jornal da cidade 249

16
U M J ORNAL DE Q UALIDADE Escrevendo Escrevendo Escrevendo Escrevendo Escrevendo nossa história nossa história nossa história nossa história nossa história Escrevendo Escrevendo Escrevendo Escrevendo Escrevendo nossa história nossa história nossa história nossa história nossa história ARCOS-MG - N O 249- 2ª QUINZENA DE OUTUBRO DE 2011 - CIRCULAÇÃO: ARCOS, LAGOA DA PRATA E JAPARAÍBA ORNAL DA CIDAD ORNAL DA CIDAD E J J E ANOS 17 ANOS 17 E VEJA MAIS ! Um Arcoense na terra do Tio Sam ! Notas do Pejora ! Bola em Jogo e Fora de Jogo Editorial Frases do Mês Resenha Esportiva ! E-mail do Leitor ! Veja matéria na página 04 DOIS ARCOENSES NO VELHO MUNDO Veja editorial na página 03 Professor Anselmo (e) e Professor Erasmo Dias, passaram 12 dias do mês de outubro viajando pela Europa. Neste trajeto eles visitaram Inglaterra, Holanda, França e Bélgica. Conforme acontece todo ano, o Chopão do Parque de Exposições, de Arcos, ficou festivo, em 28 de outubro. Neste dia, dia do servidor público, servidores municipais, aposentados e da ativa, comemoram com alegria, ao som da dupla Gilson e Jader, depois Banda Ritmos, a festa e o dia, para muitos, o mais esperado do ano. SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL COMEMOROU O SEU DIA EM GRANDE ESTILO Veja matéria completa na página 07 EMPRESÁRIO DO ANO RECEBEU COMENDA DA FEDERAMINAS Onofre Felisberto Ferreira, “o Panofo” (foto) foi homenageado no Grande Hotel de Araxá, dia 21.10, pela FEDERAMINAS. ! ! Veja isso e muito mais nesta edição!

Upload: portal-arcos

Post on 12-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Notícias de Arcos

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal da Cidade 249

Jornal da CidadeJornal da CidadeJornal da CidadeJornal da CidadeJornal da Cidade 2ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 2011 11111

UM JORNAL DE QUALIDADEE s c r e v e n d oE s c r e v e n d oE s c r e v e n d oE s c r e v e n d oE s c r e v e n d o

nossa histórianossa histórianossa histórianossa histórianossa históriaE s c r e v e n d oE s c r e v e n d oE s c r e v e n d oE s c r e v e n d oE s c r e v e n d o

nossa histórianossa histórianossa histórianossa histórianossa história

ARCOS-MG - NO 249- 2ª QUINZENA DE OUTUBRO DE 2011 - CIRCULAÇÃO: ARCOS, LAGOA DA PRATA E JAPARAÍBA

ORNAL DA CIDADORNAL DA CIDADEJJ E ANOS17ANOS

17

E VEJA MAIS! Um Arcoense na terra do Tio Sam! Notas do Pejora! Bola em Jogo e Fora de Jogo

EditorialFrases do MêsResenha Esportiva

!

E-mail do Leitor!

Veja matéria na página 04

DOIS ARCOENSES NO VELHO MUNDO

Veja editorial na página 03

Professor Anselmo (e) e Professor ErasmoDias, passaram 12 dias do mês de outubro

viajando pela Europa. Neste trajeto elesvisitaram Inglaterra, Holanda, França e Bélgica.

Conforme acontece todo ano, o Chopão doParque de Exposições, de Arcos, ficou

festivo, em 28 de outubro. Neste dia, dia doservidor público, servidores municipais,

aposentados e da ativa, comemoram comalegria, ao som da dupla Gilson e Jader,

depois Banda Ritmos, a festa e o dia, paramuitos, o mais esperado do ano.

SERVIDOR PÚBLICOMUNICIPAL COMEMOROU OSEU DIA EM GRANDE ESTILO

Veja matéria completa na página 07

EMPRESÁRIO DO ANO RECEBEUCOMENDA DA FEDERAMINAS

OnofreFelisbertoFerreira, “o

Panofo” (foto)foi

homenageadono Grande Hotel

de Araxá, dia21.10, pela

FEDERAMINAS.

!!

Veja isso e muito maisnesta edição!

Page 2: Jornal da Cidade 249

22222 2ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 2011 Jornal da CidadeJornal da CidadeJornal da CidadeJornal da CidadeJornal da Cidade

CL

Um arcoense naterra do Tio Sam Toninho Sampaio

Comenta

Este Jornal é uma publicação da SAMID Comunicações e Empreen-

dimentos - Publicação Quinzenal - C.G.C.: 64.486.756/0001-75

Diretor e editor: Dimas José Rodrigues

E-mail: [email protected]

Telefone: (37) 3351-7558

Colaboradores: Toninho Sampaio

Diagramação: GRAFONTES - 3351-4724

Impressão: GRAFONTES - 3351-4724

(e-mail : [email protected] )

EXPEDIENTE

Professor de Matemática do 2º grau E. E. Berenice deMagalhães Pinto advogado. Editor do Jornal da Cidade.

Dimas RodriguesOs fiéis leitores deste minifúndio de papel

perceberam, não é? Esta crônica é a de nú-mero 150. Mesmo porque o cronista já fezmais de 150 crônicas, porém, não foram con-tabilizadas no JC, devidamente. Isto, porém,é até irrelevante.

Na crônica anterior, o mote foi a viagem deprofessor Erasmo Dias de Carvalho e profes-sor Anselmo Calixto ao velho mundo, isto é,a Europa. Eles fizeram, através da empresaarcoense de turismo Beach Tour, da ex-dire-tora escolar Sonia Gontijo, um tour por Portu-gal, Inglaterra, França e Holanda, viagem deuma semana. Vieram recheados de fotos esouvenirs.

Professor Erasmo fala o inglês com fluên-cia, por isso mesmo ele é professor da maté-ria e professor Anselmo Calixto leciona histó-ria. Deve ter sido uma overdose de boas sen-sações e uma aula de experiência. Deve não,foi! Com certeza!

Em Portugal estava o casal, empresário Plá-cido Ribeiro Vaz, prefeito de Arcos por trêsmandatos, e a esposa Regina Melgaço Vaz.O ex-prefeito bateu no ombro de professorErasmo e o cumprimentou, em pleno aeropor-to, em Lisboa. Isto é que é coincidência.

Mas o cronista não está falando de Tio Sam?Muitos de vocês, fiéis leitores, devem estarperguntando, neste momento.

O cronista responde que este minifúndio depapel é reservado às suas duas experiênci-as na terra do Tio Sam, isto é, os EstadosUnidos, porém, o cronista também ficou en-cantado com a viagem dos dois professoresarcoenses ao Velho Mundo e suas experiên-cias de viagem. E o cronista aproveita a oca-sião para agradecer ao professor Erasmo ovinho italiano, que ele me presenteou. Belalembrança!

O cronista está sabendo, que no início doano que vem irá ao Velho Mundo, isto é, àEuropa, a professora Maria do Carmo Bedes-chi Rosa, o simpático advogado Dr. Gilberto,professor na PUC - Arcos e sua esposa, a bi-oquímica Jaqueline Vilela. Boa Viagem. BonVoyage. Au Revoir. Good Travel.

Não se esqueçam de mim!

O ERUDITO E O POPULAR Bem sabemos que

toda a língua tem maisde uma versão. A línguaerudita é a que usa osrecursos da gramática,da prosódia, da concor-dância, da sintaxe, daregência, do vocabulá-rio com certo rebusca-mento e exagerada ele-gância. Existe uma lín-gua que obedece àsnormas gerais da gramá-tica, sem exagerar norebuscamento e des-provida de exageros. Éa língua culta. Existe ain-da outra que reproduz anossa linguagem do dia-a-dia, da nossa maneiraregular de falar, com al-gumas falhas gramati-cais, que é a linguagemcoloquial; existe tam-

bém uma linguagem po-pular, que correspondeao que é dito pela mai-oria das pessoas, qua-se o tempo todo, comgraves ataques à gramá-tica. Existe o dialeto,que é a língua falada pordeterminados gruposde pessoas. Pode serum dialeto familiar, fala-do somente pelos mem-bros de determinada fa-mília, o dialeto regional,falado em determinadacidade, vila, aldeia ouregião, o dialeto políti-co, o futebol ís t ico, oempresarial, o profissi-onal, etc.

Como vimos, são mui-tos os falares e, todosnós, nas mais diversasocasiões, usamos to-

dos eles. Não se podeir a uma entrevista deemprego, sem estar pre-parado para usar a nor-ma culta, senão, é bom-ba na certa. Não se vaiusar a linguagem erudi-ta no meio da torcida doFlamengo. Há lugar paratudo.

Algumas coisas po-dem ser melhoradas ecabe a cada pessoaprestar atenção ao queé dito à sua volta, paramelhor escolher a formade se expressar: co-nheço alguém que sódiz vasculhante, ao sereferir ao basculante;gosta muito de falar úrti-mo se a coisa está emúltimo lugar.

São apenas doisexemplos que podemser corrigidos. Basta ou-vir outras pessoas fala-rem. Conheci um senhor

Aprendemos em ma-temática que: mais commais é mais, mais commenos é menos e quemenos com menos émais. Ora se transferir-mos isso para o Portu-guês, vamos chegar auma conclusão quasematemática: negat ivocom negativo vira posi-tivo.

Ch ico Buarque fo imuito feliz em sua poe-sia na música Sinhá aod izer : “Es tava lá naroça, sou de olhar nin-guém”. Normalmentediríamos: “Não sou deolhar ninguém”. Ora, senão sou de olhar nin-guém, o certo é enten-der que sou de olhar al-guém, concordam? As-sim, “não quero ver nin-guém” dá a entender

que dizia: “Não tem con-dução”, no lugar de con-dição; e ainda “vamostodos chegar no oral”,quando queria que nin-guém se atrasasse. Per-doa-se isso aos velhos,mas os jovens têm aobrigação de falar cor-retamente. O que vejohoje em dia é a juventu-de conversar comogente atrasada, de formadescuidada e inculta,assassinando a gramá-tica em todos os seusvalores. E são essesjovens que vão nos go-vernar daqui a uns dias.Como serão seus pro-nunciamentos numa rá-dio, na televisão, nasentrevistas e nos discur-sos? Já nos basta ter-mos que ouvir autorida-de dizendo que “as cri-anças são o futuro doamanhã”. É mole?

MENOS COMMENOS É

MAISque quero ver alguém.Negativo (não) com ne-gat ivo (ninguém) virapositivo (alguém).

Quando o seu chefedisser: “não estou paraninguém” ele está afir-mando que “está paraalguém”. Cabe a vocêsaber quem é o alguémque o seu chefe vai re-ceber. Se eu falo que“não vou lá nunca”, sig-nif ica que eu vou, ouposso ir lá muitas ve-zes, pois eu só não voulá “nunca”; outras ve-zes eu vou. Se inverter-mos a frase (e todas asfrases podem ser inver-t idas) f i car ia ass im:“nunca não vou lá”. Istoestá correto?

São divagações deum velho professor dePortuguês.

CORDEL PARA MARIA Consolação Sampaio

Chegou MariaNum lindo diaCheio de luz.Era domingo

Dia dos anjos, tudoreluz.

Maria chegaTraz alegria

Toda branquinhaBem transparente“Pingo de gente”.

Que seja linda,Diz uma fada.Para a meninaTão desejada.

Que seja boaDiz outra fada.Será risonha

E muito amada.

Traz lindo nomeDa Mãe de Deus

FelicidadeAos pais queridos

RealidadeDos sonhos seus.

Hoje é um diaEspecial

Cheio de floresE de quimerasNasceu MariaNa Primavera.

Muito esperada, muito sonhada, nasceuMaria, minha primeira neta. Veio fazercompanhia ao Antônio, meu primeironeto. A alegria está completa. Quandodo nascimento do Antônio, fiz-lhe umapoesia que foi publicada nesta página.

Desta vez, a Consolação, minha irmã, foiquem escreveu. Como eu achei muito

bonita a poesia e a mesma retrataexatamente o que eu gostaria de falar,

publico-a como se fosse minha.

Page 3: Jornal da Cidade 249

Jornal da CidadeJornal da CidadeJornal da CidadeJornal da CidadeJornal da Cidade 2ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 2011 33333

Viajar para a Europa éum sonho para muita gen-te e foi o que fizeram osprofessores arcoensesAnselmo Calixto e ErasmoCarvalho.

Tiveram doze dias deum banho cultural pela Eu-ropa onde puderam con-ferir de perto todo glamoure encanto do velho conti-nente.

Ao chegaram a Lisboa(Portugal) pegaram umaconexão até Paris (França)onde o tour iniciou-se.

Lá encontraram-se comos encantos da CidadeLuz e perceberam queParis é fantástica.

Compras, vitrines luxuo-sas, lojas com grifes famo-

NO CONTINENTE EUROPEU

sas deslumbram turistas evisitantes.

Fizeram passeios tradi-cionais por Paris, como co-nhecer a Torre Eiffel, o sun-tuoso Palácio de Versa-lhes, o Museu do Louvrecom rico acervo de obras,o passeio pelo Rio Senaa bordo de um barco etambém visitaram Mont-martre, um bairro boêmio,cheio de artistas e ruelasantigas – um cenário raro.

Saindo de Paris, chega-ram ao Reino Unido, na In-glaterra, atravessando porFerry Boat até Dover. Jáem território inglês passa-ram por Canterbury, uma ci-dade medieval e de umencanto tamanho. De Can-

terbury, rumaram para Lon-dres onde puderam co-nhecer os famosos par-ques londrinos, especial-mente o Hyde Park eOxford St. City, a Catedralde Saint Paul´s, a famosaLondon Bridge e o ThamesRiver (rio de Londres). Tam-bém conheceram o Parla-mento Inglês, a Abadia deWestminster onde recente-mente se casou o Prínci-pe Willian- a grandiosida-de e o luxo imperam. Comsorte, a troca da guarda noPalácio de Buckinghamaconteceu neste dia e pu-deram ver toda a cerimô-nia famosa em todo o mun-do. Mais tarde, tiveram aoportunidade de conhecera famosa London Eye- mai-or roda gigante do mundoonde é possível conhecerLondres totalmente. Comtempo livre na cidade visi-taram o Castelo de Wind-sor, residência preferida daRainha Elizabeth, e tam-

bém foram até o famosoMadame Tussauds Mu-seum (museu de cera),onde puderam fotografarao lado de celebridades,artistas e pessoas famosasda história mundial – umluxo.

À noite puderam conhe-cer o Picadily Circus, umbairro boêmio de artistaslondrinos.

Saindo de Londres

rumo a Bélgica (Bruxelas)novamente tomaram umFerry Boat de Dover cru-zando o canal até Calais,onde conheceram a cida-de de Bruges. Já em Bru-xelas, visitaram o Parla-mento, o Palácio Real,igrejas milenares, os jar-dins de Petit Sabbn, e aGran Plaza, famosa Praçada Bélgica – em Deet visi-taram a cidade da porce-lana e do artesanato.

Finalizando a viagem ru-maram para a Holanda (Ams-terdã), um país extremamen-te liberal nos costumes, ondea maconha é liberada e aprostituição é legalizada – asmulheres ficam expostas emluxuosas vitrines no “bairrovermelho”.

Conheceram também aPraça de Dam e Prefeitu-ra, museus e mercados deflores.

Lá puderam visitar umafábrica de diamantes,onde é possível ver a la-

pidação dos diamantes eaté mesmo comprar peças– maravilhoso, porém ca-ríssimo.

Passaram também pelacidade de Haia (Holanda),sede do famoso Palácioda Paz, também reconhe-cido como Tribunal Interna-cional de Arbitragem epelo Parlamento da Holan-da, belíssima construçãomedieval.

De volta a Paris ondeembarcaram para Lisboa efinalmente para o Brasil, jácom saudades da culiná-ria brasileira (na Europa agastronomia é rica, porémabusam de sopa de toma-te, peixes, batatas e tortas)e tiveram a grata surpresade encontrar um ilustre vi-ajante arcoense no aero-porto de Lisboa - o ex-pre-feito Plácido Ribeiro Vaz,que passou temporada emPortugal com sua família.

Com se diz, o mundo érealmente pequeno.

GENT - Cidade no interior da Holanda Museu Madame Tousud (Londres) LONDON EYE - Maior roda gigante do mundo

NOTRE DAME ao fundo e rio SEND Praça de Amsterdã com espelho d’água Londres

Londres

Moinha (Holanda)

Praça LA PLAZA - Bélgica

Page 4: Jornal da Cidade 249

44444 2ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 2011 Jornal da CidadeJornal da CidadeJornal da CidadeJornal da CidadeJornal da Cidade

EditorialEditorialEditorialEditorialEditorial

Um prefeito, ao lançar candidatura e ser eleito, recebe o “cheque embranco da credibilidade” dos seus eleitores, que são maioria e querepresentam toda uma comunidade. Quem é eleito democraticamen-

te é sinal de que teve respaldo (voto) da maioria dos votantes, isto é, doseleitores.

Há cerca de três anos atrás, Claudenir José de Melo “Baiano”, chefe doexecutivo municipal de Arcos, assumiu os destinos da cidade. Ele representa-va, para a maioria, mudança numa política arraigada entre duas facções. Duran-te gerações, duas facções dominaram a política de Arcos e o povo, maisaculturado, ansiava por uma coisa nova. Alguém emergido do povo, que tives-se maior identificação com o povo e que fosse povo. Veio Claudenir José deMelo “Baiano”, com tais características, e derrotou inexoravelmente o seu opo-sitor. É como um time de futebol, que disputa o título durante alguns campeo-natos. Um dia esse time consegue o seu objetivo. Ele se prepara, estuda oadversário e dá tudo de si. Assim aconteceu com o Presidente Lula, comClaudenir José de Melo “Baiano”, e outros políticos neste país.

O reconhecimento veio através do “Mérito Empresarial”, a festa esperadado ano. Feita pela ACE- Associação Comercial- e referendada pelo povo,democraticamente. Prefeito “Baiano” foi o escolhido, pela primeira vez, Polí-tico Destaque do Ano.

Valeu a pena administrar bem a cidade até agora, enfrentar e vencer desa-fios como o Hospital Municipal São José. Investir como nunca na SegurançaPública. Aumentar a arrecadação do município. Fazer obras de infra-estrutu-ra. Administrar com o povo. Receber o povo. Conversar com o povo. Abra-çar o povo. Sentir o cheiro do povo. Ir onde o povo está, nos velórios, nosbatizados, nos aniversários, ir onde for convidado. O povo reconheceu.

Dimas Rodrigues

O POLÍTICODESTAQUEDO ANO II

A festa, esteano, teve outroendereço. Nosanos anterioresa FEDERAMI-NAS homenage-ava os empre-sár ios do anono Hotel Ouro-minas, na capi-tal mineira, po-rém, es te anode 2011, teveoutro glamour.

O evento foi realizado no Centro de Convenções do Tauá- no Grande Ho-tel e Termas de Araxá- e contou com a participação de cerca de 1200pessoas de todas as regiões do Estado.

Onofre Felisberto Ferreira "Panofo", foi eleito Empresário do Ano 2011,pelo Mérito Empresarial. O seu reconhecimento na FEDERAMINAS foi noúltimo dia 21.10 e, na ocasião, foram homenageados diversas autoridadese cerca de 110 Empresários do Ano indicados ao Mérito Empresarial pe-las Associações Comerciais Mineiras.

FEDERAMINAS JÁ RECONHECEUEMPRESÁRIO DO ANO ARCOENSE

Empresário do ano Panofo e Ivan Fontes (presidente da ACE)

Page 5: Jornal da Cidade 249

Jornal da CidadeJornal da CidadeJornal da CidadeJornal da CidadeJornal da Cidade 2ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 2011 55555

Notas do Pejora

Notas do Pejora

Dimas [email protected]

Ainda o Piso dosProfessores I

A reunião Tripartite,composta de elementosdo governo de Minas,deputados estaduais erepresentantes do Sind-UTE, cada vez avançamais. Depois de umagreve longa como estamuita coisa precisa ser“pontuada” e se deixaros grandes heróis, queagüentaram a greve atéo f im, sob lágrimas edor, medo e incerteza,passam a ser v i lões.Estes sim são os verda-deiros heróis. Os queconseguem o benefício-justo por sinal- e que élei. E este benefício éestendido para toda ca-tegoria, dentro da lei.Mesmo os que não seesforçaram um segundosequer.

! ! ! !

Ainda o Piso dosProfessores II

A 4a. reunião da Co-missão Tripartite aconte-ceu nesta segunda-feira,dia 24/10, de 16:30 as18:15 h. Participaram dareunião:

- Representando oGoverno do Estado: Da-nilo de Castro (Secretá-rio de Estado de Gover-no), (Secretária de Es-tado Adjunta da Educa-ção), representante daSecretaria de Estado dePlanejamento e Gestão.

- Representando oPoder Legislativo: Adal-clever, Rogério Correia,Pompilio, Antônio Júlio,João Leite, Cássio So-ares, Sebastião Costa,Duarte Bechir.

- Representando acategoria: comissão denegociação - Beatr izCerqueira, Mar i ldaAbreu, Feliciana Salda-nha, Lecioni Pereira.

O Sind-UTE apresen-tou aos deputados e re-presentantes do Gover-no do Estado toda a ar-gumentação que emba-sa a posição da entida-de de que o Piso Sala-rial deve atingir as 8 car-reiras da educação darede estadual: Constitui-ção Federal, Acórdãoda ADI 4.167, LegislaçãoFederal, Legislação Es-tadual.

A Secretaria de Esta-do da Educação apre-sentou um Parecer daAdvocacia Geral do Es-tado argumentando quea Lei Federal 11.738/08é posterior à Lei Estadu-al 15.293/04 e, por isso,cont inua sustentandoque o Piso Salarial épara professor e espe-cialista

Essa discussão vaiser longa. Governo, de-putados e sindicalistasainda irão discutir muito,porém, o Piso Nacionaldos Professores Públi-cos já é uma realidadeem Minas. São oito car-reiras no magistério, po-rém, o governo só reco-nhece professores eespecialistas de ensinocomo detentores doPiso Salarial. A discus-são continua. Aguardemmais detalhes na próxi-ma edição, nesta colu-na.

! ! ! !

PossanteArcos Digital

Piso Salarial dos pro-fessores estaduais mi-

neirosMérito Empresarial! ! ! !

Inclusão Digital MóvelMais um investimento

em Segurança Públicado executivo de Arcos.No dia 20 de outubro, apolícia militar de Arcosrecebeu internet móvel.

Com isto Arcos está senotabilizando como umacidade com visão de fu-turo, graças ao projetoArcos Digital implemen-tada, aos poucos, peloanalista de sistema, oarcoense João Luiz Amo-rim. Com isto foi equipa-da com internet móvel(através de um modem)a Blazer, recentementedoada à polícia militarpelo prefeito ClaudenirJosé de Melo “Baiano”,com todos os equipa-mentos necessários, eque agora poderá viabi-lizar, de forma mais rá-pida, Boletins de Ocor-rência, autos de infra-ções, vídeo conferênci-as e outros serviços.

! ! ! !

Grande Verdade I"jamais se desespere

em meio as mais som-br ias af l ições de suavida, pois das nuvensmais negras cai água lím-pida e fecunda” (provér-bio japonês)

! ! ! !

Zezé DI Camargopresenteia arcoenseO comunicador Rayo-

ne Marques (EnergiaPositiva), fã de carteiri-nha da dupla Zezé DICamargo e Luciano foicontemplado, pe locompos i to r e cantorZezé DI Camargo, comuma viagem marítima.Depois do show da du-pla, por ocasião do Ar-cos Festival, aconteci-da recentemente noEspaço de Eventos deArcos, Rayone e a noi-va Camila Pontara, fo-ram ao camarim da du-pla e fizeram uma ses-são de fo tos com osmesmos. Rayone, aoconversar com Zezé DICamargo ficou emocio-nado e recebeu do as-tro um convite para par-ticipar de um evento dadupla, a partir de 2012.Um tour pelo cruzeiromarí t imo “É o Amor”,que partirá do Porto deSantos, Ilha Bela e Bú-

zios. Depois retornaráa Santos. Os dados dojovem já foram anota-dos pela assessora dadupla.

! ! ! !

Debate proveitosoA Rádio Cidade reuniu

no domingo, 23 de outu-bro, no programa “Deba-te”, que vai ao ar todosos domingos, de 11h às13h, comandado pelojornalista Aurélio TadeuNunes de Sousa e auxi-liado pelo editor do JOR-NAL DA CIDADE, DimasRodrigues, programa lí-der de audiência no ho-rário, o Tenente CesarBittencourt, Gloria Velo-so, Marcelo Estevão eGeraldo Mauricio da Sil-va, todos representandoum segmento da segu-rança pública arcoense.Tenente Bittencourt re-presentou a polícia mili-tar e os demais eram re-presentantes do Consepe Comissariado de Me-nores. Foi um debate emalto nível onde se preo-cupou com a segurançapública do município emtodos os níveis e ondefalou-se de menores quecometem delitos, dro-gas, tráfico, violência eprovidências ef icazesque se tem tomado.

São debates comoestes que tornam Arcosna vanguarda de segu-rança pública no Oestede Minas, cuja ação efi-caz tem evitado todo tipode delito e conscientiza-do infratores de que ocrime não compensa.

! ! ! !

PejorativoSegunda Divisão doBrasileirão para time

grandeViolência nas escolas

brasileirasTráfico de Drogas! ! ! !

Grande Verdade IITer fé é assinar uma

folha em branco e dei-xar que Deus nela es-

creva o que quiser.Santo Agostinho

Empresário do AnoO empresário de loja

de material de constru-ção, Onofre FelisbertoFerreira, o “Panofo”, foihomenageado, junta-mente com outros em-presários do ano de ou-tras cidades, pela FEDE-RAMINAS, na última se-mana, no Grande Hotelde Araxá. Panofo rece-beu, em Arcos, o troféude empresário do ano,pela ACE- AssociaçãoComercial de Arcos- nasexta-feira, 28 de outu-bro, na Olympia, junta-mente com as outras ca-tegorias agraciadas enesta, prefeito ClaudenirJosé de Melo “Baiano”,foi homenageado com o“Mérito” de Político Des-taque de 2011.

! ! ! !

Nota 10Para o término das

obras da Escola EstadualBerenice de MagalhãesPinto, em Arcos, cuja con-clusão deixou-a com umainfra-estruturar de causarinveja em muitas escolasdo interior do estado. Orefeitório, então, é coisade primeiro mundo. O alu-no, ali, tem todas as con-dições de estudar e teruma aprendizagem dequalidade, uma vez que a“Escola Berenice” é umadas Escolas Referênciado estado.

! ! ! !

Grande Verdade III* Quem se abate sobum céu nublado não

merece a noite salpica-da de estrelas (“Joanna

de Angelis”)! ! ! !

ErrataNa edição passada,

es ta co luna e r rou onome do func ionár iodo Bradesco, o glorio-so Gilson Campos Di-niz. Fica o registro eos parabéns ao namo-rado da analista de sis-tema, professora MariaInês Veloso Dias. Elefez aniversário no dia15 de outubro.

Paula FernandesA cantora coqueluche

do momento, a mineiraPaula Fernandes, cujavalorização profissionaldobrou quando cantoucom o Rei Roberto Car-los, no advento do seushow de fim de ano naGlobo, em 2010, estarácantando para os arco-enses no dia 10 de no-vembro, terça-feira, vés-pera de ( fer iado) DiaSanto, no Espaço deEventos na Avenida Sa-nitária trecho II. Maisuma vez a empresa ar-coense FAZ EVENTOSestará brindando a co-munidade e região comum show de qualidade.

! ! ! !

SeminárioOdontológico

O ortodontista arcoen-se, vice-prefeito da ci-dade, CD João Julio Car-doso, participou de umCongresso Internacionalde Odontologia, emBelo Horizonte, no inícioda segunda quinzenade outubro. Doutor JoãoJulio, atleticano convic-to, marido da especialis-ta de ensino Natalia epai da simpática Isado-ra e do craque de bolaBruno, recebeu, na sex-ta-feira, o “Mérito Em-presarial”, na Olympia.

! ! ! !

Maria Inês BorgesEstive conversando

com a simpática MariaInês Borges, diretora es-colar aposentada no mu-nicípio, e, na ocasião, elaestava acompanhada dafilha caçula Laura, umasimpatia, e que é clientedo ortodontista João Ju-lio Cardoso. Depois meencontrei novamentecom eles, na AvenidaGetulio Vargas, em Ar-cos, e desta vez acom-panhadas pelo patriarcada família, o não menossimpático Leonardo. Ojovem casal já tem filhoformando em engenhariade produção na UNI-FOR, em Formiga.

Page 6: Jornal da Cidade 249

66666 2ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 2011 Jornal da CidadeJornal da CidadeJornal da CidadeJornal da CidadeJornal da Cidade

FRASES DO MÊS

O Palácio de Versalhes não tem banheiro,porque os nobres faziamsuas necessidades no

corredor.

Ex-prefeito Plácido Ribeiro Vaz, no aeroporto deOreon, em Portugal, agora, recentemente, na Se-mana da Criança, ao bater no ombro de professorErasmo, de inglês. Professor Erasmo Dias de Car-valho e professor Anselmo Calixto fizeram um tourpelo Velho Continente, com escala em Portugal.Plácido Ribeiro Vaz e Regina Melgaço Vaz, porcoincidência, estavam, mais uma vez, fazendo um tour por Portugal.

Erasmo, você por aqui!?

Juarez Rodrigues, ouvindo assíduo da Rádio Cidade,eleitor do prefeito Baiano. Ele acha que o programa lí-der nas manhãs da Rádio Cidade, (Papo de Redação)tem “batido” impiedosamente na atual administração.

O “Papo de Redação” está servindosomente para bater no Baianão!

Sonia Maria Zuquim Vilela, diretora daEscola Berenice de Magalhães Pinto.

Já não se concebe mais oensino se não for por

meio da Escola Integral.

Eu me sinto jovem aos 69 anos.Maria do Carmo Rodrigues, Quita, no dia 22 de outubro de 2011.

Gloria Veloso (a Gloreta), que por muitos anos militou noConselho Tutelar de Arcos.

Estou deixando o cargo, mascontinuo com a mesma bandeira.

Da mesma referindo-se ao Honra ao Mérito, conferido pelaCâmara Municipal de Arcos.

Você sabe que eu ganhei o Mérito?

Hoje estou fazendo 20anos de casada.

Professora Maria do Carmo Cardoso, professoraLuka, de matemática, no dia 18 de outubro.

Professor Anselmo Calixto da Cruz,que fez um tour pela Europa na pri-meira quinzena de outubro de 2011

E-MAIL DO LEITOR

PERGUNTAS DIFÍCEIS

São Pedro, na triagem celeste, perguntou ao americano:- O que é mole, mas na mão das mulheres fica duro?O americano pensou e disse:- Esmalte.- Muito bem, pode entrar - disse São Pedro.

Perguntou ao italiano:- Onde as mulheres têm o cabelo mais enrolado?O italiano respondeu:- Na África.- Certo. Pode entrar.

Para o alemão:- O que as mulheres têm, com 6 letras, começa por B, termina

com A, e não sai da cabeça dos homens?O alemão respondeu:- A Beleza.- Certo. Pode entrar.

Para o francês:- O que as mulheres têm no meio das pernas?O francês respondeu:- O Joelho.- Muito Bem. Pode entrar também.

E perguntou ao inglês:- O que é que a mulher casada tem mais larga que a solteira?O inglês respondeu:- A cama.- Ótimo. Pode entrar.

E ao espanhol:- O que é redondo, tem duas letras, um furo no meio, começa

com C, quem dá fica feliz, e quem ganha fica mais mais feliz ainda?O espanhol respondeu:- CD.- Certo! Entre também.

O brasileiro virou-se e foi saindo de fininho... São Pedro o cha-mou:

- Você não vai querer responder a sua pergunta?O brasileiro respondeu:- Sem chance! Errei todas as anteriores... Para que lado fica o

inferno???

Page 7: Jornal da Cidade 249

Jornal da CidadeJornal da CidadeJornal da CidadeJornal da CidadeJornal da Cidade 2ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 2011 77777

Muito servidor público municipal, aposentado ou não, espera um dia no ano na confiança de que serárecompensado. É o Dia do Servidor Público, que em Minas Gerais ocorre no dia 28 de outubro. Em Arcosesta expectativa é plenamente correspondida, uma vez que o Chopão do Parque de Exposições, conformetradição, acolhe milhares de servidores públicos municipais. É o “Dia da Confraternização”, onde todos ossegmentos sociais, representados em todos os setores da administração, se manifestam no mesmo local ecom os mesmos direitos. É o dia em que dançam, comem, bebem, se divertem e se confraternizam.

SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAISCOMEMORAM O SEU DIA EM GRANDE ESTILO

Veja, abaixo, flashesdo happening

O craque Viola, prof. Lucinha (Sec. De Cultura) e amiga O editor do JC (prof. Dimas) e Despachante Celeide Rabelo Prefeito “Baiano” (c), em fala conscientizadora

Lili e o garçom misterioso e famoso Prof. Remaclo do Couto e professoras amigas Adriana Albuquerque, Dr. Cleomar e amiga

Aulsenia Vidal (Sec. Munic. de Educação), professor Erasmo e prof. Anselmo O contagiante Antonio Cardoso e amigas Alessandro (Cenoura), Dimas, Baiô e amigo

Dona Aucelina (e) e amigas Katitu, João do Lico, prof. Roulien, João Gonzaga e Dimas Diretora Martinha, ex-diretora Maria Ines e amigas

Banda Ritmos- matou a pau- e uma dupla mirim Toninho Claret marcou presença Geraldo e esposa marcaram presença em alto estilo

Page 8: Jornal da Cidade 249

88888 2ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 2011 Jornal da CidadeJornal da CidadeJornal da CidadeJornal da CidadeJornal da Cidade

O RH Gustavo, uma linda adolescente e Giselda Torres Prof. Maria Ofelia (d) e professoras amigas Este garçom fez enorme sucesso. Adivinhe com quem?

Antonio, pref. Baiano, Cleomar, Ailan, Hercules e Dr. Fernando Prof. “Dos Reis” marcou presença O carismático prefeito puxa a fila do jantar

Magda Fontes(e) e Leonara Miranda Advogada Edna Miranda (Sec. De Saúde) (d) e amiga Dr. José Ovidio Vaz (e) e Katitu

Dra. Roberta, Ana Paula e amigos Dr.Roberto Alves deu uma força amiga na cozinha Vice-prefeito João Julio Cardoso fez questão de recepcionar a polícia militar

Engenheiro Walber Marcos e equipe do setor A família Sousa marcou presença Jaqueline Melo, Kelly e filho

Locutor Anderson, Zé Alaide e amigos

Flashes sociais do Dia doServidor Público Municipal

Page 9: Jornal da Cidade 249

Jornal da CidadeJornal da CidadeJornal da CidadeJornal da CidadeJornal da Cidade 2ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 2011 99999

Page 10: Jornal da Cidade 249

1 01 01 01 01 0 2ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 2011 Jornal da CidadeJornal da CidadeJornal da CidadeJornal da CidadeJornal da Cidade

Veterinária São Francisco de AssisJóse Aparecido da Silva

Médico VeterinárioCRMV-MG 3620

Rua Joaquim Murtinho, 551 - Centro - (esquina comexpedicionário) Arcos - Tel. (37) 3351-4697

Dr. João Júlio Cardoso

Aparelhos fixos e removíveisRua Getúlio Vargas, 139 - Sala 05 - Centro

Tel.: (37) 3351-2838 - e-mail:[email protected]

OrtodontistaCRO-MG 20835

Esta reeleição parao prefeito “Baiano”

já são favascontadas. Ele já

está reeleito.Locutor Anderson, da

Alternativa FM, maridoda gloriosa diretora

Lidiane “Colibri” Silva.

Page 11: Jornal da Cidade 249

Jornal da CidadeJornal da CidadeJornal da CidadeJornal da CidadeJornal da Cidade 2ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 2011 1111111111

Tinha gente, feliz, alegre e bonita

Dr. João Julio Cardoso e Natalia

Flashes sociais do Dia doServidor Público Municipal

Sobrou gente até no pátio Romulo marcou presença junto da esposa e amiga

Gilson e Jader esquentaram a galera Tiô e Adalgisa

Page 12: Jornal da Cidade 249

1 21 21 21 21 2 2ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 2011 Jornal da CidadeJornal da CidadeJornal da CidadeJornal da CidadeJornal da Cidade

Sendo a Arte uma forma especial de FAZER; umProjeto como este que reúne Pequenos Talentos,deve estar sedimentado nas mais variadas formasem que se manifesta a Arte (canto, dança, teatro,etc), e não pode estar restrito a um modelo teóricode Aprender e Capacitar. A proposta é promover osalunos através de cada talento, pois cada um temsuas habilidades e capacidades.

As escolas municipais “Yolanda Amorim de Car-valho” e “Dorvina Teixeira Arantes”, apresentaramseus talentos na terça-feira (18/10/2011), na Casade Cultura em grande estilo e pode contar com apresença da comunidade escolar.

“PROJETO PEQUENOS TALENTOS”

Rua São Geraldo, nº 859Fone: (37) 3351- 0694

Um SupermerUm SupermerUm SupermerUm SupermerUm Supermercadocadocadocadocadode qualidadede qualidadede qualidadede qualidadede qualidade

Nesta semana, os alunos do 5º ao 9º ano de todas as escolasda Rede Municipal de Ensino participam da 1ª Avaliação Edu-cacional Projecta - 2011, promovida pela Secretaria Municipalde Educação.

As provas, desenvolvidas pelo Projecta Melhor Escola – insti-tuto vinculado à Kroton Educacional –, foram aplicadas no cam-pus da PUC Minas em Arcos. Na manhã de terça-feira aconte-ceram as provas de Língua Portuguesa e, nesta quarta-feira,os estudantes fizeram provas de Matemática.

O objetivo da ação é avaliar a qualidade da educação dasescolas municipais e gerar informações que subsidiem a Se-med na formulação de políticas públicas e ações educacionaisnas escolas de Arcos já em 2012.

Os resultados devem ser divulgados nas próximas semanas.

ALUNOS DA REDEMUNICIPAL SÃO AVALIADOS

Page 13: Jornal da Cidade 249

Jornal da CidadeJornal da CidadeJornal da CidadeJornal da CidadeJornal da Cidade 2ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 2011 1313131313

No dia 15 de outubro, no pátio da Trezena do SantoAntônio, ocorreu um jantar em comemoração às Bo-

das de Diamante do senhor Mário de Oliveira e dasenhora Evangelista de Oliveira. Foram momentosde muita emoção, com uma celebração de renova-ção de votos, realizada pelo Pe. Antônio De Simone.

Logo depois, o lindo casal dançou uma valsa queemocionou a todos. Vários amigos e parentes estive-ram presentes, dentre eles, Zé Carlos, da Vidraçaria

Arcos e o prefeito municipal, Claudenir José de Melo.

Sr. Mário, Dª Evangelista e filhos

Familía reunida nas Bodas de Diamente Prefeito Baiano, Dª Evangelista, Sr. Maria e Zé Carlos

BODAS DE DIAMANTE

ÁRIES (20/03 a 20/04) Você se acha muito honesto, íntegro, independente e poderoso.Bom, é o que só VOCÊ acha. Você adora mandar e botar tudo pra ferver, desde que doseu jeito, mesmo que seja na porrada. E no fundo... bem no fundo... é um coração-de-

manteiga (embora d-e-t-e-s-t-e admitir). Você não consegue influenciar ninguém, apesarde ficar o tempo todo tentando exibir seu "poder". Gosta de parecer muito liberal, masfica desesperado se as coisas fogem do seu controle. Aliás, o que vc queria mesmo era

dominar o mundo! Os arianos dão ótimos juízes, sogras, lutadores de jiu-jitsu eprofessores de educação física.

TOURO (21/04 a 20/05) Você tem uma determinação canina e trabalha como umcondenado. A maioria das pessoas pensa que você é um pão-duro e cabeça-dura e na

verdade estão certas. Sua persistência faz de você um baita de um chato. Você é guloso,adora a natureza, o belo e ser amado. Taurinos dão bons tri-atletas, vendedores de

enciclopédia (porta a porta) e decoradores.

GÊMEOS (21/05 a 20/06) Você é comunicativo, curioso, bem humorado, inteligente e temduas caras. Sua inconstância e preguiça fazem de você um manipulador de primeira.

Você não liga pro que os outros sentem e tb adora distribuir chifres por aí. Geminianoscostumam fazer muito sucesso na política, no circo, na novela das 8 e pulando a cerca.

CÂNCER (21/06 a 21/07) Você é solidário, defensivo e compreensivo com os problemasdas outras pessoas, o que faz de você um pobre coitado. Você se acha pé frio e mal

amado. Sua compaixão, sensibilidade e emotividade fazem do homem de Câncer umatremenda de uma bichona e as mulheres conselheiras espirituais. Os cancerianos dão

ótimos cabeleireiros, melhores amigas e romancistas, o q é o mesmo q nada.

LEÃO (22/07 a 22/08) Você se considera um líder natural. Os outros acham você umidiota. Você é vaidoso, arrogante e impaciente, como se fosse a ultima Coca-Cola gelada

do deserto e costuma lidar com críticas na base da porrada. Os leoninos são ótimosguardas de trânsito, ditadores e emergentes.

VIRGEM (23/08 a 22/09) Você é do tipo lógico, trabalhador, analítico, tímido e odeia desordem. Suaatitude detalhista e organizada e o fato de ser tão mão de vaca é enojante para seus amigos e colegas

de trabalho. Você é frio, não tem emoções e freqüentemente dorme enquanto está transando.Virginianos dão bons cobradores de ônibus, costureiras e montadores de quebra-cabeças.

LIBRA (23/09 a 22/10) Você é do tipo artístico, discreto, equilibrado e idealista, com muito

gosto pelo harmonioso e esteticamente belo. Se você for homem, provavelmente éviado. Você sente necessidade de proteger os outros e lutar contra as injustiças,mas esperando algo em troca. E embora não goste de admitir, é um baita de umteimoso irritante até as últimas! Os librianos se dão na advocacia, arquitetura e

gerenciando casas de tolerância.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11) Você é o pior de todos: desconfiado, vingativo,obsessivo, rancoroso, frio, orgulhoso, pessimista,malicioso, cínico, fofoqueiro e

traiçoeiro nos negócios. Você é o perfeito filho da puta, só ama sua mãe e a simesmo. Aliás, alguns de vcs não amam

nem a mãe! O escorpiano leva jeito para terrorista,nazista, dentista, fiscal dareceita e juiz de futebol.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12) Você é otimista, aventureiro, entusiástico e tem umaforte tendência a confiar na sorte. O que é necessário para quem é imprudente,exagerado, indisciplinado, irresponsável, infantil, sem concentração e limitado.

Isso explica porque a maioria dos sagitarianos são bêbados. São ótimos garçons,jornalistas e bicheiros.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 21/01) Você é conservador, sério, frio e inflexível como umabaixela de inox. Sua fidelidade e paciência não encobrem seu lado materialista eambicioso, mas quem se importa? Se a grana está entrando... Os capricornianos

são um sucesso como bancários,banqueiros, agiotas ou mesmo contandodinheiro em casa.

AQUÁRIO (22/01 a 18/02) Você tem uma mente inventiva e dirigida para oprogresso.

Você mente e comete os mesmos erros repetidamente porque é imbecil e teimoso,não é

pego no flagra por pura sorte. Adora novelas, e não admite, se reunir em grupos eser fashion. Se você é homem, cuidado! Os aquarianos são ótimos sindicalistas e

estilistas, às vezes, ambos ao mesmo tempo.

PEIXES (19/02 a 19/03) Você é do tipo sonhador, místico, sensível e costuma sedoar muito. Se você é homem, as suas chances de ser viado são muito grandes.Você é cheio de conselhos fúteis e não faz nada além de encher o saco de todosque se aproximam de você. As piscianas dão boas apresentadoras de programa

infantil e atrizes pornô.

E-MAIL DO LEITOR

Page 14: Jornal da Cidade 249

1 41 41 41 41 4 2ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 2011 Jornal da CidadeJornal da CidadeJornal da CidadeJornal da CidadeJornal da Cidade

Foi concluída na tarde dessa segunda-feira, 24, mais uma etapa da obrada “Praça dos Arcos”. Foram construídos muros de arrimo e colocados chum-badores onde peças metálicas serão adaptadas.

O novo espaço, localizado em frente à Matriz Nossa Senhora do Carmo, foiinspirado em uma praça localizada na Avenida Paulista, em São Paulo.

Os moradores estão muito satisfeitos com a construção, visto que antes olocal era utilizado como depósito de lixo e entulho. “Estamos ansiosos paraver a praça pronta, com certeza vai ficar muito bonita. O local aqui estava feioe desleixado”, afirma a dona de casa Clélia Ribeiro.

A obra foi viabilizada por convênio entre o Governo de Arcos e o Ministériodo Turismo, através do Programa Turismo Social no Brasil.

PROSSEGUE CONSTRUÇÃODA “PRAÇA DOS ARCOS”

Localizada agora às margens da Avenida Progresso, a academia ao arlivre do bairro Olaria recebeu, nessa segunda-feira, 24, sua primeira edi-ção do Projeto Arcos Saudável – uma iniciativa da Administração Municipalque visa a promoção da saúde através da prática de atividades físicas.

Uma vez por mês, serão realizados no local exames de glicemia e, todasegunda-feira, de 07 às 08h, haverá aferição de pressão artéria, pelas agen-tes do PSF Olaria, e aulas de alongamento com a estagiária de educaçãofísica do Projeto.

O ‘Arcos Saudável’ é realizado também nas academias da Avenida Sani-tária e do bairro Esplanada.

‘ARCOS SAUDÁVEL’ CHEGAAO BAIRRO OLARIA

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em par-ceria com a Prefeitura de Arcos, através da Secretaria Municipal de Desen-volvimento e Integração Social, e a Fundação CSN realizou, dia 26, o I Semi-nário Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Com o tema “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e oPlano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Esta-dos, no Distrito Federal e nos Municípios”, o evento teve início às 13h noauditório da PUC Minas em Arcos e teve como objetivo a elaboração de pro-postas que serão apresentadas durante a Conferência Municipal dos Direitosda Criança e do Adolescente, que acontecerá no dia 11 de novembro, a partirdas 8h da manhã, também na PUC Arcos.

SEMINÁRIO DOS DIREITOSDA CRIANÇA E DO

ADOLESCENTE ACONTECEUNA QUARTA-FEIRA

A bola vai rolar nos quatro cantos da cidade. Tem início nesta se-gunda-feira, 31, na quadra da Escola Municipal ‘Iolanda Amorim deCarvalho’, no bairro Esplanada, a III Copa Arcos de Futsal de Bairros.

Durante um mês e oito dias, duas vezes por semana, serão reali-zadas rodadas triplas da competição.

A Copa conta com 16 equipes representando 15 bairros – o Cen-tro participa tem dois times.

As equipes estão divididas em quatro chaves. Elas se enfrentamem turno único dentro dos grupos e as duas primeiras de cada cha-ve passam às quartas-de-final.

Durante o torneio, além do bairro Esplanada – que recebe a pri-meira e a última rodadas da fase classificatória – serão realizadosjogos nas quadras dos bairros Brasília, Santo Antônio, Olaria, Pla-nalto, Cruzeiro e Calcita. Na fase de mata-mata, os locais dos con-frontos serão definidos pela Comissão Organizadora.

1ª RodadaA partir das 18:30, abrindo a edição 2011 da Copa de Bairros,

jogam, pela chave A, São Vicente e Calcita. Em seguida, pelo grupoC, Novo Horizonte e Boca da Mata se enfrentam.

Encerrando a primeira rodada, o time da casa, o Esplanada, re-cebe o Centro B.

COPA DE BAIRROSCOMEÇA NESTA SEGUNDA

Page 15: Jornal da Cidade 249

Jornal da CidadeJornal da CidadeJornal da CidadeJornal da CidadeJornal da Cidade 2ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 2011 1515151515

RondaPolicialFonte: Portal Arcos

Os investigadores da Policia Civil de Arcos prenderam na noite de hoje, 27, por voltadas 19:00h, R.S.F de 18 anos, acusado de traficar drogas em frente a Escola OlindaVeloso (Escola do Olaria). Com ele foi aprendido duas porções e um tablete de aproxi-madamente 400 gramas de maconha, 1 celular e R$ 10,00 em dinheiro.

A operação começou quando os Policiais receberam uma denúncia anônima de queum rapaz estaria vendendo drogas em frente àquela escola. Ao chegarem, eles encon-traram o rapaz com as mesmas características informadas pelo denunciante. Durante aabordagem foi encontrado com ele duas porções de maconha.

Questionado pelos policiais o rapaz resolveu colaborar e contou que havia enterradoo restante da droga no Bairro Gameleira. Ao chegarem ao local indicado pelo preso, osinvestigadores encontraram “um tablete”, que segundo o preso, pesaria aproximada-mente 400grs. O rapaz contou ainda que teria adquirido a droga em Divinópolis mas, nãoinformou o nome da pessoa que lhe vendeu.

O preso foi encaminhado ao plantão da Policia Civil em Formiga para as demaisprovidências.

Parte da maconha estava enterrada no bairro Gameleira

Rapaz é preso traficando drogasem frente à Escola Olinda Veloso

O caminhão placa, BWS-3721 deCandeias bateu na traseira do Merce-dez Bens placa GSA-6009 de Itapece-rica. O motorista não teve ferimentos.Ele contou que não viu o quebra mo-las, devido a inexistência de sinaliza-ção e quando o veículo da frente freou,não conseguiu parar, batendo na tra-seira. Os dois motoristas disseram quenão são desta região e um deles é a

primeira vez que passa por ArcosA Polícia Militar Rodoviária esteve no local para registrar a ocorrência. O trânsito ficou

em meia pista por mais de uma hora.O morador do Bairro Calcita Paulo Teixeira, que estava no local e disse que coinciden-

temente, ontem, protocolou um ofício na Câmara Municipal pedindo aos vereadores queintervenham junto aos órgãos competentes buscando melhorias, que segundo ele ur-gentes, antes que aconteça um acidente mais grave.

O acidente ocorreu em frente à PUC, agora há pouco, eteve apenas danos materiais.

COLISÃO ENTRE DOIS CAMINHÕESNA BR-354, EM FRENTE À PUC

Foi implantado pela Polícia Militar de Arcos na segunda quinzena do mêsde outubro O Grupo Tático da Companhia - GTC. Com a finalidade de traba-lhar a repressão qualificada de delitos fazendo abordagens a pessoas ematitude suspeita e a veículos diversos , além de conferências de denúncias.

A seleção das duas equipes de policiais ocorreu com base no perfil decada policial militar, além do interesse pela especificidade do trabalho e doespírito voluntário.

FOCO PREVENTIVO/ REPRESSIVOSegundo o Capitão Levy, idealizador do projeto “Existe o foco preventi-

vo, com ênfase na ostensividade, onde se realizam operações policiaisenvolvendo abordagens a pessoas e veículos e o repressivo, onde é feitocobertura às viaturas do policiamento ordinário, verificação de denúncias eatendimento de ocorrências específicas.”

O Capitão também informa que existe o serviço de inteligência e a checa-gem das denúncias, que é uma ação constante e planejada. Além disso,grande parte da atividade é baseada nas ações de “iniciativa” da equipe, aose deparar com determinadas situações.

O PAPEL DA POPULAÇÃOCapitão Levy, informa que a população pode contribuir com a PM princi-

palmente através das denúncias, anônimas, ou não. Ele fala que é funda-mental que seja passado o maior número de informações possíveis acercado fato denunciado, de modo que o trabalho possa ser mais eficiente, tra-zendo resultados mais satisfatórios.

Outra forma de contribuir é através da compreensão, paciência e apoionas ações desenvolvidas, principalmente quando das abordagens e opera-ções (blitzen ou batida policial), pois nem sempre é possível distinguir oinfrator das pessoas de bem, a não ser, através da identificação individuali-zada; e para proporcionar segurança é necessária a adoção de procedi-mentos ritualísticos, preconizados pelas normas de atuação.

RESULTADOA criação do grupo tático já trouxe resultados para a polícia, que no último

dia 20 realizou uma ocorrência de tráfico de drogas. “Um homem foi preso eum menor apreendido numa ocorrência de tráfico de drogas no bairro Calci-ta, na qual foram apreendidos: um revólver calibre 32, uma balança de pre-cisão, dois telefones celulares, um cofre contendo R$ 4.700,90 em dinheiro,uma motocicleta e outros objetos.”

Na noite de ontem, este mesmo grupo, com apoio de outros Militares,conseguiu prender um foragido da Justiça do Acre, que figura na lista dos 20mais procurados daquele estado, homem foi preso e um menor apreendidonuma ocorrência de tráfico de drogas no bairro Calcita.

PM IMPLANTA EQUIPEDE GRUPO TÁTICO

WS INFORMÁTICA

Rua Francisco M. Bernardes, 234 / [email protected]

Cel.:(37) 9909-5204Manutenção e Formatação em Pc e Notebooks

A ação deu início na segunda quinzena de outubro e játrouxe resultadoaC

Page 16: Jornal da Cidade 249

1 61 61 61 61 6 2ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 20112ª quinzena de Outubro de 2011 Jornal da CidadeJornal da CidadeJornal da CidadeJornal da CidadeJornal da Cidade

Posto Barreiro

24 horas de bom atendimentoe qualidade nota 10

Posto Milênio

Avenida Laura Andrade, 190 - BairroJardim Bela Vista - Arcos/Minas Gerais

Fone: (37) 3351-1228

Combustível,borracharia,

amplorestauranteself service

Fone: (37) 3351-4607

Aberto de 6:00h até final de noite.Venha nos fazer uma visita

BR 354, KM484, Arcos/MG

Dimas Rodrigues

RESENHA ESPORTIVA

O cronista estava noEstúdio da Rádio Vertical,no sábado, 22.10, quan-do o manda-chuva do"Momento do Esporte",da mesma emissora, Eu-ler Nery, convidou-o, noar, para ver Ypiranga e As-sociação, pelo Campeo-nato Municipal, no cam-po do Ypiranga.

O cronista assustou-se com Euler Nery, queestava debaixo de chuvano Estádio João Vaz So-brinho. Campo do Ypi-ranga.

Mais uma vez o cronis-ta pensou, "este Nery é

louco, debaixo destechuvão!"

Analistas disseramque foi um jogão, apesarda chuva. Dizem que oYpiranga foi soberano,apesar do zero a zero naprimeira etapa. E de queapesar da abertura doplacar ter sido feita pelaAssociação, o Ypiranga

equilibrou o jogo e a partirdos vinte minutos da etapafinal o time do ex-craqueQuebra Espinha poderia tergoleado.

A pensar que a equipe daAssociação goleou o Ypiran-ga, pelo mesmo campeona-to, ano passado, por sete azero, leitor e leitora, pareceque as coisas se inverteram.

Pelo visto houve contra-tações. Senão vejamos: osgols do Ypiranga foram fei-tos pelo Tinho e pelo Sai-mon. Alguém os conheceem Arcos?

O gol da equipe alvine-gra, dos ex-craques César

Soraggi e Graveteiro, foifeito pelo lateral esquerdoTulio. Alguém conheceem Arcos?

O importante de tudoisto, leitor e leitora, é queo público está voltandoaos campos de futebol deArcos. Fruto do investi-mento, apesar de tímido,do atual executivo muni-cipal, que tem investido noesporte arcoense comoum todo.

Com isso, o time do ex-craque Chibiuzão, o Ypi-ranga, assumiu a lideran-ça do campeonato de for-ma invicta.

O jogo foi conduzidopelo Adriano da Cemig, oumelhor, o pai da atletacraque do vôlei, MarcelaParreira. Ele, neste jogo,foi auxiliado pelos bandei-ras Marcos Vinicious eFlávio.

Obs: o glorioso EulerNery não foi expulso nes-te jogo. Parabéns!

Galo engataDepois de sair da "zona de

rebaixamento", vencendo oFluminense, no Engenhão, noRio de Janeiro, por dois azero, o torcedor at let icanoestá mais confiante. O Ceraráperdeu no último fim de sema-na e isto beneficiou o Galo.Agora, o time do técnico Cucapega o Palmeiras, na Arena doJacaré, em Sete Lagoas, e em

seguida pega o Grêmio Portoalegrense no mesmo local. Serão mais seispreciosos pontos.

Cruzeiro sai do sufocoO time de Montillo sofreu no

último domingo, 23.10, para der-rotar o Atlético de Goiás, emMinas, na Arena do Jacaré. Otime do goleiro Fábio ficou, porduas vezes, em desvantagemno placar. Conseguiram se su-perar e ganharam o jogo de trêsa dois. Mas foi um sufoco. A pró-xima parada do Cruzeiro será oBotafogo, do Louco Abreu, em

pleno Engenhão, no Rio de Janeiro. Isto cheira derrota do time celeste.

América não mereceO time do América Mineiro,

ao que parece, deu bobeira. Aequipe goleou o Fluminense, oVasco, empatou com o Corin-thians, com o Palmeiras, com oSantos, com o Atlético Mineiro,com o Cruzeiro e outros timesgrandes, porém, nunca saiu dazona do rebaixamento. Dá paraacreditar? Ao que tudo indica

será rebaixada à segunda divisão para o ano que vem. Uma pena!

Palmeirinha do ItaO time do Palmeiras- o Palmeirinha- do incansável roupeiro, massagista,

técnico, psicólogo, economista, motorista, gandula, o homem forte do time,Ita da Carotinha, está em que posição no Campeonato Municipal? Fiquei sa-bendo que o Ita, que também é o homem que contrata jogadores, contratoubem. Tem um pessoal de fora jogando no Palmeirinha, bom de bola. Medigam qual posição, na tabela, está o Palmeirinha!

Acho que nem a "Musa do Palmeirinha", Danielli Franco, saberia me informar.