ser um after party. Modelos e dançarinos brasileiros que vêm para o baile foram convidados para o show e estarão presentes”, adiantou.

Os ingressos já estão à venda no Brasil Direct e no Brasil Remit-tance por $ 10. Quem não comprar com antecedência, poderá encon-trar na porta do evento por $ 15.

De Santo André para Toronto: Diogo Snow lança seu primeiro CD solo

Diogo Snow decidiu trocar a bateria pelos vo-cais e lança seu primeiro CD solo este mês

Page 10: Jornal da Gente

10

Nathália Perdomo

10

Novo endereço

Política

No sábado, 2 de abril, o político luso-canadense inaugurou o es-critório-sede de sua campanha

– l411 Dufferin Street –, onde recebeu amigos e eleitores.

Em entrevista ao Jornal da Gente, o candidato falou de sua experiência na carreira política, de suas prioridades para o próximo mandato, cajo seja ree-leito, e de sua boa relação com a comu-nidade brasileira. JG – Quando você decidiu seguir a car-reira política?

Eu sempre tive um interesse na polí-tica e no serviço público. Comecei a aju-dar em campanhas políticas no ensino médio. Eu também fiquei muito anima-do com a dinâmica liderança do então primeiro-ministro liberal Pierre Trude-au, que apresentou uma nova visão do Canadá, mais inclusiva e compassiva, e reposicionou o país no cenário mun-dial. Tudo isso me encorajou a seguir essa carreira.

JG – Antes de ser membro do Parla-mento, você atuou como vereador de Toronto. Fala um pouco da sua expe-riência naquele período e como aquilo influenciou em sua atual posição?

Meu tempo como vereador da cida-de foi extremamente gratificante. Tra-balhar em prol dos moradores locais,

atendendo as suas questões imediatas, foi uma experiência maravilhosa. Eu estava fortemente motivado a trazer uma nova visão de como as coisas deve-riam funcionar na prefeitura em nome da comunidade que eu representava.

Durante aquele tempo, atuei como vice-presidente da Comissão de Trân-sito de Toronto (TTC) e trabalhei para promover o crescimento do transporte público. Como vice-prefeito, ajudei a desenvolver o primeiro plano estratégi-co da cidade. Eu aprecio a experiência no serviço público e trago o que aprendi para a minha atual posição como mem-bro do Parlamento.

JG – Você está em campanha para concorrer ao quarto mandato como membro do Parlamento de Davenport. Como você definiria o perfil daquela comunidade? Como você encara o fato de ser o primeiro membro luso-cana-dense do Parlamento?

O perfil da comunidade de Davenport é dinâmico. Temos bairros de longa data, formados por portugueses e ita-lianos que construíram suas famílias lá e trabalharam duro para tornar a comunidade o que ela é hoje. Temos imigrantes muito ativos nas artes, que acrescenta um tom vibrante e colorido a Davenport. Temos novos residentes de todas as partes do mundo, que escolhe-

ram fazer dessa comunidade a sua casa.

Quanto a ser o primeiro membro luso-canadense do Parlamento, eu vejo isso como uma grande honra. Eu também reconheço que esse cargo demanda uma grande responsabilidade pessoal e estou satisfeito e orgulhoso de tra-balhar em estreita colaboração com os membros da comunidade para garantir que sua voz seja ouvida.

JG – A luta pelos direitos de Imigra-ção sempre esteve entre seus projetos. Em 2006, você defendeu os trabalha-dores portugueses da construção civil que foram deportados do país. O que você apontaria como prioridade para o próximo mandato, caso seja reeleito?

Eu ainda trabalho muito sobre a questão dos indocumentados, porque

acredito que seja fundamental encon-trar uma solução permanente para esse problema. É injusto e irracional ter tantos trabalhadores que construíram famílias e moram aqui no Canadá com status ainda não resolvido. Vou conti-nuar apresentando propostas viáveis e razoáveis para resolver a questão dos trabalhadores ilegais no país, para pro-tegê-los e garantir equidade em relação ao processo de Imigração.

JG – Você solicitou mudança na data dos votos antecipados para que não coincidisse com o feriado da Páscoa, em respeito aos eleitores mais religio-sos. Você já obteve alguma resposta do chefe da Comissão Eleitoral?

Ainda não, mas espero receber em breve. Marcar eleições na semana da Páscoa, em especial na Sexta-Feira San-

ta, é um desrespeito aos cristãos, que estarão celebrando um dos dias mais sagrados do ano. Vou continuar pres-sionado a Comissão Eleitoral a respeito desse assunto.

JG – Sua relação com a comunidade brasileira é bem forte. Você percebe um grande apoio dos eleitores brasi-leiros?

Eu me sinto honrado por receber tanto apoio da comunidade brasileira. Como membro do Parlamento, tenho servido também como presidente da Associação Parlamentar Brasil-Canadá, pois acredito na importância de um bom relacionamento entre os dois paí-ses. Eu sempre trabalhei ao lado da co-munidade brasileira e espero continuar contando com seu apoio nos próximos anos.

O Parlamento aos olhos de um luso-canadenseO candidato liberal Mário Silva concorre ao seu

quarto mandato como membro do Parlamento do Canadá, representando a comunidade do Círculo

Eleitoral de Davenport

Page 11: Jornal da Gente

10" x 15”

S o m e c o n d itio n s a p p ly

Porque Alugar? Comprar e Mais Barato

1272 DUNDAS STREET WEST, TORONTO, ON M6J 1X7

CENTRAL CORP.

Independently owned & operated

Especialistas de Compra

WIN a Trip for 2To Brazil

When you Refer Some OneTo Buy or Sell

Real Estate With Cintia De Souza Broker

B ro ke r

Not intended to solicit anyone under contract

WIN a CARWhen you Buy or SellReal Estate With Cintia De Souza

Exclusively Offered By

Cintia De SouzaSome conditions apply

CORRETORA DO ANO 2007/2008/2009/20101# Avaliacão GRÁTIS do seu imóvel, sem compromiso. Ligue já!

A AGENTE QUE VENDEU MAIS IMOVEIS NA RE/MAX CENTRAL CORP.

www.cintiadesouza.com

O NOME QUE A COMUNIDADE CONFIA E RECOMENDA

Award

OutstandingSales

Achievement

Award winning results

CIN IADE SOUZA BROKER

CORRETORA DE IMOVEISCORRETORA DE IMOVEIS

“CADA VEZ QUE EU VENDO UMA CASA, UMA CRIANÇA É BENIFICIADA.”

Trabalhando incansavelmente para duas grandes causas:

416.654- SOLD

EVNDIDO

Por 9%9

Stephanie De Souza Rodrigo De SouzaSales RepresentativeSales Representative

[email protected] [email protected]

416.654-7653416.654-7653

EVNDIDO

Por 9%9

VEND DOI Por 99%

VEND DOI Por 99%

END D

VI O

Por 9%9

Por 9%9

11

$

,389 900

ST CLAIR/SILVERTHORN

1

$297, 000

CASA PARA 3 FAMILIAS

*serviço profissional*avaliação GRÁTIS

do seu imóvel *sujestões/modificações para uma venda de

sucesso*negociadora #1para conseguir o

melhor preço*anúncio do seu

imóvel 24 horas por dia até que venda

*Satisfação Garantida

VENDA O SEU

IMÓVEL RÁPIDO

E POR UM ÓTIMO

PREÇO

$$$ renda $$$ investimento ideal - 100% de retorno no seu investimento melhor do que rrsp ou qualquer outro investimento. facil de arrendar. ligue ja ja igual a esta nao a 416-654-7653 Cintia! www.cintiadesouza.com

Veja milhares de casas...

$0DE ENTRADA

Qualquer imóvel emqualquer lugar!

S

OD EN

PA OU DQ

ER

CA OG MUL PA R

E ARUQ R O P

ATENÇÃO COMPRADORES: tenha acesso a casas vendidas pelo banco e pelo governo, casas

para reforma, casas para investimento, casas para alugar e muito mais.

PROMOÇÃO PARA COMPRADORES:atualizações do mercado diariamente - serviço profissional com mais de 10 anos de experiência

no mercado imobiliário - negociadora #1 para você fazer a melhor compra - guia passo a passo até o fechamento da transação - ajuda com financiamento, advogado, inspeção, mudança e muito

mais... servico completo - financiamento para compradores de primeira vez, novo imigrante, self-employed - $0 de entrada..100% de financiamento - até 8% de cashback - sem crédito ou novo crédito... Podemos orientar - não tem dinheiro para o advogado...não tem problema - juros de

financiamento baixos começando a 2.25% - Incentivos e re-embolsos do governo para compradores de primeira vez - tudo isso absolutamente GRATIS - Satisfação Garantida!

F TA LO ER IMITADA

g ma C c Ap i a

Al u s ondi oes l c m

Dufferin/Bloor

$449,900

Dovercourt Village Delight! Massive 2-1/2 Storey, Detached Brick Home, Live & Rent Potential With 3 Kitchens, 3 Baths, 4+1 Bedrooms, 4 Separate Entrances & Loads Of Potential. High Ceilings, Strip Hardwood Floors Throughout, Huge Backyard Completely Private, T.T.C At Doorstep & Walking Distance To Shops, Schools, Recreation Center, Parks & Subway. In The Heart Of The City, Minutes To Downtown & Highways!

Negocio Do Mes

5$44

,000

Linda casa Zona tranquila em Toronto. 4 quartos, 3 casas de banho, 2 cozinhas, lote 32.5 x 100 pes. Garagem e estacionamento para 6 carros. Quintal completamente privado. Compre essa casa e pague $761.00 por quinzena. Porque Alugar ligue ja ja 416-654-7653 Cintia

12

765

22

$349,900

NÃO FOI UM ERRO!

2

St Clair e Dufferin, 3 quartos,

Porao com entrada separada, perto de de ttc, lojas, otimas escolas e muito mais. Ligue ja se voce esperar, perdera 416-654-7653 Cintia

grande quintal com garagem.

O

VENDID

$$$ RENDA $$$

$29 9

09

, 010

1$83,900

ABSOLUTAMENTE INACREDITAVEL

Lindo apartamento de 3 quartos, linda cozinha e 2 casas de banho belissimas, sacada aberta totalmente privada com arvores au redor. linda vista. todas as amenidades renovadas no predio, otimo condominio. Ligue ja ja se nao perdera 416-654-7653 Cintia!

3

VEDI

ON

Dor P

98%9

%

Por 5

$344,900

CASA ESTRAORDINARIA

1

Completamente renovada de cima em baixo. cozinha e casas de banho dos seus sonhos. 3 quartos de cama sala de estar e jantar separada. lote 27x125. belissimo quintal. Ligue ja ja e comece a mudar 416-654-7653 Cintia!

I

VENDDO

Pr 1

%

o07

DD

VENI

OPor 98%

VEDI

ON

D 9Por

7%

$9 0

34, 00

Entrar e Gozar

$39 900

4,

C o m p ra d o re s d e p r i m e i ra v e s

B u n g a l ow d a h o r a O l h a o p r o m o c o e d e p r i m a ve ra a i i i i i

C a s a D o A n o

1110

8

4

6

Rogers e Dufferin - Atencao investidores-100% de lucro, 3 apartamentos de 3, 2 e 1 quartos de cama, esta toda alugada geranda perto de $3,000 por mes. paga todas as suas dispesas e ainda sobra. que bom negocio eh. ligue ja ja e comeca a lucrar Cintia 416-654-7653, concorra para ganhar um carro da chevrolet cruze. Nao so tenho a chave da sua casa mas tambem do seu carro...Cruze with Cintia!

Chegou a hora de para de pagar aluguel. Bela casinha na zona da Rogers e Dufferin, 3 quartos de cama, sala de estar e jantar, cosinha 2 casas de banho e muito mas. perto de otimas escolas, tranportes, e comercios, concorra para ganhar um carro da chevrolet cruze. Nao so tenho a chave da sua casa mas tambem do seu carro...Cruze with Cintia!

Que bela oportunidade, pague uma ipoteca mas barato do que o aluguel com esta casinha linda. 3 quartos de cama, sala, cozinha, e casa de banho. Cave para acabar com entrada separada. belo quintal com garagem. perto de tranportes, escolas, supermercados e muito mais. ligue ja ja para Cintia, se esperar perderar. 416-654-7653 concorra para ganhar um carro da chevrolet cruze. Nao so tenho a chave da sua casa mas tambem do seu carro...Cruze with Cintia!

Linda casa de 2 andares, com 2 quartos, sala de estar, cosinha e cave acabada com entrada separada com apartamento de 1 quarto para alugar. esta nao vai durar entao ligue ja ja para Cintia 416-654-7653, concorra para ganhar um carro da chevrolet cruze. Nao so tenho a chave da sua casa mas tambem do seu carro... Cruze with Cintia!

Casinha esta toda renovada e decorada de primeira mae. 3 quartos de cama, sala de estar e jantar, cosinha, lavanderia. Cave acabada com spaco para escritoria e muito mas. enorme quintal com uma linda cobertura para a suas festas. Lote 25 x 111ft. porque espera ligue ja ja para Cintia 416-654-7653, concorra para ganhar um carro da chevrolet cruze. Nao so tenho a chave da sua casa mas tambem do seu carro... Cruze with Cintia!

EI

VND

DOPor 107%

Lindo bungalow pronto para a sua mobilia, todo renovado de cima em baixo, 4 quartos de cama, 2 salas de estar, 2 casas de banho, 2 cozinhas, 2 lavanderia. uma bela chaca e um quintal todo privado com um grande driveway privado. Ligue ja e comece a mudar Cintia 416-654-7653, concorra para ganhar um carro da chevrolet cruze. Nao so tenho a chave da sua casa mas tambem do seu carro... Cruze with Cintia!

9

!Sera este o ganhador do CRUZE? Talves ESTE? OU ESTE?

!E ESTE? PORQUE NAO ESTE?

Sera este o ganhador do CRUZE?

Page 12: Jornal da Gente

12

Imigração

Religião12

O mais novo festival de comida vegetariana da cidade ganhou um nome bem apropriado: Ve-

ggielicious. Sua estrutura é semelhan-te ao Summerlicious e Winterlicious, mas não há um menu com preço fixo.

Organizado pela Associação Ve-getariana de Toronto, o festival pare-ce oferecer opções mais variadas do que o tradicional risoto de cogumelos – geralmente oferecido no cardápio

para aqueles que não comem carne. Nada contra o prato, mas a criativida-de dos chefs merece ir muito além nas duas semanas de evento – de 9 a 24 de abril.

Nem todos os menus foram finali-zados, mas a lista de restaurantes par-ticipantes já inclui Live Food Bar, Ra-wlicious, Magic Oven Pizza locations, Urban Herbivore, Fresh locations, Sadie’s Diner, Udupi Palace, Bunner’s Bake Shop, Fressen, Mela, Cruda Cafe, The Beet e Vegetarian Haven. Para outras informações, acesse o site www.veggielicious.ca/restaurants.

O cantor Michel Martelly, conhecido como "Sweet Micky", ganhou as elei-

ções do Haiti de acordo com o resultado preliminar oficial di-vulgado na segunda-feira, 4 de abril, pelo Conselho Provisório Eleitoral do país caribenho.

Martelly, que nunca havia concorrido a um cargo políti-co, recebeu quase 67,57% dos votos no segundo turno contra os 31,74% da ex-primeira-dama

Mirlande Manigat, informou o porta-voz do conselho eleito-ral, Pierre Thibault. O anúncio foi sucedido por uma onda de comemorações na capital Porto Príncipe.

O resultado do segundo tur-no das eleições, realizado no úl-timo dia 20, ainda pode sofrer mudanças. O resultado final deve ser anunciado ainda neste mês.

O popular artista, um gran-de ídolo do gênero musical hai-tiano kompa, ganhou força no segundo turno e muitos de seus eleitores pareciam estar encan-tados com sua falta de experiên-cia política, em um país onde o governo sofre grande descren-ça.

Fonte: O Globo. Publicado em 4 de abril de 2011.

Para vegetariano nenhum botar defeito

Resultado preliminar das eleições presidenciais do Haiti dá vitória a cantor Michel Martelly

Page 13: Jornal da Gente

13

O Brazilian Beat: Canada Dance Congress, primeiro congresso de dança genuinamente brasi-

leiro, chega a Toronto no final deste mês. Distribuído em três dias – 29 e 30 de abril e 1º de maio –, o evento é dirigido pela baiana Goreti Cardoso e conta com profissionais de diversas nacionalidades para mostrar o que o Brasil tem de melhor no quesito “dan-ça de salão”.

Direto da fonte, 13 dançarinos vi-rão de Salvador, entre eles integrantes do Forró Cabrueira e da escola Bam-berg, onde Goreti aprendeu a dançar. Um grupo de Quebec, outro de Nova Iorque e companhias locais – Brazil Dance World, The Dance Migration, Newton Moraes Dance Theatre, Axé Capoeira – também participarão do congresso. “Queremos colocar no palco o máximo de ritmos possível para proporcionar ao público uma visão ampla da nossa dança. Os es-tilos brasileiros mais conhecidos no exterior são a Capoeira e o Samba no Pé. Ainda temos que trabalhar muito para divulgar o Forró e o Frevo, até mesmo pela falta de profissionais” – observou Goreti.

A grande atração do evento é o casal brasileiro Kadu Pires e Larissa Thayane, que se apresentam juntos há seis anos. “A iniciativa do convi-te surgiu pela qualidade do trabalho deles. Fiquei de queixo caído quando vi os dois dançando. Não conheço ne-nhum casal de dança brasileira com

aquele nível” – comentou a diretora.

Eles foram premiados pelo Conse-lho Brasileiro de Dança e participam de festivais mundo afora. Na Austrá-lia, onde vivem, Kadu e Larissa foram contratados por uma companhia local logo após ganharem um concurso de dança latina. “Eles mostram excelên-cia em dois importantes estilos do congresso: o Samba de Gafieira e o Zouk. Quando os convidei para par-ticipar do evento eles aceitaram na hora. Será a primeira vez deles no Ca-nadá” – contou Goreti.

Em entrevista ao Jornal da Gen-te, Larissa comentou a diversidade da cultura brasileira e mostrou se orgu-lhar da receptividade dos estrangeiros

em relação a nossa dança. “Tentamos fazer o melhor trabalho para mostrar que o Brasil não é só futebol e sam-ba, mas também tem uma grande va-riedade de outras danças. Em todas as nossas viagens percebemos que o mundo ama o Brasil e quando os es-trangeiros conhecem o Zouk- Lam-bada, o Forró e o Samba de Gafieira, eles se apaixonam e se dedicam para aprender a dançar da mesma forma que os brasileiros”.

A dançarina falou ainda de seu tra-balho na Austrália. “Os australianos também são apaixonados por esses estilos de dança e pela cultura bra-sileira. Eles se divertem muito dan-çando em festas, porque além de ser uma forma de praticar uma atividade física, é uma maneira de socializar e se divertir. E o australiano, em geral, tem uma certa dificuldade para de-senvolver essa comunicação. Então o contato com a dança ajuda muito.”

Por fim, Larissa mencionou a ale-gria de participar do congresso em Toronto. “Ficamos muito felizes em saber que existem pessoas como a Go-reti no Canadá investindo todo esse trabalho para divulgar e promover a cultura brasileira no exterior. Temos certeza de que o evento vai ser muito bom e vai abrir mais portas para que a dança de salão brasileira possa se expandir no país”.

Além das apresentações em gru-po e individuais, o congresso oferece uma série de workshops para todos os níveis. Os estilos são Samba no Pé,

Samba de Gafieira, Zouk-Lambada, dança Afro-Brasileira e Forró. Além disso, o público terá a chance de par-ticipar de uma festa para colocar em prática o que aprenderem nas aulas. No último dia do evento, haverá um concurso de Samba no Pé nas catego-rias profissional e amador. O juri já foi escolhido e conta com profissio-nais renomados, entre eles o próprio Kadu.

A diretora enfatizou que um dos principais objetivos do congresso é dar espaço à dança brasileira na co-munidade canadense, que é muito exigente. No próximo ano, Goreti pre-tende acrescentar um dia na progra-mação do evento para oferecer mais horas de workshop e poder adicionar outros estilos como o Frevo.

Brazil Dance World

Foi a paixão pela dança que mo-tivou Goreti a fundar sua companhia em Toronto. Há mais ou menos seis anos, quando a professora chegou ao Canadá, ela sentiu que faltava alguma

coisa em sua vida. “Foi necessidade vital. Eu cheguei aqui e parecia que tinha alguma coisa errada. Faltava al-guma coisa para eu ser feliz”.

Ao lado de seu marido e principal parceiro de dança, Goreti criou o Bra-zil Dance World, escola que oferece somente ritmos brasileiros. “Aprendi a dançar na Bamberg Companhia de Dança, que antes se chamava Aca-demia Pé de Valsa. Eles tinham um trabalho beneficente para crianças de escola pública. Foi nesse grupo que eu aprendi não somente a dançar, mas também monitorar, coreografar e en-sinar” – concluiu.

13

Três dias em homenagem à dança brasileiraNathália Perdomo

Toronto

Data: 29 e 30 de abril e 1º de maioLocal: El Rancho Restaurant and

Night Club – 430 College St, Toronto – dia 29 de abril. York University – 4700 Keele St, Toronto – dias 30 de abril e 1º de maio. Preço: Os tickets

variam entre $ 15 e $ 200 Site: www.brazilianbeatcongress.com

Serviço do Brazilian Beat Canada Dance Congress

Page 14: Jornal da Gente

1414

Isabella Massi

A primavera está chegando, mas nas passarelas a vez é da coleção outono-inverno. Entre os dias 28 de março e 2 de abril Toronto sediou o segundo maior evento de Moda da América do Norte, o LG Fashion Week Fall/Winter 2011. Patrocinado pela LG, mais de quarenta estilistas mostraram suas coleções para o segundo semestre deste ano com muita criatividade e um foco: bu-siness.

Veteranos e calouros toma-ram conta do Exhibition Place no Princes' Boulevard e dividiram a atenção dos fashionistas de plantão, mostrando tanto cores sérias típicas de inverno, quanto contrastes fortes na maquiagem, acessórios e no próprio tecido.

Entre os promissores estavam a marca Basch, de Brandon Dwyer, que impressionou na passa-rela com modelos brin-cando de personagens. O ensaio mostrou mo-delagens também nada conservadoras, mas uma paleta de cores que não acompanhou a ousadia. DUY, de Duy Nguyen, marca que ganhou muitos fãs desde sua estreia em 2001 pelo corte impecável e so-fisticado, explorou a transparên-cia e a renda com qualidade e charme incontestáveis.

Holt Renfrew, conhecida mundialmente, mostrou que o eclético, o jovem, o contemporâ-neo e muita cor nos detalhes po-

dem render boas pinceladas de estilo no guarda-roupa frio. Joe Fresh, de Joseph Mimran, foi ainda mais longe quando esco-lheu o laranja e o amarelo – cores quentes, comuns no verão – para liderar sua coleção. Muitos dos estilistas novatos exploraram o urbano em tecidos exóticos e surpreenderam o público com muito mistério. Heather Lawton foi uma delas, mostrando mode-los com perucas longas e brancas

em looks essencialmente pretos.

Depois de cinco dias de des-file, e um tema que finalmente adequa o consumidor ao evento, Work it mostrou a que veio in-troduzindo cortes, estampas e vi-suais em geral muito comerciais, mas não deixou o tal gostinho de “volta inverno” tão esperado pela audiência. O saldo do evento, ainda assim, foi positivo.

Praticidade em voga na Semana de Moda de Toronto

Isabella Massi é formada em Artes Cênicas

Indumentária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, estudou Moda no Instituto Zuzu

Angel e morou 6 meses em Nova York, analisando

as mais diversas culturas e tendências. Para dicas

e conversas: [email protected]

Moda

Page 15: Jornal da Gente

1515

A boneca “Barbie gravidinha de jogador de futebol” mal che-gou ao mercado e está provocando polêmica. A nova Barbie vem com uma barriga e um exame de DNA. Quem comprou a boneca ganha um coupon para, no futuro, ganhar a casa da Barbie, o carro do ano e vários outros acessórios.

Para as feministas, a nova boneca provoca uma distorção do papel da mulher. “Eles estão ensinando que a mulher para ter tudo precisa arrumar um jogador de futebol. Isso é péssimo para as meninas”, disse a presidente da ONG Pró Mulher, Wan-da Machado. “Isso vai estimular o periguetismo infantil”.

A empresa se defendeu em nota: “A Barbie sempre teve o slogan “tudo o que você quer ser”. Existe uma parcela grande de meninas que tem isso como objetivo na vida. A boneca vem apenas preencher essa demanda”.

As notícias desta página foram publi-cadas pelo programa da Multishow “Sensacionalista, um jornal isento de verdade”. Selecionamos três textos para esta edição. Divirtam-se!

Ufólogos cariocas sofreram um duro baque com a descoberta de que um disco voador avistado por eles era na verdade um bueiro. O OVNI, mais tarde identificado, foi visto so-brevoando os céus de Copacabana. O objeto foi fotografado e os ufólogos iniciaram uma série de debates para saber de onde poderia ser a aeronave. À tarde, a aeronáutica confirmou que não era uma nave, mas sim um buei-ro catapultado. Consultado, o ET Bilu disse que seu povo estava preparando a chegada, mas que o voo atrasou por problemas do aeroporto intergalático. “As coisas lá não são tão melhores as-sim do que aqui”, disse ele.

O deputado Jair Bolsonaro poderá receber uma pena inédita pelas ofensas dirigidas a gays e negros. Bolsonaro disse que seus filhos jamais se relacionariam com negros ou gays porque não eram promíscuos e foram bem educados. A comissão de igualdade racial vai propor uma pena alternati-va: ele será currado por um negão gay com 27 centímetros.

A pena está provocando polêmica. Um juiz, que não quis se identificar, declarou que “o risco é ele gostar e acabar não tendo caráter educativo”.

Fonte: www.sensacionalista.com.br

Disco voador avistado por ufólogos no Rio era na verdade um bueiro

Boneca “Barbie gravidinha de jogador de futetbol” chega ao mercado com carro e casa de brinde

Por ofender negros e gays, Bolsonaro receberá pena de 27 centímetros

Humor

Page 16: Jornal da Gente

16

BW

Classificados

16

Aluguel de Imóveis

Aluga-se quarto. Dufferin e Davenport. Contato: 416 659-8848 Aluga-se quarto para estudante com direiro à alimentação. Davenport – entre Dufferin e Lansdowne.

Contato: 416 940-0565 (Teresa)

Aluga-se basement com 2 quartos, sala, co-zinha e área. St Clai e Dufferin

Contato: 416 654-3691 ou 647 406-0172 (Teresa ou Antonio)

Procura-se moças para dividir apartamen-to. Contato: 416 856-1631 (Geize) Aluga-se quarto em casa grande, 2 cozi-nhas, 2 banheiros e garagem, próximo ao TTC. Eglinton West Contato: 647 710-4721 (Leonardo)

Aluga-se apartamento com internet, la-

vanderia, mobiliado, ambiente familiar. St Clair e Dufferin. Contato: 416 885-2220 Aluga-se basement. Apartamento indepen-dente p/ 1 ou 2 pessoas. Disponível final de abril. $550,00

Contato: 416 533-7914 (Toni)

Aluga-se basement. Dois quartos, banheiro e cozinha grande, entrada separada. Jane e Sheppard

Contato: 416 949-4965 (Beto)

Serviços Precisa-se de uma pessoa para fazer salga-dos. Contato: 416 657-7790 (Graça)

Drywall - Instalação e reparosTel: 647 710 2082 com José

Envie seu anúncio grátis pelo e-mail:[email protected]

Rodrigo Santoro, Carlinhos Brown e Bebel Gilberto fazem parte do elenco da animação “Rio”

Rodrigo Santoro, Carlinhos Brown e Bebel Gilberto fazem parte do elenco da animação “Rio”

O bom momento para produções audiovisuais inter-nacionais no Rio de Janeiro pode ser comprovado pela ampla campanha de promo-ção da animação 3D “Rio”, que teve pré-estreia mundial na cidade no dia 22 de março. Estrelas brasileiras e interna-cionais do elenco de vozes do filme, a atriz Anne Hathaway e a cantora Bebel Gilberto, os atores Jamie Foxx, Jesse Ei-senberg, Rodrigo Santoro e Jermaine Clement confrater-nizaram na festa com o dire-tor Carlos Saldanha, também produtor da trilogia “A Era do Gelo”.

"O filme de Carlos Salda-nha é uma iniciativa única, criativa e sem precedentes de promoção internacional do Rio de Janeiro. Ele alcança todas as gerações e tem enor-me potencial para atrair pro-duções internacionais para a cidade e para o estado", comemora Steve Solot, pre-sidente da Film Rio-Rio Film Commission.

Com estreia prevista para 8 de abril no Brasil, “Rio” é todo feito em 3D e presta homena-gem à cidade com imagens detalhadas dos principais pontos turísticos, como Pão de Açúcar, Corcovado e as praias da Zona Sul. "Há dez anos tenho o filme na cabeça, mas queria representar o que sinto pelo Rio de Janeiro", ex-plicou Saldanha na entrevista coletiva.

O filme conta com per-sonagens simpáticos e uma trilha sonora animada – com Will.i.am, do Black Eyed Peas – que conduzem o espectador pela história de Blu (Eisen-berg), uma arara-azul domes-ticada que não sabe voar. Ele nasceu no Brasil, mas foi cria-do por uma simpática nerd em Minnesota, nos EUA. Blu deixa o aconchego de casa para se aventurar no Rio de Janeiro quando fica sabendo que é o último macho de sua espécie e que a última fêmea, Jade (Hathaway) está na Ci-dade Maravilhosa.

Durante o Carnaval, as araras Blu e Jade apareceram no desfile da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro, que levou para a Sapucaí o enredo

“O Rio no Cinema”. A inclu-são das aves no Carnaval des-te ano faz parte da estratégia de lançamento da campanha “Rio – Uma cidade de cine-ma”, iniciativa da RioFilme, com apoio da Filme Rio-Film Commission, para divulgar o Rio como destino internacio-nal para locações de produção audiovisual.

Fonte: Rio Film Commission.

Cinema

Page 17: Jornal da Gente

Melissa Pancini

CNP, RNCP Nutricionista Holística

17Saúde

Ficarei feliz em receber perguntas, comentários ou ideias sobre minha coluna, escreva para: [email protected] ou ligue para:

(416)702-7019

Ultimamente muita gente tem feito perguntas rela-cionadas à gordura. Eu já

havia publicado sobre esse assunto no jornal, mas optei escrever mais uma vez para esclarecer algumas dúvidas.

Hoje, quando ouvimos a pa-lavra gordura, logo associamos àqueles quilinhos a mais que que-remos evitar a qualquer custo. Não é bem assim. Existem muitos tipos de gordura, e uma dieta para pro-mover o emagrecimento saudável exige o consumo de gorduras de qualidade. Lembre-se: precisamos de gordura para queimar gordura!

As gorduras que devemos evitar e associar aos pneuzinhos indese-jáveis são chamadas gorduras sa-turadas e gorduras do tipo trans, que contribuem para o aumento de peso causando também proble-mas cardiovasculares.

As gorduras saturadas são só-lidas em temperatura ambiente e são encontradas em carne, leite e

derivados. Já as gorduras do tipo trans são encontradas em muitos produtos industrializados – pre-cisamos ler os rótulos para poder evitá-las.

As gorduras não-saturadas, também conhecidas como polin-saturadas e monoinsaturadas são fundamentais para o bom funcio-namento do corpo. Esse tipo de gordura é encontrada em nozes, azeite de oliva, alguns vegetais, abacate e peixe.

Devemos dar um pouquinho mais de atenção a duas gorduri-nhas especiais: ômega 3 e ômega 6, que também são gorduras po-linsaturadas e conhecidas como gorduras essenciais, porque não podem ser produzidas pelo cor-po humano. Portanto, devem ser consumidas na refeição diária. Quando consumimos quantidades suficientes dessa gordura, o corpo humano é capaz de produzir outras gorduras importantes para o bom funcionamento do organismo.

Como essas gorduras favorecerão o emagrecimento?

Quando consumimos gorduras não-saturadas ajudamos os rins a eliminar o excesso de água e sódio acumulados nos tecidos – o excesso de gordura na maioria das pessoas é retido por água.As gorduras de qualidade também au-mentam o metabolismo – quanto mais rápido o metabolismo mais gordura e glu-cose são queimadas.Favorecem a oxigenação e produção de energia. Com o aumento de energia nos sentimos mais ativos, favorecendo o exer-cício de atividades físicas, que ajudam a manter e aumentar a massa muscular – e músculo queima gordura.Ajudam na digestão, facilitando o trânsito intestinal.Ajudam a dar sensação de saciedade com mais rapidez. Quem ingere quantidades moderadas de gorduras saudáveis pode até ingerir menos calorias durante o dia. Além de ajudar no emagrecimento, as gorduras também são saudáveis para o coração, pele, cabelos e memória. Por isso, vamos deixar o medo de lado e começar a incluir umas gordurinhas em nossa dieta.

Gorduras que ajudam a emagrecer

Page 18: Jornal da Gente

18

Nathália Perdomo

Turismo18

Novo endereço

A partir de 17 de junho, quem quiser voar de Toronto para algumas

cidades do Brasil encontra-rá uma nova opção oferecida pela Copa Airlines. Uma das grandes vantagens é a tari-fa promocional de estreia da rota, com bilhetes de ida e volta em torno de $ 900. Funcionários da Acadia Tra-vel Agency – 850 College St. – calcularam o preço de uma passagem (Toronto – Rio – Toronto) e a diferença entre a Copa e outras empresas aéreas chega a $ 500, dependendo da data da viagem.

A companhia também alte-rará o horário dos voos entre o Rio de Janeiro e a Cidade do Panamá – de onde faz co-nexões para diversos destinos nas Américas e no Caribe –, a fim de ampliar o número de

conexões imedia-tas. Com isso, os passageiros pode-rão voar da Cidade Maravilhosa para Toronto sem preci-sar passar por São

Paulo ou pelos Estados Uni-dos.

No total, serão quatro voos semanais para o Rio de Ja-neiro, São Paulo e Belo Hori-zonte. A saída de Toronto será sempre às segundas, quartas, sextas e sábados. E o retorno do Brasil será aos domingos, às terças, quintas e sextas. Já os voos entre Manaus e Cana-dá acontecerão apenas às ter-ças e quintas.

O mês de junho marca ainda o início da operação da Copa Airlines em Brasília e Porto Alegre. Antes, os passa-geiros do Rio Grande do Sul eram obrigados a se deslocar até São Paulo para voar para a América Latina e para os Esta-dos Unidos. Com a nova ofer-ta, ganham uma rota exclusiva com conexão imediata na Ci-

dade do Panamá, onde não é necessário passar por imigra-ção ou alfândega, e as baga-gens são despachadas para o destino final.

A empresária Patricia Fa-rias, da agência Tropical Tours

– 570 Caledonia Road –, reco-menda a companhia aos clien-tes. “Já vendi mais de 200 bilhetes pela Copa Airlines. A maior vantagem é o preço”.

Atualmente, a companhia chega a 46 destinos, entre eles

Miami, Orlando, Nova Iorque, Los Angeles, Cancun, Santo Domingo, Havana, Bogotá e Caracas. Com a nova rota, Toronto será o 47º destino da Copa Airlines. Mais informa-ções podem ser encontradas no site www.copaair.com.

Copa Airlines inclui Toronto em sua rota

Page 19: Jornal da Gente

1919

O seu ponto de referência para baladas brasileiras em Toronto!POR VICTOR MENDONÇA

Foto Destaque

Gostaria de promover o seu evento no nosso site? Envieum email para [email protected] com todos os de-talhes. Teremos o maior pra- zer em ajudar.

Foto tirada no evento “RetroZouk” do Bunda Lounge reali-zado no dia 19 de Março de 2011. Visite o nosso site paramais fotos.

Agenda de Eventos

Arraial do Bavia19 de Junho

Data: Abr 7 e 14, 10PMLocal: ManaBar - 722 College St.Valor: Entrada franca

Student Thursday@ ManaBar

Data: Abr 9 e 16, 10PMLocal: Bunda Lounge 1108 Dundas St W.

Zouk Saturdays@ Bunda Lounge

Data: Abr 13 e 20, 10PMLocal: Momentos - 88 Yorkville Ave.

International Night@ Momentos

Data: Abr 9 e 16, 9:30PMLocal: Chappa Bar, 1340 St. Clair Avenue W.Valor: Entrada franca

Noite Brasileira @ Chappa Bar

Data: Abr 8, 9PMLocal: Bavia Arts 898b St. Clair Avenue W.Valor: $10

Forroteria @ Bavia Arts

Abr

7/14

Abr

7/14Data: Abr 7 e 14, 8:30PM-9:30PMLocal: Dovercourt House805 Dovercourt Road, 3º AndarValor: $70

Aulas de ZoukBrazil Dance World

Data: Abr 13 e 20 , 7:30-9:30PMLocal: Ballet Creole375 Dovercourt Rd.Valor: $10

Aulas de Percussão (Maracatu) @ Ballet Creole

Data: Abr 7 e 14, 10PM-12AMLocal: Dovercourt House 805 Dovercourt Rd, 3º AndarValor: $5

Prática de Zouk@ Dovercourt House

Abr

7/14

Abr

8

Data: Abr 29, 8PMLocal: York UniversityValor: Consulte site para pacoteswww.brazilianbeatcongress.com

Brazilian Beat Congress Brazil Dance World

Abr

29Abr

9/16

Abr

9/16

Data: Abr 9 e 16, 8-9PMLocal: 88.9 FM

Brazil Vital @ 88.9 FMAbr

9/16Data: Abr 28, 8PMLocal: Koerner Hall237 Bloor Street W.Valor: $40$50/$60

Braziliant!Abr

28

Abr

13/20

Abr

13/20

Data: Abr 9, 6:30PMLocal: Events on the Park1095 Leslie StreetValor: $100

Miss Brazil CanadaAbr

9Data: Abr 26, 6-10PMLocal: Lula Lounge1585 Dundas St. W.

Alpha-Bet SoupFundraiser

Abr

26

Page 20: Jornal da Gente

20