jornal cidade notícias 252

24
1ªquinzena de Julho/12 | Ano XI- Edição 252 O Jornal mais completo e lido nos bairros da região de Santa Felicidade Distribuição Gratuita | Fone/Fax: 3014-0668 ® Flamenguinho soma 40 anos de história O rubro-negro do São Braz, clube de destaque no futebol amador de Curitiba tem trajetória descri- ta nesta edição. Saiba tudo. .....Páginas 12 e 13 Amigos da Viola são “Talentos da Região” Com apenas um ano, o grupo que nasceu no Jd Pinheiros tem interessante história pra contar. Confira! .....Página 3 Escola é destaque em Maratoninha Na disputa com mais de 2 mil crianças, alunos daqui conquistam maior número de primeiros lu- gares. .....Página 22 Campeonato PASE Associações chega à final Jogos decisivos rolaram no União São Carlos. Não faltou emoção em campo e empolgação da gale- ra. .....Página 15 Evento atrai centenas de crianças para as 1001 atividades oferecidas pela SMELJ, na Rua da Cidadania. ........Página 9 Festival de Férias movimenta a garotada São Braz abriga 100º ponto do Comunidade Escola A 1ª edição do “Cidade Jovem” destaca jan- tar dos surfistas e defende revitalização da pis- ta de skate. ........Página 22 Em 7 anos, o Comunidade Escola contou de um a cem, até chegar em 23 de junho, ao CEI Júlio Moreira. ..........Página 6 CIDADE NOTÍCIAS abre espaço para jovens

Upload: antonio-junior

Post on 11-Mar-2016

289 views

Category:

Documents


34 download

DESCRIPTION

Jornal Cidade Notícias 252

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Cidade Notícias 252

1ªquinzena de Julho/12 | Ano XI- Edição 252

O Jornal mais completo e lido nos bairros da região de Santa Felicidade

Distribuição Gratuita | Fone/Fax: 3014-0668

®

Flamenguinho soma40 anos de históriaO rubro-negro do São Braz, clube de destaque nofutebol amador de Curitiba tem trajetória descri-ta nesta edição. Saiba tudo. .....Páginas 12 e 13

Amigos da Viola são“Talentos da Região”Com apenas um ano, o grupo que nasceu no JdPinheiros tem interessante história pra contar.Confira! .....Página 3

Escola é destaqueem MaratoninhaNa disputa com mais de 2 mil crianças, alunosdaqui conquistam maior número de primeiros lu-gares. .....Página 22

Campeonato PASEAssociações chega à finalJogos decisivos rolaram no União São Carlos. Nãofaltou emoção em campo e empolgação da gale-ra. .....Página 15

Evento atrai centenas de crianças para as 1001

atividades oferecidas pela SMELJ, na Rua da

Cidadania. ........Página 9

Festival de Fériasmovimenta agarotada

São Braz abriga 100º ponto

do Comunidade Escola

A 1ª edição do “Cidade Jovem” destaca jan-

tar dos surfistas e defende revitalização da pis-

ta de skate. ........Página 22

Em 7 anos, o Comunidade Escola contou de um a cem, até chegar em 23 de junho, ao CEI Júlio

Moreira. ..........Página 6

CIDADE NOTÍCIASabre espaço parajovens

Page 2: Jornal Cidade Notícias 252

1ª quinzena de Julho 2012O jornal mais completo e lido nos bairros da região de Santa Felicidade

Armando Tulio

[email protected]

Le piove d'inverno

Na Colônia de Santa Felicidade em invernoschuvosos, o trabalho no campo era difícil. Os co-lonos viviam pura e exclusivamente da agricultu-ra. Assim, em dias como estes, eles ficavam emcasa, e aproveitavam para fazer os trabalhos den-tro dos paiois e adegas (I fasea i lavori sol granaroe caneva).

Na cozinha, ao redor do fogão era o lugar quepermaneciam quando dentro de casa. E, por falarem casa, as primeiras construídas, tão logo os co-lonos chegaram aqui, eram precárias. Até que cons-truíssem casas melhores, essa precariedade os for-çava, na falta de sarrafos, a taparem as frestas poronde passava o vento frio, com uma mistura deesterco das vacas misturado com capim. O ester-co cheirava por alguns dias, mas, uma vez seco,perdia o odor e mantinha quente o ambiente.

Os cômodos daquelas casas serviam tambémpara estocar o que as famílias produziam na la-voura, além de ferramentas, arreios dos cavalos etudo mais que necessitava ser guardado, enquan-to eles construíam suas casas definitivas.

CONSTRUÇÕES - Das vinte e quatro primei-ras famílias a chegarem, algumas se instalaramdebaixo de árvores, improvisando choupanas comgalhos e pequenas lonas e cobertores. "Moravam"assim por alguns dias, enquanto construíam umpequeno rancho de madeira.

Outras dessas famílias se instalaram em ran-chos emprestados pelos caboclos. Já as famíliasque vieram tempos depois foram mais felizes.Essas foram auxiliadas pelas primeiras a chega-rem, que lhes acomodaram.

As novas casas demoravam um pouco a seremconstruídas. Os materiais eram trazidos de carro-ça, de outras regiões. E, para isso, elas davam cen-tenas de viagens.

Muitos me perguntam como chego a certosdetalhes. Pois bem, a história é um conjunto deindagações, um quebra-cabeça incompleto. Ela é

(Mamma mia! Che bruto inverno che fa quest'anno)

composta de fragmentos, seleção de evidênciase, por vezes, até de palpites disponíveis.

Imaginemos, por exemplo, quantas viagensderam as carroças, para se construir a Igreja. Sabe-se que a carroça transporta um quinto ou um ces-to do que comporta um caminhão. Assim tam-bém se deu nas casas. Não havia cimento, cal etijolos. Esses materiais vinham de 20 ou maisquilômetros de distância. Já as telhas que eramdo tipo "tabuinha" e muito frágeis, tinham de sercarregadas protegidas com palha ou feno. Comoas casas necessitavam de milhares delas, eram tra-zidas aos poucos.

Já acompanhei a demolição de algumas dessascasas. Dói ver como os tratores em questão deminutos são capazes de derrubarem aquilo quecom tanto sacrifício os nonnos construíram.

Le sere de l'inverno se stava tut'intorno,Contandose le storie e i fati del giorno;quando nele bronse jera caldo el quarelo,se ghe disea a la nonna: da brava,scalda el gnaro!

Dentro a le case nove xe morta la poesia,Al poste del fogolaro, fornèi co luce spia.Anche la fameja no xe pi come na volta,Al caldo del fogolaro no la xe pì racolta.-------------------------------------------------

TRADUÇÃO:

Nas tardes de inverno ficávamos todos agrupados

Contando as histórias e os fatos do dia:

Quando nas brasas, o tijolo já estava quente,

Dizia-se para a nonna: muito bem,

esquente o ninho!

Dentro das casas novas morreu a poesia.

No lugar do fogão, fornos com luzes espiam.

Também a família não é mais como uma vez,

ao calor do fogão não há mais acolhida.

HISTÓRIAS DE VIDAPedro Girardi - [email protected]

DIAMANTES DA SORTEÉ normal, uma pessoa que trabalhou 36 anos

numa empresa atendendo o público, ter centenasde histórias para contar, entre elas, algumas pito-rescas. Pois, eis uma delas... Eu trabalhava num res-taurante do Centro de Curitiba, que ficava ao ladodo Hotel Ouro Verde. Lá, eu atendia centenas depessoas de todo o Brasil, diariamente. Eis que, umdia chegou o "seu" Salim, um grande ourives (ven-dedor de joias), que me pediu para reservar umamesa para quatro pessoas, que viriam almoçar comele. E, assim o fiz. "Seu" Salim morava em Londri-na e sempre se hospedava no Hotel Ouro Verde.A casa estava lotada naquele almoço. Arrumei umamesa de canto para "seu" Salim, já que ele costu-mava tratar de negócios durante o almoço. Já eraumas 13 horas, quando ele pediu a conta e quatrocafezinhos. Servi, levei a conta e só limpei a mesadepois, tamanho era o movimento do restaurantenaquela hora. Pagaram a conta e foram embora.Passados uns 10 minutos comecei a por as mesasem ordem. Ao chegar com a bandeja para levaros copos e talheres, me deparei com um saquinhode veludo azul, no canto da mesa que "seu" Salimocupou. Curioso, abri o saquinho e fiquei pasmo,já que ali tinha de seis a oito belos e brilhantes dia-mantes. Corri para o caixa, a fim de falar ao meupatrão, sobre o ocorrido. "Meu Deus, isso vale umafortuna", pasmou ele, determinando: "Vá rápidoatrás do "seu" Salim, no hotel". Fui, mas ele tinhaacabado de fechar a conta e viajou. Pedi então aorecepcionista, Valdemar, para que ligasse para o ce-lular de "seu" Salim, para avisar o ocorrido. Cercade três horas depois, chegou seu Salim, pálido edesesperado, logo dizendo: "Onde está?", ao queeu respondi: "Se acalme. Está no cofre da casa". E,ele vibrou, agradecendo a Deus. "Fiquei emocio-nado por ter feito bons negócios, que acabei es-quecendo isso na mesa", falou o ourives. Após osusto era só alegria e de tanto ele insistir, acabeiaceitando uma recompensa, que na época beiravauns R$ 500 re-ais. Por issodigo: os dia-mantes da sor-te foram paraeu e para odono, pois elescaíram em boasmãos.

Page 3: Jornal Cidade Notícias 252

2 21ª quinzena de Julho 2012O jornal mais completo e lido nos bairros da região de Santa Felicidade

3 ®

TALENTOS DA REGIÃO

Amigos da Viola de CuritibaEste animado grupo nasceu em setembro de

2011, quando a agente de biblioteca da EscolaMunicipal Foz do Iguaçu, professora Maria He-lena, pediu ao marido (Nivaldo Sergio), que con-vidasse seus amigos para tocarem viola num "Mo-mento Cultural" promovido por aquela Escola.Assim, a Nivaldo se juntaram Walter (que já temCD gravado com música de sua autoria, apre-sentada no IV e V Festival de Música de Raiz deCampo Magro), Betão e Euclides, o casal Gema-que e Orli, e Lauro Oliveira.

DENOMINAÇÃO - Ninguém deu um nomepara o grupo, até que ao final da apresentação,ao agradecer a presença dos violeiros, a profes-sora Doraci Gulin resolveu batizá-lo de "Amigosda Viola". A plateia aprovou e o nome "pegou".Porém, foi necessário acrescentar "de Curitiba",a fim de bem identificá-lo, uma vez que já há"Amigos da Viola" de outras cidades.

APRESENTAÇÕES - Os Amigos da Viola deCuritiba fizeram bonito no 5º Festival de Talen-tos de Santa Felicidade e Região, promovido peloCIDADE NOTÍCIAS e o COMUNIDADE ESCO-LA, em dezembro, na Escola Foz do Iguaçu. Naocasião, eles se apresentaram com mais dois com-ponentes: Helena Oliveira e Tadeu (acordeon).

Em junho, eles marcaram presença no Inter-câmbio Cultural do Farol do Saber Dante Alighi-ere, realizado entre as Escolas Municipais: Vi-nhedos, Foz do Iguaçu e Santo Inácio. Já nasfestas caipiras de junho, os Amigos da Viola de

Curitiba se apresentaram emigrejas e a agenda deles para asfestas julinas também está bom-bando.

A próxima grande apresenta-ção deles será dia 28, quandoestarão participando da tercei-ra e última seletiva do Festivalde Talentos de Santa Felicidadee Região, que acontecerá a par-tir das 13h, no CEI Raoul Wal-lemberg, e onde disputarão umavaga para a finalíssima do cer-tame.

AMPLIAÇÃO - À medida queo tempo passa, o grupo vemcrescendo em número de compo-nentes e profissionais. Os "caçulas" dos Amigosda Viola de Curitiba são: o professor Mauricy, quedá aula de viola caipira na Rua da Cidadania deSanta Felicidade; Gulin, com o acordeon; e Juni-or Strafit, que faz o som do berrante transfor-mando a música "Menino da Porteira" em puraemoção.

ENSAIOS - "Nossos ensaios acontecem emSanta Felicidade, alternadamente, nas casas dosparticipantes do grupo. A maioria dos Amigos daViola de Curitiba mora no bairro", explica Nival-do Sérgio - quem nos contou esta matéria -, deta-lhando: "Através do Facebook e [email protected], nos comuni-

camos sobre quando e onde haverá ensaios e apre-sentações. E, através do nosso blog -amigosdaviolacuritiba.blogspot.com.br -, todospodem acompanhar e participar das atividadesde nosso grupo".

JUNTOS OU SEPARADOS - Além das apre-sentações grupais, os "Amigos da Viola de Curiti-ba" também se apresentam individualmente oucom outras parcerias, em espaços diversos, pro-pagando a alegria da música sertaneja raiz.

Vale dizer que o grupo é aberto. Basta gostarda música raiz e de ouvir o tinir das 10 cordas deaço da viola. Mais informações pelo fone 9630-3373

Última seletiva doFestival de Talentos

A 3ª seletiva do 6º Festival de Talentos de SantaFelicidade e Região acontecerá no sábado (dia28), no CEI Raoul Wallenberg, no São Braz, reu-nindo atrações representantes do local, e dasEscolas Julio Moreira, Paranaguá e MonsenhorBoleslau Falarz.

O período de inscrições para o evento promo-vido pelo CIDADE NOTÍCIAS e programa CO-MUNIDADE ESCOLA expirou e entre as atra-ções inscritas estão: o grupo de dança Integraci-on Latina, os Amigos da Viola de Curitiba e oMinistério de Louvor da Igreja Metodista Wes-lyana Santa Felicidade. Esses e outros talentosinscritos e selecionados na 1ª e 2ª seletivas desse

Festival concorrerão a uma vaga na finalíssimado evento, marcada para acontecer no dia 25 deagosto, junto às comemorações de mais um ani-versário do programa COMUNIDADE ESCOLA.Por isso, estão afinando vozes, instrumentos epassos.

Importante lembrar que, os talentos partici-pantes receberão medalhas, certificados e con-correrão a sorteios de brindes oferecidos poranunciantes do CIDADE NOTÍCIAS.

AGENDE E NÃO PERCA!SERVIÇO: Mais detalhes nas escolas da re-

gião, nos finais de semana, durante as ativida-des do programa COMUNIDADE ESCOLA.

Os selecionados irão para a finalíssima do evento

Turmas de ginásticase vestem à caipira

A última semana de junho ficou marcada pelaalegria e descontração nas festas juninas nasturmas de ginástica promovidas pela GerênciaRegional de Esporte, Lazer e Juventude no CELRua da Cidadania de Santa Felicidade. Nãofaltou nada, de comidas típicas à quadrilha eroupas caipiras, as festanças foram completas.

Page 4: Jornal Cidade Notícias 252

1ª quinzena de Julho 2012O jornal mais completo e lido nos bairros da região de Santa Felicidade

EDITORIAL

Circulação dirigida à região oeste de Curitiba, distribuído no comércio, condomínios,residências, órgãos públicos e bancas de revistas dos seguintes bairros: São Braz, Orleans,Santa Felicidade, Mercês, Jardim Pinheiros, Jardim Ipê, Lamenha Pequena, Cascatinha, SãoJoão, Butiatuvinha, Campo Magro, Santo Inácio e regiões vizinhas. Tiragem: 10 mil exemplares.Jornal CIDADE NOTÍCIAS- Rua Domingos Dallabona, 185 - São Braz - CEP. 82.300-580- Curitiba - PR - Fone/fax 3014-0668 - 8401-5408 email: [email protected] |comercialcidadenoticias @gmail.com | [email protected] de Edição e Jornalista Responsável: Rosangela Schellin DRT 2256/09/31V PR -Marketing Edilton Stival e-mail: [email protected] de Eventos: Dorival Selbach DRT 9549 MTB-SP - Fotos: Brian Stival.Colaboradores: Armando Tulio, Nanci Kuhr, Manoel Nunes da Silva Neto, Bruno Boschilia,Estela Ignácio, Pedro Girardi, Ivanete Buganha, Italo Petronzelli.

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do Jornal

EXPEDIENTEÉ uma publicação de Edinacio Edições ePublicações Ltda - CNPJ 03.808.910/0001-93

®

Só por Deus!Diante de tantas barbaridades

cometidas e noticiadas, e que en-volvem crianças e jovens, cabe-noscomentar a atitude da grandemaioria dos vereadores de Apuca-rana, que aprovou, recentemente,por unanimidade e em primeiradiscussão, o projeto de lei que obri-ga os alunos de escolas municipaisa rezarem o "Pai Nosso" antes doinício das aulas. Segundo o autordo projeto, vereador José Airtonde Araújo Deco, a medida visacombater a violência nas escolase aumentar a religiosidade entreos alunos.

A pressa do dia a dia deu fim aalgumas atitudes que eram co-muns no seio das famílias, entreelas, aos momentos de religiosida-de - o culto em casa, os instantesde oração e de leitura bíblica, areza do terço, etc. E, os resulta-dos disso podem ser medidos pe-los espaços dedicados pelas mídi-as, às notícias sobre criminalida-de e drogadição, que tem comoprotagonistas, na maioria das ve-zes, jovens e crianças sem limitesde comportamento e fundamenta-dos princípios religiosos, de respei-to e amor a Deus e ao próximo.

Sabemos que, a exemplo deJesus, que apesar de sua grandeobra de amor, não agradou a to-dos, 99% dos edis de Apucaranatambém não fugiu à regra. O per-centual foi veementemente repro-vado pela Associação Brasileira deAteus e Agnósticos (Atea); pelovereador Carmelo de Souza Ribei-ro (PR), que considerou o projeto

em questão, inconstitucional; epelo Ministério Público do Paraná,que expediu no dia 6, recomenda-ção administrativa àquela Câma-ra, orientando a não aprovação doprojeto da "Lei do Pai Nosso", porconta também da sua inconstitu-cionalidade.

A Constituição Federal garan-te "liberdade de consciência, cren-ça e culto", por isso, o MP indicaaquela Câmara que se mantenhaindependente em relação aos cul-tos religiosos ou igrejas, para pro-teger e garantir o livre exercíciode todas as religiões. Assim, casoa lei seja aprovada, sancionada epromulgada, mesmo diante dessarecomendação, caberá ao MP-PRo ajuizamento de Ação Direta deInconstitucionalidade à Justiça

Oposições e carta magna à par-te, saltam aos olhos nessa situa-ção, a grande necessidade de es-piritualizar a criançada e a rapa-ziada. Se pais, por qualquer moti-vo, não cultivam mais as atitudessalutares e fundamentais, que edu-cadores, religiosos e a sociedade ofaçam. Afinal, urge "frear" essagarotada e seus abusos, em prolde uma sociedade melhor aos nos-sos descendentes.

Equipe CIDADE NOTÍCIAS,na defesa do conceito "só porDeus"!

O Grupo Folclórico IntegraciònLatina está contando as horas paraa abertura do III Cepial - Congressode Cultura e Educação para Integra-ção da América Latina, um eventoque vai acontecer em Curitiba entreos dias 15 e 20 de julho, com vastaprogramação acadêmica e cultural.

Tanta ansiedade tem explicação:o grupo que nasceu em Santa Felici-dade estará à frente do CarnavalLatino-Americana que abrirá o even-to, com seus magníficos trajes típi-

Latinos farãocarnaval de inverno

cos, desfilando entre as Praças Ge-neroso Marques e 19 de Dezembro,dia 15, das 13h às 17h. E, fará issojunto a outros grupos brasileiros, quepromovem as culturas das Américas.

NO GUAÍRAJá no dia 17, às 20h, o Integra-

ciòn subirá o palco do Teatro Guaíra,para apresentar danças folclóricaslatinas e ciganas. A entrada é gra-tuita. Mais detalhes no http://cepial.org.br/

VALE A PENA ASSISTIR!

O CIDADE NOTÍCIAS foi repre-sentado por sua diretora de ediçãoe jornalista responsável, RosangelaSchellin, no VII Seminário e Feirade Empreendorismo do Comunida-de Escola realizado nos dias 6 e 7,na PUC-PR, para planejamento,avaliação e compartilhamento dasações realizadas nas escolas que

CIDADE NOTÍCIASparticipa de seminário deempreendedorismo

abrigam o programa.Com o Comunidade Escola o CI-

DADE NOTÍCIAS promove o Festi-val de Talentos de Santa Felicidadee Região, que está em sua sétimaedição, além de ser parceiro na di-vulgação das atividades do progra-ma, desenvolvidas na nossa Regio-nal.

O grupo de karatê do CEI Ulisses Falcão Vieira foi um dos talentos que nos

representaram neste Seminário.

Não só a criançadinha que parti-cipou no dia 16 de junho, da campa-nha nacional de vacinação contrapoliomielite, na US Nova Órleans, seencantou com a decoração do local.Além de cuidarem da saúde dos bai-xinhos, os familiares curtiram muitoos enfeites baseados no tema "A Flo-resta Encantada". O personagemcentral da campanha, Zé Gotinhatambém não faltou à ocasião em queforam distribuídos balões e pirulitos.

"Os usuários de nossa Unidade deSaúde merecem", afirmam os funci-onários daquela US, prometendo re-

Usuários "curtem"decoração da US Nova Órleans

petir a dose no ano que vem, com umnovo tema, é claro!

A Secretaria Municipal do Espor-te, Lazer e Juventude (SMELJ) mar-cou presença na 30ª Festa do Fran-go, Polenta e Vinho realizada recen-temente, no Bosque São Cristóvão. Noevento, professores do Núcleo Regio-nal da SMELJ desenvolveram comadultos a Ação Curitibativa Alterna-tiva, campanha educativa e avalia-ção física que, além de proporcionarum diagnóstico rápido dos níveis deaptidão física e hábitos de vida, ain-

SMELJ participa defesta da "Colônia"

da oferece aos participantes, orien-tação para a prática de atividadesfísicas e mudanças no estilo de vida.

Isso aconteceu no sábado (dia 7),pela manhã. Já no período da tarde,foi a hora e a vez da criançada sedivertir em outra ação da SMELJ, oBrincadeira Tem Hora, que disponi-biliza cama-elástica, jogos gigantes,perna de pau, gangorras e camarimde maquiagem, entre outros brinque-dos.

Page 5: Jornal Cidade Notícias 252

2 21ª quinzena de Julho 2012O jornal mais completo e lido nos bairros da região de Santa Felicidade

5 ®

Rádio & tevêem dropes

Olá, estamos de volta...

O rádio, o locutor e as redessociais andam juntos?Nesta edição, vou focar um assunto muito em voga: as redes sociais.

A popularidade de redes como Facebook, Twitter e chegando tambémagora o Google +.

Resolvi abordar esse tema por perceber o quanto as redes tem sidoimportantes na divulgação e também no exagero, por parte de algunsradialistas. Quem me conhece sabe que sou rato de internet. Fico amaior parte do tempo conectado, consequentemente, nas redes sociais.

Hoje se fala muito da "orkutinização" da internet. O que, de modogeral, se tornou sinônimo de popularização do uso das redes sociais.De fato, é uma verdade. O que para muitos é uma conquista, para ou-tros é poluição ou excesso de informações, muitas vezes apelativas,agressivas ou simplesmente sem conteúdo. O Orkut era minha fonte decontato com ouvintes e amigos. Migrando para o Facebook, vejo amesma coisa que se transformou o Orkut, com uma única diferença: arotatividade da timeline é maior. Isso também me proporcionou conhe-cer muitos profissionais.

As redes sociais são eficientes ferramentas de divulgação do profis-sional, mas, só se a coisa for feita de forma eficiente. Recentemente, lide um locutor que o problema dos profissionais de voz, em geral, é queeles estão tão preocupados com seu mundo, com seu trabalho e suavaidade, que não se dão conta que juntos, numa associação, por exem-plo, poderiam ir além, reivindicando em favor da classe, normas e regu-lamentos que valorizassem a profissão de locutor /operador, não comomeros operários, mas, como profissionais que tem voz ativa em seumeio profissional. Por isso, amigos radialistas, usemos de maneira maissimples as redes sociais, sem nos supervalorizarmos em detrimento doscolegas.

RADIALISTAS CANDIDATOSAlguns radialistas tiveram que se ausentar do ar, por serem candida-

tos aos cargos de prefeito, vice e vereador, nas eleições de 2012. Elesficarão foram do até o dia 7 de outubro. Vale lembrar que, por vezes,nem sempre audiência reflete em votos nas urnas. Já tivemos vários exem-plos disso.

No mais, um abraço e até a próxima;

Djalmadepaula (face)- Massa FM, programa Microfone Aberto (DJ Tatu)

Estão abertas as inscrições para projetosinteressados em integrar a programação daVirada Cultural 2012, que será do meio-diado dia 10 de novembro até às 18h do dia se-guinte. A Virada Cultural integra a CorrenteCultural, que vai de 5 a 14 de novembro, e osrecursos são do Programa de Apoio e Incen-tivo à Cultura, por meio do Fundo Municipalda Cultura.

Serão aprovados 30 projetos e as inscri-ções podem ser realizadas até dia 16. O edi-tal está disponível no sitewww.fundacaoculturaldecuritiba.com.br ouno protocolo da Fundação Cultural de Curiti-ba, à Rua Engenheiros Rebouças, nº 1.732,de segunda a sexta-feira, no horário comer-cial (9h às 12h e 14h às 17h), mediante opagamento das respectivas cópias.

No formulário de inscrição, os artistas egrupos podem optar por fazer a apresenta-ção em espaços cênicos, espaços musicais,espaços dedicados às artes visuais ou logra-douros públicos. Depois de preenchido, o for-mulário deve ser impresso e, paralelamente,salvo em arquivo digital em formato word /pdf.

Mais informações pelo:[email protected]

Inscriçõespara a ViradaCultural

Comunidade renovapedido de revitalização de rua

Em reunião no auditório da Escola EstadualSanta Felicidade, moradores da Rua BortoloPaulin (onde está situado o SAFEL) discutiram anecessidade de intermediação junto à Prefeiturapara que aquela via pública, que tem inúmerosburacos em sua extensão, seja revitalizada o maisrápido possível. Além dos transtornos e da "ida-de" de implantação do asfalto (que já comemora30 anos), eles alegam que seus imóveis começama apresentar depreciação imobiliária.

Vale lembrar que há um protocolo registrado naPrefeitura há quase dois anos, que pede exatamente asmelhorias que os moradores reivindicam atualmente.

O proprietário e morador da maior área da-quela via, Egor Webster, foi quem doou terrenopara que a Prefeitura abrisse a Bortolo Paulin.Segundo ele, ainda assim, teve que pagar asmelhorias implantadas nela, uma vez que por um

bom tempo o espaço da via permaneceu em seunome, onerando-o de impostos municipais.

"Não quero nada de volta, a não ser que este ve-lho asfalto seja revitalizado, as calçadas e o estacio-namento de uma clínica médica aqui instalada se-jam dimensionados, a fim de evitar que acidentesocorram pela dificuldade de se dirigir na BortoloPaulin", disse ele, lembrando que tal rua é uma im-portante via de ligação com a Avenida Toaldo Túlio.

Já o diretor do SAFEL, professor JovandirTessaro, reforçou os argumentos do morador EgorWebster, salientando que a sua Escola está juntoda comunidade, na busca pela revitalização daBortolo Paulin. Jovandir também ressaltou a exis-tência de quase 700 alunos no SAFEL, cujos paisreclamam do estado da rua, e que está na luta portal asfalto e uma travessia elevada para seguran-ça dos estudantes, funcionários e professores.

Portal oferece vídeo-aulaspara vestibulandos

O objetivo do www.jaentendi.com.br é fazercom que a rotina de estudos e leituras se tornemais atrativa e empolgante. Além das aulas dematemática, português, química, geografia, his-tória, física, sociologia e artes, o portal tambémoferece vídeo-aulas de literatura, apresentandode forma interessante e compreensível as mais

diversas obras solicitadas nos vestibulares.Para poder acessar as aulas, é preciso se ca-

dastrar no site e escolher as formas de assinatu-ra: Gratuita (acesso a três aulas), um mês, doismeses ou três meses. Os alunos também podeminteragir com a equipe do Já Entendi por Face-book, Twitter e blog.

De forma descontraída, os alunos podem tirar as mais diversas dúvidas de todas asdisciplinas acessando esse portal, que reúne mais de 100 vídeo-aulas.

Page 6: Jornal Cidade Notícias 252

1ª quinzena de Julho 2012O jornal mais completo e lido nos bairros da região de Santa Felicidade

Região abriga 100º ponto do Comunidade Escola

De acordo com os gestores do programa, a ins-talação da centésima unidade do ComunidadeEscola no CEI Julio Moreira representa o cum-primento de uma grande meta estabelecida paraessa gestão, de garantir uma rede de escolas mu-nicipais abertas também nos fins de semana, paraatender praticamente todas regiões de Curitiba.

Para se ter uma ideia das dimensões do Co-munidade Escola, ele já conta com mais de 11milhões de participações em 182 mil atividades so-cioeducativas, como oficinas para geração de ren-da, atividades esportivas, culturais e informática.

"São 100 unidades que se abrem para o Co-munidade Escola, transformando a vida das co-munidades com educação, empreendedorismo,saúde, esporte, lazer e cultura", disse o prefeitoLuciano Ducci, durante a instalação do progra-ma na Escola do São Braz.

HomenagemO coordenador-geral do Comunidade Escola,

Luciano Martins, por sua vez, homenageou em

nome de sua equipe, à secretária municipal daEducação, Liliane Casagrande Sabbag, que fi-cou emocionada e agradeceu o gesto. "Nada maisjusto que lembrar de uma pessoa que, além degrande profissional da Educação, é uma amiga.Liliane, em 2005, era a coordenadora deste pro-grama, e hoje, à frente da SME, faz um impor-tante trabalho, cuidando muito bem de todas asescolas da Rede Municipal de Ensino", disse ele.

ConquistasSegundo a chefe do Núcleo Regional de Edu-

cação de Santa Felicidade, Denise Luciene Li-pinski Rutkoski: "Chegar a 100 escolas é sinôni-mo de uma evolução de trabalho, investimento,dedicação e agregação de conquistas e valores".E, Denise falou isso com bastante conhecimentodessa trajetória de sucesso, iniciada em maio de2005, afinal, ela foi vice-diretora da Escola Ma-ria Marli Piovezan, uma das primeiras unidadesa participar do Comunidade Escola.

Já a diretora do Júlio Moreira, Helen Fabiane

Scheiner Milani, defendeu: "A parceria entre escola ecomunidade é indispensável para uma educação dequalidade e depende de uma boa relação entre famili-ares, gestores, professores, funcionários e estudantes".

ParticipaçõesDa super-festa que teve ao fundo, uma colcha

feita com "retalhos" que representaram todas asunidades do programa Comunidade Escola e apre-sentações culturais das várias Administrações Re-gionais, participaram administradores regionais deSanta Felicidade (Inês Ultramari Hartl), Boa Vista(Janaina Lopes Gehr), Boqueirão (Emilio AntônioTrautwein), Portão (Gilberto Bedin) e Bairro Novo(Elci Dulce Sfredo), parceiros, lideranças comuni-tárias, pais, crianças e jovens, e autoridades, como:os secretários municipais de Saúde (Eliane Choma-tas), de Esporte, Lazer e Juventude (Marcello Ri-cha), de Relações com a Comunidade (FernandoGuedes), do Governo Municipal ( Luiz FernandoJamur), de Recursos Humanos (Maria do Carmo),de Planejamento ( Carlos Homero Giacomini).

Em 7 anos, o programa Comunidade Escola contou de um a cem, até chegar no dia 23 de junho, ao CEI Julio Moreira

São Braz ganha nova área de lazer

O São Braz acaba de ganhar mais uma áreade lazer. O equipamento foi instalado no cruza-mento das Ruas Frederico Parise e Miguel dosSantos, onde se acumulavam lixos, proliferavamroedores e era um ponto de encontro para deso-cupados. O espaço ganhou brinquedos para cri-anças, área verde e iluminação apropriada parao lazer e segurança da comunidade.

A instalação dessa nova área de lazer para obairro, resulta de um trabalho incansável da co-munidade e do presidente da Associação de Mo-radores do Jardim Savóia, Reinaldo Brosin. Aimplantação também estimulou a adoção de ou-tras medidas pela Prefeitura, tais como: reforçona iluminação viária das imediações e a revisãona camada asfáltica delas.

HOMENAGEADO - O jardinete inaugurado em28 de junho homenageia um antigo líder comuni-tário da região, o marceneiro catarinense JoãoSalvador, que morou por mais de quarenta anosna Vila Jussara, em frente ao local e que con-

quistou inúmeras benfeitorias para acomunidade. Conta-se que, por maisde 20 anos, João Salvador mantevenaquele local uma horta comunitáriaque abastecia grande parte da vizi-nhança com hortaliças, legumes e atéfeijão. João também plantou cerca de40 árvores silvestres e frutíferas,além de quatro araucárias. Ele tam-bém foi instrutor de artesanato paraos idosos da Paróquia local, antes defalecer em 1999, aos 78 anos.

"Hoje temos aqui o resultado detudo o que ele plantou", disse o filhodo homenageado, o administrador e ex-radialis-ta Nilton Salvador. "Mais do que os pinhões divi-didos por todos os vizinhos, ele nos deixou seusbons exemplos, que são seguidos pela família epelos que o conheceram", afirmou.

A secretária municipal do Meio Ambiente,Marilza Dias, representou o prefeito Luciano

Recém-inaugurado, o Jardinete João Salvador fica no cruzamento daFrederico Parise com Miguel dos Santos

Ducci no evento e salientou também que o novoespaço soma-se às mais de mil praças e jardine-tes da cidade, que conta ainda com 25 parques ecinco reservas particulares de patrimônio natu-ral, o que significa aproximadamente 25 milhõesde metros quadrados de área verde.

Page 7: Jornal Cidade Notícias 252

2 21ª quinzena de Julho 2012O jornal mais completo e lido nos bairros da região de Santa Felicidade

7 ®

Mauro Ignácio recebe apoiospara candidatura a vereador

Após ter seu nome aprovado na convenção doPartido Socialista Brasileiro – PSB, para concorrernas eleições para vereador deste ano, Mauro Igná-cio tem recebido apoios de pessoas e lideranças, queentendem que a região necessita de mais represen-tação na Câmara Municipal, que possa contribuirpara atrair melhorias para a região. Por isso, Igná-

Curitiba terá 750 candidatos avereador e oito candidatos a prefeito

Os cerca de 1,1 milhão de eleitores de Curiti-ba poderão escolher o candidato a vereador queirá representá-los em uma das 38 cadeiras daCâmara Municipal entre 650 opções. Esse é o nú-mero total de nomes apresentados pelos partidospolíticos da cidade ao Tribunal Regional Eleito-ral (TRE-PR) para as eleições municipais desteano na capital. Os números foram divulgadosnesta sexta-feira (6). Nas eleições de 2008, o to-tal de candidatos inscritos chegou a 858.

Já na disputa para prefeitura da cidade, oitocandidatos devem disputar nas eleições de outu-bro deste ano. As solicitações de candidaturasforam registradas junto ao Tribunal Regional Elei-toral do Paraná (TRE-PR). Os candidatos são Al-zimara Bacellar (PPL), Avanilson Araújo (PSTU),

Torneio de Truco na sociedade Abranches foi só facão!!!No último sábado dia 23 de junho, foi realiza-

do um grande torneio de truco organizado pelaSociedade Cultural Abranches. Este evento quecomeçou no ano passado e já está se tornandotradição. A intenção dos diretores é a realizaçãode 3 a 4 eventos deste tipo por ano. E a cadatorneio cada vez mais participantes bem comode apreciadores que não jogam mas ficam pres-tigiando, além de esposas e namoradas que vemacompanhar os maridos e namorados.

Neste último evento contamos com a visita deEdilton Stival do Jornal Cidade Notícias. A Soci-

edade Abranches o apoio do Jornal Gazeta doAbranches que sempre destaca os acontecimen-tos da região frisou Marcos Vilcek presidente.

Confiram abaixo os grandesvencedores do torneio;Na chave principal ficou assim definido:Campeões: Odilon e Orlando2º lugar: Tico e André3º lugar: Mauro Panek e Isaias4º lugar: Sérgio e Cumpadre

Bruno Meirinho (PSOL), Carlos Moraes (PRTB),Gustavo Fruet (PDT), Luciano Ducci (PSB) eRafael Greca (PMDB) e Ratinho Júnior (PSC).

cio começa a intensificar os contatos com essas pes-soas e lideranças, visando ultimar os preparativospara colocar sua campanha na rua. "Afinal, forammais de 7 mil votos na última eleição e sabemosque podemos avançar mais, se cada um dos que jános apoiaram buscarem novos simpatizantes paraesse movimento de renovação", avalia ele.

Flash da Festa do

Frango e da Polenta

Page 8: Jornal Cidade Notícias 252

1ª quinzena de Julho 2012O jornal mais completo e lido nos bairros da região de Santa Felicidade

No divã...

Verdade, palavra pouco empregada no dia-a-dia, onde asmanipulações, subornos e corrupções estão em vários meiosdiferentes. Onde a troca positiva, a gratuidade e a caridadeparecem quase não existir.

Deixar de distinguir a verdade não é por falta de cultura ede diplomas acadêmicos e, sim, falta de coragem. Para imporlimites a um filho, ajudá-lo no aprendizado e na adaptaçãoescolar, a assumir um emprego e outros fatores. São questõesque preocupam a pessoa durante o dia e até mesmo fazemperder o sono. Para se chegar a um bom resultado dependemuito do grau de maturidade emocional e coragem.

Não aceitar a verdade é cegar a si mesmo. É, literalmente,o que faz quem tem profundos conflitos interiores. Busca acegueira psicológica, para isolar-se, em maior ou menor grauda realidade. Nega os fatos reais, pois, buscar a verdade ésempre correr o risco de descobrir o que detestaria ver ousaber. Exige um ótimo relacionamento consigo mesmo, e aque-la confiança nos valores máximos que permitem ousar arris-car-se às possibilidades de desligar-se das crenças e valores,segundo os quais sempre viveu. Distinguir a verdade dependeda capacidade de autoconsciência de cada um, pois, atravésdela pode-se encontrar em si mesmo a sabedoria que fala emmaior ou menor grau a toda pessoa que queira ouvir.

Quanto menos a pessoa conhece a si mesma, seus senti-mentos e emoções, tanto mais é presa de ansiedade, de ira eressentimento irracionais. E, embora a ira em geral a impeçade utilizar os meios mais sutis e intuitivos de perceber a verda-de, a ansiedade a bloqueia sempre. Uma das maneiras maiscomuns de se evitar, distinguir e aceitar a verdade é a resistên-cia que transforma o problema num principio abstrato e iló-gico, racionalizando com inteligência e chegando a uma con-clusão ótima, na aparência. Contudo, mais tarde descobre-seque toda aquela brilhante racionalização não resolveu, na ver-dade, o problema. Era apenas um modo de evitá-lo.

Buscar a verdade não é uma função exclusiva do intelectoe, sim, do homem total. A pessoa experimenta a verdade,evoluindo como uma unidade que PENSA-SENTE-AGE.Distinguir a verdade, portanto, caminha passo a passo com ocaráter, a maturidade emocional e a ética de cada pessoa.Quando é capaz de distingui-la desta maneira, adquire confi-ança no que diz. Isso porque firmou suas convicções por seuspróprios meios e experiências, sua ética, e não através de prin-cípios abstratos ou influência de outras pessoas, do que lhedisseram. Adquire também a humildade, pois saber que o queviu ou ouviu anteriormente era, em parte, distorcido, e o quevê e ouve agora é a verdade. Essa espécie de humildade nãoenfraquece a segurança das próprias convicções, mas, conser-va a porta aberta para um novo aprendizado e a descobertade novas verdades no futuro.

Reeducando emoçõesÉ sempre interessante estarmos atentos

às mudanças que se tornam o "divisor daságuas" no cenário onde se desenrola a dinâ-mica social. São elas que determinam osrumos e valores que vão delineando o perfilideal do profissional, não importando a áreae a função, mas de modo geral, de tal sorte,que atenda a realidade do mercado de tra-balho atual.

Até bem pouco tempo o valor que se atri-buía à inteligência, a genialidade e a desen-voltura intelectual, era quase absoluto. Adestreza mental era perseguida pelas em-presas que a garimpavam, cuidadosamen-te, ao entrarem em contato com os preten-dentes para alguma função disponível. En-tretanto, hoje vemos que este paradigma estásendo aos poucos substituído. Surge novopadrão que determina um melhor desempe-nho do profissional.

Entra em cena a emoção, ganhando umdestaque que, até então, nem se imaginavafosse conquistar. O estudo sobre a inteligên-cia emocional provocou discussões sobre con-ceitos antes só tratados no meio acadêmico.Trouxe a novidade ao comprovar cientifica-mente que as emoções estão ligadas à pro-dutividade do indivíduo. Trata-se de umanova maneira de encarar esta questão, ten-do o olhar dirigido para esta característicado comportamento humano. A partir destefato, estabeleceu-se, como prioridade, um co-nhecimento mais apurado da emoção e odesenvolvimento da habilidade em trabalhá-la de forma adequada. Portanto, a capaci-dade de lidar com as próprias emoções pas-sou a ser foco de interesse nas empresas, porconta do rendimento pessoal.

A reeducação das emoções, por sua vez,tornou-se alvo para os especialistas que atu-am em recursos humanos. O modo como umindivíduo lida com suas emoções enquantose relaciona com outras pessoas, com situa-ções variáveis, em circunstâncias emergen-

ciais, em ambientes hostis ou sob pressão, éhoje tratado com maior rigor, porque base-ado na qualidade deste agir é que será de-terminada a qualidade de sua produtivida-de.

Essa nova abordagem favorece ampla-mente a valorização do ser humano, que-brando a ideia de se robotizá-lo como ga-rantia de uma produção satisfatória. A feli-cidade das pessoas também ganha espaçoneste novo panorama. A realização e desen-volvimento individual passam a ser essenci-ais para se obter progresso.

O enfoque constitutivo deste estudo é pro-piciar que o indivíduo desenvolva-se de talmodo que possa conquistar algumas habili-dades essenciais para sua realização, taiscomo: conhecer suas próprias emoções; ad-ministrá-las; motivar a si próprio; reconhe-cer emoções em outras pessoas e articularrelacionamentos. Assim, a empresa que bus-ca sucesso em suas atividades, deve pensarem treinamentos direcionados, em sua mai-or parte, aos aspectos emocionais e em me-nor proporção aos aspectos intelectuais.

Podemos, pois, deduzir que o autoco-nhecimento retoma um lugar de destaque naformação do indivíduo e no comportamento queapresentará em suas atividades cotidianas.

O "conhece-te a ti mesmo" é resgatadocomo um conselho, mais que prudente, ne-cessário para que o homem conquiste o di-reito de exercer a liberdade em sua manei-ra de relacionar-se com a vida.

Esta premissa nos remete a reflexão doensino a distância, modalidade que se ali-cerça no auto desenvolvimento, auto respon-sabilidade e comprometimento. Sem disci-plina e controle de emoções, parece-me quefica difícil obter-se êxito na grande aventu-ra que é a evolução da humanidade.

Priscila de Loureiro CoelhoProfessora de pós-graduação da

Faculdade de Educação São Braz

"Conhecemos a verdade, através do relacionamento que temos com a própria verdade".

Coragem para dizer a verdade

Peludos precisamde cobertorese ração

O inverno sugeriu a Ong Viralatas a lançaruma campanha de doações cobertores, casinhas,lençóis, toalhas, carpets e tapetes para aqueceros cães que ela abriga. "Podem ser usados, po-dem estar rasgados. Não tem problema!", diz a representante da entidade, Roberta Mou-nayer, aproveitando para indicar o vídeo que sua Ong fez sobre dois de seus cães abrigados- Bang e Onix -, e que foi postado no youtube:http://www.youtube.com/watch?v=nI47BqViquw&feature=g-upl&context=G28ce3f1AUAAAAAAAAAA

Mais detalhes nos endereços:www.viralatas.org.br, www.ongviralatas.blogspot.com,facebook.com/viralatas e twitter.com/ongviralatas

RAÇÃOJá a Associação Vida Animal - AVAN - está fazendo campanha de doação de ração.

Quem preferir pode doar através de depósito bancário Banco Itaú Ag 3722 C/C 15.539-1,ser voluntário ou comprar uma rifa no valor de R$ 10.

Mais informações no site www.associacaovidaanimal.org.br

... com a psicóloga e mediadora familiar,Ivanete Buganha -CRP 08/0881-PR

Page 9: Jornal Cidade Notícias 252

2 21ª quinzena de Julho 2012O jornal mais completo e lido nos bairros da região de Santa Felicidade

9 ®

Festival de Fériasmovimenta a garotada

Foi dada a largada para mais umFestival de Férias na região. O agitoestá bombando desde segunda-fei-ra (dia 9), na Rua da Cidadania deSanta Felicidade e deve continuaratraindo a criançada nos próximosdias. Até sexta feira (dia 13), das14h às 17h, as atividades abertas àparticipação de crianças e adoles-centes de todas as idades ocorrerãona Rua da Cidadania.

Já na próxima semana, a camaelástica, os jogos gigantes, os brinque-

dos infláveis, atividades circenses e deescalada, as oficinas, camarim demaquiagem, etc, partirão para aten-der associações comunitárias e vizi-nhanças. A programação passará pe-las Associações de Moradores do Con-junto Saturno (dia 16); Jardim San-tos Andrade (dia 17); União da VilaMaria e regiões (dia 18); ConjuntoVeneza (dia 19); e será fechada naCancha do Barro Preto, no dia 20.

Mais informações pelo fone 3374-5263.

Page 10: Jornal Cidade Notícias 252

1ª quinzena de Julho 2012O jornal mais completo e lido nos bairros da região de Santa Felicidade

10®

CMEI divulgaresultado deconcurso

Valeu a correria das famílias pela venda devotos para o concurso de escolha do sinhozinho eda sinhazinha 2012 do CMEI Lygia Carneiro.Confira os resultados:

Sinhozinho: Leonardo Francisco de Melo (1ºlugar), Vinícius Gabriel Marrafo Souza (2º lugar)e Otávio da Rocha Barbosa (3º lugar)

Sinhazinha: Camille Stefany Postui de Souza(1º lugar), Emanuelle Postui (2º lugar) e CamylleVitoria Rangel (3º lugar)

Festa JulinaDo Moto Clube Tartarugas de Aço, no sábado

(dia 21), a partir das 14h, no Tartaruga's Bar (Bardo Batista),à Rua Basilio Kowalczuk nº 249/SãoBraz.

Vale a pena curtir essa! O lucro dessa festaserá revertido à festa do Dia das Crianças (12 deoutubro) e em presentes de Natal para carentesde nossa região.

Pulando a fogueiraCá e acolá, seguindo o roteiro das festas juninas de nossa região, flagramos muita gente co-

nhecida pulando fogueiras, dançando quadrilhas, tomando quentão e comendo pipoca, bolo de

fubá e pinhão...

Capela São Pedro

CMEI Lygia Carneiro

CMEI Camponesa

Escola João Stival

Escola de Educação Especial Lucy Requião

Escola Santa Felicidade (Safel)

CEI Raul Wallemberg

US Pinheiros

Colégio Francisco Zardo

Page 11: Jornal Cidade Notícias 252

2 21ª quinzena de Julho 2012O jornal mais completo e lido nos bairros da região de Santa Felicidade

11 ®

Bandidos não "perdoam"

comunidade católicaA Congregação Filhos da Sagrada Família,

localizada à Rua Fredolin Wolf, em Santa Felici-dade também foi vítima de assaltantes. Isso acon-teceu por volta das 6h do dia 3, quando os bandi-dos renderam um dos membros dos Arautos doEvangelho - Associação Internacional de Fieis(leigos) que ocupa o local -, que se encontravaem frente a casa, e o levaram para dentro. O as-salto durou cerca de meia hora.

Um dos membros da associação foi feridona cabeça por um pedaço de madeira de um dosbandidos que se irritou ao saber que no local nãohavia objetos de valor, muito menos dinheiro.

A ACISF mudou seu horário de atendimento.Agora atende ao público e seus associados, emsua sede, à Avenida Manoel Ribas junto ao das13h às 17h30.

Desde o dia 4, uma funcionária da Associa-ção ( Bety), está atendendo pela manhã, assun-tos externos da entidade - prospecção de novosassociados, serviço de cobrança, visita aos asso-ciados, pagamentos, etc, também com o celular9825-4458 à disposição.

Comunicado

Registros importantes

Não dá para deixar passar em branco as co-memorações dos 13 anos da Capela Beato JoãoBatista Scalabrini, no Jardim Três Pinheiros, noButiatuvinha. Elas aconteceram no dia 23 de ju-nho, dentro da programação da Semana do Mi-grante, e foram paralelas também às comemo-rações do aniversário de nascimento do beatopadroeiro daquela Capela e dos migrantes, quefoi bispo de Piacenza, na Itália, e que envioumissionários ao Brasil para atender aos imigran-tes italianos que por aqui se radicaram. Vale res-saltar que, a primeira congreção dos missionári-os scalabrilianos de São Carlos que chegou aoBrasil, foi instalada em Santa Felicidade.

Rapidinhas do ZardoTCC - Nota mil para os alunos das turma

3ºMA subsequente, pela finalização do curso epela qualidade dos trabalhos de conclusão decurso apresentados no dia 28,no auditório docolégio, aos professores e aos colegas. Os te-mas defendidos foram: Eucalipto para peque-nos produtores; Gralha Azul; Gibi - Robô doFuturo; Cisterna _ água de chuva; e EscritórioVerde. Parabéns a todos!

GIBI ROBÔ DO FUTURO - Este projeto TCCfoi idealizado pelos alunos do 3ºMA subsequente- Relma Leite, Felipe Giuseppe e Thaie Mayarade Abreu -, que sob supervisão da coordena-dora do curso, professora Claudia Felisbino dosSantos, colocaram-no em prática em junho, noCentro de Educação Infantil TORIBITABA, lo-calizado no São Braz, mais precisamente naturma de nivel 1, da professora Andreia Patri-cia Perussi, e coordenadora, Janaina Giseli Ara-ujo Trevisan.

GESTÃO DE RESÍDUOS E EDUCAÇÃO AM-BIENTAL -Ele foi realizado no dia 29, na Es-cola Municipal João Stival, no Butiatuvinha,para os alunos do contraturno, com os apoiosda diretora Adriana, da coordenadora Polianee da inspetora Tailane, que acompanharam osalunos Lindamar Pires, Verediane Duarte Cruz,Ricardo Ogg, Sandra de Augustinho Lopes eAdriana Mattioli, na atividade orientada pelacoordenadora do curso de MA, Claudia Felisbi-no dos Santos.

ENCONTRO - Os Amigos do Zardão (do Fa-cebook) começaram a contagem regressivapara seu segundo encontro. A confraterniza-ção organizada por Waldirene Francisquini eLuciane Manfron, deve reunir colegas de tur-mas de vários anos, funcionários e professoresdo Colégio Professor Francisco Zardo. Ela estámarcada para acontecer em 13 de julho, a par-tir das 20h, no Restaurante Dom Antonio, comapoio do CIDADE NOTÍCIAS. Mais informaçõesno Face, na página do grupo.

VISITA TÉCNICA - O destino foi Foz doIguaçu. A visita orientada dos alunos de MeioAmbiente foi entre os dias 21 e 23 de junho.Ela aconteceu no Parque Nacional do Iguaçu -Cataratas do Iguaçu e teve como acompanhan-tes os professores Claudio Budel, Soraias Fu-chs e Claudia Felisbino dos Santos (coordena-dora de curso).

Fieis festejam aniversários de Capela e do padroeiro

Também não dá para deixar de "tirar ochapéu" para a megafesta junina promovi-da pela Gerência Regional da Fundação deAção Social(FAS) e as nossas unidades desaúde, realizada dia 29 de junho, no giná-sio da Paróquia Santo Antonio do Órleans.A animação foi pra lá de geral entre a ga-lera dos grupos de convivência e os pacien-tes de grupos de hipertensos e diabéticosdas US de nossa região. Valeu o trabalhodos organizadores!

Festa de tirar o chapéu

Igreja comemora aniversárioO pastor Clewerson Machado comemorou com

os membros da Igreja Metodista Weslyana deSanta Felicidade, nos dias 7 e 8, os quatro anosde instalação do templo no bairro, com cultos econvidados especiais, e uma deliciosa feijoadaservida na Casa dos Ministérios localizada emfrente à Igreja instalada na Rua Francisco Dalla-libera. Parabéns!

Page 12: Jornal Cidade Notícias 252

1ª quinzena de Julho 2012O jornal mais completo e lido nos bairros da região de Santa Felicidade

12®

Associação Beneficente"O Flamenguinho de Curitiba"

A Associação Beneficente Esportiva Flamengo, o

Flamenguinho, clube de futebol amador da cidade de

Curitiba foi fundado em 1972. Suas cores são o ver-

melho e preto, inspiração do Flamngo do Rio de Ja-

neiro, algo muito comum nas décadas de 70 e 80, de-

vido a presença do clube carioca nas competições

nacionais e internacionais, quando montou um dos

melhores times de futebol da sua história.

HISTÓRIA

Um grupo de pessoas amantes do futebol, descen-

dentes de famílias tradicionais como os Muraro, Luc-

ca, Esmanhotto, Cumam, Ferro, entre outras, vendo

que o futebol do bairro de Santa Felicidade se resumia

somente ao Trieste, Iguaçu, União Ahu e Santa Felici-

dade, resolveu fundar o então chamado Flamengui-

nho, para fazer "sombra" àqueles famosos clubes.

Em assembléia realizada no dia 20 de julho de 1972,

presidida pelo desportista Ezídio Muraro, com pre-

sença de Natal Esmanhoto, Pedro Lucca, José Lucca,

Lauro Muraro, Alfredo Vendramin, apareceu no ce-

nário esportivo do amadorismo o Flamengo de Santa

Felicidade, nome escolhido, superando em votação, por

exemplo, a denominação de A.B.E. Monte Bérico. Já

considerado como terceira força do futebol da região

de Santa Felicidade, o Flamenguinho filiou-se em 1976

à Federação Paranaense de Futebol, e no mesmo ano já

sagrava-se campeão, feito que repetiu dois anos depois.

OS GLORIOSOS ANOS 70

Ezídio Muraro foi o primeiro presidente do clube,

que adotou as cores rubro-negras, lembrando o ho-

mônimo do Rio de Janeiro. Depois de participar de

torneios no próprio bairro, o clube cresceu bastante e

fjá filiadoà FPF, conquistou o título máximo da 2.ª

divisão do Campeonato de Futebol Amador de Curi-

tiba.

O seu primeiro jogo oficial foi contra o São Vi-

cente, no Estádio Vicente Kânia, dia 28 de março de

1976, com vitória flamenguista por três a zero. O clu-

be mandou, inicialmente, jogos no campo do Iguaçu

e e depois, em março de 1978, inaugurou o Estádio

Monte Bérico. No jogo de inuguração o Flamengui-

nho venceu o Bangu por 2x0, em partida que data de

2 de abril de 1978.

Logo no primeiro ano que disputou o Suburbana

Curitibana, o Flamenguinho sagrou-se campeão da série

B ao bater o Uberlândia EC. O time campeão era

formado por Joãozinho, Zeido, Bite, Jair, Bozza, Pe-

drinho, Ademir, Agostinho, Menegusso, Ademir II,

Norival, Breda, Raí e Pelé.

No ano seguinte, l977, disputou novamente a 2a.

Divisão, por um erro na fórmula de disputa do Cam-

peonato de Futebol Amador de Curitiba. Ainda neste

ano foi vice-campeão da Suburbana na categoria As-

pirantes e também Campeão da Taça Cidade de Curi-

tiba ao vencer nas penalidades, a equipe do Caxias por

4x3, depois de um empate com 2 gols no tempo nor-

mal. O time campeão contava com: Joãozinho, Zeido,

Celso, Jair, Pedrinho, Ademir, Bozza, Breda, Menegus-

so, Valente e Norival.

A série de sucessos continuava e em 1978 nova-

mente venceu o Campeonato Amador - Série B - em

cima do poderoso Vila Fanny. O plantel era: Joãozi-

nho, Raí, Samário, Bité, Jair, Zeido, Bozza, Ademir Volpi,

Breda, Pedrinho, Ademir II, Sérgio, Loacir, Pedrão,

Norival, Ademir Valente e Pupia. Também foi vice na

última edição da Taça Cidade de Curitiba ao perder

para o Ipiranga or 2x0. Em 1979 o time ficou em

segundo lugar no Campeonato Amador de Curitiba -

Série B - após perder para o Vila Fanny. Nesse mesmo

ano o time de Aspirantes conquistou o Campeonato

Amador.

A DÉCADA DOS JUNIORES

Veio a década de 80 e em 1981 o time principal do

Flamenuinho foi campeão do Torneio Início e vice do

SOCIOS FUNDADORES

DIRETORES FUNDADORES DIRETORIA ATUAL

Page 13: Jornal Cidade Notícias 252

2 21ª quinzena de Julho 2012O jornal mais completo e lido nos bairros da região de Santa Felicidade

13 ®

te Esportiva Flamengo" 40 anos a Serviço do Esporte

Campeonato Amador 2a. Divisão, perdendo, nova-

mente para o Fanny. O time de Juniores ficou em se-

gundo lugar no torneio. No final da década o time de

Juniores conquistou o tricampeonato da Suburbana

nos anos de 1986, 1987 e 1988.

OS TEMPOS MODERNOS

Desde 1990 até os dias de hoje o Flamenguinho

passou por um crescimento acentuado no setor patri-

monial, com ênfase nas ações sociais e beneficentes.

Isso refletiu-se em campo, pois o último título do Fla-

menguinho foi o da categoria Aspirantes no ano de

1990. Entretanto, 2008, o Flamenguinho foi elimina-

do no quadrangular semifinal do Campeonato Ama-

dor de Curitiba, ficando em 3o. lugar na Divisão de

Acesso.

O ESTÁDIO MONTE BÉRICO

Em 1972, Ezídio Muraro e diretores, adquiriram a

área que pertencia à senhora Joaquina das Chagas Lima,

iniciando as benfeitorias e fazendo, em conjunto com

a Prefeitura, o aterro e nivelamento da região. Cons-

trução de muros externos, cancha de areia, salão de

festas, dois portões de acesso, mais área de estaciona-

mento. Em 1987, já na presidência de Lauro Muraro,

foram construídos alambrados e implantada a ilumi-

nação da cancha de areia. No ano 2000 Alceu Bianco

e diretores, também em parceria com a Prefeitura,

substituíram os alambrados, construíram cinco vestiá-

rios de alvenaria e colocaram iluminação artificial no

campo de futebol. A inauguração dos refletores ocor-

reu no dia 20 de julho de 2000, data do 28.º aniversá-

rio do clube.

Em 2001 foi demolida a antiga sede, dando lugar

à atual, com nova estrutura metálica e várias amplia-

ções. Em 2003, a diretoria, com apoio do abnegado

Jair Lucca, instalou os novos bancos de reservas e re-

presentante, dando uma melhor comodidade aos usu-

ários. O atual patrimônio do Rubro-Negro do São

Braz conta com 24 mil metros quadrados e é conside-

rados um dos mais bem equipados da capital parana-

ense, utilizado até por clubes profissionais com suas

categorias inferiores e hoje abriga uma unidade da

Escolinha de Futebol do Clube Atlético Paranaense.

TÍTULOS

Campeonato Amador de Futebol de Curitiba

Campeão Amador Divisão de Acesso nos anos de

1976 e 1978

Vice Campeão Amador Divisão de Acesso: 1979,

1981

Campeão do Torneio Início: 1981

Campeão Aspirantes: 1990

OUTRAS CONQUISTAS

Campeão Taça Cidade de Curitiba: 1977

Campeão Amador Aspirantes Divisão de Acesso:

1977, 1979

Vice Campeão Juniores Amador: 1981

A Associação Beneficente Esportiva Flamengo, o Flamen-

guinho, atualmente encontra-se licenciado da Divisão de Acesso

(Segunda divisão) do Campeonato Amador de Futebol de Curi-

tiba devido à falta de patrocínio para custear as suas despesas.

CAMPEÃO -ADULTO - 1976

TIME CAMPEÃO DE ASPIRNATES - 1985

JOGADORES, DIRIGENTES E TORCEDORES NA SEDE

CAPÃO RASO - APÓS CONQUISTA DO TÍTULO - 2008

PRESIDENTE

JAIR LUCCA

E SEU FILHO

THIAGO

LUCCA

EQUIPE MASTER 1997

SELECÃO AMADORA - FLAMENGO - 1997

Por Dorival SelbachColaboração Tiago Lucca

Page 14: Jornal Cidade Notícias 252

1ª quinzena de Julho 2012O jornal mais completo e lido nos bairros da região de Santa Felicidade

14®

DIVERSOSVendo

CLASSIFICADOSAnuncie 3014-0668

IMÓVEIS

Cidade ComercialAtenção!!! Você prestador de serviço anuncie nos

Classificados a partir de R$ 20,00Fones: 3014-0668 8401-5408

VENDO

AULAS DE

ACORDEON

A DOMICILIO

3373-2445 /

9627-6525

DOBRADINHA

DO MINEIRO

Toda 5ª Feira a partir

das 19 horas no

Clube Mercês

Contato

3372-2229

Agora você pode acompanhar

o CIDADE NOTICIAS no site:

www.jornalcidadenoticias.com.br CLIQUE E FIQUE BEM INFORMADO!!

AUTOMÓVEISScooter Yamara ano 2000 cor

azul R$2 mil Fone 8489-0721

Corsa prata 96 com 120 milkm insulfilm, ar quente, duas por-tas Fone 3016- 6601 - envio foto.

Kombi ano 1994, furgão, úni-co dono, bom estado, R$ 9 mil.Fone 33722424.

Santana quantum 88 completoR$ 5.500 Fones 3649-2505

Trailer 2009 para venda depastéis e salgados, c/dois pontosde feira e ótimas vendas, entre 7h

*Aceito de cadeira de rodas,de banho, fralda geriátrica, inala-dor, muleta e andador.Fone: 9828-2871

*Aceito utensílios e eletrodo-mésticos - pratos, talheres, gela-deira, cama, colchões, fogão, sofá

Para trabalhar com pintura, tex-tura e grafiato Fones: 3273-5766 /3677-9538 / 8821-1442 (Fábio ouTatiane).

DOAÇÕES

OFEREÇO-ME

PRECISOCasa para alugar na região de

Santa Felicidade, direto c/ o propri-etário, com 2 ou 3 qtos. Fones:32720466- 96235356 (Pastoral doMigrante)

Casa para alugar na região deSanta Felicidade, Fone 9811-0430

ENTIDADE

PROCURA IMÓVEL

Entidade existente há 35

anos necessita de locais

para desenvolver vários

programas sociais e edu-

cativos e se propõe a re-

cuperar seu imóvel, seja

em contrato de aluguel

ou de cessão em como-

dato com opção de com-

pra. Contato pelos fones

8444.1761 - 9900.4317, com

professor José Augusto -

HOMENAGENS PÓSTUMAS

Santa Felicidade chora a morte de uma de suasfilhas caçulas. Uma "menina" que a exemplo de seuspais - Edilson e Maria José Ripol Serenato - e de suairmã - Juliana Serenato -, escreveu páginas da histó-ria do bairro e do Grupo Folclórico Italo Brasileiro,do qual foi uma das primeiras componentes... Giovan-na Serenato Panichi viveu por pouco tempo entre nós,mas, intensamente, ao ponto de sua partida conster-nar toda uma comunidade, que chorou copiosamenteao despedir-se dela. Gi era uma das fontes CIDADENOTÍCIAS e para ela nosso respeito e gratidão.

Vai com Deus, Gi! Com muitas saudades..,Equipe CIDADE NOTÍCIAS, amigos e familiares(**)A missa de 7º dia da Gi será rezada a sexta feira (dia 13), às 19h, na Paróquia

de São José de Santa Felicidade.

Giovanna Serenato Panichi

*27/12/1985 +7/7/2012às 12h, sextas e sábados, c/ gela-deira, frigobar, fritadeira elétrica, es-tufa e micro-ondas, pronto para tra-balhar. R$ 28 mil Fone: 3364-6207

Coleção disco vinil rock'n rollanos 60 / 70 - 180 discos - (brinde:o aparelho) R$ 1 mil Aceito propos-ta Fones 3273-3301 / 9664-2584.

Aviário banho e tosa, no SãoBraz, ponto e estoque - urgente R$16 mil Fone 8434-1263

Jazigo Parque Iguaçu com trêsgavetas, placa de bronze, partenobre. Preço a combinar - Fone3272-3414

Mercearia em Santa Felicida-de, excelente ponto, bem instala-da. Venda mensal de R$ 18 mil,oportunidade única, urgente Fones:3068-6997 / 9810-0377.

Cama de casal modelo orien-tal (baixa) seminova. Fone 9974-4139 Isabel

Máquina de assar frangos emespetos; bom estado, queimadoresnovos R$ 900 Fones 9194-1659/3273-5793 -Giocarlo

Frango caipira- Entregamosvivo ou abatido, podendo retirar nolocal. Fone: 3364-8012 - Juliano

Tevê 29 polegadas + mesa desinuca + mesa de pebolim, preço acombinar Fone 8438-3756/ Mauri-cio. 9879-1828

Brechó completo mais de 5 milpeças R$ 2.500 Aceito moto Fones3649-2505 / 9879-1828

e outros. Entregas na sede da Pas-toral dos Migrantes, junto à Igrejade São José de Santa Felicidade.Informações: 32720466- 96235356

*Roupas, calçados, móveis,eletrodomésticos e brinquedospara bazar beneficente. Buscamosna sua residência. Fones: 9600-0457/pastor Clewerson

*Aceito de brinquedos e revis-tas Fone 3372-6521/Dilson

*Roupas, calçados, móveis,eletrodomésticos e brinquedospara bazar beneficente. Buscamosna sua residência. Fone 9900-0351/Ivan

*Materiais de construção parao Centro de Amparo aos IdososJesus Maria José, obra social queatende a 100 idosos Fone 3385-7859 - Banco ITAÚ - Agência 6896- conta corrente nº 04290-7

VENDO POODLE COM LHAZA

APSO MESTISOS COM 1 MÊS E

MEIO VACINADO E

DESVEMINDADO 1 MACHO E 2

FEMAS R$ 50,00 CADA FONE:

8470-4123 / 8406-0853

Área com 24.200 m2, na Ruada Pedreira - Orleans R$ 900 milFone 9659-5880

Casa mista no Jd Boa Vista 4- Campo Magro, terreno c/140 m2R$ 45 mil Fones 9694-4003 (Jair)9660-2703 (Yara).

Terreno 200 m2 c/ casa 75 m2em alvenaria, próximo a ManoelRibas/Santa Felicidade ( estruturapronta para sobrado ) 2 qtos, sala ecozinha conjugada, garagem, chur-rasqueira, jardim e lavanderia. Do-cumentos parte ideal R$ 215 milFone 9219-5656

Sobrado misto 110m2 maiscasa madeira 36m2, a 300 m doterminal de Santa Felicidade R$ 120mil, documento ok Fone 8473-2494/Jorge.

Terreno próximo do ColégioBoa Vista, em Campo Magro Fo-nes : 9633-4344 / 9611-7589 / 3677-7693 - Evandro

Camareira Motel Vis a Vis, das6h ao meio dia Fone 3285-3965/José Luiz.

Passadeira para lavanderia, c/experiência próximo terminal doCampo Comprido, salário+VT+VRFone 9969-6905 Francisco

EMPREGOS

"Quando alguém parte, leva uma parte de nós. Alguns nunca deveriam ternascido, enquanto outros nunca deveriam morrer", escreveu o jornalista, NeivoZago, em sua coluna do Diário da Manhã, de Passo Fundo. E, eu complemento:entre estes está o nossoTony...

Um homem com um coração do tamanho do mundo.Se ele tivesse só uma camisa, era capaz de tirá-la paraajudar o próximo, em especial, aos seus familiares.

Meu irmão Tony veio para Curitiba, de Passo Fundo/RS, em busca de uma vida melhor. E, logo me chamoue forçou a minha vinda para cá. Ao chegar aqui, ele merecebeu, me arrumou moradia e emprego. Na época eletrabalhava na Confeitaria Savoy - nº 88 da Rua dasFlores -, onde aprendi com ele, tudo que sei.

Sucessivamente fomos trazendo a família toda paraCuritiba e jamais ele deixou que faltasse um cobertor quente ou um prato de comidaaos nossos parentes ou aos amigos dele. Se eu precisasse de um empréstimo, umaroupa nova ou um sapato, ele dizia: "Amanhã te arrumo". Era dito e feito.

Um homem incansável, em busca de seus sonhos, sempre trabalhou em dois empre-gos para suprir as necessidades, dele e de sua família.

Um homem que teve em sua esposa (Maria Bernardi Girardi) e em suas duas musas-filhas (Madeley e Guerlind), forças constantes para não esmorecer nas horas difíceis.

Jamais vi ou ouvi Tony maldizer ou reclamar da vida. Devoto de Nossa SenhoraAparecida, ele sempre nos animava com seu belo sorriso e palavras de incentivo. Mas,infelizmente a vida tem um prazo de validade. Quando Deus quer, é ponto final e pronto.

Fica aqui Tony, publicamente, minha homenagem para você que foi irmão, pai eamigo para nós. Deus ilumine onde você está agora, junto a Ele. Para sempre, obriga-do; Pedro e família Girardi

Antonio João Girardi (Tony) + 28/5/2012

Associação Beneficente EsportivaFlamengo promove:

ALMOÇO - churrasco, risoto e diver-sos tipos de salada -, no domingo (dia22), a partir das 11:30h, no estádio Mon-te Bérico - Rua Zacarias Mansur nº 24/São Braz - após JOGOS DE MÁSTERESentre esquipes da região.

***************************************Festa de São Cristovão - Paróquia

N. Sra da Conceição - ButiatuvinhaMISSAS - sábado (dia 14) às 18h e

domingo (dia 15) às 7:30h, 9h e 19hBENÇÃO DOS CARROS E CARRE-

ATA - dia 15 às 10h, saída de frente daIgreja localizada à Rua Padre ArturoSeppi nº 51 - a 200 metros da Socieda-de Iguaçu.

ALMOÇO ESPECIAL - dia 15 às11:30h, no salão paroquial - filé,

risoto, saladas e completo serviço decozinha.

GRANDIOSO FESTIVAL DE PRÊ-MIOS - às 14:30h - 1º prêmio: vale com-pras de R$ 1.700 (sendo A -R$ 1.400 /B-R$ 200 /e C-R$ 100). Cartela: R$ 2(6 cartelas por R$ 10)

********************************Almoço italiano & Festival de Prê-

miosONDE: Capela São Bartolomeu -

Rua Silvio Brunatto nº50 (a uma qua-dra da Candido Hartmann) ônibus Sa-voia

ALMOÇO: domingo (22 de julho), apartir das 11:30h - risoto,

nhoque, polenta, frango a passari-nho, salada verde e maionese (R$ 12 -por pessoa)

FESTIVAL DE PRÊMIOS: a partirdas 14h - 20 rodadas duplas c/ ótimosprêmios, 1º prêmio R$ 1.500 em valecompras.

Page 15: Jornal Cidade Notícias 252

2 21ª quinzena de Julho 2012O jornal mais completo e lido nos bairros da região de Santa Felicidade

15 ®

Vem aí o 8º Revezamento das NascentesEstão abertas as inscrições para a próxima

edição da competição, marcada para 29 de ju-lho, com largadas previstas para 5h (volta ciclís-tica) e 5:15h (corrida de revezamento), de frenteda Prefeitura Municipal de Piraquara. Já as che-gadas ocorrerão no Bosque São Cristóvão, aquiem Santa Felicidade, após passagens por Pira-quara, Quatro Barras, Pinhais, Campina Grandedo Sul, Colombo, Bocaiúva do Sul, Almirante Ta-mandaré e Campo Magro, num percurso amplia-do de 91,5km para 100 km, com a passagem porBocaiúva do Sul.

As inscrições para as provas de revezamentode corrida ou a volta ciclistica podem ser feitasaté o dia 13, na Secretaria Municipal do Espor-

Equipe de Pinhais foi a campeã da Corrida das Nascentes/2011

O uso terapêutico da radiofrequência se ini-ciou em 1920, sendo utilizada para eletro ci-rurgias, porém nos últimos anos a radiofrequ-ência NÃO ABLATIVA foi introduzida no mer-cado para fins terapêuticos.

Dentre os efeitos terapêuticos a radiofrequ-ência se destaca no aspecto estético, apresen-tando um bom resultado para o tratamento daflacidez facial e corporal, gordura localizada,lipodistrofia ginóide (celulite), fibroses e cica-trizes, por meio do aquecimento da pele.

A radiofrequência não ablativa é um recur-so capaz de induzir a formação de colágenosem a ruptura da pele. O aquecimento produzuma contração imediata do colágeno, causan-do uma reação inflamatória, estimulando pos-teriormente, a síntese de colágeno novo, queconfere maior firmeza à pele, tratando destaforma a FLACIDEZ DA PELE e CICATRIZESDE ACNE.

Tratando FIBROSES, CICATRIZ HIPERTRO-FICA, QUELÓIDES E LIPODISTROFIA GINÓI-DE (celulite) a radiofrequência através do efei-to térmico controlado a determinada tempera-tura faz o realinhamento destes tecidos.

A radiofrequência não ablativa é um méto-do não invasivo que não afasta os pacientes desua rotina. Propõe-se de várias sessões, depen-dendo da indicação. Seu uso requer um profis-sional plenamente treinado e qualificado, queconheça as propriedades físicas do equipamen-to e biológicas dos tecidos, sendo da capacida-de do FISIOTERAPEUTA DERMATO-FUNCI-ONAL, no qual na clinica Fisio Center contacom profissionais de Fisioterapia treinados ecapacitados para tal tratamento.

Os resultados são satisfatórios e comprova-dos cientificamente.

Aproveite essa á época do ano e invista emtratamentos faciais.!!!

Leticia Andres -Fisioterapeuta Fisio Center

Fisio Center nos

tratamentos

estéticos:

Nova tecnologia

radiofrequência

te, Lazer e Juventude, à Rua DesembargadorWestphalen n.º 1.566, no Rebouças.

Mais informações pelo fone 3350-3703.

SUBURBANA EM FOCOComeçou a Suburbana 2012

A bola voltou a rolar nos campos amadores deCuritiba. Entre os dias 7 de julho até o final doano, 12 equipes disputarão o título de campeãoda série A da Suburbana curitibana. Bairro Alto,Uberlândia, Novo Mundo, Urano, Capão Raso,Combate Barreirinha, Caxias, Santa Quitéria eVila Hauer, além clubes da nossa região, Igua-çu, Nova Órleans e Trieste são as equipes partici-pantes da Suburbana deste ano.

Nessa primeira fase, as equipes se enfrenta-rão em turno único. Classificam-se para a próxi-ma fase as oito equipes melhores colocadas. Asduas equipes que somarem o menor número depontos após as 11 rodadas estarão automatica-

mente rebaixadas para a série B.Já na próxima fase as equipes serão divididas

em dois grupos. Desta sairão os semifinalistas quese enfrentarão buscando uma vaga na final. Nassemifinais as equipes se enfrentarão em jogos nosistema de ida e volta.

Na primeira rodada, o Trieste derrotou em casao Novo Mundo pelo placar de 3 a 2, enquanto oIguaçu bateu o Nova Orleans, no Estádio EgídioPietrobelli, em Santa Felicidade, por 2 a 0.

Na próxima rodada, dia 14 de julho, o Triesteenfrentará o Vila Hauer, o Iguaçú jogará contrao Novo Mundo e Nova Orleans encarará o SantaQuitéria.

Bruno [email protected]

Campeonato PASEAssociações chega à final

Oito de julho foi marcado pelafinal do Campeonato PASE Asso-ciações de Futebol de Campo pro-movido pelo Núcleo Regional doEsporte Lazer e Juventude. Os jo-gos decisivos foram disputados nocampo do União São Carlos, ondenão faltou emoção em campo eempolgação do público, que nãose intimidou com o mau tempo eapoiou suas equipes do início aofim das partidas.

RESULTADO FINAL - A equipe do ConjuntoSaturno, comandada pelo professor Tom, obtevea quarta colocação. A terceira posição foi para aequipe anfitriã, o União São Carlos, treinada pe-los irmãos Fabrício e Fabiano. Na final, a equipeda Associação de Moradores das Vilas São Fer-nando e Santa Mônica (AMAFEMO), da Regio-nal Portão, orientada pelo professor Chita, ven-ceu por 4 x 1 o time adversário, do Jardim Gabi-

neto, do professor Eron, e conquistou o título doCampeonato PASE de Futebol de Campo, cate-goria sub 15.

O NRELJ Santa Felicidade, chefiado por Mo-nica Hayashi, e a União das Associações de Mo-radores e Clubes de Mães de Santa Felicidade,presidida por Toninho Ceará, parabenizam e agra-decem a todos os participantes, lembrando quenesse segundo semestre, outras competições acon-tecerão. Aguarde!

Page 16: Jornal Cidade Notícias 252

1ª quinzena de Julho 2012O jornal mais completo e lido nos bairros da região de Santa Felicidade

16®

Shopping do CIDADE

ARTEFATOS DE CIMENTO

DISTRIBUIDORA BEBIDASMAT. CONSTRUÇÃO

CARTUCHO/TONER MONITORAMENTO ALARMES

DISTRIBUIDORA DE DOCES

DISK MARMITEX

VIDROS, ESPELHOS E BOX

Seu espaço para compras, serviços e vendas - Anuncie 3014-0668

REFEIÇÕES

A MELHOR PIZZA DA REGIÃO

ASSISTENCIA TÉCNICA AUTORIZADACONSULTORIO VETERINÁRIO BONÉS PERSONALIZADOS

R. Paulo Gorski, 861 Loja 1

AVIÁRIO

Page 17: Jornal Cidade Notícias 252

2 21ª quinzena de Julho 2012O jornal mais completo e lido nos bairros da região de Santa Felicidade

17 ®

Seu espaço para compras, serviços e vendasAnuncie 3014-0668 - Aqui quinzenalmente produtos e serviços em ofertas - Anuncie 3014-0668Shopping do CIDADE

DESPACHANTE

OFICIAL DO

DETRAN

Emplacamentos, Transferência,2ªs vias, seguros, placas, etc.

Av. Manoel Ribas, 7745 - Sta.FelicidadeFone: 3372-2217

PROMOÇÃO ESTÉTICA FEIRA VIDRAÇARIA/BOX

PATINAÇÃO ARTISTICADESPACHANTES MODA FEMININA

RECARGA DE CARTUCHOELETRÔNICA

BORRACHARIA

MECANICA EM GERAL CONTABILIDADE

FACAS TÉCNICAS

FERRRAGENS

CONSULTORIA

Page 18: Jornal Cidade Notícias 252

1ª quinzena de Julho 2012O jornal mais completo e lido nos bairros da região de Santa Felicidade

18®

Parabéns para:

Ao pai, avô e companheiro, Mauro Algacir Costa;

Em 26 de junho, você completou 71 anos e a nossa

alegria é muito grande por vê-lo com saúde. Sabemos

que não tem encontrado somente flores em sua cami-

nhada, mas, graças a Deus, força de vontade, fé e espe-

rança são atributos que você tem de sobra.

Saiba que seus conselhos e explicações nos tem sido

de grande importância. Assim, com muito carinho e

amor, desejamos toda a felicidade que você merece. Que

seus caminhos se abram para as belezas da vida.

Lembre-se: nós lhe amamos muito!

Seus filhos, netos e sua esposa.

Os formandos do curso técnico em Meio Ambiente do Co-

légio Estadual Elyzio Vianna, do Uberaba, entre eles, Mo-

nique Janaina de Mello.

Bruna Albert e Ale-

xandre do Rocio

Wanke, que come-

moraram 12 anos de

casados, no dia 30

de junho.

HOMENAGEM ESPECIAL

Edras Pacola (dia 3)Rosangela Vanessa (dia 5)e Nanci Kuhr (dia 18)

...e para os aniversariantes:

Ademar Valério Ribeiro (dia 22/6), José Doin Cordeiro Fi-

lho (dia 1º) e Anny Caroline da Silva (dia 28/6), que festeja-

ram juntos no dia 28 de junho, no CTG Vinte de Setembro.Kelly Cristine Mazarotto

( dia 13)Luciano Martins (dia 11) Maria Jasidia Miola (dia 8)

Jenninha Limma (dia 27/6)Rafael Bloom (dia 28/6) Paulo Cesar Pereirinha(dia 15)

Eloir Melo Filho (dia 5) Juliana Ribeiro Boberg(dia 28/6)

Page 19: Jornal Cidade Notícias 252

2 21ª quinzena de Julho 2012O jornal mais completo e lido nos bairros da região de Santa Felicidade

19 ®

Quem passar no horário comercial pela esqui-

na da av. ver. Toaldo Tulio e rua Domingos Dalla-

bona, no São Braz, nem de perto vai acreditar que

aquela casa de esquina de cor roxa, até certo pon-

to tímida e sem nenhuma identificação, das 17hs

às 24hs de segunda a sexta feira, funciona o Bar

do Rodrigo, um dos “points” mais disputados da

região do São Braz, pelos que buscam momentos

descontraídos saboreando um lanche ou um pe-

tisco diferenciado. Aos sábados, a casa abre aos

sábados das 10hs às l9hs.

A casa é pequena, como, aliás, são os melhores

pontos para um bom “heppy hauer”. No Bar do

Rodrigo não existe luxo algum e muito menos aque-

le aspecto de coisa velha, que se costuma encon-

trar em pontos que se dizem saudosistas.

Em compensação, Rodrigo e sua esposa Da.

Ledi, seus proprietários, fazem do local um dos

mais disputados na região, transformando como

num passe de mágica, o que seria um simples bife

no pão, ou um tímido bolinho de carne, um pernil

de suíno com cheiro verde, ou os bolinhos de ba-

calhau, ou uma porção de Carne de Onça, pratos

que quem conhece nunca mais esquece, por rece-

ber tratamento diferenciado com adição de mistu-

ras e temperos exclusivos.

No Bar do Rodrigo cada dia é um dia diferente.

Seus clientes, sabendo em que dia será oferecido

seu prato preferido, marca os encontros com seus

amigos para aquele dia e assim sucessivamente:

Terça feira é bolinho de carne ( antes de dar opi-

nião recomendamos conferir), Quarta feira é bife

e seus incríveis acessórios no pão, Quinta Feira é

dia de bolinho de bacalhau, e Sexta é Carne de

Onça que a Da. Ledi prepara quase que no segre-

do, Como a casa tem 11 anos de funcionamento,

este comportamento torna possível aos seus pro-

prietários receber bem seus clientes e servi-los

naquilo que ele gostam e preferem.

Famílias completas, casais, empresários, inte-

lectuais, aposentados e desportistas, com gosto

requintado, fazem o perfil dos clientes do Bar do

Rodrigo. O tratamento que recebem estes clien-

tes, Rodrigo herdou do pai Manoel Grandal Do-

mingues, natural de Pontevedra, na Galiza Ibéri-

ca, espanhol de gosto apurado pela culinária cria-

tiva, não aquela dos cardápios previamente elabo-

rados, mas criativas e surpreendentes com seus

sabores exóticos..

Quem for ao Bar do Rodrigo, da sua abertura

ao encerramento, terá dificuldades em dizer quem

faz o que naquela casa de petiscos. Quando Ro-

drigo não está temperando a “ delícia” do dia está

de olho numa enorme frigideira onde alguma coi-

sa está sendo preparada e que não pode passar do

ponto,. Da. Ledi, em seu bem tratado avental

preto, ou está tratando da massa dos bolinhos de

bacalhau que faz a fama do local, ou está “abas-

tecendo” seus clientes, sempre com um sorriso

cordial e a mesma disposição que iniciou o dia.

As vezes, muito raramente, aparece alguém

da relação do casal em meio às mesas dando uma

força no atendimento, mas tanto Rodrigo como

Da, Ledi a tudo acompanham, pois para eles cada

cliente é um amigo e nenhuma falha pode aconte-

cer. Afinal, neste mês de julho a casa completa 11

anos. E ninguém chega a pré-adolescência sem

um aprendizado, até mesmo na difícil área da

gastronomia diferenciada, que é o que o Bar do

Rodrigo oferece, o que explica por que ele faz a

diferença no bairro São Braz.

BAR DOM RODRIGO

Onde cada dia é um dia diferente

Os melhores bares da regiãoOs locais mais democráticos que conhecemos

Texto: Dorival Selbach / Fotos: Edilton Stival

Page 20: Jornal Cidade Notícias 252

1ª quinzena de Julho 2012O jornal mais completo e lido nos bairros da região de Santa Felicidade

20®

Frango, polenta e vinho

formam cardápio de festaO final de semana (de 6 a 8 de julho) foi de festa no Bosque São Cristó-

vão. Falamos da 30ª Festa do Frango, Polenta e Vinho, que lotou o espaço

de alegria, músicas e danças folclóricas, e diversos pratos típicos italianos,

sobretudo, aqueles previstos no tradicional evento do bairro, organizado pela

Paróquia local e produzida a "N" mãos de habilidosos voluntários.

A todos que ajudaram e ajudam a escrever a história dessa festa, que

também mantem as tradições dos imigrantes italianos que se radicaram há

mais de um século em Santa Felicidade, eis a nossa homenagem.

Page 21: Jornal Cidade Notícias 252

2 21ª quinzena de Julho 2012O jornal mais completo e lido nos bairros da região de Santa Felicidade

21 ®

Claudio Casagrande aclamadocandidato a prefeito de Campo Magro

No último sábado (30) foram realizadas as conven-ções partidárias que definiram os candidatos aos car-gos públicos de prefeito, vice e vereadores, bem comoas coligações entre os partidos participantes das elei-ções para este ano, que será realizada no dia 7 de ou-tubro. A convenção dos partidos PC do B e PRB lançoua Coligação Inova Campo Magro, que terá chapa com-pleta. A coligação também conta com o apoio do PRTBe PEN. O ápice da reunião foi o tão esperado lança-mento da candidatura a prefeito do empresário campo-magrense Claudio Casagrande (PC do B), proprietárioda Granja Casagrande situada no Jardim Cecília. Emseu discurso, Casagrande citou a grande necessidadede transformação do município numa cidade que sejaorgulho para os campomagrenses, por isso adotou o tí-tulo "Inova Campo Magro" para sua coligação. O em-presário falou também que está formando um novo gru-po político em Campo Magro, composto de pessoas querealmente têm lutado pelo idealismo de mudar estemunicípio. Para isso, Casagrande anunciou um grandenome para acompanhá-lo neste trabalho. A candidataa vice prefeita escolhida por Casagrande é a diretorado Colégio Estadual do Retiro, a professora LozângelaMorais. Os dois concorrerão com o número 65. O nomede Lozângela é bastante conhecido e conceituado no

município pelo excelente trabalho realizado na Educa-ção. Lozângela já foi Secretária de Educação e direto-ra do Colégio Estadual no Jardim Boa Vista. Por ondepassou tem deixado um grande legado à população.Com isso o time de Casagrande agrega força e respeito.Os candidatos a vereador também foram escolhidos eapresentados na convenção dos três partidos. Trata-sede pessoas que têm se destacado na sociedade atravésdo trabalho que já vêm desenvolvendo junto à popula-ção. Estes candidatos, apesar de novos, são pessoas bas-tante envolvidas com a comunidade no local onde mo-ram e prometem fazer a diferença nestas eleições. Noevento compareceram aproximadamente 200 pessoasdentre candidatos, apoiadores e população.

Quase 200 pessoas participaram do evento que aclamou a candidatura de Casagrande a Prefeito.

A mãe dona Libera ao lado de seu filho Claudio Casagrande, o

pai Zeferino Casagrande, os irmãos Luiz Fernando Casagrande e

Sandra Cristina Casagrande, e à direita Giovana Mion Casa-

grande, esposa de Casagrande com sua recém nascida Vitória

Mion Casagrande, com pouco mais de 30 dias. A outra filha do

casal, a pequena Verônica Mion Casagrande, que fará 8 anos no

próximo dia 20 também estava presente no evento.

Casagrande discursa sobre sua

candidatura e anuncia o nome

da Professora Lozângela como

sua candidata a vice prefeita

Page 22: Jornal Cidade Notícias 252

1ª quinzena de Julho 2012O jornal mais completo e lido nos bairros da região de Santa Felicidade

22®

A partir desta edição, o CIDADE NOTÍCIAScontará com este espaço pra lá de especial, dedi-cado aos jovens de nossa região, seus destaques,necessidades, agenda, etc e tal.

A ideia era antiga. Há tempos buscávamosalguém que falasse a língua da rapaziada e en-tendesse essa faixa etária melhor do que ninguém.Resultado: o professor de História do Zardo e daUFPR, Italo Petronzelli, é o nosso convidado.

"Figurinha carimbada", Ítalo nasceu e sempreviveu em Santa Felicidade; já lecionou no Safel ena Escola Padre Colbacchini; foi participante ati-vo das gincanas organizadas nas décadas de 80e 90, pelo 3 Marias, melhor dizendo, foi ginca-

CIDADE NOTÍCIAS lança "Cidade Jovem"neiro "de carteirinha" das equipes Ira, Genius,Pegasus, Maniacs e Papa Tudo.

Apaixonado por esportes radicais, nosso novocolunista é surfista e trilheiro de bike, conhecetoda galerinha e os points que estão bombandopor aí, e estará aberto também às suas sugestõesde pauta, que poderão ser enviadas aos [email protected] [email protected]

Então, de agora em diante, o CIDADE JOVEMé com você, Ítalo!

Rosangela SchellinDiretora de edição & jornalista responsável

Abrimos este espaço, de cara "defendendo estabandeira". Falamos da revitalização da única pis-ta de skate de nossa região. A pista da PraçaSan Marco, localizada em frente ao terminal deônibus de Santa Felicidade, para a qual os afici-onados pelo esporte pedem especial atenção dasautoridades.

A rapaziadinha reivindica melhor iluminaçãopara o espaço de lazer e incentivos para promo-ção de eventos que propaguem o esporte, que ésadio e praticado, sobretudo, por estudantes de11 a 13 anos de nossa região. Querem mudar aideia errônea de que o espaço serve ao comércioilegal e uso de drogas. Pelo contrário, a pista deSanta Felicidade é ocupada em todos os horáriosdo dia, de segunda a domingo, especialmente, àsterças feiras, durante o funcionamento da feiri-nha noturna do bairro.

Com a palavra a Administração Regional...

Skatistas pedemrevitalização de pista

Mais uma vez, Santa Felicidade foi escolhidapara abrigar o jantar dos surfistas paranaenses.O megaencontro rolou no dia 21 de junho, no Res-taurante Madalosso, reunindo cerca de 700 "pe-gadores de onda" de nosso Estado, sobretudo, vin-dos do Litoral.

Mabu Bertoli e Anderson Zen (Dedei) assina-ram as organizações dos dois jantares do surf (oanterior rolou no ano passado), para confrater-nizar os surfistas, promover e incentivar o espor-te, e reunir histórias o surf paranaense. Já oapoio veio da Blackwash.

PARTICIPAÇÕES ESPECIAISMarlos Bertoli (Lalo), um ícone dos esportes,

de Santa Felicidade, não perdeu a ocasião. Laloé participante assíduo de competições parana-enses de pedalagem e triátlon, e palestrante paraalunos do Imaculada Conceição, sobre os espor-tes que pratica e a importância da determinaçãopara atingirmos um objetivo na vida.

Surfistas se encontramem Santa Felicidade

O skatista Ferrugem também estava lá. Ex-poente do seu esporte no Paraná, Ferrugem estáse dedicando atualmente, à construção da maiorpista de skate do Estado, que deve abrigar emdezembro, no Litoral, um megacampeonato.

Em meio a mais de 2 mil crianças de dife-rentes escolas de Curitiba, os alunos do CEIPedro Dallabona foram os que mais obtive-ram primeiros lugares Maratoninha da Cai-xa Econômica Federal realizada em 24 dejunho, no Parque Barigui. E, tais conquistastambém deram destaque àquele CEI locali-zado no Órleans.

A diretora do CEI Dallabona, Joelise Za-pelli, por sua vez, atribuiu à dedicação, aocarinho e ao incentivo ao atletismo dado pe-los professores de Educação Física, LucianoRoggenbaum e Luíz José Vernizi, o sucessoalcançado pelos alunos.

RESULTADOS - Em seis baterias alterna-das, que envolveram diferentes faixas etári-as, seis alunos do Dallabona alcançaram pri-meiros lugares e cada um recebeu uma bici-cleta, por isso. São eles: Jayson Daniel de Limae Pedro Sopczack Rosa (ambos pelo segundoano consecutivo), Mariane Santos Machado,Giovana Santos Machado, Gabriel dos San-tos Ferreira e Marco Antônio de Souza.

CEI Dallabona édestaque emMaratoninha da Caixa

Quatro dias de intensos debates comandadospor profissionais consagrados marcaram o 2º Ci-clo de Palestras dos Cursos Técnicos de Adminis-tração e Secretariado promovido recentemente,pelo Colégio Estadual Domingos Zanlorenzi.

"A Força do Poder Local no Brasil" foi o temaproferido pelo moderador de eventos e seminári-os da Fundação Alemã para a Liberdade Frie-drich Naumann, Marcelo Puppi; enquanto que,"Como Controlar a Interagir com a Administra-ção Pública" foi abordado pelo sócio-fundador daENERBRAS, Eloir Leal. Também palestraram noevento, o gerente de Trade e Marketing da SPAI-PA-Coca Cola, Roberto Spaki, e os componentesda Banda Blindagem - conhecidos como "Dinos-sauros do Rock" -, que abordaram o tema "Gestão

Domingos Zanlorenzi promoveciclo de palestras técnicas

de Empresas e Aspectos Comportamentais Atra-vés da Música". Além de conduzirem uma noitede debates, os integrantes da Blindagem solta-ram a voz e foram acompanhados pelo público.

As palestras aconteceram entre os dias 25 e28 de junho, foram assistidas também por pro-fessores e jornalistas, e tiveram nos coffee breaksdiários momentos de interação e descontração.

Os excelentes resultados alcançados pelo even-to coordenado pelo professor Edson Roberto Alei-xo, com apoio dos diretores, Denivaldo Berleze eRicardo Teodoro, indicam a promoção de um novociclo do gênero para 2013. Aguardem!

SERVIÇO: O Colégio Estadual Domingos Zan-lorenzi fica à Rua Padre Paulo Warkocz, nº 670/Jd Gabineto e atende pelo fone: 3373-1910.

Mabu Bertoli e

Anderson Zen

(Dedei)

assinaram a

organização

do evento.

Um ícone dos

esportes, de

Santa Felicidade,

Marlos Bertoli

(Lalo) não perdeu

a ocasião.

O skatista Ferrugem e eu (Italo Petronzelli)

também estávamos lá.

Page 23: Jornal Cidade Notícias 252

2 21ª quinzena de Julho 2012O jornal mais completo e lido nos bairros da região de Santa Felicidade

23 ®

FESTIVAL DE TALENTOS - Inscrições para3ª e última seletiva (marcada para 25/7), grátis,nas Escolas Raoul Wallenberg, Paranaguá eMonsenhor Boleslau Falarz, nos finais de sema-na, durante as atividades do COMUNIDADEESCOLA. Além de ver contadas suas histórias emnosso jornal, os talentos receberão medalhas, cer-tificados e concorrerão a sorteios de brindes ofe-recidos por anunciantes do CIDADE NOTÍCIAS.

SHOWSNo Teatro Positivo (Rua Pedro Viriato Parigot

de Souza nº 5.300):* Leonardo, "Nada Mudou", dia 13 de julho, às 21h;* Oscar Filho, dia 14 de julho, às 21:30h;* Information Society - Tour Brazil 2012, dia

17 de julho, às 21h; Informações: 3315-0808 -www.diskingressos.com.br

Mega Festa de 9 anos do Thá na Cuca, dia 20,a partir das 21h, no Curitiba Master Hall (RuaItajubá, 143). Informações 3315-0808

TEATRO*Semo Polaco Non Semo Fraco, até 14 de ju-

lho, as sextas e sábados, às 20h; e Semo PolacoNon Semo Tanso - O Retorno pra Roça, até 15 dejulho, sextas e sábados, às 21:30h e domingos, às20h, no Teatro Barracão Encena, Rua Treze deMaio nº 160 / Centro. Informações: 3223-5517 /teatrobarracaoencena.com.br

* O Enigma, no Saguão do Serra Verde Ex-press - Estação Rodoferroviária (Av. PresidenteAfonso Camargo nº 330), dia 14 de julho, às 20h.Informações: 3223-5517 / 3888-3488

CADASTRO DE ARTISTAS - No Núcleo Regi-onal da Fundação Cultural de Curitiba. Informa-

Caça Palavras Estela Ignácio

Minicontos Manuel Nunes da Silva Neto

Em 11 de junho demos adeus a Coriolano Caldas Silveirada Mota. Ele faleceu nos braços de sua filha caçula. Andavacansado e fraco o seu coração. Desfaleceu e se despediu desta vida.A morte, por mais paradoxal que pareça, é parte da vida. Veraquele corpo inerte, sem sinais vitais, parecia inverossímil. Mas,assim jazia Coriolano, à espera da cremação e sepultamento. Osfilhos, de mãos dadas circundando o seu corpo, formavam a me-lhor imagem do que ele foi em vida: um catalisador, um paiaconchegando os filhos, suas dádivas, suas pérolas, suas apostas.Órfão de pai e mãe, ainda menor de idade, pesava sobre ele doisdestinos: o seu e de seu irmão com necessidades de atenção especial,José. Cresceu e se fez adulto rápido. Era preciso. Empenhou-senos estudos, tornou-se médico. Zeloso, por saber e guardar, seaprimorou em ciência, tornou-se um baú de memórias. Concur-sou para ingresso como mestre no curso de Medicina da Univer-sidade Federal do Paraná. Concursou também para atuar emsaúde pública, como servidor municipal em Curitiba. Contatoscom alunos e com a população enriqueceram sua propensão emacumular saberes, os da ciência e os da história da população.Conheceu muita gente, teve levas e levas de alunos. Sempre gostoudo requinte. Trajava-se com esmero, terno e gravata. Cavalheironos tratos conhecia cada local de comidas raras, apreciava umbom vinho, adorava sobremesas. Não deixava passar um eventode seus filhos e seus companheiros sem dar sua presença, enviarflores, atitudes de pessoa sabedora do bem cuidar e agradar. Outromister ainda acompanhava Coriolano, o de sua casa. Casou-secom Nara, com quem teve seis filhos - Rejane, Joaquim, Antônio,Tarquino, Judith e Regina. Criava a todos com esperança e pre-monição. Os queria preparados para seguir história com autono-mia. Além dos filhos, cuidava do irmão José, um com todos eles.A sina de Coriolano atirava-o em meandros imprevisíveis. Viu-se viúvo com o desaparecimento surpreendente de sua esposa.Agigantou-se diante dele o compromisso dos filhos e do irmão.Agora, catalisador e gerente de encargos pesados. Não arriou.Fez-se gigante, reuniu forças, aceitou apoios, repontou cada umdos filhos aos estudos, oferecendo-lhes oportunidades, propondo-lhes desafios, pronto para ajudá-los em tudo.

Adeus, Coriolano

AGENDA

Brian StivalNanci Kuhr – doceira, salgadeira e confeiteiraEncomendas: 3372-0371

Culinária

Bata 200g de margarina, 7 ovos (claras em

neve) e 1 xícara de açúcar. Junte 1 xícara de tri-

go, ½ xícara de maisena, ½ xícara de suco de

laranja, 1 colher de suco de limão e 1 colher de

sopa de royal.

Cobertura - 1 xícara de açúcar de confeiteiro,

4 colheres de sopa de suco de laranja. Coloque

sobre o bolo furado c/ garfo e ainda morno. Se

quiser, acrescente ½ xícara de frutas cristaliza-

das ou passas ou amêndoas torradas e picadas.

Amor em pedaço

Merecidamente, o Comitê do Patrimônio Cul-tural da Unesco, órgão responsável por definirmonumentos e sítios históricos como patrimônioda humanidade, acaba de reconhecer, a paisa-gem cultural do Rio de Janeiro como patrimônioda humanidade.

Na candidatura apresentada à Unesco, oIphan delimitou uma área que vai de Copacaba-

Favelas também integram

patrimônio da humanidade

ções: 3374-5018.AULAS DE CAPOEIRA - Na Capela Nossa

Senhora Perpetuo Socorro (Conjunto Saturno ),ministradas pelo instrutor Tomate, às terças equintas, das 19:30h as 21h. Informações:www.arteescrava.com.br

CAMPANHA - Doe Calor, da Prefeitura de Curi-tiba, de doações de roupas, calçados e cobertoresque serão destinadas a famílias carentes. A rela-ção dos postos de entrega está www.doecalor.com.br.Doações também pelo fone 156.

VIAGEM - Para Aparecida do Norte. Saída dia28 de setembro e retorno dia 30 de setembro. In-formações: 3272-7769 - 9674-6450 - 8837-0156.

CURSOSFORMAÇÃO MISSIONÁRIA PARA LEIGOS,

de agosto a dezembro, no Centro Cultural GuidoMaria Conforti (Xaverianos) - Rua Victório Vie-zzer nº 701/Vista Alegre, encontros aos terceirosdomingos, das 8h as 12h. Inscrições até 13 de agos-to pelos fones: 2105-6375 / 2105-6377 (COMIDI)

VIOLÃO, BATERIA E GUITARRA - Na IgrejaMetodista Weslyana - Rua Francisco Dallalibera,próximo ao Posto Ventania. Informações: 84040991/Eliel, 84772614/Taty ou 3677-8913/Felipe

CURSOS DE TEATRO - Aulas de interpretaçãopara todas as idades ( a partir de 4 anos), ministra-das por professores especializados, com aulas deimprovisação, interpretação, leitura dramática, téc-nicas vocal e corporal, e estudo de gêneros teatrais.Novas turmas de segunda a sábado, a partir de 28de julho, no Teatro Barracão EnCena - Rua Trezede Maio nº 160 / Centro -, fone 3223-5517 /www.teatrobarracaoencena.com.br:

na, na zona sul, ao extremo oeste de Niterói, en-globando o maciço da Tijuca. Nesta área estãoincluídos o Corcovado, o Pão de Açúcar, a Flores-ta da Tijuca, o Jardim Botânico, o Aterro do Fla-mengo e a totalidade da paisagem construída enatural desta região.

Apesar de não mencionadas especificamente,favelas cariocas históricas como a Santa Marta e a

Babilônia estão in-cluídas neste perí-metro, como partedo que o dossiê defi-ne como uma "com-plexa paisagem cul-tural produzida pelatroca entre diferen-tes culturas associ-adas a um sítio na-tural original".

"Mas TENHO MEDO do que é NOVO e tenho medo de VIVER o que não ENTENDO - quero

SEMPRE ter a GARANTIA de pelo MENOS estar PENSANDO que entendo, não sei me EN-

TREGAR à desorientação." Clarice Lispector

Page 24: Jornal Cidade Notícias 252

1ª quinzena de Julho 2012O jornal mais completo e lido nos bairros da região de Santa Felicidade

24®