jornal correio eletrônico - 54ª edição

16
.................................................... Sites de compra coletiva atraem consumidores mas especialistas alertam sobre cuidados Acesse o site: www.jcorreioeletronico.webnode.com.pt ANO 2 - Novembro de 2010 (MENSAL) ECONOMIA.... Caetano e Maria Gadú Em uma dobradinha inédita, a mais nova revelação da MPB Maria Gadú se encontra com o ícone de várias gera- ções Caetano Veloso no dia 26 de no- vembro. VEJA MAIS PÁGINA 14 O novo formato de ven- das pela Web foi lançado em novembro de 2008, pelo Grou- pon nos Estados Unidos. Atualmente a empresa está em mais de 40 cidades norte- americanas. As vendas já re- gistram um aumento de 80% mundialmente. VEJA MAIS PÁGINA 10 Hillary Clinton descarta se candidatar à Presidência em 2012 ou em 2016 VEJA MAIS PÁGINA 13 Continua a crescer o número de furtos de veículos em Belo Horizonte Distribuição 115 mil assinaturas eletrônicas INTERNACIONAL... CIDADES BH... Belo Horizonte / Minas Gerais - 54ªedição EDIÇÃO ESPECIAL - Blog: www.jornalcorreioeletronico.blogspot.com JORNAL CORREIO ELETRÔNICO - EDIÇÃO ESPECIAL - E-mail: [email protected] AGENDA... Foto: Felipe de Jesus DIVULGAÇÃO MINAS... Faop qualifica jovens para ajudar na preservação de patrimônio histórico VEJA MAIS PÁGINA 2 Divulgação Somente do mês de janeiro a junho deste ano já foram notificados, 2528 roubos, mais 464 em julho e 428 em agosto, o que traz um total de 3420. VEJA MAIS PÁGINA 7 Divulgação Divulgação

Upload: evandro-avelar

Post on 02-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Correio Eletrônico - 54ª Edição

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Correio Eletrônico - 54ª Edição

.................................................... Sites de compra coletiva atraem consumidores mas especialistas alertam sobre cuidados

Acesse o site: www.jcorreioeletronico.webnode.com.pt

ANO 2 - Novembro de 2010 (MENSAL)

ECONOMIA....

Caetano e Maria Gadú Em uma dobradinha inédita, a mais nova revelação da MPB Maria Gadú se encontra com o ícone de várias gera-ções Caetano Veloso no dia 26 de no-

vembro. VEJA MAIS PÁGINA 14

O novo formato de ven-das pela Web foi lançado em novembro de 2008, pelo Grou-pon nos Estados Unidos. Atualmente a empresa está em mais de 40 cidades norte-americanas. As vendas já re-gistram um aumento de 80% mundialmente.

VEJA MAIS PÁGINA 10

Hillary Clinton descarta se candidatar à Presidência em 2012 ou em 2016

VEJA MAIS PÁGINA 13

Continua a crescer o número de furtos de veículos em

Belo Horizonte

Distribuição

115 mil assinaturas eletrônicas

INTERNACIONAL...

CIDADES BH...

Belo Horizonte / Minas Gerais - 54ªedição

EDIÇÃO ESPECIAL - Blog: www.jornalcorreioeletronico.blogspot.com

JORNAL CORREIO ELETRÔNICO - EDIÇÃO ESPECIAL - E-mail: [email protected]

AGENDA...

Foto: Felipe de Jesus

DIVULGAÇÃO

MINAS...

Faop qualifica jovens para ajudar na preservação de

patrimônio histórico

VEJA MAIS PÁGINA 2

Divulgação

Somente do mês de janeiro a junho deste ano já foram notificados, 2528 roubos, mais 464 em julho e 428 em agosto, o que traz um total de 3420.

VEJA MAIS PÁGINA 7

Divulgação

Divulgação

Page 2: Jornal Correio Eletrônico - 54ª Edição

Minas... Faop qualifica jovens para ajudar na

preservação de patrimônio histórico

ponsabilidade social, aliada à missão da de fazer, pen-sar e ensinar arte e preservação cultural”. A ideia é qualificar jovens para intervirem, de forma consciente no patrimônio edificado das cidades, completou Ana Pacheco. O projeto já passou pelas cidades de São Paulo, Salvador, Olinda, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Em Ouro Preto, a Tintas Coral promove a revitalização da ladeira de Santa Efigênia, um dos principais cartões postais da cidade, pintando as casas que se encon-tram ao longo da rua que leva à Matriz de Santa Efigê-nia Em um primeiro momento, os alunos do ARO participaram de um treinamento no Núcleo de Arte da Faop, onde aprenderam as técnicas básicas de pintura de imóveis. Como resultado, pintaram uma das salas de entrada do Núcleo. A atividade teve orientação de Clare Moraes, coordenador de Treinamentos da Coral. “Fiquei muito surpreso com a empolgação desses me-ninos e meninas. O trabalho que eles fizeram ficou melhor que o de muitos pintores profissionais”, afirma.

Página 2

JORNALISTA RESPONSÁVEL - (PRESIDENTE - DIRETOR - FOTÓGRAFO)

Felipe José de Jesus - Reg. Prof. MTB:15263/MG (SRTE-MG) Graduado em “Comunicação Social” Jornalismo - (Univ. Estácio de Sá – BH/MG)

DIRETOR GERAL - 2º PRESIDENTE E FOTÓGRAFO

Evandro Avelar (Jornalista) Graduado em “Comunicação Social” Jornalismo - (Univ. Estácio de Sá – BH/MG)

EDITOR ES

(CIDADES/ MINAS / ESPORTE / CULTURA / ECONOMIA / POLÍTICA / BRASIL ) ( GERAL/ L.TURISMO/ INFORMÁTICA / INTERNACIONAL / COLUNISTAS )

Felipe José de Jesus / Evandro Avelar

EDITOR (ESPORTE - XADREZ)

Frederico Gazel (Jornalista - Reg. Prof. MTB:15423/MG (SRTE-MG)

REVISÃO Aline Freitas / Lígia Bicalho (Estudantes de Jornalismo)

DIAGRAMAÇÃO

Felipe José de Jesus

FOTOGRAFIA Felipe José de Jesus / Evandro Avelar / Karine Alonso (Equipe de colaboradores)

CONTRATAÇÃO DE COLABORADORES

Evandro Avelar (Jornalista)

ADMINISTRADORES DO SITE E OPERAÇÃO DO BLOG Felipe José de Jesus / Evandro Avelar

OPERAÇÃO DO ORKUT

Aline Freitas (Estudante de Jornalismo)

COMERCIAL Karine Alonso (Estudante de Jornalismo)

CONTATO

BH / MG - (031) 8561– 5255 ou (031) 9813 –1313

E-MAIL GERAL [email protected]

Visite o site - www.jcorreioeletronico.webnode.com.pt

Uma parceria entre a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) e a empresa Tintas Coral qualificou jovens aprendizes do Programa de Formação em Arte, Res-tauro e Ofícios (ARO) para participar do Programa Tudo de Cor. Com a preocupação de respeitar o patrimônio edificado, foi realizado um estudo das paletas de tintas comuns nas edificações da cidade, como explica o Gerente de Relacionamento da Coral, Marcelo Abreu. “Antes de consolidarmos o programa em Ouro Preto, realizamos reuniões com as instituições responsáveis como o Iphan e a Secretaria Municipal de Patrimônio de Ouro Preto, com o cuidado de não descaracterizamos as casas que compõem o rico patrimônio da cidade”, afirma Para a presidente da Faop, Ana Pacheco, a parceria demonstra a preocu-pação da Fundação e da Coral com o protagonismo juvenil. “É um exercício da res-

Divulgação Agência Minas

———————————

Page 3: Jornal Correio Eletrônico - 54ª Edição

Esporte...

========================= Novo treinador

A diretoria do santos está para confirmar que Adilson Batista será o treinador da equipe em 2011. Adilson não queria ser visto como um treinador que pula de galho em galho e não quis tomar o lugar de Marcelo Martelotte, por isso só acei-tou iniciar o trabalho em dezembro. A chegada de Adilson Batista indica a alteração na comissão técnica fixa do Santos.

Adilson assegurou ao blo-gueiro que bateria o pé para contar com o preparador físico José Mário Campez e com Ivair seu assistente há longo tempo.

O outro membro de sua comissão técnica é Oscar Rodrigues, atual preparador de goleiros do A-tlético MG.

Adilson tem como marca de seu trabalho o jogo forte dos volan-tes e a liberdade para a movimenta-ção dos homens de meio. Arouca e Danilo devem ganhar liber-dade com ele, mas Roberto Brum que se cuide.

Texto gentilmente cedido e extraído

Blog do Marra

BATE BOLA

Volta do G-4 pode dificultar caminho para o título do

Campeonato Brasileiro

A volta do G-4 ao Campeo-nato Brasileiro pode aumentar a difi-culdade para os times que brigam pelo título. Algumas equipes que pareciam apenas figurar na competi-ção voltaram a ter o sonho de jogar a Copa Libertadores. Entre os times que disputam o título, o que mais terá pela frente concorrentes por uma vaga no torneio internacional é o Fluminense. O time carioca ainda vai enfrentar cinco times que sonham jogar a principal competição do conti-

tinente em 2011, sendo que um é o clássico com o Vasco. Na outra ponta está o Santos. Se a distân-cia para o líder Cruzeiro é de seis pontos, o time paulista tem pela frente apenas um adversário que briga por um lugar na Libertado-res. O aumento de vagas brasileiras na Libertadores fez crescer a chance de o Cruzeiro estar presente na competição do ano vem. Segundo o Infobola, de Tristão Garcia, a possibilidade de

o time celeste jogar a principal competição sul-americana subiu de 93% para 97%. Por outro lado, o caminho até o título pare-ce ter ficado mais complicado, já que a Raposa terá de enfrentar três clubes sonham com a Liber-tadores. Assim vale para o Corinthians. O Timão também tem pela frente três adversários que almejam mais do que a Sul-Americana. Entre os três, dois são clássicos, com Palmeiras e São Paulo. Além do confronto direto. Corinthians e Cruzeiro vão se enfrentar em São Paulo, pela 35ª rodada, em 14 de no-vembro.

O Atlético vem de uma longa bata-lha contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Atualmente, desclassificado da Copa Sul-Americana as atenções do grupo alvinegro é somente o Brasileirão.

Nessa temporada de 2010 o time passou por grandes momentos diferentes, no início do ano, quebrou o jejum de títulos com a conquista do Campeonato Mineiro, ainda sob o comando do ex-técnico Vanderlei Lu-xemburgo, após o campeonato, o galo não conseguiu realizar uma boa campanha e des-pencou na tabela do principal campeonato nacional.

Nem mesmo as contratações espe-radas levantaram o time, na Era Luxa vieram os seguintes jogadores: Marcelo, Fábio Cos-ta, Daniel Carvalho, Neto Berola, Lima, Rever, Édson Mendez e tão esperdo Diego Souza, isso fora as revelações das categorias de base. Nada disso deu certo. Com a saída de Luxemburgo, veio assumir o grupo, o ex-santista Dorival Júnior.

Dorival veio para a cidade do Galo ciente da situação do time, mas não desistiu de comandar o grupo. Trouxe novas energias e deu oportunidades para aqueles que queri-am a chance de vestir a camisa alvinegra, foi

assim com o jovem goleiro Renan Ribeiro. Assumiu o gol atleticano e com segurança e mostrando serviço ganhou a confiança da torcida.

Um dos fatores de incentivo dos jogadores foi uma palestra do BOPE, inspirado no Tropa de Elite, onde os atle-tas reuniram força para enfrentar a situação, coincidência ou não, deu certo, após a palestra a 1ª vitória do galo foi contra o seu principal rival, o Cruzeiro, venceu no Parque do Sabiá por 4x3. Lutando a cada dia e dependendo de resultado de outros times, o atlético encontra-se na 16ª posição da tabela e não pode mais perder, caso contrário a situação ficará pior ao rebaixamento bem próximo.

=========================

Jornalista

Mário Marra

————————————

(Colunista do Jornal Super Notícia e comentarista esportivo )

Página 3

Visite o blog - www.jornalcorreioeletronico.blogspot.com

Repórter :

Karine Alonso ———————

BALANÇA, MAS NÃO CAI “Após perder a classificação da Sul-Americana foco agora é

somente no Brasileiro”

INCENTIVO para o Atlético deu certo - Divulgação

DIVULGAÇÃO

Do Super Esportes ———————————

Page 4: Jornal Correio Eletrônico - 54ª Edição

Página 4 Esporte...

Texto de Tostão - Colunista Jornal Estado de Minas

———————

Acima da razão O problema dos aeroportos brasileiros, pensando na Copa de 2014, não é só de incapacida-de física para atender bem a tantas pessoas. É tam-bém de organização.Sempre que chego a São Paulo, do exterior, em conexão para Belo Horizonte, nunca sei em qual das duas cidades devo retirar minha mala e mostrar meu passaporte à Polícia Federal. Cada vez é de um jeito. Às vezes, tenho de mostrar o pas-saporte nas duas cidades. As informações no exteri-or, onde embarco, são geralmente diferentes das do Brasil. Na Europa, José Mourinho está com tudo e está prosa. O Real Madrid, dirigido pelo técnico português, vence e dá espetáculo. Os torcedores do Real e do Barcelona querem as duas coisas. No Brasil, basta vencer, mesmo jogando mal, para a maioria dos treinadores, torcedores e jornalistas achar uma maravilha. Estão empobrecendo o futebol brasileiro, agravado por tantos pênaltis mal marcados, com o apoio corporativista de ex-árbitros comentaris-tas.

A imprensa da Europa deu muito desta-que ao resultado de um trabalho feito por uma univer-sidade da Alemanha, de que os jogadores alemães atuaram dopados na final da Copa de 1954, contra a Hungria. Se for verdade, não será surpresa. O doping era muito mais frequente que hoje, no Brasil e em todo o mundo, já que não havia exames para detectá-lo. Há vários tipos de infrações e condutas antiéticas no esporte que precisam ser avaliadas separadamen-te. O doping é uma infração grave.

Quando um time perde um jogo de propó-sito para enfrentar, em seguida, um adversário mais fácil, com o objetivo de ser campeão, fato comum no esporte, a equipe e o atleta, racionalmente, em suas visões competitivas, estariam certos e teriam direito legal de fazer isso. Mas é antiético. A ética tem de estar acima da razão.

Uma coisa interessante que vi em Bolog-na, na Itália, uma belíssima e antiga cidade, foram os debates na praça principal. Alguém subia em um banquinho e falava o que quisesse. Outro retrucava, e um grande número de pessoas participava da discus-são, sem brigas nem confusões. Em Curitiba, na Boca Maldita, havia algo parecido, que ainda não sei se ainda existe.Senti-me como se estivesse em outro mundo, outra época, quando os filósofos iam para as ruas debater suas ideias. Muito melhor que ver hoje pela TV, na época das eleições, tantas discussões enganosas e dissimuladas.

Quando um time perde um jogo de propósito para enfrentar, em seguida, um adversário mais fácil, com o objetivo de ser

campeão, fato comum no esporte, a equipe e o atleta, racional-mente, em suas visões competitivas, estariam certos e teriam direito legal de fazer isso. Mas é antiético. A ética tem de estar

acima da razão.

AMÉRICA É O FAVORITO AO TÍTULO DA SÉRIE B

“Coelho está no G-4 e está próximo da série A”

Já pelo lado alviverde, o América segue como favorito no Campeonato Brasileiro na série B. O coelho está no G-4 e entre todos os times que estão disputando o campeonato é o mais cogitado para subir para série A.

Para permanecer no grupo dos quatro, o coelho depende de outros resultados também. A torcida precisa torcer contra a Portuguesa que está uma posição abaixo do América na tabela.

Além da boa posição, o coelho tem no

grupo o artilheiro do campe-onato, o atacante Fábio Jú-nior tem 18 gols.

Minas começa a Superliga com derrota diante do Pinheiros em São Paulo

O Vivo Minas começou mal a disputa da Superliga 2010/2011. O time minas-tenista foi superado pelo Pinheiros, por 3 sets a 1, nesta quarta-feira, em São Paulo. As parciais foram de 25/23, 25/20, 22/25 e 25/23, em quase duas horas de partida. O ponta Giba foi o principal des-taque da partida, com 20 pontos. Pelo Minas, Henrique teve o maior número de acertos, 13. O Minas teve a estreia do central norte-americano Holmes e também con-tou com o recém-contratado Ezinho, de volta ao clube. Mas prevaleceu a qualida-de e experiência do Pinheiros, que, além de Giba, teve em Rodrigão o destaque, eleito o melhor em quadra. O Minas busca a recuperação em mais um jogo complicado como visi-tante. O time minas-tenista voltará a atuar em São Paulo, diante do Sesi, na próxi-

ma sexta-feira, às 19h. Já o Pinheiros enfrentará o Cruzeiro, no mesmo dia, às 18h30, também na capital paulista.

SUPER Esportes

FUTEBOL ENTRELINHAS

Repórter

Karine Alonso ———————

VIVO Minas busca a recuperação

Super Esportes

Do Super Esportes ———————————

Page 5: Jornal Correio Eletrônico - 54ª Edição

Página 5 Esporte... ARBITRAGEM EM PAUTA

ando que se cuide. O cantor bre-ga tem um novo concorrente na

condição de galã das solteironas de meia-idade. Alessandro Leale, de 32 anos, é árbitro da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e o mais novo candidato a cantor ro-mântico brasileiro. Leale, na verdade, já se arriscava como cantor quando fez um curso para árbitro e começou a apitar jogos no Rio de Janeiro, especialmente na categoria de juniores e algu-mas partidas comemorativas com celebrida-des. O futebol faz parte de sua vida desde a infância, quando jogou no mirim da Portugue-sa, em São Paulo. De lá foi para o Vasco da Gama, mas por necessidade Leale teve que a encerrar a carreira futebolística. Em dezembro do ano passado, fez sua última partida como árbitro antes de pedir licença na federação. Neste mesmo ano lan-

C O L U N I S T A : M A T H E U S G A Z E L L I M A " B E A G Á " , M I N A S G E R A I S , B R A Z I L

Brasileiro,27 anos nascido em Belo Horizonte. Árbitro da Federação Mineira de Futebol FMF. Membro do Sindicato dos

Árbitros de Futebol de Minas Gerais SAMG desde 2009. Graduado em Teologia e Marketing.Colunista do Jornal Correio

Eletrônico.

Fórmula 1

Líder do Mundial de Fórmula 1 a uma prova do final da temporada, o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, quer conquistar o título com uma prova perfeita no Grande Prêmio de Abu Dhabi, neste domingo. Para sagrar-se campeão sem de-pender da colocação dos outros pilotos na corrida, ele precisa chegar, ao menos, na segunda coloca-ção. "O resultado em Interlagos nos permitiu estar a cargo de nossa própria sorte: com uma vitó-ria ou um segundo lugar não precisaremos fazer mais nenhuma conta", escreveu o espanhol em seu blog no site da escuderia. Alonso lidera o Mundial com 246 pontos, oito a mais do que o australiano Mark Webber, e 15 à frente do alemão Sebastian Vettel, ambos da Red Bull. O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, que so-ma 222 pontos também tem chances de ficar com o título. "Nossa abordagem não mudou para essa importante corrida: sabemos que se fizermos tudo perfeitamente teremos uma chance de alcançar o objetivo que traçamos no início da temporada", afir-mou. "Podemos fazer isso, mesmo que nossos prin-cipais oponentes estejam muito fortes", completou. O Grande Prêmio de Abu Dhabi, último da tempora-da de Fórmula 1, será disputado neste domingo, às 11h (de Brasília). ´

Alonso quer conquista do título com prova perfeita neste domingo em Abu Dhabi

Visite o site - www.jcorreioeletronico.webnode.com.pt

Colunista - Matheus Gazel Lima ————————————

A voz do Árbitro Árbitro deixa futebol de lado e lança disco romântico

W çou um CD promocional. Agora, Leale acaba de apresentar o disco Eu e você. O nome já deixa claro que as letras melosas e apaixonadas dão o tom da nova empreitada do árbitro. E se você ficou curioso para conhecer as suas músicas, saiba que Leale já fez até videoclipe. Um de seu primeiro disco, chamado “Apaixonante”.

DIVULGAÇÃO

LEALE, de 32 anos, é árbitro da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e o mais novo candidato a cantor romântico brasileiro.

DIVULGAÇÃO

Do Super Esportes ———————————

Page 6: Jornal Correio Eletrônico - 54ª Edição

Como fun- ciona

Página 6 Xadrez... Mineira é destaque no cenário nacional de xadrez

“Atleta conquista Campeonato Brasileiro e vai representar Minas Gerais no Pan-americano”

Frederico Gazel Jornalista - Fotógrafo Reg. Prof. MTB: 15423/MG (SRTE/MG) ————————————

A jovem enxadrista, Haruna Hama de 19 anos, conquistou no último mês o 1º lugar no Campeonato Brasilei-ro de Xadrez Sub-20 feminino. O even-to ocorreu na cidade de Poços de Cal-das-MG entre os dias 22 a 24 de outu-bro, e teve a promoção da Casa do Xadrez – Escola e Clube e da Confede-ração Brasileira de Xadrez (CBX).

Jogando pela primeira vez um campeonato de nível nacional, a atleta mineira foi campeã desbancando con-correntes de Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, ao ter melhor desem-pate da concorrente Jaqueline Pamplo-na. Este sem dúvida não foi o

primeiro feito de Haruna. Em 2008, a jovem conquistou em Belo Horizonte o título de Campeã Mineira Escolar. Já em março deste ano levou o primeiro lugar no Festival Mineiro da Juventude Pensa,do também em Belo Horizonte. No entanto, em Julho, Haruna tornou-se a primeira mulher a vencer uma competição absoluta (homens e mulheres, distintas idades) ao fazer 100% de aproveitamento na primeira etapa do Circuito Mineiro de Xadrez Rápido.

De origem oriental, Haruna Hama aprendeu com o pai os primeiros movimentos de xadrez. Aos 16 anos,

Com seu professor de xadrez Sheridan Ribeiro, pretende se preparar pa-ra o próximo desafio: o Pan-Americano de Xadrez Feminino a se realizar em Campi-nas-(SP) no dia 28 deste mês indo até 4 de Dezembro. Em sua viagem, a enxadrista conta o que espera da competição. “Pretendo fazer o meu melhor, mas, além disso, adquirir muita experiência”, afirma. Segundo a Federação Mineira de Xadrez (FMX), o título da jovem é inédito até então. “Por se tratar de Campeonato Brasileiro Feminino da categoria Sub-20, Minas Gerais ainda não tinha conquistado o primeiro lugar”, conclui a presidente da FMX, Luciane Sepúlveda.

PLANOS Fora dos tabuleiros, Haruna já está

estudando em em um cursinho preparató-rio e pretende ingressar.na UFMG prestan-do vestibular para Arquitetura e Urbanismo no final do ano.

no colégio onde estudava, a jovem praticava e já mostrava destreza e talento ao vencer sua professora de Educação Física no xadrez. Em Abril deste ano, começou a estudar xadrez a sério como noções mais avançadas entre es-tratégia e tática, e até mesmo, se preparando para novos confrontos.

Em entrevista, Haruna conta que, a-lém das aulas particulares, seu contato com o xadrez é constante. "Treino no mínimo 1 hora por dia, e jogo às vezes na internet para prati-car", diz.

Frederico Gazel Colen Pereira

Jornalista (MTB: 15423/MG), professor de xadrez no “Colégio Santo Antônio” e árbitro de xadrez. Escreve semanalmente no caderno de Esportes

(Xadrez) ao qual é editor desta coluna.

“Jornal Correio Eletrônico”.

A JOVEM conquistou o 1º lugar no Campeonato Brasileiro de Xadrez Sub-20 feminino

Fre

de

rico

Ga

zel

Frederico Gazel

HARUNA Hama ao lado do troféu

Frederico Gazel

A ATLETA já se prepara para o Pan-Americano de Xadrez Feminino

Fre

de

rico

Ga

zel

Page 7: Jornal Correio Eletrônico - 54ª Edição

Página 7 Cidades.. Continua a crescer o número de furtos

de veículos em Belo Horizonte

Há alguns anos atrás, guardar um veículo ou uma moto em um estacionamento, seja na área central ou mesmo nas periferias dentro das residên-cias próprias ou nas ruas dos bairros, era sinônimo de tranquilidade e segurança para os moradores de Belo Horizonte. Mas os anos passaram, a cidade cresceu e com todo este desenvolvimento o que era comodi-dade veio a se tornar um tormento para várias pesso-as na capital.

Segundo dados divulgados pela assesso-ria de imprensa da Polícia Civil de Minas Gerais o número de furtos e roubos na capital mineira vem aumentando. Do mês de janeiro a dezembro do ano de 2009 foram registrados cerca de 5581 veículos furtados, destes 3036 foram recuperados. Mas so-mente do mês de janeiro a junho deste ano, já foram notificados 2528 roubos, mais 464 em julho e 428 em agosto, o que traz um total de 3420, fora as ocorrên-cias do mês de setembro e outubro que ainda não foram fechadas e computadas. Já o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) divulgou em nota que a média diária de furtos passou de 14,5% para 17,4 somente no primeiro semestre de 2010.

O metalúrgico e estudante de administra-ção, Augusto de Souza de 29 anos teve seu carro e sua moto furtados em apenas um ano na capital. O primeiro furto foi em julho, já o segundo em dezembro de 2009 e todos na região central de Belo Horizonte.

“No primeiro furto eu estava na casa de uma tia, que mora na Rua São Paulo, neste levaram minha moto. A segunda quase seis meses depois, estava na Afonso Pena, e desta vez levaram meu carro. O que me acalmou é que o meu carro tinha seguro e logo consegui outro, já a minha moto que era uma CG125, não consegui recuperar”, diz

O estudante salienta que falta segurança nas ruas da capital, principalmente nos finais de semana onde as ruas são mais ermas. “Para melho-rar esta situação faço um apelo às autoridades que tomaram posse neste novo governo de Minas. Colo-quem mais policiais nas ruas, tragam mais segurança para os moradores de BH, e, por favor, incrementem este pedido a área central, principalmente na Avenida Afonso Pena, Rua São Paulo, Santos Dumont e outras, onde a partir das 23 horas é bem complicado de se deixar um veículo”, conclui Augusto de Souza.

“Estava em uma festa no ano de 2003 no bairro Dona Clara, era sexta-feira. Ao final da festa, lá pelas 3 horas da manhã tomei um susto, pois não vi o meu carro. Caminhei um pouco com esperança de achar o carro, mas me desesperei, não o achei. A minha sorte foi que um primo meu, ao passar por umas três ruas abaixo da casa onde eu estava, avistou o meu veículo parado, mas de portas abertas. O pior foi que levaram uma blusa e um sapato que eu tinha acabado de comprar, mas a minha grande sorte foi que pelo menos o carro foi salvo. Posso afirmar é uma sensação horrível e marcante”, salienta Evandro Avelar.

Diante aos números de furtos e roubos registrados entre as cidades mineiras, no primeiro semestre deste ano, Belo Horizonte reina absoluto segundo dados do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). A cidade está na 8ª posi-ção concentrando 3.164 dos 8.208 casos no Estado, representan-do, 38,5%. Em seguida no ranking vem o município de Contagem com 938, depois Uberlândia com 491 e Uberaba com 453. Neste grupo ainda estão Divinópolis, Montes Claros, Alfenas Ipatinga e por último Juiz de Fora.

Segundo CNSeg CG 125 e Gol e são os preferidos

A CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais), divulgou em um estudo a partir de dados do Departamento Nacional de Trânsito, (Denatran) que o veículo da marca Gol, foi o mais roubado ou furtado durante os seis primeiros meses do ano. O automóvel corresponde ao total de 191.347 veículos roubados ou furtados, o que representa 11,45%. É o preferido e o mais cotado.Já em segundo lugar aparece a motocicleta CG 125 da marca Honda, ao qual as ocorrências representaram 6,82% do total no período. Já o Fiat Uno carro também da categoria popular ficou em 3ª lugar com 6,06% do total e no 4ª lugar aparece o Fiat Palio, com 5,28% das ocor-rências do primeiro semestre. Para finalizar a concorrência de roubos, a moto CG 150 da marca Honda, representa 3,97% das ocorrências.

Felipe José de Jesus Jornalista / Fotógrafo Reg. Prof. MTB:15263/MG (SRTRE/MG) Colaboração matéria: Repórter - Igor Rocha ————————————

Contagem homenageia Maria Martins Vilaça

Cidades... em foco

Extinta Rua do Comércio em 1934 (Cidade de São João Evangelista - MG) .

Foto: Coleção R Pinto

Rua Professor Morais - Bairro Savassi Janeiro de 2003

Foto: Ricardo Ribeiro Martins

Vista parcial, antiga Feira de Amostras em 1955 (Atual rodoviária de BH-MG)

Foto: Divulgação

Vista parcial da avenida dos Andradas com Avenida do Contorno - Ano 2009

Foto: Ricardo Ribeiro Martins

participando de projetos e movimentos. Ela morreu em agos-to de 2008, aos 75 anos. A escritora Maria Martins é natural de Retiro dos Pintos, distrito da cidade mineira de Itatiaiuçu. Ela ficou viúva por duas vezes. A primeira com apenas 19 anos de idade e dois de casada. Seis anos mais tarde Maria perdia seu segundo marido. A partir dessas perdas, já com 25 anos, Vilaça começou a escrever.

AMOR DE FILHA

Filha da poetisa, Vicentina Martins, que também é escritora, afirma que a proposta para a homenagem, dando à praça o nome da poetisa, surgiu da própria comunidade. Ela explica que uma lista com 400 assinaturas foi entregue ao poder público, que sancionou a lei que mudou o nome da praça. Vicentina tem boas lembranças da mãe e reflete um grande orgulho de seu trabalho. "Minha mãe era tudo de bom para mim. Ela era sensível e generosa", conclui.

Repórter - Rafael Rocha ————————————

Foi realizado no ultimo dia 6 o sarau em home-nagem à poetisa Maria Martins Vilaça, a festividade come-çou às 15h na praça que leva o seu nome. Nomeado de Folhas Secas, o encontro reuniu poetas e artistas da cida-de com o objetivo de relembrar suas obras, além de cada um poder compartilhar seus textos. Maria Martins Vilaça escreveu vários poemas que falam sobre as belezas do bairro Água Branca e da cidade de Contagem.

Vilaça mudou-se para Contagem em 1968 e dedicou sua vida à literatura e à comunidade da cidade, participando de projetos e movimentos. Ela morreu em

Belo Horizonte está na 8ª posição concentrando 3.164 dos 8.208 casos no Estado.

PRAÇA Maria Vilaça - Divulgação

Page 8: Jornal Correio Eletrônico - 54ª Edição

Página 8 Saúde... Exercícios físicos podem evitar o sedentarismo

Dieta feita a partir de cálcio não

garante que organismo esteja

abastecido

Basta um giro atento pelo supermercado para você se deparar com alimentos ricos em cálcio. Bolachas, salgados, leites, pães e até chiclete contém doses extras do mineral. Porém, apesar de o cálcio estar cada vez mais presente em nossa dieta alimentar, muitas pessoas apresentam deficiência do mineral.

Mas por que consumir alimentos enriquecidos com este nutriente não é garantia de que o nosso corpo irá absorvê-lo? "O cálcio sofre diversas interações com outros componentes da dieta, o que faz com que a absorção deste micronutriente seja diminuída", afirma a nutricionista Maíra Malta, da Unesp.

Por isso, se a embalagem de um biscoito, por exemplo, contem 126 mg de cálcio, o nosso organismo só absorverá de 20 a 30% dessa quantidade. Como explica a nutricionista Maíra: "Ele não é absorvido se for combinado com alguns constituintes da dieta, tais como o oxalato (presente principalmente no espinafre, acelga, folhas de beterraba) e o ácido fítico (encontrado principalmente nos feijões, arroz polido, batata inglesa, café torrado em pó e fubá de milho). Quando o cálcio se combina com essas partículas, fica insolúvel e, por isso, o nosso organismo não consegue absorvê-lo e o elimina com as fezes."

A nutricionista da Unesp ainda afirma que o consumo excessivo de fibras, ou seja, mais de 30g por dia, pode também diminuir a absorção do nutriente, uma vez que as fibras aceleram sua passagem pelo organismo. Existem, ainda, estudos mostrando que com o envelhecimen-to, há a diminuição da secreção gástrica e, quentemente ocorre menor absorção de cálcio. Por outro lado, os alimentos que contém vitamina D, como os peixes, cogumelos e gema de ovo, auxiliam na absorção do cálcio. "O corpo pode sintetizar a vitamina D, mas, para a síntese, é necessária a exposição à luz do sol. Uma modesta exposição ao sol já basta para a síntese da vitamina. Lembrando sempre que o momento ideal de tomar sol é no período da manhã (das 8h às 10h) ou no período da tarde (a partir das 16h) para evitar problemas de pele", recomen-da Maíra Malta.Além da vitamina D, a nutricionista afirma que a prática de atividades físicas de impacto, como, por exemplo, caminhada e corrida, também ajuda na absorção do nutriente.

Além de ser o responsável pela formação do esqueleto sadio, o cálcio previne doenças cardíacas, beneficia o sistema imunológico, auxilia na transmissão neurológi-ca. O mineral também está associado ao risco diminuído de pressão alta e de câncer de intestino e de cólon. Quando falta cálcio na circulação, o organismo retira o nutriente dos ossos (daí a incidência da osteoporose) e, para consertar isso, o nosso corpo busca o mineral no sangue. Por isso, a alimentação tem papel central para manter as taxas de cálcio na circulação sanguínea adequadas.

"É importante ingerir cálcio desde a infância, período no qual se dá a formação de ossos e dentes, porém, a adolescência é o pico no qual se tem a obtenção de massa óssea, por isso, o consumo deve ser elevado. Na fase da gestação e do aleitamento materno, a necessidade de cálcio no organismo da mulher aumenta, já que ela precisa consumir o mineral por dois", explica a nutricionista.Assim, os médicos recomendam que os adultos consumam 1000mg de cálcio por dias. Já para adolescentes, gestantes, crianças e idosos, esse consumo deve ser de 1200 a 1500mg por dia.

A falta de uma atividade física pode causar, além do aumento de peso, várias doenças, como dia-betes, osteoporose, lombalgia e enfraquecimento do sistema imunitário. O sedentarismo está sendo considerado como a “doença do século. A obesidade começa já na infân-cia e com a praticidade que a tecnologia nos oferece, ficamos cada vez mais sedentários. Deixamos de sair de casa para ficarmos sentados em frente ao computa-dor. As pessoas vão diminuindo gradativamente o nú-mero de atividade física a partir da adolescência. A partir dessa diminuição do metabolismo, ao longo dos anos, o corpo perde músculos e acumula gorduras.

EXERCÍCIOS EM CASA

A falta de atividade física não significa não praticar esportes. Coisas simples, feitas em casa mes-

mo, podem ajudar a evitar essa doença. Limpar a casa, ir para o trabalho a pé, deixar de usar o ele-vador e utilizar as escadas, tudo isso conta como uma atividade físi-ca. O mais é importante é se mexer e queimar todas as calorias adquiri-das durante o dia.

Moda...

Jornalista: Evandro Avelar

———————————

Parece que a moda está disposta a continuar esticando a tendência das estampas animais, que co-meçou a ganhar fôlego há dois anos e, desde então, invade as passarelas em verões ou invernos.

Dos grandes nomes ao fast-fashion, é impos-sível não encontrar nas vitrines italianas um pouco de onça, leopardo, tigre etc. Nas últimas feiras italianas de matéria-prima, como a Lineapelle, de couros e sintéti-cos, que costumam acenar que tipo de produto os esti-listas vão comprar, a pista já havia sido dada: “animal print” ainda tem mais um ano de vida, pelo menos, mesmo que em detalhes ou em propostas mais diluí-das.

A tendência apareceu em diversas passare-las nesta temporada Inverno 2010/11.

Milão continua a dar fôlego às estampas

animais

Dicas de

Nutrição

Todaperfeita.com.br

Divulgação

Divulgação

DIGULGAÇÃO

Do UOL ———————————

Dica de alimentação do UOL Por colunista: Débora Dias

———————

DIVULGAÇÃO

Page 9: Jornal Correio Eletrônico - 54ª Edição

Página 9 Lazer e Turismo.. Itaúna

Itaúna é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Está localizado no Quadrilátero Ferrífero, no Colar Metropolitano da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a apenas 76 km da capital. Limita-se ao sul com Itatiaiuçu (Grande BH), ao leste com Mateus Leme (Grande BH), ao oeste com Carmo do Cajuru, ao norte com Pará de Minas, e ao noroeste com Igaratinga.

Itaúna é um topônimo de origem indígena que significa pedra preta. Do tupi itá: pedra; e una: preta.Até emancipar-se politicamente, Itaúna pertenceu administrativamente aos municípios: Sabará: 1711 Pitangui: 1715 Pará de Minas: 1848 Pitangui: 1850 Pará de Minas: 1858 Pitangui: 1872 Pará de Minas: 1874 Itaúna: 1901 BAIRROS Aeroporto, Aeroporto II, Alaita, Antunes, Bela Vista, Belvedere,Centenário, Centro, Cerqueira Lima, Chácara do Quitão, Cidade Nova, Bairro das Graças, Distrito Industrial, Dona Jovenila, Eldorado, Fazenda da Chácara, Garcias, Irmãos Auler, Itaunense, Itaunense II, Jadir Marinho, João Paulo II, JK, Leonani, Lourdes, Morada Nova I, Morada Nova II, Morro do Engenho, Morro do Sol, Murilo Gonçalves, Nogueira Machado, Nogueirinha, Nova Vila Mozart, Novo Horizonte, Olímpio Moreira I, Olímpio Moreira II, Palmeiras, Parque Jardim Santanense, Parque Jardim América, Padre Eustáquio, Piaguaçu, Piedade, Pio XII, Residencial Santanense, Residencial São Geraldo, Santa Edwiges, Santa Mônica, Santa Mônica II, Santanense, Santo Antônio, São Bento, São Geraldo, São Judas Tadeu, Três Marias, Tropical, Universitário, Vale das Aroeiras, Vale dos Pequis, Várzea da Olaria, Veredas, Veredas II, Vila Augusto Chaves, Vila Israel, Vila Mozart, Vila Nazaré, Vila Santa Maria, Vila Tavares , Vila Vilaça e Vitória.

Vista parcial de Itaúna - Foto: Divulgação

Blog: www.jornalcorreioeletronico.blogspot.com

Da WEB ———————————

Page 10: Jornal Correio Eletrônico - 54ª Edição

Página 10 Informática..

Sony anuncia fim da venda no Japão do Walkman

Com a obsolescência da fita cassete, a marca Walkman permane-ce viva nos modelos digitais para Compact Disc (CD), Mini-disc (MD), discos rígidos e pen drives. A gigante da eletrônica Sony confirmou nesta segunda-feira (25) que não venderá mais Walkman para fitas cassete no Japão, 31 anos de-pois do lançamento do produto que modificou a vida cotidiana dos japo-neses.

Qualificado pela Sony de "produto do século", o Walkman, original-mente um reprodutor de música para fita cassete com fones de ouvido, fabricado na China, continuará sendo comercializado

no exterior. As vendas devem cessar no Japão ao fim do estoque de mode-los já entregues às lojas. Em três décadas, a Sony afirma ter vendido mais de 220 milhões de Walkman em todo o planeta. Com a obsoles-cência da fita cassete, a marca Walkman permanece viva nos mo-delos digitais para Compact Disc (CD), Mini-disc (MD), discos rígidos e pen drives.

Repórter - Antônio de Pádua —————————

Com informações do portal l R7.com

Economia.. O que você diria se pudesse escolher no ato da compra, o

valor de um jantar, serviços de estética de bem-estar, espetáculos e se o preço não for agradável, ter a oportunidade de negociá-lo juntamente com várias pessoas desconhecidas, tudo isto via internet, tendo a possibilidade de diminuir o custo, com a garantia de que não haverá nenhuma alteração na cotação escolhida?.

O que parece mentira aos olhos de muitos consumidores, vem se tornando uma realidade através de um dos meios mais atrativos de vendas pela internet, a compra coletiva. O novo formato pela web foi lançado em novembro de 2008, pelo Groupon nos Estados Unidos e atualmente a empresa está em mais de 40 cidades norte-americanas. As vendas a partir do novo formato já registram um aumento de 80% mundi-almente. No Brasil já existem vários portais como o Clickon, Coletivar, Ofertadia, Wego, entre outros, mas o mais conhecido e o primeiro instituído é o Peixe Urbano. O portal atua hoje em oito cidades como São Paulo, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Campinas e Niterói. Mesmo com tanta repercussão entre os anunciantes e compra-dores, especialistas advertem que o consumidor deve ter muita atenção ao contrair um serviço.

Em entrevista o Dr.Victor Haikal, especialista em Direito Digital do Patrícia Peck Pinheiro Advogados, explica quais são os cuida-dos que o consumidor deve ter ao utilizar os sites de compra coletiva. “O consumidor deve se precaver antes de efetuar qualquer compra coletiva lendo o termo de uso do site, todas as condições da oferta exibida e a

me precaver mais”.

Para o advogado Victor Haikal nos casos do não cumpri-mento do número de participantes e feito o pagamento, o ressarcimento deve ser realizado segundo os termos instituídos pelo organizador da compra. “A devolução nestes casos é tratada conforme o funcionamento de cada organizador das compras coletivas. Por isso é de extrema importância à leitura dos termos de uso do organizador e das condições da oferta oferecida”, salienta.

Perguntado sobre a não execução da oferta fixada ofereci-da e também se houver falhas no cupom de aquisição, Victor Haikal afirma que o consumidor tem o total direito de ressarcimento. “O comerci-ante deve cumprir sim o afirmado, pois ele comprometeu a realizar o fornecimento do produto ou serviço ao permitir a emissão do cupom. Já sobre as falhas no cupom de aquisição, a emissão do cupom em perfei-tas condições de utilização é de responsabilidade extrema do organiza-dor das compras coletivas, salvo exceção de terceiro que emita em seu nome”.

Direitos do consumidor Por ser um serviço novo e com vários portais na web, o

advogado afirma que a atenção aos serviços oferecidos é essencial e por isso ele sugere algumas dicas. “Caso não consiga cumprir com a oferta fixada, é caracterizada a venda impossível, passível de indenização, exemplo falta de disponibilidade dentro do prazo de validade do cupom. Ficar atento também à página de pagamento da oferta, checando se opera em ambiente de navegação segura e possui certificados digitais de segurança, conhecer a Política de Privacidade do organizador da compra coletiva para saber o tratamento que este dará aos dados fornecidos e para finalizarmos verificar a política de desistência da participação na compra coletiva”, finaliza.

Sites de compra coletiva atraem consumidores mas especialistas

alertam sobre cuidados

página de dúvidas frequentes do próprio site, buscando ter o maior número de informações possíveis antes de realizar a compra. As principais informações dizem respeito à validade da oferta e reembolso nos casos de cancelamento da oferta ou desistência do cupom emitido”, diz.

Para alguns consumidores o novo modelo de vendas é uma novida-de prática e rápida para os programas de final de semana, mas muitos admitem que pela falta de paciência a leitura do termo de uso, os prejuízos são inevitáveis. O estudante de engenharia Anderson Faria de 28 anos, afirmou que teve um problema a uma aquisição, por não interpretar o contrato.

“Uso muito alguns sites de compra coletiva nas sextas e sempre fecho com vários amigos. Mas na primeira vez que utilizei estava sozinho e não li o contrato por isso não percebi que se não fosse cumprido o número de participantes meu dinheiro seria devolvido. Como não li e não sei se isto está no contrato, acabei não pegando o dinheiro de volta, tomei um prejuízo enorme e agora vou procurar

Divulgação

Felipe José de Jesus Jornalista / Fotógrafo Reg. Prof. MTB:15263/MG (SRTRE/MG)

————————————

Divu

lga

çã

o

Page 11: Jornal Correio Eletrônico - 54ª Edição

Página 11 Geral.... Igreja São José: Há 100 anos presente

no coração de Belo Horizonte

Nos seus 112 anos de vida, Belo Horizonte é uma das capitais brasileiras que mais possuem dentro de sua trajetória histórica, a predominação da fé e a devo-ção, que são pontos marcantes da família mineira. Para coroar a tamanha fé do minei-ro existem somente na capital mais de 50 igrejas espalhadas pela cidade, mas poucas com tanta história registrada e para contar quanto a matriz da Igreja São José.

Segundo dados divulgados pelo portal da Paróquia São José, sua constru-ção iniciou-se no dia 20 de abril do ano de 1902, sendo lançada sua pedra fundamental e matriz já no ano de 1904, mas a conclusão de sua obra se deu mesmo no ano de 1910. A matriz tem 60 metros de comprimento e 19 de largura, construída em estilo manuelino. O projeto arquitetônico ficou por conta do engenheiro Edgard Nascentes Coelho e o construtor foi o irmão redentorista holandês, Gregório Mulders.

Durante o período entre os anos 1900 até 1910, a capital contava com pouco mais de 14 mil habitantes, quando o então Bispo de Mariana, Dom Silvério Gomes Pimenta, convidou os missionários redentoristas holandeses para assumirem o trabalho pastoral e missionário na nova capital. Nestes 100 anos de história muitas gerações já passaram pela igreja e muitos já alcançaram graças através das visitas e da fé em Deus, como relatou o estudante mineiro, Fernando Lima.

“Por aqui já passaram praticamente toda a minha família. Meu avô chegou à capital em 1928, e nesta época como ainda era moço sempre visitava a igreja, que era praticamente a segunda da capital. Eu até hoje sigo os passos da minha família e

sempre que posso venho à igreja rezar, pois é uma igreja centená-ria e que para mim traz muita luz é muito bonita”, disse.

Por sua tamanha identificação com os fiéis e por sua boa localização no centro da capital mineira, tendo um estaciona-mento e uma área bem verde para quem a visita, a Igreja São José chega a receber diariamente um público aproximado de 1500 pes-soas e nos finais de semana cerca de cinco mil pessoas.

“É uma igreja totalmente localizada no centro. Como não tenho tanto tempo para ir à igreja nos dias de semana, em meu bairro, aproveito a minha estadia no centro para visitar a igreja e para pedir benções. É uma linda igreja e acredito que todos que não tem tempo para ir à igreja, aproveitam a ótima localidade da São José para conhecer e para rezar, pois sempre que passo esta cheia”, salientou o estudante Fernando Lima.

Além de sua ótima localização outro ponto que chama a

atenção da igreja é sua decoração interior. Por dentro da igreja são abrigados os capitéis das belas colunas no estilo coríntio, o grandioso presbitério, além de um órgão de tubos fabricado em 1927. A pintura interna da igreja foi feita em um ano, pelo artista alemão Guilherme Schu-macher, que entregou a obra em no final do ano de 1912. No fundo da igreja há dois painéis apresentando José do Egito vendido pelos irmãos e exaltado num carro de triunfo. Nas naves laterais, os signos do zodíaco indicam que Deus é o Senhor dos tempos e da história, entre outras belas decorações.

A igreja São José fica localizada a Rua Tupis, 164 - Centro, Belo Horizonte – MG. Outras informações sobre sua história e horários de abertura e fechamento da igreja, pelo (031) 3273-2988. Outras informações sobre a igreja pelo site: http://www.igrejasaojose.org.br

Durante a nossa vida:

Conhecemos pessoas que vêm e que ficam.

Outras que vêm e passam.

Existem aquelas que vêm, ficam e depois de algum tempo se vão.

Mas existem aquelas que vêm e se vão. Mas existem aquelas que

vêm e se vão com uma enorme vontade de ficar .

Charles Chaplin

Por: Colunista JCE

Maria de Fátima ——————

Brasil....

Dicas de textos / Reflexões...

Aos poucos, os rios da Bacia Amazônica começam a recupe-rar o nível das águas. Mas ainda deve demorar para que situação volte ao normal. Há 12 dias seguidos, o nível do Rio Negro vem subindo. A marca-ção é feita por uma régua. É a mes-ma que, em 24 de outubro, registrou a maior seca desde 1902, quando começaram as medições. Desde o dia do recorde, o Rio Negro já subiu 47 centímetros. Ainda não é suficiente para mudar a paisagem, que continua bastante seca. Mas é um forte indício que o período de estiagem pode ter chega-do ao fim. “Nós acreditamos que já seja a enchente porque estamos nesse período”, disse Valderino Pe-reira, chefe da medição do Porto de Manaus.

mais fortes que a gente teve”, avali-ou Marcos Rodrigues, gerente de embarcação.

Observação

Em Brasília, a Agência Nacional de Águas (ANA) acompa-nha permanentemente o nível dos rios com coleta de dados de cerca de 20 mil postos de observação em todo o Brasil. As informações são leva-das para a Sala de Situação. Foi a partir de avaliações feitas pelos especialistas em recursos hídricos da ANA que a agência, no início de setembro, divulgou o primeiro aler-ta de que poderia haver uma das maiores vazantes da Bacia Amazô-nica nos últimos cem anos.

Nível dos rios na Amazônia volta a subir

No interior do estado, no entanto, a estiagem continua cau-sando problemas. Quarenta muni-cípios do estado do Amazonas ainda estão em estado de emer-gência. Mas, na região do Rio Soli-mões, aos poucos, os barcos vol-tam a navegar.“Graças a Deus está terminando. Foi uma das batalhas

Felipe José de Jesus Jornalista / Fotógrafo

Reg. Prof. MTB:15263/MG (SRTRE/MG)

Colaboração matéria: Repórter: Michely Oliveira

——————————

Portal Paróquia São José

Do G1 ————————————

Page 12: Jornal Correio Eletrônico - 54ª Edição

Página 12 Política... Lula diz que 'vai lutar como leão' pela reforma política após

deixar governo O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta quinta-feira (4), depois da reunião minis-terial realizada no Palácio do Planalto, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse aos ministros que irá se dedicar pes-soalmente, “e lutar como um leão”, pela elaboração de um projeto de reforma política, quando deixar a Presidência da República, no dia 1º de janeiro de 2011. Antes disso, porém, Padilha revelou que Lula deve apresentar em dezembro um documento batizado de “Legado dos oito anos de governo” que será registrado em cartório e terá a relação de todas as ações dos dois mandatos dele. “A Casa Civil e o gabinete da Presidência estão coordenando um balanço dos oito anos de governo, chamado ‘Legado dos oito anos de governo’ e ele disse que em dezembro vai marcar uma data para que os ministros juntamente com ele venham a registrar esse balanço em cartório”, afirmou Padilha. “O presidente disse também que, ao sair do governo, a principal tarefa que ele vai assumir, ele disse que vai lutar como um leão por essa tarefa, é a reforma política do sistema eleitoral no país. Ele quer atuar dentro do PT, mas buscar tam-bém o conjunto de partidos aliados ao seu governo hoje para que já no primeiro ano esses partidos apresentem uma propos-ta de reforma política”, complementou o ministro. Penúltima reunião O presidente Lula reuniu 36 ministros no Palácio do Planalto na manhã desta quinta para essa que foi, segundo Padilha, a penúltima reunião ministerial do governo. Segundo o ministro, Lula ainda irá reunir o corpo ministerial uma última vez para uma confraternização e um balanço das ações do gover-no. No encontro, que começou por volta de 9h50 e foi encerrado por volta de 13h, Lula também cobrou empenho dos ministros para a continuidade dos trabalhos nos últimos dois meses de mandato e proibiu os integrantes do primeiro escalão

de tirarem férias.

MPF move ação contra 4 militares acusados de tortura durante ditadura

O Ministério Público Federal em São Paulo ajuizou ação civil pública com o objetivo de estabelecer a responsabilidade civil de quatro militares reformados - três das Forças Armadas e um da Polícia Militar de São Paulo - sobre mortes ou desaparecimentos durante o regime militar. As vítimas seriam seis mortos ou desa-parecidos e 19 torturados, todos detidos pela Ope-ração Bandeirante (Oban), coordenada pelo Co-mando do II Exército em 1969 e 1970. Entre as vítimas citadas na ação está a presidente eleita Dilma Rousseff, que na juventude combateu o regime militar e foi presa e torturada em 1970. A ação pede que os réus sejam conde-nados a pagar indenização à sociedade, tenham as aposentadorias cassadas e ajudem a cobrir os gastos da União com indenizações para as víti-mas. Militares O capitão reformado da Polícia Militar de São Paulo João Thomaz negou que tenha atuado na Operação Bandeirante (Oban), em 1969 e 1970. Ele confirmou que os dados de identificação citados na ação do MPF conferem com os dele, mas não quis dar detalhes sobre o trabalho que

não quis dar detalhes sobre o trabalho que exercia na época. Ele disse que depois de intimado vai esclarecer a situação à Justiça. “Não atuei nesse tipo de operação. Deve haver um engano. Tinha um pessoal da PM e da Civil que foram selecionados para isso. Mas eu não fui. Com certeza há um engano”, afirmou o militar aposentado. OUTRAS VÍTIMAS Também são citados como vítimas Virgílio Gomes da Silva, o Jonas, apontado como líder do sequestro do embaixador ame-ricano Charles Burke Elbrick, e Frei Tito, que se suicidaria quatro anos depois por sequelas da tortura. O trabalho do MPF se baseou em depoimentos dados a tribunais militares por diversas vítimas da Oban, compilados no Projeto Brasil Nunca Mais, e informações mantidas em arquivos públicos, além de tes-temunhos de algumas vítimas.

PRESIDENTE Lula - Divulgação

Do - G1 ————————————

Do - G1 ————————————

DILMA Rousseff - Divulgação

Page 13: Jornal Correio Eletrônico - 54ª Edição

Página 13 Internacional...

EUA prendem 34 brasileiros ilegais que

faziam curso de piloto

um brasileiro de 26 anos, dono de uma licença para pilotar aviões monomotor e aparentemente também imigrante ile-gal. "O departamento de Segurança Doméstica indiciou Thiago de Jesus por violação da lei imigratória", afirmou à AFP Kathryn Mattingly, porta-voz dos serviços de imigração em Washington. Jesus foi apresentado ante um juiz em 2 de agosto passado e voltará a comparecer no dia 10 de fevereiro, in-formou Mattingly.

Os Estados Unidos prenderam desde julho passado 34 brasi-leiros ilegais que faziam curso de piloto perto de Boston (Massachusetts), indicaram fontes dos serviços de imigração. As autoridades federais não acharam vínculo algum entre os imigran-tes e atividades terroristas, e todos foram liberados e estão à espera de seus respectivos julgamentos de deportação, informou o Boston Globe. A inscrição dos brasileiros ilegais na Academia de Aviação TJ de Stow, norte de Boston, aconteceu apesar dos controles rígidos colocados em vigor depois dos atentados de 11 de setembro 2001. Entre os presos se encontra o dono da academia, Thiago de Jesus,

Hillary Clinton descarta se candidatar à Presidência

em 2012 ou 2016 A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, des-cartou nesta sexta-feira a possibilida-de de concorrer à Presidência de seu país em 2012 ou 2016, dizendo que os Estados Unidos devem se prepa-rar para ter uma mulher em seu cargo mais importante, mas que não seria ela. Em entrevistas na Nova Zelândia, Hillary, que perdeu as pré-vias democratas para Barack Obama na eleição de 2008, deixou claro que não tem planos de concorrer à Presi-dência novamente, apesar de rumo-res de que ela poderia embarcar em uma nova disputa depois da derrota democrata na eleições parlamenta-res, na terça-feira. Quando o canal TV3 New Zealand lhe perguntou se descartava a possibilidade de concorrer ao cargo em 2016, Hillary respondeu, de acor-do com um repórter norte-americano: 'Ah, sim, sim. Estou muito satisfeita de fazer o que estou fazendo como

secretária de Estado.' Em uma outra entrevista, com a TV New Zealand, ela afirmou esperar que o país esteja pronto para ter uma mulher na Presidência. Quan-do lhe perguntaram se essa mulher poderia ser ela, a resposta foi: 'Bem, eu não. Mas será alguém e é legal vir a países que já provaram que podem eleger uma mulher para as posições governamentais mais altas que possu-em em seus sistemas.' A Nova Zelândia, que tem Helen Clark e Jenny Shipley como ex-primeiras-ministras, é a penúltima parada de Hillary em uma viagem pela Ásia e pela Oceania. O fim da jornada será na Austrália, da premiê Julia Gillard. Os democratas perderam o controle da Câmara dos Deputados na eleição de terça-feira. A derrota foi vista como um referendo sobre o presidente Barack Obama, levantando questões a respeito de quem o partido deve tentar eleger em 2012, quando o atual presidente deve buscar a reeleição, e em 2016.

oto: www.g1.com.br

Visite o site - www.jcorreioeletronico.webnode.com.pt

FOTO e texto extraído do: www.g1.com.br

JCE Editorial

Do G1 ————————————

Page 14: Jornal Correio Eletrônico - 54ª Edição

Página 14 Agenda

Caetano e Maria Gadú

Em uma dobradinha inédita, a mais nova revelação da MPB Maria Gadú se encontra com o ícone de várias gera-ções Caetano Veloso no dia 26 de novembro.

Valores:Cadeiras Setor 1: 1º lote: R$160,00 - inteira / R$80,00 - meia-entrada// 2º lote: R$180,00 – intei-ra / R$90,00 – meia-entrada/// Ca-deiras – Setor 2: 1º lote: R$140,00 – inteira / R$70,00 - meia-entrada// 2º lote: R$160,00 – inteira / R$80,00 – meia-entrada/// Arquibancada: 1º lote: R$80,00 – inteira / R$40,00 – meia-entrada// 2º lote: R$100,00 – inteira / R$50,00 – meia-entrada.

Chevrolet Hall Impropriedade

16 anos Dia 26/11 às 22h00

Informações: 3209-8989

A Caçada

Titulo original: The Hunting Party

Gênero: Ação Ano: 2008

Por: Jornalista - Felipe José de Jesus Reg. Prof. MTB:15263/MG

———————

Um filme de tirar o fôlego e de entusiasmar qualquer profissional do jornalismo e afins. A caçada tem nada mais, nada menos que o então galã Richard Gere encarnando um jornalista, papel ao qual surpreendentemente ele faz muito bem, principalmente se compararmos aos papéis (mel com açúcar) que o ator já fez, como o milionário no clássico “Uma linda mulher” dos anos de 1990. Nesta trama Gere é Simon, um jornalista inteligente e atuante que cobre guerras em todo o mundo, ao lado de seu amigo, cameraman Duck (Terrence Howard) de o "Homem de Ferro"). Após testemunhar um massacre na Bósnia nos anos de 1990, Simon briga com sua emissora e desaparece do mapa. Anos mais tarde Duck retorna à Bósnia e é procurado por Simon. No entanto Simon tem pistas sobre a localização de Raposa, o pior criminoso da guerra local, que tem uma recompen-sa de US$ 5 milhões por sua captura. É a chance que Simon esperava para voltar ao mercado de comunicação e como todo e qualquer jornalista, trazer as massas através de uma bela e bem apurada matéria, a verdade escondida por trás do poder público.

Um filme para se assistir 10 vezes ao dia. Confira.

Livro: As Valkirias Paulo Coelho

Em 1988, Paulo Coelho e sua mulher, a artista plástica Christina Oiticica, passaram quarenta dias no deserto do Mojave, em busca de uma das mais importantes experiências místicas do ser huma-no - a conversa com o Anjo da Guarda. As armadilhas do deserto, o processo mágico da canalização, os conflitos do casamento, a simplicidade da busca, o surpreendente encontro com mulheres que já ti-nham visto seus anjos - tudo isto faz de 'As Valkí-rias' um livro dirigido àque-les que estão procurando criar e participar de um novo mundo.

Por: Jornalista Evandro Avelar

————————————

Dicas de

Filmes...

Cultura.......

Como realizar trabalhos, manter contato com pessoas distantes e, além disto, conhecer diversos lugares antes nunca imaginados, seja do quarto, da sala, ou mesmo na rua sem a utilização de uma das ferramentas mais plausíveis do século 21, a internet?. Hoje o meio é utilizado para todo e qualquer fim, seja por pessoas de 80, 30 ou mesmo 10 anos de idade. É o mundo digital nas mãos e ao alcance de todos.

Diante a este universo de possibilidades, o que vem preocupando alguns especialistas, não é somente a gama de conteúdos oferecidos, mas a forma em que o meio vem abrangendo, sobretudo, as crianças que não tem acompanhamento familiar. Segundo um levantamento realizado pela parceria entre a ONG Plan Brasil e a Parceria para a Proteção da Criança e do Adolescente (PPCA), cerca de 79% dos adolescentes e crianças no Brasil não estão e não são seguros ao utilizar a internet.

De acordo com o estudo, metade afirmam que seus pais não sabem que elas fazem na web e apenas um terço destes sabem proceder em caso de perigo digital. A pesquisa também revela que a dificuldade é maior entre as famílias de baixa renda, pois as crianças acabam acessando as Lan House. Já uma outra análise realizada pela Symantec, aponta que pela falta de domínio dos pais, 80% já sofreram experiências negativas na web.

Em entrevista, a advogada Marcela Macedo especialista em Direito Digital da

Insegurança infantil na internet preocupa especialistas e pais

Livros em

Pauta....

Visite o blog - www.jornalcorreioeletronico.blogspot.com

Reprodução

Patrícia Peck Pinheiro Advogados e coordenadora do Movimento Criança Mais Segura na Internet, fala sobre o projeto, o porque de tanta insegurança ao uso da web e o que a falta de controle pode acarretar para uma criança.

“O movimento começou em outubro de 2009, idealizado pelo Patrícia Peck Pinheiro Advogados, recebendo o patrocínio de várias entidades como a Funda-ção Bradesco e etc, com intuito de trazer a conscientização para as novas tecnologias. Sobre a insegurança, hoje as crianças vacilam na web pela falta de instrução de seus pais. Essa incerteza traz riscos como a prática de cyberbulliyng, a criação de comunidades que denigrem a imagem da pessoa e de amigos, e ainda o risco da pedofilia ao falarem com estranhos. Fora os prejuízos com o excesso da exposição de imagem, seja através de fotos sensuais por meio das redes sociais como o Orkut, Facebook, MSN e outros”, diz.

Questionada sobre qual a idade ideal para deixar uma criança se introduzir na rede, a advogada afirma que a decisão é dos pais, já que eles tem a guarda até a maioridade. “Essa é uma decisão que cabe aos pais refleti-rem. Bom, orientamos para que os eles assistam os filhos quando estiverem no computador, pelo menos até os 14 anos. Os pais precisam participar da vida digital de seus filhos e para isso precisam aprender e utilizar essa tecnologi-a e assim entender o meio digital.”, assegura. “Não consigo ter controle. Na semana passada chegou uma fatura de R$150, um MP4, por um erro do meu filho. Não bati nele, pois ele achou que era algo importante, pois veio um e-mail no meu nome, oferecendo o produto. Vi que foi ingenuidade, pois ele só tem 11 anos. Não estipulei regras, pois não conheço nenhuma, por isso só o coloquei de castigo, mas ainda estou muito preocupada. Acho que para evitar proble-mas, devo aprender a usar mais o computador, para orientar melhor o meu filho”, salienta a diarista Maria Lúcia de 43 anos.

REGRAS IMPORTANTES AO USO DA WEB Segundo a advogada para evitar casos mais extremos é necessário criar algumas regras, para isso ela sugere algumas. “É importante não passar sua senha para outras pessoas, não publicar fotos ou vídeos de terceiros sem autorização, saber preservar sua reputação on-line, não participar de comunidades ofensivas e para completar não fazer para os outros, aquilo que não gostaria que fizessem contigo”, conclui.

JCE Editorial

Felipe José de Jesus Jornalista / Fotógrafo Reg. Prof. MTB:15263/MG —————————

A advogada Marcela Macedo, especialista em Direito Digital - Divulgação

Por: Ricardo

Ribeiro Martins —————————

DIV

ULG

ÃO

JCE Editorial D

IVULG

AÇÃO

Page 15: Jornal Correio Eletrônico - 54ª Edição

Cultura.......

Página 15

Um olhar sobre o cinema...

Colunista

Fernando Roger ———————————

2007

O cinema brasileiro ganhou outra cara, depois de 2007 com o primeiro Tropa de Elite, que traz a história do capitão Nascimento (Wagner Moura) e tam-bém Matias (André Ramiro). O primeiro filme tem como base Nascimento, capitão do BOPE e também pai de família. Sua mulher agora esta grávida e exige sua saída da linha de frente do BOPE, mas Nascimento se nega até achar um substituto, que não é fácil até mesmo porque a corrupção se encontrava até na policia. Em um resgate a dois soldados da PM, Capitão Nascimento conhece Neto (Caio Junqueira) e Matias (André Ramiro), que logo vendo o BOPE entrar em ação e vendo também sua eficiência se candidataram a um curso para entrar no BOPE, que seria ministrado pelo Capitão Nascimento. Os dois jovens se destacaram um pela coragem ao combate e o outro pela inteligência. Em uma ação acontecida no morro o aspira Neto ( Caio Junqueira) é morto e Matias (André Ramiro) começa a entender para que serve o BOPE, assim o Capitão Nascimento começa a treinar Matias com uma nova visão, sobre como ele tinha que ser no BOPE, e faz um trabalho com mais inteligência. Agora sim o Capitão Nascimento teria seu substitu-to, com as duas qualidades que ele precisava: inteligência e coragem para levar um batalhão para a guerra contra o trafico.

2010

Agora a história é outra e o inimigo também. Após tantas críticas do primeiro filme (tanto construtivas, como destrutivas) mas como nada é perfeito, o filme começa com uma frase mais ou menos assim, “Apesar de meras coin-cidências, esse filme é apenas uma ficção..”. Acreditem no que quiser, mas para quem sabe ler, um pingo é letra e como todos nós sabemos, a realidade está mais próxima desse filme do que a dita ficção.

No segundo filme, Capitão Nascimento (Wagner Moura) é Tenente-Coronel e assim sai da linha de frente do BOPE, que tem o como seu substituto o Capitão Matias (André Ramiro). Depois de uma missão mal cumprida em Bangu 1 com a morte de Beirada (Seu Jorge) um dos traficantes mais perigosos Fraga (Iradhir Santos) que trabalha para os Direitos humanos, vê métodos que ele sem-pre ira descordar da atitude do BOPE, atitudes que o BOPE assumi como, bandido bom é bandido morto, e como Fraga é o atual marido de sua ex-mulher, Nascimen-to fica mais enfurecido com isso.

Mas problema nunca é demais, Nascimento foi afastado do BOPE, e transferido para onde nenhum caveira havia chegado, a superintendência da inteli-gência com acesso aos grampos e as ligações de todo o corpo da policia do Rio de

Janeiro, e Matias foi designado para um quartel onde havia uma das policias mais corruptas do Rio, mas só que Matias não sabia.

Ai o bicho pega, Nascimento aumenta o BOPE e consegue coibir o crime e os traficantes do Rio de Janeiro, mas com isso ainda não tinha visto seu real inimigo agir, as milícias, em conjunto com os políti-cos, fez com que todo seu trabalho tenha ficado sem valor ao ver que tudo e todos o que ele protegia na realidade era seu princi-pal inimigo, agora ele terá que voltar a ga-nhar a confiança de seu filho e recuperar um pouco do que ele perdeu como pessoa: Voltar a ser Caveira, para conseguir assim colocar os verdadeiros criminosos na cadeia.

“Tropa de Elite 2” já foi visto por mais de 780 mil telespectadores, virando o maior lança-mento do ano no Brasil, superando quase todos os filmes estrangeiros ate agora ido ao cinema.

Com um vocabulário típico das fave-las do Rio de Janeiro, e uma narrativa sem co-mentários de Wagner Moura, as poucas cenas de ação que tem no Tropa de Elite 2 em vista o primeiro “Tropa de Elite”, fazem por merecer a aceitação do público brasileiro, que simplesmente lotou todas as salas de cinema na maior parte do Brasil, fazendo com que esse filme fique na nossa história ate este momento.

Na realidade, esse filme teve muito a nos mostrar, apesar de disserem que é uma mera coincidência com a realidade, quem conhece as ruas sabe que não. Temos que ver muito disso para entender que para estarmos seguros, só se for dentro de casa, e olha lá se dentro da nossa casa estaremos seguros mesmo.

UM abraço para todos deste colunista!

Artigos .......

Um dos denominados pecados capitais, a Ira junta em si sentimentos de raiva, ódio e rancor, incontroláveis, por vezes, razão de atos dos quais a pessoa se arrepende amargamente ou, até mesmo, perde a experiência existencial. Dante, em sua Comé-dia, colocou essa gente no sétimo círculo do inferno, este dividido em três rodadas, os violentos na primei-ra.

O primeiro texto do mundo ocidental, reconhecido como fundador da cultura e do conheci-mento, naturalmente vindo dos gregos, começa com muita raiva. O primeiro verso da Ilíada, de Homero, diz “a Ira Deusa celebra do Peleio Aquiles”. E conti-nua: “o irado desvario, que aos Aqueus tanta penas/trouxe, e incontáveis almas arrojou no Hades/ de valentes, de heróis, espólio para os cães,/pasto de aves rapaces: fez-se a lei de Zeus;/desde que por primeiro a discórdia apartou/o Atreide, chefe de ho-mens, e o divino Aquiles.”

Estes primeiros versos colocam os ele-mentos que alimentam a Ira. A discórdia, o desvario, o descontrole sobre as emoções e os sentimentos advindos. Causa de muito crime entre os vivos e de

monoideísmo entre mortos e vivos. Questão que o texto de Homero mostra às mancheias, desentendimentos que levam a situações que cobram posturas que exigem humildade, caridade, fraternidade e que, baseados no orgulho e no egoísmo, as pes-soas enfrentam com a ira, o desvario, ménis, a Ira. A ira, em casa, é pomo da discórdia entre irmãos, marido e mulher, filhos e pais. E deixa à mostra os mais baixos e vis sentimentos que o sapiens sapiens alimenta desde antanho. Mostra a distancia a percorrer entre o bruto que há em nós e o ideal de fraternidade e compreensão que anelamos e, às vezes, até tentamos construir. Mas é um castelo de areia que desmorona ao primeiro vento que nos tira da casa mental do comodismo e do necessário movi-mento de entendimento e busca de harmonia.

Claro, nem pensamos, nestes momentos em que nos deixamos guiar pela Ira, nas conseqüências de um ato impensa-do, que pode ir de um assassinato ao suicídio, da prisão por crime cometido ou perder toda uma vida pelo desvario de um momento de invigilância. Os nossos inimigos estão dentro de nós. A Ira é um deles e contra ela a eterna vigilância das nossas dificuldades e o trabalho de servir sempre.

A ira desperta em nós os fantasmas e as sombras sombrias do inconsciente mais profundo, que nos liga ao que mais de animalesco há em nós. As palavras ásperas e duras; o

Por - Nilton Eustáquio

Jornalista / Poeta ———————————

ódio, que é o amor envenenado de ontem, conforme Emmanuel, em Segue-me, na psicografia de Chico Xavi-er; rancor. Desdobramentos do desamor e da falta de instrução e conhecimento, de estudo das leis que regem as relações entre os homens, particularmente as que dizem respeito à evolução que cada um deve fazer em busca de mais luz e entendimento. Pórtico para o cresci-mento espiritual. Que nos desvia do sétimo círculo do inferno dantesco.

Reflexões num dia quente de todos o santos, alguns nem tão santos assim, chuvoso também, no qual a ira visitou corações amigos de longa data, companhei-ros de jornada evolutiva e cuja cena entristeceu corações próximos. O que pede mais serviço e trabalho e exemplo para que, além da palavra amiga, as ações possam lançar semente fecunda nos corações que amamos, fortalecendo-os para a dura jornada no caminho da evo-lução a que estamos destinados desde a criação.

DESDE A CRIAÇÃO

Tropa de Elite 2

O inimigo agora é outro

TROPA de Elite 2 já foi assistido por mais de 780 mil pessoas

Em cena, o ator WAGNER MOURA - DIVULGAÇÃO

Page 16: Jornal Correio Eletrônico - 54ª Edição

Equipe Frederico Gazel ( Esportes / Xadrez) - Jornalista Karine Alonso ( Esportes / Futebol ) - Jornalista

Mariana Almeida ( Saúde e Vida)- Jornalista Ligia Bicalho - (Revisão) - Jornalista Aline Freitas - ( Revisão ) - Jornalista

Nilton Eustáquio ( Artigos ) - Jornalista Débora Dias ( Moda ) - Colunista

Igor Rocha ( Cidades BH) - Jornalista Maria de Fátima ( Dicas textos reflexão) - Colunista

Ezequiel Victor ( Brasil ) - Jornalista Matheus Gazel Lima ( Esportes / Arbitragem em Pauta)

- Colunista Renata Magalhães ( Esportes / Futebol Entrelinhas)

- Jornalista Bernard Hermógenes ( Informática ) -Jornalista

Marisa Ferreira ( Esportes - Vôlei– Basquete ) - Jornalista Jônatas Cristiano ( Minas ) - Jornalista

Geize Pires ( Cidades Contagem ) - Jornalista Gisele Fernandes Martins ( Geral ) - Jornalista

Elton Santos Bonifácio ( Esportes - Especiais) - Jornalista Ricardo Ribeiro Martins ( Agenda / Cidades em Foco /Play List

Musical ) - Jornalista Daniela Costa ( Reflexões de uma mulher comum)

- Jornalista Rafael Rocha ( Cidades Contagem ) - Jornalista

Rafael Brandão ( Um olhar sobre o cinema) - Jornalista Paulo Pires ( Livros em Pauta) - Jornalista

Maria Cecília ( Lazer e Turismo) - Jornalista Lourenna Rodrigues ( Internacional ) - Jornalista

Michely de Oliveira ( Política ) - Jornalista Ariane Faria ( Brasil ) - Jornalista

Renato Antunes (Cultura) - Jornalista Fernando Roger (Dicas de Filmes) - Colunista

Ana Paula Barros ( Dicas de Nutrição) - Colunista Antônio de Pádua ( Informática ) - Jornalista

Fabiano Coimbra ( O mundo Corporativo) - Colunista Julio César ( Esportes / Bate Bola ) - Jornalista

Jussara Fonseca ( Reflexões) - Jornalista

O Correio Eletrônico é uma publicação semanal, feita por profissionais formados em comunicação e estudantes, por meio de colaboração. É distribuído via e-mail para cerca de 100.000 pessoas (físico e

jurídico) gratuitamente. Um jornal sem fins lucrativos.

Cultura.......

Página 16

Reflexões de uma mulher comum...

Por: Jornalista Daniela Costa ————————————

Eu era a Eva Criada para a felicidade de Adão Mais tarde fui Maria Dando à luz aquele Que traria a salvação Mas isso não bastaria Para eu encontrar perdão. Passei a ser Amélia A mulher de verdade Para a sociedade Não tinha a menor vaidade Mas sonhava com a igualdade. Muito tempo depois decidi: Não dá mais! Quero minha dignidade Tenho meus ideais!

Hoje não sou só esposa ou filha Sou pai,

mãe, arrimo de família Sou caminhoneira, taxista,

Piloto de avião, policial feminina, Operária em construção... Ao mundo peço licença Para atuar onde quiser Meu sobrenome é COMPETÊN-CIA E meu nome é MULHER..!!!!

Play List Musical....

Djavan Ano: 1976 Estilo:MPB

Álbum: A voz e violão

Para muitos fãs da MPB, somente mais um disco para completar a coleção. Para os que ainda não conhecem o mestre DJAVAN, esta é uma ótima oportuni-dade de conhecer clássicos da nossa música. Para mos-trar a força deste disco, Flor-de-lis, música original do primeiro LP de Djavan "A voz, o violão, abre o leque de raridades deste clássico e todas as canções são de com-posição do próprio Djavan. O cantor e compositor Djavan Caetano Viana nasceu em 27/01/1949 em Maceió AL, começou seus estudos de violão aos 16 anos, passando a integrar o conjunto "Luz, Som, Dimensão" apresentando-se em clubes e praças públicas imitando os Beatles. Em 1973 mudou-se para o Rio de Janeiro cantando em casas noturnas. Em 1975 no Festival Abertu-ra da TV Globo classificou sua canção "Fato consumado" em segundo lugar. Gravou no mesmo ano seu primeiro disco, compacto duplo. Em 1976 gravou seu primeiro LP "A voz, o violão e a arte de Djavan" com seu primeiro grande suces-so "Flor-de-lis". Seu LP de 1982 contou com a participação do cantor norte americano Stevie Wonder na faixa "Samurai".Foi considerado pela Associação Paulista de Críticos de Arte o melhor compositor dos anos de 1981 e 1982. Dai para frente, tudo o que o compositor produziu esteve presente nas trilhas de novelas, inclusive seu ultimo álbum “Ária” de 2010, já tem canções nas rádios . Um cantor como poucos, mas com uma maestria inconfundível aos ouvidos dos fãs mais exigentes.

Não perca tempo, compre ou baixe este disco.

Preço sugerido: R$ 20 até R$30, nas melho-res lojas de CDS´S de BH.

Confira.

Por - Felipe de Jesus ————————————

Visite o site - www.jcorreioeletronico.webnode.com.pt

Meu nome é mulher! (Autor desconhecido)

Divulgação