jornal da gente

12
A TODO VAPOR: Ações nas áreas da saúde e educação foram vistoriadas pelo prefeito de Itapevi Jaci Tadeu nesta semana www.jornaldagente.com.br Paramount Pictures Divulgação Cinema “Noé” estreia nas telonas do Centerplex. p. 7 Variedades Sem plásticas, a atriz Juliana Alves mostra corpão em ensaio p.7 n o 509 - Ano XII 5 a 11 de abril de 2014 Distribuição Gratuita Distribuição Gratuita Itapevi p. 3 Cidade adere ao programa Casa Paulista Prefeito de Tremedal p. 10 Especial p. 12 Márcio Ferraz em Itapevi Região também foi palco de tortura durante a Ditadura Jaci Tadeu visita obras em Itapevi Na quarta-feira (02), o pre- feito Jaci Tadeu acompanhou a realização de algumas das obras em diversos bairros. Uma das mais importantes obras vistoriadas pelo prefeito foi a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), na Vila Santa Rita. Ele visitou também a escola da Cohab, ao lado do CEMEB Monteiro Lobato e o Estádio Municipal. p. 3 Divulgação/ PMI Divulgação Victor Bustamante/PMI >> Jaci Tadeu, ao lado da secretária Laila Furtado (Saúde), vistoriou obras da UPA 24h

Upload: agencia-impacto

Post on 06-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Leia a edição deste sábado (5) do jornal da Gente, que conta com redação e diagramação da Agência Impacto. * Prefeito Jaci Tadeu acompanha andamento de obras públicas em Itapevi * Skaf recebe título e diz que Sesi de Jandira será inaugurado até o final do ano * Senai de Osasco será sede de centro de nanotecnologia * Cultura da região oeste terá espaço no consórcio de prefeitos * Itapevi ganha mais três novas ambulâncias para atendimento * Programa de intercâmbio tem inscrições até o dia 8 * "Saúde no estado está moribunda", por Fláudio Azevedo Limas * Jaci Tadeu e Fláudio recebem prefeito de Tremedal (BA) * Goleira de Itapevi joga pelo Brasil Panamericano de Handebol * e muito mais. Boa leitura!

TRANSCRIPT

A todo vApor: Ações nas áreas da saúde e educação foram vistoriadas pelo prefeito de Itapevi Jaci tadeu nesta semana

www.jornaldagente.com.br

para

mou

nt p

ictu

res

div

ulga

ção

Cinema“Noé” estreia nas telonas do Centerplex. p. 7

VariedadesSem plásticas, a atriz Juliana Alves mostra corpão em ensaio p.7

no 509 - Ano XII5 a 11 de abril de 2014

Distribuição GratuitaDistribuição Gratuita

Itapevi p. 3

Cidade adere ao programa Casa Paulista

Prefeito de Tremedal p. 10Especial p. 12

Márcio Ferraz em ItapeviRegião também foi palco de tortura durante a Ditadura

Jaci Tadeu visita obras em ItapeviNa quarta-feira (02), o pre-

feito Jaci tadeu acompanhou a realização de algumas das obras em diversos bairros. Uma das mais importantes obras vistoriadas pelo prefeito foi a construção da Unidade de pronto Atendimento (UpA 24h), na vila Santa rita. Ele visitou também a escola da Cohab, ao lado do CEMEB Monteiro Lobato e o Estádio Municipal. p. 3

div

ulga

ção/

pM

I

div

ulga

ção

victor Bustamante/pMI

>> Jaci Tadeu, ao lado da secretária Laila Furtado (Saúde), vistoriou obras da UPA 24h

2 5 a 11 de abril de 2014

os colaboradores nãomantêm vínculo empregatício com este periódico. Asmatérias assinadas são deresponsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião deste jornal.

EXPEDIENTE Redação & Diagramação: Agência Impacto (11) 4552-5976Editor/Jornalista Responsável: Eurico ramosColaboradores: Anderson Araújo Alves, paulo Coelho.Circulação: Itapevi, Jandira, Barueri, Santana de parnaíba e osascoE-mail: [email protected]: 7 mil exemplaresGráfica: Atlântica

www.jornaldagente.com.brTel.: 2779-3194

Jornal da Gente é uma publicação semanal da empresa panorama Jornalismo, publicidade e Editora Ltda. título registrado no Serviço de registro Civil das pessoas Jurídicas da Comarca de Cotia, sob nº 040, Livro B-2.

PAULO COELHO Escritor E mEmbro da acadEmia brasilEira dE lEtras

DE OLHO NA LEI anderson araújo alves - [email protected]

Duas histórias sobre hipocrisiaA lei e as frutasNo deserto, as frutas eram

raras. deus chamou um dos seus profetas, e disse:

- “Cada pessoa só pode comer uma fruta por dia.”

o costume foi obedecido por gerações, e a ecologia do local foi preservada. Como as frutas restantes davam se-mentes, outras árvores surgi-ram. Em breve, toda aquela região transformou-se num solo fértil, invejado pelas ou-tras cidades.

o povo, porém, continu-ava comendo uma fruta por dia – fiel à recomendação que um antigo profeta tinha passado aos seus ancestrais. Além do mais, não deixava que os habitantes das outras aldeias se aproveitassem da farta colheita que acontecia todos os anos.

o resultado era um só: as

frutas apodreciam no chão. deus chamou um novo

profeta e disse:- deixe que comam as fru-

tas que queiram. E peça que dividam a fartura com seus vizinhos.

o profeta chegou na cida-de com a nova mensagem. Mas terminou sendo apedre-jado – já que o costume esta-va arraigado no coração e na mente de cada um dos habi-tantes.

Com o tempo, os jovens da aldeia começaram a questionar aquele costume bárbaro. Mas, como a tra-dição dos mais velhos era intocável, eles resolveram afastar-se da religião. Assim, podiam comer quantas fru-tas queriam, e dar o restante para os que necessitavam de alimento.

Na igreja local, só ficaram

os que se achavam santos. Mas que, na verdade, eram pessoas incapazes de enxer-gar que o mundo se transfor-ma, e que nós devemos nos transformar com ele.

O profeta e os tigreso falso profeta chegou

a aldeia e assustou a todos com ameaças de males que viriam da floresta. As pesso-as, assustadas, reuniram uma enorme quantia de dinheiro e lhe entregara, de modo que conseguisse afastar o perigo.

o homem comprou al-guns pães velhos, e começou a espalha-los em torno da floresta, recitando palavras incompreensíveis. Um rapaz se aproximou:

- o que está fazendo?- Salvando os seus pais,

seus avós, e seus amigos da ameaça dos tigres.

- tigres? Mas não existem tigres neste país!

- por força da minha ma-gia – disse o falso profeta. – Ela funciona sempre, como está vendo.

o rapaz ainda tentou ar-gumentar. Mas os habitantes resolveram expulsá-lo da ci-dade, pois ele estava atrapa-lhando o trabalho daquele homem santo.

A reflexão diz o monge beneditino

Steindl-rast:“de manhã, devemos nos

comportar como se fossemos atravessar uma rua: parar, olhar para os lados, e ir em frente.”

“Antes de nos atirarmos a atividade frenética do dia, nós paramos. Isto nos permi-te refletir sobre nossas priori-dades, as atitudes possíveis

diante de um problema, as decisões que precisam ser tomadas”.

“Em seguida, nós olhamos para os lados. Não adianta parar, se não enxergamos o que acontece a nossa volta. É necessário entender que, ao tomar uma decisão, esta-mos influenciando e sendo influenciados por tudo que está acontecendo a nossa volta.”

“Finalmente, nós segui-mos adiante. Não adianta parar, olhar para os lados, se não temos um objetivo defi-nido. o fato de agir é que jus-tifica tudo - e que nos permite mostrar, através do trabalho, a imensa glória de deus. E para que tudo isso dê certo, basta se comportar da mes-ma maneira que nos compor-tamos quando atravessamos uma rua”.

A incapacidade de pagar a fiança não pode ser óbi-ce intransponível da liber-dade, quando não existem outros motivos. Com esse entendimento, a 2ª turma do Supremo tribunal Fe-deral concedeu, de ofício, nesta terça-feira (1º/4), Ha-beas Corpus para garantir liberdade provisória a um pedreiro que não tinha con-dições financeiras para pagar

a fiança. A custódia dele foi mantida cautelarmente pela Justiça paulista em razão do não pagamento da fiança no valor de cinco salários míni-mos (r$ 3.110 mil à época do arbitramento). A turma res-salvou a possibilidade de o juiz competente aplicar me-didas alternativas à restrição da liberdade, previstas no ar-tigo 319 do Código de proces-so penal.

A decisão confirma me-dida liminar concedida em agosto de 2012 pelo ministro Cezar peluso (aposentado). A defensoria pública do Estado de São paulo, que impetrou o HC no Supremo, questio-nou decisão de ministro do Superior tribunal de Justiça que não conheceu de Habe-as Corpus lá impetrado. o ministro teori Zavascki, do StF, entendeu incabível a

impetração no caso, mas se pronunciou pela concessão da ordem de ofício.

A decisão considerou o fato de o juiz de 1º Grau, ao manter a exigência da fiança, não ter verificado a condição econômica do acusado (arti-go 326 do Código de proces-so penal), que é pedreiro e convive com companheira empregada doméstica, e não tinha condições de pagar o

valor estipulado. Como o juiz havia imposto como condi-ção de soltura apenas o paga-mento da fiança, ficou carac-terizado, segundo o relator, não haver outros motivos factuais ou de ordem pessoal para manter a prisão, que foi decretada por embriaguez ao volante. A votação foi unâni-me.

Fonte: Assessoriade Imprensa do StF

Réu não pode ficar preso apenas por não poder pagar fiança

35 a 11 de abril de 2014

Prefeito Jaci Tadeu acompanha andamento de obras públicas Ações nas áreas da saúde, educação e esportes foram vistoriadas nesta semana

Nessa quarta-feira (02), o pre-feito Jaci tadeu acompanhou a realização de algumas das obras voltadas à educação, saúde e es-porte que estão sendo realizadas em diversos bairros.

Uma das mais importantes obras visitadas foi a construção da Unidade de pronto Atendimento (UpA 24h), na vila Santa rita. o equipamento oferecerá atendi-mento emergencial de qualida-de ao bairro e às comunidades próximas, quando concluído. A visita foi acompanhado dos secretários José Americo pereira (planejamento e Gestão) e Laila Furtado (Saúde). “Além de suprir a demanda pelo serviço emer-gencial nesta parte da cidade, diminuindo o volume de aten-dimentos no pS Central, a UpA 24h vai permitir que a prefeitura reconstrua a unidade de saúde de Amador Bueno”, comentou Jaci.

A UpA 24h – que terá 7.450,40m² de área total, sendo 2.251,27m² revertidos para a área de construção – está sendo insta-lada no antigo Grêmio Santa rita. o local receberá, ainda, a futura escola técnica estadual e uma unidade do SENAI, ampliando a educação profissional na cidade.

o prefeito Jaci tadeu também acompanhou a construção de novas creches no município.

>> Prefeito Jaci Tadeu acompanhou ações em novas creches municipais

>> Jaci Tadeu e Silvio Torres assinam convênio do programa Casa Paulista

ProgrAmA CASA PAULiSTA

Termo de inTençõeS

Cidade firma parceria com o Governo do Estado

Itapevi dá mais um passo para construção da Escola Senai

A construção de moradias po-pulares em Itapevi ganhou um re-forço importante nesta semana, depois que a prefeitura aderiu ao programa Casa paulista, mantido pelo Governo do Estado de São paulo. No sábado (29), o prefeito Jaci tadeu recebeu o secretário de Estado da Habitação, Silvio torres, e assinou o convênio que permite repasse de valores esta-duais para a habitação popular no município.

o acordo prevê a destinação de valores para complementação dos recursos viabilizados pelo pro-grama Minha Casa, Minha vida, do Governo Federal. recentemente, o município assinou contrato com a Caixa Econômica Federal e vai construir 181 moradias no bairro de Ambuitá. As moradias serão direcionadas a famílias com renda de até r$ 1.600,00 e que habitem em áreas de risco.

o condomínio levará o nome de villágio Ambuitá e as famílias contempladas terão prazo de 10 anos para pagar as parcelas, que vão variar de r$ 25 a r$ 80. o projeto prevê que cada um dos 181 apartamentos terá área útil de 41,42 m², sendo seis unida-des direcionadas a pessoas com deficiência.

Com a adesão do município ao programa paulista serão rever-tidos à obra recursos estaduais da ordem de r$ 3,5 milhões a fundo perdido. o investimento total para a construção das moradias populares em Itapevi é de r$ 17 milhões, sendo r$ 13,7 milhões com recursos do Fundo de Ar-rendamento residencial (FAr).

Na tarde de terça-feira (1), o prefeito Jaci tadeu recebeu em seu gabinete o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São paulo (Fiesp), paulo Skaf, para oficializar a intenção de Itapevi em possuir uma unidade, que vai garantir a qualificação da mão de obra do morador da cidade. ˜Que-

remos investir na qualificação do trabalhador e para isto necessitamos dessa escola pro-fissionalizante”, enfatizou Jaci.

Com a assinatura do pro-tocolo de intenção para a construção da Escola Senai, a prefeitura disponibilizará o terreno e trabalhará de forma conjunta à entidade no desen-

volvimento do projeto básico da unidade. de acordo com a Fiesp, o projeto para a constru-ção da unidade de Itapevi fica pronto em, aproximadamente, 20 dias.

Em negociações anteriores, a prefeitura já disponibilizou cerca de 10 mil m² à Fiesp, que deverá ocupar de 1.500 e 2.000

m² para instalação do prédio. Inicialmente, a escola poderá oferecer mil vagas em cursos de logística, almoxarifado, ma-nutenção elétrica e mecânica, construção civil e vestuário, atendendo à demanda de pro-fissionais para as empresas da cidade.

“Essa é uma região desen-

volvimentista, com grande concentração populacional e pessoas que precisam ter sua oportunidade. E, também, mui-ta concentração de empresas que buscam mão de obra qua-lificada˜, destacou Skaf. Ainda segundo o prefeito Jaci tadeu, até 2016 as obra devem estar concluídas.

Fotos: victor Bustamante/pMI

ITAPEvI

Até o final do ano, sete unida-des construídas com recursos federais, serão entregues pela administração municipal. Uma delas, localizada no parque Santo Antonio, está em fase de acaba-mento, devendo ser entregue em cerca de 60 dias.

outra unidade, também vis-toriada pelo prefeito, é a escola da Cohab, ao lado do CEMEB Monteiro Lobato. As duas unida-des comportam inicialmente 120

crianças de seis meses a três anos de idade e representam o grande investimento público no setor.

o Estádio Municipal André Nunes Junior também foi vis-toriado pelo prefeito. A praça esportiva segue em obras de implantação da grama sintética, ação que deve ser concluída nas próximas semanas. o pre-feito ressaltou que mais praças esportivas receberão o gramado sintético nos próximos anos.

4 5 a 11 de abril de 2014

Fotos: José Moreau

o Fundo Social de Solidarie-dade de Jandira, órgão vincu-lado à Secretaria de Cidadania e Ação Social da prefeitura, encontrou uma maneira de co-lorir a vida de dois segmentos da sociedade vítimas de precon-ceitos e de agressões diversas. Em parceria com a CCr via oeste, por meio da oNG Asso-ciação Cultural pintura Solidária, implantou na cidade a partir desta quinta-feira, 3 o programa “Cores da Solidariedade” para ensinar mulheres que sofreram atos de violência e adolescentes em liberdade assistida técnicas

VíTimAS dA VioLênCiA

JANDIRA

Skaf recebe título e diz que Sesi será inaugurado até o final do ano Unidade está sendo erguida no Jardim masé

o prefeito Geraldo teotônio da Silva participou na noite de terça-feira, 1º de abril, da sessão solene durante a qual a Câmara Municipal outorgou o título de cidadão jandirense a paulo Skaf, presidente da FIESp (Federação das Indústrias do Estado de São paulo), do SESI (Serviço Social da Indústria) e do SENAI (Servi-ço Nacional de Aprendizagem Industrial). A proposta para homenagear Skaf, que também

Projeto “Cores da Solidariedade” começa com duas turmas de pintura ao estilo romero Britto. o público que terá acesso às oficinas frequenta os NICs (Núcleos de Integração Social) e CrAS (Centro de referência de Assistência Social) da cida-de e será encaminhado, ainda, pela delegacia de Jandira, por meio do projeto “Mão Amiga”, implantado com apoio da prefei-tura há mais de um ano. A aula inaugural e a abertura solene do curso “Cores da Solidariedade” ocorreram na quinta-feira, 27, no paço Municipal, com a presença de autoridades e representantes da oNG e da CCr.

está à frente do CIESp (Centro das Indústrias do Estado de São paulo), e do IrS (Instituto roberto Simonsen), é de autoria do vereador Altamir Cypriano da Silva (Mi), presidente do Legis-lativo de Jandira.

paulo Skaf já inaugurou em Jandira o SENAI professor vicente Amato (rua Elton Silva, 905, Centro), em cujas insta-lações no ano passado foram aplicados r$ 22 milhões para modernização e atualização tecnológica. o presidente do SENAI está agora anunciando que até o final de 2014 concluirá

as obras do SESI, em constru-ção no Jardim Masé. Naquele prédio, as atividades para 1.500 alunos beneficiarão ainda mo-radores de bairros socialmente

vulneráveis como Jardim das Margaridas e Santa tereza.

A partir de 2015, oferecerá escola fundamental em tempo integral, ensino médio, cursos

articulados com o SENAI vicen-te Amato, quadra poliesportiva coberta, e equipamentos para a prática e realização de ativida-des culturais.

>> Skaf , prefeito e autoridade durante

recebimento do Título de Cidadão

Jandirense

55 a 11 de abril de 2014

OSASCO

Unidade passou por uma reforma geral e ganhou novas oficinas de metalurgia, mecânica e eletroeletrônica

Uma das maiores referências no ensino de metalurgia no país, a unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São paulo (Senai-Sp) de osasco cele-brou nesta terça-feira (1/04) um investimento de cerca de r$ 27,4 milhões. o aporte resultou em uma grande transformação dos ambientes de ensino. Além da re-forma geral na escola, passaram por modernização as oficinas de metalurgia, mecânica geral e ele-troeletrônica, com melhorias na estrutura e a chegada de novos equipamentos e mobiliário.

Senai da cidade será sedede centro de nanotecnologia

Na quinta-feira, (3), o prefeito Jorge Lapas vistoriou as obras de re-capeamento asfáltico na rua Nico Branco, na vila Campesina, uma das doze vias do bairro a receber este melhoramento. Além do re-capeamento asfáltico, os serviços também englobam a restauração de guias, sarjetas e bocas-de-lobo que apresentem irregularidades e necessitem de reparos.

A vila Yara será o próximo bairro osasquense a receber esses serviços, com suas principais vias sendo restauradas. Esses serviços fazem parte do “programa de recapeamento de vias públicas” que acontece na cidade, cujo objetivo é “melhorar a qualidade de vida da população”.

ATé 18 de AbriL inFrAeSTrUTUrA

inscrições abertas para o Festival estudantil de bandas de osasco

Prefeito Jorge Lapas vistoria obras de recapeamento asfáltico na vila Campesina

A prefeitura de osasco, por meio da Coordenadoria da Juventude, informa que estão abertas as inscrições para o Festival Estudantil de Bandas de osasco. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de abril. o festival está marcado para o dia 3 de maio.

os grupos interessados em participar do Festival deverão enviar email ([email protected]) com os seguintes dados: Histórico sobre a banda/grupo; mapa de palco; arquivo das músicas que serão apresen-tadas, em formato Mp3, com no máximo 3 músicas; informações sobre qual(is) integrante(s) estuda(m) e o nome da insti-tuição de ensino e também o telefone e email para contato.

Mais informações poderão ser obtidas na Coordenadoria de Juventude, localizado na aveni-da Bussocaba, 300, sala 10, no paço Municipal, com Cíntia, ou pelo telefone: 2182-1308.

>> na cerimônia, alunos pediram a cobertura da quadra de esportes. obra deve começar no segundo semestre.

>> Prefeito visitou rua nico branco

Av. Presidente Vargas, 1051 - Itapevi(Ao lado do Big Piscina)

Alves Advocacia

tâmna Waqued/Fiesp

Ivan Cruz/pMo

o evento de inauguração das novas instalações teve a presen-ça do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São paulo (Fiesp) e do Senai-Sp, paulo Skaf, e representando o prefeito de osasco, Jorge Lapas, o vice--prefeito valmir prascidelli.

Além do investimento no Senai-Sp, a indústria paulista também está investindo mais r$ 65 milhões em osasco, na obra de uma nova escola do Serviço Social da Indústria de São paulo (Sesi-Sp), que vai centralizar todas as unidades do município.

para a área de metalurgia do Senai-Sp de osasco, foram adquiridos equipamentos auto-matizados na oficina de fundi-ção e tecnologias de injeção de metal. Atendendo às demandas do mercado foram criados os laboratórios de nanotecnologia.

6 5 a 11 de abril de 2014

ITAPEvINossa geNte, Nossa história

no dia 27/3 eles entregaram carta de intenções aos prefeitos

As Secretarias de Cultura dos Municípios da região oeste se mobilizaram para a instalação de uma Câmara temática de Cultura do Cioeste (Consórcio Intermuni-cipal da região oeste Metropo-litana de São paulo). No dia 27 de março, o grupo entregou aos prefeitos que compõem o Cioes-te, uma “Carta de Intenções” com propostas direcionadas ao setor. A principal delas é buscar, por meio de convênios com o Ministério da Cultura, governo do Estado e mu-nicípios, contemplar as cidades consorciadas da região oeste.

LAZER&CULTURA

Cultura da região oeste terá espaço no consórcio de prefeitos

>> Prefeitos e representantes da cultura em reunião no dia 27 de março

divugalção

os bailarinos da Escola Livre de dança de Itapevi estão em estado de graça, pois na última quarta-feira (2), um grupo com-posto por aproximadamente 30 pessoas embarcou para a cidade de Nova York, para participar do Youth America Grand prix’s (YAGp), competição internacio-nal de dança.

A oportunidade de participar do YAGp surgiu quando, em ou-tubro de 2013, os bailarinos se classificaram para a final de uma competição que aconteceu em São paulo. Na ocasião, jurados da Europa e Estados Unidos es-tavam presentes no evento e se encantaram com a performance dos dançarinos de Itapevi.

Em solo norte-americano, os bailarinos irão apresentar, no dia 9 de abril, a premia- díssima coreografia Maraba raqs, desen-volvida pelo professor Lau Silva. Além da competição, eles irão participar de workshops e cursos de capacitação.o grupo retorna ao Brasil no dia 12.

inTernACionAL

Bailarinos de Itapevi participam de torneio em NY

Foi com um misto de saudade e tristeza que passei alguns momentos relembrando, com o advogado, dr. roberto rodrigues, os inúmeros fins de semana que passamos no, hoje desativado, Clube do vale do Sol.

Muitos vão se recordar do fantás-tico espaço de lazer construído por Carlos de Castro, em uma pacata Itapevi, ainda distrito de Cotia. Um clube completo com opções para toda família, com piscina, chur-rasqueiras, quadras poliesportivas, salão de festas, restaurante, lagos e, até parquinho. No início de suas atividades, inúmeras famílias vindas da capital e da região desembarca-vam dos trens da antiga Sorocabana e, atravessando a ponte sobre o rio Barueri-Mirim, caminhavam pela rua Joaquim Nunes em direção ao Jardim da rainha, onde se situava o vale do Sol. vinham em busca de momentos de lazer e convívio social, onde passavam inesquecíveis fins de semana.

Com o passar do tempo o local passou a ser um verdadeiro clube de campo, passando a admitir associa-dos. A família itapeviense passou a frequentá-lo de forma entusiasmada. Foram formadas varias “turmas”, a dos mais velhos com os irmãos pe-dro e Nori, mais divino, Samir, Zé do Banco, Célio (ItA Imóveis), Maurício

Bechara, dr. Ivo (Solimóveis), Borges, Índio, Zé Miguel, Miguel das véias, Zé roberto (Marinheiro), olinda pinto, Nancy vaz, Ângela prearo, Magda, Julinho Souza Mello, dentre outros. outra era formada por rosário, victor Hugo, Malaquias e robertinho e a dos mais novos com João Gordinho, tonho, toledão, tidão, tadeu, rubens Michelotti e Lelé Barbeiro. os craques de nossa cidade passavam o domingo atrás da bola, e se dividiam entre o futebol de salão sob o comando do Walter vaz (Queixada) e os atletas do futebol de campo, dirigidos, com a maestria, pelo inesquecível Zé Bernardes.

recordo, com imensa nostal-gia, os grandes bailes ali realizados comandados pela Banda Musical Hellos, formada pelo baterista João rosquinha, por Hélio onça, paulão e Nillo, som que embalou muitos casais apaixonados. Muitos encontros se ini-ciaram, mas, outros tantos, também terminaram... Ao cair da tarde de domingo era o momento de voltar para casa, depois de um dia repleto de amizade, lazer e desconcentra-ção, mas ainda restava a obrigatória passagem pela casa do tio ricardo Maldonado (pai da Ana Izolete).

triste foi, decorrente da especula-ção imobiliária desenfreada, o fim de nosso Clube de Campo vale do Sol.

Lázaro ToLedo Queiroz FiLhosex-vice-preFeiTo de iTapevi

Clube de Campo vale do Sol

Se você tem uma História ou curiosidade sobre Itapevi, me escre-va: [email protected]

“a saudade é o passar e o repassar

das memórias antigas.”

machado de assis.

75 a 11 de abril de 2014

A Rainha da bateria da Unidos da Tijuca, escola vencedora do último carnaval, Juliana Alves explica - e mostra - na edição de abril da GQ que o segredo para suas formas perfeitas é um só: samba no pé, sem plásticas. “Sou 100% natural, só o cabelo passou por transformações”, garante.Prestes a completar 32 anos, a morena que despontou para a fama na edição 2003 do BBB conseguiu trilhar uma sólida carreira de atriz. A próxima aparição da atriz será no cinema, no longa “Isolados”, que terá Bruno Gagliasso e Regiane Alves no elenco.

Foto

s: d

ivul

gaçã

o

sua energia atual, aliada a sua persistên-cia, poderá lhe proporcionar vantagens reais. Evite depender dos demais toman-do suas próprias iniciativas. até amanhã, estará no melhor período para apostar nos jogos ou loterias.

Fluxos excelentes para tratar de negócios novos. submeta-se a testes psicológicos, aprimore seus conhecimentos por que o planeta Júpiter lhe favorece. seu bom gosto estará apurado, impulsionando você a mudar seu estilo de roupa.

momento em que pela influência e colaboração dos amigos, vizinhos e dos superiores poderá realizar seus desejos. Ótimo para o amor. tudo que fizer refletirá sobre a família. cuide da sua saúde.

Está benéfica influência atingirá dire-tamente sua capacidade mental, dando mais disposição para entabular e pensar nas novas empresas e especulações que pretende realizar. Favorável à loteria e a sorteios.

“Todos os dias, sob todos os pontos de vista, vou cada vez melhor”

HORÓSCOPO

momento favorável para reencontrar com os amigos de trabalho, com os familiares e com a pessoa amada. o sucesso profissional, bem como as novas empresas e empreendimentos será evidente.

Não deixe que invejosos e incapacitados estraguem sua paz no lar e no trabalho principalmente. analise as pessoas, e só de crédito aquelas que realmente hu-manas e honestas. tranquilidade com a pessoa amada. saúde estável.

Evite desavenças, questões e desarmo-nias na vida doméstica. Por outro lado, terá sucesso nos negócios relacionados com minas, construção e com metais de um modo geral e será bem sucedido pro-fissionalmente.

Não é um momento totalmente favo-rável para tratar de assunto amoroso. mas, muito bom para entabular ne-gócios e obter novos conhecimentos profissionais, para serem postos em prática brevemente.

boa fase para tratar de assuntos finan-ceiros e questões relacionadas com a justiça. todavia, seja cortês e procure medir bem as palavras, ao falar com as pessoas do seu círculo social. aguarde notícias boas através de telegrama.

você deverá evitar discussão, atritos e disputas com autoridades, com pessoas de boa disposição e com seus inimigos declarados e rivais. Por outro lado, o período promete êxito em novas associa-ções e no trabalho.

Excelente momento para as experiências psíquicas e para desvendar segredos de muita importância ao seu progresso. contudo, tome cuidado ao nadar ou pra-ticar qualquer esporte aquático. cuide da sua saúde. Não viaje.

suas boas qualidades e habilidades influenciarão de maneira benéfica, pes-soas importantes para você, principal-mente se estas forem pessoas amigas. o trabalho, as empresas e o amor estão em bom aspecto.

ÁRIES21/3 à 20/4

LEÃO22/7 à 22/8

SAGITÁRIO22/11 à 21/12

TOURO21/4 à 20/5

VIRGEM23/8 à 22/9

CAPRICÓRNIO22/12 à 20/1

GÊMEOS21/5 à 20/6

LIBRA23/9 à 22/10

AQUÁRIO21/1 à 19/2

CANCÊR21/6 à 20/7

ESCORPIÃO23/10 à 21/11

PEIXES20/2 à 20/3

vARIEDADESvARIEDADESvARIEDADES

para

mou

nt p

ictu

res

do B

rasi

l

Grávida de seis meses, Sandy apresentou o show da turnê ‘Sim’ no Rio de Janeiro para uma casa cheia, no último fim de semana. A cantora escolheu um vestido largo, mas que marcava sua barriga de seis meses de gestação. Sandy, que passou o Natal e o Revéillon nos Estados Unidos e aproveitou para comprar algumas itens para o enxoval do herdeiro.

Jacaré Fotos: (11) 9.9719-5066

FOFOCAS • RECEITA • HORÓSCOPO • CINEMAClick do Jacaré

“Nóe” estreia nas

telonas

sala 1 - rio 2 - livre - dub. - 14h30, 16h50, 19h10sala 1 - s.o.s mulheres ao mar - 12 anos - 21h30sala 2 - Noé - 14 anos - dub. - 15h30, 18h15, 21h00 Programação sujeita à alteração

Gravidinha

No sábado (29) teve festa no Buffet Infantil pricoteka, em Itapevi, para comemorar o primeiro aniversário da Maria Eduarda (Madú).

“Noé” é uma adaptação da história bíblica da Arca de Noé. Em um mundo devastado pelo pecado humano, Noé, vivido por Russel Crowe, recebe uma missão divina: construir uma arca para salvar a criação do dilúvio. O roteiro foi escrito por Darren Aronofsky e Ari Handel e revisado pelo indicado ao Oscar John Logan.

Já no domingo (30), aconteceu o almoço dos romeiros de Itapevi e região, na Chácarado Fernando Bahia, na vila Gióia, em Itapevi, em prol da 12ª romaria de Santo Expedito da vila dos Mineiros de Itapevi ao Santuário de pirapora do Bom Jesus, a ser realizada nos dias 12 e 13 de abril.

Mal

hada

8 5 a 11 de abril de 2014

Nove em cada dez mortes de crianças no trânsito poderiam ter sido prevenidas

As crianças tem uma energia que parece inesgotável. Pulam, brincam, se divertem e estão a todo tempo buscando algo novo para fazer. Se desde bebês já inspiram cuidados, quando começam a engatinhar, a preocupação cresce. E passados os primeiros anos, com o aumento da autonomia, a atenção deve ser redobrada.

Contudo, permanecem bastante vulneráveis, com grandes chances de protagonizar um acidente, avalia a dra. Maria do Socorro Mendonça de Campos, membro da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE).

No carroNo Brasil, a cada ano 2,4 mil

crianças com até 14 anos morrem em acidentes de trânsito. No entanto, segundo o Ministério da Saúde, nove em cada dez mortes poderiam ser evitadas com o uso de equipamentos de segurança adequados. Ou seja, cadeirinha e cinto de segurança são indispensáveis inclusive para uma simples volta no quarteirão ou na ida à padaria.

SAÚDE

investimento da prefeitura para aquisição dos três veículos foi de r$ 168 mil

Mais de 2,4 milhões de me-ninas já foram vacinadas contra Hpv em todo o país, nas três pri-meiras semanas da campanha, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (31) pelo Ministério da Saúde. o número representa 58% da meta do Ministério da Saúde, que é vacinar 80% do público-alvo, o equivalente a 4,1 milhões de meninas na faixa etária de 11 a 13 anos. A vacina utilizada no Brasil é segura e recomendada pela organização Mundial de Saúde (oMS).

SAÚDE ACONTECE

COLUNA MAIS SAúdEPerguntas e sugestoes podem ser

enviadas para [email protected] ou para a

Rua Cotoxo, 303, conjunto 81-82, São Paulo, SP, CEP 05021-000

ALERTA!OLhAR ATENTO POdE EVITAR MAIORIA dOS ACIdENTES NA INfâNCIA

Mais de 50% de meninas estão vacinadas contra HPv

PreVenção

Investindo cada vez mais na melhoria do transporte de pa-cientes na cidade, na terça (1), o prefeito Jaci tadeu e a secretária de Saúde, Laila Furtado, recebe-ram três novas ambulâncias de atendimentos emergenciais que foram conquistadas através de recursos próprios e emendas.

de acordo com Secretaria de Saúde os veículos são modelo 2013, zero quilômetro e aguardam emplacamento. A previsão para começarem a circular é para o próximo mês no pronto Socorro Central. A entrega das ambulân-cias é parte da renovação da frota antiga em circulação na cidade.

o investimento total é de r$ 168 mil e contou ainda com a emenda parlamentar da deputa-da Federal, Bruna Furlan, de r$ 88 mil. “Com mais essa entrega a frota de ambulâncias passa a con-tar com veículos mais modernos que proporcionam o atendimento com mais comodidade e tecnolo-

divulgação

>> o prefeito Jaci Tadeu e a secretária de Saúde, Laila Furtado, receberamtrês novas ambulâncias conquistadas com recursos municipais e estaduais

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, sem a conscientização dos pais e dos motoristas, em pouco mais de uma década o acidente de trânsito será uma das três principais causas de morte no planeta.

Em casaDentro de casa, os principais riscos

são as queimaduras e as quedas. Todas elas, no entanto, podem ser prevenidas, afirma a dra. Maria do Socorro Mendonça de Campos.

“Nas quedas, a principal consequên-cia é o traumatismo craniano. Mas podem ocorrer também fraturas de ossos e trau-ma abdominal, entre outros ferimentos decorrentes do impacto”, explica.

Para prevenir as queimaduras, atenção especial ao fogão. Medidas básicas como manter os cabos das panelas sempre voltados para trás; não manter alimentos ou utensílios quentes ao alcance dos filhos, e mostrar-se atenta a quaisquer objetivos com potenciais infla-máveis, são essenciais.

Praia e piscina “Uma das principais causas de morte

em crianças é o afogamento, tanto em piscinas quanto em praias”, revela a especialista, que so em Salvador verificou 5 mortes pelo motivo em janeiro.

Conforme a idade da criança, até mesmo piscinas infláveis, baldes e banheiras podem representar risco. Portanto, gradeamento ou capa nas piscinas e jamais deixar a criança sem o acompanhamento de um adulto são muito importantes, orienta.

“Depois que o acidente ocorreu, não há mais nada a fazer. Então vamos estar atentos à prevenção”, conclui.

DRA. LUZ MARLENY COPA MAYORGA

PEDIATRA

ITAPEVI / 4141-3344 - 4143-7520 COTIA / 4703-6255 - 4616-3352 JANDIRA / 4789-7538 - 4789-2600WWW.HOSPITALNOVAVIDA.COM.BR

gia”, afirmou o prefeito Jaci tadeu. A renovação da frota é um

procedimento do Ministério da Saúde. Atualmente Itapevi conta com uma frota de 11 ambulâncias mais uma UtI móvel que prestam serviços para a população de Itapevi. os veículos antigos, no entanto, não serão descartados e passarão a compor a frota de reserva e apoio.

Em 2013, quatro novas ambu-lâncias de suporte básico de vida

haviam sido entregues por Jaci tadeu para o Serviço de Atendi-mento Médico de Urgência de Itapevi (SAMU).

o SAMU funciona 24 horas por dia, com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfer-meiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumáti-ca, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

Itapevi ganha mais três novas ambulâncias para atendimento

95 a 11 de abril de 2014

divulgação Saúde no estado está moribunda

Fláudio azevedo limas (Pt)dirEtor da aPEoEsP E vicE-PrEFEito dE itaPEvi

LINHA DIRETA

EDUCAçÃO

Quando afirmamos que o Governo do Estado de São paulo atende a população nas áreas da saúde, educação e infraestrutura muito aquém de suas necessidades, sabe-mos do que falamos. veja só pela situação que passa o servidor público, seus depen-dentes e agregados, a pessoa que trabalha para o governo e que presta atendimento à população.

Concebido em 1957 e pos-to para funcionar em 1961, o Hospital do Servidor público Estadual de São paulo (Ia-mspe) segue com o mesmo número de leitos 53 anos de-pois de inaugurado. Quando começou suas atividades, o hospital atendia 90 mil segu-rados. Em 2007, havia 450 mil servidores que utilizavam o hospital, hoje esse número é de 800 mil, mas o espaço conta com apenas mil leitos, segundo matéria divulgado pelo portal IG.

Como é que o governo tucano quer convencer a po-pulação do estado que possui

uma política de saúde séria, se mal consegue atender o servidor que trabalha para ele?

É preciso ampliar o nú-mero de leitos do Iamspe, descentralizar o atendimento, por meio de convênios com unidades de saúde próximas da casa do servidor, moder-nizar a estrutura e ampliar o número de funcionários, ou seja, uma mudança radical no cenário que se vê hoje.

Não é possível que as pessoas que atendem a po-pulação nas mais diversas áreas tenham que submeter, no momento da doença, a situação como essa.

A saúde no Estado está moribunda. Mas tenha certeza de que será diferente do que o governo tucano vai expor quando se iniciar o horário eleitoral gratuito. Nas cenas fantasiosas, o governador Alckmin mostrará um atendi-mento de qualidade, corredo-res vazios e usuários do siste-ma satisfeitos e felizes. Muito longe da triste realidade.

Estão abertas as inscrições para o programa de intercâmbio da Educação, que oferece aos jovens da rede estadual a opor-tunidade de estudar durante 20 dias em outros países. Neste ano, os alunos poderão viajar para Es-panha, Inglaterra e França.

os jovens interessados em participar podem fazer a ins-crição até o próximo dia 8. para fazer sua inscrição, o aluno deve informar, no campo “aces-so”, o número de rA (registro do Aluno) completo, incluindo o dígi-

estudantes da rede estadual poderão estudar na europa

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) - polo Itapevi está com inscriçoes abertas para o curso de Especialização em Ensino de Ciências, na modalidade semipre-sencial. A formação é destinada aos profissionais da área da educação e dará aos participantes a oportunidade de desenvolver ca-pacidades cognitivas para atuar na área, na perspectiva de um agente transformador. O curso terá duração de 360 (tre-zentos e sessenta) horas, excluindo o tempo destinado a atividades extracurriculares individuais e à monografia. A inscrição deverá ser realizada por meio do portal http://ead.utfpr.edu.br, até o dia 15 de abril, mediante o pagamento da taxa de R$ 65,00. Os encon-tros presenciais do curso serão realizados nas instalaçoes do polo, localizado na Av. Pedro Paulino, 74 – Itapevi.

SemiPreSenCiAL

UAB Itapevi está com inscrições abertas para o curso de Especialização em Ensino de Ciências

Programa de intercâmbio tem inscrições até o dia 8

>> Ao todo, são oferecidas 219 vagas, sendo 20 para França, 60 para inglaterra e outras 139 para espanha

to, seguido por “Sp”. No campo “senha”, é preciso informar a data de nascimento completa, sem bar-ras, com os quatro dígitos do ano. A prova do processo seletivo acon-tecerá dia 13 de abril.

podem concorrer os 22 mil matriculados em qualquer estágio do curso de inglês ou a partir do nível II de francês ou espanhol em um Centro de Estudo de Línguas da rede. São exigidos frequência mínima de 75% e ter alcançado média igual ou superior a 7 em Língua Inglesa nos quatro bimes-tres do curso de Ensino Médio. Mais informações: http://www.educacao.sp.gov.br/evesp/cursos/NovaExibicao/CEL/index.html

10 5 a 11 de abril de 2014

dio um exemplo para tremedal, que saiu da nossa terra de pes-soas simples e cresceu aqui, assim como muitos nordestinos

que fazem a grandeza deste país. tenho certeza de que ele poderá ajudar também nossa comunidade, assim como os

márcio Ferraz conheceu projetos e participou de reuniões

Jaci Tadeu e Fláudio recebem prefeito de Tremedal (BA)

ITAPEvI

Jaci tadeu e Fláudio rece-beram a visita do prefeito de tremedal (BA), Márcio Ferraz, nesta sexta (4). o encontro foi marcado pela troca de ex-periências entre os gestores e pela confraternização de conterrâneos. Fláudio é mi-grante nordestino, nascido em tremedal (sudoeste da Bahia). o encontro também serviu para estreitar laços entre os municípios.

“São paulo deve muito ao povo nordestino. vejo no Fláu-

victor Bustamante/pMI

>> márcio Ferraz, da bahia, foi recebido pelo prefeito Jaci Tadeu e o amigo, vice-prefeito Fláudio

migrantes que hoje crescem com Itapevi”, comentou.

Márcio Ferraz está na re-gião para acompanhar reu-niões com o ex-presidente Lula e com lideranças do pt, como o vice-prefeito de Itapevi, além de angariar investimentos para sua região. “percebo que Itapevi tem recebido muitas empresas, o que faz a cidade crescer. Nossa região tem amplo espaço para desen-volvimento industrial e nossa intenção é oferecer incentivos para que empresas de grande porte abram filiais também em tremedal”, comentou Ferraz.

o prefeito baiano também

busca apoio das lideranças do pt para implantação de uma UpA 24h, para atendimento das localidades próximas a tremedal, que se reúnem sob um consórcio regional (CIvA-LErG) similar ao CIoEStE, que congrega as cidades da região oeste de São paulo. “Eu sempre apoiei a formação de consórcios regionais, que juntos passam a demonstrar força política para angariar in-vestimentos públicos. vejo que nossa região saiu fortalecida dessa junção e tenho certeza de que a região de tremedal também só tem a ganhar com isso”, ressaltou Fláudio.

115 a 11 de abril de 2014

o prefeito Jaci tadeu en-tregou, na semana passada, a chave da nova sede da Liga Amadora Itapeviense de Futsal (LAIFS) e da Liga Itapeviense de Futebol (LIF), na quinta-feira (27). o mandatário também fez a entrega simbólica da bola e dos uniformes que serão usados nas competições.

o time de várzea da Associa-ção Atlética Caveira, de Itapevi, vem se preparando para o Cam-peonato Municipal de Itapevi, da primeira divisão, em busca de ficar entre os primeiros da tabela. No último domingo (6), a equipe foi à cidade de São roque, onde empatou em 2 a 2 com o Ajax da vila rica, tra-dicional time da zona leste de São paulo, o qual conquistou o

título da Copa Kaiser, em 2012, principal competição do futebol de várzea. “Estamos nos pre-parando para o Campeonato”, afirma Gercindo Garcia, diretor do Caveira. “A expectativa é para ficarmos entre os quatro melho-res no campeonato. A diretoria e a torcida estão confiantes”, destaca. por enquanto, ainda não há previsão para o início do Campeonato Amador de Itapevi.

gabriela moreschi volta a jogar hoje contra a Argentina

Goleira de Itapevi joga pelo Brasil Panamericano de Handebol

A goleira da Liga Itapeviense de Handebol, Gabriela Moreschi, está disputando pela seleção brasileira o pan-Americano Jú-nior, em Buenos Aires, na Argen-tina. A competição garante vaga para o mundial da categoria, que ocorre em junho na Croácia. A equipe faz boa campanha e venceu duas de três partidas até agora. As três melhores equipes garantem as vagas ao torneio na Europa.

o único tropeço das brasilei-ras ocorreu na quinta-feira (3), quando a seleção foi derrotada

Equipes de Futsal ganham uniformes

Em preparação para campeonato, Caveira empata com Ajax

inCenTiVo

mUniCiPAL

divulgação

divulgação/pMI

>> gabriela (4a atleta da esq. para dir.) em 2013, representando a cidade de itapevi

ESPORTES

ITAPEVI PERdE PARA SANTO ANdRé

Apos um bom início, com vitoria sobre o Jundiaí, a Liga Itapeviense de Handebol não

conseguiu segurar a equipe do AD Santo André, atual campeã do Super Paulistão, e perdeu no sábado (5), no Ginásio Camilopo-lis, no ABC paulista. Contudo, as meninas de Itapevi fizeram uma boa partida e foram derrotadas por apenas um gol de diferença (22 a 23). As donas da casa abriram boa vantagem no primeiro tempo, mas a Liga reagiu na etapa final. Apesar da pressão, o time do ABC segurou o resultado graças a goleira, Flávia, considerada o destaque do jogo. A Liga Itapeviense volta à quadra na terça-feira (8) às 19h30 contra o CEPE Santos na Arena Santos, litoral paulista

pelo Uruguai por apenas um gol de diferença (28 a 29) e teve encerrada a invencibilidade. “No primeiro tempo, não está-vamos bem e o Uruguai chegou a abrir oito gols de vantagem. Na segunda etapa melhoramos nosso jogo e empatamos, mas não conseguimos sair de quadra com resultado positivo. Agora, é só pensar em vencer nossas próximas partidas”, comentou Eduardo Carlone, técnico da seleção.

Antes, na estreia, terça-feira (1º), as meninas atropelaram o paraguai por 33 a 13. Na quarta--feira (2), mais uma vez, a sele-ção mostrou sua superioridade ao bater o Canadá por 34 a 20. o

Brasil encerra sua participação neste sábado (5) contra a Argen-tina. Na sexta-feira (4), a equipe enfrentou o Chile, resultado que não tinha terminado até o fecha-mento desta edição.

12 5 a 11 de abril de 2014

dezenas eram os locais utilizados no período da di-tadura Militar no Brasil (1964-1985) para prender e/ou tortu-rar aqueles que se manifesta-vam contra o regime. Haviam espaços oficiais, mantidos pela polícia, mas também os clandestinos, como em pernambuco, paraná, petró-polis, no rio de Janeiro, e em Itapevi, na Grande São paulo.

As paredes de tijolos e parte do telhado da casa usada em Itapevi resiste ao tempo. Segundo relatos de historiadores, no imóvel, localizado nos fundos da Boate Querosene, eram tor-turados e executados presos políticos. Em Itapevi, foram mortos militantes do partido Comunista, como Luiz Ig-nácio Maranhão Filho, João Massena Melo e orlando Bomfim Júnior.

Grupos policiais e mili-tares começavam a agredir no momento da prisão, invadindo casas ou locais de trabalho. A situação piorava nas delegacias de polícia e em quartéis, onde muitas vezes havia salas de interrogatório revestidas com material isolante para evitar que os gritos dos pre-sos fossem ouvidos. dentre

as crueldades utilizadas es-tavam choques elétricos, afogamentos, pancadaria e aplicação de injeção com alta dosagem de remédios para cavalos.

Neste período, estudan-tes, profissionais da comuni-cação, artistas e intelectuais eram oprimidos e submeti-dos à censura prévia antes da publicação e divulgação de seus trabalhos. Quando havia desrespeito às deter-minações do regime, eram presos e mortos.

Alguns meios de torturas

Pau-de-araraÉ uma das mais antigas

formas de tortura usadas no Brasil - já existia nos tempos da escravidão. Com uma barra de ferro atravessada entre os punhos e os joelhos, o preso ficava pelado, amar-rado e pendurado a cerca de 20 centímetros do chão. Nessa posição que causa dores atro-zes no corpo, o preso sofria com choques, pancadas e queimaduras com cigarros.

Choques elétricosAs máquinas usadas nessa

Ditadura teve local para repressãoaté em Itapevi

Pessoas moriam quando descumpriam o

que era imposto pelo regime

tortura eram chamadas de “pimentinha” ou “maricota”. Elas geravam choques que aumentavam quando a mani-vela era girada rapidamente pelo torturador. A descarga elétrica causava queimaduras e convulsões - muitas vezes, seu efeito fazia o preso morder violentamente a própria língua.

Soro da verdadeO tal soro é o pentotal

sódico, uma droga injetável que provoca na vítima um es-tado de sonolência e reduz as barreiras inibitórias. Sob seu efeito, a pessoa poderia falar coisas que normalmente não contaria - daí o nome «soro da verdade» e seu uso na busca de informações dos presos. Mas seu efeito é pouco confiá-vel e a droga pode até matar.

A GeladeiraOs presos ficavam pela-

dos numa cela baixa e peque-na, que os impedia de ficar de pé. Depois, os torturado-res alternavam um sistema de refrigeração superfrio e um sistema de aquecimento que produzia calor insupor-tável, enquanto alto-falantes emitiam sons irritantes. >> Jornalista Vladimir Herzog, morto

em 1975 pelo regime militar>> Cenas de repressão contra movimentos eram comuns

>> imóvel em itapevique foi usado para torturade presos políticos