jornal cidade

12
JORNAL Informativo da Prefeitura Municipal de Diadema Maio/2010 Ano 17 Nº 202 www.diadema.sp.gov.br Diadema ganha time de futebol profissional Saúde promove 7ª Conferência Municipal Durante os dias 28 e 30 de maio, a população vai definir as diretrizes da Política Municipal de Saúde para o período de 2010 a 2014. Páginas 6 e 7 Administração entregará casas no Núcleo Vera Cruz Em junho, 68 moradores vão receber as chaves das 17 primeiras unidades habitacionais que estão sendo construídas no Núcleo Habitacional Vera Cruz. Página 5 O Clube Atlético Diadema vai representar a cidade em torneios profissionais. A equipe lançada oficialmente em abril nasceu da parceria entre a Prefeitura, a ONG Diadema XXI, a Liga de Futebol Amador do município e empresas. Os atletas do novo time vêm treinando no Complexo Esportivo Inamar e nos campos Taperinha e Piraporinha. O objetivo da agremiação é participar da 2ª Divisão do Campeonato Paulista já no início de 2011. Páginas 10 e 11 MARCOS LUIZ MAURO PEDROSO MAURO PEDROSO MAURO PEDROSO Centro Público de Emprego aumenta número de recolocações no mercado de trabalho Dia 1º de maio é o Dia do Trabalhador. Em Diadema os profissionais têm motivos para comemorar. É que o Centro Público conseguiu colocar 888 pessoas no mercado de trabalho no primeiro trimestre do ano. Em 2009, no mesmo período, foram 701 contratações, um aumento de quase 27%. E de acordo com o Ministério do Trabalho, o saldo positivo de contratações na cidade nesses primeiros três meses de 2010 é de 1.996 empregos. Páginas 3 Diadema Mais Educação vira referência nacional Os resultados positivos alcançados pelo Diadema Mais Educação foram apresentados, em abril, em seminários no Acre e Roraima a convite do MEC. Página 9

Upload: prefeitura-de-diadema

Post on 17-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal Cidade_edição 202

TRANSCRIPT

1Jornal Cidade Nº 202 Maio/2010

JORNAL

Informativo da Prefeitura Municipal de Diadema Maio/2010 Ano 17 Nº 202 www.diadema.sp.gov.br

Diadema ganha time de futebol profissional

Saúde promove 7ª Conferência MunicipalDurante os dias 28 e 30 de maio, a população vai definir as diretrizes da Política Municipal de Saúde para o período de 2010 a 2014. Páginas 6 e 7

Administração entregará casas no Núcleo Vera CruzEm junho, 68 moradores vão receber as chaves das 17 primeiras unidades habitacionais que estão sendo construídas no Núcleo Habitacional Vera Cruz. Página 5

O Clube Atlético Diadema vai representar a cidade em torneios profissionais. A equipe lançada oficialmente em abril nasceu da parceria entre a Prefeitura, a ONG Diadema XXI, a Liga de Futebol Amador do município e empresas. Os atletas do novo time vêm treinando no Complexo Esportivo Inamar e nos campos Taperinha e Piraporinha. O objetivo da agremiação é participar da 2ª Divisão do Campeonato Paulista já no início de 2011. Páginas 10 e 11

marcos luiz

mauro pedroso mauro pedrosomauro pedroso

Centro Público de Emprego aumenta número de recolocações no mercado de trabalhoDia 1º de maio é o Dia do Trabalhador. Em Diadema os profissionais têm motivos para comemorar. É que o Centro Público conseguiu colocar 888 pessoas no mercado de trabalho no primeiro trimestre do ano. Em 2009, no mesmo período, foram 701 contratações, um aumento de quase 27%. E de acordo com o Ministério do Trabalho, o saldo positivo de contratações na cidade nesses primeiros três meses de 2010 é de 1.996 empregos. Páginas 3

Diadema Mais Educação vira referência nacionalOs resultados positivos alcançados pelo Diadema Mais Educação foram apresentados, em abril, em seminários no Acre e Roraima a convite do MEC. Página 9

CART

A A

O L

EITO

R

2 Jornal Cidade Nº 202 Maio/2010

Instalação de novos abrigos de ônibus Recebi o Jornal Cidade nº 201, de abril de 2010, no qual constam importantes informações como a instalação de 80 abrigos de ônibus, que proporcionarão muitos benefícios aos usuários de transporte público. Gostaria de enviar uma sugestão para manter os pontos limpos: instalar lixeiras nos abrigos, pois muitas vezes enquanto a pessoa aguarda a che-gada do ônibus ela toma lanche e refrige-rante ou água e atira tudo nas calçadas.

Sussumo YamamotoVigia aposentado (Por carta)

Participe você também!Envie sua mensagem para a equipe do Jornal CidadePor email: [email protected] por carta: Rua Almirante Barroso, 111, Vila Santa Dirce CEP: 09912-900 - Diadema - SP. As correspondências devem conter nome, endereço completo e telefone para contato. A Prefeitura se reserva o direito de publicar trechos das mensagens.

Durante o mês de maio, o CREPIR (Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial) irá ofere-cer diversas atividades voltadas ao debate sobre a abolição da escravatura.

No dia 14 de maio, a partir das 18h, os moradores pode-rão conferir a exposição “Senza-

Mês da abolição da escravatura tem programação especial

n CREPIR - Av. Sete de Setembro, 1.385. Tel.: 4056 8331 / 4056 8341.

Atividades de cidadania, lazer, saúde, orientações aos mora-dores e muito mais, tudo reu-nido em um único dia e local. É isso que proporciona o Ação Global, que vai ser realizado dia 22 de maio, das 9h às 17h, no Sesi Diadema.

A cidade é a única repre-sentante do evento no Estado de São Paulo e essa é a segun-da vez que o município rece-be o Ação Global. O evento é uma iniciativa do Sesi e da Rede Globo em parceria com a Prefeitura. A Administração

oferecerá suporte para infra-estrutura do evento como fechamento de ruas com orientação para motoristas e pedestres, fornecimento de água potável, além da partici-pação de diversas secretarias do município.

Ação Global será realizado em Diadema

Guarda Municipal sediará campeonato de cães de políciaNo mês em que completa dois anos de atividade, o Canil da Guarda Civil Municipal de Dia-dema sediará o II Campeonato de Cães de Polícia das Guardas Municipais do Brasil.

O evento acontecerá no dia 14 de maio, no Campo do Pira-porinha, a partir das 8h.

As equipes inscritas partici-parão de provas que simularão uma ocorrência policial, como busca por entorpecentes. Os cinco primeiros colocados re-ceberão troféus. As inscrições devem ser encaminhadas até o dia 7 de maio para o email [email protected].

Informações (11) 4053 7300 ramal: 7328 (canil).

Em defesa dos direitos da mulherEntre os dias 28 e 30 de abril, o secretário de Assistência Social e Cidadania de Diadema partici-pou do seminário “Direito a uma Cidade Segura e Equitativa para as Mulheres”, realizado no Peru. O encontro debateu os avanços das políticas desenvolvidas para as mulheres da América Latina. Cidades de outros países como Colômbia, Costa Rica, Argentina, Espanha e Peru também expuse-ram seus projetos.

Orçamento Participativo 2010 entra na reta finalEm maio, as regiões do Serraria, Eldorado e Inamar vão receber as Plenárias Informativas e de Prestação de Contas do Orça-mento Participativo 2009-2010. Em junho, os bairros Casa Gran-de e Promissão finalizam o ca-lendário deste ano. As reuniões ocorrem sempre às 19h.

Confira e participe:

Região Data Local EndereçoSerraria 10 E.M. Tiradentes Rua dos Botocudos, 395Eldorado 17 E.M. Profª Hercília Alves da Silva Ribeiro Rua Bituva, 40Inamar 24 E.M. Fabíola Lima Goyano Av. Antônio Sylvio Cunha Bueno, 72

Casa Grande 14 Poliesportivo Rômulo Ducan Arantes Jr Av. Casa Grande, 483Promissão 21 Poliesportivo Cláudio Kanno Rua Prudente de Moraes, s/nº

MAI

OJU

NHO

Seminário apresenta pesquisasobre hábitos de consumo

OPInIãO DOS MOrADOrES

No dia 6 de maio, a Prefeitu-ra realizará o “Seminário de Hábitos de Consumo” no An-fiteatro do Paço Municipal. O objetivo é capacitar micros e pequenos empresários que atuam no ramo da beleza.

Durante o seminário será apresentado aos empreen-dedores o resultado da Pes-quisa Multi VI – 2009, com o

Estudo do Mercado Brasileiro de Produtos de Higiene Pes-soal (HPPC).

O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Diade-ma, Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pesso-al, Perfumaria e Cosméticos, ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e Sebrae.

la”, da artista plástica Zhena. Às 19h, será exibido o documentá-rio “Navio Negreiro – Tragédia em São Paulo”, produzido pelo jornalista Thiago Fernandes, que aborda a realidade dos negros na atualidade.

No dia 28 de maio, às 19h, será realizado um debate sobre “A organização dos povos africa-nos”, com os historiadores Daniel Gonzaga e Pedro Santos Carmo.

Todas as atividades acontece-rão no CREPIR e os eventos são gratuitos. A exposição “Senzala” poderá ser vista até o dia 28 de maio, das 9h às 17h.

fotos: marcos luiz

mauro pedroso

mar

cos

luiz

mar

cos

luiz

2010

©bb

nOTASPrezado leitor,No ano de Copa do Mundo, Diadema ganha um time

oficial de futebol. Durante meses, a Prefeitura trabalhou para concretizar este sonho e criar o Clube Atlético Diadema, o CAD, em parceria com a Liga de Futebol Amador de Diadema e a ONG Diadema XXI.

São 72 meninos, entre 10 e 17 anos, que representarão o município em campeonatos nas categorias sub-11, 13, 15 e 17. Dessa garotada, 90% foram descobertos nas Escolas de Futebol da Prefeitura.

A partir de agora, eles entrarão em campo não mais como aprendizes, mas como jogadores profissionais de Diadema. A população poderá acompanhar os treinos que acontecerão em três campos da cidade. Dois deles, o Piraporinha e o Complexo Esportivo Inamar, possuem grama sintética, padrão Fifa.

E ainda este ano, a Administração buscará recursos para a construção de uma arquibancada com cinco mil lugares em um dos campos do município.

A notícia de um time oficial de Diadema animou o povo. Como disse o morador Elias Rodrigues Souza, entrevistado pelo Jornal Cidade, “chegou a vez do torcedor da cidade vestir a camisa”. Uma linda camisa azul e branca, cores da bandeira de Diadema.

n Ação Global / Sesi Diadema Avenida Paranapanema, 1.500 – Taboão. Tel.: 4091 0883

O Jornal Cidade é uma publicação mensal da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Diadema. Rua Almirante Barroso,111 - Vila Santa Dirce - CEP: 09912-900. Telefone: 4057 7716. Site: www.diadema.sp.gov.br E-mail: [email protected]ária de Comunicação: Denise Gorczeski. Jornalista responsável: José Carlos Alexandria de Araújo. Redação: Camila Lana, Renata Nascimento e Tatiana Ferreira. Fotos: Banco de Imagens PMD. Tiragem: 100 mil exemplares. Ata de registro de preço: 13/2010. Item 1. Preço Unitário: R$ 0,37. Distribuição gratuita. Maio/2010.

mau

ro p

edro

so

3Jornal Cidade Nº 202 Maio/2010

DESEnVOLVIMEnTO ECOnÔMICO

Em maio, o Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR)vai mudar de endereço. O local passará a atender na Avenida Vitalina Caiaffa Esquível, 101 – Centro.

Diadema incentiva a capacitação de profissionais

Centro Público de Emprego bate recorde

Prefeitura oferece cursos que preparam os moradores para a competitividade do mercado

No primeiro trimestre de 2010, o CPETR colocou 888 pessoas no mercado de trabalho com carteira assinada

No dia 9 de abril, 50 alunos do curso gratuito de Corte, Costura e Mode-lagem receberam seus certificados após cinco meses de aulas. O curso foi realizado pela Secretaria Munici-pal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho em parceria com o Senai e a Associação de Apoio à Criança em Risco (ACER). Foram aplicados três módulos, com a duração de 120 horas/aulas de formação com-posta por teoria e prática.

Para a dona de casa, Tatiane Tere-sa Esmeralto, o curso despertou ain-da mais o interesse pela área. “Apren-di bastante coisa, até já comecei a praticar em casa”, diz.

Além da capacitação profissional, o programa se preocupou em promo-ver a geração de trabalho e renda e in-centivar ações de economia solidária individuais ou coletivas. Duas novas turmas, com 15 alunos cada, iniciam as aulas na primeira semana de maio no Centro Público Eldorado.

Economia solidáriaO grupo de costureiras do Eldo-

rado vai fazer parte de um dos dez grupos de trabalho e renda que a Incubadora Pública de Empreendi-mentos Populares e Solidário (IPEPS) de Diadema irá acolher nesta etapa inicial de implantação do projeto.

O Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR) de Diadema conseguiu colocar 888 pessoas no mercado de tra-balho no primeiro trimestre de 2010. No ano passado, nesse mesmo período, fo-ram 701 contratações.

Segundo o coordenador do CPETR, Je-rônimo Neto, esse aumento representa a retomada de crescimento após a crise econômica que o país vivenciou em 2009. “Diadema está recuperando os postos de trabalho perdidos”, afirma.

Bons resultadosPara combater o desemprego e ampliar

a oferta de postos de trabalho disponíveis

para quem é morador de Diadema, o Centro Público aumentou a equipe que trabalha na captação de vagas e intensificou a aproxi-mação com os empresários da cidade.

Depois de tentar arrumar emprego pela internet e não conseguir, o auxiliar de escritório, Augusto Tadeu Barcala con-quistou uma vaga por meio do CPETR. Au-gusto não perdeu tempo e já espalhou a notícia para os amigos. “Indiquei o servi-ço para todo mundo. Além da rapidez, o atendimento é muito eficiente”.

Recuperação do empregoNo primeiro trimestre desse ano, Dia-

dema teve saldo positivo de emprego. Da-dos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), mostram que no período o saldo de contratações foi de 1.996 empregos, fazendo com que a cidade recuperasse o nível de emprego de setembro de 2009 que foi de 100 mil pes-soas inseridas no mercado formal.

n Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR)Av. Nossa Senhora das Vitórias, 249 - Centro.Horário de Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 16h30.

Bom Negócio estimula a economia dos bairrosSegunda etapa do projeto já está em andamento e traz oportunidades de crescimento para estabelecimentos participantes

O Programa Diadema Bom Negócio chega à segunda etapa de trabalho apresentando bons resultados.

É o caso da comerciante do Pira-porinha, Thelma La Selva. “Foi óti-mo receber a visita do Bom Negó-cio. Encontrei o apoio necessário na hora certa”, afirma. Com o novo visual, a loja passou a atrair mais clientes. “Precisei contratar mais dois funcionários”, explica.

Novas oportunidades Na segunda fase, que começou

em abril, os comerciantes dos bair-ros participantes (Centro, Pirapori-nha e Eldorado) estão recebendo consultorias individuais. O objeti-vo é fornecer orientações para as mudanças. Durante esse processo são realizados alguns cursos, en-tre eles o Curso de Gestão e Con-troles, que tem a duração média de 20 horas.

Para essa etapa estão partici-pando apenas os comerciantes formais. Os informais terão ações específicas, com orientações sobre o MEI (Micro Empreendedor Indivi-dual) e características particulares na condução de suas atividades, desenvolvidas pelo Sebrae.

Para o segundo semestre deste ano novos bairros passarão a fazer parte das atividades

do Bom Negócio.

Para Tatiane, o curso é sinônimode oportunidade de crescimento

2006

2.797

2.442

1.812

2.955

Balanço de contratações encaminhadas pelo CPETR

20082007 2009

A comerciante Thelma está contente com asmudanças feitas na sua loja

Augusto conquistou um novo emprego por meio do CPETR

marcos luiz mauro pedroso

fotos: marcos luiz

marcos luiz

mau

ro p

edro

so

4 Jornal Cidade Nº 202 Maio/2010

rEDE DE PrOTEÇãO SOCIAL

Prefeitura centraliza atendimento de programas sociaisCom a inauguração da Central de Cadastros, população ganha mais agilidade e eficiência nos serviços prestados

Inaugurada no dia 22 de abril, a Central de Cadastros passa a reunir em um único local todos os serviços e informações re-ferentes ao cadastramento e atualização cadastral dos programas de transferência de renda, como Bolsa Família, Renda Cida-dã, ProJovem Adolescente, Ação Jovem, entre outros.

O objetivo é melhorar ainda mais o serviço prestado. Uma equipe de 16 pro-fissionais será responsável pelo atendi-mento aos beneficiários e manutenção dos benefícios e dados atualizados.

A central vai funcionar na Avenida An-tônio Piranga, 1.088. Elza Carlos da Silva, moradora do Campanário, gostou da mu-dança. “A centralização vai facilitar a mi-nha vida, agora não preciso ir em vários lu-gares. Fui muito bem atendida”, afirma.

Com a inauguração da Central, os CRAS continuarão responsáveis pelo referen-ciamento das famílias e pela inclusão dos moradores nos Programas Socais. Após esse atendimento, as famílias serão en-caminhadas para preenchimento do ca-dastro na nova Central.

n Central de Cadastros - Avenida Antônio Piranga, 1.088 - Centro. Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 17h.

A Central vai reunir informações sobre cadastro em diversos programas sociais

mauro pedroso

Diadema ganha primeiro polo da Academia da CidadePrefeitura inaugura espaço voltado à prática esportiva ao ar livre no Piraporinha. Região também ganha novo parque

No dia 30 de maio, a Prefeitura faz a entrega do primeiro polo da Academia da Cidade, único na região do ABCD.

O evento acontece no Par-que Pôr do Sol, em Pirapori-nha, que também será inau-gurado no mesmo dia. Com seis mil m² de área arborizada,

o parque terá pista de cami-nhada, quadra poliesportiva, aparelhos de musculação, área de convivência, entre outros.

O local ficará aberto todos os dias. De segunda a sexta, das 6h às 9h e das 17h30 às 20h30, 10 profissionais de Edu-cação Física, entre professores

e estagiários, darão dicas de como utilizar os equipamentos corretamente e sobre os cuida-dos antes, durante e depois da atividade física.

Eles também vão realizar aulas de alongamento, gi-nástica, musculação e cami-nhadas.

Restaurante Popular do Campanário inaugura em 14 de maioMais uma demanda do Orçamento Participativo está concretizada. O restaurante será entregue à população neste mês e servirá mil refeições diárias

A nova unidade do Restaurante Popular, localizada no Campanário, será inaugu-rada no dia 14 de maio.

Inicialmente a entrega seria no dia 11, mas com a confirmação da presen-ça da Ministra do Desenvolvimento So-cial e Combate à Fome, Márcia Helena Carvalho Lopes, a data da cerimônia foi alterada para o dia 14.

O evento de inauguração começa a partir das 8h30 e terá atrações culturais como repente, banda de reggae e a Lira Musical, além da Caravana do Lazer e apresentações do Circo Escola.

A obra é uma demanda do Orçamen-to Participativo de 2007. Inicialmente a

nova unidade servirá mil refeições di-árias ao custo de R$ 1,50 cada. O car-dápio elaborado por nutricionistas ga-rante uma alimentação equilibrada e saudável.

A aposentada Maria da Conceição Maciel de Barros aprova essa política de segurança alimentar da cidade. “No Restaurante Popular podemos comer uma refeição muito boa a um preço que todo mundo pode pagar”, diz a morado-ra do Canhema.

Espaço SocialForam investidos R$ 1,6 milhão do

Governo Federal, com contrapartida da

n Restaurante Popular do CampanárioAvenida Luiz Carlos Prestes, 606 - Campanário. Funcionamento: segunda a sexta, das 11h às 14h ou até atingir mil refeições.As senhas para o almoço são distribuídas a partir das 11h.

Prefeitura de R$ 285 mil. O local possui um refeitório para 208 lugares e áreas es-pecíficas para cada etapa do preparo das refeições, seguindo as normas exigidas pela Vigilância Sanitária. Na cozinha ex-perimental serão oferecidos cursos nas áreas de segurança alimentar, gastrono-mia, geração de renda, entre outros.

Para Maria, o Restaurante Popular oferecerá comida boa e barata

E não se esqueçafotos: marcos luiz

marcos luiz

5Jornal Cidade Nº 202 Maio/2010

Obras do PAC Naval estão na reta finalAinda no primeiro semestre de 2010, a Prefeitura

entregará as chaves dos 252 apartamentos para os moradores. Nesta primeira fase, serão beneficiadas 204 famílias com remoção para o Conjunto

Habitacional (CH) Serraria e outras 48 na própria Naval. No primeiro as obras estão em fase de implantação de asfalto e iluminação. Já na Naval, as obras dos apartamentos estão em fase de reboco e em breve começará a pintura dos prédios.

OBrAS

Córrego dos Monteiros será canalizadoIntervenção no local, que fica no Serraria, irá gerar melhorias no fluxo de trânsito e beneficiará os moradores da região

O início da canalização do Córre-go dos Monteiros está previsto para o final de maio e deve me-lhorar o fluxo viário da cidade. A obra envolverá um trecho de aproximadamente 900 metros, que vai da rua Guarani até a ave-nida Dom Pedro I, no Serraria. Além da canalização do córrego, os moradores vão poder usufruir da pavimentação que será feita no local.

Para o secretário de Obras do município, a região dará um salto social e na qualidade de vida. “A população cobrou me-lhorias, e agora a Prefeitura irá fazer muito mais, não só cana-lizando o córrego, mas também com a implantação do anel viá-rio”, afirma.

SANED investe em saneamento integradoInvestimentos na rede de esgoto melhoram a qualidade de vida da população dos núcleos Vila Popular e Marilene

A população do Núcleo Habitacional Vila Popular comemora mais uma conquista para o bairro. É que em julho deverá ser entregue o saneamento integrado que vai beneficiar cerca de 120 famílias.

O projeto prevê a substituição de 222 metros de redes de distribuição de água e 96 metros de redes de coleta de esgo-to. A obra está sendo realizada porque as tubulações antigas apresentavam des-gaste e causavam vazamentos e obstru-ções no sistema de abastecimento.

Já as redes de drenagem não exis-tiam. Por isso estão sendo instalados 318 metros para evitar que a água da chuva caia na rede de esgoto, e possa sobrecarregá-la, provocando o retor-no de dejetos para dentro das casas. As obras começaram em fevereiro des-

te ano. O investimento está na ordem de R$ 182 mil.

Outras melhorias No Núcleo Habitacional Marilene está

sendo realizada a substituição das redes de água e esgoto, além da implantação das redes de drenagem nas vielas 7, 8 e 22. Serão substituídos 33 metros de re-des de água, 176 metros de esgoto e 138 metros da rede de drenagem.

Com o investimento de R$ 160 mil da SANED, 80 famílias da região serão bene-ficiadas. Iniciada na primeira semana de abril, o prazo de conclusão das obras é de seis meses. E a partir de maio come-çam as obras de saneamento no lotea-mento localizado na rua Gema. Cerca de 220 Famílias serão atendidas.

População receberá casas no NH Vera Cruz Além de ganhar uma nova casa, moradores do local poderão viver em uma área mais digna e urbanizada

Em junho, 68 moradores do Núcleo Ha-bitacional (NH) Vera Cruz receberão as chaves das primeiras 17 unidades habi-tacionais que estão sendo construídas pela Prefeitura.

As casas terão quarto, sala, cozinha e banheiro, em uma área de 34,20 m². Estas unidades são conhecidas como embriões, já que foram projetadas pre-vendo a possibilidade de ampliação para até 65 m². O local também está sendo

urbanizado. As obras recebem recur-sos do Programa Habitar Brasil, que é uma parceria do Governo Federal com o Banco Interamericano de Desenvolvi-mento (BID). Os investimentos somam R$ 6 milhões e também foram destina-dos para várias outras benfeitorias, como a construção do coletor tronco na ave-nida Ulysses Guimarães e a urbaniza-ção do Núcleo Habitacional Yamberê, entre outros.

Além dessa primeira

fase, o projeto completo prevê a construção de mais 25 casas no NH Vera Cruz.

Moradores do Núcleo Habitacional Vera Cruz aguardam a conclusão das obras

Investimentos em saneamento geram bem-estar para aproximadamente 120 famílias

Canalização do Córrego dos Monteiros vai gerar melhorias para os moradores do bairro Serraria

Novos caminhosCom a canalização do córrego, uma nova via será construída facilitando o acesso à região. Além dos moradores e comer-ciantes, também serão bene-ficiadas as diversas indústrias que fazem divisa entre os bairros do Serraria e Vila Con-ceição, com novas rotas para o fluxo de caminhões.

A obra será financiada pelo Ministério das Cidades, e terá um investimento de R$ 13 mi-lhões. A contrapartida da Pre-feitura é de aproximadamente R$ 800 mil. A previsão de du-ração será de 14 meses.

marcos luiz

fotos: mauro pedroso

mauro pedroso

6 Jornal Cidade Nº 202 Maio/2010

➜ Mais de 164 mil sessões de fisioterapia

➜ 3.423 pequenas cirurgias realizadas

➜ Mais de dois milhões de exames feitos em laboratório

➜ Mais de de fisioterapia

realizadas

➜ Mais de

feitos em laboratório

SAÚDE

Proteção contra a Influenza AA vacinação contra a gripe transmitida pelo vírus H1N1 termina em maio. Mais de 83 mil pessoas já se imunizaram em três meses de campanha

Em breve, Bruna Neres terá a filha Heloísa nos braços. Com nove meses de gestação, a auxiliar de produção já se protegeu con-tra a gripe Influenza A. Ela foi à UBS nos primeiros dias de campanha. “Tomei a va-cina e não tive reação nenhuma. Eu reco-mendo, porque é importante se prevenir para evitar a gripe”, diz.

Até maio a imunização se estende aos

doentes crônicos, gestantes, adultos en-tre 30 e 39 anos e idosos. Os maiores de 60 anos também serão vacinados contra a gripe comum.

E quem perdeu o prazo ainda pode se vacinar. Basta ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e levar documento de identi-ficação. A vacina só é contra-indicada para pessoas alérgicas a ovo.

Melhorar sempreProfissionais de saúde terão canal online para tirar dúvidas e discutir casos mais complexos

Diadema conta com mais um recurso para ampliar a qualidade dos serviços ofereci-dos à população: o Programa Telessaúde Brasil, do Ministério da Saúde.

Com ele, os profissionais da Saúde, em sua maioria da Atenção Básica, terão um canal via internet direto com especialis-tas da USP (Universidade de São Paulo) e FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) para auxiliar no diagnóstico e acompa-

nhamento de casos mais complexos. As 19 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Quarteirão da Saúde, Hospital Municipal e Vigilância à Saúde já estão equipados e receberam um software específico para o programa. Em abril e maio, as equipes que trabalham nesses equipamentos passam por capacitação. Além de discussão de ca-sos, os profissionais terão incentivo aos es-tudos e atualização profissional.

Quarteirão da Saúde completa dois anosDesde sua inauguração, em maio de 2008, 540 mil atendimentos foram realizados no Centro de Especialidades Médicas

Com serviço especializado, profissionais qua-lificados e equipamentos de alta tecnologia, o Quarteirão da Saúde (QS) completa dois anos com 540 mil atendimentos feitos.

O Quarteirão oferece 26 especialidades médicas e odontológicas, mais de 20 tipos de exames para diagnóstico de doenças, um centro cirúrgico ambulatorial e um centro de reabilitação de fisioterapia.

Para ser atendido é preciso ter encami-nhamento da UBS. “Faço acompanhamento de ortopedia e fisioterapia no QS. O atendi-mento é ótimo. É importante ter esse tipo de

serviço no município”, diz Lourdes Justino Sil-va, que utiliza o Quarteirão desde 2008.

AmpliaçãoEm dois anos, especialidades como der-

matologia, hematologia e pequenas cirur-gias e exames para diagnóstico de doenças cardíacas, como holter e ecocardiograma, não possuem mais filas. Ou seja, assim que o médico faz o pedido do exame, o pacien-te tem apenas que aguardar o exame ser agendado. Além disso, o acompanhamen-to de recém-nascidos egressos da UTI ne-

Pré-conferência é oportunidade de discutir e indicar prioridades na área de saúde

As UBSs é que fazem o encaminhamento para o atendimento realizado no Quarteirão

Para a moradora Lourdes, o serviço e a estrutura oferecida são ótimos

onatal do HM, cirurgias de vesículas, histe-rectomia (retirada do útero) e ortopédicas foram incorporadas aos procedimentos ofe-recidos no QS.

BenefícioToda a estrutura oferecida pelo Quartei-

rão da Saúde amplia a qualidade do servi-ço prestado na rede municipal, pois com o acesso aos exames e especialidades é pos-sível fazer o diagnóstico em um tempo me-nor. Isso possibilita uma resposta mais rápi-da às solicitações das UBS e uma melhoria no atendimento.

IndependenteDesde 2008, o Pronto - Socorro Central

está localizado ao lado do QS, porém é um serviço independente do Centro de Espe-cialidades. O PS funciona 24h, todos os dias, e não é preciso ter encaminhamento para ser atendido.n Quarteirão da Saúde - Avenida Antônio Piranga, nº 700. Tel.: 4043 8000.

Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

n Pronto-Socorro Central - Rua Tiradentes, nº 100.Funcionamento: domingo a domingo, 24 horas por dia.

marcos luiz

mau

ro p

edro

so

marcos luiz

marcos luiz

mau

ro p

edro

so

mauro pedroso

marcos luiz

7Jornal Cidade Nº 202 Maio/2010

No segundo semestre, a Vila Conceição vai ganhar uma UBS. A Unidade terá 852m² e beneficiará cerca

de 20 mil pessoas. A UBS vai contar com cinco equipes do Programa Saúde da Família, três de Saúde Bucal e elevador para pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção.

Até 7 de maio Gestantes

Até 7 de maio Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas

10 a 21 de maio Pessoas de 30 a 39 anos de idade

Veja a programação de maio da7ª Conferência de Saúde de Diadema

28 19h às 22h Abertura e Palestra: Conjuntura Atual Teatro Clara Nunes do SUS - Financiamento e Gestão

29 8h30 Mesa Redonda Teatro Clara Nunes Rede Integrada de Atenção à Saúde: Cuidado integral e Integração de Serviços

10h30 Mesa Redonda Teatro Clara Nunes Promoção da Saúde e Intersetorialidade: Desafios da Atenção Básica

14h Trabalho em grupos E. M. Anita Malfatti para discussão das propostas das Pré-Conferências e novas propostas

30 8h30 às 12h Plenária Final para a aprovação E. M. Anita Malfatti das deliberações da 7ª Conferência de Saúde de Diadema

Bruna Neres foi uma das primeiras a se vacinar: “Eu aprovo e recomendo”

Diadema realiza 7ª Conferência Municipal de Saúde em maio Cerca de duas mil pessoas participaram das pré-conferências. As propostas indicadas serão votadas no Encontro Municipal

A população já está mobilizada para a 7ª Conferência de Saúde de Diadema a ser realizada entre os dias 28 e 30 de maio.

Durante os meses de março e abril, mais de duas mil pessoas participaram das 26 pré-conferências regionais e três temáti-

Experiência do município é apresentada em CongressoDiadema apresentou, no 24º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, 10 projetos que relatam o sucesso de políticas públicas adotadas nas áreas hospitalar, urgência e emergência, saúde da família, sistemas de informação, avaliação, vigilância em saúde, entre outros.

O evento foi em Campinas, entre os dias 21 e 23 de abril.

Mais de 400 trabalhos foram apresen-tados e Diadema foi uma das 10 cidades selecionadas para receber o Prêmio Da-vid Capistrano de Experiências Exitosas dos Municípios. O trabalho premiado foi “Matriciamento em regulação do acesso e sistema: integrando a rede de saúde de Diadema a partir da Atenção Básica”.

Proteção contra a Influenza A

Calendário da vacinaçãoAté 7 de maio Gestantes

Até 7 de maio Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas

10 a 21 de maio Pessoas de 30 a 39 anos de idade

cas sobre rede de atenção à saúde, promo-ção e cidade saudável e saúde mental.

Nesses encontros, os munícipes dis-cutem e deliberam sobre as diretrizes da Política Municipal de Saúde para o pe-ríodo de 2010 a 2014. Em maio, serão mais três eventos antes da conferência municipal. Confira o calendário no site www.diadema.sp.gov.br.

Durante as pré-conferências, que são abertas à população, também são esco-lhidos os delegados com direito à voto na 7ª Conferência Municipal.

ResultadosA participação da população é impor-

tante. A expansão do Programa Saúde da Família, que hoje atende 70% da cidade, foi uma das ações eleitas em anos anteriores pelos moradores em conferências munici-pais de saúde.

Veja a programação de maio da7ª Conferência de Saúde de Diadema

Dia Horário Evento Local28 19h às 22h Abertura e Palestra: Conjuntura Atual Teatro Clara Nunes do SUS - Financiamento e Gestão

29 8h30 Mesa Redonda Teatro Clara Nunes Rede Integrada de Atenção à Saúde: Cuidado integral e Integração de Serviços

10h30 Mesa Redonda Teatro Clara Nunes Promoção da Saúde e Intersetorialidade: Desafios da Atenção Básica

14h Trabalho em grupos E. M. Anita Malfatti para discussão das propostas das Pré-Conferências e novas propostas

30 8h30 às 12h Plenária Final para a aprovação Teatro Clara Nunes das deliberações da 7ª Conferência de Saúde de Diadema

n Teatro Clara Nunes - Rua Graciosa, 300 – Centro.n Escola Municipal Anita C. Malfatti - Rua Ari Barroso, 290 – Centro.Pré-conferência é oportunidade de discutir e indicar prioridades na área de saúde

Mitos e VerdadesSe você está no grupo de pessoas a serem imunizadas, tire suas dúvidas e faça a coisa certa. Vacine-se.

n Quem toma a vacina desenvolve a doença.Não. A vacina é composta por vírus inativado (morto) e, por esse motivo, quem toma a vacina não desenvolve a doença.

n Existem efeitos colaterais. Algumas pessoas podem sentir dor no local da injeção, febre ou mal estar que passa em um ou dois dias.

n Quem está grávida pode tomar a vacina em qualquer período da gestação.A vacina é segura em qualquer período da gestação. A indicação é aprovada pela Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

n A vacina contém mercúrio.Ele é usado como conservante e aprovado pela Organização Mundial da Saúde. Mas a concentração é tão pequena que não apresenta riscos nem causa danos à saúde.

VERDADEMENTIRA

marcos luiz

mar

cos

luiz

mau

ro p

edro

so

mau

ro p

edro

so

mauro pedroso

mau

ro p

edro

so

Terra de oportunidades

Conquistar uma colocação no mercado de trabalho nem sempre é tarefa fácil, mas com a ajuda do Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR) mais de 800 pessoas garantiram a carteira assinada na cidade no começo de 2010. A profissionalização também chega para os atletas do município. Diadema ganhou o time profissional de futebol, o Clube Atlético Diadema (CAD). Agora, os moradores do município poderão torcer pela equipe em jogos oficiais. O Jornal Cidade foi às ruas e ouviu a população para saber que ela pensa sobre essas conquistas.

8 Jornal Cidade Nº 202 Maio/2010

A VOZ DO POVO

n Cristiano Piza Guimarães29, auxiliar de produção, Jardim das Nações

“O atendimento no Centro Público é muito rápido e bom. Quando eu fui lá não tinha muita experiência, mas consegui ser encaminhado para duas vagas de emprego. Lá também possui cursos voltados para o trabalhador”.

n rodrigo dos Santos28, ajudante geral, Jardim das Nações

“O atendimento é muito bom. Conheço pessoas que conseguiram o emprego via CPETR. Também possuo cadastro e acho importante para os moradores de Diadema, pois traz mais facilidade”.

n Joel Alves Moreira61, vendedor, Vila Paulína

“Já indiquei vários amigos para fazer cadastro no CPETR. É muito importante oferecer esse serviço para a população. Lá todos encontram em um mesmo lugar várias oportunidades de emprego”.

n Sandra Silva Siqueira42, auxiliar de enfermagem, Jardim Rey

“Tenho um vizinho que conseguiu um emprego por meio do Centro Público. O bom é que lá ficam concentradas as informações. A pessoa não precisa gastar para ir a vários locais procurar”.

n Marco Antônio Garcia de Sá33, auxiliar de administração, Eldorado

“Onde trabalho as contratações são feitas por meio do Centro Público. A vantagem é que a empresa não precisa fazer a seleção. Ela oferece as vagas ao CPETR e os empregados já chegam com o perfil da empresa”.

n Paulino José dos Santos31, ajudante geral, Jardim das Nações

“É bom ter um serviço como o Centro Público porque ajuda muito na hora de arrumar um emprego e ainda oferece cursos gratuitos de capacitação. É vantagem para quem emprega e também para quem procura emprego”.

n Maria Aparecida Pereira35, auxiliar de limpeza, Parque Reid

“Eu e meu marido já arrumamos emprego pelo Centro Público. Sempre indico porque é muito bom. Mesmo se você não tem experiência, fica fácil. Você preenche um cadastro, faz uma entrevista e já sai com a indicação”.

n José Carlos da Silva44, vendedor, Centro

“Todos os outros municípios da região têm um time profissional. Só faltava Diadema. É importante para levar o nome da cidade para outros lugares. Além disso, é um incentivo para o esporte”.

n Marlene Bragantim55, dona de casa, Jardim Elisa

“Com o Clube Atlético Diadema vai dar orgulho de torcer. As pessoas vão dar mais importância para a cidade. E com o time, quem participa das Escolas de Futebol também terá um incentivo a mais para o esporte”.

n Marta da Silva Moreira34, diarista, Parque Real

“Eu acho bom ter esse time profissional. As crianças vão se interessar mais pelo esporte e com isso, elas devem participar das Escolas de Esporte que a Prefeitura oferece. Assim elas ficam menos tempo na rua”.

n Maria José da Silva60, dona de casa, Parque Real

“Tenho seis netos e acho que eles sabendo que a cidade tem um time profissional, eles vão se interessar em jogar. O bom é que perto de casa tem uma quadra, já dá para eles treinarem”.

n Elzira dos Santos43, dona de casa, Eldorado

“Ter um time profissional de futebol é importante porque é um incentivo para os jovens. Meus filhos assistem aos jogos e participam da Escola de Esporte da cidade. Com isso eles também podem virar craques”.

n Leandro Galvão da Silva23, agente de proteção, Eldorado

“Acompanho os campeonatos de futebol e Diadema estava precisando de um time profissional para levar seu nome para outros lugares. E levar o nome com coisas boas, porque a cidade melhorou muito nos últimos anos”.

n Elias rodrigues Souza30, motorista, Vila Nogueira

“Já estava na hora de Diadema ter um time de futebol profissional. Nos lugares por onde passo vejo o amor da população pelo time local. Agora chegou a vez do torcedor de Diadema vestir a camisa”.

Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda Clube Atlético Diadema

foto

s: m

arco

s lu

iz

9Jornal Cidade Nº 202 Maio/2010

Estudantes da Fundação Getúlio Vargasvieram à cidade conhecer as açõesque contribuem com a segurança

O Polo Diadema da UAB (Uni-versidade Aberta do Brasil) firmou parceria com a Univer-sidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e passa a oferecer 50 vagas no curso de Especialização em Gestão Pública. As inscrições vão até o dia 13 de maio.

Essa é a sétima parceria da UAB, que oferece cur-sos gratuitos de especiali-zação e pós-graduação à distância, um convênio en-tre o MEC e universidades do país. Uma das opções

de cursos oferecidos é o de tutoria que possibilita, ao final, trabalhar como tutor na própria UAB ou em ou-tras instituições. Informa-ções sobre cursos no site http://uabdiadema.blogs-pot.com

ReconhecimentoDesde sua criação em

2008, o polo de Diadema am-pliou o número de alunos de 66 para 300 e recebeu concei-to ótimo na avaliação do Mi-nistério, no ano passado.

SEGUrAnÇA

EDUCAÇãO

Diadema é exemplo em segurançaEstudantes da Fundação Getúlio Vargas conhecem políticas públicas de Segurança da cidade. Atuação da Central de Videomonitoramento é destaque

Ao longo dos anos, Diadema tornou-se referência em desenvolver ações de se-gurança e cidadania. Com o sucesso das políticas públicas adotadas, o município constantemente atrai olhares de várias partes do Brasil e do mundo.

No dia 27 de abril, cerca de 50 alunos do curso de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV) vieram à cidade conhecer as políticas nas áreas de Segurança, Saúde e Educação.

O professor de ciência política, Fran-cisco Fonseca, explica porque escolheu a cidade como exemplo. “É a primeira vez que trago os alunos à Diadema. Ela é re-

ferência porque conseguiu mudar proble-mas sérios de segurança, ganhou prêmios e aumentou a qualidade de vida”, diz.

Os estudantes visitaram a Central de Videomonitoramento e puderam conhe-cer as diversas ações implantadas pela Prefeitura. André Flexa conta o que mais chamou sua atenção. “A política pública abarca o maior número de pessoas e os resultados são expressivos. A Lei de Fe-chamento dos Bares, por exemplo, tem relação direta com a redução dos índices de violência”, fala o estudante.

Ação efetivaNa Central, uma equipe acompanha

em tempo real as imagens das 64 câmeras de monitoramento espalhadas em pontos estratégicos da cidade.

Ao perceber uma ação suspeita, a Guarda Civil Municipal (GCM) é acionada imediatamente e comunica à Polícia Mi-litar. Com isso é possível combater e pre-venir a criminalidade.

“Quando somos requisitados pela Po-lícia Civil, também disponibilizamos as imagens que ajudam a solucionar casos e identificar suspeitos”, explica o secretá-rio de Defesa Social da cidade.

Recentemente, as experiências de su-cesso foram apresentadas no I Seminário dos Guardas Civis Municipais do Estado de Goiás, realizado no dia 20 de abril em Goiânia.

Em quatro anos, Diadema recebeu mais de 181 delegações brasileiras e de outros países interessadas em saber como o município conseguiu reduzir a violência e incentivar a cultura de paz.

Educação de QualidadeDiadema Mais Educação é reconhecido e aprovado pelo MEC. Implantação do programa vira modelo para outras cidades

A Prefeitura transformou a cidade em uma escola ao implantar o Programa Diadema Mais Educação, em setembro de 2009. Entre os dias 14 e 20 de abril, os resultados positivos do programa foram apresentados em Seminários Regionais do Minis-tério da Educação e Cultura (MEC) nos Estados do Acre e Roraima.

O diferencial de Diadema é envolver parques, centros culturais, complexos esportivos e espaços públicos e comunitários no aprendizado.

“É muito positivo levar nossa experiência, a pe-dido do MEC, a outros municípios que pretendem implantar o programa”, afirma a secretária de Edu-cação da cidade.

Implantado em 11 escolas do município, o pro-grama tem aprovação de mais de 80% de pais, alu-nos e profissionais envolvidos. O Diadema Mais Educação atende 3.400 estudantes com atividades extracurriculares e reforço escolar.

Universidade Aberta é oportunidade de formação

“Diadema é referência em políticaspúblicas”, diz o professor Fonseca

n Universidade Aberta do Brasil – Polo DiademaAv. Sete de Setembro, 400 - Centro - Tel.: 4051 3634.A convite do MEC, experiência do Diadema Mais Educação é apresentada no Acre e em Roraima

Polo UAB na cidade recebe conceito ótimo do Ministério

foto

s: m

arco

s lu

izmarcos luiz

mauro pedroso

mau

ro p

edro

so

marcos luiz

mar

cos

lim

a

mar

cos

luiz

10 Jornal Cidade Nº 202 Maio/2010

Projeto Lazer e Saúde é mais uma opção para fazer de Diadema uma cidade mais saudável

CULTUrA

ESPOrTE

5ª edição do ABCDança acontece no mês de maioO evento reúne apresentações artísticas de grupos locais e faz parte do aniversário de 15 anos da Cia de Dança de Diadema

Obra que narra fábulas de orixás é indicada como referência pela Fundação Nacional do Livro. A contação de história é destaque da programação

Histórias contadas a partir de movimentos de coreografia, ofi-cinas e espetáculos teatrais são algumas das atividades artísti-cas da 5ª edição do ABCDança. Toda a programação é gratuita e acontece entre os dias 13 e 16 de maio, no Teatro Clara Nunes. O evento é uma iniciativa da Se-

cretaria de Cultura, por meio da Companhia de Dança de Diade-ma, e percorre as sete cidades do Grande ABC, além de São Paulo, durante os meses de maio, ju-nho e julho.

Para 2010, grupos e bailarinos da região foram selecionados para apresentar 10 espetáculos e

Uma história diferente

Recontar mitos urbanos in-fantis de seis orixás do Bra-sil é o tema do livro ‘Omo-obá: historias de princesa’, de Kiusam de Oliveira, profes-sora de Educação Especial da rede municipal de Ensino.

A obra foi incluída no catá-logo da Fundação Nacional do Livro como indicação de obra infanto-juvenil, uma re-ferência para professores em todo o país.

“Cada personagem tem uma característica diferente, mesmo crianças são deter-minadas e fortes. São as pri-meiras feministas da história”, diz Kiusam.

No mês de maio, a Pre-feitura promove a contação dessas histórias. As apre-sentações incluem teatro de sombra, fantoches, tecidos e badulaques. Essa e outras atrações estão na Agenda Cultural, disponível nos cen-tros culturais da cidade.

Lazer na Praça

Após ser revitalizada e ficar ainda mais bonita, a Praça da Moça também se trans-formou em palco da nova programação de lazer da cidade. Todos os domingos a praça recebe o Projeto Lazer e Saúde que oferece gratuitamente aulas de Lian Gong e Danças Circulares, às 9h e às 10h, respectivamente.

O projeto foi lançado no dia 21 de mar-ço e é resultado de debates de professores do Programa Mulheres em Movimento.

O objetivo do Lazer e Saúde é estimular hábitos saudáveis para proporcionar me-lhora na qualidade de vida dos morado-res. A ação despertou o interesse de mo-radores como o promotor de vendas César Eduardo de Andrade. “Vou lá conhecer o projeto. É sempre bom ter ações de incen-tivo à atividade física”, diz.

Bem-estar Além de ser uma atividade de lazer, o

Lian-Gong é uma ginástica terapêutica chinesa na qual o praticante exercita-se através de três grupos de 18 movimentos, melhorando o fluxo de energia e funcio-namento dos órgãos. Já a Dança Circular tem origem na Escócia e é inspirada em danças folclóricas. Em círculo e de mãos dadas, as pessoas que participam da aula são estimuladas a dançar em conjunto.

Além dessas atividades, a criançada tem à disposição, no mesmo período, a Caravana do Lazer que proporciona ale-gria com brinquedos infláveis e outras ati-vidades realizadas com monitores.

n Praça da MoçaRua Graciosa com a Av. Alda – Centro. Todos os domingos, a partir das 9h.

12 oficinas artísticas. “A qualidade da apresentação está sendo am-pliada a cada edição”, explica a se-cretária municipal de Cultura.

Espaço para todosOs artistas amadores também

têm a chance de se apresentar. O Palco Livre acontece nos dias 15 e 16 desse mês.

Bailarinos e grupos inte-ressados em participar da ati-vidade podem agendar as apresentações pelo e-mail: [email protected].

A programação completa do mês de maio pode ser consul-tada na agenda cultural distri-buída nos centros culturais do município.

“Temos que valorizar princesas de outrasorigens”, diz Kiusam

O evento terá apresentações de artistas e bailarinos da cidade

Programa Lazer e Saúde oferece, aos domingos, aulas gratuitas de Liang Gong

Para César, as atividades do programaincentivam a uma vida saudável

wag

ner

souz

a

mar

cos

luiz

mar

cos

luiz

O Clube Atlético Diadema está preparado para disputar competições paulistas de sub 15 e 17

Time profissional da cidade é formado por 72 meninos com idade entre 10 e 17 anos

11Jornal Cidade Nº 202 Maio/2010

ESPOrTE

Copa Diadema entra na segunda rodada da primeira fase. Já o 30º Campeonato Amador da 1ª Divisão chega à reta final

Torneios de futebol agitam a cidade

As emoções da 21ª Copa Diadema já começaram para os mais de 2.300 atletas participantes da competição. Os primeiros jogos do campeonato aconteceram em abril. Em maio, serão disputadas as partidas da segunda rodada da primeira fase.

É hora da decisãoO 30º Campeonato da 1ª Divisão da Liga de

Futebol Amador de Diadema entra na semifinal. Os jogos acontecem nos dias 2 e 9 de maio. A

final será realizada em dois dias: no dia 16, no Complexo Esportivo Inamar e no dia 23, no Está-dio Municipal Padre Anchieta, no Piraporinha.

Mas a alegria da torcida não chega ao fim. É que no dia 1º de maio começa a primeira rodada da 2ª Divisão do torneio. Vão participar da com-petição 20 equipes divididas em dois grupos.

Confira a tabela completa de campeonatos, os horários e os locais das partidas no site da Prefeitura: www.diadema.sp.gov.br

Melhorias na Quadra Poliesportiva do Parque NaçõesEm maio, a quadra poliesportiva do Parque Nações estará de cara nova. O local vai ganhar cobertura com estrutura e telha metálica e iluminação com oito refletores de 400 watts com lâmpadas de vapor metálico. Nas melhorias estão sendo investidos R$ 125 mil. A obra é uma demanda do Orçamento Participativo 2008.

Clube Atlético Diadema é o time oficial da cidade. Dirigentes já fazem planos para que a equipe dispute os jogos do Campeonato Paulista de 2011

No dia 23 de abril, a Prefeitura apresentou oficialmente o Clube Atlético Diadema (CAD), o time de futebol profissional da cidade. A criação da equipe é uma par-ceria do Governo Municipal com a Liga de Futebol Amador de Diadema e a ONG Diadema XXI.

Durante a cerimônia, no auditório do Paço Municipal, o prefeito de Diadema fa-lou da importância do futebol. “O espor-te é um processo de formação. E temos a expectativa de que o CAD se traduza em oportunidade para jovens atletas se pro-fissionalizarem”, disse.

O time está preparado para disputar competições paulistas nas categorias sub-15 e 17. Ainda este ano, equipes sub-11 e 13 deverão participar de seus respectivos torneios.

Além disso, a proposta é que a agre-miação possa participar da 2ª Divisão do Campeonato Paulista em 2011. “Faremos de tudo para ter uma projeção nacional e levar o nome do município”, diz o presi-dente do CAD, Paulo Lofreta.

A Administração ficará responsável por ceder o espaço para treinos e jogos oficiais da Federação Paulista de Futebol. Atualmente, os treinamentos acontecem no Complexo Esportivo Inamar e nos cam-pos Taperinha e Piraporinha.

Equipe promissoraO goleiro Adimarck Santos fala do sen-

timento de jogar no CAD. “É a maior ale-gria. Aqui é o começo de um grande futu-ro”, diz. A mesma emoção é compartilhada pelo lateral esquerdo Rodrigo Manente de

Carvalho. “É legal jogar em um time profis-sional porque penso em seguir a carreira”, explica. O apoio ao Clube Atlético Diade-ma é grande. “A gente sempre lutou por um time profissional e agora é um dia de alegria”, comenta Adiel Mendes de Souza. A torcida também é reforçada pelos fami-liares dos jogadores. Um exemplo é o pai de Rodrigo: “É muito positiva essa profis-sionalização do futebol na cidade. E ter um filho jogando é uma satisfação muito grande. É o que todo pai espera”, garante Fernando Carvalho.

Diadema também disponibiliza, por meio das Escolas de Esporte, aulas gra-tuitas de várias modalidades esportivas. Atualmente, mais de cinco mil jovens fre-quentam as atividades. Informações pelos telefones 4072 9327 e 4072 9323.

O lateral Rodrigo vê no CAD achance de se profissionalizar

O pai de Rodrigo acompanhatodos os treinos do filho

“Aqui começa um grandefuturo”, diz o goleiro Adimarck

Para Adiel, o CAD é umaconquista para Diadema

O Clube Atlético Diadema treina em três campos da cidade

foto

s: m

arco

s lu

iz

mauro pedroso

Prefeitura cria time de futebol profissional de Diadema

12 Jornal Cidade Nº 202 Maio/2010

MEIO AMBIEnTE

Cuidar para preservarPara celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, Prefeitura oferecerá programação voltada à educação socioambiental

Em junho, o mundo inteiro volta suas atenções para as questões ambientais. No dia 5 é comemorado o Dia do Meio Am-biente. A data é importante para alertar

as pessoas sobre a necessidade cada vez maior de cuidar do planeta e preservar as espécies ameaçadas de extinção.

De 27 de maio a 11 de junho, a Prefei-tura, por meio da Secretaria de Meio Am-biente, oferecerá diversas atividades edu-cativas sobre o tema. A população poderá participar de seminários, oficinas de jardi-nagem, plantio de árvores, monitorias, en-tre outras atividades no Jardim Botânico e demais parques da cidade.

Também estão previstas a soltura de balões biodegradáveis com frases de aler-ta (envolvendo questões ambientais escri-ta por alunos do Ensino Fundamental) e a exposição de empresas e seus projetos que estão direcionados para a responsa-bilidade socioambiental.

Diadema irá oferecer atividades de educação socioambiental

mar

cos

luiz

kari

na s

nege

FAÇA A COISA CErTA

Diadema intensificou a fiscalização para combater os sujões da cidade. Para ajudar a inibir o descarte incorreto do entulho e bagulho, a Prefeitura

preparou algumas dicas, para que você possa depositar os materiais em lugares apropriados e contribuir com a limpeza urbana. Confira:

Depositar entulho e bagulho nas ruas e calçadas da cidade. O morador que for pego descartando estes tipos de materiais em locais inapropriados poderá responder por crime ambiental.

Descartar entulho ou bagulho, de até 50 kg ensacado, no dia e horário combinado da passagem do Pé na Rua pelo bairro.

A remoção de materiais de construção é da responsabilidade de quem produz o entulho, que deve contratar uma caçamba para fazer o descarte de forma correta.

Fiscalização é reforçada para manter cidade limpaEm abril, as equipes de fiscalização foram reforçadas para manter as ruas do município longe da sujeira e de doenças

Preocupada com a limpeza urbana da ci-dade, a Prefeitura intensificou o trabalho de fiscalização. Desde abril, as equipes estão nas ruas 24 horas por dia.

A ação visa eliminar o depósito clan-destino de entulho e bagulhos que ocor-re nas ruas de Diadema.

Números recentes apontam que até o final de abril, foram apreendidos 15 veícu-los e 18 carrinhos de mão jogando lixo em locais inapropriados. Essas ações geram multas e a apreensão do veículo.

A Prefeitura trabalha em parceria com a Polícia Civil Ambiental (Delegacia Seccio-nal de Diadema/Setor de Meio Ambien-te), que entra em ação enquadrando os “sujões” na lei de crimes ambientais. Este tipo de delito é passível de prisão e é ina-fiançável. Além de prever pena de um a cinco anos de reclusão.

A Administração colocou outdoors nas ruas informando que as câmeras de vide-omonitoramento também gravam quem joga lixo e entulho nas ruas da cidade. Para contribuir com a limpeza pública e ajudar a manter a nossa cidade saudável, cada morador pode fazer a sua parte.

Alunos da rede municipal aprendem na escola a ter mais cuidado com o meio ambiente

ERRADO CERTO CERTO

mar

cos

luiz

mau

ro p

edro

so

mar

cos

luiz