jornal contábeis 5ª edição

12
ENADE Semana Acadêmica A Semana Acadêmica de 2013 reuniu acadêmicos e professores que dis- cutiram e refletiram sobre a profissão de contador. A novidade ficou para o encerramento do evento, quando foi promovida uma confraternização com direito a máscaras e drinks. PÁGINA 5 Contábeis diploma turma de acadêmicos Ábaco Informativo do Curso de Ciências Contábeis da Unisc - março de 2014, edição n° 6, Ano 4. Cursos são avaliados pelo MEC PÁGINA 8 PÁGINA 11 VIP CLASS Professor lança livro de Custos PÁGINA 4 Contábeis realiza eleições PÁGINA 9 Esse é um ano para lá de especial. Em 2014 o curso de Ciências Contábeis completa 50 anos. Preparem-se, que este ano será muito movimentado! A coordenação do curso está programando inúmeras ati- vidades para que essa data não passe em branco.Aguardem a edição especial do Ábaco, alusivo aos 50 anos. Chegamos aos 50 anos

Upload: daiana-carpes

Post on 23-Mar-2016

252 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal contábeis 5ª edição

ENADE

Semana AcadêmicaA Semana Acadêmica de 2013 reuniu acadêmicos e professores que dis-

cutiram e refl etiram sobre a profi ssão de contador. A novidade fi cou para o encerramento do evento, quando foi promovida uma confraternização com direito a máscaras e drinks. PÁGINA 5

Contábeis diploma turma de acadêmicos

ÁbacoInformativo do Curso de Ciências Contábeis da Unisc - março de 2014, edição n° 6, Ano 4.

Cursos são avaliados pelo MEC

PÁGINA 8

PÁGINA 11

VIP CLASS

Professor lança livro de Custos

PÁGINA 4

Contábeis realiza eleiçõesPÁGINA 9

Esse é um ano para lá de especial. Em 2014 o curso de Ciências Contábeis completa 50 anos. Preparem-se, que este ano será muito movimentado!

A coordenação do curso está programando inúmeras ati-vidades para que essa data não passe em branco.Aguardem a edição especial do Ábaco, alusivo aos 50 anos.

Chegamos aos 50 anosChegamos aos 50 anos

Page 2: Jornal contábeis 5ª edição

Ábaco2 Março de 2014

ÁbacoInformativo do Curso de Ciências

Contábeis da Unisc

CONSELHO EDITORIAL

Coordenadorado Curso Santa Cruz do Sul: Laércio Rogério Friedrich Coordenador do Curso Sobradinho: Eloi Almiro BrandtCoordenador do Curso Montene-gro: Renê Luiz SeibertChefe de Departamento: José Rocha Saldanha

Coordenadora do Centro de Estu-dos Contábeis (CEC): Vânia Stiebbe

Coordenador do Gabinete de Assessoria e Consultoria Contábil (GAC): Gilmar Lazzari

Reportagem e projeto gráfi co: Daia-na Stockey Carpes

Revisão: Roque Neumann e Beatriz Sperb

E-mail: [email protected]

Blog do curso: www.unisc.br/portal/pt/cursos/graduacao/ciencias-contabeis/blog-do-curso

Tiragem: 700 exemplares

Impressão: Gráfi ca e Editora Pale

Endereço: Av. Independência, 2293, bloco 3, sala 311. Santa Cruz do Sul/RS

Telefone: (51) 3717-7364

Expediente

Ser professora na Univer-sidade de Santa Cruz do Sul foi, certamente, algo de mui-to maravilhoso que aconte-ceu na minha vida. Foram treze anos de dedicação, ten-do sempre exercido minhas atividades com muito empe-nho, preparando as aulas e

Espaço Aberto

Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2 Unisc,tudo de bom!

Palavra da CoordenaçãoÉ com grande

alegria que utilizo pela primeira vez este espaço. No iní-cio deste ano, assu-mi a coordenação do curso juntamen-te com o professor Ricardo André Ma-chado do Curso de Ciências Contábeis da Unisc.

Mais do que pa-lavras, este espaço registra, na história, todos aqueles que aceitam o impor-tante desafi o de coordenar este tão importante curso. Faço este registro pois estamos no ano em que o curso completa seus 50 anos, e muitas serão as atividades alusivas à data.

Assumir a coordenação, neste contexto, aumenta o de-safi o e por que não dizer a motivação. A profi ssão contábil vem ganhando cada vez mais destaque, muitas pesquisas demonstram estar entre as profi ssões: mais valorizadas do Brasil. As mudanças são profundas, tanto técnicas quanto sobre o perfi l do profi ssional que precisa, cada vez mais, de multi-habilidades.

Espero contar com o apoio da comunidade acadêmica, em especial dos alunos, egressos e professores do curso, para dar continuidade ao excelente trabalho da Coordena-ção anterior, da qual faço especial referência aos profess-sores Márcia Rosane Frey e Renê Luiz Seibert.

Desejo um excelente ano a todos,

Laércio Rogério Friedrich - Coordenador do curso de Ciências Contábeis de Santa Cruz do Sul

Nesta edição, o Ábaco re-servou este espaço para que a professora Juliana Luisa Marcuzzo contasse sobre o período que lecionou na Unisc. A prof. Ju, como é carinhosamente chamada pelos alunos lecionava a disciplina de Contabilidade Governamental.

buscando informações atua-lizadas com o fi m de trans-mitir da forma mais efi ciente o conteúdo aos alunos. Em cada aula, em cada contato com os alunos, sempre colo-quei muito amor. Posso dizer que exerci a atividade de ser professora com um prazer enorme que nem dá para ex-plicar.

A decisão de sair da Uni-versidade foi muito difícil, talvez uma das mais difíceis que já tive de tomar. Penso que tomar uma decisão, an-tes de tudo, é um ato de co-ragem e convicção e, neste momento, decidi por priori-zar a minha família e viver intensamente a tarefa de ser mãe, a qual me fez sentir da

forma mais verdadeira o que é o amor incondicional.

Deixo aqui meu agrade-cimento aos colegas profes-sores, os quais sempre me trataram com muito cari-nho. Me senti muito acolhi-da por todos e, se consegui desempenhar um bom traba-lho, certamente foi por ter o apoio de todos eles.

Agradeço também as fun-cionárias e funcionários que passaram pelo departamento, sem medir esforços para au-xiliar os professores. Estão sempre dispostos a ajudar e, mesmo quando não sabem, procuram se informar, resol-vendo nossas dúvidas.

Agradeço a todos os alu-nos do Curso de Ciências

Contábeis, os quais não so-mente receberam meus en-sinamentos, como também, foram responsáveis por fazer com que eu me aperfeiçoas-se cada vez mais, seja com as trocas de informações duran-te as aulas, seja com a busca de novas metodologias para adaptar a aula ao perfi l da turma.

Aos alunos deixo um conselho: iniciem as ati-vidades profissionais na área contábil o quanto an-tes. Cursar a faculdade e, ao mesmo tempo, trabalhar na área é muito mais pra-zeroso, pois facilita a com-preensão. Além disso, após formados, serão profissio-nais experientes e, para es-

tes, há um mercado de tra-balho muito promissor.

Enfim, muito obrigado à Unisc por fazer parte da mi-nha vida, pois, apesar de não estar mais no grupo de pro-fessores, levo ótimas lem-branças que me acompanha-rão pela vida inteira. Foi na Universidade que conheci meu esposo, pessoa ma-ravilhosa que me faz feliz todos os dias. também fiz muitos amigos que me a c o m p a n h a -rão ao longo da minha vida.

Jordana Pozzebon - Egressa do curso de Ciências Contábeis, da UniscSanta Cruz do Sul

Aluna-Destaque 2014/1

A escolha da futura profi ssão não é muito fácil. No inicio surgiu a dúvida se este era realmente o curso ideal para mim. Contudo, a cada semestre se confi rmava a certeza de que havia escolhido o curso certo.

sem dúvida, esses quatro anos deixarão sau-dades, foram momentos de muita aprendizagem, integração e mudanças.

O curso de Ciências Contábeis Unisc faz a di-ferença na minha carreira profi ssional. Agradeço a coordenação, professores e colegas pelo apoio, pela amizade, pelo conhecimento, enfi m, por to-dos os bons momentos vividos.

ravilhosa que me faz feliz todos os dias. também fiz muitos amigos que me a c o m p a n h a -rão ao longo da minha

ravilhosa que me faz feliz todos os dias. também fiz muitos amigos que me a c o m p a n h a -rão ao longo da minha

Page 3: Jornal contábeis 5ª edição

Ábaco 3Março de 2014

FOTOS: DAIANA CARPES

Evento

Um dia para escolher a futura profi ssão

O dia 30 de outrubro foi marcado pela visita dos estudantes de ensino médio no cam-pus da Unisc. A edição de 2013 recebeu

mais de 7,1 mil visitantes, entre alunos e professores dos municípios dos Vales do Rio Pardo e Taquari, do Centro-Serra e da região da Quarta Colônia. Durante todo o dia, o público presente conheceu os cursos, os serviços e a infraestrutura da Instituição e pôde parti-cipar de diversas atividades e ofi cinas.

Segundo a ex-coordenadora do curso, professora Marcia Rosane Frey, a participação dos acadêmicos do curso é fundamental para o sucesso do evento. Os alunos incentivam os visitantes a participarem das atividades e a trocarem experiências. Ajudam a di-vulgar o curso e passam a infl uenciar candidatos in-decisos que buscam o evento para conhecer os cursos e confi rmar a sua opção. A participação dos alunos também proporciona uma maior integração junto aos professores e a coordenação do curso.

Os cursos receberam seus visitantes no ginásio da universidade. No estande da Contábeis a novidade era o quebra-cabeça do balanço patriomonial. Aque-les que “fechassem” o balanço receberam um cofre do curso. A ideia do quebra-cabeça surgiu como uma proposta lúdica de divulgar a terminologia contábil do patrimônio, evidenciado pelas contas do Ativo e do Passivo. Ao mesmo tempo, o desafi o de montar o quebra-cabeça contábil teve por objetivo buscar uma maior interação entre os alunos visitantes, espe-cialmente aqueles interessados em conhecer um pouco mais sobre o curso de Ciências Contábeis.

Outra novidade no curso eram as deusas gregas, as gêmeas Juliana e Gabriele Ro-drigues. “As gêmeas foram convidadas para representar o Crédito e o Débito, mecanis-mo utilizado para o registro contábil”, explica a professora. O traje de deusas gregas, simbolicamente, remete ao Deus Hermes que na mitologia grega tinha muitos atribu-tos, entre eles o de protetor do comércio e por extensão da contabilidade. Associado ao Deus Hermes encontrava-se o Caduceu, símbolo da profi ssão contábil.

Viva Unisc reúne estudantes, do ensino médio, para conhecerem os cursos que a universidade oferece

Trabalhar no Viva Unisc é...“Todo jovem quando está ter-

minando o Ensino Médio pensa em vestibular, carreira, profi ssão, so-nho, vocação, metas, aptidões, futu-ro e realização pessoal. Para isso a Universidade de Santa Cruz do Sul realiza o Viva Unisc para que alu-nos concluintes do Ensino Médio possam tirar dúvidas a respeitos dos cursos. Como um dos representan-tes do curso de Ciências Contábeis, pude explicar aos concluintes as

vantagens de ingressar na Gradua-ção de Ciências Contábeis; duração do curso; disciplinas a serem cur-sadas; mercado de trabalho e áreas de atuação, ressaltando que desde a entrada na graduação o aluno já tem possibilidade de estar empregado na área contábil, devido à grande de-manda de mão de obra necessária no mercado. Os alunos visitantes puderam receber todas as informa-ções dos professores e acadêmicos

sobre o curso, bem como participar das ofi cinas de Finanças Pessoais e Laboratório de Escrituração Contá-bil e Fiscal, ministradas por profes-sores do curso. Foi uma experiência muito válida para minha trajetória acadêmica. Pude também fortalecer as amizades com colegas do curso, bem como conhecer novas pessoas”.

Jefferson Luís de Oliveira

“Quanto ao Viva Unisc, gostei

muito de ter feito parte deste evento. Achei bem interessante, fi quei muito feliz de ter participado principalmen-te por ser meu ultimo ano no Cur-so de Ciências Contábeis. Me senti muito honrada por ter tido a chance de representar o curso, ter conhecido pessoas novas, conversar com os pro-fessores e fazer novas amizades.Para os que ainda não participaram, fi ca a dica, com certeza vai valer a pena”.

Luisa Weiland

Page 4: Jornal contábeis 5ª edição

Ábaco4 Março de 2014

De 21 a 25 de outubro, Unisc promoveu o IV Salão de Ensino e o XIX Seminário de Iniciação Científica

Pesquisa

Alunos apresentam seus trabalhos em evento cientícifico

Com objetivo de divulgar as produções acadêmicas e científicas de estudantes

da Unisc e de outras universidades, o IV Salão de Ensino e de Extensão e o XIX Seminário de Iniciação Cien-tífica promove o intercâmbio entre professores, estudantes e a comuni-dade em geral nas diferentes áreas do conhecimento. Os eventos são pro-movidos pela Universidade de Santa Cruz do Sul e ocorreram de 21 a 25 de outubro de 2013.

Segundo o coordenador do curso, professor Laércio Rogério Friedrich, o Seminário de Iniciação Científica e o Salão de Ensino estimula os alunos a participarem de pesquisas, além da divulgação e da valorizaçãos dos tra-balhos realizados em sala de aula.

A egressa Vanessa Rutsatz diz que apresentar seu artigo, fruto da pes-quisa de sua monografia, foi extre-mamente importante para seu cresci-mento pessoal. “Foi uma satisfação apresentar o trabalho proposto para outras pessoas, para que as mesmas tenham interesse na área de custos que na contabilidade é essencial.”, analisa Vanessa.

Alunos da Contábeis que apre-sentaram trabalhos no evento:

- Maiara Anger. Análise das alte-rações nas demonstrações contábeis aplicadas ao setor público, com orien-tação da professora Juliana Marcuzzo.

- Katia Knod. Análise da gestão financeira dos recursos da saúde no município de Sinimbu, com orientação da professora Juliana Marcuzzo.

- Israel Oliveira Paes. Precificação de prestadora de serviços para pro-cesso licitatório do Governo Federal, com orientação do professor Laércio Rogério Friedrich.

- Fátima Werner. Proposta de cus-teio em uma linha de transporte rodo-viário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, com orientação do pro-fessor Laércio Rogério Friedrich.

- .Taiane Ebert do Couto. O proces-so de constituição e legalização de em-presas em um nova era, com orientação da professora Catiane Correa Beck.

- Vanessa Ferreira Rutsatz. Pro-posta de gerenciamento de custos para atividade agropecuária, com orientação do professor Laércio Ro-gério Friedrich.

Professor lança livro na área de custosO professor do curso de Ciências Contábeis

Fernando Batista Fontoura está lançando o livro Gestão de Custos: Uma visão Integrada e Práti-ca dos métodos de custeio, editado pela Atlas. Segundo o professor, a ideia de escrever esta obra aconteceu durante o mestrado, em 2009, quando pesquisou gestão estratégica de custos como ferramenta de controle estratégico. “Em 2010 quando assumi a gerência administrativa e financeira da empresa alimentícia Germani eu deixei o projeto para mais tarde e só voltei a tra-balhar em 2012”, explica Fontoura.

Além disso, o professor conta que a moti-vação em publicar este trabalho também foi no sentido de fazer uma discussão integradora, bus-cando sempre uma visão sistêmica, integrando conhecimentos de contabilidade, administração e engenharia de produção, e sobretudo dar uma contribuição através de sua experiência acadê-mica e profissional.

Tanto a graduação como a atuação profis-sional de Fontoura foram focados na área de gestão estratégica de custos. Porém, a sensa-ção de publicar um livro “é de ter que estudar

mais, realizar novas pesquisas”, reflete.Conforme o professor, “o gosto pela leitu-

ra e a aventura de escrever são fascinadoras, visto que já estou trabalhando nas melhorias para uma nova edição do livro e de uma nova publicação focada no ensino de contabilidade de custos”.

A obra segue alguns temas centrais, como a evolução da contabilidade de custos, métodos de custeio com modelagem de aplicação, precifica-ção, e alguns tópicos de gestão organizacional.

Para quem tiver interesse, a editora Atlas dis-ponibilizou o livro para venda em seu site. “Pre-tendemos fazer um lançamento volta às aulas nas instituições com as quais tenho vinculação: Na Unisc e na FGV- Unidade Porto Alegre”, ressalta.

GESTÃO DE CUSTOS: Uma Visão Inte-gradora e Prática dos Métodos de Custeio.

1ª edição (2013)Páginas: 240 páginasValor: R$ 49,00

Page 5: Jornal contábeis 5ª edição

Ábaco 5Março de 2014

Curso realiza semana acadêmica

No início do mês de setembro, a coorde-nação do curso de Ci-

ências Contábeis promoveu a sua Semana Acadêmica, com direito a festa de encerramento.

Daniel Pretto foi o primeiro a palestrar no evento, no dia 4 de setembro. Com a temática “Sus-tentabilidade na cadeia de valor da Souza Cruz”, Pretto explicou o funcionamento da empresa na qual trabalha e a relação com a sustentabilidade.

O dia 5 foi destinado aos cases contábeis, com a participação da presidente da ACI de Santa Cruz do Sul, Tania Traesel, que expla-nou sobre empreendedorismo. E, logo em seguida, o contador da empresa GSI Brasil, Newton Ba-ckes, falou sobre o multiprofi ssio-nalismo do contador.

Para fechar com chave de ouro o evento que discutiu e re-fl etiu o mercado de trabalho do profi ssional da área contábil, foi realizado, no dia 6, a integração Black & White.

“A festa veio para fechar a se-

Evento

Evento contou com palestras e a festa de integração Black & White

Atletas da área contábil disputam no EiconO maior evento esportivo e

de integração da classe contábil do Rio Grande do Sul aconteceu em Santa Cruz do Sul. De 18 a 20 de outubro, o Sindicato dos Contadores e Técnicos em Con-tabilidade do Vale do Rio Pardo (Sincotec-Varp) sediou o 29º Encontro de Integração dos Pro-fi ssionais da Contabilidade do Rio Grande do Sul (Eicon), que reuniu mais de 1.100 pessoas entre competidores e familiares.

Acadêmicos do curso e con-tadores de Santa Cruz do Sul, também marcaram presença no evento e foram premiados.

mana acadêmica de um modo diferente. Além da temática investida no próprio nome do evento, a coordenação investiu e inovou com a ideia da fabri-cação das máscaras superestilo-sas, onde os próprios acadêmi-cos tiveram a oportunidade de fazer, de acordo com o gosto de cada um. Da minha parte achei incrível, afi nal é uma forma de descontrair entre os colegas de uma forma diferente, não so-mente estudo e conhecimento, mas também de lazer e diver-são”, complementa a acadêmi-

ca Tamara Dummer.A festa aconteceu na Adunisc ao som do DJ

Samuel Henrique Struecker, com aperitivos e drinks preparados pelos professores do depar-tamento. “Adorei a ideia da festa, estava ótima, bem organizada”, destaca a aluna Thielle Grasel.

Thiele também contou que a festa proporcio-nou o convívio com os professores e a integra-ção entre os alunos, além de mostrar o interesse do curso em investir em seus acadêmicos.

Clicks da Integração

Black & White

- 1º lugar, Futsal Masculino Sênior,- 1º lugar, Futsal Masculino Master,- 2º lugar, Futsal Masculino Acadêmico,- 1º lugar, Bolão,

- 3º lugar, Tênis Simples,- 1º lugar, Tênis Duplas,- 1º lugar, Canastra,- 2º lugar, Rústica

Classifi cação geral do campeonato1º Santa Cruz do Sul – 68 pontos, 2º Caxias do Sul – 50 pontos, 3º Lajeado – 37 pontos, 4º São Leopoldo – 36 pontos, 5º Santa Maria – 28 pontos, 6º Canoas – 26 pontos

Prêmios que Santa Cruz do Sul recebeu:

Page 6: Jornal contábeis 5ª edição

Ábaco6 Março de 2014

Nesta edição, o informativo Ábaco conversou com dois egressos do curso: a proprie-

tária do escritório Lance Contabilidade, Angela Maria Bordignon Jaromicz; e o Diretor de Serviços de Operações da JTI Kannenberg Comércio de Tabacos do Brasil, Astor Bublitz, graduado em 1978.

Jaromicz foi diplomada em 1991, e a partir de então não parou de estudar: fez pós-graduação em gestão contábil e MBA em custos, além de diversos outros cursos de aperfeiçoamento. Já Bublitz, graduado em 1978, também aprimorou seu conhecimento com uma pós-graduação, mestrado e cursos de es-pecialização em diversas áreas.

Confi ra a seguir a entrevista dos contadores:

O que motivou vocês a se gradua-rem em Contábeis?

Angela: O encanto pelos núme-ros e onde eles podem te levar.

Bublitz: Em 1974, prestei vestibular na FISC, eu já estava trabalhando na par-te administrativa da Empresa Kannen-berg & Cia. Ltda. E o curso de Ciências Contábeis me possibilitou a continuida-de do aprendizado que havia adquirido no curso de técnico em contabilidade e, ao mesmo tempo, ter uma formação su-perior dentro das atividades profi ssionais que já estava desenvolvendo.

Como foi o início profi ssional de vocês?

Angela: Comecei como secretária e assistente contábil em empresa do ramo de comércio de madeiras. Depois, ana-lista contábil em uma empresa do ramo de vestuário e responsável pelo setor re-cursos humanos do escritório contábil. E, no ano de 2000 abri meu escritório contábil.

Bublitz: Comecei a trabalhar na Empresa Kannenberg & Cia Ltda., em Sinimbu como auxiliar de escritório. A Kannenberg foi fundada em 1953 e havia, por motivos de crise no mercado

nacional, suspenso as suas atividades na década de 60. Em 1973 a mesma voltou à ativa e me oportunizou ser o primeiro funcionário contratado na área adminis-trativa nesta nova era. Na época o traba-lho administrativo era praticamente todo manual. As notas fi scais eram emitidas manualmente com a utilização de folhas carbono para as cópias. Ainda se usava calculadoras e as máquinas de escrever manuais. O pagamento aos produtores era em espécie. O conta-corrente dos produtores era feito manualmente em fi chas e a contabilidade era feita após. Utilizava-se uma máquina de escrever com o “carrinho” adaptado ao tamanho das folhas do Livro Diário. As folhas de papel, que seriam copiadas para dentro do Livro Diário Ofi cial, eram compostas por três partes: a folha em si, uma sobre folha de seda e, no meio, a folha de car-bono. A cópia para o Livro Diário Ofi cial era efetuada utilizando-se um líquido para umedecer um pano de algodão que era colocado após a folha do Livro e an-tes da mesma a folha com os lançamen-tos. Após se colocava numa prensa para a transcrição. Os prazos e as exigências fi scais e tributárias eram bem diferentes das atuais.

Quais são seus planos profis-sionais?

Angela: No momento continuar com o escritório contábil e em breve agregar outros trabalhos em estudo, observando sempre os rumos da pro-fi ssão. O nosso contingente empresa-rial é formado por pequenas e médias empresa e no atual contexto há carên-cia de qualifi cação e conhecimento por parte dos empreendedores.

Bublitz: Tenho metas a alcançar. Não estou pensando em parar. Estou focado e comprometido e, enquanto Deus permitir, pretendo continuar a minha jornada.

Onde trabalha atualmente e como foi chegar até essa função?

Bublitz: Completei, em novembro passado, 40 anos de atividades pro-fi ssionais na mesma empresa. Atual-mente o nome da Empresa é JTI, 3ª maior fabricante de cigarros do mun-do excluindo as Empresas da China, que adquiriram as Empresas Kan-nenberg e KBH&C no ano de 2009. Durante estes anos tive a oportunida-de de trabalhar, conviver e aprender com muitas pessoas. Houve épocas de tranquilidade, de turbulências, de crises fi nanceiras, enfi m, muitas mu-danças que fi zeram eu ter experiên-cia. Atualmente exerço a função de Diretor de Serviços de Operações da JTI que engloba a área de logística, Supply Chain e compras. Após mui-tos anos trabalhando nas áreas admi-nistrativa/contábil/fi scal/fi nanceira, fui convidado, em maio de 2012, pelo vice-presidente da América do Sul da JTI, Eduardo Renner, para exercer esta nova função. A experiência tem sido muito positiva. O fato de ter formação na área contábil me auxilia muito no planeja-mento e na tomada de decisões por me

dar a tranquilidade de saber os impactos que as mesmas terão em diversas áreas den-tro da Empresa. O compro-metimento com o que faço e algumas coisas que aprendi com meu pai e minha mãe, como “Ter problemas na vida não depende somente de você, mas ser derrotado por eles depende somente do você”, foram a base para chegar até aqui. Além disso, tenho mui-ta fé e acredito em um Deus superior que sempre me guiou e tenho o apoio do meu maior amigo – meu fi lho Augusto.

Qual mensagem passa-ria para quem está inte-ressado em ingressar no curso em que você se for-

mou? Angela: A formação superior

na academia é só o primeiro passo, a nossa profi ssão exige atualização constante.

Bulitz: Recomendo o curso para quem tem aptidão e comprometi-mento com: trabalhar com valores exatos, gostar de planejar, de anali-sar e, principalmente, de se atualizar.

Qual a contribuição que a Unisc teve na sua formação profi ssional?

Bublitz: Foi essencial. Quero apro-veitar para, mais uma vez, parabenizar a todos que ajudaram a construir esta que, na minha opinião, foi a maior conquista de todos os tempos de San-ta Cruz do Sul que é a UNISC. Quem, como eu, se formou na antiga FISC e colheu os frutos da sua formação, fi ca muito esperançoso que cada vez mais teremos a formação de ótimos profi s-sionais que também irão se realizar na vida profi ssional e ajudar no desenvol-vimento do nosso País.

Por ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor onde????????????????????????????????????????????????A carreira de sucesso de

Jaromicz e Bublitz

andaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaanda

Page 7: Jornal contábeis 5ª edição

Ábaco 7Março de 2014

Bate-papo com Adalgisa DunkeFormanda doou sua medula em prol de um desconhecido

Ojornal Ábaco conver-sou com a formanda em Contábeis sobre a inicia-

tiva dela em doar a sua medula ós-sea. Confi ra o que ela contou:

O que te levou a ser doador de medula?

Em 2010 teve uma campanha para encontrar um doador de me-dula para a Mariana Cuervo Eidt. Eu fui fazer o teste e assim fiquei cadastrada no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME).

Quanto tempo estava na lista para ser doador?

Fiz o cadastro no dia 02/09/2010 e mesmo já tendo doado continuo ca-dastrada para novas doações.

Como foi feito o convite para que você doasse sua medula? E o processo de doação e recuperação?

O pessoal do REDOME entrou em contato para dizer que eu tinha sido compatível com uma pessoa, e gostariam de saber se eu ainda con-tinuava querendo ser doadora. Isso foi em maio (2013). Eu confi rmei que sim. Na hora fi quei meio apa-vorada, mas pensei logo na minha

família, e se fosse alguém da minha família que precisasse. Então, na se-mana seguinte me ligaram para co-letar sangue para uma confi rmação mais específi ca de compatibilidade. Falaram que em um mês entrariam em contato para saber se minha me-dula era mesmo compatível. Mas acabou passando mais tempo, so-mente em agosto me avisaram que a compatibilidade tinha se confi r-mado.

Começou então os contatos para agendar exames para então ver se eu poderia ser doadora, se minha saúde estava em dia para a doação. Tirei mi-nhas dúvidas sobre o procedimento, se eu poderia doar novamente caso alguém precisasse. Enfi m, fi z uma au-todoação para no momento da coleta receber meu próprio sangue e então ajudar na recuperação.

A coleta foi no dia 16 de outubro. A coleta foi através de punções, para isso recebi anestesia peridural que não foi sufi ciente, e a raquidiana, motivo pelo qual acabei fi cando um dia a mais do previsto no hospital. O procedimento foi no Hospital Uni-versitário de Santa Maria.

Foi coletado um litro de medula. Acabei fi cando bastante debilitada, fraca, com anemia, mas segundo os médicos é normal. Nos primeiros dias fi cava só deitada. Depois de uma semana já comecei a me movimentar mais, porém tinha muito cansaço e dor de cabeça, mas com o passar dos

Alunos recebem premiação No dia 21 de novem-

bro, foram realizadas a divulgação e premiação da equipe que obteve os melhores resultados na disciplina de Laboratório de Simulação Gerencial I, realizada em Sobradinho.

Durante o semestre, mais precisamente em 13 rodadas do software de simulação gerencial, os acadêmicos desenvolve-ram práticas de decisões

gerenciais em ambientes virtuais, com integração de conhecimentos na área de gestão. A disciplina envol-veu diversas áreas, como contabilidade, fi nanças, planejamento, custos in-dustriais, produção e ma-rketing.

Ouro:Diulio Gabriel GoettemsEmanuel Petterson VieiraLeandro Festinalli

Jéssica Possebon CarneiroLuis Eduardo Silva Schuster

Prata:Francesca Correa MariniJessica Tairini RodriguesMilene Kipper AmeliniAlison Paulo Wander

Bronze:Fabrícia DrachlerFernanda Tais FloresAlexandra Scapin SegattoDeise Queli de Lima

dias fui melhorando. Depois de 30 dias já estava 100%.

Tens notícia da pessoa que rece-beu a sua medula?

Sim. Há alguns dias o pessoal do REDOME, do Rio de Janeiro, me ligou para saber como eu esta-va e falou que o doador estava se recuperando, que tinha “pegado” a medula, como eles falam, mas que só depois de seis meses saberia ao

certo como foi o resultado com o receptor.

Estou muito feliz por ter dado certo. É um orgulho poder dizer que salvei uma vida e como diz um amigo meu “ fi quei feliz de saber que tem mais um com sangue Co-lorado por ai”. Após um ano, se eu e o receptor quisermos nos conhe-cer, o REDOME faz o contato. Ai poderei conhecer e saber se é um irmão ou uma irmã que ganhei.

Page 8: Jornal contábeis 5ª edição

8 Março de 2014

No ano passado os cursos de Ci-ências Contábeis de Sobradi-nho e Santa Cruz do Sul recebe-

ram a notícia que havia atingido o conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em uma escala que vai até 5. E como premiação os alunos da Con-tábeis que participaram do Enade ganharam uma viagem para Gramado.

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e tem o objetivo de conferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, a suas habili-dades e competências.

Para a ex-coordenadora do curso, pro-fessora Marcia Rosane Frey, um dos fatores cruciais para a conquista do conceito 4 foi o comprometimento de todos e o espírito de grupo. “Os acadêmicos estavam cientes

de que a prova era uma oportunidade para mostrar à sociedade que estão preparados para ser bons profi ssionais na área contá-bil e que o estudo durante o curso valeu a pena”, ressalta Frey.

Quanto ao presente aos acadêmicos que fi zeram a prova do Enade, a professora con-ta que a viagem foi uma forma de realizar uma atividade que integrasse todos. “O dia foi para encontrar egressos e alunos e re-conhecer a dedicação de todos e o espírito de união, que juntos poderiam fazer a dife-rença. Também objetivou proporcionar um momento de reencontro e confraternização, para o qual não poderíamos ter uma época mais especial que essa de fi nal de ano, no Natal Luz de Gramado”, explica.

O grupo passou o dia conhecendo os pontos turísticos de Gramado, e à noite prestigiaram o evento Natal Luz.

Contábeis recebe conceito 4 no EnadeConquista

Coordenação do curso presenteia acadêmicos que fi zeram a prova com uma viagem a Gramado

Cursos de Contábeis e Jornalismo são premiados

Santa Cruz do Sul: Adriana Zanette, Adriano Raffl er, Aline Kleinert, Barbara Weber, Belquior Da-metto, Camila Flesch, Carine Ferreira, Cassio Sche-rer, Daiane Campiol, Dainara da Silva, Daniel Zinn, Danubia Streck, Darwin Duarte, Débora de Moraes, Débora Reckziegel, Denise de Borba, Éder Chaxim, Elisa Royer, Elisete Klaus, Fabiano Barreto, Fátima Werner, Felipe Grasel, Felipe Conzatti, Felipe Barce-los, Felipe Reck, Fernanda Parkert, Fernando Schro-eder, Flávia Mielke, Gabriela Lopes, Gizelle Brandt, Grasiele Griesang, Guilherme Weigel, Guilherme

Schramm, Israel Paes, João Antônio Eick, Josiane Bastos, Karlim Bauermann, Kátia Knod, Leandro dos Santos, Luiza Christmann, Maiara Anger, Maitê Wink, Mara Werner, Mariane Weigel, Marília Kroth, Michele Gewehr, Mirele Matusiak, Noeli Mueller, Otávio Glanzel, Pâmela Janovik, Paula Hoffmann, Sandra Kirst, Saulo Marin, Sheila Saling, Silvana da Silveira, Tales Ellwanger, Tatiane Goeritz, Thais Carpes, Vanessa Ferreira, Vanessa Kuster, Vinícios Garcia, Vinicius de Freitas, Vinicius Macedo Silva e Vinicius Ribeiro.

Sobradinho: Barbara Cassol, Daiane Puntel, Diana Patricia Drescher, Diego Rauber, Eduardo Colombelli Rogerio, Eduardo Dalmolin, Eduar-do Minussi, Fabrine Colombelli, Joice Apareci-da Da Rosa Gervasoni, Jones Puntel, Leni Clari Matte, Lidiane Luzia Serina, Lucas Dalmolin, Lucilene Pires, Marcelo Francesquet, Niziani Fornari, Olana Mari Kautzmann, Raviel Becker Ramos, Renata Franceschet, Silvana Dalmolin, Simone Isabel Fardin, Thaise Weber Colombelli e Tiago Dal Molin.

Os cinco acadêmicos do curso de Comunicação Social, habilitação Jor-nalismo, da Unisc, Daiana Stockey Carpes, Jonatan Trindade, Laura Go-mes, Thamires Waechter e Luis Gus-tavo Finger, orientados pelo profes-sor do curso de Ciências Contábeis, José Rocha Saldanha, conquistaram o segundo lugar no concurso Luz, Câmera e Educação Fiscal, com o curta-metragem Qual a verdadeira função social do tributo?. A promoção foi da Prefeitura de Santa Maria em conjunto com a Secretaria da Receita Federal do Brasil. A entrega da pre-miação ocorreu na manhã do dia 20 de dezembro.

O objetivo do concurso era sele-cionar obras audiovisuais de curta-metragem que abordassem o tema

da educação fi scal, tendo como meta conscientizar o cidadão sobre a fun-ção social e econômica dos tributos. O evento ocorreu por videoconferência e foi exibido na sede da Receita Fe-deral do Brasil nas cidades dos sele-cionados.

Os estudantes da Unisc assistiram à cerimônia na Receita Federal de Santa Cruz do Sul e receberam como prêmio um notebook e uma câme-ra fotográfi ca. Os acadêmicos ainda receberam Menção Honrosa pelo se-gundo curta que produziram – O que são tributos –, e que fi cou entre os oito selecionados. Além dos prêmios destinados aos alunos e ao professor, a universidade recebeu um notebook, dois tablets e dois GPS, que foram en-tregues ao chefe de Gabinete do Rei-

tor, Angelo Hoff.Os curtas premiados serão veicu-

lados nas unidades da Secretaria da

Receita Federal do Brasil e em outros locais públicos, por um período inde-terminado, em todo o país.

Alunos que fi zeram o Enade

Page 9: Jornal contábeis 5ª edição

Ábaco 9Março de 2014

No dia 6 de abril serão realizadas as provas da 1ª edição de 2014 do Exame de Sufi ciência

O primeiro Exame de Sufi ciência de 2014 está mar-cado para o dia 6 de abril, conforme publicação no Diá-rio Ofi cial da União. De acordo com o extrato do Edital, as provas serão aplicadas das 8h30min às 12h30min, horário ofi cial de Brasília (DF).

Os egressos e acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Unisc têm obtido excelentes resulta-dos nos Exames de Suficiência realizados. O Exame de Suficiência é realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade - CFC, em nível nacional, como re-quisito para obtenção ou restabelecimento de Regis-tro Profissional nos Conselhos Regionais de Conta-bilidade, conforme Resolução do CFC nº. 1.301/10.

O Centro de Estudos Contábeis - CEC, em parce-ria com todos os docentes do Curso de Ciências Contá-beis, coloca-se à disposição dos discentes e egressos do curso para quaisquer esclarecimentos de dúvidas e ou/ informações a respeito do Exame, e para prestar apoio através de materiais para estudo e revisões presenciais de conteúdos.

Importante: Geralmente os exames de sufi ciência ocorrem nos meses de março e de setembro. Os alunos que estiverem cursando o último ano do curso de Ciên-cias Contábeis e efetivamente aqueles que concluíram a gradução poderão inscrever-se.

Eleições

Também foi eleito chefe de departamento e a nova reitora da universidade

O ano de 2013 foi marcado pe-las eleições de

coodenadores, chefes de departamente e reitor, que movimentaram os campi da Unisc.

Na sede, o professor La-ércio Rogério Friedrich foi eleito como coordenador de curso, ao lado do professor Ricado Machado, que irá assumir como subcoorde-nador. Já em Montenegro, o professor Renê Luiz Seibert continua na coordenação do curso, junto com o professor José Rocha Saldanha, que assume a subcoordenação. E, em Sobradinho, o coor-denador do curso reeleito é o professor Eloi Almiro Brandt, e a subcoordenado-ra é a professora Ana Paula Batista da Silva.

Para chefe de departa-mento, o professor José Ro-cha Saldanha foi reeleito e seu sub é o professor Renê Luiz Seibert.

A comissão eleitoral do curso de Ciências Contá-beis foi formada pelos pro-fessores Celso Hugo Petry, Jaqueline da Silveira, Vânia Amires Lemos Stiebbe, Cla-ri Schuh e Gilmar Lazzari

NOVA REITORA - a professora Carmen Lúcia de Lima Helfer foi eleita a nova reitora da Unisc, com 50,87% dos votos. Em se-gundo lugar fi cou o pro-fessor Carlos Renê Ayres, com 27,58%, e em tercei-ro, o professor João Pedro Schmidt, com 21,55% dos votos.

Além de Carmen, inte-

gram a chapa vencedora os professores Eltor Breunig, do Departamento de Direi-to (vice-reitor); Elenor José Schneider, do Departamen-to de Letras (pró-reitor de Graduação); Andréia Ro-sane de Moura Valim, do Departamento de Biologia e Farmácia (pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação); Jaime Laufer, do Departa-mento de Ciências Admi-nistrativas (pró-reitor de Administração); Marcelino Hoppe, do Departamento de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias (pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institu-cional); e Angelo Hoff, do Departamento de Educação Física e Saúde (pró-reitor de Extensão e Relações Comu-nitárias).

Fique de olho

Exame de Sufi ciência valoriza a profi ssão Contábil

de olho

Curso elege seus novos coordenadores

De 10 a 15 de maio, acadêmicos do curso de Ciências Contábeis estarão participando de uma viagem técnica a São Paulo.

A visita está sendo organizada pelo pro-fessor Laércio Rogério Friedrich. O roteiro das visitas inclui a Universidade de São Pau-lo (USP), Porto de Santos, Bovespa, KPMG, Volkswagen e Sabesp.

Cerca de 80 alunos matriculados nos cur-

sos de Ciências Contábeis de Santa Cruz do Sul, Sobradinho e Montenegro participarão da viagem.

VIAGEM - O curso estabeleceu como prá-tica a realização de duas saídas de campo insti-tucionais: uma mais longa, envolvendo empre-sas e instituições fora do estado, e outram mais curta, para empresas localizadas no estado.

E o destino de 2014, será São Paulo

No primeiro semes-tre de 2014, a estudan-te do curso de Ciências Contábeis da Universi-dad Autonoma de San Luis Potosí, no Mé-xico, Wendy Letícia Pérez Hernandez está participando de um in-tercâmbio na Unisc.

Durante esse se-mestre, a estudante Wendy frequentará as disciplinas do curso de Contábeis.

Page 10: Jornal contábeis 5ª edição

Ábaco10 Março de 2014

Em Família

A contabilidade na vida dos irmão Mathias e DanielIrmãos Wartchow escolheram trilhar o mesmo caminho profissional

Os irmãos Daniel e Mathias Wartchow escolhe-ram o mesmo caminho para trilhar em suas profi ssões: o da contabilidade.

Com apenas 25 anos, Daniel Wartchow é contador e pós-graduado no MBA em Controladoria. Atualmente tra-balha na Germani Alimentos Ltda. Já Mathias Wartchow, 20 anos, está cursando o sétimo semestre de Ciências Contábeis e é estagiário na DuPont Pioneer .

Daniel conta que a escolha pela profi ssão aconteceu na infância. “Desde criança acompanhei a empresa da família, o que despertou meu interesse pelo mundo dos negócios. Também sempre gostei muita de matemática”, explica o contador. A partir de então, Daniel encontrou na contabilidade o curso ideal, lhe possibilitaria entender como os atos administrativos infl uenciam o patrimônio e os resultados das entidades, além de proporcionar uma ampla visão do mundo empresarial. O interesse pela pro-fi ssão de Mathias, foi a junção da convivência na empresa do pai e o curso que o irmão estava ingressando.

E quanto a ter um irmão contador, Daniel e Mathias contam que sempre há um momento em que a contabili-dade está presente, seja para ajudar em questões de sala de aula, ou mesmo para discutir alterações que ocorreram na contabilidade nos últimos anos. “Embora tenhamos ape-nas cinco anos de diferença, houve muitas mudanças na área. Então sempre é positiva essa troca de conhecimento do que ele está aprendendo na universidade e o que leio sobre o assunto para me atualizar”, relata Daniel.

Já Mathias acredita que ter um irmão formado em Ci-ências Contábeis é como se fosse uma extensão da univer-sidade. “Como irmãos, temos momentos de descontração e outros assuntos, mas há muitos momentos em que, con-versamos sobre contabilidade, sobre empreendedorismo em geral e buscamos trocar ideias e tirar dúvidas um com o outro”, analisa.

Para o futuro, Daniel pretende continuar trabalhan-do na Germani e para esse semestre tem o desafi o de lecionar aulas na Unisc. “O curso de Ciência Contábeis oferece um ampla área de atuação e sofre constantes al-terações. Diante disso, não tenho certeza quanto a que área do conhecimento pretendo seguir profi ssionalmen-te. Mas, com as disciplinas cursadas até o momento, vejo como grandes possibilidades a área de custos e audito-ria”, diz Mathias.

Acesse a página do curso no Facebook e participe do sor-teio de três livros da editora Cengage Learning.

Link: https://www.facebook.

com/pages/Ci%C3%AAncias-Cont%C3

%A1beis/563597176992641?fref=ts

ria”, diz Mathias.

MBA em Gestão TributáriaCom o objetivo de proporcionar uma formação sólida, que

possibilite uma atuação na gestão tributária empresarial, es-tará sendo ofertado em sua primeira edição o MBA em Ges-tão Tributária Estratégica, com abordagens nas esferas Muni-cipal, Estadual, Federal e Comércio Exterior.

As inscrição vão iniciar em breve pelo portal da Unisc, e estando as aulas previstas para iniciarem em 01/08/2014.

A coordenação do curso está a cargo do professor Laér-cio Rogério Friedrich e a subcoordenação do professor Mar-co Antônio Simch.

Daniel e Matias: empresa do pai infl uenciou na escolha pela profi ssão

É chegada a hora de fazer a declaração do Im-posto de Renda Pessoa Física 2014, referente ao ano de 2013.

No período de 06 de março de 2014 a 30 de abril de 2014, está obrigado a declarar todo cidadão que: Recebeu rendimentos tributáveis acima de

R$ 25.661,70 Recebeu rendimentos isentos, não tributáveis

ou tributáveis exclusivamente na fonte (como prê-mios de loteria, saques do FGTS e rendimentos da poupança) acima de R$ 40.000,00 Tinha bens ou aplicações acima de R$

300.000,00 em 31 de dezembro de 2013. Realizou operações na bolsa de valores ou ob-

teve lucro na venda de bens móveis ou imóveis. Recebeu receita acima de R$ 128.308,49 na

atividade rural ou pretende compensar prejuízos de anos anteriores desta atividade.

Passou à condição de residente no Brasil e esteve nessa situação em 31 de dezembro de 2013, independente do rendimento. Optou pela isenção do IR sobre o ganho de

capital obtido na venda de imóvel cujo valor foi aplicado no prazo de 180 dias.

Deduções permitidas: Empregada doméstica R$ 1.030,33, educação

R$ 3.230,46, dependente R$ 2.063,58, despesas mé-dicas, odontológicas e hospitalares sem limite.

Para aqueles que estão em dúvida, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) está ajudando realizar esse processo. Agende seu horário pelo telefone 3717-7364. Atendimento às quartas-fei-ras, à tarde.

Texto escrito pelo professor José Rocha Saldanha

Imposto de Renda

Page 11: Jornal contábeis 5ª edição

Ábaco 11Março de 2014

LeituraPlanejamento orçamentário

Planejamento orçamentário. Clóvis Luís Padoveze. Edito-ra Cengage Learning Brasil; 2010. 278 páginas.

Esta segunda edição foi revisada e atualizada de acordo com as leis 11.638, de 28/12/2007, e 11.941, de 27/05/09. O objetivo da obra é apresentar, de forma completa e detalhada, o processo de gestão orçamen-tária, a partir do planejamento estratégico e do objeti-vo fi nanceiro de criação de valor como os elementos básicos para a estruturação do plano orçamentário.

VIP CLASS

As comemorações da formatura ocorreram no salão da Inside

Graduação

Acadêmicos de Ciências Contábeis são diplomados

Dia 21 de feveiro foi destinado às co-memorações da cerimônia de cola-ção de grau de mais uma turma do

curso de Ciências Contábeis da Unisc. O baile foi realizado na Inside

Os formandos escolheram os professores Vilmar Thomé, Marli Lenz Wartchow e Laér-cio Rogério Friedrich para serem os homena-geados, e o paraninfo da turma foi o professor Eloi Almiro Brandt.

FORMANDOS - Ana Paula Muller, Andréia Knod, Angela Cristina Weiss, Barbara Weber, Caroline Tornquist Junkher, Claiton de Bastos, Diana Pricila Zanon, Douglas Schmitz de Car-valho, Danubia Streck, Elisabete dos Santos, Fernanda da Silva Leal, Franciele Kist Kauf-mann, Gabriela Evelise Swarowsky, Gabrie-la Lopes, Gabriela Leuckert, Gizelle Cristina Brandt, Glaico Decker, Janaina I. Kappenberg, Jordana Julita Pozzebon, Juliana Hoff, Karlim Katiane Bauermann, Katia Najara Correa, Ket-

terin Susan dos Santos, Khetlen Rahmeier, Le-andro Eugênio dos Santos, Liane Cibele Cunha Silveira, Lisiane Damasceno Froemming, Luis Eduardo Ferreira, Mariane Weigel, Mariele Pauline Dure, Marlete Krug, Michele Caroli-ne Geller, Michele Kern Gewehr, Mirele dos Santos Matusiak, Monica Mello dos Santos, Monique Frantz, Neusa Fabiana Knod, Ramoel Mateus Willborn, Raquel Cristina Soda, Sandra Regina Kirst, Sérgio Luiz Hermes, Tatiane Go-eritz, Valmir Carlos Rockembach

Manual de Contabilidade Internacional: IFRS – US Gaap – BR Gaap – Teoria e prática

Manual de Contabilidade Internacional: IFRS – US Gaap – BR Gaap – Teoria e prática. Clóvis Luís Padoveze, Gideon Carvalho de Benedicto e Joubert da Silva Jerônimo Leite.

Editora Cengage Learning Brasil; 2012. 608 páginas.

As normas internacionais de contabilidade estão sendo introduzidas no Brasil por meio de pronuncia-mentos contábeis emitidos pelo Comitê de Pronuncia-mentos Contábeis (CPC), que as emite em consonância com as práticas internacionais, e, que, posteriormente, são aprovadas pelos órgãos reguladores para a sua efe-tiva aplicação pelas entidades brasileiras.

Tendo como referência esta situação, o principal objetivo deste manual é apresentar e disponibilizar ao público interessado, de maneira teórica e prática, as práticas contábeis internacionais e brasileiras, bem como as práticas norte-americanas relacionadas com a elaboração e apresentação de demonstrações contá-beis e notas explicativas transparentes e de alta qua-lidade. Conceitos econômicos, que os autores julgam indispensáveis para o entendimento e aplicações da práticas contábeis, são apresentados em capítulos que tratam dos fundamentos da conversão das demonstra-ções contábeis em moeda estrangeira e dos conceitos necessários para o entendimento da questão cambial, sejam em termos de competitividade, ou em termos de fundamentos para gestão dos eventos cambiais.

Contabilidade fi nanceira – Introdução aos conceitos, métodos e aplicações

O livro fi xa o padrão em sua análise de conceitos, métodos e aplicações da contabilidade. Ressalta os princípios fundamentais e as implicações de conceitos contábeis importantes. O entendimento destes concei-tos permite que os temas relevantes sejam focalizados em situações novas e diferentes. A obra inclui, também, ao preencher a lacuna entre a preparação das demons-trações fi nanceiras e sua aplicação em várias decisões, diversos problemas e exemplos, demonstrando as im-plicações do tratamento padrão e do alternativo.

Contabilidade fi nanceira – Introdução aos conceitos, métodos e aplicações. Clyde P. Stickney e Roman L. Weil.

Editora Cengage Learning Brasil; 2010. 768 páginas.

Page 12: Jornal contábeis 5ª edição

Ábaco12 Março de 2014

Fique ligado06/04 – Aniversário do curso.11/04 – Aula inaugural do cinquentenário do curso.22 a 24/09 – Simpósio de Contabilidade.20 a 24/10 – Seminário de Iniciação Científi ca e Salão de Ensino e Extensão. 05/11 – Viva Unisc.

ZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoom

Aluno destaque 2013/1

Kátia Knod foi agraciada com o prê-mio Destaque Acadêmico. Atualmente a contadora trabalha na Sicredi Vale do Rio Pardo. Confi ra a seguir a entrevista:

Ser contador é? ser ético, responsável e dedicado no exercício dessa profi ssão fascinanteDesafi o: estar sempre atualizada às constantes mudanças na legislaçãoConquista: bacharela em Ciências ContábeisSonho: viajar pelo mundoEm busca de: aprendizado e conheci-mentoMestre: meus paisPara ler: A arte de correr na chuvaPara ouvir: música gaúchaA palavra é: persistênciaUma frase: “Que os vossos esforços desafi em as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia im-possível!” (Charles Chaplin)

No dia em que Eder Chaxim colou grau, recebeu uma homenagem para lá de especial, o Mérito Acadêmico, por atingir a melhor média da turma. Con-fi ra o perfi l do contador

Ser contador é? mais um degrau na busca de um aprimoramento profi s-sionalDesafi o: A busca por constante atuali-zação profi ssionalConquista: a primeira graduaçãoSonho: Se tornaram planosEm busca de: novos desafi os profi s-sionaisMestre: Charles BukowskiPara ler: O capitão saiu para o almo-ço e os marinheiros tomaram conta do navio, de BukowskiPara ouvir: The DoorsA palavra é: determinação.Uma frase: “Do inferno das minhas lembranças nem sempre eu quero sal-vação” ( Ademir Antonio Bacca)

Feira de empreendedorismoA turma de Empreendedorismo, orientada pelo professor Nícolas Fur-

lan, foi dividida em grupos, com a missão de criar empresas fi ctícias para a Feira de Empreendorismo.

O evento foi realizado na noite do dia 26 de novembro, no Centro de Convivência da Unisc. Segundo o professor, o trabalho visa à prática dos conceitos trabalhados na disciplina e principalmente ao despertar de um espírito empreendedor pelos acadêmicos do curso.