jornal da cidade

8
PARNAíBA] P3 Prefeitura reforma Praça Nossa Senhora do Perpétuo Socorro DIVULGAÇÃO REGIÃO] P6 www.jornaldacidadeeregiao.com.br / [email protected] Prefeito Jorge Lapas é eleito presidente do CIOESTE Dentre as conquistas do Consórcio estão a implantação das Câmaras Técnicas e os projetos de Mobilidade Urbana que incluem o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) BARUERI] P3 VARIEDADES] P7 Da Colômbia, Paulina Vega é a nova miss universo Ouvidoria se consolida como importante canal de comunicação LINDA MARINHO VALDIR GALINDO IVAN CRUZ WALT DISNEY PICTURES Prefeitos de Osasco, Jorge Lapas, e de Carapicuíba, Sergio Ribeiro, que presidiu entidade em 2014 CAJAMAR] P4 E 5 Diversas mudanças de prefeito paralisam importantes obras DIVULGAÇÃO ANO XIX / Nº 716 / SEGUNDA-FEIRA, 26 DE JANEIRO DE 2015 CINEMA] P7 “Caminhos da Floresta” estreia na quinta-feira

Upload: agencia-impacto

Post on 07-Apr-2016

215 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Confira edição do jornal da Cidade desta semana que conta com redação e diagramação da Agência Impacto.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal da Cidade

parnaíba] p3

Prefeitura reforma Praça Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Divulgação

rEGIÃO] p6

ww

w.jo

rnal

dac

idad

eere

gia

o.c

om

.br

/ jo

rnal

dac

idad

eere

gia

o@

gm

ail.c

om

Prefeito Jorge Lapas é eleito presidente do CIOESTE

Dentre as conquistas do Consórcio estão a implantação das Câmaras Técnicase os projetos de Mobilidade Urbana que incluem o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)

baruErI] p3

varIEdadEs] p7

Da Colômbia,Paulina Vega é anova miss universo

Ouvidoria se consolida como importantecanal de comunicação

liND

a Ma

riNh

ova

lDir

gal

iNDo

ivaN CruzWalt DiSNey PiCtureS

Prefeitos de Osasco, Jorge Lapas, e de Carapicuíba, Sergio Ribeiro, que presidiu entidade em 2014

cajamar] p4 E 5

Diversas mudanças de prefeito paralisam importantes obras

Divulgação

anO XIX / nº 716 / Segunda-feIRa, 26 de JaneIRO de 2015

cInEma] p7

“Caminhos da Floresta” estreia na quinta-feira

Page 2: Jornal da Cidade

Jornalista Responsável: Eurico Ramos | Design Gráfico: Agência Impacto (11) 4552-5976Redação: Rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 55, Sala 4 - Jd. Camargos - Barueri E-mail: [email protected] | Tiragem: 20 mil exemplaresSite: www.jornaldacidadeeregiao.com.br | Impressão: Mar Mar Gráfica 3652-5244Circulação: Barueri, Cajamar, Itapevi, Osasco, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus

Comercial: (11) 2851-6787Redação: (11) 2779-3194

Os artigos desta publicação não expressam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo jornal matriculado sob o nº 132686 no 1º Cartório de Registro de Títulos e Documentos da Comarca de Barueri.

[EXpEdIEnTE]

PÁgi

Na 2

26 De jaNeiro, 2015OpInIÃO]Bate-PaPo

“Prouni promoveu a democratização do acesso ao ensino superior no Brasil”

As inscrições para a primeira edição de 2015 do Programa Universidade para Todos (ProUni) serão abertas na próxima segun-da-feira (26). O prazo segue até as 23h59 da quinta-feira (29). As inscrições devem ser feitas exclusivamente na página do ProUni (siteprou-ni.mec.gov.br/) na internet.

Segundo Dilvo Ristoff, diretor de Políticas e Progra-mas de Graduação do MEC, o programa completa 10 anos com maior oferta de bolsas desde que foi criado, 200.516 bolsas. O número representa também au-mento de 20% na oferta de vagas em relação a 2014

Para o diretor de Políticas e Programas de Graduação do MEC, Dilvo Ristoff, o programa elevou o nível de ensino das faculdades particulares brasileiras ao trazer os bons alunos das escolas públicas para o ensino superior privado

“Programa beneficia mais

de 562 mil jovens brasileiros de baixa renda”

Há algumas semanas, temos discutido a questão da crise hídrica no estado como de responsabilidade da gestão tucana de Geraldo Alckmin. Uma pesquisa divulgada na quinta-feira (22) mostrou que a maioria da população paulista também acredita nisso. Mais de 90% dos moradores da cidade de São Paulo culpam o governo do estado e a Companhia de Saneamento Básico (Sabesp) pela falta de água na região.

Além disso, segundo a 6ª edição da pesquisa Indicadores de Referência de Bem Es-tar no Município (Irbem), feita pela ONG Rede Nossa São Paulo e pela Fecomercio,  42% dos entrevistados acham que a escassez de água foi causada por falta de planejamento do governo tucano.

Outro dado relevante é que oito em cada dez paulistanos veem uma grande chance de acabar a água na cidade. Diante desse cenário tenebroso, 57% dos cidadãos afirmam que deixariam a capital paulista, se pudessem.

A irresponsabilidade da atual gestão estadual é tão grande que causa mais temor ao morador das cidades do que a própria violência, que também tem índices altíssimos.

A pesquisa foi realizada entres os dias 24 de novembro e 8 de dezembro de 2014 com 1.512 pessoas maiores de 16 anos residentes em São Paulo. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Ao invés de conversar com gestores municipais sobre a questão, Alckmin preferiu fingir que o “assunto não era problema dele”. Mas é.

Ainda assim, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), sai na contramão da incompetência tucana e articula uma reunião entre prefeitos das 30 cidades abastecidas pela Sabesp com o secretário estadual de Recursos Hídricos, Benedito Braga. O objetivo do encontro é combater a crise hídrica do estado.

Um exemplo a ser seguido pelo governador.

um exemplo a ser seguido

PROFESSOR FLaUDIO azEVEDO LIMaS

[arTIGO]

viCe-Prefeito De itaPevi/SP e Diretor eStaDual Da aPeoeSP

No princípio, criou Deus os Céus e a Terra. Gênesis 1:1

É interessante que a Bíblia, o texto definitivo dos cristãos, nunca discute a existência de Deus nem busca apresentar provas da criação. As Escrituras apenas afirmam essas verdades. Em seu primeiro verso, “no princípio criou Deus os Céus e a Terra”, encontramos respostas para questões fundamentais: (1) Quando? “No princípio.” Isso sugere que o Universo ou a matéria não são eternos; a história não é circular. (2) Quem? “Deus”, não o acaso, conforme sugerem várias teorias hoje disponíveis no mercado. (3) Como? “Criou”, ou seja, pelo método da criação. Não pela evolução nem pelo Big Bang ou algo semelhante. O verbo hebraico utilizado aqui para “criar” tem apenas Deus como sujeito. Significa criação do nada, por Sua palavra. (4) O quê? “Os Céus e a Terra.” A criação mencionada no Gênesis tem que ver com nosso sistema, não com o Universo como um todo.

Há, contudo, algo de sinistro no fato de que precisamente o livro da Bíblia designado a prover respostas para as questões humanas mais básicas (origem, propósito e destino) é exatamente aquele cuja credibilidade tem sido mais ferozmente atacada. Sem o Gênesis, entretanto, toda a Bíblia se torna completamente sem sentido. Não podemos, é claro, explicar a criação em termos científicos. Mas a teoria da evolução também não é ciência. É apenas uma “filosofia científica” que exige muita fé.

O que encontramos nas Escrituras são verdades reveladas inacessíveis à razão humana desajudada e inalcançáveis por seus métodos de pesquisa. A criação, como a encarnação de Jesus, a ressurreição, a ascensão e o segundo advento são objetos da revelação. Tendo por séculos resistido aos mais intensos ataques, a Bíblia continua afirmando sua mensagem fundamental: “No princípio criou Deus.” Ela pinta o quadro de um extraordinário paraíso, perdido por causa do pecado. Além de qualquer dúvida, as Escrituras esclarecem o caminho que este planeta tomou, e quanto custou esse desvio.Então, com uma imensa seta indica-dora, a Palavra de Deus aponta para o Calvário e a cruz em que Jesus morreu para corrigir a queda. Finalmente, nas mais vivas tonalidades, as Escrituras descrevem a restauração, quando se estabelecem o “novo Céu e a nova Terra”, onde viverão os santos do Altíssimo. E, o melhor, as mais gloriosas boas-novas do Universo registradas na Bíblia afirmam que quem quiser pode fazer parte dessa realidade renovada.

No princípio criou Deus

aMIn RODOR

[arTIGO]atualMeNte é ProfeSSor De teologia Do CeNtro uNiverSitÁrio aDveNtiSta De São

Paulo - CaMPuS eNgeNheiro Coelho

Em 10 anos, ProUni formou mais de 430 mil profissionais em todas as áreas

Quantas bolsas serão ofertadas nesta edição do ProUni?Neste ano, o ProUni vai oferecer 200.516 bolsas. Esse programa do governo federal dirigido a estudan-tes egressos do ensino médio das redes públicas ou bolsistas integrais de escolas particulares concede bol-sas integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de forma-

mil jovens brasileiros de baixa ren-da com bolsas integrais ou de 50% em universidades privadas de todo o País. Ele promoveu a democrati-zação do acesso ao ensino superior no Brasil.O programa se tornou uma alterna-tiva entre um ensino público e gra-tuito, altamente competitivo, que apresentava poucas vagas à época, e o ensino superior privado e pago, ambos praticamente inacessíveis – há alguns anos – ao estudante carente, oriundo da escola pública. Além disso, o diretor destaca que o Prouni elevou o nível de ensino das faculdades particulares brasileiras ao trazer os bons alunos das esco-las públicas para o ensino superior privado.

Os beneficiados também tem sua cota de participação no su-cesso do programa?A oportunidade que é dada para es-sas pessoas faz com que elas levem isso muito a sério. Elas vêem o Prou-ni como a grande oportunidade que tiveram na vida e se agarram a isso para garantir o sucesso na sua traje-tória professional. Segundo pesquisa da  Associação

Brasileira para o Desenvolvimento da Educação Superior (Abraes), os resultados dos bolsistas do Prouni no Enade são superiores em seis pontos à média nacional e supera em dois pontos a média dos estu-dantes de universidades públicas.

Qual é o legado ProUni para o País nesses 10 anos?O pai ou a mãe que tem educação superior vai querer que seu filho também chegue à universidade. Existe uma grande revolução acon-tecendo hoje no Brasil, que demo-cratizou o acesso ao ensino superior no País. Políticas como o Prouni, o Sisu, o Fies e a Lei de Cotas fizeram com que o campus brasileiro pas-sasse a ter a cara do Brasil. Ao longo desses 10 anos o Prouni concedeu 1,5 milhão de bolsas de estudos para estudantes carentes de todo o País.Nesse período, o programa formou mais de 430 mil profissionais em todas as áreas do conhecimento. O número equivale a quatro gerações de formandos de todas as universi-dades federais brasileiras, que for-mam cerca de 105 mil estudantes por ano.

ção específica, em instituições de ensino superior privadas. Esta é a maior oferta de bolsas para o Prou-ni desde que o programa foi criado, há dez anos. O número representa também aumento de 20% na ofer-ta de vagas em relação a 2014.

Qual é a avaliação que se faz desses 10 anos do programa?O ProUni tem comprovado que a educação tem o potencial de mudar a vida das pessoas. São exemplos de milhares de jovens de todo o País, com alto rendimento escolar, remanescentes da escola pública e que puderam, a partir dessa opor-tunidade, mudar sua própria reali-dade social e de suas famílias.Quantas pessoas são beneficia-das atualmente pelo ProUni?O programa beneficia mais de 562

joSé Cruz/aBr

Page 3: Jornal da Cidade

MarCio koCh

valDir galiNDo

Prefeitura reforma Praça nossa Senhora do Perpétuo Socorro

funcionários trabalham na reforma da Praça nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Parque Santana

a Ouvidoria procura estar cada vez mais próxima da população

Com o objetivo de pro-porcionar cada vez mais es-paços destinados ao lazer e prática de atividades físi-cas, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras está construindo e reformando praças esportivas em vários bairros da cidade.

Um destes importantes espaços de lazer é a Praça Nossa Senhora do Perpé-tuo Socorro, localizada no Parque Santana 1 que está sendo totalmente reforma-da, dando lugar a um espa-ço mais adequado para os moradores do local.

Com uma área de apro-ximadamente 6.500 m² os trabalhos seguem em rit-mo intenso. A pista de ca-minhada já está concluída e outros ambientes estão em fase de implantação

26 De jaNeiro, 2015

cIdadEs]Barueri/ParNaíBa

Espaço está localizado no Parque Santana, em Santana de Parnaíba

PÁgi

Na 3

Ouvidoria se consolida como importante canalde comunicação entre prefeitura e população

Caminhão que vira sala de cinema estaciona em Barueri na terça-feira (27)

Em Barueri, inscrições começam em fevereiro

Secretaria da Mulher abre inscrições para cursos

[baruErI]

[culTura]

[casamEnTO cOmunITárIO]

[baruErI]

Criada em 2003, a Ou-vidoria Geral do Município de Barueri já se consolidou como importante canal de comunicação entra a popu-lação e a Prefeitura. Só em 2014 foram geradas mais de 4 mil ocorrências, o que representa aumento de 40% em comparação ao registra-do há dois anos.

Para o ouvidor-geral de Barueri, Agnaldo Almeida, esse número “mostra a po-pulação com mais participa-ção nas ações do governo, seja propondo ideias ou bus-cando melhorias na qualida-de dos serviços públicos”.

Além de denúncias e

Cinetransformer é o nome do projeto que adap-tou carretas para funciona-rem como salas de cinema ambulante. Com toda infra-estrutura, espaço gourmet, acesso para cadeirantes, ar condicionado e sala de projeção com imagem e som digitais, a carreta vai estacionar na Feira Noturna de Barueri, em frente ao Gi-násio de Esportes José Cor-rêa, na terça-feira, dia 27, a partir das 19 horas.

O Cinetransformer é uma ação da Secretaria de Cultura e Turismo para

A partir de 2 de fevereiro começam as inscrições para a segunda edição baruerien-se do Casamento Comunitá-rio. O Fundo Social de Solida-riedade de Barueri planeja realizar a cerimônia de união dos casais no mês de maio.

Quem quiser se ins-crever terá até o dia 10 de abril para comparecer na Secretaria de Promoção So-cial (das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira). É ne-cessário residir em Barueri e comprovar renda per capta familiar de até um salário mínimo.

As despesas de cartório são pagas pela Prefeitura de Barueri. Com o objetivo de estruturar lares e realizar o sonho do casamento para

os que no momento não reúnem condições financei-ras para esta finalidade, o Fundo Social, com o apoio de parceiros, realiza a ceri-mônia festiva para celebrar e registrar o ato.

A Secretaria de Promo-ção Social fica na avenida 26 de Março, 1159, Jardim São Pedro. O telefone para con-tato é 4199-2800.

Grande FestaO primeiro Casamento

Comunitário em Barueri foi realizado em maio do ano passado. Mais de 300 casais formalizaram a união em uma grande cerimônia rea-lizada pelo Fundo Social de Solidariedade, no ginásio José Corrêa.

A Secretaria da Mulher de Barueri abriu inscrições para os cursos gratuitos de geração de renda e educa-ção.

São diversas opções de cursos, uma ótima oportu-nidade para começar o ano com o pé direito. Na moda-lidade artesanato são ofere-cidos os cursos de biscuit, bordado, MDF, patch apliquê, pintura em tecido, pintura em tela, tricô e crochê.

Para quem gosta de mú-sica a secretaria dispõe dos cursos de canto e coral e ins-trumentos musicais (violão e violino).

Lá você também pode participar da modalidade culinária com os cursos de cozinha prática, culinária doce e salgada. A Secretaria da Mulher também oferece cursos voltados à área da educação com o EJA (Edu-cação de Jovens e Adultos) e curso de inglês.

No setor casa as mulhe-res podem fazer o curso de copeira, gerenciamento do lar e pequenos reparos do-mésticos, e cursos diversos como design floral e etiqueta social e empresarial, todos com certificação. Mais inf.: 4706-4046 ramal 244.

Para entrar em contatoA Ouvidoria Geral de Barueri pode ser

contatada pelo e-mail [email protected], pelo telefone 0800-770-0123 (ligações gratuitas) ou por correspondência via correio. Também

é possível interagir preenchendo formulários disponíveis em alguns setores

da Prefeitura ou o formulário eletrônico no portal de Barueri (www.barueri.sp.gov.br), ou ainda pessoalmente no endereço rua Claro de Camargo Sobrinho, 56, Vila

Pouso Alegre (Centro).

dos equipamentos como o playground que contará com gangorras, escorre-gador, balança, caracol, carrossel, amarelinha e a

casa do Tarzan. Também serão instalados quiosques e uma academia ao ar livre para que os moradores da região possam se exercitar.

As obras foram iniciadas em novembro e de acordo com a secretaria, está pre-vista para ser concluída até o final de fevereiro.

reclamações, a Ouvidoria também recebe sugestões e elogios sobre qualquer ser-viço de responsabilidade da Prefeitura de Barueri ou ato praticado por servidores mu-nicipais. Com livre acesso às unidades da administração municipal, o órgão tem auto-nomia garantida por lei para

apurar e propor soluções que melhorem os serviços prestados à população.

A Ouvidoria de Barueri também serve como referên-cia para outros municípios e no ano passado foi visitada por equipes de Guarulhos e Taboão da Serra, além de ou-tras cidades do interior pau-

lista. “Para que haja sucesso de todo o trabalho a ser de-senvolvido, o nosso princípio é de integridade, transparên-cia, imparcialidade, justiça e sigilo”, ressalta Agnaldo.

oferecer mais uma opção de lazer aos munícipes. Na terça, 27, para atender um número maior de pessoas, já que o cinema ambulan-

te conta com 92 lugares, a programação será compos-ta por curtas produzidos por alunos das Oficinas Cultu-rais ao longo de 2014.

Page 4: Jornal da Cidade

PÁgi

Na 4

26 De jaNeiro, 2015dEsTaQuE CajaMar

Com 410 votos nas eleições de 2012, Lima assumiu o cargo de vereador suplente após afastamento de Eurico Missé, venceu a eleição para presidente da Câmara Municipal por ser mais velho após empatar em número de votos com Cidão, e agora é o novo prefeito interino de Cajamar

Diversas mudanças de Prefeito paralisam importantes projetos de Cajamar

novas eleições foram mar-cadas na cidade.

Foram realizadas con-venções e Pezão se can-didatou a prefeito tendo como vice o também vere-ador Eurico Missé (Demo-cratas), mas para surpresa de todos, o Tribunal Supe-rior Eleitoral suspendeu as eleições suplementares porque o mérito dos pro-cessos de Daniel e Paula ainda não foram julgados.

Pezão continuou como prefeito interino, mas co-meçou uma nova disputa política na cidade para sa-ber quem seria o novo pre-sidente da Câmara e con-sequentemente o prefeito interino, já que o mandato de Pezão durou dois anos, sendo de janeiro de 2012 a dezembro de 2014.

Segundo informações de bastidores, após con-sultas feitas entre os 15 vereadores do município o pleito ficaria empatado. Cidão (53) foi escolhido

pelo PSDB para concor-rer ao cargo de presidente da Câmara, inclusive com uma circular publicada em jornais da cidade. Um dia antes do pleito, o vereador Eurico Missé (30) se afastou do cargo e Lima também do PSDB (57) que obteve 410 votos nas eleições de 2012 assumiu como seu ve-reador suplente e se candi-datou. Professor Raimundo (PT) também concorreu.

Na eleição realizada em dezembro confirmou-se o empate, Cidão obteve sete votos, Lima também sete votos e professor Raimun-do apenas um, já que Rei-naldão (PT) votou em Lima do PSDB. No regimento da Câmara consta que em caso de empate assume o candidato mais velho e Lima foi eleito novo Presi-dente da Câmara.

No entanto, Cidão en-trou com uma liminar em primeira instância na Justi-ça de Cajamar requerendo

o cargo de presidente da Câmara e automaticamen-te o de prefeito interino, alegando que ele era o úni-co candidato do PSDB indi-cado para a disputa e obte-ve êxito, mas no dia 27 de dezembro Lima conseguiu uma liminar no Tribunal de Justiça de São Paulo e teve a posse decretada.

Lima assumiu o cargo dia 1º de janeiro de 2015, mas não pediu para a Jus-tiça Eleitoral empossa-lo como prefeito interino e Pezão continuou no cargo. Somente na quinta-feira, 08 de janeiro, o Juiz Filipe Antônio Marchi Levada da 2ª Vara Judicial de Cajamar interveio e determinou a posse de Lima como pre-feito interino. Porém, Cidão já impetrou diversas limina-res na Justiça requerendo o cargo podendo ter parecer judicial favorável a qual-quer momento.

Outra situação inusi-tada pode acontecer caso

Eurico Missé peça para re-tornar ao cargo de verea-dor. Como vice-presidente na chapa de Lima, o vere-ador Pretinho (PV) assumiu a presidência da Câmara. Portanto, caso Eurico tome essa decisão, Lima voltaria a ser suplente e Pretinho o novo prefeito interino.

No meio de toda esta confusão ainda corre no Tribunal Superior Eleitoral ações de Daniel Fonseca que busca retornar ao cargo de prefeito eleito pela maio-ria do voto popular e Paula Ribas tentando assumir como segunda colocada nas eleições de 2012. No dia 02 de fevereiro o TSE reabre a pauta para julgamentos e a indefinição continua.

No final, quem acaba sofrendo com tudo isso que está acontecendo é a popu-lação, que vive na cidade com diversas obras para-das, entre elas a construção de escolas, postos de saúde e o novo hospital.

Por determinação da Justiça, Lima que é vereador suplente obtendo 410 votos nas eleições de 2012, agora é o novo prefeito interino de Cajamar

Maria roDrigueS

Na última semana nos-sa redação recebeu inúme-ras ligações de moradores do município de Cajamar, que fica a 25km do centro da capital, relatando um verdadeiro estado caótico da cidade que há anos era considerada umas das que mais se desenvolviam na região.

A cada dia que passa a população fica mais per-plexa com toda a confusão que se instalou na cidade após diversas mudanças no Poder Executivo. O caso é muito complexo e chamou a atenção de moradores, comerciantes, empresários e políticos de toda a região. Em apenas três meses Ca-jamar já teve três prefeitos e pode ter até seis, depen-dendo do resultado de di-versas ações judiciais.

Toda essa instabilidade política e social começou quando o então prefeito Daniel Fonseca (PSDB) foi afastado do cargo pela Jus-tiça Eleitoral em outubro de 2014, devido a ações de po-líticos de oposição alegan-do que ele utilizou jornais para se promover na dispu-ta das eleições de 2012, na qual Daniel obteve 20.047 votos válidos (47,43%), 5.802 votos a mais do que

a segunda colocada Paula Ribas (PT), que teve 14.245 (33,70%).

Com o afastamento de Daniel, Paula Ribas poderia ter assumido o cargo como segunda colocada, mas ela também teve os direitos políticos suspensos pelo mesmo motivo. Através de uma determinação da Jus-tiça Eleitoral, o então pre-sidente da Câmara Munici-pal, Pezão (PPS), assumiu o cargo de prefeito interino e

no final, quem acaba sofrendo com tudo isso que está acontecendo é a população

Page 5: Jornal da Cidade

26 De jaNeiro, 2015

dEsTaQuE CajaMarPÁgi

Na 5

Moradores culpam troca constante de prefeito por paralização de obras tão importantes para a população que antes estavam em andamento

Obras de construção do novo hospital, escolas e postos de saúde estão paradas

A troca constante de prefeitos é considerada por moradores de Cajamar como fator determinante para a paralisação de obras importantes para toda a so-ciedade como a construção do novo hospital municipal, duas escolas e três unidades de saúde. A reforma do Ve-lório Municipal é um projeto que também está parado e após inúmeras tentativas de contato com a Secretaria de Obras para esclarecer os ca-sos não tivemos nenhum re-torno. No site oficial da cida-de, não consta nem o nome do responsável pela pasta.

Após recebermos inú-meras reclamações, nossa equipe de reportagem foi até os locais indicados para averiguar a situação e não encontrou um único fun-cionário trabalhando. Ferra-gem enferrujada, entulhos, sujeira, pichações, madeira apodrecida e o mato alto fazem parte de um cenário de total descaso da adminis-tração pública. O caso mais preocupante é a construção do novo hospital municipal, uma obra tão esperada pela população está completa-mente abandonada, nem porteiro ou segurança tem no local, que parece já ter se tornado ponto de usuários de drogas já que diversas bitucas de cigarro e latas de cerveja estão espalhadas pelo chão.

“Com certeza isso está acontecendo porque toda hora a cidade tem um prefei-to diferente. E tenho proprie-dade para falar disso porque acompanho essas obras des-de o início e elas só foram paralisadas depois que teve essa troca de prefeitos”, en-fatizou Luciana Silva.

“Olha é uma vergonha o que está acontecendo em Cajamar. Ninguém mais sabe quem é o prefeito da cidade. Uns falam que é um, outra hora é outro, não dá mais pra saber. E o pior de tudo é que a cidade fica parada e nós moradores sa-ímos prejudicados”, disse

fotoS: Divulgação

Gabriel Ferreira. “A construção deste pos-

to de saúde aqui no Parque Maria Aparecida seria ma-ravilhoso para nós, todos os moradores ficaram muito fe-lizes quando as obras come-çaram porque o bairro está crescendo e precisamos de atendimento médico, mas agora com toda essa ba-gunça de troca de prefeito que muda toda hora, está tudo parado e ninguém sabe quando volta”, relatou Patrí-cia do Nascimento.

Muitas mães estão preo-cupadas com a paralisação da construção das duas es-colas de ensino infantil, uma com 1.118 e outra 813 m², que abririam um total de 17 novas salas de aula no bairro Portal dos Ipês. “Esperamos que tudo isso se resolva logo. Estava contando com essa escola para matricular meu filho, mas pelo jeito isso não vai acontecer. É uma pena porque nós moradores não temos nada a ver com essa história de trocar de prefei-to toda hora, pelo contrário, nós já fomos a urnas, vota-mos, escolhemos o prefeito e agora estamos sofrendo com toda essa confusão”, finalizou Marcela Aparecida.

“Falaram que a reforma do Velório ia terminar em dezembro, mas já estamos em janeiro chegando em fevereiro e está tudo parado. Enquanto isso temos que tra-balhar em local improvisado e constrangedor”, revelou um funcionário que pediu para não ser identificado.

Continuaremos acom-panhando essa situação caótica que vive Cajamar, uma cidade que antes era considerada como uma das que mais se desenvolviam na região, agora vive dias de abandono e insatisfação dos moradores.

uBS São Benedito só recebeu serviços de terraplenagem, mas as obras de construção da unidade ainda nem começaram

Mato e sujeira tomam conta das obras da uBS do Pq. Maria aparecida

O Velório Municipal também passa por reformas que eram pra ser terminadas em dezembro, mas também foram paralisadas

até fogueira já foi feita nas obras da escola fnde do Portal dos Ipes que beneficiaria centenas de alunos

Construção do novo hospital municipal que teria leitos de uTI e centro cirurgico foi abandonada, e local já é visto como possível ponto de usuários de drogas

ferragem enferrujada, entulho e completo abandono. esta é a situação da uBS Portal dos Ipes

escola fde que abriria mais nove

salas de aula está com obras paradas

Page 6: Jornal da Cidade

ivaN Cruz

Jorge Lapas é eleito presidente do CIOESTEO Consórcio Intermu-

nicipal da Região Oeste Metropolitana de São Pau-lo (CIOESTE) reuniu-se no Museu Arqueológico da cidade de Carapicuíba, na quinta-feira (22), para ele-ger o novo presidente da coalizão.

Na ocasião, o prefeito de Osasco, Jorge Lapas, foi escolhido para pre-sidir, durante um ano, o consórcio que já agrega o maior PIB do país, à fren-te do consórcio do ABC paulista.

“É uma honra presidir o Cioeste”, disse Jorge Lapas. “Os prefeitos con-versarem de forma cons-tante e ordenada é uma vitória para todos nós. Com isso já conquistamos muito, como a criação de Câmaras Técnicas e projetos de Mobilidade Urbana que incluem o projeto de implantação do Veículo Leve sobre Tri-lhos (VLT), que beneficia-rá a população da região. E avançaremos ainda

26 De jaNeiro, 2015

cIdadEs]região/oSaSCo/itaPevi

Entidade reúne oito cidades e tem como objetivo buscar recursos para projetos que atendam a região

PÁgi

Na 6

Iniciadas obras da UPa Centro Serviço de recapeamento é realizado no município

Obras de drenagem já superam3,7 km de canalização em Itapevi

[OsascO] [ITapEvI]

[InfraEsTruTura]

O consórcio já agrega o maior PIB do país, à frente do consórcio do aBC paulista

Operários atuaram na rua Cravos, na Vila dr. Cardoso

A Prefeitura de Osasco, por meio das secretarias de Saúde e de Serviços e Obras, em parceria com o Governo Federal, iniciou na quarta-feira (21/01), a construção de mais uma unidade de Saúde na cidade. A UPA Centro (Unidade de Pronto Atendimento), localizada na rua Aymoré de Mello Dias esquina com a rua Antônio B. Coutinho, funcionará 24 horas. Ao todo serão dois andares com consultórios em diversas especialidades.

Para lançar a pedra fun-damental do projeto, o pre-feito Jorge Lapas falou so-bre a importância da obra, que é mais uma ação com o objetivo de ampliar e me-lhorar ainda mais o sistema público de Saúde da cidade. “A exemplo de unidades que foram entregues no ano passado, como UBS Vila dos Remédios e Munhoz Junior, além do Pronto-Socorro do Jardim D’Abril, prevista para começar a funcionar já no próximo mês, essa obra am-pliará a capacidade de aten-dimento da rede”, disse.

“A UPA Centro realizará atendimentos em casos de baixa e média complexida-de, isso proporcionará di-minuição dos atendimentos emergenciais que hoje são feitos no Hospital Central”, destacou o secretário de

Equipes a serviço da Prefeitura de Itapevi execu-taram, ao longo desta sema-na, a recuperação asfáltica de ruas da Vila Dr. Cardoso. Na quarta-feira (21), os pro-fissionais atuaram nas ruas Benedito Antonio, Renato Augusto, Cravo e Dália, im-plantando nova camada de asfalto ao longo das vias.

A ação, realizada pela

Secretaria de Planejamento e Gestão, tem por objetivo oferecer melhores condi-ções de tráfego e seguran-ça a motoristas e pedestres que circulam pela região. Além das ruas da Vila Dr. Cardoso, foram atendidos os bairros Ambuitá (Av. Alexandre Crosgnac) e Vila Aparecida (rua Eva Pedrosa de Oliveira).

Iniciadas no segundo semestre de 2013, as obras de macrodrenagem de rios e córregos de Itapevi já ga-rantiram a canalização de mais de 3,7 km na cidade de Itapevi. Nesta semana, operários e máquinas atu-am no córrego Ribeirão do Sapiantã, em três frentes, para acelerar os trabalhos.

Uma equipe executa implantação de peças de concreto no leito do cór-rego, próximo à sede da Coordenadoria da Defesa Civil, na Cohab; outro grupo já implanta placas na altura do CEMEB Monteiro Lobato e um terceiro grupo realiza

fili

Pe N

uNeS

a dragagem do córrego pró-ximo à estrada do Sapiantã, no Jardim Santa Rita.

Atualmente, os profis-sionais atuam no trecho do rio na altura da rua Car-mem Silva de Almeida, nos bairros Jardim Vitápolis e Jardim Dona Elvira. Além da canalização, está pre-

vista a construção de duas pontes na rua Lafaiete Ro-drigues (Jardim Vitápolis) e uma ponte na rua Her-mentino Belomi (Cidade Saúde), ambas no rio Ba-rueri-Mirim. Também está prevista a construção de piscinões de retenção de águas das chuvas.

viCtor BuStaMaNte/PMi

Divulgação/PMi

Saúde, José Amando Mota. Construída em uma

área de 1.306,60m², a uni-dade compreenderá, além dos consultórios, salas de espera e recepção, urgên-cia, classificação de risco, eletrocardiograma (ECG), raio x, inalação, sutura, curativos, coleta, reidrata-ção, esterilização, higieni-zação, atendimento social, administração e almoxa-

rifado. O espaço também comportará um posto de enfermagem, quartos de observação masculina, fe-minina e infantil, quarto de isolamento individual, sala de medicamentos, refeitó-rio, copa de distribuição de refeições, sala de estar dos médicos, banheiros, área de serviços, entre outros espa-ços necessários para o aten-dimento dos munícipes.

Para lançar a pedra fundamental do projeto, o prefeito Jorge Lapas

falou sobre a importância da obra

mais”, concluiu.Criado em maio de

2013, o Cioeste tem como objetivo consolidar a par-ceria entre as cidades e adotar políticas públicas

que englobam ações em prol de mais de 2 milhões de pessoas.

Juntas, as cidades de Osasco, Barueri, Carapi-cuíba, Cotia, Itapevi, Jan-

dira, Pirapora do Bom Je-sus e Santana de Parnaíba correspondem a 2,3% do PIB (Produto Interno Bru-to) nacional e possuem uma área de quase 1 mil

km².O encontro reuniu os

prefeitos Geraldo Teotô-nio (Jandira) - eleito vi-ce-presidente do Consór-cio - Jaci Tadeu (Itapevi),

Gregório Maglio (Pirapora do Bom Jesus), Sérgio Ribeiro (Carapicuíba) e Carlão Camargo (Cotia), além do vice-prefeito de Barueri, Jaques Munhoz.

Maquete da uPa Centro

Page 7: Jornal da Cidade

PÁgi

Na 7

varieDaDeS

Paleta MexicanaINGREDIENTES400 gramas de morango, 5 colheres de açúcar, 1 limão e 1 lata de leite condensado

MODO DE PREPaROEm um liquidificador, bata os morangos com o açúcar e o suco do limão. Despeje a mistura até a metade de seis copos de plástico e não esqueça de guardar um pouco dos morangos batidos para fechar o sorvete mais tarde. Mergulhe seis copinhos plásticos menores, destes de servir café, para criar uma cavidade no meio do suco, onde mais tarde irá o recheio. Cubra com papel filme para que os copinhos não saiam do lugar e leve ao freezer por uma hora. Retire os copinhos do meio das paletas e recheie com o leite condensado. Termine de preencher os copos com o restante da mistura inicial de morango e espete um palito de sorvete no meio dos picolés. Deixe no freezer por um dia.

[rec

eita

]

fot

oS: D

ivul

gaCa

o

Walt DiSNey PiCtureS

cegonhaTaís Araújo deixou a maternidade Peri-natal, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, na tarde deste domingo (25), depois de dar à luz Maria Antônia, sua segunda filha com Lázaro Ramos. Maria nasceu na sexta-feira (23) pela manhã na Maternidade Perinatal com 2,8Kg e 48cm.

GlobalFelipe Andreoli pôs fim às especulações e deu uma grande notícia aos fãs neste domingo (25). Após deixar o CQC - Custe o Que Custar, da Band, o repórter está de volta às telinhas. Desde ontem (25), ele passou a fazer parte do time do Encontro com Fátima Bernardes, da Globo, como repórter. universalA mulher mais bela do planeta é da Colômbia e se chama Paulina Vega. Ela venceu o Miss Universo neste domingo (25) na 63ª edição do concurso, que aconteceu em Miami, nos Estados Unidos. Aos 22 anos e nascida em Barranquilla, Paulina é filha de médicos cardiologistas e estuda administração de empresas, em Bogotá. A morena tem 1,75 metro de altura. A brasileira Melissa Gurgel ficou entre as 15 finalis-tas, mas eliminada na escolha das dez.

“Caminhos da Floresta”O filme apresenta uma versão moderna dos clássicos contos dos irmãos Grimm. Cinderela (Anna Kendrick), Chapeuzinho Vermelho (Lilla Crawford), Jack e o Pé de Feijão (Daniel Huttlestone) e Rapunzel (Mackenzie Mauzy) se unem pela história de um padeiro (James Corden) e sua esposa (Emily Blunt), que desejam formar uma família, mesmo tendo de lutar contra uma bruxa (Meryl Streep), que os amaldiçoou.

[cinema][fofocas]26 De jaNeiro, 2015

Page 8: Jornal da Cidade

26 De jaNeiro, 2015

PÁgi

Na 8

1. Mural Da hiStÓria //youSSef aPreSeNta DefeSa. ele era Peça No SiSteMa CorruPto

Doleiro foi usado como peça para dar sustentação ao projeto de poder do PT“É um projeto de poder para sustentação do PT. Não há dúvida disso. Vou citar isso na peça, claro. Não tem dúvida. PT e a base aliada como PMDB, PP”, diz o advogado Antônio Augusto Figueiredo Basto. “É a corrupção sustentando um esquema de poder. Não há menor dúvida de que esse esquema é um grande sistema de manutenção de grupos políticos. Vamos sustentar isso na nossa defesa. Meu cliente foi mera engrenagem. Não era a peça fundamental do esquema.” Em sua delação, Youssef citou políticos como beneficiários do esquema da PTROBRAS. Confirmou também a partilha de desvios de contratos com as empreiteiras entre três partidos: PT, PMDB e PP. O posicionamento de Figueiredo Basto ocorre após os advogados do empresário Gérson de Mello Almada, vice-presidente da Engevix Engenharia, afirmarem à Justiça Federal, que a PTROBRAS foi usada para bancar o “custo alto das campanhas eleitorais” e para financiar a base aliada – ou seria alugada? – nos “últimos 12 anos”. A verdade é que o esquema vem de cima, não tem inocente nesta parada. O que precisa ficar claro de uma vez por todas é o projeto pessoal de enriquecimento ilícitos dos senhores Luiz Inácio, Zé Dirceu, e companhia. Essa papagaiada de projeto de poder é cortina de fumaça. Essa história de destinar dinheiro para os partidos da “base alugada” não se sustenta. Não há nada mais sórdido que, tentar de forma discimulada, imputar honradez a quem nunca teve. Todos conseguiram seus intentos. Ficaram ricos e o país quebrado. Só nos restam duas esperanças, o juiz Sérgio Moro mandar um a um para a Papuda, e/ou a sentença advinda dos processos abertos nos EUA.

2. teCNologia Da iNforMação //a hiStÓria Do Ctrl+alt+Del

Atalho útil para resolver problemas no WindowsO Ctrl+Alt+Del é uma combinação de teclas que funciona como um comando na maioria dos sistemas operacionais da informática, destacando o Windows. Ele consiste em pressionar sequencialmente e sustentado as teclas Ctrl (ou Control), depois Alt (ou Alternative) e, finalmente, Del (ou Delete). Foi criado pelo engenheiro David Bradley, em 1980, diante da necessidade de desenvolver uma maneira simples de reiniciar um computador quando este trava. O que Bradley nunca previu foi que sua criação, hoje uma ferramenta largamente utilizada pelos usuários, faria dele um herói da programação. Bem humorado, Bradley atribui o verdadeiro sucesso de sua “invenção” a outro ícone da informática, Bill Gates. Durante a festa de comemoração dos 20 anos do PC da IBM,

ambos participavam de um painel de debates, e todos falavam sobre o famoso código. Foi então que Bradley disparou: “Eu posso ter criado o código, mas foi o Bill que lhe deu a fama.” Numa referência às constantes travadas do sistema Windows.

3. Se Não for DivertiDo Não teM graça // ary reClaMa: e o toM?

“Todas as vezes que o Tom abriu o piano, o mundo melhorou”Conta-se que, certa vez, Frank Sinatra interrompeu um show em Nova York para anunciar que na platéia estava o maior compositor do mundo: Antonio Carlos Jobim, nosso Tom. Ary Barroso, como homem de rádio, foi apresentador do maior programa de calouros da década de 40, o lendário “Calouros em Desfile”, que aterrorizava os candidatos ao estrelato. Elza Soares, pobre “de marré”, foi se apresentar lá. Magérrima, desgrenhada, com um vestido emprestado muito maior que ela, provocou o comentário imediato de Ary: – Mas... de que planeta você veio? E ela, na bucha: – Planeta Fome, seu Ary. Cantou e arrasou. Já outro candidato disse que ia interpretar “um sambinha”: Aquarela do Brasil, sem saber que o dono do programa era autor da música. Quase foi trucidado. Por fim, um candidato ia interpretar uma canção de Tom e Vinícius. O poeta e diplomata era, então, muito mais famoso que Tom, e o candidato lascou: – “Se Todos Fossem Iguais a Você», de Vinícius de Moraes. Ary reclamou já furioso: – Mas... como Vinícius?! E o Tom? – Mi maior, seu Ary.

4. MoDiSMo // Belfie, variação Do Selfie

Chutando o pau da barraca, ou melhor, do belfieAbordamos na edição anterior o terrível modismo do selfie. Pois bem, descobrimos que isto já é coisa do passado, selfie ficou muito batido, a onda agora é fazer belfie. O belfie é o selfie do bumbum. Mas, como acontece com o selfie, precisa também de um pau (poderia ser pau de dar em doido). E foi para atender a essa necessidade que surgiu o Belfie Stick. Criado por uma empresa norte-americana, o Belfie Stick é um extensor ajustável e com uma dobra no meio, o que permite o usuário escolher o melhor ângulo para fotografar o respectivo bumbum. O que já foi atribuição de garçons, que faziam foto de grupos em restaurantes, hoje, com o advento do pau de selfie, seus sonhos foram levados pro vinagre, pois nem todo garçom tem a sensibilidade e intimidade para fazer belfie. Chuto o pau de selfie, e o de belfie também, mesmo se tratando de estar a serviço da preferência nacional!

“O casamento é como uma longa viagem a dois, em um pequeno barco a remo. Se um passageiro começar a balançar o barco, o outro terá que estabilizá-lo, caso contrário, os dois afundarão juntos!” (Autor Desconhecido)

[anIvErsarIanTEs da sEmana]

1

6

11

2

7

12

3

8

13

4

9

14 15

5

10

Três Vezes TIM TIM dia 25/1Miriam Campos Maia Dalla (Foto 1); Ibrahim Tahtouh (Foto 2) e andré abreu.

Três Vezes TIM TIM dia 26/1Maria Regina Bottura Stolfo (Foto 3); Samuel Camargo (Foto 4) e Sidney aguiar.

Cinco Vezes TIM TIM dia 27/1Dulce Fernandes (Chuchu) (Foto 5); Vera angelozzi (Foto 6); Fernando Laino (Foto 7); Marco aurélio Fernandes e Miguel José Garcia.

Aniversariante, se você quiser divulgar seu aniversário envie um e-mail para nós com seus dados e fotos que publicamos. O nosso e-mail é [email protected]

Seguem os aniversariantes que apagam velinhas na semana de 25 a 31 de janeiro, a quem desejamos muita paz, amor, felicidades, sucesso, luz e saúde.

Quatro VezesTIM TIM dia 28/1Luciana Marino Herrerias (Foto 8); Sueli Rodrigues (Foto 9); Maria aparecida da Silva (Foto 10) e Daniel Brotto.

Três Vezes TIM TIM dia 29/1José Flávio Rodrigues (Foto 11); Gilberto Piccini e Cleiton Mirela.

Cinco Vezes TIM TIMdia 30/1Suzana Lancaster (Foto 12); Célia Regina (Foto 13); Daniella abed (Foto 14); alessandra Santos e Trissia Karla.

TIM TIM dia 31/1para Jorge EduardoJorge Eduardo dos Santos (Foto 15) é o aniversariantes deste dia e recebe o carinho de seus familiares.

Cart

uNiS

ta j

oão

BoSC

o

1

4.

2. 3.

Char

giSt

a W

illi

aM (S

oNia

verg

ara)

Dai

lyre

CorD

.Co.

uk

Divu

lgaç

ão