jornal coop1000 notícias - ed. 08

16
Jornal Semestral da COOPMIL - Edição 08 - Ano II - Setembro/2011 COOP 1000 notícias A d m C a m illi ANIVERSÁRIO COOPMIL, 22 ANOS COMPARTILHANDO REALIZAÇÕES HOMENAGEM PRESIDENTE RECEBE MEDALHA REGENTE FEIJÓ NOVOS PACs EM BREVE: POSTOS ASSIS, ITAPEVA E S. J. DA BOA VISTA Pág. 03 Pág. 02 Pág. 05 Pág. 08 LAZER QUE TAL PLANEJAR SUAS PRÓXIMAS FÉRIAS?

Upload: coopmil-

Post on 10-Mar-2016

273 views

Category:

Documents


22 download

DESCRIPTION

Jornal Edição Semestral da Coopmil - Edição 08 - Ano II - Setembro/2011

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Coop1000 Notícias - Ed. 08

São João da B.Vista

Assis

Itapeva

Jornal Semestral da COOPMIL - Edição 08 - Ano II - Setembro/2011

COOP1000 notícias

Adm

Camilli

ANIVERSÁRIOCOOPMIL, 22 ANOS COMPARTILHANDO

REALIZAÇÕES

HOMENAGEM PRESIDENTE

RECEBE MEDALHA REGENTE FEIJÓ

NOVOS PACsEM BREVE: POSTOS

ASSIS, ITAPEVA ES. J. DA BOA VISTA

Pág. 03 Pág. 02 Pág. 05

Pág. 08

LAZERQUE TAL PLANEJAR SUAS PRÓXIMAS FÉRIAS?

Page 2: Jornal Coop1000 Notícias - Ed. 08

COOP1000 Notícias - Edição 08 - Ano II - Setembro/2011

2

em vias de formatar o planejamento estratégico para o ano 2012, focado nas boas práticas da governança, nossa administração está sempre alinhada às tendências do mercado. E, sem dúvida, posso afi rmar que a cooperativa representa uma mudança de paradigma.

De fato, as instituições fi nanceiras estão começando a incorporar os aspectos sociais e ambientais em suas atividades operacionais, ao passo que, no cooperativismo, a ecoefi ciência sempre foi uma condição sine qua non, o que favorece o crescimento sustentado do segmento, evidenciando sua relevância no Sistema Financeiro Nacional.

Enquanto isso, os bancos calculam níveis recordes de endividamento, em razão da sua carteira de crédito ser norteada pela maximização do lucro para os acionistas. Em contrapartida, o sistema cooperativista trabalha em prol da concessão do crédito responsável, que visa melhorar a situação fi nanceira do cooperado, ao invés de complicá-la.

Na Coopmil, os cooperados podem contar com uma espécie de consultoria, em que nossos colaboradores analisam a melhor alternativa de crédito, orientando o tomador a não comprometer grande parcela de sua renda com um fi nanciamento que, em determinado momento, possa não ser honrado, considerando seus objetivos de curto, médio e longo prazos.

Sendo assim, emprestamos quantias apropriadas, com as melhores condições operacionais (taxas de juros e prazos), o que fortalece a confi ança do cooperado, que atua como gestor e “cliente” ao mesmo tempo, além de garantir a saúde fi nanceira sem prejudicar os resultados da instituição, pois não temos fi ns lucrativos.

Contudo, é importante ressaltar que nossos serviços e benefícios não se resumem ao crédito, porque estamos sempre inovando e criando novos produtos em diversas áreas de atuação, como: lazer, saúde, educação, assistências, investimentos, parcerias, etc., sempre embasados nos princípios de solidariedade e ajuda mútua, os quais contribuem para o sucesso contínuo e perene da instituição, trazendo resultados positivos para as mais de 66 mil famílias cooperadas.

editorial

homenagem

CrÉditO resPONsÁvel, fiNaNças sUsteNtÁveis

PresideNte É CONdeCOradO COM a Medalha “regeNte feiJÓ” da aPMtJ

Cap PM Hélio Lourenço CamilliDiretor Presidente da Coopmil

No dia 17 de agosto, o Cap PM Hélio Lourenço Camilli, Diretor Presidente da Coopmil, teve a honra de receber a Medalha Regente Feijó, da Assessoria Policial Militar do Tribunal de Justiça. A comenda destina-se a galardoar personalidades civis e militares, instituições públicas e privadas que tenham viabilizado os trabalhos da PMESP em apoio ao Judiciário paulista.

Prestigiaram a solenidade: o Desembargador Presidente do TJ e seu vice, respectivamente, José Roberto Bedran e José Santana; o Secretário-adjunto de Segurança Pública,

Cap PM Camilli, ladeado por seu fi lho Cel PM Camilli, o Diretor Ten PM Conceição, os Superintendentes TenCel PM Meyer e

Elisabeth Diniz e a secretária da Presidência Giselle

Arnaldo Hossepian Salles Lima Júnior; o Comandante Geral da Polícia Militar, Cel PM Álvaro Batista Camilo; o Juiz Presidente do TJM, Cel PM Clóvis Santinon; o Chefe da APMTJ, Cel PM Renato Cerqueira Campos; o Comandante da EEF, Cel PM Hudson Tabajara Camilli, entre outras autoridades.

“Sinto-me honrado em receber tão distinta homenagem e agradeço o reconhecimento da OPM, que confi a esta medalha aos cidadãos de bem, os quais trabalham em prol da paz social”, declara o capitão, que preside a cooperativa desde 1994, com espírito empreendedor e solidário.

COOPMIL em revista • Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Policiais Militares e Servidores da Secretaria dos Negócios da Segurança Pública do Estado de São

Paulo • Sede Própria: Rua Venceslau Brás, 175/179 – Centro – CEP 01016-000 – São Paulo/SP – PABX (11) 3292-1000 • Diretor Presidente: Cap PM Hélio Lourenço Camilli, Diretor Secretário:

Ten PM José Vicente da Conceição, Diretor Financeiro: TenCel PM Aguinaldo Nobre de Mello, Diretor de Patrimônio: Cap PM Newton de Paula Campos, Diretor de

Interior: Cap PM José Amâncio da Silva • Conselho Fiscal: Cap PM Sinvaldo de Oliveira (Coordenador), Sgt PM Alfredo Soares (Relator), Ten PM João Rufi no Vieira Furtado (Vogal)

• Superintendência Operacional: TenCel PM Carlos Augusto Meyer • Superintendência Administrativa: Elisabeth Diniz • Ger. Marketing: Chr is t ina Zulkiewicz Lozano

• Produção: Marketing Coopmil – Coordenação: Rosana Camila Rodrigues – Jornalismo (Produção Editorial): Bárbara Barreto de Moraes (Mtb 50.258/SP), Fabiana Martins Souto (Mtb 42.314/SP) e

Felipe Nogueira – Projeto gráfi co e arte: Sonia Magán – Ilustrações: André Bueno - Colaboração: Jin Chang • Site: www.coopmil.coop.br • E-mail: [email protected] • Twitter:

www.twitter.com/coopmil • Impressão: Companhia Lithographica Ypiranga • Tiragem: 66.000 exemplares • Aprovação: Cap PM Hélio Lourenço Camilli (Dir. Presidente)

expediente

Page 3: Jornal Coop1000 Notícias - Ed. 08

COOP1000 Notícias - Edição 08 - Ano II - Setembro/2011

3

aniversário

COOPMil COMPleta 22 aNOs PreMiaNdO seUs COOPeradOs

* Confi ra a relação dos premiados no site: www.coopmil.coop.br.

Cel PM Perrenoud, Cel PM Camilli, Cap PM Hélio Camilli eCel PM Martins prestigiam os 22 anos da cooperativa

Cooperados visitam a Sede Comemoração no PAC Botucatu

Presidente sorteia prêmios dos parceiros

“Festejar as conquistas da nossa instituição, prestigiando os cooperados, sempre me felicita, pois é graças à sua confi ança que alcançamos o sucesso registrado nessas duas décadas. Em retribuição, proporcionamos-lhes as melhores soluções em crédito, assistências, investimentos, etc. Espero que o próximo ano seja ainda mais produtivo e que possamos continuar crescendo, trilhando juntos o caminho virtuoso do cooperativismo”, exalta nosso Presidente, Cap PM Hélio Lourenço Camilli.

Para felicitar a Coopmil, o jornal Clarinadas da Tabatinguera, órgão de divulgação da Associação dos Ofi ciais Militares do Estado de São Paulo, publicou uma matéria sobre os 22 anos da cooperativa, retratando sua importância para a classe.

O texto descreveu também a visita de um grande número de policiais ao PAC Tabatinguera, instalado nas dependências da Associação, no dia 18 de agosto. Na data, a colaboradora do Posto de Atendimento Luciane Candotti recebeu mais de 150 cooperados, que foram agraciados com bolsas e provaram o delicioso bolo de aniversário.

Para compartilhar, mais uma vez, suas realizações com o grupo cooperado, a cooperativa celebrou seu 22º aniversário presenteando todos que visitaram a Sede, a Central de Serviços e os PACs na semana de 15 a 19 de agosto.

Cerca de 16 mil cooperados estiveram na Coopmil neste período e receberam uma bolsa de viagem exclusiva, cupons da promoção Loucos por Mc Donald’s e ainda puderam participar de sorteios de produtos e serviços oferecidos pelas empresas parceiras: Búfalo Armas e

Equipamentos de Segurança, MFCI Corretora de Seguros, Ótica Sol, Health Sports, RC Atelier de Beleza, CCAA Penha, Top Doctors, Thoros Tur, Honda Japauto, Mandala Tours e JJDM Fardamentos e Uniformes*.

A Campanha Traga Amigos também teve seus pontos duplicados de 1º de julho a 31 agosto, contemplando todos que indicaram seus amigos para fazer parte da cooperativa. Além disso, as unidades Coopmil distribuíram cerca de 1 tonelada do tradicional bolo de aniversário no dia 18.

aOMesP divUlga aNiversÁriO

A colaboradora Luciane recebe cooperados

Page 4: Jornal Coop1000 Notícias - Ed. 08

COOP1000 Notícias - Edição 08 - Ano II - Setembro/2011

4

Departamento de OperaçõesTel. (11) 3292-1025/[email protected]

Departamento de DivulgaçãoTel. (11) 3292-1051/(11) [email protected]

adiaNtaMeNtO de salÁriO Para alUNOs

Crédito

apostando no sucesso profi ssional de seus cooperados, a Coopmil oferece apoio aos policiais desde o começo de suas carreiras, com benefícios exclusivos para os novos alunos soldados e ofi ciais.

Logo que ingressa na PMESP, o aluno tem um crédito pré-aprovado de até R$ 500,00 e o fi nanciamento do enxoval (uniforme completo), com a opção de começar a pagar apenas quando receber o primeiro salário, em até seis parcelas. Além disso, após abrir a conta corrente e retirar a carteira funcional, ele pode solicitar um empréstimo complementar de até R$ 1.500,00.

“Os recursos que a cooperativa oferece aos alunos são excelentes, pois muitos deles não possuem uma estrutura fi nanceira estável e estão distantes da família. Este adiantamento ajuda muito, pois as taxas são baixíssimas”, avalia o instrutor da Escola Superior de Soldados, Sgt PM Antonio Carlos Saiao, que é cooperado há 11 anos. “Eu também tive difi culdades no começo

e, se vocês continuarem motivando esses jovens, como têm feito, eles vão longe!”, completa o sargento.

Crescer profi ssionalmente e ter mais estabilidade são os principais objetivos dos mais de 200 soldados (recém-ingressos na PMESP) que se tornaram cooperados em julho, entre eles, Leonardo Renan, de Rio Claro. O aluno afi rma que encontrou muitas vantagens na Coopmil neste momento de transição, que vão além do crédito que contratou, tanto para ele quanto para a família que está no interior.

Já Ednaldo Assis, de Embu-Guaçu, conta que analisou várias instituições e achou bem interessante a proposta da cooperativa de valorizar e amparar o policial. “Foi uma oportunidade e tanto preencher o cadastro, porque retirar este empréstimo agora ajudou bastante”, enfatiza, orgulhoso por ter passado no concurso e em exercer a profi ssão que sempre quis. “Quero ter um futuro promissor neste novo trabalho e espero contar com a cooperativa para isso”, antecipa.

Novos cooperados Leonardo e Ednaldo

Sgt PM Carlos e alunos no dia da convocação

Crédito Adiantamentode Salário para Alunos

+ adicional de até R$ 1.500,00* após o aluno abrir a conta corrente (Banco do Brasil)

e receber a carteira funcional.

*Sujeito à análise de crédito. Consulte condições operacionais.

Prazo: 06 parcelasdocumento: Identidade

taxa: 2,0% a.m.Como contratar:

Pessoalmente na Sede/CSC/PACs ou Unidade Móvel

Mais informações:

valor: até 500,00

!

Page 5: Jornal Coop1000 Notícias - Ed. 08

COOP1000 Notícias - Edição 08 - Ano II - Setembro/2011

5

PaC

NOvO eNdereçO dO PaC fraNCa

PaC CaMBUCi aMPlia ateNdiMeNtO iNaUgUraçãO de trÊs NOvOs PaCs

desde o dia 25 de julho, o PAC Cambuci conta com mais dois pontos de atendimento para marcar presença em outras áreas do Hospital Cruz Azul.

As novas instalações facilitam o acesso dos cooperados, que podem realizar as operações em três locais: no próprio PAC, que permanece no Bloco C (próximo aos elevadores da entrada da Lins de Vasconcelos), na Central de Atendimento ao Cliente – CAC (onde os pacientes solicitam autorizações para exames) e também em um box situado em frente ao Bloco B (prédio antigo).

Desde o dia 1º de agosto,

o Posto de Atendimento Franca mudou para:

São João da B.Vista

Assis

Itapeva

Coopmil, presente em todas as regiões de são Paulo:

end.: Av. Lins de Vasconcelos, 356

Bloco C – Cambuci.

tel./fax: (11) 3208-4693

end.: Rua General Osório, 1850 – sala 02 – Centro.

tel./fax: (16) 3723-1113 – e-mail: [email protected]

em breve, a Coopmil irá inaugurar mais três Postos, nas cidades de Assis, Itapeva e São João da Boa Vista, para ampliar o raio de atendimento no interior.

Com 36 PACs estrategicamente instalados no Estado, além da Central de Serviços e da Sede Própria, na Capital, os cooperados têm fácil acesso aos serviços, benefícios e parcerias da nossa cooperativa, focados no bem-estar do grupo cooperado.

PU

BLI

CID

AD

E

Promoção Taurus, pistolas ou revólveres em até 48x*Entrega imediata**

Grande Variedade em acessórios

Solicite nossa visitana sua unidade.

Cobrimos*** qualquer

oferta

*Fin

anci

amen

to so

men

te p

ara

coop

erad

os C

OO

PMIL

e m

edia

nte

apro

vaçã

o de

cré

dito

;**

Entr

ega

de a

rma

de fo

go c

ondi

cion

ada

a em

issã

o de

regi

stro

;**

*Com

para

tivo

de p

reço

s den

tro

do E

stad

o de

SP.

Colete Balístico BLINTEC

OPORTUNIDADE!

Preços exclusivos

para cooperados

Os melhores preços e a

forma de pagamento.MELHOR Nível II, IIA, IIIA

Rua Venceslau Brás, 175 - Centro - São Paulo - SPTel.: (11) 3106-3608 / 3292-1000 - Ramal 1225 ou 1232

Av. Cruzeiro so Sul, 297 - Luz - Em frente ao “Panelão” da PMTel.: (11) 3292-1149

Page 6: Jornal Coop1000 Notícias - Ed. 08

COOP1000 Notícias - Edição 08 - Ano II - Setembro/2011

6

siNal aMarelO: disParada dO eNdividaMeNtO dOs BrasileirOs

finanças

a forte aceleração das dívidas do consumidor atingiu o nível recorde de R$ 668 bilhões em maio, com destaque para as modalidades: cartão de crédito, cheque especial, fi nanciamento bancário, crédito para aquisição de imóveis, automóveis e consignado (desconto em folha de pagamento). Com base no estudo da LCA Consultores, este montante equivale a quase 40% da massa de renda das famílias nos últimos doze meses, ou seja, para cada R$ 100,00 de salário, o brasileiro deve R$ 40,00.

Segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a inadimplência subiu 21,9% na primeira quinzena de julho, em comparação com o mesmo período de 2010, devido à

explosão de crédito do ano passado e o consequente descontrole nos gastos do consumidor, impulsionado pelas medidas do Governo para conter o avanço da infl ação. Contudo, a entidade afi rma que a situação ainda não é preocupante, porque a taxa de desemprego está em baixa, sendo assim, o consumidor pode renegociar a dívida.

Para o Banco Central, o endividamento das famílias está “moderado”, porém, a instituição continuará monitorando o comprometimento da renda, além de ressaltar a importância da educação fi nanceira para orientar o grande contingente de tomadores de crédito, o que contribui para o desenvolvimento sustentável do país.

Efeito colateral: elevação dos juros, redução dos prazos de fi nanciamento e critérios mais rigorosos na aprovação do crédito infl uenciaram a falta de pontualidade dos tomadores

Endividamento sobe de modo contínuo, porque o saldo de empréstimos cresce mais rápido do que o total de rendimento das famílias

O objetivo do crédito mudou: as pessoas não estão se endividando para comprar bens, mas para pagar as despesas do mês

Consumidor dá prioridade para fi nanciamentos habitacionais, por exemplo, deixando de honrar outros compromissos

As famílias paulistanas são as que devem mais no país:R$ 2,83 bilhões, conforme estudo da Fecomercio

Aumenta a procura por linhas mais caras e de fácil acesso, como cartão de crédito e cheque especial

Gastos com pagamento de juros têm subido gradativamente

Alta dos preços exerce pressão sobre o caixa dos devedores

O Brasil tem a maior taxa de juros do mundo

CONfira COMO aNda O OrçaMeNtO dOs BrasileirOs

Page 7: Jornal Coop1000 Notícias - Ed. 08

COOP1000 Notícias - Edição 08 - Ano II - Setembro/2011

7

Analise seus gastos e receitas, além de avaliar a real necessidade de adquirir um produto e sua forma de pagamento (à vista, parcelado sem juros, fi nanciado com juros e prazo estendido, etc.)

iNvista Na gestãO dO seU OrçaMeNtO

finanças

Para mais informações, consulte a Cartilha de Educação Financeira disponível em www.coopmil.coop.br

depois de um período de aquecimento da economia, facilidade de acesso ao crédito e consequente aumento nos preços, desde o fi nal do ano passado, o Governo tem adotado medidas para frear o processo infl acionário e permitir a continuidade no desenvolvimento do país. No entanto, muitos brasileiros atingiram elevados níveis de endividamento e, agora, têm que recorrer às linhas mais caras para não se tornar inadimplentes, como o cheque especial e o cartão de crédito.

Em contrapartida, o cooperativismo é uma alternativa viável para manter as fi nanças equilibradas, visto que incentiva a refl exão do crédito consciente com o objetivo de realizar sonhos, ao invés de acumular dívidas, além dos investimentos com alta rentabilidade e das iniciativas voltadas para saúde, educação, lazer, produtos e assistências.

Para adotar uma postura mais responsável em relação às suas decisões de consumo, pensando em um futuro tranquilo, a cooperativa proporciona uma consultoria especializada que orienta o cooperado a planejar o orçamento e traçar uma estratégia de capitalização, contando com um amplo leque de serviços fi nanceiros de natureza social, inclusive projetos focados na qualidade de vida e tranquilidade fi nanceira das famílias cooperadas.

Melhoras no quadro da economia:

Redução na pobreza e na desigualdade, que ajudam a sustentar o crescimento econômico

Fortalecimento da classe média, que deve continuar nos próximos anos

Capacidade de gerar empregos

Dicas para planejar o orçamento e evitar o acúmulo de dívidas:

Para manter as fi nanças em dia, a maneira mais fácil é poupar, pelo menos, 5% do salário por mês, para formar uma reserva de emergência

Em caso de redução da renda, é preciso ajustar imediatamente o orçamento à nova condição, cortando gastos supérfl uos, mesmo que seja uma situação temporária

Valorize seu dinheiro, pesquisando os juros e as melhores condições operacionais

!

Page 8: Jornal Coop1000 Notícias - Ed. 08

COOP1000 Notícias - Edição 08 - Ano II - Setembro/2011

8

qUe tal PlaNeJar sUas PrÓXiMas fÉrias?

lazer

depois de um ano de trabalho, dedicação aos estudos, estresse e compromissos diversos, nada melhor do que reunir a família e desfrutar de dias relaxantes nas tão merecidas férias. Se o passeio conciliar diversão e economia, melhor ainda!

Pensando em proporcionar toda esta comodidade aos cooperados, a Coopmil fi rmou novas parcerias com duas empresas especializadas em turismo, na Capital: Mandala e Thoros Tur.

As empresas conveniadas oferecem descontos especiais em pacotes turísticos nacionais e internacionais, passagens aéreas, terrestres, hospedagens entre outros serviços, com qualidade e presteza no atendimento, lembrando que a cooperativa também tem convênio com a Beltur, agência localizada no município de Santa Isabel, que disponibiliza opções variadas para o lazer.

Os valores podem ser fi nanciados* na Coopmil pela Linha de Crédito Turismo, com as menores taxas do mercado, parcelas decrescentes e liberação rápida, sem burocracia.

* Sujeito à análise de crédito. Consulte condições operacionais.

Para contratar os serviços das conveniadas, você pode solicitar um orçamento à empresa de sua preferência e depois apresentá-lo na cooperativa para fi nanciar os valores. Aproveite!

Prazo: Até 60 meses

Juros: Até 6x – 2,6% a.m. De 7 a 60x – 2,8% a.m.

documentos: Carteira funcional ou de identidade, holerite do mês vigente, extrato bancário (com lançamentos do 5º dia útil) e orçamento da empresa de turismo conveniada.

05 diárias, transporte aéreo ida e volta, traslados e passeios pelos principais pontos turísticos da cidade.

A partir de R$ 678,00* por pessoa, para o mês de outubro.

05 diárias com café da manhã, transporte aéreo ida e volta, traslados, passeios nas cidades de Gramado e Canela, com visita aos principais pontos turísticos.

A partir de R$ 758,00* por pessoa, para o mês de outubro.

07 dias navegando por santos, Búzios, Cabo frio, rio de Janeiro e ilhabela, com cinco refeições inclusas, taxas portuárias, espetáculos, festas, etc.

A partir de R$ 3.510,00** para o casal, para saída de Santos em 23/12/11.

Pacote de Natal – 05 diárias (22 a 26/12), com café da manhã para o casal. A partir de R$ 849,00*.

Pacote ano Novo - 05 diárias (28/12/11 a 02/01/12) com café da manhã para o casal. A partir de R$ 2.390,00*.

04 diárias com café da manhã, transporte aéreo ida e volta, traslados, passeios e seguro viagem.

A partir de R$ 1.309,86 por pessoa (saída 30/12/11).

Porto Seguro

Gramado

Cruzeiro - Natal

Buenos Aires - Ano Novo

Pousada em Ubatuba

*Valores aproximados de pacotes e diárias oferecidos pelas empresas parceiras da Coopmil, sujeitos à alteração sem aviso prévio e disponibilidade de vagas.

**Valores aproximados de pacotes pesquisados na internet.

realize a viageM dOs seUs sONhOs

Linha de Crédito Turismo

COMO Utilizar O BeNefíCiO

informações:

Departamento Colônia de Fériase TurismoTel. (11) 3292-1124

E-mail: [email protected]

!

Confi ra a lista completa de parceiros de lazer no site: www.coopmil.coop.br

Page 9: Jornal Coop1000 Notícias - Ed. 08

COOP1000 Notícias - Edição 08 - Ano II - Setembro/2011

9

Confi ra as condições operacionais e cadastre-se no site: www.coopmil.coop.br para

concorrer ao sorteio de reserva para vagas.

lazer Novidades

Proclamação da República

Cadastro para concorrer 12 de setembro a 11 de outubro

Sorteio eletrônico 14 de outubro

Efetivação da Reserva 17 a 21 de outubro

Estada 11 a 15 de novembro

Pacote por faixa etária Cooperados Convidados

Acima de 11 anos R$ 220,00 R$ 260,00

De 5 a 10 anos R$ 140,00 R$ 160,00

aPrOveite O PrÓXiMO feriadO Na COlÔNia de fÉrias “Mares dO sUl”

Mais informações:Departamento Colônia de Férias e TurismoTel.: (11) [email protected]

!

PU

BLI

CID

AD

E

Confi ra a lista completa de parceiros de lazer no site: www.coopmil.coop.br

*Sujeito à análise de crédito. Financiamento para parcelas superiores a R$ 50,00.

aproveite para adquirir passaportes para o parque de diversões com descontos especiais. Os valores podem ser fi nanciados pela Linha de Crédito Turismo, sem burocracia, mediante análise de crédito.

PrazO esteNdidO Para COMPra COOPerada e tUrisMO

iNgressOs Para O PlaYCeNter COM desCONtOs

desde o dia 1º de agosto, as Linhas de Crédito Compra Cooperada e Turismo podem ser fi nanciadas* em até 60 meses, de acordo com as resoluções n.º 29 e 33/2011.

Os novos prazos possibilitam aos cooperados mais facilidade para adquirir eletroeletrônicos, armas e equipamentos de segurança, pacotes turísticos, entre outros produtos e serviços, sem comprometer o orçamento familiar.

Informe-se no Departamento de Colônia de Férias e Turismo

Page 10: Jornal Coop1000 Notícias - Ed. 08

COOP1000 Notícias - Edição 08 - Ano II - Setembro/2011

10

PrOfessOr dOs CUrsOs PreParatÓriOs PartiCiPa de livrO

CaPitãO PUBliCa sUa terCeira OBra sOBre iNteligÊNCia PrOfissiONal

Cooperados

Com 20 anos de carreira na PMESP, atualmente servindo na Corregedoria e lecionando nos Cursos Preparatórios da Coopmil, além de órgãos de ensino de polícia e instituições particulares, o Cap PM Rogério Oliveira Renó participou da autoria do livro Direito Militar.

A obra é uma coletânea com mais de 960 páginas, versando sobre os principais tópicos do tema e voltados aos seus

profi ssionais e estudiosos, principalmente aos alunos candidatos ao Curso Superior de Tecnólogo em Administração Policial Militar (antigo CHQAOPM).

Professor também da Academia do Barro Branco e da Escola Superior de Sargentos, o capitão acredita que o sucesso em um concurso público depende muito mais da disciplina e das horas de estudo, do que propriamente da capacidade intelectual do candidato, porém, salienta o apoio expressivo que a Coopmil oferece aos cooperados com os Cursos Preparatórios para o seu desenvolvimento e sucesso profi ssional. “É extremamente gratifi cante ministrar aula aos participantes dos Cursos da cooperativa e depois encontrá-los na APMBB e ESSgt, galgando postos mais altos”, enfatiza o ofi cial.

O livro teve lançamento nacional no mês de maio e contou com a coordenação dos renomados professores Dircêo Torrecillas Ramos, Ronaldo João Roth e Ilton Garcia da Costa.

livro: Direito Militar – Doutrina e Aplicações

autores: Diversos

editoras: Campus Jurídico Elsevier

valor (para cooperados): R$ 126,00

Contato: [email protected]

tel.: (11) 3283-2900

Cooperado Cap PM Renó

Recente publicação do Cap PM Carvalho

“Para ser um gigante profi ssional, além de preparo técnico, é preciso acreditar no próprio talento”, propõe o Cap PM Antônio de Carvalho em seu mais novo livro Planeta Trabalho.

Com conceitos atuais, o ofi cial e mestre em Direito, vem dedicando-se a ministrar palestras sobre liderança, trabalho em equipe, gestão fi nanceira, atendimento ao cliente, etc., além de publicações envolvendo estes assuntos, de forma bem-humorada e utilizando o método andragógico, que é específi co para a instrução de adultos.

“Faço palestras desde 2005, quando passei para a Reserva, e isso tem sido uma experiência maravilhosa, pois é gratifi cante contribuir para que as pessoas percebam que a maioria de suas insatisfações são criadas ou alimentadas por elas mesmas”, explica o Cap PM Carvalho, ressaltando a importância do fortalecimento pessoal para a conquista da inteligência profi ssional.

Com outros dois volumes publicados, além de cerca de 300 artigos em jornais e revistas, o cooperado valoriza sua experiência como policial e costuma utilizá-la na condução de seu novo trabalho. “Essa época marcou minha vida, foi fundamental para a minha formação e devo muitas coisas boas à PMESP”, fi naliza.

livro: Planeta Trabalho - Seja um gigante profi ssional

autor: Cap PM Antônio de Carvalho

editora: Equilíbrio

valor: R$ 20,00

Contato: www.inteligenciaprofi ssional.com

tel.: (19) 3482-2257

!

!

Page 11: Jornal Coop1000 Notícias - Ed. 08

COOP1000 Notícias - Edição 08 - Ano II - Setembro/2011

11

TRAGA AMIGOSTRAGA AMIGOS

35 Pontos

NOTEBOOK

25 Pontos

TV LCD 32”

TV LCD 40”40

Pontos

SMARTPHONE20

Pontos

30 Pontos

COMPUTADOR

E MUITO MAIS!!! E MUITO MAIS!!!

PesqUisa de satisfaçãO: eNteNder e ateNder Às eXPeCtativas dOs COOPeradOs

PartiCiPe da PesqUisa e gaNhe UM PONtO adiCiONal Na CaMPaNha traga aMigOs

Campanha

Para que possamos aprimorar os serviços, reestruturar os processos e criar novos produtos, sempre pensando na qualidade de vida e tranquilidade fi nanceira do grupo, a Coopmil está implementando pesquisas sistemáticas, que são fundamentais para a prática da governança cooperativa.

Os interessados em participar da enquete podem preencher os campos abaixo, recortar, fechar a carta-resposta e entregá-la nos Correios, gratuitamente, aproveitando a oportunidade para atualizar os dados cadastrais. Os cooperados também podem imprimir o formulário no site www.coopmil.coop.br e encaminhá-lo para as unidades da cooperativa, pessoalmente ou via fax (11) 3292-1073.

As respostas serão registradas e, com isso, o participante ganhará um ponto adicional na Campanha Traga Amigos, em que é possível resgatar prêmios, lembrando que, para ter direito a este bônus, o sistema buscará apenas o primeiro questionário de cada participante.

Todas as informações são confi denciais e destinadas exclusivamente para traçar o perfi l dos cooperados e as respectivas necessidades, com o objetivo de aperfeiçoar nossos serviços fi nanceiros de natureza social.

Consulte o regulamento e junte-se aos 34.500 participantes desta Campanha, os quais podem resgatar diversos prêmios em troca dos pontos, como TVs de LCD e muito mais!

traga amigos

Informações:www.coopmil.coop.br

!Recorte

Cooperado,Participe desta pesquisa de satisfação e ganhe um ponto adicional na Campanha Traga Amigos, contribuindo para aprimorar nossos serviços financeiros de natureza social. No período de 15/09 a 30/11/11, preencha todos os campos, feche o envelope e entregue nos Correios, gratuitamente. Esta também é uma oportunidade de atualizar seus dados cadastrais para agilizar a comunicação da Coopmil com o grupo cooperado.

IMPORTANTE: Por questões de segurança, para atualizar a conta corrente e os dependentes, é necessário enviar documentos comprobatórios para o Departamento de Cadastro. Consulte o procedimento.

_________________________, _____/____/ 2011LOCAL E DATA

________________________________________ASSINATURA DO COOPERADO

ATUALIZAÇÃO DE CADASTRONome Completo:

End.:

E-mail:

RE/RS/Matr.: CPF:

Bairro: Cidade:

Estado: CEP:

Tel.:

Tel.:

Cel.:

Função/Posto: Unidade de Trabalho:

Dob

re a

qui

PESQUISA

1- QUAL É O SEU GRAU DE SATISFAÇÃO COM OS SERVIÇOS OFERECIDOS PELA COOPMIL?

Linhas de Crédito (Pessoal, Compra Cooperada, Imóveis, Educação, Tributo, etc.)

Investimentos (Aplicação RDC e Megacofre)

Cursos Preparatórios (para concursos da PMESP)

Convênios Educativos e Comerciais

Assist. Médica

Assist. Odontológica

Auxílio Funeral

Assistência Jurídica

Psicologia

Serviço Social

Correspondente BancárioColônia de Férias (Itanhaém)

Turismo

Espaço Coopnet

Parcerias (Armas e Equip. de Segurança, Eletro, Estética, Fardas, Uniformes, Móveis Planejados, Ótica, etc.)

Cartões (Crédito e/ou Benefícios)

ITEM ALTO MÉDIO BAIXO

AINDA

NÃO

UTILIZEI

Obrigado por responder a pesquisa e o formulário de atualização cadastral. Todas as informações são confidenciais e serão mantidas em sigilo.Consulte regulamento das Campanhas em www.coopmil.coop.br.

Informações:Central de Relacionamento(11) 3292-1059 – 0800 770 [email protected]

Cadastro(11) 3292-1023/[email protected]

3- GOSTARIA DE DEIXAR SUAS SUGESTÕES?

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

2- VOCÊ ENCONTROU TODOS OS SERVIÇOS E BENEFÍCIOS QUE PROCURAVA NA COOPMIL?

Sim Não

Qual é o programa de sua preferência? Repórter Record Polícia 24h (Band) Operação de Risco (Rede TV) Comunidade Policial (TV Band Santos) Outro __________________________

4- VOCÊ ASSISTE ALGUM PROGRAMA DE TV QUE RETRATA O DIA A DIA POLICIAL?

Sim Não

Liste outros serviços que você gostaria de usufruir:

Col

e A

qui

Cole Aqui

Cole Aqui

Dob

re a

qui

Page 12: Jornal Coop1000 Notícias - Ed. 08

PU

BLI

CID

AD

E

PU

BLI

CID

AD

E

COOP1000 Notícias - Edição 08 - Ano II - Setembro/2011

Recorte

CA

RTA

RES

POST

AN

ÃO

É N

EC

ES

RIO

SE

LAR

O S

ELO

SE

PA

GO

PO

R

AC

Vila

Car

rão

0340

2-97

0 S

ÃO

PA

ULO

- S

P

CO

RR

EIO

S

9912

2064

69/2

008/

DR

/SP

MC

OO

PM

IL

Car

taR

espo

sta

Consulte.

35 Pontos

NOTEBOOK

TV LCD 40”40

Pontos

SMARTPHONE20

Pontos

Envie a pesquisa de satisfação para a Coopmil e ganhe um ponto adicional na campanha

E muito mais...

Traga Amigos para trocar por prêmios!

Imag

ens

mer

amen

te il

ust

rati

vas

Rem

eten

te:_

____

____

____

____

____

____

____

____

____

____

____

____

____

____

_

End

ereç

o:__

____

____

____

____

____

____

____

____

____

____

____

____

____

____

_

Page 13: Jornal Coop1000 Notícias - Ed. 08

COOP1000 Notícias - Edição 08 - Ano II - Setembro/2011

13

esporte

há 22 anos praticante de Judô e colecionador de títulos, o Sd PM Anderson Neves da Silva prepara-se para encarar novas batalhas nos tatames: o I Pan-americano de Veteranos e o Campeonato da PMESP, que serão realizados no mês de setembro.

O atleta faixa preta na arte marcial japonesa tem treinado com afi nco, pois participou recentemente de outras importantes competições, como o Campeonato Mundial, na Alemanha, as três últimas edições do Sul-Americano, no Uruguai, além de torneios envolvendo a classe militar.

O Sd PM Neves explica que é preciso muita dedicação para conciliar o esporte, inclusive o Jiu-Jitsu e o Atletismo que também pratica, aos demais afazeres e à profi ssão. Para isso, conta com o apoio da família e com a motivação que vem do seu trabalho. “O Judô é uma fi losofi a de vida e muito mais do que formar um atleta, visa formar pessoas de bem. Foi com ele que trilhei minha carreira como policial, venho sendo um bom fi lho, esposo e pai. Assim, pretendo continuar lutando e seguindo o caminho suave”, objetiva o cooperado.

Sd PM Neves, 1º lugar em Campeonato da PMESP

COOPeradO JUdOCa disPUta iMPOrtaNtes CaMPeONatOs

PU

BLI

CID

AD

E

Page 14: Jornal Coop1000 Notícias - Ed. 08

COOP1000 Notícias - Edição 08 - Ano II - Setembro/2011

14

primeiro semestre foi a unificação dos Quadros Feminino e Masculino. Essas foram apenas algumas das diversas ações da Polícia Militar, cujo objetivo fundamental é a Segurança Pública do nosso Estado, para fazer cada vez mais e melhor.

Mensagem

BiOMetria faCial: NOva arMa Para lOCalizar CriMiNOsOs

Uma Corporação que prima pelo atendimento com excelência, sobretudo porque nosso objetivo é o cidadão de bem e a sua segurança; que trabalha para a preservação da vida, dos direitos e garantias individuais e da dignidade humana, precisa estar constantemente em expansão. Este processo se dá em investimentos que se traduzem na aquisição de tecnologia de ponta, até a contratação e formação de profissionais de alta qualidade, o que é realizado por meio de cursos, especializações e aperfeiçoamentos, sempre constantes, mas também pelo necessário reconhecimento e motivação, do Comando.

No primeiro semestre de 2011, algumas conquistas foram fundamentais para valorizar os nossos profissionais, entre estas a assinatura do protocolo com a Microsoft que viabiliza a aquisição de produtos da empresa e notebooks, com vantagens especiais aos policiais militares, proporcionando uma maior inclusão digital destes e dos seus filhos; a assinatura do Decreto de Diária de Alimentação reajustando o valor de R$ 2,00 para R$ 20,00,

beneficiando cerca de 75 mil policiais militares em todo o Estado; aos Oficiais do Quadro Auxiliar, determinei a extinção da designação “QAOPM” na tarjeta e nos documentos, utilizando apenas a designação PM, facilitando a identificação pelo cidadão que não conhece nossos quadros.

Nesse contexto, aqueles que ajudaram a escrever a história da nossa Corporação não poderiam ficar de fora. Visando integrar mais nosso veterano à comunidade policial-militar e também valorizá-lo no mundo civil, retiramos as expressões “RES” = Reserva e “REF” = Reformado do posto/graduação na identidade, além de escrever o posto/graduação por extenso. É um detalhe simples, mas que visa reconhecer, aproximar e integrar mais nossa grande família policial-militar.

Outra ação de gestão muito importante, na área de pessoal, que foi ratificada neste

“POlíCia Militar, UMa iNstitUiçãO qUe aCOMPaNha a MOderNidade e a graNdeza de sãO PaUlO”

ÁLVARO BATISTA CAMILO Coronel PM – Comandante Geral

Um sistema que “filma” multidões, captura até 400 faces por segundo e analisa 46 mil pontos do rosto, por meio de uma câmera especial acoplada nos óculos. Esta é a tecnologia de biometria facial que está sendo testada pelo 2º Batalhão de Policiamento de Choque em grandes eventos desportivos e culturais para detectar pessoas que têm problemas com a justiça.

Com a capacidade de armazenar 4 milhões de imagens, o aparelho busca as informações na base em tempo real e, em caso de compatibilidade, emite um alerta para o operador.

Em um raio de 50m, que pode ser adaptado para 20km de distância, o efetivo pode localizar indivíduos procurados pela justiça, pessoas desaparecidas e torcedores envolvidos em brigas, afirma o Cap PM Luiz Gonzaga de Oliveira Junior, Coordenador Operacional da unidade. O cooperado relata que o banco de dados já foi abastecido com 70% das torcidas organizadas, mas também é possível incluir registros do Fotocrim e da Polícia Civil, por exemplo. Sd PM Tercilia, operadora dos óculos de biometria facial

Foto

: Gen

ival

do C

arva

lho

tecnologia

Para a Sd PM Tercilia Mendes de Oliveira, a tecnologia é excelente para quem lida com aglomerações. Dentre as principais vantagens, a cooperada destaca a nitidez da imagem, o curto tempo de resposta e a segurança em adotar os padrões certos de abordagem, devido à agilidade na informação.

Já o Sd PM Celso Mazaro, que testou os óculos durante o show da banda irlandesa U2, acredita que este monitoramento é uma ferramenta de segurança tanto para o policial quanto para o abordado.

Os testes da tecnologia israelense também estão focados nos campeonatos de futebol, como os clássicos do Brasileirão e a Copa do Mundo de 2014, evento que poderá contar com outras inovações, como o detector de metais Magnetômetro e o Raio-x, que identifica qualquer tipo de objeto estranho, inclusive explosivos.

Page 15: Jornal Coop1000 Notícias - Ed. 08

COOP1000 Notícias - Edição 08 - Ano II - Setembro/2011

15

responsabilidade social

“dOar É legal”: POliCiais eNgaJadOs eM salvar aiNda Mais vidas

Sgt PM Edmar e Sgt PM Denise

Solidariedade na PMESP

“dar o sangue pelas pessoas”, literalmente, faz parte do dia a dia dos policiais, que têm a nobre missão de preservar a segurança pública e a integridade física dos cidadãos. Mas, sempre é possível fazer mais. Sendo assim, no dia 06 de maio, a Polícia Militar lançou a campanha “Doar é Legal”, que já acumulou 550 litros de sangue contando com a solidariedade de 1.220 participantes, militares e civis, os quais também se cadastraram para a doação de medula óssea.

Segundo a Cap PM Ana Cláudia de Paula e a Sgt PM Arlinda Tomasia dos Santos, a PMESP desenvolveu uma campanha inteligente, disponível nos 645 municípios do Estado, de acordo com a demanda dos

Comemorado no dia 02 de julho, o “Dia do Bombeiro Brasileiro” também representa o marco inicial da Campanha “Bombeiro Sangue Bom”, que já computou mais de 130 mil doações, as quais resultaram em 65 mil litros de sangue, desde 2003.

Segundo o Ten PM Marcos das Neves Palumbo, os bombeiros atendem mais de 365 mil ocorrências de resgate por ano, incluindo acidentes de trânsito, sendo que boa parte das vítimas encontra-se em estado grave, com fraturas, hemorragias e, alguns casos, necessitam de cirurgias, mas nem todos os hospitais têm a estrutura necessária para atender à demanda.

Além disso, uma competição interna motiva as Unidades do Corpo de Bombeiros a realizar o maior número de doações possível. No ano passado, o 3º GB conquistou mais de 5.500 doações das 28.169 efetivadas no Estado, equivalente a mais de 1.000% do efetivo lotado na unidade da zona leste da Capital, o que lhes garantiu o troféu de posse transitória.

“É muito bom ajudar o próximo e, com a doação de sangue, podemos ajudar ainda mais”, salienta o cooperado Cb PM Marco Antônio Silva, lotado no CCB.

Cb PM Marco, participante de todas as campanhas dos bombeiros

principais hemocentros. Em épocas de escassez nas doações, como no inverno, por exemplo, a Corporação recruta os interessados, formando uma corrente de agentes multiplicadores e disseminadores desse grande ato social.

O cooperado Sgt PM Edmar dos Santos Costa, que já era doador assíduo, destaca que a iniciativa atende às necessidades de forma direcionada e, acima de tudo, com o incentivo da Polícia, pois é possível aproveitar a força de trabalho dos profi ssionais com a estrutura de coleta montada nos próprios batalhões, o que facilita para o policial e proporciona a reposição constante dos estoques.

Para a Sgt PM Denise Martins Rodrigues, a iniciativa da PM tem como objetivo concitar a sociedade sobre a importância das doações, visto que cada ato solidário pode salvar até quatro vidas, além dos policiais já preencherem o cadastro para a doação de medula, que é efetivada mediante contato posterior e testes realizados nas instituições de coleta.

É imprescindível manter a reposição constante dos estoques, pois os produtos sanguíneos são armazenados sob condições controladas conforme a validade. Na Fundação Pró-sangue, por exemplo, cada doação pode salvar até três vidas, pois são retirados os seguintes hemocomponentes da bolsa tripla:

Hemácias (validade: 35 dias);

Plasma (validade: 1 a 5 anos);

Plaquetas (validade: 3 a 5 dias) ou Crioprecipitado (validade: 1 ano), sendo que a retirada destes dois componentes é alternada, de acordo com o estoque da Fundação.

Vale lembrar que outros hemocentros trabalham com bolsa quádrupla, podendo retirar todos os componentes de uma vez.

Para mais informações, acesse os sites das instituições:

Fundação Pró-Sangue(www.prosangue.sp.gov.br)

Santa Casa de Misericórdia (www.santacasasp.org.br/doesangue)

Associação Benefi cente de Coleta de Sangue (www.colsan.org.br)

Informe-se e seja também um doador solidário!www.polmil.sp.gov.br!

BOMBeirO saNgUe BOM vOCÊ saBia qUe O saNgUe teM validade?

Page 16: Jornal Coop1000 Notícias - Ed. 08

COOP1000 Notícias - Edição 08 - Ano II - Setembro/2011

16

COOPMilsede são Paulo: Rua Venceslau Brás, 175 - Sé - CEP 01016-000 - PABX (11) 3292-1000 - Fax (11) 3292-1073 - [email protected] - www.coopmil.coop.br

Central de serviços Coopmil – CsC: Avenida Cruzeiro do Sul, 297 - Luz - CEP 01109-000 - (11) 3292-1144 - [email protected]

Postos de atendimento Cooperativo - PaC: Araçatuba - (18) 3608-1928 / Araraquara (APAS) - (16) 3331-8473 / Barretos (APAS) - (17) 3325-1089 / Bauru - (14) 3214-4500 / Botucatu (Ponto Frio) - (14) 3813-7918

Cambuci (Cruz Azul) - (11) 3208-4693 / Campinas - (19) 3273-5346 / Caraguatatuba - (12) 3881-1825 / Fernandópolis (APAS) - (17) 3462-3421Franca - (16) 3723-1113 / Guarulhos (Ponto Frio) - (11) 2408-1838 / Itaquera (Cruz Azul) - (11) 2524-1067 / Jundiaí - (11) 4521-3589 Lins (APAS) - (14) 3532-6960 / Marília - (14) 3453-5178 / Mogi das Cruzes (Ponto Frio) - (11) 4796-7680 / Osasco - (11) 3682-9016

Ourinhos - (14) 3325-1678 / Piracicaba - (19) 3432-7550 / Pirituba - (11) 3101-5119 / Presidente Prudente - (18) 3221-1599 / Registro - (13) 3822-1410 Ribeirão Preto - (16) 3969-6636 / Santo Amaro (Ponto Frio) - (11) 5524-6392 / Santo André (Cruz Azul) - (11) 4425-8495 / Santos - (13) 3236-7379

S. Bernardo do Campo (Ponto Frio) - (11) 4337-2338 / S. J. do Rio Preto - (17) 3231-0318 / S. J. dos Campos (Ponto Frio) - (12) 3921-1919 Sorocaba (Ponto Frio) - (15) 3211-5678 / Tabatinguera (AORRPM) - (11) 3101-7568 / Taubaté - (12) 3631-2530 / Tucuruvi (Ponto Frio) - (11) 2996-6614

SAC: 0800 770 7077 | Ouvidoria: 0800 725 0996www.coopmil.coop.br | www.twitter.com/coopmil

Em breve: PAC Assis, PAC São João da Boa Vista e PAC Itapeva

Megamigos

em