jornal cotidiano - edição 17

16
Prefeitura entrega creche no Parque São Francisco JURACY Ferreira da Silva Cotidiano Jornal 7 a 14 de Setembro Ano 2 | Edição 17 www.diariocotidiano.com.br Distrbuição Gratuita Eliana, Ratinho e Patati Patatá ganham mais que o dono do SBT As 10 maiores transferências do futebol mundial VARIEDADES ESPORTES Página 10 Página 9 Ministério Público determinou que a prefeitura de Ferraz demita num primeiro momento 128 comissionados, mas devido a falta de verbas e a grave crise econômica cerca de 500 funcionários entre comissionados, frente de trabalho e estagiários serão desligados até dezembro. Em 2014 mais 400 serão desligados. | Leia mais na pág. 7 Estou no olho do furacão”. Entrevista secretário de Governo de Ferraz de Vasconcelos Ministério Público manda prefeitura de Ferraz demitir funcionários “Estudar numa escola bonita, equipada e estru- turalmente funcional con- tribui até para a autoes- ma do aluno”,disse Filló na inauguração da creche. Página 3 Página 6

Upload: jornal-cotidiano

Post on 10-Mar-2016

236 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Edição 17 - muito mais conteúdo !

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Cotidiano - Edição 17

Prefeitura entrega crecheno Parque São Francisco

JURACYFerreira da SilvaJURACY

Ferreira da Silva

CotidianoJorn

al

7 a 14 de Setembro Ano 2 | Edição 17

www.diariocotidiano.com.br

Distrbuição Gratuita

CotidianoCotidianowww.diariocotidiano.com.brCotidianowww.diariocotidiano.com.brCotidianoDistrbuição Gratuita

Eliana, Ratinhoe Patati Patatáganham maisque o donodo SBT

As 10 maiores transferências do futebolmundial

VARIEDADES

ESPORTES

Página 10

Página 9

Ministério Público determinou que a prefeitura de Ferraz demita num primeiro momento 128 comissionados, mas devido a falta de verbas e a grave crise econômica cerca de 500 funcionários entre comissionados, frente de trabalho e estagiários serão desligados até dezembro. Em 2014 mais 400 serão desligados. | Leia mais na pág. 7

“ Estou noolho dofuracão”.

Entrevistasecretário de Governo

de Ferraz de Vasconcelos

Ministério Público manda prefeitura de Ferraz demitir funcionários

“Estudar numa escola bonita, equipada e estru-turalmente funcional con-tribui até para a autoesti -ma do aluno”,disse Filló na inauguração da creche.

Página 3

Página 6

Page 2: Jornal Cotidiano - Edição 17

Um jornal a serviço da população

7 a 14 de SetembroAno 2 | Edição 172

por Brás SantosRemédiosamargos que vão salvar a prefeitura de Ferraz

Reticências...

Deputado preparado para a prisão

O deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP), o Boy, um dos principais deputados da história da região do Alto Tietê deu entrevista a um jornal de São Paulo para dizer como será sua ro-ti na nos próximos anos.

Desocupando o apartamento

Condenado no processo do mensalão, Costa Neto se prepara para cumprir a pena numa cela em Brasília. Já está desocupan-do o apartamento funcional cedido pela Câmara. Alugou um fl at na capital da República. Concluirá essa transição na semana que vem e fi cará pronto para “pagar essa dívida com a sociedade”.

Condenação em regime semi-aberto

Condenado pelo STF a 7 anos e 10 meses de prisão e multa de R$ 1,1 milhão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de di-nheiro, Valdemar terá o benefí cio do regime semiaberto: entrará na cadeia às 18h e pode sair às 6h da manhã do dia seguinte para trabalhar.

Nove anos fora da políti ca

O deputado acaba de completar 64 anos. Ficará nove anos pri-vado dos seus direitos de se candidatar novamente. Se desejar, só poderá voltar a vida parti dária plena aos 73 anos, em 2022. O deputado mogiano desisti u de recorrer contra sua condenação e mostra-se resignado com o seu futuro.

Prefeito Filló diz que não vai mexer nas secretariasde Promoção Social e de Segurança e Mobilidade

O prefeito de Ferraz, Acir Filló (PSDB), garanti u ao Coti diano que não pretende exti nguir e nem juntar as secretarias de Pro-moção Social e de Segurança e Mobilidade com outras pastas. “Não existe possibilidade de isso acontecer. Já eliminamos qua-tro secretarias e as de Promoção de Segurança conti nuarão exa-tamente do jeito que estão”, assegurou o prefeito. Nas últi mas semanas comentou-se em Ferraz e até na região que essas duas pastas poderiam se transformadas em diretorias, como ocorreu com as de Cultura, Transportes, Agricultura e Comunicação.

EDITORIAL

O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló (PSDB), conti nua colocando em práti ca várias ações para cortar gastos e tornar viável o funcionamento da pre-feitura. Na semana passada o prefeito iniciou uma reestruturação no primeiro escalão do governo com a exti nção e fu-são de secretarias. Essa etapa do pacote de iniciati vas para a redução dos gastos com a máquina da prefeitura terá con-ti nuidade com a demissão de funcioná-rios que foram contratados sem concur-so e sem qualquer critério técnico pelo governo passado. São medidas duras e impopulares que o prefeito Acir Filló está sendo obrigado a executar com um único objeto: garanti r o equilíbrio fi nan-ceiro de uma prefeitura que no início desse ano encontrava-se arrasada tanto do ponto de vista fi nanceiro, quanto do administrati vo. Pode-se dizer que nes-te momento o prefeito ferrazense está sendo obrigado a agir como um médico que trata de um paciente gravemente enfermo: esse paciente no caso é a pre-feitura que foi violentada por um grupo

de pessoas que achavam que eram do-nas da prefeitura e da cidade, quando na verdade tanto a prefeitura, quanto a cidade pertencem ao povo de Ferraz. Filló está sendo obrigado a ministrar fortes doses de um remédio bastante amargo para a prefeitura de Ferraz, mas tais procedimentos certamente vão de-volver à prefeitura da cidade a saúde fi nanceira de que ela precisa para aten-der as necessidades da população. O prefeito tem explicado exausti vamente que a sua administração não tem outra alternati va a não ser fazer cortes de gas-tos e de pessoal, pois a prefeitura estava (e ainda está) inviável. Inviável porque gasta mais que arrecada. E gasta mais do que arrecada porque tem cerca de quatro mil funcionários – quando pode-ria funcionar e bem com três mil ou me-nos. E tem quatro mil porque o governo passado usou a prefeitura como cabide de empregos para atender as suas ne-cessidades políti cas. Com os cortes e adequações no secretariado, a prefeitu-ra terá condições de investi r em obras e projetos de que a cidade precisa para se desenvolver e garanti r mais qualidade de vida aos seus moradores. Isso quer dizer que a população mais esclarecida e que realmente se preocupa com os desti nos do governo e da cidade precisa ter paciência e apoiar as iniciati vas do prefeito. Elas são dura, mas fundamen-tais para que a prefeitura possa voltar a ter capacidade de investi mento.

Arildo SantosDiretor Responsável Noti ciário:Reportagem Local e assessorias de Imprensa e secretarias de Comunicação

Projeti o Gráfi co:Ato Marketi ng & Design

EXPEDIENTEUma publicação da Empresa de Comunicação Ato Comunicacão Ltda - ME CNPJ 14.315.797/0001-20

CotidianoJorn

al

www.diariocotidiano.com.br

REDAÇÃORua Deputado Queiroz Telles, 270,Vila Romanópolis, Ferraz de Vasconcelos -SP

CEP 08529-220Fone: (11) 4678-4674

Direção de Arte:Rafael Mendes

Joab LiraJornalista-Responsável MTB 26.669

Fotos:Divulgação

Page 3: Jornal Cotidiano - Edição 17

www.diariocotidiano.com.br

7 a 14 de Setembro Ano 2 | Edição 17 3CIDADE

Juracy quer contribuir para um governo ativo e de resultados

Considerado um dos políticos mais experientes e habilidosos de Ferraz de Vasconcelos, o vereador licenciado e secretário de Gover-no Juracy Ferreira (PMDB) conversou com o Jornal Cotidiano sobre os grandes desafios que está enfrentado a frente de uma pasta que é fundamental para o sucesso da administração do prefeito Acir Fil-ló (PSDB). Na longa conversa que manteve com a reportagem, o secretário de Governo fez uma avaliação positiva sobre a sua passa-gem pela Secretaria de Saúde e manifestou uma cerca preocupação com os destinos da Saúde que agora está sob o comando do médi-co Luiz Antonio. Juracy abriu o jogo e garantiu que tem objetivos e metas claras na Secretaria de Go-verno e que não medirá esforços para colocar em prática as ideias e planos para imprimir à adminis-tração uma marca de ação e resultados concretos em favor da cidade, da população e do governo do prefeito Filló.

Jornal Cotidiano - Secretário, quais estão sendo os desafios que o senhor está enfrentando na Secre-taria de Governo? O seu está conseguindo colocar suas idéias em prática?

Juracy Ferreira - Posso dizer que estou bem no olho do furacão. Essa secretaria é bastante complexa e quando fui convidado pelo prefeito, deixei bem claro que aceitaria deixar a pasta da Saúde para ocupar a de Governo, desde que pudesse usar a minha experiência para di-recionar as demais secretarias para que o governo seja mais ativo e alcance os resultados esperados.

Jornal Cotidiano - Quais são as maiores dificuldades que o senhor está enfrentando para garantir mais coesão e efetividade no trabalho das secretarias?

Juracy Ferreira – Existem diversas dificuldades que estou trabalhan-do para superar. Uma delas é que tem gente muito jovem na equipe e falta maturidade. Por outro lado percebo em alguns colegas, a falta de foco e de comprometimento com o nosso programa de governo e com a cidade. Estou nesta pasta para fazer o governo funcionar e não vou abrir mão disso. Neste governo não haverá espaço para amadores e nem para amadorismo. Tenho tido o apoio do prefeito Filló para fazer a administração funcionar em favor da população.

Jornal Cotidiano – Qual avaliação o senhor faz hoje de sua passagem pela Secretaria da Saúde? E como vê o funcionamento dela sob o co-mando de um novo secretário?

Juracy Ferreira - Tenho bastante orgulho do trabalho que realizei no período em que fiquei a frente da saúde. Consegui colocar a casa em ordem, a rede municipal começou a funcionar com eficiência e para ser sincero estou bastante preocupado com as mudanças que estão sendo feitas nessa área que é tão delicada e estratégica para o nosso governo. Avalio que a maioria das mudanças que estão sendo colocadas em práti-

ca dificilmente contribuirá para melhorar a qualidade do atendimento à população. Estou bastante preocupado e tenho levado essa preocupação ao prefeito. “Tenho bastante

orgulho do trabalho que realizei no período em que fiquei a frente da saúde. Consegui colocar a casa em ordem, a rede municipal começou a funcionar com eficiência. E com certeza o novo secretário fará umexcelente trabalho.

ENTREVISTA

Page 4: Jornal Cotidiano - Edição 17

Um jornal a serviço da população

7 a 14 de SetembroAno 2 | Edição 174 REGIÃO

Posto de Saúde do Jardim São José realiza capacitação para funcionários

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim São José realizou na manhã desta quarta-feira, dia 04, uma capa-citação para os funcionários quem atuam no local, visan-do a realização do Setembro Azul que ocorrerá nos dias 14, 21 e 28. De acordo com a diretora de Atenção Básica do município, Silmara Fernandes que, ao lado da coorde-nadora da Estratégia de Saúde da Família (ESF), Vanessa Sanchez, acompanhou a capacitação, o objeti vo é levar mais informações aos funcionários para que possam fa-zer um atendimento ainda mais qualifi cado. “É uma ini-ciati va muito interessante da UBS e que contou com total apoio da secretária de Saúde (Claudia Cristi na de Deus)”, afi rmou. A capacitação contou com a realização de duas palestras, sendo uma sobre saúde bucal, ministrada pela doutora Luciana Tossoni, e sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), ministrada pelo doutor Sérgio Ca-bral. “Além desta capacitação, ainda queremos levar es-sas informações aos trabalhadores que atuam na obra do programa ‘Minha Casa Minha Vida’”, disse o gerente da UBS, Douglas Schneider, se referindo à obra que está sen-do realizada próximo à unidade. “O objeti vo é aproveitar o Setembro Azul e levar essas orientações aos cerca de 180 funcionários que lá atuam”, disse.

O projeto Transitando nas Escolas consiste em ‘contações’ de histórias aos alunos do da rede mu-nicipal. Os trabalhos são desempenhados na EMEF Antonio Marques Figueira e irão até sexta-feira (06), divididos em dois horários, das 9 às 11 horas e das 14 às 16h30. De acordo com o secretário de Trânsi-to e Mobilidade Urbana, coronel José Ferreira dos Santos, a medida vai de encontro à Semana Nacio-nal do Trânsito, que em Suzano será comemorada de 22 a 29 de setembro com variadas ações educati -vas. “Nosso setor de Educação no Trânsito visa prin-cipalmente o público jovem, fato este que estamos desempenhando um trabalho intenso nas escolas.

POÁ

POÁPrefeitura realiza projeto educacional “Transitando nas Histórias”

Vamos realizar uma série de trabalhos nesse senti do e o ápice do projeto será o Dia Mundial Sem Carro, no qual faremos o 2º Passeio Ciclísti co”, afi rmou. Na quarta-feira (4), a parti r das 13 horas, será realizada também juntamente com os pais dos alunos uma pa-lestra abordando o mesmo tema. “Temos a convic-ção de que se envolvermos a família do aluno nesse projeto, com certeza teremos resultados ainda mais positi vos na práti ca. É importante que façamos este trabalho em parceria com a Secretaria de Educação para que possamos fortalecer esses ensinamentos”, ressaltou o secretário.

SUZANO

Page 5: Jornal Cotidiano - Edição 17

www.diariocotidiano.com.br

7 a 14 de Setembro Ano 2 | Edição 17 5FERRAZ

Bairros de Ferraz recebem Mutirãoda Limpeza e Tapa Buraco

A Secretaria de Serviços Urbanos de Ferraz de Vasconcelos intensificou as ações de limpe-za e de reparos de pavimentação nos bairros da cidade. Nesta semana, obras de infraestru-tura foram empreendidas na região central do município, por meio das operações Tapa Bura-co e Mutirão da Limpeza. As ações, que terão continuidade na próxima semana, já contem-plaram mais de 30 bairros ferrazenses.

Desde segunda feira (26 de agosto), as ruas e as avenidas do Jardim Juliana, da Vila Cristina, do Parque Dourado, do Cambiri, do Jardim das Flores, do Jardim Castelo, da Vila Correia e da Vila São Paulo receberam os serviços da ope-ração Tapa Buraco, que estão sendo realizadas desde março deste ano, prevê a manutenção asfáltica. O objetivo é minimizar deformidades que atingem as vias públicas e que atrapalham o ir e vir de motoristas e de pedestres.

Outra atividade que acontece no município, neste momento, é o Mutirão da Limpeza. O serviço já passou por praças de vários pontos periféricos da cidade. O trabalho abarca corte de grama, poda de árvore e, também, limpeza de córregos e de bueiros, além de retirada de

entulho e de resíduos e varrição de ruas. Nos últimos dias, a atividade foi empreendida na Vila Santo Antonio, na Vila Margarida, na Vila Jamil, na Vila São Paulo, na Vila Cristina, na Vila Correia e no Jardim Juliana.

Obras de infraestrutura também estão sen-do realizadas na região central de Ferraz. En-contram-se, por exemplo, em recuperação, os sarjetões das ruas Getúlio Vargas, Carlos Go-mes, Japão e Nove de Julho.

Page 6: Jornal Cotidiano - Edição 17

Um jornal a serviço da população

7 a 14 de SetembroAno 2 | Edição 176

Ao lado da secretária municipal de Educação, Denize Ribeiro, de demais chefes da pasta da administração fer-razense, de vereadores e da comuni-dade local, Filló falou durante a entre-ga da creche do Parque São Francisco que as obras feitas na instituição de ensino do bairro fazem parte do pa-cote de reformas promovidas por seu governo desde janeiro deste ano e que visa à recuperação de todas as unidades da rede, que, há tempos, não recebem intervenções em suas estruturas. O CEI, que funciona no nú-mero 51 da rua Roberto Cavazana e que acolhe 123 alunos, de 6 meses a 3 anos e 11 meses, foi submetida a uma série de melhorias, entre elas nova pintura, instalações hidráulica e elé-trica, troca do piso e de azulejos dos

Prefeitoentregacrechereformadano Parque SãoFrancisco

banheiros, adequação sanitária (de acordo com a estatura das crianças), revitalização da área de playground, limpeza e conservação, além de repa-ros na edificação. Também foi empre-endida a troca de todo o telhado da escola, deixando no passado as gotei-ras e os problemas de infiltração. Na presença da avó e da mãe do patrono da “Gustavo Zanchetta”, Gládis Linda Zanchetta Gonçalves e Patrícia Maris Gonçalves Santana, respectivamente, e da diretora da creche, a professora Thaís Oliveira Lima Medeiros, Filló reiterou que, o principal objetivo das reformas é garantir condições dignas para os estudantes, sendo que as ins-tituições que apresentavam defici-ências gravíssimas no início do ano, como pontos de alagamento, infiltra-ções avançadas, rachaduras e proble-mas na canalização e na parte elétri-ca, foram priorizadas, assim como a Emef “José Sebastião”, do Cambiri. Alicerçada em “lata”, a unidade foi entregue há dois meses 100% em al-venaria:

“Estudar numa escola bonita, equi-pada e estruturalmente funcional contribui até para a autoestima do aluno. Assim, ele tem vontade de sair de sua casa todos os dias, para ir ao convívio de professores e de seus co-legas de classe. Esta é uma das pontas do processo, que também prevê me-lhorias na qualidade da merenda es-colar, incremento da grade curricular e dos projetos pedagógicos e capaci-tação de professores”.

Demonstração de carinho:Aluno entrega presente ao prefeito Acir Filló

Page 7: Jornal Cotidiano - Edição 17

www.diariocotidiano.com.br

7 a 14 de Setembro Ano 2 | Edição 17 7

O governo do prefeito Acir Filló (PSDB), a po-pulação e a cidade de Ferraz de Vasconcelos continuam sofrendo as graves consequências do desgoverno do qual o município foi vítima nos últimos anos. Além de ter encontrado a prefeitu-ra praticamente quebrada, o novo prefeito será forçado a demitir até o final desse ano cerca de 500 funcionários contratados irregularmente no governo passado para cargos de comissão e ou-tras funções. No ano que vem outras 500 pesso-as que foram admitidas pelo ex-prefeito também terão de ser afastadas da prefeitura, por reco-mendação do Ministério Público que vê irregula-ridades nas contratações sem concurso público,

Ministério Público faz prefeitura de Ferraz demitir funcionários

feitas pela administração passada. O prefeito de Ferraz explicou ao Cotidiano que além das con-tratações consideradas irregulares, o seu gover-no está sofrendo os efeitos da precária situação financeira da prefeitura e também por esse mo-tivo a prefeitura está sendo forçada a reduzir o quadro de funcionários e cortar gastos. “Estamos demitindo os comissionados e também gente que fazia estágio e integrantes da Frente de Tra-balho que eram pagos pela prefeitura. Se a gente não demitisse agora, essas pessoas ficariam sem salários já no mês de setembro porque a prefei-tura não terá dinheiro para pagar os salários”, ar-gumentou Filló.

Cerca de 500 funcionários entre comissionados, frente de trabalho e estagiários serão desligados do governo de Ferraz até dezembro.

Situação absurdaO prefeito classificou como sendo um

absurdo o que o governo passado fez com a prefeitura. Além do rombo financeiro, a gestão anterior teria contratado centenas de pessoas por motivos políticos. “Pegamos a prefeitura falida e com cerca de quatro mil funcionários. Estamos sendo forçados a demitir muita gente para tentar colocar a casa em ordem. É uma situação que não nos agrada, mas não estamos encontrando outra alternativa a não ser cortar gastos de todas as formas possíveis . Só assim a prefeitura conseguirá cumprir o seu papel de investir no desenvolvimento da cidade”, explicou o prefeito de Ferraz.

Secretário deAdministraçãoArnaldo Antunes, disse que ano que vem terá maisdemissões

Page 8: Jornal Cotidiano - Edição 17

Um jornal a serviço da população

8 PREFEITURA TRABALHANDO

Foi construído um muro de con-tenção no Jd. Europa na rua Anto-nio dos Santos. Foram mais de 20 anos que os moradores pediam para a prefeitura resolver o pro-blema no local. Em menos de dois meses este problema foi resolvido.

A prefeitura está fazendo a limpeza de vários córregos da cidade, na foto o córrego Martinelli que fica na divisa de Ferraz com Poá.

NOVA CRECHEEM FERRAZ

OBRAS NOSBAIRROS

LIMPEZA DECÓRREGOS

A prefeitura de Ferraz realizou o “Mutirão do Homem”, que tratou da prevenção do câncer de próstata, já que segundo o Instituto Nacio-nal de Câncer, o Inca, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, fican-do atrás, apenas, do câncer de pele. É o sexto tipo mais comum no mundo e o mais preva-lente entre os homens, representando cerca de 10% do total. Assim, é de suma importância que os ferrazenses que tenham mais de 40 anos se submetam à análise laboratorial. A preven-ção é ainda o melhor remédio.

SAÚDE REALIZA “MUTIRÃODO HOMEM”

Foi concluída a obra da nova Creche (CEI) Pastor Francisco Faria de Souza, no Jd Hosana. Dentro de alguns dias a Creche será inaugurada.

Page 9: Jornal Cotidiano - Edição 17

www.diariocotidiano.com.br

9PREFEITURA TRABALHANDO

A secretaria de Cultura de Ferraz realizou o Agita Ferraz, na luta con-tra o sedentarismo, incentivando a cultura e unindo a juventude em nossa cidade. Evento reuniu mais de 3 mil pessoas.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ferraz de Vasconcelos, Viviane Vieira dos Santos, solicitou ao Governo do Estado de São Paulo a adesão do município à Escola da Beleza, voltada à capacitação profissional gratuita. A esposa do prefeito Acir Filló protocolou, oficialmente, seu pedido durante inauguração de um polo regional do projeto em Mogi das Cruzes.

“AGITAFERRAZ”

VIVIANE ELU ALCKMIN

Foi inaugurado em Ferraz o Atacadista Seta, que fica locali-zado na na Rua Stella Mazzuca, Vila Margarida. São 180 empre-gos diretos. O objetivo da prefei-tura é desenvolver essa região.

EMPREGO PARAFERRAZ

A secretaria de Esportes de Ferraz realizou o “Campeonato de Skate do Jardim Castelo Bran-co”. Evento contou com excelen-tes skatistas e muita música.

ESPORTEEM AÇÃO

Page 10: Jornal Cotidiano - Edição 17

Um jornal a serviço da população

7 a 14 de SetembroAno 2 | Edição 1710

Em resposta aos moradores da Rua Hortência Al-ves da Silva, no Jardim das Flores, em Ferraz de Vas-concelos, o vereador Flávio de Albuquerque Castilho (PSC), o Flávio do Depósito, conseguiu que a Secreta-ria Municipal de Serviços Urbanos fechasse buracos que estavam impedindo o acesso de ônibus. No fun-do, os veículos da empresa Radial não chegavam até o seu destino final. Com isso, a população do bairro vivia passando por grandes transtornos diários.

A existência de crateras na Rua Hortência Alves da Silva prejudicava, sobretudo, pessoas com defici-ência. Preocupado em resolver o problema de mu-nícipes que o haviam procurado em seu gabinete, na semana passada, Flávio do Depósito visitou a via pública, na sexta-feira, dia 15. Na ocasião, ele estava acompanhado do Diretor de Relações Públicas da Ra-dial, Juraci Vieira Salvador, quando reforçou a reivin-

dicação de munícipes.No sábado, dia 17, operários da Secretaria Muni-

cipal de Serviços Urbanos começaram a fazer a ope-ração tapa-buraco ao longo de toda a Rua Hortência Alves da Silva. O fechamento de buracos foi concluído na última quarta-feira, dia 21. Na mesma data, Flávio do Depósito voltou ao bairro para comprovar o tér-mino das obras e, ao mesmo tempo, conversar com moradores, que, por sinal, ficaram satisfeitos com a postura do vereador.

Flávio do Depósito conta que no início do mês pas-sado apresentou uma indicação com a mesma fina-lidade, no entanto, devido a grande demanda a ad-ministração municipal não conseguiu atender o seu pedido. Em contrapartida, a partir do momento em que os moradores se mobilizaram, isto é, foram até o seu gabinete, imediatamente, o vereador exigiu uma

solução para o caso. Por isso, agora, ele agradece o secretário, Franco Douglas Lima Dias e o secretário-adjunto, Marcelo Petegrosso, por sanarem o proble-ma dos moradores.

O vereador afirmou também que vai pedir a mes-ma pasta para que melhorias sejam feitas na Viela si-tuada entre os números 120 e 122 da Rua Sebastião Pinto Magalhães, no Jardim das Flores. Além disso, Flávio de Depósito pretende solicitar a Secretaria Municipal da Segurança e Mobilidade Urbana a ins-talação de um ponto de ônibus na altura do número 06 da mesma via pública. Ele também aproveita para agradecer os moradores Cleide, João e a dona Nina pelo apoio, porque estão sempre reivindicando ben-feitorias no bairro.

Flávio doDepósito resolveproblema de moradores do Jardim dasFlores

Vereador Flávio do Depósito (esq) com morador no Jardim das Flores

Page 11: Jornal Cotidiano - Edição 17

www.diariocotidiano.com.br

7 a 14 de Setembro Ano 2 | Edição 17 11

Page 12: Jornal Cotidiano - Edição 17

Um jornal a serviço da população

7 a 14 de SetembroAno 2 | Edição 1712

A previsão no SBT, segundo os seus executivos, é chegar ao fim deste ano com R$ 60 milhões de lucro. Assim seja. Há muito tempo isso não acontece. O que vimos foram apenas promessas. Para se ter uma ideia, a soma do salário mais o do merchandising de Rati-nho, Eliana e dos palhaços Patati & Patata, separadamente, já é maior

Record recupera-se do impacto de “Carrossel”

Veja como um bilionário de Cingapura criou mais de US$ 2bilhões do nada

VARIEDADES

Tantas mudanças no SBT po-dem ter uma explicação. A Record

não só fechou agosto na frente da rede de Silvio Santos em audiência como abriu vantagem sobre ela. De 1º a 29 de agosto, a Re-cord registrou média diária (das 7h à meia-noi-te) de 6,8 pontos de audiência ante 5,5 pontos do SBT. Em julho, a diferença entre as duas redes que disputam a vice-liderança em ibope era menor. A Record obteve média de 6,4 pon-tos ante 5,7 pontos do SBT. Cada ponto equi-vale a 62 mil domicílios na Grande São Paulo. A média de agosto é a melhor da rede de Edir Macedo desde fevereiro de 2012. É a primei-ra vez que a emissora recupera-se de fato do impacto de “Carrossel” (SBT), que estreou em maio do ano passado impulsionando a audi-ência da emissora de SS no horário nobre. No final de 2012, Record e SBT estavam páreo a páreo na disputa do segundo lugar em ibope. O índice de agosto também marca o segundo mês da nova gestão da Record. No início de julho, Honorilton Gonçalves, vice-presidente e todo-poderoso da emissora até então, deixou o cargo, que foi ocupado por Marcelo Silva.

do que o valor recebido pelo dono, Silvio Santos. Em 2005, ano da sua última grande marca - segundo nú-meros oficiais, o lucro do SBT foi de R$ 76,7 milhões, com crescimento de 20% em relação ao ano ante-rior. Por enquanto, ainda não é possível assegurar todo esse tanto que agora se anuncia. As emisso-ras de TV, menos a Globo, têm por norma colocar metas muito baixas nos primeiros meses do ano e só a partir de agosto, com o mercado mais aquecido, ampliar os objeti-vos que têm como alvo. O que se espera é que o SBT também se es-tabilize por aí e realmente consiga firmar toda a empresa em bases mais sólidas.

Nem todos os bilionários vieram de famílias ricas e nem todos tiveram boas oportunidades na vida. Um ótimo exemplo disso é Goh Cheng Liang, atualmente um magnata de Cingapura. Ele nunca teve a oportu-nidade de estudar por ter nascido em uma família muito pobre, mas atual-mente suas empresas têm um faturamento que segue em direção aos US$ 3 bi-lhões.

Segundo a Forbes, a his-tória de Liang começa em sua infância, quando ele precisava trabalhar para ajudar a família. Como ven-dedor em mercados de pes-ca e lojas de ferragens, ele teve suas primeiras experi-ências. Hoje, ele comanda nada menos do que 15 mil funcionários.

A ascensão de Liang co-meçou em 1949, quando britânicos leiloavam es-toques excedentes da Se-gunda Guerra Mundial. O empresário então comprou todos os barris de tinta que podia e recorreu a um livro chinês sobre produtos quí-micos para criar suas pró-prias tintas com a mistura de novos pigmentos e sol-ventes.

A diversificação nos negócios fez com que ele acumulasse uma enorme fortuna, divulgada pela For-bes como US$ 2,1 bi. O va-lor ainda não é o suficiente para colocar Liang nas listas de mais ricos e influentes do planeta, mas faz dele o nono homem mais rico de Cingapura. Isso mostra que, com um bom tanto de sorte, visão de negócios e perseverança, é possível ganhar milhões começando do zero.

Eliana, Ratinhoe Patati Patatáganham maisqueo donodo SBT

Page 13: Jornal Cotidiano - Edição 17

www.diariocotidiano.com.br

7 a 14 de Setembro Ano 2 | Edição 17 13

1. Ouça os parceiros. Na rede americana Auntie Anne’s, que vende pretzels em unidades de shoppings, aeroportos e universidades, os franqueados po-dem participar de um conselho. Esse grupo trabalha em espírito colaborativo com os administradores da rede para desenvolver iniciativas de divulgação da marca e alterações no cardápio. A Auntie Anne’s foi fundada em 1988 e tem atualmente mais de 1.300 lojas em 27 países.

2. Estruture sua operação internacional com parceiros locais. A Cartridge World, rede de franquias de recarga de cartuchos de impressora, nasceu na Austrália há duas décadas e está hoje em 57 países. A rede organiza a operação de suas mais de 1.600 unidades por meio de máster franqueados. Esses par-ceiros ajudam a determinar as melhores fontes de faturamento, seja recarga de cartuchos para pessoas físicas, serviços para pessoas jurídicas, venda de material de escritório ou e-commerce. Hábitos da população e infraestrutura do país são levados em consideração.

3. Proteja a sua marca. As lojas da marca Swarovski não são franqueadas, e sim licenciadas pela empresa austríaca. São 1.900 butiques em todo o mundo. A família dona do negócio faz questão de controlar de perto as operações. Quando abre uma loja, o licenciado recebe a mobília e a decoração da Swaro-vski, que faz 13 mudanças visuais por ano nas lojas. Para verificar se a loja aten-de aos padrões, a matriz envia clientes ocultos às unidades uma vez por mês.

4. Estimule a produção local. Na rede de supermercados Whole Foods, os produtores locais têm prioridade no fornecimento. São 500 lojas que valori-zam orgânicos produzidos no mesmo estado em que a unidade opera. Os for-necedores precisam ser certificados – aqueles que não o são passam por um processo de adequação que pode durar de 7 a 13 semanas. Não é necessário que esses produtores entreguem uma quantidade mínima de produtos. Alguns começam fornecendo para uma única loja e, quando se estruturam, passam a vender para mais unidades.

5. Crie uma identidade. O shopping Crystals, de Las Vegas, tem somente lojas de alto luxo. Louis Vuitton, Prada, Dolce & Gabbana e Fendi são algumas das marcas do espaço. O shopping estimula as lojas a criar um layout comple-tamente novo para o local. Das 44 marcas de moda que operam no Crystals, 24 estão presentes somente lá – e em mais nenhum lugar da cidade. A Dolce & Gabbana, por exemplo, fechou outras duas lojas de Vegas quando abriu sua unidade no shopping. O local conta com um perfume exclusivo, que pode ser sentido nos corredores e comprado pelos clientes, e uma trilha sonora cuida-dosamente escolhida.

NEGÓCIOS

5 lições de sucesso para franquias e varejistas

Page 14: Jornal Cotidiano - Edição 17

Um jornal a serviço da população

7 a 14 de SetembroAno 2 | Edição 1714 ESPORTES

Conheça uma dascandidatas a Musado Brasileirão 2013

A Secretaria da Juventude, Es-porte e Lazer de Ferraz de Vas-concelos promoveu a segunda etapa da “Clínica de Capacitação Esportiva”. O projeto foi desen-volvido na modalidade xadrez na manhã de sábado (31 de agosto), no Ginásio Poliesportivo Municipal “Marcílio Guerra” (rua Jácomo Zanchetta, s/nº). Com a temática “Artes Marciais”, próxi-ma edição será realizada no fim deste mês. A primeira etapa do projeto “Clínica de Capacitação Esportiva” aconteceu no mês de junho. Com o tema “Voleibol”, a atividade foi realizada no “Marcí-lio Guerra”. Ao todo, 150 pessoas aderiram à ação, que teve como público-alvo jovens de 12 a 18 anos. A próxima edição do pro-jeto será realizada no fim deste mês, tendo como temática cen-tral artes marciais. O secretário municipal de Esportes, Valmir dos Santos, o Sal, faz um balan-ço positivo da iniciativa. Segundo o gestor, o principal objetivo da atividade é incentivar a práti-ca esportiva e inserir jovens em modalidades de competição:

“Essas ações despertam o interesse das pessoas para que pratiquem esporte. A clínica de xadrez, por exemplo, foi sensa-cional. Trata-se, afinal, de uma modalidade interessantíssima, que trabalha o intelecto do atle-ta e proporciona seu desenvol-vimento. A receptividade do público foi muito boa”, comple-mentou Sal.

Nesta edição Samanta Collormusa do São Paulo

Clínica de xadrez reúne jovensno “Marcílio Guerra”

Com o mercado da bola aquecido com a negociação do Bale, tivemos que atualizar esse ranking publicado no inicio de 2012. Bale foi comprado pelo milionário clube Real Madrid da Espanha pela bagatela de 100 milhões de euros. O Tottenham não pensou duas vezes e fechou o venda aproveitando o bom momento do jogador. Com esse valor, se tornou a maior transferência já feita na his-tória do futebol mundial. Há 4 anos que o primeiro lugar era ocupado pela contratação de Cristiano Ronaldo, do próprio Real Madrid.

Page 15: Jornal Cotidiano - Edição 17

www.diariocotidiano.com.br

7 a 14 de Setembro Ano 2 | Edição 17 15

A história da ascensão de Steve Jobs, de rejeitado no co-légio até tornar-se um dos mais reverenciados empresários do universo da tecnologia no século 20. A trama passa pela jornada de autodescobrimento da juven-tude, pelos demônios pessoais que obscureceram sua visão e,

CINEMA

Mais de 3 milpessoas participam do “Agita Galera” em Ferraz

Um total de 3 mil pessoas participaram do pro-jeto “Agita Galera”, realizado em Ferraz de Vascon-celos na manhã desta sexta-feira (30 de agosto). Contando com o apoio da Diretoria Regional de Ensino, a atividade foi promovida pelas Secretarias Municipais de Cultura e Turismo, e de Juventude, Esporte e Lazer. As atividades do “Agita Galera” ti-veram início às 8 horas, com concentração na área externa do Centro Cultural, onde também foi de-

Com a aproximação do Rock in Rio, que acontece na capital carioca entre os dias 13 e 15 e 19 e 22 de setembro, a organização do festival anunciou que terá uma versão exclusiva do jogo Angry Birds.

CUL-

Parlapatões Os Parlapatões estreiaram sua pri-

meira encenação de Molière com “O Burguês Fidalgo”, neste sábado (3), às 21h, no Espaço Parlapatões. Com visão crítica e bem humorada, a peça retrata o sonho burguês de nobreza e a busca por prestígio social.

“O Brasil, como um país emergente, é muito parecido com o personagem prin-cipal, um burguês fidalgo. Ele quer ser muito, mas ao mesmo tempo não cuida das questões primárias”, afirmou o dire-tor Hugo Possolo, em entrevista ao UOL.

Apesar da temática de “O Burguês Fidalgo” estar ligada ao momento his-tórico brasileiro, a escolha se deu muito antes das manifestações começarem, segundo o diretor.

A crítica presente no texto de Mo-lière vai além do comportamento social e se volta para os conflitos nas relações cotidianas de um homem que se deixa enganar para ser aceito socialmente. “O personagem se ilude pela riqueza e acaba sendo muito ridículo”, comenta Possolo.

Rock in Rioterá versãoexclusivado jogo‘Angry Birds’

MÚSICATEATRO

Secretário de Cultura Edson Pascotto em mais uma AÇÃO CULTURAL

senvolvida uma sessão de alongamento. Em segui-da, uma caminhada foi realizada. O percurso abar-cou as principais ruas e avenidas da região central de Ferraz. O término do passeio acorreu na praça dos Trabalhadores.

Após a chegada, os participantes da iniciativa puderam se divertir com aulas de dança e ativi-dades circenses, que ficaram disponíveis até às 11 horas. Com a grande adesão da comunidade e a realização de atividades, o “Agita Galera” em Ferraz de Vasconcelos alcançou seu objetivo. De-senvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde, o projeto tem como viés promover a atividade física, incentivando que o cidadão de todo o Estado de São Paulo a pratique por, pelo menos, 30 minutos. A ação é realizada sempre no dia 30 de agosto.

O prefeito de Ferraz, Acir Filló, comentou a im-portância do “Agita Ferraz” e não deixou de com-partilhar a vontade de o município que administra desde 1º de janeiro deste ano ser escolhido nova-mente como sede para a realização do projeto.

Esperado para o dia 9 de se-tembro, para PC e sistema iOS, o game será ambientado na Cidade do Rock e terá um novo persona-gem. O lançamento será acompa-nhado com um torneio mundial para saber quem é o melhor arre-

messador de pássaros.A organização do Rock in Rio

disse, em comunicado, que mais informações serão anunciadas em breve. Entre os títulos temáticos da franquia Angry Birds estão Star Wars e a animação Rio.

JOBSfinalmente, pelos triunfos que transformaram sua vida adulta.

Steve Jobs serã interpretado por Ashton Kutcher (Efeito Bor-boleta). Dermot Mulroney (Ca-samento do Meu Melhor Ami-go) interpreta Mike Markkula, primeiro executivo a investir na Apple, em 1976. Josh Gad (Amor e Outras Drogas) dá vida a Steve Wozniak, criador dos computa-dores Apple. Ahna O’Reilly vai interpretar Chris-Ann Brennan, primeira namorada e mãe da fi-lha de Jobs.

Page 16: Jornal Cotidiano - Edição 17

Um jornal a serviço da população

7 a 14 de SetembroAno 2 | Edição 1716

Essa semana esti ve nos lugares mais badalados da noite ferrazense!

O Bolota burguer e na Quintaneja no Copacabana.

O Copacabana contou com a super atração Banda Espora, banda super conhecida no cenário da música Sertaneja. A noite foi super agradável e fi z uma seleção de fotos dos melhores Clicks para vocês!

Beijos e até a próxima ...

As Lindas Marcela e Bruna Ricarte, curti ndo um sertanejo no Copacabana

Inha, Silene, Denis e Helder Lissa, em uma noite agradável no Copacabana Bar

PAULA SIMÕESREFLEXÃO

[email protected]

(11) 9 7276-7119(11) 4678-4674

Não se mede o valor de um homem pelas

suas roupas ou pelos bens que possui. O verdadeiro valor do homem é o seu caráter, suas

ideias e a nobreza dos seus ideais.

SOCIAL Ano 2 | Edição 17

PAULA SIMÕES

Parabéns ao amigo Alex Conicelli que compleotu mais um ano de vida no

dia 3 de setembro .

Banda Espora animou a Quintaneja com músicas de

qualidade e muita dança

Leandro e Robinson, aproveitando a noite no melhor

do esti lo sertanejo

Ivani, Luciana e a Vereadora Ana Acilda, em mais uma noite deliciosa no Bolotas Lanches