jornal conexão aeroportos - outubro 2012

12
Esse suplemento tem distribuição separada e gratuita para conveniados: aeroportos, agências de turismo, restaurantes, hotéis e similares Ano XIX - nº 97 - Outubro - 2012 acesse o portal: www.jornalaeroporto.com.br PARANÁ REVISTA SUPLEMENTO SUPLEMENTO Ano XIV - A trajetória comentada Ano XIV - A trajetória comentada Pg. 02 Passageiro elogia serviço de wireless no Aeroporto de Maringá Palavra do leitor “Uma das comodidades oferecidas pelo Aeroporto de Maringá, é o acesso a internet sem fio gratuita. Atualmente esse tipo de acesso é oferecido nos aeroportos da Pampulha, Confins, Manaus, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Galeão, Guarulhos, Viracopos, Natal, Porto Alegre, Recife, Santos Dumont, Congonhas e Salvador, todas administradas pela Infraero. Gostaria que o Jornal Aeroportos registrasse meu depoimento. (Mário Cesar Lins Pereira, consultor de informática-S. Paulo-Capital)

Upload: portal-glup

Post on 26-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal Conexão Aeroportos

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Conexão Aeroportos - Outubro 2012

Esse suplemento tem distribuição separada e gratuita para conveniados: aeroportos, agências de turismo, restaurantes, hotéis e similares

Ano XIX - nº 97 - Outubro - 2012

acesse o portal: www.jornalaeroporto.com.br

PARANÁ

REVISTA

SUPLEMENTO

SUPLEMENTO

Ano XIV - A trajetória comentada

Ano XIV - A trajetória comentada

Pg. 02

Passageiro elogia serviço de wireless no Aeroporto

de Maringá

Palavra do leitor

“Uma das comodidades oferecidas pelo Aeroporto de Maringá, é o acesso a internet sem fio gratuita. Atualmente esse tipo de acesso é oferecido nos aeroportos da Pampulha, Confins, Manaus, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Galeão, Guarulhos, Viracopos, Natal, Porto Alegre, Recife, Santos Dumont, Congonhas e Salvador, todas administradas pela Infraero. Gostaria que o Jornal Aeroportos registrasse meu depoimento. (Mário Cesar Lins Pereira, consultor de informática-S. Paulo-Capital)

Page 2: Jornal Conexão Aeroportos - Outubro 2012

MaringáMaringá 02

Publicação da Editora Online Jornalismo

Jornalista Responsável

Redação e Escritório

Joel CardosoFENAJ 66023

Rua Martin Afonso, 1587Zona 2 - Maringá - Paraná

Fone: (44) 3026-8585

e-mail: jornalaeroporto@onlinejornalismo.com.brwww.jornalaeroporto.com.br

Suplemento da Revista Conexão Paraná

Editorial

O PR de seu aeroporto internacional

em busca

As homenagens e novidadesnesta

edição comemorativa

Além de estar em franca campanha a mudança de nome do aeroporto, que é situado em São José dos Pinhais e não em Curitiba, o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, de internacional só tem o nome. Sem voos diretos para os Estados Unidos, Europa e países importantes da América Latina, o único jeito de viajar para outros lugares é esperar, e muito.

Por enquanto, apenas a Gol opera um voo internacional. Todos os dias, às 11h05, parte do Afonso Pena um voo direto para Ezeiza, principal aeroporto de Buenos Aires. Para ir mais longe é preciso pagar até R$ 300 a mais por mais um trecho e pousar em algum dos dez aeroportos nacionais que operam voos internacionais diretos e regulares para Europa e América do Norte.

O motivo é simples: a falta de mercado. As grandes empresas aéreas, que nos últimos anos deixaram de operar apenas no eixo Rio-São Paulo, ainda não enxergaram Curitiba e o Paraná como mercados capazes de lotar os 240, 260, 280 lugares disponíveis no Airbus 330 ou um Boeing 767, aeronaves mais usadas para cruzar o Atlântico. Mesmo que a frequência do voo seja semanal. A taxa média de ocupação dos internacionais no Brasil é 79%.

Havia certa simpatia com a TAM, que até 2010, operava um voo direto entre Curitiba, Assunção e Buenos Aires. Mas a aérea é conhecida em abandonar rotas e até hoje os passageiros da região noroeste não entenderam as razões do abandono do Aeroporto de Maringá. Em Curitiba o fim da rota, que durou menos de dois anos, a companhia utilizou a mesma nota enviada na época para Maringá.

A pomposidade em ostentar uma internacionalização não está ajudando a imagem do Afonso Pena, nem tampouco o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. Há relatos de muito constrangimento e desconforto de passageiros que esperam horas a fio para fazer as conexões para atingir seu destino internacional. Para ir mais longe é preciso pagar até R$ 300 a mais por mais um trecho e pousar em algum dos dez aeroportos nacionais que operam nas rotas internacionais, com voos regulares para Europa e América do Norte.

No mês que antecedeu o aniversário de 13 anos de fundação da Revista Conexão Paraná, seu suplemento, Jornal Conexão Aeroportos e o jornalismo na web que pratica via portal de notícias (jornalaerorto.com.br), os editores registram com orgulho alguns reconhecimentos e homenagens recebidos pela sua linha editorial independente.

A primeira homenagem foi feita pelo prefeito de Cianorte, a capital do vestuário, pelo prefeito Edno Guimarães, quando em seu gabinete entregou nas mãos do editor, Joel Cardoso, o troféu "Portal de Cianorte" pela importância da reportagem publicada na edição de agosto de 2012, mostrando o potencial da cidade no setor de confecções.

Evidente que a reportagem pautada naquela edição, era simplesmente para registrar a forte identidade de Cianorte no setor do vestuário, mas a movimentação registrada pela reportagem foi tão significativa, que mereceu ocupar duas páginas internas da edição de agosto, além de ser a principal chamada de capa da edição.

Em Maringá, na sessão ordinária da Câmara Municipal desse dia 27 de setembro,, a vereadora Marly Martin usou a tribuna para registrar os 13 anos da revista e sua independência editorial implantada desde sua fundação. A vereadora usou os cinco minutos regimentais da sessão para realçar a importância da publicação no mercado editorial paranaense.

Marly Martin também fez questão de citar a forte cobertura que a Revista Conexão Paraná nos projetos e posições de sua autoria sobre o monopólio do transporte coletivo em Maringá, a independência editorial da revista e a qualificação do corpo redatorial e colaboradores que atuam no quadro de profissionais da Editora On Line Jornalismo. Todos, da Revista Conexão e Jornal Aeroportos, ficaram lisonjeados com as homenagens.

Os editores agradecem as mensagens de

congratulações pelos 13 anos de fundação, feitas através de espaços diferenciados, e-mails e telefonemas. Para os anunciantes, os editores sugerem a leitura do Editorial da Revista, na página 3, também disponível na versão digital (glup.com.br). Também na versão digital, o resultado do primeiro sorteio de aniversário e o anúncio de um super prêmio que estará em evidência durante esse mês de outubro pela fan Page facebook.com/ glup.acesse.ja

Os editores agradecem o reconhecimento do superintendente do Aeroporto de Maringá, Marcos Valêncio, pela parceria de tantos anos na distribuição, grátis, da versão impressa do Jornal Conexão Aeroportos..Através dessa distribuição foi possível angariar milhares e leitores e seguidores na rede social e aumentar de forma considerável a quantidade de assinantes, fator de independência econômica da Editora On Line.

* Da redação

O editor da revista recebendo das mãos do prefeito Edno Guimarães o troféu O Portal de Cianorte

O editor da revista recebendo das mãos do prefeito Edno Guimarães o troféu O Portal de Cianorte

A vereadora Marly Matin (PPL), usando a tribuna da Câmara para homenagear os 13 anos da publicação.A vereadora Marly Matin (PPL), usando a tribuna da

Câmara para homenagear os 13 anos da publicação.

A capa que gerou a homenagem de Cianorte.

Page 3: Jornal Conexão Aeroportos - Outubro 2012

Aviação & TurismoAviação & Turismo 03

Depois deste feriadão de 7 de setembro, outros estão para chegar em outubro, novembro e aquela loucura de viagens do fim de ano. Para que a viagem não vire um pesadelo, o consumidor deve organizar com cautela os bilhetes aéreos, se for o caso.

Evidente que a observação não pode ser generalizada, pois existem empresas que cumprem rigorosamente o que estabelece a tal Lei do SAC, Decreto 6.523, aprovado há quatro anos pela Presidência da República e voltado às empresas prestadoras de serviços regulados pela esfera federal, entre elas a aviação civil.

Quem não se irritou ao tentar falar com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) de algumas companhias áreas? Já tentou achar o número de telefone no site e não conseguiu? Já ligou para falar com o atendente e foi transferido para diversos números com gravações automáticas? Já teve a sensação de que estava falando com um “robô” do outro lado? Pois saiba que essas reclamações são recorrentes e descumprem a Lei do SAC.

A falha mais recorrente apontada foi a de não enviar a gravação da chamada ao consumidor. Outras inconformidades com o decreto foram encontradas, como não divulgar o número de telefone de forma clara e visível no site; veicular mensagem publicitária durante a espera por atendimento; demora de mais de 60 segundos para falar com o atendente; ausência da opção "falar com o atendente" no menu principal; e não fornecer o protocolo no início da gravação.

“O SAC é o principal meio de contato entre o consumidor e a empresa. O levantamento mostra que não está sendo oferecido o preparo técnico para atender as demandas”, afirma Flávio Siqueira Júnior, advogado do Idec. Para evitar problemas, o advogado aconselha todos os consumidores a anotar o número de protocolo dos atendimentos. “Depois, ele pode exigir a gravação nas companhias aéreas. É a prova que terá no caso de reclamar nos Procons”, diz. Ele ressalta ainda que o telefone do SAC deve estar em destaque na página da companhia aérea. “Há casos em que a central de vendas está em mais destaque do que o SAC”, diz.

Passageiro deve se organizar paraevitar dor de cabeça com as aéreas

Passageiro deve se organizar paraevitar com as aéreas

dor de cabeça

O site do Jornal Registra, de S. J. dos Pinhais trouxe em sua página oficial na web, uma campanha "O Aeroporto Fica em São José dos Pinhais", para reclamar a correta menção do Aeroporto Interna-cional Afonso Pena. Pela proposta, seria chamado oficialmente Aeroporto de São José dos Pinhais.

Para o diretor do Jornal Registra, Cristiano Bassa, “as pessoas de fora que utilizam o aeroporto podem conhecer São José dos Pinhais antes de ir a Curitiba, reconhecendo que quando chegam no aeroporto, na verdade passam primeiro por São José dos Pinhais, ou seja, valorizar o trabalho do povo da cidade é um compromisso de quem quer o melhor para São José dos Pinhais”, afirmou.

Ainda segundo Bassa, a campanha é de fundamental importância para o cidadão de São José dos Pinhais. “Esta iniciativa tem que partir de todos que querem ver São José dos Pinhais mais valorizada, isso colabora com quem trabalha, estuda ou mora aqui”, avaliou.

A campanha continuou e trouxe grandes resultados na grande mídia, como por exemplo, no Jornal das 18h da Globo News que já trata o Aeroporto Internacional Afonso Pena como o Aeroporto Internacional de São José dos Pinhais, no Paraná.

Para Cristiano Bassa, pós-graduando em Ciência Política, “As pessoas de fora que utilizam o aeroporto podem conhecer São José dos Pinhais antes de ir a Curitiba, reconhecendo que quando chegam no aeroporto, na verdade passam primeiro por São José dos Pinhais, ou seja, valorizar o trabalho do povo da cidade é um compromisso de quem quer o melhor para São José dos Pinhais, a campanha.

Está em ouSão J. dos Pinhais

Curitiba

Aeroporto Afonso Pena

Page 4: Jornal Conexão Aeroportos - Outubro 2012

Viagens & turismoViagens & turismo 04

1- Preste atenção não só na agência de viagens, mas também na operadora do pacote.

As agências comercializam pacotes, mas, em muitos casos, não são elas mesmas quem oferecem os serviços, mas uma operadora de viagens. Na verdade é a operadora quem organiza o pacote, que tem contatos com os hotéis e faz toda a operação local. É ela quem formata o produto para entregar aos agentes. Por mais que você confie na agência vale conferir a idoneidade daqueles que acompanharão a viagem.

2- Confira as distâncias entre as cidades inclusas no roteiro. Ninguém quer passar a viagem inteira só na estrada. Os trajetos têm que ser curtos para que se tenha tempo de curtir tudo o que o lugar oferece. Existem muitos roteiros que dizem que você conhecerá várias cidades, mas na realidade você apenas passa por elas e não vê nada. É preciso tomar muito cuidado com esse tipo de roteiro. A distância entre cidades, para não ser muito desgastante, tem que ser de, no máximo, 450 quilômetros”.

3- Faça a adequação da quantidade de dias disponíveis com o destino. Só tem quatro dias de férias? Talvez Nova York não seja a melhor opção. Pode ficar um mês fora? Talvez seja a hora de fazer aquele sonhado tour europeu. Certas cidades exigem mais tempo do que outras para serem apreciadas.

É difícil conhecer Paris profundamente em dois dias. No máximo haverá tempo para ter uma fotografia da cidade nesse tempo. Quem nunca esteve na Europa, pode aproveitar pacotes que cubram diversos países para eleger os favoritos. Em outras oportunidades, pode ser o

A reportagem da Revista Conexão Paraná/Jornal Aeroportos, após quase três anos ausente, voltou no feriadão de 7 de setembro pra desfrutar do conforto e tranqüilidade de um local mais que paradisíaco: a Pousada Pedra da Ilha. Localizada no município de Penha (SC), a reportagem confirma que a estrutura da pousada é uma das mais perfeitas do gênero, pr inc ipa lmente com a arquitetura arrojada da nova área de sua estrutura física.

Com várias opções de apartamentos, sempre existem aqueles que preferem o bom-gosto decorativo dos ambientes temáticos, outros já optam em desfrutar de acomodações de alto padrão, com vista para o mar e hidromassagem, e usufruir de todos os espaços com livre acesso aos hóspedes: piscinas aquecidas, saunas, fitness, sala de jogos, sala de leitura, play ground e ainda em degustar as delícias gastronômicas servidas no restaurante.

Ainda na área de lazer, os hóspedes podem contar com duas piscinas externas, um espaço térmico coberto, sauna úmida e seca, living em madeira, quiosques e jardim. Os adultos podem aproveitar do bar com serviços nas piscinas e praia, além de equipamentos, passeios de barcos e guia de recreação. Um local ideal para pessoas que querem curtir muito conforto neste verão . O Jornal Aeroporto recomenda. Confira os pacotes de Natal, réveillon e outras opções de hospedagem nos anúncios desta edição ou acessando glup.com.br

caso de escolher um lugar e dedicar boa parte do tempo apenas a ele.

4- Confira qual a categoria dos hotéis. Um dos aspectos mais frustrantes em uma viagem é quando a rede hoteleira não cumpre com as expectativas. Se os hotéis mais caros não cabem no bolso, vale conferir entre os hotéis de categorias mais baixas, quais os que agradam. Outras vezes o problema, não é o dinheiro. Afinal, nem todos apreciam o “engessamento” de a lguns resorts, principalmente os localizados longe dos centros turístios.

5- Confira também a localização dos hotéis. Alguns pacotes reservam hotéis de boas categorias porém afastados do centro. O que pode não valer a pena. Afinal, a economia que se faz no hotel se gasta em táxi, metrô... É melhor pagar um pouco mais e ficar numa região central, perto dos centros históricos, bares e restaurantes.

6- Pegadinhas das compras coletivas.Alguns pacotes vem sendo oferecidos por empresas de compras coletivas com preços competitivos, mas escondem algumas armadilhas. As ofertas mais recentes, oferecem cruzeiro de fim de ano (natal) para Buenos Aires, mas só passagem de ida. Todo o cuidado é pouco.

7- Pesquise muito sobre o destino. Aproveite as facilidades da internet para fazer pesquisas profundas a respeito do lugar escolhido. Caso não aprecie praias, evite o Caribe, se gosta de cultura, vá à Europa. Gosta de modernidade? Talvez deva ir a Nova York. Para evitar arrependimentos, procure deixar bem claro ao agente de viagens quais suas preferências e o que você busca com a viagem.

Cuidado com as armadilhas nos pacotes

de viagensocultas

O seu verão em umcenário dos sonhos

Pacotes de viagem possuem roteiros e hotéis pré-programados que são vendidos em conjunto para um vasto número de pessoas. Uma regra simples:

é impossível que todos tenham os mesmos gostos.

Pousada Pedra da Ilha

*Do enviado especial

Page 5: Jornal Conexão Aeroportos - Outubro 2012

Reportagem de capaReportagem de capa 05

A “invasão” de produtos chineses no mercado brasileiro continua causando um efeito de desindustrialização no país. É o que aponta um levantamento divulgado recentemente pela Comissão de Defesa da Indústria Brasileira (CDIB). O problema tem afetado empresas dos mais diversos ramos de atuação. Segundo este levantamento, na última década, várias indústrias brasileiras fecharam as portas e vem causando preocupação no setor de shoppings atacadistas.

O problema principal é que os produtos chineses chegam ao Brasil com preços mais atraentes e, muitas vezes, com qualidade similar. Os custos menores com mão de obra e impostos da indústria chinesa favorecem o barateamento dos produtos, fazendo com que as empresas brasileiras não consigam competir. Este cenário piora de maneira considerável com as variações de cotação do dólar.

Os exemplos são recentes. Uma loja de roupas masculinas com origem no oriente médio, a Ziver, tão logo terminou uma promoção de pronta entrega em Cianorte, encerrou as atividades no Shopping Atacadista Master. Uma outra situação registrada pelo núcleo de Moda da Revista Conexão Paraná foi o espanto dos consumidores durante a realização da Feira Ponta de Estoque, idealizado pela Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim).

Em vários estandes era comum encontrar agasalhos, ternos, jaquetas e uma infinidade e produtos “made in China”. Em uma discreta banca de negócios, um comerciante com traços orientais e sua esposa, o movimento foi impressionante com a oferta de calça feminina de cotelê por apenas R$ 5,00 a unidade. “Não tem como competir com eles”, desabafou na época, um expositor vinho do comerciante oriental.

No caso das confecções alinhadas no setor do varejo têxtil de grande superfície representado pela Abeim (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) contesta de forma veemente as informações veiculadas por setores da indústria têxtil brasileira de que há uma invasão de produtos chineses têxteis no Brasil. A indústria utiliza os dados da balança têxtil para justificar o mau desempenho e as demissões no setor, como se a China estivesse enviando seus excedentes de produtos ao Brasil.

Mas existe estatística no comércio exterior, no mínimo intrigante. O intercâmbio comercial da China com o Brasil representa apenas cerca de 1% das trocas comerciais da China com o resto do mundo. “É muita ingenuidade acreditar que o Brasil está sendo a tábua de salvação para a crise chinesa”, afirma Sylvio Mandel, presidente da Abeim. Mas, como essa “invasão” tem provocado tantos problemas na economia interna?

E existem outras situações desta criticidade. Uma delas vem da indústria de ímã de ferrite, componente utilizado, por exemplo, na fabricação de alto-falante: das três fabricantes brasileiras deste item, apenas uma está produzindo atualmente. “Quando se desativa uma indústria, independen-temente do setor, perde-se toda a mão de obra técnica porque o setor morreu. Daqui a

pouco não vai existir indústria para gerar empregos”, afirma o setor.

O brasileiro acompanha também a invasão não só de produtos de pequeno porte, como também de automóveis e motocicletas oriundos de terras chinesas. Marcas de nomes engraçados, às vezes, difíceis de lembrar vão surgindo em forma de montadoras e revendedoras dessas marcas.

Em se tratando de concorrência, ótimo, porque isso faz baratear também os custos das marcas mais famosas, se elas não pretenderem entrar em colapso. Mas, e em termos de manutenção? É fácil encontrar peças de reposição por aqui? A revenda é garantida? Esses veículos são realmente bons os descartáveis?

“A cada produto comprado da China, se exclui um emprego aqui [no Brasil] e se cria um na China”, comenta Manolo Canosa, membro fundador da CDIB. Para José Augusto Castro, vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), a desindustrialização tende a continuar. “O governo deixou claro que a preocupação maior é manter a inflação baixa e não com o comércio exterior. As medidas de estímulo são bem-vindas, mas são insuficientes”, explica.

A invasão vem por todos os flancos desguarnecidos da economia brasileira. Esqueça os manufaturados de baixo custo. A nova onda de invasão é de alta tecnologia – e fabricados aqui. Em maio, sob os olhares dos presidentes de Brasil e China, Dilma Rousseff e Hun Jintao, mais uma ação dos chineses.

A ZTE anunciou que investiria US$ 200 milhões em uma fábrica em Hortolândia, no interior de São Paulo, que produzirá modems, tablets e smartphones a partir deste mês. Trata-se, até agora, do exemplo mais palpável de uma nova onda de investimentos chineses no Brasil: saem os insumos agrícolas, commodities, peças do vestuário e peças mecânicas e entra a alta tecnologia.

Tsunami marola?

ouA onda de produtos chineses no Brasil gera receio. Seria

Shoppings atacadistas de confecções já sentem os efeitos da invasão dos produtos chineses

O problema principal é que os produtos chineses

chegam ao Brasil com preços mais atraentes e, muitas vezes,

com qualidade similar.

*Da redação

Page 6: Jornal Conexão Aeroportos - Outubro 2012

SaúdeSaúde 06

Fazer um check-up completo, com até 43 procedimentos, em um único local, em apenas uma manhã. Tudo o que muita gente queria agora pode ser feito em Maringá. O Santa Rita Saúde lançou este produto, voltado a todos que sabem a importância da revisão continuada de saúde.

Esta é uma oportunidade para quem deseja manter a saúde, especialmente para empresários, executivos, empreendedores e profissionais de alto nível que têm dificuldades para agendar e dedicar um longo espaço de tempo para exames e consultas.

Qualidade - O check-up do Santa Rita Saúde foi idealizado após estudo de protocolos e sistemas de diagnósticos de alto conceito, em hospitais de grandes centros, oferecendo em Maringá um serviço com o mesmo conceito de medicina preventiva,

uma iniciativa inteligente para manter a saúde sempre em dia e uma vida com mais qualidade.

Realizado por uma equipe multidisciplinar, com mais de 30 profissionais, são avaliados e identificados os riscos típicos da vida moderna, de acordo com a idade e outros fatores, para o diagnóstico precoce de possíveis ocorrências e imediato estabe-lecimento de ações preventivas. São mais de 40 tipos de exames e avaliações, específicos para a saúde da mulher e do homem.

Aos sábados - O Checkup Executivo Santa Rita Saúde é realizado aos sábados, pela manhã, das 7 às 13 horas, com acompanhamento personalizado desde a chegada ao Centro Médico Santa Rita Saúde até o final de todos os procedimentos.

Usando calçados fechados, em muitos casos provocando situações de sudoreses, o inverno está no fim, mas deixando seus efeitos colaterais. Aliados a essa situação, ainda existem pequenos descuidos, como não se secar adequadamente após o banho, podem aumentar a incidência das micoses, que insistem em aparecer. Em razão desses problemas, a leitora Maristela R.S. sugeriu esta pauta para ser divulgada aos demais leitores da Revista Conexão Aeroportos. A reportagem foi ouvir uma especialista no assunto.

Segundo os especialistas, as micoses são uma infecção causada pela proliferação exagerada de fungos em algumas partes do corpo. “Por isso, o principal é, após o banho, enxugar bem as dobras do corpo, como virilhas, axilas e entre os dedos dos pés e não usar roupas, toalhas ou calçados de outras pessoas”, orienta.

Entre os principais sintomas do incômodo causado pelas micoses, que atingem a pele, as unhas e até o couro cabeludo, as mais comuns são as lesões que causam irritação, coceira e vermelhidão. “As unhas ficam mais grossas, amareladas ou com manchas brancas, além disso, a planta dos pés descasca e fica mais espessa e os vãos dos dedos ficam com a pele mais esbranquiçada e esfarelada”, diz a especialista.

Segundo a especialista, o diagnóstico das micoses é feito pelo exame clínico ou através de exames laboratoriais. “O tratamento é individualizado e varia para cada paciente, conforme o tipo de micose e extensão das lesões, devendo ser prescrito pelo médico, após uma avaliação adequada”, afirma.

Para quem frequenta clubes ou academias, sugere a dermatologista, a atenção também precisa ser redobrada. A especialista sugere evitar ficar descalço nos vestiários e os esportistas devem variar o par de tênis ao longo da semana, deixando o par usado para arejar. As pessoas devem usar meias e roupas íntimas que absorvem a umidade, como as de algodão, e para quem coloca muito a mão na água, a dica é usar luvas de borracha com forro de algodão, para evitar que os fungos ataquem as unhas e tragam com eles as micoses.

Plano lança um novopadrão em

check-up

As e seusefeitos colaterais

micoses

Uma revista que sempre oferece espaço para os fatos que são importantes para os municípios, merece os parabéns

de todos os prefeitos da Amusep.

Page 7: Jornal Conexão Aeroportos - Outubro 2012

Beleza & Estética Beleza & Estética 07

Durante o mês de setembro, quase cinqüenta homens de destaque em Maringá foram ouvidos pela equipe de reportagem, via e-mail, telefonemas e pessoalmente e, com a garantia de anonimato, a maioria (79%) admitiu que se rendeu ao botox. A projeção não é muito diferente com a estatística do presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (Regional São Paulo), o dermatologista Valcinir Bedin, que afirmou ter 25% de seus pacientes na classe masculina. Há 15 anos ele aplica a droga nos pacientes e em si mesmo.

A dermatologista Lígia Kogos, apontada como a "profetisa do botox ", por ser a principal aplicadora da toxina na América Latina, diz que a proporção se aproxima dos 40% em sua clínica. "No começo, o botox era utilizado pelas mulheres, mas foi crescendo entre os homens ", recorda Lígia. "Há poucos anos eles eram 28%, 30%, chegaram a 35% e se aproximam de 40%. " Ouvido pela reportagem, consagrado cirurgião plástico da região de Umuarama-PR admitiu que essa

Em reunião administrativa coordenada pela sua presidente, a advogada Jacira Martins, o Lions Clube de Maringá Cidade Canção fez sua prestação de contas pela realização da 15ª. Expoflor, realizada com sucesso entre os dias 30 de agosto a 9 de setembro em uma área coberta de 1, 4 mil metros quadrados, no Centro de Convivência Deputado Renato Celidônio (Praça da Prefeitura) e com forte índice de comercialização orquídeas, cactos, bonsai e muita variedade em mudas de diversas árvores frutíferas.

O relatório foi apresentado na reunião, e nele os números que mostraram uma renda bruta de R$ 82.;744,45 e tendo uma renda líquida de R$ 69.332,61. Nesse ano, a entidade beneficiada com parte da renda líquida foi o Albergue Santa Luiza de Marilac, considerado pela presidente um forte fator de sucesso da promoção pela adesão de seus diretores e voluntários.

Na reunião, Jacira Martins comentou sobre sua ausência involuntária durante a realização do evento em razão de projetos políticos e aproveitou para agradecer o empenho da diretoria e sócios para o sucesso da Expoflor, em especial aos sócios Paulo Roberto (1º. Vice Presidente) e João Wilrich (da equipe diretiva) que não pouparam esforços para o sucesso do evento filantrópico.

*Embora já tenha assumido de fato e direito, esse início de outubro marca a posse solene de Wilson Filho como presidente da Sociedade Rural de Maringá. Um nome da ala jovem de empresários que promete grandes realizações.

*Ainda do setor, foi bastante movimentado o jantar de posse da nova diretoria ddo Núcleo de Criadores de Gado de Leite da Região de |Maringá, em setembro.

*O médico Antonio Mangilli, após receber o título em PhD em Cardiologia, foi homenageado com um jantar por parentes e amigos nesse início de mês.

*O presidente do sistema de crédito cooperativo Sicredi, Wellington Ferreira encerrou o mês de setembro com nova idade. Ele foi bastante cumprimentado.

*Será neste dia 25 de outubro a realização da 15ª. Edição da Mostra de Profissões, tendo como local o Campus do Cesumar, idealizado por clubes rotário de Maringá.

*O consagrado poeta Jaime Vieira, que integra a Academia de Letras de Maringá, passa a colaborar com suas criações literárias na Fan Page da Revista Conexão Paraná, na seção “Colunistas” (facebook.com/ glup.acesse.ja)

*Falando em redes sociais, já está valendo a última temporada de sorteios da aniversário da Revista Conexão. Entre os prêmios, uma temporada na paradisíaca Pousada Pedra da Ilha, em Penha -SC. Acesse, curta e compartilhe.

Outubro, mês de festa na família G r emach i . E mp r e s á r i o e administrador de empresas, Nelson B. Gremachi, aniversaria neste dia 19 e os filhos gêmeos Henrique Cesar e a charmosa Heloísa Carla, dia 31.

projeção é bem próxima da realidade no Paraná.

O pedido é quase sempre o mesmo: suavizar as marcas de expressão entre as sobrancelhas. «Querem corrigir a aparência de "braveza " ou cansaço ", diz Bedin. O que os incomoda, segundo o dermatologista, é o fato de parecerem estar zangados ou cansados sem que isso esteja ocorrendo de verdade. Um pouquinho de botox na região eleva as sobrancelhas e os deixa com a feição mais alegre e bem disposta.

Lígia e Bedin dizem que os homens se preocupam mais em ter uma boa aparência no ambiente de trabalho do que em satisfazer vaidades estéticas. "Esses homens, a maioria acima dos 40 anos, viajam muito, estão estressados e têm sempre de conhecer pessoas novas e, por isso, precisam aparentar boa disposição. " Outro motivo é o receio com a entrada dos mais jovens - cheios de energia - no mercado de trabalho.

Cidade Canção presta contas da 15ª.Expoflor

Lions Clube Aniversariantes Destaques do mês

Classe masculina se rende ao botox

Conheça os benefícios

proporcionados pelas técnicas modernas de

massagens

fisioterapeuticos e relaxantes

CRF 107190-FAngela Maria Stefano

Av. Rio Branco - 155, fone (44)9944 3507Av. Brasil, 5197 - Maringá-Pr

Centro de estética e salão escola

Juliane Peroini

Av. JK, 870 -Zona 02 - Fone:(44) 3026-4355

Dê tecnologia a quem você ama!

PeoplePeople

Page 8: Jornal Conexão Aeroportos - Outubro 2012

TransportesTransportes 08

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a suspensão por até 180 dias do cumprimento da Lei do Descanso dos Caminhoneiros. O motivo é a necessidade de fazer, primeiro, uma mapeamento das rodovias federais e depois partir para a fiscalização. A resolução foi publicada na edição doa dia 13 do mês passado, no Diário Oficial da União.

A lista das estradas que devem atender aos critérios da nova lei deverá ser publicada em

seis meses. O trabalho, segundo a Resolução 417 do Contran, será coordenado pelos ministérios dos Transportes e do Trabalho e Emprego. O adiamento foi definido nos primeiros dias desta semana, logo que a medida passou a valer.

Na prática, os responsáveis pela fiscalização do cumprimento da lei constataram que as rodovias brasileiras não estão preparadas para a execução da nova norma. Uma das situações identificadas foi a ausência de locais de parada para repouso dos caminhoneiros. A medida, segundo o governo, visa a reduzir os riscos de acidentes de trânsito.

A nova lei estabelece o tempo de direção e descanso dos motoristas profissionais em pontos de parada nas vias federais. A medida determina também que os pontos de parada devem ter condições sanitárias e de conforto para repouso e descanso dos caminhoneiros, assim como alojamentos, refeitórios das empresas ou de terceiros, conforme as normas federais.

Em nota), o Ministério das Cidades informou que a medida foi tomada pelas dificuldades relacionadas aos pontos de descanso destinados aos motoristas: “O Ministério das Cidades esclarece que a recomendação do

Contran se deu pela dificuldade, no contexto atual, de cumprimento do tempo de descanso em grande número de vias federais, por carecerem de pontos de parada que garantam a segurança do motorista profissional”.

Uma possível solução levantada pela reportagem, foi a possibilidade das concessionárias de pedágio oferecer condições para que as praças de arrecadação sejam adaptadas para o descanso do caminhoneiro. Como acontece na Via Anchieta, onde na praça de pedágio do Km 40 da Ecovias, existe uma ampla área de descanso e atendimento aos caminhoneiros que a reportagem pretende visitar e trazer mais informações sobre essa estrutura.

Ouvido pela reportagem, o presidente da Viapar, Marcelo Machado, também acha viável essa adesão das concessionárias para facilitar o descanso dos caminhoneiros, “desde que haja o apoio e adesão dos órgãos governamentais para as devidas adaptações dos espaços e sua manutenção”. Ele lembrou que a Viapar mantém os SAU (serviço de atendimento ao usuário) nas praças de pedágio dotado de uma estrutura que permite o descanso e a revitalização dos condutores de veículos. “è um começo de ampliação da ideia”, observou.

Concessionárias de pedágio podem ter papel importante

Concessionárias de podem ter papel importante

pedágio

Presidente da Viapar Marcelo MachadoPresidente da Viapar Marcelo Machado

Descanso dos caminhoneiros

Page 9: Jornal Conexão Aeroportos - Outubro 2012

EmpresarialEmpresarial 09

Adilson Ribeiro Primo, colaborador da Perfirnorte, de Maringá, é o vencedor do Prêmio Industriário Padrão do Setor Metalmecânico, realizado pelo Sindimetal Maringá, com o apoio do Sesi. O prêmio, uma viagem a Maceió, foi entregue na noite de quinta-feira (13), em solenidade que encerrou a Mostra Tecnometal, realizada em Maringá. Ele é um dos 55 funcionários da empresa que atua há 21 anos no mercado.

Recebido pela reportagem após a entrega do prêmio, o diretor da Perfinorte, Luiz Sérgio Piasentin, elogiou a iniciativa do Sindimetal “Esta iniciativa motiva os trabalha-dores a serem cada vez melhores profissionais”, disse ele. “O prêmio mostra, ainda, a força do sindicato, da união das indústrias e dos trabalhadores. Como empresário me senti valorizado por participar e ter meu funcionário eleito o Industriário Padrão”, afirmou ele.

Adilson ainda não definiu a data da viagem que fez jus, mas admitiu a satisfação de ter o reconhecimento de seu trabalho, proporcio-nado pelas condições oferecidas pela empresa empregadora. “Tenho certeza que esse prêmio irá incentivar os trabalhadores a buscarem

excelência na sua profissão”, disse Adilson, ao receber o prêmio das mãos do empresário Carlos Walter Martins Pedro, vice-presidente da Fiep e presidente do Sindimetal Maringá.

Evolução profissional, liderança, proatividade e qualificação foram alguns dos critérios avaliados pela comissão julgadora na escolha do Industriário Padrão. No total foram 11 finalistas e todos receberam certificados de participação durante a solenidade de premiação.

O Prêmio Industriário Padrão Valorização -

busca valorizar a profissão industrial e reconhecer o profissio-nal como cidadão e agente de desenvolvimento. “Esta iniciativa não é só do Sindimetal, mas sim das indústrias associadas que acreditaram e part ic iparam conosco”, destacou Carlos Walter Martins Pedro.

A gerente de Projetos Estratégicos do Sesi, Maria Cristhina Rocha, ressaltou a importância de valorizar o talento de cada um. “O prêmio faz com que os trabalhadores sejam recompensados pelos seus próprios méritos”, disse ela, que represen-tou o superintendente da entidade, José Antonio Fares. O segundo lugar ficou com Aparecido Leonardo

dos Santos, da empresa Naifla, e o terceiro com José Tadeu Pereira, da Rhema. Leonardo ganhou notebook e José Tadeu um Ipad da marca Apple.

Participaram da solenidade o diretor Regional do Senai, Marco Secco, o gerente da Agência do Trabalhador de Maringá, Maurilio Mangolin; o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Maringá, José Antônio Rodrigues; o gerente do Senai em Maringá, Luiz Antônio Mendonça, e a gerente do Sesi, Ana Rosélis Kvitschal.

Industriário Padrão do setor metalmecânico é da Perfinorte

Cré

dito

s: W

alte

r F

ern

andes

Cré

dito

s: W

alte

r F

ern

andes

Da esq. p/ dir, Luis Sergio Piasentin, Ana Rosélis Kvitschal, Adilson Ribeiro Primo,Maria Cristhina Rocha, e o presidente do Sindimetal, Carlos Walter Martins Pedro.Da esq. p/ dir, Luis Sergio Piasentin, Ana Rosélis Kvitschal, Adilson Ribeiro Primo,Maria Cristhina Rocha, e o presidente do Sindimetal, Carlos Walter Martins Pedro.

* Da redação

Av. Getúlio Vargas, 266 - Ed. Três Marias - 1º andar - sls. 106 a 110 Caixa Postal, 716 - CEP 87013-130 - Maringá - Paraná

REPÚBLICA FEDERATIVADO BRASIL-ESTADO DOPARANÁ-COMARCA DEMARINGÁ-REGISTRO DEIMÓVEIS, SEGUNDO OFÍCIO

Dr. Gabriel Sidney de Toledo MenezesTITULAR - CPC 013446099-53

O elo continua. Parabéns !

ANO XIV

Page 10: Jornal Conexão Aeroportos - Outubro 2012

ParanáParaná 10

O núcleo de automobilismo do Jornal Aeroportos esteve presente em dois momentos no lançamento, em Maringá, do novo compacto da Toyota, o Etios: no coquetel de lançamento para a imprensa e no teste-drive disponibilizado no último domingo de setembro para o público. Na realidade, foi para conferir se havia exagero na análise feita pelo site “carros na Web”. Confira.

• Espaço interno• Porta-malas do sedan• Direção com assistência elétrica (exceto na versão básica, que não oferece direção com assistência)• Suspensão macia absorve bem as irregularidade

• Visual polêmico• Macaco alojado sob o banco do motorista, péssimo de ser retirado e pior ainda para ser guardado• Embreagem sem comando hidráulico• Não tem opção de câmbio automático

• Articulações da tampa do porta-malas do

Pontos Positivos

Atenção

Pontos Negativos

tipo "pescoço de ganso»• Marcador de combustível de difícil visibilidade• Não oferece encosto de cabeça e cinto de três pontos ao terceiro ocupante do banco traseiro• Banco do motorista e cintos de segurança sem regulagem de altura• Tanque de combustível com capacidade de apenas 45 litros • Janelas laterais traseiras não descem completamente• Banco traseiro não é bipartido no hatch e no sedan não é rebatível

2012 - Lançado no Brasil com motores flex 1.3 16V e 1.5 16V (setembro)

Cronologia

Reportagem fez test drive no Etios, o compacto da Toyota

Reportagem fez test drive no Etios, da Toyota

o compacto Negar examesgerará

multas

Planos de saúde

ANO XIV

ÃOX E PAN RO

AC NA ÁTS

IV

ER

O convênio que negar a autorização para que o cliente realize exames ou outros procedimentos médicos deverá explicar, no prazo de até 48 horas, o motivo da negativa ou pagará multa de R$ 30 mil. A norma deverá começar a valer em janeiro, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

De acordo com a agência, durante esse me de outubro, a regra ficará em consulta pública, período no qual clientes, empresas e especialistas podem dar opiniões e sugerir mudanças. Depois disso, o órgão analisará as sugestões e aprovará a regra, o que está previsto para janeiro. Segundo a ANS, a decisão de estabelecer prazos para que a operadora justifique a negativa foi um pedido do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Em alguns casos o relacionamento atual entre cooperados e planos de saúde é unilateral. As operadoras costumam negar exames complexos e vários procedimentos que não estão na lista de cobertura obrigatória da ANS - e que a Justiça costuma garantir quando há necessidade. A decisão da ANS poderá tornar mais equitativa esta situação, diminuindo as incidências de ações na Justiça para se obter um direito existente.

Page 11: Jornal Conexão Aeroportos - Outubro 2012

Já disponível

www.glup.com.br

Novo!

facebook.com/revistaconexaofacebook.com/glup.acesse.ja

twitter.com/jornalistajc

Page 12: Jornal Conexão Aeroportos - Outubro 2012