jornal arauto 42 - outubro/2010

12
VISITE O JORNAL ARAUTO NA INTERNET www.arautosantiago.com.br

Upload: joel-pavan

Post on 17-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Arauto - Assembleia de Deus de Santiago.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Arauto 42 - Outubro/2010

VISITE O JORNAL ARAUTO NA INTERNET

www.arautosantiago.com.br

Page 2: Jornal Arauto 42 - Outubro/2010

A paciência de Deus e a correria do mundo!

Como o Senhor Jesus, o Rei dos Reis e Senhor do Senhores, estava vestido no dia de Sua morte (crucificação)? Ele usou seis vestimentas diferentes. Em minha opinião, Deus quer nos transmitir uma mensagem por meio delas. Vamos analisá-las uma a uma.

Tudo no mundo hoje requer velocidade, agilidade e instantaneidade. Internet lenta não serve. Trânsito lento irrita. Ninguém cami-nha mais nos grandes cen-tros admirando os prédios, os rios que cortam uma ci-dade ou os passarinhos que voam. Por quê? Porque ninguém tem mais tempo.

E por que ninguém tem mais tempo? Porque a ro-tina de hoje é assim. Você quer que o dia do pagamen-to chegue logo. Deseja que acabe o mais rápido pos-sível aquela palestra chata sobre um assunto que não compete a você. É aque-la coisa: tudo quem que ser para ontem.

Ou algum pai de famí-lia brasileiro tira tempo pa-ra ir a um parque em pleno horário de trabalho? Será que existe algum trabalha-dor, que pega de segunda a sábado, durante 9h por dia, que se atreva a dizer “só vou dormir mais meia ho-ra” algum dia, sem temer uma inevitável demissão?

Pois bem. Essa é a cor-reria dos dias de hoje. Por causa disso, o desejo é que tudo saia o mais rápido possível sempre, e, por in-fluência dessa ideologia de vida instantânea, a eferves-cente velocidade das coisas e dos fatos acaba exigindo a mesma rapidez no agir de Deus. “Senhor, eu que-ro já”, ordena um apressa-do. “Deus, seja rápido pa-ra me atender”, determina o agoniado.

Para piorar esse quadro,

EDITORIAL

[email protected] | [email protected](55)3251-3584 /8131-9259

J. Franco - Diretor Arauto

2 “O Espírito produz amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade” Gl 5:22 Outubro/2010

o que mais se vê na mídia e nos cultos cristãos são as exigências imediatas de um povo cada vez mais ansioso por posses, bens, bênçãos e direitos. Pede-se muito, e pede-se para já. Poucos le-vam em consideração o tão falado “tempo de Deus”. Eclesiastes 3 só serve para leitura, mas não para a prá-tica.

Mas com Deus é di-ferente. Sua estratégia de tempo é diferente. Deus li-da com o kronos e com o kairós. Seu relógio é pontu-al, sem atrasos e sem avan-ços. É como a manteiga no fogo: só se derrete na hora, não adianta mexer.

Em tempos de correria, de fast-food, de instanta-neidade, deve ser conside-rado que Deus é atempo-ral e não depende do nosso cronograma apressado. Afi-nal, um dia do nosso calen-dário – com todos os seus males, atribulações, desa-fios e afazeres – pode ser tornar mil anos para Ele. Da mesma forma, mil anos para Deus – tempo sufi-ciente para se criar uma ge-leira, desaparecer uma ci-dade ou passar um cometa raro – pode virar um dia em Suas mãos. Ou alguém du-vida disso?

Então, nada como es-perar na paciência e na pro-visão do Deus que contro-la e muda os tempos (Dn 2.21), em cujas mãos estão os tempos (Sl 31.15) e que exalta os que estão debaixo delas no tempo certo (I PE 5.6).

A roupa resplandecente

Quando Pôncio Pila-tos descobriu que Jesus era da Galiléia, e que Herodes, cujo domínio incluía a Gali-léia, estava em Jerusalém na-quele momento, ele enviou o Senhor até Herodes (Lc 23.6-7). Fazia tempo que es-te desejava ver um sinal mi-lagroso realizado por Jesus. Mas como o Senhor não respondeu às suas perguntas (v.9) nem realizou milagres, o aparente interesse por Je-sus imediatamente se trans-formou em zombaria e go-zação: “E Herodes, com os seus soldados, desprezou-o, e, escarnecendo dele, vestiu-o de uma roupa resplande-cente, e tornou a enviá-lo a Pilatos” (v.11, RC). Outras traduções chamam esta rou-pa de “manto esplêndido”, “manto branco” ou “manto real”. É óbvio que Herodes queria usar isso para expor a reivindicação da realeza de Jesus ao deboche público. Pois, pouco antes Jesus ti-nha respondido à pergunta de Pilatos: “És tu o rei dos judeus?” com “Tu o dizes” (v.3). Todo o Sinédrio reu-nido naquele lugar tinha es-cutado essas palavras, e os mesmos homens agora acu-savam Jesus diante de He-rodes, com certeza também pela Sua reivindicação de ser o Rei dos judeus (cf. Lc 23.3,10). Com esta roupa resplandecente que Hero-des tinha mandado que ves-tissem em Jesus, ele O tinha exposto à zombaria das pes-

soas. Elas zombavam dE-le por causa daquilo que Je-sus realmente era: o Rei dos judeus; a verdade absolu-ta e comprovada a respeito de Jesus foi debochada. Al-go muito parecido acontece hoje: inúmeras publicações sobre Jesus arrastam a ver-dade a respeito de Sua Pes-soa na lama. Nenhuma ou-tra religião é tão vilipendiada quanto o verdadeiro cristia-nismo, pois a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo que ela prega é a verdade. Por trás disso está o pai da mentira, o diabo (Jo 8.44), que combate essa verdade com todos os meios de que dispõe. A roupa resplande-cente colocada sobre Jesus também significa que o Se-nhor tomou sobre si todos os pecados, mesmo aque-les que o ser humano tanto gosta de usar, mas que não o fazem feliz: roupas mara-vilhosas, esplêndidas, e jóias preciosas. Os homens gos-tam de se apresentar com elas, mas, na maioria das ve-zes, por baixo só estão es-condidos egoísmo, orgulho e uma ambição ilimitada.

A “roupa resplandecen-te” dos homens tenciona esconder a sua miséria e na-tureza pecaminosa, o “man-to branco” precisa ocultar a hipocrisia, o “manto es-plêndido” tenta neutrali-zar o mau cheiro da debili-dade humana e o “manto real” procura testemunhar imortalidade, mesmo que o ser humano seja totalmente mortal. Jesus vestiu, tomou sobre si e carregou tudo is-

so. Agora Ele transforma qualquer pessoa que crê nE-le em “rei e sacerdote” (cf. Ap 1.5-6).

O manto escarlate

Depois que Pilatos ti-nha mandado açoitar Jesus (Mt 27.26), o texto continua: “Logo a seguir, os soldados do governador, levando Je-sus para o pretório, reuni-ram em torno dele toda a coorte. Despojando-o das vestes, cobriram-no com um manto escarlate” (vv. 27-28). Outras traduções falam em “manto de púrpura”, “capa de soldado púrpura” ou “manto vermelho”. Tra-tava-se de uma capa verme-lha do tipo usado por sol-dados. Foi uma capa dessas que colocaram nos ombros de Jesus. Sem saber, em seu deboche e zombaria os sol-dados fizeram algo cujo sig-nificado mais profundo in-dica o motivo do sacrifício de Jesus. Afinal, o “man-

to vermelho” ou “escarla-te” nos lembra todo aque-le sangue derramado sobre a terra, as incontáveis guer-ras e as muitas vítimas ino-centes. Ele proclama que o homem não se entende com seu próximo, que há ape-nas brigas entre eles. Ele nos lembra assaltos, violên-cia, poder desmedido e in-justiça, assassinatos e homi-cídios e o espírito assassino inventivo da humanidade. Ele nos lembra as grandes guerras (entre os povos) e as pequenas guerras (nas famí-lias, entre vizinhos, etc.). O “manto escarlate” do sol-dado representa ódio e vin-gança, retaliação, busca por poder e exercício da tirania. Mas ele também expressa que o homem não vale nada para os outros homens. Es-se “manto vermelho do sol-dado” deveria estar sempre diante dos nossos olhos. O “manto vermelho” procla-ma que o homem não se en-tende com seu próximo, que há apenas brigas entre eles. Ele nos lembra assaltos, vio-lência, poder desmedido e injustiça, assassinatos e ho-micídios e o espírito assas-sino inventivo da humanida-de. Jesus quis tomar nossa culpa sobre si de forma vo-luntária, e fez isso de for-ma conseqüente. Essa era a Sua missão, a Sua tarefa. Je-sus tomou sobre si a culpa de todas as discórdias do re-lacionamento humano, todo ódio e todo assassinato: es-ta é a verdade ilustrada pe-lo “manto vermelho do sol-dado”, que Ele permitiu que fosse colocado em Seus om-bros.

Page 3: Jornal Arauto 42 - Outubro/2010

3“Temer ao Deus Eterno é odiar o mal “ Pv. 8:13Outubro/2010

Testemunho de Cura e Transformação !

Venho através deste abençoado veículo de evan-gelização relatar um teste-munho, porque não pode-mos deixar de falar do que temos visto, para engrande-cer mais e mais o Nome de Jesus e dizer que sua Pala-vra se cumpre: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente”(Hb. 13:8)...e que todas as coisas são pos-síveis a Deus!(Lc 1:37).

No dia 27/01/2009 trou-xemos a irmã Irionísia Bizza-co de Almeida para ficar em nossa casa para “tentar” re-cuperar seu estado de saúde já muito debilitado sofrendo de uma depressão catatônica (Um indivíduo catatônico é uma pessoa viva, indiferente ao mundo exterior. Vive nos seus pensamentos, como se criasse um mundo só para si.) pesando 35Kg (peso de uma adolescente) e muitas

internações hospitalares. Dito pela sua filha Suza-

na, que a trouxe para nossa casa, que cerrava seus den-tes na hora de se alimentar e que sentada na cama, caía deitada somente qdo ador-mecia pela madrugada.

Alguém pode perguntar como veio parar aqui em casa, já que não a conhecí-amos antes; ela é mãe do Mizael, namorado de nossa filha.

Na época havíamos ou-vido falar da gravidade da situação e estavámos visi-tando sua irmã Zilma que se recuperava de um acidente, quando presenciamos uma conversa de que sua flia não tinha condições de cuidar dela naquele período( ela morava em Viamão).

Eu e o Sandro viemos para casa e em conversa des-cobrimos que havíamos pen-

sado a mesma coisa: trazê-la para ficar conosco; assim co-municamos aos familiares, os quais aceitaram. Na ver-dade achamos que seria por poucos meses.

Desde a primeira noite que posou em nossa casa co-meu e dormiu, para honra e glória do Senhor!

Resumindo um pouco: a 1ª médica que a levamos aqui em Stgo me disse que ela nunca mais seria a mes-ma, só se comunicaria co-nosco de casa e só faria o que eu ensinasse pra ela dalí pra frente.

Ela usou fraldas por um longo período...

Aí que a gente vê a fra-gilidade de um ser humano, ficar sem vontade

própria, pouquíssimas palavras ela comunicava co-nosco e bem baixinho, tinha que prestar muita atenção

para entender, muitas das vezes palavras sem sentido.

Vou reservar os direitos dela de alguma coisa não comentar aqui por ser nos-so Deus tão grandioso para libertar alguém espiritual-mente de opressões malíg-nas, muitas coisas ela não lembra nem queremos que se lembre de coisas tão nega-tivas que passou.

À mais ou menos dois meses ela vem demonstran-do progressiva melhora; fazemos acompanhamento médico; mas sabemos que o principal é o lado espiritual porque medicina não cura a alma.

Ela começou a conversar lucidamente e nesta semana deu um “salto”

em sua melhora, quarta feira em um culto doméstico que realizamos na casa dos irmão Flávio e Sandra aqui

no bairro ela cantou um hino e testemunhou dizendo: “Eu estava morta e Jesus me res-suscitou por isso tenho que louvar a Ele!!!”

Já levanta sozinha, antes se eu não a levantasse, ela não se levantava;

troca sua roupa, toma banho, me ajuda nas tarefas domésticas, tem iniciativa própria, está muito observa-dora...voltando à vida posso assim dizer, claro que esta-mos deixando tudo correr naturalmente sem atropelar as coisas...

Por três vezes durante esse período quase que não suportei a situação e passou pela minha cabeça entregá-la aos familiares, mas nes-ses momentos Deus usava alguém que me falava que era para eu confiar, o Senhor estava vendo tudo e ia recu-perá-la, e isso me fazia seguir

mais um pouco. E o temor a Deus me constrangeu a con-fiar nele, acreditar que che-garia esta hora.

Ela é uma pessoa mara-vilhosa, se tiver que dar sua roupa ou seu prato de comi-da pra alguém ela fica sem e dá.

Foi a mão de Deus que nos trouxe ela.

Hoje depois de um ano e oito meses de convivência ela faz parte de nossa flia e só vai sair aqui de casa se qui-ser...todos nós a amamos e como sempre falei e falo pra ela “mas Jesus Cristo muito mais”!

OBRIGADO SENHOR!Agradecemos as orações

de todos, porque com certe-za não teríamos vencido não fosse tantos pedidos chegan-do ao trono de Deus! Amém

Inaide B. Prestes.

Você está triste hoje por al-gum motivo? Ninguém compre-ende o que traz no coração? A vida é assim. É isto que Salomão afirma hoje. Só você conhece a verdadeira dimensão de sua ale-gria ou de sua tristeza. O coração é um cofre fechado. Ninguém pode abri-lo. Você não pode ex-plicar, com palavras, o que existe dentro do santuário sagrado de seu mundo interior. Por isso, é preciso aceitar a realidade da vida, sem esperar ser “compreendido”. Mas Deus não o deixou abando-nado neste mundo para carregar sozinho a tristeza que muitas vezes chega à sua vida. Jesus diz: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei.” Mat. 11:28. Jesus é refúgio para agoniados e tristes,

consolo para afligidos, esperança para os desesperados e segurança para os temerosos. É possível que nesta vida ninguém o compreen-da. As pessoas o julgarão por sua aparência e não por seu coração. Elas se impressionarão com o tí-tulo acadêmico que você possui e não com a disposição interior que tem para lutar e crescer. Se você ficar parado, esperando ser entendido pelos outros, desper-diçará sua vida em lamentações e queixas. E quando abrir os olhos, o tempo terá passado. Aceite hoje o desafio de construir a vida de um modo diferente. Confie menos no ser humano e mais em Deus. Quando as flechas da incompreensão humana aparece-rem intempestivamente, escon-da-se nos braços de Deus, conte a

Ele tudo. Ele não ignora sua situ-ação. Quando você abre o coração a Deus, a dor torna-se menos in-tensa, o fardo mais leve e a escu-ridão menos densa. Faça de Deus o seu amigo de cada dia. É melhor andar com Ele na escuridão do que caminhar sozinho em plena luz do dia, esperando ser compre-endido pelas pessoas. Em vez de querer ser compreendido, tente compreender. Em vez de esperar uma mão auxiliadora, estenda a mão para socorrer. Sempre existe alguém mais carente do que você. A vida é assim. Talvez para que a dor não machuque tanto.

Comece seu dia lembrando-se de que “o coração conhece a sua própria amargura, e da sua ale-gria não participará o estranho”. Pb. Franco

“O coração conhece a sua própria amargura, e da sua alegria não participará o estranho.” Prov. 14:10.

Page 4: Jornal Arauto 42 - Outubro/2010

4 “Se Deus está do nosso lado, quem nos vencerá?” Rm 8:31 Outubro/2010

Formatura da Brigada-Mirim

Brigada Militar Mirim de Santiago uma ótima ideia!Olá pessoal!! Somos um grupo de 28 crianças de 7 a 13 anos de idade, muito entusiasmadas e felizes por participar de um projeto tão legal: a Brigada Mirim!! Começamos ha menos de um mês, estamos muito dedicados e fascinados com tudo que já aprendemos com o Cap Enízio, a Sgt Marisa, a Sd Juliana e o Sd Alberto... É isso aí, quem quiser com-partilhar idéias ou nos convidar para enventos é só entrar em contato com o 5º RPMon.... Obrigada!!

O estado natural de uma criança é a sorrir, basta es-tar junto de uma criança durante alguns minutos para ficar contagiado com a sua alegria. Claro que as crianças também se irritam, mas até aqui pode aprender uma ou duas coisas sobre a forma como elas rapidamente esque-cem o motivo que as levou a alterarem o seu estado de hu-mor. É normal que quando passa algum tempo com uma criança se comece a recordar de quando você também era criança e da vida simples e livre de preocupações que le-vava.

Fique com algumas lições que as crianças lhe podem ensinar sobre como ser realmente feliz.

1. Viva no presente: As crianças têm uma forma fantástica de viver a sua vida, vivem apenas um mo-mento de cada vez. Os seus sentimentos são normal-mente reflexo de um acontecimento que foi despole-tado num espaço temporal bastante reduzido, ou seja os seus sentimentos apenas reflectem aquilo que lhes está a acontecer naquele momento. Por vezes têm pensamentos negativos, mas é normalmente por disputas relativas aos seus brinquedos, no entanto sempre que se distraem com alguma coisa nova rapi-damente se libertam desses pensamentos e emoções. Nós como adultos temos a tendência de nos manter-mos chateados e revoltados bastante tempo depois de a acção que despoletou esses sentimentos ter pas-sado. Somos peritos em acumular ressentimentos e preocupações, o resultado é que vivemos mais o pas-sado do que o presente. Neste caso é compreensível que não se sinta feliz, quando para si o presente pra-ticamente não existe e as coisas boas que vão aconte-cendo permanecem em segundo plano.

2. Mantenha-se focado naquilo que está a fa-zer: Quando uma criança está entretida com uma qualquer brincadeira ela está APENAS e totalmente concentrada nessa actividade e para ela nada mais importa. Ela não está ao mesmo tempo a pensar no que vai fazer a seguir nem naquilo que devia ter fei-to. Os adultos costumam andar permanentemente stressados porque mantêm activas na sua mente ac-tividades passadas e futuras sem se aperceberem que aquilo que verdadeiramente interessa é o que estão a fazer nesse momento. O futuro ainda está para vir e o passado já passou não se pode mudar, apenas pode-mos ter uma acção efectiva sobre aquilo que estamos a fazer.

3. Use a imaginação: Todas as crianças usam e

abusam da imaginação, quer estejam a brincar ou a fazer um desenho. Adoram “fazer de conta” e ficam sempre super encantadas com histórias de magia e coisas que são humanamente impossíveis. Mas se pensar um pouco nisso a imaginação é a semente para a alegria. Quando você se deixa levar pelos seus sonhos, são libertadas endorfinas no seu organismo que lhe dão uma sensação de prazer, quase como se já estivesse a viver aquilo que sonha. É engraçado que em adulto nos esquecemos de usar a nossa imagina-ção. Na escola fomos ensinados a ser mais analíticos e a deixar de parte a imaginação. Isso fez com que ficas-se-mos mais rígidos em relação aquilo que fazemos e às coisas que achamos possíveis e atingíveis. E quan-do as coisas não acontecem de acordo com o espera-do ficamos chateados, estamos menos susceptíveis a novas possibilidades, tudo porque fomos perdendo a nossa capacidade imaginativa.

4. O céu é o limite:Para uma criança tudo na vida é possível. O céu é o limite, têm toda a sua vida pela

frente e ainda não foram limitados a ficar conforma-dos com o “possível” e “alcançável”, para uma crian-ça basta sonhar e esperar que o sonho se concretize. Lembre-se que nunca é tarde demais, pode ter 50, 60, 70 ou 120 anos, nunca é tarde demais para realizar os seus sonhos. Basta para isso que não permita que lhe digam que não é possível ou que o seu tempo já pas-sou, não deixe que os outros limitem as suas acções. Nem muito menos se deixe conformar com o que tem, procure sempre realizar os seus sonhos. Viva sobre o lema, “alcançar o sonho ou morrer a tentar”, vai ver que qualquer que seja o obstáculo será muito mais fácil sorrir quando sente que está no caminho certo.

5. Dê mais valor às coisas simples da vida: As crianças estão sempre alegres porque encontram divertimento em todas as coisas mesmo nas mais simples. Uma criança fica entusiasmada apenas com uma simples borboleta, quando salta para uma poça de água ou quando vai ao McDonalds. Elas não per-dem tempo a analisar as situações nem assumem o pior nas pessoas nem nas mais estranhas situações. As crianças mantêm as coisas o mais simples possí-vel.

A melhor forma de valorizar aquilo que tem é fazendo uma lista com tudo o que tem na sua vida pelo qual está agradecido. Tente lembrar-se daquelas coisas simples mas que sem as quais você não se senti-ria feliz. Normalmente são as coisas mais simples que sentimos mais falta quando passamos muito tempo longe de casa ou quando nos separamos de alguém que nos faz sentir feliz. Ser agradecido por tudo o que já tem é um grande passo para se sentir muito mais feliz.

6. Cultive bondade interior e confiança nos outros:

Todas as crianças têm uma intrínseca bondade e ino-cência. Elas não fazem nada com intenção de magoar ninguém nem pensam que alguém a queira magoar. Sem esse tipo de intenções ou preocupações é fácil es-tar apenas alegre durante todo o dia. Imagine como seria o mundo se todos nós pudéssemos trabalhar em conjunto com confiança mútua. Os adultos de-veriam aprender com as crianças e colocar de lado as suas diferenças e olharem uns pelos outros. O amor gera felicidade.

7. Tenha plena confiança em ver concretizados os seus desejos: É incrível a confiança que as crianças têm de que os seus desejos serão concretizados. Por diversas vezes vi uma simples criança dominar com-pletamente um adulto com a sua persistência e sem nunca desistir de acreditar que vai conseguir os seus intentos. Acreditem que não é fácil resistir aos seus olhares profundos nem aos seus sorrisos rasgados, acabamos sempre por ceder. Será que os adultos acre-ditam da mesma forma de que os seus sonhos serão realizados? Provavelmente não. Estamos demasiado viciados em preocupações desnecessárias e as nossas crenças limitam as nossas possibilidades. Mais uma vez aprenda a viver sob o lema “alcançar o sonho ou morrer a tentar”, não se limite. Acreditar que é pos-sível faz com que passe a ser possível. Apenas depen-de de si, todas as coisas que existem tiveram início no pensamento de alguém. Em forma de conclusão, para ser feliz, tem de deixar a criança que existe em si assumir o controlo. Estar junto das crianças ajuda. Ao revelar a criança que tem em si vai começando lentamente a deixar de necessitar carregar o fardo do stress e das preocupações. Vai sentir-se muito mais leve e feliz.

Crianças Felizes, é o nosso dever !

Sd. Mirim Mauricio

Sd. Mirim Maelson e seus pais

Page 5: Jornal Arauto 42 - Outubro/2010

5“Os que confiam no Deus Eterno são protegidos pelo seu amor.” Sl 32:10Outubro/2010

Notícias da URIProfessora da URI concede entrevista na BBC 6music

Professor da URI palestrará no X Seminário Internacional de Educação

Secretaria e Tesouraria com novo horário de atendimento

Acontece na URI Sessão Cineclubista

URI recebe visita de General

Técnico em Enfermagem comemora seus 10 anos

Curso de Direito visita o Fórum de Santiago

Confraternização dos colaboradores da URI

Colação de Grau de Gabinete

Curso de Direito participa de Seminário Jurídico

Professores e Acadêmico de Psicologia participam de Simpósio Internacional

COREDE Vale do Jaguari participa de eventos

A Professora do Curso de Letras da URI – Campus de Santiago, Lígia Rosso, conce-deu na madrugada de 17 de setembro (6h30 da manhã em Londres e aproximadamente 3h em Santiago), entrevista ao vivo via telefone para BBC 6music. Lígia conversou 7 minutos com o apresentador Chris Hawkins, tratou sobre sua vida na cidade dos poe-tas, o Brasil, vida profissional, entre outros assuntos que

O professor especialista Rodrigo Dalosto Smolareck es-tará dia 9 de outubro, palestrando no X Seminário Interna-cional de Educação, promovido pelo Movimento Brasileiro de Educadores Cristãos (MOBREC), em Cacequi junto com outros especialistas de seis instituições de Ensino Superior lotadas no Brasil e exterior para pontuar elementos concei-tuais acerca das questões que constituem os princípios de educação e cidadania.

O evento reunirá profissionais da educação e estudantes da área e afins, prevendo uma adesão de mais de 600 pesso-as. O professor da URI abordará o tema: “Humana Docên-cia: Fundamentos e princípios constituintes do ser” e tim-brará a participação da Instituição nesse valioso momento de discussão da educação brasileira

A Secretaria e a Tesouraria da URI – Campus de Santiago estarão atendendo somente nos turnos da tarde e noite. O horário do expediente será das 13h às 17h e das 18h 30min às 22h 30min. Não havendo mais expediente pelo turno da manhã e aos sábados.

Aconteceu dia 16, Sessão Cineclubista do Cineclio, espe-cial para os acadêmicos do segundo semestre do Curso de Direito Diurno, o vídeo “Nós que aqui estamos por vós espe-ramos” dirigido por Marcelo Masagão foi exibido no Prédio 9 do Campus Universitário. O documentário brasileiro de 1998 é uma leitura cinematográfica da obra Era dos Extre-mos, do historiador britânico Eric Hobsbawm. A produção mostra, através da montagem das imagens produzidas no século XX e da música composta por Wim Mertens, o perí-odo de contrastes entre um mundo que se envolve em dois grandes conflitos internacionais, a banalização da violência, o desenvolvimento tecnológico, a esperança e a loucura das pessoas. Foi premiado no Festival de Gramado em 2000 por sua montagem e no Festival do Recife como melhor filme, melhor roteiro e melhor montagem. Sua produção custou cerca de 140 mil reais, sendo 80 mil direcionados somente para o pagamento de direitos autorais de imagens e frag-mentos de vídeos.

O General José Eustáquio Nogueira Guimarães – Co-mandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada esteve, acompanhado do Major Vagner, na tarde de 16 de setem-bro, realizando uma visita a URI – Campus de Santiago. Na oportunidade o General Eustáquio foi recebido pelos Profes-sores Francisco Assis Gorski e Jorge Padilha dos Santos – Diretor Geral e Administrativo da Universidade. Por ocasião de sua estada na Universidade o General Eustáquio falou sobre as parcerias mantidas entre a URI e o Exército Brasi-leiro e a disposição da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada em estreitar ainda mais esses laços de cooperação e amiza-de. Ao finalizar a visita o general Eustáquio e o Major Vagner brindaram os diretores da URI com umas lembranças da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.

O encerramento das atividades referente aos dez anos do Curso Técnico em Enfermagem da Escola de Educação Básica da URI, aconteceu no dia 10 de setembro, no qual, foi contemplado com depoimentos de egressos do curso: Már-cia Oliveira, Paulo Mayer, Eliane Mallach, Sandro Prestes , Adalton Muller, Nurimar Gripa, Cleunice da Silveira Nunes e Télvio Franco. Na oportunidade, os profissionais aborda-ram o significado de terem realizado o curso e onde atuam hoje, visto que os depoimentos ressaltaram a amplitude e a qualidade do curso, no qual vem, formando profissionais qualificados e preocupados em direcionar as ações em saú-de a uma prática mais crítica e sensível aos problemas e aos anseios dos sujeitos e familiares. Após as falas dos egressos, foi servido um jantar, no qual contou com a participação da Diretora Acadêmica, Professora Michele Noal Beltrão e o Diretor Administrativo, Professor Jorge Padilha dos San-tos. As atividades foram organizadas pelos professores do curso, pelas Coordenadoras Sandra B. Diniz Ebling e Luiza Tamiosso e ainda pela Direção da Escola da URI, Professoras Roselaine Lehnhard Lamberti e Lourdes Sagrilo Andres.

No dia 10 de setembro, os acadêmicos do VII semestre do Curso de Direito diurno, na disciplina de Estágio I, reali-zaram visita ao Fórum de Santiago, acompanhados da pro-fessora Adriane Damian. Na oportunidade, os acadêmicos além de conhecerem as dependências do local e visualizar o seu funcionamento, puderam assistir algumas audiências que estavam sendo realizadas

Na sexta-feira, 17 de setembro, aconteceu almoço de confraternização dos colaboradores da URI – Campus de Santiago. O encontro foi organizado pela direção e pelas re-presentantes dos funcionários, Vanessa Gambert e Tatiana Veiga. Em ritmo de Semana Farroupilha, um delicioso arroz carreteiro foi preparado com carinho pela funcionária Ondi-na, na Universidade. De acordo com o Professor Francisco Assis Gorski – Diretor Geral “Este foi o primeiro evento de confraternização dos colaboradores nessa gestão. A direção pretende organizar mais encontros que visem a união dos colaboradores”.

No dia 24 de setembro, a URI – Campus de Santiago es-tará colando grau em gabinete para 18 acadêmicos concluin-tes dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciên-cias Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Agrícola, Letras – Português/Inglês e Letras – Português/Espanhol. A cerimônia acontecerá às 19h no Auditório da Universidade e será presidida pelo Professor Francisco Assis Gorski – Di-retor Geral do Campus da URI em Santiago.

Neste mês de setembro, cerca de 30 acadêmicos do Cur-so de Direito diurno e noturno, juntamente com os profes-sores de Direito Penal, Adriane Damian e Elbio Roos, parti-ciparam do Seminário em Direito Penal e Processo Penal em homenagem ao Advogado Lia Pires.

Os professores do Curso de Psicologia da URI – Campus de Santiago, Lutiane de Lara, Pedro Pacheco e Tiago Gior-dani, juntamente com o acadêmico Bruno da Silva partici-param nos dias 13 a 16 de setembro, na UNISINOS, do XI Simpósio Internacional IHU: O (Dês)governo biopolítico da vida Humana, que trouxe como objetivo a promoção de um debate transdisciplinar sobre a vida humana como objeto do poder e recurso útil nas estratégias biopoliticas das so-ciedades contemporâneas.

Na oportunidade, a Profª Lutiane apresentou o trabalho intitulado “O governamento no Estado moderno: entre o Sujeito de direitos e o Homo Oeconomicus”.

O Presidente do COREDE Vale do Jaguari, Professor Clóvis Fernando Ben Brum, participou de uma reunião no dia 9 de setembro, em Porto Alegre, com os candidatos ao governo do Estado e com os demais representantes dos CO-REDES. Recebeu de Paulo Frizzo, Presidente do COREDE-RS, exemplares do PRÓ-RS IV, livro que contém as propos-tas estratégicas de desenvolvimento regional do Rio Grande do Sul, elaboradas por todos os COREDES. O livro será en-caminhado a todos os COMUDES, bem como a todas as prefeituras e bibliotecas do Vale do Jaguari.

A participação ativa do presidente não para por ai, na última sexta feira, dia 17, Clóvis participou de uma reunião no Centro Empresarial de Santiago, com prefeitos da região para tratarem assuntos referentes ao Consórcio de Turis-mo, fomento e desenvolvimento regionais. O encontro teve a presença de Carolina Lopes, Diretora do Departamento de Turismo do Alto do Jacuí, pertencente a “Rota das Terras”.

fazem parte da sua rotina. Segundo a professora, “foi uma experiência ótima. Constatei mais uma vez, que é possível romper fronteiras com o inglês e a internet. Inglês a toda prova! Tive a oportunidade de divulgar nossa Terra dos Po-etas (The Poet’s Land) enquanto conversava com o Chris, e isso foi muito legal”. Para escutar a entrevista acesse o link: http://www.bbc.co.uk/programmes/b0072l8y

Parabéns a todos os profes-sores e alunos do Curso Técnico em Enferma-gem da Escola de Educação Básica da URI, pelos seus dez anos.

Page 6: Jornal Arauto 42 - Outubro/2010

6 “Ele ouvirá o seu povo abandonado e escutará as suas orações.” Sl 102:17 Outubro/2010

Visitando as congregaçõesVila Rica

Vila Rica

SedeSede Ana Bonato

Bº Missões A. Bonato A. Bonato

Vila Rica

PSE

Vila Rica

PSE

PORTÕES DE CONTRA PESO, GRADES, ESTRUTURAS METALI-CAS, ABERTURAS DE FERRO E ALUMÍNIO, PISCINAS, VIDROS COMUNS E TEMPERADOS, PISOS, AZULEJOS, LOUÇAS, ME-TAIS, TELHAS E O QUE VOCÊ PRECISAR PARA SUA REFORMA OU CONSTRUÇÃO. DEKASA , A 20 ANOS A SEU LADO. EM DUAS LOJAS PARA MELHOR LHE ATENDER

Page 7: Jornal Arauto 42 - Outubro/2010

7“Ajudem uns aos outros e assim estarão obedecendo à lei de Cristo” Gl 6:2Outubro/2010

Na nossa pequena mente as vezes pensamos que Deus não pode fazer ainda grandes coisas, Deus sempre está pronto para ajudar, mas vamos ver quatro classes que Deus se interessa e age imediata-mente.

Ele quer ajudar:1) OS CANSADOS E

SOBRECARREGADOS CANSADOS da

vida, dos problemas, das dificuldades, desanimados (há uma carga pesando na sua vida?) Deus quer dar o alívio imediato, Deus se preocupa sim com sua vida cansada, sem ter esperan-ça, sem ter paz, Ele vai te tirar agora esse peso que você não consegue nem caminhar nesta vida (Mt. 11:28 ; Sl. 10:18)

OS SOBRECARRE-GADOS (Os oprimidos) - São aqueles que sofrem opressões tanto do mun-do como das pessoas e as demoníacas - há gente que vai a terreiros dizem lá que vai descarregar tudo, mas voltam como mulas e cava-los de cargas de Satanás e seus demônios, Jesus ago-ra vai tirar esse peso essa opressão, você vai dormir em paz tranqüilo (Sl. 4:8), Jesus vai te libertar neste culto, a opressão vai sair, os demônios vão fugir. Há

Pastor Presidente: Almarino M. da Costa

Deus que sempre vai ajudar

Palavra do PastorEm diferentes bairros, congregações, ali tem um grupo de pessoas dedicando seu tempo, seu amor, sua paciência, as crianças, ensinando a Palavra de Deus, ensinando a Lou-var a Deus, com certeza elas nunca se esqueceram desta etapa de suas vidas.

Este menino vestido de Gaucho é o Abner, filho do

irmão Cleber e irmão Mirian, família que estão

em Santiago há pouco tempo, eles vieram do

estado do E. Santo, Claro que o Abner esta

impressionado com esta indumentária Gauchesca.

poder no sangue de Jesus doenças serão eliminadas, Ele quer tirar o peso da opressão, se você quer le-vante a tua mão (Você que está ministrando cuidado fique atento pois demô-nios podem neste momen-to tentar oprimir vidas que ainda estão sendo es-cravizadas nesta mensa-gem eu tive uma experiên-cia). Jesus quer libertar e ajudar essas vidas.

2) OS DECEPCIONA-DOS E AMARGURADOS - Mas Jesus nunca decep-ciona ninguém

DECEPÇÃO (é a desi-lusão, é o desenganado, é o caído) - Mas Jesus se le-vanta do trono agora.

AMARGURA - É a tris-teza colocando suas garras e invadindo o coração do homem, deixando raízes profundas na alma (oh can-sado, oh amargurado, oh triste Jesus vai te ajudar)

Ele ajudou RUTE (Rt. 1:20) - Ele ajudou Ana (I Sm. 1:10) - Ele ajudou o paralítico de Betesda (Jo. 5:5-8) - Ele vai te ajudar agora

3) OS DESESPERADOS E AFLITOS - aqueles que perderam... tudo e ainda mais...

Perderam a vonta-de de viver, a esperança de acreditar em alguma coisa

(mas creia somente Maria e marta estavam em aflição seu irmão morreu (Lázaro) , mas Jesus disse se creres verá a Glória de Deus, creia que Ele está te vendo agora nesta aflição.

Ele viu Daniel na cova. Ele viu as multidões como ovelhas sem pastor. Ele viu o choro de Hagar no deser-to. Ele viu Ananias, Misael e Azarias (Sadraque, Mesa-que e Abedenego), na for-nalha ardente. Ele viu Jó na aflição depois de todas as percas possíveis que um homem pode ter na vida. Ele quer mudar essa inse-gurança, de quem está in-seguro, Ele quer tirar o so-frimento desta ansiedade (I Pd. 5.7; Jó . 6.26; Gn. 16:17; Jo. 16.33).

4) OS QUE NÃO TEM SALVAÇÃO: Os deuses, ídolos, homens, objetos, mantras, simpatias, ben-zimentos, pagamento de promessas, velas a mortos não tem o poder de salvar a vida do homem, não po-dem salvar - Só em Jesus Cristo temos a salvação Ele quer te salvar (At. 4.22; Fp. 2.12; Rm 13:11). Amigo/a que esta lendo este Jornal; Deus quer te ajudar ago-ra, basta você chegar até a Ele, aquele que vem a Mim de modo nenhum Eu lança-rei fora.

Sl. 12.5 / Is.41.10

Page 8: Jornal Arauto 42 - Outubro/2010

8 “Mas o Senhor é fiel. Ele fará que vocês sejam fortes e os guardará do diabo.” II Ts 3:3 Outubro/2010

As Cinco linguagens do Amor. Qual é a sua?

“O simples dá crédito a toda palavra, mas o pru-dente atenta para os seus passos.” Prov. 14:15.

Australiano “fuma” a Bíblia e o Alcorão no YouTube

Há duas lições fundamen-tais que devemos apren-der na escola da vida O amor possui uma linguagem muito particular e espe-

cífica. Devemos aprender esta linguagem! Todos nos reco-nhecemos que um dos mais profundos desejos emocionais que temos é sentir que somos amados.

As Linguagens de amor 1- Palavras de encorajamento: A palavra de Deus nos

ensina que o amor edifica, constrói. Expressar o amor é edificar os outros através do encorajamento verbal. Um exemplo: - Filho você é muito lindo, você é muito criati-vo, as flores do jardim estão lindas, você deve ter trabalha-do muito no jardim.

2- Ações de serviço: O apostolo João encorajou os cris-tãos a amarem com ação e de verdade (I João 3:18), isto significa fazer algo especial para uma outra pessoa que você sabe que (ele ou ela) vai apreciar. Um exemplo: Dar presentes: pense nisto. Deus nos deu o exemplo. O maior presente que o mundo jamais conheceu é Jesus Cristo. Por que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu fi-lho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pere-ça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16).

3- Dar presentes é uma das linguagens do amor: O ato de dar presentes de improviso, envia a mensagem ‘estive pensando em você “.

4-Tempo de qualidade: a melhor forma de definir tem-po de qualidade é examinar o que não é tempo de qualida-de: não é sentar-se no sofá com os filhos e ler o jornal ou assistir tv, é muito mais que isto. Para se obter tempo de qualidade é necessário que você invista a si mesmo na ou-tra pessoa, ouvindo-a atentamente e dando-lhe uma res-posta adequada aquilo que esta sendo dito. Envolve duas pessoas participando ativamente na conversação. Indo além do nível superficial da comunicação. O tempo pode ser somente de 10 minutos, mas para a pessoa cuja lingua-gem de amor é tempo de qualidade, esses dez minutos se-rão preciosos.

5- Toque físico e proximidade: pense em como teria sido se você fosse uma das crianças que Jesus segurou em seus braços e sitou como exemplo (Mateus 10:13-15) o to-que físico e a proximidade são maneiras especiais de dizer ‘eu te amo’. Segura nas mãos, colocar um braço em volta do ombro do cônjuge, ou apenas ficar próximo um do ou-tro, envia uma mensagem especial de amor.

Bem, colocamos cinco linguagens de amor, porém cada pes-soa possue uma que é a principal. Um desses modos de expres-são significa mais para você do que os outros quatro. A sua linguagem de amor principal é aquela que você mais aprecia re-ceber e a que você tende a usar com maior freqüência com as ou-tras pessoas. Aprender a dizer corretamente, eu te amo, signi-fica aprender a falar em todas as cinco línguas. A pergunta é: como posso demonstrar o amor de modo que a pessoa a quem estou amando sinta-o de verdade? Sabemos que os pais natu-ralmente amam os seus filhos, mas também sabemos que eles podem se frustrar na demonstração desse amor. Queremos que vocês saibam dizer verdadeiramente “eu te amo” de uma ma-neira que chegue ao coração de seu filho e encha o seu reserva-tório de amor, de modo que ele possa fazer o mesmo para você.

SYDNEY (AFP) - Um professor de Direito australia-no rasgou páginas do Alcorão e da Bíblia e utilizou as fo-lhas como papel de fumo, em um vídeo disponibilizado no YouTube pouco depois da grande polêmica provocada pelo plano de um pastor evangélico americano de queimar o li-vro sagrado dos muçulmanos. No vídeo de 12 minutos, que tem como título “A Bíblia ou o Alcorão, qual queima melhor?”, Alex Stewart, membro de um grupo de ateus de Brisbane, exibe um exemplar do Alcorão e outro da Bíblia, arranca páginas dos dois livros e usa as folhas como “ci-garros”. O vídeo, que foi retirado do YouTube, havia sido disponibilizado no fim de de semana, ou seja, no aniver-sário de nove anos dos atentados de 11 de setembro e de-pois do pastor americano Terry Jones ter desistido de queimar exemplares do Alcorão. Um novo vídeo, de outro usuário, mostra partes do vídeo de Stewart com comentá-rios. Stewart foi suspenso pela Universidade Tecnológi-ca de Queensland, onde trabalha. “A universidade está evi-dentemente muito descontente e decepcionada com o fato de que este tipo de incidente tenha acontecido”, declarou à imprensa o vice-reitor do centro de ensino, Peter Coal-drake. Alex Stewart afirmou que pretendia exercer o direi-to à liberdade de expressão. “O vídeo era uma piada, cla-ro”, disse.

Nossa existência aqui na terra é breve, passa rapida-mente. Devemos de ter a compreenção da brevidade da nossa vida. A medida em que envelhecemos, compreende-mos cada vez melhor a brevidade desta vida. Sendo esta vida breve, devemos de estar preparados para a eternida-de. A escola da vida é uma preparação para eternidade com Deus e sem ele não podemos aprender nossas lições, pas-sar nas provas e progredir do jardim da infãncia para a pós-graduação.

Salmos 90:12 Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.

No oriente é comum a grama crescer sobre uma cama-da muito fina de terra e não ter raízes profundas, assim um campo pode estar perfeitamente verdejante pela manhã e secar antes do anoitecer por causa do sol causticante. As-sim é a vida do homem comparada com a eternidade.

A notícia explodiu como uma bomba entre os morado-res do bairro da Mooca, na zona leste de São Paulo. A ami-zade entre Márcio e Ricardo acabara em morte e ninguém conseguia entender nada. Márcio não fugiu, nem tentou dar explicações. Com as mãos ensangüentadas e a cabeça baixa, simplesmente chorava, diante do corpo inerte de Ri-cardo, seu concunhado e melhor amigo. Ambos tinham crescido juntos. Moravam na mesma rua e casaram com as duas filhas de José, o vizinho de frente. A amizade de-les era daquelas que ninguém imaginaria que um dia pu-desse acabar. Na delegacia, Márcio confessou que mata-ra o amigo porque alguém lhe dissera que a esposa estava traindo-o com o seu melhor amigo. As investigações poste-riores provaram que Márcio se deixou levar pelas fofocas. Agiu como o “simples” age. Não parou para pensar, não perguntou, não esperou, nem “atentou para os seus pas-sos”. Permitiu que o instinto tomasse o controle de suas ações. A raiz hebraica para “simples”, no texto de hoje, sig-nifica inexperiente. Diferente do cinismo ou da perversão, a simplicidade é uma etapa de crescimento. Todos passa-mos por ela. Ser simples não significa ser mau, porque se está num período de amadurecimento. Errado é permane-cer nesse estado. A vida está cheia de sonhos destruídos, lares acabados, amizades desfeitas, corações feridos e em-preendimentos falidos prematuramente porque o ser hu-mano age “por impulso”, “num momento de loucura”. Não são essas as explicações que damos depois de agirmos sem pensar? Devo analisar a minha própria história hoje. Al-guma vez agi movido por impulso? Preciso responder para mim, e não para os outros. Não tenho por que proteger mi-nha imagem porque ninguém está me vendo. Contemplo-me no espelho de minhas lembranças, e o que vejo? Isso não importa, porque existe esperança e a esperança é Je-sus. Para sair do estado de simplicidade, é necessário to-mar a decisão de mudar e, em seguida, buscar a fonte da sabedoria que é Deus. Pense naquilo que você fará hoje, com relação ao seu filho, ao seu cônjuge ou ao seu colega de trabalho. E lembre-se, “o simples dá crédito a toda palavra, mas o prudente atenta para os seus passos”.

Page 9: Jornal Arauto 42 - Outubro/2010

9“Toda a prata e todo o ouro do mundo são meus, diz o Deus Todo-poderoso.” Ag 2:8Outubro/2010

Febe era uma cristã gen-tia da cidade de Cencréia. Seu nome deriva da mitologia grega e signifi ca “pura” ou “radiante como a lua”. Pau-lo descreve Febe como serva e ajudadora. Nas cidades gre-gas, os governantes designa-vam pessoas para cuidar dos estrangeiros. Febe pode ter sido funcionária do governo grego. Seu trabalho era pro-

teger os direitos e suprir as necessidades dos muitos visi-tantes estrangeiros e também dos judeus residentes em Cencréia. Ela era, obviamen-te, uma pessoa importante e que usou suas riquezas e in-fl uência a serviço dos cristãos que se encontravam na cida-de. Nessa ocasião, Febe via-jou para Roma, possivelmen-te a negócios. Paulo, ao saber

que ela passaria por Corinto, aproveitou a oportunidade e escreveu aos cristãos da ci-dade italiana. A Epístola aos Romanos recomendava Fe-be, a sua portadora, à Igreja de Roma. Paulo sabia que os cristãos romanos poderiam recebê-la com hospitalidade e companheirismo e também instruí-la a respeito da situa-ção política de Roma. Paulo

falou muito bem sobre Fe-be, apresentando-a como sua “irmã”, “protetora”. Ele es-creveu que ela era uma mu-lher grega muito capacitada e de status social muito signifi -cativo e que, aparentemente, por meio do evangelho, ven-ceu as origens pagãs de seu nome para ganhar a condição – na visão de Paulo – de luz pura e radiante.

Quando Deus criou a família, Ele o fez para procriar, governar, viver em união e adorar o Criador. Com o pecado da desobediência, as conse-quências foram desagradáveis: o ho-mem afastou-se de Deus. A desobe-diência sempre nos leva para longe do Senhor, enquanto que a obediência nos aproxima dEle porque faz parte da adoração. O homem está afastado de Deus pelo pecado, fazendo coisas más – essa é a realidade. Mas esse qua-dro pode ser mudado? Sim, em Jesus

é possível a mudança de caráter, ati-tude e modo de agir, o que nos leva-rá a manter uma boa convivência com todas as pessoas. Para que isso acon-teça, não é preciso muito, é somente cuidar as pequenas atitudes no nos-so dia-a-dia. Devemos usar palavras agradáveis, além de sermos tempera-dos e equilibrados. Quando acredita-mos em Deus verdadeiramente, nossa vida se enche de coisas boas e a mu-dança acontece, inclusive na área espi-ritual que deve sempre ser alimentada,

buscando sabedoria para aprender-mos a respeitar as pessoas até mesmo as de outras religiões, sem enfrentar ninguém que tem opiniões diferen-tes das nossas. E é com a família que aprendemos bons costumes e valores, a dar bons exemplos e viver em união, em harmonia. A família nos ensina a vencer os obstáculos e a escolher coi-sas que nos edifi cam, mostrando-nos que o mais importante não é que os acham e falam de nós, mas sim o que Deus pensa a nosso respeito.

No trimestre passado, a Classe Adolescentes Vencedores estudou o tema Vivendo em Família, aprendendo a valorizar essa instituição divina. Abaixo segue texto elaborado pelas alunas Andres-sa Obem e Quézia Souza, com a ajuda das professoras.

Mulheres da BíbliaFEBE, uma serva de muito valor

ADOLESCENTES VENCEDORES

Mulheres eleitoras

Amanhã, dia 03/10, os eleitores brasileiros irão às urnas para eleger seus representantes, e nós, mulheres, integramos esse colégio eleitoral. Desde 1932, com a promulgação do novo Código Eleitoral, as mulheres garantiram o seu direi-to de votar e serem votadas. Foram décadas de luta a fi m de que esse direito fosse reconhecido e concedido às brasileiras. E hoje temos mulheres disputando uma vaga na presidên-cia da República! O tempo passou, as mudanças continuam ocorrendo e é cada vez mais imperioso que nós mulheres te-nhamos consciência política, procurando conhecer os candi-datos, sua vida pregressa, seus valores morais, as causas que defendem. É muito fácil fazer de conta que não é conosco ou então dizer, que não fazemos diferença, que tanto faz vo-tar em alguém, ou em branco, ou anular o voto. É realmen-te o caminho mais fácil. Mas será que vale à pena? Quem co-loca o voto fora, perde o direito de reclamar e não pode se queixar depois.

As mulheres têm nas suas mãos, através do voto, o poder de mudar sim! Segundo pesquisa do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), dos 130 milhões de eleitores registrados, regular-mente inscritos pela Justiça Eleitoral, 67 milhões são mulhe-res, ou seja, mais da metade do eleitorado brasileiro – 51,7% - são do sexo feminino. Por isso, amanhã, pense bem antes de chegar a sua sessão de votação. Nós, mulheres cristãs, de-vemos exercer nosso direito com dignidade, votando com responsabilidade, em pessoas que defendam os princípios de acordo com as Sagradas Escrituras. Não nos deixemos enga-nar nem por mentiras explícitas, nem por meias verdades. A igreja de Cristo precisa ser coerente com o que prega e o que realiza. Sabemos que Deus nos criou macho e fêmea e que a Bíblia diz que os efeminados não entrarão no céu (1Corín-tios 6:10). Sabemos que somente Deus pode dar ou tirar a vi-da, então devemos nos preocupar em saber se nossos can-didatos defendem a união entre pessoas do mesmo sexo e a prática do aborto. Você sabe se a pessoa para a qual você pre-tende confi ar seu voto, defende tais ideias? Nossa responsa-bilidade é muito grande. Vamos fazer nossa parte com a in-tegridade que Deus espera de nós.

Participe da nossa página através do e-mail [email protected] sua opinião, sugestões de matérias. Esta página é sua!

A mulher virtuosa “fala com sabedoria e procede bondade da sua língua.” (Pv. 31:26)

Página da Mulherpor Quésia Vieira

I FESTIVALDA CRIANÇA!

DE 09 A 12/10/2010FAÇA SUA DOAÇÃO.

COLABORE E PARTICIPEDESSA FESTA

Page 10: Jornal Arauto 42 - Outubro/2010

10 “Ele explica mistérios e segredos e conhece o que está escondido.” Dn 2:22 Outubro/2010

Os mais atentos já notaram que ado-lescentes vêm incrementando o visual com mais um item: uma colorida pulseira de plás-tico. O objeto parece inocente. Mas, na reali-dade, é um código para experiências sexuais, onde cada cor significa um grau de intimida-de, desde um abraço até o sexo propriamen-te dito. As pulseirinhas de silicone, agora promovidas “as pulseiras do sexo”, geraram o maior burburinho desde que começaram a aparecer. Alguns nem imaginam do que se trata. A moda, iniciada na Inglaterra, se dis-seminou pelo mundo, principalmente via in-ternet, e é febre também dentro das escolas. Quem usa as pulseiras está automaticamen-te participando de um tipo de jogo (o Snap), que funciona assim: uns tentam arrebentar a pulseira do outro. Aquele que consegue ga-nha o direito ao “ato” ao qual a cor da pul-seira corresponde. As “prendas” vão desde um carinho até uma atividade sexual.

Alerta : Há pais que já ligaram o sinal de alerta. E muitos ficam chocados quan-do descobrem que a pulseira usada pelo fi-lho serve para esse tipo de “brincadeira”. “Quantas mães não sabem do significado

As pulseiras do sexo, a nova arma diabólica de Satanás

Testemunho de Vida!

dessas ‘inocentes’ pulseirinhas e estão dei-xando as filhas e filhos usarem? Os pais pre-cisam tomar uma atitude”, desabafou a mãe de um adolescente de 12 anos que usa várias pulseiras. A psicóloga Adriana Müller acre-dita que, para os pais, o melhor nessas horas é um diálogo franco com os filhos, explican-do a eles os perigos associados a essa brin-cadeira. “Eles devem comparar esse proble-ma com os valores defendidos pela família e criar limites para seus filhos”, aconselha.

A irmã Julia E. Martins, depois de varias décadas pres-tando serviços como professora na Escola Estadual de 1º Grau Alceu Carvalho - O Jornal Arauto quer homenagear este irmã como exemplo de vida, de Cristã e profissional, parabéns irmã Julia pela sua merecida aposentadoria, ago-ra a Senhora Vai ter mais tempo para Evangelizar, (Dom que Deus colocou na vida desta irmã) fora das quatro pa-redes, pois todos estes anos, incansavelmente ela anuncia-va as crianças a Única Salvação através do Senhor Jesus Cristo. Tenha certeza que esta semente que foi plantada no coração de tantas crianças um dia florescerá e dará fru-tos.

A Bíblia responde:Devido a muitas cartas

recebidas ao [email protected] – Buscamos na Bíblia – algumas respostas .

Vera Lucia V. de Ijui/RS – Voce pergunta sobre adivinhos :

Respostas : •O que a Bí-blia diz sobre os advinhos, cartomantes e afins?

Ser cartomantes é proí-bido por Deus. A Bíblia diz em Deuterenômio 18:9-13 “Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognos-ticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas é abomi-nável ao Senhor, e é por cau-sa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti. Perfei-to serás para com o Senhor teu Deus.” Só Deus é que sabe o futuro. A Bíblia diz em Isaías 8:19 “Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os feiticeiros, que chilreiam e murmuram, respondei: Acaso não consultará um povo a seu Deus? acaso a fa-vor dos vivos consultará os mortos?”

João de Deus P. de Fco. Beltrão/PR – você perguntou sobre é valido Jejuar pelos filhos ?

Resposta: Os pais de-vem interceder pelos filhos, chorar por eles, jejuar por eles e jamais abrir mão de vê-los como coroa de glória nas mãos do Senhor. Os pais são sacerdotes do lar. Eles devem não apenas falar de Deus para os seus filhos, mas, principalmente, falar de seus filhos para Deus. Devem constantemente apresentá-los no trono da graça. De nada adianta os pais ganharem o mundo inteiro e perderem os seus filhos. A herança de Deus na vida dos pais não é dinhei-ro, riqueza ou fama, mas os filhos. “ Herança do SE-NHOR são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão.” (Salmos 127:3 RA) Preci-samos criar os filhos para a glória de Deus. Eles devem ser mais filhos de Deus do que nossos. Nenhum suces-so compensa o fracasso dos filhos.

Maristela B. W. - Tiju-cas/SC - Voce quer saber sobre Sida

Resposta: •O que a Bí-blia diz sobre a SIDA?

Que atitude devemos ter com aqueles que sofrem de SIDA? A Bíblia diz em Gálatas 4:14 “E aquilo que na minha carne era revol-tante para vós, não o des-prezastes nem o repelistes, antes me recebestes como

a um anjo de Deus, mesmo como a Cristo Jesus.” Se queremos ser perdoados, te-mos que aprender a perdoar os outros. A Bíblia diz em Mateus 6:15 Se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoa-rá vossas ofensas.” A SIDA nem sempre é contraída a través de um comporta-mento imoral, mas todas as doenças transmitidas sexu-almente podem ser preveni-das obedeçendo à vontade de Deus. A Bíblia diz em Êxodo 20:14 “Não adultera-rás.” A Bíblia diz em Levítico 18:22 “Não te deitarás com varão, como se fosse mu-lher; é abominação.”

Joana M. T. - Cerro Largo/RS – Voce quer sa-ber sobre o que a Bíblia diz sobre as dívidas?

Com que dívidas deve-mos nos preocupar? A Bíblia diz em Romanos 13:8 “A ninguém devais coisa algu-ma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei.” Pague as suas contas e dívidas a tempo. A Bíblia diz em Pro-vérbios 3:27-28 “Não negues o bem a quem de direito, es-tando no teu poder fazê-lo. Não digas ao teu próximo: Vai, e volta, amanhã to darei; tendo-o tu contigo.” Você não é totalmente livre en-quanto tem dívidas. A Bíblia diz em Provérbios 22:7 “O rico domina sobre os pobres; e o que toma emprestado é servo do que empresta.”

Amigo é coisa pra se guardar... Um filho pergunta à mãe: - Mãe, posso ir ao hospital ver meu amigo? Ele está doente! - Claro, mas o que ele tem?O filho, com a cabeça baixa, diz: - Tumor no cérebro. A mãe, furiosa, diz: -E você quer ir lá para quê? Vê-lo morrer?O filho lhe dá as costas e vai... Horas depois ele volta vermelho de tanto chorar, dizendo: - Ai mãe, foi tão horrível, ele morreu na minha frente!A mãe, com raiva: - E agora?! Tá feliz?! Valeu a pena ter visto aquela cena?!Uma última lágrima cai de seus olhos e, acompanhado de um sorriso, ele diz:- Muito, pois cheguei a tempo de vê-lo sorrir e dizer:- EU TINHA CERTEZA QUE VOCÊ VINHA!’ Moral da história: A amizade não se resume só em horas boas,alegria e festa. Amigo é para todas as horas, boas ou ruins,tristes ou alegres. CONSERVE SEUS AMIGOS(as)! PERDOE DESAVENSAS QUANDO HOUVER, SEJA FELIZ AO LADO DELES PORQUE O VALOR QUE ELES; TÊM NÃO TEM PREÇO... Eusébio Vieira

Page 11: Jornal Arauto 42 - Outubro/2010

11“Louvado seja o Senhor, que dia a dia leva as nossas cargas” Sl 68:20Outubro/2010

PerguntasBíblicas

Quem viu descer do céu um vaso como se fosse um lençol cheio

de animais?

Das pessoas que saíram do Egito, quantas entraram na terra

prometida?

Qual a idade de Noé quando o dilúvio veio sobre a terra?

Qual o nome do avô de Davi?Por quanto José do Egito

foi vendido?

Quem fez um ferro de um machado flutuar?

Quem pediu o corpo de Jesus após sua morte?

Veja como muitos homens e mulheres duvidaram do poder de Deus, o interessante, a todos relatados abaixo não estão vivos, mas Jesus Cristo ressuscitou.Tenha um ótimo final de semana com Jesus. Jesus te ama e eu também. Na Bíblia está escrito (Gálatas 6:7): “Não vos enganeis. De Deus não se zomba, pois tudo o que o homem semear, isto também ceifará”.

Eis alguns homens:

JOHN LENNON: Alguns anos depois de dar uma entrevista a uma revista americana, disse: “O cristianismo vai se acabar, vai se encolher, desaparecer. Eu não preciso discutir sobre isso. Eu estou certo. Jesus era legal, mas suas disciplinas são muito simples. Hoje, nós somos mais populares que Jesus Cristo.(1966)”. Lennon, depois de ter dito que os Beatles estavam mais famo-sos que Jesus Cristo, recebeu cinco tiros de seu próprio fã; TANCREDO NEVES: Na oca-sião da campanha presi-dencial, disse que se tivesse

500 votos do seu partido (PDS), nem Deus o tiraria da presidência da república. Os votos ele conseguiu, mas o trono lhe foi tirado um dia antes de tomar posse. BRIZOLA: No ano de 1990, quan do houve uma outra campanha presidencial, disse que aceitava até o apoio do demônio para se tornar presidente. A cam-panha, quando acabou, apontou Collor como presi-dente e não mostrou Brizola nem em segundo lugar. CAZUZA: Em um show no Canecão ( Rio de Janeiro ), deu um trago em um cigarro de maconha, soltou a fumaça para cima e disse: “Deus essa

é para você”! Nem precisa fa-lar em qual situação morreu esse homem. O CONSTRUTOR DO NAVIO TITANIC: Na ocasião em que foi construído, apontaram-no como o maior navio de passageiros da época. No dia de entrar em alto-mar, uma repórter fez a seguinte pergunta para o construtor: “ O que o senhor tem a dizer para a imprensa, concern-ente à segurança do seu navio?” O homem, com um tom irônico, disse: “ Minha filha, nem se Deus quiser, ele tomba o meu navio”. O resul-tado foi o maior naufrágio de um navio de passageiros no mundo.

Page 12: Jornal Arauto 42 - Outubro/2010

pague só NO aNO

Que VeM!* 10xseM JuROs

TODa LINHa

De TINTas eM

RefORMe e pINTe a sua casa cOM a MeNOR paRceLa De VeRDaDe!

*Condição válida somente para Lojas Quero-Quero. Prazo máximo de até 100 dias, contados a partir da data de compra. Mediante análise de crédito.

Ano IV - Nº 42 - Outubro/2010

VISITE O JORNAL ARAUTO NA INTERNET

www.arautosantiago.com.br

Iº Encontro da Mocidade “GERAÇÃO FORTE”BAIRRO NEI PEREIRA