jornal correio do municipio 71

24
Edição 71 - 12 de maio de 2012 1 ESPECIAL DIA DAS MÃES EDER LUCIANO CULTURA TRÂNSITO Amor de mãe não tem limites também com filhos adotivos Ano ii - Edição 71 - Itapema, 12 de maio de 2012 www.correiodomunicipio.com.br Moda da cabeça aos pés > Conheça os sapatos da estação: “cap toe” >> Pág 11 >> Pág 04 Novo Código Florestal levanta divergências e críticas Itapemense disputa mundial no Chile ao lado da elite mundial de bodyboard Academia itapemense de Letras abre novas vagas Quatro jovens da região morrem na Serra Túnel do Tatu, que dá acesso ao Várzea é obstáculo à acessibilidade Maior mostra de teatro local aconte- ce em maio e reúne público da região >> Pág 05 >> Pág 16 >> Pág 03 >> Pág 06 >> Pág 07 >> Pág 18 SANCIONA OU VETA? DISCUSSÃO NA CÂMARA 6º ITAJAÍ EM CARTAZ Foto: Anselmo Vieira

Upload: alexandre-motta

Post on 25-Mar-2016

255 views

Category:

Documents


21 download

DESCRIPTION

JORNAL CORREIO DO MUNICIPIO 71

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL CORREIO DO MUNICIPIO 71

Edição 71 - 12 de maio de 2012

Edição 71 - 12 de maio de 2012 1

ESPECIAL DIA DAS MÃESEDER LUCIANO

CULTURA

TRÂNSITO

Amor de mãe não tem limites também com filhos adotivos

Ano ii - Edição 71 - Itapema, 12 de maio de 2012www.correiodomunicipio.com.br

Moda da cabeça aos pés

> Conheça os sapatos da estação: “cap toe”

>> Pág 11

>> Pág 04

Novo Código Florestal levanta divergências ecríticas

Itapemense disputa mundial no Chile aolado da elite mundialde bodyboard

Academia itapemense de Letras abre novas vagas

Quatro jovens da região morrem na Serra

Túnel do Tatu, que dá acesso ao Várzea é obstáculo àacessibilidade

Maior mostra de teatro local aconte-ce em maio e reúnepúblico da região

>> Pág 05

>> Pág 16

>> Pág 03

>> Pág 06

>> Pág 07 >> Pág 18

SANCIONA OU VETA? DISCUSSÃO NA CÂMARA 6º ITAJAÍ EM CARTAZ

Foto: Anselmo Vieira

Page 2: JORNAL CORREIO DO MUNICIPIO 71

Edição 71 - 12 de maio de 20122

Fone: (47) 3268 6886Av. Gov. Celso Ramos, número 215

sala 103 - Centro - ItapemaCep 88220-000

e o cansaço, numa pequena pausa enquanto varria as ruas da cidade.

Com cincoenta e poucos anos, rosto sofrido, judiado, vincado pela quota amarga de vida que o destino lhe reservou, mas proprietária de uma bela estampa de dignidade, que inundava, iluminando a sua fisionomia, com incontáveis traços de uma ingênua, porém, soberana altivez; trabalhando doze horas por dia, para dar a sua única filha aquilo tudo que ela nunca teve: estudo, roupas boas, carinho e amor.

Me disse esta senhora, que fora criada, “pior do que bicho”. Do pai, - por ser órfã de mãe desde que nascera, além de um catre duro para dormir, umas pobres refeições, uns trapos para vestir, e muito trabalho pesado para fazer -, nada mais recebera. Nunca ganhou um beijo no rosto, um abraço, pequeno que fosse, ou uma palavra boa nos ouvidos. Nenhuma manifestação carinhosa. Só rudeza. Só rudeza. E agora, tudo que lhe fora negado, fornecia em generosas quantias para a filha.

Esta senhora me confessou, um tanto constrangida, que não conhecia dinheiro, que não distinguia o valor de cada cédula, e que foi a sua filha quem lhe ensinou os diferentes valores estampados nas notas. Que a sua menina, hoje, com quinze anos, é a sua professora; que está domando a sua antiga ignorância, que está lhe ensinando tudo, inclusive as primeiras letras e os números iniciais; que esta filha amada está lhe retirando as vendas, fazendo luz na escuridão que sempre

Opinião

A MÃE

Coluna do Juquita

Geral:Fabiano E. Soares

Comercial:Naby Bufren

Marketing:Olavo Carvalho

Administração/Finanças:J. Anselmo Vieira

Vendas:Hylton Rogério Alves

Editor-chefe:Fabiano E. Soares

Para anunciar [email protected] 47 3268 6886 e 9698-9095

O conteúdo publi-citário veiculado neste jornal é de inteira res-ponsabilidade de seus anunciantes. Os textos publicados nas colunas assinadas, são de res-ponsabilidade de seus autores, não represen-tando necessariamente a opinião deste jornal.

Sou, deveras, muito grato, às especiais e perenes amizades que cultivei ao longo desta, já, não tão curta

caminhada. De todos aqueles que me querem bem, apesar da extensa listagem de defeitos que sou portador e das escassas virtudes que fui contemplado. São tesouros feitos da mais pura liga adamantina; relíquias que guardo, com desmedido zelo, em um compartimento da minha alma, reservado para os meus imprescindíveis e estimados afetos.

Mas, agradeço também, às frequentes oportunidades que a vida me ofereceu, de, por incontáveis vezes, ter permitido, que o meu coração se encostasse no coração das pessoas simples, que encontrei pelas ruas deste mundo. Dos analfabetos, dos despossuídos, dos excluídos, dos pedintes, das mariposas, dos bêbados, dos andarilhos, dos poetas e dos loucos, e dos trabalhadores humildes.

Desses encontros, algumas vezes, brotaram pedras preciosas, que desde lá, sempre me acompanham, como insistentes recordações, que seguidamente batem com força na janela da minha memória, só para me lembrarem, que naqueles momentos, melhorei um pouco mais como ser humano. Que fizeram nascer alguma espécie de sentimentos nobres, que até então, eu não sabia que existiam.

Como aconteceu na ocasião que encontrei uma senhora, gari, no meio da noite, em um bar, comprando um copo de café preto para espantar o sono

[email protected]

viveu. E que é para esta filha que dedica o seu viver, para quem canaliza todos os seus valiosos sentimentos. E do seu esforço infinito, naquela lida brutal, tira o necessário para mimar a sua mocinha com os presentes que nunca viu chegar em suas mãos.

“-Sabe, meu amigo, minha filha é linda. E muito inteligente. Só tira notas boas na escola. Vai ser doutora um dia! É o único orgulho que tenho nessa vida! E tem os cabelos, o rosto, os dentes, o sorriso e o coração mais bonitos desse mundo!” – Me falou ela encantada.

Neste instante, encontramos nossos olhos umedecidos, com as almas invadidas por um imenso contentamento, e não sei por que, ela me abraçou bem apertado. Devolvi o abraço com mais força ainda, e senti no meu peito, o seu coração bem vivo, batendo forte de pura alegria.

E quando os nossos olhos se acharam novamente, ela, com a mão calejada sobre o meu ombro, me perguntou bem baixinho, sorrindo aquele sorriso, que somente as mães sabem sorrir: “-Tu ‘entendeu’ tudo, não é, meu amigo?”.

Só consegui responder maneando a cabeça afirmativamente, repetidas vezes, porque a minha garganta fechou, e engasgado com o nó da mais linda emoção, não consegui lhe dizer uma única palavra.

PS: Vai esta em homenagem a todas as mães.

EDITORIAL

EXPEDIENTE

DIREÇÃO:

[email protected]

Jornalismo/Redação:Rosana Radke (DRT/SC 4027 JP)

Diagramação e Projeto gráfico:Marina Bertolli (DRT/SC 2509 JP)

Circulação semanal:Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Tijucas, Balneário Camboriú e Camboriú

REDAÇÃO:

Até a próxima e um abraço a todos!

Neste domingo 13, comemora-se o dia da mulher mais importante de nossas vidas. O Dia das Mães é uma data muito especial para todos nós. Tudo que somos, devemos a nossa mãe, nossa fiel

companheira e amiga. Nesta data, toda a família se reúne para felicitar aquela que sempre nos deu amor, carinho e compreensão. O Correio do Município deseja a todas as mães toda a alegria e felicidade do mundo. Que vocês continuem sendo fortes, pacientes, sábias e acima de tudo amorosas. Não há palavras para dizer o quanto somos gratos a vocês e o quanto amamos todas vocês. Mãe receba hoje todo nosso carinho e saiba que você é um presente de Deus e nós lhe amamos muito. Felicidades mamãe. Imaginem a preocupação de uma mãe, quando seu querido filho sai à rua, na noite ou mesmo para um simples banho de mar. Aqui em Itapema, sair a rua é realmente uma preocupação, principalmente quando é obrigado a atravessar a marginal da BR 101, junto ao trevo que dá acesso ao Bairro Centro, perto da Companhia Águas de Itapema. A população já se manifestou contra a situação daquele trevo, que está muito perigoso e até o presente momento nenhuma providência foi tomada. A concessionária Auto Pista Litoral, apesar de estar fazendo um bom trabalho de recuperação da rodovia, não vem demonstrando respeito aos cidadãos Itapemenses, deixando muito a desejar neste sentido. O descaso está na falta de diálogo, principalmente com as medidas que vem adotando. O fato de não consultar o Poder Público Municipal e a população local antes de proceder às alterações que vem fazendo no trânsito está deixando todos aborrecidos. O Correio do Município vem constantemente apontando os erros e os acertos no trânsito, justamente para que os responsáveis tomem providências e melhorem a segurança. Falando nisso, nossa cidade continua sendo alvo de ladrões e até agora nada foi feito para melhorar. Os furtos e assaltos são constantes e a população permanece aflita e com medo. Vamos exigir das autoridades mais comprometimento neste sentido. Afinal, nossa cidade tem sido muito visitada e mencionada como uma das mais belas do litoral catarinense, porém, segurança é primordial para o crescimento e prosperidade da cidade. Hoje temos a satisfação de dizer que Itapema está na mídia positivamente, seja pelas obras públicas realizadas, seja através dos jovens esportistas como nosso amigo Éder que representa Itapema no mundial de bodyboard. Parabéns a este jovem que com muito esforço está alcançando bons resultados no exterior. O Correio do Município deseja muitas felicidades a todas as mães, lembrando para que nosso jornal está na internet para deleite de todos vocês. Não se esqueça de acessar nosso site: www.correiodomunicipio.com.br.

www.correiodomunicipio.com.br [email protected]

Page 3: JORNAL CORREIO DO MUNICIPIO 71

Edição 71 - 12 de maio de 2012

Edição 71 - 12 de maio de 2012 3

Opinião

LOJA DE ITAPEMA: (47) 3268-1211Rua 120,Nº 136 - sala: 05 - Centro (anexo a Praça da Paz)

LOJA DE TIJUCAS: (48) 3263 2176Rua Bayer Filho, nº 1068 - Sala: 01 - Centro

[email protected]

Atenção aposentado ou pensionista do inss vc que ganha 1 salario por mes pode pegar ate 6.000,00 e vai pagar apenas 186,50

InformeCostaEsmeralda Edição 71 - 12 de maio de 2012 3

Itapema abre edital para Lei de Incentivo Fiscal

Maricultores de Porto Belo assinam contrato de licitação de áreas aquícolas

A Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, está com inscrições abertas para projetos referentes à Lei de Incentivo Fiscal nas áreas de cultura e esporte. Interessados tem até 25 de maio para fazer a inscrição no setor de protocolo da Prefeitura, na Avenida Nereu Ramos, 134, Centro do município. O orçamento disponível para os projetos em 2012 está limitado a R$ 145.491,44, sendo dividido entre os conselhos de Cultura e Esporte.

Treze maricultores do município de Porto Belo assinaram nesta semana, o contrato de licitação das áreas aquicolas marinhas, destinadas ao cultivo de marisco. A entrega dos certificados aconteceu na Secretaria de Pesca, Agricultura e Aquicultura do município. Na oportunidade, o contrato foi

Cada projeto deverá apresentar todos os requisitos descritos em edital e a solicitação de repasse pode ter valor máximo de R$ 20.000,00. Para protocolar o pedido é necessário apresentar o projeto, CPF ou CNPJ e comprovante de residência na circunscrição do município. A relação dos projetos aprovados será divulgada até o dia 31 de maio, sendo que os recursos serão repassados no período de 1° de junho de 2012 a 8 de junho de 2012.

Após a aprovação dos

entregue aos maricultores por um representante do Ministério da Pesca e Aquicultura.

O Secretario de Pesca, Agricultura e Aquicultura, Valmir José Rebelo, explica que com a entrega destes contratos estes maricultores estão com a sua atividade legalizada. “O contrato assinado garante aos

Projetos pelos Conselhos Municipais, o proponente receberá a carta de intenção para que as empresas interessadas façam o preenchimento e encaminhamento para seus respectivos Conselhos. Caso a proponente não encontre uma empresa parceira o projeto será devidamente arquivado.

O Edital de Convocação para Inscrição de Projetos da Lei de Incentivo Fiscal está disponível no site www.itapema.sc.gov.br no link Atos e Contratos.

maricultores a cessão de uso das áreas destinadas ao cultivo de marisco por 20 anos”, completa Rebelo. O grupo de maricultores portobelense contou com apoio e orientação das equipes da Epagri, Secretaria de Pesca, Agricultura e Aquicultura, bem como Associação de Maricultores.

O prefeito de Porto Belo, Osvaldo Claudino Ramos Filho, empossou quatro novos secretários. Desta forma, houve mudanças nas secretárias de Pesca, Agricultura e Aquicultura; Transportes e Obras; Finanças e chefia de Gabinete.

A Secretaria de Pesca, Agricultura e Aquicultura agora conta com o secretariado de Valmir José Rebelo. A Secretaria de Finanças agora é chefiada por Luísa Serpa de Jesus.

A Secretaria de Transportes e Obras passou a ser de responsabilidade de Fabiano dos Santos e o Gabinete do Prefeito, agora conta com os trabalhos de Alcenir Lemos Correia.

PORTO BELO. Prefeito Vadinho empossa novos secretários

Academia Itapemense deLetras abre novas vagas

A Academia Itapemense de Letras lançou edital de processo seletivo para ingresso de três novos membros efetivos. Os interessados podem se inscrever até o dia 15 de junho, seguindo as orientações previstas em edital.

Para participar do processo seletivo o candidato deve ter mais de 18 anos, residir em Itapema, Porto Belo ou Bombinhas há, pelo menos, três anos e apresentar contribuição efetiva para a literatura. Para se inscrever é necessário preencher a ficha disponível no site http://academiaitapemensedeletras.blogspot.com.br/ e encaminhá-la via correio juntamente com currículo e produção literária. O endereço para envio da documentação é Rua 270, n°416, 2° andar, Bairro Meia Praia, CEP 88220-000.

O processo seletivo acontecerá em duas etapas, sendo a primeira a avaliação do currículo e da produção literária e segunda uma entrevista com membros da Academia. O resultado final do edital será divulgado no dia 30 de julho. A seleção é válida para ingresso ainda em 2012.

Page 4: JORNAL CORREIO DO MUNICIPIO 71

Edição 71 - 12 de maio de 20124

Filhos biológicos ou adotivos, amor de mãe é incondicional

A educadora Lourdes do Rocio Pires, 54 anos, sempre quis ter uma filha, como teve somente

dois meninos quando surgiu a oportunidade de adotar uma menina, não pensou duas vezes. “Eu não tinha a intenção de adotar uma criança, mas intimamente eu tinha uma frustração por não ter tido menina, e acho que o Universo conspirou para que ela surgisse em minha vida”, conta emocionada.

Sabrina, de 8 anos, foi adotada por Lourdes há quatro anos, e mesmo não sendo a filha biológica, é “xodó da família”, garante Lourdes. A adoção é uma prova de amor. Mãe não é somente a que da à luz, mas também aquela que educa e cuida. Para Lourdes, o amor de mãe é o mesmo, tanto

com os filhos biológicos quanto à filha adotiva. “Para mim é um amor sem explicação, é sem igual. É muito bom saber que a gente faz a diferença na vida de alguém e este alguém faz muita diferença na vida da gente”.

Como Lourdes, muitas famílias tem o desejo de adotar uma criança, mas o processo de adoção no Brasil é burocrático e nem sempre é rápido. Lourdes convive 4 anos com Sabrina, há dois solicitou a adoção e o processo ainda está em trâmite. “Eu tinha o processo da guarda definitiva e pensei que ele evoluía para a adoção, só depois descobri que não”.

Lourdes, que é educadora de um colégio em Meia Praia, explica que já viu muitos casos de adoção em Itapema, mas que muitas vezes, os pais tem medo de contar a verdade aos filhos. “Eles ficam com receio, mas a melhor coisa é jogar limpo com a criança adotiva. Ser franco é o melhor jeito de lidar com esta situação”, conta a educadora. “A minha filha sempre soube de toda a verdade, ela conhece os irmãos e nunca escondemos o passado da vida dela”.

ROSANA [email protected]

CapaGeral

Mães de coração Foto: Anselmo Vieira

“Para mim é um amor sem explicação, é sem igual. É muito

bom saber que a gente faz a diferença na vida de alguém e este

alguém faz muita diferença na vida da gente”

Apesar de ter tantas crianças em abrigos, nem todas podem ser adotadas, pois muitas delas tem vínculos jurídicos com a família de origem e por isso não estão disponíveis para adoção.

Todas as crianças que tem até 18 anos, cujos pais faleceram ou são desconhecidos podem ser adotados. No Brasil, crianças menores de dois anos, de pele branca ou morena clara, com boa saúde e sem irmãos são as mais procurados para adoção.

A Lei também impede que crianças e adolescentes permaneçam mais de dois anos em abrigos públicos, prevê que a situação de meninos e meninas que estejam em instituições públicas ou famílias acolhedoras seja reavaliada a cada seis meses e oficializa cadastros nacional e estaduais de crianças em condições de serem adotados e de pessoas habilitadas à adoção.

O primeiro passo é se dirigir ao Fórum de sua cidade, com RG e comprovante de residência. Após análise e aprovação dos documentos, entrevistas com quem pretende adotar vão ser realizadas com a equipe técnica das Varas da Infância e da Juventude.

Após dada a sentença de adoção pelo juiz, a adoção é irreversível e a família perde todo direito sob a criança. Mas a família que adota pode perder os direitos da adoção, caso haja violência contra criança, práticas de atos contrários a moral, e aos bons costumes, etc.

Adoção – ato de amor

Qual é o caminho para quem quer adotar?

Page 5: JORNAL CORREIO DO MUNICIPIO 71

Edição 71 - 12 de maio de 2012

Edição 71 - 12 de maio de 2012 5

GeralNOVO CÓDIGO FLORESTAL

Código levanta divergências e críticas

O Código Florestal já foi aprovado na Câmara e no Senado, agora, se a Presidente Dilma sancionar, começa a valer novas regras em relação a Áreas de Preservação Permanente (APP). A aprovação do Código Florestal representou, para muitos ambientalistas, um retrocesso ambiental no Brasil. “Pelas premissas citadas anteriormente, certamente significa que estamos assumindo uma posição mais permissiva em relação a tudo aquilo que estávamos exigindo nos Fóruns mundiais”, defende o Mestre em Biologia Vegetal, Oscar Benigno Iza.

Na visão de Iza, o Código não é uma boa iniciativa para o meio ambiente. “De forma geral, o Código Florestal como foi aprovado, fragiliza parte do processo de proteção das Áreas de Preservação Permanente. Estes locais devem ter a sua vegetação intacta para que possa se garantir a integridade da mata ciliar e a funcionalidade do ecossistema associado”.

O engenheiro ambiental, Eliomar Cachoeira, acredita que

o Código Florestal, não afetará as áreas para construção civil de Itapema. “A maioria dos critérios que definem áreas de preservação permanente foram mantidas (inclinação do terreno, topo de morro, distância dos rios, etc). Se considerarmos as características de Itapema, do ponto de vista topográfico, penso que nada muda, significativamente com o Novo Código”, esclarece Cachoeira.

Os especialistas já preveem críticas de outros países caso seja aprovado o Código Florestal. Especialmente na Conferência de Desenvolvimento Sustentável Rio+20, que vai ser realizado em junho, no Rio de Janeiro. “Claramente haverá uma cobrança nesse sentido. Até porque o Brasil reconhecidamente apresenta uma Legislação Ambiental bastante abrangente e rigidamente protecionista”, defende Iza.

O Código Florestal se aplica a todos os biomas brasileiros, como Cerrado, Mata Atlântica, Pampas, Caatinga e Pantanal.

A lei define o que proprietários rurais devem proteger, já que dos 5,3 milhões de quilômetros quadrados de selva e florestas que o Brasil tem, apenas 1,7 milhão está sob proteção do Estado. O restante está em terras privadas ou sem propriedade definida.

Para o engenheiro Cachoeira, a aprovação do Código vai ser positiva para o país. “Pelo menos, vai dirimir vários pontos de interpretação subjetiva que existiam no antigo”, defende.

Há tempo ambientalistas e ruralistas concordavam em reformar a lei, mas da forma como ela está, gerou crítica entre os ambientalistas, pois a recuperação das florestas é reduzida e as Áreas de Proteção Permanente (APP) diminuem.

A importância desta lei, que define o que os proprietários rurais devem proteger, se deve aos 5,3 milhões de quilômetros quadrados de selva e florestas que o Brasil tem, apenas 1,7 milhão está sob proteção do Estado e o restante se encontra em terras privadas de produtores rurais ou sem propriedade definida.

O juiz corregedor Luiz Cesar Schweitzer esteve em Itapema nesta semana para acompanhar os trabalhos da Comarca de Itapema. Segundo o juiz, as principais reclamações são sobre o excesso dos processos no Fórum, a necessidade da criação de mais uma Vara na Comarca (que atualmente conta com três Varas) e a morosidade da justiça.

Itapema é uma das 355 Varas existentes em Santa Catarina. “Viemos aqui para uma visita de rotina, não há previsão para voltarmos à cidade, já que voltaremos quando houver a necessidade”, afirmou.

A corregedoria esteve em Itapema desde segunda (7) até quinta-feira (10) e durante a visita ouviu os questionamentos e reclamações da população e dos magistrados.

O Departamento de Trânsito de Itapema informa que a Rua 800A, no bairro Casa Branca, passa a ter sentido único de circulação para veículos. A mudança entrou em vigor a partir de ontem (11), quando o trânsito passou a ser de leste para oeste. Todo o trecho está com placas de sinalização vertical de regulamentação para sentido de circulação da via (R-25A), vire a esquerda (R-25B) e sentido proibido (R-3), em conformidade com o disposto na Resolução 180/2005 do CONTRAN. Além disso, também há sinalização horizontal do tipo setas direcionais, as quais orientam o fluxo de tráfego na via.

Segundo o diretor do Departamento de Trânsito, Luis Albares, a ação tem como objetivo garantir o trânsito em condições seguras e corroborar na prevenção de acidentes, dando prioridade as ações de defesa da vida. “O descumprimento da sinalização poderá acarretar infrações previstas na legislação de trânsito vigente. Igualmente lembramos que os agentes municipais de trânsito vão orientar os condutores de veículos no local”, explica.

A equipe da Secretaria de Transportes e Obras teve como prioridade nesta semana as atividades de limpeza de ruas, com varrição, capina, roçagem, raspagem das vias e retirada de resíduos.

No cronograma de obras as ações de limpeza da cidade iniciaram pelos bairros Centro e Perequê. Paralelo a esta ação, outro grupo concentra esforços para realizar limpeza e capina da Rodovia Turística Porto Belo – Santa Luzia (Estrada Geral Alto Perequê).

Conforme o secretário de obras Fabiano dos Santos até o final desta semana, e possivelmente na próxima semana ainda, a prioridade da equipe será concluir a limpeza destes trechos já em execução. “Assim que terminarmos o trabalho nesses bairros, vamos avançar para outros, mas o retorno vai ocorrer sempre que necessário, com o objetivo de manter as ruas limpas”, destaca Fabiano.

Corregedoria doestado chega a Itapema

Rua 800A passaa ter sentido único

de circulação

CENTRO E PEREQUÊ Porto Belo intensifica serviços de limpeza

de ruas de circulaçãoFoto: Rosana Radke

Page 6: JORNAL CORREIO DO MUNICIPIO 71

Edição 71 - 12 de maio de 20126

Geral

Economia aquecida, número de empregos crescendo, os casamentos disparam. Segundo dados do IBGE o Brasil

movimenta 10 bilhões por ano no mercado de casamentos. Nos últimos 10 anos o número de uniões legais subiu 35%. Em média é gasto num casamento R$ 35 mil, o que supera o

Com o Lema “Vacinação para quem precisa de mais proteção” a 14ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2012 iniciou no dia 05 de maio e segue até dia 25 de maio. O último sábado (05) foi o Dia de Mobilização Nacional (Dia D).

Em Porto Belo, somente no ‘Dia D’ 99 crianças foram vacinadas, 29 gestantes imunizadas e 311 pessoas acima de 60 anos, totalizando 19,5% da população alvo do município de Porto Belo.

A meta da Capital Catarinense dos Transatlânticos é vacinarmos no mínimo 80% dessa população por grupo alvo. A vacinação continua nas sete Unidades de Saúde da Família do Município.

SETOR MOVIMENTA 10 BILHÕES AO ANO

Casamentos em Alta no Litoral de SantaCatarina

valor de um carro popular 0Km.Os casamentos estão cada vez

mais personalizados e todo sonho pode ser colocado em prática. Na faixa litorânea de Santa Catarina cresce também o número de casamentos. Atraídos pelas belezas naturais e ambientes praianos vários casais, inclusive de outras cidades e estados têm escolhido nosso litoral para se

casar.São hotéis, pousadas e resorts

que além da hospedagem oferecem toda infra estrutura como buffets, espaços, serviços de transporte de noivas, SPAs e Dia de Noiva. Também as casas de Shows e Eventos estão voltadas para este setor, restaurantes melhor preparados, oferecem ambientes climatizados a Beira Mar e um cardápio voltado especialmente para este segmento.

Maio tradicionalmente é o mês das noivas, mas na região litorânea os meses com maior número de casamentos são outubro, novembro e dezembro, devido ao clima estar mais propício para realização de casamentos ao ar livre. Também neste mercado vemos a constante evolução dos produtos e serviços e a busca por excelência.

Devido a esta busca por profissionais capacitados e observando o quanto as noivas estão mais seletivas muitos destes profissionais poderão ser conhecidos durante a realização da Expo Noivas Litoral, feira de casamentos que trará 90 stands voltados para este mercado com produtos e serviços especializados.

Oito desfiles de vestidos de noiva, festa, sapatos e acessórios estarão na programação do evento, além de workshops gratuitos para ajudar as noivas na organização do seu casamento. A expo Noivas Litoral acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de junho no Centreventos Itajaí.

A Guarda Municipal (GM) completou, no último dia 3, um ano de atuação nas ruas da cidade. Neste período, sendo uma das guardas mais recentes do Estado, contabilizou um total de 3.856 atendimentos. Em tão pouco tempo a GM se tornou referência a nível nacional.

Atuação da GM em númerosDesde o início das atividades da Guarda

Municipal, no dia 3 de maio de 2011, já foram registrados 3.856 atendimentos. Entre eles, 920 apoios ao cidadão, 100 à Polícia Militar, 287 aos Agentes de Trânsito, 299 apoios à órgãos públicos e outras instituições e 1.232 disparos de alarmes.

Foram registradas ainda, 101 ocorrências de furto, oito de roubo, 20 tentativas de furto, recuperados 15 veículos, 30 atos obscenos, 97 atendimentos motivados por vias de fato, 38 ocorrências de desacato a autoridade, 187 de perturbação de sossego, 438 por uso de entorpecentes e 65 registros de vandalismo. Foram realizadas também 19 operações integradas com outros órgãos da segurança pública.

PORTO BELO. Campanha de Vacinação contra a Gripe segue até 25 de maio

BALNEÁRIO CAMBORIÚGuarda Municipal completa um ano deatuação

POLÍCIA

ACIDENTE DE TRÂNSITO Quatro jovens de Balneário Camboriú morrem na Serra

Assaltante é morto a tiros por policial à paisana

Quatro jovens de Balneário Camboriú morreram após uma colisão na localidade de Pericó, em São Joaquim, na Serra Catarinense. Os corpos de Alecsandro Fisher de Oliveira, 25 anos, Lucas Marioki Ribeiro, 19 e Maicon André Gonçalves dos Santos, 25, foram encontrados na cabine do caminhão. O quarto passageiro, Anderson Luiz Wandervegen, 20, foi encontrado na carroceria. O grupo trabalhava para a empresa Litoral Bebidas, e havia vendido bebidas no último final de semana na Festa Nacional da Maçã. Eles estavam voltando para Balneário Camboriú, quando o motorista teria perdido o controle e passado reto em uma curva. O caminhão caiu de uma ribanceira de aproximadamente 100 metros e bateu em um paredão de pedras. Os corpos dos rapazes foram levados ao Instituto Médico Legal (IML) de Lages.

Um policial à paisana atirou e matou a um jovem de 22 anos na noite de quinta-feira (10) durante um assalto, em Itajaí. Segundo a Polícia Militar, o rapaz chegou em um bar no bairro Cordeiros armado de um revólver e ameaçou a esposa e irmã do proprietário do estabelecimento. O jovem morto era suspeito de ter praticado outros dois assaltos na tarde de quinta-feira em dois comércios de Itajaí.

Foto: Divulgação

Page 7: JORNAL CORREIO DO MUNICIPIO 71

Edição 71 - 12 de maio de 2012

Edição 71 - 12 de maio de 2012 7

Cidade

Túnel de acesso ao Várzea é obstáculo à acessibilidade

Transitar pelo túnel que dá acesso ao bairro Várzea está difícil para cadeirantes, ciclistas e para quem passa com carrinho de bebê. Isso porque a passagem para pedestres é dificultada por conta de corrimões colocados muito próximo uns dos outros. “Isso aqui ficou uma vergonha. Nós que passamos de bicicletas temos dificuldade para passar”, diz o pedreiro José de Oliveira, 50 anos, que passa pelo túnel todo dia. “Todo mundo que passa aqui reclama disso, foi muito mal planejado”, diz Oliveira.

O cadeirante Aguinaldo Manuel Vieira, 44 anos, precisa passar com frequência no túnel e diz que a situação é um obstáculo à acessibilidade. “Está péssimo do jeito que está. Às vezes preciso de ajuda para poder passar, é terrível”, conta o cadeirante.

A situação do túnel já

virou discussão na Câmara de Vereadores de Itapema. O vereador Mauro Hercílio da Silva (PPS), já solicitou na tribuna que a Empresa Auto Pista Litoral Sul, dê atenção aos apelos da população.

“Este túnel foi muito mal planejado, não sei porquê resolveram dificultar tanto a vida dos pedestres”, defende o pedreiro, Vilmar Maurílio Laurindo, 25 anos.

Vieira está em cadeira de rodas há nove anos e diz que além do túnel, encontra muitos obstáculos para transitar em Itapema. “Este trecho próximo ao túnel é complicado, a velocidade máxima é 40 quilômetros por hora, mas os motoristas e motociclistas não respeitam”.

Para tentar diminuir a incidência de acidentes e reduzir a velocidade deste trecho, o vereador Marinho solicitou a

Auto Pista Litoral Sul, que seja instalado redutores de velocidade na marginal da BR 101 entre o túnel do bairro Alto São Bento e o túnel do bairro Casa Branca. “A solicitação acima vem atender a necessidade de toda comunidade, viabilizando um acesso mais seguro, pois neste trecho existem apenas dois redutores do tipo Tartaruga, mas os mesmos não são suficientes para evitar acidentes fatais como os quatros já ocorridos, sendo que o ultimo aconteceu no dia 05 de novembro de 2009. Assim sendo se torna imprescindível a obtenção de uma nova forma de reduzir a velocidade dos veículos que saem da BR 101”, justificou o vereador.

Tentamos entrar em contato com Auto Pista Litoral Sul, mas ninguém foi localizado para falar sobre o assunto.

Não é a primeira vez que a Auto Pista L i t o r a l Sul recebe críticas da população de Itapema. Na semana p a s s a d a , moradores do bairro

Alto São Bento, Sertãozinho, Casa Branca, Várzea, Centro e Meia Praia fizeram uma manifestação pacífica pedindo mais segurança no trânsito. Os moradores se reuniram no túnel que dá acesso ao bairro Casa Branca. Os organizadores do protesto alegam que a concessionária não preza pela segurança nas marginais. Entre as reivindicações, os moradores exigiram a construção de rótula, ou faixa elevada de pedestres, em todo cruzamento para garantir mais segurança aos usuários da via.

Vereadores já fizeram reclamação para Auto Pista Litoral Sul

> Mobilização pede mais segurança nas Marginais

Fotos: Anselmo Vieira

Page 8: JORNAL CORREIO DO MUNICIPIO 71

Edição 71 - 12 de maio de 20128

GeralJURÍDICO EM PAUTA

Vinicius Torres AntonascioAdvogado, OAB/SC 32.673 - Graduado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí - Pós-Graduando em Direito Aduaneiro e Comércio Exterior.

Bullying: a responsabilidade dasescolas diante do comportamento agressivo de seus alunos

O fenômeno conhecido como “bullying” começa a ganhar ampli-tude no universo jurídico brasileiro a partir do emblemático julgado que condenou um colégio no estado do

Rio de Janeiro a pagar uma indenização por danos morais a família de uma ex-aluna no valor de 35 mil reais.

Bullying, palavra de origem inglesa, é utili-zada por psicólogos e pedagogos para descrever o comportamento de crianças e adolescentes, em ambiente escolar, que se utilizam da sua superio-ridade física ou moral para intimidar, excluir, im-plicar ou humilhar outros alunos.

Neste ponto, vale frisar que desentendi-mentos esporádicos, brincadeiras indelicadas e gozações sempre existiram no ambiente escolar e são, muitas vezes, encaradas como parte de um processo natural de transformação, necessário ao amadurecimento social dos alunos. Porém, quan-do uma criança, de modo intencional e repetitivo, espeta a cabeça de um colega com lápis, utiliza-se de gritos e promove xingamentos diários, está-se diante de um fenômeno que pode provocar nas vítimas a diminuição da sua autoestima e até o suicídio. Quem não se lembra do filme “Carrie”, dirigido por Brian De Palma, em que uma jovem aluna proibida de ir a uma festa prepara uma ar-madilha para ridicularizar sua colega de escola em público?

Pode-se afirmar seguramente que o bullying é problema que pode surgir em todos os tipos de instituições escolares: do ensino fundamental ou médio, público ou privada. Neste sentido, é im-portante destacar que a escola condenada ao pa-gamento de indenização (anteriormente mencio-nada) em decorrência da prática de bullying em suas dependências é um colégio de enfoque reli-gioso, privado e que detém 95 anos de experiência na educação de crianças, adolescentes e jovens.

Em termos jurídicos, têm-se entre a escola e o aluno uma relação de consumo. Portanto, con-forme dispõe o artigo 144 do Código de Defesa do Consumidor, a responsabilidade da instituição prestadora de serviços educacionais é objetiva e,

como toda fornecedora de serviços, responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumido-res por defeitos relativos à prestação de seus serviços.

Em termos práticos, pensemos no seguin-te exemplo: um remédio causa deformidade em uma série de bebês e a empresa farmacêutica fabricante afirma que não tinha como saber dos efeitos nocivos quando colocou o produto no mercado. Pela lógica da responsabilidade objetiva insculpida no Código de Defesa do Consumidor, independentemente de ter ou não concorrido para tal resultado, de ter ou não cul-pa, ela deverá arcar com as indenizações que decorram do fato.

Com igual lógica, pode-se afirmar que se ficar configurada a ocorrência de “bullying” nas dependências de uma escola, não irá se discu-tir se existiu ou não a culpa da instituição de ensino. Será considerada responsável mesmo que alegue em sua defesa que tentou tomar as precauções necessárias para evitar os danos so-fridos pela vítima. Tampouco poderá alegar que o pagamento de indenização reparadora deve-rá recair sobre os pais do aluno que praticou a agressão.

As escolas, ao receberem o estudante em qualquer de seus estabelecimentos de ensino, assumem o seríssimo compromisso de velar pela preservação de sua integridade física, de-vendo empregar “total esforço” ao integral de-sempenho desse encargo jurídico, sob pena de incidir em responsabilidade civil pelos eventos lesivos ocasionados ao aluno.

Como muitos advogados têm observado, os juízes brasileiros estão se inclinando, cada vez mais, para a responsabilização pura e sim-ples das escolas nos casos de bullying, mesmo não existindo uma legislação específica dispon-do sobre o tema. Isto porque é possível a apli-cação de regras gerais de cidadania e educação previstas no Estatuto da Criança e do Adoles-cente, no Código de Defesa do Consumidor e até no Código Penal.

GIRO SC

LINHA DE FINANCIAMENTO Governo une esforços com empresas parasuperar prejuízos dasmudanças no ICMS

ECONOMIAJuro Zero faz seis meses de operação com mais de R$ 8 milhões em empréstimos

Para impedir prejuízos sociais como a perda de 18 mil empregos diretos em Santa Catarina, o Governo realizou uma reunião entre Estado, sociedade civil organizada, empresas e representantes eleitos dos catarinenses, nesta semana, para discutir como lidar com os problemas gerados pela aprovação do projeto de resolução 72 do Senado. O encontro foi uma conversa inicial, mas já trouxe duas medidas. A primeira é a criação de um grupo de trabalho para trazer soluções e fortalecer os setores atingidos. A segunda, busca criar um mecanismo de crédito com condições especiais para os prejudicados. “Aqui estão presentes representantes do Badesc, BRDE, Banco do Brasil. Vamos construir uma linha de financiamento para permitir que esses setores continuem conseguindo investir para crescer”, disse o governador Raimundo Colombo.

O programa Juro Zero, para microempreendedores individuais (MEIs), criado pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (SDS), completou seis meses de atividades nesta terça-feira (8). “Chegamos a R$ 8,2 milhões emprestados, em 2.985 operações”, celebra o titular da SDS, Paulo Bornhausen. O Juro Zero é uma parceria da SDS com a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC) e a Associação das Organizações de Microcrédito de Santa Catarina (Amcred).

O programa foi lançado em 8 de novembro de 2011. “Foi um dia muito especial para o meu governo”, lembra o governador Raimundo Colombo. “Ali mostramos o real significado do governar com as pessoas sempre em primeiro lugar”.

Segundo Bornhausen, o Juro Zero, além de um programa de crédito, é, sobretudo, uma ação de valorização do esforço pessoal do catarinense. “O Governo do Estado está atendendo o desejo de mais de 60% dos catarinenses, que querem ser empreendedores”, afirma, citando pesquisas já publicadas na imprensa.

Page 9: JORNAL CORREIO DO MUNICIPIO 71

Edição 71 - 12 de maio de 2012

Edição 71 - 12 de maio de 2012 9

Geral CONSTRUÇÃO CIVIL

Eliomar [email protected]

NOSSA LEGISLAÇÃO REPENSADA

É geral e antiga a reclamação, por par-te dos construtores, com relação à demora nos trâmites de aprovação dos projetos em Itapema. Os proje-tos, via de regra, tem levado até seis

meses (às vezes mais), para serem analisados e aprovados pela FAACI e SGU. Some-se essa demora ao tempo necessário para o registro da incorporação junto ao Cartório de Registro de Imóveis da cidade e não estranhe o fato de que, não raro, as construções ficam prontas antes da documentação. É claro que isso fere a lei. No entanto, entre paralisar a atividade e desafiar a lei, os construtores optam pela segunda. Ruim para todos. Ruim para os adquirentes dos imó-veis, que não possuem as garantias de entrega e da legalidade da obra, ruim para o Municí-pio que não consegue controle sobre as obras na cidade e ruim também para os construtores sérios, que desejam construir suas obras den-tro da lei. Talvez bom seja apenas para os maus construtores, que se aproveitam da ilegalidade generalizada para sobreviverem no mercado. Fica todo mundo no mesmo balaio. E, em mi-nha opinião, embora faltem um pouco de boa vontade dos analistas e de racionalidade nos processos, o problema maior está no texto das leis aprovadas que regem a construção civil na cidade. A legislação vigente é tão detalhista, tão intrometida com picuinhas, que acaba por complicar a análise e a aprovação dos projetos. Ressalte-se que algumas providências têm sido tomadas pelo Poder Público Municipal para

melhorar a situação. Há pouco concluiu um sistema em que as consultas de viabilidade podem ser retiradas via internet, em questão de minutos. Também estuda alguns pontos que causam divergência na interpretação da lei quando da análise dos projetos, a fim de modificá-los ou suprimi-los. Os procedimen-tos burocráticos estão sendo repensados com o objetivo de aumentar a produtividade e a ra-cionalidade, diminuindo o tempo de tramita-ção dos processos. Mas isso é paliativo. É hora de nos debruçarmos sobre os textos das leis, fazendo análise crítica de seu conteúdo e pro-pormos uma mudança geral e substancial na legislação. Precisamos ter leis que se limitem ao essencial, ao que realmente importe para a cidade, deixando de lado tecnicalidades sem nexo ou importância, facilitando o trabalho dos analistas e diminuindo o tempo de trâmi-te. Urge também a necessidade, entre muitas outras, de flexibilizarmos ou substituirmos os índices construtivos vigentes (K e C), de ma-neira a diversificarmos a ofertas de imóveis, saindo do padrão 3 ou 4 suítes, que custam mais de meio milhão de reais, oferecendo aos moradores e turistas outras opções, mais ba-ratas ou acessíveis a quem tem poder aquisi-tivo um pouco menor. Corremos o risco de, no futuro, as zonas 1 e 2 do município, como numa cidade fantasma, sejam repletas de pré-dios vazios, pertencentes à magnatas que não moram aqui, enquanto que o povo, nativo ou por adoção, more distante, nos bairros.

Page 10: JORNAL CORREIO DO MUNICIPIO 71

Edição 71 - 12 de maio de 201210 por Marcia Maria

[email protected]

E, voltando à festa dos amigos, não poderíamos deixar de mostrar o pessoal do Buggy Club Costa Esmeralda que fizeram uma ótima apresentação como sempre. Almoçaram no Hotel Beira Mar, e à noite se reuniram no CTG para jantar e dançar.

Na noite de sábado dia 05, estivemos visi-tando a Pizzaria e Petiscaria Velas ao Mar, na Rua 229, para conhecer e saborear uma

deliciosa pizza. Real-mente valeu a pena por-que tivemos a agradável surpresa em deparar com um ambiente ale-gre, bonito, ótima pizza, pessoal treinado com curso em Curitiba; fa-zendo do lugar uma das opções nota dez, para frequentar à noite. Ser-

vem também petiscos, bons vinhos, lanches e espetinhos.

Sábado foi uma noite especial, em que o Sr. Luiz, proprietário, em parceria com Márcio Martins da rádio Mega Hits 92,5 fizeram uma promoção e sortearam 20 pizzas atra-vés da rádio.

7º Encontro de Bugueiros

Pizzaria e Petiscaria Velas ao MarFernando ‘’Beira Mar’’ (Presidente do Club) e Paulinho Blanco

Dia das MãesDesejo à todas as mães um enorme parabéns pelo seu dia. São figuras especiais que merecem todo o res-peito e admiração. Felicidades!

Luiz e Márcio

Casa cheia

Barzinho da Pizzaria

Page 11: JORNAL CORREIO DO MUNICIPIO 71

Edição 71 - 12 de maio de 2012

Edição 71 - 12 de maio de 2012 11

A moda que vem fazendo o pé da mulherada desde o verão e parece

ter alçado vôo nesse inverno é o cap toe! O sapato leva esse nome por causa da capinha que tem na parte dos dedos, podendo vir de outro

material e na cor diferente do sapato. E como a moda é um revival de décadas, resgatamos o cap toe lá dos anos 50, idealizado por nada

mais nada menos que Coco Chanel, com um modelo de sapatilha bege e a ponta preta. O objetivo do sapato, era diminuir os pés, e alongar as pernas! Lembrando que calçados na cor nude, e com a ponta dos pés

de fora dão a impressão de que somos mais altas, pois o efeito do sapato da mesma cor da pele alonga as pernas. Ótima dica para as mais baixinhas hein!

Os cap toes dão uma descontraída no look, podendo ser usados desde produções mais bási-cas até looks poderosos de festa.. As famosas e fashionistas não tiram mais os

seus dos pés, e você já comprou um para chamar de seu?

Moda Acesse: www.bubbleupstyle.com

Manoella Deschapms

Trend Alert: cap toe!

Inspirem-se na moda das

famosas!

Page 12: JORNAL CORREIO DO MUNICIPIO 71

Edição 71 - 12 de maio de 201212

Obentropp Conversa com a Presidente

Coluna Semanal Dilma Roussef

É verdade que o governo bra-

sileiro, antes mesmo de cum-

prir as metas do Luz para Todos

no Brasil, está implantando o programa em

outros países?

Minha irmã, servi-dora aposentada, recebeu oferta de

empréstimo de R$ 6 mil e, no extrato,

apareceu o valor de R$ 23 mil. Qual

o controle que o governo exerce

sobre agentes financeiros que

oferecem emprés-timo para idosos

aposentados?

Dúzia de Treze – parte 7

Roberto M. Ferreira, 44 anos, vendedor em

Cuiabá (MT)

Iris da Rosa, 73 anos, aposentada em Porto

Alegre (RS)

Por essas e tantas outras que só os f l a m e n g u i s t a s conhecem os signos zodiacais são DOZE

e DOZE foram os apóstolos iniciais de Cristo. Doze Pares tinha o Rei de França, DOZE filhos varões tinha Jacó (Rúben, Simeão, Levi, Judá, Isaacar, Zabulon, Dã, Nfetali, Gad, Aser, José e Benjamin), tornando-se os mesmos, do primeiro ao último, os DOZE designados para velar pelas DOZE tribos de Israel (consta da Bíblia); DOZE meses compõe um ano conforme entendem os ocidentais, aí incluídos os portugueses. DOZE são as portas de Bolonha, Itália, das quais conheci duas me dando por satisfeito enquanto DOZE são as faculdades do espírito, assim como DOZE meses leva a gestação de um guanaco (animal semelhante ao camelo, habitante da Patagônia ao Peru).

Os alicerces da Cidade Celestial relatadas no Apocalipse 21 (DOZE ao contrário) eram DOZE e houve DOZE aparições de Jesus depois de sua morte. Jano, dos romanos, é o deus dos DOZE meses e é representado por DOZE altares sob os pés, enquanto a Lei das DOZE Tábuas (Lex XII tabularum), segundo a Barsa, foi escrita sob pressão dos plebeus, 450 anos A.C., acoplada pelos seus criadores, os romanos, como sua fonte primordial do direito.

Enquanto isso, no Condão de Quiriri - onde cresce assustadoramente o número de seres com pilosidade rija -, DOZE do ramo imobiliário em atividade não estariam aptos a exercer as funções profissionais que no presente ano DOZE do século XXI, exercem. Então, não por acaso, “12” é uma DÚZIA e Cardhu “12” years o melhor dos escoceses... pra tudo terminar numa quarta feira TREZE de cinzas e nublada, na cidade de TREZE Tílias e não no campo

Presidenta Dilma – Roberto, o governo brasileiro não só cumpriu como ultrapassou em muito a meta estabelecida para o Luz para Todos. O programa foi lançado em 2003 com o propósito de levar energia elétrica para 2 milhões de famílias, o que foi alcançado em junho de 2009. Mesmo com as metas atingidas, decidimos prorrogar o programa – até agora, já levamos luz elétrica a 2,9 milhões de famílias. A boa experiência do Luz para Todos chamou a atenção de diversos países da América Latina, África e Ásia e assinamos acordo de cooperação com quatro países e estamos negociando com outros catorze. Nós damos assistência

Presidenta - Dilma Iris, os segurados do INSS que tiverem problema com empréstimo consignado podem registrar reclamação pelo telefone 135 ou pelo site do Ministério da Previdência Social: www.previdencia.gov.br. Os bancos têm 10 dias úteis para responder ao INSS e, constatado o erro, dois dias úteis para devolver o dinheiro. Várias medidas foram tomadas para proteger o aposentado. Por exemplo, o valor do empréstimo tem que ser depositado na conta do segurado e, na assinatura do contrato, a instituição tem que fornecer cópia com o total financiado, o valor e o número de prestações, além da soma do que será pago.

do TREZE como estrondeiam os campineiros paraíbas. Há controvérsias evidentes por parte dos riograndenses do sul. Argumentam os tri, de forma ufanista, que Aparício Torelli (Barão de Itararé), João Belchior Marques Goulart, Leonel de Moura Brizola, João Saldanha, Getulio Dornelles Vargas, Luiz Carlos Prestes, Nelson Gonçalves, Irineu Evangelista de Souza (Visconde de Mauá), Érico Veríssimo, Mario Quintana, Oswaldo Aranha, Ronaldinho Gaúcho e, claro... a Xuxa, são vultos oriundos de seus pagos, possuidores de credenciais nacionais, internacionais, autênticas e incontestes em número de TREZE, pra começar, segundo eles...

Finalmente, TREZE é o número do PT, TREZE são os verdadeiros motivos para nesse exato momento em que uma fantástica “cachoeira” está prestes a vazar e molhar a casa maior da democracia no DF e tudo mais ao seu redor, encerrar por aqui mesmo essa arenga numérica abençoada pela bonita Maria Eduarda e a ela dedicado, com seu olhar tímido e pidão, perdido na timidez; também agradecer com penhor a atenção dispensada do princípio ao fim na leitura dos TREZE pelos amados leitores (ponho fé).

Assim as coisas “mormão” e tudo mais que seja movido pelo tesão aí incluídos os números e sua participação fundamental em nossa existência. Que o diga Mário J. L. Zagalo (TREZE letras) o verdadeiro e único dono do “13”, enquanto aguardamos a quebra da normalidade dos prefeitos, fato corriqueiro na terra Natal de Higino João Pio, suicidado nas mãos da ditadura em Floripa, quando prefeito em Balneário Camboriú e enterrado pela família em caixão que já veio bento e lacrado pra ser sepultado.

técnica para os governos implantarem programas similares ao Luz para Todos, sem descuidar das nossas metas. O Luz para Todos foi escolhido pela ONU como referência para estender às populações mais pobres de todos os países do mundo o acesso aos serviços de eletricidade. O Luz para Todos não serve apenas para iluminar os domicílios, mas também possibilita a utilização de diversos aparelhos eletroeletrônicos e impulsiona o trabalho no meio rural. A produção se multiplica e permite a comercialização dos excedentes. É essa revolução no campo que está encantando outros países, o que é motivo de orgulho para todos nós, brasileiros.

Geral Política

Lembro que a melhor forma de conseguir um empréstimo é o segurado procurar o banco de sua preferência. Na contratação de operações de crédito em geral, inclusive empréstimos consignados, os bancos e financeiras devem respeitar as normas instituídas pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central. Quem se sentir prejudicado, tem a opção de recorrer ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da própria instituição financeira ou do seu correspondente bancário. Ou então reclamar ao Banco Central pela página http://www.bcb.gov.br/?CIDADAO ou pelo telefone 0800-979-2345.

Page 13: JORNAL CORREIO DO MUNICIPIO 71

Edição 71 - 12 de maio de 2012

Edição 71 - 12 de maio de 2012 13

Vereador de Itapema, Giliard Reis, com o presidente Nacional do PMDB, Valdir Raupp

PolíticaTRANSPARÊNCIA

Requerimento cobra explicação sobre o projeto da macrodrenagem à comunidade

ITAPEMA

Vereadores encaminham três novos Projetos

FLORIANÓPOLIS

Giliard participado Encontro

Estadual do PMDB

Os vereadores de Itapema aprovaram com unanimidade o requerimento nº 029/2012, na última sessão do legislativo, realizada dia 08. De autoria do vereador do PP, Alcionei Tridapalli, a solicitação vem requerer ao poder público municipal explicações sobre o projeto da macrodrenagem que está em fase de execução em Itapema. O edil alega que hoje nem a comunidade, nem o legislativo, receberam as devidas informações sobre este projeto, como ele vai funcionar, por quais ruas de Itapema irá passar, entre outras dúvidas que os vereadores tem

Na noite desta terça-feira, 08, durante a Sessão Ordinária, os vereadores de Itapema deram entrada a quatro novos projetos, que agora seguem para suas respectivas comissões para análise e posterior votação do legislativo.

O Projeto de Lei nº 011/2012, de autoria do vereador Alcionei Tridapalli (PP - foto acima), dispõe sobre a redução nas tarifas dos serviços

recebido da população. Nei destaca que há uma

preocupação geral com algumas etapas da obra que estão em andamento, com os possíveis transtornos que ela vai gerar aos moradores e qual o cronograma de execução em cada bairro, para o morador saber em que momento isso vai acontecer na sua região. “Em 2011 apresentei um requerimento semelhante, cobrando da Prefeitura de Itapema que a comunidade tivesse uma participação mais ativa neste importante projeto. Nós estamos vendo algumas obras da macrodrenagem que

de coleta de esgoto sanitário. O autor do projeto argumenta que Itapema é uma das únicas cidades brasileiras que cobra 100% de taxa de tratamento de esgoto. Se aprovado, essa cobrança passará a ser de 70% do valor apurado de consumo da água, isso para a categoria residências. Na categoria pública ou comercial, a taxa será de 80% sobre o valor consumido por mês.

“Sabemos que todo volume de água que passa no hidrômetro não vai 100% para o esgoto. Então esta proposta de revisão vem corrigir essa situação, que é injusta com o contribuinte de Itapema”, argumenta o vereador Nei.

Também de sua autoria, o Projeto de Lei nº 012/2012, propõe uma redução da alíquota do Imposto Sobre Serviço (ISS)

nos deixam preocupados, a exemplo da tubulação que está sendo colocada no Rio da Fita. É visível a qualquer leigo que a tubulação está sendo colocada abaixo do leito do Rio. Nossa preocupação é se isso realmente vai funcionar com maré cheia ou com grande volume de chuva”, justificou o vereador.

Esta mesma preocupação já havia sido levantada pela vereadora do PSD, Nilza Simas, na última sessão de abril. A vereadora apresentou fotos da tubulação que está chegando ao Rio da Fita, para comprovar a preocupação de que a obra,

para estabelecimentos ligados a área da saúde, através de uma alteração na Lei Municipal nº 3003/2011. O objetivo desta proposta é incentivar a instalação de novos estabelecimentos na área da saúde, direcionada principalmente a especialidades, que hoje á bastante carente de oferta em Itapema, na opinião do vereador. Essa redução se aplicará para a instalação de novos hospitais, clínicas, laboratórios, sanatórios, manicômios, casas de saúde, prontos-socorro, ambulatórios, entre outros. Se aprovado, esse projeto passará a vigorar em 1º de janeiro de 2013.

Outro projeto encaminhado na 12ª Sessão deste ano é de autoria do presidente do legislativo, Giliard Reis (PMDB). O PL 009/2012, quer denominar a servidão localizada na Rua 910, no bairro Alto São Bento, como Servidão 910-A. Caso venha a ser aprovado pelos demais vereadores, este projeto passará a vigorar na data de sua publicação.

O vereador de Itapema e atual presidente do legislativo, Giliard Reis, participou, nesta quinta-feira, dia 10, do Encontro Estadual do PMDB, realizado em Florianópolis. O evento reuniu o presidente nacional do partido e Senador, Valdir Raupp, o vice-governador de Santa Catarina e presidente Estadual do PMDB, Eduardo Pinho Moreira, e cerca de 500 pré-candidatos do partido de todo o Estado. O encontro deste, que é considerado o maior partido do Brasil, teve como objetivo discutir o plano de governo dos futuros candidatos do PMDB às eleições municipais, promovendo uma troca de experiência política entre os municípios catarinenses.

na verdade, irá servir de vazão para água voltar diretamente para o bairro, e não ser drenada evitando enchentes. “Por este e por outros motivos, gostaríamos que os engenheiros responsáveis pela macrodrenagem viessem nos dar explicações. Esse silêncio nos faz pensar que realmente estamos certos: esta obra não vai solucionar o problema das cheias nos bairros Morretes e Sertãozinho, da maneira como está sendo executada. Eu temo que, realmente, o “Sertão” vai virar mar”, alerta a vereadora fazendo alusão ao bairro Sertãozinho.

O vereador Rodrigo Bolinha (PSDB), reforçou a solicitação e comentou que há mais de um ano cobrou da Prefeitura cópia deste projeto, documentação que não foi enviada até hoje à câmara de Vereadores. “É imprescindível os responsáveis prestarem esclarecimento. A macrodrenagem é tão importante quanto o calçadão. Então por que não fazer uma audiência pública e informar a população?”, questionou.A Casa agora vai esperar a manifestação do Executivo, que tem o prazo de 15 dias para responder às solicitações dos vereadores.

Page 14: JORNAL CORREIO DO MUNICIPIO 71

Edição 71 - 12 de maio de 201214

Geral

Infertilidade masculina

Os homens também sofrem com a infertilidade, porém a fertilidade não é drasticamente afetada com a idade. Mas, outros fatores podem afetar a saúde reprodutiva do homem, como estresse, consumo de álcool, tabaco, ingestão de determinadas drogas e medicamentos. “Então, os fatores ambientais podem ao

longo do tempo afetar os gametas masculinos. Porém, o potencial de fertilização de um homem de 60-70 anos é menor do que um homem de 20 anos”, alerta Vera Lúcia.

. A infertilidade pode ser definida como a inabilidade de um casal sexualmente ativo - sem a utilização de métodos contraceptivos - de estabelecer gravidez dentro de um ano, período no qual por volta de 90% dos casais o fazem. Segundo Vera Lúcia,

a infertilidade é um fenômeno universal, que atinge cerca de 20% dos casais, independente dos fatores socioeconômicos ou culturais. “Em cerca de 20 a 30% dos casais, ambos os cônjuges são afetados. A parcela de contribuição para a infertilidade está muito próxima entre o casal, pois o componente masculino de infertilidade é bastante frequente atualmente, chegando a 50% dos casais inférteis”.

Fone: 47 - 3398 0013

3368-0503

Page 15: JORNAL CORREIO DO MUNICIPIO 71

Edição 71 - 12 de maio de 2012

Edição 71 - 12 de maio de 2012 15

Geral

PrevidênciaAdriano Nogueira

Viagem gratuita aoidoso e demonstrativo de pagamento do INSS

A Agência Nacional de Transportes Terres-tres está repassando recente determina-ção a todas as empresas de transporte do país para que aceitem o extrato de paga-mento de benefício do Instituto Nacional

do Seguro Social retirado nos terminais de autoaten-dimento das instituições financeiras que pagam o be-nefício e pelo site www.previdencia.gov.br.

A medida visa facilitar o acesso dos segurados do INSS ao bilhete de viagem gratuito ao idoso ou com desconto de 50%, sem que estes segurados tenham que se deslocar a uma agência da Previdência Social para retirar um extrato de pagamentos antes solicita-do pelas empresas de transporte.

O direito à gratuidade da passagem foi criado pela Lei n.º 10.741/03 (Estatuto do Idoso), para pessoas com 60 anos ou mais, e cuja renda mensal não seja superior a 2 (dois) salários mínimos. Esta Lei deter-mina que dois passageiros podem viajar de graça por ônibus, no transporte interestadual e internacional.

A gratuidade nas viagens entre os municípios de-pende da aprovação de leis pelos Estados, e poucas unidades da federação, como o Estado de Santa Cata-rina e São Paulo aprovaram leis garantindo este mes-mo benefício aos idosos.

Na situação em que os os dois assentos grátis já foram ocupados, e o idoso precisa viajar, este tem o direito de comprar a passagem com 50% de desconto. E nesse caso, não há restrição à quantidade de assen-tos a serem vendidos pela metade do preço, para o idoso com a idade referida e que comprove renda até dois salários mínimos.

Dessa forma, para ter direito a passagem gratuita é importante providenciar com antecedência a reser-va do “Bilhete de Viagem do Idoso”, como se fosse a compra da passagem, até três horas antes da partida do ônibus, o que deve ser feito nos pontos de venda do bilhete. E, ao mesmo tempo, também pode reser-var o assento gratuito para o retorno da viagem. O mesmo procedimento, quanto à reserva do benefício, deve ser seguido pelo interessado em comprar a pas-sagem como o desconto.

Os integrantes do CNJ aprovaram, por unanimidade, a criação de um fórum nacional do Poder Judiciário para acompanhar e debater a liberdade de imprensa. De acordo com o presidente do Órgão, ministro Carlos Ayres Britto, o tema se estabelece perante a sociedade brasileira diante da decisão do STF referente à ADPF 130 , que se refere à lei de imprensa,

CNJ aprova criação de fórum nacional do Judiciário para a liberdade de imprensa

OAB-BA enaltece decisão que mandou promotor indenizar advogado

POR UNANIMIDADE

INTRIGA ENTRE PROMOTOR E ADVOGADO

o que exige que as decisões dos tribunais brasileiros relacionadas ao tema sejam acompanhadas pelo Conselho.

Britto informou que o fórum, cuja normatização ainda será definida, atuará junto às escolas de formação e preparação de membros do Judiciário, não se limitando encontros e seminários. Para ele, é necessário debater

esse tema na exata compreensão de suas angulosidades. “Os congressos e seminários que se realizam no Brasil para discutir o assunto apontam a necessidade de o CNJ passar a monitorar, permanentemente, o que se passa nas decisões judiciais em torno da liberdade de imprensa, que é irmã siamesa da democracia”, declarou.

O Distrito Federal terá que indenizar uma servidora ocupante de cargo em comissão que foi exonerada, apesar de encontrar-se grávida na ocasião. O DF recorreu da decisão do 1º Juizado da Fazenda Pública, mas a sentença foi confirmada pela 3ª Turma Recursal do TJDFT.

A autora conta que foi contratada para o exercício de

A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Bahia enalteceu a decisão do Tribunal de Justiça baiano, que manteve condenação imposta pela Vara Cível da Comarca de Paripiranga a um promotor de Justiça, para que pague R$ 17.432,34, a título de indenização por danos morais, ao advogado Patrick Di Angeliz Carregosa Pinto.

Na decisão, a relatora no TJ baiano, desembargadora Rosita de Almeida Maia, afirmou que “não

Gestante que ocupa cargo em comissão tem direito à estabilidade provisória

INDENIZAÇÃO CONCEDIDA

cargo em comissão no Procon-DF, em janeiro de 2007, tendo sido exonerada quatro anos depois. Esclarece que na data em questão encontrava-se gestante de seis meses, razão pela qual teria direito à estabilidade provisória e licença maternidade. Afirma que formulou pedido administrativo para sua reintegração, mas este foi indeferido.

restam dúvidas de que a intenção do apelante (o promotor) era atentar contra a dignidade e a honra do apelado, proferindo acusações, diante da total ausência de provas concretas”, afirmou ela no voto.

O TJ manteve a sentença do juiz Marcelo Luiz Santos Freitas, que reconheceu que o promotor deveria indenizar porque, em ofícios subscritos por ele e enviados a uma série de autoridades, atribuiu qualidades pejorativas ao advogado,

Assim, estando de fato a autora grávida quando foi exonerada do cargo em comissão que ocupava no Procon/DF, a Turma Recursal concluiu que faz jus à indenização, referente ao período compreendido do início da estabilidade provisória (janeiro de 2011) até cinco meses após o parto (setembro de 2011), tal como expressamente constou da decisão original.

causando o dano e atingindo, inclusive, suas prerrogativas profissionais.

Para o presidente da OAB-BA, Saul Quadros, julgados como este reconhecem que entre advogados, juízes e promotores não existe hierarquia. “Deve prevalecer entre eles o princípio do respeito recíproco. Essa decisão do TJ é histórica. Prestigia a advocacia e preserva o próprio Ministério Público do desregramento de uns poucos de seus integrantes”, afirmou Saul.

Page 16: JORNAL CORREIO DO MUNICIPIO 71

Edição 71 - 12 de maio de 201216

Esportes Matheus Gehlen

CATARINENSE

O meia Almir já está no Figueirense, o joga-dor de 29 anos já treina no CFT do Cambire-la. O atleta fez um bom campeonato carioca pelo Bangu e deve ser apresentado oficial-mente no Furacão depois do Campeonato Catarinense.

Algumas surpresas e outras vitórias que todo mundo já esperava marcaram os jo-gos de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Como a do Grêmio contra o time reserva do Fortaleza, após ganhar no nordeste por 2x0, o tricolor gaúcho repetiu a dose no Olímpico e agora pega o Bahia nas quartas. O Palmeiras con-firmou o favoritíssimo contra o Paraná e pegará o Atlético PR nas quartas, Atlé-tico que ganhou do Cruzeiro em Minas por 2x1, resultado que acabou culminan-do com o pedido de demissão de Wagner Mancini do comando do clube mineiro. O Coritiba já estava classificado e estava só esperando o seu adversário, e pode se dizer que os torcedores coxa branca se surpreenderam, pois seu adversário será o Vitória, que ganhou de virada do Bo-tafogo em pleno Engenhão e eliminou o clube carioca. O último jogo envolvendo as quartas de final ocorre entre São Paulo x Goiás, que passaram por Ponte Preta e Atlético MG respectivamente.

Histórico, fenomenal, qualquer qualidade que alguém quiser dar ao atual time do Santos está valendo, após praticamente garantir o tri-campeonato paulista, o Time da Vila enfrentou o Bolivar pelo segundo jogo das oitavas de final da Libertadores da América, pre-cisando reverter a derrota de 2x1 na Bolívia, Neymar e companhia fizeram muito mais que isso, aplican-do uma sonora goleada de 8x0. Este jogo se tornou histórico para Neymar, pois o atacante se tornou o maior artilheiro do clube depois do fim da Era Pelé.

O lateral esquerdo Janilson Vieira, 26 anos, natural de Cratéus/CE, que defendeu o Icasa do Ceará na última temporada do Brasileirão da Série B, estava no Guaratinguetá, de São Paulo. Chega ao time da Chapecoense para a disputa do Campeonato Brasilei-ro da Série C.

Nos primeiros 90 minutos da grande decisão do Catarinense 2012, o Avaí levou a melhor: 3 a 0, jogando em casa, na Ressacada. Agora o jogo é no Scarpelli, para ficar com o título, o Furacão

precisa vencer por quatro gols de vantagem. Se o placar terminar com a diferença de três gols em favor do Figueira, a decisão vai para os pênaltis.

Não há saldo qualificado e nem prorrogação.

O artilheiro do campeonato, e do Figueirense, está fora da final. Aloisio (foto abaixo) tem uma lesão no adutor da coxa direita e deve ficar de recuperação no mínimo duas semanas. No primeiro tempo da partida de domingo, o jogador pediu pra sair, pois sentia dores.

Novo reforço Chapecoense

FINAL

X

Infantil 1º Luis Mendes 1000 pts2º Gustavo Silveira 900 pts3º Gabriel Vazzata 810 pts Iniciante1º Luan Piazera 1000 pts2º Marlon Billing 900 pts3º Guilherme Perin 810 pts4º João A.Assis 729 pts

REGATA INTERNACIONAL. Puma chega a Miami primeiroe vence 6ª perna da Volvo Ocean Race

Copa do Brasil Libertadores

Repetindo o bom resultado da chagada em Itajaí, a equipe Puma chegou em 1º também em Miami e venceu a 6ª perna da Volvo Ocean Race. O barco chegou a cidade americana na tarde de quarta-feira (9). A chegada do Puma foi seguida pelo veleiro Camper.

Eder Luciano disputa etapa do mundial de bodyboard no Chile

O atual campeão brasileiro de bodyboard, Eder Luciano, faz parte do seleto grupo de surfistas brasileiros que partiu essa sema-na para o Chile, para o desafio da 5ª etapa do circuito mundial 2012 do esporte. O surfista de Itapema vai participar de duas etapas do mundial na América do Sul, sendo uma em Antofa-gasta e a outra na temida onda de Arica, na Praia El Gringo.

Os principais atletas bra-sileiros de bodyboard tentam a melhor colocação nas ondas consideradas perfeitas, com até três metros de altura, ao lado da elite mundial do esporte. Desafio radical para o brasileiro que está confiante e treinou forte para esta importante etapa. “Eu estou me sentindo 100% pra competir, ainda mais nesse lugar, com on-das poderosas. Esta é a minha quarta temporada chilena e vou com tudo pra trazer mais esse título pro meu país”, antecipa o atleta que tem treinado forte dentro e fora do mar, apostando em um treinamento power de Pilates com o seu fisioterapeuta e preparador físico, Fabrício Fon-tana.

A primeira competição desta etapa acontece em Antofagasta, etapa válida pelo GQS (Global

Qualifying Series) com status 6 estrelas que acontece entre os dias 09 à 13 de maio. O Anto-fagasta Bodyboard Festival, dis-tribui 2000 pontos no ranking GQS(divisão de acesso). Na se-quencia, Eder parte para Arica, acompanhado pela elite mundial de bodyboard, onde apenas os 24 melhores atletas do mundo competem. O Stealth Arica Chi-lean Challenge, acontece entre os dias 18 à 27 e distribui 2000 pontos no ranking GSS(Elite do mundial).

Perna Sul-americana do mundial masculino termi-na em Itacoatiara no Rio de Janeiro:

Finalizando a perna Sul--americana o atleta compete a etapa brasileira da elite mundial no masculino, que acontece nas bombas de Itacoatiara no Rio de Janeiro. A etapa do mundial no Brasil acontece nos dias 07 à 16 de junho. Além de Eder Luciano, o Brasil conta com mais quatro atletas entre os 24 melhores do mundo, que são eles; Guilherme Tâmega (RJ), seis vezes campeão munidal, Uri Valadão (BA), Ro-berto Bruno (CE) e Magno Oli-veira (ES).

Page 17: JORNAL CORREIO DO MUNICIPIO 71

Edição 71 - 12 de maio de 2012

Edição 71 - 12 de maio de 2012 17

Chegou ao final nesta se-mana a primeira etapa do circuito ASAI DE SURF 2012, que movimentou a Praia Central de Itapema

nos dias 5 e 6 de maio. O evento con-tou com 70 atletas divididos em oito categorias: Infantil, Iniciante , Mirim, Feminino, Master,Open, Body boar-ding e Escolinha.

Foi um final de semana com sol e ondas de meio metro e formação boa no pico da praia Central de Itapema. Destaque para o jovem Ygor Arakaki (foto acima), de Bombinhas, ele fatu-rou a categoria Open e largou na fren-te na corrida pelo título da temporada.

Na Feminino atleta Raphaela Bahia foi a vencedora numa final com cinco meninas, na categoria Inician-tes. Luan Piazera não deu chances aos seus oponentes na grande final, o atle-ta de Balneário Camboriú abusou das rasgadas e batidas e faturou a primeira etapa.

Já na Mirim, a categoria que os

CIRCUITO ASAI70 atletas disputaram circuito ASAI 2012

Esportes

atletas já tem um nível técnico mais avançado, o campeão foi Alan Mar-cos, de Balneário Camboriú, com um surf muito polido o atleta foi destaque com a melhor nota do evento.

Na categoria Master, Fernando Neves, de Itajaí, achou as melhores ondas e liderou de ponta a ponta toda bateria. Na Bodyboarding, o Atleta de Quatro Ilhas, Jaime Pinheiro, levou a melhor, e na categoria Escolinha quem venceu foi Renan Taylor.

“Foi um final de semana com muito estilo”, comenta o Presidente da ASAI, Marcelo dos Santos. “Altas ondinhas, muito sol, e uma galera maravilhosa participando de nosso evento. Fize-mos um mutirão ecológico na praia e a criançada presente deu um show no cuidado com o Meio Ambiente”.

Os finalistas foram premiados com kits arregados mais pranchas de surf, pranchas de bodybording, pranchas de soft e troféus de primeiro ao quarto lugar. As próximas etapas serão dispu-tados no decorrer do ano.

Infantil 1º Luis Mendes 1000 pts2º Gustavo Silveira 900 pts3º Gabriel Vazzata 810 pts Iniciante1º Luan Piazera 1000 pts2º Marlon Billing 900 pts3º Guilherme Perin 810 pts4º João A.Assis 729 pts

Escolinha1º Renan Taylor 1000 pts2º Jose Gabriel 900 pts3º Ana Bertemes 810 pts4º Stevão Bertemes 729 pts Feminino1º Raphaela Bahia 1000 pts2º Débora Rebelo 900 pts3º Natasha Kazapi 810 pts4º Bruna Sacon 729 pts5º Luana Pini 656 pts

Mirim1º Alan Marcos 1000 pts2º Tyron Gonzales 900 pts3º Guilherme Perin 810 pts4º Lucas Souza 729 pts Master1º Fernando Neves 1000 pts2º Rafael Simões 900 pts3º Marcelo Montanha 810 pts4º Guilherme Felisbert 729 pts

Bodyboarding1º Jaime Pinheiro 1000 pts2º Luan Gouveia 900 pts3º Patric Alves 810 pts4º Lucas Paulo 729 pts Open1º Ygor Arakaki 1000 pts2º Derick Adriano 900 pts3º Anderson Petry 810 pts4º Alan Marcos 729 pts

Resultado geral:

Page 18: JORNAL CORREIO DO MUNICIPIO 71

Edição 71 - 12 de maio de 201218

Cultura

Iracema dos Santos Silva

Poema

ignorar / A minha forma de amar?”, nas palavras de Eduardo Barbosa? “... Que palavras /sussurras / ao coração /que as lágrimas cobrem?”, nas dúvidas de Armindo Trevisan? “Por que o amor não continua?/ Que força maior o extermina?”, na visão de Alberto da C. Melo? “ A m o r , amor aquele e aquela, /se já não são, para onde foram?// Ontem, ontem disse a meus olhos / quando voltaremos a ver-nos?...”, no questionamento de Pablo Neruda? “Entre os teus beijos.../sorrindo e soluçando de delícia, / quando te abraçarei na Eternidade?”, na versão de João de Cruz e Sousa?

Nas lembranças, as percepções do amor são como encontrar o caminho para criar um poema? Jorge Reis-Sá disse que “Não se pode perguntar a um poema o que pensa do amor. O poema é parco em respostas” E Nilto Maciel questiona, “Pra que fazer poemas de

Vale o amor. Vale amar para sentir o vento, a paisagem e ver as cores da natureza e, assim, comprovar que temos mais do que o

jardim da casa; que amar e ser amado faz-nos sentir inspirados.

Amor, esse sentimento nos energiza, inquieta e dá a sensação de que sempre falta algo para se chegar aonde quer que seja, gerando perguntas e mais perguntas... Será que somos capazes de amar e entender o amor? Ouvir sinos, sentir o frio correr na espinha, seria amor? “O que será / um contínuo estado de felicidade?”, conforme Egberto Penido? A felicidade de amar e sermos amados se compara aos sons do vento?

Há como recolher a sombra de si mesmo na lembrança do amor? “Triste? / Por que estou triste? / Estou triste por amar”, como em Marina Du Bois? “Penso: foi em te

Tânia Du Bois

Literatura

amor, / se já os há em demasia?”Então, respondo que parar diante

da paisagem e ficar horas esquecida de mim, juntar frases e poemas com palavras de amor, dançar no jardim e receber flores do amado, é perceber o futuro na próxima manhã, poder olhar o horizonte e enxergar além... E, além de viver o momento de felicidade, é também ter o privilégio de poder ler o livro “Amor que serena, termina?”, de Juan Gelman, onde ele constrói uma paisagem irretocável. Por isso, pergunto: procurando o amor? Patrícia Hoffmann responde, “Não procures o amor / na solidez do teu vazio.” Nilto Maciel, mostra o lado refletido diante de um olhar carinhoso, ”...assim é o amor: vives zombando, / eu te falei de amor, não me escutaste / e os ouvidos, sorrindo, tu vendaste!” // Mesmo assim continuo ainda te amando, / que embora só desprezo tu me dando, / somente com um olhar me consolaste!”

Mãe, hora abençoada em que nasciE os primeiros carinhos que recebi

Noites de sono comigo perdiasMas em teu rosto só via alegria

E em teus braços quando me abraçavasSua felicidade a todos demonstravas

Mãe sendo pequena, como eu choravaSó em teus braços é que me calava

Dos teus lábios aquele beijo quenteEra o remédio que eu precisava

Hoje cresci e alegre estouPorque de ti mãezinha, só recebi amor

Hoje o coração fala mais altoQuero te abraçar e pedir teu perdão

E gritar, se for possível, ao mundo inteiroQue moras para sempre no meu coração

O registro fotográ-fico da pesca, na região de Itajaí, realizado por Jusselen Maria Nunes, pode ser conferido no Espaço Cultural do Hall da Biblioteca Central Comunitária do Cam-pus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em Itajaí. A exposição “Simplesmente Pescar” apresenta, com olhar atento e dedicado, imagens do cotidiano, tão sim-ples quanto digno, dos pescadores da região. Ela é aberta a visitação, gratuitamente, até o dia 25 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

Um dos maiores festivais de te-atro vai movimentar Itajaí entre os dias 19 e 25 de maio. A mostra terá 29 atrações, entre eles, peças teatrais, debates, curso de formação e con-fraternização. O Itajaí em Cartaz é desenvolvido anualmente com o objetivo de promover apresentações dos espetáculos produzidos em Ita-jaí para toda comunidade.

Conforme a organização do evento, os espetáculos serão apre-sentados por nove grupos associa-dos à Rede Itajaiense de Teatro e quatro grupos convidados, de outras cidades do estado. Já o curso de di-reção será ministrado pelo produtor

ITAJAÍ. Exposição apresenta cotidiano de pescadores

6º Itajaí em CartazMaior mostra de teatrolocal acontece em maio

PERGUNTAS sobre o AMORMãe

SERVIÇO: O que: Abertura da exposição “Simplesmente Pescar”, de Jusselen Maria NunesOnde: Espaço Cultural do Hall da Biblioteca Central Comunitária do Campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em ItajaíQuando: Abertura dia 8 de maio, às 18h30.Visitação: Até 25 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22hQuanto: Gratuito.Outras informações: (47) 3341-7580, com a Seção de Arte e Cultura da Univali.

e diretor teatral Heron Coelho, de São Paulo.

A Rede Itajaiense de Tea-tro foi criada em junho de 2009 e desde então é responsável pela ação fortemente engajada no ce-nário cultural. Atualmente, nove grupos estão associados à Rede: Alunos do Exercício Cênico An-chieta (A.E.C.A), Cia. Andante, Cia. Experimentus, Cia Mútua. Bagagem Cênica, Grupo Ilustrís-simos Senhores, Grupo Porto Cê-nico, Grupo Teatral Acontecendo por Aí e Sua Cia de Teatro. Mais informações: redeteatro.blogspot.com.br.

Florianópolis recebe exposição com ouvido, nariz e boca gigantes

Otorrinolaringologia”. A mostra é uma ini-ciativa da Associação Brasileira de Otorrinolarin-gologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). Um ouvido, um nariz e uma laringe gigantes es-tão expostos no Parque de Coqueiros, na região continental de Florianópolis. O público poderá passear e conhecer o funcionamento desses três órgãos e as principais formas de prevenção das

doenças. Outra atração do evento uma car-reta de 17 metros que percorre as cidades com um miniauditório montado, onde estão programadas palestras com especialistas, es-clarecimento de dúvidas e atividades interati-vas. “Caminhos da Otorrinolaringologia” foi sucesso no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Porto Alegre.

Page 19: JORNAL CORREIO DO MUNICIPIO 71

Edição 71 - 12 de maio de 2012

Edição 71 - 12 de maio de 2012 19VariedadesCultura

Arte Culinária da Vovó Ofélia

Horóscopo da semana

Lombo de Porco com Maçãs

American Pie: O Reencontro18:40, 21:20

Battleship - Batalha dos Mares13:15, 16:20, 19:10, 21:50

Espelho, Espelho Meu14:15

Os Vingadores13:30, 16:10, 18:50, 21:40

Os Vingadores 3D13:00, 16:00, 19:00, 22:00

Piratas Pirados!13:50, 15:40, 17:30, 19:20

Um Homem de Sorte21:10 16:40

CINEMA - sábado e domingoGNC BALN. CAMBORIÚ SHOPPING

Dias 12 e 13:

Ingredientes:

1 kg de lombo de porco1 cebola picada 3 colheres de sopa de óleo de soja1 colher de sopa de manteiga12 unidades de maçã sem casca e sem sementeSal a gosto400 gramas de farinha de trigo1 copo de vinho branco4 dentes de alho

Modo de fazer:Corte o lombo em bifes finos. Tempere com vinho branco, a cebola e o alho e deixe marinando por duas horas. Em seguida, passe pela farinha de trigo. Aqueça o óleo e frite-os. Reserve. Escorra quase todo o óleo da frigideira. Adicione a manteiga. Junte as maçãs cortadas em gomos e refogue-as até dourar. Em um refratário, coloque a manteiga da frigideira. Faça uma camada de maçã e uma camada de lombo. Regue com o copo de vinho branco e tampe com papel alumínio. Leve ao forno por 25 minutos.

Curiosidades científicas

1. O chamamento de baixa frequência feito pela baleia de bossa é o som mais ruidoso produzido por um ser vivo.

2. Cada pessoa perde 40 kg de pele durante todo a sua vida.

3. Com 37 centímetros, as lulas gigantes são os seres vivos com os maiores olhos da Terra.

4. O Universo contém mais de 10 milhões de galáxias.

5. Quando se colocam larvas sobre feridas, elas curam mais rápido e sem risco de infec-ções ou gangrenas.

O registro fotográ-fico da pesca, na região de Itajaí, realizado por Jusselen Maria Nunes, pode ser conferido no Espaço Cultural do Hall da Biblioteca Central Comunitária do Cam-pus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em Itajaí. A exposição “Simplesmente Pescar” apresenta, com olhar atento e dedicado, imagens do cotidiano, tão sim-ples quanto digno, dos pescadores da região. Ela é aberta a visitação, gratuitamente, até o dia 25 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

::12/05 - Stage Music Park ::Atrações: Titãs Informações: 48 3282 1669 www.stagemusicpark.com.br Local: Stage Music Park Rod. Jorn. Mauricio Sirotsky Sobri-nho, 2500 - Jurerê Internacional - Florianópolis/SC

:: 13/05 - Taj Bar::Let´s go sunday Atrações: Rodrigo Paciornik e convidados Informações: 47 3264 0464 www.tajbar.com.br Local: Taj Bar Av. Atlântica, 5710 - Barra Sul - Balneário Camboriú/SC

:: 16/05 - Wood´s Bar::Atrações: Roberto Nunes / Dou-glas e Murilo Informações e reservas: 47 3367 7739 / 47 7812 3475 / 92*15449 - www.woodsbar.com.br . Local: Wood’s Bar Av. Atlântica, 4450 - Balneário Camboriú/SC

Eventos

Page 20: JORNAL CORREIO DO MUNICIPIO 71

Edição 71 - 12 de maio de 201220

APTOAndar terreo, Centro, valor:

R$ 160 mil

ALUGASala comercial na rua

270, frente para Segunda

Avenida, ao lado do Res-

taurante Dom Andradre.

Tratar: 9618- 0249

BARBADAClio 1.6, ano 2007/08, 4 portas. Completo:

ar, direção, ABS, Air Bag, trava elétrica.Em ótimo estado de conservação.

Cor prata. R$ 23.800 Tratar pelo fone: 47 8422-5690

CONTRATA-SECorreio do Município contrata: vendedor de

publicidade para região de Porto Belo e Bombi-nhas. (47) 9947 3206

[email protected]: 3268-6886

Gráfica admite parainício imediato:

Encartadores/Intercaladores / Oferecemos: Registro em carteira e Treinamento. Idade de 18 a 35 anos. (SEXO MASCULINO)

Período noturno. Em Itapema. Comparecer à Rua 288 – nº 615 (em frente à Fabro Bebidas) – Meia Praia – SOMENTE APÓS 20

hs. Falar com Viviane - 8896-9238 (Tim)

MORRETES – Terrenos em ex-celente localização medindo 288,00m². R$ 75.000,00. Aceita financia-mento bancário.

ÚLTIMAS UNIDADES!!! APARTA-MENTO DE 02 DORMITÓRIOS + Dependências + Garagem Priva-tiva - localizado em Itapema, no bairro Morretes. A partir de R$ 130.000,00. Aceita financiamento bancário.

TERRENO – No bairro Perequê em localização privilegiada me-dindo 360,00m². R$ 160.000,00. Aceita permuta.

MORRETES – Casa em excelente localização. 02 dorms, e demais dependências, amplo terreno na frente. Aceita financiamento bancário. R$160.000,00.

ALTO SÃO BENTO – Casa com 02 dorms e demais dependên-cias, terreno com área total de

VENDA

VENDOApto de 02 DT – 3º

andar R$ 150.000,00

VENDOApto de 02 DT – 2º

andar R$ 170.000,00

Fone: (47) 3368 0185Av. Nereu Ramos, 4062 - sala: 02 - Meia Praia

email: [email protected]

LivrosPapelariaRevistasJornaisFotocópia

JULIANO CORREA - CORRETOR DE IMÓVEISCRECI - 16.353

IGREJA LUZ E VIDACOMUNIDADE EVANGÉLICA

Um lugar de paz e esperança!

Rua 418, esq. rua 412 A, Morretes . Fone: (47) 9161 8649

FINANCIAMENTO PELA CAIXA!

Fone: (47) 9992-8133

Ministério Pastor Carlos e Pastora NeuzaCultos a partir das 19h30 Terças, Quintas, Sábados e Domingos

e nas Quartas, após às 18h.

Bem aventurado o homem cuja força está no Senhor - Sl. 84:5

385,00m² e amplo espaço nos fundos. Aceita financiamento bancário.R$180.000,00.

VÁRZEA – Sobrado geminado com 03 dorms (sendo 01 suíte), demais dependências, espaço de lazer com churrasqueira. R$ 240.000,00. Aceita financiamen-to bancário.

PEREQUÊ – Casa com 03 dorms, sendo 01 suíte, 01 vaga de ga-ragem, churrasqueira e demais dependências. Fino acabamento e amplo espaço na frente. R$ 245.000,00. Aceita financiamen-to bancário.

VILA NOVA – Sobrado com 03 suítes, garagem com vaga para 05 veículos e demais depen-dências, medindo cerca de 220,00m². Rua pavimentada. R$ 320.000,00. Aceita proposta.

EXCELENTE OPORTUNIDADE - ALTO SÃO BENTO – Casa com 02

dorms e demais dependências, garagem com churrasqueira, fino acabamento e mobília pla-nejada, em excelente localiza-ção. R$ 350.000,00. Aceita terrenos e casa de menor valor.

IMPERDÍVEL Apto na área cen-tral da Meia Praia. 03 suítes e demais dependências, tudo fina-mente mobiliado. Churrasqueira e 02 vagas de garagem. Valor sob consulta

INVESTIMENTO Sobrado em lo-calização privilegiada no bairro Perequê, à 100m da praia. 03 dorms (01 suíte) e demais de-pendências, projeto doferencia-do. Churrasqueira e 02 vagas de garagem. Valor sob consulta

NOVO HORÁRIO DE ATENDI-MENTO: Segunda a Sexta: 08:30 às 12:00 / 13:30 as 19:00> Sábado: 09:00 às 12:00 / 14:00 às 18:00

CONSULTE CRÉDITOS DE FINANCIAMENTOS E CONSÓRCIOS

Rua 246, no 297 – sala 3 – Meia Praia – Itapema/SC (47)3268-1047 / 3368-2639Visite nosso site: www.corretoraribeiroimoveis.com.br

ANUNCIEAQUI!

ANUNCIE AQUI!CLASSICorreio

CLASSICorreio

VENDO1) Vendo VW Gol MI 8V – Ano: 1997 –

Cor: Marrom Básico – R$ 10.000,00TRATAR: Israel Fone: (47) 9976.3983

AULAS DE PINTURAPinte lindos quadros! Decore sua casa com

peças únicas e artesanais. Contato: 9915-2759 –

Falar com Doralice

Fazemos sua festa acontecer!

Garçom para festasde aniversário e

casamentos.Contato:

48 9963-9413 Jair

ALUGA-SE OUTDOORcom dois lados,de 21 m2 cada.

Tratar com Paulo:47 - 9199-3699

LAVANDERIA ITAPEMA

ÁREA 5.200M2 / LOCAL: SERTÃO DO TROMBUDO

Rua: Antônio Oliveira

Área de terra arborizada e com vista para o mar

TRATAR: FONE (47) 9947.3206

Astra Confort Preto 2005 - 4 portas - completo!Ótimo estado! Aceito carro menor.

Só R$ 25.000,00. (47) 3268 6886

VENDO TERRENO

VENDO CARRO

Page 21: JORNAL CORREIO DO MUNICIPIO 71

Edição 71 - 12 de maio de 2012

Edição 71 - 12 de maio de 2012 21

ANUNCIE AQUI!

CLASSICorreio

479

Page 22: JORNAL CORREIO DO MUNICIPIO 71

Edição 71 - 12 de maio de 201222

(47) 9652 - 6889Avenida Nereu Ramos, 2861 Sala: 03 e 04

ALESSANDRA TERESA GOMESOAB SC 29.577 . [email protected]

CLASSICorreio

MARMORARIA CUKI

Mármores - Granitos - EscadariasSoleiras de Janelas - Pias de

Mármores e Granitos

Page 23: JORNAL CORREIO DO MUNICIPIO 71

Edição 71 - 12 de maio de 2012

Edição 71 - 12 de maio de 2012 23

Rolamentos e RetentoresAv. Nereu Ramos, nº 505 – Centro - Itapema

ANUNCIE AQUI!

CLASSICorreio

Page 24: JORNAL CORREIO DO MUNICIPIO 71

Edição 71 - 12 de maio de 201224

MANOBRAS NAS ONDAS

MACRODRENAGEM

POLÍTICA

Confira tudo sobre o evento de Surfe que movimentou a Praia Central no final de semana

Requerimento cobra explicação sobre o projeto da macrodre-nagem à comunidade

Prefeito Vadinho empossa quatro novos secretários

>> Pág 17

>> Pág 13

>> Pág 03