jornal contábeis 5ª edição

12
Acadêmicos conhecem o Rio de Janeiro PÁGINA 7 Ensino a Distância Curso de Ciências Contábeis conta com a metodologia do Ensino a Distância (EaD). No primeiro semestre de 2013 foram ofertadas três dis- ciplinas nessa modalidade: Contabilidade Governamental, Noções de Ciências Atuariais e Matemática Financeira. PÁGINA 5 Contábeis diploma turma de acadêmicos Ábaco Informativo do Curso de Ciências Contábeis da Unisc - agosto de 2013, edição n° V, Ano III. Voluntários do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) estão encarre- gados de executar e analisar cálculos dos processos periciais do Gabine- te de Assistência Judiciária (GAJ), do curso de Direito. Projeto firma parceria com o GAJ PÁGINA 3 PÁGINA 8 Pai e filho: na busca pela graduação em Contábeis PÁGINA 10 ETAPA PRODUÇÕES Churrasco da Contábeis PÁGINA 11 DAIANA CARPES DAIANA CARPES DAIANA CARPES

Upload: daiana-carpes

Post on 29-Mar-2016

236 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal do Curso de Ciências Contábeis da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal contábeis 5ª edição

Acadêmicos conhecem o Rio de Janeiro

PÁGINA 7

Ensino a DistânciaCurso de Ciências Contábeis conta com a metodologia do Ensino a

Distância (EaD). No primeiro semestre de 2013 foram ofertadas três dis-ciplinas nessa modalidade: Contabilidade Governamental, Noções de Ciências Atuariais e Matemática Financeira. PÁGINA 5

Contábeis diploma turma de acadêmicos

ÁbacoInformativo do Curso de Ciências Contábeis da Unisc - agosto de 2013, edição n° V, Ano III.

Voluntários do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) estão encarre-gados de executar e analisar cálculos dos processos periciais do Gabine-te de Assistência Judiciária (GAJ), do curso de Direito.

Projeto firma parceria com o GAJ

PÁGINA 3

PÁGINA 8

Pai e filho: na busca pela graduação em Contábeis

PÁGINA 10

ETAPA PRODUÇÕES

Churrasco da ContábeisPÁGINA 11 D

AIA

NA

CA

RPES

DA

IAN

A C

AR

PES

DA

IAN

A C

AR

PES

Page 2: Jornal contábeis 5ª edição

2 Agosto de 2013ÁBACO ÁBACOAgosto de 2013

O professor José Rocha Saldanha, a coordenadora do Gabinete de Assistên-cia Judiciária (GAJ), Elia Denise Ham-mes, e a bolsita do NAF, Nádia Pranke, participaram do II Encontro dos NAFs do Rio Grande do Sul, realizado no dia 15 de junho, no auditório das Facul-dades Integradas São Judas Tadeu, em Porto Alegre.

A professora Elia participou desse encontro com o intuito de conhecer um pouco mais sobre as atividades que es-tão sendo realizadas pelos NAFs do Rio Grande do Sul e aproximar ainda mais as atividades entre o GAJ e o NAF da Unisc. O NAF foi implantado pelo curso de Ciências Contábeis em parceria com a Secretaria da Receita Federal, em 2012.

A proposta dos NAFs surgiu de um modelo já implantado nos Estados Uni-dos e nas faculdades de Direto do Bra-

ÁbacoInformativo do Curso de Ciências

Contábeis da Unisc

CONSELHO EDITORIALCoordenadora do Curso Santa Cruz do Sul: Marcia Rosane FreyCoordenador do Curso Sobradinho: Eloi Almiro BrandtCoordenador do Curso Montenegro: Renê Luiz SeibertChefe de Departamento: José Rocha SaldanhaCoordenadora do Centro de Estudos Contábeis (CEC): Vânia StiebbeCoordenador do Gabinete de Assessoria e Consultoria Contábil (GAC): Laércio Rogério Friedrich

Reportagem: Daiana Stockey CarpesProjeto Gráfi co: Daiana Stockey CarpesRevisão: Roque Neumann e Beatriz Sperb

E-mail: [email protected] do curso: www.unisc.br/portal/pt/cursos/graduacao/ciencias-contabeis/blog-do-cursoTiragem: 1.000 exemplaresImpressão: Gráfi ca e Editora Pale

Endereço: Av. Independência, 2293, bloco 3, sala 311. Santa Cruz do Sul/RSTelefone: (51) 3717-7364

EditorialE mais um semestre chegou...

Para 2013/2, muitas atividades irão movimentar o curso de Ciên-cias Contábeis, como o Churrasco da Contábeis; o plantio de mu-das nativas na Reserva Particular do Patrimônio Natural da Unisc (RPPN) doadas pela Afubra; a Semana Acadêmica do curso de Ciências Contábeis e, como en-cerramento a confraternização Black & White, em que alunos e professores estão convidados a comparecer com trajes brancos e pretos para a festa,

E para aqueles que possuem um perfi l na rede social Facebook, não deixem de curtir a fanpage do curso https://www.facebook.com/pages/Ci%C3%AAncias-Cont%C3%A1beis/563597176992641?fref=ts

E pensando no aniversário de 50 anos do curso, que será realiza-do no próximo ano, a coordenação está a mil nos preparativos para a data. Mas, por enquanto, não po-demos contar o que está progra-mado para 2014.

Tenham todos uma ótima leitura!

Expediente

Assim como 2013 é o Ano da Contabilidade no Brasil, para o curso também está sendo um ano importan-te por diversas atividades que foram implantadas e implementadas no pri-meiro semestre. A classe contábil es-colheu o ano de 2013 para informar e esclarecer a sociedade brasileira sobre a importância dos profi ssionais da contabilidade para o desenvolvimento socioeconômico do país. O curso de Ciências Contábeis se engajou na pro-posta do Conselho Federal de Contabi-lidade (CFC) e formalizou no primeiro semestre de 2013 várias ações para a integração do ensino, da pesquisa e da extensão com vistas a mostrar à socie-

Espaço Aberto

Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2 Unisc,tudo de bom!

Palavra da CoordenaçãoComeço falando sobre MUDANÇA ..... Em participar das

mudanças, em ser agente das mudanças ou simplesmente so-frer as consequências, pois, sem dúvida, vivemos num mo-mento de transição.

E quando eu me refi ro a mudanças, estou me referindo ao cenário econômico e, por consequência, às alterações nos pro-cessos de gestão das empresas. E isso nos afeta como conta-dores e futuros contadores. O Sistema Público de Escrituração Digital – SPED já é uma realidade e pode representar uma ex-celente oportunidade. É preciso saber aproveitar essas oportu-nidades: o discurso de que o profi ssional da área contábil está somente a serviço dos órgãos governamentais não encontra mais sustentação.

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) elegeu o ano de 2013 como o Ano da Contabilidade no Brasil. E precisamos efetivamente com ações concretas demonstrar à sociedade a importância e o valor da área contábil para a performance das organizações (públicas e privadas). Ao agir assim estaremos por consequência, colaborando para a melhoria do desempe-nho empresarial e dessa forma também contribuindo para a qualidade de vida das famílias.

Só iremos obter essas conquistas com um curso de Ciên-cias Contábeis ... “forte” com disciplinas atualizadas, com integração, buscando a formação de um profi ssional apto a encarar os desafi os e principalmente em visualizar esses como grandes OPORTUNIDADES !!!!

Desejo um ótimo semestre a todos, em especial boas-vindas aos calouros de 2013-2 (Santa Cruz do Sul). Também aproveito para parabenizar os formandos de 2013-1, que estarão receben-do o título de Bacharel em Ciências Contábeis em 31/08/2013.

Eloi Almiro Brandt - Coordenador do curso de Ciências Contábeis de Sobradinho

Nesta edição o Ábaco re-servou este espaço para di-vulgar aos leitores algumas ações implementadas no cur-so em 2013, relatadas pela coordenadora do curso, pro-fessora Marcia Rosane Frey.

dade o importante papel do profi ssional da contabilidade.

Junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) foi assinado um convênio para a realização de atividades e projetos de extensão, oportuni-zando o voluntariado acadêmico e uma maior inserção dos futuros profi ssionais na comu-nidade. Essas atividades vêm ao encontro do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), do CFC aberto a todos os profi s-sionais e estudantes de Ciências Contábeis. Interessados em participar do PVCC podem acessar o site do Conselho Federal de Con-tabilidade e se inscrever em um ou mais dos oito projetos do programa.

Outra ação do curso foi o Convênio rea-lizado por meio do Gabinete de Assessoria e Consultoria Contábil (GAC) com o Gabinete de Assistência Judiciária (GAJ), inicialmente para revisão e execução de cálculos periciais em processos judiciais recebidos pelo GAJ e posteriormente uma integração maior a partir de atividades conjuntas do NAF, criado pelo curso de Ciências Contábeis em parceria com a Receita Federal.

Em termos de integração com a classe contábil, também cabe mencionar a parti-cipação, a partir de 2013, de estudantes do curso nas equipes esportivas do Sincotec-Varp nos jogos de integração, realizados anualmente no Encontro Estadual de Inte-gração dos Contabilistas (EICON), reali-zado desde 1985. Este ano os jogos serão realizados em Santa Cruz do Sul nos dias 19 e 20 de outubro. Maiores informações das modalidades esportivas e participação nas equipes do Sincotec-Varp podem ser obtidas junto à coordenação do curso.

Objetivando uma maior integração com os egressos do curso, foi instituído no Pro-jeto Pedagógico do Curso PPC o Programa de Voluntariado Acadêmico de Egressos. O programa possibilita, a partir deste ano, a atu-ação voluntária dos egressos em atividades de ensino e extensão. No ensino, o egresso pode participar no acompanhamento de acadêmi-cos e em ciclos de estudos; na extensão, inte-grar o grupo de bacharéis em atividades junto à comunidade, reforçando a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Franchesca Mariani - Acadêmica do curso de Contábeis, Sobradinho

“Difícil falar em tão pouco espaço toda a mudança que a Unisc vem realizando na minha vida. Em primeiro lugar no aspec-to intelectual, pois aqui aprendemos a ver o mundo de formas jamais observadas, e como consequência reagir a ele também de forma diferente. A vida depois que entramos na uni-versidade, seja qual for sua escolha de cur-so, toma novos rumos, abrem-se caminhos, portas e janelas jamais percebidas. Sou feliz e grata à Unisc pela maior oportunidade da minha vida estar acontecendo, de estar nesse curso que eu amo “Ciências Contábeis” onde os esforços não são medidos para auxiliar os alunos no processo de construção do conheci-mento, seja através de viagens, visitas técni-cas, amparo da coordenação. Enfi m, quando toca aquele “plimplimplim” na Televisão, sinto orgulho de fazer parte dessa história”.

Convênio

NAF está responsável pelos cálculos periciais do GAJ

Para auxiliar a demanda de revisões e execuções dos cálculos nos pro-

cessos judiciais recebidos pelo Gabinete de Assistência Judiciá-ria (GAJ), do curso de Direito da Unisc, o curso de Ciências Con-tábeis, por meio do Gabinete de Assessoria Contábil (GAC) e do Núcleo de Apoio Contábil e Fis-cal (NAF) fi rmou um convênio objetivando a realização desses cálculos. O projeto é coordena-do pelo professor voluntário José Rocha Saldanha e conta com os egressos e alunos do MBA em Auditoria e Perícia, como Rodri-go Rabuske e Débora Thessing.

“O curso de Ciências Contá-beis fi rmou uma parceria com o GAJ para trabalhar com proces-sos cuja lide tem sido execuções de alimentos, ações essas em que devem ser atualizados os valores, na grande maioria devedores”, ex-plica o professor Saldanha. Para o professor, esse convênio abre es-paço para os acadêmicos e egres-sos do curso, que estejam na gra-duação ou na pós-graduação, para adquirirem uma experiência na leitura e interpretação e nos cálcu-los de atualização monetária.

por Daiana Carpes

Com a supervisão do professor Saldanha, egressos aprimoram seus conhecimentos em programa de voluntariado

Seminário: levantar todos que apresentaram

Coordenadores do NAF e do GAJ participam de evento estadual

Page 3: Jornal contábeis 5ª edição

Agosto de 2013 ÁBACO 3Agosto de 2013

O professor José Rocha Saldanha, a coordenadora do Gabinete de Assistên-cia Judiciária (GAJ), Elia Denise Ham-mes, e a bolsita do NAF, Nádia Pranke, participaram do II Encontro dos NAFs do Rio Grande do Sul, realizado no dia 15 de junho, no auditório das Facul-dades Integradas São Judas Tadeu, em Porto Alegre.

A professora Elia participou desse encontro com o intuito de conhecer um pouco mais sobre as atividades que es-tão sendo realizadas pelos NAFs do Rio Grande do Sul e aproximar ainda mais as atividades entre o GAJ e o NAF da Unisc. O NAF foi implantado pelo curso de Ciências Contábeis em parceria com a Secretaria da Receita Federal, em 2012.

A proposta dos NAFs surgiu de um modelo já implantado nos Estados Uni-dos e nas faculdades de Direto do Bra-

sil, conhecidos como Sajus (Serviço de Atendimento Jurídico das Faculdades de Direito); agora esse Núcleo vem sendo implantado em várias universidades gaú-chas, constituído e gerido exclusivamen-te por estudantes da graduação.

Com o objetivo principal de propi-ciar aos acadêmicos a oportunidade de aplicar e aprimorar os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso, o NAF possui fi nalidades voltadas ao atendimento à comunidade de baixa renda, a entidades sem fi ns lucrativos e a pequenos empresários, possibilitan-do acesso a diversos serviços relacio-nados à formação dos acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis, promo-ção de atividades de caráter instrutivo, de acordo com os preceitos de ensino, pesquisa e extensão universitária pre-vistos na Missão da Unisc.

FOTOS: DAIANA CARPES

ÁbacoInformativo do Curso de Ciências

Contábeis da Unisc

CONSELHO EDITORIALCoordenadora do Curso Santa Cruz do Sul: Marcia Rosane FreyCoordenador do Curso Sobradinho: Eloi Almiro BrandtCoordenador do Curso Montenegro: Renê Luiz SeibertChefe de Departamento: José Rocha SaldanhaCoordenadora do Centro de Estudos Contábeis (CEC): Vânia StiebbeCoordenador do Gabinete de Assessoria e Consultoria Contábil (GAC): Laércio Rogério Friedrich

Reportagem: Daiana Stockey CarpesProjeto Gráfi co: Daiana Stockey CarpesRevisão: Roque Neumann e Beatriz Sperb

E-mail: [email protected] do curso: www.unisc.br/portal/pt/cursos/graduacao/ciencias-contabeis/blog-do-cursoTiragem: 1.000 exemplaresImpressão: Gráfi ca e Editora Pale

Endereço: Av. Independência, 2293, bloco 3, sala 311. Santa Cruz do Sul/RSTelefone: (51) 3717-7364

E mais um semestre chegou...

Para 2013/2, muitas atividades irão movimentar o curso de Ciên-cias Contábeis, como o Churrasco da Contábeis; o plantio de mu-das nativas na Reserva Particular do Patrimônio Natural da Unisc (RPPN) doadas pela Afubra; a Semana Acadêmica do curso de Ciências Contábeis e, como en-cerramento a confraternização Black & White, em que alunos e professores estão convidados a comparecer com trajes brancos e pretos para a festa,

E para aqueles que possuem um perfi l na rede social Facebook, não deixem de curtir a fanpage do curso https://www.facebook.com/pages/Ci%C3%AAncias-Cont%C3%A1beis/563597176992641?fref=ts

E pensando no aniversário de 50 anos do curso, que será realiza-do no próximo ano, a coordenação está a mil nos preparativos para a data. Mas, por enquanto, não po-demos contar o que está progra-mado para 2014.

Tenham todos uma ótima leitura!

Expediente

Convênio

NAF está responsável pelos cálculos periciais do GAJ

Para auxiliar a demanda de revisões e execuções dos cálculos nos pro-

cessos judiciais recebidos pelo Gabinete de Assistência Judiciá-ria (GAJ), do curso de Direito da Unisc, o curso de Ciências Con-tábeis, por meio do Gabinete de Assessoria Contábil (GAC) e do Núcleo de Apoio Contábil e Fis-cal (NAF) fi rmou um convênio objetivando a realização desses cálculos. O projeto é coordena-do pelo professor voluntário José Rocha Saldanha e conta com os egressos e alunos do MBA em Auditoria e Perícia, como Rodri-go Rabuske e Débora Thessing.

“O curso de Ciências Contá-beis fi rmou uma parceria com o GAJ para trabalhar com proces-sos cuja lide tem sido execuções de alimentos, ações essas em que devem ser atualizados os valores, na grande maioria devedores”, ex-plica o professor Saldanha. Para o professor, esse convênio abre es-paço para os acadêmicos e egres-sos do curso, que estejam na gra-duação ou na pós-graduação, para adquirirem uma experiência na leitura e interpretação e nos cálcu-los de atualização monetária.

O acadêmico que tiver interes-se em participar voluntariamente deste projeto deverá entrar em contato com o departamento de Ciências Contábeis.

“Tendo em vista o mercado pericial contábil e as exigências dos meritíssimos Juízes, é im-prescindível para o profi ssional contábil o conhecimento e o apri-moramento profi ssional, desta forma, é de suma importância o trabalho realizado pelo GAC que disponibiliza o contato direto com a realidade judiciária. Tenho por convicção que esse trabalho auxi-lia o jovem perito a obter conhe-cimento prático dos trâmites e das exigências processuais, proporcio-nando contato com os magistrados e advogados, além de harmonizar até mesmo uma nomeação futu-ra”, comenta Rabuske.

A egressa Débora defi ne essa atividade como algo muito bom, pois vivenciar a prática é o me-lhor aprendizado. “O curso de pós-graduação em Auditoria e Perícia nos proporciona essa co-nexão de teoria e prática, possi-bilitando conhecer e ter contato com a realidade do GAJ, em cál-culos periciais”, conta.

por Daiana Carpes

Com a supervisão do professor Saldanha, egressos aprimoram seus conhecimentos em programa de voluntariado

Rodrigo, Débora e professor Saldanha: engajados nos processos periciais

Atribuições do voluntário Receber o processo no departamento de Ciências Contábeis; Analisar o processo e executar os cálculos solicitados; Entregar os processos aos cuidados do coordenador do projeto no prazo estipulado; Contatar o coordenador do projeto sempre que houver dúvidas a respeito dos cálculos; Apresentar formalmente os cálculos e/ou o laudo pericial a serem anexados ao processo; Manter sigilo sobre o conteúdo dos processos.

Analisar o processo e executar os cálculos solicitados; Entregar os processos aos cuidados do coordenador do

Contatar o coordenador do projeto sempre que houver

Apresentar formalmente os cálculos e/ou o laudo

Coordenadores do NAF e do GAJ participam de evento estadual

Professora Elia, acadêmica Nádia e professor Saldanha: participação no Encontro Nacional dos NAFs

Page 4: Jornal contábeis 5ª edição

4 Agosto de 2013ÁBACO ÁBACOAgosto de 2013

Egresso e professor do curso participaram do XIII Congresso Internacional de Custos, em Portugal

Publicações

Contábeis tem artigo aprovado em congresso internacional

O professor do cur-so de Ciências Contábeis, Eloi

Almiro Brandt, e coordenador do curso de Ciências Contá-beis de Sobradinho, e o egres-so do curso e aluno do MBA em Finanças, da Unisc, Edu-ardo Fernando Watte, viaja-ram até a cidade de Porto, em Portugal, para participar do XIII Congresso Internacio-nal de Custos, apresentando o estudo realizado por Watte no seu trabalho de Estágio Supervisionado no curso de Ciências Contábeis.

“Para o curso de Ciências Contábeis da Unisc é muito

gratifi cante estar representado num evento internacional da área contábil com um artigo produzido a partir do trabalho de estágio supervisionado do acadêmico Eduardo Watte, que contou com a orienta-ção do professor Eloi Almiro Bradt e revisão da professora Juliana Luisa Marcuzzo. Isso atesta a qualidade de ensino in-tegrado com a perspectiva e a qualifi cação dos professores”, explica a coordenadora do cur-so, Marcia Rosane Frey.

No intuito de incentivar a produção científi ca, o curso de Ciências Contábeis apoia fi -nanceiramente seus acadêmi-

cos e egressos, por até um ano após a diplomação, a participar de eventos da área, como auto-res de trabalhos científi cos.

Aproveitando a passagem pela Europa, o professor Eloi agendou com as Universida-des de Lisboa, do Porto, de Barcelona e do Barcelona Activa (Centro de Empreen-dedorismo) uma visita técni-ca de estudos para docentes e acadêmicos da Unisc, pre-vista para o primeiro semes-tre de 2014. O convênio in-tegra os cursos de Ciências Contábeis, Administração, Ciências Econômicas e Re-lações Internacionais. Eloi e Eduardo: troca de conhecimentos durante o evento

No dia 11 de março, a coordenado-ra do curso, professora Márcia Rosane Frey, entregou aos méritos acadêmicos, do segundo semestre de 2012, o Manual de Contabilidade Societária.

Na disciplina de Contabilidade Introdu-

Méritos Acadêmicos são agraciados

Incentivo à pesquisa e à participação em eventos técnicos e científi cosConforme depoimento da coor-

denadora do curso, Profª. Márcia Rosane Frey, a participação de aca-dêmicos do curso em eventos nacio-nais e internacionais não é de agora. A participação iniciou a partir dos primeiros trabalhos de estágio defen-didos pelos alunos em 1998. A qua-lidade dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos motivou o curso a rea-lizar, a partir de 1999, um Seminário de Trabalhos Científi cos em Conta-bilidade. Esse evento cresceu e, em 2003, se transformou no Simpósio de Contabilidade do Vale do Rio Pardo, realizado em parceria com o Sincotec-Varp e o Conselho Regio-nal de Contabilidade (CRC-RS).

Além da realização de um evento científi co específi co do curso, os es-tudantes são incentivados e apoiados fi nanceiramente para participarem de outros eventos científi cos, realizados pela Unisc e por instituições da área.

O curso já teve vários trabalhos submetidos e aprovados em even-tos em nível estadual, nacional e internacional. Na Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, os acadêmicos marcaram pre-sença com a participação de traba-lhos em três edições:

- 2007: XI Convenção de Con-tabilidade do Rio Grande do Sul. ‘O Balanço Social como ferramen-

ta de transparência para o setor pú-blico municipal’, da acadêmica Ca-rine de Oliveira e das professoras Márcia Frey e Juliana Marcuzzo;

- 2005: X Convenção de Contabi-lidade do Rio Grande do Sul. ‘Aná-lise das ações sociais das empresas de pequeno porte certifi cadas pelo prêmio de Responsabilidade Social – RS’, de Raquel Bartz Vendrusculo e da professora Márcia Frey;

- 2001: VIII Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul. ‘Sistemazação de informações gerenciais para pequenas e médias empresas’, de Sirlei Back e do pro-fessor Eloi Brandt;

Em nível nacional, o curso par-ticipou com trabalhos no Congres-so Brasileiro de Custos e no Se-minário da USP de Contabilidade, com os seguintes trabalhos:

- 2004: XI Congresso Brasileiro de Custos. ‘A importância da men-suração de custos alimentícios para a gestão hospitalar’, autoria de Marcelo Schultz e do professor Eloi Brandt;

- 2002: 2º Seminário USP de Con-tabilidade. ‘Análise das ações sociais das empresas detentoras do selo Iba-se/Betinho’, de Ubirajá Silveira Filho e da professora Márcia Rosane Frey;

- 2001: VIII Congresso Brasilei-ro de Custos. ‘Informações sobre custos e performance para peque-

nas empresas’, de Alini Moritzen e do professor Eloi Brandt.

Em nível internacional, a pri-meira parcipação foi:

- 2006: III Congresso de Costos del Mercosul. ‘Análise de viabili-dade econômica entre as fl orestas de eucalipto e de acácia-negra nas regiões do Vale do Rio Pardo e Ta-quari’, de Magda da Rosa e do pro-fessor Eloi Brandt.

Os acadêmicos do curso tam-bém marcaram presença em perió-dicos com Qualis com a publicação de artigos nas seguintes revistas:

- Revista Universo Contábil. (Qualis B1).‘O balanço social como ferramenta de transparência para o setor público’, 2008, de Ca-rine de Oliveira e das professoras Marcia Frey e Juliana Marcuzzo.

- Revista Contabilidade Vista & Revista. (Qualis B1) ‘Análise das ações sociais das empresas de-tentoras do selo IBASE/Betinho, 2003, de Ubirajá Silveira Filho e da professora Márcia Frey;

- Revista Redes. (Qualis B1). ‘O papel da contabilidade na gestão ambiental’, 2001, de Rafael Pires Junior e da professora Marcia Frey.

Para participarem como autores de trabalhos resultantes da gradu-ação, os estudantes e egressos do curso, por um período de até um

ano após a conclusão do curso, têm à sua disposição duas modali-dades de auxílio para participarem de eventos, sendo um Institucional concedido pelo Fundo de Pesquisa e Extensão e outro concedido pelo curso de Ciências Contábeis com recursos do Crédito Diferenciado.

Pelo Fundo de Pesquisa e Exten-são, o auxílio é concedido para todos os estudantes da Unisc em duas cate-gorias de publicação. Para publicação em forma de resumo, o valor atual do auxílio é de até 589,84 (dois créditos básicos), e, em forma de artigo com-pleto, o valor se estende até 884,76. O auxílio concedido pelo curso de Ciências Contábeis observa os mes-mos critérios de acesso da Resolução n. 38/10, no qual o teto é de 2.949,20 (correspondente a 10 créditos bási-cos). O auxílio prevê o ressarcimento de até 70 % do total dos valores or-çados (em três orçamentos) referente ao transporte aéreo, hotel e inscrição, não podendo esse valor ultrapassar o teto de 10 créditos básicos.

Também é prática do curso, por parte do corpo docente, o incentivo e a orientação técnico-metodológica aos acadêmicos para apresentação de trabalhos em eventos científi cos, tan-to os realizados pela Unisc, como de outras Instituições, nos quais se tem registrado resultados positivos.

Contábeis inova e oferece disciplinas na modalidade EaD

A professora Julia-na Luisa Marcu-zzo, no primeiro

semestre de 2013, teve um desafi o na sua carreira de 12 anos como docente: minis-trar a disciplina Contabilida-de Governamental por Ensi-no a Distância (EaD).

A disciplina em EaD exi-ge muito planejamento e or-ganização do conhecimento por parte do professor e, por outro lado, muita disciplina dos acadêmicos. A prepara-ção das aulas seguiu a me-todologia recomendada pela Equipe do EaD da Unisc. Foi elaborado um caderno didá-tico e um caderno de exercí-cios dividido por capítulos.

No sentido de guiar os alunos em cada aula foi ela-borado um roteiro de apren-dizagem no qual os acadêmi-cos têm os objetivos a serem alcançados, uma explanação do conteúdo a ser ensinado, as bibliografi as, as ativida-des a serem realizadas e a forma de avaliação.

Além disso, foi gravado um vídeo para cada aula, onde os professores expla-nam o conteúdo enfatizando o que é mais importante. As atividades que fi zeram parte

Ensino

Contabilidade Governamental, Noções de Ciências Atuariais e Matemática Financeira são oferecidas a distância

Page 5: Jornal contábeis 5ª edição

Agosto de 2013 ÁBACO 5Agosto de 2013

Egresso e professor do curso participaram do XIII Congresso Internacional de Custos, em PortugalContábeis tem artigo aprovado em congresso internacional

Eloi e Eduardo: troca de conhecimentos durante o evento

No dia 11 de março, a coordenado-ra do curso, professora Márcia Rosane Frey, entregou aos méritos acadêmicos, do segundo semestre de 2012, o Manual de Contabilidade Societária.

Na disciplina de Contabilidade Introdu-

tória, a aluna Roberta Beati foi a contem-plada; em Contabilidade Aplicada II, Clau-dia Daniele Schaefer; em Contabilidade de Custos I, Fabiane Inês Nicknig Martins, e em Contabilidade Orçamental, os alunos Diana Zanon e Jefferson Luis de Oliveira.

Méritos Acadêmicos são agraciados

Incentivo à pesquisa e à participação em eventos técnicos e científi cosano após a conclusão do curso, têm à sua disposição duas modali-dades de auxílio para participarem de eventos, sendo um Institucional concedido pelo Fundo de Pesquisa e Extensão e outro concedido pelo curso de Ciências Contábeis com recursos do Crédito Diferenciado.

Pelo Fundo de Pesquisa e Exten-são, o auxílio é concedido para todos os estudantes da Unisc em duas cate-gorias de publicação. Para publicação em forma de resumo, o valor atual do auxílio é de até 589,84 (dois créditos básicos), e, em forma de artigo com-pleto, o valor se estende até 884,76. O auxílio concedido pelo curso de Ciências Contábeis observa os mes-mos critérios de acesso da Resolução n. 38/10, no qual o teto é de 2.949,20 (correspondente a 10 créditos bási-cos). O auxílio prevê o ressarcimento de até 70 % do total dos valores or-çados (em três orçamentos) referente ao transporte aéreo, hotel e inscrição, não podendo esse valor ultrapassar o teto de 10 créditos básicos.

Também é prática do curso, por parte do corpo docente, o incentivo e a orientação técnico-metodológica aos acadêmicos para apresentação de trabalhos em eventos científi cos, tan-to os realizados pela Unisc, como de outras Instituições, nos quais se tem registrado resultados positivos.

Contábeis inova e oferece disciplinas na modalidade EaD

Professora Juliana gravando os vídeos para as aulas em EaD

A professora Julia-na Luisa Marcu-zzo, no primeiro

semestre de 2013, teve um desafi o na sua carreira de 12 anos como docente: minis-trar a disciplina Contabilida-de Governamental por Ensi-no a Distância (EaD).

A disciplina em EaD exi-ge muito planejamento e or-ganização do conhecimento por parte do professor e, por outro lado, muita disciplina dos acadêmicos. A prepara-ção das aulas seguiu a me-todologia recomendada pela Equipe do EaD da Unisc. Foi elaborado um caderno didá-tico e um caderno de exercí-cios dividido por capítulos.

No sentido de guiar os alunos em cada aula foi ela-borado um roteiro de apren-dizagem no qual os acadêmi-cos têm os objetivos a serem alcançados, uma explanação do conteúdo a ser ensinado, as bibliografi as, as ativida-des a serem realizadas e a forma de avaliação.

Além disso, foi gravado um vídeo para cada aula, onde os professores expla-nam o conteúdo enfatizando o que é mais importante. As atividades que fi zeram parte

da avaliação foram questio-nários, fóruns, tarefas sema-nais, as quais envolveram os alunos e fi zeram com que estudassem semanalmente o conteúdo, não deixando acumular para o dia das pro-vas. “Como resultado, mais de 70% das notas alcança-das nas provas realizadas de forma presencial e individu-al fi caram acima da média, superando os resultados ob-tidos na disciplina quando oferecida na modalidade presencial, além de 100% de aprovação na disciplina”, sa-lienta Marcuzzo.

Para a professora, as van-tagens da disciplina em EaD são: a melhoria na qualidade do planejamento das aulas, o estudo frequente do con-teúdo pelos alunos e a auto-disciplina desenvolvida pelo aluno. “Essas vantagens, se bem trabalhadas, são ca-pazes de suprir o principal ponto negativo das discipli-nas em EaD que é a falta de contato presencial”, ressalta.

A professora lembra que o sucesso de uma disciplina em EaD está em o professor man-ter o aluno sempre envolvido com atividades frequentes, esclarecer as dúvidas através

MBA em Finanças Empresariais

Está previsto para o ano de 2014 o MBA em Finanças Empresariais, em Santa Cruz do Sul.

O curso objetiva apro-fundar o conhecimento teórico-prático na área fi nanceira da gestão em-presarial, possibilitando a aplicação no dia a dia das empresas, bem como melhorar o desempenho do profi ssional e da sua organização e disponi-bilizar ferramentas que permitam desenvolver o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras, possibilitan-do maximizar os resul-tados decorrentes de sua atividade operacional.

Podem participar do

MBA em Finanças Empre-sariais graduados nos cur-sos de Administração, Ci-ências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharias e/ou profi ssionais que atu-am ou desejam atuar em Finanças Empresariais.

Ao fi nal do curso, o pós-graduado estará apto a atuar em funções de res-ponsabilidades na área fi -nanceira nas empresas da região, instituições fi nan-ceiras, instituições de ensi-no, instituições da área da saúde, instituições fi lantró-picas, instituições esporti-vas e cooperativas.

Mais informações na Secretaria de Pós-Gradua-ção da Unisc, pelo telefo-ne 3717-7343.

Ensino

Contabilidade Governamental, Noções de Ciências Atuariais e Matemática Financeira são oferecidas a distância

das ferramentas oferecidas na sala virtual. A acadêmica Taiane Ebert do Couto ressalta que a disciplina em EaD re-quer maior dedicação do alu-no. “Estudar essa disciplina na modalidade EaD nos deu muito trabalho. Tivemos que estudar mais e nos dedicar em dobro para realizar todas as tarefas. Essa experiência foi com certeza muito válida, pois nessa modalidade é possível retomar determinado assunto quantas vezes for necessário,

DAIANA CARPES

o que consequentemente pro-porciona maior aproveitamen-to”, diz.

Além da disciplina Con-tabilidade Governamental, o curso de Ciências Contábeis também está ofertando em

EaD as disciplinas de No-ções de Ciências Atuariais, ministrada pela professora Ana Paula Batista da Silva e Matemática Financeira, mi-nistrada pelo professor Pe-dro Willibaldo Schuck

Page 6: Jornal contábeis 5ª edição

6 Agosto de 2013ÁBACO ÁBACOAgosto de 2013

Diretor regional para a América do Sul, da Allian-

ce One, de Venâncio Aires, Alexandre Strohschoen ocu-pa um cargo de grande res-ponsabilidade na multinacio-nal do ramo fumageiro. Mas antes de chegar a essa função, realizou diversas ativida-des nos 25 anos de empresa. Inicialmente, o contador foi contratado para ser auxiliar contábil, após foi promovido a encarregado contábil; em seguida, supervisor contábil, gerente contábil, controller, diretor fi nanceiro, diretor fi -nanceiro regional para Amé-rica do Sul e, atualmente, o de diretor regional para América do Sul.

Entre uma promoção e outra, Stroschoen não deixou os estudos de lado. Fez espe-cialização em Finanças Em-presariais, na Fundação Ge-túlio Vargas, em 1996/1997, Mestrado Executivo em Ad-ministração, na Universida-de Federal do Rio Grande do Sul, em 2001/2004. Confi ra a entrevista com o contador:

O que levou você a fazer Contábeis?

Quando prestei vestibu-

lar eu já trabalhava na área contábil. Acabou sendo uma escolha natural, pois precisava trabalhar para poder estudar e além de já atuar na área, na época não haviam tantas opções de cursos como hoje.

Como foi o começo pro-fi ssional de você? Imagi-nou que um dia chegaria a exercer um cargo em uma empresa multinacional?

Bem, não imaginava chegar a exercer um cargo da magnitude que exerço atualmente. Sempre traba-lhei duro com objetivo claro de crescer. De buscar uma situação fi nanceira estável e realizar os sonhos que te-mos quando jovens. Porém, para poder crescer eu tinha a consciência de ter que inves-tir tempo e dinheiro na minha qualifi cação profi ssional. Me preparar para aquilo que o mercado estava procurando. Por isso, fui estudar inglês, fazer vários cursos que esta-vam ao meu alcance.

Qual o segredo para ter sucesso profi ssional?

Para mim o segredo do sucesso profi ssional é traba-

lhar muito e estar preparado para as novas demandas do mercado de trabalho. Se al-guém almeja crescer, busca uma promoção ou melhor colocação, vá pesquisar o que as empresas estão exi-gindo, o que o cargo alme-jado exige de preparação. E, então se vai começar agora, busque qualifi cação para mais do que está sendo pe-dido hoje. A cada dia as de-mandas crescem. Procure também ampliar os horizon-tes. A profi ssão do contador tem crescido em importân-cia e complexidade, princi-palmente a partir da adoção das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS), o que tem exigido uma constante atualização dos profi ssionais. Além disso, é essencial que o contador busque entender o negó-cio da empresa, para poder agregar mais valor. As em-presas de grande porte estão sempre em busca dos me-lhores, daqueles que mais rápido podem agregar valor à empresa. Existe mais um ponto fundamental para em-presas de grande porte, mais importante para multinacio-nais, mas não menos para

empresas locais inseridas em um mercado globalizado: o domínio e a fl uência em lín-guas estrangeiras.

Qual mensagem pas-saria para quem está in-teressado em ingressar no curso em que você se formou?

É uma das profi ssões que cresceu de impor-tância nos últimos anos. Possui uma vasta gama de possíveis áreas de traba-lho: contabilidade, tribu-tos, custos, planejamento, auditoria, perícia, consul-toria, para nominar as prin-cipais. Mas, para ser bem sucedido, é preciso estudar muito. Não apenas hoje, mas durante toda a car-reira profi ssional. É uma profi ssão que traz suas re-compensas, mas é preciso trabalhar muito.

Qual a contribuição que a Unisc teve na sua forma-ção profi ssional?

A Unisc, que na época ainda não se chamava assim, foi o começo de tudo. Ainda tenho bem vivo na minha memória alguns dos profes-sores que contribuíram signi-fi cativamente para a aquisi-ção do conhecimento, assim como não posso esquecer de muitos dos colegas que tive e que juntos compartilhamos bons e nem tão bons mo-mentos, mas sempre dando suporte uns aos outros.

Quais são seus planos profi ssionais?

Essa é uma pergunta di-fícil. Nunca planejei chegar no patamar que estou hoje. Batalhei muito e o destino me recompensou. Que o destino continue fazendo o seu trabalho.

Por ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor ondePor onde?????????????????????????????????????????????A carreira de sucesso de Alexandre Strohschoen

andaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaandaViagem

Contábeis realiza viagem de estudos ao Rio de Janeiro

Acadêmicos conhecem as atividades realizadas pelo BNDES e as atividades que desenvolveram com o projeto

Como forma de conhecer o de-sempenho econômico-fi nan-ceiro das empresas de outras

regiões, 45 acadêmicos do curso de Ciên-cias Contábeis da Unisc, acompanhados pelos professores José Rocha Saldanha e Laércio Rogério Friedrich, participaram da viagem de estudos ao Rio de Janeiro, durante os dias de 25 a 31 de maio.

O roteiro contou com uma visita à Co-missão de Valores Imobiliários (CVM), onde foi realizada uma palestra técnica, di-vidida em quatro temas distintos; no Banco BNDS, o grupo conheceu o funcionamento do empreendimento, e, na fábrica da cerve-jaria Bohemia, os acadêmicos aprenderam a história dessa bebida no país e a linha de produção. Além das visitas técnicas, foram realizados passeios culturais como ao Pão de Açúcar, Cristo Redentor e Jardim Bo-tânico. “Essas atividades proporcionam aos acadêmicos uma ampliação do conhe-cimento e aumentam o grau de percepção cultural, sobre gastronomia, economia, rea-lidade e o funcionamento de uma metrópo-le”, ressalta o professor Saldanha.

“A viagem foi excelente”, defi ne a estudante Ana Paula Mueller. Conforme o professor, a viagem de estudos inte-grou os acadêmicos dos campi de Sobra-dinho, Montenegro e Santa Cruz do Sul, e contribuiu para enriquecer o conheci-

Está agendada para o dia 17 de agosto a visita monitorada com um guia à Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) e o plantio de 50 mudas nativas. Conforme a coordenadora do curso, Márcia Rosane Frey, a atividade visa ampliar a educação ambiental através do plantio de 50 mudas nativas pelos acadêmicos.

Com fauna e fl ora abundantes, a área da RPPN possui áreas destinadas à preservação, à pesquisa científi ca, a projetos de educação ambiental e ao ecoturismo. Tudo para que universitários, alunos e professores da rede escolar, comunidade local e visitantes se inte-grem ao local e compreendam a importância de se preservar a natureza.

Programa de Educação Ambiental

Page 7: Jornal contábeis 5ª edição

Agosto de 2013 ÁBACO 7Agosto de 2013

Qual a contribuição que a Unisc teve na sua forma-ção profi ssional?

A Unisc, que na época ainda não se chamava assim, foi o começo de tudo. Ainda tenho bem vivo na minha memória alguns dos profes-sores que contribuíram signi-fi cativamente para a aquisi-ção do conhecimento, assim como não posso esquecer de muitos dos colegas que tive e que juntos compartilhamos bons e nem tão bons mo-mentos, mas sempre dando suporte uns aos outros.

Quais são seus planos profi ssionais?

Essa é uma pergunta di-fícil. Nunca planejei chegar no patamar que estou hoje. Batalhei muito e o destino me recompensou. Que o destino continue fazendo o seu trabalho.

Viagem

Contábeis realiza viagem de estudos ao Rio de Janeiro

Acadêmicos conhecem as atividades realizadas pelo BNDES e as atividades que desenvolveram com o projeto

Como forma de conhecer o de-sempenho econômico-fi nan-ceiro das empresas de outras

regiões, 45 acadêmicos do curso de Ciên-cias Contábeis da Unisc, acompanhados pelos professores José Rocha Saldanha e Laércio Rogério Friedrich, participaram da viagem de estudos ao Rio de Janeiro, durante os dias de 25 a 31 de maio.

O roteiro contou com uma visita à Co-missão de Valores Imobiliários (CVM), onde foi realizada uma palestra técnica, di-vidida em quatro temas distintos; no Banco BNDS, o grupo conheceu o funcionamento do empreendimento, e, na fábrica da cerve-jaria Bohemia, os acadêmicos aprenderam a história dessa bebida no país e a linha de produção. Além das visitas técnicas, foram realizados passeios culturais como ao Pão de Açúcar, Cristo Redentor e Jardim Bo-tânico. “Essas atividades proporcionam aos acadêmicos uma ampliação do conhe-cimento e aumentam o grau de percepção cultural, sobre gastronomia, economia, rea-lidade e o funcionamento de uma metrópo-le”, ressalta o professor Saldanha.

“A viagem foi excelente”, defi ne a estudante Ana Paula Mueller. Conforme o professor, a viagem de estudos inte-grou os acadêmicos dos campi de Sobra-dinho, Montenegro e Santa Cruz do Sul, e contribuiu para enriquecer o conheci-

mento dos estudantes. Viagens para ou-tros estados e países atendem à prática pedagógica do curso.

“A viagem veio contribuir tanto no am-bito educacional como no social. Conhe-cemos vários pontos turisticos e tambem a CMV e o BNDES, os quais possuíam es-truturas grandiosas”, completa Ana Paula.

Para a acadêmica Elis Renata Schilling, a viagem proporcionou a integração entre os alunos dos três campi (Santa Cruz do Sul, Montenegro e Sobradinho). “Convi-ver com os professores responsáveis pela viagem também foi de grande valia, pois desfrutamos de momentos que não possu-ímos dentro da sala de aula. Uma pena que passou tão rápido”, refl ete Elis.

A acadêmica Bárbara Weber conside-rou a viagem excelente. “Ter a oportuni-dade de fazer novas amizades, estreitar as já existentes, conhecer lugares históricos e turísticos, e também outras culturas, não tem preço. Além disso, é uma forma mui-to boa de aumentar a integração entre os colegas do curso e professores”, salienta a acadêmica. Bárbara ainda aconselha “to-dos que puderem devem participar desses e outros eventos do curso”.

Em 2012, um grupo de alunos do cur-so conheceu Buenos Aires, e, para 2014, deve ser realizada uma visita a Barcelona e Portugal.

Adriano de Souza MouraAna Paula MuellerAna Paula SchultzAndressa SteindorfBárbara WollmannBárbara WeberBruna MuellerCatiele ArntCharlano Eduardo DimerMariele SchneiderCristiane Thais BackesDaiane RabuskeDaiane LimbergerDaiene PedóElis Renata SchillingElisabete dos SantosFernanda Tais FloresGabriela Ferreira LopesGabriele MallmannGrazieli Alves SoaresGrisselda de OliveiraJanine Kipper AmeliniJefferson de OliveiraJenaine WeschenfelderJéssica Tairine Rodrigues

Jéssica Tais BockJordana Julita PozzebonJosé Rocha SaldanhaJulia Cristina TorrelJuliana MandlerKetterin dos SantosLaércio FriedrichLiane Martinazzo KleinLuana Cristina KernLuana GouveaMaiara AngerMartin Lucio HirschMônica Mello SantosSimone Inez WalterTaiane Ebert do CoutoTaismara Andrea MatheisTassio de LimaThielle Viviane GraselValcemira Marli MandlerYago Machado Auler

Quem participou da viagem

Page 8: Jornal contábeis 5ª edição

8 Agosto de 2013 ÁBACOAgosto de 2013

Rede Social

Ferramenta abre possibilidade de interação entre acadêmicos e coordenação

O Facebook tornou-se uma febre mundial. Bilhões de usuários do mundo inteiro utilizam essa fer-

ramenta como forma de agilizar a comuni-cação entre amigos, empresas e clientes. E foi pensando nesse meio que o curso criou sua fanpage.

A página traz novidades da carreira de

No dia 31 de agos-to, o curso de Ci-ências Contábeis

irá diplomar mais uma turma de quinze alunos. A cerimô-nia solene está marcada para as 17 horas, no auditório central da Universidade.

Os formandos escolhe-ram como paraninfo da tur-ma o professor Eloi Almiro Brandt, e como professo-res homenageados Laércio Friedrich e Marli Wartchow.

A formanda Maitê Wink espera que todos os seus amigos e familiares pos-sam compartilhar a alegria, a emoção e o orgulho que a turma estará sentindo nes-se momento. “A formatura representa a realização de um sonho, o momento que concretiza todo o esforço, o empenho e a dedicação. A partir dessa solenidade

estarei apta a buscar novas oportunidades profi ssio-nais, para que minha reali-zação seja completa, visan-do à constante atualização nas mais diversas áreas contábeis”, refl ete Maitê.

A formanda e aluna do MBA em Controladoria, Vanessa Rutsatz, espera que a colação seja a mais perfeita possível. “A for-matura é o momento mais esperado, pois será uma ce-lebração onde todo o esfor-ço e dedicação se tornam realidade, todas as noites sem dormir, todos os fi nais de semana sem ver nin-guém, serão recompensa-dos”, ressalta Vanessa.

FORMANDOS: Bel-quior Dametto, Eder Cha-xim, Elisete Klaus, Felipe Reck, Flávia Frölich Mie-lke, Grasiele Griesang, Is-

Curso de Contábeis realiza formaturaFormatura

A história de duas jovens que, após passarem por alguns obstáculos na vida, hoje carregam o brilho no olhar

Tanusa

Contábeis está no Face

A acadêmica Camila Brião recebendo, doprofessor Saldanha, a camiseta sorteada

Professor Eloi entregando a cesta de Páscoa à aluna Cássia Foletto, de

Sobradinho

ETAPA PRODUÇÕES

O professor do departa-mento de Ciências Contábeis, Laércio Rogério Friedrich, ingressou no início deste ano no doutorado em Engenha-ria de Produção e Sistemas, na Unisinos. O Programa de Pós-Graduação é baseado no atual cenário vivenciado pelas organizações, que demandam novas competências para suas atividades operacionais.

Rumo ao doutorado

Dois dias destinados à discussão do tema da conta-bilidade no âmbito acadêmico e do mercado de trabalho entre profi ssionais da área e alunos. O evento em questão é a Semana Acadêmica do curso de Ciências Contábeis, que será realizada nos dias 4 a 6 de setembro, no auditó-rio central.

INTEGRAÇÃO - E para este ano tem novidade. No dia 6 de setembro, o curso irá promover o encerramen-to da Semana Acadêmica com uma integração Black & White, na sede da Adunisc. Para participar da integra-ção é sugerido vir com roupa nas cores brancas e pretas e quem tiver máscara poderá usá-la na noite; para quem não tiver, ha-verá uma ofi cina de confecção de máscaras. A proposta Black & White da coordenação foi inspirada na festa dos 100 dias dos formandos 2013/1.

Semana Acadêmica

ção é sugerido vir com roupa nas cores brancas e pretas e quem tiver máscara poderá usá-la na noite; para quem não tiver, ha-verá uma ofi cina de confecção

Formandos serão diplomados na noite do dia 31 de agosto

rael Oliveira Paes, Josiane Bastos, Kátia Knod, Maitê Wink, Mara Werner, Pâ-mela Janovik, Sheila Luísa Saling, Vanessa Cristiane Rutsatz e Vanessa Kuster.

As empresas Xalingo e a Associated Tobacco Com-pany (ATC), ambas locali-zadas em Santa Cruz do Sul, estavam no roteiro da visita técnica da turma do terceiro e sétimo semestres do curso de Ciências Contábeis do campus de Sobradinho.

A atividade foi desenvol-vida e organizada pelo pro-fessor Laércio Rogério Frie-drich, no dia 11 de junho,

com o intuito de mostrar aos acadêmicos o funcionamen-to de grandes empresas.

“Para nós acadêmicos é sempre um aprendiza-do, porque acompanhamos de perto o processo da in-dústria, desde a entrada da matéria-prima até a saída do produto fi nal. Na ATC acom-panhamos como é realizado o procedimento contábil dos produtos, através de uma pa-

lestra com o contador da em-presa”, conta o acadêmico Emmanuel Petterson Viera.

Emmanuel ressalta a importância dessas visitas técnicas para o desenvolvi-mento acadêmico. “Quero agradecer a o curso de Ci-ências Contábeis o esforço e oportunidade que sempre nos proporciona, tornando possível conhecer a reali-dade do mundo lá fora”.

Turma de Sobradinho faz visita técnica

Page 9: Jornal contábeis 5ª edição

Agosto de 2013 ÁBACO 9Agosto de 2013

No dia 29 de setembro serão realizadas as provas da 2ª edição de 2013 do

Exame de Sufi ciência

O segundo Exame de Sufi ciência de 2013 está marcado para o dia 29 de setembro, confor-me publicação no Diário Ofi cial da União. De acordo com o extrato do Edital, as provas serão aplicadas das 8h30min às 12h30min, horário ofi -cial de Brasília (DF).

Os egressos e acadêmicos do curso de Ci-ências Contábeis da Unisc obtiveram exce-lentes resultados nos Exames de Suficiência realizados. O Exame de Suficiência é reali-zado pelo Conselho Federal de Contabilida-de - CFC, em nível nacional, como requisito para obtenção ou restabelecimento de Regis-tro Profissional nos Conselhos Regionais de Contabilidade, conforme Resolução do CFC nº. 1.301/10.

DESEMPENHO DOS EGRESSOS E ESTUDANTES DA UNISC NOS EXAMES

DE SUFICIÊNCIA

Exame Média Média Média RSSufi ciência Unisc Nacional

2011/1 41,67% 30,83% 37,38%2011/2 72,73% 58,23% 67,57%2012/1 57,58% 47,19% 56,38%2012/2 39,22% 26,05% 33,99%Fonte: CRCRS

O Centro de Estudos Contábeis - CEC, em parceria com todos os docentes do Curso de Ciências Contábeis, coloca-se à disposição dos discentes e egressos do curso para quaisquer es-clarecimentos de dúvidas e ou/ informações a respeito do Exame, e para prestar apoio através de materiais para estudo e revisões presenciais de conteúdos.

Importante: Geralmente os exames de sufi -ciência ocorrem nos meses de março e de setem-bro. Os alunos que estiverem cursando o último ano do curso de Ciências Contábeis e efetiva-mente aqueles que concluíram a gradução pode-rão inscrever-se.

Previsão para realização do próximo exame: 30 de março de 2014

Rede Social

Ferramenta abre possibilidade de interação entre acadêmicos e coordenação

O Facebook tornou-se uma febre mundial. Bilhões de usuários do mundo inteiro utilizam essa fer-

ramenta como forma de agilizar a comuni-cação entre amigos, empresas e clientes. E foi pensando nesse meio que o curso criou sua fanpage.

A página traz novidades da carreira de

contador, reportagens, eventos, fotos, vagas de emprego e estágio. Além disso, frequente-mente são sorteados brindes, como camisetas, xícaras e uma cesta de Páscoa, comprada com o dinheiro arrecadado pelos veteranos no trote dos calouros 2013/1.

Quer conhecer mais sobre o universo da Contábeis? Então curta a nossa página!

Curso de Contábeis realiza formaturaA história de duas jovens que, após passarem por alguns obstáculos na vida, hoje carregam o brilho no olhar

Fique de olho

Exame de Sufi ciência valoriza a profi ssão Contábil

de olho

Contábeis está no Face

A acadêmica Camila Brião recebendo, doprofessor Saldanha, a camiseta sorteada

Guilherme Fischer recebendo o Kit da Contábeis, das mãos do professor Eloi

Professor Eloi entregando a cesta de Páscoa à aluna Cássia Foletto, de

Sobradinho

Professor Renê Luiz Seibert entregan-do a camiseta sorteada para a aluna

Greice Tatiane Jantsch

Conheça os sorteados pelo Facebook

ETAPA PRODUÇÕES

O professor do departa-mento de Ciências Contábeis, Laércio Rogério Friedrich, ingressou no início deste ano no doutorado em Engenha-ria de Produção e Sistemas, na Unisinos. O Programa de Pós-Graduação é baseado no atual cenário vivenciado pelas organizações, que demandam novas competências para suas atividades operacionais.

Rumo ao doutorado FOTOS: DAIANA CARPES

Dois dias destinados à discussão do tema da conta-bilidade no âmbito acadêmico e do mercado de trabalho entre profi ssionais da área e alunos. O evento em questão é a Semana Acadêmica do curso de Ciências Contábeis, que será realizada nos dias 4 a 6 de setembro, no auditó-rio central.

INTEGRAÇÃO - E para este ano tem novidade. No dia 6 de setembro, o curso irá promover o encerramen-to da Semana Acadêmica com uma integração Black & White, na sede da Adunisc. Para participar da integra-ção é sugerido vir com roupa nas cores brancas e pretas e quem tiver máscara poderá usá-la na noite; para quem não tiver, ha-verá uma ofi cina de confecção de máscaras. A proposta Black & White da coordenação foi inspirada na festa dos 100 dias dos formandos 2013/1.

Semana Acadêmica

ção é sugerido vir com roupa nas cores brancas e pretas

Formandos serão diplomados na noite do dia 31 de agosto

Page 10: Jornal contábeis 5ª edição

10 Agosto de 2013ÁBACO ÁBACOAgosto de 2013

Na noite do dia 8 de março, Dia Inter-nacional da Mulher, alunas e professoras foram agraciadas com um rosa vermelha e a declamação do poema “Alma de Mulher”, feita pelos calouros do curso Julio Frantz, Alexandre Stramm e Diego Goulart. Já a entrega das rosas fi cou sob a responsabili-

dade do acadêmico Carlos Alberto Macha-do Alves Junior.

“Achei muito interessante a iniciativa do curso em distribuir rosas vermelhas no dia da mulher. Foi uma surpresa os alunos declama-rem poesia e entregarem as rosas na sala de aula”, conta a acadêmica Nádia Pranke.

Em Família

Quando pai e fi lho dividem a mesma sala de aulaPai, filho e colegas de aula. Salim e Marcus contam como é essa relação no campus de Montenegro

Já contamos, aqui no Ábaco, histórias de fi lhos que seguiram

os passos dos pais, de famí-lias que passam de geração para geração o amor à pro-fi ssão de contadores. O que faltou contar é a história de Salim Jesus Chaim, de 52 anos, e de seu fi lho Marcus Vinícius Santana Chaim, de 20 anos. Mas o que eles têm em comum, além de carre-garem o mesmo sobrenome? Salim e Marcus são colegas de aula e cursam o primeiro semestre de Ciências Contá-beis, em Montenegro.

Conforme Salim, a es-colha pela graduação surgiu por gostar da área contábil, de controle, de estatísticas. “Trabalhei com meu tio e ele me incentivou a me qualifi car nesta área”, lembra Salim. Já Marcus, quando terminou o ensino médio, cursou Téc-nico em Contabilidade. “Fiz o curso sem compromisso e gostei, então decidi dar con-tinuidade aos estudos na uni-versidade”, relata.

Entre uma conversa e ou-tra, a contabilidade está sem-pre presente nos assuntos de

pai e fi lho. “Conversamos praticamente todos os dias sobre a profi ssão, estuda-mos juntos, trocamos ideias e discutimos a respeito, pois a Contabilidade proporciona e nos traz uma diversidade grande de assuntos”, conta Marcus. Hoje, o laço entre pai e fi lho fi cou ainda mais estreito em função da gradu-ção. “Sempre acompanhei meu fi lho nas atividades diá-rias, seja no futebol, na aca-demia ou nos passeios, mas depois que começamos a es-tudar juntos, nosso relaciona-mento de amizade melhorou muito em todos os sentidos”, comenta Salim.

Marcus conta que seu pai sempre foi zeloso, cuidado-so. “Hoje nossa relação é de grande amizade, zoação e companheirismo. Hoje so-mos mais do que pai e fi lho, somos grandes amigos”, ex-plica Marcus. Como planos, os futuros contadores pre-tendem abrir um escritório de contabilidade especiali-zada em consultoria. Salim ainda pretende fazer uma pós-graduação e se especia-lizar na área de custos.

LeituraContabilidade de custos - Teoria, Prática, Integração com Sistemas de Informações (ERP)

Contabilidade de custos - Teoria, Prática, Integração com Sistemas de Informações (ERP). Clóvis Luís Padoveze.

Editora Cengage Learning Brasil; 2013. 536 páginas.

O objetivo deste livro é apre-sentar um painel geral de conta-bilidade de custos, abrangendo tanto os aspectos contábeis quan-to os gerenciais, dentro de uma abordagem metodológica que permita a compreensão dos con-ceitos básicos até sua aplicabili-dade empresarial. Contabilidade de custos, baseado na obra Curso básico gerencial de custos – 2ª edição revista e ampliada, con-templa uma série de novidades como: os temas de Organização do Sistema de Custos no ERP, Introdução à Precifi cação (Pri-cing) e Política de Redução de

Custos e Gestão do Lucro. Inclui novos modelos de análise de custos e rentabilidade, como custos para servir (cost to serve), margem de contribuição horá-ria, infl ação da empresa entre outros.

FOTOS: DAIANA CARPES

Um dia para homenager elas

Salim e Marcus: a relação entre pai e fi lho fi cou mais intensa, após dividirem o mesmo curso

CLARI SCHUH

Evento contou com a presença de 70 pessoas entre acadêmicos, egressos e professores

Confraternização

Contábeis promove o primeiro churrasco de volta às aulas

Aideia de realizar um chur-rasco de volta às aulas surgiu a partir da iniciati-

va do acadêmico Adriano Souza. “Ini-cialmente tentamos organizar uma festa à noite, mas não aconteceu por falta de local, então o professor Laér-cio Friedrich sugeriu algo durante o dia. A partir daí começamos a organi-zar um churrasco de volta às aulas”, conta o acadêmico.

No dia 16 de março, cerca de 70 pessoas, entre acadêmicos, egressos e professores do curso, se reuniram na sede da ATC, com o intuito de confraternizar o início das aulas do primeiro semestre de 2013 e de inte-grar alunos e professores. O evento contou com um jogo amistoso de fu-

Contábeis participará do EICON

Nos dias 19 e 20 de outubro de 2013, acontecerá, em San-ta Cruz do Sul, a 29ª edição do EICON – Encontro de Inte-gração dos Contabilistas do Rio Grande do Sul. O evento é promovido pela Federacon/RS e, este ano, conta com a orga-nização do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabi-lidade do Vale do Rio Pardo.

Além dos associados aos Sindicatos, participam da mo-dalidade esportiva familiares e acadêmicos. Além dos jogos, será realizado o chá das damas, o jantar-baile de confraterni-zação e almoço de encerramento.

Segundo a coordenadora do curso, professora Márcia Rosane Frey, a inserção dos acadêmicos no encontro de integração de contabilistas, realizado por meio de jogos de diferentes modalidades, fará parte das atividades anuais do núcleo fl exível do curso, no qual os acadêmicos, além de se integrarem com os profi ssionais da área, estarão exer-cendo uma atividade física e computando essa participa-ção em horas no seu currículo acadêmico.

Page 11: Jornal contábeis 5ª edição

Agosto de 2013 ÁBACO 11Agosto de 2013

dade do acadêmico Carlos Alberto Macha-do Alves Junior.

“Achei muito interessante a iniciativa do curso em distribuir rosas vermelhas no dia da mulher. Foi uma surpresa os alunos declama-rem poesia e entregarem as rosas na sala de aula”, conta a acadêmica Nádia Pranke.

Quando pai e fi lho dividem a mesma sala de aulaPai, filho e colegas de aula. Salim e Marcus contam como é essa relação no campus de Montenegro

LeituraContabilidade de custos - Teoria, Prática, Integração com Sistemas de Informações (ERP)

Contabilidade de custos - Teoria, Prática, Integração com Sistemas de Informações (ERP). Clóvis Luís Padoveze.

Editora Cengage Learning Brasil; 2013. 536 páginas.

O objetivo deste livro é apre-sentar um painel geral de conta-bilidade de custos, abrangendo tanto os aspectos contábeis quan-to os gerenciais, dentro de uma abordagem metodológica que permita a compreensão dos con-ceitos básicos até sua aplicabili-dade empresarial. Contabilidade de custos, baseado na obra Curso básico gerencial de custos – 2ª edição revista e ampliada, con-templa uma série de novidades como: os temas de Organização do Sistema de Custos no ERP, Introdução à Precifi cação (Pri-cing) e Política de Redução de

Custos e Gestão do Lucro. Inclui novos modelos de análise de custos e rentabilidade, como custos para servir (cost to serve), margem de contribuição horá-ria, infl ação da empresa entre outros.

FOTOS: DAIANA CARPES

Um dia para homenager elas

Salim e Marcus: a relação entre pai e fi lho fi cou mais intensa, após dividirem o mesmo curso

CLARI SCHUH

Controladoria Estratégica e Operacional - 3ª edição revista e atualizada

Esta terceira edição de Controladoria Es-tratégica e Operacional foi revisada e atuali-zada a fi m de incorporar os recentes estudos e os novações na área. Apresenta visão abran-gente e estruturada da atividade de Contro-ladoria, considerando os aspectos teóricos que a fundamentam como ciência, ao mesmo tempo em que desenvolve todos os conceitos e as técnicas para sua aplicação. O processo de gestão é o elemento condutor sobre o qual foi estruturada a obra. Isso deixa claro o papel da Controladoria dentro de toda a empresa e nas etapas que envolvem o planejamento, a execução e o controle das atividades empre-sariais. O foco do trabalho é o processo de criação de valor por meio da correta mensuração dos resultados da empresa e das atividades de negócio.Além dos temas considerados clássicos em Controladoria, o texto apresenta outros tópicos mais avançados, como balanced scorecard, indi-

cadores-chave de desempenho, introdução ao gerenciamento do risco, modelos de decisão para o planejamento operacional e execução dos eventos econômicos, política de redução de custos e análise de geração de lucros.

Controladoria Estratégica e Operacional - 3ª edição revista e atualizada. Clóvis Luís Padoveze. Editora Cengage Learning

Brasil; 2013. 528 páginas.

Evento contou com a presença de 70 pessoas entre acadêmicos, egressos e professores

Confraternização

Contábeis promove o primeiro churrasco de volta às aulas

Aideia de realizar um chur-rasco de volta às aulas surgiu a partir da iniciati-

va do acadêmico Adriano Souza. “Ini-cialmente tentamos organizar uma festa à noite, mas não aconteceu por falta de local, então o professor Laér-cio Friedrich sugeriu algo durante o dia. A partir daí começamos a organi-zar um churrasco de volta às aulas”, conta o acadêmico.

No dia 16 de março, cerca de 70 pessoas, entre acadêmicos, egressos e professores do curso, se reuniram na sede da ATC, com o intuito de confraternizar o início das aulas do primeiro semestre de 2013 e de inte-grar alunos e professores. O evento contou com um jogo amistoso de fu-

tebol, almoço, jogo de cartas e mui-tas conversas e risadas.

O evento fi cou sob a responsabi-lidade dos professores Eloi Brandt, Renê Luiz Seibert e Laércio Friedri-ch. Já os drinks foram preparados pela professora Márcia Rosane Frey.

“O churrasco foi um sucesso e ou-tras edições estão por vir”, defi ne o acadêmico. Adriano está organizan-do o segundo churrasco do curso, o Churrascon, para o dia 18 de agosto, na sede da ATC.

E, agende-se. No dia 20 de setem-bro a turma de Ciências Contábeis de Sobradinho está planejando fazer uma confraternização estilo gaudéria. A co-ordenação do curso de Santa Cruz do Sul já se dispôs a fretar um ônibus.

FOTOS: ARQUIVO

O dia foi marcado pela integração entre os acadêmicos

Participe do sorteio no Facebook e concarra a

estes livros.

Page 12: Jornal contábeis 5ª edição

12 Agosto de 2013ÁBACO

Fique ligado17/08 – Visita monitorada à RPPN.18/08 – 2º Churrascon, na sede da ATC.31/08 – Diplomação dos formandos do curso.4 a 6/09 - Semana acadêmica. 06/09 - Integração Black & White, na Adunisc. 29/09 - Exame de Sufi ciência.21 a 25/10 - IV Salão de Ensino e de Extensão e XIX Seminário de Iniciação Científi ca da Unisc.

Agosto de 2013

ZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoomZoom

Aluno destaque 2012/2

Bárbara Cassol recebeu o prêmio Aluno Destaque, no dia de sua for-matura em Ciências Contábeis. Atu-almente, a egressa trabalha no es-critório Propoar Contabilidade, em Sobradinho.Ser contador é... Muito mais do que fazer cálculos, é ajudar no cresci-mento da sociedade.Desafi o... Evoluir a cada dia.Conquista... Concluir o Curso de Ciências Contábeis.Sonho... Construir uma família feliz!Em busca de... aprimoramento, tan-to profi ssional como pessoal.Mestres... Meus pais.Para ler... Jornais, livros...Para ouvir: Rock nacional, reggae...A palavra é: Capaz de conquistar, mas também de destruir muitas coisas.Uma frase... “A felicidade não de-pende do que nos falta, mas do bom uso do que nos é dado”

Jóice Aparecida da Rosa Gervasoni foi surpreendida no dia de sua for-matura com o prêmio Destaque Aca-dêmico. Hoje a bacharel trabalha na prefeitura de Sobradinho.Ser contador é... Ter orgulho da pro-fi ssão e amar o que faz. É ser ético, responsável e dedicado.Desafi o: Estar preparada para as constantes mudanças e exigências da profi ssão.Conquista... Conclusão da graduação e aprovação no Exame de Sufi ciência.Sonho... Passar em concurso público.Em busca de... Realização profi s-sional.Mestre... Deus.Para ler... As cinco pessoas que você encontra no céu, de Mitch AlbomPara ouvir... Paula Fernandes.A palavra é... Perseverança.Uma frase: “Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta.” Chico Xavier

Vip Class Produções

As alunas de Montenegro, com a professora Márcia Rosane Frey, quando estiveram no departamento no dia do show de Volta às Aulas da Unisc

Otávio Augusto Glänzel trabalha no Escritório Contábil Mariano. Foi agra-ciado com o prêmio Aluno Destaque, no dia de sua colação de grau.Ser contador é... Ser ético, confi ável e estar sempre preparado para enfrentar novos desafi os.Desafi o... Estar sempre atualizado às constantes mudanças da legislação.Conquista: Formar-se em ContábeisSonho... Ser um profi ssional reconhe-cido por seu trabalho.Em busca de... Aperfeiçoamento na área tributária.Para ler... JC Contabilidade, Jornal do Comércio.Para ouvir... Time of Your Life, Gre-en DayA palavra é... DedicaçãoUma frase... O trabalho é o que trans-forma você, busque a concretização dos seus desejos todos os dias, faça com amor e seja o melhor naquilo que faz. Somos todos capazes de ser e fazer, você é o único responsável pelo seu destino.

Débora Aline Zuge de Moraes atual-mente trabalha na Unisc, e no dia de sua formatura recebeu a homenagem Destaque Acadêmico 2012/2Ser contador é... Exercer uma profi s-são fascinante, pautada na ética, na de-dicação e no constante aperfeiçoamentoDesafi o... Contribuir para o crescimento e aprimoramento da profi ssão contábilConquista... Ter concluído o ensino superiorSonho... Viajar pelo mundo e conhe-cer outras culturasEm busca de... Crescimento e qualifi -cação profi ssionalMestres... Meus paisPara ler: A casa das sete mulheres , Letícia WierzchowskiPara ouvir: Rock/PopA palavra é... PersistênciaUma frase... “Não poderás ajudar aos homens de maneira permanente se fi zeres por eles aquilo que eles po-dem e devem fazer por si próprios.” (Abraham Lincoln)

Sobradinho Santa Cruz do Sul

Festa Junina dos formandos 2013/2

Laboratório de Pizza: acadêmicos mostram seus dotes culinários com os professores José

Rocha Saldanha e Fernando FontouraAcadêmicos do campus de Montenegro e professores do curso

na festa de encerramento de semestre