jornal da feira do empreendedor - 3ª edição

4
Espaço de Orientação Empresarial tem 48 consultores abordando temas diversos. Atendimento personalizado Feira do Empreendedor abre as portas trazendo apoio completo para ajudar o empresário a conduzir bem seu negócio. Pág. 3 Pág. 3 Startup facilita inclusão social Empreendedorismo de qualidade twitter.com/sebraesp youtube.com/sebraesaopaulo facebook.com/sebraesp 0800 570 0800 Ano 2014 | 2 a Edição | Domingo, 23 de fevereiro JORNAL DA www.sebraesp.com.br Palestra apresentou aplicavo para pessoas com deficiência Pág. 2 Diretoria do Sebrae-SP, autoridades e alunos da Escola de Negócios na cerimônia de abertura da Feira jn_FE_2014_draft AF.indd 1 22/02/14 18:04

Upload: sebrae-saopaulo

Post on 09-Jul-2015

935 views

Category:

Education


0 download

DESCRIPTION

Jornal da Feira do Empreendedor do Sebrae-SP 2014 - cobertura do terceiro dia.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal da Feira do Empreendedor - 3ª edição

Espaço de Orientação Empresarial tem 48 consultores abordando temas diversos.

Atendimento personalizado

Feira do Empreendedor abre as portas trazendo apoio completo para ajudar o empresário a conduzir bem seu negócio. Pág. 3

Pág. 3

Startup facilita inclusão social

Empreendedorismo de qualidade

twitter.com/sebraespyoutube.com/sebraesaopaulofacebook.com/sebraesp0800 570 0800

Ano 2014 | 2a Edição | Domingo, 23 de fevereiro

JORNAL DA www.sebraesp.com.br

Palestra apresentou aplicativo para pessoas com deficiênciaPág. 2

Diretoria do Sebrae-SP, autoridades e alunos da Escola de Negócios na cerimônia de abertura da Feira

jn_FE_2014_draft AF.indd 1 22/02/14 18:04

Page 2: Jornal da Feira do Empreendedor - 3ª edição

2

Palavra do Presidente Inclusão social é tema de palestra

Palavra da Diretoria

São Paulo abriga mais de 2,6 milhões de pequenos negócios, que faturaram R$ 568 bilhões em 2013. Res-pondem por 52% do saldo de empregos formais, 70% das vagas geradas por mês e 40% da massa salarial.

Cerca de 7,1 milhões de pessoas estão ocupadas nas pequenas empresas paulis-tas, responsáveis por uma folha salarial de R$ 8 bi-lhões. Em 2013, o rendimento dos empregados foi 6,7% superior ao de 2012 e a folha de salários subiu 3,8%. Ótimos indicadores que poderiam ser melhores se os pequenos negócios recebessem tratamento di-ferenciado quanto à legislação.

Trabalhamos pela modernização na contratação de empregados, regulamentação da terceirização de mão de obra e flexibilização legal de benefícios tra-balhistas, respeitando as partes. Assim ajudaremos os pequenos negócios a gerarem mais empregos.

Metade dos novos em-preendedores brasileiros, aqueles cujo negócio exis-te há no máximo três anos e meio, tem entre 18 e 34 anos de idade. Isso mostra o grande contingente de jovens que preferem ser empresários a seguir car-reira como funcionários em uma empresa.

Depois do sonho de conquistar a casa própria vem o sonho de montar um negócio próprio e este sur-ge cedo. O empreendedorismo, como opção de vida, é uma realidade que já está consolidada na cabeça do jovem.

Mas o que ele precisa para ser bem sucedido na empreitada é se qualificar ao máximo para conduzir seu negócio com segurança.

A Feira do Empreendedor está aí para isso: ajudar a empreender com qualidade. Aproveite as atrações e bons negócios.

Alencar Burti, empresário e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP

Bruno Caetano,Diretor-superintendentedo Sebrae-SP

ExpedienteCONSELHO DELIBERATIVOPresidente: Alencar BurtiACSP, ANPEI, Banco do Brasil, Faesp, Fecomercio, Fiesp, Fundação Parqtec, IPT, Desenvolve SP, SEBRAE, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Sindibancos-SP, Superintendência Estadual da Caixa Econômica Federal.

DIRETORIA EXECUTIVABruno Caetano (Diretor-superintendente)Ivan Hussni (Diretor Técnico)Pedro Jehá (Diretor de Administração e Finanças)

JORNAL DA FEIRA DO EMPREENDEDOR Unidade Inteligência de MercadoGerente: Eduardo Pugnali Editora responsável: Marcelle Carvalho - MTB 00885Editores assistentes: Roberto Capisano Filho e Daniel LopesFotos: A2 FotografiaProjeto Gráfico e diagramação: Marcelo Costa Barros e Carlos Kazunari

Destaques do dia• 11h30 – Sala Conhecimento 1 – Empreendedorismo

feminino• 11h30 - Sala Conhecimento 4 – Como construir um

departamento comercial• 14h – Sala Conhecimento 3 - O segredo do fracasso• 19h – Sala Conhecimento 5 – Empreendedor – a

essência do negócio

Mais de 50 pessoas interessadas em conhecer so-bre startups – empresas iniciantes, trabalhando em condições de incerteza – participaram de palestra para negócios sociais e com foco principalmente em pessoas com deficiência.

Pedro Berti, consultor e empreendedor digital, con-tou sua experiência na área e deu ênfase a um novo aplicativo, desenvolvido na Espanha (WhastCine), que permite o acesso de cegos e surdos a sessões tradicionais de cinema, e poderia ampliar em 10% o número de espectadores, promovendo inclusão, gerando oportunidades de negócios e engrossando a receita de salas de cinema, eventos e espetáculos.

O aplicativo pode ser baixado sem custo. A pessoa com deficiência põe o fone do celular e ouve uma audiodescrição do filme e tem acesso a legendas ou a janela de libras – linguagem de sinais. “É uma tec-nologia que já chegou ao Brasil, tem baixo custo, mas precisa de alta escala para ser implementada”, disse Berti. Lucas Scudeller, dono de uma agência de comu-nicação artística, gostou: “é mais uma possibilidade de inclusão na nossa área, que é a da comunicação”.

jn_FE_2014_draft AF.indd 2 22/02/14 18:04

Page 3: Jornal da Feira do Empreendedor - 3ª edição

3

Visite o Espaço Microempreendedor Individual

O conhecimento que faz a diferença

O Sebrae-SP tem um espaço para formalizar Mi-croempreendedores Individuais durante o evento. O atendimento é realizado das 10h às 21h, em um estande de 108 m². Nele, o candidato a empresário pode tirar dúvidas sobre direitos, obrigações e van-tagens do regime do MEI, bem como ser orientado sobre procedimentos adotados para abrir o negócio.

Conhecimento. Esta é a força motriz que traz milhares de visi-tantes à Feira do Empreendedor 2014, do Sebrae-SP, que começou ontem e vai até terça-feira, no Expo Center Norte.

A abertura do evento contou com a presença do ministro da Secreta-

Localizado no centro da feira, o Espaço de Orien-tação Empresarial tem 48 consultores abordando temas como administração, finanças, jurídico, mar-keting, gestão de pessoas, agronegócio, comércio exterior, produção e qualidade e turismo. Tudo para auxiliar quem já tem um negócio ou deseja abrir a própria empresa. “Aqui serão passadas to-das as orientações necessárias”, afirma Fábio Ger-lach, coordenador do espaço.

Lucia Kobata é franqueadora de uma escola que en-sina o método Kumon. O negócio da família tem 29 anos – e ela está no comando há 5 anos. Sua prin-cipal dúvida era sobre como calcular a quantidade mínima necessária de alunas que precisa atender para obter lucro. “O atendimento foi muito esclare-cedor. Tirei todas as minhas dúvidas. Fiquei muito satisfeita”, afirma.

ria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos; do pre-sidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto; do presidente do Con-selho Deliberativo do Sebrae-SP, Alencar Burti; do diretor- supe-rintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, e do deputado federal Júlio Campos, integrante da Fren-

te Parlamentar da Micro e Pe-quena Empresa.

Eles foram unânimes em afirmar que o novo empreendedor está mais consciente e busca mais in-formação. “O brasileiro tem dois sonhos: ter a casa própria e ser dono do seu negócio. Para isso é importante que ele esteja bem orientado e aí está o papel do Sebrae. O conhecimento é a ma-téria-prima do empreendedor”, disse Caetano.

Afif enfatizou a força do em-preendedorismo, principalmen-te a figura do Microempreende-dor Individual (MEI). “Já somos mais de 3 milhões de MEIs. É praticamente a população do Uruguai empreendendo. Que-remos avançar e formalizar 12 milhões nos próximos anos.”

Tire dúvidas em um só lugar

Diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, na abertura da feira.

jn_FE_2014_draft AF.indd 3 22/02/14 18:04

Page 4: Jornal da Feira do Empreendedor - 3ª edição

4

A abertura da Feira teve a presença do diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, ministro Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae, Luiz Barretto, e o presidente do conselho deliberativo do Sebrae-SP, Alencar Burti (da esq. para a dir.)

Imagens da Feira

Wagner Batista Barbosa, coordenador do Sindicato Rural de São Paulo

Flávia Mendes, dona da empresa MaxWeb Tecnologia da Informação

Marlene de Laet, da Edumaq

“Vou abrir uma loja de moda

masculina. Busco boas ideias e muita

informação”

“Vim buscar ideias e novas

formas de empreender”

“Esta feira significa novas oportunidades

de negócios para os produtores

rurais”

jn_FE_2014_draft AF.indd 4 22/02/14 18:04