jornal cidade itapevi_ed219

12
Agradecimentos especiais ao amigo Comerciante por acreditar e também patrocinar o nosso trabalho. Jorge dos Santos O JORNAL DE ITAPEVI E REGIÃO C IDADE N OTÍCIAS em Direção Jorge dos Santos Ano 7 - nº 219 www.cidadeitapevi.com ESPORTES BRASIL AUTOMÓVEIS REGIÃO Dra. Ruth enviará à Câmara projeto de lei de reajuste salarial aos servidores de Itapevi Aumento será de 13% e valerá a partir de 1º de abril, devendo os funcionários receber a partir de 1º de maio PÁG.3 PÁG.2 PÁG.12 PÁG.4 ESSA E OUTRAS DO ESPORTE NA PÁG.11 São Paulo x Corinthians será na Arena Barueri A partida teve de ser transferida pois o estádio são-paulino receberá o show do Iron Maiden ARTIGO Confira na PÁG.9 Eng. Raul dá dica importante ‘Os dez mandamen- tos para se com- prar um terreno’. Visita de Obama é oportunidade pa- ra países amplia- rem relações, afir- mam cientistas políticos A primeira visita do pre- sidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil é vista como uma oportunida- de para brasileiros e norte- americanos conversarem sobre negócios e ampliar as relações entre os dois país, segundo avaliação de espe- cialistas. Silvinho Peccioli co- memora o bom re- sultado do indica- dor de longevida- de do IPRS 2010 A cidade foi apontada como a segunda melhor no Índice de Longevidade, da Região Metropolitana de São Paulo, ficando atrás apenas de São Caetano do Sul. New Fiesta atin- ge a venda de 1 milhão de unida- des na Europa As vendas do New Fies- ta atingiram 1 milhão de unidades na Europa em janeiro, apenas 28 meses após o lançamento.

Upload: jornal-cidade-itapevi

Post on 14-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Notícias de Itapevi e Região

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Cidade Itapevi_ed219

Agradecimentosespeciais ao amigoComerciante poracreditar e tambémpatrocinar o nossotrabalho.

Jorge dos Santos

O JORNAL DE ITAPEVI E REGIÃOCIDADE NOTÍCIASem

DireçãoJorge dos SantosAno 7 - nº 219

www.cidadeitapevi.com

ESPORTESBRASIL

AUTOMÓVEIS

REGIÃO

Dra. Ruth enviará à Câmara projeto de leide reajuste salarial aos servidores de Itapevi Aumento será de 13% e valerá a partir de 1º de abril, devendo os funcionários receber a partir de 1º de maio PÁG.3

PÁG.2

PÁG.12

PÁG.4

ESSA E OUTRAS DO ESPORTE NA PÁG.11

São Paulo x Corinthians será na Arena BarueriA partida teve de ser transferida pois o estádio são-paulinoreceberá o show do Iron Maiden

ARTIGO

Confira na PÁG.9

Eng. Raul dá dica impor tante ‘Os dez mandamen-tos para se com-prar um terreno’.

Visita de Obama é oportunidade pa-ra países amplia-rem relações, afir-mam cientistas políticos

A primeira visita do pre-sidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil é vista como uma oportunida-de para brasileiros e norte-americanos conversarem sobre negócios e ampliar as relações entre os dois país, segundo avaliação de espe-cialistas.

Silvinho Peccioli co-memora o bom re-sultado do indica-dor de longevida-de do IPRS 2010

A cidade foi apontada como a segunda melhor no Índice de Longevidade, da Região Metropolitana de São Paulo, ficando atrás apenas de São Caetano do Sul.

New Fiesta atin-ge a venda de 1 milhão de unida-des na Europa

As vendas do New Fies-ta atingiram 1 milhão de unidades na Europa em janeiro, apenas 28 meses após o lançamento.

Page 2: Jornal Cidade Itapevi_ed219

EUA DE OLHO NO CRESCIMENTO BRASILEIRO

2 CIDADE NOTÍCIASememwww.cidadeitapevi.com

BRASIL 19 de Março de 2011

Diretor PresidenteJorge dos Santos

Diretora AdministrativaMaria L. Santos

Assist. DireçãoFlávio Resende

DiagramaçãoMárcia L. Santos

Título Registrado no Serviço de Registro de Pessoas Jurídicas da Comarca de Cotia sob o nº 047 - Livro B-02

EXPEDIENTE

Rua José Avelino da Costa, 151Jd. Rainha - Itapevi - SP

[email protected]

MAPLIS EditoraC.N.P.J: 74.507.872/0001-87

MAPLISEDITORA

O Jornal Cidade em Notícias é distribuído quinzenalmente e em Orgãos Públicos da região, Bancas de Jornais, terminal de ônibus e ferroviário de Itapevi, nas manhãs de sábado.

DISTRIBUIÇÃO

Matéria assinadas não representam necessariamente a opinião deste Jornal ou de seu Editor

Visita de Obama é oportunidade para paísesampliarem relações, afirmam cientistas políticos

A primeira visita do pre-sidente dos Estados Uni-dos, Barack Obama, ao Bra-sil é vista como uma opor-tunidade para brasileiros e nor te-americanos con-versarem sobre negócios e ampliar as relações entre os dois país, segundo ava-

liação de especialistas.Para os analistas, a pre-

sidenta Dilma Rousseff e sua equipe devem aprove-itar os encontros para ten-tar rever ter o déficit na balança com os Estados Unidos, em que o Brasil impor ta mais do que ven-

de. A questão energética parece ser um bom cami-nho a seguir. Segundo os especialistas, os nor te-americanos sinalizam inte-resse nas reservas de petróleo do pré-sal e na produção de biocombustí-veis. Além disso, os Esta-

dos Unidos veem o Brasil como um país seguro para ter negócios, diferente de nações do Oriente Médio que, com frequência, enfrentam conflitos, colo-cando em risco a ofer ta mundial de óleo combustí-vel.

“O Brasil é um país tran-quilo para fazer negócio. Os Estados Unidos têm interesse em se fixar como compradores de petróleo e nós como vendedores”, disse o professor de rela-ções internacionais da Uni-versidade Federal de São Paulo (Unifesp), Flávio de Oliveira.

A avaliação é que a vinda de Obama é apenas o início das conversas e que está longe de o governo nor te-americano abr ir mão de medidas protecio-nistas que hoje dificultam a entrada dos produtos brasileiros, como a retira-da dos subsídios ao etanol de milho ou das taxas impostas ao álcool brasi-leiro. Apesar da agenda de compromissos de Obama ter caráter econômico – estão marcados encontros com empresários em Bra-sília e no Rio de Janeiro -, não há previsão de fechar negócios ou anunciar a reti-rada de barreiras comerci-ais.

Um dos acordos que pode ser firmado é o Trata-do de Cooperação Econô-mica (Teca), aguardado pelo setor empresarial bra-sileiro, que prevê um meca-nismo bilateral, em nível ministerial, para discutir e solucionar entraves ao comércio e aos investi-mentos nos Estados Uni-dos e no Brasil.

“Não vamos pensar que a visita vai ser um passe de mágica para resolver nossos proble-mas com os Estados Uni-dos, principalmente na área comercial”, aler ta Antônio Pereira, professor de relações internacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente da Sociedade Brasileira de Direito Inter-

nacional.A inclusão do Brasil no

roteiro da primeira visita de Obama à América do Sul mostra que os americanos sabem a impor tância eco-nômica e estratégica do país na região. “O Brasil agora é cachorro grande. É cada vez mais impor tan-te no cenário internacio-nal”, afirmou o cientista político americano David Fleischer, da Universidade de Brasília (UnB). Ele des-taca o fato de a Colômbia, p r inc ipa l a l i ado su l -americano dos Estados Unidos, e a Argentina terem ficado de fora. Depo-is do Brasil, o presidente nor te-americano ainda passará pelo Chile e por El Salvador.

Com a visita, a presi-denta Dilma Roussef f pode ampliar o relaciona-mento com o governo Oba-ma, afetado nos últimos dois anos por posições d i vergentes adotadas pelos dois países em rela-ção a temas internaciona-is, entre eles o programa nuclear do Irã.

Na opinião da maioria dos especialistas, Dilma Rousseff tem dado sinais de que pretende mudar a política externa e de defe-sa dos direitos humanos, o que pode facilitar o diálo-g o c o m o s n o r t e -americanos. “O governo Dilma está acenando em recolocar a relação com os Estados Unidos em pau-ta”, disse Antônio Pereira.

Nessa qu in ta- fe i r a (17), o ministro das Rela-ções Exteriores, Antonio Patriota, afirmou que o Bra-sil quer estabelecer um novo patamar no relacio-namento entre os dois paí-ses - uma relação de igual para igual, sem confronta-ção.

Page 3: Jornal Cidade Itapevi_ed219

ITAPEVI

3CIDADE NOTÍCIASememwww.cidadeitapevi.com

ITAPEVI 19 de Março de 2011

Jaci Tadeu comemora resultado

Dra. Ruth enviará à Câmara projeto de leide reajuste salarial aos servidores de Itapevi Aumento será de 13% e valerá a partir de 1º de abril, devendo os funcionários receber a partir de 1º de maio

Os cerca de 3,9 mil pro-fissionais que compõem o quadro de funcionários públicos da Prefeitura de Itapevi deverão receber, a partir de 1º de maio, um aumento de 13% sobre seus vencimentos, que esta-rá valendo a partir de 1º de abril. É o que anunciaram, nessa sexta-feira (18), a prefeita Dra. Ruth Banhol-zer e o vice-prefeito Jaci Tadeu.

O projeto de Lei que con-cede o aumento aos funcio-nários públicos municipais já está sendo elaborado pela administração munici-pal e será encaminhado para aprovação na Câmara Municipal nos próximos dias.

“Este reajuste repre-senta o compromisso que temos com a valorização do trabalho dos funcionários municipais. Afinal, somos todos servidores da popu-lação de Itapevi e o grande desenvolvimento de nossa cidade também é conse-quência do trabalho e da dedicação desses profissi-onais”, afirmou Dra. Ruth.

A porcentagem do aumento foi definida após meses de estudos e visa não prejudicar a saúde financeira do município, com base na Lei de Respon-sabilidade Fiscal. Além dis-

so, a medida vem ao encon-tro da política de valoriza-ção do quadro de funcioná-rios, desenvolvida por Dra. Ruth desde o início de seu primeiro mandato.

Segundo o secretário de Administração, Rober to Camal Rachid, o reajuste também incidirá sobre bene-fícios previstos em lei, como o 13º salário, férias, licença-prêmio e adicional de periculosidade concedi-do a guardas municipais. “Este é o terceiro aumento salarial concedido por Dra. Ruth em pouco mais de seis anos à frente do Executivo. O primeiro reajuste, na ordem de 17%, foi concedi-do em fevereiro de 2007, e o segundo, 6%, em janeiro do ano passado”, destacou Camal.

“Com esse novo aumen-to, estaremos totalizando mais de 40% de aumento sobre os salários de 2005, sendo que a inflação calcu-lada pela variação do IPCA para o mesmo período foi de 35,67%. Ou seja, recom-pomos todas as perdas do poder de compra ocasiona-das pela inflação dos últi-mos seis anos e ainda con-cedemos um aumento real superior a 5%. Isso é mais dinheiro no bolso do servi-dor público”, comentou o vice-prefeito Jaci Tadeu.

Prefeitura anuncia entrega de uniformes escolaresa estudantes da Rede Municipal no mês de abril

“Os uniformes escolares para alunos da Educação Infantil e do Ensino Funda-mental serão entregues em abril”, anunciou o vice-prefeito de Itapevi, Jaci Tadeu da Silva, nesta quinta-feira (03), durante entrega oficial de kits de materiais escolares a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do CEMEB Governador André Franco Montoro, na Vila Dr. Cardoso.

De acordo com o vice-prefeito, a aquisição dos uni-formes faz justiça a toda

comunidade itapeviense, que merece uma educação de cada vez mais qualidade. “Construímos, reformamos e ampliamos escolas, contrata-mos e qualificamos professo-res e, com a aquisição de materiais e uniformes, ofere-cemos uma educação digna de nossa população”, comen-tou Jaci Tadeu.

Desde o início das aulas, em fevereiro, foram distribuí-dos kits de materiais escola-res contendo mochila, estojo, cadernos, canetas, entre outros itens, aos cerca de 27

mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Itapevi. “Com a distribuição de materiais esco-lares aos alunos, feita pela administração da prefeita Dra. Ruth Banholzer, os pais pas-sam a contar com uma econo-mia significativa em suas des-pesas no início do ano letivo”, afirmou o secretário de Edu-cação e Cultura, prof. Edgard José Fiusa, que acompanhou a entrega dos materiais.

A entrega dos kits de materiais nesta quinta-feira marcou o início do ano letivo para os alunos da EJA na uni-

dade. “Entregar a vocês estes kits de materiais me enche de orgulho. Quero dizer a vocês, estudantes da Educação de Jovens e Adultos: não parem de estudar e continuem nesta árdua batalha”, disse Jaci Tadeu. Segundo o vice-prefeito, responsável também pela pasta de Desenvolvimen-to Urbano da Prefeitura de Itapevi, dezenas de empresas estão se instalando na cidade, absorvendo a mão-de-obra local que, em função disto, precisa ser cada vez mais qua-lificada.

Atividades contra a dengue acontecem no CEMEB Franco Montoro

Com ações que buscam a conscientização e o incentivo ao combate do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue, a Prefeitura de Itapevi, por meio do traba-lho em conjunto entre as Secretaria de Higiene e Saúde e Educação e Cultura, nesta semana, de 14 e 18, no CEMEB Governador André Fran-co Montoro, uma semana repleta de atividades voltadas aos cuidados necessários para se prevenir a doença.Cerca de 800 crianças e jovens do ensi-no fundamental ciclo II – do 5º ao 9º ano, aprenderam com profissionais do departamen-to da Divisão Técnica de Vigi-lância Epidemiológica cuida-dos básicos na prevenção de criadouros do inseto.

Page 4: Jornal Cidade Itapevi_ed219

4 CIDADE NOTÍCIASememwww.cidadeitapevi.com

REGIÃO

SANTANA DE PARNAIBAARAÇARIGUAMA

19 de Março de 2011

Silvinho Peccioli comemora obom resultado do indicador delongevidade do IPRS 2010

A cidade foi apontada como a segunda melhor no Índice de Longevidade, da Região Metropolitana de São Paulo, ficando atrás ape-nas de São Caetano do Sul. Divulgado no dia 23/02, o Índice Paulista de Respon-sabilidade Social 2010 ava-lia a qualidade de vida das 645 cidades do Estado de São Paulo. A pesquisa, enco-mendada pela Fundação Seade e pelo Instituto do Legislativo Paulista, está em sua quinta edição e é realizada a cada dois anos. Os resultados obtidos refe-rem-se ao ano de 2008. O estudo traça o perfil das cidades do Estado de São Paulo para conhecer a reali-dade de cada uma delas. Com o IPRS, que é uma fer-ramenta de auxílio às admi-nistrações municipais, é pos-sível identificar pontos for-tes e problemas, confron-tando-se com cidades seme-lhantes e adotando práticas bem-sucedidas de municípi-os bem posicionados.Dentre as variáveis avalia-das, o município obteve des-taque nos indicadores de longevidade e de riqueza. No índice de longevidade, a Fundação Seade levou em conta quatro faixas etárias: mortalidade perinatal (du-rante a gestação); infantil, adultos (entre 15 e 39 anos); e pessoas com mais de 60 anos de idade. A par-tir desses dados, é realiza-do um cálculo e atribuída uma nota – numa escala de 0 a 100 – para cada municí-pio. No caso de Santana de Parnaíba, ela atingiu 77 pon-tos, a melhor classificação

da Região Oeste e a segun-da da Região Metropolitana de São Paulo, atrás de São Caetano de Sul. Na edição anterior, divulgada em 2008, o município também tinha ficado na segunda colocação da Região Metro-politana, com uma pontua-ção de 76 pontos.

E não é por acaso que Santana de Parnaíba é apon-tada como a segunda cidade com o melhor indicador de longevidade. De acordo com o Prefeito Silvinho Pec-cioli, no município, são rea-lizados, constantemente, diversos investimentos em

todas as áreas, que acabam refletindo no desenvolvi-mento humano da popula-ção. “Qualidade de vida é um fator fundamental. Em nossa cidade, temos desen-volvido, nesses 14 anos de administração, programas para o munícipe em todas as fases de sua vida. O resulta-do é uma população partici-pativa e interessada, fato que reflete diretamente no bem-estar do morador”, comentou.

Um bom exemplo que comprova a posição no ran-king do indicador de longe-vidade é o trabalho desen-

volvido na cidade com as pessoas que já passaram dos 47 anos. Elas podem freqüentar o Centro de Con-vivência da Terceira Idade, onde recebem acompanha-mento médico e psicológico e participam, diariamente, de diversas atividades esportivas, culturais e de lazer. Atualmente, o local conta com mais de 300 inte-grantes.

Além do Centro de Con-vivência, a população da terceira idade conta com os serviços oferecidos pela Rede de Proteção ao Idoso. Coordenado pela Secretaria

Municipal de Assistência Social, o programa é desen-volvido no município em par-ceria com outras secretarias e visa dar total atenção às pessoas dessa faixa etária. Um dos trabalhos realiza-dos é a visita aos idosos que necessitam de ajuda. Uma equipe vai à casa deste morador para constatar qual é o problema e ajudá-lo no que for necessário. Durante as visitas, dependendo da necessidade, a equipe apro-veita para entregar alimen-tação, medicamentos e, mui-tas vezes, cuidar da higiene do local, para que o idoso tenha totais condições para se recuperar. Quando a saúde do munícipe está muito debilitada, ele é enca-minhado à rede de saúde.Já com relação ao índice de Riqueza Municipal, Santana de Parnaíba foi apontada com o segundo melhor indi-cador da Região Metropoli-tana e quarto do Estado de São Paulo, obtendo 74 pon-tos, nos mesmos moldes de avaliação da escala de 0 a 100. Para compor o índice, a fundação Seade conside-rou o consumo de energia elétrica residencial, na agri-cultura, no comércio e nos serviços, a remuneração média dos empregados com carteira assinada e do setor público e, por fim, o valor adicionado fiscal per capita.O IPRS ainda avalia outro indicador que é a escolari-dade. Desde a primeira edi-ção do estudo, com dados referentes a 2000, Santana de Parnaíba tem melhorado consideravelmente sua pon-tuação neste índice.

Prefeito atribui bons resultado aos investimentos realizados no município

SOS Mata

Atlântica faz

palestra em

Araçariguama

Na segunda-feira (14), a Prefeitura de Araçarigua-ma, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria de Educação, promoveram uma palestra sobre o Proje-to por dentro do Tietê, que está em exposição no Par-que da Mina – Museu. A ati-vidade foi ministrada para 200 crianças de 8º série, pelo geógrafo e ativista Vini-cius Damazio, que conta com mais de 10 anos de lutas por causas ambienta-is.

O palestrante expos o papel da instituição que luta para conservação da Mata Atlântica a 25 anos, este bioma esta presente em 17 Estados brasileiros e ocupa todo o litoral do sul ao nordeste. Apresentou às razões da devastação da Mata, que foi iniciada desde a colonização, passando por vários ciclos econômi-cos cana de açúcar, ouro, pecuária e urbanização. Atu-almente só existem 5% do território preservado da Mata Atlântica, que é o bioma com maior biodiver-sidade do mundo, contendo 20 mil espécies endêmicas.

Paralelamente o Rio Tietê foi discutido, já que todo o desenrolar da devas-tação da Mata Atlântica trou-xe danos ao Rio.

Page 5: Jornal Cidade Itapevi_ed219

5CIDADE NOTÍCIASememwww.cidadeitapevi.com

REGIÃO 19 de Março de 2011

BARUERI CARAPICUÍBA

OSASCO

Furlan pretende transformarBarueri em cidade modelo ambiental

Barueri deve, daqui a alguns poucos anos, trans-formar-se em cidade mode-lo ambiental. Essa é a expectativa do prefeito Rubens Furlan, que na quar-ta-feira, 16, conheceu e aprovou os novos projetos da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente para o município, em reu-nião com o secretário Marco Antonio de Oliveira (Bidu) e representantes da empresa Proactiva.

“Os projetos são ideali-zados com o propósito de atender ao desenvolvimen-to de uma política ambiental mais abrangente para a questão do meio ambiente, no município, conforme determina o programa de governo do prefeito Rubens Furlan”, explicou o secretá-

rio.O prefeito Furlan fez

questão de enfatizar a importância desses proje-tos para o município de Baru-eri e a necessidade de colo-

cá-los em prática o mais breve possível para atender melhor ao munícipe. “Essa urgência é fundamental para tornar o município mais funcional no que se diz

respeito à sustentabilidade, fazendo com que, ao mesmo tempo, a nossa população tenha uma cida-de agradável para se viver,” concluiu o prefeito.

Furlan reunido com o secretário Bidu e representantes da Proactiva

Emidio se reune com ministros em BrasíliaO prefeito de Osasco, Emi-

dio de Souza, esteve em Bra-sília nesta terça-feira, dia 15 de março, acompanhado do deputado federal João Paulo Cunha, para participar de audiências com ministros.

Um dos encontros foi com o ministro da Saúde, Ale-xandre Padilha, no qual Emi-dio e João Paulo trataram de assuntos relativos à constru-ção das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24 horas na cidade e ainda da construção de novas UBSs

(Unidades Básicas de Saú-de), projetos que contam com recursos do governo federal.

Atualmente, estão em andamento as obras da UPAs da Vila Menk e do Jardim Con-ceição. Além disso, Osasco teve aprovados projetos, para recebimento de recur-sos federais, prevendo a construção de mais uma UPA, na região central, e de prédi-os para 7 unidades básicas de saúde, que hoje funcio-nam em imóveis alugados.

“Aproveitamos também para conhecer novos projetos na área, que podem ser trazidos para Osasco”, explicou o pre-feito.

Eles também se reuniram com a ministra do Planeja-mento, Miriam Belchior, tendo como pauta trâmites de libe-ração de recursos para obras, já em andamento, com financiamentos do PAC (Pla-no de Aceleração do Cresci-mento), que estão viabilizan-do o maior projeto habitacio-nal da história do Brasil.

Prefeito Sergio Ribeiro fazvistoria em obras da cidade

Na última terça-feira (15), o prefeito Sergio Ribeiro e seu secretariado percorreram toda a cida-de para verificar o anda-mento de obras em exe-cução. A vistoria iniciou-se no Parque da Lagoa, passou pelo Cadaval, INAC, Campo do 15, Rio Cotia, pela EMEF Edegar Simões, e terminou na obra de construção da Cre-che e UBS, na Vila Helena.

Obra de compensação ambiental executada pelo Governo do Estado, o Par-que da Lagoa, disporá de quadras de tênis, quadras poliesportivas, pista de skate, anfiteatro, entre outros equipamentos. O Parque está sendo conce-bido para atender princi-palmente crianças e ido-

sos. Na foz do Córrego do

Cadaval, Sergio Ribeiro verificou os trabalhos, apontou as mudanças a serem realizadas no local. Para minorar o flagelo das enchentes, constantes em épocas de chuva, o trecho final do córrego está sendo seu curso modificado. No INAC, foram vistoriados os arma-zéns construídos, e a cons-trução de uma cabine pri-mária, para a entrada de energia elétrica no com-plexo.

O prefeito e a comitiva também estiveram no Campo do 15. Lá pude-ram verificar o resultado da reforma executada recentemente nos vestiá-rios.

Page 6: Jornal Cidade Itapevi_ed219
Page 7: Jornal Cidade Itapevi_ed219
Page 8: Jornal Cidade Itapevi_ed219

8 CIDADE NOTÍCIASememwww.cidadeitapevi.com

VARIEDADES

Outono´s José Antonio Sespedeswww.ocultural.com

www.outonos.com.br

A oposição entre Lua e Marte põe em conflito sua razão e suas emoções, revelando um desequilíbrio que preju-dica a maneira como você trata das tarefas práticas. Não é uma boa ideia decidir com a cabeça quente. Reflita bastante.

Seus relacionamentos pessoais pas-sam por um momento delicado, no qual comportamentos opressores causam constrangimentos. A ligação entre Lua e Marte revela que suas reações podem ser intensas, potencializando os conflitos.

Virgem 23/08 a 22/09

Leão22/07 a 22/08

Pare de postergar os problemas sob o risco de prejudicar sua saúde. A tensão entre Lua e Marte lhe aconselha a enfrentar as adversidades de modo maduro e objetivo, sem se abalar com as dificuldades. Aja com determinação e não tenha medo.

Escorpião23/10 a 21/11

Hoje você terá dificuldades em lidar com os humores alheios, já que você está vulnerável a ser afetado pela carga negativa dos outros. A tensão entre Lua e Marte indica que é melhor evitar atividades sociais. Opte por locais mais reservados.

Libra23/09 a 22/10

Sagitário22/11 a 21/12

A grande quantidade de tarefas profis-sionais e familiares pode lhe deixar estressado hoje. A ligação tensa entre Lua e Marte aumenta sua sensibilidade diante de cobranças e do tempo limita-do para solucionar esses assuntos. Organize-se!

Capricórnio22/12 a 20/01

Diferenças ideológicas podem ser motivo de fortes discussões hoje, pois a Lua se opõe a Marte entre suas casas nove e três. Seja bem cauteloso ao expressar seus pensamentos, usando sua diplomacia mesmo diante de pro-vocações.

Aquário21/01 a 19/02

A Lua está oposta a Marte entre suas casas oito e dois, fazendo com que seja difícil tratar de assuntos materiais ou financeiros. Controle seus impul-sos consumistas, evitando especular com seu dinheiro. Não é hora de se arriscar.

Peixes20/02 a 20/03

Seus relacionamentos pessoais pas-sam por um momento de desarmonia que pode causar atritos e abalar seu lado emocional. A tensão entre Lua e Marte lhe aconselha a se recolher para estabilizar suas emoções. Forçar a convivência será pior.

Horóscopo

Áries21/03 a 20/04

Momento de prestar atenção redobra-da com sua saúde, que pode ser debili-tada por hábitos incorretos que você tem adquirido ultimamente. A oposi-ção entre Lua e Marte lhe aconselha a recolher-se e adotar uma alimentação leve.

Touro21/04 a 20/05

Lua e Mar te opostos tencionam seu setor de amizades e o de prazeres, indicando um choque de interesses que pode provocar um transborda-mento emocional impor tante. O momento pede introspecção, evite muita atividade social.

Gêmeos 21/05 a 20/06

Hoje é preciso organizar-se e pla-nejar-se adequadamente para não prejudicar sua produtividade no trabalho. A oposição entre Lua e Mar te lhe aconselha a não se deixar abater pelas adversidades, refor-çando sua confiança em si mesmo.

Câncer21/06 a 21/07

Guarde suas opiniões para si mesmo hoje. A tensão entre Lua e Marte revela que sua autoconfiança pode ser abala-da por desentendimentos com outras pessoas. Amadureça suas ideias e expresse-as apenas em momento oportuno.

19 de Março de 2011

Como lidar com a ansiedadeNos casos de ansiedade

há um divisor entre a nor-malidade e a patologia. Sen-tir a adrenalina antes de um evento ou qualquer outra situação que nos coloque em evidência testando nos-sas habilidades é normal, do contrário, seríamos frios e indiferentes, por outro lado, se estressar aleatoria-mente perdendo o controle, é sinal que algo está erra-do. Quando a rotina é que-brada por uma nova situa-ção, boa ou ruim, o nervo-sismo envolve o sujeito e tira-lhe a concentração. A entrevista de emprego tão esperada ou o início de um relacionamento, dentre outros casos, correm o risco de naufragarem se a agitação se apoderar da

pessoa. A ansiedade é um mal que afeta a maioria dos mor tais, uns com mais intensidade do que outros, contudo uma coisa é certa, grandes chances foram per-didas devido à instabilida-de emocional. O friozinho na barriga, transpiração e mãos frias, são alguns dos indícios da perda da natura-lidade. Na medida em que o momento se aproxima a ten-são atinge o ápice. Tem-se a impressão que o espírito e o cérebro se desconectam do corpo, provocando o apa-gão psicológico. Há tam-bém, a ansiedade sem causa aparente, que dificul-ta as funções vitais do orga-nismo, o sono, o apetite e o processo digestivo, ficam comprometidos diante da

intranqüilidade que alterna períodos de euforia e depressão. O uso de medi-camentos, quando neces-sários, deve ser administra-do por profissionais da área de saúde, pois a automedi-cação pode piorar as coi-sas. Para os que buscam a solução por meios naturais e, portanto dispensam os remédios, aprender a lidar com a ansiedade é determi-nante para o reequilíbrio psicológico. Partindo do princípio de que todo sinto-ma revela uma causa, voltar a atenção para os porquês é o caminho a ser seguido. A insegurança, desilusões e experiências negativas anteriores, se alojam na memória e emergem num dado momento desencade-

ando o desejo incontrolável e o medo irracional, que são os geradores da ansie-dade, a impaciência e o desânimo se instalam na mente do indivíduo num círculo vicioso. É preciso atuar em todas as dimesões do ser. Corpo - alimentação, a mais natural possível, exercícios físicos e hábitos saudáveis. Mente - autoa-nálise, atitudes que influ-enciam positivamente o jeito de pensar e agir, conhecer a si mesmo. Mundo que o cerca - pesso-as e situações negativas de convívio, fatores externos que influenciam o emocio-nal. Espírito - busca de Deus, transcendência da alma, independente de crenças ou religiões.

Analista de LogísticaMasculino, 25 a 45 anos, Superior. Incompleto, local de trabalho Ita-pevi, c/ experiência

Auxiliar de Almoxarifado22 a 45 anos, 1º grau completo, local de trabalho Zona Oeste, expe-riência mínima de 6 meses em CTPS

Inspetor de QualidadeMasculino, 20 a 40 anos, 2º grau completo, local de trabalho Itape-vi, c/ experiência e curso de dimensional

Monitor InfantilMasculino, 25 a 40 anos, 1° grau completo, local de trabalho Itape-vi, c/ experiência

Monitor Infantil25 a 35 anos, cursando Superior (Letras, Pedagogia etc.), local de trabalho Itapevi, c/ experiência

Operador de EmpilhadeiraMasculino, 25 a 45 anos, 2º grau completo, local de trabalho Itape-vi, experiência mínima de 6 meses em CTPS

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo 18 a 55 anos, 2º grau completo, local de trabalho Barueri, c/ ou sem expe-riência, conhecimentos em informática

Serralheiro IndustrialMasculino, 28 a 45 anos, 1º grau Incompleto, local de trabalho Ita-pevi, c/ experiência

VAGAS DE EMPREGO PAT ITAPEVI

Para utilizar os serviços, o munícipe deve comparecer à Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Social portando a Carteira de Trabalho, RG e CPF. O Posto está localizado na Avenida Presidente Vargas, 88, Centro. O atendimento ao público acontece de segunda à sexta-feira, das 07h às 16h, e o telefone para contato é o 4143-8888.

Page 9: Jornal Cidade Itapevi_ed219

9CIDADE NOTÍCIASememwww.cidadeitapevi.com

DICA DE CONSTRUÇÃO 19 de Março de 2011

Os dez mandamentospara se comprar um terreno

Você leitor já deve ter tido problemas rela-cionados a este assun-to, mas se servir de con-solo, você não é o úni-co. Muitas pessoas que

procuram meus servi-ços de projeto desco-nhecem acerca desta documentação. Foi pen-sando nestas pessoas que resolvi prestar este

serviço de utilidade pública. Abaixo relaci-onados estão algumas dicas acerca dos cuida-dos que devemos tomar ao adquirir um terreno.

COLUNA DO ENG. [email protected]

Certifique-se da aprovação de Deus em todos os seus negócios. Com isso, será impossível lesar alguém. Se você o fizer ou caso seja lesado, existirá sempre uma justificativa, pois os seus planos são diferentes dos nossos.

Certifique-se de que o terreno está registrado no Oficial Registro de Imó-veis (Cartório de imóveis). Não basta apenas uma simples escritura de compra e venda apresentada pelo vendedor, muito menos um simples con-trato particular, ainda que este esteja devidamente assinada e suas assi-naturas reconhecidas por um Cartório Civil ou de Notas.

Verifique se o imóvel está em nome da pessoa que está vendendo, pois somente poderá ser transferido para o comprador através do titular pos-suidor. Este poderá ser verificado na própria matrícula, nas fichas que são ali inseridas, geralmente nas últimas anotações.

Verifique no próprio cartório, se não há hipoteca do imóvel, estas também são registradas na própria matrícula.

Verifique se o imóvel não possui dívidas ativas junto aos órgãos públicos, neste caso recomenda-se que seja emitida uma CND (certidão negativa de débitos) que deverá ser assinada por um funcionário público competente (Secretário da Receita ou seu imediato). Recomenda-se guardar este documento, bem como os comprovantes de pagamento de impostos por cinco anos, eu diria que até mais tempo, pois “prudência e canja de gali-nha não faz mal a ninguém”.

Certifique-se de que as medidas do terreno estão iguais às medidas cons-tantes da matrícula, caso contrário deverá ser feita uma retificação admi-nistrativa, este processo pode ser moroso e oneroso.

Certifique-se de que o imóvel não está ocupado (invadido), pois da mesma forma que na situação anterior, uma reintegração de posse poderá ser complicada.

Verifique se no terreno não há nascentes, pois em caso de construção, a Lei Federal determina que seja mantida distância de um raio de 50 metros do ponto do olho d'água. Verifique também se no terreno não há cursos d'água natural (fios d'água ou córregos), neste caso, ao longo destes deve-se manter um distanciamento de 30 metros em ambas as mar-gens,(dependendo do caso a distancia poderá mudar) local este que não poderá ser ocupado, nem pavimentado. Deve se verificar também se o ter-reno faz divisa com alguma rodovia, neste caso as construções deverão atender aos recuos determinados pelo DER.

Verificar se o vendedor não está com nenhuma ação judicial, principal-mente trabalhista, pois neste caso o juiz poderá penhorar o imóvel, ainda que este esteja já transferido para o seu nome.

Antes de bater o martelo, consultar na prefeitura o zoneamento do local, afim de verificar se o imóvel atenderá as suas necessidades, aconselho também consultar sempre um advogado, pois poderão apresentar situa-ções de heranças, inventários e outras restrições que poderão inviabilizar o seu negócio, ou deixar claras as situações para uma real negociação.

As prefeituras não são responsáveis pelos atos ilegais de loteadores desonestos. Muitos loteamentos e parcelamentos de solo em nossas cida-des foram executados de forma clandestina e irregular, á mercê das auto-ridades, portanto é incorreto cobrar das atuais administrações estas irre-gularidades. O que pode e deve ser feito é cobrar destas autoridades que investiguem estas irregularidades e que penalize os seus responsáveis. Atualmente a legislação e sua fiscalização estão muito atuantes neste sen-tido, coibindo estas irregularidades.

10º

Se você for cristão, o primeiro mandamento é crucial para um bom negócio e ele poderá até ignorar os demais mandamentos abaixo.

Page 10: Jornal Cidade Itapevi_ed219

10CIDADE NOTÍCIASememwww.cidadeitapevi.com

ESPORTES

ESPORTE DE RESULTADOS VÓLEI DE OSASCO EM ALTA

19 de Março de 2011

O atletismo baruerien-se segue mesmo em alta. No último final de semana, vários atletas tiveram des-taque em competições importantes em São Paulo, São Caetano do Sul e Cam-pinas.

No II Festival de Veloci-dade, Saltos, Meio-Fundo e Fundo, evento realizado na pista de Atletismo Adhemar Ferreira da Silva, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo, mais uma vez a barueriense Jenifer do Nascimento Silva demonstrou a grande fase que atravessa ao conquis-tar a primeira colocação nos 1.500m rasos adulto feminino, com o tempo 4'36”47.

Nos 800m rasos adulto masculino, Anderson Teles da Silva, com o tempo de 1'51”65, garantiu a segun-da colocação, enquanto Daniel Oliveira Souza, foi o sexto colocado.

Nos 800m rasos adulto feminino, Lais Priscilla da Silva Pereira ficou com o 3º lugar, com o tempo de 2'24”47, e Nikoly Marques P i t anga te r m inou na

segunda colocação nos 400m com barreira adulto feminino, com o tempo de 1'10”30.

Adriana Jussara Dutra Alves, foi 4º lugar, nos 5.000m rasos adulto femi-nino, com 19'22”16 e Wel-lington Bezerra da Silva 8º lugar, 5.000m rasos adulto masculino, com 15'08”97.

Também no II Campeo-nato FPA de Lançamento e Arremessos, o Atletismo barueriense conquistou excelentes resultados.

Davidson Henrique de Souza garantiu a primeira colocação no arremesso de peso juvenil masculino, com a marca de 14,65m e no lançamento do disco juvenil masculino, com 44,28m. Já Daniel Lucas da Silva foi quinto colocado no arremesso do peso menor masculino, com 13,12m.

No feminino, segunda colocação para Bruna Luana Nascimento Piloto, no arremesso do peso adul-to feminino, com 12,44m.

FPA de Lançamentoe Arremessos

Equipe de atletismo de Barueri é desta-que em campeona-tos estaduais

Osasco vence terminaem 2º e maior clássiconão valerá “nada”

O maior clássico do vole-ibol feminino é entre Unile-ver e Sollys/Osasco. Mas nesta primeira fase da Supe r l i g a , o P i nhe i-ros/Mackenzie roubou a cena e ofuscou o atual cam-peão. O time paulistano vol-tou a endurecer a partida contra as cariocas, mas aca-bou derrotado de novo na noite desta quinta-feira por 3 a 2 (20-25, 25-20, 25-21, 23-25 e 15-10). Com o resultado, as comandadas de Bernardinho asseguram a liderança antecipada e o duelo contra o maior rival perde em importância.

Caso a Unilever saísse derrotada do clássico con-tra o Pinheiros, em São Pau-

lo, faria duelo direto pela liderança com o Osasco na última rodada, marcada para sábado. No entanto, a equipe carioca fez sua parte diante do adversário que mais deu trabalho às comandadas de Bernardi-nho.

À exceção de Macaé Sports e Vôlei Futuro – úni-cas equipes que venceram a Unilever –, o Pinheiros ame-açou as líderes nos dois con-frontos. No primeiro turno, o time paulista foi o primei-ro a vencer dois sets do então invicto clube carioca. Agora, novamente voltou a incomodar, mas com repeti-ção do desfecho: triunfo do Rio de Janeiro.

Reprodução Reprodução

Page 11: Jornal Cidade Itapevi_ed219

11CIDADE NOTÍCIASememwww.cidadeitapevi.com

ESPORTES

CLÁSSICO NA ARENA MAGO É DESFALQUE

FIM DA POLÊMICA NO VERDÃO PEIXE COM DESFALQUES

19 de Março de 2011

São Paulo x Corinthians será na Arena Barueri

A Federação Paulista de Futebol (FPF) confirmou nesta quinta-feira a mudança do clás-sico entre São Paulo x Corinthi-ans, dia 27 de março, para a Arena Barueri, às 16h. Inicial-mente marcado para o Morumbi, a partida teve de ser transferida pois o estádio são-paulino receberá o show do Iron Maiden.

A mudança já estava pre-vista, já que o show acontecerá no dia 26. Na atual temporada, o Tricolor fez um jogo em Baru-eri. No dia 30 de janeiro, a equipe perdeu para o Santos por 2 a 0, também pelo Cam-peonato Paulista. Líder do Esta-dual, o São Paulo está invicto há sete partidas - seis vitórias e um empate. Além disso, não sofre gols há três jogos.

Para a rodada de domin-go, 20, o técnico Paulo César Carpegiani comandou um trei-no tático na sexta-feira, 18, pela manhã, no CT da Barra Funda. Com três gols, o comandante são-paulino repe-tiu a formação esperada e o São Paulo está praticamente definido para o jogo contra o Grêmio Prudente, fora de casa.

Kleber comemora gols, critica gramadoe encerra polêmica com técnico Felipão

O atacante Kleber con-cedeu entrevista ainda no gramado do estádio Ubera-bão e comemorou o reen-contro com as redes. Ele fez dois na vitória de 4x0 sobre o Uberaba, chegou a oito na temporada e falou sobre a classificação antecipada para a próxima fase da Copa do Brasil.

"Apesar do Uberaba não viver um bom momento, nosso time foi muito bem. Jogamos encurralando o adversário desde o início e construímos o placar. É sem-pre bom vencer assim, ainda mais porque garanti-mos vaga para a próxima fase. Teremos uma semana de descanso lá na frente e isso vai fazer a diferença", analisou o Gladiador, que não perdoou as más condi-ções do Uberabão.

"É um absurdo jogar

assim. Durante a tarde, a gente assistiu a Liga dos Campeões, campo bonito, tudo organizado. Às vezes a gente fica se perguntando se vale a pena mesmo voltar a jogar no Brasil. Se o campo estivesse melhor, com certeza sairiam mais gols.

« N ã o t e m r a n c o r nenhum. Vamos colocar o Palmeiras acima de qual-quer coisa. Ele é ídolo aqui, eu estou construindo minha imagem, e juntos queremos dar títulos ao clube, fazer uma nova história. O jeito do Felipão é esse, ele cobra mesmo, quer o melhor dos jogadores. Mesmo com 4x0, ele continuou exigindo muito da equipe. Ele tam-bém pediu desculpas e meu carinho e respeito por ele continuarão sempre os mes-mos."

O técnico do Santos FC, M a r c e l o M a r t e l o t t e , ganhou mais três desfal-ques para a partida contra o Bragantino, neste sábado (19), no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Pau-lista, pela 14ª rodada do Paulistão. O principal pro-blema está na lateral esquerda, com as ausênci-as de Léo e Alex Sandro. Outro desfalque será o ata-cante Diogo.

Léo está com o pé direi-to inchado por conta de um pisão sofrido ainda no pri-meiro tempo do jogo contra o Colo Colo-CHI, na quarta-feira (16), no Chile. Além disso, o lateral tem suspei-ta de sinusite. Já Alex San-dro sofreu uma entorse em um dos ligamentos do joe-lho direito, no treino do sábado passado (12), e já não participou do confron-

to contra os chilenos. Assim, Pará figura como provável opção para a late-ral esquerda.

“O Alex Sandro foi sub-metido a um exame de res-sonância magnética que indicou um estiramento do ligamento colateral lateral do joelho direito. Ele está em tratamento fisioterápi-co e o tempo de recupera-ção previsto é de 10 a 14 dias, desde a data da lesão”, explicou o médico do Santos FC, Maurício Zenaide.

“Já o Diogo sente uma lombalgia e também passa-rá por uma ressonância magnética, em caráter pre-ventivo. Por isso, também não atuará contra o Bragan-tino”, completou o médico que está na concentração da delegação santista, em Atibaia (interior paulista).

Alex Sandro, Diogo e Léodesfalcam Santos FC contrao Bragantino

Reprodução

Reprodução Reprodução

Segundo Felipão, Valdi-via já não atuaria de qual-quer forma no duelo no ABC por sentir dores na coxa, e foi liberado para que os médicos da seleção chilena avaliassem o grau da contu-são.

"Ele já não atuaria neste domingo (contra o São Cae-tano) e possivelmente fica-ria de fora na partida do meio de semana (diante do Linense). Nós resolvemos liberá-lo antes para que os médicos do Chile o avaliem e vejam se ele poderá atuar os amistosos ou não", expli-cou o técnico para o site ofi-cial.

Os médicos da seleção chilena irão avaliar a gravi-dade da lesão de Valdivia para ver se o meia terá con-dições de jogar os amisto-sos do dia 26 (contra Portu-gal) e do dia 29 (Colômbia).

Se o estafe do Chile deci-dir que Valdivia terá condi-ções de atuar nas duas par-tidas, o meia só voltará ao Palmeiras para o clássico contra o Santos no dia 3 de abril na Vila Belmiro.

Valdivia é libera-do para viagem ao Chile e vira des-falque contra São Caetano

Page 12: Jornal Cidade Itapevi_ed219

12CIDADE NOTÍCIASememwww.cidadeitapevi.com

AUTOMÓVEIS

FORD COMEMORA RECORDE DE VENDA

19 de Março de 2011

New Fiesta atinge avenda de 1 milhãode unidades na Europa

As vendas do New Fies-ta atingiram 1 milhão de unidades na Europa em janeiro, apenas 28 meses após o lançamento. No mundo, as vendas do modelo da nova geração já somam um milhão e qua-renta mil unidades. O carro impulsionou as ven-das da Ford e desde o começo de 2009 se man-tém entre os dois veículos mais vendidos da Europa. Em 2010, foi o campeão de vendas no Reino Unido e na Grécia.

Quando surgiu pela primeira vez nos showro-oms dos distribuidores, em outubro de 2008, o New Fiesta iniciou uma nova era para os carros compactos, tanto no design e no desempenho,

como na funcionalidade. Nos últimos dois anos, ele se mantém como o com-pacto líder de vendas da marca no mercado euro-peu.

«Quero agradecer os consumidores de todo o mundo por fazer do New Fiesta este grande suces-so, um carro que combina design inovador com o estado da ar te da tecnolo-gia", diz Stephen Odell, presidente e CEO da Ford Eu r opa . "A t i ng i r um milhão de unidades é uma conquista significativa, mas ainda há muito mais por vir, à medida que o New Fiesta avança em outros mercados.»

O Ford Fiesta é o carro compacto de maior suces-so na Europa, com vendas

a c u m u l a d a s d e 1 4 mi lhões de unidades desde o lançamento, em 1976. Nos últimos 35 anos, o modelo tem sido sinônimo de economia, praticidade e confiabilida-de. Hoje, continua a atrair uma nova geração de motoristas, com uma ofer-ta ampla de acabamento e opcionais. Cerca de 45% dos seus compradores são clientes vindos de outras marcas.

O New Fiesta é produ-zido em cinco fábricas no mundo: em Colônia (Ale-manha), Valência (Espa-nha), Nanjing (China), Rayong (Tailândia) e Cuau-titlán (México), que aten-de o Brasil e a América do Sul, e vendido em mais de 100 mercados globais.