jornal cidade - edição 220

16
JORNAL Informativo da Prefeitura Municipal de Diadema www.diadema.sp.gov.br Dezembro/2011- Janeiro/2012 Ano 18 Nº 220 JORNAL N NA OR AL JO L J N RN N NA OR AL JO L J JORNAL L A A R R O O O MAURO PEDROSO Parabéns, Diadema! NOVA FROTA DE ÔNIBUS ZERO KM Páginas 8 e 9

Upload: prefeitura-de-diadema

Post on 07-Mar-2016

234 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Cidade - Edição 220

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Cidade - Edição 220

1Jornal Cidade Nº 220 Dezembro/2011- Janeiro/2012

JORNAL

Informativo da Prefeitura Municipal de Diadema www.diadema.sp.gov.brDezembro/2011- Janeiro/2012 Ano 18 Nº 220

JORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNALJORNAL

Informativo da Prefeitura Municipal de DiademaInformativo da Prefeitura Municipal de DiademaInformativo da Prefeitura Municipal de DiademaInformativo da Prefeitura Municipal de DiademaInformativo da Prefeitura Municipal de DiademaInformativo da Prefeitura Municipal de DiademaInformativo da Prefeitura Municipal de DiademaInformativo da Prefeitura Municipal de DiademaInformativo da Prefeitura Municipal de Diadema www.diadema.sp.gov.brwww.diadema.sp.gov.brwww.diadema.sp.gov.brwww.diadema.sp.gov.brwww.diadema.sp.gov.brwww.diadema.sp.gov.brwww.diadema.sp.gov.brwww.diadema.sp.gov.brwww.diadema.sp.gov.brDezembro/2011- Janeiro/2012 Ano 18 Nº 220Dezembro/2011- Janeiro/2012 Ano 18 Nº 220Dezembro/2011- Janeiro/2012 Ano 18 Nº 220Dezembro/2011- Janeiro/2012 Ano 18 Nº 220Dezembro/2011- Janeiro/2012 Ano 18 Nº 220

mau

ro p

edro

som

auro

ped

roso

mau

ro p

edro

som

auro

ped

roso

mau

ro p

edro

som

auro

ped

roso

mau

ro p

edro

som

auro

ped

roso

mau

ro p

edro

som

auro

ped

roso

mau

ro p

edro

som

auro

ped

roso

mau

ro p

edro

som

auro

ped

roso

mau

ro p

edro

som

auro

ped

roso

mau

ro p

edro

som

auro

ped

roso

mau

ro p

edro

so

Parabéns, Diadema!

NOVA FROTA DE ÔNIBUS zERO KM

Páginas 8 e 9

Page 2: Jornal Cidade - Edição 220

2 Jornal Cidade Nº 220 Dezembro/2011- Janeiro/2012

Conselheiros de Saúde têm curso de capacitaçãoA Secretaria de Saúde realizou em outubro e novembro o Curso de Atualização para os 45 mem-bros do Conselho Popular de Saúde. Entre os temas aborda-dos estavam o fluxo e função de cada equipamento municipal, o papel do conselheiro no acom-panhamento do sistema e como contribuir para o funcionamento da rede de saúde. As atividades fazem parte do processo de Edu-cação Permanente em Saúde e princípios da Humanização.

Os primeiros vencedores do 42º Jogos da Primavera já foram definidos.

No vôlei masculino, os três primeiros lugares foram con-quistados por equipes da cida-de. São elas: RY Engenharia (1º), ACE Toronto (2º) e Próftiness Fa-náticos (3º). O quarto lugar ficou para o Dínamo Riacho Grande, de São Bernardo do Campo.

No feminino, o campeão foi o Mangels A, o segundo lugar ficou para o Alfa Vôlei, o terceiro

para o Mangels B e o E.R. Diade-ma ficou na quarta posição.

As demais decisões ocorrem no dia 4 de dezembro. Neste dia serão realizadas as finais do han-debol, no ginásio Mané Garrin-cha, e do basquete, no ginásio Ayrton Senna. Os jogos come-çam às 9h.

Já a final da 7ª Copa de Futsal ocorreu no dia 27 de novembro, no Mané Garrincha. No mascu-lino, vitória para o Serrano e no feminino foi o Harmonia.

A Campanha Natal Sem Fome e dos Sonhos vai até 20 de dezembro.

A iniciativa da Secreta-ria de Segurança Alimentar, em parceria com a Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida, do Governo Federal, preten-de arrecadar 50 mil quilos de produtos não perecíveis para serem distribuídos às famílias que são atendidas pelo Banco de Alimentos.

Nos dias 3 e 4 de dezem-bro o Natal Sem Fome esta-rá nos supermercados Clu-be de Campo, no Serraria; dias 10 e 11 de dezembro na Coop, na Vila Conceição, e dia 17 e 18 de dezembro no Carrefour, no Centro.

Quem quiser partici-par da campanha também pode ligar nos telefones: 4057 8008 e 4057 8025, no horário comercial, que as doações serão retiradas.

Campanha Natal sem Fome vai até o dia 20 de dezembro

Os 42º Jogos da Primavera chegam ao fim

2011

©bb

O Jornal Cidade é uma publicação mensal da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Diadema. Rua Almirante Barroso,111 - Vila Santa Dirce - CEP: 09912-900. Telefone: 4057 7716.Site: www.diadema.sp.gov.br Twitter: www.twitter.com/Pref_Diadema E-mail: [email protected]ária de Comunicação: Denise Gorczeski. Jornalista responsável: Tatiana Ferreira.Direção de arte: Beto Borges. Arte: Fabiano BR. Redação: Renata Nascimento e Tatiana Ferreira. Estagiários: Francine Antoszczyszyn e João Oliveira. Fotos: Banco de Imagens PMD. Tiragem: 100 mil exemplares.Item 1 - Ata de registro 50/2011 - Preço unitário: R$ 0,34. Distribuição gratuita. Dezembro/2011 - Janeiro/2012.

NOTAS

CART

A A

O L

EITO

R Prezado leitor,Chegamos aos 52 anos. E chegamos bem.

De um pequeno distrito viramos uma cidade respeitada, reconhecida nacionalmente por suas políticas públicas e querida por seus habitantes.

Trilhamos nosso caminho com perseverança e determinação, o que resultou em conquistas importantes.

Saímos de ruas de barro para grandes avenidas asfaltadas. De uma cidade dormitório para um parque industrial com 2 mil empresas e centenas de estabelecimentos comerciais e de serviços.

Exemplos não faltam ao longo desse tempo. E temos uma última boa nova: uma frota de ônibus 100% zero Km.

Para Diadema, que discutiu no 1º Congresso da Cidade como construir um município sustentável, ter 194 ônibus que poluem menos, com conforto, acessibilidade e segurança demonstra que estamos pensando no futuro.

E a participação popular fez toda a diferença. Por isso, Prefeitura e população continuarão juntas na hora de decidir o que a cidade precisa.

Diadema ainda é uma jovem senhora: disposta, bonita e com muitos sonhos para serem sonhados. Porque o amanhã será sempre importante para nós.

Parabéns!

No dia 23 de novembro, a Se-cretaria Municipal de Educação realizou, no Centro Cultural Oki-nawa, a 2ª Mostra de Ciências – Desafios e Experiências. Na feira, foram expostos os trabalhos de-senvolvidos pelos 1.260 alunos que participaram do Programa

Secretaria de Saúde fica em 2º lugar em Prêmio NacionalDiadema ficou com o 2º lugar na 4ª edição do Prêmio Sérgio Arouca de Gestão Participativa no SUS. A premiação ocorreu du-rante a 14ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro. A cidade foi se-lecionada graças ao artigo “Parti-cipação da Comunidade no SUS de Diadema”, que fala sobre o envolvimento dos munícipes na consolidação do Sistema Único de Saúde. Outros nove municí-pios do país também foram sele-cionados para premiação.

A delegação de Diadema que disputou a edição 2011 dos Jogos Abertos do Interior, realizado em Mogi das Cruzes, conquistou um bom resultado: a cidade subiu para a 88ª posição na classificação geral na 2ª Divisão.

Em 2010, os atletas haviam garantido o 116º lu-gar. Neste ano, o município disputou as seguintes

modalidades: bocha, capoeira, damas, ginástica ar-tística e handebol. A ginástica feminina foi a que teve o melhor desempenho ao garantir a 6ª colo-cação por equipes.

A destaque do time foi a atleta Karyn Silva, que ficou com o 6º lugar no aparelho de salto e na 9ª posição no individual geral.

Diadema participa da 2ª edição da Virada InclusivaEntre os dias 3 e 4 de dezem-bro, Diadema participa da 2ª edição da Virada Inclusiva que ocorre simultaneamente em 35 municípios de São Paulo. O ob-jetivo é celebrar as conquistas das pessoas com deficiências e valorizar a inclusão. A Secreta-ria Municipal de Meio Ambien-te organizará trilhas dentro do Jardim Botânico para deficientes visuais, auditivos e cadeirantes. Cada percurso será monitorado por uma equipe especializada.

Atletas melhoram participação nos Jogos Abertos 2011

2ª Mostra de Ciências expõe trabalhos de alunos do município

“Ciência Hoje de Apoio à Educa-ção”. A exposição reuniu diversos temas estudados pelos alunos, como astronomia, plantas medi-cinais, relação entre consumo e produção de lixo, profissões da atualidade e formação dos bair-ros de Diadema.

mauro pedrosobeatriz prado mauro pedroso

marcos luiz

divulgação

Page 3: Jornal Cidade - Edição 220

3Jornal Cidade Nº 220 Dezembro/2011- Janeiro/2012

ANIVERSÁRIO DE DIADEMA

Cidade completa 52 anos no dia 8 de dezembroPrefeitura apresenta mais um balanço das ações e serviços prestados em 2011. Foco do trabalho foi melhorar a qualidade de vida dos moradores

história de Diadema começou lá atrás, em 1959, quando a cidade ainda era um distrito de São Bernardo do Campo. Naquele ano, foi

realizado um plebiscito onde a maioria dos moradores votou pela emancipação político-administrativa.

Nesses 52 anos, muita coisa mudou. Se naquela época a ocupação do território ocorria de forma de-sordenada e as reivindicações buscavam suprir a de-manda por serviços essenciais, como, por exemplo, transporte e pavimentação, hoje a realidade é bem diferente.

Diadema tem 98% de suas ruas asfaltadas e ilumi-nadas. Possui um parque industrial com 2 mil empre-sas e centenas de estabelecimentos comerciais e de serviços. A população conta com estruturadas redes de saúde e de educação e a cultura está pelos qua-tro cantos. E o esporte e o lazer se espalharam pelas regiões com Academias da Cidade e com campos de futebol com grama sintética. Esses são alguns dos exemplos que demonstram que Diadema avançou e muito.

Como já diz o ditado: “recordar é viver”. Então, nada melhor do que relembrar nesse mês festivo os bons momentos vividos em 2011.

RETROSpECTIVA 2011 Confira o que de bom aconteceu em Diadema nos últimos doze meses

A

Transportes■ Criação de 1.800 vagas para estacionamento Zona Azul no Centro

■ Restrição de caminhões na região central e Eldorado

■ Limpeza e manutenção de 10 mil placas de identificação

Comunicação■ Lançamento do novo portal com serviços online

Educação■ Creche José Rodrigues – 128 alunos de dois a quatro anos

■ Creche Kaleman – Lázara Silveira Pacheco – 178 crianças de zero a três anos

■ Municipalização da escola EE Ministro Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro (mais 800 alunos)

■ Melhorias nas escolas E.M. Herbet de Souza (Taboão), Cora Coralina (Jardim Pitangueiras), Irmã Dulce (Vila Conceição) e Novo Eldorado (Eldorado)

■ Nova E.M. Tiradentes (ampliação de 240 vagas)

Finanças■ Implantação da Nota Fiscal Eletrônica

Saúde■ Ampliação para 100% de cobertura da cidade pelo Programa Saúde da Família■ Programa de incentivo ao aleitamento materno■ Novo prédio da UBS Jardim ABC

Meio Ambiente■ Plantio de 1.800 mudas em toda a cidade

■ Revitalização do Jardim Botânico e Borboletário

Obras ■ Iluminação: 162 novas luminárias no Eldorado (março)

■ Recapeamento asfáltico: ● 2.500 m² no Centro ● 3.200 m² na rua Monte Pascoal na Vila Conceição ● 150 mil m² nos bairros Jardim das Nações, Campanário, Centro, Vila Élida, Piraporinha, Taboão, Jardim Rey e Inamar (Prefeitura e SANED)

■ Operação Tapa Buraco

Cultura■ 2 novos pontos do Leitura nas Fábricas

Esporte■ Campo com grama sintética Waldomiro Gomes (Serraria)

■ Academia da Cidade: Parque Ecológico, Parque SANED e Jardim ABC

■ Criação da sala de ginástica ABC no Jardim ABC

■ Implantação do Programa Domingo Saudável

Assistência Social■ Lançamento do Plano de Convivência Familiar e Comunitária

Ações intersetoriais(envolvendo várias secretarias)■ Plano Municipal de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas

■ Plano Municipal de Promoção do Envelhecimento Saudável e Ativo

■ Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

■ Plano Municipal de Enfrentamento ao Abuso Sexual, Violência Sexual Comercial e Tráfico de Crianças e Adolescentes de Diadema

Habitação■ Tá Bonito no NH D. João VI, com 126 famílias beneficiadas

■ Tá Bonito no NH Barão de Uruguaiana, com 54 casas beneficiadas

■ 2ª etapa da Nova Naval, com 84 apartamentos em construção

■ Construção de muro de arrimo no NH Yamberê (Inamar)

■ Reforma de escada e instalações de bloquetes no NH 18 de agosto■ Drenagem e pavimentação com bloquetes no NH Inverno Verão■ Início das obras do PAC Manancial no loteamento Iguassú

■ Início das obras no NH Krones, com 60 novas residências

■ Melhorias no NH Vila Eleonor, com 30 moradias beneficiadas

■ Início das obras no Complexo Beira Rio, com 55 moradias e revitalização do bairro

■ 2ª fase do NH Vera Cruz, com mais 25 residências

■ Assinatura de contratos para projetos do Minha Casa, Minha Vida■ Início das obras no Conjunto Habitacional Júpiter, com mais 40 novos apartamentos

SANED■ Plano Municipal de Saneamento Básico

Segurança■ Doação de 25 armas não letais tipo “Taser” (equipamento de choque elétrico que imobiliza o agressor) pelo Ministério da Justiça

mau

ro p

edro

so

mau

ro p

edro

so

mau

ro p

edro

so

mau

ro p

edro

so

mau

ro p

edro

som

auro

ped

roso

mau

ro p

edro

sota

tiaN

a fe

rrei

ra

mar

cos

luiz

mar

cos

luiz

mar

cos

luiz

fotos: marcos luiz

Page 4: Jornal Cidade - Edição 220

4 Jornal Cidade Nº 220 Dezembro/2011- Janeiro/20124 Jornal Cidade Nº 220 Dezembro/2011- Janeiro/2012

3º Plano de Segurança: novas ações para reduzir a violênciaDocumento apresenta propostas para aumentar a segurança da população na cidade

Em 25 de novembro, a Prefeitura lançou o 3º Pla-no Municipal de Segurança. O evento foi realizado no Teatro Clara Nunes durante o 1º Congresso da Cidade.

O documento traz um diagnóstico da criminalida-de, além de desafios e propostas para diminuir ainda mais os índices de violência no município.

Para a coordenadora Geral de Planejamento Es-tratégico e Projetos Especiais/SENASP, Cátia Simo-ne Gonçalves Emanuell, Diadema está no caminho certo. “É um exemplo para o Brasil. Ela fez um diag-nóstico, elegeu prioridades e traçou um plano de trabalho consistente”, diz.

Situação atualA cidade reduziu drasticamente os índices de

violência nos últimos anos. As ocorrências de ho-micídios dolosos caíram mais de 80% entre janeiro e setembro deste ano, em comparação com o mes-mo período de 2002.

“Diadema é o melhor exemplo de políticas públi-cas e cidadania. A integração entre Prefeitura e PM também beneficia a população”, explica Djalma de Lima Santos, major do 24º Batalhão da Polícia Mili-tar do Estado de São Paulo.

“Aqui a violência também é revertida com lazer, cultura, iluminação, etc. Em conjunto, essas ações

ajudam a prevenir a criminalidade”, diz Paulo Va-nucchi, ex-ministro da Secretaria Especial dos Di-reitos Humanos.

EtapasA construção do Plano envolveu três fases e

contou com a assessoria do Instituto Sou da Paz. A primeira etapa foi a elaboração de um diagnóstico da criminalidade. Na segunda, a Prefeitura realizou 13 plenárias para ouvir a opinião dos moradores.

Por fim, reuniu a análise das duas fases iniciais. Nesse momento, também foi ouvido o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).

Cuidado com o barulho!Desde novembro está em vigor a nova legislação

que controla e fi scaliza a emissão de sons e ruídos no município. Proprietários de carro com som acima do permitido será penalizado e terá o veículo apreendido. Quem organizar festa de

rua sem autorização também estará sujeito a penalidade. O valor da multa vai variar de R$ 239

a R$ 2.390. A lei foi aprovada no dia 27 de outubro em segunda votação pela Câmara Municipal

CONGRESSO DA CIDADE

“Uma das prioridades do Governo Federal é o Programa Brasil Sem Miséria. Já o município trabalha com ações de integração de políticas públicas. É um prazer retornar à Diadema e acompanhar alguns marcos de evolução da cidade”.

Nabil KadriChefe de Gabinete da Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

“Diadema conquistou muitas coisas, agora está num ponto novo de sua trajetória, com novos desafios. De um lado, manter a qualidade de vida já conquistada e, de outro, ampliar para toda a população, pensando também no meio ambiente”.

Jeroen KlinkEconomista e Professor da Universidade Federal do ABC

“Criar fóruns para discutir e construir políticas públicas não é fácil. Diadema tem sido luz para algumas cidades na construção de políticas públicas integradas. Quando amplia a discussão da participação popular, a cidade entra em sintonia com o país”.

Kátia LimaCoordenadora da Rede Brasileira de Orçamento Participativo e coordenadora do OP da Prefeitura de Guarulhos

“Temos responsabilidade com as gerações futuras. Por isso, temos sempre que discutir soluções para o futuro. E a participação popular é chave para se pensar em um novo modelo de desenvolvimento”.

Jorge AbrãoPresidente do Instituto Ethos

“Essa cidade é sempre inovadora na construção de políticas públicas. Ao discutir e tentar priorizar um problema faz com que as pessoas pensem sobre todos os outros. Por isso, é importante a experiência do Orçamento Participativo e do Congresso da Cidade”.

Pedro PontualDiretor de Articulação Social da Secretaria Geral da Presidência da República

Prevenir a violência com Cultura de Paz

■ Desenvolver ações para adolescentes e jovens em situação de risco e de violência

■ Aprimorar a gestão e manutenção dos espaços públicos

■ Prevenir a violência nas escolas

■ Aprimorar o atendimento à violência doméstica

■ Intensificar a redução dos crimes contra a vida

■ Reduzir os crimes contra o patrimônio

■ Melhorar a relação das forças de segurança com a comunidade

■ Aumentar a capacidade de gestão da política municipal de segurança

Conheça os desafios priorizados nas ações do Plano Municipal

3º Plano de Segurança:ações para reduzir a violênciaDocumento apresenta propostas para aumentar a segurança da população na cidade

CONGRESSO DA CIDADE

mauro pedroso

mar

cos

luiz

mar

cos

luiz

marcos luiz

marcos luiz

marcos luiz marcos luiz marcos luiz

4 Jornal Cidade Nº 220 Dezembro/2011- Janeiro/2012

Page 5: Jornal Cidade - Edição 220

5Jornal Cidade Nº 220 Dezembro/2011- Janeiro/2012

“Estou satisfeito em ver como Diadema está se movimentando para alcançar a cidade que queremos, com organização e mobilização da população”.

Simão PedroDeputado Estadual

“Todos nós devemos buscar uma cidade sustentável, que é resultado de políticas públicas e também de nossas ações no cotidiano, em nossas casas, em nosso trabalho. É gratificante ver como Diadema tem feito isso”.

Rafael Toneli ArcanjoSuperintendente da Caixa Econômica Federal

5Jornal Cidade Nº 220 Dezembro/2011- Janeiro/2012

CONGRESSO DA CIDADE

Entre 24 e 26 de novembro, mais de 1.600 pessoas participaram do evento. Encontro debateu novos rumos para o município

No 1º Congresso de Diadema a população e o Poder Público se reuniram mais uma vez para pensar as políticas públicas para os pró-ximos anos.

“Agora é o momento de discutir ações de médio e longo prazo com políticas interseto-riais. As diversas áreas têm que atuar para o mesmo objetivo, o de construir uma cidade sustentável”, explica o prefeito de Diadema. O intuito do evento foi pensar formas de con-

ciliar crescimento econômico local sem preju-ízos ambientais e construir uma cidade cada dia melhor. Ainda foram debatidos temas como segurança, cidadania, gestão de polí-ticas públicas e participação popular.

Especialistas e autoridades nos assuntos foram convidados para participar desse mo-mento. Confira abaixo algumas das ideias apresentadas.

Ações concretasAlém de traçar estratégias para aperfeiçoar

os serviços prestados à população, o encon-tro apresentou duas importantes mudanças. Uma delas é o Novo Sistema de Transporte Público com frota zero Km. (Mais informações nas páginas 8 e 9).

A segunda foi o lançamento do 3º Plano Municipal de Segurança, que também con-tou com a participação popular na decisão das metas e prioridades do Plano (Veja ma-téria ao lado).

O Congresso reuniu mais de 1.600 pesso-as e foi realizado entre os dias 24 e 26 de no-vembro no Teatro Clara Nunes.

“O cidadão tem que protagonizar as mudanças que quer ver acontecer. Os movimentos sociais são fundamentais para construir uma cidade melhor”.

Olívio DutraMinistro das Cidades entre os anos 2003 e 2005

“A cidade deu um salto em desenvolvimento social. A população melhorou suas condições de vida e tem outras expectativas. O desafio é ter ações que olhem para o meio ambiente em todas as secretarias”.

Nabil BondukiSecretário Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano

“A participação popular é a melhor maneira do Poder Público caminhar mais rápido. O desafio é fazer com que a participação popular tenha uma outra dimensão: integre a gestão popular e o controle social”.

José de Filippi JúniorDeputado Federal

Cidade Sustentável: para planejar um futuro melhor

Participaram do evento representantes de governo, entidades sociais e população

Prefeito de Diadema lembrou que Congresso foi momento de pensar

ações a médio e longo prazo

marcos luiz marcos luiz marcos luiz marcos luiz marcos luiz

marcos luiz

marcos luiz

Jornal Cidade Nº 220 Dezembro/2011- Janeiro/2012

Page 6: Jornal Cidade - Edição 220

6 Jornal Cidade Nº 220 Dezembro/2011- Janeiro/2012

INAUGURAÇÕES DE ANIVERSÁRIO

uPA Paineiras será inaugurada dia 20Serviço de Pronto Atendimento 24 horas terá capacidade para atender até 300 pessoas diariamente

o dia 20 de dezembro, a Prefeitura vai entregar a Unidade de Pron-to Atendimento (UPA) Paineiras.

Ela está localizada no bairro que leva o mesmo nome e ao lado da UBS.

O serviço 24 horas funcionará todos os dias da semana em regime de pronto atendimento e emergência adulto e in-fantil. A UPA está preparada para realizar exames que vão auxiliar no diagnóstico. E de acordo com a gravidade de cada caso, o paciente pode ficar em observação por até 24 horas ou ser encaminhado para ou-tro equipamento.

Espaço planejadoO projeto arquitetônico foi desenvol-

vido seguindo normas do Ministério da Saúde para construção de UPA tipo 2, com capacidade para atender 300 pes-soas por dia.

O prédio é integrado com a UBS Painei-ras, o que possibilita a utilização das mes-mas dependências como sala de raio-x e farmácia. No entanto, o atendimento ofe-recido por elas são independentes.

Foram investidos R$ 1,5 milhão com recursos do Governo Federal e R$ 500 mil para a compra de equipamentos.

■ uPA Paineiras / uBS PaineirasRua Javari, 635 - Paineiras. Tel.: 4091 5467.

Integração com uBSO prédio é interligado com a UBS Paineiras. A Unidade de Pronto Atendimento 24 horas será referência para toda a região Norte do município.

Educação preventivaA sala de reuniões também será utilizada por grupos de orientação sobre prevenção de doenças e cuidados com a saúde, como diabetes e hipertensão.

AcessibilidadeO prédio foi planejado para facilitar a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A maioria dos serviços é realizada no térreo. Para chegar ao 1º andar existe um elevador.

Atendimento diferenciadoQuando chega ao serviço, o usuário é atendido por uma equipe de enfermagem que avalia seu estado de saúde. Ele recebe uma classificação que varia do maior para o menor risco. Com isso, é possível priorizar os casos mais graves.

RecepçãoAmpla e acolhedora, a recepção fica num local estratégico para facilitar o fluxo dos pacientes aos consultórios médicos. Pacientes trazidos pelo SAMU tem entrada diferenciada dentro da Unidade.

Térreo■ Recepção■ 5 consultórios de clínica médica e pediatria■ Raio-x■ Sala de classificação de risco■ Sala de coleta de exames■ Sala de inalação■ Sala de procedimentos e curativos■ Sala de medicação■ Enfermaria com 10 leitos de observação■ Emergência■ Elevador■ Banheiros

1º andar■ Sala de reunião■ Sala dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS)■ Área administrativa■ Depósito da farmácia■ Elevador

A uBS Paineiras, que agora é interligada à uPA, ganhou substituição de telhado, forro e piso. Também foi feita a troca e manutenção completa das instalações hidráulica e elétrica, pinturas interna e externa. A Prefeitura investiu R$ 350 mil em todas as melhorias.

uPA Paineiras 24 horasSaiba tudo o que terá no novo equipamento

uBS também foi reformada

Atendimento de qualidade 24 horas

Os espaços são amplos e pensados para trazer funcionalidade aos profissionais e bem-estar e acessibilidade a quem procura o serviço. Confira em detalhes como será a uPA

N

uPA terá cinco consultórios médicos e enfermaria com 10 leitos de observação

Equipes trabalham dando os últimosretoques na obra da uPA Paineiras

fotos: mauro pedroso

mar

cos

luiz

mau

ro p

edro

so

mau

ro p

edro

som

auro

ped

roso

mau

ro p

edro

so

mau

ro p

edro

so

Page 7: Jornal Cidade - Edição 220

7Jornal Cidade Nº 220 Dezembro/2011- Janeiro/2012

Sanko ganha creche municipalCom 1.400 m2 de área construída, a Creche Eremita Gonçalves da Costa vai atender 158 crianças com idade entre zero e três anos. A inauguração será no dia 17 de dezembro

INAUGURAÇÕES DE ANIVERSÁRIO

om uma arquitetura moderna, a nova Escola Municipal de Educa-ção Básica Eremita Gonçalves da

Costa, conhecida como Creche Sanko, é a terceira unidade inaugurada este ano.

A Escola vai atender 158 crianças de zero a três anos. É nessa fase que a crian-ça desenvolve habilidades de comunica-ção, autonomia e está em pleno processo de aprendizagem dos conhecimentos do mundo e de si mesma. “Pais e responsá-veis podem ficar tranquilos ao deixar seus filhos na creche. Lá encontram um lugar seguro e profissionais preparados para in-centivar o desenvolvimento infantil”, expli-ca a secretária municipal de Educação.

Muito espaçoCom 1.400m², o prédio possui dois pa-

vimentos com oito salas de aula, berçário, lactário, refeitório, dois banheiros, sala de

RelaxamentoNo início da tarde, há o período de soneca para quem quer dormir. Antes, crianças passam por higienização e bebês recebem banho.

Aprender brincandoBrincadeiras, idas ao parquinho e outras atividades lúdicas permitem à criança explorar o mundo à sua volta, incentivam a integração, além de desenvolver a imaginação e a coordenação motora.

AlimentaçãoSão servidas cinco refeições diárias: café da manhã, almoço, janta e lanches. A criança é estimulada a desenvolver a autonomia e aprende hábitos alimentares saudáveis.

Chegada e SaídaO acolhimento é feito dentro da sala e não no portão da escola. Além de trazer mais segurança, esse é o momento em que professor e pais ou responsáveis trocam informações sobre como foi a noite da criança e como ela se comportou durante o dia.

Nome faz homenagem à moradora da região

Primeiros passos

Baiana de Iguaí, Eremita Gonçalves da Costa ingressou, em 1992, na Associação de Moradia “Nossa Luta, Nossa Terra”, movimento de moradia em Diadema. Também participou da Companhia de Dança Mulheres do Eldorado, era educadora social e trabalhou como oficineira na Casa Beth Lobo. Moradora do bairro, Eremita faleceu em 2009.

Programa Creche Lugar de Criança tem nova unidadeLocalizado no Eldorado, espaço passa a atender 80 crianças de dois e três anos

Para ampliar o número de vagas na Educação Infantil, a Prefeitura inaugura mais um local que in-tegra o Programa Creche Lugar de Criança, a Creche São Marcos. O evento será em 7 de dezem-bro, às 16h, no Eldorado.

EstruturaA creche é dividida em três pa-

vimentos e possui cinco salas de aula, sala multiuso, cozinha, refei-

tório, banheiros infantis, pátio ex-terno e outras dependências.

Ampliação permanenteCriado, em 2002, o programa

é uma parceria entre a Adminis-tração e entidades civis para au-mentar as vagas para crianças de quatro meses a cinco anos. Atualmente, o município super-visiona 27 unidades, que aten-dem 4.332 crianças.

■ Creche São Marcos – Rua Cachalote, 470 – Eldorado.Com a inclusão da Creche São Marcos no programa, a cidade vai ampliar mais 80 vagas infantis

Prédio terá oito salas de aula, berçário, lactário, refeitório, parquinho e outras instalações

Prefeitura investiu mais de R$ 2 milhões na construção da nova creche no bairro

banho para bebês, pátio, parquinho, en-tre outras instalações. Foram investidos R$ 2,1 milhões. Essa é mais uma obra do Orçamento Participativo.

O evento acontece dia 17, às 10h, na Vila Conceição.

■ Escola Municipal de Educação Básica Eremita Gonçalves da CostaRua Afonso Monteiro da Cruz, s/nº – Jardim Eucaliptos.Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Na creche, a criança vivencia situações lúdicas e pedagógicas. Confira algumas delas

Cfo

tos:

mau

ro p

edro

so

foto

s: m

auro

ped

roso

mauro pedroso

mau

ro p

edro

so

mau

ro p

edro

so

mau

ro p

edro

so

mar

cos

luiz

Page 8: Jornal Cidade - Edição 220

8 Jornal Cidade Nº 220 Dezembro/2011- Janeiro/2012

Salto de qualidade

Modelos de veículos E ainda vem mais por aí

Confira quais são os outros benefícios que a população de Diadema terá ao seu dispor com a mudança:

Atendi O sistema vai beneficiar as pessoas com deficiência física severa e que necessitem de atendimento em instituições de Saúde. Elas serão contempladas pelo Atendi (Serviço de Atendimento Especial de Diadema) que é uma modalidade de transporte gratuito porta a porta. O novo veículo adaptado irá se juntar aos outros dois já existentes.

ConfortoA partir de janeiro de 2012, a cidade terá painéis eletrônicos que mostrarão o tempo de espera nos terminais, além de itinerários e horários fixados em vários abrigos espalhados pela cidade.

DIADEMA 52 ANOS

SegurançaOs veículos são equipados com câmeras que ajudam a inibir roubos e outras formas de vandalismo. Isso proporcionará mais segurança a motoristas e usuários das linhas municipais.

Mais tecnologia Outra mudança é a Central de Monitoramento e os equipamentos de GPS (Sistema Global de Posicionamento por Satélite) instalados nos ônibus. O sistema permite visualizar em tempo real a operação dos ônibus em cada linha, oferecendo dados e informações que servirão para fiscalizar o cumprimento de horários e os eventos que podem interferir na programação da viagem, como desvios de rota, tempo de parada, pontualidade, excesso de velocidade, queima de parada, entre outros.

AcessibilidadeToda a frota tem elevador para garantir o acesso de pessoas com deficiência e local próprio para cadeirante, inclusive com cinto de segurança. Os bancos são confortáveis e com mais espaço. Outra novidade é que o botão para solicitar a parada fica na altura do cadeirante, facilitando a autonomia do passageiro.

Com maior espaço entre osbancos, o fluxo de passageirosdentro do ônibus fica facilitado

AbrigosA partir de março, graças às ECO’s, serão instalados 50 novos abrigos. Eles seguirão o mesmo padrão dos 80 que já foram instalados ao longo

dos últimos meses em uma parceria entre a Prefeitura e a iniciativa privada.

Integração temporal entre os ônibus Sistema de bilhetagem eletrônicaA inovação passa pela ampliação do sistema de bilhetagem eletrônica que começou a ser implantado no segundo semestre de 2008. Todas as modalidades do Bilhete Eletrônico serão operadas através de uma Central de Atendimento que ficará no centro da cidade. Serão criadas

Padrão - Possui 46 lugares

Micro - Possui 20 lugaresMidi - Possui 32 lugares

A nova frota é composta por três modelos de veículo. Os três divididos de acordo com o itinerário

e preparados para atender a demanda maior ou menor de passageiros que utiliza as linhas municipais.

fotos: mauro pedroso

Em março de 2012, começa a valer a integração temporal. Os usuários poderão trocar de ônibus sem precisar pagar uma nova passagem. O período para a integração temporal ainda está em estudo. Este benefício permitirá aos usuários a integração em

qualquer parada de ônibus e não mais somente nos dois grandes terminais da cidade. Para facilitar essa operação, serão instaladas 14 Estações de Conexão (ECOs) em importantes pontos de intersecção entre as linhas municipais.

Page 9: Jornal Cidade - Edição 220

9Jornal Cidade Nº 220 Dezembro/2011- Janeiro/2012

ais uma vez Diadema sai na fren-te. A cidade se antecipou em dois anos, em atender a uma Lei Fe-

deral que obriga os municípios, a partir de 2014, a oferecer à população frota de ônibus totalmente adaptada às pessoas com mobi-lidade reduzida.

O novo Sistema de Transporte Público de Diadema tem 194 ônibus adaptados para as pessoas com deficiência. Eles garantem aos usuários um transporte moderno, com con-forto, qualidade e segurança.

“Os atuais ônibus também contribuem com o meio ambiente. Os motores são mais eficientes e poluem menos”, explica o secre-tário municipal de Transportes.

A apresentação oficial foi realizada no dia 25 de novembro, dentro do 1º Congresso da Cidade. E no dia 27, a Prefeitura promo-veu o dia da Catraca Livre onde os usuários puderam utilizar os ônibus municipais sem precisar pagar passagem.

A dona de casa Francineide Maria dos Santos Oliveira foi uma das que aprovaram a novidade. “O ônibus é mais confortável, tem lixeira e é mais bonito. É melhor e mais rápido do que andar de carro pois não tenho que ficar procurando estacionamento”.

Concessão das linhas Encerrada em junho deste ano, a licita-

ção da concessão das linhas da ETCD (Em-presa de Transporte Coletivo de Diadema) teve como vencedora a empresa Benfica – Transportadora Turística, que passará a ope-rar oito linhas de ônibus, o que representa 40% do total da frota municipal.

Os demais 60%, que já eram operados pela Viação Imigrantes, passam agora para a empresa Metropolitana, que adquiriu o di-reito de operar as linhas sob a condição de fazer a substituição dos veículos.

A Secretaria de Transportes de Diade-ma será responsável por fiscalizar o fun-cionamento do sistema e a atuação das empresas.

E ainda vem mais por aí

DIADEMA 52 ANOS

M

Novo sistema de transporte público: 194 ônibus zero km e adaptados

Cada um dos 194 novos veículos da frota são equipados com câmera de segurança e sistema de localização GPS

Novo sistema assegura ao usuário um transporte moderno, com mais conforto e qualidade

“O ônibus é mais confortável,tem lixeira e é mais bonito”,afirmou Francineide

9

Sistema de bilhetagem eletrônicanovas modalidades de bilhetes, que irão proporcionar aos usuários múltiplas vantagens, como maior agilidade e praticidade. Além de trazer agilidade no embarque, os cartões contribuem com a segurança, já que reduzem a necessidade de circulação de dinheiro nos veículos.

Jornal Cidade Nº 220 Dezembro/2011- Janeiro/2012

Page 10: Jornal Cidade - Edição 220

10 Jornal Cidade Nº 220 Dezembro/2011- Janeiro/2012

Prefeitura entrega mais obras para celebrar o aniversário de Diadema

A região central do bairro Por-tinari passou por revitalização e está mais bonita. A Prefeitura investiu R$ 320 mil para trocar as calçadas da área e construir ram-pas de acesso. As intervenções serão entregues para a popula-ção em 10 de dezembro.

As antigas calçadas de con-creto foram substituídas por blo-quetes. Os trabalhos começaram em frente ao Ginásio Poliespor-tivo Rômulo Duncan Arantes Jr (Av. Casa Grande, 483 – Portina-ri) e abrangeram os dois lados da avenida Casa Grande. No total, foram trocados 2.500 m² de cal-

çadas. Outra mudança na área foi o plantio de mudas no canteiro central da avenida Casa Grande. A intervenção vai desde o senti-do Portinari até as proximidades da avenida Inco.

Os frequentadores do Ginásio Poliesportivo Rômulo Duncan Arantes também encontrarão novidades.

O local passou por melhorias na infraestrutura e agora conta com novo vestiário, sala de ginás-tica, além de ter recebido pintura interna e externa e revitalização em geral. O investimento foi de R$ 148,6 mil.

esde 20 de novembro, a Prefeitura está comemorando

o aniversário da cidade com a entrega de obras e muitas atividades. As inaugurações continuam até 20 de dezembro. Confira o que vem por aí.

Os moradores do Jardim Rosi-nha ganharão dois presentes de aniversário: a Praça dos Emanci-padores, que foi revitalizada, e a Academia da Cidade. As inau-gurações acontecem em 3 de dezembro.

O local teve sua área verde ampliada, recebeu melhorias na iluminação e ganhou piso novo para a pista de corrida e cami-nhada. Lixeiras e bancos foram instalados e o monumento que

dá nome a praça passou por restauração.

Já a Academia da Cidade tem aparelhos de extensão lombar, leg press duplo, peitoral duplo, puxador duplo, espaldar, esqui duplo e remador.

“Nós teremos instrutores para auxiliar as pessoas na utili-zação dos aparelhos. Eles tam-bém darão dicas sobre ativida-des físicas”, explica o secretário municipal de Esporte e Lazer.

Reformas no Portinari incluem calçadas e ginásio Rômulo Arantes

O CAPS Centro-Norte mudou de lugar. Desde o dia 30 de novembro, o Centro de Aten-ção Psicossocial está instalado na Rua das Macieiras, 124, no bairro Taboão. Com a mudan-ça, passará a atender com o nome de CAPS Norte.

Para receber a unidade, o antigo prédio da UBS ABC pas-sou por reformas elétrica e hi-dráulica, além de manutenção no piso e pintura geral.

O espaço tem enfermaria, banheiros para os pacientes, sala de grupo, consultórios, convivência e setor adminis-trativo para adequar a estrutu-

ra física ao novo serviço. O in-vestimento foi de R$ 140 mil.

O CAPS Norte atenderá a demanda em Saúde Mental vinda das UBSs ABC, Canhe-ma, Nações, Reid, Paineiras e Maria Tereza. O serviço fun-ciona 24 horas por dia.

A unidade integra a Rede de Atenção à Saúde Mental de Diadema, que prevê aten-ção integral aos pacientes com transtornos mentais e proble-mas relacionados ao consumo de álcool e drogas. Integram a Rede, o CAPS Centro-Leste, CAPS Sul, CAPS Álcool e Drogas (AD) e CAPS Infanto-Juvenil.

INAUGURAÇÕES DE ANIVERSÁRIO

D

■ CAPS Norte – Rua das Macieiras, 124 – Taboão.

CAPS Centro-Norte está em novo endereço

mau

ro p

edro

so

mau

ro p

edro

so

foto

s: m

arco

s lu

iz

marcos luizmarcos luiz

Redondão do Rosinha recebe melhorias e Academia da Cidade

Page 11: Jornal Cidade - Edição 220

11Jornal Cidade Nº 220 Dezembro/2011- Janeiro/2012

Com o Programa Tá Bonito, a Prefeitura revitalizou vários núcleos habitacionais da cidade e proporcionou melhores con-dições de moradia para os munícipes.

Em dezembro, dois deles serão inau-gurados: Núcleo Habitacional (NH) Dom João VI, que fica no Taboão, e o NH Barão de Uruguaiana, no Jardim Ruyce.

No primeiro, 260 residências recebe-ram revestimento e pintura nas pare-

des externas, troca de janelas e portas, colocação de calhas e impermeabili-zação das lajes. O investimento foi de R$ 1 milhão.

Já no Núcleo Barão de Uruguaiana, 54 casas tiveram colocação de telhado, revestimento, pintura e outras interven-ções que visam melhorar a iluminação e ventilação das moradias. O investimento foi de R$ 486 mil.

7ª edição da Prova Pedestre será no dia 11

A 7ª edição da Prova Pedestre e Caminhada acontecerá no dia 11 de dezembro. A largada será realizada às 8h30, na avenida Dr. Ulysses Guimarães, em frente ao campo Taperinha.

A disputa é dividida em cinco categorias (Geral, A, B, Master e Especial – masculino e feminino). A previsão é que 2.800 pessoas par-

ticipem do evento, tradicionalmen-te realizado no mês de aniversário da cidade. Os interessados devem se inscrever até dia 2 de dezembro nos postos de inscrição. Já as pes-soas que quiserem participar da caminhada podem fazer o cadastro até trinta minutos antes do início da prova. Informações no Portal www.diadema.sp.gov.br.

Decoração natalina enfeita ruas da cidade

Oito centros de bairros, seis ruas principais do município e o Paço Municipal receberam enfeites na-talinos. A Praça Castelo Branco foi o local escolhido para abrigar a maior parte das peças.

Além da árvore de natal de seis metros e meio de altura, foram montados a casa e o trenó do Papai Noel, conjuntos de anjos, de velas e de bonecos de neves.

Todo o material foi produzido por um grupo de oito voluntários e idealizado pelos artistas plásticos Edmilson Morais e George Luiz Var-gas e pelo designer gráfico Pedro Miranda. Para confeccionar a deco-ração, foram necessários 50 mil gar-rafas pets, 800 metros de manguei-ras luminosas, 50 rolos de arames, 8 quilos de cola quente, 40 galões de tintas e 60 latas de solventes.

INAUGURAÇÕES DE ANIVERSÁRIO

Programa Tá Bonito deixa núcleos de cara nova

As cinco vielas do NH Vila Alice passa-ram por manutenção e ganharam no-vas escadarias. A obra tem o intuito de evitar situações de risco, principalmen-te em épocas de chuva. O investimento foi de R$ 1,16 milhão e beneficiou ao todo 4.500 pessoas.

Já o núcleo Melro também teve sua infraestrutura melhorada com a construção de escadarias e novo pai-sagismo. Em dezembro, a população já pode conferir as mudanças.

Núcleos Vila Alice e Melro com mais estrutura

Centro de Controle Operacional da SANED

O novo Centro de Controle Opera-cional da SANED será inaugurado no dia 20, às 14h30.

O espaço conta com equipa-mentos que permitem monito-rar em tempo real o nível dos re-servatórios, funcionamento das estações elevatórias de esgoto, pressão na tubulação, entre ou-

tras. As melhorias ampliarão o número de unidades controladas pela SANED.

Antes da reforma, a estrutura permitia que a companhia ope-rasse em seis unidades simultane-amente. Com as inovações, a ex-pectativa é que 24 postos sejam monitorados ao mesmo tempo.

mauro pedroso

mau

ro p

edro

so

fotos: marcos luiz

fotos: marcos luiz

mau

ro p

edro

so

fotos: mauro pedroso

Page 12: Jornal Cidade - Edição 220

12 Jornal Cidade Nº 220 Dezembro/2011- Janeiro/2012

INAUGURAÇÕES DE ANIVERSÁRIO

O Banco de Alimentos pas-sou por reforma e abrirá suas portas no dia 16 de dezembro, às 10h.

O local passou por pin-tura geral e foi todo reves-tido com piso de cerâmica e a sala de seleção dos ali-mentos recebeu novo forro de PVC. Além disso, foram adquiridos novos equipa-

mentos por meio de con-vênio com o Governo Fe-deral, como empacotadora de grãos, seladoras, caixas plásticas, mesas para sele-ção, equipamentos de in-formática, geladeira e fo-gão. O Banco de Alimentos de Diadema tem 87 enti-dades parceiras e beneficia 18 mil pessoas por mês.

Com a conclusão da ca-nalização de um trecho do córrego Ribeirão dos Couros, as regiões do Ina-mar e Eldorado serão be-neficiadas com a abertura do acesso no km 20,5 da Rodovia dos Imigrantes.

A abertura será no dia 13 de dezembro, às 10h.

Há um novo traçado geométrico, em torno de cinco mil metros qua-

drados para circulação de veículos no local, que abrange a descida da alça da Imigrantes até a aveni-da Teyupã. A obra está na região de divisa entre Dia-dema e São Bernardo.

As intervenções abran-gem canal, micro drena-gem, pavimentação, si-nalização, iluminação e paisagismo. Foram inves-tidos R$ 2 milhões.

A Secretaria de Educação vai entregar aos alunos as no-vas quadras de três escolas municipais. São elas: EMEB Florestan Florestan (13/12), E.M. José Martins (14/12) e E.M. Freitas Nobre (15/12). As inaugurações ocorrem sempre às 11h.

Os espaços, usados para as atividades escolares, fo-

ram reformados e recebe-ram pintura, cobertura e iluminação. As intervenções vão garantir maior confor-to e segurança aos alunos e poderão ser utilizadas in-clusive em dias de chuva ou à noite.

Cada uma das quadras recebeu um investimento de R$ 150 mil.

Banco de Alimentos é reinaugurado

Quadras de escolas ganham cobertura

Uma das principais áreas verde de Dia-dema passou por reforma e melhorias. O Parque do Paço ganhou banheiros novos, as quadras e quiosques foram pintados e as trilhas recuperadas com novo paisagismo. Além disso, a área também recebeu a Academia da Ci-dade. Agora, os frequentadores terão mais uma opção para realizar exercí-cios físicos. O investimento na com-pra e instalação dos aparelhos foi de R$ 18 mil. A cerimônia de inauguração será realizada no dia 8, às 9h.

Parque do Paço é revitalizado e ganha Academia da Cidade

Melhorias trazem mais qualidade de vida

té o fi nal de dezembro, serão entregues várias obras nas

áreas de Educação, Esporte e Lazer, Segurança Alimentar e intervenções viárias e melhorias urbanas

A

Alça de acesso será aberta no Eldorado

fotos: marcos luiz

fotos: mauro pedroso

fotos: marcos luiz

fotos: mauro pedroso

Page 13: Jornal Cidade - Edição 220

13Jornal Cidade Nº 220 Dezembro/2011- Janeiro/2012

No dia 26 de novembro, entrou em funcionamento o Novo Sistema de

Transporte Público. Diadema se antecipou em dois anos, em atender a uma Lei

Federal que obriga os municípios, a partir de 2014, a oferecer à população frota totalmente adaptada às pessoas com

mobilidade reduzida. Além de modernos e acessíveis, os 194 novos ônibus garantem

ao usuário mais conforto e segurança.Outra novidade é que cada veículo é

equipado com câmeras de segurança e sistema de localização GPS. Os moradores gostaram e aprovaram a surpresa. Confira

abaixo a opinião da população.

Testados e aprovados

NOVOS ôNIBuS

A VOz DO pOVO

José da Cruz de Souza61, torneiro mecânico, Parque Real

“Tudo que é novo é bom. Acho que o principal ponto positivo dessa mudança é a instalação de câmeras de segurança nos ôni-bus. Essa iniciativa ajudará a ini-bir os vândalos e assaltantes”.

Camila Laurendo de Azevedo Macedo23, dona de casa, Eldorado

“Achei bem legal, está mais or-ganizado. Os motoristas são uniformizados e o ônibus é mais confortável. Isso é importante, principalmente, para mim, por-que ando de ônibus com minha filha. Ficou mais moderno, o que faz com que olhem para Diade-ma com outros olhos”.

José Vinicius Natali pereira19, fiscal de loja, Eldorado

“Eu aprovo essas mudanças, com certeza. Não há dúvidas que elas trarão muitas melhorias para o serviço de transporte público da cidade. Só espero que esses avanços não resultem no au-mento do valor da passagem”.

Cristina Cândido de Almeida41, auxiliar de lavanderia, Jardim união

“Estou gostando muito do trans-porte público. Agora, está mais gostoso andar de ônibus, rápido e espaçoso. É importante ter um transporte equipado com GPS e câmera. Vamos ter mais seguran-ça e já diminuiu o tempo da fila de espera”.

José Carlos da Silva38, motorista, Parque Industrial

“Eu aprovo a implantação desse novo sistema. Ele vai trazer coi-sas boas, como a troca da frota. Isso é legal porque a outra estava mais antiga. O serviço melhorou e deve melhorar ainda mais com o passar dos dias”.

Johnny Aparecido Mota da Silva24, vendedor, Vila Conceição

“Já utilizei os novos ônibus que estão circulando em Diadema. O sistema de abertura e fechamen-to das portas dessa nova frota é bem mais rápido. Esses detalhes influenciam no tempo que leva para se chegar ao destino. Senti que teve uma redução do tempo por causa disso”.

Maria de Fátima Dias52, aposentada, Conceição

“Eu utilizei o novo ônibus e gos-tei. Os bancos são novos e tem até um espaço maior para as crianças sentarem. Avalio a mu-dança como positiva e acredito que a população só irá se bene-ficiar com isso”.

Natalino Mafra61, aposentado, Vila Élida

“Moro há mais de 30 anos em Diadema e digo que a cidade avançou muito quando se fala em transporte urbano. A troca da frota é mais uma prova dessa evolução. Já utilizei o ônibus e percebi que o serviço está mais organizado”.

Resposta do Secretário de Transportes“Caro Antônio, os dois benefícios farão parte deste novo sistema de transporte público. A bilhetagem eletrônica está prevista para começar a funcionar ainda em dezembro. Sua implantação será feita de forma gradativa nos próximos meses. Outra novidade é a integração temporal, que deve entrar em vigor a partir de março de 2012. Com ela, os usuários poderão descer do ônibus e voltar a utilizá-lo sem precisar pagar uma nova passagem”.

Você pergunta, a Prefeitura responde

Vera Lúcia Ribeiro53, ajudante geral, Eldorado

“Dou parabéns para Diadema. Pego ônibus todo dia para ir para o serviço. É bom ter novos carros rodando na cidade. Tudo que é benefício melhora nossa vida. Agora, a população também precisa cuidar e preservar”.

João Gomes44, prensista, Jardim Ruyce

“Ainda não tive oportunidade de usar esse transporte, mas ouvi falar bem do novo serviço. Estou otimista e acredito que as coisas irão melhorar para a população. Minha principal expectativa é em relação à diminuição no tem-po de espera”.

Luan Santos França21, vigilante, Parque Sete de Setembro

“Pra mim, o ponto positivo é que os ônibus antigos foram retira-dos da rua. É bom ter veículos novos, modernos e com mais re-cursos tecnológicos. Isso só traz benefícios para quem depende do transporte público”.

Gilvanete pereira dos Santos54, dona de casa, Jardim Alvorada

“Achei maravilhoso. É um sonho realizado. Os ônibus adaptados trazem mais segurança para nós cadeirantes e dá até para subir sozinha. Além disso, vai facilitar nossas vidas já que não vamos mais perder tempo esperando por ônibus adaptados. Agora todos eles são acessíveis”.

Alaíde pereira dos Santos37, oficial de cozinha, Santa Maria

“Os ônibus são mais confortáveis e as cadeiras mais largas. Com o novo sistema de painéis eletrô-nicos que será implantado, vai ser possível saber o tempo de espera do próximo ônibus e as-sim vamos poder nos organizar melhor com os horários”.

Antônio Batista Soares / 38, comerciante, Vila Élida

“Os novos ônibus trazem mais conforto e segurança e todos têm acessibilidade maior para cadeirante. Isso é importante, mas tenho uma dúvida: Diadema também vai adotar o sistema de bilhete ou terá integração temporal?”

fotos: marcos luiz

Page 14: Jornal Cidade - Edição 220

14 Jornal Cidade Nº 220 Dezembro/2011- Janeiro/2012

Plano de Qualificação Profissional será lançado em dezembroObjetivo é ampliar e elevar a formação profissional no município

Do total de vagas de empregos geradas na cidade menos de 40% são preenchi-das. O motivo é a falta de mão-de-obra qualificada.

Por isso, a Prefeitura lançará, no dia 15 de dezembro, o Plano Municipal de Qualificação Profissional (PMQ). O even-to será às 14h, no auditório da Fundação Florestan Fernandes. A meta é criar estra-tégias para aperfeiçoar as atividades so-cioeconômicas. Outro propósito é apoiar ações de elevação da média de escolarida-de profissional e tecnológica em Diadema, assim como assegurar a formação inicial e continuada dos trabalhadores.

Demanda localSegundo a secretaria de Desenvolvi-

mento Econômico e Trabalho de Diade-ma, o plano aponta quais as diretrizes que devem ser tomadas para manutenção dos cursos existentes e criação de novos cur-sos profissionalizantes na cidade e, assim, possibilitar o aumento da qualificação para atender a demanda local. “Com o Plano nós podemos ter ações mais articuladas e melhor planejadas com as demais institui-ções que desenvolvem qualificação profis-sional na cidade”, afirma.

O PMQ também atenderá demandas da área da Economia Solidária e sua implan-

tação está sendo organizada por duas se-cretarias municipais – Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Educação – e pela Fundação Florestan Fernandes.

PlanejamentoA discussão para finalizar o documento

começou em março, com o lançamento do Plano. Em setembro, foi realizado seminá-rio com representantes de sindicatos de trabalhadores, das indústrias e de entida-des que atuam na área da formação técnica e de apoio às pequenas empresas.

Também foram promovidas mais três oficinas com a função de diagnosticar a realidade do município em relação à edu-cação profissional, identificar a necessida-de de mão-de-obra e obter dados sobre o mercado de trabalho local.

Economia Solidária é tema de debatesDurante uma semana, encontros discutirão propostas e melhorias para a área de economia popular e solidária

Entre os dias 12 e 16 de dezembro, a Prefeitura vai promover a 1ª Semana de Economia Solidária.

O encontro abordará temas como Políticas Públicas e Saúde Mental em iniciativas solidárias, além de apre-sentar trabalho solidário realizado por mulheres e catadores de material reci-clável. Também ocorrerá uma roda de conversa para troca de experiências entre membros de empreendimentos e entidades de apoio.

Estarão presentes o prefeito de Dia-dema, autoridades municipais e repre-sentantes do Governo Estadual e Fede-ral, entre outros.

O evento é gratuito e direcionado aos trabalhadores de empreendimen-tos de economia solidária, entidades de apoio e fomento à economia solidária e gestores públicos e sociedade civil.

Consulte a programação completa no site www.diadema.sp.gov.br.

Trabalho em equipe Diadema é um município que apoia

o empreendedorismo social e por meio da Incubadora Pública de Empreendi-mentos Populares e Solidários de Dia-dema (IPEPS) onze grupos que geram trabalho e renda são assistidos.

São cerca de 300 empreendedo-res populares que atuam nas áreas de alimentação, reciclagem, metalurgia, confecção, artesanato, terapias alter-nativas e cultura. Os grupos são atendi-dos por dois anos com prorrogação por mais um ano. Entre os serviços presta-dos pela IPEPS estão orientações para viabilidade, plano de negócios, forma-lização e legalização, além de gestão para empreendimentos.

■ Fundação Florestan Fernandes – Alameda da Saudade, 186 – Vila Conceição.

■ CPETR – Rua Professora Vitalina Caiafa Esquível, 101 – Centro. Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

A qualificação profissional é a chave para quem busca uma colocação no mercado de trabalho.

Desde 1996, a Fundação Florestan Fernandes oferece cursos profissiona-lizantes gratuitos. Atualmente são con-templadas as áreas de Construção Civil, Refrigeração, Informática, Terapias Na-turais (Espaço Zen), Eventos, Juventu-de, Gastronomia e Espaço Beleza.

Por meio do convênio com o Mi-nistério do Trabalho e Emprego, a Pre-

feitura também oferece outros cursos profissionalizantes aos moradores da cidade.

Outro equipamento municipal que tem papel importante na questão da re-colocação profissional é CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda). O CPETR é uma espécie de agência de empregos gratuita que encaminha as pessoas que buscam trabalho com car-teira assinada para as vagas disponibili-zadas pelas empresas cadastradas.

Serviços de apoio ao trabalhador

Cidade possui parque industrial com 2 mil empresas. Plano contemplará ações deaperfeiçoamento profissional para quem está ou quer entrar no mercado de trabalho

mauro pedrosomarcos luiz marcos luiz

marcos luiz

marcos luiz

marcos luiz

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Page 15: Jornal Cidade - Edição 220

15Jornal Cidade Nº 220 Dezembro/2011- Janeiro/2012

CULTURA

Seminário ‘Cultura Viva’ promove integração entre Pontos de CulturaIntegrantes dos pontos participarão de palestras, oficinas e rodas de conversa

De 7 a 10 de dezembro, a Secre-taria Municipal de Cultura, por meio do Pontão Setecidades, promoverá a segunda edição do seminário ‘Cultura Viva’.

O evento contará com pales-tras, rodas de conversa, apre-sentações e oficinas de imersão sobre três blocos temáticos: Cul-tura Digital, Economia da Cultura e Articulação em Redes.

Além da formação, o encon-tro vai contribuir também para a consolidação e intercâmbio cul-tural entre a rede de pontos de

Confira a programação agora em dezembro

■ Teatro Clara Nunes ■ Casa da MúsicaRua Graciosa, 300 – Centro. Avenida Alda, 255 – Centro.

Mais de mil pessoas assistiram a vitória da equipe no jogo da final da competição paulista no Campo Waldomiro Gomes, no Serraria

m novembro, o time de fu-tebol amador S.A. Boa Vista,

que representa Diadema, se tor-nou o campeão do 2º Campeona-to Amador do Estado – Federação Paulista de Futebol – 2011.

O time da cidade venceu por 5 a 1 o América Futebol Clube, de Atibaia. Mais de mil pessoas viram o segundo jogo da final, que aconteceu na manhã de 27 de novembro, no Campo Wal-domiro Gomes, Serraria. O jogo foi transmitido ao vivo pela Rede Viva. “O fato de ter um time que é campeão do Estado é um pres-

tígio para todos nós. A conquis-ta eleva o nome da cidade”, fala Antônio Marcos Ferreira da Silva, presidente da Liga de Futebol Amador de Diadema.

CampeãoO Boa Vista disputou 12 jo-

gos, ganhou dez, empatou um e perdeu uma única vez. No to-tal, a equipe balançou 33 vezes a

Da ta Horário Atividade Local

7 A partir ■ Abertura com a presença do prefeito Teatro Clara Nunes das 19h de Diadema, da secretária de Cultura e de Valério Bemfica, representante do Minc (Ministério da Cultura). ■ Palestra de Cláudio Prado sobre Cultura Digital.

8 9h às 18h ■ Laboratório de Cultura Casa da Música Digital: oficinas de imersão

9 9h às 12h ■ Palestra sobre Economia da Cultura Teatro Clara Nunes

14h às 17h ■ Atuação em rede: apresentação Teatro Clara Nunes de ações realizadas no 2º semestre de 2011

17h30 ■ Articulação para o 1º Fórum ABC Teatro Clara Nunes de Pontos de Cultura e Abril Mais Cultura 2012

10 A partir ■ Roda de conversa com Teatro Clara Nunes das 10h representantes dos Pontos de Cultura de Diadema

Na segunda edição do Cultura Viva, participantes de 31 Pontos de Cultura podem trocar experiências e aperfeiçoar o trabalho desenvolvido nesses locais

Boa Vista vence 2º Campeonato Amador do Estado

cultura das sete cidades da região e para a concepção do 1º Fórum de Pontos de Cultura do ABC.

“O seminário tem como in-tenção dar uma formação mais específica aos participantes. É uma oportunidade de discutir-mos o tema de uma forma ampla para que cada um possa aperfei-çoar o seu trabalho”, disse a se-cretária de Cultura.

Pontos de CulturaOs pontos são parte das ações

do Ministério da Cultura dentro

das atividades do Programa “Cul-tura Viva”. Eles funcionam como entidades apoiadas pelo Gover-no Federal para realizar traba-lhos socioculturais em suas co-munidades.

Atualmente, são 31 Pontos de Cultura, o que faz de Diadema o sétimo município com maior número absoluto de Pontos de Cultura do Brasil. A cidade tam-bém é sede do Pontão Setecida-des, responsável pela articulação de todos os pontos do Grande ABCDMRR.

CULTURA

rede adversária e tomou apenas seis gols em toda a campanha.

O time também teve o arti-lheiro e goleiro menos vazado do torneio: Josimar (conhecido como Jacaré) e Tatu, respecti-vamente.

O técnico do grupo Nilson Soares Júnior, conhecido como Juninho, comemora. “É a primei-ra vez que disputamos o campe-

ES

pO

RT

E

onato e já saímos vencedores. Com o título, vamos represen-tar o estado de São Paulo no Campeonato Sul Brasileiro, em 2012”, diz.

Para Marcos (acima) e Juninho (à direita), vitória inédita do Boa

Vista traz prestígio para a cidade

E

fotos: marcos luiz

mauro pedrosomarcos luiz

Page 16: Jornal Cidade - Edição 220

16 Jornal Cidade Nº 220 Dezembro/2011- Janeiro/2012

uPA no Piraporinha

Está previsto para começar no primeiro semestre de 2012 as obras da Unidade de Pronto Atendimento no Piraporinha. A UPA será do tipo 3,permitirá a prestação de serviços de urgências e funcionará 24h por dia, todos os dias da semana.Com 20 leitos e capacidade para atender 450 pacientes por dia, será instalada na avenida Encarnação, atrás do Hospital Municipal. O repasse de R$ 2,6 milhões do Ministério da Saúde é para a construção e compra dos equipamentos.

Seis novas creches

Em 2012, estão previstas a entrega de:

■ Creche Campanário, no Campanário ■ Creche Portinari, no Casa Grande

Além do início da construção de:

■ Creche Betel, no Centro ■ Creche Gazuza, no Casa Grande ■ Creche Naval, no Piraporinha■ Creche Yamberê, no Inamar

Entrega da FATEC

Em breve, o prédio onde funcionará a Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC) será inaugurado. A faculdade terá o curso gratuito de Cosmetologia, o primeiro do Brasil.

Canalização do Córrego Ribeirão dos Couros

Conclusão da canalização do Ribeirão dos Couros, no Inamar. O local vai ganhar também pavimentação melhorando a vazão das águas das chuvas e facilitando o fluxo de veículos. O investimento é de R$ 3,4 milhões.

Construção de 1.268 moradias populares

As 1.268 moradias populares serão construídas nos núcleos habitacionais Ilhéus, Vera Cruz, Krones, Júpiter, Beira Rio, Yamberê, Pau do Café, Nova Naval, Sítio Joaninha, Loteamento Iguassú e Complexo Caviúna. Mais de 4.800 pessoas serão beneficiadas.

Complexo Inamar ganhará nova arquibancada

Estão em andamento as obras para a ampliação da arquibancada do Complexo Esportivo Inamar. Ela terá capacidade para cinco mil pessoas. A Prefeitura está investindo R$ 3,5 milhões.

Ampliação de vagas na Educação Infantil

Com o início das obras de mais duas escolas de Educação Infantil, serão criadas mais 760 novas vagas.

■ E.M. Irmã Dulce, no Parque Real – 2 a 5 anos

■ E.M. Teotônio Vilela, na Vila São José – 4 e 5 anos

FUTURO FELIZ 2012No próximo ano, Diadema vai continuar investindo em áreas como Habitação, Saúde e Educação

A Prefeitura vai continuar investindo na construção de moradias populares, serviços de saúde, creches e aperfeiçoando a cada dia o atendimento prestado à população. Tudo isso para proporcionar uma cidade mais saudável para se viver. Confira algumas das melhorias que estão por vir

Ampliação da uBS Vila Paulina

Com capacidade para atender 12,6 mil pessoas, o futuro prédio da UBS Vila Paulina será construído na Avenida Afrânio Peixoto, s/nº, e contará com melhorias de infraestrutura para o trabalho de profissionais e atendimento aos usuários. A nova unidade terá a mesma estrutura operacional da atual UBS. Os recursos são oriundos do PAC 2.

Creche e uBS no Campanário

O Complexo Campanário terá uma creche e uma UBS, que irá abrigar a atual UBS Maria Tereza, situada na mesma região. As obras estão em andamento e o investimento será de R$ 5,5 milhões. O prédio de três pavimentos, com área total construída de 1.180 m², terá elevador para facilitar o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

mauro pedroso

mau

ro p

edro

so

marcos luiz

mar

cos

luiz

marcos luiz

mar

cos

luiz

marcos luiz