jornal conexão aeroportos março 2013

12
Suplemento da Revista Conexão Paraná. Distribuição gratuita em aeroportos e estabelecimentos conveniados. Ano XIX - nº 102 -Março - 2013 acesse o portal: www.jornalaeroporto.com.br PARANÁ Leia também - Confecções: porque o Brás atrai tantos lojistas do PR. Empresários Empresários querem tarifas querem tarifas compatíveis compatíveis com Londrina com Londrina Empresários querem tarifas compatíveis com Londrina Embarques em Maringá Embarques em Maringá Embarques em Maringá Faça suas refeições no próprio aeroporto

Upload: portal-glup

Post on 13-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição do Jornal Conexão Aeroportos Março 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Conexão Aeroportos Março 2013

Suplemento da Revista Conexão Paraná. Distribuição gratuita em aeroportos e estabelecimentos conveniados.

Ano XIX - nº 102 -Março - 2013

acesse o portal: www.jornalaeroporto.com.br

PARANÁ

Leia também - Confecções: porque o Brás atrai tantos lojistas do PR.

EmpresáriosEmpresários querem tarifas querem tarifas

compatíveis compatíveis com Londrinacom Londrina

Empresários querem tarifas

compatíveis com Londrina

Embarques em MaringáEmbarques em MaringáEmbarques em Maringá

Faça suas refeiçõesno próprio aeroporto

Page 2: Jornal Conexão Aeroportos Março 2013

MaringáMaringáMaringá 02

Publicação da Editora Online Jornalismo

Jornalista ResponsávelJoel CardosoFENAJ 66023

Redação e EscritórioRua Martin Afonso, 1587Zona 2 - Maringá - Paraná

Fone: (44) 3026-8585

jornalaeroporto@onlinejornalismo.com.brwww.jornalaeroporto.com.br

Suplemento da Revista Conexão Paraná

Editorial

Sites das aéreas concorremcom os agentes de viagens

Empresários querem tarifas com Londrinacompatíveis

Bastante reveladora e preocupante a afirmação do presidente da Abav-PR, Celso Tesser, ao afirmar durante coletiva aos jornalistas presentes no 19º Salão Paranaense de Turismo, que o maior concorrente dos agentes de viagens são os sites das companhias aéreas. O dirigente afirma que qualquer agência de turismo pode disputar com os valores praticados na internet, basta ter os fornecedores certos.

“O nosso maior problema, na verdade, são as companhias aéreas, que vendem passagens diretamente ao consumidor sem a cobrança da taxa de serviço. Essa é a única tarifa que não conseguimos bater. A Abav Nacional está negociando com as empresas, mas sabemos que esse tema é bem complexo. Por enquanto não há uma resposta, apenas negociações”, revela ele, completando que “o dia que o agente de viagens deixar de ser refém das empresas aéreas, o mercado será regido de uma outra forma”.

Existe um fator de risco, segundo o dirigente da Abav-PR. Segundo Tesser, o maior índice de reclamações que chegam à Abav-PR são de passageiros que adquiriram produtos sem o auxílio de um agente de viagens. “Boa parte dos turistas só lembra do profissional de turismo quando passa por algum problema envolvendo a compra de viagens pela internet”.

A falta de assistência é o grande problema desse segmento, considera ele, informando que as reclamações não podem ser averiguadas. “Só podemos responder pelos nossos associados. O que podemos fazer é explicar para o consumidor que uma viagem coordenada por uma agência é muito mais segura e confiável”, encerra o dirigente.

Aos profissionais que estacionaram em cursos de aperfeiçoamento, Tesser deixou um recado: capacitação. Para ele, profissional capacitado é sinônimo de bons negócios. “Quem participa de treinamentos amplia os horizontes e encontra inúmeras formas de tornar-se o braço direito do viajante.” Uma pena que nem todos os agentes de viagens compartilhem com essa assertiva.

A reportagem do Jornal Conexão Aeroportos teve acesso a informação de que várias reuniões vem sendo feitas na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) no sentido de sensibilizar as operadoras de turismo e empresas aéreas para que se pratique o mesmo tarifário de embarques praticados no Aeroporto de Londrina.

Segundo a reportagem apurou, as reuniões estão envolvendo todos os setores do trade turístico e núcleos setoriais de empresários de toda a região, que são contra os preços diferenciados praticados pelas aéreas para destinos como Curitiba, S. Paulo e outras localidades brasileiras. “É preciso saber as razões que os embarques e destinos tendo como referência Maringá, ganham um inexplicável valor superior, se comparados ao destino Londrina”, comentou um dos empresários.

As reclamações também envolvem as operadoras de turismo, que facilitam os preços para os pacotes de viagens que saem do Aeroporto de Londrina. Basta ver as ofertas das principais operadoras para os destinos oferecidos. As melhores condições de preços sempre beneficiam

os embarcados naquele aeroporto. “Uma situação que precisa mudar, pois está prejudicando a população de Maringá e de toda a região”, comentou uma fonte da ACIM.

A melhor forma de evidenciar essas diferenças é acessar os próprios sites das operadoras ou da empresa aérea. As diferenças de preços e de horários para os destinos S. Paulo e Curitiba chegam a ser afrontosos para o passageiro que precisa viajar para estes destinos em relação as tarifas praticadas pelas operadoras e aéreas que operam no aeroporto de Maringá. Todos concordam que essa situação está insustentável e tudo precisa ser revisto.

O superintendente do Aeroporto de Maringá, Marcos Valêncio, que tem participado com assiduidade dessas reuniões setoriais na sede da ACIM, garante que não existe sobre taxas para os embarcados em Maringá. “As tarifas são normatizadas pelos órgãos federais e não existe nenhum tipo de dificuldade imposta pela administração para que as tarifas das aéreas praticadas aqui sejam compatíveis com os valores de outros aeroportos”, enfatizou. Com a palavra, as aéreas e as operadoras de turismo.

Aeroporto de Maringá

Page 3: Jornal Conexão Aeroportos Março 2013

Reportagem de capaReportagem de capaReportagem de capa 03

Os núcleos de jornalismo da Editora On Line mantêm a tradição em homenagear a mulher paranaense no dia consagrado pela ONU para enaltecer a classe feminina. A formatação original é a mesma dos anos anteriores, baseada na revista americana “Time”, com adaptações de critérios pelos profissionais da Revista Conexão Paraná da Revista Conexão Paraná e seus núcleos de

jornalismo, que todos os anos, nesse mês de março, elege “A Personalidade Feminina do Ano”. Três nomes figuraram entre as finalistas ao título: a educadora Elza Meller, a empresária Damaris Venazzi e a vencedora, Dra. Valéria Silva Galdino Cardin.

Após o período de consulta pública nas páginas da rede social (Facebook, Twitter e

versões digitais) mantidas pela Revista Conexão Paraná, onde foram selecionados 100 nomes mais lembrados, o critério seletivo final foi analisado por banca composta por professores, design de moda, educadores e jornalistas que atuam nos núcleos de produção da Editora. Entre os critérios seletivos, além de elegância e postura profissional, fizeram parte ainda as atividades que cada uma desenvolveu durante 2012 para a valorização das pessoas e do meio em que atua.

SOBRE A HOMENAGEADA

Valéria Silva Galdino Cardin casou muito cedo, com o Dr. Dirceu Galdino Cardin, mas mesmo com os afazeres de uma mulher casada conseguiu se graduar em Direito pela Universidade Estadual de Maringá, no ano de 1986; em 1987 realizou o sonho de ser mãe com o Lucas, seu primogênito que hoje está no 5º ano de Medicina, em 1992 nasceu o Guilherme, que cursa Direito na Universidade de São Paulo, mesmo sendo mãe, e cuidando das tarefas domesticas paralelamente, atuando como advogada na Advocacia Galdino desde formada, de onde é sócia atualmente.

Em 1997 concluiu seu mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sendo que neste período passou a atuarcomo docente na Universidade Estadual de Maringá, como professora colaboradora e no Centro Universitário de Maringá - CESUMAR.Em 2001 passou no concurso para professora adjunta na Universidade Estadual de Maringá, lugares em que ministra aulas até hoje.

Publicou sua primeira obra “Cláusulas abusivas” pela Editora Saraiva também em 2001. Já em 2002, concluiu o doutorado em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e atualmente faz pós-doutorado em Direito pela Universidade de Lisboa, dividindo-se ainda entre a família, a casa, o escritório e as aulas. No ano passado publicou outra obra pela Editora Saraiva, “Dano moral no direito de família”.

Sua produção na produção científica é bastante significativa. São várias as obras de sua autoria, além de participações em dezenas de congressos e fóruns de estudos jurídicos no Brasil e diversos países. É tiida como uma das mais consagradas profissionais na área do Direito Civil, atuando em temas como guarda compartilhada, , responsabilidade civil do médico, adoção internacional, direito de família e responsabilidade civil, novos direitos e direitos fundamentais.

O que mais chama sua atenção nas pesquisas científicas, em regra, são casos as matérias polêmicas que envolvam o Direito de Família e a Bioética. Ama seus animais, uma rotweiler (Laila), uma yorkshire (Jully) e um gatinho que adotou da rua acidentado e não tem uma pata (Napoleão), os quais tem sua atenção quando está em casa, pois com os filhos morando fora para estudar o tempo para eles é maior. O que mais gosta de fazer para se divertir é ir ao cinema, ao teatro, ouvir música e sempre que pode, procura viajar, além de praticar a arte marcial de Kick Boxer.

Valéria Galdino

Prêmio Working de Jornalismo vaipara uma pós-doutora em Direito Civil

Personalidade Feminina do Ano

Foto: Arquivo pessoal

Page 4: Jornal Conexão Aeroportos Março 2013

Moda / Tendências Moda / Tendências Moda / Tendências 04

A Editoria de Moda, embarcou, a convite, com um grupo de lojistas da região de Maringá, Cianorte e Umuarama, para conhecer de perto as atrações e vantagens que levam tantos compradores da região (e do Brasil) em fazer compras no bairro paulistano do Brás, considerado o maior pólo de confecções do Brasil.

A motivação veio com a informação da assessoria da atriz paranaense Grazi Massafera, que acaba de ser escolhida como nova garota-propaganda do shopping Mega Polo Moda, um dos mais famosos shoppings ataca distas do Brasil. Durante o ensaio para a campanha Outono/Inverno13 a atriz usou oito looks diferentes, que trazem as apostas de tendências para a próxima estação. Grazi, que substitui a atriz Deborah Secco como representante da marca, foi clicada pela fotógrafa Márcia Fasoli.

Eis a primeira constatação. As lojas do Brás estão ampliando seus canais de vendas para atender melhor e com mais comodidades seus clientes. Com o comércio eletrônico você faz suas compras de atacado e varejo em alguns cliques. É considerado o maior pólo de confecção de roupas do Brasil. Confiram alguns diferenciais:

- O Brás hoje está consolidado como principal centro de distribuição de pronta entrega de confecções do Brasil. - O IDH da região é 0,868, considerado elevado e maior que a média da cidade, do estado e do país.- Sob os pontos de vista social e econômico, o Brás têm hoje um papel extremamente relevante para o país.

*55 Ruas Comerciais*5.000 lojas*4.000 confeccionistas

*150.000 empregos diretosLocalizado no coração de São Paulo, o Mega Polo Moda foi idealizado para receber clientes do Brasil inteiro. Com 400 lojas e mais de 300 marcas, o shopping faz toda a diferença para quem revende moda. Além de um completo mix de produtos, os serviços oferecidos pelo MPM, transformam o ato de comprar em uma experiência única, confortável e segura.

Para os clientes que vem com excursões, o Terminal Rodoviário Mega Polo Moda, recebe até 35 ônibus diariamente. Programado com reservas antecipadas, o serviço oferece segurança, organização e comodidade durante a compra.

Transporte VipO Transporte Vip, oferece traslados gratuitos para clientes hospedados em mais de 90 hotéis conveniados ao shopping, além de levar e trazer revendedores e suas bagagens do Ponto de Apoio no Bom Retiro, localizado à rua Silva Pinto, nº16.

Estacionamento. Atualmente com 980 vagas para automóveis e 116 vagas para motocicletas, os subsolos da Ala Mega e Ala Polo recebem c o m s e g u r a n ç a e s i s t e m a d e monitoramento 24H, clientes que chegam ao shopping dirigindo.

HelipontoLocalizado na ala Mega, S23° 32'08' W46° 37'05", Identificador: Mega, pousos e aterrissagens devem ser agendadas prev iamente, at ravés do e-mai l [email protected].

Com 140 apartamentos e capacidade para até 411 hóspedes, o Hotel Mega Polo oferece conforto e comodidade aos seus clientes.

Entre os dias 25 e 26 deste mês, Cianorte realiza o que os promotores rotulam como a maior feira atacadista de moda à pronta entrega do Brasil - A Expovest (Exposição do Vestuário). Promovida pela Asconveste (Associação das Indústrias de Confecções e do Vestuário) em parceria com o Sindicato das Indústrias do Vestuário, Poder Público e Centros Atacadistas parceiros, a Feira movimenta o setor da economia da cidade, que é conhecida como a Capital do Vestuário.

Criada por um grupo de 50 empresários do ramo de confecções, a primeira edição da Feira aconteceu em 1990, debaixo de barracões de lonas ao lado do ginásio de esportes da cidade, juntamente com a festa de aniversário do município. Com o passar do tempo, a Expovest foi se reinventando para acompanhar a evolução do segmento e hoje conta com uma infraestrutura completa para atender bem os milhares de visitantes que anualmente fazem compras aqui.

Hoje, com 3 edições anuais - Outono / Inverno (março); Primavera / Verão (Julho) e Alto Verão (Outubro) - a Feira soma 23 anos de história e é referência quando o assunto é moda por atacado à pronta entrega. Venha para a Expovest e saiba porque a Feira é sinônimo de ótimos negócios.

Com uma infraestrutura projetada para oferecer aos compradores o máximo de conforto e prat i c idade, a Expovest é rea l i zada simultaneamente nos Centros Atacadistas participantes., através de seis endereços. O transporte entre os shoppings pode ser realizado através de veículos sinalizados com a identidade visual do pólo de compras, disponível gratuitamente no mesmo horário de funcio-namento das lojas.

Porque o Brás tantos lojistas do PR? atrai

Turismo de compras

Expovest a movimentaeconomia de Cianorte

Av. Brasil, 5197 - Maringá-Pr

Centro de estética e salão escola

Av.Cerro azul, 1411-Fone 44 3031.0038

Av. JK, 870 -Zona 02 - Fone:(44) 3026-4355

Dê tecnologia a quem você ama!

Grazi Massafera foi escolhida como nova garota-propaganda do shopping Mega Polo Moda. Grazi Massafera foi escolhida como nova garota-propaganda do shopping Mega Polo Moda. Grazi Massafera foi escolhida como nova garota-propaganda do shopping Mega Polo Moda.

Page 5: Jornal Conexão Aeroportos Março 2013

MulherMulherMulher 05

Dormir de seis a oito horas por dia traz ótimos efeitos para a pele e o cabelo. É à noite que eles se recuperam das agressões sofridas durante o dia por causa de sol, vento, poluição, frio, fumaça de cigarro e outros agentes. Durante o sono, há maior renovação celular e melhora da oxigenação. Dormir, portanto, é um dos melhores tratamentos para as famigeradas olheiras, por exemplo. Sem contar que a pele fica mais susceptível à absorção de princípios ativos utilizados em cremes hidratantes e a n t i e n v e l h e c i m e n t o ? , c o n t a a dermatologista Cibele Tokarski, do Centro de Longevidade Golden Spa, de Brasília (DF). Para potencializar esses efeitos positivos e acordar com uma aparência ainda mais bonita e radiante, siga as dicas abaixo de especialistas todos os dias antes de se deitar. Dormir de seis a oito horas por dia traz ótimos efeitos para a pele e o cabelo. É à noite que eles se recuperam das agressões sofridas durante o dia por causa de sol, vento, poluição, frio, fumaça de cigarro e outros agentes. Enquanto dormimos, há maior renovação celular e melhora da oxigenação. O sono, portanto, é um dos melhores tratamentos para as famigeradas olheiras, por exemplo. Sem contar que a pele fica mais susceptível à absorção de princípios ativos utilizados em cremes hidratantes e antienvelhecimento?, conta a dermatologista Cibele Tokarski, do Centro de Longevidade Golden Spa, de Brasília (DF). Para potencializar esses efeitos positivos e acordar com uma aparência ainda mais bonita e radiante, siga as dicas abaixo de especialistas todos os dias antes de se deitar.

Evite o sal antes de dormir- Alimentos ricos em sódio podem provocar um "efeito baiacu": você acorda mais inchada por causa da retenção de líquidos do corpo. O cardiologista Otávio Gebara, do Hospital Santa Paula, explica como ocorre o processo: normalmente, os rins têm capacidade de manipular a quantidade de sódio e regular a quantidade de líquidos que circulam no corpo. Quando ingerimos uma quantidade elevada de sódio, os rins não conseguem eliminar o excesso, provocando um edema (inchaço) no corpo.

Por isso, evite exagerar no consumo dos seguintes alimentos na hora da ceia: frios e embutidos, macarrão instantâneo, comidas congeladas prontas, molho de soja, salgadinhos de pacote, fast food, entre outros. Evite a cara amassada e rugas- Se você acorda com linhas marcadas no rosto que

demoram a sumir, evite se deitar de bruços. Nessa posição, todo o peso da cabeça faz uma pressão na sua pele contra o travesseiro, fazendo com que você acorde literalmente de "cara amassada", cheia de marcas de fronha. Mas esse é o problema passageiro. A longo prazo, dormir com a cara enfiada no travesseiro ou até mesmo de lado, comprimindo a lateral do rosto, pode favorecer a formação de linhas de expressão. Dormir de barriga para cima também deixa os seios mais bonitos- Mulheres que dormem de lado também estão mais sujeitas a terem rugas na região do colo, entre os seios. Segundo a dermatologista Marcia Linhares, do Rio de Janeiro, as linhas que marcam durante a noite tendem a sumir ao longo do dia - mas se o processo se repetir diariamente, pode favorecer a formação dos vincos. Para evitar esse problema, o ideal é dormir com a barriga para cima. Caso não seja possível por costume ou mesmo orientação médica, existem no mercado sutiãs com uma manta acolchoada entre os seios, feitos justamente para evitar rugas na região. Coloque meias nos pés- Passe um bom creme hidratante para os pés e vista meias. "Ao fazer isso, há uma melhor absorção dos princípios ativos do creme", explica Cibele Tokarski. A dermatologista sugere cremes à base de ureia, lactato de amônia, óleo de amêndoas ou semente de uva, pois são ativos com alto poder emoliente.

Maneire no álcool- Se você já acordou com ressaca alguma vez, deve ter reparado que a pele perde o brilho e fica mais inflamada. "O álcool tem ação vasodilatadora e aumenta a liberação de agentes inflamatórios, podendo piorar a flacidez da pele e inibir a absorção de vitaminas e sais minerais", explica Cibele Tokarski. Além disso, pode causar manchas, deixar as unhas mais fracas e favorecer a queda de cabelo. Portanto, em nome da beleza (além da saúde, óbvio), modere no consumo de álcool ao sair para festas e eventos à noite. Maquiagem nunca!- A pele precisa estar sempre limpa antes de dormir. "A maquiagem cria uma cobertura a mais na pele, podendo elevar a oleosidade local", conta a dermatologista Gabriela Casabona, de São Paulo. As impurezas também favorecem o surgimento de cravos e espinhas. Ela lembra que água e sabão não são suficientes - também é preciso usar demaquilante líquido ou na forma de toalhinhas, para livrar qualquer tipo de resquício provocado pela maquiagem. (Fonte- minhavida.com.br)

Em cerimônia neste dia 8 de março no Clube Hípico de Maringá, Dia Internacional da Mulher, a dentista e empresária Teresa Furquim foi homenageada com o Prêmio ACIM Mulher 2013. Teresa foi a décima ganhadora do prêmio concedido pelo conselho de mulheres empresárias e executivas da Associação Comercial e Empresarial de Maringá, o ACIM Mulher.

Ela foi escolhida em dezembro por uma comissão julgadora da qual fizeram parte representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Secretaria M u n i c i p a l d a M u l h e r, C o n s e l h o d e Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Sindicato do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar) e Instituto de Responsabilidade Social de Maringá (Fundacim).

A homenageada é casada com o também dentista Laurindo Furquim e mãe de Rachel e Bruno. É graduada em Ciências Biológicas na modalidade médica e em Odontologia. É mestre em Odontologia Restauradora e atualmente é diretora administrativa da Dental Press Editora, empresa que fundou com o marido.

A Dental Press mantém um centro educacional, que reúne auditório e clínica odontológica para a r ea l i zação de au l as dos cu r sos de aperfeiçoamento e especialização. A editora publica cinco revistas com circulação regular.

Escolha O nome de Teresa Furquim foi um dos indicados por 21 entidades representativas de vários segmentos de Maringá. Os três nomes com maior número de indicações participaram da segunda etapa da escolha. Os nomes das outras concorrentes não são divulgados já que elas desconheciam a indicação. Criado em 2004, o Prêmio ACIM Mulher já homenageou 11 figuras femininas da cidade.

É com festa que a Sociedade Rural de Maringá (SRM), em parceria com a Cooperativa Agroindustrial de Maringá (Cocamar), Cooperativa Integrada e Sindicato Rural de Maringá realiza no dia 07 de março, a 4ª edição do evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Uma palestra instrutiva, animada e interativa, promete brindar em grande estilo a data com cerca de 600 mulheres, entre elas, associadas das entidades e produtoras rurais. Presença também do prefeito de Maringá, Carlos Roberto Pupin, da primeira dama, Luiza Pupin, além de secretárias do município e vereadoras.

As convidadas foram recepcionadas no Recinto de Leilões “Ermelindo Bolfer”, da SRM, às 13h. Logo em seguida, “Mulher – Evolução, cidadania, valorização e vida de qualidade” será o tema da palestra ministrada pelo palestrante, Ainor Lotério. A programação do evento também conta com a apresentação do Quarteto de Cordas do Centro Universitário de Maringá (Cesumar), exposição de um “Caso de Sucesso”, sorteios de brindes e um coquetel.

Acorde com mais bonitacuidados preventivos

Prêmio ACIM Mulher

SRM comemora do4ª edição Dia Internacional da Mulher

Page 6: Jornal Conexão Aeroportos Março 2013

ARQUIVO SEPARADO

Page 7: Jornal Conexão Aeroportos Março 2013

ARQUIVO SEPARADO

Page 8: Jornal Conexão Aeroportos Março 2013

GastronomiaGastronomiaGastronomia

+ Motor+ Motor+ Motor

08

RESTAURANTE

Fone:(44) 3029.9569

De segunda a sábado!Servimos marmitex

Av. Cerro Azul, 1644 - Jd. Novo Horizonte

Av. Humaitá, 621 - Maringá-Pr

F: 3046-1088

A Fiscalização Integrada da Prefeitura e o comando do 5º Grupamento de Bombeiros definiram no final do mês (28), em reunião com empresários do setor de eventos, a fiscalização das condições de segurança de buffets e centros de eventos. Serão duas vistorias no mesmo local.

Durante o dia serão vistoriados as estruturas, acessibilidade e a situação cadastral dos buffets e centros de eventos cadastrados no município. Na sequência, a noite, será vistoriada a decoração dos eventos, para identificar se os materiais usados são antichamas, ou se apresentam risco aos frequentadores.

Conforme estatísticas dos bombeiros, Maringá é uma das cidades do Paraná que menos casas noturnas foram fechadas nas últimas semanas com a operação de vistoria dos locais. Devido principalmente a fiscalização efetiva dos bombeiros e prefeitura, que antes mesmo da tragédia de Santa Maria (RS) acontecer, já era realizada com eficiência.

O gerente da Fiscalização Integrada da Prefeitura, Adeilson Renato, reforça que entre os estabelecimentos vistoriados até agora todos

estão se adaptando às exigências para oferecer segurança aos frequentadores. “Agradecemos os proprietários dos locais vistoriados que tem atendido as exigências legais e agora os donos de buffets e centros de eventos que se prontificaram a colaborar com a fiscalização”

Buffets e centros de eventos fiscalização da PMrecebem

Av. Cerro Azul, 1686 - Fone: 44 3227-6373 - Maringá - PR.

Av.Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2073 Fone: 44 3029-5800 - Maringá - PR.

GREMASCHI

PostoHorto Florestal

Rua Santos Dumont, 3471 - Maringá-Pr

Para quem pretende adquirir um carro zero quilômetro, mas quer economizar acima de tudo, aí vai uma boa dica: após a reestilização dos modelos, o mercado oferece as versões antigas com descontos. A situação sempre ocorre quando há algum lançamento. Durante um tempo, o modelo velho e o novo permanecem à venda e, mesmo que o primeiro não tenha mudanças, a concessionária acaba baixando o preço do antigo, para acabar com o estoque.

Verifique o que é mais vantajoso Mesmo com o valor menor, é preciso que o consumidor faça as contas com cuidado para verificar o que é mais viável financeiramente. O problema em comprar o modelo antigo aparece na hora de revender, uma vez que o carro adquirido terá um ano a mais de depreciação.De acordo com os revendedores, se o desconto chegar a 5% do preço do automóvel (em relação ao valor do modelo novo), vale a pena optar pelo modelo velho. Se a diferença for pequena, é melhor

ficar com o novo.

Por conta da acomodação dos preços a partir do terceiro ano de fabricação, quem for ficar mais do que quatro anos com o veículo deve investir no modelo antigo. Já os que pretendem vender o automóvel em até 3 anos levarão mais vantagem comprando o modelo novo.

Pechinche bastante! Uma boa dica para quem quer optar por um modelo velho é pechinchar, e muito. Lembre-se que as concessionárias precisam desovar o estoque antigo para comprar o novo, por isso preferem dar desconto e até perder dinheiro para vender todos os carros da linha antiga.

Fique atento às novidades: as negociações e pesquisas de preço devem ser feitas rapidamente, pois a venda dos modelos velho e novo ao mesmo tempo dura no máximo um mês e só ocorre quando há uma reestilização.

Fique atento de modelosàs trocasCarro novo

Page 9: Jornal Conexão Aeroportos Março 2013

AgrobusinessAgrobusinessAgrobusiness 09

A criação do Conselho Interministerial de Estoque Público de Alimentos (Ciep), que tem como objetivo monitorar os volumes de alimentos estocados no País de forma mais efetiva, criando estratégias para liberar os produtos no mercado, anunciada em fevereiro pelo governo federal, provocou reação imediata da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep).

A criação do Conselho envolve quatro ministérios integram o novo órgão: Agricultura, Casa Civi l , Fazenda e Desenvolvimento Agrário, que farão reuniões semestrais para atuar nesta nova política de regulamentação dos estoques no País. Na opinião da FAEP a criação do Ciep "leva especialistas de mercado a avaliarem com uma tentativa do governo federal em controlar a oferta e a demanda como estratégia de combate à inflação."

Na opinião da entidade paranaense, em momentos em que a demanda – principalmente de produtos básicos da alimentação tiverem oscilação positiva nos preços - o governo abrirá as comportas de estoques forçando a baixas, e assim, os produtores podem ser prejudicados.

"Em primeiro lugar, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já faz exatamente este papel de estocagem. Fica a impressão que o governo está tentando lidar com a inflação, quando houver um aumento de preços dos

Os agricultores familiares pertencentes à base da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) estão sendo procurados por repre-sentantes da Monsanto para assinarem o termo de quitação geral relacionado aos royalties de sementes transgênicas.

Diante disso, a Fetaep faz um alerta para que os trabalhadores não assinem o referido documento tendo em vista que, ao assinar, estarão concordando em pagar os royalties da semente de soja transgênica (tecnologia RR1) da safra atual (2012-2013) e também da próxima (2013-2014). Além disso, estarão abrindo mão de quaisquer ações judiciais referentes aos pagamentos de royalties – tanto de safras passadas quanto das futuras.

A orientação da Fetaep tem como base o fato de que esse documento é fruto de um acordo entre a Confederação Nacional da A g r i c u l t u r a ( C N A ) – e n t i d a d e representativa da agricultura empresarial – com a Monsanto. Portanto, nem a Fetaep, nem a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), participaram desse acordo.

Além disso, para referendar esta orientação, existe ainda a decisão contrária – obtida em Congressos da categoria dos agricultores familiares - à utilização de sementes transgênicas por não haver qualquer comprovação de que seu uso seja benéfico à saúde humana e ao meio ambiente.

Impasse - Todo o impasse está ocorrendo devido a uma diferença de entendimento acerca da validade da patente. Enquanto a Monsanto entende que a patente da soja RR1 é válida até 2014, as entidades que entraram na justiça alegam que a patente expirou em 2010. A decisão definitiva ficará a cargo do Supremo Tribunal Federal (STF). A Fetaep estará atenta ao desenrolar dos fatos.

alimentos", salienta o presidente da Federação, Ágide Meneguetti.

Ágide disse ainda que a Faep avalia a criação do Ciep com certo temor, "já que dá uma ideia de intervencionismo". "A Conab está lá para lidar com a necessidade do produto em uma região ou outra, como aconteceu com o milho recentemente. Agora, esta questão de oferta e procura deve se resolver por si só, sem tal ação governamental", salienta o dirigente da Faep.

Apesar do receio, a entidade ainda não sabe como será a ação do Conselho, e por isso vai esperar os próximos movimentos do governo. "Outro ponto intrigante é a necessidade de quatro ministros para tratar dessas questões de armazenagem. Vamos aguardar", conclui o presidente da Faep.

Além das reuniões a cada seis meses entre os quatro ministérios, os técnicos de cada pasta participarão de encontros mensais com o intuito de definir as quantidades de estoques estratégicos de cada produto, recomendar critérios para cálculos de preço e propor as condições gerais para aquisição e liberação dos alimentos.

Durante a primeira semana de março, já aconteceu a primeira reunião onde os quatro min i s t ros envo lv idos no Conse lho participaram. O encontro discutiu neste primeiro momento as diretrizes do Plano Safra 2012/13. (Com Folha Web e agências).

Fetaep não quer comacordo

Monsanto

Governo quer monitorar alimentos. Faep é contra

Ágide Meneguette

Page 10: Jornal Conexão Aeroportos Março 2013

VariedadesVariedadesVariedades 10

Enzo, filho do casal Frank Silva (Patrícia) estreou mais um aniversário neste início de março, recebendo o carinho dos familiares e amigos da família.

O jornalista Verdelírio Barbosa, na foto com seus filhos, está em preparativos para a dupla comemoração deste dia 31 de março, quando comemora estreia de idade nova e mais um ano de fundação do Jornal do Povo.

A assessoria de comunicação da Câmara Municipal de Maringá apresenta sua nova jornalista, servidora de carreira. Betânia Celli Marques Rodrigues é formada em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela UNESP-Bauru em 1995. Acumula experiência de repórter, pauteira e editora nos jornais Oeste Notícias (Presidente Prudente-SP) e Folha de Londrina. Até janeiro, era responsável pelo conteúdo do blog O Monitor da Câmara Municipal de Londrina, projeto da Acil, Sinduscon-Norte e Sociedade Rural. foto Marquinhos Oliveira/CMM.

O prefeito Roberto Pupin e a primeira-dama do município Luiza Pupin receberam no final do mês (27) uma comitiva de Lille – norte da França, a convite da maringaense que vive na França, Ana Deise do Novo e do seu marido Carlos do Novo, diretor de um grupo francês que atua também no ramo de construção civil.

Pupin apresentou ao arquiteto Hubert Maes e sua esposa Chantal Maes alguns projetos inovadores que serão de suma importância para Maringá e região, como o Eurogarden, novo Centro Cívico, o Terminal Intermodal e o Parque Cidade Industrial. “Temos metas a ser cumpridas e projetos inovadores que transformarão Maringá, melhorando a qualidade de vida de quem vive aqui, gerando renda e emprego e atraindo novos investidores”.

Hubert Maes elogiou a visão inovadora do prefeito e a cidade de Maringá. “Uma bela cidade como Maringá merece um prefeito que traga projetos inovadores, com prédios modernos e ide ias que transformem a vida das pessoas. É um prazer estar aqui”.

A secretária de Educação, Solange Lopes, também participou do encontro, onde surgiu a possibilidade de intercâmbio de estudantes de engenharia civil e arquitetura para um período de aperfeiçoamento na empresa francesa.

Câmara de Maringácom nova jornalista

Arquiteto francêsvisita Maringá

Lembranças de Buenos Aires

O editor Joel Cardoso selecionou algumas fotos do recente cruzeiro que fez com destino a Buenos Aires e Punta Del Leste, quando comemorou em alto mar mais um aniversário e o término do curso de Direito de Rose. O casal parabeniza os 48 anos de matrimônio do casal Sinivaldo Jacó Gilinski (Lindamira), amigos feitos nos jantares do navio (1ºcasal a esquerda).

Betânia Celli Marques Rodrigues

Page 11: Jornal Conexão Aeroportos Março 2013

SaúdeSaúdeSaúde 11

O Sistema Nacional Unimed, constituído por todas as Unimeds do país e diversas empresas criadas para oferecer suporte a elas, é um dos planos de saúde mais comercializados do Brasil. Ao ser contratado, a ideia passada ao consumidor é que todas as cooperativas integrantes constituem uma única empresa, com atendimento nacional, mas na prática não é o que ocorre. Pensando nisto, o Vilhena Silva Advogados, escritório especializado em Direito à Saúde, alerta sobre os cuidados na hora de contratar o serviço, uma vez que o portal eletrônico da Central Nacional Unimed propaga a ideia de que todas as cooperativas integrantes constituem uma única empresa, com atendimentos em todo o Brasil, à disposição dos seus clientes. A propaganda veiculada e as reiteradas publicidades também corroboram o conceito de intercâmbio. “Se a Unimed veicula a ideia de ampla cobertura em território nacional, não há justificativa para negar atendimento em hospitais, baseado tanto na alegação de ausência de filiação, como nas entrelinhas do contrato”, afirma a advogada Tatiana Harumi Kota. Os problemas do consumidor iniciam quando se deparam com a necessidade de atendimento em outra cidade mediante intercâmbio, seja por conta da urgência ou em razão da falta de capacidade técnica da rede credenciada de origem. Nesses momentos o consumidor é surpreendido com negativas abusivas do Grupo Econômico Unimed. É importante ressaltar que a situação de urgência por si só já autoriza a utilização de hospitais fora da rede credenciada, mas, na maioria das vezes, o consumidor de boa-fé busca atendimento exatamente nos hospitais referenciados da Unimed e, mesmo assim, lhe

Após a divulgação em rede nacional de que Maria Gilesse Pereira, 41, diarista, morreu depois de fazer uma cirurgia plástica para aumentar os seios, a redação recebeu diversos e-mails e telefonemas sugerindo pauta sobre esse tema. Maria foi a uma empresa que financia cirurgias plásticas. Foi a empresa quem indicou o médico para ela.

Maria buscou referência do cirurgião, pesquisou sobre ele e marcou a operação em um hospital, que tem centro cirúrgico e UTI. Entretanto, poucos dias antes da operação, outro assumiu. A irmã foi com ela nas primeiras consultas e não estranhou a mudança. A diarista fez todos os exames, fez a cirurgia e duas horas depois passou mal e morreu.

Em países vizinhos, como Bolívia e Paraguai, promoções enchem os olhos das pessoas com descontos de até 90% em comparação com os procedimentos no Brasil. Para se ter ideia, uma cirurgia de lipoaspiração em Mato Grosso do Sul custa em média R$ 10 mil e a de implante de prótese de silicone nas mamas gira em média entre R$ 6 mil a a R$ 8 mil. Já nos países vizinhos, as cirurgias chegam a ser oferecidas em sites por até R$ 1 mil.

Existem diversos relatos de pacientes que saíram do Brasil e foram aos países vizinhos realizar as cirurgias, mas lá morreram. São pacientes de todos os estados em busca esse menor preço. O último aconteceu recentemente, com uma senhora de Rondônia, que morreu em um hotel após a cirurgia. Ela foi deixada na fronteira, em Corumbá. Também a recente morte da diarista em S. Paulo, abalou diversas pessoas que estavam com viagens e cirurgias agendadas em clínicas bolivianas e paraguaias.

No caso dessa paciente, ela fez todos os p roced imen tos p ré -ope ra tó r i o s , pesquisou sobre o médico e mesmo assim veio a falecer. “Esse risco pode existir em qualquer clínica e achei melhor reavaliar meu interesse em me submeter a uma cirurgia plástica”, comentou A.M.S., vendedora de semi-jóias em Maringá, uma das leitoras que sugeriu esse tema como pauta da Revista. Ela pediu que se fizesse uma retrospectiva de incidentes fatais em cirurgias plástica e bariátricas (redução do estômago) e a pauta está em andamento.

Uma amiga da maringaense Clair Maria de Souza. moradora em Catanduva-SP, também foi vítima fatal da cirurgia bariátrica. Complicações decorrentes da intervenção cirúrgica tiraram a vida da professora Eliana Possamai, 39 anos. A paciente teve infecção generalizada e passou por outras duas operações na tentativa dos médicos conterem a infecção. A matéria ganhou espaço em diversos veículos de comunicação.

é negado o atendimento. Outro problema surge quando a cooperativa de origem não possui profissionais, locais ou procedimentos capazes para atender a necessidade do paciente, que, considerando a promessa de abrangência nacional no plano contratado, busca atendimento em outra cidade. “É muito comum com os pacientes em tratamento oncológico, que procuram procedimentos mais modernos e eficazes na cidade de São Paulo e, muitas vezes, enfrentam batalhas judiciais para tal direito. Se a enfermidade está coberta pelo plano e há expressa indicação da terapêutica por um médico especialista, o procedimento deve ser garantido pelo convênio.

Principalmente se envolver um hospital com credenciamento de outra cooperada Unimed. Entretanto, as empresas, frequentemente, negam cobertura sob a alegação de que o hospital não está filiado ao plano contratado levando à decisão ao tribunal”, reforça a advogada. O doutor desembargador Salles Rossi afirmou que “a UNIMED é subdividida em diversas unidades com o propósito de criar dificuldades no momento da fixação das responsabilidades e área de atuação ou abrangência de cobertura” (TJ/SP, 08.ª Câmara. Apelação Cível n.º 464.847.4/4-00. Des. Rel. Salles Rossi. Data do Julgamento: 01.07.09). Desde então o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo vem rebatendo as negativas abusivas e já pacificou entendimento de que a Unimed constitui único grupo econômico, subdivido em diversas cooperativas e as que integram o Sistema Nacional devem atender o consumidor. Fonte: vilhenasilva.com.br no link http://migre.me/dxADj

Mortes em cirurgiasplásticas assustam

Alerta sobre o plano Unimed

Luiz Lourenço, presidente Cocamar, abriu oficialmente o evento.

Page 12: Jornal Conexão Aeroportos Março 2013